Rebeca Cristina de Souza

Estudante de Geografia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Informações coletadas do Lattes em 05/09/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Programa de Formação Interdisciplinar Superior

2023 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Bolsista do(a): Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2020 - 2022

E. E. PROFA. RITA DE CÁSSIA DA SILVA

Ensino Fundamental (1º grau)

2011 - 2019

EE PROFA MARIA ISABEL G A CAVALCANTI

Participação em eventos

Four Summit. 2022. (Congresso).

XXX Congresso IC Unicamp. O IMPACTO DA PANDEMIA NA VIDA DAS MULHERES: A DISTRIBUIÇÃO DA VIOLÊNCIA NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS. 2022. (Congresso).

Outras produções

SOUZA, R. C. . A Voz do Povo. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, R. C. . Comentando Política. 2022.

SOUZA, R. C. . Comentando Política - Rebeca Cristina entrevista Leonice da Paz. 2022.

SOUZA, R. C. . Relatório: O impacto da pandemia na vida das mulheres: A distribuição da violência no município de Campinas. 2022. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2022

    O IMPACTO DA PANDEMIA NA VIDA DAS MULHERES: A DISTRIBUIÇÃO DA VIOLÊNCIA NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rafael Straforini em 29/11/2022., Descrição: A violência contra as mulheres é um problema estrutural e endêmico da nossa sociedade. No cotidiano as mulheres sofrem diversos tipos de violência, seja na rua, no trabalho ou dentro de suas próprias casas. A violência também diz respeito a diversos direitos não garantidos (ou retirados). Quando apresentamos a pauta feminina, é fundamental entender como as mulheres estão distribuídas na sociedade: em grau de raça e/ou classe. Em Campinas, cidade com 1,2 milhão de habitantes, segundo o IBGE, dos quais 51.78% são mulheres, observa-se a terrível frequência de violência contra as moradoras, em especial nas áreas periféricas e de maior vulnerabilidade social na cidade. Esta pesquisa, desenvolvida por alunas do PIBIC-EM, no Instituto de Geociências da Unicamp, tem como objetivo compreender a distribuição da violência de gênero no município de Campinas, tal como aponta o título e sobretudo, analisar o impacto da pandemia na vida das mulheres que vivem no município a partir de uma análise geográfica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rebeca Cristina de Souza - Integrante / Rafael Straforini - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2021 - Atual

    PIBIC-Em: "Viver a cidade: A construção do raciocínio geográfico a partir das experiências urbanas de jovens do Ensino Médio", Descrição: O projeto busca desenvolver junto aos alunos do Ensino Médio a pesquisa científica na perspectiva das ciências humanas, com destaque para a ciência geográfica, para que tais conhecimentos possam contribuir na forma de compreender e experiênciar a cidade, considerando as diversas expressões cotidianas da juventude presentes na região Metropolitana de Campinas (RMC). O projeto será sediado no Laboratório Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia (Apegeo), lotado no Instituto de Geociências. Nesse sentido, um dos pontos centrais das pesquisas realizadas é a não definição apriorística de recortes temáticos pesquisados no âmbito escolar, uma vez que tal recorte deve emergir da própria relação de vivência entre o pesquisador e o cotidiano escolar, considerando então as demandas apresentadas pelos alunos. Demandas das suas vidas cotidianos enquanto jovens que vivem a cidade em suas múltiplas dimensões de acesso e de exclusão emergem a todo o momento no cotidiano escolar, tensionando e ressignificando o currículo oficial. Ainda que se tenha elencado as categorias ?jovem e a cidade?, o modo como elas são tematizadas num projeto de investigação envolvendo a articulação de conteúdos escolares num processo de construção do raciocínio geográfico depende das respostas que os alunos trazem numa relação dialógica. Metodologicamente é utilizada a Aprendizagem por Projeto e Resolução de problemas, amparados em HERNÁNDEZ (1998 e 2001); BEHRENS JOSÉ (2001); ARAÚJO (2008), POZO, POSTIGO e CRESO (1995) e CASTELLAR e MORAES (2016), em que se busca destacar as anuências destas expressões a partir de uma lógica geográfica, acompanhando a lógica, distribuição, causa e efeito dos eventos destacados pelos jovens e tomados como objetos de estudos. A proposta é que os alunos desenvolvam seus próprios projetos (vinculados ao projeto maior), se insiram em debates acadêmicos da Universidade e se envolvam em todas as etapas da produção científica e sejam autores e sujeitos ativos do conhecimento produzido, num processo de ensino-aprendizagem significativo; O projeto conta com o Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão - FAEPEX e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio PIBIC-EM/CNPq-UNICAMP... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rebeca Cristina de Souza - Coordenador / Rafael Straforini - Integrante.