Eudemario Souza de Santana
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (2000), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2007).
Informações coletadas do Lattes em 16/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia Elétrica
2002 - 2007
Universidade Estadual de Campinas
Título: Algoritmo Preditivo Baseado em Modelo Aplicado ao Controle de Velocidade do Motor de Indução
, Ano de obtenção: 2007. Edson Bim. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Motor de Indução; Acionamentos elétricos; Controle preditivo.
Mestrado em Engenharia Elétrica
2000 - 2002
Universidade Estadual de Campinas
Título: Estimação do Fluxo de Entreferro em Máquinas de Indução sob Saturação Magnética Através da Terceira Harmônica de Tensão e Corrente
, Ano de Obtenção: 2002.Edson Bim.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Motor de Indução; Fluxo de Entreferro; Terceira Harmônica de Tensão; Controle Escalar.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência / Especialidade: Conversão e Retificação da Energia Elétrica. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos / Especialidade: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais. Setores de atividade: Energia; Industria Eletro-Eletrônica.
Formação complementar
2000 - 2000
Extensão universitária em Introdução à proteção digital. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Máquinas Elétricas e Dispositivos de Potência.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Fontes Renováveis de Energia/Especialidade: Energia Solar Fotovoltáica.
Participação em bancas
VIEIRA, V. M.; SOUZA, D. A.;SANTANA, E. S.. Aplicação da técnica de contrle vetorial por orientação de fluxo de estator no gerador de indução duplamente alimentado autando em sistemas eólicos. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Energia) - Universidade Salvador.
SANTANA, E. S.; Kléber Freire; SILVA, P. A. S.; VIEIRA, V. M.. Termoelétrica a gás natural: contributo para o equilíbrio da matriz elétrica do Nordeste brasileiro. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Energia) - Universidade Salvador.
SANTANA, E. S.; MATOS, M. B.; SILVA, P. A. S.. Proposta de remuneração de mine e microgeração distribuída fundamentada em experiência do mercado de energia português. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Energia) - Universidade Salvador.
SANTANA, E. S.; SILVA, V. L.; Kléber Freire; BASTOS, P. R. F. M.. Proposta para incentivo ao investimento em microempreendimentos de geração distribuída por consumidores residenciais. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Industrial) - SENAI - Departamento Regional da Bahia.
SANTOS, A. A. B.;SANTANA, E. S.; BARBOSA, D.; SILVA JUNIOR, I. J.. Emprego do processo analítico hierárquico para priorização de regiões para instalação de usinas eólicas e fotovoltaicas no estado da Bahia. 2017. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) - SENAI - Departamento Regional da Bahia.
BARBOSA, D.;SANTANA, E. S.; ARAUJO, P.. Comportamento da tensão em alimentadores com a inserção de geração distribuída fotovoltaica. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Energia) - Universidade Salvador.
SANTANA, E. S.; CERQUEIRA, J. J. F.. Simulação de um sistema de bombeamento d'água empregando energia solar fotovoltaica. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal da Bahia.
SANTANA, E. S.; MENDES, J. U.; SOUZA, L. G. M.. Construção e análise de desempenho de um forno/fogão solar tipo caixa alternativo construído a partir de uma sucata de pneu. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SANTANA, E. S.; VIEIRA, V. M.; SOUZA, D. A.. Aplicação da técnica de controle vetorial por orientação de fluxo de estator no gerador de indução duplamente alimentado atuando em sistemas eólicos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Energia) - Universidade Salvador.
SANTANA, E. S.; Kléber Freire; BASTOS, P. R. F. M.; SILVA, V. L.. Proposta para incentivo ao investimento em microempreendimentos de geração distribuída por consumidores residenciais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Industrial) - SENAI - Departamento Regional da Bahia.
SANTANA, E. S.; BARBOSA, D.; SANTOS, A. A. B.. Emprego do processo analítico hierárquico para priorização de regiões para instalação de usinas eólicas e fotovoltaicas no estado da Bahia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Industrial) - SENAI - Departamento Regional da Bahia.
SANTANA, E. S.; Irênio de Jesus; Fernando Moreira. Uso eficiente de energia em Motores Elétricos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal da Bahia.
Kléber Freire;SANTANA, E. S.. Estudo dos métodos de controle escalar V/f e vetorial do inversor de frequência CFW-09 da WEG aplicado em máquinas de indução trifásica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal da Bahia.
Orientou
Micro redes de geração híbrida para atendimento a comunidades isoladas; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Energia) - Universidade Salvador, ; Orientador: Eudemario Souza de Santana;
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA COM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI/BA; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Energia) - Universidade Salvador, ; Orientador: Eudemario Souza de Santana;
Investigação de mercados liberalizados de energia elétrica: Brasil e países selecionados; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Energia) - Universidade Salvador, ; Orientador: Eudemario Souza de Santana;
Aplicação da técnica de controle vetorial por orientação de fluxo de estator no gerador de indução duplamente alimentado atuando em sistemas eólicos; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Energia) - Universidade Salvador, ; Orientador: Eudemario Souza de Santana;
PROPOSTA DE REMUNERAÇÃO DE MINI E MICROGERAÇÃO DISTRIBUÍDA FUNDAMENTADA EM EXPERIÊNCIA DO MERCADO DE ENERGIA PORTUGUÊS; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Energia) - Universidade Salvador, ; Orientador: Eudemario Souza de Santana;
Proposta para incentivo ao investimento em microempreendimentos de geração distribuı́da por consumidores residenciais; 2017; Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) - SENAI - Departamento Regional da Bahia, ; Coorientador: Eudemario Souza de Santana;
Emprego do processo analítico hierárquico para priorização de regiões para instalação de usinas eólicas e fotovoltaicas no estado da Bahia; 2017; Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) - SENAI - Departamento Regional da Bahia, ; Coorientador: Eudemario Souza de Santana;
Simulação de um sistema de bombeamento d'água empregando energia solar fotovoltáica; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Eudemario Souza de Santana;
Projeto, construção e levantamento de desempenho de um forno solar a partir de materiais reciclados; 2009; Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Coorientador: Eudemario Souza de Santana;
Plataforma de Hardware e Código Abertos para Extração de Parâmetros de Vibração em Máquinas Industriais; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle e Automação) - SENAI - Departamento Regional da Bahia; Orientador: Eudemario Souza de Santana;
Controle de potência reativa em um gerador de indução duplamente alimentado utilizando a técnica de controle vetorial por orientação do fluxo de estator; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle e Automação) - SENAI - Departamento Regional da Bahia; Orientador: Eudemario Souza de Santana;
GERADOR DE INDUÇÃO OPERANDO ISOLADO COM CARGA DE FATOR DE POTÊNCIA VARIÁVEL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Salvador; Orientador: Eudemario Souza de Santana;
Aplicativo no MATLAB para Cálculo de Parâmetros de Transformadores com Dados dos Ensaios de Circuito Aberto e Curto Circuito; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Salvador; Orientador: Eudemario Souza de Santana;
INVESTIGAÇÃO DE DIVERSAS TÉCNICAS DE PARTIDA DE MOTORES DE INDUÇÃO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Salvador; Orientador: Eudemario Souza de Santana;
Investigação do gerador de indução com rotor em gaiola em aplicações de velocidade variável; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Salvador; Orientador: Eudemario Souza de Santana;
Controle do fator de potência do gerador de indução duplamente alimentado; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Eudemario Souza de Santana;
Estudo dos métodos de controle escalar V/f e vetorial do inversor de frequência CFW-09 da WEG aplicado em máquinas de indução trifásica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Eudemario Souza de Santana;
Uso eficiente de energia em Motores Elétricos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Eudemario Souza de Santana;
Investigação de técnicas para melhoria de desempenho de sistemas de geração empregando gerador de indução com fontes de potência motriz de velocidade variável; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Salvador; Orientador: Eudemario Souza de Santana;
Produções bibliográficas
-
LEMOS BULHÕES, RÔMULO ; SOUZA DE SANTANA, EUDEMÁRIO ; ÁLISSON BANDEIRA SANTOS, ALEX . Use of Analytic Hierarchy Process for Wind Farm Installation Region Prioritization-Case Study. Energies , v. 13, p. 2284, 2020.
-
SOUZA DE SANTANA, EUDEMARIO ; JESUS FIAIS CERQUEIRA, JES ; SILVA FLANKLIN, TANIEL . Fuzzy and PI controllers in pumping water system using photovoltaic electric generation. Revista IEEE América Latina , v. 12, p. 1049-1054, 2014.
-
SANTANA, E. S. ; Edson Bim ; Wagner Amaral . Algoritmo preditivo baseado em modelo aplicado ao controle de velocidade do motor de indução. CONTROLE & AUTOMAÇÃO (IMPRESSO) , v. 19, p. 155-164, 2008.
-
SANTANA, E. S. ; Edson Bim ; Wagner Amaral . A Predictive Algorithm for Controlling Speed and Rotor Flux of Induction Motor. IEEE TRANSACTIONS ON INDUSTRIAL ELECTRONICS , v. 55, p. 4398-4407, 2008.
-
SANTANA, E. S. ; SILVA JUNIOR, I. J. . Circuitos Elétricos e Eletrotécnica - Fundamentos e Aplicações. 2. ed. , 2021. v. 1. 369p .
-
SANTANA, E. S. ; Irênio de Jesus . Teoria e análise de circuitos elétricos para cursos técnicos e tecnológicos. 1. ed. Rio de Janeiro: Inteciência, 2011. v. 1. 335p .
-
BULHOES, R. L. ; SANTANA, E. S. ; SANTOS, A. A. B. . Emprego do processo analítico hierárquico para priorização de regiões para instalação de usinas solares fotovoltaicas ? estudo de caso no estado da Bahia. In: X Congresso Nacional de Engenharia Mecânica - CONEM 2018, 2018, Salvador. X Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, CONEM, 2018.
-
PITOMBO, S. ; SANTANA, E. S. . Orientações gerais para conexão de aerogeradores à rede elétrica utilizando as normas NBR IEC 61400-21, NBR IEC 62116, SM04.14-01.011, RN ANEEL 482. In: VI WORKSHOP DE PESQUISA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI), 2016, Salvador. VI WORKSHOP DE PESQUISA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI), 2016.
-
NARDY, L. P. ; SANTANA, E. S. . Proposta para incentivo ao investimento em microempreendimentos de geração distribuída por consumidores residenciais. In: II Workshop de Gestão, Tecnologia e Modelagem Computacional, 2016, Salvador. II Workshop de Gestão, Tecnologia e Modelagem Computacional, 2016.
-
Rebeca Lima ; Lucas Silva ; SANTANA, E. S. . Plataforma de Hardware e Código Abertos para Extração de Parâmetros de Vibração em Máquinas Industriais. In: Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais, 2014, Manaus. Anais da edição de 2014, Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais, 2014.
-
Rebeca Lima ; Lucas Silva ; SANTANA, E. S. . Projeto open source hardware para instrumentação eletrônica com aplicação em medição de de vibração. In: Workshop de Pesquisa Tecnologia e Inovação (PTI), 2014, Salvador. Anais Workshop de Pesquisa Tecnologia e Inovação (PTI), 2014.
-
BULHOES, R. L. ; SANTANA, E. S. . Controle de potência reativa em um gerador de indução duplamente alimentado utilizando a técnica de controle vetorial por orientação do fluxo de estator. In: Workshop de Pesquisa Tecnologia e Inovação (PTI), 2014, Salvador. Anais Workshop de Pesquisa Tecnologia e Inovação (PTI), 2014.
-
SANTANA, E. S. ; CERQUEIRA, J. J. F. ; FLANKLIN, T. S. . Modelo de Painel Solar para Simulação de Sistemas Fotovoltaicos Usando o Blockset Simpowers do Simulink - Aplicação a um Sistema de Bombeamento com Controlador Nebuloso. In: XIX Congresso Brasileiro de Automática, 2012, Campina Grande. XIX Congresso Brasileiro de Automática (CBA2012), 2012.
-
SANTANA, E. S. ; Leandro Bertonha ; Edson Bim . Controle Escalar Monitorando o Fluxo de Entreferro Via Terceira Harmônica de Tensão. In: XII Congresso Brasileiro de Automática (XII CBA), 2006, Salvador. Anais do XII Congresso Brasileiro de Automática, 2006.
-
SANTANA, E. S. ; Edson Bim ; Wagner Amaral . Induction Motor Control Using Predictive Algorithm. In: ICEM 2006, 2006, Chania. Proceendings of ICEM 2006, 2006.
-
SANTANA, E. S. ; Edson Bim . Estimação do fluxo de entreferro em máquinas de indução sob saturação magnética através da terceira harmônica de tensão e corrente. In: XV Congresso Brasileiro de Automática, 2004, Gramado. Anais do XV Congresso Brasileiro de Automática, 2004.
-
SANTANA, E. S. ; Edson Bim . Estimation of air gap flux in induction machines under saturation via third hamonic of the voltage current. In: VI Induscon, 2004, Joinville. Anais do VI Induscon, 2004.
-
SANTANA, E. S. ; BASSREI, A. . Análise de valores singulares num experimento numérico em tomografia geofísica de difração. In: XVIII Encontro de Físicos do Norte-Nordeste, 2000, João Pesoa. XVIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2000. v. Único. p. 40-40.
-
SANTANA, E. S. ; BASSREI, A. . Influência das geometrias de aquisição, freqüência da fonte e do ruído em tomografia geofísica de difração. In: XIX Seminário Estudantil de Pesquisa, 2000, Salvador. XIX Seminário Estudantil de Pesquisa, 2000.
-
SANTANA, E. S. ; BASSREI, A. . Comparação entre diferentes geometrias de aquisição de dados em tomografia geofísica de difração. In: XVII Encontro de Físicos do Norte-Nordeste, 1999, Recife. XVII Encontro de Físicos do Norte-Nordeste. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 1999. v. Único. p. 44-44.
-
SANTANA, E. S. . Eficiência energética em motores de indução. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA, E. S. . Máquinas elétricas - teoria e aplicações (provisório) 2012 (Livro (confecção em andamento)).
Outras produções
SANTANA, E. S. . Software para gerenciamentos das funcionalidades do GSPU. 2012.
SANTANA, E. S. ; ZENKNER, L. . GSPU (Grameyer Static Power Unit). 2012.
SANTANA, E. S. . Apostila de aulas de Máquinas Elétricas. 2019.
SANTANA, E. S. . Apostila de aulas de Conversão Eletromecância de Energia. 2019.
SANTANA, E. S. . Canal E2S2 (específico para concursos públicos). 2024; Tema: Aulas de Eng. Elétrica para concursos. (Rede social).
SANTANA, E. S. . Blog - Eudemario. 2020; Tema: Engenharia elétrica. (Blog).
SANTANA, E. S. . Canal Elétrica em Vídeos. 2017; Tema: Videoaulas para auxiliar no entendimento da Engenharia Elétrica. (Rede social).
SANTANA, E. S. . Curso de Circuitos Acoplados Magneticamente. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaulas no Youtube).
SANTANA, E. S. . Transformadores. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaulas no Youtube).
SANTANA, E. S. . Curso de Circuitos Magnéticos. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaulas no Youtube).
SANTANA, E. S. . Curso de Circuitos Elétricos em Corrente Contínua. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaulas no Youtube).
SANTANA, E. S. . Curso de Circuitos Elétricos Trifásicos. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaulas no Youtube).
SANTANA, E. S. . Curso de Circuitos Elétricos em Corrente Alternada. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaulas no Youtube).
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2020
Investigação de técnicas para melhoria de desempenho de sistemas de geração empregando gerador de indução com fontes de potência motriz de velocidade variável, Descrição: Realizar simulação computacional de técnicas de controle de gerador de indução com rotores (GI) em gaiola e bobinados empregando o software Simulink/Matlab com o propósito de melhoria de desempenho da geração de energia elétrica quando a fonte de potência motriz não puder ter sua velocidade regulada.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Eudemario Souza de Santana - Coordenador / Leonardo André Soares Notz Maia - Integrante / Tiago Silva Lima - Integrante / Flávio Vinicius Pio de Oliveira - Integrante.
-
2014 - 2016
Avaliação Experimental de Técnicas de Controle Aplicadas ao Gerador de Indução Duplamente Alimentado, Descrição: Investigação de técnicas de controle do fator de potência de geradores de indução duplamente alimentados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eudemario Souza de Santana - Integrante / José Mário Araújo - Coordenador / Eduardo Furtado de Simas Filho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2008
Emprego de Lógica Nebulosa e Redes Neurais no Acionamento de Motores de Indução sob Orientação de Fluxo, Descrição: Análise com simulações computacionais e experimentos do acionamento de motores de indução empregando lógica nebulosa e redes neurais para controle e estimação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eudemario Souza de Santana - Integrante / Jés de Jesus Fiais Cerqueira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
Projetos de desenvolvimento
-
2014 - 2015
Surdo, Descrição: Desenvolvimento de dispositivo para auxilio na prospecção de petróleo em águas profundas. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eudemario Souza de Santana - Coordenador / Gabriel Caldas - Integrante / Valter Beal - Integrante.
-
2014 - 2015
SOLTEC, Descrição: Aperfeiçoamento de inversor solar com fins de melhora de eficiência e adequação à norma brasileira. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eudemario Souza de Santana - Coordenador / Jovelino Torres - Integrante.
-
2014 - 2015
Desenvolvimento de um sistema de propulsão elétrica para uma bicicleta elétrica, Descrição: Desenvolvimento de sistema para acionamento de motor elétrico para bicicleta elétrica. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eudemario Souza de Santana - Coordenador / Jovelino Torres - Integrante.
-
2012 - 2013
Cabeça-de-série de dispositivo de detecção de desvios embutidos de energia elétrica, Descrição: Desenvolvimento de equipamento para identificação de perdas não técnicas cuja fiação esteja em dentro de paredes ou outro local não vísivel. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eudemario Souza de Santana - Coordenador / Gabriel Arjones - Integrante / Cléber Vinícius - Integrante.
-
2012 - 2013
Desenvolvimento de unidade "cabeça-de-série" e sistema de testes para dispositivos dinâmicos de proteção série, Descrição: Desenvolvimento de um conversor eletrônico de potência com fins de melhora de qualidade de energia elétrica, garantindo tensão senoidal quando houver distúrbios na rede elétrica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eudemario Souza de Santana - Coordenador / Lucas Silva - Integrante / Gabriel Arjones - Integrante.
-
2014 - 2015
Surdo, Descrição: Desenvolvimento de dispositivo para auxilio na prospecção de petróleo em águas profundas. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eudemario Souza de Santana - Coordenador / Gabriel Caldas - Integrante / Valter Beal - Integrante.
-
2014 - 2015
Desenvolvimento de um sistema de propulsão elétrica para uma bicicleta elétrica, Descrição: Desenvolvimento de sistema para acionamento de motor elétrico para bicicleta elétrica. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eudemario Souza de Santana - Coordenador / Jovelino Torres - Integrante.
-
2014 - 2015
SOLTEC, Descrição: Aperfeiçoamento de inversor solar com fins de melhora de eficiência e adequação à norma brasileira. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eudemario Souza de Santana - Coordenador / Jovelino Torres - Integrante.
-
2012 - 2013
Cabeça-de-série de dispositivo de detecção de desvios embutidos de energia elétrica, Descrição: Desenvolvimento de equipamento para identificação de perdas não técnicas cuja fiação esteja em dentro de paredes ou outro local não vísivel. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eudemario Souza de Santana - Coordenador / Gabriel Arjones - Integrante / Cléber Vinícius - Integrante.
-
2012 - 2013
Desenvolvimento de unidade "cabeça-de-série" e sistema de testes para dispositivos dinâmicos de proteção série, Descrição: Desenvolvimento de um conversor eletrônico de potência com fins de melhora de qualidade de energia elétrica, garantindo tensão senoidal quando houver distúrbios na rede elétrica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eudemario Souza de Santana - Coordenador / Lucas Silva - Integrante / Gabriel Arjones - Integrante.
-
2014 - 2015
Desenvolvimento de um sistema de propulsão elétrica para uma bicicleta elétrica, Descrição: Desenvolvimento de sistema para acionamento de motor elétrico para bicicleta elétrica. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eudemario Souza de Santana - Coordenador / Jovelino Torres - Integrante.
-
2014 - 2015
Surdo, Descrição: Desenvolvimento de dispositivo para auxilio na prospecção de petróleo em águas profundas. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eudemario Souza de Santana - Coordenador / Gabriel Caldas - Integrante / Valter Beal - Integrante.
-
2014 - 2015
SOLTEC, Descrição: Aperfeiçoamento de inversor solar com fins de melhora de eficiência e adequação à norma brasileira. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eudemario Souza de Santana - Coordenador / Jovelino Torres - Integrante.
-
2012 - 2013
Cabeça-de-série de dispositivo de detecção de desvios embutidos de energia elétrica, Descrição: Desenvolvimento de equipamento para identificação de perdas não técnicas cuja fiação esteja em dentro de paredes ou outro local não vísivel. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eudemario Souza de Santana - Coordenador / Gabriel Arjones - Integrante / Cléber Vinícius - Integrante.
-
2012 - 2013
Desenvolvimento de unidade "cabeça-de-série" e sistema de testes para dispositivos dinâmicos de proteção série, Descrição: Desenvolvimento de um conversor eletrônico de potência com fins de melhora de qualidade de energia elétrica, garantindo tensão senoidal quando houver distúrbios na rede elétrica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eudemario Souza de Santana - Coordenador / Lucas Silva - Integrante / Gabriel Arjones - Integrante.
-
2014 - 2015
Surdo, Descrição: Desenvolvimento de dispositivo para auxilio na prospecção de petróleo em águas profundas. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eudemario Souza de Santana - Coordenador / Gabriel Caldas - Integrante / Valter Beal - Integrante.
-
2014 - 2015
Desenvolvimento de um sistema de propulsão elétrica para uma bicicleta elétrica, Descrição: Desenvolvimento de sistema para acionamento de motor elétrico para bicicleta elétrica. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eudemario Souza de Santana - Coordenador / Jovelino Torres - Integrante.
-
2014 - 2015
SOLTEC, Descrição: Aperfeiçoamento de inversor solar com fins de melhora de eficiência e adequação à norma brasileira. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eudemario Souza de Santana - Coordenador / Jovelino Torres - Integrante.
-
2012 - 2013
Desenvolvimento de unidade "cabeça-de-série" e sistema de testes para dispositivos dinâmicos de proteção série, Descrição: Desenvolvimento de um conversor eletrônico de potência com fins de melhora de qualidade de energia elétrica, garantindo tensão senoidal quando houver distúrbios na rede elétrica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eudemario Souza de Santana - Coordenador / Lucas Silva - Integrante / Gabriel Arjones - Integrante.
-
2012 - 2013
Cabeça-de-série de dispositivo de detecção de desvios embutidos de energia elétrica, Descrição: Desenvolvimento de equipamento para identificação de perdas não técnicas cuja fiação esteja em dentro de paredes ou outro local não vísivel. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eudemario Souza de Santana - Coordenador / Gabriel Arjones - Integrante / Cléber Vinícius - Integrante.
Prêmios
2019
Aprovação em curcurso público para professordo Magistério Superior - Vaga na UFRB da área de conhecimento: Dispositivos de Potência\Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
2008
Aprovação em curcurso público para professor de ensino de ensino básico, médio e superior no Instituto Federal, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus de Camaçari-BA.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal da Bahia, Departamento de Engenharia Elétrica. , Rua Professor Aristides Novis, Federação, 40210630 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32839760, URL da Homepage:
Experiência profissional
2020 - Atual
Universidade Federal da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor do Departamento de Engenharia Elétrica e Computação (DEEC)
2007 - 2008
Universidade Federal da BahiaVínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Pesquisador e professor, Carga horária: 40
1998 - 2000
Universidade Federal da BahiaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Aluno de iniciação científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2020
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ENGC43 - Dispositivos de Conversão Eletromecânica II
-
08/2020
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ENG003 - Eletricidade
-
08/2007
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conversão Eletromecânica da Energia, Dispositivos de Conversão Eletromecânica II, Eletricidade, Introdução à Engenharia Elétrica, Laboratório Integrado II
2004 - 2005
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista
Atividades
-
02/2003 - 11/2004
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Eletrotécnica, Laboratório de Máquinas Elétricas, Auxiliar de Circuitos Elétricos I
2017 - 2020
Universidade SalvadorVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 5, Carga horária: 40
Outras informações:
Membro do programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Energia (mestrado profissional em Energia)
Atividades
-
03/2018
Ensino, Engenharia Mecatrônica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Acionamentos e Motores Elétricos
-
08/2017
Ensino, Mestrado Profissional em Energia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Eficiência e Segurança Energética, Energias Renováveis, Fontes de Energia e Fundamentos de Circuitos e Sistemas Elétricos
-
08/2017
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conversão Eletromecânica da Energia, Máquinas Elétricas
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instalações Elétricas e Equipamentos
2010 - 2011
Grameyer Equipamentos Elétricos ltdaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletricista (Senior), Carga horária: 44
2013 - 2018
SENAI - Departamento Regional da BahiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20
2013 - 2013
SENAI - Departamento Regional da BahiaVínculo: Prestador de seviços, Enquadramento Funcional: Prestador de serviços, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2014
Ensino, Sistemas Elétricos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Regulação do Setor Elétrico
-
01/2016 - 07/2018
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Eletrônica de Potência, Máquinas Elétricas, Princípios de Conversão Eletromecânica da Energia
-
07/2017 - 06/2018
Ensino, Engenharia de Controle e Automação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Princípios de Conversão Eletromecânica de Energia, Máquinas Elétricas
-
03/2017 - 04/2017
Ensino, Especialização em Automação de Sistemas Elétricos de Potência, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sistemas Elétricos de Potência
-
08/2016 - 10/2016
Ensino, Especialização em Energias Renováveis, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Máquinas Elétricas
-
04/2016 - 06/2016
Ensino, Especialização em Automação de Sistemas Elétricos de Potência, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sistemas Elétricos de Potência
-
07/2015 - 12/2015
Ensino, Mecatrônica Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Máquinas Elétricas e Comandos
-
08/2013 - 12/2015
Ensino, Sistemas Elétricos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Eletromagnetismo, Fontes Alternativas de Energia, Regulação do Setor Elétrico, Geração de Energia Elétrica
2010 - 2010
Centro Universitário - Católica de Santa CatarinaVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Atividades
-
07/2010 - 02/2011
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Eletroeletrônica (introdução a eletricidade, eletrônica e máquinas elétricas)
2008 - 2010
Instituto Federal da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2008 - 03/2010
Ensino,,Disciplinas ministradas, Máquinas elétricas II (máquinas rotivas), Máquinas elétricas I (transformadores), Eletrotécnica III (circuitos elétricos CA trifásicos), Eletrotécnica II (circuitos elétrcos CA monofásicos), Eletroeletrônica (instrodução às eletrônicas analógica e digital), Eletrotécnica I (circuitos elétricos CC), Medidas Elétricas I (teoria e prática de medição de grandezas elétricas em circuitos CC)
-
01/2009 - 02/2009
Direção e administração, Unidade de Camaçari, Coordenação de Eletrotécnica.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Eletrotécnica (interino).
2011 - 2013
e2s2Vínculo: Proprietário, Enquadramento Funcional: Proprietário
Outras informações:
Empresa registrada como firma individual e que atua no setor de desenvolvimento e pesquisa de produtos de controle de energia (aplicação de teoria de controle avançada, eletrônica de potência, etc.)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Eudemario Souza de Santana e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?