MARIA NILMA SILVA E SOUSA
Possui curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Informática pelo Colégio Técnico de Floriano(2019) e ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Técnico de Floriano(2019). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática.
Informações coletadas do Lattes em 12/09/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2022 - 2022
Workshop Fisioterapia das Dores de Cabeça. (Carga horária: 7h). , Cranium Cursos, CC, Brasil.
2021 - 2021
Atendimento ao Público. (Carga horária: 10h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2017 - 2017
Primeiros Socorros para comunidade leiga. (Carga horária: 4h). , Colégio Técnico de Floriano, CTF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Participação em eventos
I Workshop de exames complementares em Fisioterapia. 2022. (Oficina).
I Workshop em Biomecânica. 2022. (Oficina).
2º Simpósio de Tecnologias e Informação. 2019. (Simpósio).
CONGRESSO ANUAL DE INFORMÁTICA DO SUL DO PIAUÍ - CAIS TECH. 2019. (Congresso).
V Jornada Acadêmica e V Mostra de Pesquisa e Extensão. Criação e divulgação de material didático com temas da química ambiental no meio escolar. 2019. (Exposição).
V Jornada Acadêmica e V Mostra de Pesquisa e Extensão. Sistema de gerenciamento de animais da fazenda (SIGAF). 2019. (Exposição).
ENUCOMPI Encontro Unificado de Computação do Piauí. 2018. (Congresso).
IV Jornada Acadêmica III Mostra de Iniciação Científica Júnior II Semana de Extensão. Discutindo jornalismo internacional: O inglês como língua franca está na pauta dos profissionais de comunicação da tv alvorada de Floriano. 2018. (Exposição).
IV Mostra de Pesquisa e Extensão. 2018. (Exposição).
III Jornada Acadêmica II Mostra de Iniciação Científica Júnior I Semana de Extensão. 2017. (Exposição).
Produções bibliográficas
-
SOUSA, M. N. S. ; TRAJANO, M. C. O. ; MONCAO, N. B. N. . Criação e divulgação de material didático com temas da química ambiental no meio escolar. In: V Jornada Acadêmica e V Mostra de Pesquisa e Extensão, 2021, Floriano. A VOZ DE JOVENS CIENTISTAS E DE PROFESSORES PESQUISADORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA. Recife: Pipa Comunicações, 2021. v. 977. p. 111-124.
-
SOUSA, M. N. S. ; TRAJANO, M. C. O. ; MONCAO, N. B. N. . Criação e divulgação de material didático com temas da química ambiental no meio escolar. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA, M. N. S. ; SARAIVA, A. V. C. ; CARDOSO, G. L. S. ; RIBEIRO, A. S. ; DAMASCENO, M. F. . Sistema de gerenciamento de animais da fazenda (SIGAF). 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA, M. N. S. ; MIRANDA, A. K. A. ; ROCHA, D. R. M. . Discutindo jornalismo internacional: O inglês como língua franca está na pauta dos profissionais de comunicação da tv alvorada de Floriano. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2019
CRIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO COM TEMAS DA QUÍMICA AMBIENTAL NO MEIO ESCOLAR, Descrição: O presente resumo trata-se de um estudo sobre Química Ambiental, ramo da Química que estuda todo e qualquer processo químico que ocorre na natureza. A presente pesquisa teve como objetivo criar materiais didáticos (MD) com conteúdos que são abordados na Química Ambiental e divulgá-los, de forma online, para os alunos das turmas do 1° ao 3º ano do Ensino Médio do Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI). Inicialmente, foram realizadas pesquisas acerca de temas relacionados à Química Ambiental, para que assim, o devido material fosse produzido. Até o presente momento, foram produzidos quatro MD. O primeiro material fez referência a apresentação do tema Química Ambiental, mostrando a definição, temas que a mesma aborda e a diferença entre Educação Ambiental e Química Ambiental. Em seguida, foi realizada a produção do segundo material, cujo mesmo tratava da tragédia ocorrida em Brumadinho-MG, onde aspectos a cerca de Química foram destacados, além das consequências que a mesma resultaria para o ambiente e a população da região. O terceiro MD tratava do tema Chuva Ácida, em que se retratou como acontece e as consequências da mesma para o meio ambiente e para a saúde humana. Por último, foi realizada a criação do MD sobre energias não renováveis, em que se mostrou aspectos sobre seus diferentes tipos e suas vantagens e desvantagens para o meio. Além de tudo, em todos os MD produzidos, continham no final o momento ?Se Liga Aí?, abordando questões com o intuito de fixar o conhecimento apresentado. Após a criação de cada material, eram realizadas as divulgações dos mesmos em ambientes virtuais para os alunos da instituição. Por fim, deseja-se que os MD produzidos reforcem os conhecimentos relacionados à Química Ambiental do alunado do CTF, de tal forma que contribua nos futuros vestibulares prestados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Nilma Silva e Sousa - Integrante / Maria Clara Oliveira Trajano - Integrante / Nayana Bruna Nery Monção - Coordenador.
-
2018 - 2018
DISCUTINDO JORNALISMO INTERNACIONAL: O INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA ESTÁ NA PAUTA DOS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO DA TV ALVORADA DE FLORIANO?, Descrição: Este trabalho propõe-se investigar os critérios de noticiabilidade do Jornal Nacional e do site da BBC e entender de que forma as agências de notícias abastecem estes dois veículos de comunicação. Nesse sentido, o foco da análise evidencia de que forma os veículos de comunicação e as notícias internacionais podem influenciar e ampliar os conhecimentos dos jornalistas locais da TV Alvorada (PI), para que estes não se limitem, no exercício da profissão, ao jornalismo regional. E ainda, qual importância atribuem ao idioma que se notabilizou como língua franca global. A rigor, buscou-se o respaldo teórico sob a abordagem acerca de pesquisa científica, com os estudos de Silva Júnior (2014) e Olsen (2015), que fornecem conteúdos para iniciação científica e instrumentos para que uma pesquisa científica possa de alguma forma causar impacto na sociedade. Além disso, foram estudadas as estratégias de inglês instrumental, com ênfase no vocabulário utilizado no jornalismo. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter exploratório, com levantamento bibliográfico e coleta de dados através da observação de edições do Jornal Nacional e do site bbc.com.br, com estudos comparativos registrados, bem como aplicação de questionários entre os profissionais envolvidos com o processo jornalístico da emissora TV Alvorada, em Floriano, Piauí. Os resultados poderão ser usados como objeto de pesquisa para futuros processos de ensino-aprendizagem da língua inglesa, podendo também estimular o estudo de língua inglesa por parte dos profissionais de comunicação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Nilma Silva e Sousa - Integrante / Antônio Kayky Alexandre Miranda - Integrante / Danielle do Rêgo Monteiro Rocha - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de MARIA NILMA SILVA E SOUSA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?