Ana Cláudia Urban

Possui graduação em Historia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atuou como professora de História na Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná e como professora do Ensino Superior em Instituições Particulares. Atualmente é professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) - Setor de Educação (UFPR) atuando com as disciplinas de Metodologia do Ensino de História e Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em História. Também atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPR) e no Mestrado PROFHISTÓRIA/UFPR. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Historia, Educação Histórica, formação de professores e Didática da História. orcid.org/0000-0001-9957-8838

Informações coletadas do Lattes em 21/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2005 - 2009

Universidade Federal do Paraná
Título: Didatica da Historia: percurso de um código disciplinar no Brasil e na Espanha
Orientador: em Universitat de Barcelona ( Prof. Dr. Joaquim Prats Cuevas)
com Profª Dr. Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Ensino de Historia; Didática da História; Educação Histórica.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História. Setores de atividade: Educação Superior; Educação.

Mestrado em Educação

1998 - 2002

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: Formação docente e proposta curricular: as possibilidades para o ensino de História nas séries iniciais., Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Profa Dr. Teresa Jussara Luporini
Palavras-chave: formação de professor; Ensino de Historia; currículo.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Especialização em Educação Fundamentos e Metodologia

1996 - 1997

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: O ensino de História face à prática docente nas séries iniciais na Rede Publica Municipal de Ponta Grossa
Orientador: Prof Dr Luis Fernando Cerri

Graduação em Pedagogia

2009 - 2012

Universidade Castelo Branco

Graduação em Historia

1985 - 1988

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Formação complementar

2013 - 2013

Extensão universitária em A História guardada em arquivos familiares. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2010 - 2010

Disseminadores de Educação Fiscal. (Carga horária: 160h). , Escola de Administração fazendária - Ministério da Fazenda, ESAF, Brasil.

2010 - 2010

Seminário de Educação Histórica. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2008 - 2008

Estudos para organização/elaboração plano de ação. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.

2007 - 2007

Inclusão e diversidade / plano de trabalho docente. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.

2007 - 2007

Organização escolar e plano de trabalho docente. (Carga horária: 8h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.

2007 - 2007

Reflexões para implementação Projeto P.Pedagogico. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Parcerias na formação do educador. (Carga horária: 170h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Parcerias na formação do educador. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

2002 - 2003

Extensão universitária em TV na escola e os desafios de Hoje. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

1993 - 1993

Extensão universitária em Projeto Educativo e Disciplina. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores/Especialidade: Ensino de História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Organização de eventos

URBAN, ANA CLÁUDIA . I Congresso Internacional sobre ensino do holocausto e educação em direitos humanos. 2021. (Congresso).

URBAN, A. C. . IX Simposio Internacional de Didactica de las Ciencias Sociales en el ámbito Iberoamericano. 2019. (Outro).

URBAN, A. C. . XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente. 2019. (Congresso).

URBAN, A. C. . III Congresso Ibero Americano de Educação Histórica, XI Encontro Internacional de Educação Histórica, XV Encontro Nacional do Laboratório de Educação Histórica. 2018. (Congresso).

URBAN, A. C. . III Congresso Ibero-Americano de Educação Histórica e XI Seminário Internacional de Educação Histórica. 2018. (Congresso).

URBAN, A. C. . I Colóquio Internacional de Educação Histórica. 2017. (Congresso).

URBAN, A. C. . IX Seminário de Educação Histórica. 2016. (Outro).

URBAN, A. C. . IX Seminário de Educação Histórica. 2016. (Outro).

URBAN, A. C. ; GEVAERD, R. T. F. ; GAGO, M. . XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica. 2015. (Congresso).

URBAN, A. C. . XXVII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão e X Semana da Pedagogia - Desafios contemporâneos para a educação: rumos a partir do PNE. 2015. (Outro).

URBAN, A. C. . IARTEM BRASIL 2012. 2012. (Congresso).

URBAN, A. C. . IARTEM BRASIL 2012. 2012. (Congresso).

URBAN, A. C. . XII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica. 2012. (Congresso).

URBAN, A. C. . III Seminário Iberoamericano de Didática das Ciências Sociais. 2010. (Outro).

URBAN, A. C. . III Seminário Iberoamericano de Didática das Ciências Sociais. 2010. (Outro).

URBAN, A. C. . IV Encontro de Pedagogia - ISESA. 2010. (Outro).

URBAN, A. C. . I Congresso Nacional de Filosofia dos Campos Gerais. 2010. (Congresso).

URBAN, A. C. . III Seminário Ideroamericano de Didática das Ciências Sociais. 2010. (Outro).

URBAN, A. C. . VIII Jornada Científica dos Campos Gerais. 2010. (Outro).

URBAN, A. C. . II Seminário de Educação Histórica. 2009. (Outro).

URBAN, A. C. . II Encontro Científico - FATI. 2005. (Outro).

URBAN, A. C. . I Encontro de Iniciação Científica - FATI. 2004. (Outro).

URBAN, A. C. . II Jornada do HISTEDBR. 2002. (Outro).

Participação em eventos

1 Simpósio Internacional de Didática da Historia.Aprendizagem histórica da crianças. 2022. (Simpósio).

Forum Permanente das Licenciaturas UFPR. 2022. (Encontro).

Projetos sextas na Pós: conversas com professores (as).Formação de professores e os novos lugares de aprendizagem. 2022. (Encontro).

Reunião do Fórum Permanente das Licenciaturas UFPR: terceiro seminário intersetorial. 2022. (Outra).

SEPE UFPR.Extensão universitária em tempos de pandemia: alguns caminhos e possibilidades. 2022. (Outra).

XIIIEncontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de Historia - a pesquisa em Ensino de História em tempo presentes. 2022. (Encontro).

XIII Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de Historia - a pesquisa em Ensino de História em tempo presentes.O historiador e a formação histórica: contribuições para o ensino e aprendizagem em História. 2022. (Encontro).

XVIIIEncontro Regional de História da ANPUH PR. 2022. (Encontro).

XVIIIEncontro Regional de História da ANPUH PR.A participação protagonista das mulheres no movimento da Reforma Protestante. 2022. (Encontro).

EDUCERE 2021. 2021. (Congresso).

EDUCERE 2021. O Patrimônio cultural e o Ensino de História para os anos iniciais do ensino fundamental. 2021. (Congresso).

XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica. MANUAIS DE DIDÁTICA DE ESTUDOS SOCIAIS COMO FONTE PARA O CÓDIGO DISCIPLINAR DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA. 2021. (Congresso).

XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História.Aprendizagem e formação da consciência histórica: experiências e reflexões sobre os conteúdos escolares. 2020. (Encontro).

XVII Encontro Regional de História (Anpuh-PR) ? ?O Futuro do Futuro do Ensino de História?. 2020. (Encontro).

XX ENDIPE.Dialogo entre a Didática da História e formação de professores: perspectivas da Educação Histórica. 2020. (Encontro).

5º Simposio internacional eletrônico de ensino de História.Manuais de Didática de Estudos Sociais para a formação de professores como fonte para o código disciplinar da Didática da História. 2019. (Simpósio).

IX Simposio Interncaional en Didáctica de las Ciencias Sociales en âm ámbito Iberoamericano.Educação Histórica e a experiência de produção de materiais: contribuições para a aprendizagem de crianças no início da escolarização. 2019. (Simpósio).

IX Simposio Interncaional en Didáctica de las Ciencias Sociales en âm ámbito Iberoamericano. 2019. (Simpósio).

XII Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História.Aprendizagem histórica em ambiente de escolarização. 2019. (Encontro).

XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente. DIDÁTICA DA HISTÓRIA: A CONSTITUIÇÃO DE UM CÓDIGO DISCIPLINAR. 2019. (Congresso).

VIII Simposio Internacional de Didactica de las Ciencias Sociales en el ámbito IbeIbero americano y X.La formacion continua de profesores de la educacion primária: desafios y posibilidades para la educaion historica. 2018. (Simpósio).

X Encontro Nacional Perspectivas do ensino de História.A série "Controvérsias na história do Brasil/MEC": reflexões sobre os temas sociais controversos. 2018. (Encontro).

X Encontro Nacional Perspectivas do ensino de História. 2018. (Encontro).

II Colóquio Internacional de Educação Histórica: termas controversos da história, memória, identidade e Educação Histórica.Projeto Indígenas, quilombolas e napalm: uma história da Guerrilha do Vale da Ribeira. 2017. (Seminário).

XVII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica. America latina: história recente, autoritarismos e ensino. 2017. (Congresso).

VIII Seminário de Educação Histórica.Contribuições do pensamento de Jörn Rüsen para a formação de professores de História. 2015. (Seminário).

VIII Seminário de Educação Histórica.Contribuições do pensamento de Jörn Rüsen para a formação de professores de História. 2015. (Seminário).

XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica. Interculturalidade e formação de professores. 2015. (Congresso).

XXVIII Simpósio Nacional de História.Educação Histórica e a experiência de produção de materiais. 2015. (Simpósio).

Congreso Internacional "Epistemologías y Metodologías de la Investigstigación en Educación". La constiución de un código disciplinar de la didáctica de la historia. 2014. (Congresso).

History Educators International Research Network (HEIRNET). Museum of community and human rights: a proposal for the historical education. 2014. (Congresso).

SIEPE Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Contando histórias de nossa gente: museu de periferia e educação histórica. 2014. (Seminário).

Perspectivas e políticas da pós-graduação no Setor de Educação. 2013. (Outra).

SEPE 2013: XXV Semana de ensino, pesquisa e extensão.Contando Histórias de nossa gente: museu da periferia e Educação Histórica. 2013. (Encontro).

XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. 2013. (Congresso).

XIII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica. 2013. (Congresso).

5o. Seminário de Educação Histórica. 2012. (Seminário).

IARTEM BRASIL 2012. O código disciplinar da Didática da História nos manuais destinados à formação de professores. 2012. (Congresso).

IX Heirnet "History Educators International Reserch Network Conference". 2012. (Congresso).

XII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica. A constituição do código disciplinar da Didática da História nas propostas dos cursos de formação de professores. 2012. (Congresso).

4 Seminário de Educação Histórica "História, Narrativa, Identidade". 2011. (Seminário).

IX Encontro Nacional dos Pesquisadores de Ensino de História..Manuais de didática de Estudos Sociais como fonte para o código disciplinar da didática da História.. 2011. (Encontro).

Colóquio Cientifico "Dillemas e disputas pela teoria da narrativa". 2010. (Outra).

I Colóquio Jörn Rüsen e o Ensino de História no Brasil. 2010. (Outra).

I Encontro do Grupo de Pesquisa em Educação Histórica. 2010. (Outra).

III Seminário Iberoamericano de Didática das Ciências Sociais. 2010. (Seminário).

II Seminário de Educaçao Histórica.Educaçao Histórica: perspectiva de alunos e professores. 2009. (Seminário).

VII Encontro Nacional Perspectivas para o ensino de História. 2009. (Encontro).

I Seminário de Educação Histórica. 2008. (Seminário).

VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. 2007. (Encontro).

I Miniconferência dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Curitiba - Biodiversidade. 2006. (Outra).

VII Encontro Nacional dos Pesquisadores em Ensino de História. 2006. (Encontro).

VI Jornadas Internacionais de Educação Histórica: perspectivas de investigação em Educação Histórica. 2006. (Outra).

Semana Estadual de Prevenção ao uso indevido de drogas. 2005. (Outra).

Seminário "Fundamentos da pesquisa em Educação Histórica". 2005. (Seminário).

III Congresso Brasileiro de História da Educação. 2004. (Congresso).

Compromisso da escola pública. 2003. (Outra).

Curso "O Sesquicentenário do Paraná no contexto escolar". 2003. (Outra).

Seminário sobre Diretrizes Curriculares para a formaçãp de professores. 2003. (Seminário).

II Jornada de HISTEDBR: "A produção em História da Educação na região sul".A produção em Historia da Educação na Região Sul do Brasil. 2002. (Outra).

II Seminário Educação Infantil. 2002. (Seminário).

XIII Congresso Estadual de Educação - Caminhos e Descaminhos da Educação no Brasil. 2000. (Congresso).

Curso "De 'camponesa' a 'princesa': uma abordagem histórica de Ponta Grossa. 1999. (Outra).

Curso O Supervisor Docente. 1999. (Encontro).

IV Congresso Interdiocesano de Educação da AEC. 1999. (Outra).

Plano curricular, curriculo e professores. 1999. (Outra).

Formação em serviço do Profissional da Educação. 1998. (Oficina).

IV Congresso sul-brasileiro da qualidade na Educação e II Congresso do cone sul. 1997. (Congresso).

Caminhando para o seculo XXI: um novo ordenamento geopolítico. 1996. (Encontro).

Curso de capacitação. 1996. (Outra).

Educação, Sociedade e UNDIME: ação conjunta. 1996. (Seminário).

I Encontro Dialogando sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. 1996. (Encontro).

As relações entre a escrita e o número. 1995. (Seminário).

Curso de capacitação. 1995. (Outra).

II Congresso de Educação da Diocese de Ponta Grossa. 1995. (Congresso).

I Jornada Pedagógica de História e Geografia. 1995. (Outra).

Curso de Historia do Parana. 1994. (Outra).

Curso Folclore Sul Brasileiro. 1994. (Outra).

Encontro: Uma opção para repensar a práxis pedagógica. 1994. (Encontro).

O papel do pedagogo articulador do Projeto Politico Pedagogico da escola publica de 1 e 2 graus. 1993. (Encontro).

Semana de Estudos e Reflexões sobre Educação. 1993. (Encontro).

Semana Pedagogica. 1992. (Outra).

2o. Congresso Municipal de Educaçao. 1991. (Congresso).

Congresso Regional de Educação. 1990. (Congresso).

Palestras sobre Historia. 1988. (Encontro).

Palestra sobre o Contestado. 1986. (Encontro).

Curso de Cartografia. 1985. (Encontro).

Semana de Historia. 1985. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: MARCOS DA SILVA DE OLIVEIRA

SCHMIDT, M. A.; SANCHES, T. C.;URBAN, ANA CLÁUDIA. Concepções de sujeito em pesquisas no campo da Educação Histórica: estudo de um caso. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Geiza Daiane Pereira dos Santos

SA, R. A.; GONCALVES, C. C. S. A.; PRIOGOL, E. L.;URBAN, ANA CLÁUDIA. A prática pedagógica docente na educação profissional à luz dos pressupostos teóricos do pensamento complexo. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Sidnei Gledson Simão

MEDEIROS, C. C. C.; ROSA, R. L.;URBAN, ANA CLÁUDIA. A violência da escola e as práticas cotidianas: a experiência em um colégio estadual do Paraná. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Cezar Henrique Galhart

BRITO, G. S.; ALMEIDA, I. C.;URBAN, ANA CLÁUDIA. O uso de tecnologias educacionais nas disciplinas de meios de representação 2D e 3D nos cursos de design, arquitetura e urbanismo. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Sueli de Fatima Ferreira de Andrade

CAVAZZANI, A. L. M.;URBAN, A. C.; ALVES, A. R.. Os cenários históricos, memorialísticos e patrimoniais do municipio de Araucária enquanto territórios de aprendizagem na perspectiva das cidades educadoras. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias) - Centro Universitário Internacional.

Aluno: Cezar Henrique Galhart

BRITO, G. S.;URBAN, A. C.; ALMEIDA, I. C.. O uso das tecnologias educacionais no processo ensino-aprendizagem das disciplinas de meios de representação 2D e 3D nos cursos de Design, Arquitetura e Urbanismo. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Fernanda Almeida de Souza

URBAN, A. C.; GERMINARI, G. D.; GONCALVES, N. G.. A Didática reconstrutivista da Historia como possibilidade teórica metodológica para uma práxis transformadora no ensino de História. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Elaine Aparecida Mayer

CERRI, L. F.;URBAN, A. C.; CARVALHO, S. M. B.. O Ensino de História Local nos anos iniciais do Município de Ponta Grossa: no caminho da Princesa das crianças. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Denis Andrade Almeida

SILVA, F. T.;URBAN, A. C.; CERASOLI, J. F.. O curriculo e o ensino de História nas malhas do neoliberalismo: competências e formação histórica. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Historia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Giselia dos Santos de Melo Gonçalves,

CAVANNA, F. J. A.;URBAN, A. C.; PRIORI, C.. A condição feminina e o uso de histórias de vida na formação da consciência histórica. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Historia) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Ivan Rodrigo Rebuli

GONCALVES, N. G.;URBAN, A. C.; Chaves, Edilson Aparecido; BOSCHILIA, R. T.. A Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres (ILHA DO MEL/PR) no século XVIII: Aplicativo para dispositivos móveis para o ensino de História. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Flávia Izabel Keske Cassemiro,

MELLO, R. M.; HAHN, F. A.;URBAN, A. C.. Ensino de História nos anos iniciais: contribuições teórico-práticas para professores e professoras no município de Curitiba. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Historia) - UNESPAR Campo Mourão.

Aluno: ROSSANO RAFAELLE SCZIP

Chaves, Edilson Aparecido;URBAN, ANA CLAUDIA; OLIVEIRA, T. A. D.; SILVA, M. R.. "De quem é esse currículo? Hegemonia e contra-hegemonia no ensino de História na Base Nacional Comum Curricular.". 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Heitor Alexandre Trevisani Lipinski

GERMINARI, G. D.;URBAN, A. C.; STEFENON, D. L.. O uso das tecnologias apresentadas no livro didático de História distribuído aos alunos de escolas públicas e privadas em Curitiba e região. 2020. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO) - Unicentro Irati.

Aluno: Daniele Sikora Kmiecik

URBAN, A. C.; FRONZA, M.; SCHMIDT, M. A.. O desenho como narrativa e a aprendizagem histórica. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Patricia Rogeria de Matos Rodrigues Torres

URBAN, A. C.; LOURENCATO, L. C.; GEVAERD, R. T. F.. Cidadania e Ensino de História: o caso da Coleção "Historiar: fazendo, contando e narrando a História". 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Cristina Elena Taborda Ribas

SCHMIDT, M. A.;URBAN, A. C.; GEVAERD, R. T. F.. A história difícil do Brasil: contraponto entre o pensamento histórico, a consciência histórica de jovens quilombolas e os conteúdos curriculares. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Nikita Mary Sukow

URBAN, A. C.; GERMINARI, G. D.; SCHMIDT, M. A.. História Local como pressuposto epistemológico da Didática da História: um estudo a partir da perspectiva da Educação Histórica. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Heloisa Pires Fazion

CAINELLI, M. R.;URBAN, A. C.; ALVES, R. C.. Fontes históricas propostas no livro didático: interpretações de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Fernando Augusto Faria

URBAN, A. C.; MENDONCA, J. M. N.; PORTELA, B. M.. Escravidão no Paraná: síntese historiográfica e material de uso pedagógico. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Luana Zucoloto Mattos Moreira

URBAN, A. C.; BALESTRA, J. P. C.; GERMINARI, G. D.. A relação de estudantes do Ensino Fundamental II com as fontes históricas na produção do conhecimento histórico. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Maurício Fonseca da Paz

URBAN, A. C.; HAMEISTER, M. D.; BENTHIEN, R. F.. Historia e Gamificação: reflexões e aplicabilidade de lúdicos no Ensino de História. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Carla Gomes da Silva

URBAN, A. C.; SCHMIDT, C. M. S.; GEVAERD, R. T. F.. Aprendizagem como essência da Educação histórica: um percurso a partir da análise de teses e dissertações 1985 - 2015. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Juliano Mainardes Waiga

URBAN, A. C.; SCHMIDT, M. A.; SANCHES, T. C.; OLIVEIRA, T. A. D.. Educação Histórica e Ciências da Educação: diálogos epistemológicos. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Juliane Nascimento das Neves

URBAN, A. C.; SCHMIDT, M. A.; GERMINARI, G. D.. Educação Histórica e Educação Escolar Indígena: como crianças e jovens da etnia MByá Guarani se relacionam com a 'história difícil'. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Paulo Reginaldo Chevonica Júnior

GERMINARI, G. D.;URBAN, A. C.; FERREIRA, A. R.. Educação Histórica na prática dos professores: o processo de ensino e aprendizagem a partir dos cursos de formação continuada na SME de Curitiba. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Maurício Fonseca da Paz

HAMEISTER, M. D.;URBAN, A. C.; BENTHIEN, R. F.. História e gamificação: reflexões e aplicabilidade de lúdicos no Ensino de História. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Antonio Diogo Greff de Freitas

URBAN, A. C.; SCHMIDT, M. A.; SANCHES, T. C.. Consciência histórica no ciberespaço: análise de fontes históricas e as mudanças na construção de sentido histórico em estudantes do Ensino Médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Geraldo Becker

URBAN, A. C.; GERMINARI, G. D.; SCHMIDT, M. A.. Consciência histórica e atribuição de sentido: perpspectivas de jovens estudantes do Ensino Médio em relação à história da cidade de Curitiba. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Paulo Reginaldo Chevonica Júnior

URBAN, A. C.; GERMINARI, G. D.; MELLO, P. E. D.. Educação Histórica na prática dos professores: o processo de ensino e aprendizagem nos anos finais da SME. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Marilsa de Paula Casagrande

CAINELLI, M. R.;URBAN, A. C.; OLIVEIRA, S. R. F.. A compreensão histórica dos professores PDE: um estudo no campo da Educação Histórica. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Luciana Kubaski Alves

MARTINIAK, V. L.;URBAN, A. C.; NASCIMENTO, M. I. M.. Imigração e educação dos poloneses em Ponta Grossa, PR. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Jucilmara Luiza Loss Vieira

SCHMIDT, M. A.;URBAN, A. C.; AZAMBUJA, L.; SANTOS, R. C. G. P.. Cultura histórica e cultura escolar: diálogos entre a iconografia pictórica histórica e o ensino de História. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Gilmara Cristine Back

URBAN, A. C.; GERMINARI, G. D.; ROSA, M. A.. Saberes docentes e práticas de Ensino de História nas escolas localizadas no campo no município de Piraquara-PR. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Adriane Fila

GARCIA, T. M. F. B.; SCHMIDT, M. A.;URBAN, A. C.. Didática Geral e Didática da História: a relação conteúdo e forma em materiais didáticos destinados a professores. 2012. Dissertação (Mestrado em programa de mestrado e doutorado em educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Cristiane Perretto

GARCIA, T. M. F. B.; SCHMIDT, M. A.;URBAN, A. C.. Quando se recorre às lembranças para narrar a experiência humana no tempo: o Livro Recriando Histórias de Araucária. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Osvaldo Rodrigues Júnior

URBAN, A. C.. Os manuais de didática da história e a constituição de uma epiostemologia da didática da História. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Max Lanio Martins Pina

SILVA, M. C.;URBAN, A. C.; GERMINARI, G. D.; NICOLINI, C.; FREIRE JUNIOR, J. J.. A Didatica da Historia alemã no Brasil: fundamentos, epistemologias e as influências nas pesquisas em Goiás. 2023. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Thiago de Carvalho Miranda

SCHMIDT, M. A.; FRONZA, M.; SANCHES, T. C.;URBAN, A. C.; CAINELLI, M. R.. Formação histórica em currículos do Ensino Fundamental. 2023. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Solange Maria do Nascimento

SCHMIDT, M. A.; MARTINS, E. C. R.;URBAN, A. C.; WEINHARDT, M.; FRONZA, M.. NARRATIVA HISTÓRICA E NARRATIVA DE FICÇÃO HISTÓRICA: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Andressa Garcia Pinheiro de Oliveira

SCHMIDT, M. A.;URBAN, A. C.; SANCHES, T. C.; CAINELLI, M. R.; NECHI, L. P.. A criança e a relação com o conhecimento: a aprendizagem histórica na educação infantil. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: João Luis da Silva Bertolini

URBAN, A. C.; SCHMIDT, M. A.; GEVAERD, R. T. F.; MARTINS, E. C. R.; FRONZA, M.. Manuais didáticos e as mediações entre a cultura histórica e a cultura escolar: o caso da narrtaiva sobre o Islã em manuais didáticos brasileiros e portugueses. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Janete Regina de Oliveira

SILVA, V. B.; PONTUSCHKA, N. N.; CASTELLAR, S. M. V.;URBAN, A. C.; VIEIRA, C. S.. A ordem do bem ensinar: a prática de ensino em livros para professores de Geografia em formação. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Anne Cacielle Ferreira da Silva

GARCIA, T. M. F. B.; Caimi, Flavia Eloisa; Bufrem, Leilah Santiago;URBAN, A. C.; Chaves, Edilson Aparecido. Estado do conhecimento sobre o livro didático de Historia em dissertações e teses produzidas em programas de pós-graduação no Brasil (1990-2015). 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Thiago Augusto Divardim de Oliveira

SCHMIDT, M. A.; GERMINARI, G. D.; MARTINS, E. C. R.; SADDI, R.;URBAN, A. C.. A formação histórica (bildung) como princípio da Didática da História para o ensino médio: teoria e práxis. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Tiago Costa Sanches

SCHMIDT, M. A.; CAINELLI, M. R.; SIMAN, L. M. C.; OLIVEIRA, M. I. G. B.;URBAN, A. C.. Percursos da Didática da História para os anos iniciais no Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Osvaldo Rodrigues Júnior

GARCIA, T. M. F. B.; SILVA, V. B.; GERMINARI, G. D.; BUFREM, L. S.;URBAN, A. C.. Manuais de Didática da História no Brasil (1997-2013): entre tensões e intenções. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Éder Cristiano de Souza

URBAN, A. C.; SCHMIDT, M. A.; SILVA, M. A.; ABUD, K. M.; OLIVEIRA, M. I. G. B.. Cinema e Educação Histórica: jovens e sua relação com a História em filmes. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Marilu Favarin Marin

SCHMIDT, M. A.;URBAN, A. C.; CUNHA, J. L.; GARCIA, T. M. F. B.; GEVAERD, R. T. F.. Relação teoria e prática na formação de professores: a experiência de laboratórios de ensino (1980-2010). 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Juliano Mainardes Waiga

HARACEMIV, S. M. C.;URBAN, A. C.; BARROS, L. M. R.; CERRI, L. F.. A experiência de imaginação histórica docente e a experiência de imaginação histórica discente no contexto da aula de História. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Max Lanio Martins Pina

SILVA, M. C.; NICOLINI, C.; GERMINARI, G. D.; SADDI, R.;URBAN, A. C.. A Didática da História alemã no Brasil: fundamentos, epistemologias e suas influências nas pesquisas do PPGH/UFG. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Renan Rodrigues

FONSECA, D. F.; GERMINARI, G. D.;URBAN, ANA CLÁUDIA. A construção da consciência histórica a partir dos espaços praticados: uma perspectiva do ensino de História. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em História) - Unicentro Irati.

Aluno: Geraldo Becker

URBAN, ANA CLÁUDIA; SCHMIDT, M. A.; GERMINARI, G. D.; OLIVEIRA, T. A. D.. Atribuição de sentidos à experiência humana no tempo: a práxis como fundamento do método e metodologia da Didática da História. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Geraldo Becker

URBAN, A. C.; SCHMIDT, M. A.; GERMINARI, G. D.; OLIVEIRA, T. A. D.. Atribuição de sentidos à experiência humana no tempo: a práxis como fundamento do método e da metodologia da Didática da História. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Geraldo Becker

URBAN, A. C.; SCHMIDT, M. A.; GERMINARI, G. D.; OLIVEIRA, T. A. D.. Atribuição de sentidos à experiência humana no tempo: a práxis como fundamento do método e da metodologia da Didática da História. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Edilene Maria Leite dos Santos

URBAN, A. C.; GONCALVES, N. G.; Chaves, Edilson Aparecido; SILVA, R.; MONTEIRO, A. M. F. C.. Caminhos do ensino de História (1ª a 4ª series) em escolas Municipais de Curitiba/PR (1975-1992). 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Everton Carlos Crema

SCHMIDT, M. A.;URBAN, A. C.; MARTINS, E. C. R.; CAINELLI, M. R.; OLIVEIRA, T. A. D.. A influencia e a relação da cultura histórica e da cultura escolar no trabalho docente. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Andressa Garcia Pinheiro de Oliveira

SCHMIDT, M. A.;URBAN, A. C.; MARTINS, E. C. R.; CAINELLI, M. R.; SANCHES, T. C.. A criança e a relação com o conhecimento: o caso de conhecimento histórico na educação infantil. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Janete Regina de Oliveira

SILVA, V. B.; PONTUSCHKA, N. N.;URBAN, A. C.. A prática de Ensino na formação de professores de geografia sob a perspectiva das obras didáticas. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Osvaldo Rodrigues Júnior

FONSECA, S. G.; SCHMIDT, M. A.; BUFREM, L. S.; GARCIA, T. M. F. B.;URBAN, A. C.. Ser professor de História: concepções presentes nos manuais de Didática da História. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Lidiane Camila Lourençato

SCHMIDT, M. A.;URBAN, A. C.; CAINELLI, M. R.; SOUZA, E. C.; GAGO, M.. Políticas curriculares, juventudes, aprendizagem e formação da consciência histórica de jovens brasileiros e portugueses. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Thiago Augusto Divardim de Oliveira

SCHMIDT, M. A.; MARTINS, E. C. R.; SADDI, R.; GERMINARI, G. D.;URBAN, A. C.. Aprendizagem e Didática da História: teoria, filosofia, prática. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Éder Cristiano de Souza

SCHMIDT, M. A.; SILVA, M. A.; ABUD, K. M.;URBAN, A. C.; GEVAERD, R. T. F.. Cinema e aprendizagem histórica: perspectivas da Educação Histórica. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Tiago Costa Sanches

SCHMIDT, M. A.;URBAN, A. C.; GEVAERD, R. T. F.; CAINELLI, M. R.; SIMAN, L. M. C.. A Didática da História nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Filipe Pêgo Camargos

URBAN, A. C.; BELLOTTI, K. K.; MONTEIRO, C.. A Participação Protagonista das Mulheres em Tempos das Reformas Religiosas e seu Respectivo Ensino na História por meio de um Jogo". 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: João Carlos Niehues Neto

URBAN, A. C.; BELLOTTI, K. K.; DIEHL, R. M.. "História como ferramenta de contato com mundos culturais diversos: uma proposta didática sobre as Igrejas Orientais Ortodoxas. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Geiza Daiane Pereira dos Santos

SA, R. A.; GONCALVES, C. C. S. A.; PRIOGOL, E. L.;URBAN, ANA CLÁUDIA. A prática pedagógica docente na educação profissional à luz dos pressupostos teóricos do pensamento complexo. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Sidnei Gledson Simão

MEDEIROS, C. C. C.; SILVA, M.;URBAN, ANA CLÁUDIA. A violência da escola e as práticas cotidianas: a experiência em um colégio estadual de São José dos Pinhais no Paraná. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Cezar Henrique Galhart

BRITO, G. S.; ALMEIDA, I. C.;URBAN, A. C.. O uso das Tecnologias Educacionais no Processo Ensino-Aprendizagem das disciplinas de Meios de Representação 2D e 3D nos cursos de Design, Arquitetura e Urbanismo. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Sueli de Fatima Ferreira de Andrade

CAVAZZANI, A. L. M.; ALVES, A. R.;URBAN, ANA CLÁUDIA. Cenários de aprendizagem: ferramentas de divulgação da História do município de Araucária-PR. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias) - Centro Universitário Internacional.

Aluno: Sueli de Fatima Ferreira de Andrade

CAVAZZANI, A. L. M.; ALVES, A. R.;URBAN, A. C.. Cenários de aprendizagem: ferramentas de divulgação da História do Município de Araucária-PR. 2022.

Aluno: Fernanda Almeida de Souza

URBAN, A. C.; GERMINARI, G. D.; GONCALVES, N. G.. Prática docente no ensino de História: a didática reconstrutivista da História como possibilidade teórica-metodológica. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Heitor Alexandre Trevisani Lipinski

GERMINARI, G. D.;URBAN, A. C.; STEFENON, D. L.. A aplicação dos recursos tecnológicos apresentados no livro didático de História distribuídos ao alunos de escolas publicas e provadas em Curitiba e região. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Rafaella Baptista Nunes

URBAN, A. C.; OLIVEIRA, A. G. P.; CREMA, E. C.. A literatura infanto juvenil com temas controversos como fontes para o ensino de História. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Elaine Aparecida Mayer

URBAN, A. C.; CERRI, L. F.; CARVALHO, S. M. B.. O Ensino de História Local nos anos iniciais do Município de Ponta Grossa: no caminho da Princesa das crianças. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de Historia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Alecsandro Danelon Vieira

CAMAS, N. P. V.; MENDES, A. A. P.;URBAN, A. C.. Do texto impresso ao hipertexto virtual: uma reflexão acerca dos sites indicados em livros didáticos de História e a ação pedagógica do professor. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Camila Chueire Caldas

URBAN, A. C.; KNOBLAUCH, A.; NECHI, L. P.. Religiões de matriz africana como um tema controverso: diálogos possíveis entre cultura histórica e a cultura de uma escola. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

MELLO, R. M.;URBAN, A. C.; HAHN, F. A.. Formação continuada de professores: potencialidades do Ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de Historia) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Giselia dos Santos Melo Gonçalves

CAVANA, F. J. A.;URBAN, A. C.; PRIORI, C.. A condição feminina e o uso de história de vida na formação da consciência histórica. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de Historia) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Bárbara Martins Branco

KNOBLAUCH, A.; PENNA, M. G. O.;URBAN, A. C.. Habitus das professoras de Guaratuba: formas de lidar com a docência e escolha profissional. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Nikita Mary Sukow

URBAN, A. C.; GERMINARI, G. D.; SCHMIDT, M. A.. Historia Local: conteúdo, concepção ou método. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Cristina Elena Taborda Ribas

SCHMIDT, M. A.;URBAN, A. C.; GEVAERD, R. T. F.. A história difícil do Brasil: contraponto entre o pensamento histórico, a consciência histórica de jovens quilombolas e os conteúdos curriculares. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Vaneska Mezete Pegoraro

SCHMIDT, M. A.;URBAN, A. C.; LUPORINI, T.J.. Possibilidade de uso de documento digital para o ensino de História na rede municipal de ensino de Curitiba. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Carla Gomes da Silva

URBAN, A. C.; GEVAERD, R. T. F.; SCHMIDT, C. M. S.. Uma revolução cognitiva da aprendizagem histórica? um percurso a partir da análise de teses e dissertações 1985 a 2015. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Juliano Mainardes Waiga

URBAN, A. C.; SCHMIDT, M. A.; SANCHES, T. C.; OLIVEIRA, T. A. D.. Educação Histórica e Ciências da Educação: percursos, interlocuções e possibilidades de um campo de estudos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Heloisa Pires Fazion

CAINELLI, M. R.;URBAN, A. C.; ALVES, R. C.. Fontes históricas propostas no livro didático e interpretações de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Sheyla Francielle Mayer da Costa

URBAN, A. C.; GONCALVES, N. G.; SANCHES, T. C.. O ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental: a construção de um manual para professores dos anos iniciais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Luana Zucoloto Mattos Moreira

URBAN, A. C.; GERMINARI, G. D.; BALESTRA, J. P. C.. A compreensão de jovens estudantes acerca das fontes históricas na produção do conhecimento da história escolar. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Juliane Nascimento das Neves

URBAN, A. C.; SCHMIDT, M. A.; GERMINARI, G. D.. Burdening history na educação escolar indígena: o pensamento histórico de crianças e jovens estudantes da etnia Mybá Guarani sobre as narrativas de colonização do Brasil. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Maurício Fonseca Paz

URBAN, A. C.; HAMEISTER, M. D.; BENTHIEN, R. F.. História e Gamificação: reflexões e aplicabilidade de lúdicos no ensino de História. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Paulo Reginaldo Chevonica Júnior

GERMINARI, G. D.;URBAN, A. C.; MELLO, P. E. D.. Educação Histórica na prática dos professores: o processo de ensino e aprendizagem nos anos finais da SME. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Antonio Diogo Greff de Freitas

URBAN, A. C.; SCHMIDT, M. A.; SANCHES, T. C.. Consciência Histórica do ciberespaço: análise de fontes históricas e as mudanças de cognição de pensamento em alunos do Ensino Médio. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Geraldo Becker

URBAN, A. C.; SCHMIDT, M. A.; GERMINARI, G. D.. Consciência Histórica e atribuição de sentido: perspectivas de jovens estudantes de ensino médio em relação à cidade de Curitiba. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Jucilmara Luiza Loss Vieira

SCHMIDT, M. A.;URBAN, A. C.; SANTOS, R. C. G. P.; AZAMBUJA, L.. Cultura histórica e cultura escolar: diálogos entre a iconografia pictórica e o ensino de História. 2015.

Aluno: Mayra Othero Nunes Jardim

HORN, G. B.;URBAN, A. C.; MENDES, A. A. P.. O ensino/aprendizagem de Filosofia para a compreensão do estado social pelo estudante. 2015.

Aluno: Marilsa de Paula Casagrande

CAINELLI, M. R.;URBAN, A. C.; OLIVEIRA, S. R. F.. A compreensão histórica dos professores PDE: um estudo no campo da Educação Histórica. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Cristiane Perretto

GARCIA, T. M. F. B.; SCHMIDT, M. A.;URBAN, A. C.. Uso do livro recriando histórias de Araucária: quando se recorre às lembranças para interpretar a experiência humana no tempo. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Isabella Mateus Vieira e Monica Beatriz Laurentino de Carval

URBAN, A. C.; GONCALVES, N. G.. Historia Local e educação ambiental crítica: possibilidades a partir de parques urbanos de Curitiba. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Vanessa de Oliveira Godoy

URBAN, A. C.; GONCALVES, N. G.. Ensino de História local nos anos iniciais do ensino fundamental: proposições do município de Curitiba. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Vanessa de Oliveira Godoy

URBAN, A. C.; GONCALVES, N. G.. Ensino de Historia local nos anos iniciais do ensino fundamental: proposições do município de Curitiba. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Angelita de Paula

URBAN, A. C.; GONCALVES, N. G.. As possibilidades para o ensino de Historia do Paraná na web. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Kelly Dionísio de Souza

URBAN, A. C.; GONCALVES, N. G.. O museu também ensina: um estudo sobre as práticas educacionais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: ERICA DOS SANTOS

URBAN, A. C.; NUNES, O. C.. Avaliação da aprendizagem: uma análise dos discursos de professores e alunos de uma escola municipal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Leni Pereira Lima

URBAN, A. C.; GONCALVES, N. G.. A Lei 10.639/03 e o ensino de História: artigos em peri[odicos acadêmicos (2003-2016). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Kelly C

URBAN, A. C.; GONCALVES, N. G.. de Araújo Dias e Tamara Cristina Campos.O tema família em livros didáticos de História para os anos iniciais: análise da coleção Ligados.com História. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Franciele de Fátima Kososki do Prado

URBAN, A. C.; GONCALVES, N. G.. Cultura afro-brasileira e africana no ensino de História: uma abordagem sobre os livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Carlota Vieira M

URBAN, A. C.; GONCALVES, N. G.. Arrieta.Educação Patriminial em Paranaguá: ensino/aprendizagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Ana Priscila Azambuja

URBAN, A. C.. A (in) disciplina escolar e seus desafios. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Sant'Ana.

Aluno: Camila de Bortoli

URBAN, A. C.. Bullyng e o fracasso escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Sant'Ana.

Aluno: Cristiane Levandowski

URBAN, A. C.. Gestão e autonomia financeira da escola: verbas, aplicações e prestação de contas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Sant'Ana.

Aluno: Jovite Linck

URBAN, A. C.. Educação e limites em jovens e crianças na escola e na família. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Sant'Ana.

Aluno: Claudir de Souza

URBAN, A. C.. Motivos que levam as mulheres a preferirem o atendimento feminino na realização do exame preventivo do colouteriono. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais.

Aluno: Patrícia Aparecida Brigola

URBAN, A. C.. Pedagogia e educação fisica escolar: caminhos a percorrer. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação Superior Sant'Ana.

Aluno: Sirlei de Proenca

URBAN, A. C.. Pedagogia empresarial: conhecendo esse caminho. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação Superior Sant'Ana.

Aluno: RAFAELA MARIANA DO PRADO

URBAN, A. C.. Assistência do enfermeiro a idosos em instituições de longa permanência no município de Ponta Grossa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais.

Aluno: Daniele de Fátima Jonko

URBAN, A. C.. A importância do trabalho pedagógico com crianças hospitalizadas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Sant'Ana.

Aluno: Valquiria Aparecida Ferreira

URBAN, A. C.. O papel do enfermeiro na assistência ao cliente portador de acidente vascular cerebral. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais.

Aluno: Daniele Teixeira da Luz

URBAN, A. C.. Amamentação um ato de amor. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais.

Aluno: Alcione G

URBAN, A. C.. da Silva.Dificuldades de aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Sant'Ana.

Aluno: Larissa Ribeiro

URBAN, A. C.. Cuidados de enfermagem com o paciente soro positivo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais.

Aluno: Vania Aparecida Vieira da Rosa

URBAN, A. C.. O enfermeiro buscando evitar ou minimizar o processo de estresse na terceira idade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais.

Aluno: Fernanda Izabel Palerme Iede

URBAN, A. C.. A importância da amamentação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais.

Aluno: Nadia Petriw Antonin

URBAN, A. C.. A importância do aleitamento materno na visão das mães do municipio de Prudentópolis. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais.

Aluno: Ana Paula Levandosviski

URBAN, A. C.. A atuação da enfermeira do programa de saúde bucal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais.

Aluno: Cláudia Maria Ramos Batista

URBAN, A. C.. Assistência à gestante portadora de HIV. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais.

Aluno: Maria Cristina Ulrich

URBAN, A. C.. Agressão sexual e a familia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Arapoti.

Aluno: SOLANGE M

URBAN, A. C.. Spindola Garcia.Formação de professor: nostalgia ou utopia?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Arapoti.

Aluno: Patricia Aparecida de Lima

URBAN, A. C.. Alfabetização para alunos com necessidades educativas especiais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Arapoti.

Aluno: ELIDA ELI COGO

URBAN, A. C.. Uma perspectiva histórico-curricular da Educação na Enfermagem. 2004 - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais.

Aluno: Dayse Mirna Dias Manossa e Vaneska Mezete Pegoraro

URBAN, A. C.. A atuação da supervisão e a formação continuada. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

URBAN, A. C.; TEIXEIRA, C. F.; DIAS, L. R.. Comissão avaliadora da 3ª etapa estágio probatório de Carina Catiana Foppa. 2019. Universidade Federal do Paraná.

OLIVEIRA, O. B.;URBAN, A. C.; CHAVES JUNIOR, S. R.. banca de teste seletivo para professor substituto Área de conhecimento: Ensino aprendizagem, metodologia do ensino da Educação Física. 2017. Fundação da UFPR para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Cultura.

RATTO, A. L.;URBAN, A. C.; STOLTZ, T.. Comissão Avaliadora do processo de estágio probatório de leandro Kruszielski. 2017. Universidade Federal do Paraná.

PRECOMA, E.;URBAN, A. C.. Banca de teste seletivo para professor substituto Área de conhecimento: Ensino e Aprendizagem. Matéria: Didática. 2016. Universidade Federal do Paraná.

URBAN, A. C.; SOARES, M. T. C.; BERTUCCI, L. M.. Comissão avaliadora de estágio probatório. 2016. Universidade Federal do Paraná.

RATTO, A. L.; PAIVA, L.;URBAN, A. C.. Seleção do teste seletivo para professor substituto Área Ensino-Aprendizagem, Matéria: Metodologia e Prática de Ensino de Educação Física. 2015.

URBAN, A. C.. 23º evento de Iniciação Cientifica e 8º evento de inovação tecnológica da UFPR. 2015. Universidade Federal do Paraná.

URBAN, A. C.. Banca examinadora do teste seletivo - edital 07/2007. 2007. Instituto Superior de Educação Sant'Ana.

URBAN, A. C.. Processo seletivo da IESSA. 2006. Instituto Superior de Educação Sant'Ana.

URBAN, A. C.. Comissão Regional do Vale Saber 2002 - NRE/PG. 2002. Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá.

URBAN, A. C.. Concurso publico para admissão de servidores no cargo de Assistente cultural e auxiliar de bibliotecário. 1996. Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

URBAN, A. C.. Processo de eleição para diretores das escolas municipais de Ponta Grossa. 1996. Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

URBAN, A. C.. Concurso publico para admissão de servidores no cargo de escriturário escolar. 1996. Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

Orientou

Angela Maria da Silva Cardoso

A LITERATURA COMO FONTE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS HISTÓRICOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Viviani Cristina de Souza Ribeiro

LITERATURA INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO-APRENDIZAGEM HISTÓRICA NO INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Anne Cristine Prats da Silva

Ensinando sobre História da África e cultura afro-brasileira: Literatura como narrativa histórica,; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

[Nome removido após solicitação do usuário]

História locai ã partir do Colegio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto em Paranaguá (PR): construção de identidade e memória; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Melissa Colbert Bello

CONSCIÊNCIA HISTÓRICA INDÍGENA UM MERGULHO NAS NARRATIVAS INDÍGENAS GUIADO POR SEUS SUJEITOS; Início: 2025; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Jackes Alves de Oliveira

EDUCAÇÃO HISTÓRICA E PLATAFORMAS EDUCACIONAIS: IMPACTOS SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NO PARANÁ; Início: 2025; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Lara Taline dos Santos

O LUGAR DO CARIBE NA ESCOLA: HISTÓRIA LATINO-AMERICANA E CARIBENHA NOS LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIR; Início: 2025; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Sheyla Francielle Mayer da Costa

ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INÍCIAIS E ATUAÇÃO DOCENTE; Início: 2024; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

DIOURY DE ANDRADE BUENO

Fontes patrimoniais na educação infantil: um olhar para as possibilidades de aprendizagens históricas; Início: 2024; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Luzilete Falavinha Ramos

O HOLOCAUSTO NA BNCC: REFLEXOS NO TRIPÉ FORMAÇÃO CONTINUADA - PRÁTICA PEDAGÓGICA ?LIVRO DIDÁTICO DO COMPONENTE CURRICULAR DE HISTÓRIA DO 9º ANO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CURITIBA; Início: 2023; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Jiliane Móvio Santana

CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CONSCIÊNCIA HISTÓRICA ANTIRRACISTA: A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS NAS AULAS DE HISTÓRIA; ; Início: 2023; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Maycon Douglas Bento

TEATRO E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: NARRATIVAS TEATRAIS COMO EXPRESSÃO DA APRENDIZAGEM HISTÓRICA; 2024; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, ; Orientador: Ana Claudia Urban;

DIOURY DE ANDRADE BUENO

Educação Histórica e Patrimônio Cultural para o Ensino de História dos Anos Iniciais; 2021; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, ; Orientador: Ana Claudia Urban;

Silvania Rudek

ANTIGUIDADE CLÁSSICA E MITOLOGIA: relações entre conhecimento escolar e produtos midiáticos na aprendizagem de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental; 2020; Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal do Paraná, ; Orientador: Ana Claudia Urban;

Tania Kelly de Abreu

Saberes e práticas de professores deHistória; 2020; Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal do Paraná, ; Orientador: Ana Claudia Urban;

Raquel Zanotelli Rodrigues

Ensino e História e a aprendizagem por meio de filmes; 2020; Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal do Paraná, ; Orientador: Ana Claudia Urban;

Nikita Mary Sukow

História local como pressuposto epistemológico da Didática da História: um estudo a partir da perspectiva da Educação Histórica; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Claudia Urban;

Rafaella Baptista Nunes

"HIstória para Erês": A literatura como fonte para o diálogo entre temas sensíveis e Educação Histórica"; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Claudia Urban;

Fernanda Almeida de Souza

Professor pesquisador e o ensino de História: Educação Histórica como possibilidade teórica e reflexiva; 2019; Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal do Paraná, ; Orientador: Ana Claudia Urban;

Daniele Sikora Kmiecik

O desenho como narrativa e a aprendizagem histórica; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, ; Orientador: Ana Claudia Urban;

Patricia Rogéria de Matos Torres

Cidadania e Ensino de História: o caso da Coleção "Historiar: fazendo, contando e narrando a História"; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, ; Orientador: Ana Claudia Urban;

Sheyla Francielle Mayer da Costa

Ensino de História nos anos iniciais: reflexão sobre possibilidades para a prática pedagógica; 2018; Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal do Paraná, ; Orientador: Ana Claudia Urban;

Geraldo Becker

Consciência histórica e atribuição de sentido: perpspectivas de jovens estudantes do Ensino Médio em relação à história da cidade de Curitiba; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Claudia Urban;

Antonio Diogo Greff de Freitas

Consciência histórcico no ciberespaço: análise de fontes históricas e as mudanças na construção de sentido em estudantes do Ensino Médio; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Claudia Urban;

Camila Chueire Caldas

AS RELIGIÕES DA MATRIZ AFRICANA NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA PARA A ABORDAGEM DE TEMAS DIFÍCEIS DIANTE DE UM NOVO HUMANISMO; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Claudia Urban;

Juliane Nascimento das Neves

Educação Histórica e Educação Escolar Indígena: como crianças e jovens da etnia Mbyá Guarani se relacionam com a "história difícil"; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Claudia Urban;

Juliano Mainardes Waiga

Educação Histórica e Ciências da Educação: diálogos epistemológicos; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Claudia Urban;

Carla Gomes da Silva

Aprendizagem como essência da Educação Histórica: um percurso a partir da análise de teses e dissertações 1985 a 2015; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, ; Orientador: Ana Claudia Urban;

Luana Zucoloto Mattos Moreira

A relação de estudantes do Ensino Fundamental II com as fontes históricas na produção do conhecimento histórico; 2016; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, ; Orientador: Ana Claudia Urban;

Sheyla Francielle M

da Costa Scarpin; O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CURITIRA: A PRÁTICA DOCENTE NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA SIGNIFICATIVO; ; 2016; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, ; Orientador: Ana Claudia Urban;

Antonio Diogo Greff de Freitas

Consciência histórica no ciberespaço: análise de fontes históricas e as mudanças na construção de sentido histórico em estudantes do Ensino Médio; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Claudia Urban;

Cristina Elena Taborda Ribas

O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO E O NOVO ENSINO MÉDIO: A IDEOLOGIA NEOLIBERAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E NO REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ; 2024; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, ; Orientador: Ana Claudia Urban;

Geraldo Becker

Atribuição de sentidos à experiência humana no tempo: a práxis como fundamento do método e da metodologia da Didática da História; 2023; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, ; Orientador: Ana Claudia Urban;

Vaneska Mezete Pegoraro

Material Didático para a formação de professores: uma expereiência da Rede Municipal de Ensino de Curitiba; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Editorial/ênfse em mat; didáticos) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Ana Claudia Urban;

DIOURY DE ANDRADE BUENO

Brinquedos e brincadeiras: uma reflexão sobre o trabalho com fontes históricas na Educação Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ana Claudia Urban;

Angelita de Paula

As possibilidades para o ensino de História do Paraná no mundo da web; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ana Claudia Urban;

Kelly Dionísio de Souza

O museu também ensina: um estudo sobre as práticas educacionais dos museus; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ana Claudia Urban;

LAREANE LOURENÇO MACHADO

UM RETRATO DO TRABALHO INFANTIL NO MATERIAL DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ana Claudia Urban;

Juliana Santos de Matos

?APRENDER TRANSCENDE AS PAREDES DE UMA SALA DE AULA?: A APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA EM MUSEUS CURITIBANOS; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ana Claudia Urban;

LAREANE LOURENÇO MACHADO

Um retrato do trabalho infantil no livro didático de História do Brasil contemporâneo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ana Claudia Urban;

Rafaella Baptista Nunes

Entre ficção e História: a literatura ficcional como fonte no ensino de História; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ana Claudia Urban;

Karina Pereira Machado

Prática educativas em museus: MAE - Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ana Claudia Urban;

Adrieli Xavier de Jesus

O curso do Magistério: reflexões sobre a formação do professor; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Sant'Ana; Orientador: Ana Claudia Urban;

Sandra Mara de Oliveira Januário

Uma investigação sobre a implementação do Projeto Politico Pedagógico em escolas municipais na cidade de Ponta Grossa; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Sant'Ana; Orientador: Ana Claudia Urban;

BRUNO CÉSAR LÔBO DE MEDEIROS

Implicações na transição do 5o; para o 6o; ano do ensino fundamental de estudantes do ensino público; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Sant'Ana; Orientador: Ana Claudia Urban;

Cristiane de Souza Meira

Maria Montessori; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Sant'Ana; Orientador: Ana Claudia Urban;

Vanessa Mascareli P

Casaro; Análise da evolução cognitiva motivada em um mundo virtual; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Sant'Ana; Orientador: Ana Claudia Urban;

Josiane Aparecida Brabicoski

O princípio ético e a avaliação; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Sant'Ana; Orientador: Ana Claudia Urban;

Jane Ponciano de Arruda

Escola e família: uma parceria necessária; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Sant'Ana; Orientador: Ana Claudia Urban;

Renata Wichert

As condições de trabalho e qualidade de vida do professor; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Sant'Ana; Orientador: Ana Claudia Urban;

Valéria de Moura Jansen

Formação continuada de professores de educação infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Sant'Ana; Orientador: Ana Claudia Urban;

Débora Silva

A educação profissionalizante de nivel técnico em Ponta Grossa; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Sant'Ana; Orientador: Ana Claudia Urban;

Luciane do Rocio Pereira

Afetividade em sala de aula: como professor e aluno entendem o significado do afeto; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Sant'Ana; Orientador: Ana Claudia Urban;

Luciana Fagundes Rosa

Atividades Lúdicas para a aprendizagem; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Sant'Ana; Orientador: Ana Claudia Urban;

Regina Celia Melo Novakowski

A Educação Infantil na rede pública municipal de ensino: uma história em construção; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Sant'Ana; Orientador: Ana Claudia Urban;

Nizeclei de Mello Krubniki

O resgate de valores com alunos em privação de liberdade: uma prática em construção; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Sant'Ana; Orientador: Ana Claudia Urban;

REGINA TULLIO BREDA

"Aprendi que quando a gente quer fazer, a gente tem que confiar": reflexões sobre a afetividades na prática pedagógica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Sant'Ana; Orientador: Ana Claudia Urban;

Michele Aparecida da Cruz

Dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Sant'Ana; Orientador: Ana Claudia Urban;

Miriam Luciane Glowinka

A impportância do ensino de Filosofia para a formação de educandos no Ensino Médio; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Sant'Ana; Orientador: Ana Claudia Urban;

Angela Camargo Xavier

O significado da Educação Infantil na comunidade do CEI Ana Neri; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Sant'Ana; Orientador: Ana Claudia Urban;

Gilsiane de Fátima Roth

O ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação Superior Sant'Ana; Orientador: Ana Claudia Urban;

Andressa Cristina Bach Ribeiro

Atividades Lúdicas na Educação; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação Superior Sant'Ana; Orientador: Ana Claudia Urban;

Thakyane do Rocio Souza Pinto

Educar brincando: visão pedagógica e prática docente; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação Superior Sant'Ana; Orientador: Ana Claudia Urban;

Daniele de Fátima Jonko

A importancia do trabalho pedagogico com criancas hospitalizadas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação Superior Sant'Ana; Orientador: Ana Claudia Urban;

Márcia Roberto de Lima

A formacao do professor: os saberes necessarios para seu saber fazer; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação Superior Sant'Ana; Orientador: Ana Claudia Urban;

Eliane Prado

Relação pais e filhos: um estudo de caso da Escola Municipal Frederico Degraf; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação Superior Sant'Ana; Orientador: Ana Claudia Urban;

Semilda Ghedini da Silva

Relaçoes éticas associdas ao processo de formaçao do profissional da educaçao; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação Superior Sant'Ana; Orientador: Ana Claudia Urban;

Cristiane Ranthun

Arte de ler; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Sant'Ana; Orientador: Ana Claudia Urban;

Lindamara Batista

Literatura infantil: prazer e arte; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Instituto de Educação Superior Sant'Ana; Orientador: Ana Claudia Urban;

Semilda Ghedini da Silva

A formação continuada de professores: um contexto para (re) pensar o cotidiano; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Instituto de Educação Superior Sant'Ana; Orientador: Ana Claudia Urban;

Produções bibliográficas

  • URBAN, A. C. ; BUENO, D. A. . PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO INFANTIL: A PRESENÇA DE FONTES PATRIMONIAIS NO CURRÍCULO MUNICIPAL DE CURITIBA/PR. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL (CURITIBA. ONLINE) , v. 20, p. 95-109, 2025.

  • BUENO, DIOURY DE ANDRADE ; URBAN, ANA CLAUDIA . EDUCAÇÃO HISTÓRICA E PATRIMÔNIO CULTURAL. VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM) , v. 20, p. 235-248, 2024.

  • URBAN, A. C. ; SANCHES, T. C. . A base nacional comum curricular: um olhar para o ensino de história nos anos iniciais. EDUCAR EM REVISTA , v. 40, p. 1-15, 2024.

  • URBAN, ANA CLAUDIA ; DONGLEY GERMINARI, GEYSO . O historiador e a formação histórica: espaços de práticas - Apresentação. TEMPOS HISTÓRICOS (EDUNIOESTE) , v. 27, p. 5-11, 2024.

  • ANDRADE, S. F. F. ; CAVAZZANI, A. L. M. ; URBAN, A. C. . O ensino de Historia a partir dos lugares de memoria e patrimimônios da cidade como potencial educativo. REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR , v. 9, p. 32-49, 2023.

  • RIBAS, CRISTINA ; URBAN, ANA CLAUDIA . Análise e recontextualização na construção da BNCC do Ensino Médio: intencionalidades no documento e influência de fundações. CONCILIUM (BRASIL) , v. 22, p. 827-835, 2022.

  • URBAN, A. C. ; BECKER, G. . A ditadura civil-militar e a democracia no Paraná. História & Ensino , v. 27, p. 77-92, 2021.

  • BECKER, G. ; URBAN, A. C. . A crise política, econômica e social na Venezuela no olhar de estudantes do Ensino Médio. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 52144-52159, 2021.

  • GONÇALVES, NADIA GAIOFATTO ; URBAN, ANA CLÁUDIA . PRÁTICA DE DOCÊNCIA EM HISTÓRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS/AS. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE) , v. 37, p. 01-18, 2021.

  • BECKER, G. ; URBAN, ANA CLÁUDIA . Os sentidos atribuídos por estudantes do Ensino M[edio a música e a moda no primeiro e segundo reinado no Brasil. REVISTA DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA , v. 22, p. 37-47, 2021.

  • URBAN, A. C. ; GERMINARI, G. D. . Educação histórica e a contribuição para a formação de professores: experiências de pesquisa. ROTEIRO , v. 45, p. 1-22, 2020.

  • SUKOW, NIKITA ; URBAN, ANA CLAUDIA . Concepções de história local nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997): uma análise ancorada na perspectiva da educação histórica. OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 8, p. 67-79, 2020.

  • SCHMIDT, M. A. ; URBAN, A. C. . Community Museusms. A proposition for History Education. MuseumEdu Education and Research in Cultural Spaces , v. 6, p. 239-252, 2018.

  • SCHMIDT, M. A. ; URBAN, A. C. . Afinal, o que é Educação Histórica?. Revista Ibero-Americana de Educação Histórica , v. 1, p. 7-31, 2018.

  • URBAN, A. C. . La enseñanza de Estudios sociales en Brasil: una contribución para el debate. CLIO. History and History teaching , v. 43, p. 113-123, 2017.

  • SCHMIDT, M. A. ; URBAN, A. C. . Aprendizagem e formação da consciência histórica: possibilidades de pesquisa em Educação Histórica. Educar em Revista (Impresso) , v. 60, p. 17-42, 2016.

  • SCHMIDT, M. A. ; URBAN, A. C. . Aprendizagem e formação da consciência histórica: possibilidades de pesquisa em Educação Histórica. EDUCAR EM REVISTA (IMPRESSO) , p. 17-42, 2016.

  • BECKER, G. ; URBAN, ANA CLÁUDIA . Evidências da História de Curitiba na visão de estudantes do Ensino Médio. REVISTA DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA , v. 13, p. 55-64, 2016.

  • URBAN, A. C. . Educação Histórica e a experiência de produção de materiais: contribuições para a aprendizagem na educação infantil. Reladei - Revista Latino Americana de Educación Infantil , v. 4, p. 73-86, 2015.

  • URBAN, A. C. . A didática da história nos manuais destinados à formação de professores. Dialogos (Maringa) , v. 19, p. 275-287, 2015.

  • URBAN, A. C. . A Didática da História em fontes documentais relacionadas à formação de professores. Territórios e Fronteiras (Online) , v. 8, p. 23-39, 2015.

  • SCHMIDT, M. A. ; URBAN, A. C. . El significado de la investigación en la formación del profesor de Historia en Brasil: desafios en tiempo de globalización. ANDAMIO Revista de Didactica de la Historia , v. 2, p. 13-31, 2015.

  • URBAN, A. C. ; SCHMIDT, M. A. . A construção do código disciplinar da Didática da História no Brasil no período da Ditadura Militar: os 'Cadernos do MEC'.. Revista de História da UEG , v. 3, p. 01-14, 2014.

  • URBAN, A. C. . O trabalho com fontes históricas no Ensino Fundamental. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online) , v. unico, p. 144-157, 2014.

  • URBAN, A. C. . O Código disciplinar da Didática da História nos manuais destinados à formação de professores. Revista HISTEDBR On-line , v. unico, p. 188-197, 2014.

  • URBAN, A. C. . A constituição do código disciplinar da Didática da História nas propostas dos cursos de formação de professores. Revista de Educação Histórica REDUH , v. 2, p. 172-183, 2013.

  • URBAN, A. C. . A Didática da História e a Educação Histórica. Faculdade Sant' Ana em revista , v. 3, p. 24-28, 2008.

  • LIMA, M. R. ; URBAN, A. C. . Formação do professor: os saberes necessários para seu "saber fazer". Faculdade Sant' Ana em revista , v. 3, p. 19-28, 2008.

  • URBAN, A. C. ; SCHNECKENBERG, M. . Parceria realiza experiencia de formação continuada de gestores escolares. Gestão em Rede (Brasília) , v. unico, p. 13-14, 2002.

  • URBAN, ANA CLÁUDIA ; VILHARVE, A. G. ; BECKER, G. ; SCHMIDT, M. A. ; GEVAERD, R. T. F. . Povo Mbyá Guarani, uma história de resist~encias e esperanças. 1. ed. Curitiba: WAS Edições, 2023. v. 1. 40p .

  • SCHMIDT, M. A. (Org.) ; URBAN, A. C. (Org.) . O que é Educação Histórica. 1. ed. Curitiba: W.A Editores, 2018. v. 1. 144p .

  • URBAN, A. C. ; MARTINS, E. C. R. (Org.) ; CAINELLI, M. R. (Org.) . Educação Histórica: ousadia e inovação em Educação e em História. 1. ed. Curitiba: W.A. Editores, 2018. v. 1. 448p .

  • URBAN, A. C. ; LUPORINI, T.J. . Aprender e ensinar História nos anos iniciais do ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2015.

  • SCHMIDT, M. A. (Org.) ; URBAN, A. C. (Org.) . Um registro do 29 de abril de 2015: para não squecer. 1. ed. Curitiba: W.A. Editores, 2015.

  • URBAN, A. C. . Didática da História: contribuições para a formação de professores. 1. ed. Curitiba: Juruá Editora, 2011. v. unico. 206p .

  • SCHMIDT, M. A. ; URBAN, A. C. . Minha infância (Coleção Eu conto história). 1. ed. Curitiba: Base Editora, 2008. 144p .

  • SCHMIDT, M. A. ; URBAN, A. C. . Significados da infância (Coleção Eu conto história). 1. ed. Curitiba: Base Editora, 2008. 160p .

  • SCHMIDT, M. A. ; URBAN, A. C. . Infância brasileira (Coleção Eu conto história). 1. ed. Curitiba: Base Editora, 2008. 160p .

  • SCHMIDT, M. A. ; URBAN, A. C. . Infância na história do Brasil (Coleção Eu conto história). 1. ed. Curitiba: Base Editora, 2008. 192p .

  • BECKER, G. ; URBAN, A. C. . A Vida e a Morte no olhar de Estudantes do Ensino Médio: Cultura e Preconceito. In: Maria Auxiliadora Schmidt; Marcos da Silva Oliveira. (Org.). EDUCAÇÃO HISTÓRICA: TEORIA, METODOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 1ed.Curitiba: WAS Edições, 2024, v. unico, p. 244-288.

  • RIBAS, C. E. T. ; URBAN, A. C. . Tendências Pedagógicas dos Movimentos Curriculares da década de 1990. In: Maria Auxiliadora Schmidt Marcos da Silva Oliveira. (Org.). EDUCAÇÃO HISTÓRICA: TEORIA, METODOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 1ed.Curitiba: WAS Edições, 2024, v. unico, p. 259-275.

  • ABREU, T. K. ; URBAN, A. C. . O Professor Historiador e a construção de seus Saberes e Práticas. In: Maria Auxiliadora Schmidt Marcos da Silva Oliveira. (Org.). EDUCAÇÃO HISTÓRICA: TEORIA, METODOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 1ed.Curitiba: WAS Edições, 2024, v. unico, p. 276-288.

  • SANTANA, J. M. ; URBAN, A. C. . A Educação Histórica fundamentando o Ensino e a Aprendizagem de História em Perspectivas Antirracistas. In: Maria Auxiliadora Schmidt Marcos da Silva Oliveira. (Org.). EDUCAÇÃO HISTÓRICA: TEORIA, METODOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 1ed.Curitiba: WAS Edições, 2024, v. unico, p. 326-337.

  • URBAN, A. C. ; BECKER, G. . Educação Histórica: concepção de aprendizagem, método e metodologia. In: Maria Auxiliadora Schmidt. (Org.). Educação Histórica: confrontações com a História e a Educação. 1ed.Curitiba: WAS Edições, 2024, v. unico, p. 261-272.

  • RIBAS, C. E. T. ; URBAN, A. C. ; BECKER, G. . História Local: possíveis diálogos entre teoria e prática. In: Nadia G. Gonçalves; Ana Claudia Urban. (Org.). Ensino de História: contribuições a partir da História Local. 1ed.Curitiba: Appris Editora, 2023, v. , p. 43-57.

  • GONCALVES, N. G. ; URBAN, A. C. . Ensino de História: diálogos e possibilidades - referenciais e proposições de um projeto de extensão. In: Nadia G. Gonçalves; Ana Claudia Urban. (Org.). Ensino de História: contribuições a partir da História Local. 1ed.Curitiba: Appris Editora, 2023, v. unico, p. 13-26.

  • SCHMIDT, M. A. ; URBAN, A. C. . HENRI MONIOT ET LE RENOUVELLEMENT DE L'ENSEIGNEMENT DE L'HISTOIRE AU BRÉSIL. In: Mostafa Hassani-Idrissi. (Org.). HENRI MONIOT Historien et didacticien. 1ed.Paris: Historiques, 2023, v. unico, p. 25-35.

  • SCHMIDT, M. A. ; URBAN, A. C. . Didática da História no Brasil: trajetórias e perspectivas. In: Ilaria Bellati; Concepcion Fuentes Moreno; Pedro Miralles Martínez; Lydia Sánches Gómez. (Org.). Las ciencias sociales y su didáctica: piensamento histórico y educación democrática. 1ed.Barcelona: Editorial Octaedro, 2023, v. unico, p. 30-45.

  • FRONZA, M. ; URBAN, A. C. . Aprendizagem histórica em ambiente de escolarização. In: Luís Fernando Cerri; Osvaldo Mariotto Cerezar; Renilson Rosa Ribeiro. (Org.). Territórios Disputados: Produção de Conhecimento no Ensino de História em Tempos de Crise. 1ed.Cáceres: UNEMAT Editora, 2021, v. 1, p. 74-89.

  • URBAN, A. C. ; SUKOW, NIKITA . Didática da História e História Local: uma contribuição para o debate na Educação Histórica. In: Glaucia da Silva Brito. (Org.). Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação: Percursos Metodológicos e Significativos. 1ed.Rio de Janiero: Business Graphics Editora, 2020, v. 1, p. 43-58.

  • CALDAS, C. C. ; URBAN, A. C. . Temas Controversos na História do Brasil: as religiões de matriz africana. In: Geraldo Becker. (Org.). Temas sociais controversos e os desafios da educação histórica. 1ed.Curitiba: W.A Editores, 2019, v. 1, p. 432-441.

  • BECKER, G. ; URBAN, A. C. . Fontes iconográficas e a História de Curitiba: sentidos atribuídos por jovens estudantes. In: Geraldo Becker. (Org.). Temas sociais controversos e os desafios da educação histórica. 1ed.Curitiba: W.A. Editores, 2019, v. 1, p. 244-254.

  • URBAN, A. C. . A ?ideia da historia difícil? em manuais didáticos voltados aos anos iniciais do ensino fundamental. In: Gloria Solé e Isabel Barca. (Org.). O MANUAL ESCOLAR NO ENSINO DA HISTÓRIA: VISÕES HISTORIOGRÁFICAS E DIDÁTICAS. 1ed.Porto: Associação de professores de História, 2018, v. unico, p. 164-174.

  • URBAN, A. C. . Didática da História: constituição de um código disciplinar. In: Ana Claudia Urban; Estevão de Rezende Martins, Marlene Cainelli. (Org.). Educação Histporica: ousadia e inovação em Educação e em História. 1ed.Curitiba: W.A. Editores, 2018, v. unico, p. 215-226.

  • URBAN, A. C. . Didática da História e formação de professores: uma contribuição para o debate na educação histórica. In: Claudia Pinto Ribeiro;Helena Vieira; Isabel Barca;Luis Alberto Marques Alves; Maria Helena Pinto; Marilia Gago. (Org.). Epistemologias e Ensino de História. 01ed.Porto: CITCEM, 2017, v. 01, p. 427-444.

  • URBAN, A. C. . The Didatic os History in manuals aimed for teachers formation. In: Maria Auxiliadora Schmidt; Lucas Pydd Nechi. (Org.). Brazilian Investigation in History Education. 1ed.Curitiba: W.A. Editores, 2016, v. 1, p. 75-86.

  • URBAN, A. C. ; SCHMIDT, M. A. . Pesquisas em educação histórica - teoria e método no contexto do Programa de Pós graduação e do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica do PPGE/UFPR. In: Regina Cely de C. Hagemeyer; Ricardo A. Sá; Cleusa Valério Gabardo. (Org.). Diálogos Epistemológicos e Culturais. 1ed.Curitiba: W.A. Editores, 2016, v. 1, p. 21-38.

  • URBAN, A. C. . Reflexões sobre a Didática da História, Educação Histórica e Formação de Professores. In: Maria Auxiliadora Schmidt; Marcelo Fronza. (Org.). Consciência Histórica e Interculturalidade: Investigações em Educação Histórica. 1ed.Curitiba: W.A. Editores, 2016, v. 1, p. 109-119.

  • URBAN, A. C. . A Didática da História em manuais de formação de professores no Brasil e na Espanha: contribuições para o debate da Educação Histórica. In: Maria Auxiliadora M. Santos Schmidt; Isabel Barca; Ana Claudia Urban. (Org.). Passados possíveis: a Educação Histórica em debate. 1ed.Ijuí: Unijuí, 2014, v. , p. 161-175.

  • SCHMIDT, M. A. ; URBAN, A. C. . O ensino de História e a Ditadura Militar: o caso da Coletânea de História da América para o 2º grau do Governo do Estado de São Paulo. In: Maria Auxiliadora M. Santos Schmidt; Kátia Abud. (Org.). 50 anos da Ditadura Militar: capítulos sobre o Ensino de História no Brasil. 1ed.Curitiba: W &A Editores, 2014, v. 1, p. 71-82.

  • URBAN, A. C. . Manuais de Didática de Estudos Sociais como fontes para o código disciplinar da Didática da História. In: Tânia Maria F.B. Garcia, Maria Auxiliadora Schmidt, Rafael Valls. (Org.). Didática, história e manuais escolares: contextos ibero-americanos. 1eded.Ijuí: Unijuí, 2013, v. , p. 139-161.

  • URBAN, A. C. . A Didática da História nos manuais destinados à formação de professores. In: Joaquín Prats; Isabel Barca; Ramón Facal. (Org.). Historia e Identidades Culturales. 1ed.Minho: CIED, 2013, v. unico, p. 414-423.

  • URBAN, A. C. . O código disciplinar da Didática da História nos manuais destinados à formação de professores. In: Tânia M.F. B. Garcia; Deise C. Picanço; Leilah S. Bufrem; Jesus R. Rodrígues; Susane V. Knudsen.. (Org.). Desafios para a superação das desigualdades sociais: o papel dos manuais didáticos e das mídias educativas. 1ed.Curitiba: IARTEM/NPPD, 2013, v. unico, p. 310-315.

  • URBAN, A. C. . A Didática da História nos cursos de Formaçao de Professores. In: Maria Auxiliadora Schmidt, Tânia Maria F. Braga Garcia. (Org.). Perspectivas de Investigação em Educação Histórica. 1ed.Curitiba: Editora UTFPR, 2006, v. II, p. 02-07.

  • URBAN, A. C. . Projetos de trabalho para o Ensino Medio. In: Christiane M. Maia; Maria Fani Scheibel. (Org.). Didatica: organizacao do trabalho pedagogico. 1ed.Curitiba: IESDE Curitiba, 2006, v. unico, p. 165-174.

  • URBAN, A. C. . Projetos de trabalho para as series finais do Ensino Fundamental. Didatica: organizacao do trabalho pedagogico. 1ed.Curitiba: IESDE Curitiba, 2006, v. unico, p. 155-163.

  • URBAN, A. C. . Projeto Político Pedagógico. Educação em Revista, Ponta Grossa, p. 08 - 08, 01 out. 2000.

  • SANTANA, J. M. ; URBAN, A. C. . Conteúdos substantivos antirracistas: construindo repertórios outros para o ensino de história antirracista. In: XXIII CONGRESSO INTERNACIONAL DAS JORNADAS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 2024, Goiânia. Natureza, diversidade e os desafios para a cultura histórica. Goiânia: Ed. dos Autores, 2024. v. unico. p. 203-228.

  • CAMARGOS, F. P. ; URBAN, A. C. . A participação protagonista das mulheres no movimento da Reforma Protestante. In: XVIII ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DAANPUH-PR, 2022, Foz do Iguaçu. NAÇÃO, POVOS E TERRITÓRIOS - Configurações e Reconfigurações. Foz do Iguaçu: UNILA, 2022. v. unico.

  • URBAN, ANA CLÁUDIA ; SANCHES, T. C. . DOS PCN´S A BNCC: UM OLHAR PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS. In: III Jornadas Latino-americanas de Ensino de História: XIII Seminário Nacional de Didática da História (13, Ponta Grossa ? PR)., 2022, Ponta Grossa. Anais eletrônicos das 3º. Terceiras Jornadas Latino-americanas de Ensino de História Encruzilhadas do ensino e da aprendizagem de História na América Latina. Ponta Grossa: UEPG, 2022. v. unico.

  • URBAN, A. C. . EDUCAÇÃO HISTÓRICA E A EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NO INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO. In: IX Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales en el Ámbito Iberoamericano, 2019, Barcelona. IX Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales en el Ámbito Iberoamericano. Barcelona: UNO Editorial, 2019. v. unico. p. 322-332.

  • URBAN, A. C. . La constitución de un código disciplinar de la didáctica de la historia. In: Congreso Internacional, 2014, México. Epistemologías y Metodologías de la investigación en Educação. Tlxacala: Universidade Autónoma de Tlaxcala, 2014. v. unico. p. 01-13.

  • URBAN, A. C. . O trabalho com fontes históricas no Ensino Fundamental. In: X Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História, 2013, Aracaju. X ENPEH Políticas e Práticas no Ensino de História. Aracaju: EDISE, 2013.

  • URBAN, A. C. . Manuais de didática de Estudos Sociais como fonte para o código disciplinar da Didática da História. In: IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História, 2011, Florianópolis. IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História/America Latina em perspectiva: culturas, memórias e saberes. Florianópolis: UFSC/CED, 2011. v. 1. p. 01-14.

  • URBAN, A. C. . A construção do código disciplinar da Didática da História no Brasil no período da Ditadura Militar: os 'cadernos do MEC'.. In: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luis. Infância, Juventude e Relação de Gênero na História da Educação. São Luis: Universidade Federal do Maranhão, 2010.

  • URBAN, A. C. . Didática da História: constituição de um código disciplinar. In: VII Encontro Nacional Perspectivas para o Ensino de História, 2009, Uberlandia. VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Uberlândia: EDUFU, 2009. v. unico. p. 01-12.

  • URBAN, A. C. . Fundamentos do código disciplinar da Didática da Históira. In: VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História, 2008, São Paulo. Anais do VIII do Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de Historia. São Paulo: USP, 2008.

  • URBAN, A. C. . A Didática da História e a Educação Histórica. In: VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2007, Natal. Anais do VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Natal - RN: EDUFRN, 2007. v. unico.

  • URBAN, A. C. ; SCHMIDT, M. A. . Algumas considerações sobre a Didática da História como disciplina escolar. In: VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, 2006, Belo Horizonte. VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História. Belo Horizonte: FAE/UFMG, 2006. v. unico.

  • URBAN, A. C. . Pensando a Didática da Historia nos cursos de formação de professores. In: Semana de Ensino, Pesquisa e Extensäo (2005 : 2006 : Curitiba), 2006, Curitiba. Anais / XIX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão; EncontroSociedade Brasileira de Ensino de Ciências Regional Sul. Curitiba: UFPR, 2006. v. unico.

  • Semilda Ghedini da Silva ; URBAN, A. C. . Relações éticas associadas ao processo de formação do profissional da educação. In: IV Jornada Científica de Educação dos Campos Gerais, 2006, Ponta Grossa. IV Jornada Científica de Educação dos Campos Gerais, 2006.

  • URBAN, A. C. ; SCHMIDT, M. A. . Algumas reflexões sobre a Didática como disciplina escolar. In: Semana de Ensino, Pesquisa e Extensäo (2005 - 2006 - Curitiba), 2005, Curitiba. XIX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão; I Encontro. Curitiba: UFPR, 2005. v. unico.

  • URBAN, A. C. . O ensino de História face à prática docente nas séries iniciais na Rede Pública Municipal de Ponta Grossa. In: III Encontro Perspectivas do Ensino de História, 1999, Curitiba. II Encontro Perspectivas do Ensino de História. Curitiba: Aos quantro ventos, 1999. v. unico. p. 412-419.

  • URBAN, A. C. . Alguns desafios do ensino de História nas séries iniciais. In: IV Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História, 1999, Ijuí. IV Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História. Ijui: UNIJUI, 1999. v. unico. p. 21-25.

  • BUENO, D. A. ; URBAN, ANA CLÁUDIA . o componente curricular 'cultura e patrimônio' proposto para as escolas estaduais de tempo integral. In: : XII Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História, 2021, Cuiabá. Ensino de história entre fios e lavrados: relatos, resumos e esperanças de um evento:. Caceres: UNEMAT, 2021. v. unico. p. 214-216.

  • NUNES, R. B. ; URBAN, ANA CLÁUDIA . O romance histórico brasileiro contemporâneo como fonte para o ensino de História. In: : XII Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História, 2021, Cuiabá. Ensino de história entre fios e lavrados: relatos, resumos e esperanças de um evento:. Caceres: UNEMAT, 2021. v. unico. p. 263-216.

  • BECKER, G. ; URBAN, ANA CLÁUDIA . A música e a moda como expressões da cultura no primeiro e segundo reinado no Brasil a partir do olhar dos estudantes do Ensino Médio. In: XII Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História, 2021, Cuiabá. Ensino de história entre fios e lavrados: relatos, resumos e esperanças de um evento:. Caceres: UNEMAT, 2021. v. unico. p. 221-221.

  • BECKER, G. ; URBAN, A. C. . OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO A MUSICA E A MODA NO PRIMEIRO E SEGUNDO REINADO NO BRASIL. In: XI ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA - PERSPECTIVAS WEB 2020, 2020, Ponta Grossa. ANAIS DO XI ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA - PERSPECTIVAS WEB. Ponta Grossa, 2020. v. unico. p. 1-10.

  • URBAN, A. C. ; SCHMIDT, M. A. . O ensino de História da América no período civil militar brasileira: o caso da Coletânea de Documentos de História da América para o 2º grau do Governo do Estado de São Paulo. In: XI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, 2014, Toluca. XI CIHELA Sujetos, poder y disputas por la educación. Mexico, 2014. p. 42-43.

  • SCHMIDT, M. A. ; URBAN, A. C. ; TAUSCHECK, W. . Museum of community and human rights: a proposal for the historical education. In: History Educators International Research Network (HEIRNET), 2014, Ljubljana. History educators international reserch network. Ljubljana: University Press, Faculty of Arts, 2014. v. unico. p. 45-45.

  • URBAN, A. C. ; Semilda Ghedini da Silva . A ética como norteadora do trabalho docente. In: V Jornada Cientifica de Educação dos Campos Gerais, 2007, Ponta Grossa. V Jornada Cientifica de Educação dos Campos Gerais. Ponta Grossa, 2007.

  • URBAN, A. C. ; LUPORINI, T.J. . Formação docente e proposta curricular: as possibilidades para o ensino de Historia nas séries iniciais. In: VI Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas: Historia, Sociedade e Educação no Brasil - A Historia da Escola Publica no Brasil, 2003, Aracaju. VI Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas - A Historia da Escola Pública no Brasil. Aracaju: Universidade Federal de Sergipe, 2003. v. unico. p. 121-122.

  • URBAN, A. C. . O currículo de História na rede Municipal de Ponta Grossa. In: II Jornada do HISTEDBR - História, Sociedade e Educação no Brasil - Região Sul, 2002, Ponta Grossa e Curitiba. II Jornada do HISTEDBR - Região Sul. Ponta Grossa: UEPG, 2002. v. unico. p. 90-91.

  • URBAN, A. C. . Diálogo entre a Didática da História e a formação de professores: perspectivas da Educação Histórica. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • URBAN, A. C. . Reflexões sobre a História e a sua constituição como Ciência. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • URBAN, A. C. . Didática da História: a constituição de um código disciplinar. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • URBAN, A. C. . Temas sociais controversos no período da Ditadura militar: a série 'controvérsias na História do Brasil/MEC'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • URBAN, A. C. . Educação Histórica e a experiência de produção de materiais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • URBAN, A. C. ; SCHMIDT, M. A. . Contando histórias de nossa gente: museu de periferia e Educação Histórica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • URBAN, A. C. . A didática da História nos manuais destinados à formação de professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • URBAN, A. C. . A CONSTITUIÇÃO DO CÓDIGO DISCIPLINAR DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA NAS PROPOSTAS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • URBAN, A. C. . Manuais de didática de Estudos Sociais como fonte para o código disciplinar da didática da História. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • URBAN, A. C. . A temática escravidão em investigações publicadas entre 1996-2009:Perspectivas e Pesquisadores do Ensino de História. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • URBAN, A. C. . Manuais de Estudos Sociais voltados à formação de professores como fonte para o código disciplinar da Didática da História. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • URBAN, A. C. . Didática da História: percurso de um código disciplinar no Brasil e na Espanha. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • URBAN, A. C. . Educaçao Histórica: perspectiva de alunos e professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • URBAN, A. C. . Normal Superior uma formação de qualidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • URBAN, A. C. ; GERMINARI, G. D. . Aprendizagem histórica e formação de professores: contribuições da pesquisa em Educação Histórica. Joaçaba: Roteiro, 2020 (Apresentação de dossiê doi.org/10.18593/r.v45i0.24849).

  • URBAN, A. C. . Didática da História: percursos de um código disciplinar no Brasil e na Espanha. Campinas: Revista HISTEDBR On-line, 2012 (Resumo).

  • URBAN, A. C. . Importância da pesquisa em Educação. Ponta Grossa: UEPG/NETEAD, 2010 (Texto publicado em material para Educação à distância).

  • URBAN, A. C. . Resenha: Em tempo: História, Memória, Educação. Barcelona: GRAO EDITORA, 2009 (Resenha).

Outras produções

URBAN, A. C. . Os manuais didáticos no Brasil contemporâneo e o Programa Nacional do Livro didático. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

URBAN, A. C. . Contribuições do pensamento de Jörn Rüsen para a formação de professores de História. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

URBAN, A. C. ; SUKOW, NIKITA . Ensino de de História e História Local. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

URBAN, A. C. ; BECKER, G. . Patrimônio Histórico e o trabalho com fontes históricas. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

URBAN, ANA CLAUDIA . A ideia de aprendizagem em manais de História destinados à formação de professores. 2021. (Relatório de pesquisa).

URBAN, A. C. ; GERMINARI, G. D. ; OLIVEIRA, T. A. D. . Aprendizagem e formação da consciência histórica: experiências e reflexões sobre os conteúdos escolares. 2020. (Coordenação de grupo de trabalho em evento Nacional).

URBAN, A. C. ; SCHMIDT, M. A. . História do Paraná: o trabalho com fontes históricas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

URBAN, A. C. . História do Paraná: o trabalho com fontes históricas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

URBAN, A. C. . História do Paraná: narrativas e fontes históricas de arquivos institucionais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

URBAN, A. C. . A História guardada em Arquivos familiares. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

URBAN, A. C. . A História guardada em arquivos familiares. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

URBAN, A. C. . Especialização em Logística. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

URBAN, A. C. . Semana de Estudos pedagógicos - SME/Curitiba. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

URBAN, A. C. ; Ribeiro, Marisa Marques ; PEGORARO, V. M. . Filosofia. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materia Didatico para o Ensino Médio).

URBAN, A. C. ; Ribeiro, Marisa Marques ; PEGORARO, V. M. . Sociologia. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materia Didatico para o Ensino Médio).

URBAN, A. C. . Semana de Estudos Pedagógicos SME/Curitiba. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

URBAN, A. C. . Didatica: organizacao do trabalho pedagogico. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

URBAN, A. C. . A organização do trabalho pedagógico na escola. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

URBAN, A. C. . Projeto Político Pedagógico. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

URBAN, A. C. . Ciclo de palestras: Fundamentos da ação docente na Escola Pública. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

URBAN, A. C. . Projeto construção contínua do saber fazer. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

URBAN, A. C. . Metodologia do Ensino de História. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

URBAN, A. C. . Curso de Geografia: vivência, conhecimento e consciência. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

URBAN, A. C. . Curso de capacitação. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

URBAN, A. C. . Curso de capacitação. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

URBAN, A. C. . Semana Pedagógica. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

URBAN, A. C. . Ciclo de .Estudos. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

URBAN, A. C. . Semana pedagógica "Educação e participação". 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2025 - Atual

    A aprendizagem Histórica de crianças, Descrição: O projeto de pesquisa abordando a aprendizagem histórica de crianças justifica-se por entender que tais reflexões contribuem sobremaneira na direção de considerar que crianças em fase de escolarização, aprendem História. Tal afirmação pode parecer, a princípio, desnecessária, mas em outros momentos da história do ensino de História foi considerado que não era oportuno ensinar História às crianças tendo em vista que as mesmas não tinham condições ou prontidão para aprender História. Com o advento de pesquisas que assumiram a criança como sujeito foram apontando que as mesmas se relacionam com a História das mais diversas formas, nesta esteira, há preciosas investigações do campo educacional em diálogo com os pressupostos do campo da Educação Histórica que, além de destacar a forma pela qual as crianças se relacionam com a História, contribuem indelevelmente para as reflexões sobre a aprendizagem histórica. Nesta direção a pesquisa proposta busca, inicialmente, destacar a crescente importância das investigações que assumem, primeiramente, a criança como uma construção social como também a importância das pesquisas sobre a aprendizagem histórica. Vale destacar entre diversos pesquisadores, as contribuições da investigadora inglesa Hilary Cooper, que integra um campo de investigação denominado History Education, que se desenvolveu em meados da década 1970 na Inglaterra. Os pressupostos assumidos pela pesquisadora permitiram a ampliação do olhar sobre a relação das crianças com o conhecimento histórico, bem como sobre as possibilidades de desenvolvimento do pensamento histórico. Ao buscar compreender a relação que as crianças estabelecem e podem estabelecer com o passado, é possível inferir uma concepção de criança como sujeito histórico e de direitos. Desta forma, lança luzes para a compreensão a construção dos sentidos que dão ao mundo e coloca o desafio de investigarmos como a História, enquanto ciência, pode contribuir na formação destes sujeitos, na relação que estabelecem consigo e com o outro, como também sobre o significado do desenvolvimento de uma consciência de passado na relação com a vida.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Ana Claudia Urban - Coordenador / Dioury de Andrade Bueno - Integrante.

  • 2020 - Atual

    Os desafios da formação inicial e continuada de professores e sua relação com os processos de produção do conhecimento na área da Didática da História, Descrição: A presente proposta considera a importância de refletir acerca da constituição do código disciplinar da Didática da História por meio da análise de fontes visíveis, como: relatórios de estágio produzidos por acadêmicos (as) do curso de História da UFPR a partir de 2013, como também por meio de relatos de professores (as) que participaram de curso de formação continuada ofertados pelo Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH/ UFPR) no mesmo período. Em 2009 realizamos a defesa da tese de doutorado intitulada Didática da História: percursos de um código disciplinar no Brasil e na Espanha, a questão fundamental que norteou a pesquisa foi investigação de elementos do código disciplinar da Didática da História na formação de professores e a estratégia foi buscar, por meio de textos visíveis e invisíveis, a natureza do código disciplinar na formação do professor. Nesta etapa de nosso percurso acadêmico estabelecemos como campo de debate teórico as discussões sobre o código disciplinar, encetadas por Fernández Cuesta (1998). As investigações sobre a natureza do código disciplinar foram ancoradas nas contribuições de Chevallard (2005) e também de Rüsen (2001), este autor assume a epistemologia da História como base em investigações que envolvem o ensino e a aprendizagem em História. Dada as limitações da pesquisa se reconhece a necessidade de dar continuidade a tais reflexões buscando perceber como professores (acadêmicos e graduados) pensam sobre a relação entre ensinar e aprender História e, como buscam, em seu cotidiano escolar, superar um viés instrumental, organizando suas práticas pautadas em pressupostos que consideram a construção do conhecimento histórico escolar.Pode-se afirmar que, atualmente, a presença de procedimentos investigativos como elementos para o desenvolvimento da metodologia do ensino de História é uma constante em propostas curriculares e manuais didáticos em diferentes países do mundo. A importância fundamental do método de investigação como componente do método de ensino de História coloca em debate a formação inicial e continuada do professor de História e, tais preocupações são perseguidas pelas investigações e ações de formação ofertadas pelo LAPEDUH, onde o aporte teórico que sustenta os encaminhamentos são pautados na perspectiva da cognição histórica localizada de um campo de investigação chamado de Educação Histórica.No Brasil, a dicotomia entre a formação teórica e a formação prática é um dos principais desafios que, historicamente, tem acompanhado a formação e prática do professor. Uma das consequências desta dicotomia entre teoria e prática, ensino e pesquisa presente na formação inicial dos professores de História no Brasil remete a necessidade de desenvolver propostas de formação continuada que busquem minimizar ou mesmo superar este processo. Neste viés e percurso é que a intenção de pesquisa ora apresentada se assenta, isto é, nos limites do trabalho de pesquisa e docência intencionamos contribuir com a formação do professor de História como produtor de conhecimento, a partir de reflexões sobre as relações entre o seu trabalho e a ciência de referência.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ana Claudia Urban - Coordenador / Geraldo Becker - Integrante / Daniele Sikora Kmiecik - Integrante / Rafaella Baptista Nunes - Integrante / Dioury de Andrade Bueno - Integrante / Cristina Elena Taborda Ribas - Integrante / Tânia Kelly de Abreu - Integrante / Fernanda Almeida de Souza - Integrante., Número de produções C, T & A: 12

  • 2017 - 2019

    INDÍGENAS, QUILOMBOLAS E NAPALM: UMA HISTÓRIA DA GUERRILHA DO VALE DO RIBEIRA, Descrição: Projeto aprovado dentro do edital: MEMÓRIAS BRASILEIRAS: CONFLITOS SOCIAIS CAPES .Instituições Associadas: Universidade Estadual de Londrina , Dra. Marlene Rosa Cainelli; Universidade Federal de Santa Maria, Dr. Jorge Luis da Cunha; Universidade Federal do Mato Grosso, Dr. Marcelo Fronza. Resumo: A Guerrilha do Vale do Ribeira, localizada no interior de São Paulo é um dos episódios mais representativos da história política recente do país, talvez também, um dos mais desconhecidos da sociedade brasileira, e não diferentemente para as sociedades locais. A repressão militar, no inicio dos anos 70, os ?anos de chumbo?, período de vigência de uma ditadura civil-militar (1964-1985), legou uma trágica herança histórica e um forte processo de silenciamento promovido pelo Estado e seus agentes. O aparato militar envolvido na ?Operação Registro? aponta para o uso de cerca de vinte mil homens das forças armada, helicópteros, caças e o bombardeio das áreas rurais com napalm. A perspectiva do II Exército, com sede em São Paulo, era reagir energicamente à tentativa da VRP (Vanguarda Revolucionária Popular) de implantar um modelo de guerrilha rural no país. Comandados por Carlos Lamarca, um dos mais combativos opositores do regime, 19 membros do centro de treinamento da VRP em Jacupiranga, cidade do Vale do Ribeira, se lançaram em luta pelas florestas da região, buscando romper o cerco das forças armadas. As narrativas históricas dos diversos combates, tocaias e fugas da guerrilha são dramáticas, drama que também atingiu camponeses, indígenas e quilombolas da região, considerados colaboradores e entusiastas da guerrilha. O saldo desse processo ainda pode ser percebido nos dias atuais, numa marginalização continuada dos povos tradicionais, no processo de grilagem de terras e no desrespeito aos direitos civis, condição que precisa ser transformada pela percepção do lugar e do histórico em sua contextualização, que essa compreensão permita a geração de sentido critico, habilitando e valorizando os povos tradicionais da Vale do Ribeira e resignificando seu lugar social, pois mudamos os homens, não o mundo. Dessa forma, o projeto: Indígenas, quilombolas e napalm: uma história da guerrilha do Vale do Ribeira, proposto pela Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Estadual de Londrina e o Instituto Georg Ercket da Alemanha. Através do pesquisador Steffen Sammler, congrega pesquisadores na área de educação histórica, educação, história, história dos conflitos sociais e história dos livros didáticos, vem através de seus laboratórios de ensino, pesquisa e extensão, publicando e reconstituindo a história e a memória nacional, propondo a reflexão sobre o ensino de história e a formação da consciência histórica individual. Desejamos construir uma relação de ensino e aprendizagem da História em âmbito escolar e social, utilizando diferentes estratégias de constituição de sentido histórico, com o objetivo de produzir conhecimentos e atribuir novos sentidos a experiências de conflitos recentes na História brasileira em sua relação com a História da Humanidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Claudia Urban - Integrante / Maria Auxiliadora Schmidt - Coordenador / Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd - Integrante / Camila Chueire Caldas - Integrante / Geraldo Becker - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2014 - 2021

    A ideia de aprendizagem em manuais de História destinados à formação de professores, Descrição: A discussão deste projeto de investigação toma os manuais voltados à formação de professores como fonte de análise. Intenciona-se, com esta investigação, argumentar acerca da existência de um código disciplinar comprovadamente voltado ao ensino e à aprendizagem em História, nos manuais voltados à formação de professores. Desta maneira a pesquisa tem como intenção sistematizar reflexões sobre a forma pela qual de constituiu a ideia/conceito de aprendizagem em manuais de História voltados à formação de professores. As reflexões são ancoradas nas pesquisas sobre a constituição do código disciplinar sistematizadas por Raimundo Cuesta Fernandez (1998). Os manuais são assumidos, na perspectiva sistematizada pelo autor, ou seja, como ?fontes visíveis? do código disciplinar que, por sua vez, são portadores da forma pela qual se pensava a relação entre ensinar e aprender História.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ana Claudia Urban - Coordenador / Patricia Rogéria de Matos Torres - Integrante., Número de produções C, T & A: 8

Projetos de desenvolvimento

  • 2025 - Atual

    A APRENDIZAGEM HISTÓRICA DE CRIANÇAS, Descrição: O projeto de pesquisa abordando a aprendizagem histórica de crianças justifica-se por entender que tais reflexões contribuem sobremaneira na direção de considerar que crianças em fase de escolarização, aprendem História. Tal afirmação pode parecer, a princípio, desnecessária, mas em outros momentos da história do ensino de História foi considerado que não era oportuno ensinar História às crianças tendo em vista que as mesmas não tinham condições ou prontidão para aprender História. Com o advento de pesquisas que assumiram a criança como sujeito foram apontando que as mesmas se relacionam com a História das mais diversas formas, nesta esteira, há preciosas investigações do campo educacional em diálogo com os pressupostos do campo da Educação Histórica que, além de destacar a forma pela qual as crianças se relacionam com a História, contribuem indelevelmente para as reflexões sobre a aprendizagem histórica. Nesta direção a pesquisa proposta busca, inicialmente, destacar a crescente importância das investigações que assumem, primeiramente, a criança como uma construção social como também a importância das pesquisas sobre a aprendizagem histórica. Vale destacar entre diversos pesquisadores, as contribuições da investigadora inglesa Hilary Cooper, que integra um campo de investigação denominado History Education, que se desenvolveu em meados da década 1970 na Inglaterra. Os pressupostos assumidos pela pesquisadora permitiram a ampliação do olhar sobre a relação das crianças com o conhecimento histórico, bem como sobre as possibilidades de desenvolvimento do pensamento histórico. Ao buscar compreender a relação que as crianças estabelecem e podem estabelecer com o passado, é possível inferir uma concepção de criança como sujeito histórico e de direitos. Desta forma, lança luzes para a compreensão a construção dos sentidos que dão ao mundo e coloca o desafio de investigarmos como a História, enquanto ciência, pode contribuir na formação destes sujeitos, na relação que estabelecem consigo e com o outro, como também sobre o significado do desenvolvimento de uma consciência de passado na relação com a vida.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Claudia Urban - Coordenador / Dioury de Andrade Bueno - Integrante.

Prêmios

2006

Paraninfa Turma de Pedagogia, ISESA.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Paraná, Departamento de Teoria e Prática de Ensino - DTPEN. , Rua Rockefeller, Rebouças, 80230130 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 33605149

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas no curso de Pedagogia: Metodologia do Ensino de História e A História fora da sala de aula Curso de Pedagogia; Disciplinas no curso de História: Prática de Ensino e Estágio Supervisionado Metodologia do Ensino de História Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - onde ministra as seguintes disciplinas: Pesquisa em Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação I e Didáticas específicas: teoria e pesquisa Professora do PROFHISTORIA - ministra a disciplina: Didática da História: trajetória, desafios e perspectivas e História do Ensino de História

Atividades

  • 04/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Educação.,Cargo ou função, Membro do Comitê Setorial de Extensão (CSE).

  • 08/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Educação.,Cargo ou função, Membro suplente da Comissão de Arquivos do Setor de Educação:.

  • 08/2016

    Ensino, Ensino de História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Didatica da História, Historia do Ensino de História

  • 03/2015

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, DIDÁTICAS ESPECIFICAS: TEORIA E PESQUISA, PESQUISA EM CULTURA, ESCOLA E PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇÃO I, TÓPICOS ESPECIAIS EM CULTURA, ESCOLA E PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇÃO I: DIDÁTICA DA HISTÓRIA: TEORIA E PESQUISA, EDUCAÇÃO HISTÓRICA

  • 07/2014

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de História, Departamento de História.,Atividade realizada, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de História/UFPR - Portaria nº 15/2014 - SCH.

  • 02/2013

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de História, Pratica de docência em História

  • 02/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Historia fora da sala de aula, Metodologia do Ensino de História

  • 08/2020 - 04/2022

    Direção e administração, Departamento de Teoria e Prática de Ensino - DTPEN.,Cargo ou função, Suplente do Chefe do Departamento de Teoria e Prática de Ensino do Setor de Educação..

  • 07/2018 - 08/2019

    Direção e administração, Departamento de História.,Cargo ou função, Vice coordenadora do PROFHISTORIA.

  • 05/2018 - 04/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Educação.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFPR.

  • 12/2014 - 06/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Educação.,Cargo ou função, Membro da comissão de sistematização da proposta de novo Regimento do Setor de Educação. Portaria nº 037/14.

  • 02/2015 - 05/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Educação.,Cargo ou função, Membro do Colegiado da Pós-Graduação em Educação (PPGE).

  • 07/2014 - 12/2015

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de História, Departamento de História.,Atividade realizada, Membro do Colegiado do Curso de História/UFPR.

  • 07/2015 - 09/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Educação.,Cargo ou função, Membro da Comissão de análise e proposição da relevância do pensamento do Porfº Jörn Rüsen para doutor honoris causa.

  • 12/2014 - 07/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Educação.,Cargo ou função, Membro Comissão da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão e Semana de Pedagogia 2015.

  • 11/2014 - 07/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro Comissão para julgamento de equivalência, revalidação de Diploma de graduação.

  • 05/2013 - 07/2014

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de História, Departamento de História.,Atividade realizada, Membro suplente no Colegiado do Curso de Licenciatura em História.

2012 - 2013

Faculdade Sagrada Família

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Outras informações:
Atua nas seguintes disciplinas: História da Educação Pesquisa e Prática Pedagógica Fundamentos e Metodologia do ensino de História

2010 - 2013

Instituto Superior de Educação Sant'Ana

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora

2004 - 2009

Centro de Ensino Superior de Campos Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 14

Outras informações:
Ministrava aulas de: Didática aplicada à enfermagem Estrutura e Funcionamento do Ensino Pratica de ensino

2003 - 2013

Instituto de Educaçao Superior Sant'Ana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Outras informações:
Atua no Curso de Pedagogia: Pesquisa da prática pedagógica História da Educação Fundamentos e Metodologia do ensino de História

2010 - 2010

Instituto de Educaçao Superior Sant'Ana

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Núcleo de Pesquisa/Pós-Grad., Carga horária: 6

Outras informações:
Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação (NUPEP)

Atividades

  • 10/2004 - 05/2006

    Direção e administração, Curso de Pedagogia.,Cargo ou função, Coordenadora de Pratica de Ensino e Estagio Curricular do curso de Pedagogia..

2003 - 2003

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: celetista, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas: Estágio Supervisionado e Fundamentos da Docência em História para o curso de Licenciatura em História. Fundamentos metodológicos das Ciências Humanas para o Curso de Pedagogia.

2002 - 2006

Faculdade de Arapoti

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Outras informações:
Disciplinas: Organização do trabalho pedagógico Pesquisa da prática educacional Metodologia Científica

1996 - 2013

Governo do Estado do Paraná

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora de História, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministou aulas para classes do Ensino Fundamental (2 segmento) na Escola Estadual Alberto R. Valente. No período de 1999 a 2003 atuei no NRE/PG - como coordenadora da Equipe de Ensino.

Atividades

  • 02/1999 - 03/2003

    Direção e administração, Secretaria de Estado da Educação.,Cargo ou função, Coordenadora da Equipe de Ensino - Nucleo Regional de Educação de Ponta Grossa.

1987 - 1988

Colégio São José

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15

Outras informações:
Professora das séries iniciais.

1986 - 2008

Colegio Sagrada Familia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora de História, Carga horária: 3

Outras informações:
Ministrava aulas de História para o Ensino Fundamental e Médio. Metodologia do Ensino de História - Curso Normal - Médio.

1986 - 2003

Prefeitura Municipal de Ponta Grossa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora das séries iniciais, Carga horária: 20

Outras informações:
No período de 1986 a 1993 - atuei como professora das séries iniciais do Ensino Fundamental. No período de 1993 a 1995 - Coordenadora da area de História No periodo de 1995 a 1997 - Chefia de Seção Áreas de Ensino(Sessao Pré-escolar) (SME/PG). Período de licença - Curso de mestrado. No período de 1999 a 2003 - disposição funcional para o NRE/PG - Coordenadora da Equipe de Ensino.

1986 - 1986

Escola Girassol

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora das séries iniciais.