Rosa Maria da Rocha
Doutora em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (2015), Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1997), Especialista em Psicomotricidade pela UNESA(1990) e Graduada em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1980). Tecnologista em Saúde Pública do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Atua como coordenação adjunta do Curso de Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social ; colaboradora da disciplina Introdução a Promoção da Saúde da ENSP/FIOCRUZ. Professora com experiência no ensino lato sensu com metodologias ativas para apropriação do conhecimento da promoção da saúde e desenvolvimento Social, promoção da atividade física e escolares. Membro da Comissão Heteroidentidade da ENSP/FIOCRUZ. Atualmente estou cursando Psicologia (em andamento) com interesse em desenvolvimento humano e social.
Informações coletadas do Lattes em 10/06/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Saúde Pública
2011 - 2015
Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ
Título: Formação em promoção da saúde: estudo de egressos do Curso de Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social
, Ano de obtenção: 2016. Maria de Fátima Lobato Tavares.
Mestrado em Educação Física
1994 - 1997
Universidade Gama Filho
Título: Brincar: uma necessidade da criança que nós , educadores infantis, pouco conhecemos
, Ano de Obtenção: 1997.Sebastião Josué Votre.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: educação infantil; desenvolvimento; jogo, brincadeira; educação física infantil.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas; Educação Superior; Outro.
Especialização em Curso de Especialização em Direitos Humano, Saúde e Racismo: a Questão negr
2021 - 2022
Escola Nacional Sergio Arouca da FIOCRUZ
Título: Sofrimento Psíquico e Racismo: uma Reflexão inicial
Orientador: Dr. Rogério Luís da Rocha Seixas
Especialização em Psicomotricidasde
1988 - 1989
Universidade Estácio de Sá
Título: nao teve monografia
Orientador: sem nome
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2009 - 2009
EVALUACIÓN DE EFECTIVIDAD EN SALUD PUBLICA Y PROMO. (Carga horária: 24h). , CEDETES/UNIVERSIDAD DEL VALLE/CALI, CEDETES, Colômbia.
2008 - 2009
Curso à Distância de Gestão do Desenvolvimento Loc. (Carga horária: 220h). , Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho, CIF/OIT, Itália.
2008 - 2008
Introdução à promoção da saúde. (Carga horária: 90h). , Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ, ENSP/FIOCRUZ, Brasil.
2008 - 2008
Educação e sociedade. (Carga horária: 90h). , Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ, ENSP/FIOCRUZ, Brasil.
2008 - 2008
Pobreza, desigualdade social políticas públicas. (Carga horária: 90h). , Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ, ENSP/FIOCRUZ, Brasil.
2007 - 2008
a Distância de Desenvolvimento Local e Genero. (Carga horária: 180h). , Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho, CIF/OIT, Itália.
2007 - 2007
Especializacion a Distancia en Desarrollo Local y. (Carga horária: 280h). , Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho, CIF/OIT, Itália.
2002 - 2002
Curso de Aperfeiçoamento Em Promoção da Saúde nas. (Carga horária: 180h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
1998 - 1998
Antropologia e Educação. , Associação Nacional de Pesquisa Em Educação, ANPED, Brasil.
1997 - 1997
o Faz de Conta e o Jogo na Educação Infantil. (Carga horária: 8h). , Espaço de Formação do Educador Infantil, EFEI*, Brasil.
1997 - 1997
Michel Foucault e Educação. (Carga horária: 10h). , Associação Nacional de Pesquisa Em Educação, ANPED, Brasil.
1995 - 1995
O Jogo e o Desenvolvimento da Criança. (Carga horária: 8h). , Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Promoção da Saúde/Especialidade: Promoção da Saúde.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação docente.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Saúde Coletiva.
Participação em eventos
Programa de Formação Saúde Pública Fronteira Brasil Uruguai.Unidade de Aprendizagem 3 - Promoção da Saúde. 2018. (Outra).
Cuerso de Aperfeiçoamento para planejamento e Atuação Intersetorial em Promoção da Saúde na Escola.MóduloI: Saúde e Educação. 2014. (Outra).
II Encontro da Saúde IFRJ - CAMPUS REALENGO.Diálogos entre Ensino e saúde: Formação profissional para a Rede SUS. 2012. (Encontro).
Esporte e Promoção da Saúde: um debate territorializado.Promoção da Saúde, interetorialidade e Desenvolvimento social. 2011. (Seminário).
Seminário preparatório de conferência Mundial sobre determinantes Sociais da Saúde. 2011. (Seminário).
XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Grupo Temático Atvivdade Física e Saúde. 2011. (Congresso).
9 CONGRESSO DA REDE UNIDA. UMA PRATICA DE SAÚDE EM MANGUINHOS: ATIVIDADES RECREATIVAS COM CRIANÇAS E JOVENS PARA A PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. 2010. (Congresso).
VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2003. (Congresso).
III Confeência Regional latino americana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde.III Conferência Regional Latino Americana de promoção da Saúde e Educação para a Saúde. 2002. (Outra).
Avaliação em Museus.Participação na Oficina de Avaliação em Museus. 2001. (Oficina).
Forum Estadual de Homeopatia.Participação no VII Fórum Estadual de Homeopatia na Rede Pública. 2001. (Outra).
Curso de Desenvolvimento.Participante do Curso de Desenvolvimento de Instrutores da Diretoria de Recursos Humanos da FIOCRUZ. 2000. (Encontro).
Curso de Especialização em Vigilância sanitária.Coordenadora da Oficina de Integração da turma do Curso de Especialização em Vigilância Sanitária de Medicamento, no módulo bases teórico-metodológicas da Vigilância Sanitária, na Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ. 2000. (Oficina).
Oficina do corpo e Movimento.Coordenadora da dinâmica de grupo Oficina do Corpo e Movimento , no Curso de Aperfeiçoamento de Vigilância Alimentar e Nutricional, na Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ. 2000. (Oficina).
Programa de Prevenção ao Estresse do Núcleo de Saúde do Trabalhador.Palestra no Programa de Prevenção ao Estresse do Núcleo de Saúde do trabalhador da Diretoria de Recursos Humanos da FIOCRUZ, com o tema O Corpo em Movimento. 2000. (Encontro).
Reunião Anual da ANPED.22ª Reunião Anual da ANPED. 1999. (Outra).
Reunião Anual da ANPED.21ª Reunião Anual da ANPED. 1998. (Outra).
.Jornada Pré-Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. 1997. (Outra).
Congresso Mundial de Educação Física. Congresso Mundial de Educação Física - AIESEP. 1997. (Congresso).
ENAREL.IX Encontro Nacional de Recreação e Lazer - ENAREL. 1997. (Encontro).
Reunião Anual da ANPED.20ª Reunião Anual da ANPED. 1997. (Outra).
Simposio Paulista de Educação Física.VI Simpósio Paulista de Educação Física - Avanços Científicos e Tecnológicos em Educação Física. 1997. (Simpósio).
Conferência Brasileira de Esporte Educacional. 1996. (Outra).
I Encontro Fluminense de Educação Física Escolar.I Encontro Fluminense de Educação Física Escolar. 1996. (Encontro).
Reunião Anual da ANPED.19ª Reunião Anual da ANPED. 1996. (Outra).
18ª Reunião Anual da ANPED. O Corpo: vivencias da expressão e do afeto. 1995. (Congresso).
I Encontro Latino Americano de Educação. 1993. (Encontro).
I Encontro Latino Americano de Educação. 1991. (Encontro).
Conferência da Psicomotricidade. 1989. (Outra).
IV Congresso Brasileiro de Psicomotricidade- I Encontro de Profissionais de Psicomotricidade. 1989. (Congresso).
A Educação Física no Contexto da Educação Especial. 1987. (Encontro).
I Encontro de Práticas Corporais. 1987. (Encontro).
Projeto Comunitário Criança na Praça - Campos.Projeto Comunitário Criança na Praça - Campos. 1987. (Encontro).
Participação em bancas
GUIMARÃES, R. M.; COHEN, S. C.;ROCHA, Rosa Maria da. Sobre Ombros de Gigantes: estratégias de Promoção da Equidade na Saúde Pública. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
SILVA, N.E.K.; OLIVEIRA, M. H. B.;TAVARES, Maria de Fátima LobatoROCHA, Rosa Maria da. Promoção da Saúde e equidade: contribuições do Plano Nacional de Políticas para Mulheres á equidade para mulheres em vulnerabilidade. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
PINTO, L. W.;ROCHA, Rosa Maria da; ANDRADE, C. L. T.; TAVARES, M. F. L.. A percepção dos usuários da Academia Carioca em Relação às Mudanças de Estilo de Vida. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
Magalhães, R;ROCHA, Rosa Maria da; BRITO, C.; TAVARES, M. F. L.. Análise do Programa Academia da Saúde à luz dos Pressupostos Teóricos e Metodológicos da Promoção da Saúde. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
PINTO, L. W.;ROCHA, Rosa Maria da; ANDRADE, C. L. T.; TAVARES, M. F. L.. A PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA ACADEMIA CARIOCA NAS ESTRATÉGIAS DE VIDA ADOTADAS PELOS SEUS USUÁRIOS. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
SUAREZ, A. V. G.; DIAS, A. A. M.; TAVARES, M. F. L.;ROCHA, Rosa Maria da; COHEN, S. C.. Pacientes Acamados: cuidados e práticas cotidianas em saúde bucal. 2019. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
BELO, M. S. S. P.; RODRIGUES, K.M.;ROCHA, Rosa Maria da; TAVARES, M. F. L.; COSTA, F. P.; DIAS, E. C.. Contribuições da Literacia em Saúde (Health Literacy) para Aprimoramento das Ações em Comunicação em Saúde na Atenção Básica. 2016. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
CARVALHO, F. F. B.;ROCHA, Rosa Maria da; SOUZA, K. M.. Estratégias de Participação Infantil e Promoção da Saúde em Creches do Município de Niterói. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
PIRES, A. C.;ROCHA, Rosa Maria da; SOUZA, K. M.. Promoção da Saúde Vocal com Professoras da Creche e Pré- escola Mª José da Conceição no Município de Caxias. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
Castro, A.M;ROCHA, Rosa Maria da; SOUZA, K. M.. Reorientação das Práticas e Educação Permanente: uma proposta de intervenção, na perspectiva da promoção da saúde. para a rede psicossocial de Niterói.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
BARBOSA, A. C.;ROCHA, Rosa Maria da; SOUZA, K. M.. Mulheres no Contexto de Violência Psicológica: possibilidades e desafios para a promoção da saúde. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
GONDIM, R.;ROCHA, Rosa Maria da; SOUZA, K. M.. Comunicação Interpessoal Efetiva: uma proposta de educação permanente para equipes na Estratégia de Saúde da Família visando a reorientação das práticas em saúde no município de Duque de Caxias. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
Castro, A.M;ROCHA, Rosa Maria da; BRITO, F. R.S. S.. Calendário de Atividades como Prática de promoção da Saúde numa Instituição para Idosos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
SOUZA, N. L. P. N.;ROCHA, Rosa Maria da; BRITO, F. R.S. S.. (Re)pensando Valoes com a Promoção da saúde: uma estratégiade enfrentamentoà violência em uma escola do Rio de Janeiro. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
CARVALHO, F. F. B.;ROCHA, Rosa Maria da; BRITO, F. R.S. S.. Competências Socio Emocionais para Educadores na Perspectiva da Promoção da Saúde. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
Baungarten, WM;ROCHA, Rosa Maria da; BRITO, F. R.S. S.. Promoção da Saúde: empoderamento e produção do cuidado na luta contra o câncer. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
RAMOS, M.N.;ROCHA, Rosa Maria da; BRITO, F. R.S. S.. Rede de Apoio Social: uma estratégia de promoção da saúde com adolescentes gestantes. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
LACERDA, A.M.;ROCHA, Rosa Maria da; ROSA, R.F.C.. Novas Formas de Cuidado no Contexto da Promoção da Saúde: um Diálogo Possível com a Capoeira. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
REIS, I. C.;ROCHA, Rosa Maria da; ROSA, R.F.C.. A Sala de Espera sob o Olhar da Promoção da Saúde. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
CARVALHO, F. F. B.;ROCHA, Rosa Maria da; ROSA, R.F.C.. Encontro com a Saúde: uma proposta de promoção da saúde na escola. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
REIS, I. C.;ROCHA, Rosa Maria da; ROSA, R.F.C.. Espaço do Brincar: uma proposta da Promoção da saúde na unidade de pronto atendimento. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
LACERDA, A.M.;ROCHA, Rosa Maria da; ROSA, R.F.C.. As estratégias da promoção da saúde fortalecendo a participação popular em um espaço privilegiado de conhecimento no Hospital Universitário. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
PIRES, A.C.;ROCHA, Rosa Maria da; ROSA, R.F.C.. A promoção da saúde de mãos dadas com as lideranças LGBTI na baixada Fluminense: uma questão de cidadania. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
BRESSAN, A.;ROCHA, Rosa Maria da; ROSA, R.F.C.. A educação física na escola como estratégia para abordagem do tema saúde e suas transversalidades. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
MOLIARI, G.;ROCHA, Rosa Maria da; PADILHA, M. A.. Educação Alimentar e Nutricional na Promoção de uma Vida Saudável - Trabalhando com alunos da faixa etária de 14 a 16 anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rubens de Farias Neves do Município do Rio de Janeiro. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
TEIXEIRA, M.;ROCHA, Rosa Maria da; Zancan, Lenira. Promoção de Práticas de Atividades Físicas no Centro Comunitário Odilon Bernardo Vignoli - Município de Saquarema: Intervenção de Promoção da Saúde. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
TEIXEIRA, M.;ROCHA, Rosa Maria da; Zancan, Lenira. Promoção da Saúde e Humanização do Cuidado a Usuários de Crack: possibilidades no atendimento de emergência de Hospital Geral. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
Magalhães, R;ROCHA, Rosa Maria da; PADILHA, M. A.. Modelização do Programa Viva Coração de Promoção da Saúde na Petrobrás - Regional bacia de Campos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
CUNHA, M. B.; Zancan, Lenira;ROCHA, Rosa Maria da. Promoção da Saúde no CETHID: construindo estratégias de participação na reorientação dos serviços. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
GONDIM, R.;ROCHA, Rosa Maria da; PADILHA, M. A.. A Tanatologia e a Promoção da Saúde Agregando à Formação do Técnico de Enfermagem. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
Baungarten, WM;ROCHA, Rosa Maria da; Zancan, Lenira. Estratégia para Capacitação de Cuidadores e Educadores para a Promoção da Saúde de Crianças e Adolescentes de uma Casa de Passagem. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
CARDOSO, J.;ROCHA, Rosa Maria da; LAMARCA, I.C.S.A.. Análise da atuação da educação física no cuidado com as pessoas que fazem uso abusivo de ácool e outras drogasde álcool. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
PESSANHA, M.A.;ROCHA, Rosa Maria da; PADILHA, M. A.. Promovendo à saúde através da integração das práticas: vigilância em saúde e Atenção Básica/Estratégia Saúde da Familia. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
BRESSAN, A.; Zancan, Lenira;ROCHA, Rosa Maria da. Promoção da saúde no ambiente escolar: fortalecimento da participação juvenil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
BARROS, D.;ROCHA, Rosa Maria da; TAVARES, M. F. L.. Organizações de Serviços de Assistência Ambulatorial para Trtamento de Obesos: uma revisão de literatura. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
ROCHA, Rosa Maria da; ROCHA, R. M.; TAVARES, M. F. L.; CARVALHO, F. F. B.. Alimentação saudável e atividade físcia:uma proposta de análise de programas de intervenção no ambiente escolar de acordo com os sete princípios da promoção da saúde. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
Magalhães, R; Baungarten, WM;ROCHA, Rosa Maria da. Adolescência, sexualidade e promoçào da saúde: uma revisão de literaturadurante os anos de 1990 a 2010 a partir das bases de dados LILACS, ADOLEC E SCIELO. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
Carvalho.J.H; Silva. M.B.A;ROCHA, Rosa Maria da. Saneamento básico: da percepção dos usuários às ações da estratégia de saúde da família. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família Residência) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
ROCHA, Rosa Maria da. Promoção da Saúde e servidores penitenciários: possibilidades para construção de processos de trabalhos saudáveis em prisões. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
Gonçalves, V.S.;ROCHA, Rosa Maria da. Promoção da Saúde do idoso: o processo de comunicação como instrumento para o empowerment. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
ROCHA, Rosa Maria da. Promoção da Saúde do idoso: o processo de comunicação como instrumento para o empwerment. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
ROCHA, Rosa Maria da; ROCHA, R. M.. Saneamento básico: da percepção dos usuários às ações da Estratégia da Saúde da Família. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família Residência) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
ROCHA, Rosa Maria da. Participação do médico veterinário na promoção da saúde. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
ROCHA, Rosa Maria daTAVARES, Maria de Fátima Lobato. Atividade física na perspectiva crítica da promoção da saúde: por outra compreensão da educação física. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
ALMEIDA, R. C. M. J.;ROCHA, Rosa Maria daTAVARES, Maria de Fátima Lobato. A dança de salão como instrumento promotor de autonomia e melhora da qualidade de vida em grupos de promoção da saúde. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
ROCHA, Rosa Maria da. A odontologia do trabalho e o campo da saúde do trabalhador. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
ROCHA, Rosa Maria da; LIMA, V. L. G. P.; BARBOSA, A. C.. Integrando Educação e saúde no diálogo com o corpo. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
ROCHA, Rosa Maria da; BARBOSA, A. C.. A intervenção da psicologia no processo de mobilização da comunidade para enfrentamento das situações de emergência e desastres pela ótica da prmoção da saúde. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
LIMA, V. L. G. P.;ROCHA, Rosa Maria da; BARBOSA, A. C.. Promoção da saúde e prevenção de gravidez na adolescência na comunidade de Rio das Pedras - o desafio de novas práticas sociais no locus escola. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
ROCHA, Rosa Maria da; LACERDA, A.; BARBOSA, A. C.. Levando um papo em grupo... os caminhos de implantação de um grupo de ostomizados moradores de Cabo Frio. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
ROCHA, Rosa Maria da; FREITAS, C. M.; BARBOSA, A. C.. Educação ambiental, saúde e cidadania sob uma perspectiva de empowerment no bairro Mutirão na cidade de Seropédica. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
BARBOSA, A. C.; CARVALHO, M. A. P.;ROCHA, Rosa Maria da. Qualidade vida à criança soropositiva no Hospital Jesus sob a ótica da promoção da saúde. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
MOREIRA, C. O. F.;ROCHA, Rosa Maria da; BARBOSA, A. C.. A contribuição do teatro do oprimido e da educação popular em saúde no atendimento a grupo de mulheres do CRASI - Queimados /RJ. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
ROCHA, Rosa Maria da; LIMA, V. L. G. P.; BARBOSA, A. C.. Atuando sob o ponto de vista da promoção da saaúde no controle da tuberculose no município de Seropédica. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
LACERDA, A.;ROCHA, Rosa Maria da; BARBOSA, A. C.. Programa Bolsa Família : interface entre autonomia do sujeito e inclusão social. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
LACERDA, A.;ROCHA, Rosa Maria da; BARBOSA, A. C.. Programa Bolsa família: interface entre autonomia do sujeito e a inclusão social. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
ROCHA, Rosa Maria da; BARBOSA, A. C.; LACERDA, A.. Levando um papo em grupo: os caminhos de implantação de um grupo de ostomizados do município de Cabo Frio. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
TAVARES, Maria de Fátima LobatoROCHA, Rosa Maria da; GALVÃO, Gíssia Gomes. O cuidado em saúde produzido pelos cirurgiões dentistas no Programa Saúde na Escola. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
ROCHA, Rosa Maria daTAVARES, Maria de Fátima Lobato. Atividade física na terceira idade: A atenção à saúde do idoso em projetos de educação física na abordagem do envelhecimento ativo. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
ROCHA, Rosa Maria daTAVARES, Maria de Fátima Lobato. Reflexão sobre as Escolas Promotoras de saúde no Contexto da Política de Promoção da Saúde. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.
Orientou
Promoção da Saúde e equidade: contribuições do Plano Nacional de Políticas para Mulheres á equidade para mulheres em vulnerabilidade; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ, ; Coorientador: Rosa Maria da Rocha;
Estratégias de Participação Infantil e Promoção da Saúde em Creches do Município de Niterói; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Promoção da Saúde Vocal com Professoras da Creche e Pré- escola Mª José da Conceição no Município de Caxias; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Reorientação das Práticas e Educação Permanente: uma proposta de intervenção, na perspectiva da promoção da saúde; para a rede psicossocial de Niterói; ; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Mulheres no Contexto de Violência Psicológica: possibilidades e desafios para a promoção da saúde; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Comunicação Interpessoal Efetiva: uma proposta de educação permanente para equipes na Estratégia de Saúde da Família visando a reorientação das práticas em saúde no município de Duque de Caxias; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Competências Socioemocionais para Educadores na Perspectiva da Promoçãop da Saúde; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
(Re)pensando Valoes com a Promoção da saúde: uma estratégiade enfrentamentoà violência em uma escola do Rio de Janeiro; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Promoção da Saúde: empoderamento e produção do cuidado na luta contra o câncer; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Rede de Apoio Social: uma estratégia de promoção da saúde com adolescentes gestantes; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Calendário de Atividades como Prática de promoção da Saúde numa Instituição para Idosos; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Novas Formas de Cuidado no Contexto da Promoção da Saúde: um Diálogo Possível com a Capoeira; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
A Sala de Espera sob o Olhar da Promoção da Saúde; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Novas Formas de Cuidado no Contexto da Promoção da Saúde: um Diálogo Possível com a Capoeira; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
As estratégias da promoção da saúde fortalecendo a participação popular em um espaço privilegiado de conhecimento no Hospital Universitário; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
A promoção da saude de mãos dadas com as lideranças LGBTI na baixada Fluminense: uma questão de cidadania; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
A educação física na escola como estratégia para abordagem do tema saúde e suas transversalidades; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Estratégia para Capacitação de Cuidadores e Educadores para a Promoção da Saúde de Crianças e Adolescentes de uma Casa de Passagem; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
A Tanatologia e a Promoção da Saúde Agregando à Formação do Técnico de Enfermagem; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
promoção da Saúde no CETHID: construindo estratégias de participação na reorientação dos serviços; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Modelização do Programa Viva Coração de Promoção da Saúde na Petrobrás - Regional bacia de Campos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Promoção da Saúde e Humanização do Cuidado a Usuários de Crack: possibilidades no atendimento de emergência de Hospital Geral; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Promoção de Práticas de Atividades Físicas no Centro Comunitário Odilon Bernardo Vignoli - Município de Saquarema: Intervenção de Promoção da Saúde; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Educação Alimentar e Nutricional na Promoção de um Vida Saudável - Trabalhando com Alunos da faixa etária de 14 a 16 anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rubens De farias Neves do Município de Caxias; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Promovendo à saúde através da integração das práticas: vigilância em saúde e Atenção Básica/Estratégia Saúde da Familia; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Organizações de Serviços de Assistência Ambulatorial para Trtamento de Obesos: uma revisão de literatura; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Alimentação saudável e atividade físcia:uma proposta de análise de programas de intervenção no ambiente escolar de acordo com os sete princípios da promoção da saúde; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
santos Morani; Formação profissional em em promoção da saúde: troca de saberes e reflexão dos trabalhadores de saúde sobre a prática no cotidiano do projeto cidadania do laboratório de extensào e pesquisa em política e serviço social - LEPSS; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Aposentadoria e agora? uma proposta de atenção na perspectiva da promoção da saúde dos servidores dp INMETRO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
do espírito santo Widhagen; redes de atençào à saúde: integrando o projeto Vida Corrida e o Centro Municipal de Saúde Clementino Fraga; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Promoçào da saúde no ambiente de trabalho; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Cinema e transformação social; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Promoção da saúde como estratégia de enfrentamento ao isolamento e a solidão da institucionalização vivenciada por idosos em uma clínica médica de apoio em são Gonçalo/RJ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Saneamento básico: da percepção dos usuários às ações da estratégia de saúde da família; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família Residência) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Promoção da Saúde e servidores penitenciários: possibilidades para construção de processos de trabalhos saudáveis em prisões; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Promoção da Saúde do idoso: o processo de comunicação como instrumento para o empwerment; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Saneamento básico: da percepção dos usuários às ações da Estratégia da Saúde da Família; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família Residência) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Atividade física na perspectiva crítica da promoção da saúde: por outra compreensão da educação física; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
A dança de salão como instrumento promotor de autonomia e melhora da qualidade de vida em grupos de promoção da saúde; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
A intervenção da psicologia no processo de mobilização da comunidade para enfrentamento das situações de emergência e desastres pela ótica da prmoção da saúde; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Promoção da saúde e prevenção de gravidez na adolescência na comunidade de Rio das Pedras - o desafio de novas práticas sociais no locus escola; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Levando um papo em grupo; ; ; os caminhos de implantação de um grupo de ostomizados moradores de Cabo Frio; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Educação ambiental, saúde e cidadania sob uma perspectiva de empowerment no bairro Mutirão na cidade de Seropédica; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Qualidade vida à criança soropositiva no Hospital Jesus sob a ótica da promoção da saúde; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
A contribuição do teatro do oprimido e da educação popular em saúde no atendimento a grupo de mulheres do CRASI - Queimados /RJ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
atuando sob o ponto de vista da promoção da saaúde no controle da tuberculose no município de Seropédica; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Programa Bolsa Família : interface entre autonomia do sujeito e inclusão social; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Integrando Educação e saúde no diálogo com o corpo; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Promoção da Saúde e Desenvolvmen) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Ação intersetorial na estratégia do saúde da família: uma prática possível; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família Residência) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Promoção da saúde e escola: análise de uma experiência carioca; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Atividade física na terceira idade: A atenção à saúde do idoso em projetos de educação física na abordagem do envelhecimento ativo; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Orientador: Rosa Maria da Rocha;
Produções bibliográficas
-
Sousa, M.E.A. ; TAVARES, M. F. L. ; ROCHA, Rosa Maria da . Diversidade e equidade nas políticas para mulheres. REVISTA INTERDISCIPLINAR DE DIREITOS HUMANOS , v. 7, p. 285-315, 2019.
-
Sousa, M.E.A. ; TAVARES, M. F. L. ; ROCHA, Rosa Maria da . Dimensões dos direitos fundamentais no Plano Nacional de Políticas para Mulheres. CADERNOS IBERO-AMERICANOS DE DIREITO SANITÁRIO , v. 08, p. 9-30, 2019.
-
SOUSA, MARIA ELIANE ; TAVARES, MARIA DE FÁTIMA ; ROCHA, ROSA MARIA . DIREITO, SAÚDE E PROMOÇÃO DA SAÚDE DA MULHER. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas , v. 26, p. 293-311, 2018.
-
LOBATO TAVARES, MARIA DA FÁTIMA ; SANTOS BARROS, CLÁUDIA MÁRCIA ; BAUMGARTEN MARCONDES, WILLER ; BODSTEIN, REGINA ; CYNAMON COHEN, SIMONE ; CYNAMON KLIGERMAN, DEBORA ; COMARÚ, FRANCISCO ; SANTOS SILVA, CARLOS ; BÓGUS, CLÁUDIA MARIA ; DA ROCHA, ROSA MARIA ; MORAES DE MELLO, ALEXANDRE ; ADESSE, LEILA ; EDMUNDO, KATIA ; MENDES, ROSILDA . Theory and practice in the context of health promotion program evaluation. Promotion & Éducation , v. 14, p. 27-30, 2016.
-
TAVARES, M. F. L. ; ROCHA, Rosa Maria da ; BITTAR, CLÉRIA MARIA LOBO ; PETERSEN, CRISTINA BUISCHI ; ANDRADE, MÔNICA DE . A promoção da saúde no ensino profissional: desafios na Saúde e a necessidade de alcançar outros setores. Ciência & Saúde Coletiva (Online) , v. 21, p. 1799-1808, 2016.
-
TAVARES, Maria de Fátima Lobato ; Mendonça, M.H.M ; ROCHA, Rosa Maria da . Práticas de saúde no contexto da reorientaçao da atençao primária no estado do RIo de Janeiro, na visão das usuárias e dos profissionais de saúde. Cadernos de Saude Publica , v. 25, p. 1054-1062, 2009.
-
TAVARES, Maria de Fátima Lobato ; ROCHA, Rosa Maria da . Prática saudável e vida cotidiana: a atividade física na pércepção dos escolares da comunidade de Manguinhos. FITNESS & PERFORMANCE JOURNAL (IMPRESSO) , Rio de Janeiro:COBRASE, v. 03, n.5, p. 254-260, 2004.
-
TAVARES, M. F. L. ; ROCHA, Rosa Maria da ; Magalhães, R . Promoção da Saúde e o desafio da Intersetorialidade na Atenção Básica no Brasil. In: Maria Helena Magalhães de Mendonça, Gustavo Corrêa da Matta, Ligia Giovanella. (Org.). Atenção Primária à Saúde no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2018, v. 01, p. 177-196.
-
TAVARES, M. F. L. ; ROCHA, Rosa Maria da ; Castro, A.M . O Cuidado uma reflexão crítica à luz dos princípios e valores da promoção da saúde. In: Marilenede castilho Sá; Maria de fátima Lobato Tavares; Marismary Horsth de Seta. (Org.). Organização do Cuidado e Práticas em Saúde: abordagens, pesquisas e experiências de ensino. 22ed.Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2018, v. 1, p. 87-101.
-
TAVARES, M. F. L. ; BARROS, C.M.S. ; ROCHA, Rosa Maria da ; BODSTEIN, R. . Avaliação de Iniciativas em Promoção da Saúde. In: Tatiana Wargas de Faria Baptista; Creuza da Silva Azevedo; Cristiani Vieira Machado. (Org.). Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde: abordagens e métodos de pesquisa. 22ed.Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2015, v. 1, p. 323-348.
-
ROCHA, Rosa Maria da ; TAVARES, M. F. L. . A Experiência da Metodologia Ativa para Formação em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social. In: Fabiana Ferreira Koopmans; Giannina do Espírito Santo. (Org.). Saúde da Família Experiências e Diversidade no Território. 1ed.Rio de Janeiro: UNISUAM, 2015, v. 01, p. 128-145.
-
LIMA, V. L. G. P. ; ARRUDA, J.M. ; BARROSO, M. A. B. ; TAVARES, M. F. L. ; CAMPOS, N.Z.R. ; ZANDONADI, R. C.M.B. ; ROCHA, Rosa Maria da ; BÓGUS, C. M. ; WALLERSTEIN, N. ; SÁ, R.F. ; MOYSÉS, S.J. ; MOYSÉS, S.T. . Legitimando a Promoção da Saúde: a efetividade das práticas. In: Pedro César Martinez; Maria Teresa Cerqueira; Hiram Vicente Arroyo Acevedo. (Org.). Promoción de La Salud: una Tarea y Desafio Vigentes. 1ed.Mexico: Universidade Autônoma de Nuevo León, 2012, v. 01, p. 145-160.
-
Zancan, Lenira ; TAVARES, M. F. L. ; GALVÃO, Gíssia Gomes ; ROCHA, Rosa Maria da ; VILLARINHO, M. ; BODSTEIN, R. ; PESSANHA, M.A. ; Carvalho, Antonio Ivo . Compartiendo la experiencia del Curso de Especialización en Promoción de la Salud y Desarrollo Social de la Escuel Nacional de Salud Pública (ENSP) de la Fundación FIOCRUZ en Brasil. In: Hiram Arroyo. (Org.). Promoción de la Salud: Modelos e Experiencias de Formación Académica-Profesional en IberoAmérica. 1ed.San Juan: Universidad de Puerto Rico, 2010, v. 1, p. 189-200.
-
TAVARES, Maria de Fátima Lobato ; ROCHA, Rosa Maria da . PROMOÇÃO DA SAÚDE E A PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA EM ESCOLAS DE MANGUINHOS. In: MINISTERIO DA SAÚDE; ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. (Org.). ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE: EXPERIÊNCIAS NO BRASIL. 1ed.Brasília: Editora Ministério da Saúde, 2007, v. , p. 157-167.
-
TAVARES, M. F. L. ; ROCHA, Rosa Maria da . Promoção da Saúde e a Prática de Atividade Física em Escolas de Manguinhos-Rio de Janeiro. In: José Ivo Pedrosa; Carlos dos Santos Silva; Josefa Ippolito-Shepherd; Maria Teresa Cerqueira; Miguel Malo; Zuleica Albuquerque. (Org.). Escolas Promotoras da Saúde: experiências no Brasil. 1ed.Brasilia: Ministério da Saúde - OPAS, 2007, v. 1, p. 157-170.
-
ROCHA, Rosa Maria da ; AUTORES, Inês N C Reis Org e Outros . Promoção da Saúde e Reorientação de Serviço: a esperiência do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. In: Lenira Zancan; Regina Bodstein; Willer B. Marcondes. (Org.). Promoção da Saúde como Caminho para o Desenvolvimento Local - a experiência de Manguinhos - RJ. 1ed.Rio de Janeiro: Abrasco/FIOCRUZ, 2002, v. 1, p. 111-157.
-
ROCHA, Rosa Maria da . Cotidiano da Professora de Educação Física numa Creche do Rio de Janeiro - um estudo de caso. In: Sebastião Josué Votre. (Org.). Representação Social da Mulher na Educação Física e no Esporte. Rio de Janeiro: Editora Central da Universidade Gama Filho, 1997, v. , p. -.
-
ROCHA, Rosa Maria da ; WOYAMES, Afonso César Braga . Atividades Fisicas: Uma Prática Saudável para a Saúde. In: Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília, 2003.
-
ROCHA, Rosa Maria da ; AL, Gíssia Gomes Galvão Et . Práticas Naturais em Saúde. In: Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília, 2003.
-
ROCHA, Rosa Maria da ; TAVARES, Maria de Fátima Lobato . Prática de Atividade Física na Vida Cotidiana: Empoderamento de Escolares Mediante Diagnóstico Participativo. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília, 2003.
-
ROCHA, Rosa Maria da ; AL, Rosa Maria da Rocha Et ; Prática saudável e vida cotidiana: a atividade física na percepção dos escolares na comunidade de Manguinhos. In: III Conferência Latino Americana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde, 2002, São Paulo, 2002.
-
ROCHA, Rosa Maria da ; AL, Rosa Maria da Rocha Et ; Alimentação Saudável: A Representação Social dos Escolares da Comunidade de Manguinhos. In: III Conferência Latino Americana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde, 2002, São Paulo, 2002.
-
ROCHA, Rosa Maria da ; AL, Rosa Maria da Rocha Et ; TAVARES, Mria de Fátima Lobato ; GUIMARÃES, Germana Reis de Andrade ; CERQUEIRA, Geila Felipe ; LIMA, Selma Do Rosário ; CARVALHO, Guilherme Tavares de . Construindo Indicadores de Saúde e Ambiente: Elementos para a Prática Educativa para a Saúde. In: III Conferência Latino Americana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde, 2002, São Paulo, 2002.
-
ROCHA, Rosa Maria da . Brincar: uma necessidade da criança que nós, educadores infantis, pouco conhecemos. (Dissertação de Mestrado). In: 18ª Reunião Anual da ANPED, 1998, Caxambú - Minas Gerais, 1998.
-
ROCHA, Rosa Maria da ; CARDOZO, Eliete Maria da Silva . As Relações do Corpo das Educadoras Infantis com a Qualidade de Vida.. In: 20ª Reunião Anual da ANPED, 1997, Caxambu, 1997.
-
ROCHA, Rosa Maria da . Cotidiano da Professora de Educação Física Numa Creche do Rio de Janeiro - Um Estudo de Caso.. In: VI Simpósio de Educação Física Aaços Científicos e Tecnológicos em Educação Física., 1997, Rio Claro.
-
ROCHA, Rosa Maria da ; AL, Et . O corpo: vivências da expressão e do afeto.. In: 18ª Reunião Anual da ANPED, 1996, Caxambu - MG, 1996.
-
ROCHA, Rosa Maria da ; CARDOZO, Eliete Maria . Qualidade de vida da criança de 0 a 6 anos.. In: 18ª Reunião Anual da ANPED, 1995, Caxambu, 1995.
-
ROCHA, Rosa Maria da . Promoção da Saúde, interetorialidade e Desenvolvimento social. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROCHA, Rosa Maria da ; Denise Cavalcante Barros ; Roberta Nunes ; Ana Lúcia Fittipaldi ; Patricia S. Gregg . UMA PRÁTICA DE SAÚDE EM MANGUINHOS: ATIVIDADES RECREATIVAS COM CRIANÇAS E JOVENS PARA A PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, Rosa Maria da ; TAVARES, Maria de Fátima Lobato . Prática de Atividade Física na Vida Cotidiana: Empoderamento de Escolares mediante Diagnóstico Participativo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, Rosa Maria da ; GALVÃO, Gíssia Gomes ; SILVA, Maria Luiza Branco Nogueira da ; WOYAMES, Afonso César Braga . Práticas Naturais em Saúde. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, Rosa Maria da ; WOYAMES, Afonso César Braga . Atividades Físicas: Uma Prática Saudável para a Saúde. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, Rosa Maria da ; TAVARES, Maria de Fátima Lobato ; GUIMARÃES, Germana Reis de Andrade ; LIMA, Selma Do Rosário ; BOAS, Sheila Nicolas Villas ; OLIVEIRA, Izabel Viana . Prática saudável e vida cotidiana: a atividade física na percepção dos escolares na comunidade de Manguinhos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, Rosa Maria da ; GUIMARÃES, German Reis de Andrade ; TAVARES, Maria de Fátima Lobato ; CARVALHO, Guilherme Tavares de ; CERQUEIRA, Geila Felipe ; LIMA, Selam Do Rosário . Alimentação Saudável: A Representação Social dos Escolares da Comunidade de Manguinhos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, Rosa Maria da ; TAVARES, Maria de Fátima Lobato ; GUIMARÃES, Germana Reis de Andrade ; CERQUEIRA, Geila Felipe ; LIMA, Selma Do Rosário ; CARVALHO, Guilherme Tavares de . Construindo Indicadores de Saúde e ambiente: Elementos para a Prática educativa para a Saúde. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, Rosa Maria da . Brincar: uma necessidade da criança que nós, educadores infantis, pouco conhecemos. (Dissertação de Mestrado). 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, Rosa Maria da ; CARDOZO, Eliete Maria . Qualidade de vida da criança de 0 a 6 anos.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, Rosa Maria da ; CARDOZO, Eliete Maria Silva . As Relações do Corpo das Educadoras Infantis com a Qualidade de Vida.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, Rosa Maria da ; SILVA, Osvaldo Luis da ; SOUZA, Luiz Fernando de ; MARINHO, Maria de Fátima . O corpo: vivências da expressão e do afeto. Este trabalho foi apresentado na 18 Reunião Anual da ANPED; na VI Semana da Educação Física, - Faculdade da Cidade; no Projeto Conhecendo Melhor a Criança - Creches FIOCRUZ e no IX Encontro de Recreação e Lazer.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, Rosa Maria da . Cotidiano da Professora de Educação Física Numa Creche do Rio de Janeiro - Um Estudo de Caso.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Maria de Fátima Lobato Tavares ; ROCHA, Rosa Maria da . Theory and practice in the context of health promotion program evaluation. Sain Denis / França: IUHPE/ International Union for Health Promotion and Education, 2007 (Publicaçao Internacional Promotion & Education International Journal of Health Promotion & Education).
Outras produções
BELO, M. S. S. P. ; ROCHA, R. M. . Introdução a Promoção da Saúde. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ROCHA, Rosa Maria da ; TAVARES, Maria de Fátima Lobato ; Carvalho, Antonio Ivo ; Zancan, Lenira . Territórios da promoçao da saúde. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didatico do Curso Qualificaçao de Gestores do SUS à distância).
TAVARES, Maria de Fátima Lobato ; ROCHA, Rosa Maria da ; Zancan, Lenira ; Antonio Ivo de Carvalho . Promoçao da Saúde como política e a Política Nacional de Promoçao da Saúde. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didatico do Curso Qualificaçao de Gestores do SUS à distância).
Zancan, Lenira ; Carvalho, Antonio Ivo ; TAVARES, Maria de Fátima Lobato ; ROCHA, Rosa Maria da . Articulação intersetorial e gestão para a promoçao da saúde. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didatico do Curso Qualificaçao de Gestores do SUS à distância).
TAVARES, Maria de Fátima Lobato ; ROCHA, Rosa Maria da . Lazer e Desenvolvimento Social. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TAVARES, Maria de Fátima Lobato ; ROCHA, Rosa Maria da . Promoção da Saúde na Escola. 2003. .
ROCHA, Rosa Maria da . Curso de Atualização no Ensino Profissional em Saúde. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TAVARES, Maria de Fátima Lobato ; ROCHA, Rosa Maria da . Elaboração de Instrumentos para Identificação dos Níveis de Sedentarismo em adolescentes:Contribuição para Novos modelos em Nível de Atenção Primária. 2003. (Projeto de Pesquisa Estratégica e Desenvolvimento).
ROCHA, Rosa Maria da . Programa Salto para o futuro/TV Escola, Secretaria de Educação a Distância - SEED/MEC/Série Saúde e Educação: o lugar da escola/ O que a escola tem a ver com a saúde?. 2007.
Projetos de pesquisa
-
2005 - 2006
Estudo de linha de Base - projrto de Expansão da Estrtégia de saúde da família no Município de Duque de Caxias, Descrição: Fui assistente de Pesquisa de campo do Referido Projeto em que participei de grupos focais em 4 municipios do Rio de Janeiro: Caxias, Volta Redonda, Iatboraí e Niterói. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosa Maria da Rocha - Integrante / Maria de Fátima Lobato Tavares - Integrante / Maria Helena Magalhães de Mendonça - Coordenador.
Prêmios
2002
Menção Honrosa no trababalho intitulado, Prática Saudável e Vida Cotidiana: Atividade Física na Percepção dos Escolares, III Conferência Latino Americana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública, Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias. , Rua Leopoldo Bulhões, 1480 - Terreo - Sala J, Manguinhos, 21041-210 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25982518, Fax: (21) 25647782, URL da Homepage:
Experiência profissional
2005 - Atual
Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZVínculo: FUNCIONÁRIO, Enquadramento Funcional: TECNOLOGISTA EM SAÚDE PÚBLICA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1992 - Atual
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tecnologista em Saúde Pública, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Sou Profissional de Educação Física da FIOCRUZ e lotada do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) desde novembro de 2000.
Atualmente trabalho nos Cursos da ENSP a saber: sou membro da coordenação e docente do Curso de Aperfeiçoamento em Promoção da Saúde na Escola; sou membro da coordenação e tutora no Curso de Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social, cuja metodologia é baseada em situações problema e oriento alunos no Trabalho de Conclusão de Curso ; sou colaboradora na disciplina do Programa stricto sensu, Introdução à Promoção da Saúde; fui membro da coordenação adjunta do bloco IV - Vigilâncias e Promoção da Saúde, do Curso de Especializaçào em Saúde Pública; sou docente do Curso de Residência em Saúde da Família, que oriento alunos no serviço, bem como oriento-os no Trabalho de Conclusão de Curso;
Participei da primeira fase do trabalho de campo da pesquisa Projeto de Expansão e Consolidação do Saúde da Família - PROESF, coordenando grupos focais no Rio de Janeiro e Roraima. Este projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde, apoiada pelo Banco Mundial - BIRD, voltada para a organização e o fortalecimento da Atenção Básica à Saúde no País. Visa contribuir para a implantação e consolidação da Estratégia de Saúde da Família por meio da elevação da qualificação do processo de trabalho e desempenho dos serviços, otimizando e assegurando respostas efetivas para a população, em todos os municípios brasileiros.
Fui da equipe de pesquisa das Escolas Pomotoras de Saúde, orientado pela pesquisadora Dra. Maria de Fátima Lobato do DAPS/ ENSP/FIOCRUZ;
Fui da equipe do Parque da Ciência do Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz, responsável pelas atividades lúdicas e parte do treinamento de monitores do Museu da Vida - 2001
Profissional de educação física da Creche FIOCRUZ, onde elaborei o planejamento de atividades relacionadas a brincad
Atividades
-
03/2002
Ensino, Aperfeiçoamento Em Promoção da Saúde na Escola, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Sou responsável pelo tema Promoção da Atividade Física, que é abordado numa única aula
-
11/2001
Serviços técnicos especializados , Escola Nacional de Saúde Pública, Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias.Serviço realizado, Projetos Comunitários, em que se desenvolve Promoção da Atividade Física para pessoas da Comunidade do bairro de Manguinhos.
-
11/2001
Outras atividades técnico-científicas , Escola Nacional de Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública.Atividade realizada, equipe de coordenação do Curso de Aperfeiçoamento de Promoção da Saúde nas Escolas e professora no Curso com o tema Promoção da Atividade Física.
-
03/2003 - 07/2003
Serviços técnicos especializados , Escola Nacional de Saúde Pública, Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias.Serviço realizado, Membro da equipe de coordenação e professora responsável pelo tema promoção da atividade física do curso piloto do CSEGSF/ENSP de Eco-Alimentação Viva, realizado no período de março de 2003 a julho de 2003.
1998 - 1998
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 2
Outras informações:
Professora contratada por tempo determinado
Atividades
-
03/1998 - 12/1998
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Professora Substituta na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense ? FEBEF/UERJ-Caxias - RJ, na disciplina de Recreação I e II, para a turma do Curso de Pedagogia, no ano de 1998
1985 - 1992
Fundação Legião Brasileira de AssistênciaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40
1998 - 1998
Instituto Brasileiro de Medicina e ReabilitaçãoVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora contratada para o Curso de Pós Graduação de Educação Psicomotora do Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR-RJ)
Atividades
-
01/1998 - 01/1998
Ensino, Educação Psicomotora, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Jogos Simbólicos
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rosa Maria da Rocha e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?