Anderson Queiroz Lemos
Professor em Regime de Dedicação Exclusiva da Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA). Doutor em Administração de Empresas na linha de Estratégia (foco em empreendedorismo) pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo - EAESP (FGV). Foi bolsista CNPq e estudou na Beedie School of Business (Simon Fraser University) em Vancouver - Canadá, onde desenvolveu parte da sua pesquisa sobre o tema da tomada de decisão de empreendedores em redes empresariais. Possui experiência profissional com projetos de fomento ao desenvolvimento empresarial, onde atuou como extensionista industrial em projeto financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC). Atualmente coordena o grupo de pesquisas Carcará (UFERSA), que desenvolve o protótipo de um dispositivo ultrassônico para auxilio a mobilidade de pessoas cegas.
Informações coletadas do Lattes em 30/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Administração
2012 - 2016
Escola de Administração de Empresas de São Paulo
Título: EFFECTUATION E CAUSATION: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DECISÓRIO EMPREENDEDOR EM REDES DE MICROS E PEQUENOS SUPERMERCADOS
Orientador: em Simon Fraser University ( Jeremy Hall)
com , Ano de obtenção: 2016. Tales Andreassi. Coorientador: Jeremy Hall. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: causation; effectuation; network; centralidade; laços relacionais; estrutura organizacional. Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Atividades de organizações associativas.
Mestrado em Administração
2008 - 2010
Universidade Estadual do Ceará
Título: FATORES DETERMINANTES DE POSTURAS GERENCIAIS ESTRATÉGICAS: UTILIZAÇÃO DE UM MODELO PARA ANÁLISE EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS, Ano de Obtenção: 2010
Orientador: FRANCISCO ROBERTO PINTO
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil. Palavras-chave: Gerenciamento Estratégico; Postura gerencial; Meio Envolvente.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial
2007 - 2008
Centro de Treinamento e Desenvolvimento - UFC
Título: ESTUDO DA TEORIA DA COMPLEXIDADE NA AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NUM COMPLEXO ORGANIZACIONAL IMATURO SITUADO NA GRANDE FORTALEZA-CE - UM ESTUDO DE CASO
Orientador: JÚLIO TORRES. Msc.
Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
2003 - 2006
Faculdade da Grande Fortaleza
Título: Administração Ambulante: Comparando as Vantagens Competitivas da Formalidade no Beco da Poeira.
Orientador: Clóvis Luiz Madalozzo. Msc.
Graduação interrompida em 2000 em Engenharia Mecânica
1998 - Atual
Universidade de Fortaleza
Ano de interrupção: 2000
Formação complementar
2019 - 2019
Avaliador MEC - Recredenciamento. , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2009 - 2009
Treinamento dos Tecnicos Extensionistas do PEIEX. (Carga horária: 40h). , NUCLEO DE TECNOLOGIA E QUALIDADE INDUSTRIAL DO CEARA - NUTEC, NUTEC, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Inglês Instrumental. (Carga horária: 54h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Gestão Estratégica da Logística. (Carga horária: 40h). , Centro de Treinamento e Desenvolvimento - UFC, CETREDE, Brasil.
2006 - 2006
CRÉDITO E COBRANÇA. (Carga horária: 21h). , Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.
2005 - 2005
APRENDER A EMPREENDER. (Carga horária: 40h). , Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.
2005 - 2005
GERENCIANDO A PEQUENA EMPRESA COM SUCESSO. (Carga horária: 21h). , Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.
2005 - 2005
ANALISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO. (Carga horária: 40h). , Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.
1995 - 1999
Extensão universitária em Inglês. (Carga horária: 300h). , INSTITUTO BRASIL ESTADOS UNIDOS, IBEU, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Organização de eventos
LEMOS, A. Q. . I CONCURSO DE PLANOS DE NEGÓCIOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFG REGIONAL GOIÁS. 2017. (Concurso).
Participação em eventos
II SEMINÁRIO FORTALECENDO OS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS. 2022. (Seminário).
Semana de Inovação 2022. 2022. (Seminário).
NITEC INTERNATIONAL WEBINAR. 2021. (Seminário).
VIII Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFG (Regional Goiás)-CONEPEC. 2019. (Congresso).
VIII Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFG (Regional Goiás)-CONEPEC. 2019. (Congresso).
19º Encontro Nacional de Diretores, Coordenadores de cursos e Professores de Administração (ENAP). 2018. (Encontro).
SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA COM AS CIÊNCIAS NATURAIS. 2018. (Seminário).
SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA COM AS CIÊNCIAS NATURAIS,.Passaporte Cultural da Cidade de Goiás (GO). 2018. (Seminário).
Consórcio Doutoral Enanpad.Effectuation e Causation: Existe Alguma Predominância na Lógica Decisória do Empreendedor Quando Este Negocia em Redes Empresariais?. 2013. (Outra).
II Programa Especial de ética na Pesquisa.Percepção do Perfil Ético de Estudantes de Administração. 2008. (Seminário).
EMPREENDER 2007. 2007. (Seminário).
.FEIRA PECUARIA DO NORDESTE - PEC NORDESTE. 2006. (Outra).
.IRRIGA CEARÁ. 2006. (Outra).
.Ceará Administrador, com o tema: excelência em Gestão, C/H 15 hs. 2005. (Encontro).
.31º ENEAD - Encontro Nacional de Estudantes de Administração de Empresas. 2005. (Encontro).
. CONGRESSO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA MECÂNICA - CREEM. 1998. (Congresso).
Participação em bancas
LEMOS, A. Q.LOPES JÚNIOR, E. P. A COMUNICAÇÃO INTERNA NAS AÇÕES ESTRATÉGICAS DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE REFERÊNCIA EM FORTALEZA: UM ESTUDO DE CASO NO HOSPITAL INFANTIL ALBERT SABIN. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Hospitalar.) - Faculdade de Tecnologia Intensiva.
LEMOS, A. Q.; SOUSA, J. C.. ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DE UMA MARMITARIA EM MOSSORÓ/RN. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
LEMOS, A. Q.; SOUSA, J. C.. ANÁLISE QUALITATIVA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS PREVISTOS NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO ? UFERSA: UMA AVALIAÇÃO SEGUNDO CRITÉRIOS DA TAXONOMIA DE BLOOM REVISADA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
LEMOS, A. Q.; SOUSA, J. C.. EVIDENCIAÇÃO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA DOS CLUBES DE FUTEBOL BRASILEIRO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE TIMES DA SÉRIE A DE 2023. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
NOBRE, F. C.;LEMOS, A. Q.; NOBRE, L. H. N.. MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE GOVERNANÇA CORPORATIVA E ÉTICA EMPRESARIAL. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
LEMOS, A. Q.; NOBRE, F. C.; SOUSA, J. C.. RELAÇÃO DE LONGO PRAZO E CAUSALIDADE ENTRE O LUCRO CONTÁBIL E O PREÇO DAS AÇÕES: SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SILVA, I. L.; MAGALHAES, M. F.;LEMOS, A. Q.. GESTÃO ORÇAMENTÁRIA EM INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR ESTUDO DE CASO NA REGIONAL GOIÁS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Goiás.
MAGALHAES, M. F.;LEMOS, A. Q.. CONTABILIDADE E CONTROLE INTERNO: UMA ANÁLISE DOS GASTOS COM PESSOAL E DOS INVESTIMENTOS EM SAÚDE E EDUCAÇÃO DA CIDADE DE GOIÁS, REFERENTE AO PERÍODO DE 2012 A 2017.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Goiás.
MAGALHAES, M. F.;LEMOS, A. Q.. Desafio do marketing com empreendedores em salões de beleza na cidade de Goiás (GO). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Goiás.
MAGALHAES, M. F.; SILVA, H. D.;LEMOS, ANDERSON QUEIROZ. Gestão e estratégias de vendas como diferencial competitivo no segmento de cosméticos: estudo de caso na Cidade de Goiás - GO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Goiás.
SILVA, H. D.; SILVA, J. H.;LEMOS, A. Q.. Influências do marketing verde no processo de decisão de compra do consumidor. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em administração (5001241)) - Universidade Federal de Goiás.
LEMOS, A. Q.; SILVA, H. D.; MOURA, J. A.. Marketing de relacionamento: A importância da aplicação do sistema CRM nos E-Commerces. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em administração (5001241)) - Universidade Federal de Goiás.
LEMOS, A. Q.; MARTINS, A.; COSTA, L. O.. Mulheres empreendedoras: o processo decisório de abrir o proprio negócio, os principais motivos e desafios.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DO NORDESTE.
LEMOS, A. Q.; BARBOSA, C.; PESSOA, E.. AS VANTAGENS DA FORMALIZAÇÃO DE EMPREEDEDORES INFORMAIS ATRAVÉS DO MEI: um estudo realizado no municipio de Caucaia/CE.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DO NORDESTE.
LEMOS, A. Q.; SILVA JUNIOR, J. J.; MARTINS, A.. O JOVEM EMPREENDEDOR E O SONHO DE ABRIR O NOVO NEGÓCIO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DO NORDESTE.
LEMOS, A. Q.; MARTINS, A.; SILVA JUNIOR, J. J.. PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE EMPREENDEDORES NA BUSCA DO SUCESSO: UM ESTUDO REALIZADO COM EMPREENDEDORES DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DO NORDESTE.
GURGEL, J. C.; SANTOS, S. X.; CABRAL, L. C. G.;LEMOS, A. Q.. Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Efetivo - Edital no 21/2023: DISCIPLINA/ÁREA: Administração Pública (CAMPUS MOSSORÓ).. 2023. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
LEMOS, A. Q.. Tecnova 3 Piauí: Programa InovaPiaui de apoio à inovação tecnológica.. 2023. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí.
CHAGAS; LUNA, G. B.;LEMOS, A. Q.. elaboração do PQD- 2024 no CMPF:. 2023. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
GUERRA, M.;LEMOS, A. Q.. Controles relacionais e performance da inovação digital em startups de ecossistemas de inovação: análise sob a lente da teoria das trocas sociais. 2022. Universidade de Brasília.
LEMOS, A. Q.. XVII Simposio de Gestão da Inovação Tecnológica. 2012. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.
LEMOS, A. Q.. Plano de Negócios da Empresa Desconexo. 2011. NUCLEO DE TECNOLOGIA E QUALIDADE INDUSTRIAL DO CEARA - NUTEC.
LEMOS, A. Q.. Plano de Negócios da Empresa CIA das ALGAS. 2011. NUCLEO DE TECNOLOGIA E QUALIDADE INDUSTRIAL DO CEARA - NUTEC.
Orientou
O ensino da metodologia 5s e sua efetivação: um estudo comparativo com estudantes; ; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; (Orientador);
TÍTULO DO PROJETO: UMA ANÁLISE DA ATITUDE E DO INTERESSE DOS ESTUDANTES DE CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E HUMANAS PELA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO E EMPREENDEDORISMO; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; (Orientador);
Valor percebido e vantagem competitiva: um estudo no setor de supermercados da Cidade de Goiás (GO); Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);
Responsabilidade Socia como estratégia competitiva para Empresas; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DO NORDESTE; (Orientador);
reputaçao corporativa e a conduta socialmente responsável; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DO NORDESTE; (Orientador);
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: UMA INVESTIGAÇÃO DA EXPERIÊNCIA NA EMPRESA JÚNIOR COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO; ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Anderson Queiroz Lemos;
UMA ANÁLISE DA ATITUDE DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL QUANTO APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 5S; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Orientador: Anderson Queiroz Lemos;
QUALIDADE PERCEBIDA E VANTAGEM COMPETITIVA: UM ESTUDO NO SETOR DE SUPERMERCADOS DA CIDADE DE GOIÁS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Anderson Queiroz Lemos;
; Fatores Que Estimulam O Consumismo No Segmento De Vestuário Entre Jovens Do Bairro Aldeota; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em administração de empresas) - Centro Universitário Christus; Orientador: Anderson Queiroz Lemos;
Capacidade De Gestão De Alunos De Graduação Uma Análise Comparativa; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DO NORDESTE; Orientador: Anderson Queiroz Lemos;
Principais Aspectos De Satisfação Na Percepção De Clientes De Supermercados Varejistas De Rede E De Não Rede: Um Estudo Realizado No Município De Caucaia ? Ce; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DO NORDESTE; Orientador: Anderson Queiroz Lemos;
MULHERES EMPREENDEDORAS: O processo decisório de abrir o próprio negócio, os principais motivos e desafios; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DO NORDESTE; Orientador: Anderson Queiroz Lemos;
AS VANTAGENS DA FORMALIZAÇÃO DE EMPREEDEDORES INFORMAIS ATRAVÉS DO MEI: um estudo realizado no municipio de Caucaia/CE; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DO NORDESTE; Orientador: Anderson Queiroz Lemos;
O JOVEM EMPREENDEDOR E O SONHO DE ABRIR O NOVO NEGÓCIO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DO NORDESTE; Orientador: Anderson Queiroz Lemos;
PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE EMPREENDEDORES NA BUSCA DO SUCESSO: UM ESTUDO REALIZADO COM EMPREENDEDORES DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DO NORDESTE; Orientador: Anderson Queiroz Lemos;
analise dos pensamentos de estudantes africanos e empresários de Fortaleza-Ce sobre expatriação; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Anderson Queiroz Lemos;
A indústria da Cerveja: uma analise sobre os indicadores de desempenho da Companhia de Bebida das Américas (AmBev); ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Anderson Queiroz Lemos;
Sobrevivência, sucesso ou mortalidade no cooperativismo: um estudo realizado em cooperativas cearenses; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Anderson Queiroz Lemos;
O pensamento do estudante de negócios sobre administração estrategica para competitividade empresarial; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Anderson Queiroz Lemos;
Crachá-Tec; 2021; Orientação de outra natureza; (Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Universidade Federal Rural do Semi Árido; Orientador: Anderson Queiroz Lemos;
Competitividade Empresarial: uma analise sobre o nível de gestão estratégica de empresas de pequeno porte; 2011; Orientação de outra natureza; (Administração Estratégica) - Faculdade Integrada do Ceará; Orientador: Anderson Queiroz Lemos;
Produções bibliográficas
-
LEMOS, A. Q. . FATORES DETERMINANTES DE POSTURAS GERENCIAIS ESTRATÉGICAS EM MICROS E PEQUENAS EMPRESAS. REVISTA GESTÃO EM ANÁLISE (REGEA) , v. 12, p. 82-99, 2023.
-
LEMOS, A. Q. ; SILVA, I. L. ; ALVES, D. O. . A INFLUÊNCIA DOS IMPOSTOS MUNICIPAIS SOBRE DISPÊNDIOS OBRIGATÓRIOS EM MUNICÍPIOS TURÍSTICOS DO ESTADO DE GOIÁS. REVISTA DE GESTÃO E CONTABILIDADE DA UFPI , v. 7, p. 43-61, 2022.
-
LEMOS, ANDERSON QUEIROZ ; SILVA, WESLANY ROSE ASSIS PEREIRA DA ; NASCIMENTO, CARLOS ALBERTO XAVIER DO . FATORES DA QUALIDADE PERCEBIDA RELACIONADOS AO VALOR PERCEBIDO DO PREÇO EM SUPERMERCADOS COMPACTOS. REVISTA GESTÃO EM ANÁLISE , v. 10, p. 143-159, 2021.
-
PICCHIAI, DJAIR ; LEMOS, ANDERSON QUEIROZ . Gestão balanceada e práticas de gestão: um estudo sobre suas influências no desempenho financeiro. ESTUDOS DO CEPE , v. 1, p. 35-51, 2017.
-
LEMOS, A. Q. ; SILVA, F. R. ; SIQUEIRA, E. O. . O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR E O PROBLEMA DA INADIMPLÊNCIA: UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DETERMINANTES DA CAPACIDADE PAGADORA DE ALUNOS NUMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR. Intern. Journal of Profess. Bus. Review , v. 2, p. 1-20, 2017.
-
CARVALHO FILHO, V. ; LEMOS, A. Q. ; FERNANDES, F. K. ; MOREIRA, M. Z. . A EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES AFRICANOS EXPATRIADOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE À LUZ DAS CORRENTES TEÓRICAS DA EXPATRIAÇÃO. Revista Gestão e Desenvolvimento , v. 13, p. 112-129, 2016.
-
LEMOS, ANDERSON QUEIROZ ; ANDREASSI, TALES . Effectuation and causation: Propositions about decision making process in business network environments. Revista de Negócios , v. 20, p. 29-43, 2015.
-
PICCHIAI, D. ; LEMOS, A. Q. . Gestão Balanceada e Práticas de Gestão: Um estudo sobre suas influências no desempenho financeiro organizacional. RIC@. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada , v. 9, p. 1, 2015.
-
LEMOS, A. Q. ; PICCHIAI, D. . Práticas de Gestão e Desempenho Financeiro: Um Estudo Realizado em Empresas da Região de Campo Limpo Paulista. Desenvolvimento em Questão , v. 12, p. 247-278, 2014.
-
LOPES JUNIOR, E. P. ; LEMOS, A. Q. . ESTRATÉGIAS DE MARKETING E DESEMPENHO DE VENDAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A EFICIÊNCIA DE AÇÕES CONTINUADAS NUMA EMPRESA DE GLP. Amazônia, Organizações e Sustentabilidade , v. 3, p. 121-136, 2014.
-
LEMOS, A. Q. . EXPORTAÇÃO E COMPETITIVIDADE: UM ESTUDO SOBRE A GESTÃO DE MICROS E PEQUENAS EMPRESAS NOS ESTÁGIOS INICIAIS DA INTERNACIONALIZAÇÃO. Revista FACEF pesquisa Gestão e Desenvolvimento , v. 17, p. 48-69, 2014.
-
LEMOS, A. Q. ; ROCHA, M. ; SILVA COSTA, J. P ; LOPES JÚNIOR, E,.P. . Gerenciando os Caminhos para Mudança: um Estudo sobre o Ambiente Interno de Confecções Cearenses. Sociedade, Contabilidade e Gestão (UFRJ) , v. 6, p. 84, 2011.
-
LEMOS, A. Q. ; ROCHA, M. ; COSTA, J. P. S. ; LOPES JUNIOR, E. . Gerenciando os Caminhos para Mudança: um Estudo sobre o Ambiente Interno de Confecções Cearenses.. Sociedade, Contabilidade e Gestão (UFRJ) , v. 06, p. 84-100, 2011.
-
LEMOS, A. Q. ; PINTO, Francisco Roberto ; LOPES JÚNIOR, E. P . POSTURA GERENCIAL ESTRATÉGICA BUFFER: UM ESTUDO REALIZADO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. REBRAE. Revista Brasileira de Estratégia (Impresso) , v. 3, p. 289-301, 2010.
-
LEMOS, A. Q. ; PINTO, Francisco Roberto . Comprometimento no Funcionalismo Público:Um Estudo Realizado na Secretaria de Educação do Município de Fortaleza. Latin American Journal of Business Management , v. 1, p. 1-16, 2010.
-
LEMOS, A. Q. ; LOPES JÚNIOR, E. P . Estudo das estratégias de microempreendedores para a obtenção de vantagens competitivas em um complexo organizacional. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional , v. 5, p. 34-63, 2009.
-
PINHEIRO, Daniel Rodriguez de Carvalho ; LOPES JÚNIOR, E. P ; LEMOS, A. Q. . EMPRESÁRIOS E MOTORISTAS FALAM SOBRE O OUTDOOR. Revista Eletrônica Mestrado em Administração , v. 1, p. 7-21, 2009.
-
PINTO, Francisco Roberto ; LEMOS, A. Q. ; ROCHA, Jacqueline dos Anjos ; FERREIRA, J. W. C . A Percepção de Empresários do setor de Agronegócio Sobre as Práticas de Responsabilidade SocioAmbiental. Revista Econômica do Nordeste , v. 40, p. 437-453, 2009.
-
COSTA, Francisco José da ; LOPES JÚNIOR, E. P ; LEMOS, A. Q. ; LÔBO, Rodolfo Jakov Saraiva . Uma análise da atitude e do interesse dos estudantes de contabilidade quanto à área de métodos quantitativos. RGO. Revista de Gestão Organizacional (UNOCHAPECÓ. Impresso) , v. 2, p. 168-182, 2009.
-
LEMOS, A. Q. . Expatriação de Executivos. Cadernos EBAPE.BR (FGV) , v. VII, p. 391-391, 2009.
-
LEMOS, A. Q. . DISCUTINDO A EXPATRIAÇÃO DE EXECUTIVOS. RAE Eletrônica (Online) , v. 8, p. 2, 2009.
-
PINTO, Francisco Roberto ; LEMOS, A. Q. ; ROCHA, Jacqueline dos Anjos ; FERREIRA, J. W. C . A percepção dos empresários do setor de agronegócio sobre as práticas de responsabilidade socioambiental. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional , v. 6, p. 1-15, 2009.
-
LEMOS, A. Q. ; SILVA, I. L. ; ALVES, D. O. . A INFLUÊNCIA DOS IMPOSTOS SOBRE OS DISPÊNDIOS COM PESSOAL, SAÚDE E EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS TURÍSTICOS DO ESTADO DE GOIÁS. In: Administração: Perspectivas teóricas e fundamentos epistemológicos. (Org.). Administração: Perspectivas teóricas e fundamentos epistemológicos. 2ed.Paraná: Atena Editora, 2021, v. 1, p. 36-57.
-
LEMOS, A. Q. ; LOPES JÚNIOR, E,.P. ; LÔBO, Rodolfo Jakov Saraiva ; OLIVEIRA, L.G.L . Diamante de sangue. In: Costa Francisco José da ; Ramos Roberto R. (Org.). O cinema pensa os negócios e os negócios o cinema. 1ed.Saarbrücken, Sarre, Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2015, v. , p. 1-.
-
LEMOS, ANDERSON QUEIROZ ; LOPES JÚNIOR, E,.P. ; LÔBO, Rodolfo Jakov Saraiva . O corte. In: Costa Francisco José da ; Ramos Roberto R.. (Org.). O cinema pensa os negócios e os negócios o cinema. 2ed.Saarbrücken, Sarre, Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2015, v. 1, p. 1-.
-
LEMOS, A. Q. . ABORDAGEM HUMANÍSTICA E COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO. Abordagem humanística e comportamental da administração. 1ed.Fortaleza: FGF - FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA, 2013, v. 1, p. 1-92.
-
LEMOS, ANDERSON QUEIROZ . Professor da UFERSA sugere que plante uma árvore para cada metro quadrado de asfalto aplicado. Mossoró Hoje, online, 12 out. 2022.
-
LEMOS, A. Q. . Da horta para a mesa. Diário do Nordeste, OPINIÃO, 12 maio 2008.
-
OLIVEIRA, A. E. L. ; LEMOS, A. Q. . UMA ANÁLISE DA ATITUDE DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL QUANTO APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 5S.. In: I CACES - Congresso de Administração, Contabilidade, Economia e Sustentabilidade, 2024, Belo Horizonte (MG). Congresso de Administração, Contabilidade, Economia e Sustentabilidade, 2024.
-
LEMOS, A. Q. ; SILVA, I. L. . A RELAÇÃO ENTRE IMPOSTOS E DISPÊNDIOS OBRIGATÓRIOS EM MUNICÍPIOS TURÍSTICOS DO ESTADO DE GOIÁS. In: 8º Congresso Internacional UnB de Contabilidade e Governança, 2022, Brasília. 8º Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2022. p. 73-73.
-
CARDOSO, A. J. N. ; MARQUES, A. M. C. ; ALVES, J. R. P. ; LEMOS, A. Q. . DESENVOLVIMENTO DO PROTÓTIPO DE CRACHÁ ELETRÔNICO COMO DISPOSITIVO DE AUXÍLIO À MOBILIDADE DE DEFICIENTES VISUAIS. In: II Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia, 2021, online. ?Desafios para a ciência e tecnologia no mundo contemporâneo?, 2021.
-
LEMOS, A. Q. ; SILVA, I. L. ; SIQUEIRA, E. O. ; ALVES, D. O. . Contabilidade e Controle Interno: Uma Análise dos Gastos na Administração Pública de Municípios Turísticos de Goiás. In: CONVIBRA, 2020. XVII Congresso Virtual de Administração, 2020.
-
LEMOS, A. Q. ; NASCIMENTO, C. A. X. ; SILVA, W. R. A. P. . FATORES DA QUALIDADE PERCEBIDA RELACIONADOS AO VALOR PERCEBIDO DO PREÇO EM SUPERMERCADOS COMPACTOS. In: CONVIBRA, 2020. XVII Congresso Virtual de Administração, 2020.
-
BUENO, G. R. ; LEMOS, A. Q. . Práticas de gestão na administração pública municipal da Cidade de Goiás: Um estudo de caso. In: CONVIBRA, 2020. XVII Congresso Virtual de Administração, 2020.
-
JANOTTI, Y. C. B. ; MENDONCA, P. S. M. ; NASCIMENTO, C. A. X. ; LEMOS, A. Q. . ANTECEDENTES A LEALDADE DE CONSUMIDORES A APLICATIVOS DE M-COMMERCE. In: XXIII SEMEAD, 2020, São Paulo. Semead 2020, 2020.
-
LEMOS, ANDERSON QUEIROZ ; BUENO, G. R. ; VIEIRA, J. P. . PRÁTICAS DE GESTÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DE GOIÁS: Um estudo de caso. In: VIII CONEPEC, 2019, Goiás. A relação entre a formação científica de discentes, docentes e pesquisadores com o mundo no tempo em que vivemos.. Goiás: UFG, 2019. v. VIII. p. 1-12.
-
SIQUEIRA, E. O. ; SILVA, I. L. ; LEMOS, ANDERSON QUEIROZ . CONTABILIDADE E CONTROLE INTERNO: UMA ANÁLISE DOS GASTOS COM PESSOAL E DOS INVESTIMENTOS EM SAÚDE E EDUCAÇÃO DA CIDADE DE GOIÁS. In: VIII CONEPEC, 2019, Goiás. A relação entre a formação científica de discentes, docentes e pesquisadores com o mundo no tempo em que vivemos.. Goiás: UFG, 2019. v. VIII. p. 1-15.
-
SILVA, I. L. ; LEMOS, A. Q. . CONTABILIDADE E CONTROLE INTERNO: uma análise dos gastos na administração pública do município de Goiás. In: XXIV CONAD, 2019, Goiânia. Gestão, Empreendedorismo & Inovação, 2019. v. XXIV.
-
LEMOS, A. Q. ; ANDREASSI, TALES . Tensão na Tomada de Decisão Empresarial: um Estudo Sobre a Ocorrência dos Processos Decisórios de Causation e Effectuation em Redes de Negócios. In: Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, 2018, Porto Alegre. Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, 2018. v. 30. p. 1-10.
-
LEMOS, A. Q. ; ANDREASSI, TALES ; BALESTRIN, A. . Entrepreneurial Decision-Making: Evidences of Causation and Effectuation in Cooperation Business Networks. In: Encontro da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Administração - ENANPAD, 2017, São Paulo. XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017, 2017.
-
LEMOS, A. Q. ; SILVA, F. R. . O Acesso ao Ensino Superior e a Inadimplência nas IES: Um Estudo Sobre os Fatores Determinantes da Capacidade Pagadora de Alunos do Curso de Administração.. In: VII Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont 2016, 2016, Rio de Janeiro. Adcont, 2016. v. 16. p. 1-09.
-
LEMOS, ANDERSON QUEIROZ ; ANDREASSI, TALES . A Influência da Centralidade e dos Laços Relacionais em Redes de Inovação Tecnológica na Geração De Vantagem Competitiva Empresarial. In: XXIX Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica 2016, 2016, São Paulo. XXIX Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica 2016, 2016.
-
LEMOS, A. Q. ; ANDREASSI, T. ; SILVA JUNIOR, J. J. . Laços interorganizacionais e a predominância do processo decisório empreendedor: uma análise em micros e pequenos supermercados em redes de negócios. In: Iberoamerican Academy of Management, 2015, Santiago. THE FUTURE OF ENTREPRENEURSHIP AND INNOVATION IN IBEROAMERICA.
-
CARVALHO FILHO, V. ; LEMOS, A. Q. ; MOREIRA, M. Z. ; FERNANDES, F. K. . a experiencia dos estudantes expatriados no Brasil: uma analise a luz das correntes teoricas da expatriação. In: V ENCONTRO MINEIRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ECONOMIA SOLIDÁRIA E GESTÃO SOCIAL, 2015, Lavras- MG. participação social nas decisoes publicas, 2015.
-
LEMOS, A. Q. ; PICCHIAI, D. . GESTÃO BALANCEADA E PRÁTICAS DE GESTÃO: UM ESTUDO SOBRE SUAS INFLUÊNCIAS NO DESEMPENHO FINANCEIRO. In: 3Es Encontro de Estudos em Estratégia da Anpad, 2013, Bento Gonçalves - RS. VI Encontro de Estudos em Estratégia, 2013.
-
LEMOS, A. Q. ; PICCHIAI, D. . GESTÃO BALANCEADA, PRÁTICAS DE GESTÃO E DESEMPENHO FINANCEIRO: UM ESTUDO EMPÍRICO. In: Simpósio de Administração da produção, logística e Operações Internacionais, 2013, São Paulo. Operações em Organizações de Saúde, 2013.
-
LEMOS, A. Q. ; ANDREASSI, T. . Effectuation and Causation: is There any Predominance on Entrepreneur?s Decision-Making Logics When Dealing in Business Networks?. In: Iberoamerican Academy Conference, 2013, São Paulo. World in Transition: business, multiculturalism and society, 2013.
-
LEMOS, A. Q. ; LOPES JUNIOR, E. P. . GERENCIANDO OS CAMINHOS PARA INOVAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A GESTÃO DE EMPRESAS DE PEQUENO PORTE CEARENSES.. In: Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2012, São Paulo. GERENCIANDO OPERAÇÕES INTERNACIONAIS. v. 15.
-
LEMOS, A. Q. ; ROCHA, M. ; SILVA COSTA, J. P ; LOPES JÚNIOR, E,.P. . Gerenciando os Caminhos Para Mudança: Um Estudo Sobre o Ambiente Interno de Confecções Cearenses. In: AdCont, 2011, Rio de Janeiro. II Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis - AdCont 2011, 2011.
-
LEMOS, A. Q. ; PINTO, Francisco Roberto ; LOPES JÚNIOR, E. P . DETERMINANTES DA POSTURA GERENCIAL ESTRATÉGICA BRIDGING: UM ESTUDO REALIZADO COM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. In: XIII Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2010, São Paulo. REDES DE OPERAÇÕES GLOBAIS: OPERAÇÕES E DESAFIOS. São Paulo: FGV, 2010. v. 1.
-
LEMOS, A. Q. ; PINTO, Francisco Roberto . Fatores Determinantes de Posturas Gerenciais Estratégicas: Utilização de um Modelo Para Análise em Pequenas e Médias Empresas. In: XXXIV Encontro da ANPAD, 2010, Rio de Janeiro. XXXIV Encontro da ANPAD, 2010.
-
COSTA, Francisco José da ; LEMOS, A. Q. ; LOPES JÚNIOR, E. P ; LÔBO, Rodolfo Jakov Saraiva . UMA ANÁLISE DA ATITUDE E DO INTERESSE DOS ESTUDANTES DE CONTABILIDADE QUANTO À ÁREA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS. In: 9º congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2009, São Paulo. Da Pesquisa que Temos Para a Pesquisa que Precisamos, 2009.
-
LEMOS, A. Q. ; PINTO, Francisco Roberto ; LOPES JÚNIOR, E. P ; CÂMARA, Samuel Façanha . Determinantes da Postura Gerencial Estratégica de Proteção Buffer: Um Estudo Realizado em Pequenas e Médias Empresas. In: XII Seminários em Administração - SEMEAD, 2009, São Paulo. Empreendedorismo e Inovação, 2009.
-
PINTO, Francisco Roberto ; LEMOS, A. Q. ; ROCHA, Jacqueline dos Anjos . A PERCEPÇÃO DOS EMPRESÁRIOS DO SETOR DE AGRONEGÓCIO SOBRE AS PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. In: XII Simpósio de Administração da Produção - SIMPOI 2009, 2009, São Paulo. O fator Humano na Gestão de Produção e operações, 2009.
-
LEMOS, A. Q. ; ROCHA, Jacqueline dos Anjos ; PINTO, Francisco Roberto ; BATISTA, P. C. S. . Stakeholders e Desempenho Empresarial: um Estudo Sobre Legitimidade, Urgência e Poder. In: Seminários de Administração - SEMEAD, 2009, São Paulo. Empreendedorismo e Inovação, 2009.
-
ROCHA, Jacqueline dos Anjos ; LEMOS, A. Q. ; PINTO, Francisco Roberto . A Percepção da Importância da Responsabilidade Socioambiental: Um Estudo Comparativo.. In: Seminários em Administração - XII SEMEAD, 2009, São Paulo. Empreendedorismo e Inovação, 2009.
-
LOPES JÚNIOR, E. P ; LEMOS, A. Q. ; LÔBO, Rodolfo Jakov Saraiva ; CÂMARA, Samuel Façanha ; PINTO, Francisco Roberto . Estratégias de marketing e desempenho de vendas: um estudo de caso sobre a eficiência de ações continuadas numa empresa de GLP. In: IX Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação do IFCE (ENPPG 2009), 2009, Fortaleza. Centenário do IFCE: Perspectivas e Desafios para o Ensino, a Pesquisa e a Inovação Tecnológica, 2009.
-
BATISTA, P. C. S. ; Renata Furtado Gradvohl ; LEMOS, A. Q. ; MATOS, I. M. ; Luziane Maria Ribeiro Luff . O Pensamento do Empreendedor Cearense sobre a Inovação Organizacional. In: XXV Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, 2008, Brasília. Inovação, Cultura e Empreendedorismo, 2008.
-
GARCEZ, A. S. ; LEMOS, A. Q. . MULHERES EMPREENDEDORAS: O PROCESSO DECISÓRIO DE ABRIR O PRÓPRIO NEGÓCIO, OS PRINCIPAIS MOTIVOS E DESAFIOS.. In: CONVIBRA, 2020. XVII Conferência Online - Administração 2020, 2020.
-
LEMOS, A. Q. ; PINTO, Francisco Roberto ; LOPES JÚNIOR, E. P ; FRANCO, Camila ; ALMEIDA, Sâmya Coelho Marinho . DETERMINANTES DA POSTURA GERENCIAL ESTRATÉGICA DE LIGAÇÃO BRIDGE: UM ESTUDO REALIZADO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. In: XIV Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, 2009, Fortaleza. Universidade, Estado e Sociedade, 2009.
-
LEMOS, A. Q. ; LÔBO, Rodolfo Jakov Saraiva ; LIMA, Francisco Adriano de Sousa ; COSTA, Francisco José da . Percepção do perfil ético de estudantes de administração. In: II programa especial de ética na pesquisa, 2008, Juazeiro do Norte. Etica na pesquisa: Experiencias Relaionadas à Ciencia, Tecnologia e inovação, 2008. v. 2. p. 304-304.
-
LEMOS, A. Q. ; LOPES JÚNIOR, E. P . ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS DE MICRO-EMPREENDEDORES PARA A OBTENÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS EM UMA ORGANIZAÇÃO SEMI-INFORMAL. In: XIII Semana Universitária - 2008, 2008, Fortaleza. Ciência, Tecnologia e Sociedade, 2008.
-
LOPES JÚNIOR, E. P ; LEMOS, A. Q. ; PENALOZA, V . A percepção de motoristas e empresários anunciantes sobre o uso de outdoors e placas publicitárias em vias públicas.. In: XIII Semana Universitária, 2008, Fortaleza. Ciência, Tecnologia e Sociedade, 2008.
-
LEMOS, A. Q. . FATORES DETERMINANTES DE POSTURAS GERENCIAIS ESTRATÉGICAS EM MICROS E PEQUENAS EMPRESAS. REVISTA GESTÃO EM ANÁLISE (REGEA) , 2023.
-
LEMOS, A. Q. ; SILVA, I. L. ; ALVES, D. O. . A INFLUÊNCIA DOS IMPOSTOS MUNICIPAIS SOBRE DISPÊNDIOS OBRIGATÓRIOS EM MUNICÍPIOS TURÍSTICOS DO ESTADO DE GOIÁS. REVISTA DE GESTÃO E CONTABILIDADE DA UFPI , 2022.
-
OLIVEIRA, A. E. L. ; LEMOS, A. Q. . UMA ANÁLISE DA ATITUDE DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL QUANTO APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 5S.. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEMOS, A. Q. ; SILVA, I. L. . A RELAÇÃO ENTRE IMPOSTOS E DISPÊNDIOS OBRIGATÓRIOS EM MUNICÍPIOS TURÍSTICOS DO ESTADO DE GOIÁS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUSA, J. A. ; LEMOS, A. Q. . Fatores que Estimulam o Consumismo no Segmento de Vestuário entre Jovens. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LEMOS, A. Q. ; ROCHA, M. ; SILVA COSTA, J. P ; LOPES JÚNIOR, E,.P. . Gerenciando os Caminhos para Mudança: um Estudo sobre o Ambiente Interno de Confecções Cearenses.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, Francisco José da ; LOPES JÚNIOR, E,.P. ; LEMOS, A. Q. ; LÔBO, Rodolfo Jakov Saraiva . Mensuração das Atitudes dos Estudantes de Cursos de Administração Quanto à Área de Métodos Quantitativos: Proposta de uma Escala. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEMOS, A. Q. ; LÔBO, Rodolfo Jakov Saraiva ; LIMA, Francisco Adriano de Sousa ; COSTA, Francisco José da . Percepção do Perfil Ético de Estudantes de Administração. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LOPES JÚNIOR, E. P ; LEMOS, A. Q. . A percepção de motoristas e empresários anunciantes sobre o uso de outdoors e placas publicitárias em vias públicas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEMOS, A. Q. ; LOPES JÚNIOR, E. P . ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS DE MICRO-EMPREENDEDORES PARA A OBTENÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS EM UMA ORGANIZAÇÃO SEMI-INFORMAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
COSTA, Francisco José da ; LOPES JÚNIOR, E. P ; LEMOS, A. Q. ; LÔBO, Rodolfo Jakov Saraiva . Atitudes dos Estudantes de Cursos de Administração quanto às Disciplinas de Métodos Quantitativos: Desenvolvimento de uma Escala de Mensuração.. Fortaleza - Ceará: UECE, 2009 (Publicação de artigo).
-
LEMOS, A. Q. . Administração Ambulate: Comparando as Vantagens competitivas da Formalidade no Beco da Poeira. Fortaleza-Ceará: Gráfica e editora FGF, 2006 (Publicação de artigo).
Outras produções
LEMOS, A. Q. ; MARQUES, A. M. C. ; SEGUNDO, F. C. G. S. ; PEREIRA, L. M. A. M. ; SILVA, J. W. C. ; TEIXEIRA, M. V. O. ; BARROS, E. M. ; DUARTE, M. F. C. ; SILVA, R. J. F. . Crachá-Tec. 2022.
LEMOS, A. Q. . Avaliador de trabalho EnANPAD. 2020.
LEMOS, A. Q. . Avaliador de trabalho 3Es - ANPAD. 2020.
LEMOS, ANDERSON QUEIROZ . Avaliador de Trabalhos no EnANPAD. 2018.
LEMOS, A. Q. . Avaliador de Trabalhos no EnANPAD. 2017.
LEMOS, A. Q. . Avaliador de Trabalhos no EnANPAD. 2016.
LEMOS, A. Q. . Avaliador de Trabalhos no XVII simpósio de gestão da inovação tecnológica. 2012.
LEMOS, A. Q. ; SEGUNDO, F. C. G. S. ; SILVA, J. W. C. . Crachá Tech V2: Ufersa conquista 17ª Patente com dispositivo para pessoas com deficiência visual. 2025; Tema: Tecnologias assistivas. (Site).
LEMOS, ANDERSON QUEIROZ . Professor da UFERSA sugere que plante uma árvore para cada metro quadrado de asfalto aplicado. 2022; Tema: pavimentação asfáltica e ilhas de calor. (Rede social).
LEMOS, ANDERSON QUEIROZ . Técnicas estatísticas de análise multivariada de dados com aplicação de softwares. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LEMOS, A. Q. . Gestão da Qualidade e da Produtividade. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LEMOS, A. Q. . ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LEMOS, A. Q. . GESTÃO ESTRATÉGICA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ALBUQUERQUE, R. C ; LEMOS, A. Q. . Tópicos Avançados em Administração Contemporânea. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LEMOS, A. Q. . Mini-curso de Aperfeiçoamento da Língua Inglesa. 2007. .
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Crachá-Tec, Descrição: Trata-se de um projeto de base tecnológica que utiliza o conceito de Tecnologias Assistivas (TA). O objetivo é desenvolver um protótipo de crachá eletrônico a baixo custo que auxilie na mobilidade de pessoas cegas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Anderson Queiroz Lemos - Coordenador / FRANCISCO CARLOS GURGEL DA SILVA SEGUNDO - Integrante / JOSE WAGNER CAVALCANTI SILVA - Integrante / EUDENIA MAGALHÃES BARROS - Integrante / LAURA MARIA ARAUJO MENDES PEREIRA - Integrante / MARCOS VINICIUS DE OLIVEIRA TEIXEIRA - Integrante / AGDA MARIA CASTRO MARQUES - Integrante.
Projetos de desenvolvimento
-
2020 - Atual
Laboratório IPÊ - Inovação, Prototipagem e Empreendedorismo, Descrição: Laboratório aberto a toda a comunidade para construção de protótipos e desenvolvimento de produtos. A iniciativa é resultado da parceria entre a UFG e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (Funape) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), que disponibilizou recursos entre bolsas e investimento para a implementação do projeto. No local, estudantes, inventores, empresários podem aprender não apenas a desenhar e a manipular suas criações digitais, mas também a usar ferramentas de manufatura para construir e realizar os seus projetos.No IPE Lab, um odontólogo pode, por exemplo, imprimir um modelo de arcada dentária em 3D para planejar o tratamento de um paciente. O espaço disponibiliza impressoras 3D, fresadoras CNC, tornos, máquina de corte a laser e outros equipamentos para design, modelação, prototipagem, teste, fabricação e documentação. Ainda são oferecidos cursos, treinamentos e acompanhamento para transformar projetos empreendedores em realidade e também para aprimorá-los, agregando conhecimento e inovação a produtos, processos e serviços. O IPE Lab se traduz em um ambiente que fomenta a reunião de alunos de diferentes áreas do conhecimento para trocar ideias, formular propostas de criações conjuntas e chegar até à construção de um protótipo funcional. Além de ser fonte de boas ideias, pode estimular a criação de novas empresas, especialmente as de base tecnológica, na medida em que as pessoas têm a oportunidade de pensar sobre, elaborar, construir e testar dispositivos funcionais no ambiente do laboratório.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Anderson Queiroz Lemos - Coordenador / Ariane Magda Borges - Integrante / Vitor de Almeida Silva - Integrante.
-
2020 - 2021
Laboratório IPÊ - Inovação, Prototipagem e Empreendedorismo, Descrição: Laboratório aberto a toda a comunidade para construção de protótipos e desenvolvimento de produtos. A iniciativa é resultado da parceria entre a UFG e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (Funape) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), que disponibilizou recursos entre bolsas e investimento para a implementação do projeto. No local, estudantes, inventores, empresários podem aprender não apenas a desenhar e a manipular suas criações digitais, mas também a usar ferramentas de manufatura para construir e realizar os seus projetos.No IPE Lab, um odontólogo pode, por exemplo, imprimir um modelo de arcada dentária em 3D para planejar o tratamento de um paciente. O espaço disponibiliza impressoras 3D, fresadoras CNC, tornos, máquina de corte a laser e outros equipamentos para design, modelação, prototipagem, teste, fabricação e documentação. Ainda são oferecidos cursos, treinamentos e acompanhamento para transformar projetos empreendedores em realidade e também para aprimorá-los, agregando conhecimento e inovação a produtos, processos e serviços. O IPE Lab se traduz em um ambiente que fomenta a reunião de alunos de diferentes áreas do conhecimento para trocar ideias, formular propostas de criações conjuntas e chegar até à construção de um protótipo funcional. Além de ser fonte de boas ideias, pode estimular a criação de novas empresas, especialmente as de base tecnológica, na medida em que as pessoas têm a oportunidade de pensar sobre, elaborar, construir e testar dispositivos funcionais no ambiente do laboratório.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Anderson Queiroz Lemos - Coordenador / Ariane Magda Borges - Integrante / Vitor de Almeida Silva - Integrante.
Prêmios
2019
Mérito Legislativo Vilaboense, Câmara Municipal da Cidade de Goiás )GO).
2011
Destaque Acadêmico do 2º Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis - AdCont 2011, Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC.
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - Atual
Universidade Federal Rural do Semi-ÁridoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
professor na disciplina de Administração e Empreendedorismo
2017 - 2021
Universidade Federal de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS, ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA I, ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II, ORGANIZAÇÃO, MÉTODOS E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES, ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II, III, IV, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, REDES INTERORGANIZACIONAIS DE NEGÓCIOS
2016 - 2017
Centro Universitário ChristusVínculo: , Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4
Atividades
-
06/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia da Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Empreendedorismo
2013 - 2017
Faculdade de Tecnologia do NordesteVínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2013 - 01/2017
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Empreendedorismo, Administração Financeira, Organização, Sistemas e Métodos
2010 - 2012
Universidade Estadual do CearáVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
2011 - 2011
Faculdade Integrada do CeáraVínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: não, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrou disciplina de Consultoria em gestão estratégica no curso de pós graduação (latu sensu) em Administração Estratégica
2009 - 2011
Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará - NutecVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Técnico Extensionista do Peiex, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Anderson queiroz Lemos é Técnico Extensionista do Projeto Extensão Industrial Exportadora - PEIEX. Atende a um portifólio de 240 empresas na Região metropolitana de Fortaleza - Ceará
2005 - 2006
Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do CearáVínculo: ESTAGIARIO, Enquadramento Funcional: ESTAGARIO, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estagiário da Unidade de Apoio ao Comércio com as Funções: Promover rodadas de negócio com os diversos segmentos varejistas e atacadistas do Centro de Fortaleza, incentivar o associativismo primando pela união dos diversos segmentos. Implantação da Central de Negócios no Centro de Fortaleza para fomentar o comercio local.
Atuação na Unidade Setorial de Agronegócio no projeto APRISCO ( Ovinocaprinocultura), onde colaborei junto aos atores regionais e nacionais no fomento da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura no estado do Ceará.
2000 - 2002
Companhia de Água e Esgoto do CearáVínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: ESTAGIARIO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Funções: (Gerência de Transportes Pesados e leves): Rotinas administrativas, contas a pagar e a receber, geração e interpretação de relatórios gerenciais, adaptação de veiculos à realidade empresarial da instituição.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Anderson Queiroz Lemos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?