Fernanda Pinheiro Aguiar

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestrado (2013) e Doutorado (2018) em Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, pelo IESC/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como Assistente de Pesquisa do LinkDataPop - Laboratório de Linkage e Análise de Dados Populacionais em Saúde - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui experiência com Sistemas de Informação em Saúde (SIH-SUS, SIA-SUS, SIM, SINAN, SINASC, SISCOLO, APAC), relacionamento probabilístico de registros, análise de dados (experiência com pacotes estatísticos e programas editores de bancos de dados). Trabalhou com dados do projeto Vida no Trânsito, junto ao Ministério da Saúde. No período de 2013 a 2015, trabalhou no Núcleo de Análise de Situação de Saúde (NASS) da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/DIREH) da Fiocruz. Possui interesse em Sistemas de Informação em Saúde, Relacionamento probabilístico de bases de dados, Qualidade de dados, Saúde do Trabalhador, Preventiva e Social.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Coletiva

2014 - 2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Idade e escolaridade maternas e mortalidade na infância
Cláudia Medina Coeli. Coorientador: Patrícia Viana Guimarães. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Mestrado em Saúde Coletiva

2011 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA E ODONTOLOGIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE SAÚDE NA CESSAÇÃO DO TABAGISMO,Ano de Obtenção: 2013
Claudia Medina Coeli.Coorientador: Liz Maria de Almeida. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Gestão em Planos de Saúde

2011 - 2012

Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal
Título: SOBREVIDA DE IDOSOS INTERNADOS POR FRATURA PROXIMAL DE FÊMUR NA SAÚDE SUPLEMENTAR E EM OUTRAS INTERNAÇÕES NÃO FINANCIADAS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO, 2006 E 2007
Orientador: Alba Valeria Eira Fleury

Especialização em Odontologia do Trabalho

2009 - 2010

Associação Brasileira de Odontologia do Rio de Janeiro
Título: Efeitos sobre a Saúde dos Profissionais de Saúde Bucal e dos Pacientes Expostos ao Metil Metacrilato
Orientador: Paula Baptista Machado de Mello

Aperfeiçoamento em Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal

2014 - 2015

Fundação Oswaldo Cruz
Título: -. Ano de finalização: 2015

Graduação em Odontologia

2002 - 2007

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Perícia Odontológica. (Carga horária: 24h). , Instituto Caetano Andrade, ICA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia/Especialidade: Sistemas de Informação em Saúde.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia/Especialidade: Relacionamento probabilístico de bases de dados.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Saúde do Trabalhador.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Odontologia Social e Preventiva.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

11° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. CONFIABILIDADE DO ENCERRAMENTO NO SINAN USANDO LINKAGE DE BASES DE DADOS.. 2015. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Nível educacional da mãe e mortalidade neonatal: avaliação do paradoxo do peso ao nascer em um país de renda média. 2014. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Escolaridade materna, peso ao nascer e mortalidade neonatal: análise de dois períodos no Estado do Rio de Janeiro. 2014. (Congresso).

III Seminário Internacional de Avaliação em Saúde. 2013. (Seminário).

X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Internações prévias para construção de um índice de ajuste de risco na avaliação da qualidade da atenção hospitalar. 2012. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Repetição rápida da gestação e óbito fetal: efeito da idade materna. 2012. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. : Análise de sobrevivência de uma coorte de casos notificados por tuberculose no município do Rio de Janeiro, Brasil.. 2012. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. A percepção dos estudantes de graduação de medicina e odontologia sobre a importância dos profissionais de saúde na cessação do tabagismo.. 2012. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Avaliação da distribuição de primeiros e últimos nomes na base de mortalidade do estrado do Rio de Janeiro.. 2012. (Congresso).

VIII Congresso de Epidemiologia. Confiabilidade da comunicação de internação hospitalar: proposta de análise da qualidade usando relacionamento probabilístico banco de dados. 2011. (Congresso).

VIII Congresso de Epidemiologia. Sobrevida de Idosos internados por fratura proximal de fêmur na Saúde Suplementar do Estado de São Paulo, 2006 e 2007. 2011. (Congresso).

VIII Congresso de Epidemiologia. Mortalidade após realização de cirurgia cardíaca na saúde suplementar no estado de São Paulo. 2011. (Congresso).

I Seminario Internacional de Linkage de Base de Dados.Confiabilidade da comunicação de internação hospitalar: proposta de análise da qualidade usando relacionamento probabilístico banco de dados. 2010. (Seminário).

I Seminario Internacional de Linkage de Base de Dados.Sobrevida de Idosos internados por fratura proximal de fêmur na Saúde Suplementar do Estado de São Paulo, 2006 e 2007. 2010. (Seminário).

I Seminario Internacional de Linkage de Base de Dados.Mortalidade em 30 dias, 60 dias, 90 dias, 180 dias e 1 ano após admissão para realização de cirurgia cardíaca na Saúde Suplementar no Estado de São Paulo. 2010. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Patricia Siqueira Barros

BARROS, P. S.. Efeitos sobre a saúde dos profissionais de saúde bucal e dos pacientes expostos ao metil metacrilato. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em odontologia do Trabalho) - Associação Brasileira de Odontologia Seção Rio d.

Sandra Costa Fonseca

Coeli, CM; KALE, P. L.; CARVALHO, M. S.; Machado, CJ;Fonseca, Sandra C.. Idade e escolaridade maternas ao nascimento e mortalidade na infância. 2018. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sandra Costa Fonseca

Coeli, CM; FLORES, PATRÍCIA VIANA GUIMARÃES; KALE, P. L.; Machado, CJ;FONSECA, S. C.. Vulnerabilidade ao nascimento e Mortalidade na Infância. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marília Sá Carvalho

COELI, C. M.; MACHADO, C. J.; KALI, P. L.; FONSECA, S. C.;Carvalho, M. S.. IDADE E ESCOLARIDADE MATERNAS AO NASCIMENTO E MORTALIDADE NA INFÂNCIA. 2018. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Enirtes Caetano Prates Melo

Coeli, C.M.; FIGUEIREDO, V. C.;MELO, E. C. P.. A Percepção dos Estudantes de Graduação e Medicina e Odontologia sobre a importância do Profissional de Saúde na Cessação do Tabagismo. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cláudia Medina Coeli

COELI, C. M.MELO, E. C. P.; FIGUEIREDO, V. C.. A PERCEPÇÃO DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA E ODONTOLOGIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE SAÚDE NA CESSAÇÃO DO TABAGISMO. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cláudia Medina Coeli

Coeli, Cláudia Medina; Machado, CJ; FONSECA, S. C.;KALE, Pauline LorenaCARVALHO, Marilia Sá. IDADE E ESCOLARIDADE MATERNAS AO NASCIMENTO E MORTALIDADE NA INFÂNCIA. 2018. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pauline Lorena Kale

Kale, Pauline Lorena; COELI, Claudia Medina; FONSECA, S. C.; CARVALHO, M. S.; MACHADO, C. J.. Idade e escolaridade maternas ao nascimento e mortalidade na infância. 2018. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva.

Pauline Lorena Kale

KALE, Pauline Lorena; FONSECA, S. C.; COELI, Claudia Medina; MACHADO, C. J.; CARVALHO, M. S.. Vulnerabilidade ao nascer e mortalidade na infância. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Helena Tupinambá

A percepção do estudante de Odontologia como modelo de comportamento para hábitos saudáveis; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Fernanda Pinheiro Aguiar;

Sharon Stefani Rivera Caldeira

Confiabilidade da comunicação da internação hospitalar: proposta de análise da qualidade usando relacionamento probabilístico de banco de dados; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão Pública Para O Desenvolvimento Econômico e Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Fernanda Pinheiro Aguiar;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Paloma Rodrigues Salazar

O papel do enfermeiro no incentivo ao aleitamento materno exclusivo; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Unificadas Doctum de Cataguases; Orientador: Paloma Rodrigues Salazar;

Paula Baptista Machado de Mello

Efeitos sobre a saúde dos profissionais de saúde bucal e dos pacientes expostos ao metacrilato; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Odontologia do Trabalho) - Associação Brasileira de Odontologia ? Seção Rio de Janeiro; Orientador: Paula Baptista Machado de Mello;

Cláudia Medina Coeli

A PERCEPÇÃO DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA E ODONTOLOGIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE SAÚDE NA CESSAÇÃO DO TABAGISMO; 2013; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Medina Coeli;

Cláudia Medina Coeli

IDADE E ESCOLARIDADE MATERNAS AO NASCIMENTO E MORTALIDADE NA INFÂNCIA; 2018; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Claudia Medina Coeli;

Liz Maria de Almeida

Fatores contextuais e individuais que influenciam a percepção do estudante de odontologia como modelo de comportamento para hábitos saudáveis; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva,; Coorientador: Liz Maria de Almeida;

Rejane Sobrino Pinheiro

SOBREVIDA DE IDOSOS INTERNADOS POR FRATURA PROXIMAL DE FÊMUR NA SAÚDE SUPLEMENTAR E EM OUTRAS INTERNAÇOES NÃO FINANCIADAS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO, 2006 E 2007; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Planos de Saúde) - Universidade Anhanguera-Uniderp, Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Rejane Sobrino Pinheiro

Acesso à assitência odontológica no Brasil - dados da PNAD; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Rejane Sobrino Pinheiro

Acesso aos serviçso odontológicos no Brasil; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Rejane Sobrino Pinheiro

Sistemas de Informação em Saúde: relacionamento probabilístico, avaliação de programas e serviços de saúde; 2009; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rejane Sobrino Pinheiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MANDACARU, POLYANA MARIA PIMENTA ; ANDRADE, ANA LUCIA ; ROCHA, MARLI SOUZA ; AGUIAR, FERNANDA PINHEIRO ; NOGUEIRA, MARIA SUELI M. ; GIRODO, ANNE MARIELLE ; PEDROSA, ANA AMÉLIA GALAS ; OLIVEIRA, VERA LÍDIA ALVES DE ; ALVES, MARTA MARIA MALHEIROS ; PAIXÃO, LÚCIA MARIA MIANA M. ; MALTA, DEBORAH CARVALHO ; SILVA, MARTA MARIA ALVES ; MORAIS NETO, OTALIBA LIBANIO DE . Qualifying information on deaths and serious injuries caused by road traffic in five Brazilian capitals using record linkage. ACCIDENT ANALYSIS AND PREVENTION , v. 106, p. 392-398, 2017.

  • VIEIRA, CLÁUDIA LIMA ; FLORES, PATRICIA V. ; ROCHEL DE CAMARGO, KENNETH ; PINHEIRO, REJANE S. ; CABRAL, CRISTIANE S. ; AGUIAR, FERNANDA P. ; COELI, CLAUDIA M. . Rapid Repeat Pregnancy in Brazilian Adolescents: Interaction between Maternal Schooling and Age. Journal of Pediatric and Adolescent Gynecology , v. 29, p. 382-385, 2016.

  • ROCHA, MARLI SOUZA ; AGUIAR, FERNANDA PINHEIRO ; OLIVEIRA, GISELE PINTO DE ; SARACENI, VALÉRIA ; COELI, CLAUDIA MEDINA ; PINHEIRO, REJANE SOBRINO . Confiabilidade do desfecho do tratamento usando linkagede bases de dados para a tuberculose. Cadernos Saúde Coletiva , v. 23, p. 150-156, 2015.

  • ROCHA, MARLI SOUZA ; OLIVEIRA, GISELE PINTO DE ; AGUIAR, FERNANDA PINHEIRO ; SARACENI, VALÉRIA ; PINHEIRO, REJANE SOBRINO . Do que morrem os pacientes com tuberculose: causas múltiplas de morte de uma coorte de casos notificados e uma proposta de investigação de causas presumíveis. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 31, p. 709-721, 2015.

  • SANTOS, SIMONE AGADIR ; LEGAY, LETÍCIA FORTES ; AGUIAR, FERNANDA PINHEIRO ; LOVISI, GIOVANNI MARCOS ; ABELHA, LUCIA ; OLIVEIRA, SERGIO PACHECO DE . Tentativas e suicídios por intoxicação exógena no Rio de Janeiro, Brasil: análise das informações através do linkage probabilístico. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 30, p. 1057-1066, 2014.

  • AGUIAR, FERNANDA PINHEIRO ; MELO, ENIRTES CAETANO PRATES ; OLIVEIRA, EVANGELINA XAVIER GOUVEIA DE ; CARVALHO, MARILIA SÁ ; PINHEIRO, REJANE SOBRINO . Confiabilidade da informação sobre município de residência no Sistema de Informações Hospitalares - Sistema Único de Saúde para análise do fluxo de pacientes no atendimento do câncer de mama e do colo do útero. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 21, p. 197-200, 2013.

  • FONTES, ROSITA ; COELI, CLAUDIA ; AGUIAR, FERNANDA ; VAISMAN, MARIO . Reference interval of thyroid stimulating hormone and free thyroxine in a reference population over 60 years old and in very old subjects (over 80 years): comparison to young subjects. Thyroid Research , v. 6, p. 13, 2013.

  • VIEIRA, C. L. ; COELI, C. M. ; PINHEIRO, R. S. ; BRANDAO, E. R. ; CAMARGO JUNIOR, K. R. ; AGUIAR, F. P. . Modifying Effect of Prenatal Care on the Association between Young Maternal Age and Adverse Birth Outcomes. Journal of Pediatric and Adolescent Gynecology , v. 25, p. 185-189, 2012.

  • PINHEIRO, R. S. ; AGUIAR, F. P. ; SASS, P. E. ; VILELA, M. J. N. . Diferença no uso de serviços odontológicos. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 14, p. 141-148, 2006.

  • GUIMARAES, P. V. ; COELI, C. M. ; AGUIAR, F. P. ; CAMARGO, T. M. C. R. ; PINHEIRO, R. S. ; FONSECA, S. C. . Escolaridade materna, peso ao nascer e mortalidade neonatal: análise de dois períodos no Estado do Rio de Janeiro. In: IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2014, Vitória - ES. Anais do IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2014. v. 1.

  • GUIMARAES, P. V. ; FONSECA, S. C. ; AGUIAR, F. P. ; CAMARGO JUNIOR, K. R. ; PINHEIRO, R. S. ; COELI, C. M. . Nível educacional da mãe e mortalidade neonatal: avaliação do paradoxo do peso ao nascer em um país de renda média. In: IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2014, Vitória - ES. Anais do IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2014. v. 1.

  • VIEIRA, C. L. ; COELI, C. M. ; GUIMARAES, P. V. ; PINHEIRO, R. S. ; AGUIAR, F. P. ; CAMARGO JUNIOR, K. R. . Rapid repeat pregnancy stillbirth in Brazilian women: the effect of maternal age.. In: European Congress of Epidemiology, 2012, Porto. European Journal of Epidemiology, 2012. v. 27. p. S121-S122.

  • ROCHA, M. S. ; PINHEIRO, R. S. ; SARACENI, V. ; AGUIAR, F. P. ; OLIVEIRA, G. P. ; COELI, C. M. . Survival in a cohort of TB cases reported in Rio de Janeiro City, Brazil. In: European Congress of Epidemiology, 2012, Porto. European Journal of Epidemiology, 2012. v. 27. p. S96-S96.

  • VIEIRA, C. L. ; GUIMARAES, P. V. ; COELI, C. M. ; PINHEIRO, R. S. ; AGUIAR, F. P. ; CAMARGO JUNIOR, K. R. . Repetição rápida da gestação e óbito fetal: efeito da idade materna. In: X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre. Anais do X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012. p. 1.

  • MACHARETH, H. ; PINHEIRO, R. S. ; AGUIAR, F. P. ; COELI, C. M. . Internações prévias para construção de um índice de ajuste de risco na avaliação da qualidade da atenção hospitalar. In: X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre. Anais do X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012. v. 1.

  • ROCHA, M. S. ; PINHEIRO, R. S. ; SARACENI, V. ; AGUIAR, F. P. ; OLIVEIRA, G. P. ; COELI, C. M. . Análise de sobrevivência de uma coorte de casos notificados por tuberculose no município do Rio de Janeiro, Brasil.. In: X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre. Anais do X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012. v. 1.

  • COELI, C. M. ; AGUIAR, F. P. ; VIEIRA, C. L. ; GUIMARAES, P. V. ; PINHEIRO, R. S. ; CAMARGO JUNIOR, K. R. . Avaliação da distribuição de primeiros e últimos nomes na base de mortalidade do estrado do Rio de Janeiro.. In: X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre. Anais do X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012. v. 1.

  • PINHEIRO, R. S. ; AGUIAR, F. P. ; OLIVEIRA, E. X. G. ; MELO, E. C. P. ; COELI, C. M. ; CARVALHO, M. S. . Distance to health care and survival of patients who underwent coronary artery bypass grafting and angioplasty. In: The IEA-EEF Eurpean Congress of Epidemiology, 2012, Cidade do Porto, Portugal. Eurpean Journal of Epidemiology. Netherlands: Springer, 2012. v. 27. p. S79-S79.

  • VIEIRA, C. L. ; COELI, C. M. ; GUIMARAES, P. V. ; PINHEIRO, R. S. ; AGUIAR, F. P. ; CAMARGO JUNIOR, K. R. . Comparison of logistic regression and neural network prediction of probability the occurrence of low Apgar. In: The IEA-EEF Eurpean Congress of Epidemiology, 2012, Cidade do Porto, Portugal. Eurpean Journal of Epidemiology. Netherlands: Springer, 2012. v. 27. p. S121-S121.

  • VIEIRA, C. L. ; COELI, C. M. ; GUIMARAES, P. V. ; PINHEIRO, R. S. ; AGUIAR, F. P. ; CAMARGO JUNIOR, K. R. . Comparison of logistic regression and neural network prediction of probability the occurrence of low apgar. In: The IEA-EEF Eurpean Congress of Epidemiology, 2012, Porto. Eurpean Journal of Epidemiology, 2012. v. 27. p. 121-121.

  • AGUIAR, F. P. ; ALMEIDA, L. M. ; MASSON, E. ; PINHEIRO, R. S. ; COELI, C. M. . A percepção dos estudantes de graduação de medicina e odontologia sobre a importância dos profissionais de saúde na cessação do tabagismo.. In: X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre. Anais do X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012. v. 1.

  • AGUIAR, F. P. ; COELI, C. M. ; LUCENA, F. F. A. ; PINHEIRO, R. S. . Sobrevida de Idosos internados por fratura proximal de fêmur na Saúde Suplementar do Estado de São Paulo, 2006 e 2007.. In: VIII Congresso de Epidemiologia, 2011, São Paulo. CD de resumos do VIII Congresso de Epidemiologia, 2011. p. 1-1.

  • AGUIAR, F. P. ; COELI, C. M. ; PINHEIRO, R. S. . Confiabilidade da comunicação de internação hospitalar: proposta de análise da qualidade usando relacionamento probabilístico banco de dados.. In: VIII Congresso de Epidemiologia, 2011, São Paulo. CD de resumos do VIII Congresso de Epidemiologia, 2011. p. 1-1.

  • PINHEIRO, R. S. ; AGUIAR, F. P. ; COELI, C. M. . Mortalidade após realização de cirurgia cardíaca na saúde suplementar no estado de São Paulo.. In: VIII Congresso de Epidemiologia, 2011, São Paulo. CD de resumos do VIII Congresso de Epidemiologia, 2011. p. 1-1.

  • AGUIAR, F. P. ; PINHEIRO, R. S. ; CALDEIRA, S. S. R. . Confiabilidade da comunicação de internação hospitalar: proposta de análise da qualidade usando relacionamento probabilístico banco de dados. In: I Seminário Internacional de Linkage de Bases de Dados, 2010, Rio de Janeiro. Resumos do I Seminário Internacional de Linkage de Base de Dados, 2010. p. 1-1.

  • PINHEIRO, R. S. ; AGUIAR, F. P. ; CALDEIRA, S. S. R. . Mortalidade em 30 dias, 60 dias, 90 dias, 180 dias e 1 ano após admissão para realização de cirurgia cardíaca na Saúde Suplementar no Estado de São Paulo. In: I Seminário Internacional de Linkage de Bases de Dados, 2010, Rio de Janeiro. Resumos do I Seminário Internacional de Linkage de Base de Dados, 2010. p. 1-1.

  • CALDEIRA, S. S. R. ; PINHEIRO, R. S. ; AGUIAR, F. P. . Sobrevida de Idosos internados por fratura proximal de fêmur na Saúde Suplementar do Estado de São Paulo, 2006 e 2007. In: I Seminário Internacional de Linkage de Bases de Dados, 2010, Rio de Janeiro. Resumos do I Seminário Internacional de Linkage de Base de Dados, 2010. p. 1-1.

  • AGUIAR, F. P. ; PINHEIRO, R. S. ; TORRES, T. Z. G. . PERFIL DEMOGRÁFICO DAS READMISSÕES E DA MORTALIDADE HOSPITALAR DE PACIENTES INTERNADOS POR FRATURA PROXIMAL DE FÊMUR NO SUS. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife. Revista Ciência e Saúde Coletiva - Anais do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2009.

  • MOREIRA, M. C. B. ; MOREIRA, V. S. N. ; AGUIAR, F. P. ; PINHEIRO, R. S. . Análise das Internações Prévias no SUS dos Pacientes Internados por Fratura Proximal de Fêmur no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - HUCFF. In: XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural UFRJ, 2009, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2009. v. 1. p. 487-487.

  • MOREIRA, V. S. N. ; MOREIRA, M. C. B. ; AGUIAR, F. P. ; PINHEIRO, R. S. . Análise das internações prévias no SUS por fratura proximal de fêmur no HUCFF. In: XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009, Rio de Janeiro. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • VIEIRA, C. L. ; ABREU, G. A. ; AGUIAR, F. P. ; TORRES, T. Z. G. ; PINHEIRO, R. S. ; COELI, C. M. . Usando o SINASC em estudos de reincidência de gestação na adolescência: avaliação da completitude dos dados sobre filhos tidos em gestações anteriores. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife. Revista Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2009. p. 1413-8123.

  • VIEIRA, C. L. ; AGUIAR, F. P. ; ALMEIDA, L. M. ; PINHEIRO, R. S. ; COELI, C. M. ; CAMARGO JUNIOR, K. R. . Avaliação comparativa de duas estratégias de blocagem no linkage probabilístico utilizando o SINASC. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). RJ: ABRASCO, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • PINHEIRO, R. S. ; AGUIAR, F. P. ; MELO, E. C. P. ; OLIVEIRA, E. X. G. ; CARVALHO, M. S. ; VALENCIA, L. I. O. . Fluxo de pacientes para o atendimento do câncer de mama e do colo de útero: confiabilidade do campo município de residência no SIH-SUS. In: XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. Livro de Resumos do XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2008. v. 1. p. 1-1.

  • AGUIAR, F. P. ; SASS, P. E. ; PINHEIRO, R. S. ; TORRES, T. Z. G. . Comparação do uso de serviços odontológicos no Brasil entre 1998 e 2003. In: XXVIII Jornada de Iniciação Cientifica da UFRJ, 2006, Rio de Janeiro. Anais da XXVIII Jornada de Iniciação Cientifica da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006. v. 1. p. 1-1.

  • AGUIAR, F. P. ; SASS, P. E. ; VILELA, M. J. N. ; PINHEIRO, R. S. . Acesso aos serviços odontológicos no Brasil. In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2004, Recife. Livro de Resumos do VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2004. v. 1. p. 1-1.

  • AGUIAR, F. P. ; SASS, P. E. ; VILELA, M. J. N. ; PINHEIRO, R. S. . Acesso aos serviços odontológicos no Brasil. In: XXVI Jornada de Iniciação Cientifica da UFRJ, 2004. Anais do XXVI Jornada de Iniciação Cientifica da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004. v. 1. p. 1-1.

  • AGUIAR, F. P. ; PINHEIRO, R. S. . Acesso aos serviços odontológicos entre grandes regiões do Brasil.. In: XXV Jornada de Iniciação Cientifica da UFRJ, 2003, Rio de Janeiro. Anais da XXV Jornada de Iniciação Cientifica da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003. v. 1. p. 1-1.

  • ROCHA, M. S. ; SARACENI, VALÉRIA ; OLIVEIRA, GISELE PINTO DE ; AGUIAR, FERNANDA P. ; PINHEIRO, REJANE S. . Effect of inpatient and outpatient care on treatment outcome in Tuberculosis: A cohort study. REVISTA PANAMERICANA DE SALUD PUBLICA-PAN AMERICAN JOURNAL OF PUBLIC HEALTH , 2018.

  • ROCHA, M. S. ; AGUIAR, F. P. ; OLIVEIRA, G. P. ; SARACENI, V. ; COELI, C. M. ; PINHEIRO, R. S. . Confiabilidade do encerramento no SINAN usando linkage de bases de dados. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARAES, P. V. ; FONSECA, S. C. ; AGUIAR, F. P. ; CAMARGO JUNIOR, K. R. ; PINHEIRO, R. S. ; COELI, C. M. . Nível educacional da mãe e mortalidade neonatal: avaliação do paradoxo do peso ao nascer em um país de renda média. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARAES, P. V. ; COELI, C. M. ; AGUIAR, F. P. ; CAMARGO, T. M. C. R. ; PINHEIRO, R. S. ; FONSECA, S. C. . Escolaridade materna, peso ao nascer e mortalidade neonatal: análise de dois períodos no Estado do Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AGUIAR, F. P. ; PINHEIRO, R. S. . Sobrevida de idosos internados por fratura proximal de fêmur na saúde suplementar e em outras instituições não financiadas pelo Sistema Único de Saúde no estado de São Paulo, 2006 e 2007.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AGUIAR, F. P. ; ALMEIDA, L. M. ; MASSON, E. ; PINHEIRO, R. S. ; COELI, C. M. . A percepção dos estudantes de graduação de medicina e odontologia sobre a importância dos profissionais de saúde na cessação do tabagismo.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELI, C. M. ; AGUIAR, F. P. ; VIEIRA, C. L. ; GUIMARAES, P. V. ; PINHEIRO, R. S. ; CAMARGO JUNIOR, K. R. . Avaliação da distribuição de primeiros e últimos nomes na base de mortalidade do estrado do Rio de Janeiro.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AGUIAR, F. P. ; AMORIM, C. S. ; DANTAS, R. M. ; MARQUES, L. ; OLIVEIRA, M. H. . Anuário Estatístico de Saúde do Trabalhador - 2014 2015 (Anuário).

  • AGUIAR, F. P. ; MARQUES, L. ; DIAS, A. I. ; DANTAS, R. M. ; AMORIM, C. S. ; FERREIRA, D. . Anuário Estatístico de Saúde do Trabalhador - Fiocruz - 2012 -2013 2014 (Anuário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

AGUIAR, F. P. ; AMORIM, C. S. ; DANTAS, R. M. ; MARQUES, L. ; OLIVEIRA, M. H. . Anuário EStatístico de Saúde do Trabalhador - 2014. 2015.

AGUIAR, F. P. ; AMORIM, C. S. ; DIAS, A. I. ; DANTAS, R. M. ; FERREIRA, D. ; MARQUES, L. ; OLIVEIRA, M. H. . Anuário EStatístico de Saúde do Trabalhador - 2012-2013. 2014.

AGUIAR, F. P. ; ROCHA, M. S. . Oficina de Linkagem - Vida no Trânsito (uso do Reclink3) - PI. 2014. .

AGUIAR, F. P. ; ROCHA, M. S. . Oficina de Linkagem - Vida no Trânsito (uso do Reclink3) - MG. 2013. .

AGUIAR, F. P. ; ROCHA, M. S. . Oficina de Linkagem - Vida no Trânsito (uso do Reclink3) - DF - Modulo1. 2013. .

AGUIAR, F. P. ; ROCHA, M. S. . Oficina de Linkagem - Vida no Trânsito (uso do Reclink3) - DF - Modulo 2. 2013. .

AGUIAR, F. P. ; ROCHA, M. S. . Oficina de Linkagem - Vida no Trânsito (uso do Reclink3) - TO. 2013. .

AGUIAR, F. P. ; ROCHA, M. S. . Oficina de Linkagem - Vida no Trânsito (uso do Reclink3) - MT. 2013. .

COELI, C. M. ; AGUIAR, F. P. . Curso de Linkage (uso do Reclink) - SP. 2013. .

AGUIAR, F. P. . Oficina de Linkagem - Vida no Trânsito (uso do Reclink3) - RO. 2013. .

AGUIAR, F. P. ; ROCHA, M. S. . Oficina de Linkagem - Vida no Trânsito (uso do Reclink3) - PR. 2013. .

AGUIAR, F. P. ; ROCHA, M. S. . Uso do programa Reclink 3 para o relacionamento probabilístico entre bancos de dados: Registro de Vítimas de Acidentes no Trânsito, Sistema de Informação sobre Mortalidade e Sistema de Informações Hospitalares do SUS. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual/Instrutivo).

AGUIAR, F. P. ; VIEIRA, C. L. . Oficina de Análise de Banco de Dados de Vigilância do Óbito (uso do Reclink). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, M. C. E. ; AGUIAR, F. P. ; VIEIRA, C. L. . Avaliação das ações de rastreamento citopatológico voltadas ao controle do câncer do colo do útero no Brasil, integrando sistemas nacionais de informações do SUS. 2011. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA AO CONTROLE DAS DST/AIDS E HEPATITES VIRAIS, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2012 - Atual

    Registro Integrado de Saúde: avaliando longitudinalmente a morbimortalidade de uma coorte de nascidos vivos e de suas mães - Fase 1, Descrição: Nesse projeto, dentro do âmbito do Registro Integrado de Saúde do estado do Rio de Janeiro, buscamos implantar o modelo de cadeias de links. Uma cadeia de links é um registro de eventos no qual cada link, que contem apenas identificadores, se relaciona a outras bases de dados, que contém as informações de conteúdo (por exemplo, dados sobre hospitalização). Todos os links em uma cadeia são identificados com um mesmo número identificador, e se referem a um mesmo indivíduo. Uma cadeias de links pode se relacionar com outras cadeias de links no mesmo registro. Um registro de cadeias de links permite estudar grupamentos familiares, além de permitir sequenciar eventos que ocorrem no ciclo de vida de um indivíduo. A base do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) do estado do Rio de Janeiro no ano de 2006 (N=122.383 registros) será a referência. Essa será relacionada, empregando a técnica de linkage probabilístico, com as bases do SINASC (1999 a 2005 e 2007 a 2010); com as bases do Sistema de Informações Sobre Mortalidade (SIM) (1999 a 2005, óbitos fetais; 2006 a 2010, geral); e do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH-SUS) (1999 a 2010), também relativas ao estado do Rio de Janeiro. Com esse procedimento será possível vincular os eventos de óbitos e hospitalizações ocorridos nos nascidos vivos; identificar a história reprodutiva materna; hospitalizações e óbitos de suas mães; e, por fim, identificar nascimento de irmãos (vivos ou mortos). Constrói-se, dessa forma, uma coorte com dados dos recém-nascidos e suas mães, que podem ser monitorados no longo prazo. Nessa etapa do projeto, além da implantação do registros de cadeias de link, serão desenvolvidos estudos sobre mortalidade e hospitalizações nos nascidos vivos e suas mães; história reprodutiva materna e desfechos de gestação subsequentes, com enfoque nas desigualdades socieconômicas em saúde. Projeto Financiado pela FAPERJ (Cientista do Nosso Estado 2012).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2010 - 2011

    Avaliação das Ações de rastreamento citopatológico voltadas ao controle do câncer de colo do útero no Brasil, integrando sistemas nacionais de inflroação do SUS (SIM, SISCOLO, SIH, SIA/APAC-Onco, RHC), Descrição: O objetivo do presente projeto foi fazer o levantamento do número de citologias realizadas por UF e capital no período de 2002 a 2007 ? de residência ? por ano competência e verificar a cobertura das bases de dados. Foi realizado um estudo de coorte não-concorrente baseado no seguimento passivo, por meio do método de linkage probabilístico de registros, da população de mulheres com idades maiores de 12 anos, residentes nas cidades de Manaus, Belém, Fortaleza, Belo Horizonte e Curitiba, nos anos de 2002 a 2007. A população do estudo é constituída por uma coorte da população de mulheres maiores de 12 anos, residentes nas cidades acima, que foram submetidas a exame colpocitopatológico entre os anos de 2002 e 2007 com registro na base de dados do Sistema de Informação sobre Câncer de Colo de Útero (SISCOLO/INCA) (N= 3.073.773). Foram utilizados os dados provenientes do Sistema de Informação sobre Câncer de Colo de Útero (SISCOLO/INCA) e do Sistema de Informação Hospitalar do Sistema Único de Saúde (SIH-SUS), por meio das Autorizações de Internação Hospitalar (AIH) (MS/ SVS e DATASUS), das Unidades da Federação Amazonas, Pará, Ceará, Minas Gerais e Paraná, relativas ao período 2002 a 2007.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernanda Pinheiro Aguiar - Integrante / Cláudia Medina Coeli - Integrante / Cláudia Lima Vieira - Integrante / Maria do Carmo Esteves da Costa - Coordenador.

  • 2009 - Atual

    Avaliação de Serviços de Saúde: comparação SUS e não-SUS, fluxo de pacientes e integração de bases de dados, Descrição: O objetivo do presente projeto é analisar a qualidade da atenção hospitalar, estudando a existência de diferenças na sobrevida de pacientes internados com financiamento público ou privado, e estudos relacionados à organização da rede, fluxo dos pacientes e acesso ao atendimento, utilizando média e alta complexidade, em especial internações para cirurgias cardíacas, de pacientes idosos com fratura proximal de fêmur e de pacientes oncológicos. 1. Comparar a sobrevida de pacientes SUS e não-SUS, analisando as cirurgias cardíacas e as fraturas proximais de fêmur de idosos, questões de saúde apontadas na lista de indicadores da AHRQ. 2. Analisar a influência do volume de internações na sobrevida. 3. Analisar a influência da distância percorrida para atenção na sobrevida dos pacientes. 4. Analisar a diferença entre as causas básicas de óbito dos pacientes internados com financiamento público e privado. 5. Analisar se houve diferença entre os fluxos de atendimento antes e após a portaria que institui a Política Nacional de Atenção Oncológica de dezembro de 2005. Serão analisados os dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS e da Comunicação de Informações Hospitalares. Será realizado o seguimento passivo dos pacientes por meio de relacionamento com o Sistema de Informações sobre Mortalidade usando o programa Reclink 3. Serão elaborados mapas de fluxo e das áreas de abrangência reais (mercados hospitalares/regionalização do serviço) com ferramentas de domínio público: Tabwin e TerraView. Será analisada a associação da sobrevida com variáveis contextuais sobre o perfil sociodemográfico, de serviços, do fluxo e dos mercado hospitalares. Os dados referentes a este problema possuem estrutura aninhada, com os pacientes compondo as unidades de 1o. nível, hospitais as de 2o. nível e municípios ou regiões de saúde as de 3o. nível. Será utilizada modelagem hierárquica, para correção dos erros padrão das estimativas dos modelos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernanda Pinheiro Aguiar - Integrante / Rejane Sobrino Pinheiro - Coordenador / Enirtes Caetano Prates Melo - Integrante / Evangelina Xavier Gouveia de Oliveira - Integrante / Marília Sá Carvalho - Integrante / Kátia Vergetti Bloch - Integrante / Cláudia Medina Coeli - Integrante / Rômulo Cristóvão de Souza - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Fundação para o Desenvolvimento Científicio e Tecnológico em Saúde

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2013 - 2015

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Informação em Saúde

    Outras informações:
    Analista de Informação em Saúde do Núcleo de Análise de Situação de Saúde (NASS) da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/DIREH).

  • 2013 - 2015

    Ministério da Saúde

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora

    Outras informações:
    Responsável por ministrar os cursos de relacionamento probabilístico de bases de dados do projeto Vida no Trânsito

  • 2010 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa

    Outras informações:
    Assistente de pesquisa aos projetos vinculados ao LABMECS-Laboratório de Métodos Estatísticos, epidemiológicos e Computacionais em Saúde, Instituto de Saúde Coletiva, UFRJ.

  • 2007 - 2010

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Sem bolsa, Enquadramento Funcional: Tutora

    Outras informações:
    Orientação e supervisão de alunos de graduação no processo de limpeza e de linkagem de bases de dados (padronização, blocagem e pareamento).

  • 2008 - 2009

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Assistente de pesquisa aos projetos vinculados ao LABMECS-Laboratório de Métodos Estatísticos e Computacionais em Saúde, Instituto de Saúde Coletiva, UFRJ.

  • 2003 - 2007

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Sem bolsa, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica

    Outras informações:
    Projeto: Avaliação de Programas e Serviços da Saúde: uso de sistemas de informação em saúde e de métodos estatísticos e computacionais para análise do uso, acesso e desigualdade em saúde.

  • 2006 - 2006

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora

    Outras informações:
    Monitora da Faculdade de Odontologia na disciplina de Enceramento Progressivo ? Departamento de Materiais Dentários e Prótese.

  • 2006 - 2006

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Sem bolsa, Enquadramento Funcional: Monitora

    Outras informações:
    Monitora da Faculdade de Odontologia na disciplina de Endodontia ? Departamento de Clínica.

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Disciplina de 'Mídias Virtuais e Educação On Line'

  • 2010 - 2011

    Instituto Nacional de Câncer

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40

  • 2007 - 2007

    Serviço Social do Comércio do Rio de Janeiro

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Estágio na Clínica de Odontologia

  • 2006 - 2006

    Serviço Social do Comércio do Rio de Janeiro

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Estágio na Clínica de Odontologia