Ricardo Luís Cardoso

Ricardo Luis Cardoso concluiu o doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas em 1994. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Publicou 69 artigos em periódicos especializados, 7 capítulos de livros e 207 trabalhos em anais de eventos. Possui 33 produtos tecnológicos e 1 processo ou técnica. Participou de 24 eventos no Brasil. Orientou 62 monografias de graduação, 17 dissertações de mestrado e 1 de doutorado, além de ter orientado 24 trabalhos de iniciação científica com bolsa (CNPq/FAPESB) e 128 trabalhos de estágio supervisionado na área de Ciencia e Tecnologia de Alimentos. Recebeu 19 prêmios e/ou homenagens. Revisor das revistas: Alimentos e Nutrição, Bralzilian Jounal of Food Technology, Revista de Ciências da Vida, Ciência e Agrotecnologia, Revista de Ciências da Vida, Boletim da Sociedade Brasileira de Ciência, Revista Pesquisa Agropecuária Tropical e Tecnologia de Alimentos, Magistra, Revista Brasileira de Mandioca, Revista Brasileira de Fruticultura e Revista Ceres. Entre 2002 e 2006 coordenou 5 projetos de pesquisa. Atualmente participa de 4 projetos de pesquisa. Atua na área de Ciencia e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal. Em suas atividades profissionais interagiu com 276 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia de Alimentos

1989 - 1994

Universidade Estadual de Campinas
Título: Geléia de Jambo (Eugenia malaccensis, Lin)
Orientador: Morris Willian Montgomery
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: jambo; Eugenia malaccensis; geléia.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Produção Vegetal.

Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

1984 - 1986

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Enlatamento de Jambo (Eugenia malaccensis, Lin),Ano de Obtenção: 1987
Armando Ubirajara Oliveira Sabaa Srur.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: jambo; enlatamento; estabilidade; compota.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Produção Vegetal.

Graduação em Engenharia de Alimentos

1978 - 1981

Universidade Federal de Viçosa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos/Especialidade: Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos/Especialidade: Aproveitamento de Subprodutos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia (II Reconcitec),. 2012. (Seminário).

III Seminário de Pesquisa do Recôncavo da Bahia. 2009. (Seminário).

II Seminário de Pesquisa do Recôncavo da Bahia.Trabalhos de tecnologia de alimentos. 2008. (Seminário).

PRODUÇÃO DE DOCES E GELÉIAS COM FRUTAS DO RECÔNCAVO DA BAHIA.ORIENTADOR. 2006. (Oficina).

XX SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA DA UFBA.XX SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA DA UFBA. 2002. (Seminário).

UFBA EM CAMPO.transferência de Tecnologia de processamento de frutas para Produtores Rurais. 2001. (Oficina).

IXX SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.IXX SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. 2000. (Seminário).

XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. 2000. (Congresso).

III SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIAS DE ALIMENTOS.III SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. 1999. (Simpósio).

XVIII SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA DA UFBA.XVIII SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA. 1999. (Seminário).

XVII SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA DA UFBA.XVII SEMINÁRIO ESTUDANTILDE PESQUISA DA DA UFBA. 1998. (Seminário).

XVI SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA DA UFBA.XVI SEMINÁRIO ESTUDANTILDE PESQUISA DA UFBA. 1997. (Seminário).

OPORTUNIDADES AGROINDUSTRIAIS DE CANA DE AÇÚCAR.OPORTUNIDADES AGROINDUSTRIAIS DE CANA DE AÇÚCAR. 1996. (Seminário).

OPORTUNIDADES AGROINDUSTRIAIS DE COCO.OPORTUNIDADES AGROINDUSTRIAIS DE COCO. 1996. (Seminário).

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. XV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. 1996. (Congresso).

I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DE ALIMENTOS. I SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIAS DE ALIMENTOS. 1995. (Congresso).

XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA. XIII CONGERESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA. 1994. (Congresso).

III SEMINÁRIO UNIVERSITÁRIO DE DOCENTES DA UFBA.III SEMINÁRIO UNIVERSITÁRIO DE DOCENTES DA UFBA. 1988. (Seminário).

VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS. VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS AGRARIAS. 1988. (Congresso).

CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO. CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO. 1987. (Congresso).

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. IX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. 1986. (Congresso).

IV ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. IV ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. 1984. (Congresso).

V C ONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. V CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. 1981. (Congresso).

IIO semana de alimentos.III Semana de Alimentos. 1980. (Encontro).

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. 1980. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Daniele de Vasconcellos Santos

CARDOSO, R. L.. ESTABILIDADE DE BANANA PASSA ORGÂNICA. 2012. Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Orlando Antonio de Souza Hansen

CARDOSO, R. L.. Agregação de valor ao recurso genético mangaba (Hancornia speciosa Gomes). 2012.

Aluno: Vanessa de Oliveira Almeida

LOYOLA, A. C.;CARDOSO, R. L.. Estudos em mistáceas no Recôncavo da Bahia. 2011. Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: João Bosco Silva Rocha

CARDOSO, R. L.; Guimarães; Barreto, N. S. E.. Utilização de peixes de baixo valor comercial como fonte protéica na formulação de biscoitos e sopas para a merenda escolar. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Alex Batista Dias

Costa, M. A. P. C.; Carvalho, P.C.;CARDOSO, R. L.. Caracterização e compoisção de frutos de pitangueira em municipios bahianos. 2010. Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Gleize Fias Ferreira

CARDOSO, R. L.. Avaliação Tecnologica de quatro Acessos de Imbú-caja (Spondias spp.) do semi-arido da Bahia. 2010. Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Márcio Barros dos Santos

CARDOSO, R. L.; MIRANDA, M. E.. Conservação de Umbú-caja por métodos combinados. 2009. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Leônidas Francisco de Queiroz Tavares Filho

CARDOSO, R. L.; Vieria, E. L.; MIRANDA, M. E.. CONSERVAÇÃO DE POLPA DE CAJÁ POR MÉTODOS COMBINADOS. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Djalma Barbosa dos Santos

CARDOSO, R. L.. Conservaqção pòs-colheita de manga (Mangifera indica L.) Tommy Atkins com revestimento comestìveis. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Sílvia Barbosa dos Santos

CARDOSO, R. L.; LIMA, Elvis. CARACTERIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO PÓS-CPLHEITA DE FRUTOS DE GENÓTIPOS DE BANANEIRA (Musa spp). 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Andreia de Souza Rocha

CARDOSO, R. L.FOLEGATTI, Marília Ieda da Silveira. CARACTERIZAÇÃO E APROVEITAMENTO NA ALIMENTAÇÃO HUMANA DO FARELO DO PROCESSAMENTO DE FÉCULA DE MANDIOCA. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Celina Alonso Landeiro

CARDOSO, R. L.; ALMEIDA, Rogeria Comastri de Castro. Monitoramento Microbiológico de Pontos Críticos de Controle no Preparo de Pratos íìpicos da Culinária Baiana. 2003. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Marinalva Estácio Barbosa Sant'ana

SANT'ANA, M. E. B.;CARDOSO, R. L.. Contribuição na identificação de perigos e pontos críticos na produção de farinhas de mandioca. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Clicia Paripe

CARDOSO, R. L.. Ocorrência de Listéria Spp. em pontos críticos de controle e ambientena processamento de queijo Minas Frescal. 2001. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ligia R

SANTANA, L. R. R.;CARDOSO, R. L.; MIRANDA, M. E.; MENEZES, H. C.. R. Santana. Avaliação sensorial, físico-química e industrial de frutos de genótipos melhorados de mamão. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Serly Machado Santiago

SANTIAGO, Serly Machado;CARDOSO, R. L.; MENEZES, H. C.; ELIETE. Processamento e avaliação da estabilidade da compota de albedo de maracujá amarelo (Passiflora edulis Sims flacarpa Degenere). 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fernando Luiz Trindade Rêgo

REGO, F. L. T.;CARDOSO, R. L.; MIRANDA, M. E.; CELSO. Contribuição à adaptação de uma técnica, para uso em campo de determinação de amilose em raízes de mandioca. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Reginaldo Concição Cerqueira

CERQUEIRA, R. C.;CARDOSO, R. L.; MARTINS, S. O.; PEIXOTO, C. P.. Avaliação de características pós-colheita de genótipos de bananeira (Musa spp.). 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Miriam C

MARETTI, Miriam C.;CARDOSO, R. L.; MENEZES, H. C.; MIRANDA, M. E.. Maretti. Conservação pós-colheita de acerola (Malpighia punifolia L.) utilizando cloreto de plivinila e amido de mandioca. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luciana Souza de Oliveira

OLIVEIRA, L. S.;CARDOSO, R. L.. Estudo da composição química de tâmaras (Phoenix dacylifera L.) em diferentes estádios de desenvolvimento cultivadas na região nordeste. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Dário Eloy Ribeiro

RIBEIRO, D. E.;CARDOSO, R. L.; MIRANDA, M. E.; COMASTRE, R.. Avaliação sensorial de frutos de algumas variedade e híbridos selecionados e promissores de bananeira (Musa sp.). 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rita Mar

CARDOSO, R. L.. Qualidade pós-colheita de acerola para o processamento, em função de estádios de maturação e condições de aramazenamento. 1997. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Absoy Emmanele Onigeno

ONIGENO, A. E.;CARDOSO, R. L.MATSUURA, Fernando Cesar A U; LOYOLA, A. C.. Características de frutos de jambeiros (Eugenia malaccensis, L.) aramazenados em diferentes temperaturas. 1997. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: FRANCISCO FERREIRA SANTANA

SANTANA, F. F.;CARDOSO, R. L.. Desenvolvimento do fruto do abacaxizeiro (Ananás comosus L. (Merril) cv. Peróla). 1996. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Paula Dib de Carvalho

CARDOSO, R.L.. ARACTERIZAÇÃO DE PRODUTOS FERMENTADOS DE MÉIS DE ABELHAS SOCIAIS (HYMENOPTERA: APIDAE) DO NORDESTE BRASILEIRO. 2019. Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Antonio de Oliveira Fonseca

CARDOSO, R.L.. PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE FERMENTADO ALCOÓLICO DE MANGA VARIEDADE CARLOTA. 2019. Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Paula Dib de Carvalho

CARDOSO, R.L.. CARACTERIZAÇÃO DE PRODUTOS FERMENTADOS DE MÉIS DE ABELHAS SOCIAIS (HYMENOPTERA: APIDAE) DO NORDESTE BRASILEIRO. 2018. Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: JORGE DE ALMEIDA

PEIXOTO, C. P.;CARDOSO, R. L.. A palma forrageira na região semiárida do estad da Bahia: diagnóstico, crescimento e produtividade. 2011. Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: José Torquato de Queiroz Tavares

CARDOSO, R. L.Teshima, E.; Filho, C. S. C.; Viana, E. S.; Azevedo, A. D.. Produção de fermentado alcoolico de cana-de-açúcar- caracterização e avaliação do seu envelhecimento. 2009. Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: MARÍLIA IEDA DA SILVEIRA FOLEGATTI

FOLEGATTI, Marília Ieda da Silveira; MENEZES, H. C.;CARDOSO, R. L.; CARDELLO, H. M. A. B.; JACKIX, M. N. H.; ROIG, S. M.. Estudo do efeito do uso de diferentes agentes aerantes e gelificantes e do processamento nas características físicas e sensoriais e na estabilidade do produto mousse de maracujá. 2001. Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lucas de Oliveira Ribeiro

CARDOSO, R.L.. Caracterização Agronômica, Fisiológica e Econômica de Porta-Enxertos de Cítrus no Nordeste da Bahia. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Fitotecnia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Paula Dib de Carvalho

CARDOSO, R.L.. CARACTERIZAÇÃO DE PRODUTOS FERMENTADOS DE MÉIS DE ABELHAS SOCIAIS (HYMENOPTERA: APIDAE) DO NORDESTE BRASILEIRO. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Fitotecnia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Daniele de Vasconcellos Santos Batista

CARDOSO, R.L.. ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Syzygium aromaticum (L.) MERR. & L. M. PERRY NO CONTROLE DO Colletotrichum SP. CAUSADOR DA ANTRACNOSE EM MAMÃO. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Fitotecnia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: JORGE DE ALMEIDA

CARDOSO, R. L.. Presidente da banca de defesa de memorial acadêmico. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Fitotecnia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Bruno Martins da Silva Fonseca

CARDOSO, R.L.. ANÁLISE SENSORIAL E FISÍCO-QUÍMICA DO IOGURTE DE LEITE DE CABRA COM POLPA DE CAJÁ (spondias mombin L.). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Bruno Santos Louzado das Neves

CARDOSO, R.L.. AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICO E SENSORIAL DO LICOR DE CAPPUCCINO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Wilma Bispo de Souza

CARDOSO, R.L.. BEBIDA MISTA À BASE DE ÁGUA DE COCO, ABACAXI, LARANJA E GENGIBRE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGONOMIA) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: José Raimundo

CARDOSO, R.L.. DESENVOLVIMENTO DE BEBIDA A BASE DE ÁGUA DE COCO, MARACUJÁ SILVESTRE (Passiflora cincinnata Mast.) E MEL: ASPECTOS SENSORIAIS E FÍSICO-QUÍMICOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Djanine Almeida Viana

CARDOSO, R.L.. DESENVOLVIMENTO DE IOGURTE SABOR CAPPUCCINO COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE CANELA (Cinnamomum sp). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em agroecologia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: LUIZ RODRIGUES CAIRO JUNIOR

CARDOSO, R.L.. ELABORAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE BEBIDA MISTA DE ÁGUA DE COCO, ACEROLA E LIMA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Alinoel Santana Marques

CARDOSO, R.L.. ELABORAÇÃO DA BEBIDA MISTA DE PALPA DE MANGA COM ÁGUA DE COCO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Gabriel Gomes Porto

CARDOSO, R.L.. IOGURTE DE LEITE DE VACA COM POLPA DE MAMÃO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: FERNANDO LUIZ DE FREITAS OLIVEIRA

CARDOSO, R.L.. PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE AGUARDENTE DE POLPA DE CACAU. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: JOÃO PAULO NASCIMENTO DA SILVA

CARDOSO, R. L.. ACEITAÇÃO SENSORIAL E AVALIAÇÃO DE BEBIDA MISTA DEÁGUA DE COCO COM MEL DE ABELHA.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Milena Freitas Costa

CARDOSO, RICARDO LUIS. AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA, MICROBIOLÓGICA E SENSORIAL DE KEFIR COM XAROPE DE ABACAXI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Lucas Ezequiel da Costa Dias

CARDOSO, R. L.. AVALIAÇÃO QUALITATIVA E SENSORIAL DO BLEND DE ABACAXI, GENGIBRE E ÁGUA DE COCO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Eliane Santana Rodrigues

CARDOSO, R. L.. AVALIAÇÃO SENSORIAL, FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO IOGURTE DE LEITE DE VACA COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE POLPA DE MAMÃO (Carica papaya L.).. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: ANTONIO DE JESUS DOS SANTOS

CARDOSO, R. L.. CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE BEBIDA MISTA DE ÁGUA DE COCO, MARACUJA E ABACAXI.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Lizana Costa Coroa

CARDOSO, R. L.. CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE IOGURTE DE JENIPAPO (Genipa americana L.).. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Paulo Brito Oliveira

CARDOSO, R. L.. DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE BEBIDA MISTA DE ÁGUA DE COCO, ABACAXI E CENOURA. 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: VANESSA ALEXANDRE F

CARDOSO, R. L.. DA APRESENTAÇÃO.ELABORAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA ESENSORIAL DE BEBIDA MISTA DE JACA E ÁGUA DE COCO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Tiago Campinho Britto

CARDOSO, R. L.. ANÁLISE SENSORIAL E AVALIAÇÕES FÍSICO-QUÍMICA DE BEBIDA MISTA DE AMORA-PRETA (Rubus sp.) COM ÁGUADE COCO.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Guilherme Hereda Chaves

CARDOSO, R. L.. CINÉTICA DA FERMENTAÇÃO ACÉTICA NA PRODUÇÃO DE VINAGRE DE MEL DE ABELHAS AFRICANIZADAS (Apismellifera L.) CONDUZIDA EM BARRIL DE CARVALHO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Taise do Amor Divino Oliveira

LOYOLA, A. C.;CARDOSO, R. L.. UTILIZAÇÃO DA FARINHA DE FRUTA-PÃO (Artocarpus altilis var. apyrena) NA FABRICAÇÃO DE NHOQUE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Levi Rodrigues Waldmann Brasil

CARDOSO, R.L.. AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DO FERMENTADO ALCOÓLICO DE CALDO DE CANA UTILIZANDO KEFIR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Renata Ramos Passos

CARDOSO, R. L.. ELABORAÇÃO DE IOGURTE DE LEITE DE CABRA COM POLPA DE JENIPAPO (Genipa americana L.). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Maiara Dresselin Coelho

CARDOSO, R. L.. ACEITABILIDADE DO IOGURTE DE VACA COM DIFERENTES TEORES DA POLPA DE ARAÇÁ-BOI (Eugenie stipitata MC VAUGH).. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Joice Dias Costa

CARDOSO, R. L.. ACEITAÇÃO SENSORIAL E AVALIAÇÃO DE BEBIDA MISTA DE MARACUJÁ COM ÁGUA DE COCO. 2017. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Geraldo Augusto Mendes Netto dos Santos

CARDOSO, R. L.. AVALIAÇÃO QUALITATIVA DO BLEND DE MANGA, GENGIBRE E ÁGUA DE COCO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: GILVANARA DAMASCENO

CARDOSO, R. L.. AVALIAÇÃO SENSORIAL, MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DO IOGURTE DE LEITE DE VACA COM POLPA DE CACAU. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Lucas de Araujo Bispo Xavier

CARDOSO, R. L.. CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DA BEBIDA MISTA DE ÁGUA DE COCO E BIRI-BIRI (Averrhoabilimbi L.). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Ramon Caribé Assis

CARDOSO, R. L.. DESCRIÇÃO SENSORIAL E CARACTERÍSTICA FÍSICO-QUÍMICA DE UMA BEBIDA MISTA DE ÁGUA DE COCO COM TANGERINA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Antonio Roque Silva do Nascimento

CARDOSO, R. L.. DESENVOLVIMENTO DE BEBIDA MISTA À BASE DE ÁGUA DE COCO E POLPA DE CUPUAÇU. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: João Julio Silva Carvalho

CARDOSO, R. L.. DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUIMICAS E SENSORIAL DE BEBIDA MISTA DE SUCO DE CAJU COM ÁGUA DE COCO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Nilson Raimundo Barbosa Barreto Sobrinho

CARDOSO, R. L.. ELABORAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE BEBIDA MISTA DE ÁGUA DE COCO COM ABACAXI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Géssica Rocha Fernandes

CARDOSO, R. L.. ELABORAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE BEBIDA MISTA DE ÁGUA DE COCO E POLPA DE MORANGO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: JOSELITO DOS SANTOS

CARDOSO, R. L.. ELABORAÇÃO, CARCACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE BEBIDA MISTA DE ÁGUA DE COCO E POLPA DE AÇAI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Benedito Gabriel de Andrade Gomes

CARDOSO, R. L.. ELABORAÇÃO DE BEBIDA À BASE DE ÁGUA DE COCO ADICIONADO DE POLPA DE KIW. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Alberico Feitosa

CARDOSO, R. L.. Elaboração de bebida mista de mel de cacau e água de coco. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Cristiano Dias Conceição

CARDOSO, R. L.. .ELABORAÇÃO DE IOGURTE COM LEITE DE CABRA COM POLPA DE GRAVIOLA (Annona muricata). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Danilo Rocha Velame

CARDOSO, R. L.. ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL, FISICO-QUIMICA E MICROBIOLOGICA DE IOGURTE DO LEITE DE CABRA COM O MEL DO CACAU (Theobroma cacao).. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Auderice Lima Vieira

CARDOSO, R. L.. ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE IOGURTE DO LEITE DE CABRA COM POLPA DE PITANGA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Maria do Rosário Andrade de Almeida

CARDOSO, R. L.. ELABORAÇÃO DE IOGURTE DE LEITE DE CABRA COM POLPA DE AMORA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Mércia Lima Rodrigues da Silva

CARDOSO, R. L.. ELABORAÇÃO, AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA, SENSORIAL DO FERMENTADO ALCOÓLICO DO ?MEL DE CACAU? (Theobroma cacao L.). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Jerffesson Sales da Silveira

CARDOSO, R. L.. . Avaliação da qualidade de blend do suco tamarindo com água de coco com análise química, fis física e microbiológica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Géssica Gomes Porto

CARDOSO, R. L.. BLEND DE ÁGUA DE COCO COM ACEROLA (AVALIAÇÃO SENSORIAL, FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Luiz Roberto da Nunciação Júnior

CARDOSO, R. L.. Desenvolvimento e avaliação de uma bebida mista a base de acerola, tomate, e água de coco. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Paulo Rans Cadidé Cardoso

CARDOSO, R. L.. DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE AGUARDENTE DE UMBU DURANTE O ENVELHECIMENTO EM GARRAFA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Adailson Cleberson Borges Daltro

CARDOSO, R. L.. Desenvolvimento de Iogurte de leite de cabra adicionado com polpa de buriti. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: José Roberto Pereira de Carvalho

CARDOSO, R. L.. Elaboração e avaliação da estabilidade do de iogurte do leite de cabra com polpa de manga (Mangifera indica). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Carlos Antonio Soares Cerqueira

CARDOSO, R. L.. AVALIAÇÃO SENSORIAL, MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DO IOGURTE DE LEITE DE CABRA COM POLPA DE CUPUAÇU. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Daniel de Carvalho Cardoso

CARDOSO, R. L.. PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO FISICO-QUIMICA E SENSORIAL DO LICOR DE MEL DE CACAU.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Fábio Botelho Júnior

CARDOSO, R. L.. DESENVOLVIMENTO, ANÁLISE MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DE IOGURTE DE LEITE DE CABRA COM POLPA DE MARACUJÁ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: George Vaz Nunes da Silva

CARDOSO, R. L.. ELABORAÇÃO E ESTABILIDADE DE NÉCTAR DE TOMATE (Lycopersicum esculentum mill) COM ÁGUA DE COCO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Luiz Roberto da Nunciação Júnior

CARDOSO, R. L.. Desenvolvimento e avaliação de uma bebida mista a base de acerola, tomate, e água de coco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Nislane Teixeira Silva Costa

CARDOSO, R. L.. AVALIAÇÃO SENSORIAL, MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DO IOGURTE DE LEITE DE CABRA COM POLPA DE AÇAÍ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: ROSANE DA SILVA SANT?ANA

CARDOSO, R. L.. AVALIAÇÃO SENSORIAL, MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DO IOGURTE DE LEITE DE CABRA COM ACEROLA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Débora Amaro de Souza

CARDOSO, R. L.. APROVEITAMENTO INDUSTRIAL DA JACA (Artocarpus heterophyllus, Lam.). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Diego Piedade Zacarias de Souza

CARDOSO, R. L.. AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DE NÉCTAR MISTO ELABORADO COM ÁGUA DE COCO E POLPA SERIGUELA (SPONDIAS PURPÚREA L.). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Leandro Guedes da Silva Neiva

CARDOSO, R. L.. de Seriguela (Spondias purpúrea L.). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Tamara Rocha dos Santos

CARDOSO, R. L.. Avaliação das características físico-química, microbiológica e sensorial do cristalizado da banana da terra.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em agroecologia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Yuri Novais de Britto Cunha

CARDOSO, R. L.. ELABORAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE BEBIDA MISTA DE ÁGUA DE COCO E POLPA DE UMBU. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Aldo Santos Teixeira

CARDOSO, R. L.TAVARES, José Torquato de Queiroz; COSTA, J. A.. ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DE FERMENTADO ALCÓOLICO DE MARACUJÁ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: DANILO SILVA LEITE

CARDOSO, R. L.TAVARES, José Torquato de Queiroz; COSTA, J. A.. Elaboração e estabilidade de néctar da polpa de Licuri. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Karine Almeida Cedraz

CARDOSO, R. L.. PROCESSAMENTO E AVALIAÇÃO DO ALBEDO DE MARACUJÁ AMARELO (PASSIFLORA EDULIS SIMS F. FLAVICARPA DEG.) CRISTALIZADA.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Vitor Santos Oliveira

DIAS, F. S.; DANTAS, A. F.;CARDOSO, R. L.. Parâmetros para avaliação da qualidade decachaça e aguardente de cana. 2012.

CARDOSO, R. L.; Coimbra, J. L.; Novaes, Q. S.. Promoção para a carreira de Professor Titular do prof. Fabio Del Monte Cocozza. 2011. Universidade do Estado da Bahia.

CARDOSO, R. L.; Neto, J. P. S.; Firmino, A. C.. Promoção para a carreira de Professor Titular do Prof. João Luiz Coimbra. 2010. Universidade do Estado da Bahia.

CARDOSO, R. L.. Professor Adjunto - matéria: Alimentação coletiva. 2009. Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

CARDOSO, R. L.. Professor Adjuntos. Materia - Inspecão e Tecnologia de Alimentos. 2009. Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

CARDOSO, R. L.. Professor Adjunto - Tecnologia de Alimentos. 2009. Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia.

CARDOSO, R. L.; FONSECA, Antônio Algusto de Oliveira; LIMA, Elvis. Professor de segundo grau. 2006. Escola Agrícola Federal de Catú.

CARDOSO, R. L.. Professor de Ensino Superior. 2004. Universidade Estadual de Feira de Santana.

CARDOSO, R. L.. PR0FESSOR DE AGROINDUSTRIA DE SEGUNDO GRAU. 2003. Escola Agrícola Federal de Catú.

CARDOSO, R. L.. PROFESSOR SUBSTITUTO. 2002. Escola Agrícola Federal de Catú.

CARDOSO, R. L.FOLEGATTI, Marília Ieda da Silveira. Concurso público para professor de segundo grau. 2002. Escola Agrícola Federal de Catú.

CARDOSO, R. L.FOLEGATTI, Marília Ieda da Silveira. Professor de agroindustria segundo grau. 2002. Escola Agrícola Federal de Santa Inês.

CARDOSO, R. L.FOLEGATTI, Marília Ieda da Silveira. Professor de agroindústria. 2002. Escola Agrícola de Irecê.

CARDOSO, R. L.. professor Substituto. 2001. Escola Agrícola Federal de Catú.

CARDOSO, R. L.. Professor Assistente de Tecnologia de Alimentos da UNEB. 1999. Universidade do Estado da Bahia.

CARDOSO, R. L.; MIRANDA, M. E.. Membro de banca examinadora para professor assistente da UNEB. 1998. Universidade do Estado da Bahia.

CARDOSO, R. L.; TAVARES, I. Q.. Professor substituto da Escola de Agronomia da UFBA - Matéria: Tecnologia de Produtos Agropecuários. 1995. Universidade Federal da Bahia.

CARDOSO, R. L.; TAVARES, I. Q.. Pesquisador da EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA. 1994. Embrapa Mandioca E Fruticultura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Vera Lúcia Pupo Ferreira

FERREIRA, Vera Lúcia Pupo. Estabilidade de geléia de jambo-vermelho (Eugenia malaccensis, Lin) em copo de vidro.. 1994. Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

ELSO JUNIOR GOMES COSTA

Licoe de pitanga: formulação e avaliação físico-químicaE e sensorial; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; (Orientador);

Marcelo Teixeira Silva

PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO FERMENTADO DA POLPA DO CUPUAÇU E AVALIAÇÃO DO SEU ENVELHECIMENTO; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; (Orientador);

Patrizia Santos Pereira

Aceitação sensorial e caracterização físico-química de bebida mista à base de água de coco, polpa de Açaí (Euterpe oleracea Mart; ) e Cupuaçu (Theobroma grandiflorum Schum); ; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; (Orientador);

Andressa Souza Carvalho

CARACTERIZAÇÃO SENSORIAL E FÍSICO-QUÍMICA DE BEBIDA MISTA DE ÁGUA DE COCO, LIMÃO E MEL; ; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; (Orientador);

Kelven Ynhamoto Galrão de Lima

Iogurte do leite de vaca com cupuaçu e microalga Spirulina spp; : composição química e estudo da estabilidade; ; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de pesca) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; (Orientador);

Luciano Leonardo de Carvalho Leal Brandão

bebida mista; Início: 2020; Orientação de outra natureza; Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; (Orientador);

Luciano Leonardo de Carvalho Leal Brandão

Licor de jenipapo: formulação e avaliação físico-química e sensorial; Início: 2020; Orientação de outra natureza; Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; (Orientador);

Lucas Ribeiro

Caracterização fenotipa de frutos e seleção de genotipos de fruteria pão de municipios do reconcavo bahiano; 2015; Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia,; Coorientador: Ricardo Luís Cardoso;

Daniele de Vasconcellos Santos

ESTABILIDADE DE BANANA PASSA ORGÂNICA; 2012; Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Orlando Antonio de Souza Hansen

Agregação de valor ao recurso genético mangaba (Hancornia speciosa Gomes): desenvolvimento de produtos alimentícios; 2011; Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Gleize Fias Ferreira

Avaliação Tecnologica de quatro Acessos de Imbú-caja (Spondias spp; ) do semi=arido da Bahia; 2010; Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Márcio Barros dos Santos

Conservação de umbú-caja por métodos combinados; 2009; Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Gleize Fiaes Ferreira

Avaliação tecnologica de cinco genótipos prom]issores de umbú-caja dos semi-árido da Bahia; 2008; Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Leônidas Francisco de Queiroz Tavares Filho

CONSERVAÇÃO DE POLPA DE CAJÁ POR MÉTODOS COMBINADOS; DOC 10); 2007; Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Márcio Barros dos Santos

CONSERVAÇÃO DA POLPA DE FRUTOS DE UMBU-CAJÁ ((SPONDIAS SPP), POR MÉTODOS COMBINADOS; 2007; Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia,; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Sílvia Barbosa dos Santos

Caracterização e Conservação pòs-colheita de frutos de genòtipos de bananeira (Musa spp; ); 2006; 78 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Andreia de Souza Rocha

CARACTERIZAÇÃO E APROVEITAMENTO NA ALIMENTAÇÃO HUMANA DO FARELO DO PROCESSAMENTO DE FÉCULA DE MANDIOCA; 2005; 55 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Sandra Cerqueira de Jesus

Processamento de banana-passa utilizando frutos de diferentes genótipos de bananeira; 2003; 62 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Sérly Santiago Machado

ProcessamentoAvaliação da estabilidade da compota de albedo de maracujá amarelo (Passiflora edulis Sims flacarpa Degenere); 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Lígia R R Santana

Avaliação sensorial, físio-química e industrial de frutos de genótipos melhorados de mamão (carica papaya L; ); 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Fernando Luiz tridade Rego

Contribuição à adaptação de uma técnica, para uso em campo de determinação da amilose em raízes de mandioca; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Clicia Capibaribe Leite

Avaliação do comportamento da Escherichia coli O157:h7 em polpas de frutras comercializadas na região metropolitana de Salvador/Ba; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Miriam C Maretti

CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DE ACEROLA (Malpighia punicifolia L; ) UTILIZANDO CLORETO DE POLIVINILA E AMIDO DE MANDIOCA; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Dário Eloy Ribeiro

AVALIAÇÃO SENSORIAL DE FRUTOS DE ALGUMAS VARIEDADES E HÍBRIDOS SELECIONADOS E PROMISSORES DE BANANA (Musa ap; ); 1998; Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

ABISOYE EMMANUEL ONIGENO

CARACTERÍSTICAS DE FRUTOS DE JAMBEIRO (Eugenia malaccensis, Lin) ARMAZENADOS A DIFERENTES TEMPERATURAS; 1997; Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

José Torquato de Queiroz Tavares

Produção de fermentado alcoolico de cana-de-açúcar- caracterização e avaliação do seu envelhecimento; 2009; Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia,; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Ana Paula Rodrigues da Silva

Licor de pinha; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em agroecologia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Djanine Almeida Viana

DESENVOLVIMENTO DE IOGURTE SABOR CAPPUCCINO COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE CANELA (Cinnamomum sp); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

FERNANDO LUIZ DE FREITAS OLIVEIRA

PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE AGUARDENTE DE POLPA DE CACAU; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Bruno Santos Louzado das Neves

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICO E SENSORIAL DO LICOR DE CAPPUCCINO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Gabriel Gomes Porto

IOGURTE DE LEITE DE VACA COM POLPA DE MAMÃO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

LUIZ RODRIGUES CAIRO JUNIOR

ELABORAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE BEBIDA MISTA DE ÁGUA DE COCO, ACEROLA E LIMA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Bruno Martins da Silva Fonseca

ANÁLISE SENSORIAL E FISÍCO-QUÍMICA DO IOGURTE DE LEITE DE CABRA COM POLPA DE CAJÁ (spondias mombin L; ); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Wilma Bispo de Souza

BEBIDA MISTA À BASE DE ÁGUA DE COCO, ABACAXI, LARANJA E GENGIBRE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Alinoel Santana Marques1

ELABORAÇÃO DA BEBIDA MISTA DE PALPA DE MANGA COM ÁGUA DE COCO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

José Raimundo

DESENVOLVIMENTO DE BEBIDA A BASE DE ÁGUA DE COCO, MARACUJÁ SILVESTRE (Passiflora cincinnata Mast; ) E MEL: ASPECTOS SENSORIAIS E FÍSICO-QUÍMICOS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Renata Ramos Passos

ELABORAÇÃO DE IOGURTE DE LEITE DE CABRA COM POLPA DE JENIPAPO (Genipa americana L; ); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

JOÃO PAULO NASCIMENTO DA SILVA

ACEITAÇÃO SENSORIAL E AVALIAÇÃO DE BEBIDA MISTA DEÁGUA DE COCO COM MEL DE ABELH; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Eliane Santana Rodrigues

AVALIAÇÃO SENSORIAL, FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO IOGURTE DE LEITE DE VACA COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE POLPA DE MAMÃO (Carica papaya L; ); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Paulo Brito Oliveira

DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE BEBIDA MISTA DE ÁGUA DE COCO, ABACAXI E CENOURA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Milena Freitas Costa

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA, MICROBIOLÓGICA E SENSORIAL DE KEFIR COM XAROPE DE ABACAXI; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Lucas Ezequiel da Costa Dias

AVALIAÇÃO QUALITATIVA E SENSORIAL DO BLEND DE ABACAXI, GENGIBRE E ÁGUA DE COCO; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

ANTONIO DE JESUS DOS SANTOS

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE BEBIDA MISTA DE ÁGUA DE COCO, MARACUJA E ABACAXI; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Tiago Campinho Britto

iANÁLISE SENSORIAL E AVALIAÇÕES FÍSICO-QUÍMICADE BEBIDA MISTA DE AMORA-PRETA (Rubus sp; ) COM ÁGUADE COCO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

VANESSA ALEXANDRE F

DA APRESENTAÇÃO; ELABORAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA ESENSORIAL DE BEBIDA MISTA DE JACA E ÁGUA DE COCO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Guilherme Hereda Chaves

2 CINÉTICA DA FERMENTAÇÃO ACÉTICA NA PRODUÇÃO DE VINAGRE DE MEL DE ABELHAS AFRICANIZADAS (Apismellifera L; ) CONDUZIDA EM BARRIL DE CARVALHO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Eli da Veiga Pinto Filho

ELABORAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E ACEITAÇÃO SENSORIAL DE BEBIDA MISTA DE ÁGUA-DE-COCO, POLPA DE CACAU E GENGIBRE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Levi Rodrigues Waldmann Brasil

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DO FERMENTADO ALCOÓLICO DE CALDO DE CANA UTILIZANDO KEFIR; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Lizana Costa Coroa

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE IOGURTE DE LEITE DE VACA COM POLPA DE JENIPAPO (Genipa americana L; ); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Alberico Feitosa

Elaboração de bebida mista de mel de cacau e água de coco; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Géssica Rocha Fernandes

ELABORAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE BEBIDA MISTA DE ÁGUA DE COCO E POLPA DE MORANGO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

João Julio Silva Carvalho

DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUIMICAS E SENSORIAL DE BEBIDA MISTA DE SUCO DE CAJU COM ÁGUA DE COCO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGONOMIA) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Cristiano Dias Conceição

ELABORAÇÃO DE IOGURTE COM LEITE DE CABRA COM POLPA DE GRAVIOLA (Annona muricata); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Geraldo Augusto Mendes Netto dos Santos

AVALIAÇÃO QUALITATIVA DO BLEND DE MANGA, GENGIBRE E ÁGUA DE COCO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Benedito Gabriel de Andrade Gomes

ELABORAÇÃO DE BEBIDA À BASE DE ÁGUA DE COCO ADICIONADO DE POLPA DE KIWI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Nilson Raimundo Barbosa Barreto Sobrinho

ELABORAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE BEBIDA MISTA DE ÁGUA DE COCO COM ABACAXI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Gilvanara Damasceno de Souza

AVALIAÇÃO SENSORIAL, MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DO IOGURTE DE LEITE DE VACA COM POLPA DE CACAU; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

JOSELITO DOS SANTOS

ELABORAÇÃO, CARCACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE BEBIDA MISTA DE ÁGUA DE COCO E POLPA DE AÇAI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Ramon Caribé Assis

DESCRIÇÃO SENSORIAL E CARACTERÍSTICA FÍSICO-QUÍMICA DE UMA BEBIDA MISTA DE ÁGUA DE COCO COM TANGERINA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Joice Dias Costa

ACEITAÇÃO SENSORIAL E AVALIAÇÃO DE BEBIDA MISTA DE MARACUJÁ COM ÁGUA DE COCO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Lucas de Araujo Bispo Xavier

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DA BEBIDA MISTA DE ÁGUA DE COCO E BIRI-BIRI (Averrhoabilimbi L; ); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Antonio Roque Silva do Nascimento

DESENVOLVIMENTO DE BEBIDA MISTA À BASE DE ÁGUA DE COCO E POLPA DE CUPUAÇU; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

JOSELITO DOS SANTOS

Avaliação da qualidade de blend de polpa de açaí com água de coco com análise química, física e microbiológica; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Luana Santiago dos Santos

AVALIAÇÃO SENSORIAL, MICROBIOLÓGICA E FISICO-QUÍMICA DO IOGURTE DE LEITE DE CABRA COM POLPA DE GOIABA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Gabriel Gomes Porto

Aceitação sensorial Iogurte de Leite de cabra com polpa de mamão; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Italo Emanuel Souza de Oliveira

Elaboração e Avaliação de iogurte de leite de vaca com polpa de caju; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Luiz Silvano Borges de Cerqueira Filho

Qualidade de iogurte de leite de cabra com polpa de acerola e morango; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Maiara Dresselin Coelho

ACEITABILIDADE DO IOGURTE DE VACA COM DIFERENTES TEORES DA POLPA DE ARAÇÁ-BOI (Eugenie stipitata MC VAUGH); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Auderice Lima Vieira

Elaboração e avaliação de iogurte do leite de cabra com polpa de pitanga (Eugenia uniflora); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Luiz Roberto da Nunciação Júnior

Desenvolvimento e avaliação de uma bebida mista a base de acerola, tomate, e água de coco; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Maria do Rosário Andrade de Almeida

ELABORAÇÃO DE IOGURTE DE LEITE DE CABRA COM POLPA DE AMORA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Géssica Gomes Porto

BLEND DE ÁGUA DE COCO COM ACEROLA (AVALIAÇÃO SENSORIAL, FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

: Jerffesson Sales da Silveira

Avaliação da qualidade de blend do suco tamarindo com água de coco com análise química, fis física e microbiológica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Alison Santos Falcão

Qualidade da bebida mista de maçã com água de coco; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGONOMIA) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Cristiane da Silveira Santos

Produção, avaliação e aceitação de geleia de seriguela (Spondias purpúrea L; ) utilizando o albedo do maracujá amarelo (Passiflora edulis f; Var; flavicarpa); ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Luana Santiago dos Santos

Elaboração de iogurte do leite de cabra com polpa de Goiaba (Psidium guajava L; ); ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Paulo Rans Cadidé Cardoso

DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE AGUARDENTE DE UMBU DURANTE O ENVELHECIMENTO EM GARRAFA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Adailson Cleberson Borges Daltro

ELABORAÇÃO DE IOGURTE DO LEITE DE CABRA COM POLPA DE BURITI (Mauritia flexuosa); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Carlos Antonio Soares Cerqueira

AVALIAÇÃO SENSORIAL, MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DO IOGURTE DE LEITE DE CABRA COM POLPA DE CUPUAÇU; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Daniel de Carvalho Cardoso

PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO FISICO-QUIMICA E SENSORIAL DO LICOR DE MEL DE CACAU; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Mércia Lima Rodrigues da Silva

ELABORAÇÃO, AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA, SENSORIAL DO FERMENTADO ALCOÓLICO DO ?MEL DE CACAU? (Theobroma cacao L; ); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Nislane Teixeira Silva Costa

: Elaboração de iogurte do leite de cabra com polpa de açaí; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

George Vaz Nunes da Silva

Elaboração e estabilidade de Néctar de tomate (Lycopersicum esculentum Mill) com água de coco; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Tamara Rocha dos Santos

Avaliação das características físico-química, microbiológica e sensorial do cristalizado da banana da terra; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Fábio Botelho Júnior

DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE SENSORIAL, MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DE IOGURTE DE LEITE DE CABRA COM POLPA DE MARACUJÁ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Luiz Eduardo dos Santos Souza

AVALIAÇÃO SENSORIAL, MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DO IOGURTE DE LEITE DE CABRA COM AIPIM; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Yuri Novais de Britto Cunha

ELABORAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE BEBIDA MISTA DE ÁGUA DE COCO E POLPA DE UMBU; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Danilo Rocha Velame

ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL, FISICO-QUIMICA E MICROBIOLOGICA DE IOGURTE DO LEITE DE CABRA COM O MEL DO CACAU (Theobroma cacao); ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Aldo Santos Teixeira

ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DE FERMENTADO ALCÓOLICO DE MARACUJÁ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Diego Piedade Zacarias de Souza

Elaboração de produto e avaliação da estabilidade de néctar de seriguela com uso de água de coco; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Débora Amaro de Souza

Aproveitamento industrial da jaca (Artocarpus heterophyllus, Lam; ); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Leandro Guedes da Silva Neiva

Elaboração e estabilidade de iogurte do leite de cabra com polpa de seriguela; (Spondias purpúrea; L; ); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

DANILO SILVA LEITE

Elaboração e estabilidade de néctar da polpa do Licuri(Syagruscoronata(Martius) Beccari); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Débora Amaro de Souza

APROVEITAMENTO INDUSTRIAL DA JACA (Artocarpus heterophyllus, Lam; ); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

José Roberto Pereira de Carvalho

Elaboração e avaliação da estabilidade do de iogurte do leite de cabra com polpa de manga; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Karine Almeida Cedraz

PROCESSAMENTO E AVALIAÇÃO DO ALBEDO DE MARACUJÁ AMARELO (PASSIFLORA EDULIS SIMS F; FLAVICARPA DEG; ) CRISTALIZADA; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Karina Soares Moraes

AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE PURURUCA DE PELE DE PORCO DAS RAÇAS DUROC E LANDRACE; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Sara Julliane Ribeiro Assunção

Elaboração e caracterização físico-química e sensorial de néctar de sapoti; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

João Claudio de Menezes chagas Queiroz

NÉCTAR DE PINHA - AVALIAÇÃO SENSORIAL E FÍSICO-QUÍMICA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Alexandro Ribeiro dos Santos

NÉCTAR DE LARANJA COM ACEROLA: AVALIAÇÃO SENSORIAL E FISICO-QUÍMICA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Lucas Athayde Oliveira

PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE LICURICADA DE RAPADURA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

FERNANDA SAMPAIO GUERREIRO

Desenvolvimentos de novos Produtos de JENIPAPO; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Frederico dos Santos Lordelo

EFEITO DA CONCENTRAÇÃO DA CALDA E TEMPO DE SECAGEM NA QUALIDADE; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Palmira Magali Passos Gusmão

Desenvolvimentos de novos Produtos de Caju; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Ana Cleide Magalhães Sampaio

Desenvolvimentos de novos Produtos de Inhame; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Maria Helena da Silva Machado

Formulação e Processamento de Geléia de Abacaxi com Beterraba; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Diego Sampaio Silva Guerreiro

Desenvolvimento de novo produto de carne de coelho; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Nilza Helena Madeira

Desenvolvimento de sorvete de inhame; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Igor Almeida dos Santos

Elaboração de paes a base de caroço de farinha de jaca; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Igo Landim Batista Cajazeira

ELABORAÇÃO E ANÁLISE SENSORIAL DE SORVETE LIGHT DE PALMA (Opuntia ficus indica Mill); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Vânia Dias Reis

Sorvete Light de genipapo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Ubiratan Nunes R

Junior; Desenvolvimento de sorvete de batata doce; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Centro de Ciências Agrárias; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Antonio Pereira Neto

Desenvolvimento de novo produto de maracujá; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Mariana Soraes Moraes1

ELABORAÇÃO, PROCESSAMENTO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE GELÉIA DE BANANA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

João de Almeida Sant?ana

Desenvolvimento de novo produto de Uva; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Dayanne Santos Silva

ELABORAÇÃO, PROCESSAMENTO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE GELÉIA DE ABACAXI (Ananás comosus) COM PIMENTA (Piper nigrum); ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Rodrigo Almeida Silva

Desenvolvimento de geléia maracujá com maça; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

André Fróes Cordeiro Galvão

Desenvolvimento de geléia de abacaxi; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

João José da Silva Júnior

OBTENÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE CHIPS DE CHUCHU (Sechium edule, Schawrtz); ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Mirian Rosa Velame

Desenvolvimento de novo produto de cajá; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Claudia de Souza Santos

CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS DE CARNE DOS QUARTOS INFERIOR E SUPERIOR DE COELHO MACHO E FÊMEA DEFUMADA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Suzana Emilia Carvalho Moura

Desenvolvimentos de geléias; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

kleber Dourado Loula

Aperfeoçoamento em laticínios (iogurte); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Gilmara Cruz de Albuquerque

Elaboração e avaliações sensorial e físico-química de doce em massa de jambo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Leonardo Borges Amorim

Elaboração e Processamento de Xarope de jenipapo medindo a estabilidade da vitamina C presente no mesmo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Leonardo Borges Amorim

Tecnologia de Alimentos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Mateus Santos Machado

ELABORAÇÃO,PROCESSAMENTO E ANÁLISE SENSORIAL DE IOGURTE DE LEITE DE CABRA COM PINHA (Annona squamosa L; ); 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Avaliação de Fruta Cristalizada de Jenipapo

Avaliação de Fruta Cristalizada de Jenipapo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Dayse Batista dos Santos

Geléia de plantas Medicinais; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Alexandra Pereira dos Santos

Fruto cristalizado; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Domingas de Souza Santos

Extração artesanal e uso de material péctico; 2004; 3 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Priscila Coutinho Miranda

Avaliação de diferentes genótipos de bananasno processo de Banana-Chips; 2004; 3 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Alexandre Valente Lolata

Avaliacáo de polpa de acerola; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Gleize Fiaes Ferreira

Práticas em Tecnologia de Alimentos; 2003; 3 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Renata Rocha Lima

DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO GELÉIA DE UMBÚ COM DIFERENTES TEORES DE POLPA; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Nedjane Sissi NAscimento

AVALIAÇÃO DE COMPOTA DE UMBU-CAJÁ ADICIONADO DE CÁLCIO E COM DIFERENTES TEORES DE SÓLIDOS SOLÚVEIS; ; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Silvia Barbosa

AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, FÍSICO-QUÍMICAS, QUÍMICAS E SENSORIAIS DE FRUTOS DE GENÓTIPOS DE BANANEIRA DO PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Cristiane Costa Santos

Laboratório de Ci~encia e Tecnologia de Alimentos; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Telma Sueli Magalhães

CONSERVAÇÃO DE CALDO DE CANA; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Laise de Oliveira

CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DE DIFERENTES VARIEDADES DE MANDIOCA; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Andréa da Hora Silva

aperfeiçoamento em análise de alimentos; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Emile Suze da Paz Santos

CONSERVAÇÃO DE CALDO DE CANA; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Renata B

Rolim; Aperfeiçoamento em Tecnologia de Alimentos; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Elaine Costa Cerqueira

Desenvolvimento da metodologia de avaliação de umbú-caja ( vitamina C, pH, acidez total, teores de sólidos solúveis totais); 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Elide Maria Martins

Vinagre de acerola; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Delfran Batista dos Santos

Aperfeiçoamento em Tecnologia de Alimentos; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Jorge Anselmo Oliveira

Aperfeiçoamento em Tecnologia de Alimentos; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Iraildes

Aperfeiçoamento em tecnologia de alimentos; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Marli de Jesus

Aperfeiçoamento em tecnologia de alimentos; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Luiz Alberto Tridade Fernandes

Aperfeiçoamento em Tecnologia de Alimentos; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Sandra C S S jesus

Desidratação de banana e abacaxi; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Maxuel Alves da Silva

OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE VINHO DE ACEROLA; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Robério de Oliveira Souza

Aperfeiçoamento em tecnologia de alimentos; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Johnny Willian Santos Barbosa

Aperfeiçoamento em Tecnologia de Alimentos vegetais; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Renata B

Rolim; Aperfeiçoamento em tecnologia de alimentos; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Juvenal Farias Maia

Aperfeiçoamento em tecnologia de alimentos; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Helisanra Marques de Souza

Aperfeiçoamento em tecnologia de alimentos; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Paulo Pinheiro

Aperfeiçoamento em fabricão de aguardente de cana; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Tadeu Cavalcante Reis

Vinho de laranja; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Sérly Santiago Machado

Desenvolvimento de tecnologia de fabricação de casca de maracujá cristalizada; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Valtônio Antunes guimarães

Aperfeiçoamento em fabricação de aguardente de cana; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Eva de Moraes B

Neta; Uso de folha e haste de mandioca na alimentação animal; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Meiriane Queiroz da Silva

Aperfeiçoamento em tecnologia de alimentos; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Roberto Lima

Desenvolvimento de palmito de cana; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Romilson Brandão dos Santos

Aperfeiçoamento em Laboratório de Tecnologia de Alimentos; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Maria José

Aperfeiçoamento em LAboratório de Tecnologia de Alimentos; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Marcelo Dourado Loula

Pasteurização de água de coco; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Cláudio Baltazar Silva Dias

Aperfeiçoamento em laboratório de análise de alimentos; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Elionora Santos Silva

Aproveitamento da folha de mandioca na alimentação animal; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Flávia Fernandes Lopes

Aperfeiçoamento em laboratório de análise de alimentos; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Andréia Aguiar Uzeda

Obtenção de purê de aipim; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Jailsom Freire de Melo

Aperfeiçoamento em laboratório de análise de alimentos; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Antônio Queiroz Barreto

Aperfeiçoamento em laboratório de Tecnologia de Alimentos; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Adaildes Jesus dos Santos

Aperfeiçpamento em Tenologia de Alimentos; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Hélio Duarte de Moura Junior

Aperfeiçoamento em laboratório de tecnologia de alimentos; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Marcio Assis Castilho

Caracterização de polpa de fruta; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Kelven Ynhamoto Galrão de Lima

Iogurte do leite de vaca com cupuaçu e microalga Spirulina spp; : composição química e estudo da estabilidade; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de pesca) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Kelven Ynhamoto Galrão de Lima

Iogurte do leite de vaca com cupuaçu e microalga Spirulina spp; , composição química e estudo da estabilidade; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de pesca) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Kelven Ynhamoto Galrão de Lima

Caracterização físico-química e sensorial de aguardente composta com gengibre e kombu durante o envelhecimento; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de pesca) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Kelven Ynhamoto Galrão de Lima

Elaboração de iogurte do leite de cabra com morango e alga marinha (porphyra nori ) e estudo da estabilidade; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de pesca) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Tainan da Silva Oliveira

ELABORAÇÃO DE BEBIDAS MISTAS DE SUCO DE JAMELÃO (Eugenia jambolana Lam; ) COM ÁGUA DE COCO E JAMBO (Eugeninia malaccensis, L; ) COM ÁGUA DE COCO, PASTEURIZADAS E AVALIAÇÃO DA SUA ESTABILIDADE; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Lara Cristina Bispo dos Santos

Conservação de polpa de jambo por métodos combinados; 2011; Iniciação Científica - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Sirlana Silva de Assis

OBTENÇÃO E AVALIAÇÃO DA CASCA DE MARACUJÁ AMARELO (PASSIFLORA EDULIS SIMS F; FLAVICARPA DEG; ) CRISTALIZADA (Método de fermentação lactica); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Karine Almeida Cedraz

PROCESSAMENTO E AVALIAÇÃO DA CASCA DE MARACUJÁ AMARELO (PASSIFLORA EDULIS SIMS F; FLAVICARPA DEG; ) CRISTALIZADA (Método de Cozimento); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Lara Cristina Bispo dos Santos

Conservação de salada de frutas por métodos combinados; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Lucas Athayde Oliveira

OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO FISICO-QUIMICA DE VINHO MELANCIA; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Elmo Madureira Santos

OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO FISICO-QUIMICA DE VINHO MELANCIA; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Rosangela Nascimento da Silva Ribeiro

OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO SENSORIAL DE VINHO DE PINHA (Annona squamosa L; ); 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Elmo Madureira Santos

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE FERMENTADO DE SUCO DE MELANCIA (Citrullus lanatus); 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Dayse Batista Santos

CONSERVAÇÃO DE SUCO DE PINHA POR MÉTODOS COMBINADOS - ANÁLISE QUÍMICA E FÍSICO-QUÍMICA; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Frederico dos Santos Lordelo

CONSERVAÇÃO DE SUCO DE PINHA POR MÉTODOS COMBINADOS - ANÁLISE QUÍMICA E FÍSICO-QUÍMICA; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Dayse Batista dos Santos

CONSERVAÇÃO DE SUCO DE MARACUJÁ POR MÉTODOS COMBINADOS- CONTROLE QUÍMICO E MICROBIOLÓGICO; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em AGONOMIA) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Frederico dos Santos Lordelo

CONSERVAÇÃO DE SUCO DE MARACUJÁ POR MÉTODOS COMBINADOS ? ANALISE SENSORIAL; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

João José da Silva Júnior

Desenvlvimento de novos produtos de cana de açúcar; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Aline Simões Rocha Bispo

Caracterização e prolongamento da longevidade pós-colheita de variedades de banana resistentes à Sigatoka Negra; ; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Daniel Costa

DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS DE ABACAXI; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Emanoela Aragão de Souza

Desenvolvimento de novos produtos utilizando resíduos da agroindústria de processamentos de frutas; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Daniel Costa

DESENVOLVIMENTO DE GELÉIA A PARTIR DE BLEND DE FRUTAS TROPICAIS; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Elisangela Peixoto Ribeiro

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE ALGUNS FRUTOS DE ABACAXI, ACEROLA, CAJÁ, GRAVIOLA, MAMÃO, MANGA e MARACUJÁ; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Emile da Paz

Aperfeiçoamento em Tecnologia de Alimentos; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Delfran Batista dos Santos

CARATERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE GENÓTIPOS SELECIONADOS DE MAMÃO; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Jorge Anselmo Oliveira

CARATERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE GENÓTIPOS SELECIONADOS DE MAMÃO; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Delfran Batista dos Santos

AVALIAÇÃO SENSORIAL DE FRUTOS DE ALGUMAS VARIEDADES E HÍBRIDOS SELECIONADOS E PROMISSORES DE BANANA (Musa sp; ); ; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Jorge Anselmo Oliveira

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE ALGUNS GENÓTIPOS DE ACEROLA (Malpighia glabra L; ) SELECIONADOS DO BANCO ATIVO DE GERMOPLASMA DA Embrapa Mandioca e Fruticultura; ; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Delfran Batista dos Santos

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE ALGUNS GENÓTIPOS DE ACEROLA (Malpighia glabra L; ) SELECIONADOS DO BANCO ATIVO DE GERMOPLASMA DA Embrapa Mandioca e Fruticultura; ; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Elide Maria Martins

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE ALGUNS GENÓTIPOS DE ACEROLA (Malpighia glabra L; ) SELECIONADOS DO BANCO ATIVO DE GERMOPLASMA DA Embrapa Mandioca e Fruticultura; ; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Lizana Costa Coroa

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE IOGURTE DE JENIPAPO (Genipa americana L; ); ; 2018; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Paulo Brito

Orientação de pesquisa laboratório de tecnologia de alimentos do CCAAB _ UFRB - PROPAE; 2018; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

FERNANDO LUIS

Orientação de pesquisa laboratório de tecnologia de alimentos do CCAAB _ UFRB - PROPAE; 2018; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Igor Vila Verde Nascimento

analisar sensorialmente e avaliar as características físico-químicas da bebida mista de água de coco, maracujá e mel; ; 2018; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Italo Emanuel Souza de Oliveira

Orientação de pesquisa laboratório de tecnologia de alimentos do CCAAB _ UFRB - PROPAE; 2017; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia, PROPAE - UFRB; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Paulo Brito

Orientação de pesquisa laboratório de tecnologia de alimentos do CCAAB _ UFRB - PROPAE; 2017; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Italo Emanuel Souza de Oliveira

Orientação de pesquisa laboratório de tecnologia de alimentos do CCAAB _ UFRB - PROPAE; 2017; Orientação de outra natureza; (AGRONOMIA) - PROPAE - UFRB; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

FERNANDO LUIS

Orientação de pesquisa laboratório de tecnologia de alimentos do CCAAB _ UFRB - PROPAE; 2017; Orientação de outra natureza; (AGRONOMIA) - PROPAE - UFRB; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

: Luiz Rodrigues Cairo Junior

: Elaboração e Avaliação sensorial e fisico química de de bebida mista de suco de Lima, Acerola e Água de Coco; ; 2017; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

MAIARA DRESSELIN

Orientação de pesquisa laboratório de tecnologia de alimentos do CCAAB _ UFRB - PROPAE; 2016; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - PROPAE - UFRB; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

MAIARA DRESSELIN

Orientação de pesquisa laboratório de tecnologia de alimentos do CCAAB _ UFRB - PROPAE; 2016; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Paulo Brito

Orientação de pesquisa laboratório de tecnologia de alimentos do CCAAB _ UFRB - PROPAE; 2016; Orientação de outra natureza; (agroecologia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Italo Emanuel Souza de Oliveira

Orientação de pesquisa laboratório de tecnologia de alimentos do CCAAB _ UFRB - PROPAE; 2016; Orientação de outra natureza; (AGRONOMIA) - PROPAE - UFRB; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

FERNANDO LUIS

Orientação de pesquisa laboratório de tecnologia de alimentos do CCAAB _ UFRB - PROPAE; 2016; Orientação de outra natureza; (AGRONOMIA) - PROPAE - UFRB; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Antonio Roque Silva do Nascimento

Avaliação da de bebida mista elaborada com água de coco e suco de cupuaçu; 2016; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Luiz Silvano Borges de Cerqueira Filho

Elaboração de iogurte do leite de cabra com polpa de acerola (Malpighia emarginata) e morango (Fragaria vesca L; )acer; 2016; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

GERALDO AUGUSTO M N SANTOS

bebidas mistas; 2016; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Augusto Cesar Borges de Azevedo Junior

Elaboração e Avaliação sensorial e fisico química de bebida mista de suco de maracujá com agua de coco; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

MAIARA DRESSELIN

Orientação de pesquisa laboratório de tecnologia de alimentos do CCAAB _ UFRB - PROPAE; 2015; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Paulo Brito

Orientação de pesquisa laboratório de tecnologia de alimentos do CCAAB _ UFRB - PROPAE; 2015; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Italo Emanuel Souza de Oliveira

Orientação de pesquisa laboratório de tecnologia de alimentos do CCAAB _ UFRB - PROPAE; 2015; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Juraci Souza Sampaio Filho

Avaliação do desenvolvimento e estabilidade do iogurte de leite de Cabra com polpa de Abacate; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Géssica Gomes Porto

Avaliação sensorial, físico-química da bebida mista de acerola com água de coco; ; 2015; Orientação de outra natureza; (AGONOMIA) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

João Julio Silva Carvalho

DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUIMICAS E SENSORIAL DE NÉCTAR DE CAJU COM ÁGUA DE COCO; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Francielle Medeiros Costa

Aceitação sensorial e caracterização físico-química de bebida mista à base de água de coco, suco de laranja e acerola; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

ROMULO OLIVEIRA DE ALMEIDA

Elaboração de iogurte do leite de cabra com polpa de morango (Fragaria vesca); ; 2015; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Elaboração de iogurte do leite de cabra com polpa de morango

Avaliação do desenvolvimento e estabilidade de bebida mista de goiaba com uso de água de coco; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Italo Emanuel Souza de Oliveira

Orientação de pesquisa laboratório de tecnologia de alimentos do CCAAB _ UFRB - PROPAE; 2014; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Benedito Gabriel de Andrade Gomes

Desenvolvimento e caracterização físico-química e sensorial de Néctar de kiwi utilizando água de coco; 2014; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Maria do Rosário Andrade de Almeida

Avaliação do desenvolvimento e estabilidade do iogurte de leite de cabra com suco de amora; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Auderice Lima Vieira

Avaliação do desenvolvimento e estabilidade do iogurte de leite de cabra com suco de pitanga; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Renata Ramos Passos

Elaboração de iogurte do leite de cabra com polpa de jenipapo (Genipa americana L ); ; 2014; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Luiz Roberto da Nunciação Júnior

Desenvolvimento e avaliação de uma bebida mista a base de acerola, tomate, e água de coco; ; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Jerffesson Sales da Silveira

Avaliação do desenvolvimento e estabilidade do néctar de tamarindo com uso de água de coco; 2014; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Pedro Henrique Goes Lemos

NÉCTAR DE ABACAXI COM AGUA DE COCO: AVALIAÇÃO SENSORIAL E FÍSICO-QUÍMICA; 2013; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Danilo Viana Magalhães1

DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE LICOR DE CORTE DE MORANGO; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Diego Piedade Zacarias de Souza

ELABORAÇÃO DE NÉCTAR DE SERIGUELA COM ÁGUA DE CÔCO E AFERIÇÃO SENSORIAL, QUÍMICA, FÍSICO-QUÍMICA, ACEITABILIDADE E VIABILIDADE DO PRODUTO OBTIDO; 2013; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Ronaldo Neiva de souza

DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE LICOR DE CORTE DE SIRIGUELA; 2013; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Josimara da C

Pereira Costa; DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUIMICAS E SENSORIAL DE NÉCTAR DE ÁGUA DE COCO COM LARANJA; 2013; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

DANILO SILVA LEITE

DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE LICOR DE CORTE DE UMBU; 2012; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Lara Cristina Bispo dos Santos

AVALIAÇÃO SENSORIAL DA POLPA DE JAMBO CONSERVADA POR MÉTODOS COMBINADOS (Eugenia malaccensis, L); ; 2012; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Adriano Guimarães do Rosário

?Desenvolvimento e caracterização físico-química e sensorial de licor de corte de Cacau; ?; 2012; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

ILANA KARINE DIAS SANTOS

DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE LICOR DE CORTE DE ABACAXI; ; 2012; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

[Nome removido após solicitação do usuário]

DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE LICOR DE CORTE DE TAMARINDO; 2012; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Aline Oliveira Ribeiro

Desenvolvimento e caracterização físico-quimicas e sensorial de néctar de biribiri; 2010; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Janaina Nunes de Almeida

Néctar de graviola: avaliação sensorial e fisico-quimica; 2010; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Lucas Menezes Felizardo

ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL E FÍSICO-QUÍMICA DE COMPOTA DE BIRIBIRI; 2010; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Mary Janne dos Santos Carvalho

Desenvolvimento de néctar de mamão com acerola; 2010; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Tamara Eloy Caldas

AVALIAÇÃO QUÍMICA, FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE GELÉIA DE ACEROLA COM MARACUJÁ; ; 2010; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Caio Alves do Nascimento Britto

DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUIMICAS E SENSORIAL DE NÉCTAR DE CACAU (Theobroma cacao L; ); ; 2010; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Eric da Silva Machado

Néctar de maça: avaliação sensorial e fisico-quimica; 2010; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Jadmilson da Cruz Dias

ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE GELÉIA DE BETERRABA COM MARACUJÁ E HORTELÃ; ; 2010; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Sirlei da Conceição Dias

DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE LICOR DE CORTE DE MARACUJÁ; ; 2010; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Rafael Porto Sousa

NÉCTAR DE MORANGO: AVALIAÇÃO SENSORIAL E FÍSICO-QUÍMICA; 2010; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Pedro Henrique Falcão de Oliveira

Desenvolvimento e caracterização físico-quimicas e sensorial de Néctar de acerola e abacaxi; ; 2010; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Vitor Santos Oliveira

Desenvolvimento e caracterização físico-quimicas e sensorial de Néctar de blend de graviola com acerola; 2010; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Isabelle Brito Leite

ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO SENSORIAL DE HIDROMEL; 2009; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Sirlana Silva de Assis

ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO FISICO-QUIMICA E SENSORIAL DE NECTAR DE ACEROLA COM ABACAXI; 2009; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Poliano Brito Costa

ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE NECTAR DE UMBÚ; 2009; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Leandro Queiroz Pesqueira Ribeiro

ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE NECTAR DE ABACAXI COM MAMÃO; 2009; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

George Vaz Nunes da Silva

ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO FISICO-QUIMICA E SENSORIAL DE NECTAR DE MAMÃO; 2009; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Gilberto Mascarenhas Dias

PROCESSAMENTO AVALIAÇÃO DA CASCA DE MARACUJÁ AMARELO (Passiflora edulis Sims f; flavicarpa Deg; ) CRISTALIZADA; 2009; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

José Alves Vinhático Neto

ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE GELÉIA DE BLEND DE ABACAXI COM MELANCIA; 2009; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

José Alves Vinhático Neto

ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL E FISICO-QUIMICA DE NECTAR DE MELANCIA COM ABACAXI; 2009; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Elmo Madureira Santos

ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO FISICO-QUIMICA E SENSORIAL DE NECTAR DE BANANA DAGUA; 2009; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Gilmara Cruz de Albuquerque

Elaboração e avaliações sensorial e físico-química de compota de jambo; 2009; Orientação de outra natureza - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Leopoldo Santana Monteiro Filho

Elaboração e caracterização de geléia de abacaxi; 2009; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

João de Almeida Santana

Elaboração e caracterização de geléia de abacaxi; 2009; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

João de Almeida Santana1

ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO FISICO-QUIMICA E SENSORIAL DE NECTAR DE MANGA; 2009; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Henrique da Rocha Marcolin

Elaboração e avaliação sensorial e fisico-química de conserva de palmito de pupunha; 2009; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Paula Nascimento Santana

Determinação das características físico-químicas de variedades de tangerinas do banco de germoplasma da Embrapa mandiocae fruticultura tropical; 2009; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Gilmara Cruz de Albuquerque

Elaboração e avaliações sensorial e físico-química de doce em massa de jambo; 2009; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

George Weber dos Santos de Araújo Souza

ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE NECTAR DE BLEND DE MAÇA COM BANANA; 2009; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Patrícia Santos Barbosa

Avaliação sensorial de pururuca de pele de porco das raças Duroc e Landrace; ; 2009; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

João Cláudio de Meneses Chagas Queiroz

Desenvolvimento e avaliação físico-quimicas e sensorial de Néctar de pinha (Annona sp),; 2009; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Cláudia de Jesus Santos

ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO SEMSORIAL E FÍSICO-QUÓMICA DE GELÉIA DE UMBÚ COM ABACAXI; 2009; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Geovane Silva de Almeida

Tecnolgia de licores (infusão a quente e a frio); ; 2009; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Jaqueline Santos da Silva

Tecnologia de Néctares; 2009; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Julianderson dos Santos Carvalho

Tenologia de Néctares de frutas; 2009; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Helder Cerqueira Santos

Tecnologia de Néctares de frutas; 2009; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Reinaldo Silva Santos

Desenvolvimento caracterização físico-químico e sensorial de Doce de Leite de Cabra; 2009; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

DANILE DE VASCONCELLOS SANTOS

AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE AIPIM PARA O CONSUMO DE MESA; 2006; 10 f; Orientação de outra natureza - Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Sandra Cerqueira de Jesus

TECNOLOGIA DE ALIMENTOS; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Serly Machado Santiago

TECNOLOGIA DE ALIMENTOS; 2000; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Luís Cardoso;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Armando Ubirajara Oliveira Sabaa Srur

Enlatamento do jambo (Eugenia malaccencis, Lin); 1986; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Armando Ubirajara Oliveira Sabaa Srur;

Jerffesson Sales da Silveira

Elaboração, caracterização e avaliação físico-química, microbiológica e Sensorial do blend de água de coco e polpa de tamarindo; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Agronomia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Jerffesson Sales da Silveira;

Márcio Barros dos Santos

Conservação de salada de frutas por metodo combinado ( Controle fisico-químico); 2011; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronomica) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Márcio Barros dos Santos;

Naiara Silva de Jesus

ELABORAÇÃO DE BEBIDA MISTA DE ÁGUA-DE-COCO, POLPA DE ABACAXI E CAPIM-SANTO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Naiara Silva de Jesus;

Jamile Santos da Silva

Produção e Caracterização físico-química de geléia de biribiri com pimenta-do-reino em grão; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UNiversidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Jamile Santos da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Ribeiro, L. O. ; CARDOSO, R.L. . Fruit characterization of genotypes of bread-fruit tree of municipalities in the Recôncavo Baiano. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS , v. 13, p. 5581, 2018.

  • CUNHA, Y. N. B. ; Andrade, R. O. ; SILVA, J. G. ; Barbosa, F. R. ; CARDOSO, R. L. . AVALIAÇÃO MICROBIOLOGICA E SENSORIAL DE BEBIDA MISTA ÁGUA DE COCO COM POLPA DE UMBU. REVISTA BRASILEIRA DE AGROTECNOLOGIA , v. 7, p. 82-86, 2017.

  • Nascimento, A. R. S. ; Andrade, R. O. ; LIMA, A. R. C. ; LIMA, G. S. ; CARDOSO, RICARDO LUIS . PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE UMA BEBIDA MISTA DE ÁGUA DE COCO COM POLPA DE CUPUAÇU. REVISTA BRASILEIRA DE AGROTECNOLOGIA , v. 7, p. 87, 2017.

  • CUNHA, Y. N. B. ; CARDOSO, R. L. ; Andrade, R. O. . Avaliação fisioquímica e colorimétrica de bebida mista de água de coco e polpa de umbu. Higiene Alimentar , v. 31, p. 3886-3890, 2017.

  • JESUS, RAILDA ; SOUZA, SIMONE ; FONSECA, ANTÔNIO ; CARDOSO, RICARDO ; HANSEN, DANIELA . DESENVOLVIMENTO E ACEITABILIDADE DE UM NÉCTAR MISTO DE MANGABA (Hancornia speciosa Gomes) E MARACUJÁ DO MATO (Passiflora. cincinnata Mast) ADOÇADO COM MEL DE Apis mellífera. Enciclopedia Biosfera , v. 14, p. 247-256, 2017.

  • CARVALHO, R.R.B. ; APRESENTAÇÃO, V.A.F. ; FONSECA, A.A.O. ; BARRETO, N.S.E. ; CARDOSO, R.L. ; SANTOS, M.S. . Néctar de Graviola e Cupuaçu: Desenvolvimento e Estabilidade. REVISTA BRASILEIRA DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS , v. 18, p. 413-421, 2016.

  • SANTOS, Dayse Batista ; LARANJEIRA, M.S. ; ROCABADO, J. M. S. ; CARDOSO, RICARDO LUIS . BLEND DE UVA (Vitis SP.) COM ARAÇÁ ROSA (Psidium araca raddi) PARA PRODUÇÃO DE VINHO DE MESA SUAVE. Enciclopédia Biosfera , v. 11, p. 53, 2015.

  • SANTOS, Dayse Batista dos ; LARANJEIRA, L. S. ; MACHADO, M. S. ; ROCABADO, J. M. A. ; CARDOSO, R. L. . BLEND DE UVA (Vitis SP.) COM ARAÇÁ ROSA (Psidium araca raddi) PARA PRODUÇÃO DE VINHO DE MESA SUAVE. Enciclopedia Biosfera , v. 11, p. 53-60, 2015.

  • Santos Batista ; CARDOSO, R. L. ; CEDRAZ, K. A. ; Lima, L. C. S. ; TAVARES, José Torquato de Queiroz . ACEITABILIDADE SENSORIAL E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO IOGURTE DE BANANA CV. TERRA. Enciclopédia Biosfera , v. 10, p. 50-57, 2014.

  • Magalhães, D. V. ; Andrade, R. O. ; Costa, D. P. ; SANTOS, Dayse Batista ; CARDOSO, R. L. . Desenvolvimento, caracterização físico-química e sensorial delicor de corte de morango. Enciclopédia Biosfera , v. 10, p. 1193-1199, 2014.

  • ASSIS, S. S. ; CARDOSO, R. L. ; SOLEDADE, J. A. B. ; WALKER, J. F. ; FERREIRA, C. D. . CARACTERIZAÇÃO FÍSICO QUÍMICA E SENSORIAL DE NÉCTAR COMPOSTO COM ACEROLA (Malpighia emarginata D.C) E UVA (Vitis vinifera). MAGISTRA CRUZ DAS ALMAS-BA , v. 26, p. 739, 2014.

  • CARDOSO, R. L. ; OLIVEIRA, U. S. ; LEAL, E. C. ; ASSIS, S. S. ; SOLEDADE, J. A. B. . GELEIAS DE CALDO DE CANA: ELABORAÇÃO, AVALIAÇÃO SENSORIAL E FÍSICO-QUÍMICA. Revista Magistra , v. 26, p. 1792, 2014.

  • Santos Batista ; CARDOSO, R. L. ; Godoy, R. C. B. ; Barreto, N. S. E. . Estabilidade físico-química e microbiológica de banana passa orgânica. Ciência Rural , v. 44, p. 1886-1892, 2014.

  • Feitosa, A. ; Andrade, R. O. ; Costa, D. P. ; Batista. D. V. S. ; CARDOSO, R. L. . Desenvolvimento, caracterização físico-química e sensorial de bebida mista de mel de cacau com água de coco. Enciclopédia Biosfera , v. 10, p. 1183-1192, 2014.

  • DALTRO, A. C. B. ; Andrade, R. O. ; Costa, D. P. ; Batista. D. V. S. ; CARDOSO, R. L. . Avaliação da qualidade de bebida mista de graviola. Enciclopédia Biosfera , v. 10, p. 257-263, 2014.

  • BATISTA, DANIELE DE VASCONCELLOS SANTOS ; CARDOSO, R. L. ; CEDRAZ, K. A. ; LIMA, L.C.S ; TAVAREZ, J. T. Q. . ACEITABILIDADE SENSORIAL E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO IOGURTE DE BANANA CV. TERRA. Enciclopédia Biosfera , v. 10, p. 50-57, 2014.

  • BAGANO, J. S. ; GOMES, R. B. ; CARDOSO, R. L. ; TAVARES, José Torquato de Queiroz ; SANTOS, Dayse Batista . ACEITAÇÃO SENSORIAL E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE NÉCTAR DE ÁGUA DE COCO COM MARACUJÁ. Enciclopédia Biosfera , v. 9, p. 37-44, 2013.

  • GOMES, R. B. ; Santos, M. B. ; CARDOSO, R. L. ; TAVARES, José Torquato de Queiroz ; CUNHA, D. S. . ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICO E SENSORIAL DE GELEIA DE MARACUJÁ COM CENOURA. Enciclopédia Biosfera , v. 9, p. 2765-2770, 2013.

  • Machado, D. C. ; GOMES, R. B. ; CARDOSO, R. L. ; Batista. D. V. S. ; TAVARES, José Torquato de Queiroz . ESTERILIZAÇÃO E ENGARRAFAMENTO DE CALDO DE CANA: AVALIAÇÃO SENSORIAL E FÍSICO-QUÍMICA. Enciclopédia Biosfera , v. 9, p. 2771-2777, 2013.

  • SANTOS, M. B. ; CARDOSO, R. L. ; FONSECA, Antônio Algusto de Oliveira ; Conceição, M. N. ; Azevedo, A. D. . Avaliação físico-química e microbiológica de polpa de frutos de umbu-cajá, por métodos combinados. Revista Magistra , v. 25, p. 7-13, 2013.

  • Hansen, O. A. S. ; CARDOSO, R. L. ; FONSECA, Antônio Algusto de Oliveira ; Viana, E. S. ; Hansen, D. S. ; Barreto, N. S. E. . Desenvolvimento e avaliação da estabilidade de néctar de mangaba. Revista Magistra , v. 25, p. 148-156, 2013.

  • DA SILVA JÚNIOR, JOÃO JOSÉ ; CARDOSO, RICARDO LUIS ; DE OLIVEIRA FONSECA, ANTONIO AUGUSTO ; SOARES MACHADO, EDICLAN . Elaboration and sensorial evaluation of jelly and fruit crystallized cactus pear (Opuntia ficus-indica Mill). Idesia , v. 31, p. 59-64, 2013.

  • DIONIZIO, A. S. ; Santos Batista ; CARDOSO, R. L. ; CEDRAZ, K. A. ; Silva, D. S. . ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICAS E SENSORIAL DE GELEIA DE JACA COM LARANJA. Enciclopédia Biosfera , v. 9, p. 1252, 2013.

  • COSTA, J. C. P. ; Santos Batista ; CARDOSO, R. L. ; CEDRAZ, K. A. . CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE BEBIDAMISTA DE ÁGUA DE COCO COM SUCO DE LARANJA, ENGARRAFADA E PASTEURIZADA. Enciclopédia Biosfera , v. 9, p. 610-617, 2013.

  • MACHADO, D. ; GOMES, R. B. ; Santos Batista ; CARDOSO, R. L. ; TAVARES, José Torquato de Queiroz . Esterilização e engarrafamento de caldo de cana: Avaliação sensorial e físico-química. Enciclopédia Biosfera , v. 9, p. 2771, 2013.

  • SILVA JUNIOR, João Jose da ; CARDOSO, R. L. ; FONSECA, A. A. O. ; MACHADO, E. S. . Elaboration and sensorial evaluation of jelly and fruit crystallized cactus pear (Opuntia ficus-indica Mill). Idesia , v. 39, p. 59-64, 2013.

  • COSTA, J. C. P. ; CARDOSO, R. L. ; BATISTA, DANIELE DE VASCONCELLOS SANTOS ; GOMES, R. B. ; CEDRAZ, K. A. . CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE BEBIDA MISTA DE ÁGUA DE COCO COM SUCO DE LARANJA, ENGARRAFADA E PASTEURIZADA. Enciclopédia Biosfera , v. 9, p. 610-617, 2013.

  • DIONIZIO, A. S. ; BATISTA, DANIELE DE VASCONCELLOS SANTOS ; CARDOSO, R. L. ; CEDRAZ, K. A. ; SANTOS, D. B. . ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICAS E SENSORIAL DE GELÉIA DE JACA COM LARANJA. Enciclopédia Biosfera , v. 9, p. 1252-1260, 2013.

  • Souza, E. C. ; Dias, S. C. ; CARDOSO, R. L. ; SOUZA, D. T. . ELABORAÇÃO, AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DA BEBIDA NÉCTAR DE KIWUI. Enciclopédia biosfera , v. 8, p. 1900-1906, 2012.

  • ASSIS, S. S. ; CARDOSO, R. L. ; ANDRADE, M. L. ; SILVA, L. T. ; ALBERNAZ, J. M. . NECTAR BLEND DE ABACAXI COM ACELORA: ELABORAÇÃO E ANÁLISESFISICO-QUIMICA E SENSORIAL. Enciclopédia Biosfera , v. 8, p. 1953-1957, 2012.

  • Caldas, T. E. ; ASSIS, S. S. ; CARDOSO, R. L. ; DIAS, J. C. ; SANTOS, C. A. . AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE GELEIA DE ACEROLA COM MARACUJÁ. Enciclopédia Biosfera , v. 8, p. 1843-1848, 2012.

  • Brito, C. A. N. ; ASSIS, S. S. ; CARDOSO, R. L. ; ANDRADE, M. L. ; ALBERNAZ, J. M. . DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUIMICAS E SENSORIAL DE NÉCTAR DE CACAU (Theobroma cacao L.).. Enciclopédia Biosfera , v. 8, p. 1877-1882, 2012.

  • CARDOSO, R. L. ; Guerreiro, F. S. ; ASSIS, S. S. ; SILVA, L. T. ; SANTOS, C. A. . CRISTALIZADO DE JENIPAPO: AVALIAÇÃO SENSORIAL E FISICO-QUÍMICA. Enciclopédia biosfera , v. 8, p. 1858-1864, 2012.

  • Conceição, A. L. S. ; CEDRAZ, K. A. ; Santos, c. c. ; SILVA, M. S. ; CARDOSO, R. L. . ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA, FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE GELÉIA MISTA DE ACEROLA COM GOIABA. Enciclopédia Biosfera , v. 8, p. 833-841, 2012.

  • SANTOS, A. M. P. B. ; SANTOS, P. L. S. ; CARDOSO, R. L. ; ASSUNÇÃO, P. R. ; ARAGÃO, J. I. O. . DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS E SENSORIAIS DE NÉCTAR DE MANGA E ACEROLA. Enciclopédia Biosfera , v. 8, p. 611-615, 2012.

  • PEREIRA, K. S. ; Leite, D. S. ; SANTOS, P. L. S. ; CARDOSO, R. L. . PREPARO, CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E ACEITABILIDADE DE LICOR DE CORTE DE Spondias tuberosa. Enciclopédia Biosfera , v. 8, p. 1337-1344, 2012.

  • SANTOS, Dayse Batista ; Machado, Mateus Santos ; Conceição, A. L. S. ; Belo, G. O. ; CARDOSO, R. L. . ELABORAÇÃO E ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICA, MICROBIOLÓGICA E SENSORIAL DE SORVETE DE MANDIOCA DE MESA (Manihot esculenta, Crantz. Enciclopédia Biosfera , v. 8, p. 821, 2012.

  • SANTOS, Dayse Batista ; Machado, Mateus Santos ; Araujo, A. F. ; CARDOSO, R. L. ; TAVARES, José Torquato de Queiroz . DESENVOLVIMENTO DE PÃO FRANCÊS COM A ADIÇÃO DE FARINHA DE CAROÇO DE JACA (ARTOCARPOS INTEGRIFÓLIA L.). Enciclopédia Biosfera , v. 8, p. 597, 2012.

  • CONCEIÇÃO, A.L.S ; CEDRAZ, K. A. ; SANTOS, C. C. ; SILVA, M. S. ; CARDOSO, R. L. . ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA, FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE GELÉIA MISTA DE ACEROLA COM GOIABA. Enciclopédia Biosfera , v. 8, p. 832-841, 2012.

  • SANTOS, M. B. ; CARDOSO, R. L. ; FONSECA, A. A. O. ; Conceição M. N. . CARACTERIZAÇÃO E QUALIDADE DE FRUTOS DE UMBU-CAJÁ (Spondias tuberosa X S. mombin) PROVENIENTES DO RECÔNCAVO SUL DA BAHIA. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso) , v. 32, p. 41-48, 2011.

  • Dias, S. C. ; CARDOSO, R. L. ; Batista. D. V. S. ; SANTOS, Dayse Batista ; ASSIS, S. S. . CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE LICOR DE CORTE DE MARACUJÁ AMARELO. Enciclopédia biosfera , v. 7, p. 1412-1412, 2011.

  • TAVARES, José Torquato de Queiroz ; CARDOSO, R. L. ; COSTA, J. A. ; Fadigas, F. S. ; FONSECA, A. A. O. . INTERFERÊNCIA DO ACIDO ASCÓRBICO NA DETERMINAÇÃO DE AÇÚCARES REDUTORES PELO MÉTODO DE LANE E EYNON. Química Nova (Online) , v. 33, p. 805-809, 2010.

  • TAVARES FILHO, Leônidas Francisco de Queiroz ; CARDOSO, R. L. ; Teshima, E. ; Godoy, R. C. B. . ?Avaliação microbiológica da polpa de cajá conservada por métodos combinados". Revista do Instituto Adolfo Lutz (Impresso) , v. 69, p. 510-517, 2010.

  • SANTOS, Silvia Barbosa dos ; CARDOSO, R. L. ; CANTO, Marcio Eduardo ; Silva, O. S. . CARACTERÍSTICAS DE RENDIMENTO E DE RESISTÊNCIA AO DESPENCAMENTO DE GENÓTIPOS DE BANANEIRA.. Magistra , v. 20, p. 167-171, 2008.

  • CARDOSO, R. L. . Estabilidade da Cor de Geléia de Jambo (Eugenia malaccensis, L.) Sem Casca Armazenada aos 25C e 35C na Presença e Ausência de Luz. Ciência e Agrotecnologia , v. 32, p. 1563-1567, 2008.

  • MACHADO, Sérly Santiago ; TAVARES, José Torquato de Queiroz ; CARDOSO, R. L. ; MACHADO, C. S. ; Souza, E. P. . Caracterização de polpas de frutas tropicais congeladas comercializadas no Recôncavo Baiano. Revista Ciência Agronômica (UFC. Impresso) , v. 38, p. 158-163, 2007.

  • JESUS, Sandra Cerqueira de ; MATSUURA, Fernando Cesar A U ; FOLEGATTI, Marília Ieda da Silveira ; CARDOSO, R. L. . Avaliação de banana-passa obtida de frutos de diferentes genótipos de bananeira. Pesquisa Agropecuária Brasileira , Brasilia -DF, v. 40, n.6, p. 604-608, 2005.

  • FOLEGATTI, Marília Ieda da Silveira ; CARDOSO, R. L. . Desenvolvimento de geléia de maracujá e acerola com alto teor de vitamina C. Ciência e Agrotecnologia , v. submet, 2004.

  • CARDOSO, R. L. ; FOLEGATTI, Marília Ieda da Silveira ; FERREIRA, Daniel Costa . Optimization of the formulation for a mixed nectar of papaya, passion fruit and West Indian cherry juices using response surface methodology. Scientia Agricola , v. submet, 2004.

  • JESUS, Sandra Cerqueira de ; FOLEGATTI, Marília Ieda da Silveira ; CARDOSO, R. L. . Caracterização física e química de frutas de diferentes genótipos de bananeira. Bragantia (São Paulo) , Bragantina, Campinas - SP, v. 63, n.3, p. 315-323, 2004.

  • CARDOSO, R. L. ; MARETTI, Miriam C. ; FOLEGATTI, Marília Ieda da Silveira . Conservação pós-colheita de frutos de acerola pela utilização de filme de cloreto de polivinila e amido de mandioca. Revista Brasileira de Fruticultura , v. submet, 2004.

  • MARETTI, Miriam C ; CARDOSO, R. L. ; FOLEGATTI, Marília Ieda da Silveira . Utilização de amido de mandioca na conservação pós-colheita de frutos de acerola. Pesquisa Agropecuária Brasileira , v. submet, 2004.

  • REGO, Fernando Luiz Tridade ; CARDOSO, R. L. ; MATSUURA, Fernando Cesar A U ; FERNANDES, Gilênio Borges . Contribuição à adaptação de uma tècnica, para uso em campo de determinação da amilose em raízes de mandioca `Parte 1. Revista de Ciência Mèdicas e Biològicas, Salvador - BA, v. 3, n.1, p. 35-43, 2004.

  • REGO, Fernando Luiz Tridade ; CARDOSO, R. L. ; MATSUURA, Fernando Cesar A U ; FERNANDES, Gilênio Borges . Contribuição de adaptação de uma técnica, para uso em campo, de determinação da amilose em raìzes de mandioca - Parte II. Revista de Ciências Médicas e Biológicas , SalvaDOR - BA, v. 3, n.2, p. 168-175, 2004.

  • SANTANA, Lígia R R ; MATSUURA, Fernando Cesar A U ; CARDOSO, R. L. . Genótipos melhorados de mamão (Carica papaya L.): Avaliação sensorial e físico-química dos frutos.. Ciência e Tecnologia de Alimentos , Campinas - SP, v. 24, n.2, p. 217-224, 2004.

  • MATSUURA, Fernando Cesar A U ; FOLEGATTI, Marília Ieda da Silveira ; CARDOSO, R. L. ; FERREIRA, Daniel Costa . Sensory acceptance of mixed nectar of papaya, passion fruit and acerola. Scientia Agricola , Piracicaba - SP, v. 61, n.6, p. 604-608, 2004.

  • SANTIAGO, Serly Machado ; CARDOSO, R. L. ; MATSUURA, Fernando Cesar A U ; FOLEGATTI, Marília Ieda da Silveira . Caracterização física e físico-química de frutos de maracujá amarelo provenientes da região de Jaguaquara Bahia.. Magistra , v. 15, n.2, p. 229-233, 2003.

  • FOLEGATTI, Marília Ieda da Silveira ; MATSUURA, Fernando Cesar A U ; CARDOSO, R. L. ; MACHADO, Sérly Santiago ; ROCHA, Andreia de Souza . Aproveitamento industrial do umbú: processamento de geléia e compota. Revista Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 27, n.6, p. 1308-1314, 2003.

  • SANTANA, Lígia R R ; MATSUURA, Fernando Cesar A U ; CARDOSO, R. L. . Genótipos melhorados de mamão (Carica papaya, L.): Avaliação tecnológica dos frutos na forma de sorvete. Ciência e Tecnologia de Alimentos , Campinas - SP, v. 23, n.supl, p. 151-155, 2003.

  • CARDOSO, R. L. ; JESUS, Sandra C S S ; MATSUURA, Fernando Cesar A U ; FOLEGATTI, Marília Ieda da Silveira . Caracterização física e química de frutas de diferentes genótipos de bananeira. Bragantia (São Paulo) , Campinas - SP, v. 63, n.3, p. 315-323, 2003.

  • MATSUURA, Fernando Cesar A U ; CARDOSO, R. L. ; RIBEIRO, D. E. . Qualidade sensorial dos frutos de bananeira da cultivar Pacovan. Revista Brasileira de Fruticultura , JOBOTICABOL - SP, v. 24, n.1, p. 263-266, 2002.

  • LEITE, C. C. ; CARDOSO, R. L. ; GUIMARÃES, A. G. ; SILVA, M. G. ; ASSIS, P. N. . Avaliação do Comportamento da Escherichia coli O157:H7 em Polpas de Frutas.. Higiene Alimentar , v. 16, n.98, p. 67-73, 2002.

  • TAVARES, José Torquato de Queiroz ; CARDOSO, R. L. . Aplicação pós-colheita de cloreto de cálcio em frutos de jambeiro vermelho (Eugenia malaccensis L.).. Magistra , Cruz das Almas - BA, v. 14, p. 61-65, 2002.

  • MATSUURA, Fernando Cesar A U ; CARDOSO, R. L. ; FOLEGATTI, Marília Ieda da Silveira ; OLIVEIRA, J. R. P. ; OLIVEIRA, J. A. ; SANTOS, D. B. . Avaliação físico-químicas de diferentes genótipos de acerola (Malpighia puniflora L.). Revista Brasileira de Fruticultura , Jaboticabol -SP, v. 23, n.3, p. 602-606, 2001.

  • FONSECA, Antônio Algusto de Oliveira ; TAVARES, José Torquato de Queiroz ; CARDOSO, R. L. ; SOARES FILHO, W. S. ; CARVALHO, R. L. . Teores de pectina na casca de laranjas 'Pera', 'Valência', e 'Hamlym', durante a maturação.. Magistra , Cruz das Almas - Ba, v. 13, n.2, p. 14-18, 2001.

  • CARDOSO, R. L. ; ONIGENO, A. E. ; COSTA, J. A. ; MACHADO, Sérly Santiago . INFLUÊNCIA DE DIFERENTES TEMPERATURAS NO TEOR DE ACIDEZ TOTAL, SÓLIDOS SOLÚVEIS TOTAIS E pH DO JAMBO (Eugenia malaccensis, Lin). Magistra , Cruz das Almas - Ba, v. 12, n.1 e 2, p. 5-9, 2000.

  • MATSUURA, Fernando Cesar A U ; CARDOSO, R. L. ; RIBEIRO, D. E. . Avaliação sensorial dos frutos de híbridos tetraplóides de bananeira. Revista Brasileira de Fruticultura , Jaboticabal, v. submet, 2000.

  • MATSUURA, Fernando Cesar A U ; RIBEIRO, D. E. ; CARDOSO, R. L. ; Silva, O. S. . AVALIAÇÃO SENSORIAL DE FRUTOS DE HÍBRIDOS DE BANANEIRA DA CULTIVAR PRATA ANÃ. Revista Brasileira de Fruticultura , Cruz das Almas - Ba, v. 21, n.4, p. 29-31, 1999.

  • ONIGENO, A. E. ; CARDOSO, R. L. ; COSTA, J. A. . INFLUÊNCIA DE DIFERENTES TEMPERATURAS NO TEOR DE VITAMINA C E PESO DO JAMBO (Eugenia malaccensis, L.). Magistra , Cruz das Almas - BA, v. 11, p. 59-66, 1999.

  • CARDOSO, R. L. ; MONTGOMERY, W. M. . ESTABILIDADE DE ANTOCIANINAS EM GELÉIA DE JAMBO (Eugenia malaccensis, Lin). Magistra , CRUZ DAS ALMAS - BA, v. 10, p. 47-54, 1998.

  • CARDOSO, R. L. ; FERREIRA, V. L. ; MONTGOMERY, W. M. ; YOTSUYANAGI, K. . EFEITOS DO TEMPO, LUZ E TEMPERATURA NA COR DA GELÉIA DE JAMBO (Eugenia malaccensis, Lin) EM COPO DE VIDRO. Ciência e Tecnologia de Alimentos , CAMPINAS - SP, v. 17, n.1, p. 28-31, 1997.

  • CARDOSO, R. L. ; MONTGOMERY, M. W. . ESTABILIDADE DE GELÉIA DE JAMBO (Eugenia malaccensis, Lin). Revista Brasileira de Fruticultura , CRUZ DAS ALMAS - BA, v. 19, n.1, p. 133-138, 1997.

  • CARDOSO, R. L. ; SRUR, A. U. O. S. . CARACTERÍSTICAS SENSORIAL DO JAMBO (Eugenia malaccensis, Lin) ENLATADO. Magistra , Cruz das Almas - Ba, v. 9, p. 7-15, 1996.

  • CARDOSO, R. L. ; MONTGOMERY, Morris Willian . CARACTERIZAÇÃO DA PECTINA DO JAMBO (Eugenia malaccensis, LIN.) E DEGRADAÇÃO DA VITAMINA C NA GELÉIA DO FRUTO. Magistra , Cruz das Almas - Ba, v. 6, p. 12-16, 1995.

  • CARDOSO, R. L. ; SRUR, Armando O S ; TAVARES, José Torquato de Queiroz . CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DO JAMBO (Eugenia malaccensis, Lin) E DEGRADAÇÃO DA VITAMINA C NO FRUTO COM CASCA ENLATADO. Magistra , Cruz das Almas - BA, v. 6, p. 41-48, 1988.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CARDOSO, R. L. . Consultor técnico científico do CLP/CNPMF/EMBRAPA: Produção de frutas e teor de vitamina C em cultivares e híbridos promissores de bananeira. 1998.

CARDOSO, R. L. . Consultor técnico científico do CLP/CNPMF/EMBRAPA: Qualidade pós-colheita de acerola para processamento, em função estádios de maturação e condições de armazenamento. 1998.

CARDOSO, R. L. . Consultor 'Ad Hoc'do comite técnico interno da Embrapa Mandioca e Fruticultura. 1998.

CARDOSO, R. L. . Consultor científico da Revista Brasileira de Fruticultura: Aproveitamento alimentar do imbuzeiro (Spodia tuberosa, Arr. Cam) no semi-árido do nordeste brasileiro. 1997.

CARDOSO, R. L. . Consultor científico da Revista Brasileira de Fruticultura: Influência de esteres de sacarose no armazenamento refrigerado de ameixas 'amarelinhas'. 1997.

CARDOSO, R. L. . Consultor técnico científico do CLP/CNPMF/EMBRAPA: Influência da adição de açúcar na aceitação sensorial de suco de acerola concentrado. 1997.

CARDOSO, R. L. . Consultor 'Ad Hoc'do comite técnico interno da Embrapa Mandioca e Fruticultura. 1997.

CARDOSO, R. L. . Consultor científico da Revista Brasileira de Fruticultura: Características físicas de frutos de gravioleiras cultivadas na Paraíba. 1996.

CARDOSO, R. L. . Consultor científico da revista Ciêcia e Agrotecnologia: Produtividade, análise econômica e características químicas de raízes de mandioca (Mahiot esculenta Crantz). 1996.

CARDOSO, R. L. . Consultor técnico científico do CLP/CNPMF/EMBRAPA: Processamento e avaliação de acerola em calda. 1996.

CARDOSO, R. L. . Consultor 'Ad Hoc'do comite técnico interno da Embrapa Mandioca e Fruticultura. 1996.

CARDOSO, R. L. . Consultor científico da Revista Brasileira de Fruticultura: Composição química e aceitabilidade de creme de amendoa da castanha de caju (Anacardium occidentale L.). 1995.

CARDOSO, R. L. . Consultor 'Ad Hoc'do comite técnico interno da Embrapa Mandioca e Fruticultura. 1995.

CARDOSO, R. L. . Conselheiro editorial e revisor de trabalhos da Revista Magistra. 1995.

CARDOSO, R. L. . Consultor científico da revista brasileira de mandioca: Teor de Proteína na folha de mandioca (Manihot esculenta Crantz) durante o primeiro ciclo. 1987.

CARDOSO, R. L. ; Santos, E. M. ; Ribeiro, R. N. S. ; TAVARES, José Torquato de Queiroz . Vinho de melancia. 2009.

CARDOSO, R. L. ; Souza, G. W. S. A. ; ASSIS, S. S. ; Santana, R. S. ; SANTOS, Dayse Batista . NÉCTAR DE ACEROLA COM ABACAXI. 2009.

Tenesi, P. N. ; CARDOSO, R. L. ; Assunção, S. J. R. ; SANTOS, Dayse Batista . NÉCTAR DE CAQUI. 2009.

CARDOSO, R. L. ; SANTANA, J. A. ; Cardoso, D. S. ; Assunção, S. J. R. . NÉCTAR DE MELANCIA COM ABACAXI. 2009.

Cajazeira, P. S. S. ; CARDOSO, R. L. ; Santana, D. N. L. . AGUARDENTE DE MELANCIA. 2009.

Neto, J. A. V. ; CARDOSO, R. L. ; Hansen, O. A. S. ; Santana, D. N. L. . GELÉIA DE MELANCIA COM ABACAXI. 2009.

Costa, P. B. ; CARDOSO, R. L. ; Hansen, O. A. S. ; Santana, D. N. L. . NÉCTAR DE UMBÚ. 2009.

Ribeiro, L. Q. P. ; CARDOSO, R. L. ; Santos, L. C. B. . NECTAR DE MAMÃO COM ABACAXI. 2009.

Madeira, N. H. ; SANTOS, Dayse Batista ; CARDOSO, R. L. ; Santos, L. C. B. ; Costa, C. S. . SORVETE DE INHAME. 2009.

Anjos, C. A. ; Queiroz, J. C. M. ; CARDOSO, R. L. ; Hansen, O. A. S. . NÉCTAR DE MANGA COM ACEROLA. 2009.

Moura, E. C. M. ; SANTOS, Dayse Batista ; CARDOSO, R. L. . GELÉIA DE MAÇÃ COM BANANA. 2009.

Assunção, S. J. R. ; Santos, C. J. ; Silva, G. V. N. ; CARDOSO, R. L. . NECTAR DE SAPOTI. 2009.

Santos, J. D. B. ; Santana, D. N. L. ; Costa, C. S. ; Oliveira, G. S. ; CARDOSO, R. L. . GELÉIA DE ?BLEND? DE MAÇ, BANANA E MARACUJÁ-. 2009.

Santos, C. J. ; Silva, G. V. N. ; CARDOSO, R. L. . GELÉIA DE UMBÚ COM ABACAXI. 2009.

Souza, G. W. S. A. ; CARDOSO, R. L. ; Santana, R. S. . NECTAR DE BANANA D? ÁGUA COM MAÇA. 2009.

SANTOS, Dayse Batista ; Machado, Mateus Santos ; CARDOSO, R. L. ; TAVARES, José Torquato de Queiroz . SORVETE LIGHT DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz) COM AMEIXA (Prunus domestica).. 2007.

SANTOS, Dayse Batista ; Machado, Mateus Santos ; CARDOSO, R. L. ; TAVARES, José Torquato de Queiroz . SORVETE DE ABACAXI (Ananas comosus L.) COM JENIPAPO ( Genipa Americana L.).. 2007.

SANTOS, Dayse Batista ; Machado, Mateus Santos ; AQUINO E. L, ; CARDOSO, R. L. ; TAVARES, José Torquato de Queiroz . GELÉIA DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz). 2007.

Machado, Mateus Santos ; SANTOS, Dayse Batista ; CARDOSO, R. L. ; TAVARES, José Torquato de Queiroz . IOGURTE DE LEITE DE CABRA COM PINHA (Annona squamosa L.).. 2007.

SANTOS, Dayse Batista ; Machado, Mateus Santos ; SANTOS, C. D. ; CARDOSO, R. L. ; TAVARES, José Torquato de Queiroz . SORVETE DE JENIPAPO(Genipa Americana L.). 2007.

SANTOS, Dayse Batista ; Machado, Mateus Santos ; CANDEIAS, E. L. ; CARDOSO, R. L. ; TAVARES, José Torquato de Queiroz . BEBIDA LÁCTEA DE PINHA (Annona squamosa L.), ELABOARADA COM SORO DE QUEIJO DE LEITE DE CABRA. 2007.

SANTOS, Dayse Batista ; Machado, Mateus Santos ; CANDEIAS, E. L. ; CARDOSO, R. L. ; TAVARES, José Torquato de Queiroz . SORVETE DE MANDIOCA (Manihot esculenta, Crantz).. 2007.

AMORIM, L. B. ; SANTOS, Dayse Batista ; Machado, Mateus Santos ; CARDOSO, R. L. ; TAVARES, José Torquato de Queiroz . GELÉIA DE JENIPAPO (Genipa americana L.).. 2007.

SANTOS, Dayse Batista ; Machado, Mateus Santos ; SILVA JUNIOR, João José da ; CARDOSO, R. L. ; TAVARES, José Torquato de Queiroz . SORVETE DE PALMA (Opuntia ficus indica Mill).. 2007.

ROCHA, Andreia de Souza ; FOLEGATTI, Marília Ieda da Silveira ; CARDOSO, R. L. ; MATSUURA, Fernando Cesar A U . Biscoito com adição de farelo de mandioca. 2005.

MATSUURA, Fernando Cesar A U ; FERREIRA, Daniel Costa ; FOLEGATTI, Marília Ieda da Silveira ; CARDOSO, R. L. . Geléia de maracujá com acerola. 2005.

MATSUURA, Fernando Cesar A U ; FOLEGATTI, Marília Ieda da Silveira ; CARDOSO, R. L. . Picles de abacaxi. 2003.

CARDOSO, R. L. ; MATSUURA, Fernando Cesar A U ; FOLEGATTI, Marília Ieda da Silveira ; SANTIAGO, Serly Machado ; ROCHA, Andreia de Souza . Geléia de Umbú. 2003.

MATSUURA, Fernando Cesar A U ; FOLEGATTI, Marília Ieda da Silveira ; CARDOSO, R. L. ; SANTIAGO, Serly Machado ; ROCHA, Andreia de Souza . Compota de umbú. 2003.

MACHADO, Sérly Santiago ; CARDOSO, R. L. ; MATSUURA, Fernando Cesar A U . Compota de Albedo de Maracujá. 2001.

CARDOSO, R. L. ; MATSUURA, Fernando Cesar A U ; MACHADO, Sérly Santiago . Albedo de maracujá amarelo cristalizado. 1999.

CARDOSO, R. L. ; MONTGOMERY, Morris Willian . Geléia de Jambo. 1994.

CARDOSO, R. L. ; SRUR, Armando O S . Compota de jambo. 1984.

REGO, Fernando Luiz Tridade ; CARDOSO, R. L. ; MATSUURA, Fernando Cesar A U ; FERNANDES, Gilênio Borges . Adaptação de uma tècnica, para uso em campo de determinação da amilose em raízes de mandioca. 2004.

CARDOSO, R. L. . Fábrica de frutas cristalizadas. 1996.

CARDOSO, R. L. . Fábrica de conservas de frutas. 1996.

CARDOSO, R. L. . Fábrica de banana- passa para exportação. 1995.

CARDOSO, R. L. ; FONSECA, A. A. O. ; TAVARES, José Torquato de Queiroz . TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE PROCESSAMENTO DE FRUTAS (COMPOTAS, DOCE EM MASSA E PICLES) PARA PRODUTORES RURAIS. 2001 (Curso de extensão) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DE BEBIDA MISTA ELABORADA COM ÁGUA DE COCO, SUCO DE LIMAO E ADOÇADA COM MEL, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / Antônio Algusto de Oliveira Fonseca - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Iogurte do leite de vaca com cupuaçu e microalga Spirulina spp., composição química e estudo da estabilidade., Descrição: O processamento de leite, frutos e algas representam uma alternativa para produção de iogurte com sabores exóticos, agregando valor nutritivo, bem como procurando minimizar as perdas pós-colheita para o produtor, principalmente nas regiões onde a cultura constitui a principal atividade econômica. Assim, esse trabalho tem como objetivo a caracterização, microbiológica e composição química do iogurte de leite de vaca com polpa de cupuaçu (5 %) e microalga (1%) armazenada sob refrigeração de 6 2 oC, durante 28 dias para avaliar a estabilidade, em intervalos de 7 dias, por meio de análises físico-químicas com três repetições, para pH (em potenciômetro), acidez total, Sólidos solúveis (°Brix), em refratômetro, açúcar total, açúcar redutores e não redutor durante o armazenamento. A avaliação microbiológica e extrato etéreo, proteínas, carboidratos, vitamina C, umidade, valor calórico, fibras, cinzas, minerais ( Na, K, Ca, S, Mg, P, Mn, Cu, Zn, Fe, Cr e Co) será feito no período zero de processamento. Os resultados das analises físico químicas serão submetidos a média e desvio padrão. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / Antonio Augusto Oliveira Fonseca - Integrante / Kelven Ynhamoto Galrão de Lima - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Projeto: Caracterização físico-química e sensorial de aguardente composta com gengibre e kombu durante o envelhecimento, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / Antônio Algusto de Oliveira Fonseca - Integrante / Kelven Ynhamoto Galrão de Lima - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Elaboração de iogurte do leite de cabra sabores: jamelão e caqui., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / Antônio Algusto de Oliveira Fonseca - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Elaboração de iogurte do leite de cabra com morango e alga marinha (porphyra nori ) e estudo da estabilidade., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / Antônio Augusto Oliveira Fonseca - Integrante.

  • 2014 - 2016

    PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO FISICO-QUIMICA E SENSORIAL DO LICOR DE MEL DE CACAU DURANTE O ENVELHECIMENTO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / Antonio Augusto Oliveira Fonseca - Integrante.

  • 2014 - 2016

    ELABORAÇÃO DE NÉCTAR PASTEURIZADO DE SUCO DE JAMELÃO (Eugenia jambolana Lam. ) UTILIZANDO ÁGUA DE COCO E AVALIAÇÃO DA SUA ESTABILIDADE, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / Antonio Augusto Oliveira Fonseca - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Elaboração de iogurte do leite de cabra sabores: amora, pitanga, jenipapo, cupuaçu, mel de cacau, aipim, maracujá, buriti, graviola e açai., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / Antonio Augusto Oliveira Fonseca - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Elaboração de Néctar de Jamelão (Eugenia jamelana) utilizando água de coco e avaliação da sua estabilidade, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / Antonio Augusto Oliveira Fonseca - Integrante.

  • 2013 - Atual

    ELABORAÇÃO DE NÉCTAR PASTEURIZADO DE SUCO DE TOMATE UTILIZANDO ÁGUA DE COCO E AVALIAÇÃO DA SUA ESTABILIDADE, Descrição: Os alimentos funcionais fazem parte de uma nova concepção de alimentos, lançada pelo Japão na década de 80, através de um programa de governo que tinha como objetivo desenvolver alimentos saudáveis para uma população que envelhecia e apresentava uma grande expectativa de vida. Os alimentos funcionais devem apresentar propriedades benéficas além das nutricionais básicas, sendo apresentados na forma de alimentos comuns. São consumidos em dietas convencionais, mas demonstram capacidade de regular funções corporais de forma a auxiliar na proteção contra doenças como hipertensão, diabetes, câncer, osteoporose e coronariopatias. A água-de-coco apresenta propriedades antioxidantes. A atividade protetora da água-de-coco pode ser em parte atribuída à presença da vitamina C em sua composição, embora mais de um princípio ativo possa estar envolvido. O tomate é rico em um poderoso nutriente: o licopeno, precursor da vitamina A e que confere o tom vermelho à fruta. O licopeno ajuda a proteger células saudáveis dos efeitos dos radicais livres, retardando o envelhecimento e diminuindo os riscos de câncer. A obtenção de um néctar de tomate substituindo a água comum com água de coco, pode ter um produto funcional, promovendo bem-estar, mais saúde e qualidade de vida, pois vai além da simples função nutritiva. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo desenvolver e avaliar a estabilidade física, físico-química, microbiológica e sensorial de néctar de tomate utilizando água de coco. durante 180 dias de armazenamento à temperatura de 35 °C. A polpa sera processada, onde três formulações (30 % de polpa e 70 % de água, 35 % de polpa e 65 % de água e 40 % de polpa e 60 % de água, 8 % de açucar em relação as mistruas anteriores e pH corrigido para 4,0 com ácido cítrico) serão testadas. Após a correção do pH, os néctares serão aquecidos a 85 °C e acondicionados em garrafas de vidro de 200 mL, previamente esterilizadas em água em ebulição por 5 minutos e hermeticamente fech. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / José Torquato de Queiroz Tavares - Integrante / George Vaz Nunes da Silva - Integrante / Antonio Augusto Oliveira Fonseca - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Desenvolvimento e caracterização físico-química e sensorial de jaca cristalizada, Descrição: A comercialização de frutas processadas vem aumentando no mercado brasileiro, em virtude da melhoria da qualidade dos produtos ofertados, do maior número de pessoas morando sozinhas, do aumento de renda e da maior facilidade proporcionada pelos produtos já prontos para o consumo, muitas vezes até importados. Desta forma, sucos prontos para beber, frutas minimamente processadas e outros alimentos industrializados têm recebido a preferência do consumidor. A jaca apresenta característica de sazonalidade bem específica marcada pela concentração da oferta no período de dezembro/abril e de escassez entre maio/novembro. A coloração amarelada, sabor doce e cheiro forte característico, reconhecível a longa distância, são os principais atributos ao seu favor. Os bagos podem ser de consistência um pouco endurecida ou totalmente mole, daí a distinção de duas variedades muito conhecidas e denominadas popularmente de ?jaca-mole? e ?jaca-dura?. A cristalização constitui uma das tecnologias mais antigas para preservação de alimentos. A saturação com açúcar é um método de conservação que se dá através do aumento da concentração dos sólidos nos frutos e através da ligação eletrostática da água destes com os açucares, como sacarose, glicose e outros, aumentando a pressão osmótica, diminuindo a água livre (disponível) para os microrganismos. A finalidade da cristalização é aumentar o tempo de conservação. A produção de cristalizados de jaca constituiu uma alternativa de transformação, contribuindo para incrementar o setor agroindustrial, agregando valor à matéria prima; sendo que o produto processado pode atingir três vezes ou mais o valor recebido pelo fruto in natura. Este trabalho tem como objetivo caracterizar o jaca para a produção de cristalizado. Observar a qualidade e a estabilidade do produto, durante 180 dias, em intervalos de 60 dias, por meio de análises químicas, físico-químicas, microbiológicas e sensoriais do produto acabado e armazenado a 35 0,5°C. A matéria prima s. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / José Torquato de Queiroz Tavares - Integrante / Ronald Belo Gomes - Integrante / Antonio Augusto Oliveira Fonseca - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Desenvolvimento e caracterização físico-química e sensorial de geléia de jaca com laranja, Descrição: O processamento das frutas é a melhor opção para minimizar as grandes perdas em razão das grandes safras, um dos métodos que tem apresentado bons resultados é a técnica da obtenção da geléia. A jaca é uma fruta originária do arquipélago malaio, introduzida e difundida no Brasil durante o século XVIII. O fruto é enorme - chega a pesar até 15 kg, de forma ovalada ou arredondada, e nasce no tronco e nos galhos mais baixos da jaqueira. Quando madura, tem cor amarelada e superfície áspera com pequenas saliências. Seu interior é formado por vários gomos, sendo que cada gomo contém um grande caroço recoberto por uma polpa cremosa, viscosa e muito aromática. É rica em hidratos de carbono, contendo poucas vitaminas e sais minerais. Pode ser consumida ao natural ou no preparo de doces (em calda, em massa, cristalizado) e de geléia. A laranja é o fruto produzido pela laranjeira (Citrus sinensis), uma árvore da família Rutaceae. A laranja é um fruto híbrido, criado na antiguidade a partir do cruzamento da cimboa com a tangerina. O sabor da laranja varia do doce ao levemente ácido. Frequentemente, esta fruta é descascada e comida ao natural, ou espremida para obter sumo. As pevides (pequenos caroços duros) são habitualmente removidas, embora possam ser usadas em algumas receitas. A casca exterior pode ser usada também em diversos pratos culinários, como ornamento, ou mesmo para dar algum sabor. A camada branca entre a casca e as gomas, de dimensão variável, raramente é utilizada, apesar de ter um sabor levemente doce. É recomendada para "quebrar" o sabor ácido da laranja na boca, após terminar de consumir o fruto. O presente projeto tem a finalidade de produzir geleia de jaca com laranja, e observar a esterilidade comercial do produto e avaliar físico-quimicamente e sensorialmente com cinquenta provadores os atributos de textura, cor, sabor, aparência, nivel de acidez, douçura e intenção de compra. A geléia será preparada com o suco de laranja , albedo de laranja e polpa de. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / José Torquato de Queiroz Tavares - Integrante / Airton dos Santos Dionizio - Integrante / Antonio Augusto Oliveira Fonseca - Integrante.

  • 2013 - Atual

    ELABORAÇÃO DE NÉCTAR DA POLPA DE LICURI E AVALIAÇÃO DA SUA ESTABILIDADE, Descrição: O semi-árido ocupa grande parte do nordeste Brasileiro e o norte de Minas Gerais, onde as pessoas que habitam esta região estão sujeitas às secas. A caatinga é a vegetação que predomina nesta região, sendo caracterizada pela presença de plantas xerófilas, já que, as chuvas são escassas. Com isso, observa-se que as pessoas desta região sofrem com as freqüentes secas que destroem as lavouras. Diante deste cenário a renda e os alimentos das pessoas são comprometidos, sendo de grande importância a busca por novas fontes de subsistência para as famílias; reduzindo problemas como o êxodo rural. A utilização de plantas nativas para a extração de matéria ? prima na fabricação de produtos que possam trazer renda extra para as famílias parece ser uma alternativa viável economicamente e, além disso, esta utilização pode ajudar na preservação da espécie utilizada. Observa-se que o licuri pode ajudar as famílias na obtenção de renda, principalmente, nos períodos de escassez. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo desenvolver e avaliar a estabilidade física, físico-química, microbiológica e sensorial de néctar de licuri durante 90 dias de armazenamento à temperatura de 35 °C. A polpa sera processada, onde três formulações (30 % de polpa e 70 % de água, 35 % de polpa e 65 % de água e 40 % de polpa e 60 % de água, 8 % de açucar em relação as mistruas anteriores e pH corrigido para 4,0 com ácido cítrico) serão testadas. Após a correção do pH, os néctares serão aquecidos a 85 °C e acondicionados em garrafas de vidro de 200 mL, previamente esterilizadas em água em ebulição por 5 minutos e hermeticamente fechadas e pasteurizadas em banho-maria a 90 °C por 10 min. Para a escolha da melhor formulação. As três formulações serão avaliadas em relação as suas características de cor, sabor, impressão global e intenção de compra, onde o néctar será servido frio (7-8 C) para um grupo de 50 provadores não treinados. A formulação mais aceita pelos julgadores será produzida novament. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / José Torquato de Queiroz Tavares - Integrante / Antônio Augusto Oliveira Fonseca - Integrante / Danilo Silva Leite - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Avaliação Sensorial de quibe processado com diferentes concentrações de sardinha, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / Antonio Augusto Oliveira Fonseca - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Elaboração de néctar da polpa de licuri e avaliação da sua estabilidade., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / Antonio Augusto Oliveira Fonseca - Integrante.

  • 2012 - 2014

    ELABORAÇÃO, AVALIAÇÃO QUÍMICA E SENSORIAL E ESTABILIDADE DE FERMENTADO ALCOÓLICO DE MARACUJÁ, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / Antonio Augusto Oliveira Fonseca - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Elaboração e estabilidade de jambo (Eugenia malaccensis, L.) cristalizado, Descrição: O jambo, embora abundante em certas regiões, é pouco utilizado, a não ser para consumo in natura nas regiões produtoras. Em certos locais pode ser encontrado o ano inteiro, podendo haver, no mesmo ano, dois períodos de abundância, geralmente, de abril a maio e de agosto ou setembro a novembro. Grande parte dos frutos é desperdiçada na época da safra, em virtude da alta produção de frutos por árvore, do curto período de produção, da alta pericibilidade do fruto in natura e da falta de conhecimento tecnológico para a sua industrialização. A produção de cristalizados de jambo constituiu uma alternativa de transformação, contribuindo para incrementar o setor agroindustrial, agregando valor à matéria prima;sendo que o produto processado pode atingir três vezes ou mais o valor recebido pelo fruto in natura. Embora a produção de cristalizados de jambo seja vantajosa. Este trabalho tem como objetivo caracterizar o jambo para a produção de cristalizado.. . Observar a qualidade e a estabilidade do produto, durante 90 dias, por meio de análises químicas, físico-químicas, microbiológicas e sensoriais do produto acabado e armazenado a 35 0,5°C. A matéria prima será jambos colhidos na safra de janeiro-fevereiro de 2012, na cidade de Cruz das Almas - BA. A matéria-prima será submetida a análises físico-químicas de pH, sólidos solúveis (SS), acidez total titulável, relação sólidos solúveis (oBrix), açúcares redutores, não redutores e totais realizadas em triplicata. As operações de processamento dos frutos serão realizadas conforme Guerreiro (2009), da seguinte forma: .700 g de fruta lavada, cortada ao meio e sem caroço será saturada em xarope diariamente durante 4 dias, com um xarope de sacarose, constituído das seguintes percentagem de açúcares:: primeiro dia 40 %, segundo dia 53 %, terceiro dia 66 % e quarto dia 70 %. Ao finalizar este período de permanência na solução, retirara a fruta do xarope, colocara numa peneira, enxaguando rapidamente em água morna, deixando es. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / José Torquato de Queiroz Tavares - Integrante / Ronald Belo Gomes - Integrante / Antonio Augusto Oliveira Fonseca - Integrante.

  • 2011 - 2013

    PROCESSAMENTO E ANÁLISE SENSORIAL DE VARIEDADES MELHORADAS DE BANANA, Descrição: No Brasil a região Nordeste se destaca como a maior produtora de banana, com 40% da produção nacional. Em 2009 a área colhida e a produção total na Região Nordeste foram de 250.000 hectares e 2,9 milhões de toneladas, respectivamente. Estes números demonstram a importância desta cultura na geração direta e indireta de empregos, sendo responsável pela renda de milhões de famílias nordestinas. Entretanto, muitas das variedades comumente cultivadas são susceptíveis a doenças que podem dizimar as plantações. Como alternativa para conter o avanço de algumas doenças, pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura têm indicado o plantio de cultivares resistentes. O desenvolvimento dessas cultivares demanda anos de pesquisas até sua disponibilização para a sociedade. No entanto, quando lançadas, estas novas cultivares nem sempre são bem aceitas pelos produtores e consumidores, que estão habituados a produzirem e consumirem variedades do tipo Prata, Pacovan, Maçã, Grande Naine e Terra. Por esta razão, a realização de pesquisas na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, que complementem e apóiem o programa de melhoramento genético de banana da Embrapa, revestem-se de grande importância. A banana é uma fruta versátil e pode ser processada em diferentes estádios de maturação, mas, até o presente, pouquíssimos estudos a respeito da aptidão industrial das variedades melhoradas foram realizados. Diante do exposto, faz se necessário aprofundar os estudos de caracterização de variedades de banana desenvolvidas/lançadas pelo programa de melhoramento genético da Embrapa Mandioca e Fruticultura, visando gerar informações que possam contribuir para a difusão e para a adoção destas variedades pelo mercado produtor e consumidor brasileiro. Para tanto, pretende-se caracterizar a composição de variedades melhoradas de banana in natura e avaliar sua aceitação sensorial, além de desenvolver ou ajustar tecnologias para o aproveitamento industrial das mesmas, em forma de passas, chips, fa. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Integrante / Luciana Souza de Oliveira - Integrante / Eliseth de Souza Viana - Coordenador / Rossana Catie Bueno de Godoy - Integrante / Janice Izabel Druzian - Integrante.

  • 2010 - 2012

    BANANA PASSA: DESENVOLVIMENTO, AVALIAÇÃO DE VARIEDADES E ELABORAÇÃO DAS CURVAS DE SECAGEM, Descrição: O Brasil é um dos três maiores produtores e consumidores mundiais de bananas (Musa spp.), mas também é um país com elevado índice de desperdício desta fruta. Uma alternativa para minimizar tais perdas é agregar valor ao fruto através da industrialização. A banana passa é um alimento processado por meio de secagem natural ou artificial e vem se destacando no mercado nacional. A desidratação inibe o crescimento microbiano, reduz a atividade enzimática e promove a concentração de açúcares e nutrientes, além de facilitar a estocagem e distribuição do produto a mercados distantes. O objetivo do trabalho será desenvolver o produto banana-passa a partir das variedades Caipira e Maravilha cultivadas no sistema orgânico e convencional. Serão realizadas análises microbiológicas, físicoquímicas e sensoriais no período de 3 meses de armazenamento, em intervalos espaçados de 30 dias, com o intuito de avaliar a estabilidade dos produtos. Os frutos serão submetidos à desidratação artificial em estufa de circulação de ar forçada utilizando a temperatura de secagem de 65°C até a obtenção do peso constante. Durante a secagem do produto serão avaliadas as variações de umidade, a cada 2 horas das umidades desejadas - 18% e 22%, para a construção da curva de secagem do produto. Espera-se obter com a pesquisa a elaboração do produto de boa aceitabilidade sensorial e caracterizar a curva de secagem das bananas passas elaboradas com diferentes variedades e sistemas de cultivo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Integrante / DANILE DE VASCONCELLOS SANTOS - Coordenador.

  • 2009 - 2012

    AVALIAÇÃO DE PRODUTOS DE FRUTAS NA FORMA DE CRISTALIZADO, GELÉIA, NECTAR E COMPOTA, Descrição: No Brasil, ocorre elevada perda de frutos pós-colheita, estimada entre 30 e 40% da produção. Os frutos excedentes da comercialização ?in natura? ou fora das especificações para exportação poderiam ser utilizados pelas pequenas e médias agroindústrias de alimentos, particularmente as do Nordeste, utilizadoras de tecnologias de processamento primárias, dada a sua limitação de recursos financeiros. Ressalta-se, porém, a necessidade do desenvolvimento e divulgação de tecnologia adequada para obtenção de geléia, compota, néctar e cristalizado de frutas, para estimular a produção dessas culturas. O presente projeto tem como objetivo realizar avaliação físico-química e sensorial dos produtos de frutas na forma de cristalizado, néctar, geléia e compota; avaliar o rendimento industrial dos produtos obtidos; e promover a redução de perdas pós-colheita de frutos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / José Torquato de Queiroz Tavares - Integrante / Antônio Augusto Oliveira Fonseca - Integrante / George Vaz Nunes da Silva - Integrante / George Weber dos Santos Araújo Souza - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Adequação de Metodologia para Produção de vinho de jaca, Descrição: ok. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Integrante / José Torquato de Queiroz Tavares - Coordenador / Lara Cristina Bispo dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    AGREGAÇÃO DE VALOR AO RECURSO GENÉTICO MANGABA (Hancornia speciosa Gomes): DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS., Descrição: A agregação de valor às espécies nativas através da elaboração de produtos processados se torna necessária à medida que proporciona o aproveitamento dos excedentes de safra, geração de emprego e renda e a inversão do acelerado processo de erosão genética. Nesse sentido, o néctar e a geleia de mangaba apresentam-se como uma alternativa de industrialização, tendo em vista que a fruta apresenta estrutura frágil e alta perecibilidade. No entanto, nas operações de processamento e armazenamento constata-se que a qualidade dos mesmos é influenciada por fatores químicos, físico-químicos e microbiológicos, que comprometem as características nutricionais e sensoriais desses produtos, contribuindo para a redução da vida de prateleira. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a estabilidade de néctar e geléia de mangaba, considerados aceitos na análise sensorial durante o armazenamento à temperatura de 282°C. Para a obtenção do néctar avaliaram-se, através do teste de aceitação, nove formulações com diferentes concentrações de polpa (30, 35 e 40%) associadas a diferentes concentrações de açúcar (6,8 e 10%.). Com o mesmo objetivo, foram elaboradas duas formulações de geléia, sendo uma comum e outra extra com concentração final de 650 Brix de sólidos solúveis. As formulações mais aceitas foram processadas e avaliadas após o processamento e a cada 30 dias até o final do período de armazenamento (90 dias). Verificou-se a estabilidade dos produtos através de análises físicas, físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. Determinou-se a umidade, atividade de água, cor objetiva, pH, sólidos solúveis, acidez titulável, vitamina C, açúcares redutores, açúcares não redutores, açúcares totais, contagem de bolores e leveduras, bactérias mesófilas, Salmonella e coliformes totais. A avaliação sensorial foi realizada com equipe de provadores não treinados, utilizando-se o teste de avaliação de atributos (cor, sabor e impressão global) e intenção de compra. Conclui-se que entre as for. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / Antônio Augusto Oliveira Fonseca - Integrante / Orlando Antonio de Souza Hansen - Integrante.

  • 2009 - 2010

    CONSERVAÇÃO DE CALDO DE CANA, Descrição: ok. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / José Torquato de Queiroz Tavares - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Conservação de Polpa de Jambo por Métodos Combinados, Descrição: ok. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / Lara Cristina Bispo dos Santos - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Conservação de salada de frutas por métodos combinados, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / Lara Cristina Bispo dos Santos - Integrante.

  • 2008 - 2011

    Avaliação de características físicas, físico-químicas e sensoriais de frutos de umbu-cajazeira comvistas à exploração de seu potencial funcional e aplicação na indústria alimentícia, Descrição: O Nordeste brasileiro é rico em fruteiras nativas e, apesar de muitas apresentarem ampla perspectiva de aproveitamento econômico, poucas são exploradas e, na maioria das vezes de forma extrativista, dada à falta de informações que possibilitem sua exploração comercial. A umbu-cajazeira é considerada um espécie nativa típica da região semi-árida, explorada economicamente com base em seus frutos, que normalmente são consumidos in natura. No entanto, a grande variabilidade de tamanho, sabor, cor e aroma demonstra a importância da seleção de genótipos promissores comercialmente. Por meio de levantamentos bibliográficos evidenciou-se a existência de poucas informações sobre o umbu-cajá na base de dados. Informações relevantes como conteúdo de proteína, fibras, pectina, cinzas, lipídeos, açúcares redutores e totais, enzimas, vitaminas, carotenóides e compostos fenólicos não foram ainda explorados e publicados na literatura nacional ou internacional. Verifica-se também uma carência de informações no que diz respeito às alternativas para processamento dos frutos, com vistas a uma maior exploração do potencial desta fruteira pelas famílias do nordeste brasileiro ou comercialização dos frutos para mercados mais distantes. A caracterização de acessos de uma dada espécie constitui uma das principais etapas da identificação de plantas com características promissoras visando a exploração comercial dos frutos in natura e de seus produtos processados, bem como para uso em programas de melhoramento genético. A Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical iniciou seus estudos sobre a umbu-cajazeira em 1999 por meio da realização de um mapeamento das árvores nativas do estado da Bahia. Perspectivas do grupo de pesquisadores desta unidade incluem a recomendação de ariedades de umbu-cajazeira com boas características agronômicas. Destacam-se, como características desejáveis, uma produção elevada, frutos grandes com casca de coloração amarela intensa ou alaranjada, alta relação polpa/caroço. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Integrante / Luciana Souza de Oliveira - Integrante / Eliseth de Souza Viana - Coordenador / Flavio de Souza Neves Cardoso - Integrante / Maria Gabriela Bello Koblitz - Integrante., Financiador(es): Embrapa Mandioca E Fruticultura - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    CARACTERIZAÇÃO, SELEÇÃO E PROPAGAÇÃO VEGETATIVA DE GENÓTIPOS DE UMBUCAJAZEIRA, Descrição: O Nordeste brasileiro apresenta uma grande diversidade de fruteiras nativas e exóticas bem adaptadas às suas condições edafoclimáticas, representando um grande potencial sócio-econômico, tanto para o mercado interno e externo de comercialização de frutas in natura, como para industrialização. As frutas têm sido, historicamente, um componente necessário e comum na alimentação humana. Estudos que redundem em conhecimento para facilitar exploração, a expansão de seu cultivo e utilização se revestem de um caráter importante. Apesar disso, pouco se tem estudado sobre as frutas comestíveis nativas ou introduzidas nos trópicos. A umbu-cajazeira (Spondias spp.) é uma anacardiácea encontrada em muitos locais do Nordeste do Brasil, pertencente ao gênero Spondias, o mesmo ao qualpertencem também outras importantes frutíferas como a cajaraneira (Spondias cytherea, Sonn.), a cirigueleira(Spondias purpurea, L.) a cajazeira (Spondias mombim, L.) e o umbuzeiro (Spondias tuberosa, Arr. Cam.). A fruteiraapresenta grande potencial agroindustrial, dando produtos de excelente qualidade, apesar do nível de conhecimento técnico atual sobre a espécie ser baixo e os estudos científicos serem escassos. Estes fatos, associados ao fato da umbu-cajazeira ser uma fruteira emergente, indicam a necessidade de estudos agronômicos básicos visando gerar dados e informações para que seja possível aproveitar melhor todo seu potencial. O desconhecimento da espécie e a possibilidade de perda de material genético, em virtude do processo acelerado de degradação ambiental, torna necessária a conservação dos diferentes genótipos da espécie em bancos ativos de germoplasma (BAG) para futuros programas de melhoramentos com vistas ao melhor aproveitamento agroindustrial. É, portanto, imperativo que esforços no sentido de garantir a preservação e a utilização racional da variabilidade genética dessa importante fruteira sejam empreendidos pelos órgãos de pesquisa pública. O objetivo do trabalho proposto é gerar in. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Integrante / Ana Cristina Loyola - Coordenador.

  • 2007 - 2010

    Melhoramento do mamoeiro: aumento da variabilidade genética, desenvolvimento de linhagens, híbridos e marcadores microssatélites",, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Integrante / Eder Jorge de Oliveira - Coordenador., Financiador(es): Embrapa Mandioca E Fruticultura - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    CONSERVAÇÃO DA POLPA DE FRUTOS DE UMBU-CAJÁ (Spondias spp), POR MÉTODOS COMBINADOS, Descrição: O umbu-caja (Spondias spp) é um fruto de grande importância alimentar e se constitui, como uma fonte de renda para famílias de agricultores da região semi-arida nordestina. Mais esta fruta é de rápida sazonalidade e perecibilidade. O fruto uma vez colhido, em condições ambientais, dura no máximo dois a três dias, sendo que no ápice do período de produção, existe uma grande perda do produto devido a falta de estrutura e métodos de conservação adequada para o armazenamento dos frutos ou sub-produtos fabricados destes frutos. A baixa produtividade nestas regiões devido a fatores climáticos contribui para o aumento do desemprego e miséria, e uma das maneiras de se atenuar isto é através do aproveitamento do recurso naturais existentes na região. Atualmente, observa-se uma nova tendência no consumo alimentar, com uma demanda cada vez maior por alimentos devido a suas propriedades nutricionais e funcionais. O suco de fruta é um exemplo desta demanda, pois soa importantes fontes de vitaminas, sais minerais, ácidos orgânicos e fibras, cujo o uso na manutenção da saúde é fundamental. Então, porque não inserir a polpa de frutos da região semi-arida nordestina na alimentação? Pensando nesta inclusão penso-se no umbu-caja que apesar de existir pesquisas com esta fruteira, ainda existe uma grande escassez de dados quanto a sua composição, aproveitamento tecnológico e dados científicos. E considerando que esta fruteira tem um alta perecibilidade, a pesquisa torna-se mais importante pois poderá evitar o desperdício. Em virtude destas indagações o objetivo deste trabalho foi processar e preservar a polpa de frutos de Umbu-cajá ( Spondias spp), através de métodos combinado, que tivesse um baixo custo e preservasse as características físicas e químicas da polpa propiciando a estabilidade da polpa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Integrante / Antônio Augusto Oliveira Fonseca - Integrante / Márcio Barros dos Santos - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2007 - 2009

    PROCESSAMENTO E AVALIAÇÃO DO ALBEDO DO MARACUJÁ AMARELO (PASSIFLORA EDULIS SIMS F. FLAVICARPA DEG.) CRISTALIZADO., Descrição: Ok. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Integrante / Acácia Cylene Anjos da Silva - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.

  • 2007 - 2008

    CONSERVAÇÃO DA POLPA DE FRUTOS DE PINHA (Annona Squamosa L.) POR MÉTODOS COMBINADOS., Descrição: Ok. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / Dayse Batista Santos - Integrante / Frederico dos Santos Lordelo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.

  • 2006 - 2009

    PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE VINHO DE CANA, Descrição: ok. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Integrante / José Torquato de Queiroz Tavares - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    CONSERVAÇÃO DE POLPA DE CAJA PRO MÉTODOS COMBINADOS, Descrição: Objetivou-se avaliar parâmetros físico-químicos e microbiológico como aporte ao desenvolvimento do processo para a conservação da polpa de umbu-cajá por métodos combinados, armazenada em temperatura (30 oC 2 oC). O delineamento foi inteiramente casualizado, fatorial 4 x 2 x 4 X 2 (tratamentos x processamento x tempo x luz), com cinco repetições. Os processamentos de polpa sem pasteurizar e polpa pasteurizada (80-83 C / 15 min) foram combinados aos tratamentos: metabissulfito de sódio (200 ppm), benzoato de sódio (500 ppm), metabissulfito (200 ppm) + benzoato (500 ppm) e o controle.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / Leônidas Francisco de Queiroz Tavares Filho - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2005 - 2007

    Caracterização Pós-colheita de Frutos de Genótipos de Bananeira, Descrição: O objetivo deste trabalho foi de avaliar o efeito do 1-MCP em prolongar a longevidade pós-colheita de frutos de genótipos melhorados de bananeira tipo Prata: ?FHIA-18?, ?Preciosa?, ?Garantida? e ?Pacovan Ken?. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4 x 4 (dose de 1-MCP x dias após o tratamento), com três repetições. Os frutos dos genótipos foram colhidos no estádio 1 de maturação fisiológica (casca totalmente verde), subdivididos em buquês e submetidos ao tratamento com 1-MCP (0, 15, 30 e 45 ppb) por 12 horas. Os buquês foram dispostos em bancadas para amadurecimento sob condição ambiente (24,55°C e 805%UR) e analisados, a cada 5 dias até 20 dias, Para os parâmetros: cor da casca, firmeza da polpa, teor de sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT) e relação SS/AT. A aplicação de 1-MCP nas doses de 15 a 45 ppb é eficiente em retardar o amadurecimento dos frutos dos genótipos melhorados de bananeira do tipo Prata estudados e apresenta potencial para prolongamento da vida útil dos frutos em pelo menos cinco dias sem afetar a qualidade. Os efeitos do tratamento são maiores com o incremento da dose.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Integrante / Silvia Barbosa dos Santos - Coordenador / Marcio Eduardo Canto - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2002 - 2006

    CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E FÍSICO-QUÍMICA DE FRUTOS DE MARACUJÁ AMARELO PROVENIENTES DA REGIÃO DE JAGUAQUARA BAHIA, Descrição: : O Brasil é principal produtor mundial de maracujá amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.), sendo a maior parte da produção da região Nordeste destinada à produção de suco industrializado. Neste trabalho, objetivou-se caracterizar o suco e o albedo de frutos de maracujá amarelo, provenientes da região de Jaguaquara BA, através de análises físicas e físico-químicas, dada a importância destas características na industrialização. Os frutos foram colhidos maduros e transportados até o Laboratório de Ciência e Tecnologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura em Cruz das Almas Bahia, realizando-se determinações físicas das dimensões dos frutos; pesos dos frutos, da casca, do albedo, do suco e das sementes, densidade real e umidade; físico-químicas: pH (por medida direta em potenciômetro), acidez total titulável - ATT, sólidos solúveis totais - SST (medida direta em refratômetro), relação SST/ATT, açúcares redutores, totais e não redutores e pectina, do suco e do albedo dos maracujás amarelos. Os resultados médios dos frutos de maracujá amarelo foram de peso médio de 154,20, com 20,90 % de suco e 32,60 % de albedo. O suco possuiu 13,80 oBrix de SS, pH igual a 3,03, 4,46 % ATT (expressa em ácido cítrico) e ratio de 3,10 e o albedo 4,60 oBrix de SS, pH de 4,52, 0,20 % de ATT e teor de pectina de 2,10 %. Todos os valores encontrados são semelhantes aos encontrados por outros autores em frutos de diferentes locais de produção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Integrante / Serly Machado Santiago - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2002 - 2005

    Aproveitamento do farelo de mandioca na elaboração de biscoito.., Descrição: O presente trabalho objetivou a caracterização do resíduo fibroso resultante do processo de extração de fécula de mandioca e o aproveitamento deste farelo na elaboração de um produto para consumo humano. A extração da fécula ocorreu na Unidade de Processamento de Mandioca, a caracterização da fécula e farelo, bem como a produção e análise dos biscoitos, foram realizadas no Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos (LCTA), ambos na Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas - BA. Na primeira etapa do trabalho, avaliou-se dois processos para a extração da fécula de mandioca da variedade Cigana Preta, com oito meses de idade. O primeiro foi o processo manual e utilizou sacos de pano; o segundo foi o processo mecânico e utilizou um equipamento tipo batedeira. Em cada processo, utilizou-se 150 Kg de raízes mandioca. O processamento das raízes ocorreu no dia seguinte à sua colheita e consistiu nas operações de descascamento, lavagem, ralação, extração da fécula, decantação, desidratação, moagem e embalagem. A fécula e o farelo obtidos pelos dois processos foram caracterizados. Na segunda etapa do trabalho, ambos foram utilizados em formulações de biscoitos semidoces duros estampados. A quantidade de fécula das formulações foi fixa (4,5 %); as quantidades de farinha de trigo e farelo variaram, sendo o primeiro ingrediente substituído pelo segundo nas proporções de 0, 20, 40, 60, 80 e 100 %. A fécula, o farelo e os biscoitos foram analisados quanto ao pH, teor de acidez, amido, fibra bruta, proteína, lipídios e cinzas. A fécula e o farelo foram também analisados quanto ao teor de compostos cianogênicos; os biscoitos foram avaliados sensorialmente, em teste de aceitabilidade. O processo mecânico foi mais eficiente para a extração da fécula que o processo manual com porcentagens de rendimento de 21,6 % e 19,5 %, respectivamente. Os farelos apresentaram alto teor de amido e fibras e baixo teor de compostos cianogênicos,que permite sua utilização na alimentação h. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / Fernando Cesar A U Matsuura - Integrante / Andreia de Souza Rocha - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2002 - 2005

    QUALIDADE SENSORIAL DA BANANA PASSA DE UMA VARIEDADE, Descrição: A industrialização pode ser uma opção para o aproveitamento de excedentes de produção e de frutos com aparência comprometida para consumo in natura, ao proporcionar aumento da vida-de-prateleira e agregação de valor ao produto. Frutos de diferentes variedades de bananeira (Musa spp.), obtidas em programas de melhoramento genético, podem apresentar características diferenciadas no que se refere à adequação à determinada forma de processamento. O objetivo deste trabalho foi avaliar o produto banana-passa, obtido a partir de frutos de diferentes genótipos de bananeira. Os genótipos avaliados foram: Caipira; Nanica; Pacovan e seus híbridos PV03-44 e PV03-76; Prata Anã e seus híbridos FHIA-18, Pioneira e Prata Graúda. O processamento da banana-passa incluiu a aplicação de tratamento antioxidante, com ácido ascórbico (0,25%) e ácido cítrico (0,30%), e desidratação osmótica, com sacarose (40%, a 70°C). A desidratação foi completada em secador de cabine com circulação forçada de ar. Os produtos obtidos foram avaliados quanto aos aspectos físicos, físico-químicos, químicos e sensoriais. O maior rendimento de produção foi obtido pela cultivar Pacovan. As bananas-passa tiveram boa aceitação sensorial, com médias superiores a 6 (gostei ligeiramente) para os atributos aparência, cor, aroma, sabor e textura. A Pioneira foi o genótipo com maior aceitação sensorial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / Fernando Cesar A U Matsuura - Integrante / Sandra Cerqueira de Jesus - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2002 - 2004

    ESTABILIDADE DE COMPOTA DE ALBEDO DE MARACUJÁ AMARELO, Descrição: A casca de frutos de maracujá amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.) é um resíduo da indústria de processamento de suco. Este resíduo apresenta-se como uma fonte de nutrientes e fibras. Seu aproveitamento representa uma solução para o problema da destinação destes resíduos, potencialmente poluentes, e contribui para o aumento da rentabilidade da industrialização desta fruta. Além disto, proporciona a oferta de uma maior diversidade de produtos, de menor preço. A expansão da indústria de processamento de suco de maracujá evidencia a necessidade do desenvolvimento de novas tecnologias para o aproveitamento desse resíduo. O albedo de maracujá amarelo pode ser processado na forma de compota, sendo este um produto de processamento simples, que exige pouco investimento em equipamentos, podendo ser processado, inclusive, artesanalmente e, conforme comprovado em estudos anteriores, de boa aceitação sensorial. Este trabalho, desenvolvido no Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas BA, teve como objetivo determinar a vida-de-prateleira do produto compota de albedo de maracujá amarelo. A formulação adotada continha xarope de sacarose na concentração de 35 °Brix, adicionado de 10 % de suco de maracujá. O preparo do albedo consistiu no descascamento, corte (manual) e imersão em solução com 10 % de NaCl por 36 horas. O processamento da compota seguiu a tecnologia convencional (Jackix, 1988). O tratamento térmico empregado foi o 100 C/20min. Para a determinação da vida-de-prateleira, as compotas foram armazenadas à temperatura ambiente por 200 dias e analisadas, inicialmente, após 20 dias do processamento e, a partir de então, a cada 30 dias (isto é, aos 20, 50, 80, 110, 140, 170 e 200 dias). As análises realizadas para a caracterização e o controle de qualidade do produto foram prova de esterilidade comercial , análises microbiológicas, físicas (vácuo, empregando-se um manômetro; espaço-livre; peso. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Integrante / Fernando Cesar A U Matsuura - Integrante / Sérly Santiago Machado - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    Caracterização do resíduo sólido resultante do processo de extração de fécula de mandioca em pequena escala, Descrição: ok. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / Fernando Cesar A U Matsuura - Integrante / Marília Ieda da Silveira Folegatti - Integrante / Andreia de Souza Rocha - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2002 - 2004

    Contribuição à adaptação de uma técnica, para uso em campo, de determinação da amilose em raízes de mandioca, Descrição: Este estudo teve como objetivo avaliar um método adaptado de determinação da amilose baseado no princípio da colorimetria, em bancada laboratorial, e de suas escalas de cores que possibilitassem as determinações qualitativa e semiquantitativa no campo, para seleção, após a colheita, de raízes de mandioca por teores de amilose/amilopectina. Os experimentos foram conduzidos no Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos da EMBRAPA Mandioca e Fruticultura, utilizando-se cabines apropriadas. Foi elaborada uma curva padrão de amilose/amilopectina com dezenove pontos e posterior Escala de Cor correspondente, baseada no valores da escala Pantone. Duas outras escalas de cor foram elaboradas a partir da Escala de Cor da curva padrão, sendo uma por faixa de teores baixos, médios e altos, e uma outra pelos valores médios dessas faixas de concentração de amilose. As análises espectrofotométrica e sensorial foram realizadas em seis variedades de mandiocas do Banco Ativo de Germoplasma da EMBRAPA Mandioca e Fruticultura. As escalas foram submetidas a uma avaliação sensorial com cento e trinta e oito avaliações, tanto para as soluções coloridas resultantes do desenvolvimento da técnica padrão, como para a técnica adaptada, com seus valores reduzidos em dez vezes em todas as etapas do protocolo de desenvolvimento. O modelo estatístico utilizado foi o da modelagem da proporção de acertos através de regressão logística, o que permitiu concluir que é possível elaborar um protocolo de adaptação da técnica padrão para determinação de amilose em raízes de mandioca, e que, pelo uso da Escala de Cor dos valores medianos das faixas de concentração, é possível expressar qualitativa e semi-quantitativa a presença de amilose em raízes de mandioca recém colhida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Integrante / Fernando Cesar A U Matsuura - Integrante / Fernando Luiz Trindade Rego - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2002 - 2004

    Desenvolvimento de geléia de maracujá e acerola com alto teor de vitamina C, Descrição: ok. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Integrante / Marília Ieda da Silveira Folegatti - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    Utilização de amido de mandioca na conservação pós-colheita de frutos de acerola., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2002 - 2002

    PROCESSAMENTO E AVALIAÇÃO DA COMPOTA DE UMBÚ-CAJÁ, Descrição: O umbú-cajá (Spondias sp.), espécie da família das Anacardeaceae, é provavelmente originária da região Nordeste do Brasil. Atualmente, não existem cultivos comerciais dessa fruteira e o consumo do fruto é restrito às regiões onde é nativa. Os frutos do umbú-cajá possuem características organolépticas agradáveis, apresentando potencial de expansão de consumo in natura e para o processamento. Este experimento foi desenvolvido no Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Embrapa Mandioca e Fruticultura com o objetivo de desenvolver o produto compota de umbú-cajá. As determinações realizadas nos frutos foram comprimento, diâmetro, massa,densidade aparente, umidade, sólidos solúveis SS (por medida direta em refratômetro), pH (por medida direta em potenciômetro), acidez total titulável (ATT) eácido ascórbico (A.O.A.C., 1995); nas compotas foram vácuo (por medida direta com vacuômetro), espaço-livre, pesos bruto, líquido, drenado e do xarope, volume easpecto do xarope (1= não turvo a 5= muito turvo), SS, pH, ATT e ácido ascórbico. Asanálises sensoriais consistiram em testes de consumidor com 30 provadores, utilizando-se escala hedônica estruturada de 9 pontos (com os extremos 1= desgostei muitíssimo e 9= gostei muitíssimo ) para a avaliação da aparência, aceitação global, aroma, sabor e textura, e escala estruturada de 5 pontos (com os extremos 1= certamente não compraria e 5= certamente compraria ) para a avaliação da intenção de compra. Foram utilizados frutos no estádio de maturação de vez . O processamento consistiu nas etapas de seleção dos frutos, lavagem (em água corrente e água clorada), corte longitudinal da casca, acondicionamento em potes de vidro de 500 mL (com aproximadamente 300 g de frutos e 350 mL de xarope de o o sacarose na concentração de 62 Brix), exaustão (até 85 C), esterilização (por imersão em água fervente por 20 minutos), resfriamento (até 37 C) e armazenamento (por 45 dias). Os frutos de umbú-cajá apresentaram co. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / Fernando Cesar A U Matsuura - Integrante / Nedjane Sissi NAscimento - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2001 - 2006

    Caracterização física e química de frutas de diferentes genótipos de bananeira, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Integrante / Silvia Barbosa dos Santos - Coordenador / Marcio Eduardo Canto - Integrante.

  • 2001 - 2004

    Otimização dos teores de suco e sólidos solúveis para compota de albedo de maracujá amarelo, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Integrante / Fernando Cesar A U Matsuura - Integrante / Sérly Santiago Machado - Coordenador / Marília Ieda da Silveira Folegatti - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2001 - 2004

    Avaliação de banana-passa obtida de frutos de diferentes genótipos de bananeira, Descrição: ok. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / Fernando Cesar A U Matsuura - Integrante / Marília Ieda da Silveira Folegatti - Integrante / Sandra Cerqueira de Jesus - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2001 - 2003

    Conservação pós-colheita de frutos de acerola pela utilização de filme de cloreto de polivinila e amido de mandioca, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Coordenador / Fernando Cesar A U Matsuura - Integrante / Marília Ieda da Silveira Folegatti - Integrante / Miriam C. Maretti - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2001 - 2003

    Genótipos melhorados de mamão (Carica papaya L.): Avaliação sensorial e físico-química dos frutos., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ricardo Luís Cardoso - Integrante / Fernando Cesar A U Matsuura - Integrante / Lígia R R Santana - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Professor homenageado pelos formandos de agronomia, CCAAB - UFRB.

2017

Paraninfo dos formandos agronomia, CCAAB-UFRB.

2012

PROFESSOR HOMENAGEADO DOS FORMADO 2011-2 - AGRONOMIA- UFRB, COMISSÃO DE FORMATURA.

2011

Professor homenageado pelos formandos de agronomia da UFRB 2010-2, Formandos de agronomia da UFRB.

2011

INDICADO COMO UM DOS MELHORES TRABALHOS DO II CONGRESSO BRASILEIRO DE PROCESSAMENTO DE FRUTAS E HORTALIÇAS, SBPFH.

2011

Professor homenageado pelos formandos de agronomia da UFRB, Comissão de formatura.

2011

Amigo da Turma dos formandos de agronomia 2011-1 da UFRB, Comissão de formatura.

2010

PROFESSOR hOMENAGEADO PELOS FORMANDOS DE AGRONOMIA 2010-1, COMISSÃO DE FORMATURA.

2010

PROFESSOR hOMENAGEADO PELOS FORMANDOS DE AGRONOMIA 2010-2, Comissão de formatura.

2008

Homenageado pelos formandos (2 semestre de 2007) da Escola de Agronomia da UFRB, distinguido como Professor Homenageado, Escola de Agronomia da UFBA, CCAAB_UFRB.

2008

Homenageado pelos formandos (1 semestre de 2008) da Escola de Agronomia da UFRB, distinguido como Professor Homenageado, Escola de Agronomia da UFBA, Comissão de formatura.

2007

Homenageado pelos formandos (1 semestre de 2007) da Escola de Agronomia da UFRB, distinguido como Professor Homenageado, Escola de Agronomia da UFBA, Formandos em Agronomia-UFRB.

2002

Homenageado pelos formandos (1 semestre) da Escola de Agronomia da UFBA, distinguido como Professor Homenageado, Escola de Agronomia da UFBA, Escola de Agronomia da UFBA.

1997

Homenageado pelos formandos (1 semestre) da Escola de Agronomia da UFBA, distinguido como Professor Homenageado, Escola de Agronomia da UFBA, ESCOLA DE AGRONOMIA DA UFBA.

1997

Homenageado pelos formandos (2 semestre) da Escola de Agronomia da UFBA, distinguido como Professor Homenageado, Escola de Agronomia da UFBA, ESCOLA DE AGRONOMIA DA UFBA.

1996

Homenageado pelos formandos (1 semestre) da Escola de Agronomia da UFBA, distinguido como Professor Homenageado, Escola de Agronomia da UFBA, ESCOLA DE AGRONOMIA DA UFBA.

1995

Homenageado pelos formandos (1 semestre) da Escola de Agronomia da UFBA, distinguido como Professor Homenageado, Escola de Agronomia da UFBA, ESCOLA DE AGRONOMIA DA UFBA.

1995

Homenageado pelos formandos (2 semestre) da Escola de Agronomia da UFBA, distinguido como Professor Homenageado, Escola de Agronomia da UFBA, ESCOLA DE AGRONOMIA DA UFBA.

1994

Homenageado pelos formandos (1 semestre) da Escola de Agronomia da UFBA, distinguido como Professor Homenageado, Escola de Agronomia da UFBA, ESCOLA DE AGRONOMIA DA UFBA.

1994

Homenageado pelos formandos (2 semestre) da Escola de Agronomia da UFBA, distinguido como Professor Homenageado, Escola de Agronomia da UFBA, ESCOLA DE AGRONOMIA DA UFBA.

1989

Homenageado pelos formandos (1 semestre) da Escola de Agronomia da UFBA, distinguido como Professor Homenageado, Escola de Agronomia da UFBA, Escola de Agronomia da UFBA.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências Agrárias. , Campus Univesitário, 44380-000 - Cruz das Almas, BA - Brasil, Telefone: (75) 36213260, Fax: (75) 36212350, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2009 - 2011

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia

Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de pos-graduação, Carga horária: 20

2009 - 2011

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Aluno de Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 2

2006 - Atual

Universidade Faderal do Recôncavo da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 07/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Agrárias, .,Linhas de pesquisa

  • 07/2006

    Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia pós-colheita, conservação e processamento de frutos e hortaliças

  • 07/2006

    Ensino, Agronomia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Princípios de Tecnologia de Alimentos, Processamento de Produtos de Origem Animal e Vegetal

  • 07/2006

    Estágios , Centro de Ciências Agrárias, .,Estágio realizado, Orientador de estágio supervisionado.

  • 07/2006

    Extensão universitária , Centro de Ciências Agrárias, .,Atividade de extensão realizada, . Tranferência de Tecnologia de Frutas e Hortaliças..

1982 - 2006

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/1999 - 06/2006

    Direção e administração, Escola de Agronomia, Departamento de Química Agrícola e Solos.,Cargo ou função, COORDENADOR DO LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS.

  • 03/1995 - 06/2006

    Ensino, Ciências Agrárias, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Analise de Alimentos

  • 03/1995 - 06/2006

    Estágios , Escola de Agronomia, Departamento de Química Agrícola e Solos.,Estágio realizado, Estágio Supervisionado.

  • 09/1994 - 06/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Agronomia, Escola de Agronomia.,Atividade realizada, Consultor Técnico Científico do CLP/CNPMF/EMBRAPA, onde deu parecer em vários trabalhos, como exemplo: "Produção de frutas e teor de vitamina C em cultivares e híbridos promissores de bananeira"; "Qualidade pós-colheita de acerola para o processamento, e.

  • 04/1994 - 06/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Agronomia, Escola de Agronomia.,Atividade realizada, Analista técnico de projeto de tese do Curso de Mestrado em Agronomia da UFBA..

  • 03/1994 - 06/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Agronomia, Escola de Agronomia.,Atividade realizada, Consultor científico da Revista Brasileira de Fruticultura, onde deu parecer em vários trabalhos, como exemplo: "Aproveitamento alimentar do imbuzeiro (Spodia tuberosa, Arr. Cam) no semi-árido do Nordeste brasileiro"; Influência de esteres de sacarose no.

  • 09/1982 - 06/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Agronomia, Escola de Agronomia.,Atividade realizada, Consultor científico "Ad Hoc"da Revista Ciência e Agrotecnologia, onde deu parecer no trabalho científico: Produtividade, analise econômica e características químicas de raízes de mandioca (Mahihot esculenta Crantz) na região de Lavras - MG.

  • 09/1982 - 06/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Agronomia, Escola de Agronomia.,Atividade realizada, Consultor científico da Revista Brasileira de Mandioca, onde deu parecer no trabalho científico: ."Teor de Proteína na folha de mandioca (Manihot esculenta Crantz) durante o primeiro ciclo..

  • 08/1982 - 06/2006

    Ensino, Engenharia Agronômica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal, Princípios de Tecnologia de Alimentos, Processamento de Produtos de Origem Vegetal e Animal, Estágio Supervisionado

  • 08/1982 - 06/2006

    Extensão universitária , Escola de Agronomia, Departamento de Química Agrícola e Solos.,Atividade de extensão realizada, cursos, projetos industriais, consultor científico, analista técnico, etc.

  • 08/1982 - 11/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Agronomia, Escola de Agronomia.,Atividade realizada, Conselheiro editorial e revisor de trabalhos da Revista Magistra.

  • 08/2000 - 05/2001

    Extensão universitária , Escola de Agronomia, Departamento de Química Agrícola e Solos.,Atividade de extensão realizada, Tranferência de Tecnologia de Frutas e Hortaliças.

  • 03/1994 - 01/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Agronomia, Escola de Agronomia.,Atividade realizada, Consultor "ad Hoc" do Comitê Técnicos Internos (CTIs) do CNPMF -EMBRAPA, para análise de projetos/subprojetos já em execução, no Programa de beneficiamneto, pós-colheita e transformação de Citros e Fruteiras Tropicais.

  • 07/1996 - 10/1997

    Direção e administração, Escola de Agronomia, Departamento de Química Agrícola e Solos.,Cargo ou função, Vice-chefe de Departamento em exercício.

  • 10/1995 - 10/1997

    Direção e administração, Escola de Agronomia, Departamento de Química Agrícola e Solos.,Cargo ou função, Vice-chefe de Departamento.

  • 08/1987 - 08/1997

    Extensão universitária , Escola de Agronomia, Departamento de Química Agrícola e Solos.,Atividade de extensão realizada, Curso sobre Aproveitamento de Produtos Agropecuários.

  • 01/1996

    Extensão universitária , Escola de Agronomia, Departamento de Química Agrícola e Solos.,Atividade de extensão realizada, Projeto para Implantação de uma Fábrica de Frutas Cristalizadas.

  • 08/1995 - 08/1995

    Extensão universitária , Escola de Agronomia, Departamento de Química Agrícola e Solos.,Atividade de extensão realizada, Curso sobre Aproveitamento de Produtos Agropecuários.

  • 01/1995

    Extensão universitária , Escola de Agronomia, Departamento de Química Agrícola e Solos.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Implantação de uma Fábrica de Banana-Passa para Exportação.

  • 01/1995

    Extensão universitária , Escola de Agronomia, Departamento de Química Agrícola e Solos.,Atividade de extensão realizada, Projeto para Implantação de uma Fábrica de Conservas de Frutas.