José Luiz Albuquerque Filho

Geólogo formado pelo Instituto de Geociências do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal de Pernambuco (1981) e doutorado desenvolvido em Geociências e Meio Ambiente no Instituto de Geociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Hidrogeólogo Pesquisador III do Laboratório de Recursos Hídricos e Avaliação Geoambiental (Labgeo) do Centro de Tecnologias Geoambientais (CTGeo ) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo IPT. Foi Professor Colaborador da Escola de Engenharia Mauá no período de fevereiro/1999 a fevereiro/2006 e é Professor de Mestrado na CET - Coordenadoria de Ensino Tecnológico do IPT (professor na disciplina Sistemas Integrados de Saneamento Urbano no Mestrado de Habitação). Foi Diretor da Divisão de Geologia, Chefe do Agrupamento de Geologia Aplicada ao Meio Ambiente e Chefe do Laboratório de Recursos Hídricos e Avaliação Geoambiental do IPT. Representa o IPT na Câmara Técnica de Águas Subterrâneas do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de São Paulo e do Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Estadual e Federal), sendo neste ultimo o Coordenador Adjunto. É Agente Técnico Interlocutor do IPT no FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). Atua na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de recursos hídricos, gestão ambiental, planejamento de recursos hídricos, hidrogeologia, avaliação da interação entre o uso do solo e as águas subterrâneas, impactos hidrogeológicos das obras civis e de mineração e hidráulica subterrânea aplicada. Coordenação de cerca de 75 projetos, sendo 14 referentes a Planos de Bacia Hidrográfica. Elaborou ou participou da elaboração de 80 relatórios técnicos, 21 artigos em periódicos, 66 trabalhos e 13 capítulos e 12 livros, além de 03 outros tipos de publicação bibliográfica. Participou de 153 eventos relacionados à suas áreas de atuação e proferiu 81 apresentações (congressos, encontros técnicos, etc.). Participou de 76 bancas examinadoras de mestrado e 15 de doutorado. Analista Ad Hoc de 24 projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, incluindo candidaturas a bolsas DT (Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora), pelo CNPq e Analista Ad Hoc da FAPESP de dois projetos de pesquisa.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Geociências e Meio Ambiente

1997 - 2000

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Previsão e análise da elevação do nível do lençol freático na Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) de reservatórios hidrelétricos
Antônio Roberto Saad. Palavras-chave: Hidrogeologia; Hidráulica Subterrânea; Reservatórios; Lençol Freático; Elevação Induzida; Impacto Hidrogeológico de Reservatórios. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia / Especialidade: Geologia Ambiental. Setores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas; Desenvolvimento Urbano.

Aperfeiçoamento em Modelos Matemáticos em Águas Subterrâneas

1994 - 1994

Associação Brasileira de Aguas Subterrâneas
Ano de finalização: 1994;

Aperfeiçoamento em Avaliação de Impactos Ambientais de Reservatórios

1991 - 1991

Fundação CentroTecnológico de Hidraúlica
Ano de finalização: 1991;

Aperfeiçoamento em Politica Municipal do Meio Ambiente

1990 - 1990

Fundação Faria Lima - Cepam
Ano de finalização: 1990;

Aperfeiçoamento em Soil Erosion by Water

1989 - 1989

Universidade de São Paulo
Ano de finalização: 1989;

Aperfeiçoamento em Tratamento do Lixo Urbano e Meio Ambiente

1988 - 1988

Empresa Metropolitana de Planejamento S
A, EMPLASA, Brasil;Ano de finalização: 1988;

Aperfeiçoamento em Uso de Projeção Estereográfica em Análise Estrutul

1987 - 1987

Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Ano de finalização: 1987;

Graduação em Geologia

1976 - 1981

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Contribuição à Geologia de Parte do Município de Terra Nova-PE (Folha Salgueiro SC-24-C-II)
Orientador: Pedro Gomes de Melo e Ricardo José Ribeiro Pessôa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Introdução ao Gerenciamento de Áreas Contaminadas. (Carga horária: 6h). , Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, IPT, Brasil.

2004 - 2004

Planejamento e Gestão dos Recursos Hiídricos. (Carga horária: 6h). , Acqua Consultoria, ACQUA, Brasil.

2002 - 2002

Dispersão de Poluentes em Rios. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Recursos Hídricos, ABRH, Brasil.

1997 - 1997

Radar Applied to Environmental Problems.... (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Geofísica, SBGF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Hidrogeologia.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos/Especialidade: Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geologia Ambiental.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos/Especialidade: Águas Subterráneas e Poços Profundos.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Hidrogeotecnia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . XIV Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental. (Comissão de Premiações). 2013. (Congresso).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Seminário Nitrato nas Águas Subterrâneas no Estado de São Paulo. (Comissão Organizadora). 2013. (Outro).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Seminário Utilização e Proteção das Águas Subterrâneas. 2011. (Congresso).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . XIII Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental. 2011. (Congresso).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . VIII Simpósio Nacional de Controle de Erosão. (Comitê Técnico Cientifico). 2009. (Outro).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . I Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo. 2009. (Congresso).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (Comissão Cientifica). 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

16o. Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambientalntal. Congressista. 2018. (Congresso).

II Seminário do Projeto de Recuparação de Áreas Degradadas de Mineração Associando Técnicas de Bioengenharia de Solos com Geração e Manutenção de Serviços Ambientais. 2014. (Seminário).

Mesa Redonda Pliticas Públicas e Escassez Hídrica no Estado de São Paulo: Governança, Transparência e Alternativas para a Crise.Debatedor. 2014. (Outra).

XIV Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental. Propostas de alternativas de gestão da água de chuva no meio urbano a partir de estudo nas cabeceiras do Ribeirão dos Meninos, São Bernardo do Campo, SP.. 2014. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. Aplicação de métodos de interpretação de imagens na caracterização de modelo de circulação das águas subterrâneas em aqüiferos fraturados e avaliação de impactos hidrogeológicos da construção de túneis.. 2014. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. 2014. (Congresso).

Seminário Nitrato nas Águas Subterrâneas no Estado de São Paulo. 2013. (Seminário).

XIV Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental. Avaliador de papers. 2013. (Congresso).

I Simpósio dos Comitês PCJ Gestão das Águas: Constrindo o Futuro Sustentável. 2012. (Simpósio).

I Simpósio dos Comitês PCJ Gestão das Águas: Constrindo o Futuro Sustentável.Subsídios para o Plano de Desenvolvimento de Proteção Ambiental da área de Aforamento do Sistema Aquífero Guarani. 2012. (Simpósio).

XIV Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental. Determinação da condutividade hidráulica de uma área contaminada na grande São Paulo utilizando-se método Slug Test. 2012. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental. Análise de risco à implantação de um túnel em área de proteção ambiental o caso da Gruta Santa Luzia, Mauá, SP. 2012. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas / XVIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços. Avaliação da vulnerabilidade à contaminação dos aquíferos costeiros pela intrusão salina em trecho da orla de Fortaleza, CE, Brasil. 2012. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas / XVIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços. Zoneamento da vulnerabilidade à contaminação do sistema Aqüifero Guarani em sua área de afloramento no Estado de São Paulo, Brasil.. 2012. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas / XVIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços. Análise comparativa entre resultados de mapeamento da vulnerabilidade à contaminação do sistema Aqüifero Guarani com a utilização dos métodos God e Drastic, em área de afloramento na bacia Tietê/Jacará, Centro do Estado de São Paulo, Brasil.. 2012. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas / XVIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços. Levantamento de informações hidrogeológicas para a elaboração do Prad conceitual, visando à recuperação ambiental das áreas da CBCA em Criciúma, SC.. 2012. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas / XVIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços. Aspectos para a gestão estratégica das águas subterrâneas.. 2012. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas / XVIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços. 2012. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas / XVIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços. Palestra na Mesa Redonda: Classificação e enquadramento: por que esperamos o governo?. 2012. (Congresso).

Conferência Internacional A Gestão do Sistema Aqüifero Guarani : um Exemplo de Cooperação.Diretrizes para o desenvolvimento e proteção ambiental da área de afloramento do Sistema Aqüifero Guarani no Estado de São Paulo. 2011. (Outra).

II International Congress n Subsurface Environment. Estudo da ocorrência de nitrato na área de afloramento do Sistema Aqüifero Guarani no Estado de São Paulo. 2011. (Congresso).

Seminário Utilização e Proteção das Águas Subterrâneas.Proteção do Aquífero Guarani. 2011. (Seminário).

XIII Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental. Painel de Avaliadores. 2011. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental. 2011. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental. Análise dos dados de monitoramento do lençol freático pós-enchimento na área de influência do Reservatório de Biritiba-Mirim, São Paulo - SP.. 2011. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental. Relator da Seção Técnica 2: Conservação das águas superficiais e subterrâneas. 2011. (Congresso).

XIV IWRA Congresso Mundial da Água. 2011. (Congresso).

XIV IWRA Congresso Mundial da Água. Estratégia de proteção do sistema aqüifero Guarani no Estado de São Paulo - Brasil. 2011. (Congresso).

X Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Oficial Portuguesa.Cooperação internacional em águas subterrâneas: Brasil, Portugal, Angola e Guiné Bissau. 2011. (Simpósio).

II Congresso Estadual de Comitês de Bacia Hidrográfica. Diagnóstico ambiental e estabelecimento de diretrizes técnicas para a proteção da área de afloramento do sistema aquífero Guarani no Estado de São Paulo. 2010. (Congresso).

II Congresso Estadual de Comitês de Bacia Hidrográfica. 2010. (Congresso).

II Fórum África Brasil Bahia pela Sustentabilidad das Águas. 2010. (Outra).

Seminário Abordagem Sócio-Ecológica em Intervenções no Espaço Urbano. 2010. (Seminário).

Seminario Planejamento municipal: mudanças climáticas e a sustentabilidade dos aqüiferos.Planejamento municipal: mudanças climáticas e a sustentabilidade dos aqüiferos. 2010. (Seminário).

Seminário Planejamento Municipal: Mudanças Climáticas e a Sustentabilidade dos Aquíferos.Interações entre o uso e ocupação do solo urbano e as águas subterrâneas. 2010. (Seminário).

XIV Feira e Congresso Internacional de Engenharia e Arquitetura. Integrante da Mesa: As subsidências ocorridas em Teresina - PI. 2010. (Congresso).

XIV Jornadas Técnico-Científicas.O papel das águas subterrâneas com reserva estratégica de água.. 2010. (Outra).

XVI Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas / XVII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços. 2010. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas / XVII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços. Plano de desenvolvimento e proteção ambiental da área de afloramento do Sistema Aquifero Guarani no Estado de São Paulo: proposta preliminar.. 2010. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas / XVII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços. Estudo da recarga na área de afloramento do sistema aqüífero Guarani na unidade de gerenciamento de recursos hídricos do Tietê/Jacaré, região central do Estado de São Paulo: resultados preliminares.. 2010. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas / XVII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços. Cooperação internacional em águas subterrâneas: desenvolvimento no Brasil em Angola e em Portugal.. 2010. (Congresso).

I International Congress on Subsurface Environment. 2009. (Congresso).

IV Encontro Paulista de Fundações - Transparência e Sucesso das Fundações. 2008. (Encontro).

Programa pelo Uso Racional da Água - segmento Água e Agricultura.Subsídios técnicos para uso e conservação das águas subterrâneas na agricultura irrigada. 2008. (Outra).

XII Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental. 2008. (Congresso).

Dia Mundial da Água.Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos. 2007. (Outra).

Encontro sobre Mineração e Meio Ambiente na Área do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio Tietê.Plano de Bacia do CBH/SMT. 2007. (Encontro).

Integração entre Instrumentos de Gestão Costeira e de Recursos Hídricos.IX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. 2007. (Oficina).

IX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas.Oficina Integração entre Instrumentos de Gestão Costeira e de Recursos Hídricos. 2007. (Encontro).

XVII Simposio Brasileiro de Recursos Hidricos.Avaliador de trabalho. 2007. (Simpósio).

XXXVII Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande.Relatório Um de Situação dos Recursos Hídricos da Bacia do Turvo/Grande. 2007. (Outra).

Congresso ABIPTI 2006. Plano de bacia como instrumento de gestão para a implementação da política estadual de recursos hídrics no âmbito da unidade de gerenciamento do Turvo/Grande (UGRHI 15), Noroeste do Estado de São Paulo. 2006. (Congresso).

I Oficina de Integração dos Comitês da Bacia do Rio Grande.Diagnóstico do Rio Grande. 2006. (Oficina).

I Seminário sobre Sistemas de Informações em Recursos Hídricos. 2006. (Seminário).

I Simpósio de Recursos Hídricos do Sul-Sudeste.Diagnóstico e Planejamento de Recursos Hídricos como Elementos para o Combate a Erosão na Bacia do Turvo/Grande, Estado de São Paulo. 2006. (Simpósio).

LVIII Reunião Anual do SBPC.GT Aqüífero Guarani: Oportunidades de Desafios do Grande Manancial do Mercosul. 2006. (Outra).

Seminário 10 anos Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê Batalha.A Função do Técnico da CETESB no Sistema. 2006. (Seminário).

Seminário 10 anos Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê Batalha.Mesa Redonda 1. 2006. (Seminário).

Workshop - Planos Diretores Municipais - Integração Regional Estratégica. 2006. (Outra).

Workshop sobre gestão estratégica de recursos hídricos.A degradação dos recursos hídricos como reflexo dos usos do solo: Bacia hidrográfica do Turvo/Grande. 2006. (Outra).

XI Semana da Engenharia, Ciência, Tecnologia e Gestão.Uso e Ocupação dos Solos e seu Efeitos em Águas Subterrâneas. 2006. (Outra).

XIV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. Mapa de Águas Subterrâneas do Estado de São Paulo. 2006. (Congresso).

XLIII Congresso Brasileiro de Geologia. Análise Geral do Comportamento do Nível da Água Subterrânea no Município de Araraquara, Estado de São Paulo. 2006. (Congresso).

Àgua, Fonte de Vida - Decênio internacional.Comemoração do Dia Mundial da Água. 2005. (Outra).

FEHIDRO: 10 anos de Contratações. 2005. (Outra).

VII Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Lingua Oficial Portuguesa. 2005. (Simpósio).

XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hidricos.Mobilização como mecanismo de fortalecimento na elaboração do plano de recursos hídricos da bacia Turvo/Grande, Noroeste do Estado de São Paulo. 2005. (Simpósio).

XXI Simpósio de Geologia do Nordeste.Gerenciamento integrado de recursos hídricos. 2005. (Simpósio).

.Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos. 2004. (Simpósio).

"Água - necessidade e direito de todos".Seminário Distrital do Rotary Clube de Votuporanga. 2004. (Seminário).

Águas Subterrâneas na Região Metropolitana de São Paulo. 2004. (Outra).

Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas.6º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. 2004. (Encontro).

I Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo. 2004. (Encontro).

III Simpósio de Recursos Hídricos do Centro-oeste. 2004. (Simpósio).

International Worshop: Geosciences for Urban Development. 2004. (Outra).

International Worshop: Geosciences for Urban Development.Debatedor. 2004. (Outra).

I Seminário Latino-Americano de Políticas Públicas em Recursos Hídricos. 2004. (Seminário).

I Seminário sobre Sistemas de Informações em Recursos Hídricos. 2004. (Seminário).

VI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. 2004. (Encontro).

VII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste.O Fortalecimento do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos de São Paulo através da mobilização para elaboração do Plano de Recursos Hídricos na Bacia do Turvo/Grande VII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. 2004. (Simpósio).

XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. Monitoramento hidrogeológico do aqüífero livre nas margens do reservatório de porto primavera implantado no Rio Paraná, Divisa dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. 2004. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. Análise das informações disponíveis sobre poços tubulares profundos e seu uso no diagnóstico da variação temporal do nível d´água e da produtividade dos aqüíferos da Bacia do Rio Jundiaí (SP). 2004. (Congresso).

A Exploraçãoda Água Subterrânea em Centros Urbanos.Mesa Redonda: A Exploração da Água Subterrânea em Centros Urbanos. 2003. (Outra).

Dia Mundial do Meio Ambiente.Comemoração Dia Mundial do Meio Ambiente. 2003. (Outra).

III Congreso Lationoamericano de Manejo de Cuencas Hidrográficas. 2003. (Congresso).

II Seminário Internacional de Tecnologias para Resíduos Sólidos. 2003. (Seminário).

Seminário Aqüífero Guarani. 2003. (Seminário).

Seminário As Águas e o Desenvolvimento Sustentável no Vale do Juquery e Serra da Cantareira. 2003. (Seminário).

Seminario Novos Rumos da Gestão de Recursos Hídricos Subterrâneos no CBH-PCJ. 2003. (Seminário).

Seminário Técnico.O Caminho das Águas. 2003. (Seminário).

V Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas. 2003. (Seminário).

XV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos Curitiba/PR. 2003. (Simpósio).

XXV Seminário Nacional de Grandes Barragens. 2003. (Seminário).

.SIMPORH 2002 - Dispersão de Poluentes em Rios. 2002. (Outra).

Fórum Nacional de Política de Geologia, Recursos Minerais e Meio Ambiente/ Fórum Nacional FEBRAGEO/ PGRMMA.Comentador de Tema: Gestão de Recursos Hídricos, Águas Superficiais, Subterrâneas e Águas Minerais. 2002. (Outra).

II Simpósio de Recursos Hídricos do Centro-Oeste.Congressista. 2002. (Simpósio).

Workshop Os Sistemas de Informação no Uso Racional das Águas Subterrâneas. 2002. (Outra).

XII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. 2002. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. Síntese do Conhecimento Hidrogeológico da Bacia Sedimentar de São Paulo. 2002. (Congresso).

I Congresso Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas. 2001. (Congresso).

III Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas. 2001. (Encontro).

Workshop A Pesquisa Ambiental em Recursos Hídricos: Experiências Exixtntes e Perspectivas Futuras. 2001. (Outra).

Workshop Programa Habitare - Avaliação de Projetos IPT. 2001. (Outra).

Águas Subterrâneas.Águas Subterrâneas. 2000. (Outra).

I Congresso Mundial Integrado da Águas Subterrâneas. Carta Hidrogeológica do Estado de São Paulo (Brasil) na escala 1:1.000.000 - Resultados Parciais. 2000. (Congresso).

III Encontro Nacional de Geologia Urbana. 2000. (Encontro).

I Joint World Congress on Groundwater. 2000. (Congresso).

Feira de Informação Profissional.As profissões e o Mercado Globalizado/Projeto Rumo. 1999. (Outra).

I Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas e II Encontro Regional de Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas. 1999. (Encontro).

Semana Internacional de Estudos Sobre Gestão de Recursos Hídricos. 1999. (Outra).

Seminário Internacional Estratégias para Gerenciamento do Aqüífero Guarani no Estado de São Paulo. 1999. (Seminário).

XIXCongresso Brasileiro de Geologia de Engenharia. 1999. (Congresso).

.Comitês de Bacias Hidrográficas como exemplo de gestão participativa: análise dos problemas e das potencialidades desse modelo de gestão. 1998. (Outra).

Seminário O Futuro: tratamento sustentável de lixo. 1998. (Seminário).

X Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. 1998. (Congresso).

XIII Jornada Universitária de Geologia de Engenharia.Alterações do nível d'água subterrânea e seuas efeitos no uso e ocupação do solo. 1998. (Outra).

.Recursos para ações ambientais em municípios. 1997. (Seminário).

.Encontro Técnico de Saneamento Ambiental. 1997. (Encontro).

.Conferencia Saneamento 97. 1997. (Outra).

Conferência Saneamento 97.Potencialidade do Uso da água no subterrâneo no abastecimento público - uma nova oportunidade para futuros concessionários. 1997. (Outra).

I Encontro Preparatório Cidades Sustentáveis.I Encontro Preparatório Cidades Sustentáveis. 1997. (Encontro).

Seminário Internacional estratégia de proteção das águas subterrâneas. 1997. (Seminário).

V Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica. V Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica. 1997. (Congresso).

V Internacional Congress of the Brazilian Geophysical Society. 1997. (Congresso).

V Internacional Congress of the Brazilian Geophysical Society. Caracterização hidrogeológica de microbacia de monitramento ambiental com ouso de métodos geofísicos. 1997. (Congresso).

V Simpósio de Geologia do Sudeste. 1997. (Simpósio).

V Simpósio de Geologia do Sudeste.Problemas ambientais qie demandam solução geológica. 1997. (Simpósio).

XII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. 1997. (Simpósio).

XXVII Semana de Estudos Geólogos do Estado de São Paulo.Mesa Redonda: O atual mercado de trabalho do geólogo brasileiro. 1997. (Outra).

. 8º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia. 1996. (Congresso).

.Encontro Nacional de geologia Urbana. 1996. (Encontro).

.Conferencia Saneamento 96/97. 1996. (Outra).

Conferência Saneamento 96/97.Potencialidades do uso da água subterrânea no abastecimento público - uma nova oportunidade. 1996. (Outra).

.IV Simpósio de Geologia do Sudeste. 1995. (Simpósio).

.1º Workshop de Geofísica Aplicada à Engenharia. 1995. (Outra).

.Análise dos Acidentes Associados a Escorregamentos na RMSP e B. Santista Desencadeados no Verão 95 e Análise dos Processos Erosivos Urbanos no Estado de São Paulo Desencadeados ou Agravados pelas Chuvas de Janeiro/Fevereiro 95. 1995. (Outra).

.Auditoria e Sistema de Gerenciamento Ambiental - ISO 14000: Conceitos e Casos. 1995. (Outra).

. VIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. 1994. (Congresso).

.Encontro Técnico Cesp/IPT: O meio físico nos Estudos Ambientais de Projetos Hidrelétricos. 1994. (Encontro).

Encontro Técnico Cesp/IPT.Elevações induzidas no lençol freático. 1994. (Encontro).

.II Seminário Internacional Sobre Problemas dos Campos dos Centros Urbanos-ECO URBS'93. 1993. (Seminário).

.Plano Estadual de Recursos Hídricos. 1993. (Seminário).

.Encontro Nacional de Geólogos da Administração Pública. 1993. (Encontro).

Encontro com a comunidade de Pereira Barreto.Investigação Hidrogeológicas Efetuadas na Cidade de Pereira Barreto para avaliação dos impactos produzidos pelo enchimento do reservatório sobre o lençol freático. 1993. (Encontro).

I Simpósio Brasileiro de Cartografia Geotécnica.Cartas de potencial de influência de enchimento de reservatórios hidroelétricos sobre aqüiferos freáticos adjacente. 1993. (Simpósio).

.Encontro Nacional do Subcomitê de Planejamento de Sistemas Elétricos (SPSE) do Comitê Brasileiro (Bracier) da Comissão de Integração Elétrica Regional. 1992. (Encontro).

I Encontro de Atualização para tècnicos Municipais Promoção: IPT.Águas Subterrâneas: Uso e Preservação. 1992. (Encontro).

VIIª Jornada Universitária de Geologia de Engenharia Mauá.Água Subterrânea: Uso e Preservação. 1992. (Outra).

I ENcontro Nacional Sobre Vermiculita.I ENcontro Nacional Sobre Vermiculita. 1980. (Encontro).

V Semana de Geologia.V Semana de Geologia. 1980. (Outra).

IV Semana de Geologia.IV Semana de Geologia. 1979. (Outra).

III Semana de Geologia.III Semana de Geologia. 1978. (Outra).

XXX Congresso Brasileiro de Geologia. XXX Congresso Brasileiro de Geologia. 1978. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luciola Guimaraes Ribeiro

PINHEIRO, J. H. P. A.; ROCHA, P. C.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Qualidade e ecotoxicidade da água da bacia hídrográfica do Rio São José dos Dourados-SP.. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Jéssica Formentini

MANCUSO, M. A.; VIERO, A. P.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Definição de perímetros de proteção de poços para o setor industrial a partir de modelagem numérica.. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Gustavo Barbosa de Freitas

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.LEITE, C. B. B.; TEIXEIRA, C. E.. Reabilitação e reutilização de áreas contaminadas e/ou brownfields para fins habitacionais no estado de São Paulo.. 2017. Dissertação (Mestrado em Habitação: Planejamento e Tecnologia) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Marcus Sangiorge Ucci

HIRATA, R. C. A.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; PRANDI, E. C.. Subsídios para o manejo do Sistema Aquifero Guarani em São José do Rio Preto (SP). 2015. Dissertação (Mestrado em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marilia Mayumi Agusto dos Santos

EZAKI, S.; FRANCHI, J. G.; SHINZATO, M. C.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Remediação de águas subterrâneas contaminadas com cromo (VI) por meio de uso de turfa e lama vermelha. 2015. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA SUSTENTABILIDADE) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Ana Maciel de Carvalho

HIRATA, R. C. A.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; SUHOGUSOFF, A. V.. Modelagem numérica como ferramenta para a gestão das águas subterrâneas em São José do Rio Preto - SP. 2014. Dissertação (Mestrado em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcella Cipolla Maluta

BRAGA, A. C. O.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; MOREIRA, C. A.. Estimativa da Recarga Natural do Aquífero Rio Claro: Uma Abordagem da Regionalização Hidrológica através da Vazão de Permanência Q95%.. 2014. Dissertação (Mestrado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Edgard Joseph Kiriyama

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; LAMPARELLI, C. C.;BITAR, O. Y.. Subsídios para a melhoria na aplicação do índice de balneabilidade com um indicador socioambiental. 2013. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Tatiane Xavier de Oliveira

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Uso de nanopartículas de ferro para remedição de águas subterrâneas contaminadas por tricloroeteno. 2013. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Richard Fonseca Francisco

BRAGA, A. C. O.; MOREIRA, C. A.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Avaliação da vulnerabilidade natural á contaminação do sistema aqüifero Bauru, na região Centro Sul do Estado de São Paulo. 2013. Dissertação (Mestrado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Mateus Delatim Simonato

HIRATA, R. C. A.;WENDLAND, E. C.ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Custo de energia elétrica no bombeamento de poços em áreas de intensa explotação: estudo de caso em São José do Rio Preto - SP. 2013. Dissertação (Mestrado em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Wagner Oliveira da Silva

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; OLIVEIRA, L. H.;ALVES, W. C.. O uso de ferramenta computacional para realização de balanço hídrico em uma edificação comercial com foco na utlização de fontes não potáveis. 2013. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Ana Paula Rodrigues dos Santos

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.LEITE, C. B. B.MONDELLI, G.. Diretrizes para minimização de interferências de áreas contaminadas nos empreendimentos do Metrô de São Paulo, Brasil.. 2012. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Marissa Chiareli de Alvarenga

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; BRAGA, A. C. O.;LEITE, C. B. B.. Avaliação da vulnerabilidade à contaminação dos aquíferos costeiros pela intrusão salina em trecho da orla de Fortaleza, CE. 2012. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Tatiane Xavier de Oliveira

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; GASPARI, P. D. M.; RODRIGUES, M. F. A.. Uso de nanomateriais para remediação de águas subterrâneas contaminadas por tricloroeteno. (Exame de Qualificação). 2012. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Natália Zanetti

BRAGA, A. C. O.; MOREIRA, C. A.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Estimativa da vulnerabilidade natural do aquífero livre no Municipio de Rio Claro/SP.. 2012. Dissertação (Mestrado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Murilo César Lucas

WENDLAND, E. C.; HIRATA, R. C. A.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Influência da precipitação e do uso do solosobre taxa de recarga em zona de afloramento do sistema Aquífero Guarani. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gustavo Ferreira de Souza

BARBASSA, A. P.PARANHOS FILHO, A. C.ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Geotecnologias no monitoramento de bacias hidrográficas por indicadores ambientais. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Carlos Verardo

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.CONSONI, A. J.ALVES, W. C.. Remoção do agente hormonal 17A Etinolestradiol em efluente de indústria farmacêutica por processos oxidativos. 2011. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Tania Regina Trindade

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; JACOBI, P. R.;CANIL, K.. Avaliação dos métodos de gestão da água de chuva no meio urbano: estudo de caso nas cabeceiras do Ribeirão dos Meninos, São Bernardo do Campo, SP.. 2011. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Marissa Chiareli de Alvarenga

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; BRAGA, A. C. O.;LEITE, C. B. B.. Avaliação da vulnerabilidade à contaminação dos aquíferos costeiros pela intrusão salina em trecho da orla de Fortaleza, CE. (Exame de Qualificação). 2011. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Ana Paula Rodrigues dos Santos

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.LEITE, C. B. B.MONDELLI, G.. Interferências de áreas contaminadas nos empreendimentos do Metrô de São Paulo, Brasil: caracterização e diretrizes para minimização. (Exame de Qualificação). 2011. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Mateus Delatim Simonato

HIRATA, R. C. A.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.WENDLAND, E. C.. A integração defatores hidrogeológicos ecnoômicos e sociais na valiação da ocorrência de superexploração no aqüifero Bauru em São José do Rio Preto. (Exame de qualificação). 2011. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gustavo Ferreira de Souza

BARBASSA, A. P.ALBUQUERQUE FILHO, J. L.PARANHOS FILHO, A. C.. Aplicação de geotecnologias no monitoramento de indicadores ambientias em bacias hidrográficas. (Exame de qualificação). 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: José Flávio Paschoal Sobreira

LEITE, C. B. B.ALBUQUERQUE FILHO, J. L.CONSONI, A. J.. Aplicação do método de avaliação de sistema de remediação: estudo de caso de uma área localizada no município de Santos/SP. (Exame de Qualificação). 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Vanderlei Lourenço Raul

LEITE, C. B. B.ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; SALLES, F. A. F.. Gerenciamento de áreas contaminadas frente aos impactos e conflitos decorrentes de uma remediação ambiental in situ: vazamento de petróleo na região do Guaecá - São Sebastião. 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Marina Costa Barbosa

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.SOARES, L.FREITAS, C. G. L.. Proposição de diretrizes para o conteúdo de planos de bacia hidrográfica das unidades de gerenciamento de recursos hídricos do Estado de São Paulo. 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: José Flávio Paschoal Sobreira

LEITE, C. B. B.ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; BERTOLO, R. A.. Aplicação do método de avaliação de sistema de remediação baseado na utilização de listas de verificação. Estudo de caso de uma área localizada no litoral paulista.. 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Maria Lúcia Solera

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; NAHUZ, M. A. R.;SOARES, L.. Avaliação de técnicas da bioengenharia de solos para proteção de taludes: estudo de caso para aplicação nas encostas do reservatório na barragem da UHE Engº Sergio Motta, Rio Paraná, SP/MS.. 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Edwilson Leite

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Gerenciamento do uso da agua em industrias : estudo de caso da Brasmetal Waelzholz, Diadema, São Paulo.. 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Maria Aparecida Pimentel Toloza Ribas

FREITAS, C. G. L.SOARES, L.ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Diretrizes para gestão regional de saneamento básico: Bacia Rio Sorocaba. (Exame de qualificação). 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Ana Maria Gennari

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; POMPEU, C. T.;ALVES, W. C.. Análise comparativa entre a Política Nacional e Política Estadual de Recursos Hídricos: Cotejo Leis nº 9.433/97 e nº 7.663/91. (Exame de Qualificação). 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Maria Aparecida Pimentel Toloza Ribas

FREITAS, C. G. L.SOARES, L.ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Diretrizes para gestão regional de saneamento básico. Aplicação na bacia Rio Sorocaba, UGRHI 10, Estado de São Paulo.. 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Carlos Verardo

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.CONSONI, A. J.ALVES, W. C.. Avaliação dos efluentes contendo traços de hormônios, provenientes da lavagem de peças e equipamentos de produção na indústria farmacêutica, antes destes serem encaminhados para uma estação de tratamento de efluentes. Discussão de uma proposta metodológica. (Exame de Qualificação). 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Jair Fernandes de Macedo

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; MOREIRA, J. R. S.;CONSONI, A. J.. Racionalização do consumo de água a partir do controle de descargas de fundo em caldeiras de baixa pressão com uso de aparelho crioscópio: estudo de caso para Indústria de Laticínios. (Exame de Qualificação). 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Ana Maria Gennari

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; POMPEU, C. T.;ALVES, W. C.. Análise comparativa entre a Política Nacional e Política Estadual de Recursos Hídricos: Cotejo Leis nº 9.433/97 e nº 7.663/91.. 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Tania Regina Trindade

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; JACOBI, P. R.;CANIL, K.. Gerenciamento de bacias urbanas: estudo de caso em São Bernardo do Campo, SP. (Exame de Qualificação). 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Wagner Buck Ferreira

SOUZA, G. O. C.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; BISTRICHI, C. A.. o desperdício de recursos hídricos subterrâneos na cidade de São Paulo: o rebaixamento do lençol freático no bairro de Moema. (Exame de Qualificação). 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Sophia Bujnicki Neves

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; JACOBI, P. R.;CANIL, K.. Gestão dos recursos hidricos no contexto do planejamento ambiental: estudo de caso no corrégo Judas, Bairro Santo Amaro, na cidade de São Paulo. (Exame de Qualificação). 2009. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Maria Lúcia Solera

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.SOARES, L.; NAHUZ, M. A. R.. Proteção de margens de represas com aplicação de técnicas da bioengenharia de solos: estudo de caso no reservatório de Porto Primavera, Rio Paraná, SP/MS. (Exame de Qualificação). 2009. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Marina Costa Barbosa

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.SOARES, L.FREITAS, C. G. L.. Proposição de critérios para a avaliação de planos de bacia hidrográfica das unidades de gerenciamento de recursos hídricos do estado de São Paulo. (Exame de Qualificação). 2009. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Vanderlei Lourenço Raul

LEITE, C. B. B.; SALLES, F. A. F.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Opções Tecnológicas frente aos aspectos e impactos decorrentes de uma remediação ambiental in situ: vazamento de petróleo na região de Guaecá - São Sebastião (Exame de Qualificação).. 2009. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Sophia Bujnicki Neves Picarelli

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; JACOBI, P. R.;CANIL, K.. Gestão de recursos hídricos em áreas urbanas : estudo de caso na bacia do córrego Judas, Santo Amaro, cidade de São Paulo.. 2009. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Fabiana Zanqueta de Azevedo

BARBASSA, A. P.; TEIXEIRA, B. A. N.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Análise da gestão do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São José dos Dourados para implentação de recursos hídricos no Estado de São Paulo. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Emanuel Scarpellini Priolli L?Apiccirella

BERTOLO, R. A.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; CUNHA, R. C. A.. Contaminação e áreas de restrição de uso de água subterrânea no entorno do canal Jurubatuba em São Paulo-SP.. 2009. Dissertação (Mestrado em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcia Regina Brunca Garcia

OLIVEIRA, J. N.; LEITE, M. A.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Análise crítica dos planos de ações e controle e combate a erosões: estudo de caso da Bacia Hidrográfica do Turvo Grande. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Paulo Henrique Pereira dos Santos

CAVALCANTI, M. A. M. P.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.LEITE, C. B. B.; GLOEDEN, E. Avaliação de Desempenho de Sistema de Remediação do Tipo Pump and Treat com o Uso de MGO (Modular Groundwater Optmizer) - Aplicação no Caso do Aterro Volta Grande em Volta Redonda - RJ. 2008. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Célia Maria Dumont Lucci Sanchez

FREITAS, C. G. L.; SERRA, S. H.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.ALVES, W. C.. Subsídios para Planejamento e Gestão Municipal de Recursos Hidrominerais na Região Metropolitana de São Paulo. 2008. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Francisco Cordeiro Cilento

ALVES, W. C.; DUARTE, D. H. S.; BARRETO, D.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Conservação de Água por meio do Aproveitamento de Água Pluvial em Edificações Existentes. 2008 - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT.

Aluno: Elidiana Pereira Maretti

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.SOARES, L.FREITAS, C. G. L.LEITE, C. B. B.. Estudo Hidrogeológico na Avaliação do Processo de Subsidência de Solo em Área Situada na Porção Nordeste da Cidade Universitária, São Paulo - SP. 2008. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Célia Maria Dumont Lucci Sanchez

FREITAS, C. G. L.; SERRA, S. H.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Subsídios para Planejamento e Gestão Municipal de Recursos Hidrominerais na RMSP (Exame de Qualificação). 2008. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Elidiana Pereira Maretti

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.SOARES, L.LEITE, C. B. B.. Subsidência de solo deflagrada por intervenções antrópicas : estudo de caso em área situada na porção nordeste da Cidade Universitária, Butantã, São Paulo - SP.. 2008. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Fábio Camurri Antunes de Campos

BARRETO, D.; MINEI, N.; KAWAKITA, K.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Avaliação do Uso de Válvula de Descarga com Dispositivo Limitador de Consumo na Economia de Água em Edifícios. 2007. Dissertação (Mestrado em Habitação: Planejamento e Tecnologia) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Paulo Heraldo Zaccharias

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; NOUR, E. A. A.;ALVES, W. C.CAMPANHA, V. A.. Aproveitamento de Água de Chuva na Indústria do Plástico - Estudo de Caso na Astra S/A de Jundiaí - SP. 2007. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Luiz Fernando Ussier

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.CAMPANHA, V. A.; GODOY, M. B.;LEITE, C. B. B.. Efeitos do uso e ocupação do solo na qualidade das águas dos mananciais de abastecimento público: estudo de caso no reservatório Taiaçupeba e seu entorno, municípios de Mogi das Cruzes e Suzano, SP.. 2007. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Edson Koiti Kikuchi

CONSONI, A. J.ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; KULAY, L. A.; PERES, C. S.. Proposta para redução de resíduos no processo produtivo de uma empresa no setor hospitalar. 2007. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Fabio Alesandro Sanches

BARRETO, D.; MINEI, N.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Ações de combate ás perdas físicas de água de uso urbano - estudo de caso do Municipio de Votuporanga - SP. (Exame de Quallificação). 2007. Dissertação (Mestrado em Habitação: Planejamento e Tecnologia) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Elidiana Pereira Maretti

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.SOARES, L.LEITE, C. B. B.. Estudo da subsidência no solo do Campus do IPT como decorrência do rebaixamento do nivel da água do aqüifero freático. (Exame de Qualificação). 2007. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Flávio Bueno Sarro

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. O uso da água na industria de galvanoplastia visando atender critérios conservacionistas - estudo de caso: Protesuper, São Paulo.. 2007. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Wandenir Hilmar Dominiqueli

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; BARRETO, D.; KAWAKITA, K.; PRADO, R. T. A.. Medição individualizada de água em habitação de interesse social. 2007. Dissertação (Mestrado em Habitação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT.

Aluno: Luiz Fernando Ussier

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; GODOY, M. B.;LEITE, C. B. B.. Efeitos do uso e ocupação do solo na qualidade das águas dos mananciais de abastecimento público: estudo de caso no reservatório Taiaçupeba e seu entorno, municípios de Mogi das Cruzes e Suzano, SP. (Exame de Qualificação). 2006. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Roberto Sanches

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Estudo das possibilidades de ampliação do reuso de água na indústria automobilística, unidade da General Motors do Brasil, São Caetano do Sul, SP.. 2006. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Janaina Mattos Barrientos

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Revitalização de Brownfields : levantamento sobre instrumentos de gestão adotados no exterior e propostas para a cidade de São Paulo.. 2006. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Vera Lúcia Bobrik Canais

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Solução tecnológica para redução de resíduos: estudo de caso no processo de fabricação de tubos de precisão.. 2006. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Flávio Bueno Sarro

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Estudo do uso da água na industria de galvanoplastia visando atender critérios conservacionistas. (Exame de qualificação). 2006. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Stefan Klaus Lins e Silva

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Diagnóstico de aspectos ambientais como subsídios para propostas de conservação e mitigação de impactos para a Sub-Bacia do Rio Jurubatuba, Santos,SP. 2005. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Centro Aperf Tecnológico/Inst Pesq Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Sergio Gouveia de Azevedo

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Procedimentos para elaboração de plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio São José dos Dourados, UGRHI 18, noroeste do Estado de São Paulo.. 2005. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Manuelle Santos Góis Paixão

BOTELHO, M. A. B.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; PORSANI, J. L.; TAIOLI, F.; SHIRAIWA, S.. Análise da acurácia das estimativas de posicionamento do nível freático e dos teores de umidade do solo com o emprego dos métodos de sísmica de refração rasa e georadar a partir de um estudo no campus da USP, São Paulo. 2005. Dissertação (Mestrado em Geofísica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Samuel Sussumo Agena

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Carta geotécnica para planejamento do uso das terras rurais. 2005. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Jean Prost Moscardi

SAAD, A. R.; ZAINE, J. E.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Impactos ambientais decorrentes de vazamento de gá natural de baixa e média pressões, na área central do municipio de São Paulo.. 2005. Dissertação (Mestrado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Erica Bolzachini

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; AZEVEDO, A. A.; PACHECO, A.. Subsídios tecnológicos para a melhoria de condições ambientais e sanitárias no uso das águas subterrâneas pelas populações rurais na região do Reservatório de Porto Primavera, divisa entre os estados do Mato Grosso do sul e São Paulo. 2005. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Edwilson Leite

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Gerenciamento do uso da agua em industrias : estudo de caso da Brasmetal Waelzholz, Diadema, São Paulo.. 2005. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Samuel Sussumu Agena

FREITAS, C. G. L.; TORRADO, P. V.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; AUGUSTO FILHO, O.. Carta Geotécnica de Planejamento do Uso das Terras Rurais.. 2004. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Fábio José Meaulo

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Vulnerabilidade natural à poluição dos recursos hídricos subterrâneos da área de Araraquara (SP). 2004. Dissertação (Mestrado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: MARINALDO GOMES DOS SANTOS

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Mapeamento da Vunerabilidade e Risco de Poluição das Águas Subterrâneas dos Sistemas Aquiferos Sedimentares da Região de Campos dos Goytacazes - RJ. 2004. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Janaina Mattos Barrientos

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; CUNHA, R. C. A.;BITAR, O. Y.; CAVALCANTI, M. A. M. P.. Recuperação de brownfields orientada ao uso futuro. (Exame de Qualificação). 2004. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Diogo Macedo de Freitas

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Águas Subterrâneas na Baixada Campista (Campos dos Goytacazes, RJ): Geometria, Qualidade e Dinâmica no Aqüífero Quaternário Deltaico. 2003. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Donizete Macedo Costa

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Aplicação de protocolos para inventários de gases de efeito estufa em processos de refino.. 2003. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Sergio Gouveia de Azevedo

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; BARROS, M. T. L.; CAVALCANTI, M. A. M. P.. Proposta Metodológica para elaboração de Plano de Bacia Hidrogáfica: Aplicação na Unidade Hidrográfica de Gerenciamento de Recursos Hídricos Nº 18 São José dos Dourados.. 2003. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Richard Fonseca Francisco

BRAGA, A. C. O.; DOURADO, J. C.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; GANDOLFO, O. C. B.; ELIS, W. R.. Contribuição metodógica à estimativa da vulnerabildade natural e perigo de contaminação de aquíferos livres granulares.. 2018. Tese (Doutorado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: José Angelo Ferreira da Silva

BERTOLO, R. A.; MARTINS, V. T. S.; GASTMANS, D.; CUNHA, R. C. A.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Estimativa de recarga e caracterização hidroquímica e isotópica das águas subterrâneas dos aquíferos da região do canal do Jurubatuba. 2017. Tese (Doutorado em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mariana Gutierres Arteiro da Paz

JACOBI, P. R.; SANTOS, A. C. A.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; GIATTI, L. L.; FRACALANZA, A. P.. Integração das políticas públicas de recursos hídricos e saneamento: a bacia hidrográfica dos Rios Soricaba e médio Tietê. 2015. Tese (Doutorado em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paulo Henrique Ferreira Galvão

HIRATA, R. C. A.; AULER, A.; GASTMANS, D.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; KARMANN, I.. Hydrogeological conceptual model of Sete Lagoas (MG) and associated implications of urban development in Karst region. 2015. Tese (Doutorado em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marjolly Priscilla Bais Shinzato

WENDLAND, E. C.; POVINELLI, J.; TUNDISI, J. G.; BERTOLO, R. A.; GADOTTI, R. F.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Mobilização de poluentes no maciço de resíduos de lixão desativado. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Bruno Pirilo Conicelli

HIRATA, R. C. A.; SUHOGUSOFF, A. V.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; AMARAL, M. F.; RIBEIRO, W. C.. Gestão das águas subterrâneas na bacia hidrográfica do Alto Tietê. 2014. Tese (Doutorado em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jussara de Lima Carvalho

JACOBI, P. R.; SANTOS, A. C. A.; CUNHA, F. M.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; SINISGALLI, P. A. A.. Governança da água no estado de São Paulo - estudo de caso: Comitê de Bacias Hidrográficas dos rios Sorocaba e Médio Tiete.. 2011. Tese (Doutorado em Ciência Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maurício Moreira dos Santos

CHANG, M. R. C.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; CELLIGOI, A.; MASSOLI, M.; GASTMANS, D.. Gerenciamento de recursos hídricos subterrâneos: uso atual e potencial do sistema aqüifero Guarani no Estado de São Paulo (SP). 2009. Tese (Doutorado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Fábio José Meaulo

SAAD, A. R.ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; ZANARDO, A.; CERRI, L. E. S.; TEIXEIRA, D.. Caracterização geológica, hidrogeológica e da vulnerabilidade natural das áreas urbana e de expansão do município de Araraquara-SP. 2007. Tese (Doutorado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Antonio Henrique Dantas da Gama Penteado

PEREIRA, S. Y.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; SILVA, P. C. F.; CROSTA, A. P.; MORETTI, L. R.; SILVA, A. M.. Sistemas de informação para gestão de recursos hídricos: uma contribuição ao sistema de outorgas e licenças. 2006. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: EDILEA DUTRA PEREIRA

ZAINE, J. E.;SAAD, A. R.; OLIVEIRA, E. G.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; REIS, F. A. V.. Avaliação da vulnerabilidade natural à contaminação do solo e aqüífero do reservatório Batatã - São Luís (MA). 2006. Tese (Doutorado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Mirna Aparecida Alves

MORALES, N.; PEREIRA, S. Y.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; SALAMUNI, E.;SAAD, A. R.. Análise do fraturamento do maciço rochoso aplicada à exploração de águas subterrâneas na Bacia do Rio Jundiaí (SP). 2005. Tese (Doutorado em Geologia Regional) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Cláudio Benedito Baptista Leite

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; LANDIM, P. M. B.; YAMAMOTO, J. K.; KIANG, C. H.; STURARO, J. R.. Avaliação do impacto do reservatório de Três Irmãos sobre a superfície potenciométrica do aqüífero livre na cidade de Pereira Barreto (SP) - uma abordagem numérica e geoestatística. 2005. Tese (Doutorado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Maria de Lourdes Küller

CERRI, L. E. S.; ZAINE, J. E.; JORGE, F. N.; AUGUSTO FILHO, O.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Proposta para Implantação de Gestão Ambiental na Construção Pesada - da Teoria à Prática.. 2005. Tese (Doutorado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Eduardo de Oliveira Nosse

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; DAMASCENO, E. C.; SANCHEZ, L. E.; KREBS, A. S. J.; POSSA, M. V.. Contribuição ao Conhecimento do Estado de Conservação dos Recursos Hídricos Subterrâneos no Município de Criciúma, SC. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Minas) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria de Lourdes Küller

CERRI, L. E. S.; ZAINE, J. E.; AUGUSTO FILHO, O.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; JORGE, F. N.. Gestão ambiental na construção pesada: da teoria a pratica. 2005. Tese (Doutorado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: MALVA ANDREA MANCUSO PARAISO CAVALCANTI

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; PACHECO, A.; CAMPOS, J. E. G.; TAIOLI, F.; YAMAMOTO, J. K.. A modelagem matemática associada ao sistema de informação geográfica como instrumento de previsão no estudo do impacto hidrogeológico do enchimento de reservatórios. 2002. Tese (Doutorado em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sandra Teresa Procel Guerra

BERTOLO, R. A.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.IRITANI, M. A.. Uso integrado e planejamento dos recursos hidrícos em cidades de médio porte: estudo de caso em São José do Rio Preto (SP). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Bruno Pirilo Conicelli

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Governança das águas subterrâneas em áreas urbanas: estudo de caso em São José do Rio Preto.. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fábio José Meaulo

SAAD, A. R.; CERRI, L. E. S.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Inovação tecnológica em geociências e emio ambiente: protótipo do Fortgeo software. (Exame de Qualificação). 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Mirna Aparecida Neves

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Análise do fraturamento do maciço rochoso aplicada à exploração de águas subterrâneas na Bacia do Rio Jundiaí (SP). 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Emerson Ribeiro Moreira

MENENZES, D. B.; LORANDI, R.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Avaliação da influência da ocupação urbana do solo na contaminação de águas subterrâneas no Municipio de Nova Europa/SP.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Urbana) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Wagner Oliveira da Silva

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; OLIVEIRA, L. H.;ALVES, W. C.. Gestão da água em edificações: O uso de ferramenta computacional para realização de balanço hídrico em uma edificação comercial.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Richard Fonseca Francisco

BRAGA, A. C. O.; MOREIRA, C. A.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Avaliação da vulnerabilidade natural á contaminação da porção Sudesta do sistema aqüifero Bauru.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Edgard Joseph Kiriyama

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; LAMPARELLI, C. C.;BITAR, O. Y.. Subsídios para a melhoria na aplicação do índice de balneabilidade como um indicador sócio-ambiental. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Aluno: Marcus Sangiorge Ucci

HIRATA, R. C. A.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.IRITANI, M. A.. Sistema Aqüifero Guarani no Estado de São Paulo: contribuições hidrogeológicas para o seu manejo. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carlos Jose dos Santos et al

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. . Conservação e Reuso de Águas Estudo de Caso na General Motors do Brasil. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Estratégica em Meio Ambiente) - Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

Aluno: Suelen de Mello Vieira

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Comparação entre as metodologias GOD e DRASTIC na avaliação da vulnerabilidade das águas subterrâneas na área de aforamento do aquifero Gurani: Sub bacia-hidrográfica Jacaré - Pepira, São Paulo, Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Douglas da Silva Tanajura

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Aplicação da moetodologia DRASTIC na quantificação da vulnerabilidade intrinsica das águas subterrâneas. Sub-bacia hidriggráfica Jacaré-Pepira, São Paulo, Brazil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Albertina Sahara Mané

HASWANI, M. F.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; FARIAS, L. A. B.. Análise e resolução de conflitos: o caso de Guiné-Bissau. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paula da Silva Carvalho

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; OLIVEIRA, S. C; CASTRO, M. C. A. A.. Diagnóstico e Proposição de Subsídios para a Elaboração de Plano de Gestão Ambiental: Estudo de Caso de um Abatedouro Avícola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: RODRIGO FELIX DOS SANTOS

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Diagnóstico do Meio Físico e Medidas para Readequação ao Processo de Licenciamento Ambiental de um Aterro de Inertes Situado no Município de Cotia, na Região da Grande São Paulo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Beatriz Coura de Alencar

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. O uso da água subterrânea visando a sustentabilidade do meio ambiente. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia de São Paulo.

Aluno: Daniel Issao Nogawa

DUARTE, Uriel;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; GALLAS, J. D. F.. Amostragem de águas subterrâneas com método utilizando bailers e com baixa vazão na área do Posto Treze Cruz de Malta, São Paulo, SP. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade de São Paulo.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; ALMEIDA, T. I. R.; GIANINNI, P. C. F.;WENDLAND, E. C.; PEREIRA, S. Y.. Concurso para Professor doutor junto ao Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. 2013. Universidade de São Paulo.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Integrante da Banca Examinadora do Concurso Público para preencher vaga de Assistente de Pesquisa Trainee (4008). 2011. Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Integrante da Banca Examinadora do Concurso Público para preencher vaga de Pesquiador I (4001) de nivel universitário. 2011. Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Integrante da Banca Examinadora do Concurso Público para preencher vaga de Assistente de Pesquisa Trainee (1143). 2009. Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

YAMAMOTO, J. K.; KIANG, C. H.; ROSA FILHO, E. F.; PEREIRA, S. Y.;ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Concurso para Professor doutor junto ao Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. 2008. Instituto de Geociências.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.IRITANI, M. A.AZEVEDO, S. G.. Integrante da Banca Examinadora do Concurso Público para preencher vaga de Pesquisador em Hidrogeologia. 2003. Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L.. Participação nos trabalhos desenvolvidos pelo Comitê Técnico de Avaliação das Propostas dos Candidatos a Incubação. 2004. Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Nilson Gandolfi

GANDOLFI, N.. Tese de Doutorado. 2002. Tese (Doutorado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Leandro Eugenio da Silva Cerri

CERRI, L. E. S.. Previsão e análise da elevação do lençol freático no processo de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) de Reservatórios Hidrelétricos. 2002. Tese (Doutorado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Leandro Eugenio da Silva Cerri

CERRI, L. E. S.. Exame de Qualificação de Doutorado de José Luiz Albuquerque Filho. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Francisco Nogueira de Jorge

SAAD, A.R.; CERRI, L.E.S.; SOARES, L.; BITAR, O.Y.;DE JORGE, Francisco Nogueira. Previsão e análise da elevação do nível do lençol freático na avaliação de impacto ambiental (AIA) de reservatórios hidrelétricos. 2002. Tese (Doutorado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Omar Yazbek Bitar

SAAD, A. R.;BITAR, O. Y.CERRI, L. E. S.; OLIVEIRA, A. M. S.. Previsão da elevação do lençol freático na avaliação de impacto ambiental de reservatórios hidrelétricos. 2002. Tese (Doutorado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Omar Yazbek Bitar

SAAD, A. R.;BITAR, O. Y.CERRI, L. E. S.. Previsão da elevação do freático em projetos hidrelétricos. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Eliana Corrêa Aguirre de Mattos

Início: 2014; Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo;

ELFANY REIS DO NASCIMENTO LOPES

Avanços tecnológicos, metodológicos e conceituais aplicado ao zoneamento ecológico-econômico: uma abordagem em bacia hidrográfica; Início: 2015; Orientação de outra natureza; Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas; (Orientador);

Darllan Collins da Cunha e Silva

Proposta metodológica de um indicador sustentável aplicado a bacias hidrográficas no ambiente SIG; Início: 2015; Orientação de outra natureza; Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas; (Orientador);

Lucas Carlucci Sato

Planejamento integrado de recursos hídricos e hidrogeologia; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; (Orientador);

[Nome removido após solicitação do usuário]

Planejamento integrado de recursos hídricos e hidrogeologia; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; (Orientador);

Gustavo Barbosa de Freitas

Reabilitação e reutilização de áreas contaminadas e/ou brownfields para fins habitacionais no estado de São Paulo; 2017; Dissertação (Mestrado em Habitação: Planejamento e Tecnologia) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo,; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Tatiane Xavier de Oliveira

Uso de nanopartículas de ferro para remedição de águas subterrâneas contaminadas por tricloroeteno; 2013; Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo,; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Wagner Oliveira da Silva

O uso de ferramenta computacional para realização de balanço hídrico em uma edificação comercial com foco na utlização de fontes não potavéis; 2013; Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo,; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Edgard Joseph Kiriyama

Subsídios para a melhoria na aplicação do índice de balneabilidade com um indicador socioambiental; 2013; Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo,; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Ana Paula Rodrigues dos Santos

Diretrizes para minimização de interferências de áreas contaminadas nos empreendimentos do Metrô de São Paulo, Brasil; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo,; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Carlos Verardo

Remoção do agente hormonal 17a Etinolestradiol em efluente de Indústria Farmacêutica por processos oxidativos; 2011; Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo,; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Marissa Chiareli de Alvarenga

Avaliação da vulnerabilidade à contaminação dos aquíferos costeiros pela intrusão salina em trecho da orla de Fortaleza, CE; 2011; Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo,; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Maria Lúcia Solera

Avaliação de técnicas da bioengenharia de solos para proteção de taludes: estudo de caso para aplicação nas encostas do reservatório na barragem da UHE Engº Sergio Motta, Rio Paraná, SP/MS; 2010; Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo,; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Marina Costa Barbosa

Proposição de diretrizes para o conteúdo de planos de bacia hidrográfica das unidades de gerenciamento de recursos hídricos do Estado de São Paulo; 2010; Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo,; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Ana Maria Gennari

Análise comparativa entre a Política Nacional e Política Estadual de Recursos Hídricos: Cotejo Leis nº 9; 433/97 e nº 7; 663/91; ; 2010; Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo,; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Tania Regina Trindade

Avaliação dos métodos de gestão da água de chuva no meio urbano: estudo de caso nas cabeceiras do Ribeirão dos Meninos, São Bernardo do Campo, SP; 2010; Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo,; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Sophia Bujnicki Neves Picarelli

Gestão de recursos hídricos em áreas urbanas : estudo de caso na bacia do córrego Judas, Santo Amaro, cidade de São Paulo; 2009; Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo,; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Elidiana Pereira Maretti

Subsidência de solo deflagrada por intervenções antrópicas : estudo de caso em área situada na porção nordeste da Cidade Universitária, Butantã, São Paulo - SP; 2008; Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo,; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Luiz Fernando Ussier

Efeitos do uso e ocupação do solo na qualidade das águas dos mananciais de abastecimento público : estudo de caso no Reservatório Taiacupeba e seu entorno, municípios de Mogi das Cruzes e Suzano, SP; 2008; Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo,; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Paulo Heraldo Zaccharias

Aproveitamento de Água de Chuva na Indústria do Plástico - Estudo de Caso na Astra S/A de Jundiaí ? SP; 2007; Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo,; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Roberto Sanches

Estudo das possibilidades de ampliação do reuso de água na indústria automobilística, unidade da General Motors do Brasil, São Caetano do Sul, SP; 2006; Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo,; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Vera Lúcia Bobrik Canais

Solução tecnológica para redução de resíduos: estudo de caso no processo de fabricação de tubos de precisão; 2006; Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Centro Aperf Tecnológico/Inst Pesq Tecnológicas do Estado de São Paulo,; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Janaina Mattos Barrientos

Revitalização de Brownfields : levantamento sobre instrumentos de gestão adotados no exterior e propostas para a cidade de São Paulo; ; 2005; Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo,; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Sergio Gouveia de Azevedo

Procedimentos para elaboração de plano de recursos hídricos da Bacia do Rio São José dos Dourados, UGRHI 18, noroeste do estado de São Paulo; 2005; Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo,; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Erica Bolzachini

Subsídios tecnológicos para a melhoria de condições ambientais e sanitárias no uso das águas subterrâneas pelas populações rurais na região do Reservatório de Porto Primavera, divisa entre os estados do Mato Grosso do sul e São Paulo; 2005; Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo,; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Edwilson Leite

Gerenciamento do uso da agua em industrias : estudo de caso da Brasmetal Waelzholz, Diadema, São Paulo; 2005; Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo,; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Carlos Jose dos Santos et al

; Conservação e reuso de água: estudo de caso na General Motors do Brasil; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Estratégica em Meio Ambiente) - Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Angela Silva Carmo et al

; Impactos do turismo nos manguezais no sitema Cananéia - Iguape - SP; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Estratégica em Meio Ambiente) - Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Maria Aparecida Pimentel Toloza Ribas

Impactos negativos da uasência de saneamento básico em manaciais da abastecimento: o caso da Represa Itupararanga, Ibiuna, SP; ; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Estratégica em Meio Ambiente) - Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Marcele Carla Nicolau

Caracterização dos tipos de uso do recurso híhrico subterrrâneo na Bacia Hidrográfica do Córrego da Paciência (Vinhedo, SP) e propostas para o seu gerenciamento; ; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Estratégica em Meio Ambiente) - Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Sarita Vega Scott

Desenvolvimento agroindustrial do nordeste paulista: a questão do fomento; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Meio Ambiente no Século XXI) - Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão de São Jos; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Renato Handy Bevilacqua

Mapeamento da vulnerabilidade à contaminação da águas subterrâneas na área de afloramento do Sistema Aquifero Guarani na Sub-bacia do Rio Jacaré-Guaçu, UGRHI 13 - Tietê-Jacaré, com a aplicação do método Drastic (Normal e Pesticidas); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Lucas Carlucci Sato

Aplicação de métodos geoestatísticos na construção de mapas potenciométricos para uma área de afloramento do Sistema Aquífero Guarani, na Bacia Hidrográfica do Tietê/Jacaré; (Co-orientação) (co-orientador); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geociências e Educação Ambiental) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Mariana Rezende Cintra

Subsidios tecnológicos como aopoi à gestão do uso e ocupação do solo em áreas potencialmente produtivas de águas subterrâneas no noroeste do Estado de São Paulo; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Centro de Tecnologias Ambientais e Energéticas) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, Fundação Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Thiago Hiroshi de Oliveira

Levantamento e processamento de dados métodos de estudo para a apoio a trabalhos de campo no Projeto Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental da Área de Recarga do Sistema Aquifero Guarani; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Mariana Rezende Cintra

Subsídios tecnológicos como apoio à gestão do uso e ocupação do solo em áreas potencialmente produtivas de águas subterrâneas no noroeste do Estado de São Paulo; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Márcia Cristina Urze Risette

Obtenção, sistematização e interpretação de dados de interesse à elaboração de planos de recusos hídricos; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Karen Vianna Domene; Priscila Cristina Gonçalves

Relatório de Estágio no IPT/DIGEO/AGAMA; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Natália Zanetti

Relatório de Estágio no IPT/DIGEO/AGAMA; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Jorge Mauricio Sanabria

Relatório de Estágio no IPT/DIGEO/AGAMA; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Paula da Silva Carvalho

Relatório de Estágio no IPT/DIGEO/AGAMA; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Farley Leandro de Souza

Relatório de Estágio no IPT/DIGEO/AGAMA; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Sibele Ezaki

Obtenção e sistematização de dados de interesse ao planejamento de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Pardo; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia (Instituto de Geociências-Univ S Paulo)) - Instituto de Geociências, Universidade de São paulo, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Lilian Maria Amstalden Baida

Relatório de Estágio no IPT/DIGEO/AGAMA; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Giovanna Tereza Lemos

Relatório de Estágio no IPT/DIGEO/AGAMA; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Erica Bolzachini

Pesquisa e obtenção de dados acerca de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia (Instituto de Geociências-Univ S Paulo)) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

André Luiz Bonacin Silva

Diagnóstico básico das águas subterrâneas no município de São José do Rio Preto, SP; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia (Instituto de Geociências-Univ S Paulo)) - Instituto de Geociências, Universidade de São paulo, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Luciana Maria Ferrer

Análises de correlação entre dados de condutividade elétrica de águas subterrâneas coletadas em poços do entorno dos reservatórios de Rosana e Taquaruçu, estados de São Paulo e Paraná; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia (Instituto de Geociências-Univ S Paulo)) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Jéssica Formentini

Planejamento integrado de recursos hídricos e hidrogeologia; 2015; Orientação de outra natureza; (Centro de Tecnologias Geoambientais - CTGeo) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Mauri Fujinami Hirata

Cartografia Geotécnica; 2015; Orientação de outra natureza; (Centro de Tecnologias Geoambientais - CTGeo) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Renato Handy Bevilacqua

Estudos hidrogeológicos no Sistema Aquífero Guarani; 2015; Orientação de outra natureza; (Centro de Tecnologias Geoambientais - CTGeo) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Débora Cristina Leite de Souza

Planejamento Integrado de recursos hídricos e Hidrogeologia; 2014; Orientação de outra natureza; (Centro de Tecnologias Geoambientais - CTGeo) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Oton Rúbio Cunha

Hidrogeologia; 2014; Orientação de outra natureza; (Centro de Tecnologias Geoambientais - CTGeo) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Raquel Azevedo Coronel

Estudos hidrogeológicos no Sistema Aquífero Guarani; 2014; Orientação de outra natureza; (Centro de Tecnologias Geoambientais - CTGeo) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Claudia Midori Tanabe Galvão

Planejamento Integrado de recursos hídricos; 2013; Orientação de outra natureza; (Centro de Tecnologias Ambientais e Energéticas) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Ana Maciel de Carvalho

Geologia - hidrogeologia; 2012; Orientação de outra natureza; (Programa Mentoring) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Leila Missae Tamura

Gestão de Recursos Hidricos; 2012; Orientação de outra natureza; (Centro de Tecnologias Ambientais e Energéticas) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Talita Amaral Sanches Ferreira

Planejamento Integrado de recursos hídricos e Hidrogeologia; 2012; Orientação de outra natureza; (Centro de Tecnologias Ambientais e Energéticas) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Elis Stefani Pacola

Gestão de Recursos Hídricos; 2011; Orientação de outra natureza; (Centro de Tecnologias Ambientais e Energéticas) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Helene Habiro Ribeiro

Gestão de Recursos Hidricos; 2011; Orientação de outra natureza; (Centro de Tecnologias Ambientais e Energéticas) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Juliana da Silva Lopes

Gestão de Recursos Hídricos; 2011; Orientação de outra natureza; (Centro de Tecnologias Ambientais e Energéticas) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Simone Affonso da Silva

Gestão de Recursos Hídricos; 2010; Orientação de outra natureza; (Centro de Tecnologias Ambientais e Energéticas) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

ALESSANDRA MILANO SILVA

Planejamento Integrado de recursos hídricos e Hidrogeologia; 2010; Orientação de outra natureza; (Centro de Tecnologias Ambientais e Energéticas) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Daniela Gomes Ambrósio

Relatório de Pesquisadora Visitante no IPT/DIGEO/AGAMA; 2009; Orientação de outra natureza; (Geologia) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Mariana Rezende Cintra

Projeto de Pesquisa: Avaliação da demanda e da potencialidade de água subterrânea na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos São José dos Dourados - SP; ; 2009; Orientação de outra natureza; (Programa FIPT de Bolsa de Iniciação Tecnológica) - Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas; Orientador: José Luiz Albuquerque Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

ANTONIO ROBERTO SAAD

Previsão e análise da elevação do nível do lençol freático na avaliação de impacto ambiental (AIA) de reservatórios hidrelétricos; ; 2002; 250 f; Tese (Doutorado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Antonio Roberto Saad;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DE OLIVEIRA FERREIRA SILVA, CÉSAR ; LILLA MANZIONE, RODRIGO ; ALBUQUERQUE FILHO, JOSÉ . Large-Scale Spatial Modeling of Crop Coefficient and Biomass Production in Agroecosystems in Southeast Brazil. Horticulturae , v. 4, p. 44, 2018.

  • FORMENTINI, J. ; MANCUSO, M. A. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Estruturação de base de dados de qualidade das águas subterrâneas da Bacia do Rio da Várzea, Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (RBGEA) , v. 7, p. 1-3, 2017.

  • SILVA, D. C. C. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; OLIVEIRA, R. A. ; LOURENÇO, R. W. . Aplicação de indicadores ambientais para análise da água em bacias hidrográficas. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA , v. 10, p. 610-626, 2017.

  • SILVA, D. C. C. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; OLIVEIRA, RENAN ANGRIZANI DE ; LOURENÇO, OBERTO WAGNER . APLICAÇÃO DO NDWI PARA AVALIAR A DISPONIBILIDADE DE ÁGUA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS. REVISTA DA UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE , v. 15, p. 774-783, 2017.

  • SILVA, D. C. C. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; OLIVEIRA, R. A. ; LOURENÇO, R. W. . Metodologia para análise do potencial de degradação dos recursos hídricos em bacias hidrográficas. CADERNO DE GEOGRAFIA , v. 27, p. 455-466, 2017.

  • SILVA, D. C. C. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; OLIVEIRA, R. A. ; LOURENÇO, R. W. . Proposta Metodológica para Análise da Inserção Social na Bacia Hidrográfica do Rio Una em Ibiúna/SP. REVISTA DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA , v. 33, p. 74-84, 2017.

  • SILVA, D. C. C. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; SALES, J. C. A. ; LOURENÇO, R. W. . Identificação de áreas com perda de solo acima do tolerável usando NDVI para o Cálculo do fator C da USLE.. Revista Ra'e Ga Espaço Geográfico em Análise , v. 42, p. 72-85, 2017.

  • SILVA, D. C. C. ; SALES, J. C. A. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; LOURENÇO, R. W. . Características morfométricas e suas implicações no acúmulo de sedimentos em reservatórios: o caso da represa Hedberg, Iperó/SP. RA'E GA: o Espaço Geográfico em Análise , v. 36, p. 225-247, 2016.

  • SILVA, DARLLAN COLLINS DA CUNHA E ; ALBUQUERQUE FILHO, JOSÉ LUIZ ; SALES, JOMIL COSTA ABREU ; LOURENÇO, ROBERTO WAGNER . Use of morphometric indicators as tools for assessment watershed. Revista Brasileira de Geografia Física , v. 9, p. 627-642, 2016.

  • LOPES, ELFANY REIS DO NASCIMENTO ; SOUZA, JOSÉ CARLOS DE ; SOUSA, JOCY ANA PAIXAO DE ; ALBUQUERQUE FILHO, JOSÉ LUIZ ; LOURENÇO, ROBERTO WAGNER . SOCIOECONOMIC AND ENVIRONMENTAL DETERMINANTS ON THE URBAN POTENTIAL OF THE UNA WATERSHED, IBIÚNA, SP. REDE : REVISTA ELETRÔNICA DO PRODEMA , v. 10, p. 07-22, 2016.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . PDPA-SAG: Construindo instrumento para uso e conservação dos mananciais estratégicos de águas subterrânea. Revista Água , v. 6, p. 34, 2014.

  • CARVALHO, A. M. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; TERREL, D. ; DEHIRA, L. K. ; AZEVEDO, A. A. . Proposta Metodológica para Zoneamento de Aquíferos Fraturados para a Avaliação de Impactos Hidrogeológicos decorrentes da Construção de Obras Lineares. Estudo de Caso Aplicado ao Projeto de Túneis.. Revista Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (RBGEA) , v. 4, p. 59-70, 2014.

  • CARVALHO, A. M. ; FREITAS, L. G. ; BARBOSA, A. M. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; MONDELLI, G. . Determinação da condutividade hidráulica de uma área contaminada no município de Santo André utilizando-se método slug test.. Águas Subterrâneas (São Paulo) , v. 27, p. 73-89, 2013.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; CARVALHO, A. M. ; IKEMATSU, P. ; BARBOSA, M. C. ; IRITANI, M. A. ; PRESSINOTTI, M. M. N. ; ROCHA, G. ; SILVA, M. P. M. ; THEODOROVICZ, A. . Diretrizes para o desenvolvimento e proteção ambiental da área de afloramento do sistema aquífero guarani no estado de São Paulo, Brasil. Boletín Geológico y Minero , v. 123, p. 345-358, 2012.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; BARBOSA, M. C. ; AZEVEDO, S. G. ; CARVALHO, A. M. . O papel das águas subterrâneas como reserva estratégica de água e diretrizes para a sua gestão sustentável. Recursos hídricos (Lisboa) , v. 32, p. 53-61, 2011.

  • BARBOSA, M. C. ; CARVALHO, A. M. ; IKEMATSU, P. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; MONTEIRO, A. C. M. C. . Avaliação do perigo de contaminação do Sistema Aquífero Guarani em sua área de afloramento do Estado de São Paulo decorrente das atividades agrícolas. Águas Subterrâneas (São Paulo) , v. 25, p. 1-14, 2011.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; SAAD, A. R. ; ALVARENGA, M. C. . Considerações acerca dos impactos ambientais decorrentes da implantação de reservatórios hidrelétricos com ênfase nos efeitos ocorrentes em aqüíferos livres e suas conseqüências.. Geociências (São Paulo. Online) , v. 29, p. 355-367, 2010.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Divisor de águas para o meio ambiente. Revista do IPT Pesquisa & Tecnologia , v. 1, p. 91-95, 2009.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; LEITE, C. B. B. . Elevações induzidas no lençol freático devido a formação de reservatórios e o significado das modificações resultantes. Revista Universidade Guarulhos , v. 7, p. 69-74, 2002.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; SAAD, A. R. ; SILVA, A. L. B. . Poluição de águas subterrâneas relacionadas ao uso do solo. Revista Universidade Guarulhos , Revista UNG-Geociências, v. 3, p. 120-131, 1998.

  • SILVA, A. L. B. ; FILIPOV, M. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; SANTOS, A. C. ; BREVIGLIERI, F. C. . Modificações no lençol freático induzidas pela criação de reservatórios de barragens. O Empreiteiro , v. 33, p. 44-47, 1998.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; SAAD, A. R. ; SILVA, A. L. B. . Prevenção e controle dos efeitos da mineração nas águas subterrâneas. Revista Universidade Guarulhos (Cessou em 2002. Cont. ISSN 1981-7428 Revista Universidade Guarulhos. Geociências (Impresso)) , Revista UNG-Geociências, v. 2, p. 99-104, 1997.

  • MACHADO, A. R. ; SILVA, A. P. S. ; SOUZA, C. A. ; SOLERA, M. L. ; LONGO, M. H. C. ; IELO, P. K. Y. ; MONTEIRO, A. C. M. C. ; MARINS, A. M. A. D. ; CAVALHIERI, C. P. ; TERREL, D. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; ALMEIDA, M. C. J. ; CORREA, N. F. ; IKEMATSU, P. ; ARGENTIN, P. P. M. ; SOUZA, R. A. ; CORDEIRO, S. M. . Atlas socioambiental de Mairiporã.. 1. ed. São Paulo: IPT, 2017. 82p .

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; IRITANI, M. A. (Org.) . Sistema Aquífero Baurú : delimitação de perímetros de proteção de poços de abastecimento público.. 1. ed. São Paulo: SMA/ IG/ SDECTI/ IPT, 2016. 71p .

  • COSTA, S. B. (Org.) ; ALMEIDA FILHO, G. S. (Org.) ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. (Org.) ; HELLMEISTER JUNIOR, Z. (Org.) ; HELENO, A. F. (Org.) ; GOMES, C. L. R. (Org.) ; CORSI, A. C. (Org.) . Erosão e inundação no Estado de São Paulo. 1. ed. São Paulo: IPT, 2015. 123p .

  • AZEVEDO, A. A. (Org.) ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. (Org.) . Ensaios de permeabilidade em solos: orientações para sua execução no campo. 4. ed. São Paulo: ABGE, 2015.

  • BITAR, O. Y. OGURA, A. T. CORSI, A. C. KOPEZYNSNKI, A. C. MONTEIRO, A. C. M. C. CARVALHO, A. M. MARINS, A. M. A. D. FERREIRA, A. L. NACHBAL, B. TERREL, D. MIRANDOLA, F. A. STEFANI, F. L. FERNANDEZ, F. CANIL, K. DEHIRA, L. K. GRAMANI, M. F. ALMEIDA, M. C. J. PAULON, N. IKEMATSU, P. CAMPOS, S. J. A. M. BRAGA, T. O. HELLMEISTER JUNIOR, Z. GALLARDO, A. L. C. F. MACEDO, E. S. ALMEIDA FILHO, G. S. , et al. AZEVEDO, S. G. ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; Cartas de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundações : 1:25.000: nota técnica explicativa (Colaborador). 1. ed. São Paulo: Brasília: IPT/CPRM, 2014. 44p .

  • AZEVEDO, A. A. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; CORREA FILHO, D. ; CARVALHO, A. M. ; TRESSOLDI, M. ; CIOTTO, G. C. ; BACELLAR, L. A. P. ; CAVALCANTI, M. A. M. P. ; MUSSO, M. ; LIZIER, M. . Ensaios de Permeabilidade em Solos: Orientações para a sua execução em campo. 4a.. ed. Sao Paulo: ABGE, 2013. v. 1. 79p .

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Plano da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul : trecho do Estado de São Paulo (UGRHI 02) 2011-2014. 1. ed. São Paulo: IPT, 2012. 86p .

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. (Org.) MONTEIRO, A. C. M. C. (Org.) CARVALHO, A. M. (Org.) FREITAS, C. G. L. (Org.) ALMEIDA, M. C. J. (Org.) BARBOSA, M. C. (Org.) IKEMATSU, P. (Org.) SINTONI, A. (Org.) FIAMMETTI, I. C. C. (Org.) VILLAR, P. C. (Org.) CAMPANHA, V. A. (Org.) PAULON, N. (Org.) AZEVEDO, S. G. (Org.) TERREL, D. (Org.) GIMENEZ FILHO, A. (Org.) STEFANI, F. L. (Org.) BRAGA, T. O. (Org.) BITAR, O. Y. (Org.) MARINS, A. M. A. D. (Org.) BALADORE, A. J. C. (Org.) NACHBAL, B. (Org.) PIMENTEL, C. I. P. (Org.) MOREIRA, D. C. (Org.) MENDONCA, L. N. (Org.) LOPES, J. S. (Org.) , et al. SILVA, S. A. (Org.) PIRES, T. A. E. (Org.) WEISS, V. H. (Org.) ; Subsídios ao Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental da Área de Afloramento do Sistema Guarani no Estado de São Paulo.. São Paulo: IPT/CPLA, 2011. 102p .

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; CARVALHO, A. M. (Org.) ; BARBOSA, M. C. (Org.) ; IKEMATSU, P. (Org.) ; MONTEIRO, A. C. M. C. (Org.) . Sistema aquífero Guarani : subsídios ao plano de desenvolvimento e proteção ambiental da área de afloramento do sistema aquífero Guarani no Estado de São Paulo. São Paulo: IPT, 2011. 102p .

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; GIMENEZ FILHO, A. . Projeto ambiental estratégico aquíferos : síntese das atividades 2007-2010. São Paulo: SMA, 2011. 132p .

  • FREITAS, C. G. L. (Org.) ; BITAR, O. Y. (Org.) ; ZENHA, R. M. (Org.) ; CAMPANHA, V. A. (Org.) ; CONSONI, A. J. (Org.) ; SINTONI, A. (Org.) ; ALVES, W. C. (Org.) ; AZEVEDO, S. G. (Org.) ; LEITE, C. B. B. (Org.) ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. (Org.) . Planos diretores municipais: integração regional estratégica roteiro metodológico.. Porto Alegre: Antac, 2007.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; GIMENEZ FILHO, A. . Plano de Bacia - Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos Turvo/Grande. 1a.. ed. São Paulo: Gráfica Zello, 2004. v. Único. 93p .

  • AZEVEDO, A. A. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; MANCUSO, M. A. . Águas Subterrâneas.. Geologia de Engenharia e Ambiental.. 1ed.São Paulo: ABGE, 2018, v. 2, p. 181-201.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; CARVALHO, A. M. ; IKEMATSU, P. ; BARBOSA, M. C. ; IRITANI, M. A. ; PRESSINOTTI, M. M. N. ; ROCHA, G. ; SILVA, M. P. M. ; THEODOROVICZ, A. . Diretrizes para o desenvolvimento e proteção ambiental da área de afloramento do Sistema Aqüifero Guarani no Estado de São Paulo, Brasil. In: HIRATA, R. C. A. ; ROCHA, G.; SINDICO, F.. (Org.). A gestão do Sistema Aqüifero Guarani : um exemplo de cooperação. São Paulo: IGC-USP, 2011, v. , p. 52-.

  • BARBOSA, M. C. ; CARVALHO, A. M. ; IKEMATSU, P. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; MONTEIRO, A. C. M. C. . Perigo de contaminação decorrente das atividades agrícolas : o exemplo do Sistema Aquífero em sua área de afloramento no Estado de São Paulo. In: HIRATA, R. C. A. ; ROCHA, G.; SINDICO, F.. (Org.). A gestão do Sistema Aquífero Guarani: um exemplo de cooperação. São Paulo: IGC-USP, 2011, v. , p. 29-.

  • PEREIRA, S. Y. ; HIRATA, R. C. A. ; ROCHA, G. ; KETTELHUT, J. T. ; SCHEIBE, L. F. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; LANNA, A. E. . Sistema Aqüífero Guarani: gestão e sustentabilidade de um grande recurso.. In: Wagner Costa Ribeiro. (Org.). Governança da água no Brasil.. São Paulo: Annablume, Fapesp, CNPq,, 2009, v. 1, p. 253-265.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Vinte Casos Reais Brasileiros: Caso 14 - Elevação do lençol freático em área urbana como conseqüência do enchimento do Reservatório da Barragem de Três Irmãos, SP. (No prelo). In: SANTOS, A. R.. (Org.). Geologia de Engenharia - Conceitos, Método e Prática. 2ed.São Paulo: , 2009, v. , p. -.

  • CAVALCANTI, M. A. M. P. ; FERREIRA, J. P. C. L. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Groundwater Assessment of Santos Estuary.. In: NEVES, R.; BARETTA, J.; MATEUS,M.. (Org.). Perspectives on Intregrated Costal Zone Management in South America.. Lisboa: IST Press, 2008, v. , p. 377-387.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Capitulo II - Vinte Casos Reais Brasileiros: Caso 14 - Elevação do lençol freático em área urbana como conseqüência do enchimento do Reservatório da Barragem de Três Irmãos, SP. In: Álvaro Rodrigues dos Santos. (Org.). Geologia de Engenharia - Conceitos, Método e Prática. 1a.ed.São Paulo: , 2002, v. Único, p. 100-104.

  • CASTRO, A. P. ; LANDI, F. R. ; ASSMANN, P. ; MAZZARELLA, V. N. G. ; IKEDA, S. ; BARBOSA, P. A. S. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Geotecnia e geologia de engenharia/Geologia de engenharia e mecânica das rochas. (Capitulo 2). In: Castro; Alberto Pereira; Landi, Francisco Romeu; Assmann, Plínio; Barbosa, Paulo Anthero S. Barbosa; Mazzarella, Vicente N.G.; Ikeda, Saburo. (Org.). IPT: 100 anos de tecnologia. 1ed.São Paulo: Hamburg Gráfica Editora, 1999, v. Único, p. 66-77.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Águas Subterrâneas. In: Adalberto Aurélio de Azevedo. (Org.). Geologia de Engenharia. São Paulo: Associação Brasileira de Geologia de Engenharia, 1998, v. , p. -.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Oscilações induzidas no freático e as repercussões ao uso do Solo. In: Omar Yazbek Bitar. (Org.). Curso de Geologia ao Meio Ambiente. São Paulo: Associação Brasileira de Geologia de Engenharia de Pesquisas Tecnológicas, 1995, v. , p. 135-148.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; CONSONI, A. J. . Disposição Final do Lixo. In: Niza Silva Jardim. (Org.). Lixo Municipal: Manual de gerenciamento Integrado. 71ed.São Paulo: Instituto de Pesquisa Tecnológicas: CEMPRE, 1995, v. , p. -.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Prevención y control de los efectos de la explotación minera en las aguas subterráneas. In: UNESCO -UNICAMP/IPT/EPUSP.. (Org.). Aspectos Geologicos de Proteccion Ambiental.. Montevideo: Oficina Regionalnde Ciencia de la UNESCO, 1995, v. 1, p. 169-178.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Aguas Subterráneas: problemas asociados al uso del suelo.. In: UNESCO - UNICAMP/IPT/EPUSP. (Org.). Aspectos Geologicos de Proteccion Ambiental.. Montevideo: Oficina Regional de Ciencia de la UNESCO, 1995, v. , p. 49-63.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . IPT elabora estudo sobre o uso de águas subterrâneas na cidade de Guarulhos. Guarulhos Hoje, Guarulhos, 23 maio 2018.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Guarani precisa de Lei específica em SP. O Estado de São Paulo, São Paulo, p. H-4, 28 out. 2011.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . País faz mapeamento de águas subterrâneas. (Entrevista concedida). O Estado de São Paulo, São Paulo, p. H4, 26 out. 2011.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Apoio ao aqüifero Guarani. (Entrevista concedida). Noticias da Agência Fapesp, São Paulo, 26 set. 2011.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Ambiente: contaminação ameaça sobrevida do Aqüifero Guarani. (Entrevista concedida). Jornal de Jundiaí, Jundiaí, 18 jul. 2011.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Região tem 69 áreas contamidas. (Entrevista concedida). Tribuna Imprenssa, Araraquara, 22 jul. 2009.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . IPT estuda 88 áreas que comprometeriam Aqüifer Guarani. (Entrevista concedida). Tribuna Impressa, Araraquara, 22 jul. 2009.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Chorume contamina lençol freático, aponta CETESB. (Entrevista concedida). Tribuna Impressa, Araraquara, 22 jul. 2009.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Aqüifero em perigo. (Entrevista concedida). Gazeta de Ribeirão, Ribeirão Preto, 15 jul. 2009.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Recursos hidrícos: Instituto aponta que a cidade é a que mais perde água na região entre as abastecidas por aqüifero. (Entrevista concedida). Gazeta de Ribeirão, Ribeirão Preto, 07 maio 2009.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . IPT alerta para enchentes e erosão. O Estado de São Paulo, São Paulo, p. C-11, 16 mar. 2008.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Hidrogeólogo cobra uso consciente da água. (Entrevista concedida). Jornal Planeta News, 16 set. 2006.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Águas subterrâneas: represas afetam lençois freáticos. (Entrevista concedida). Jornal do Commercio, Recife, 08 dez. 1994.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Instituto trabalha para preservar recursos hídricos (Entrevista Concedida). Vox Scientiae, São Paulo, p. 1 - 3.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Política pública de recursos hídricos paulista: apoio tecnológico do IPT para a sua implementação.. Municípios - Revista da Associação Paulista de Municípios, São Paulo, , v. 6, p. 52 - 53.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Plano de bacias evolui para reta final. (Entrevista concedida). Boletim Informativo do Comitê de Bacias do Rio Paraiba do Sul, p. 2.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . A utilização das águas subterrâneas para abastecimento público. (Entrevista concedida). Midia Ambiente, p. 3 - 4.

  • SILVA, D. C. C. ; SALES, J. C. A. ; LOURENÇO, R. W. ; OLIVEIRA, V. N. ; DOMINATO, V. D. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Análise da degradação dos recursos hídricos em bacias hidrográficas a partir de indicadores ambientais.. In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 18.,, 2017, Santos. Anais.... São José dos Campos: INPE, 2017. p. 685-692.

  • LOPES, E. R. N. ; SOUZA, J. C. ; SALES, J. C. A. ; SOUSA, J. A. P. ; PADOVANNI, N. G. ; MORAIS, M. C. M. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; LOURENÇO, R. W. . Transformação antrópica da paisagem na bacia hidrográfica do rio Una, Ibiúna, São Paulo.. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 18.,, 2017, Santos. Anais..., 2017. p. 1-8.

  • SILVA, D. C. C. ; SALES, J. C. A. ; LOURENÇO, R. W. ; OLIVEIRA, V. N. ; DOMINATO, V. D. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Disponibilidade de água em bacias hidrográficas para a vegetação usando NDWI .. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 18.,, 2017, Santos. Anais..., 2017. p. 1-8.

  • SILVA, D. C. C. ; OLIVEIRA, V. N. ; DOMINATO, V. D. ; OLIVEIRA, R. A. ; SIMONETTI, V. C. ; SALES, J. C. A. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; LOURENÇO, R. W. . Análise espacial das populações residentes em bacias hidrográficas através de indicadores socioambientais .. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 18.,, 2017, Santos. Anais..., 2017. p. 1-8.

  • LOPES, E. R. N. ; SOUZA, J. C. ; SOUSA, J. A. P. ; PADOVANNI, N. G. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; LOURENÇO, R. W. . Reflexões sobre o zoneamento ecológico-econômico no Brasil.. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOMÁTICA, 4., / JORNADAS LUSÓFONAS - CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA, 2.,, 2017, Presidente Prudente. Anais..., 2017. p. 155-160.

  • LOPES, E. R. N. ; SOUZA, J. C. ; LOURENÇO, R. W. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Análise temporal e espacial da vegetação no entorno do Reservatório de Itupararanga, São Paulo, utilizando parâmetros de sensoriamento remoto. In: V Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente, 2016, Bento Gonçalves. Anais..., 2016. p. 1-8.

  • IRITANI, M. A. ; CARVALHO, A. M. ; EZAKI, S. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; CORREA, N. F. ; MONTEIRO, A. C. M. C. ; IKEMATSU, P. ; FERNANDEZ, F. ; TAVARES, T. L. S. ; FACCINI, L. G. ; ODA, G. H. . Estabelecimento de subsídios para a delimitação de perímetro de proteção de poços de abastecimento público na região oeste do estado de São Paulo.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 19.,, 2016, Campinas. Anais..., 2016. p. 1-19.

  • RIOS, A. P. ; TAVARES, T. L. S. ; CORREA, N. F. ; FERREIRA, A. L. ; MONTEIRO, A. C. M. C. ; MARTINS, V. ; CRESPI, A. ; BERTOLO, R. A. ; CARVALHO, A. M. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; CANDIDO, S. . Caracterização hidroquímica do sistema aquífero Bauru no Espigão de Marília, SP.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 19.,, 2016, Campinas. Anais..., 2016. p. 1-19.

  • TAVARES, T. L. S. ; VARNIER, C. L. ; BEVILACQUA, R. ; CORREA, N. F. ; FACCINI, L. G. ; CARVALHO, A. M. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; CAPELETTI, I. ; ODA, G. H. ; FERREIRA, L. M. R. ; PRANDI, E. C. ; MODAELLI, S. . Caracterização hidrogeológica e hidroquímica do sistema aquífero Bauru no Município de Bastos, SP.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 19.,, 2016, Campinas. Anais..., 2016. p. 1-19.

  • VARNIER, C. L. ; FIGUEIREDO, G. M. ; ODA, G. H. ; IRITANI, M. A. ; FERREIRA, L. ; TAVARES, T. L. S. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Ocorrência de nitrato no sistema aquífero Bauru e sua relação com a ocupação urbana no município de Marília.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 19.,, 2016, Campinas. Anais..., 2016. p. 1-17.

  • CARVALHO, A. M. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; TERREL, D. ; DEHIRA, L. K. . Aplicação de métodos de interpretação de imagens na caracterização de modelo de circulação das águas subterrâneas em aquíferos fraturados e avaliação de impactos hidrogeológicos da construção de túneis. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 18.,, 2014, Belo Horizonte. Anais.... São Paulo: ABAS, 2014. p. 1-9.

  • SALES, J. C. A. ; SILVA, D. C. C. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; LOURENÇO, R. W. ; BIAGOLINI, C. H. . Seleção de áreas aptas à instalação de aterros sanitários consorciados na Região Metropiltana de Sorocaba.. In: SIMPÓSIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL, 14., 2014, São Carlos. Anais.... São Carlos: PPG - SEA, 2015. p. 13-23.

  • AZEVEDO, A. A. ; BLANCO, R. G. ; DEHIRA, L. K. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Análise de risco à implantação de um túnel em área de proteção ambiental: o caso da Gruta Santa Luzia, SP.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 14.,, 2013, Rio de Janeiro. Anais.... São Paulo: ABGE, 2013.

  • CARVALHO, A. M. ; FREITAS, L. G. ; BARBOSA, A. M. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; MONDELLI, G. . Determinação da condutividade hidráulica de uma área contaminada no município da Grande São Paulo utilizando-se método slug test.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 14.,, 2013, Rio de Janeiro. Anais.... São Paulo: ABGE, 2013.

  • TRINDADE, T. R. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Propostas de alternativas de gestão da água de chuva no meio urbano a partir de estudo nas cabeceiras do Ribeirão dos Meninos São Bernardo do Campo, SP. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 14., 2013, Rio de Janeiro. Anais.... São Paulo: ABGE, 2013.

  • GENARO, D. T. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; NASCIMENTO, F. M. F. ; INVERNIZZI, A. L. ; BARRETO, A. B. C. ; SOUZA, A. G. ; CAPELETTI, I. . Levantamento de informações hidrogeológicas para a elaboração do PRAD conceitual, visando à recuperação ambiental das áreas da CBCA em Criciúma, SC.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 17., / ENCONTRO NACIONAL DE PERFURADORES DE POÇOS , 18.,, 2012, Bonito. Anais.... São Paulo: ABAS, 2012. p. 1-4.

  • ALVARENGA, M. C. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; LEITE, C. B. B. ; BRAGA, A. C. O. ; CARVALHO, A. M. ; FERREIRA, A. L. . Avaliação da vulnerabilidade à contaminação dos aquíferos pela intrusão salina em trecho da orla de Fortaleza CE, Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 17., / ENCONTRO NACIONAL DE PERFURADORES DE POÇOS , 18.,, 2012, Bonito. Anais.... São Paulo: ABAS, 2012.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; IKEMATSU, P. ; BARBOSA, M. C. ; CARVALHO, A. M. ; MONTEIRO, A. C. M. C. . Zoneamento da vulnerabilidade à contaminação do Sistema Aquífero Guarani em sua área de afloramento no estado de São Paulo, Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 17., / ENCONTRO NACIONAL DE PERFURADORES DE POÇOS , 18.,, 2012, Bonito. Anais.... São Paulo: ABAS, 2012. p. 1-4.

  • LEITE, C. B. B. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; CARVALHO, A. M. ; MONTEIRO, A. C. M. C. . Contaminação do Sistema Aquífero Guarani com a utilização dos métodos GOD e DRASTIC, em área de afloramento na bacia Tiête/Jacaré, centro do estado de São Paulo, Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 17., / ENCONTRO NACIONAL DE PERFURADORES DE POÇOS , 18.,, 2012, Bonito. Anais.... São Paulo: ABAS, 2012. p. 1-4.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; BARBOSA, M. C. ; CARVALHO, A. M. ; AZEVEDO, S. G. . Aspectos para a gestão estratégica das águas subterrâneas.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 17., / ENCONTRO NACIONAL DE PERFURADORES DE POÇOS , 18.,, 2012, Bonito. Anais.... São Paulo: ABAS, 2012. p. 1-4.

  • BARBOSA, M. C. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; IKEMATSU, P. ; CARVALHO, A. M. ; MONTEIRO, A. C. M. C. . Implementation challenges of water and land-use plans : a case study on the Guarani Aquifer System in São Paulo, Brazil. In: PRACTICAL RESPONSE TO CLIMATE CHANGE NATIONAL CONFERENCE, 2.,, 2012, Canberra. Proceedings..., 2012.

  • LEITE, C. B. B. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; CARVALHO, A. M. ; MONTEIRO, A. C. M. C. . Análise comparativa entre resultados de mapeamento da vulnerabilidade à contaminação do sistema aquífero guarani com a utilização dos métodos GOD e DRASTIC, em área de afloramento na bacia Tietê/Jacaré, centro do estado de São Paulo, Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 17.,, 2012, Bonito. Anais.... São Paulo: ABAS, 2012.

  • SOUZA, G. F. ; BARBASSA, A. P. ; GUTIERREZ, L. A. R. ; SULEIMAN, H. C. ; PARANHOS FILHO, A. C. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Geotecnologias aplicadas à gestão de bacia hidrográfica.. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, 14., 2011, Dourados. Anais.... Dourados: Universidade Federal da Grande Dourados, 2011.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; FERREIRA, J. P. C. L. ; BALDE, I. ; CARVALHO, A. M. ; TERCEIRO, P. ; MONTENEGRO, S. M. G. L. ; ADAO, A. G. . Projeto Pro-África de cooperação internacional em águas subterrâneas : Brasil, Portugal, Angola e Guiné Bissau. In: ENCONTRO TÉCNICO-CIENTÍFICO DOS LABORATÓRIOS DE ENGENHARIA CIVIL DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DA LÍNGUA PORTUGUESA E DE MACAU, 3., 2011, Macau. Atas.... Macau: LNEC, 2011. v. 1 CD. p. 1-11.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; FERREIRA, J. P. C. L. ; BALDE, I. ; CARVALHO, A. M. ; TERCEIRO, P. ; MONTENEGRO, S. M. G. L. ; ADAO, A. G. . Cooperação internacional em águas subterrânea : Brasil, Portugal, Angola e Guiné Bissau. In: SIMPÓSIO DE HIDRÁULICA DOS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA, 10., 2011, Porto de Galinhas. Anais.... Porto de Galinhas: IWRA, ABRH, APRH, The University of Arizona, FADE, 2011. p. 1-12.

  • MONTEIRO, M. D. ; TERREL, D. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; AZEVEDO, S. G. . Análise dos dados de monitoramento do lençol freáticopós-enchimento na área de influência do reservatório de Biritiba-Mirim, São Paulo, SP. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 13.,, 2011, São Paulo. Anais.... São Paulo: ABGE, 2011. p. 1-9.

  • ROCHA, G. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; IRITANI, M. A. ; SILVA, M. P. M. . Estratégia de proteção do Sistema Aquífero Guarani no Estado de São Paulo. In: WORLD WATER CONGRESS, 14., 2011, Porto de Galinhas. Proceedigns.... Porto de Galinhas: IWRA, ABRH, ABRH, 2011. p. 1-14.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; BARBOSA, M. C. ; CARVALHO, A. M. ; IKEMATSU, P. ; IRITANI, M. A. ; PRESSINOTTI, M. M. N. ; ROCHA, G. ; TAKAHASHI, A. T. ; SILVA, M. P. M. ; KOVACS, A. ; CAMARGO, G. G. . Plano de desenvolvimento e proteção ambiental da área de afloramento do Sistema Aquifero Guarani no Estado de São Paulo: proposta preliminar.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 16.,/ ENCONTRO NACIONAL DE PERFURADORES DE POÇOS, 17.,, 2010, São Luis. Anais.... São Paulo: Abas, 2010. p. 1-12.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; NICOLAU, M. C. ; MOREIRA, D. C. ; CARVALHO, A. M. . Estudo da recarga na área de afloramento do sistema Aquífero Guarani na unidade de gerenciamento de recursos hídricos do Tietê/Jacaré, região central do Estado de São Paulo : resultados preliminares. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 16., 2010,, 2010, São Luis. Anais.... São Paulo: Abas, 2010. p. 1-13.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; FERREIRA, J. P. C. L. ; CALDO, M. K. ; MONTENEGRO, S. M. G. L. ; CARVALHO, A. M. ; BALDE, I. . Cooperação internacional em águas subterrâneas : desenvolvimentos no Brasil, em Angola e em Portugal. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 16.,, 2010, São Luis. Anais.... São Paulo: Abas, 2010. p. 1-16.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; GARCIA, M. R. B. ; TAVANTI, D. R. . Relatório Um de Situação dos Recursos Hídricos da Bacia do Turvo/Grande. In: 37a. Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande, 2007, São José do Rio Preto. Relatório Técnico IPT N0. 90.644-205, 2007.

  • CAVALCANTI, M. A. M. P. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; FERREIRA, J. P. C. L. . Using GIS and modeling to assess groundwater discharge to Santos Estuary, Brazil.. In: IAH CONGRESS, GROUNDWATER AND ECOSYSTEMS, 35.,, 2007, Lisboa. Proceedings.... Aveiro: Associação Internacional de Hidrogeólogos, 2007. p. 1-9.

  • HIRATA, R. C. A. ; ROCHA, G. ; KETTELHUT, J. T. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; SCHEIBE, L. F. . Aqüifero Guarani: oportunidades e desafios do grande manacial do Cone Sul.. In: REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 58.,, 2006, Florianópolis. Anais.... São Paulo: SBPC, 2006. p. 1-7.

  • AZEVEDO, F. Z. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; GARCIA, M. R. B. ; TAVANTI, D. R. . Diagnóstico e planejamento de recursos hídricos como elementos para o combate a erosão na bacia do Turvo/Grande, Estado de São Paulo. In: SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO SUL-SUDESTE, 1., 2006, Curitiba. Anais.... Porto Alegre: ABRH, 2006.

  • TAVANTI, D. R. ; GARCIA, M. R. B. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . A degradação dos recursos hídricos como reflexo dos usos do solo: bacia hidrografica do Turvo/Grande. In: WORKSHOP SOBRE GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HIDRICOS, 2006, Brasilia. Anais.... Brasilia, 2006. p. 1-5.

  • ALMEIDA, M. C. J. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; IYOMASSA, W. S. . Plano Diretor Regional da Sub-bacia do Juqueri-Cantareira (SP) como instrumento para gestão integrada de recursos hídricos.. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HIDRICOS, 16., 2005, João Pessoa. Anais.... Porto Alegre: ABRH, 2005.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; CAVALCANTI, M. A. M. P. ; SILVA, A. L. B. ; BOLZACHINI, E. . Estudo dos efeitos das elevações induzidas no lençol freático nas margens de reservatórios no contexto da avaliação dos impactos ambientais de usinas hidrelétricas. In: SEMINARIO NACIONAL DE GRANDES BARRAGENS, 25.,, 2003, Salvador. Anais..., 2003. v. 3. p. 263-280.

  • CAVALCANTI, M. A. M. P. ; AZEVEDO, S. G. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; PACHECO, A. ; L.SCHNOOR, J. . A utilização da modelagem matemática associada ao SIG no estudo do impacto hidrogeológico de reservatórios.. In: CONGRESO AIH Y ALHSUD - ÁGUAS SUBTERÁNEAS E DESARROLLO HUMANO, 2002, Mar del Plata. Anais.... Bocanegra: E - Martínez, D - Massone, 2002. p. 1380-1389.

  • CAMPOS, J. E. ; FERREIRA, L. M. R. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; KAKAZU, M. C. . Síntese do conhecimento hidrogeológico da bacia sedimentar de São Pauloi. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 12., 2002, Florianópolis. Anais.... São Paulo: Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, 2002. p. 1-14.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; BREVIGLIERI, F. C. ; SOARES, L. ; SILVA, A. L. B. . Monitoring of water table oscillation due to reservoir impoundment: the case of Três Irmãos reservoir and the city of Pereira Barreto, Brazil.. In: IAH CONGRESS, 31.,, 2001, Munich. Proceedings.... Lisse: Balkema, 2001. v. 2. p. 1111-1117.

  • SILVA, A. L. B. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; LEITE, C. B. B. ; FILIPOV, M. ; SOARES, L. . Water table oscillation due to civil works: the case of Pereira Barreto, São Paulo state, Brazil.. In: CONGRESS OF IAH, 29.,, 1999, Lisse. Proceedings.... Lisse: Balkema Publishers, 1999. p. 309-314.

  • SILVA, A. L. B. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; BREVIGLIERI, F. C. ; FILIPOV, M. ; SOARES, L. . Water table oscillation due to hydroelectric dam reservoirs impoundment in São Paulo state, Brazil.. In: CONGRESS INTERNATIONAL ASSOCIATION ENGINEERING GEOLOGY, 8., 1998, Vancouver. Proceedings.... Rotterdam: Balkema Publishers, 1998. p. 2367-2372.

  • BRAGA, T. O. ; CONSONI, A. J. ; CECCANTINI, G. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; GONZALEZ, C. C. C. . Protocolo de auditoria para definição de aspectos ambientais (NBR ISO 14001) na mineração de rocha para brita.. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL, 2., 1998, Porto Alegre. Anais.... Porto Alegre: PUCRS, 1998.

  • LEITE, C. B. B. ; SILVA, A. L. B. ; AZEVEDO, S. G. ; NAKANDAKARE, K. C. ; SIMÕES, N. S. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Avaliação de disponibilidade hídrica como subsídio ao planejamento da agricultura irrigada na região de Dracena, SP.. In: SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO SUDESTE, 5., 1997, Itatiaia. Anais.... São Paulo: SBG, 1997. p. 206-208.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; SILVA, A. L. B. ; BORIN JUNIOR, T. ; CORREA, W. A. G. . Alterações do nível freático induzidas pelo enchimento do reservatório de Três Irmãos, em Pereira Barreto, SP.. In: SIMPOSIO DE GEOLGIA DO SUDESTE, 5., 1997, Penedo. Anais.... São Paulo: ABGE, 1997. p. 190-192.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; BLANCO, R. G. ; ALMEIDA, A. C. ; SILVA, A. L. B. . Aplicação do mapeamento de potencial espontâneo na definição do comportamento dos fluxos de água subterrânea em uma microbacia de monitoramento ambiental.. In: SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO SUDESTE, 5.,, 1997, Itatiaia. Anais.... Rio de Janeiro: SBG, 1997. p. 336-338.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; BOTTURA, J. A. . Elevações induzidas no lençol freático. In: ENCONTRO TÉCNICO CESP/IPT: O MEIO FISICO NOS ESTUDOS AMBIENTAIS DE PROJETOS HIDRELÉTRICOS, 1994, Paraíbuna. Anais.... São Paulo: CESP/IPT, 1994. p. 62-73.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; BOTTURA, J. A. ; BORIN JUNIOR, T. ; CORREA, W. A. G. . Avaliação de impactos hidrogeológicos como subsídios á instalação de reservatórios hidrelétricos no Estado de São Paulo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 8.,, 1994, Recife. Anais.... São Paulo: ABAS, 1994. p. 169-179.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; CONSONI, A. J. ; BOTTURA, J. A. ; BORIN JUNIOR, T. ; CORREA, W. A. G. . Hidrogeologia da cidade de Pereira Barreto, SP e adjacências. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 7., 1992, Belo Horizonte. Anais.... São Paulo: ABAS, 1992. p. 220-225.

  • BOTTURA, J. A. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; OJIMA, L. M. . Caracterização hidrogeológica do maciço rochoso da jazida Cachoeira, Caetité, BA.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA, 40., 1984, Belo Horizonte. Anais.... São Paulo: ABGE, 1984. v. 1. p. 19-34.

  • SILVA, D. C. C. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; OLIVEIRA, R. A. ; MORAIS, M. C. M. ; LOURENÇO, R. W. . Identificação de áreas com perda de solo acima do tolerável em Bacia Hidrográfica utilizando SIG e a RUSLE.. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AMBIENTAL, 8., 2015, Curitiba. Resumos Expandidos.... Brasília: Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais, 2015. p. 780-781.

  • SILVA, D. C. C. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; SALES, J. C. A. ; LOURENÇO, R. W. . Caracterização morfométrica e suas implicações no acúmulo de sedimentos em reservatórios: o caso da represa Hedberg, IPERÓ/SP.. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AMBIENTAL, 8., 2015, Curitiba. Resumos Expandidos.... Brasília: Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais, 2015. p. 686-687.

  • SILVA, DARLLAN COLLINS DA CUNHA E ; SALES, J. C. A. ; BIAGOLINI, C. H. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; LOURENÇO, R. W. . Cálculo do Fator C da RUSLE usando NDVI e Técnicas de Geoprocessamento. In: SIMPÓSIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL, 14., 2015, São Carlos. Resumos Expandidos.... São Carlos: PPG - SEA, 2015. p. 374-379.

  • MEAULO, F. J. ; SAAD, A. R. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; OTALARA, A. P. ; PERRONI, J. . Integração dos dados do macrozoneamento ambiental do plano diretor de Araraquara com o mapa de vulnerabilidade natural à poluição: subsídios preliminares para a gestão de recursos hídricos.. In: WORKSHOP GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HÍDRICOS - Parceria Brasileira pela Água., 2006, Brasilia. Resumos..., 2006.

  • ROCHA, G. ; FERNANDES, A. J. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; CAVALCANTI, M. A. M. P. ; AZEVEDO, S. G. ; GIMENEZ FILHO, A. ; MONTEIRO, M. D. . Mapa de Águas Subterrâneas do Estado de São Paulo.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRANEAS, 14.,, 2006, Curitiba. Anais.... Curitiba: Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, 2006.

  • LEITE, C. B. B. ; AZEVEDO, S. G. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; NAKANDAKARE, K. C. ; CONSONI, A. J. ; GIMENEZ FILHO, A. ; RONDINELLI, D. ; TOLEDO, L. A. A. . Aspectos metodológicos no estudo e caracterização da contaminação de solo e água.. In: WORKSHOP SOBRE AREAS CONTAMINADAS, 1., 1997, São Paulo. Anais.... São Paulo: IPT, 1997. p. 35-36.

  • SIMONETTI, V. C. ; SILVA, D. C. C. ; OLIVEIRA, R. A. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; LOURENÇO, R. W. . Distribuição espacial de classes de fertilidade do solo para bacias hidrográficas.. In: CONGRESSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLORESTAL E AMBIENTAL, 2016, Sorocaba. Resumos.... Sorocaba: UFSCAR, 2016. p. 107-108.

  • GUTIERREZ, L. A. R. ; COUTINHO, M. ; LEAL, P. J. V. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; TOMASELLA, J. . Assessment of the Application Impact of the New Brazilian Forest Code on Urban Flood Management: Case Study in São Carlos and São José Do Rio Preto, São Paulo. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON FLOOD MANAGEMENT, 6.,, 2014, São Paulo. Abstracts..., 2014.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; CARVALHO, A. M. ; IKEMATSU, P. ; BARBOSA, M. C. ; IRITANI, M. A. ; PRESSINOTTI, M. M. N. ; ROCHA, G. ; SILVA, M. P. M. ; THEODOROVICZ, A. . Diretrizes para o desenvolvimento e proteção ambiental da área de afloramento do sistema Aquífero Guarani no estado de São Paulo, Brasil. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL A GESTÃO DO SISTEMA AQUÍFERO GUARANI: UM EXEMPLO DE COOPERAÇÃO, 2011, São Paulo. Resumos.... São Paulo: USP/IGc,, 2011.

  • ALMEIDA FILHO, G. S. ; RIDENTE JUNIOR, J. L. ; HELLMEISTER JUNIOR, Z. ; FROTA, A. S. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Análise geológico-geotécnica e hidrogeológia dos processos erosivos situados na bacia hidrogárfica do córrego Santa Mara, Bairro Jardim Modelo, Municipio de Brotas, SP. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 45.,, 2010, Belém. Resumos.... São Paulo: SBG, 2010.

  • BITAR, O. Y. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; BRAGA, T. O. ; MONTEIRO, A. C. M. C. ; ANDRADE, V. M. . Desenvolvimento de indicadores para avaliação ambiental integrada de bacias hidrográficas.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 44.,, 2008, Curitiba.. Anais.... São Paulo: SBG, 2008. p. 456.

  • MEAULO, F. J. ; LIMA, A. A. ; MAZORCA, D. L. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Análise geral do comportamento do nível da água subterrânea no Município de Araraquara, Estado de São Paulo.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 43., 2006, Aracaju. Resumos.... Aracaju: SBG-Núcleo Bahia-Sergipe, 2006.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; CAVALCANTI, M. A. M. P. ; SAAD, A. R. ; LEITE, C. B. B. . Estudio de los impactos hidrogeológicos de Usinas Hidroeléctricas como instrumento de manejo ambiental en cuencas hidrográficas.. In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE MANEJO DE CUENCAS HIDROGRÁFICAS, 3.,, 2003, Arequipa. Libro de resúmenes.... Arequipa: FAO, 2003. p. 26.

  • CANIL, K. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; DINIZ, N. C. . Geoindicadores para o gerenciamento integrado de recursos hídricos da Bacia Hidrográfica Sapucaí-Mirim/ Grande, SP.. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA, 3., 2000, Campinas. Anais.... São Paulo: UGB, 2000.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; AZEVEDO, S. G. . Inducced variations on water table and their effects on urban land use.. In: INTERNATIONAL SEMINAR ON THE ENVIRONMENTAL PROBLEMS OF URBAN CENTERS, 2., 1993, São Paulo. Abstracts.... São Paulo: Biosfera, 1993. p. 125-126.

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Cartas de potencial de influência de enchimento de reservatórios hidroelétricos sobre aqüiferos freáticos adjacentes. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CARTOGRAFIA GEOTÉCNICA, 1., 1993, São Paulo. Resumos.... São Paulo: ABGE, 1993.

  • SILVA, D. C. C. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; OLIVEIRA, R. A. ; LOURENÇO, R. W. . Metodologia para análise do potencial de degradação dos recursos hídricos em bacias hidrográficas. Caderno de Geografia (PUCMG. Impresso) , 2017.

  • BARBASSA, A. P. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; SOUZA, G. F. ; AZEVEDO, F. Z. . Análise dos critérios de distribuição de recursos e priorização de investimentos financeiros por um Comitê de Bacia Hidrográfica. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional , 2015.

  • CARVALHO, A. M. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; TERREL, D. ; DEHIRA, L. K. ; AZEVEDO, A. A. . Imagens de satélites para zoneamento de aquíferos fraturados na avaliação de impactos hidrogeológicos decorrentes da construção de túneis. Águas Subterrâneas , 2015.

  • BARBOSA, M. C. ; CARVALHO, A. M. ; IKEMATSU, P. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; MONTEIRO, A. C. M. C. . Avaliação do perigo de contaminação do Sistema Aquífero Guarani em sua área de afloramento do Estado de São Paulo decorrente das atividades agrícolas.. Águas Subterrâneas (São Paulo) , 2011.

  • ALBUQUERQUE FILHO, JOSÉ LUIZ . Área de proteção e recuperação de mananciais (APRM) como proposta para a região de recarga do Sistema Aquífero Guarani No Estado De São Paulo, Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . PAlestra: Águas subterrrâneas e cidades Aspectos para a ampliação da contribuição dos municipios No gerenciamento integrado de recursos hídricos do Estado de São Paulo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Palestra: Ações IPT no sistema requisitoa para empreedimentos de natureza não estrutural. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Palestra: Planejamento de Bacias Hidrográficas (29/08/207). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Estudo para proteção da área de recarga do Sistema Aquífero Guarani no Estado de São Paulo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Palestra: Planejamento de Bacias Hidrográficas. ( 04/04/2017). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . PAlestra: Funcionamento e ações que podem desenvolvidas nos Comitês de Bacia Hidrográfica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Palestra: Possibilidades de financiamento para projetos de arborização. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Palestra: Gestão e gerenciamento das águas subterrâneas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Palestra: Sustentabilidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, D. C. C. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; SALES, J. C. A. ; LOURENÇO, R. W. . Caracterização morfométrica e suas implicações no acúmulo de sedimentos em reservatórios: o caso da Represa Hedberg, Iperó/SP. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, D. C. C. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; SALES, J. C. A. ; OLIVEIRA, R. A. ; MORAIS, M. C. M. ; LOURENÇO, R. W. . Identificação de áreas com perda de solo acima do tolerável em bacia hidrográfica utilizando SIG e a RUSLE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARVALHO, A. M. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; TERREL, D. ; DEHIRA, L. K. ; AZEVEDO, A. A. . Aplicação de métodos de interpretação de imagens na caracterização de modelo de circulação das águas subterrâneas em aqüiferos fraturados e avaliação de impactos hidrogeológicos da construção de túneis.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TRINDADE, T. R. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Propostas de alternativas de gestão da água de chuva no meio urbano a partir de estudo nas cabeiceiras do Ribeirão dos Meninos, São Bernardo do Campo, SP.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, A. M. ; FREITAS, L. G. ; BARBOSA, A. M. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; MONDELLI, G. . Determinação da condutividade hidráulica de uma área contaminada na grande São Paulo utilizando-se método Slug Test. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Palestra: PBHRPS 2011/2012. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Palestra: Subsídios para o Plano de Desenvolvimento de Proteção Ambiental da área de Aforamento do Sistema Aquífero Guarani. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LEITE, C. B. B. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; CARVALHO, A. M. ; MONTEIRO, A. C. M. C. . Análise comparativa entre resultados de mapeamento da vulnerabilidade à contaminação do sistema aquífero guarani com a utilização dos métodos GOD e DRASTIC, em área de afloramento na Bacia Tietê/Jacaré, Centro do Estado de São Paulo, Brasil.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALVARENGA, M. C. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; LEITE, C. B. B. ; BRAGA, A. C. O. ; CARVALHO, A. M. ; FERREIRA, A. L. . Avaliação da vulnerabilidade à contaminação dos aquíferos costeiros pela intrusão salina em trecho da orla de Fortaleza, CE.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Palestra: Classificação e enquadramento: por que esperamos o governo?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; BARBOSA, M. C. ; CARVALHO, A. M. ; IKEMATSU, P. ; MONTEIRO, A. C. M. C. . Zoneamento da vulnerabilidade à contaminação do sistema Aqüifero Guarani em sua área de afloramento no Estado de São Paulo, Brasil.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; BARBOSA, M. C. ; AZEVEDO, S. G. ; CARVALHO, A. M. . Aspectos para a gestão estratégica das águas subterrâneas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GENARO, D. T. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; SALLES, F. A. F. ; INVERNIZZI, A. L. ; BARRETO, A. B. C. ; SOUZA, A. G. ; CAPELETTI, I. . Levantamento de informações hidrogeológicas para a elaboração do Prad conceitual, visando à recuperação ambiental das áreas da CBCA em Criciúma, SC.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AZEVEDO, A. A. ; BLANCO, R. G. ; DEHIRA, L. K. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Análise de risco à implantação de um túnel em área de proteção ambiental o caso da Gruta Santa Luzia, Mauá, SP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MONTEIRO, M. D. ; TERREL, D. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; AZEVEDO, S. G. . Análise dos dados de monitoramento do lençol freático pós-enchimento na área de influência do Reservatório de Biritiba-Mirim, São Paulo - SP.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, G. A. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; IRITANI, M. A. ; SILVA, M. P. M. . Estratégia de proteção do sistema aqüifero Guarani no Estado de São Paulo - Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; FERREIRA, J. P. C. L. ; BALDE, I. ; CARVALHO, A. M. ; TERCEIRO, P. ; MONTENEGRO, S. M. G. L. ; ADAO, A. G. . Cooperação internacional em águas subterrâneas: Brasil, Portugal, Angola e Guiné Bissau. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Diretrizes para o desenvolvimento e proteção ambiental da área de aflorameno do Sistema Aqüifero Guarani no Estado de São Paulo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; CARVALHO, A. M. ; IKEMATSU, P. ; BARBOSA, M. C. ; MONTEIRO, A. C. M. C. ; VARNIER, C. L. . Estudo da ocorrência de nitrato na área de afloramento do Sistema Aqüifero Guarani no Estado de São Paulo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Minuta de lei especifica sa áreade proteção e recuperação da zona de afloramento do manancial sistema aqüifero Guarani - APRM-SAG.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Palestra: Interações entre o uso e ocupação do solo urbano e as águas subterrâneas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Palestra: O papel das águas subterrâneas com reserva estratégica de água.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Análise geológico-geotécnica e hidrogeológia dos processos erosivos situados na bacia hidrogárfica do córrego Santa Mara, Bairro Jardim Modelo, Municipio de Brotas, SP.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Plano de desenvolvimento e proteção ambiental da área de afloramento do Sistema Aquifero Guarani no Estado de São Paulo: proposta preliminar.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Estudo da recarga na área de afloramento do sistema aqüífero Guarani na unidade de gerenciamento de recursos hídricos do Tietê/Jacaré, região central do Estado de São Paulo: resultados preliminares.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Diagnóstico ambiental e estabelecimento de diretrizes técnicas para a proteção da área de afloramento do sistema aquífero Guarani no Estado de São Paulo.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Palestra: Planejamento municipal: mudanças climáticas e a sustentabilidade dos aqüiferos.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Cooperação internacional em águas subterrâneas: desenvolvimento no Brasil em Angola e em Portugal.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Subsídios técnicos para uso e conservação das águas subterrâneas na agricultura irrigada.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Geologia e Hidrogeologia para a Gestão Ambiental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Plano de Bacia do CBH/SMT. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; HIRATA, R. C. A. ; SCHEIBE, L. F. ; KETTELHUT, J. T. ; ROCHA, G. ; LANNA, A. E. . Aquifero Guarani: Oportunidades e desafios do grande manancial do Mercosul.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; AZEVEDO, F. Z. ; GARCIA, M. R. B. ; TAVANTI, D. R. . Diagnóstico e planejamento de recursos hídricos como elementos para o combate a erosão na bacia do Turvo/Grande, Estado de São Paulo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Mapa de águas subterrâneas do Estado de São Paulo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . A degradação dos recursos hídricos como reflexo dos usos do solo: Bacia hidrográfica do Turvo/Grande. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Plano de bacia como instrumento de gestão para a implementação da política estadual de recursos hídrics no âmbito da unidade de gerenciamento do Turvo/Grande (UGRHI 15), Noroeste do Estado de São Paulo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Uso e ocupação dos solos em águas subterrâneas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Palestra: Plano de Bacia da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Turvo/Grande (11/09/2006). 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Palestra: Plano de Bacia da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Turvo/Grande (12/09/2006). 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Palestra: Plano de Bacia da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Turvo/Grande (05/10/2006). 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Palestra: Plano de Bacia da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Turvo/Grande (06/10/2006). 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Apresentação da BH Pardo, principais problemas de sustentabilidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Mobilização como mecanismo de fortalecimento na elaboração do plano de recursos hídricos da bacia Turvo/Grande, Noroeste do Estado de São Paulo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Gerenciamento integrado de recursos hídricos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Importância do diagnóstico para o planejamento estratégico.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Palestra: Plano de Bacia da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Turvo/Grande. (04/08/2005 e 12/09/2005). 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Palestra: Plano de Bacia da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Turvo/Grande (22/09/2005). 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Palestra: Plano de Bacia da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Turvo/Grande (06/10/2005. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Palestra: Plano de Bacia da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Turvo/Grande (07/10/2005). 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Palestra: Plano de Bacia da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Turvo/Grande (07/10/2005). 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; KITAHARA, S. M. ; BOLZACHINI, E. . Monitoramento Hidrológico do Aqüifero Livre nas Margens do Reservatório de Porto Primavera no Rio Paraná, Divisa dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NEVES, M. A. ; MORALES, N. ; PEREIRA, S. Y. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Análise das informações disponíveis sobre poços tubulares profundos e seu uso no diagnóstico da variação temporal do nível d´água e da produtividade dos aqüíferos da Bacia do Rio Jundiaí (SP). 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AZEVEDO, F. Z. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . O Fortalecimento do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos de São Paulo através da mobilização para elaboração do Plano de Recursos Hídricos na Bacia do Turvo/Grande. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . As obras e as relações com o lençol freático (transmitida por videoconferência, de Porto Primavera). 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . O caminho das águas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAMPOS, J. E. ; FERREIRA, L. M. R. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; KAKAZU, M. C. . Sintese do Conhecimento Hidrogeológico da Bacia da Sedimentar de São Paulo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Comentador do tema: Gestão sw Recursos Hídricos Superficiais, Subterrâneas e Águas Minerais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Águas Subterrâneas. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Carta Hidrogeológica do Estado de São Paulo na Escala 11.000.000 - Resultados Parciais. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Feira de Informação Profissional - As Profissões e o Mercado Globalizado/ Projeto Rumo. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Comitês de Bacias Hidrográficas como exemplo de gestão participativa: análise dos problemas e das potencialidades. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Alterações do nível d´água subterrânea e seus efeitos no uso e ocupação do Solo. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Aspectos metodológicos no estudo e caracterização da contaminação de solo e água. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Alterações do nível freático induzidas pelo enchimento do reservatório de Três Irmãos, em Pereira Barreto, SP. 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; SILVA, A. L. B. . Caracterização hidrogeológica de microbacia de monitramento ambiental com ouso de métodos geofísicos. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Avaliação de impactos hidrogeológicos como subsídio à instalação de reservatórios hidrelétricos no Estado de São Paulo. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Induced variations on water table and their effects on urban land use. 1993. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Estudos previsionais de impactos hidrogeológicos aplicados ao planejamento da implantação de grandes reservatórios: exemplo de Três Irmãos, Estado de São Paulo. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Simulação numérica da operação a longo prazo de poço tubular. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Hidrogeologia da Cidade de Pereira Barreto, São Paulo e adjacências. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Análise de ocorrências de ravinas e boçorocas na Bacia do Pardo Grande. 1991. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Condicionantes hidrogeológicos no processo de subsidência em Cajamar, SP. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Modelagem numérica dos efeitos induzidos sobre a superfície Modelagem numérica dos efetos induzidos sobre a superfície potenciométrica do aqüífero livre pelo enchimento do reservatório de Porto Primavera na área da Lagoa São Paulo. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Hidrogeologia da Lagoa São Paulo, Presidente Epitácio, SP. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Geologia da Folha Miracatu, sul, sudeste do Estado de São Paulo. 1987. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Geologia da Folha Juquiá, Baixo Vale do Ribeira, SP. 1987. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Caracterização hidorgeológica do maciço rochoso dda jazida Cachoeira, Caetité, BA. 1984. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Caracterização hidrogeológica do maciço da mina de Itatiaia como subsídio para a sua caracterização geotécnica. 1982. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, G. ; FERNANDES, A. J. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; CAVALCANTI, M. A. M. P. ; GIMENEZ FILHO, A. ; STEFANI, F. L. ; PAULON, N. ; AZEVEDO, S. G. . Mapa de águas subterrâneas do Estado de São Paulo: versão 2.0. São Paulo: Conselho Estadual de Recursos Hidricos, 2007 (Publicação).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; MONTEIRO, A. C. M. C. ; TAVANTI, D. R. ; CARNESECA, M. H. ; GARCIA, M. R. B. ; MAGRO, J. V. S. . Plano Ambiental: área de contribuição da represas de São José do Rio Preto.. São Paulo: IPT/CPTI, 2006 (Publicação).

  • ROCHA, G. ; FERNANDES, A. J. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; CAVALCANTI, M. A. M. P. ; GIMENEZ FILHO, A. ; STEFANI, F. L. ; MONTEIRO, M. D. ; AZEVEDO, S. G. ; PAULON, N. ; BITAR, O. Y. ; COSTA, M. O. ; MARINS, A. M. A. D. ; CORTEZ, W. D. . Mapa de águas subterrâneas do Estado de São Paulo: escala 1:1.000.000. São Paulo: DAEE, IG, IPT, CPRM, 2005 (Publicação).

  • ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Basura Municipal, Manual de Gestión Integrada. Caracas: Asociación para la Defensa del Ambiente y de la Naturaleza., 1999 (Colaboração).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Sistema Integrado de Bacias Hidrográficas ? SIBH. 2007.

ANDRADE, E. S. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Relatório de situação dos recursos hídricos da bacia Hibrográfica Turvo/Grande. (1 CD). 2002.

MACHADO, A. R. ; SILVA, A. P. S. ; SOUZA, C. A. ; SOLERA, M. L. ; MARQUES, K. K. M. ; LONGO, M. H. C. ; IELO, P. K. Y. ; SOUZA, R. A. ; MONTEIRO, A. C. M. C. ; MARINS, A. M. A. D. ; BALADORE, A. J. C. ; NACHBAL, B. ; CAVALHIERI, C. P. ; TERREL, D. ; QUEIROZ, D. G. P. ; FERNANDEZ, F. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; ALMEIDA, M. C. J. ; CORREA, N. F. ; IKEMATSU, P. ; ARGENTIN, P. P. M. ; YEE, K. ; OLIVEIRA, N. . Projeto ?estudo para a criação do parque natural municipal do pico do olho d?água? ? etapa v: plano de manejo da área de relevante interesse ecológico pico do olho d?água ? arie pico do olho d?água. (Relatório 152 202-205). 2018.

FREITAS, C. G. L. MONTEIRO, A. C. M. C. FERREIRA, A. L. PAULON, N. IKEMATSU, P. AZEVEDO, S. G. FERNANDEZ, F. CAMPOS, S. J. A. M. FACCINI, L. G. ARGENTIN, P. P. M. CORTEZ, G. P. S. C. STEFANI, F. L. KOPEZYNSKI, A. C. MARINS, A. M. A. D. NACHBAL, B. HIRATA, M. F. QUEIROZ, D. G. P. FUKAMIZU, M. S. CORSI, A. C. GRAMANI, M. F. GUBITOSO, E. B. S. ALBUQUERQUE FILHO, J. L. GOMES, L.A. GIMENEZ FILHO, A. CARDOSO, C. , et al. RAZSKA, F. ; Subsídios para o Plano Diretor Municipal de Monteiro Lobato, SP, e análise de risco geológico?geotécnico do Bairro do Souza - Relatório final (Relatório 145.147-205. 2016.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Parecer Processo 2015/05612-0 para a Fapesp. 2015.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Parecer para a Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. 2015.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Estudo do meio físico, visando a preservação ambiental dos recursos naturais, solo e água, para o Município de Itobi. 2015.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Plano da bacia hidrográfica do Alto Tietê (UGRHI-06). (Parecer IPT-PA-175/14). 2014.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Apoio à Implementação de Instrumentos de Gestão no Pontal do Paranapanema (Fiscalização, Outorga e Cobrança) (Parecer IPT-PA-201/14). 2014.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Plano Diretor de Sistemas de Informação para a Gestão de Recursos Hídricos. (Parecer IPT-PA-203/14). 2014.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Prognóstico de Situação dos Recursos Hídricos no Estado de São Paulo - 2016-2027: Fundamentos para a Elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH). (Parecer IPT-PA-204/14). 2014.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . O CBH-BS que queremos. (Parecer IPT-PA-119/10). 2014.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Estruturação física do Centro Estadual de Treinamento para Executivos Municipais em Saneamento Ambiental - DAEE/BTG. (Parecer IPT-PA-124/10). 2014.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Mapeamento de áreas com potenciais riscos de contaminação das águas subterrâneas na UGRHI 06 e suas reguões de recarga. (Parecer IPT-PA-153/10). 2014.

FREITAS, C. G. L. ; CAMPANHA, V. A. ; MONTEIRO, A. C. M. C. ; PAULON, N. ; FERREIRA, A. L. ; STABILE, R. A. ; TERREL, D. ; ALMEIDA, M. C. J. ; AZEVEDO, S. G. ; IKEMATSU, P. ; CARVALHO, A. M. ; TAVARES, T. L. S. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; SOLERA, M. L. ; NACHBAL, B. ; MARINS, A. M. A. D. ; KOPEZYNSNKI, A. C. ; PREARO, B. ; SAKATE, R. T. P. . Revisão do Plano Diretor e da legislação de uso do solo em Itanhaém, SP. 2 v. (Relatório 133.240-205). 2013.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Parecer para a Revista Águas Subterrâneas. 2013.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Avaliação da disponibilidade de recursos hídricos no manancial de abastecimento do Município de Assis. (Parecer CONCLUÍDO IPT-LP-374/12). 2012.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Sistema de Suporte a Decisão para Concessão de Outorgas de Uso da Água. (Parecer IPT-PA-048/07). 2012.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Divulgação da cobrança pelo uso dos recursos hídricos - COBRA SIGRH. (Parecer IPT-PA-134/10). 2012.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Adequação da infraestrutura das câmaras técnicas e secretaria executiva do comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo (Fase II). (Parecer IPT-PA-144/10). 2012.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Elaboração do Relatório de Situação 2010 e apoio aos Comitês de Bacias para Implementação dos Instrumentos de Gestão. (Parecer IPT-PA-149/10). 2012.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Plano de comunicação e de informação para o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê - CBH-AT. (Parecer IPT-PA-160/12). 2012.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Parecer em análise de manuscrito para a Revista do Instituto Geológico. 2011.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Parecer de Avaliação de artigo técnico para a Revista Geologia da USP. 2011.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Uso e ocupação da Zona Lesta de Ribeirão Preto / Diretrizes ambientais e urbanisticas para a ZUE - Zona de Uso Especial. 2010.

FREITAS, C. G. L. ; CAMPANHA, V. A. ; ALMEIDA, M. C. J. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; GALLARDO, A. L. C. F. ; GIMENEZ FILHO, A. ; CAMPOS, S. J. A. M. . Estudo geoambiental e hidrológico de várzeas e terraços fluviais do Rio Paraíba do Sul no município de Jacareí, SP. Relatório final. (Relatório 118.043-205). 2010.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Implantação do sistema de cobrança pelo uso de recursos hídricos na Bacia do Baixo Tietê. (Parecer IPT-PA-137/10). 2010.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Apoio a adequação da infra-estrutura da Secretaria Executiva do CBH-AT e dos 5 subcomitês. (Parecer IPT-PA-148/10). 2010.

HELLMEISTER JUNIOR, Z. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; CORSI, A. C. ; ALMEIDA FILHO, G. S. . Diagnóstico e monitoramento dos processos erosivos e da elevação induzida no lençol freático no entorno do reservatório da PCH ? Anhanguera, no Rio Sapucaí, Nordeste do Estado de São Paulo. Relatório Conclusivo. (Relatório 112 929-205). 2009.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; MONTEIRO, A. C. M. C. ; ALMEIDA FILHO, G. S. ; CORSI, A. C. . Mapa de feições erosivas urbanas e rurais da Bacia do Rio São José dos Dourados (Relatório 431/09). 2009.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; GOUVÊA, A. M. ; ALMEIDA, M. C. J. ; ALMEIDA FILHO, G. S. ; MONTEIRO, A. C. M. C. ; CONSONI, A. J. ; FUKUMOTO, M. M. ; RODRIGUES, R. B. . Plano da Bacia Hidrografica do Paraíba do Sul - UGRHI 02 (2009-2010). 2009.

GOUVÊA, A. M. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; ALMEIDA, M. C. J. ; ALMEIDA FILHO, G. S. ; MONTEIRO, A. C. M. C. . Plano da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul - UGRHI 02 - 2009-2012. 2009.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Desenvolvimento e implantação de um sistema de informações geográficas para subsidiar a gestão da água subterrânea e o estabelecimento de áreas de controle e restrição de seu uso nas bacias do Piracicaba, Capivari e Jundiai. (Parecer IPT-PA-120/09). 2009.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . O CBH-BS que queremos. (Parecer IPT-PA-119/09). 2009.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Plano Diretor para monitoramento integrado dos Recursos Hídricos do Estado de São Paulo. (Parecer IPT-PA-110/09). 2009.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Projeto de Mobilização dos Integrantes do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos - Mobiliza SIGHR. (Parecer IPT-PA-111/09). 2009.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Plano de Bacia da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Bacia do Turvo/Grande (UGRHI 15). Em atendimento à Deliberação CRH 62. (Relatório Técnico CPTI nº 397/08). 2008.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Plano de Bacia da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Baixo Pardo/Grande (UGRHI 12). Em atendimento à Deliberação CRH 62. Relatório Técnico CPTI nº 396/08.. 2008.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Revisão do Plano de Bacia da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Litoral Norte (UGRHI 03). Relatório Técnico CPTI nº 387/08.. 2008.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; FUKUMOTO, M. M. ; SANTOS, A. S. ; FREITAS, J. F. ; FREITAS, I. F. ; GIMENEZ FILHO, A. ; BRAGA, T. O. ; MONTEIRO, A. C. M. C. ; ZANELLA, L. . Plano de Bacia da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Sapucaí-Mirim/Grande (UGRHI 08) - Revisão para atendimento da deliberação CRH 62. (Relatório Técnico CPTI nº 393/08). 2008.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Elaboração da Revisão do Plano de Bacia da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Tietê/Jacaré (UGRHI 13). Relatório Técnico CPTI no 402/08.. 2008.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; FREITAS, J. F. ; GIMENEZ FILHO, A. ; MONTEIRO, A. C. M. C. ; ZANELLA, L. ; SANTOS, A. S. . Plano de Bacia da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Pardo (UGRHI 04) - Revisão para atendimento da Deliberação CRH 62. Relatório Técnico CPTI nº 401/08.. 2008.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; GIMENEZ FILHO, A. ; MONTEIRO, A. C. M. C. ; BRAGA, T. O. ; ZANELLA, L. ; CARNESECA, M. H. . Plano de Bacia da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Rio São José dos Dourados (UGRHI 18). (Relatório nº87.018-205). 2008.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; BRAGA, T. O. ; MONTEIRO, A. C. M. C. ; ZANELLA, L. ; CONSONI, A. J. ; SANTOS, A. S. . Plano de Bacia da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Sorocaba e Médio Tietê (UGRHI 10) -revisão para atendimento da deliberação CRH 62. (Relatório 104.269-205). 2008.

ALAMEDINE, N. ; FREITAS, C. G. L. ; BITAR, O. Y. ; LEITE, C. B. B. ; BRAGA, T. O. ; MONTEIRO, A. C. M. C. ; ALMEIDA, M. C. J. ; GIMENEZ FILHO, A. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; COSTA, M. O. . Processos erosivos e de contaminação nas bacias dos rios Cubatão, Mogi, Quilombo e Jurubatuba: estudo regional e subsídios pra proteção e conservação de mananciais. (Relatório 106.511-205). 2008.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Adequação da infraestrutura da secretaria executiva e das câmaras técnicas do CBH/SMG. (Parecer IPT-PA-063/08)r. 2008.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Monitoramento e planejamento integrado dos recursos hídricos para irrigação em mananciais na bacia hidrográfica do rio São José dos Dourados, Estado de São Paulo. (Parecer. 2008.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Levantamento, diagnóstico e avaliação de projetos pelo Fehidro de anos anteriores visando recomendações para melhoria do sistema. (Parecer IPT-PA-081/08). 2008.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; MONTEIRO, A. C. M. C. ; GIMENEZ FILHO, A. ; TERREL, D. ; TAVANTI, D. R. ; CARNESECA, M. H. . Relatório Um de Situação dos Recursos Hídricos da Bacia do Baixo Pardo/Grande. (Relatório nº 97.791-205). 2007.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; GALLARDO, A. L. C. F. ; MONTEIRO, A. C. M. C. ; GIMENEZ FILHO, A. ; COSTA, M. O. ; SOLERA, M. L. ; ZANELLA, L. ; ALVES, W. C. ; TAVANTI, D. R. ; CARNESECA, M. H. . Relatório Um de Situação dos Recursos Hídricos da Bacia do Turvo/Grande. (Relatório nº90.644-205).. 2007.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; GIMENEZ FILHO, A. ; CAMPANHA, V. A. ; ALMEIDA, M. C. J. ; GALLARDO, A. L. C. F. ; MONTEIRO, A. C. M. C. ; SOLERA, M. L. ; CARNESECA, M. H. ; ZANELLA, L. ; SANTOS, A. S. . Relatório Um de situação dos recursos hídricos da Bacia do Pardo (UGRHI 04) (Relatório 90.635 ? 205). 2007.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos. (Parecer IPT-PA-047/07). 2007.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Implantação da Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos no Estado de São Paulo. (Parecer JLAF-04/09/07). 2007.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Projeto Capacita SIGRH. (Parecer JLA-30/11/07). 2007.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Plano de Bacia e Cadastro de Usuários. (Parecer IPT-PA-057/07). 2007.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; GIMENEZ FILHO, A. ; CAMPANHA, V. A. ; ALMEIDA, M. C. J. ; AZEVEDO, S. G. ; GALLARDO, A. L. C. F. ; CANIL, K. ; COSTA, M. O. ; MONTEIRO, A. C. M. C. ; SOLERA, M. L. ; CARNESECA, M. H. . Plano de Bacia da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Sorocaba e Médio Tietê (UGRHI 10) (Relatório nº 91265-205). 2006.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; GIMENEZ FILHO, A. ; ALMEIDA, M. C. J. ; AGENA, S. S. ; CAMPANHA, V. A. ; AZEVEDO, S. G. ; CANIL, K. ; GALLARDO, A. L. C. F. ; MONTEIRO, A. C. M. C. ; COSTA, M. O. ; SOLERA, M. L. ; CARNESECA, M. H. ; ZANELLA, L. . Relatório zero da bacia do Sorocaba e Médio Tietê tualização 2005. (Relatório nº 80.401 ? 205). 2006.

GIMENEZ FILHO, A. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; MARETTI, E. . Revisão e complementação do relatório zero da UGRHI 10 e proposição de diretrizes para elaboração do plano de bacia. (Relatório 80401-205). 2006.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Elaboração do Plano de Bacia e Cadastro de Irrigantes da UGRHI 19 (Baixo Tietê). (Parecer IPT-PA-026/05). 2006.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Cadastramento de usuários do Ribeirão das Congonhas e Monitoramento hidrológico de bacias da UGHRI-4 (2ª fase). (Parecer IPT-PA-007/05). 2005.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Adequação da Infra-estrutura da Secretaria Executiva do CBH-Pardo. (Parecer IPT-PA-011/05). 2005.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Fortalecimento e modernização do agente técnico CETESB. (Parecer IPT-PA-022/05).. 2005.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Revisão do Plano da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê. (Parecer IPT-PA-040/05). 2005.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Relatório de situação dos recursos hídricos da Baixada Santista. (Parecer IPT-PA-009/04). 2004.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Implantação do portal de recursos hídricos do DAEE - Fase I. (Parecer IPT-PA-011/04). 2004.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Modernização do Agente Técnico DAEE - Fase I - Aquisição de equipamentos e softwares. (Parecer IPT-PA-010/04). 2004.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Elaboração do Plano de Bacia da Unidade Hidrográfica de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Sapucaí - Mirim/Grande. 2003.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Monitoramento Hidrogeológico e Hidroquímico do reservatório do Porto Primavera, UHE Engº. Sérgio Motta, Rio Paraná, Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul - Dados do Primeiro Biênio Pós-Enchimento. 2003.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Elaboração do Plano de Recursos da Unidade Hidrográfica de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Turvo/Grande. 2002.

GABAS, S. G. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; YU, A. S. O. ; FERNANDES, A. ; OGURA, A. T. ; RONDINELLI, D. ; CANIL, K. ; ZANELLA, L. ; ALVES, W. C. ; SANTOS, A. S. . Plano de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Litoral Norte. (Relatório 57.540). 2002.

ALMEIDA, M. C. J. ; MONTEIRO, A. C. M. C. ; AZEVEDO, S. G. ; GIMENEZ FILHO, A. ; COSTA, M. O. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; RIDENTE JUNIOR, J. L. ; LOPEZ, M. R. F. ; GUBITOSO, E. B. S. ; DOZZI, L. F. S. ; BRAGA, T. O. . Base de Dados de Meio Ambiente e Infra-Estrutura da Hidrovia Tietê-Paraná (Relatório Técnico 58.566). 2002.

COSTA, M. O. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; GIMENEZ FILHO, A. ; MONTEIRO, A. C. M. C. ; ALMEIDA, M. C. J. ; PAULON, N. ; MARINS, A. M. A. D. ; NACHBAL, B. ; SOROKIN, J. L. ; LOPEZ, M. R. F. ; YOSHIDA, O. S. . Visita técnica para avaliação de processos erosivos em área urbana do município de Santa Cruz do Rio Pardo, SP. (Parecer Técnico nº 8.098). 2002.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. AUGUSTO FILHO, O. GIMENEZ FILHO, A. AZEVEDO, S. G. ALMEIDA, M. C. J. ALMEIDA FILHO, G. S. NAKANDAKARE, K. C. CAMPANHA, V. A. CANIL, K. STEFANI, F. L. RIDENTE JUNIOR, J. L. BRAGA, T. O. CONSONI, A. J. BITAR, O. Y. COSTA, M. O. MONTEIRO, A. C. M. C. ALVES, W. C. AZEVEDO, R. M. B. BAPTISTA, Z. N. R. GUBITOSO, E. B. S. SANTOS, A. S. SAAD, A. M. LEITE, J. V. FRANCISCO, S. S. IWASA, O. Y. , et al. SALLES, E. R. ; Diagnóstico da Situação atual dos Recursos Hídricos e estabelecimento de diretrizes técnicas para elaboração do Plano da bacia hidrográfica do Tietê/Jacaré. (Relatório 40.674, 3 v.). 2000.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Diagnóstico da Situação atual dos Recursos Hídricos e estabelecimento de diretrizes técnicas para elaboração do Plano da bacia hidrográficade São José dos Dourado. 1999.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Diagnóstico da Situação atual dos Recursos Hídricos e estabelecimento de diretrizes técnicas para elaboração do Plano da bacia hidrográfica do Sapucaí - Mirim/Grande. São Paulo: Convênio IPT/CBH-SMG/FEHIDRO. 1999.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; ALMEIDA FILHO, G. S. ; NAKANDAKARE, K. C. ; ALMEIDA, M. C. J. ; CANIL, K. ; CAMPANHA, V. A. ; STEFANI, F. L. ; AZEVEDO, S. G. ; RIDENTE JUNIOR, J. L. ; BRAGA, T. O. ; CONSONI, A. J. ; BITAR, O. Y. ; VASCONCELOS, M. M. T. ; MONTEIRO, A. C. M. C. ; COSTA, M. O. ; ALVES, W. C. ; MARTINS, P. R. ; AZEVEDO, R. M. B. ; BAPTISTA, Z. N. R. ; GUBITOSO, E. B. S. ; SANTOS, A. S. ; SAAD, A. M. . Diagnóstico da Situação atual dos Recursos Hídricos e estabelecimento de diretrizes técnicas para elaboração do Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo. (Relatório 40.670). 1999.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; ALBUQUERQUE FILHO, J. L. GIMENEZ FILHO, A. NAKANDAKARE, K. C. ALMEIDA, M. C. J. CANIL, K. CAMPANHA, V. A. STEFANI, F. L. ALMEIDA FILHO, G. S. RIDENTE JUNIOR, J. L. BRAGA, T. O. CONSONI, A. J. BITAR, O. Y. VASCONCELOS, M. M. T. COSTA, M. O. MONTEIRO, A. C. M. C. AZEVEDO, R. M. B. MARTINS, P. R. BAPTISTA, Z. N. R. GUBITOSO, E. B. S. LEITE, J. V. ALVES, W. C. FRANCISCO, S. S. SAAD, A. M. IWASA, O. Y. BOLZACHINI, E. , et al. SANTOS, A. S. ; Diagnóstico da situação atual dos Recursos Hídricos e estabelecimento de diretrizes técnicas para a elaboração do Plano da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande. (Relatório 40.515). 1999.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Diagnóstico básico da situação das águas subterrâneas na cidade de São José do Rio Preto de São Paulo. 1997.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Projeto Adequação e Controle do Guarapiranga: Análise ambiental dos empreendimentos ativos e propposição de programas para planos de gerenciamento ambiental. 1997.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Determinação do potencial de influência do enchimento dos reservatórios de Canoas I e Canoas II sobreo lençol freático regional - primeira fase. 1996.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Caracterização hidrogeológica da microbacia de monitoramento ambiental da Aracruz Celulose, Aracruz, ES - Primeira Etapa. 1995.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Análise da Influência potencial da instalação do reservatório de Porto Primavera sobre o lençol freático na área da cidde de Panorama, SP. Primeira fase (Relatório 33.253). 1995.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Assistência Técnica da peritagem de abertura e inspeção de bomba submersa do poço artesiano P2, bairro de Nova Marília, Marília, SP. 1995.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Visitas técnicas do aterro controlado de Moji-Mirim, SP - área de influência do reservatório da PCH de moji-Guaçu. 1994.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Detalhamento das áreas potenciais de influência e monitoramento hidrogeológico do reservatório da barragem de Porto de Primavera. Relatório Preliminar (Compartimento C). 1993.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Avaliação preliminar do potencial de influência do enchimento do reservatório de Porto Primavera sobre o aqüífero livre na zona urbana e distrito industrial de Presidente Epitácio,SP. 1993.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Determinação da superfície do lençol freático natural e induzida pelo enchimento do reservatório de Porto de Primavera na área da Vila Nova Porto XV de Novembro, Bataguassu, MS. 1993.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Visita técnica à Escola Técnica Estadual de Segundo Gral José Rocha Mendes, Vila Prudente, SP. 1993.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Detalhadamento do potencial de influência da implantação do lago da barragem de taquaraçu sobre o sistema aqüífero liver no Subtrecho C1 do reservatório. 1992.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Detalhamento das áreas potenciais de influência e monitoramento hidrogeológico do reservatório da barragem de Porto Primavera. Relatório de Andamento (Compartimento A2). 1992.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Detalhamentodas áreas potenciais de influência e monitoramento hidrogeológico do reservatório da barragem de Porto Primavera. Ralatório Preliminas (Compatimento B). 1992.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Avaliação preliminar de elaboração do nível d'água subterrânea induzida pelo enchimento do reservatório de Porto Primavera sobre a área do Posto Fiscal XV de novembro, BR-267, Bataguassu, MS. 1992.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Detalhamento das áreas potenciais de influência e monitoramento hidrogeológico do reservatório da barragem de Porto Primavera. Relatório de Andamento (Compartimento A1). 1992.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Atualização do conhecimento e reavalição das áreas críticas nos entornos do futuros reservatórios de Três Irmãos. 1991.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Estudos hidrogeológicos na área da usina têxtil da Rhodia em Santo André, SP - 1º etapa. 1991.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Avaliação do potencial de influência do enchimento do reservatório de Porto Primavera sobre o aqüífero livre entre o Patrimônio Reta A-1 e Bataguassu, MS. 1991.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Inspeções de edificações e modelo hidrogeotécnico para a cidade de pereira Barreto - relatório de andamento da modelagem hidrogelógica. 1991.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Análise de dados do mi=onitoramento hidrogeológico efetuado os entornos do reservatório da barragem de Rosana, entre outubro de 1985 e outubro de 1990. 1991.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Sintse dos estudos sobre os efeitos produzidos por reservatórios de grandes barragens, com ênfase aos aspectos hidrogeológicos, geotécnicos e estruturas da região da barragen de Três Irmãos. 1990.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Orientações para o combate à erosões no Estado de São Paulo. Bacia do Pardo-Grande. 1990.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Avaliação do efeito do enchimento do reservatório da barragem de Três Irmãos sobre o nível freático na área da cidade de Pereira Barreto - 2º fase. 1989.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Monitoramento do impacto hidrogeológico do reservatório de Porto Primavera na área da Lagoa São Paulo. 1988.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Diagnóstico do abatimento de terreno em Cajamar, SP, e definição de medidas e diretrizes para a resoluçaõ do problema. 1987.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Goelogia das folhas Juquiá (SG. 23-V-A-I-4) e Miracatu (SG. 23-V-A-II-3), Estado de São Paulo. 1987.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Caracterização hidrogeológica da área da Fábrica Duratex S.A. em Botucatu, SP. 1986.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Orientações para o combate á erosão no Estado de São Paulo. Bacia do Peixe-Paranapanema. 1986.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Ensaios de produção em poços tubulares da vila residencial da Cesp - Companhia Energética de São Paulo no município de Buritama, SP. 1985.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Avaliação do efeito do enchimento do reservatório de Porto Primavera sobre o nível piezométrico na área da Lagoa São Paulo, 2º fase. 1985.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Geologia das folhas Barra do Chapéu (SG. 22-X-B-I-4) e Araçaiba (SG. 22-X-B-II-3), estados de São Paulo e Paraná. 1985.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Visita à fazenda primavera, município de Barbosa, SP. Área de influência do reservatório de Nova Avanhadava. 1984.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Relatório final de acompanhamento e fiscalização de poço tubular para abastecimento da Fábrica Boehringer & Cia Ltda, Bauru, SP. 1984.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Caracterização do efeito do enchimento do reservatório de Itaipu sobre o nível pizométrico regional, entre o eixo da barragem e Porto Mnedes, primeira fase. 1984.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Caracterização hidrogeológica da jazida cachoeira - Projeto Lagoa Real. 1983.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Avaliação do efeito deo enchimento do reservatório da barragem de Três Irmãos sobre o nível piezométrico regional - primeira fase. 1983.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Estudo regional detalhado do Estado do Rio Grande do Norte. 1982.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Interpretação de ensaios de bombeamento da jazida de Itatatia Santa Quitéria , CE. 1981.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Ensaios escalonados em poços na área industrial da Albras, em Vila do Conde, Barbacena, PA. 1981.

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Caverna na Tailândia é formada por caminho estreito que dificulta o resgate de meninos. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Mergulhadores lutam contra o tempo para resgatar meninos na Tailândia. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Procura por perfuração de poços artesianos segue em alta em SP. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . 'Efeito esponja' dificulta acumular água nos reservatórios. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Desassoreamento de represas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Nível do Sistema Cantareira para de cair por causa da chuva em São Paulo. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Represas que abastecem SP atingem nível mais baixo desde 1930. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . MP-SP processa a Sabesp e o DAEE do estado. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Nível dos reservatórios do Sistema Cantareira caiu neste sábado para 13,4%. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Condomínios em SP constroem poços artesianos para não faltar água. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Retrospectiva 2014: Crise da água - parte 1. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Retrospectiva 2014: Crise da água - parte 2. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Somente um volume expressivo de chuva trará resposta positiva no nível do Cantareira. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Estudo do IPT não encontra contaminação em águas subterrâneas de Guarulhos. 2018; Tema: águas subterrâneas. (Site).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Mini-Curso: Aspectos da contribuição dos municípios na elaboração participativa e implentação dos Planos de Bacis para as UGRHIs do Estado de São Paulo. 2014. .

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Visita Técnica de Hernán Vigier subsecretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Produção, Ciência e Tecnologia da Província de Buenos Aires. 2013. (Visita Técnica).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Visita Técnica de Maria de Lourdes Antunes do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de Portugal. 2013. (Visita Técnica).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Curso de Capacitação Técnica em Recursos Hídricos para a Sociedade Civil do Billings Tamanduateí - Discisplina: Águas Subterrâneas. 2005. .

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Gerenciamento de Recursos Hídricos (04/10/2005). 2005. (Bate papo).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. ; PRANDI, E. C. ; GUALDI, O. J. ; FERREIRA, C. J. ; CAMPOS, J. E. . Subsídios para o Encontro Técnico de Águas Subterrâneas - Levantamento das ações e projetos prioritários nos comitês de bacia, com vistas ao Plano Estadual de Recursos Hídricos. - Síntese de informações (com base nos Planos de Bacia e ou Relatórios Zero). 2004. (Relatório de pesquisa).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Plano de Bacia da unidade hidrografica de gerenciamento de recursos hídricos Turvo/Grande - UGRHI 15. 2004. (Projeto).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . O IPT e o sistema estadual de gerenciamento integrado de recursos hídricos (27/05/2003). 2003. (Bate papo).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Participação do IPT no gerenciamento integrado de recursos hídricos no Estado de São Paulo. (15/04/2003). 2003. (Bate papo).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Aproveitamento de Águas Subterrâneas. (16/04/2002). 2002. (Bate papo).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Aproveitamento de Águas Subterrâneas. (23/10/2001). 2001. (Bate papo).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Water table oscillation due to civil works: hydroelectric dam reservoirs impoundment in São Paulo, state Brazil. 1998. (Cartas, mapas ou similares/Outra).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Avaliação de disponibilidade hídrica como subsídio ao planejamento da agricultura irrigada na região de Dracena, SP. 1997. (Cartas, mapas ou similares/Outra).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Caracterização Hidrogeológica de Microbacia de monitoramento ambiental com o uso de métodos geofísicos. 1997. (Cartas, mapas ou similares/Outra).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Aplicação do mapeamento de potencial espontâneo na definição do comportamento dos fluxos de água subterrânea em uma microbacia de monitoramento ambiental. 1997. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Carta do potencial do enchimento de reservatórios sobre aqüíferos freáticos. 1993. (Cartas, mapas ou similares/Carta).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Contribuição à geologia de parte do municipio de Terra Nova, PE (Folha Salgueiro, SC -24-C-II. 1981. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Contribuição ao conhecimento geológico da parte do município de Terra Nova, PE. 1980. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Geologia Econômica de Frei Martinho - PB. 1979. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALBUQUERQUE FILHO, J. L. . Avaliação e emissão de parecer sobre artigo científico - Classificação das áreas de recarga do aqüífero Guarani no Brasil em domínios pedomorfoagroclimáticos - subsídio aos estudos de avaliação de risco de contaminação das águas subterrâneas. 2005 (Avaliação e emissão de parecer sobre artigo científico) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Governança das Águas Subterrâneas no Estado de São Paulo - Processo CNPq 406314/2016-0 2017, Descrição: A governança das águas no Brasil é prioritariamente voltada para os recursos hídricos superficiais. Apesar do intenso uso dos aquíferos para o abastecimento público e privado, que tende a aumentar diante do quadro de crise hídrica, pouco se sabe sobre a governança das águas subterrâneas. Ante a dominialidade desse recurso, o principal responsável por sua governança são os Estados. O estado de São Paulo explora intensamente os aquíferos e estabeleceu leis para sua gestão desde a década oitenta, porém pode se dizer que há realmente uma governança das águas subterrâneas? O presente projeto de pesquisa pretende analisar o nível de governança das águas subterrâneas no Estado de São Paulo com base em um checklist de Página 1 de 5 governança formado por uma série de critérios que se dividem em quatro domínios: a) técnico; b) legal; c) operacional e d) coordenação político institucional. A construção desse checklist de governança das águas subterrâneas se baseará na literatura científica e em entrevistas com especialistas. Por sua vez, a avaliação do Estado de São Paulo será realizada por meio da consulta da legislação estadual, bem como de atos normativos e materiais produzidos pelos órgãos públicos de gestão. Espera-se como resultado construir um checklist de governança das águas subterrâneas que possa ser aplicado em outros estados e traçar um panorama sobre a situação do Estado de São Paulo... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Pilar Carolina Villar - Coordenador / Noemia Bohn - Integrante / William Jucelio Goetten - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Revisão do Plano Diretor e da legislação de uso do solo em Itanhaém, SP, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Geraldo Luz de Freitas em 28/08/2018., Descrição: Os estudos desenvolvidos tiveram por objetivo geral apresentar proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) de Itanhaém (apresentado no VOLUME 2), permitindo subsidiar alterações na legislação de uso do solo. Esse processo é dinâmico e deve ser conduzido pelo Poder Executivo, com articulação junto aos representantes no Poder Legislativo e com a sociedade civil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Carlos Geraldo Luz de Freitas - Coordenador / Vilma Alves Campanha - Integrante / Sergio Gouvea de Azevedo - Integrante / Ana Candida Melo Cavani Monteiro - Integrante / Maria Cristina Jacinto de Almeida - Integrante / Nivaldo Paulon - Integrante / Débora Terrel - Integrante / Maria Lúcia Solera - Integrante / Ana Maria de Azevedo Dantas Marins - Integrante / Priscila Ikematsu - Integrante / Benedito Nachbal - Integrante / Ana Maciel de Carvalho - Integrante / André Luiz Ferreira - Integrante / Rodrigo Augusto Stabile - Integrante / Tatiana Luiz dos Santos Tavares - Integrante / Alvaro Camargo Kopezynsnki - Integrante / Bruno Prearo - Integrante / Roberto Tadao Pinho Sakate - Integrante / Maria Angela Furquim de Almeida - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Itanhaém - Cooperação / Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2012

    Capacitação de agentes gestores ao uso de geotecnologias aplicadas ao gerenciamento de recursos hídricos, Descrição: Elaborar a sistematização de geotecnologias para produção de informações, dados e indicadores visando à capacitação de agentes gestores de recursos hídricos do CBH-TG e técnicos das prefeituras da UGRHI 15. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Hélio Cesar Suleiman - Coordenador / Gustavo Ferreira de Souza - Integrante / Antônio Conceição Paranhos Filho - Integrante / Débora Riva Tavanti Morelli - Integrante / Lorena Avelina Rojas Gutierrez - Integrante / Ademir Paceli Barbassa - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Águas - Auxílio financeiro / Comitê da Bacia Hidrográfica Turvo Grande - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo - Cooperação / Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Cooperação / Universidade Federal de São Carlos - Cooperação / Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT - Cooperação.

  • 2009 - Atual

    Avaliação de Vulnerabilidade e Risco de Contaminação das Águas Subterrâneas no Estado de São Paulo, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2012

    Desenvolvimento de Processo para Avaliação Ambiental em Obras Civis que Interceptam Corpos d?água., Descrição: O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver processo de avaliação ambiental por meio de acompanhamento de construção de obras civis rodoviárias com uso de equipamentos portáteis e que permitissem a tomada de decisão preliminar, antes da emissão de resultados laboratoriais. A pesquisa tecnológica avaliou os impactos no meio físico, especificamente nas águas de superfície (córregos, rios, reservatórios artificiais e lagos) durante a construção de uma rodovia, empregando-se para o monitoramento da qualidade dessas águas duas sondas multiparamétricas que faziam registros de parâmetros como Oxigênio Dissolvido (OD), Condutividade Elétrica (CE), Total Dissolvido de Sólidos (TDS) e Resistividade, Temperatura, pH, Potencial Redox, Salinidade, Pressão (nível e profundidade), nitrato, cloreto, amônia e turbidez.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Coordenador / Sergio Gouvea de Azevedo - Integrante / Priscila Ikematsu - Integrante / Sofia Julia Alves Macedo Campos - Integrante / Ana Maciel de Carvalho - Integrante / Rodrigo Augusto Stabile - Integrante / Caio Pompeu Cavalhieri - Integrante / Guilherme de Paula S. C. Cortez - Integrante.

  • 2008 - 2009

    Especificação de um Sistema Geral de Processos de Monitoramento e Dados Hidrometeorológicos como parte intergrante do Sistema Nacional de Informações em Recursos Hídricos (SNIRH) para a ANA (Coordenador de Co-Executora - Financiamento: FINEP), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Coordenador.

  • 2008 - Atual

    Cooperação Internacional em Águas Subterrâneas (CIAS), Descrição: Convênio CNPQ/PróAfrica. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos - SNIRH - Aplicativo para a regionalização de vazões e sua espacialização em rede hidrográfica na escala do milionésimo., Descrição: É um projeto de cooperação de estudos de regionalização que tem por objetivo geral desenvolver um aplicativo que permita a regionalização de vazões, especializando-as em rede hidrográfica na escala do milionésimo. Os objetivos específicos visam desenvolver aplicativos que permitam a execução das seguintes atividades, como o tratamento de séries de dados hidrológicos já consistidos; Extração de informações métricas e topológicas disponibilizadas em seções específicas pelo SNIRHJ na escala do milionésimo; Identificação de regiões hidrologicamente homogêneas; Regionalização de vazões e incorporação destas informações no SNIRH; E extração automática de vazões a partir de rede hidrográfica na escala do milionésimo.Com isso, comparar, para seções a serem definidas, algumas das técnicas de regionalização existentes. Vigência: 16/09/2006 a 15/09/2008 ; Recurso liberado:R$ 370.376,49 ; FINEP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Fernando Falco Pruski - Coordenador / Antônio Sérgio Ferreira Mendonça - Integrante / Ana Lúcia Dolabella - Integrante / Yvonilde Dantas Pinto Medeiros - Integrante / Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral - Integrante / Antônio Ferreira da Hora - Integrante / Luísa Fernanda Ribeiro Reis - Integrante / Josiane Rosa Silva de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Fase II - Desenvolvimento do software de vulnerabilidade natural à poluição ambiental: FORTGEO Planejamento Ambiental, Descrição: O crescimento da consciência ambiental, da preocupação com a inclusão social e educacional por parte de órgãos governamentais e o direcionamento estratégico para estimular as principais agências de fomento à pesquisa a prospectar projetos dessas importantes áreas do conhecimento são fatos relevantes para a inovação tecnológica. A partir do funcionamento pleno do software de avaliação da vulnerabilidade natural à poluição ambiental (FortGEO software), pretende-se sensibilizar os gestores urbanos e empresariais, no sentido de demonstrar que o planejamento e a gestão integrada do meio natural devem ser prioridades e considerados instrumentos otimizadores de recursos humanos e financeiros. O FortGEO software está estruturado em nove planos de informação e adicionalmente um plano de informação livre/configurável. Esses planos de informação são subdivididos em mestre (Geologia, Hidrogeologia), em complementares (Geotecnia, Geohidráulica, Geofísica), em auxiliares (Fontes Potenciais à Poluição, Legislação Ambiental e Recursos Hídricos, Mapa de Documentação Digital) e em livre/configurável. As formas de saída de dados são relatórios, gráficos e documentos cartográficos georreferenciados. O protótipo do sistema foi desenvolvido numa plataforma livre e com interface na Internet. Os resultados obtidos na primeira fase de desenvolvimento do protótipo do FortGEO software comprova a demanda por produtos/serviços de tecnologia nacional e de significativo potencial de retorno ambiental, social, educacional e comercial. Diante do quadro exposto, torna-se imprescindível o aprimoramento e a homologação plena do FortGEO software a partir do deferimento deste projeto de pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Fábio José Meaulo - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    Aplicação de Geotecnologias para a redução de escasez de água para abastecimento na Região de Campinas (SP) (Participante), Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Coordenador., Número de orientações: 9

  • 2005 - 2005

    Fase I - Desenvolvimento do software de vulnerabilidade natural à poluição ambiental: FORTGEO Planejamento Ambiental, Descrição: O atual quadro de crescimento urbano desordenado dos municípios brasileiros tem resultado em inúmeros problemas no meio físico, no meio biológico e sócio-econômico. Acredita-se que algumas conseqüências desses problemas ambientais podem ser minimizadas e/ou evitadas a partir do planejamento e da gestão ambiental dos municípios. Entretanto, sabe-se que parte dos municípios brasileiros e do Estado de São Paulo, não possuem equipe técnica qualificada para compreender a dinâmica dos processos geológicos e hidrogeológicos. A proposta desse projeto de viabilidade é desenvolver um software de avaliação da vulnerabilidade natural à poluição do meio físico, que contribua na tomada de decisões do gestor público municipal, fundamentado no conhecimento da Geologia e Hidrogeologia da área onde o município está inserido. Em outras palavras, o software irá subsidiar estratégias e ações adequadas para as diferentes formas de intervenção antrópica no meio físico. O desenvolvimento do programa computacional proposto será formatado numa linguagem compatível ao ambiente Windows, de fácil manuseio e baixo custo operacional. O sistema de informação do software será segmentado em três grupos: Grupo 1: entrada de dados do meio físico, das fontes de poluição, da legislação federal e estadual e a valoração imobiliária do município; Grupo 2: sistema gerenciador de banco de dados (SGBD); Grupo 3: saída de dados processados no formato de relatórios, gráficos e documentos cartográficos digitais. O produto final deste projeto caracteriza-se pelo alto potencial de retorno comercial e social. O software de mapeamento da vulnerabilidade natural à poluição do meio físico será disponibilizado para instituições de ensino e pesquisa, e para municípios de pequeno porte do Estado de São Paulo. Cumpre ressaltar que a utilização adequada desse recurso computacional pode proporcionar aos municípios uma redução substancial de locais contaminados e imensurável ganho ambiental e por conseqüência, melho. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Fábio José Meaulo - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2005 - Atual

    Elaboração do Relatório Um de Situação dos Recursos Hídricos da Unidade de Gerenciamento do Baixo Pardo/Grande, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Coordenador., Financiador(es): Fundo Estadual de Recursos Hídricos - Outra.

  • 2004 - 2007

    Elaboração do Relatório Um de Situação dos Recursos Hídricos da Unidade de Gerenciamento do Pardo, Descrição: De acordo com as políticas públicas de recursos hídricos e documentos que às orientam e regulamentam, o Relatório de Situação se constitui em instrumento que tem como objetivo principal avaliar periodicamente a evolução qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos de uma bacia ou unidades de gerenciamento, notadamente por meio da análise da implementação de ações estabelecidas nos planos de bacia, ou mesmo, de outros instrumentos setoriais, para implementação em curto médio e longo prazos. Dessa forma, o relatório de situação objetiva atender, atende, ao mesmo tempo, as necessidades de cunho regional no âmbito de uma Bacia, ou das sub-bacias que a compõe, subsidiando a melhoria da estruturação é a implementação do planejamento do gerenciamento multibacias estaduais ou interestaduais. A elaboração do Relatório de Situação possibilita o CBH a fortalecer a busca ao atendimento do princípio básico norteador preponderante da Política Estadual de Recursos Hídricos no que concerne à área da UGRHI do Pardo. O atendimento de Situação resultou por envolver, também, os seguintes objetivos específicos: a) Atualização de dados e informações em relação àqueles contidos no Relatório Zero b) Difusão dos resultados do Relatório Zero e do plano de Bacia contribuindo para o entendimento e conscientização dos vários atores e setores envolvidos com o Comitê, assim como da sociedade da região em geral, no que diz respeito ao conhecimento acerca da situação dos recursos hídricos da UGRHI, perspectivas futuras e sobre os fundamentos, a lógica e as esponsabilidades de cada um para o adequado gerenciamento integrado, no mais completo possível significado do termo; c) Fomentação da idéia de estabelecimento do planejamento compartilhado entre o Comitê, seus membros, sociedades locais e equipes técnicas (locais ou não), calcandose os objetivos no campo dos recursos hídricos e para que se tenha crescente melhoria na sua qualidade, quantidade e balanço oferta versus demanda e; d). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Coordenador / Antonio Gimenez Filho - Integrante / Vilma Alves Campanha - Integrante / Ana Candida Melo Cavani Monteiro - Integrante / Maria Cristina Jacinto de Almeida - Integrante / Gerson Salviano de Almeida Filho - Integrante / Mariana Hortelani Carneseca - Integrante / Luciano Zanella - Integrante / Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo - Integrante / Maria Lúcia Solera - Integrante., Financiador(es): Fundo Estadual de Recursos Hídricos - Outra., Número de produções C, T & A: 1

  • 2003 - Atual

    Plano de gerenciamento integrado de resíduos sólidos, Descrição: Plano de gerenciamento integrado de resíduos sólidos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) . , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Malva Andrea Mancuso Paraiso Cavalcanti - Integrante / Wolney Castilho Alves - Integrante / Claudio Benedito Baptista Leite - Integrante / Angelo Jose Consoni - Coordenador / Clarita Schvartz Peres - Integrante / Sergio Gouvea de Azevedo - Integrante / Luiz Carlos Ferreira Pedro - Integrante / Mônica Speck Cassola - Integrante / Samuel Sussumu Agena - Integrante / Carlos Alberto Ferreira Lagarinhos - Integrante / Cristiano Augusto Guimarães Feitosa - Integrante / Fernando Luciano Merli do Amaral - Integrante.

  • 2003 - Atual

    Estudos hidrogeológicos e cartografia geotécnica em apoio ao projeto macrozoneamento hidrográfico, Descrição: O projeto realizará estudos hidrogeológicos e cartografia geotécnica em apoio ao projeto macrozoneamento hidrográfico da bacia do rio Jaguari.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Sergio Gouvea de Azevedo - Coordenador.

  • 2003 - Atual

    Estudos hidrogeológicos visando o aproveitamento sustentável das águas subterraneas, Descrição: O projeto trata dos estudos hidrogeológicos visando o aproveitamento sustentável das águas subterraneas do aquífero Bauru na área das bacias dos rios Aguapei e Peixe.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Malva Andrea Mancuso Paraiso Cavalcanti - Integrante / Sergio Gouvea de Azevedo - Integrante / Ana Candida Melo Cavani Monteiro - Integrante / Erica Bolzachini - Integrante / Mario Otávio Costa - Coordenador.

  • 2003 - Atual

    Subsídios técnicos ambientais para a instalação do reservatório de Piraju SP, Descrição: Subsídios técnicos ambientais para a instalação do reservatório de Piraju SP. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Coordenador / Malva Andrea Mancuso Paraiso Cavalcanti - Integrante / Sergio Gouvea de Azevedo - Integrante / Erica Bolzachini - Integrante.

  • 2002 - Atual

    Desenvolvimento de sistema de controle e prevenção de erosão e assoreamento., Descrição: Desenvolvimento de sistema de controle de erosão na bacia do córrego Pirajuçara municipios de São Paulo, Taboão da Serra e Embu - Projeto Erosão Zero. Em 2004 iniciou-se pesquisas na bacia do Rio Aricanduva em São Paulo. Trabalhos para avaliação e diretrizes para conservação dos recursos hídricos superficiais na Bacia do Alto Tietê, no que se refere aos processos erosivos. Áreas de erosão e assoreamento da bacia hidrográfica do Ribeira de Iguape e rio Juquia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Omar Yazbek Bitar - Coordenador / Oswaldo Augusto Filho - Integrante / Eduardo Soares de Macedo - Integrante / Samuel Sussumu Agena - Integrante / Alessandra Cristina Corsi - Integrante / Fausto Luis Stefani - Integrante / Gerson Salviano de Almeida Filho - Integrante / José Luis Ridente Junior - Integrante / Luiz Antonio Pereira de Souza - Integrante.

  • 2001 - Atual

    Estudos hidrogeológicos no aquífero Guarani no Estado de São Paulo., Descrição: Estudos hidrogeológicos no aquífero Guarani no Estado de São Paulo, em projeto multinstitucional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Antonio Gimenez Filho - Integrante / Sergio Gouvea de Azevedo - Coordenador / Erica Bolzachini - Integrante.

  • 2001 - Atual

    Planos de Bacias Hidrográficas, Descrição: Estudos voltados para a elaboração dos planos de gerenciamento de bacias hidrográficas, com proposição de metas e ações de curto, médio e longo prazos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Coordenador / Antonio Gimenez Filho - Integrante / Wolney Castilho Alves - Integrante / Claudio Benedito Baptista Leite - Integrante / Angelo Jose Consoni - Integrante / Sergio Gouvea de Azevedo - Integrante / Erica Bolzachini - Integrante.

  • 1999 - Atual

    Conservação de água de abastecimento público, Descrição: Elaboração de concepções e desenvolvimento de metodologias aplicáveis à conservação de água.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Wolney Castilho Alves - Coordenador / Geraldo Figueiredo de Carvalho Gama Junior - Integrante / Ricardo de Britto Marques - Integrante / Ricardo de Sousa Moretti - Integrante / Francisco Gagliardi - Integrante.

  • 1998 - 2000

    Diagnóstico da situação atual dos Recursos Hídricos e estabelecimento de diretrizes técnicas para elaboração do Plano da bacia hidrográfica do Tietê/Jacaré (Convênio IPT/CHB-TJ/FEHIDRO), Descrição: Os objetivos principais dos trabalhos realizados foram: a) execução do diagnóstico da Unidade Hidrográfica de Gerenciamento de Recursos Hídricos ? UGRHI do Tietê-Jacaré (n0 13), no que diz respeito ao levantamento e atualização de informações disponíveis sobre a Bacia (Relatório Zero); b) formulação de diretrizes preliminares para a elaboração do Plano da Bacia Hidrográfica Os trabalhos foram desenvolvidos em consonância com as diretrizes constantes da proposta metodológica para elaboração do "Relatório Zero", apresentada pelo Grupo Técnico de Planejamento do CORHI (Comitê Coordenador do Plano Estadual de Recursos Hídricos), Tendo-se em conta a orientação geral estabelecida nestas diretrizes propostas pelo CORHI, foram desenvolvidas as seguintes atividades principais: a) elaboração da base cartográfica digital da UGRHI na escala 1:250.000; b) compilação de dados do meio físico, biológico e sócio-econômico dos municípios componentes da UGRHI; c) realização de visitas técnicas nas prefeituras destes municípios (34 no total), a fim de complementar a compilação de dados; d) tratamento e apresentação dos dados, envolvendo a elaboração de mapas temáticos (geologia, geomorfologia, MDE, declividade, pedologia, processos erosivos etc.); e) análise dos dados e diagnóstico da situação atual da Bacia; f) elaboração do Relatório Zero.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (13) . , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Coordenador / Omar Yazbek Bitar - Integrante / Oswaldo Augusto Filho - Integrante / Antonio Gimenez Filho - Integrante / Wolney Castilho Alves - Integrante / Vilma Alves Campanha - Integrante / Angelo Jose Consoni - Integrante / Katia Canil - Integrante / Sergio Gouvea de Azevedo - Integrante / Katia Cristina Nakandakare - Integrante / Tânia de Oliveira Braga - Integrante / Ana Candida Melo Cavani Monteiro - Integrante / Maria Cristina Jacinto de Almeida - Integrante / Regina Maria Bueno de Azevedo - Integrante / Fausto Luis Stefani - Integrante / Gerson Salviano de Almeida Filho - Integrante / José Luis Ridente Junior - Integrante / Mario Otávio Costa - Integrante / Zilda Nilza Ribeiro Baptista - Integrante / Edna Baptista dos Santos Gubitoso - Integrante / Jader Vieira Leite - Integrante / Sibele Soto Francisco - Integrante / Antonio Melhem Saad - Integrante / Oswaldo Yujiro Iwasa - Integrante / Adélia Souza dos Santos - Integrante / Enio Ribeiro Salles - Integrante., Financiador(es): Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê/Jacaré - Auxílio financeiro / Fundo Estadual de Recursos Hídricos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1998 - 1999

    Diagnóstico da situação atual dos Recursos Hídricos e estabelecimento de diretrizes técnicas para a elaboração do Plano da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande, Descrição: Esse projeto aborda os Recursos hídricos e temas correlatos da área da Bacia Hidrográfica de: Turvo/Grande. Segundo a proposta metodológica elaborada pelo Comitê Coordenador do Plano Estadual de Recursos Hídricos - CORHI, que inclui a coleta, tratamento, apresentação e análise preliminar dos dados, incluindo: ?Meio físico (geologia, geomorfologia, pedologia e hidrometeorologia); ?Biodiversidade; ?Sócio-economia (histórico do desenvolvimento da região, aspectos demográficos, ecomonia, uso e ocupação do solo, política urbana); ?Recursos hídricos (disponibilidade hídrica, usos e demandas, fontes de poluição, qualidade das águas); ?Saneamento básico (abastecimento de água, esgotamento sanitário, doenças de veiculação hídrica); ?Áreas protegidas por lei; ?Áreas degradadas (por erosão, assoreamento, inundações, minerações e por supressão de vegetação). A análise efetuada permitiu obter uma visão dos principais problemas existentes na UGRHI, o que possibilitou a proposição de uma série de ações de curto, médio e longo prazos, as quais deverão ser discutidas e aprofundadas na elaboração do Plano da Bacia, com a priorização de projetos e metas no âmbito do CBH-TG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Coordenador / Omar Yazbek Bitar - Integrante / Antonio Gimenez Filho - Integrante / Wolney Castilho Alves - Integrante / Vilma Alves Campanha - Integrante / Angelo Jose Consoni - Integrante / Katia Canil - Integrante / Sergio Gouvea de Azevedo - Integrante / Katia Cristina Nakandakare - Integrante / Tânia de Oliveira Braga - Integrante / Ana Candida Melo Cavani Monteiro - Integrante / Maria Marta Teixeira Vasconcelos - Integrante / Maria Cristina Jacinto de Almeida - Integrante / Regina Maria Bueno de Azevedo - Integrante / Fausto Luis Stefani - Integrante / Gerson Salviano de Almeida Filho - Integrante / José Luis Ridente Junior - Integrante / Mario Otávio Costa - Integrante / Paulo Roberto Martins - Integrante / Zilda Nilza Ribeiro Baptista - Integrante / Edna Baptista dos Santos Gubitoso - Integrante / Jader Vieira Leite - Integrante / Sibele Soto Francisco - Integrante / Antonio Melhem Saad - Integrante / Oswaldo Yujiro Iwasa - Integrante / Adélia Souza dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundo Estadual de Recursos Hídricos - Auxílio financeiro / Comitê da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1998 - Atual

    Instrumentos de planejamento e gestão ambiental, Descrição: Aplicar os principais instrumentos técnico-gerenciais de planejamento e gestão ambiental a empreendimentos habitacionais, compreendendo: avaliação de impacto ambiental, sistema de gestão e auditoria ambiental, entre outros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Omar Yazbek Bitar - Coordenador / Carlos Geraldo Luz de Freitas - Integrante / Antonio Gimenez Filho - Integrante / Wolney Castilho Alves - Integrante / Vilma Alves Campanha - Integrante / Angelo Jose Consoni - Integrante / Marcio Augusto Rabelo Nahuz - Integrante / Tânia de Oliveira Braga - Integrante / Geraldo Figueiredo de Carvalho Gama Junior - Integrante / Eduardo Soares de Macedo - Integrante / Agostinho Tadashi Ogura - Integrante / Agnes Fernandes - Integrante / Gisleine Coelho de Campos - Integrante / Jane Luchtenberg Vieira - Integrante / Jose Maria de Camargo Barros - Integrante / Luiz Antonio Gomes - Integrante / Márcio Paulo Ackermann - Integrante / Regina Maria Bueno de Azevedo - Integrante / Roberto Katumi Nakaguma - Integrante / Solange Aparecida Machado - Integrante.

  • 1985 - 1987

    Geologia das folhas Juquiá (SG.23-V-A-I-4) e Miracatu (SG.23-V-A-II-3), Estado de São Paulo, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Coordenador.

  • 1984 - 1985

    Geologia das folhas Barra do Chapéu (SG.22-X-B-I-4) e Araçaiba (SG.22-X-B-II-3), estados de São Paulo e Paraná, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Coordenador.

  • 1982 - 1983

    Interpretação de ensaios de bombeamento da jazida de Itataia, Santa Quitéria - CE, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2012 - Atual

    Projeto Financiado Fapesp - Processo 2010/51233-7 - Recuperação de áreas degradadas de mineração associando técnicas de bioengenharia de solos com geração e manutenção de serviços ambientais, Descrição: Projeto de pesquisa em desenvolvimento sob coordenação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em atendimento à Chamada de Proposta de Pesquisa nº 1/2010 FAPEMIG/FAPESP/FAPESPA/VALE S.A. A motivação da pesquisa é a ocorrência de extensas áreas associadas à mineração de agregados, que alteram a paisagem, modificam a dinâmica dos processos de dinâmica superficial e de circulação das águas superficiais, causando significativos impactos ambientais. Realizar a recuperação adequada dessas áreas, garantindo a manutenção dos serviços ambientais afetados consiste em desafio atual e relevante. O entendimento e a solução do problema deve ser subsidiada pela integração de áreas tecnológicas diversas. A insuficiência de estudos detalhados e aplicados de técnicas de bioengenharia de solos na recuperação de áreas degradadas que associem serviços ambientais a atividades minerárias demonstram a existência de lacunas no conhecimento, cujo desenvolvimento permite gerar inovação e disseminação. Para tanto está prevista a identificação, análise, seleção e aprimoramento de técnicas de bioengenharia de solos passíveis de serem aplicadas nesse contexto, bem como o desenvolvimento de indicadores ambientais e parâmetros de avaliação de serviços ambientais que também serão valorados. A pesquisa, além de vasta revisão do estado da arte atual da bioengenharia e da recuperação de áreas degradadas, será realizada por meio de experimento de campo, de longo prazo de acompanhamento avaliação contínua.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Marcio Augusto Rabelo Nahuz - Coordenador / Mariana Hortelani Carneseca - Integrante / Maria Lúcia Solera - Integrante / Priscila Ikematsu - Integrante / Sofia Julia Alves Macedo Campos - Integrante / Caio Cavalhieri - Integrante / Caroline Almeida Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Vale S.A. - Auxílio financeiro.

  • 2012 - Atual

    Projeto Financiado Fapesp - Processo 2010/51233-7 - Recuperação de áreas degradadas de mineração associando técnicas de bioengenharia de solos com geração e manutenção de serviços ambientais, Descrição: Projeto de pesquisa em desenvolvimento sob coordenação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em atendimento à Chamada de Proposta de Pesquisa nº 1/2010 FAPEMIG/FAPESP/FAPESPA/VALE S.A. A motivação da pesquisa é a ocorrência de extensas áreas associadas à mineração de agregados, que alteram a paisagem, modificam a dinâmica dos processos de dinâmica superficial e de circulação das águas superficiais, causando significativos impactos ambientais. Realizar a recuperação adequada dessas áreas, garantindo a manutenção dos serviços ambientais afetados consiste em desafio atual e relevante. O entendimento e a solução do problema deve ser subsidiada pela integração de áreas tecnológicas diversas. A insuficiência de estudos detalhados e aplicados de técnicas de bioengenharia de solos na recuperação de áreas degradadas que associem serviços ambientais a atividades minerárias demonstram a existência de lacunas no conhecimento, cujo desenvolvimento permite gerar inovação e disseminação. Para tanto está prevista a identificação, análise, seleção e aprimoramento de técnicas de bioengenharia de solos passíveis de serem aplicadas nesse contexto, bem como o desenvolvimento de indicadores ambientais e parâmetros de avaliação de serviços ambientais que também serão valorados. A pesquisa, além de vasta revisão do estado da arte atual da bioengenharia e da recuperação de áreas degradadas, será realizada por meio de experimento de campo, de longo prazo de acompanhamento avaliação contínua.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Marcio Augusto Rabelo Nahuz - Coordenador / Mariana Hortelani Carneseca - Integrante / Maria Lúcia Solera - Integrante / Priscila Ikematsu - Integrante / Sofia Julia Alves Macedo Campos - Integrante / Caio Cavalhieri - Integrante / Caroline Almeida Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Vale S.A. - Auxílio financeiro.

  • 2012 - Atual

    Projeto Financiado Fapesp - Processo 2010/51233-7 - Recuperação de áreas degradadas de mineração associando técnicas de bioengenharia de solos com geração e manutenção de serviços ambientais, Descrição: Projeto de pesquisa em desenvolvimento sob coordenação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em atendimento à Chamada de Proposta de Pesquisa nº 1/2010 FAPEMIG/FAPESP/FAPESPA/VALE S.A. A motivação da pesquisa é a ocorrência de extensas áreas associadas à mineração de agregados, que alteram a paisagem, modificam a dinâmica dos processos de dinâmica superficial e de circulação das águas superficiais, causando significativos impactos ambientais. Realizar a recuperação adequada dessas áreas, garantindo a manutenção dos serviços ambientais afetados consiste em desafio atual e relevante. O entendimento e a solução do problema deve ser subsidiada pela integração de áreas tecnológicas diversas. A insuficiência de estudos detalhados e aplicados de técnicas de bioengenharia de solos na recuperação de áreas degradadas que associem serviços ambientais a atividades minerárias demonstram a existência de lacunas no conhecimento, cujo desenvolvimento permite gerar inovação e disseminação. Para tanto está prevista a identificação, análise, seleção e aprimoramento de técnicas de bioengenharia de solos passíveis de serem aplicadas nesse contexto, bem como o desenvolvimento de indicadores ambientais e parâmetros de avaliação de serviços ambientais que também serão valorados. A pesquisa, além de vasta revisão do estado da arte atual da bioengenharia e da recuperação de áreas degradadas, será realizada por meio de experimento de campo, de longo prazo de acompanhamento avaliação contínua.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Marcio Augusto Rabelo Nahuz - Coordenador / Mariana Hortelani Carneseca - Integrante / Maria Lúcia Solera - Integrante / Priscila Ikematsu - Integrante / Sofia Julia Alves Macedo Campos - Integrante / Caio Cavalhieri - Integrante / Caroline Almeida Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Vale S.A. - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2016

    Subsídios para o Plano Diretor Municipal de Monteiro Lobato, SP, e análise de risco geológico-geotécnico do Bairro do Souza, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Geraldo Luz de Freitas em 22/08/2016., Descrição: Apresenta estudos e análises preliminares dos trabalhos para elaboração de um Plano Diretor Municipal participativo de Monteiro Lobato, que permita instituir formas apropriadas de planejamento e gestão de seu território. A necessidade legal de cartografias geotécnicas, estabelecendo diretrizes de ocupação do solo, além de atender a exigência para novos parcelamentos do solo, ficou registrada a partir da Lei Federal no. 12.608/12 (da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil). Consequentemente, novos procedimentos relacionados a Planos Diretores foram instituídos na legislação, principalmente nas Leis Federais nos 10.257/01 (Estatuto da Cidade), 6.766/79 (Lei Lehmann) e 11.673/08 (diretrizes gerais da política urbana, para prorrogar o prazo para elaboração dos planos diretores municipais), dentre outras (BRASIL, 1979; 2001; 2008; 2012). De acordo com a legislação atual e com o intuito de auxiliar o planejamento e gestão municipal, estão sendo preparadas as cartografias de Suscetibilidade (envolvendo todo o Município), de Aptidão à Urbanização (das áreas urbanas e aptas à expansão) e de risco (locais predeterminados). Envolve um conjunto de metas e ações que farão parte do Plano Diretor, além de, posteriormente, orientar alterações de legislação municipal do uso do solo/obras e, também, de fundamentar o monitoramento da gestão territorial de Monteiro Lobato... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (4) . , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Carlos Geraldo Luz de Freitas - Coordenador / Antonio Gimenez Filho - Integrante / Sergio Gouvea de Azevedo - Integrante / Ana Candida Melo Cavani Monteiro - Integrante / Luiz Antonio Gomes - Integrante / Alessandra Cristina Corsi - Integrante / Fausto Luis Stefani - Integrante / Nivaldo Paulon - Integrante / Edna Baptista dos Santos Gubitoso - Integrante / Ana Maria de Azevedo Dantas Marins - Integrante / Priscila Ikematsu - Integrante / Sofia Julia Alves Macedo Campos - Integrante / Benedito Nachbal - Integrante / André Luiz Ferreira - Integrante / Alvaro Camargo Kopezynsnki - Integrante / Fernando Fernandez - Integrante / Marcelo Fischer Gramani - Integrante / Luiz Gustavo Faccini - Integrante / Priscila P. M. Argentin - Integrante / Guilherme de Paula S. C. Cortez - Integrante / Mauri Fujinami Hirata - Integrante / Diego Gregorio Pezonaga de Queiroz - Integrante / Cynthia Cardoso - Integrante / Fernando Razska - Integrante., Financiador(es): Prefeitura do Município de Monteiro Lobato - Cooperação / Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - Atual

    Projeto Financiado Fapesp - Processo 2010/51233-7 - Recuperação de áreas degradadas de mineração associando técnicas de bioengenharia de solos com geração e manutenção de serviços ambientais, Descrição: Projeto de pesquisa em desenvolvimento sob coordenação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em atendimento à Chamada de Proposta de Pesquisa nº 1/2010 FAPEMIG/FAPESP/FAPESPA/VALE S.A. A motivação da pesquisa é a ocorrência de extensas áreas associadas à mineração de agregados, que alteram a paisagem, modificam a dinâmica dos processos de dinâmica superficial e de circulação das águas superficiais, causando significativos impactos ambientais. Realizar a recuperação adequada dessas áreas, garantindo a manutenção dos serviços ambientais afetados consiste em desafio atual e relevante. O entendimento e a solução do problema deve ser subsidiada pela integração de áreas tecnológicas diversas. A insuficiência de estudos detalhados e aplicados de técnicas de bioengenharia de solos na recuperação de áreas degradadas que associem serviços ambientais a atividades minerárias demonstram a existência de lacunas no conhecimento, cujo desenvolvimento permite gerar inovação e disseminação. Para tanto está prevista a identificação, análise, seleção e aprimoramento de técnicas de bioengenharia de solos passíveis de serem aplicadas nesse contexto, bem como o desenvolvimento de indicadores ambientais e parâmetros de avaliação de serviços ambientais que também serão valorados. A pesquisa, além de vasta revisão do estado da arte atual da bioengenharia e da recuperação de áreas degradadas, será realizada por meio de experimento de campo, de longo prazo de acompanhamento avaliação contínua.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Marcio Augusto Rabelo Nahuz - Coordenador / Mariana Hortelani Carneseca - Integrante / Maria Lúcia Solera - Integrante / Priscila Ikematsu - Integrante / Sofia Julia Alves Macedo Campos - Integrante / Caio Cavalhieri - Integrante / Caroline Almeida Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Vale S.A. - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2016

    Subsídios para o Plano Diretor Municipal de Monteiro Lobato, SP, e análise de risco geológico-geotécnico do Bairro do Souza, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Geraldo Luz de Freitas em 22/08/2016., Descrição: Apresenta estudos e análises preliminares dos trabalhos para elaboração de um Plano Diretor Municipal participativo de Monteiro Lobato, que permita instituir formas apropriadas de planejamento e gestão de seu território. A necessidade legal de cartografias geotécnicas, estabelecendo diretrizes de ocupação do solo, além de atender a exigência para novos parcelamentos do solo, ficou registrada a partir da Lei Federal no. 12.608/12 (da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil). Consequentemente, novos procedimentos relacionados a Planos Diretores foram instituídos na legislação, principalmente nas Leis Federais nos 10.257/01 (Estatuto da Cidade), 6.766/79 (Lei Lehmann) e 11.673/08 (diretrizes gerais da política urbana, para prorrogar o prazo para elaboração dos planos diretores municipais), dentre outras (BRASIL, 1979; 2001; 2008; 2012). De acordo com a legislação atual e com o intuito de auxiliar o planejamento e gestão municipal, estão sendo preparadas as cartografias de Suscetibilidade (envolvendo todo o Município), de Aptidão à Urbanização (das áreas urbanas e aptas à expansão) e de risco (locais predeterminados). Envolve um conjunto de metas e ações que farão parte do Plano Diretor, além de, posteriormente, orientar alterações de legislação municipal do uso do solo/obras e, também, de fundamentar o monitoramento da gestão territorial de Monteiro Lobato... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (4) . , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Carlos Geraldo Luz de Freitas - Coordenador / Antonio Gimenez Filho - Integrante / Sergio Gouvea de Azevedo - Integrante / Ana Candida Melo Cavani Monteiro - Integrante / Luiz Antonio Gomes - Integrante / Alessandra Cristina Corsi - Integrante / Fausto Luis Stefani - Integrante / Nivaldo Paulon - Integrante / Edna Baptista dos Santos Gubitoso - Integrante / Ana Maria de Azevedo Dantas Marins - Integrante / Priscila Ikematsu - Integrante / Sofia Julia Alves Macedo Campos - Integrante / Benedito Nachbal - Integrante / André Luiz Ferreira - Integrante / Alvaro Camargo Kopezynsnki - Integrante / Fernando Fernandez - Integrante / Marcelo Fischer Gramani - Integrante / Luiz Gustavo Faccini - Integrante / Priscila P. M. Argentin - Integrante / Guilherme de Paula S. C. Cortez - Integrante / Mauri Fujinami Hirata - Integrante / Diego Gregorio Pezonaga de Queiroz - Integrante / Cynthia Cardoso - Integrante / Fernando Razska - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do - Auxílio financeiro / Prefeitura do Município de Monteiro Lobato - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - Atual

    Projeto Financiado Fapesp - Processo 2010/51233-7 - Recuperação de áreas degradadas de mineração associando técnicas de bioengenharia de solos com geração e manutenção de serviços ambientais, Descrição: Projeto de pesquisa em desenvolvimento sob coordenação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em atendimento à Chamada de Proposta de Pesquisa nº 1/2010 FAPEMIG/FAPESP/FAPESPA/VALE S.A. A motivação da pesquisa é a ocorrência de extensas áreas associadas à mineração de agregados, que alteram a paisagem, modificam a dinâmica dos processos de dinâmica superficial e de circulação das águas superficiais, causando significativos impactos ambientais. Realizar a recuperação adequada dessas áreas, garantindo a manutenção dos serviços ambientais afetados consiste em desafio atual e relevante. O entendimento e a solução do problema deve ser subsidiada pela integração de áreas tecnológicas diversas. A insuficiência de estudos detalhados e aplicados de técnicas de bioengenharia de solos na recuperação de áreas degradadas que associem serviços ambientais a atividades minerárias demonstram a existência de lacunas no conhecimento, cujo desenvolvimento permite gerar inovação e disseminação. Para tanto está prevista a identificação, análise, seleção e aprimoramento de técnicas de bioengenharia de solos passíveis de serem aplicadas nesse contexto, bem como o desenvolvimento de indicadores ambientais e parâmetros de avaliação de serviços ambientais que também serão valorados. A pesquisa, além de vasta revisão do estado da arte atual da bioengenharia e da recuperação de áreas degradadas, será realizada por meio de experimento de campo, de longo prazo de acompanhamento avaliação contínua.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Marcio Augusto Rabelo Nahuz - Coordenador / Mariana Hortelani Carneseca - Integrante / Maria Lúcia Solera - Integrante / Priscila Ikematsu - Integrante / Sofia Julia Alves Macedo Campos - Integrante / Caio Cavalhieri - Integrante / Caroline Almeida Souza - Integrante., Financiador(es): Vale S.A. - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2016

    Subsídios para o Plano Diretor Municipal de Monteiro Lobato, SP, e análise de risco geológico-geotécnico do Bairro do Souza, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Geraldo Luz de Freitas em 22/08/2016., Descrição: Apresenta estudos e análises preliminares dos trabalhos para elaboração de um Plano Diretor Municipal participativo de Monteiro Lobato, que permita instituir formas apropriadas de planejamento e gestão de seu território. A necessidade legal de cartografias geotécnicas, estabelecendo diretrizes de ocupação do solo, além de atender a exigência para novos parcelamentos do solo, ficou registrada a partir da Lei Federal no. 12.608/12 (da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil). Consequentemente, novos procedimentos relacionados a Planos Diretores foram instituídos na legislação, principalmente nas Leis Federais nos 10.257/01 (Estatuto da Cidade), 6.766/79 (Lei Lehmann) e 11.673/08 (diretrizes gerais da política urbana, para prorrogar o prazo para elaboração dos planos diretores municipais), dentre outras (BRASIL, 1979; 2001; 2008; 2012). De acordo com a legislação atual e com o intuito de auxiliar o planejamento e gestão municipal, estão sendo preparadas as cartografias de Suscetibilidade (envolvendo todo o Município), de Aptidão à Urbanização (das áreas urbanas e aptas à expansão) e de risco (locais predeterminados). Envolve um conjunto de metas e ações que farão parte do Plano Diretor, além de, posteriormente, orientar alterações de legislação municipal do uso do solo/obras e, também, de fundamentar o monitoramento da gestão territorial de Monteiro Lobato... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (4) . , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Carlos Geraldo Luz de Freitas - Coordenador / Antonio Gimenez Filho - Integrante / Sergio Gouvea de Azevedo - Integrante / Ana Candida Melo Cavani Monteiro - Integrante / Luiz Antonio Gomes - Integrante / Alessandra Cristina Corsi - Integrante / Fausto Luis Stefani - Integrante / Nivaldo Paulon - Integrante / Edna Baptista dos Santos Gubitoso - Integrante / Ana Maria de Azevedo Dantas Marins - Integrante / Priscila Ikematsu - Integrante / Sofia Julia Alves Macedo Campos - Integrante / Benedito Nachbal - Integrante / André Luiz Ferreira - Integrante / Alvaro Camargo Kopezynsnki - Integrante / Fernando Fernandez - Integrante / Marcelo Fischer Gramani - Integrante / Luiz Gustavo Faccini - Integrante / Priscila P. M. Argentin - Integrante / Guilherme de Paula S. C. Cortez - Integrante / Mauri Fujinami Hirata - Integrante / Diego Gregorio Pezonaga de Queiroz - Integrante / Cynthia Cardoso - Integrante / Fernando Razska - Integrante., Financiador(es): Prefeitura do Município de Monteiro Lobato - Cooperação / Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - Atual

    Projeto Financiado Fapesp - Processo 2010/51233-7 - Recuperação de áreas degradadas de mineração associando técnicas de bioengenharia de solos com geração e manutenção de serviços ambientais, Descrição: Projeto de pesquisa em desenvolvimento sob coordenação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em atendimento à Chamada de Proposta de Pesquisa nº 1/2010 FAPEMIG/FAPESP/FAPESPA/VALE S.A. A motivação da pesquisa é a ocorrência de extensas áreas associadas à mineração de agregados, que alteram a paisagem, modificam a dinâmica dos processos de dinâmica superficial e de circulação das águas superficiais, causando significativos impactos ambientais. Realizar a recuperação adequada dessas áreas, garantindo a manutenção dos serviços ambientais afetados consiste em desafio atual e relevante. O entendimento e a solução do problema deve ser subsidiada pela integração de áreas tecnológicas diversas. A insuficiência de estudos detalhados e aplicados de técnicas de bioengenharia de solos na recuperação de áreas degradadas que associem serviços ambientais a atividades minerárias demonstram a existência de lacunas no conhecimento, cujo desenvolvimento permite gerar inovação e disseminação. Para tanto está prevista a identificação, análise, seleção e aprimoramento de técnicas de bioengenharia de solos passíveis de serem aplicadas nesse contexto, bem como o desenvolvimento de indicadores ambientais e parâmetros de avaliação de serviços ambientais que também serão valorados. A pesquisa, além de vasta revisão do estado da arte atual da bioengenharia e da recuperação de áreas degradadas, será realizada por meio de experimento de campo, de longo prazo de acompanhamento avaliação contínua.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Marcio Augusto Rabelo Nahuz - Coordenador / Mariana Hortelani Carneseca - Integrante / Maria Lúcia Solera - Integrante / Priscila Ikematsu - Integrante / Sofia Julia Alves Macedo Campos - Integrante / Caio Cavalhieri - Integrante / Caroline Almeida Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Vale S.A. - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2016

    Subsídios para o Plano Diretor Municipal de Monteiro Lobato, SP, e análise de risco geológico-geotécnico do Bairro do Souza, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Geraldo Luz de Freitas em 22/08/2016., Descrição: Apresenta estudos e análises preliminares dos trabalhos para elaboração de um Plano Diretor Municipal participativo de Monteiro Lobato, que permita instituir formas apropriadas de planejamento e gestão de seu território. A necessidade legal de cartografias geotécnicas, estabelecendo diretrizes de ocupação do solo, além de atender a exigência para novos parcelamentos do solo, ficou registrada a partir da Lei Federal no. 12.608/12 (da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil). Consequentemente, novos procedimentos relacionados a Planos Diretores foram instituídos na legislação, principalmente nas Leis Federais nos 10.257/01 (Estatuto da Cidade), 6.766/79 (Lei Lehmann) e 11.673/08 (diretrizes gerais da política urbana, para prorrogar o prazo para elaboração dos planos diretores municipais), dentre outras (BRASIL, 1979; 2001; 2008; 2012). De acordo com a legislação atual e com o intuito de auxiliar o planejamento e gestão municipal, estão sendo preparadas as cartografias de Suscetibilidade (envolvendo todo o Município), de Aptidão à Urbanização (das áreas urbanas e aptas à expansão) e de risco (locais predeterminados). Envolve um conjunto de metas e ações que farão parte do Plano Diretor, além de, posteriormente, orientar alterações de legislação municipal do uso do solo/obras e, também, de fundamentar o monitoramento da gestão territorial de Monteiro Lobato... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (4) . , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Carlos Geraldo Luz de Freitas - Coordenador / Antonio Gimenez Filho - Integrante / Sergio Gouvea de Azevedo - Integrante / Ana Candida Melo Cavani Monteiro - Integrante / Luiz Antonio Gomes - Integrante / Alessandra Cristina Corsi - Integrante / Fausto Luis Stefani - Integrante / Nivaldo Paulon - Integrante / Edna Baptista dos Santos Gubitoso - Integrante / Ana Maria de Azevedo Dantas Marins - Integrante / Priscila Ikematsu - Integrante / Sofia Julia Alves Macedo Campos - Integrante / Benedito Nachbal - Integrante / André Luiz Ferreira - Integrante / Alvaro Camargo Kopezynsnki - Integrante / Fernando Fernandez - Integrante / Marcelo Fischer Gramani - Integrante / Luiz Gustavo Faccini - Integrante / Priscila P. M. Argentin - Integrante / Guilherme de Paula S. C. Cortez - Integrante / Mauri Fujinami Hirata - Integrante / Diego Gregorio Pezonaga de Queiroz - Integrante / Cynthia Cardoso - Integrante / Fernando Razska - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do - Auxílio financeiro / Prefeitura do Município de Monteiro Lobato - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - Atual

    Projeto Financiado Fapesp - Processo 2010/51233-7 - Recuperação de áreas degradadas de mineração associando técnicas de bioengenharia de solos com geração e manutenção de serviços ambientais, Descrição: Projeto de pesquisa em desenvolvimento sob coordenação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em atendimento à Chamada de Proposta de Pesquisa nº 1/2010 FAPEMIG/FAPESP/FAPESPA/VALE S.A. A motivação da pesquisa é a ocorrência de extensas áreas associadas à mineração de agregados, que alteram a paisagem, modificam a dinâmica dos processos de dinâmica superficial e de circulação das águas superficiais, causando significativos impactos ambientais. Realizar a recuperação adequada dessas áreas, garantindo a manutenção dos serviços ambientais afetados consiste em desafio atual e relevante. O entendimento e a solução do problema deve ser subsidiada pela integração de áreas tecnológicas diversas. A insuficiência de estudos detalhados e aplicados de técnicas de bioengenharia de solos na recuperação de áreas degradadas que associem serviços ambientais a atividades minerárias demonstram a existência de lacunas no conhecimento, cujo desenvolvimento permite gerar inovação e disseminação. Para tanto está prevista a identificação, análise, seleção e aprimoramento de técnicas de bioengenharia de solos passíveis de serem aplicadas nesse contexto, bem como o desenvolvimento de indicadores ambientais e parâmetros de avaliação de serviços ambientais que também serão valorados. A pesquisa, além de vasta revisão do estado da arte atual da bioengenharia e da recuperação de áreas degradadas, será realizada por meio de experimento de campo, de longo prazo de acompanhamento avaliação contínua.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Marcio Augusto Rabelo Nahuz - Coordenador / Mariana Hortelani Carneseca - Integrante / Maria Lúcia Solera - Integrante / Priscila Ikematsu - Integrante / Sofia Julia Alves Macedo Campos - Integrante / Caio Cavalhieri - Integrante / Caroline Almeida Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Vale S.A. - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2016

    Subsídios para o Plano Diretor Municipal de Monteiro Lobato, SP, e análise de risco geológico-geotécnico do Bairro do Souza, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Geraldo Luz de Freitas em 22/08/2016., Descrição: Apresenta estudos e análises preliminares dos trabalhos para elaboração de um Plano Diretor Municipal participativo de Monteiro Lobato, que permita instituir formas apropriadas de planejamento e gestão de seu território. A necessidade legal de cartografias geotécnicas, estabelecendo diretrizes de ocupação do solo, além de atender a exigência para novos parcelamentos do solo, ficou registrada a partir da Lei Federal no. 12.608/12 (da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil). Consequentemente, novos procedimentos relacionados a Planos Diretores foram instituídos na legislação, principalmente nas Leis Federais nos 10.257/01 (Estatuto da Cidade), 6.766/79 (Lei Lehmann) e 11.673/08 (diretrizes gerais da política urbana, para prorrogar o prazo para elaboração dos planos diretores municipais), dentre outras (BRASIL, 1979; 2001; 2008; 2012). De acordo com a legislação atual e com o intuito de auxiliar o planejamento e gestão municipal, estão sendo preparadas as cartografias de Suscetibilidade (envolvendo todo o Município), de Aptidão à Urbanização (das áreas urbanas e aptas à expansão) e de risco (locais predeterminados). Envolve um conjunto de metas e ações que farão parte do Plano Diretor, além de, posteriormente, orientar alterações de legislação municipal do uso do solo/obras e, também, de fundamentar o monitoramento da gestão territorial de Monteiro Lobato... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (4) . , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Carlos Geraldo Luz de Freitas - Coordenador / Antonio Gimenez Filho - Integrante / Sergio Gouvea de Azevedo - Integrante / Ana Candida Melo Cavani Monteiro - Integrante / Luiz Antonio Gomes - Integrante / Alessandra Cristina Corsi - Integrante / Fausto Luis Stefani - Integrante / Nivaldo Paulon - Integrante / Edna Baptista dos Santos Gubitoso - Integrante / Ana Maria de Azevedo Dantas Marins - Integrante / Priscila Ikematsu - Integrante / Sofia Julia Alves Macedo Campos - Integrante / Benedito Nachbal - Integrante / André Luiz Ferreira - Integrante / Alvaro Camargo Kopezynsnki - Integrante / Fernando Fernandez - Integrante / Marcelo Fischer Gramani - Integrante / Luiz Gustavo Faccini - Integrante / Priscila P. M. Argentin - Integrante / Guilherme de Paula S. C. Cortez - Integrante / Mauri Fujinami Hirata - Integrante / Diego Gregorio Pezonaga de Queiroz - Integrante / Cynthia Cardoso - Integrante / Fernando Razska - Integrante., Financiador(es): Prefeitura do Município de Monteiro Lobato - Cooperação / Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - Atual

    Projeto Financiado Fapesp - Processo 2010/51233-7 - Recuperação de áreas degradadas de mineração associando técnicas de bioengenharia de solos com geração e manutenção de serviços ambientais, Descrição: Projeto de pesquisa em desenvolvimento sob coordenação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em atendimento à Chamada de Proposta de Pesquisa nº 1/2010 FAPEMIG/FAPESP/FAPESPA/VALE S.A. A motivação da pesquisa é a ocorrência de extensas áreas associadas à mineração de agregados, que alteram a paisagem, modificam a dinâmica dos processos de dinâmica superficial e de circulação das águas superficiais, causando significativos impactos ambientais. Realizar a recuperação adequada dessas áreas, garantindo a manutenção dos serviços ambientais afetados consiste em desafio atual e relevante. O entendimento e a solução do problema deve ser subsidiada pela integração de áreas tecnológicas diversas. A insuficiência de estudos detalhados e aplicados de técnicas de bioengenharia de solos na recuperação de áreas degradadas que associem serviços ambientais a atividades minerárias demonstram a existência de lacunas no conhecimento, cujo desenvolvimento permite gerar inovação e disseminação. Para tanto está prevista a identificação, análise, seleção e aprimoramento de técnicas de bioengenharia de solos passíveis de serem aplicadas nesse contexto, bem como o desenvolvimento de indicadores ambientais e parâmetros de avaliação de serviços ambientais que também serão valorados. A pesquisa, além de vasta revisão do estado da arte atual da bioengenharia e da recuperação de áreas degradadas, será realizada por meio de experimento de campo, de longo prazo de acompanhamento avaliação contínua.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Marcio Augusto Rabelo Nahuz - Coordenador / Mariana Hortelani Carneseca - Integrante / Maria Lúcia Solera - Integrante / Priscila Ikematsu - Integrante / Sofia Julia Alves Macedo Campos - Integrante / Caio Pompeu Cavalhieri - Integrante / Caroline Almeida Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Vale S.A. - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2016

    Subsídios para o Plano Diretor Municipal de Monteiro Lobato, SP, e análise de risco geológico-geotécnico do Bairro do Souza, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Geraldo Luz de Freitas em 22/08/2016., Descrição: Apresenta estudos e análises preliminares dos trabalhos para elaboração de um Plano Diretor Municipal participativo de Monteiro Lobato, que permita instituir formas apropriadas de planejamento e gestão de seu território. A necessidade legal de cartografias geotécnicas, estabelecendo diretrizes de ocupação do solo, além de atender a exigência para novos parcelamentos do solo, ficou registrada a partir da Lei Federal no. 12.608/12 (da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil). Consequentemente, novos procedimentos relacionados a Planos Diretores foram instituídos na legislação, principalmente nas Leis Federais nos 10.257/01 (Estatuto da Cidade), 6.766/79 (Lei Lehmann) e 11.673/08 (diretrizes gerais da política urbana, para prorrogar o prazo para elaboração dos planos diretores municipais), dentre outras (BRASIL, 1979; 2001; 2008; 2012). De acordo com a legislação atual e com o intuito de auxiliar o planejamento e gestão municipal, estão sendo preparadas as cartografias de Suscetibilidade (envolvendo todo o Município), de Aptidão à Urbanização (das áreas urbanas e aptas à expansão) e de risco (locais predeterminados). Envolve um conjunto de metas e ações que farão parte do Plano Diretor, além de, posteriormente, orientar alterações de legislação municipal do uso do solo/obras e, também, de fundamentar o monitoramento da gestão territorial de Monteiro Lobato... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (4) . , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Carlos Geraldo Luz de Freitas - Coordenador / Antonio Gimenez Filho - Integrante / Sergio Gouvea de Azevedo - Integrante / Ana Candida Melo Cavani Monteiro - Integrante / Luiz Antonio Gomes - Integrante / Alessandra Cristina Corsi - Integrante / Fausto Luis Stefani - Integrante / Nivaldo Paulon - Integrante / Edna Baptista dos Santos Gubitoso - Integrante / Ana Maria de Azevedo Dantas Marins - Integrante / Priscila Ikematsu - Integrante / Sofia Julia Alves Macedo Campos - Integrante / Benedito Nachbal - Integrante / André Luiz Ferreira - Integrante / Alvaro Camargo Kopezynsnki - Integrante / Fernando Fernandez - Integrante / Marcelo Fischer Gramani - Integrante / Luiz Gustavo Faccini - Integrante / Priscila P. M. Argentin - Integrante / Guilherme de Paula S. C. Cortez - Integrante / Mauri Fujinami Hirata - Integrante / Diego Gregorio Pezonaga de Queiroz - Integrante / Cynthia Cardoso - Integrante / Fernando Razska - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do - Auxílio financeiro / Prefeitura do Município de Monteiro Lobato - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - Atual

    Projeto Financiado Fapesp - Processo 2010/51233-7 - Recuperação de áreas degradadas de mineração associando técnicas de bioengenharia de solos com geração e manutenção de serviços ambientais, Descrição: Projeto de pesquisa em desenvolvimento sob coordenação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em atendimento à Chamada de Proposta de Pesquisa nº 1/2010 FAPEMIG/FAPESP/FAPESPA/VALE S.A. A motivação da pesquisa é a ocorrência de extensas áreas associadas à mineração de agregados, que alteram a paisagem, modificam a dinâmica dos processos de dinâmica superficial e de circulação das águas superficiais, causando significativos impactos ambientais. Realizar a recuperação adequada dessas áreas, garantindo a manutenção dos serviços ambientais afetados consiste em desafio atual e relevante. O entendimento e a solução do problema deve ser subsidiada pela integração de áreas tecnológicas diversas. A insuficiência de estudos detalhados e aplicados de técnicas de bioengenharia de solos na recuperação de áreas degradadas que associem serviços ambientais a atividades minerárias demonstram a existência de lacunas no conhecimento, cujo desenvolvimento permite gerar inovação e disseminação. Para tanto está prevista a identificação, análise, seleção e aprimoramento de técnicas de bioengenharia de solos passíveis de serem aplicadas nesse contexto, bem como o desenvolvimento de indicadores ambientais e parâmetros de avaliação de serviços ambientais que também serão valorados. A pesquisa, além de vasta revisão do estado da arte atual da bioengenharia e da recuperação de áreas degradadas, será realizada por meio de experimento de campo, de longo prazo de acompanhamento avaliação contínua.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Marcio Augusto Rabelo Nahuz - Coordenador / Mariana Hortelani Carneseca - Integrante / Maria Lúcia Solera - Integrante / Priscila Ikematsu - Integrante / Sofia Julia Alves Macedo Campos - Integrante / Caio Pompeu Cavalhieri - Integrante / Caroline Almeida Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Vale S.A. - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2016

    Subsídios para o Plano Diretor Municipal de Monteiro Lobato, SP, e análise de risco geológico-geotécnico do Bairro do Souza, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Geraldo Luz de Freitas em 22/08/2016., Descrição: Apresenta estudos e análises preliminares dos trabalhos para elaboração de um Plano Diretor Municipal participativo de Monteiro Lobato, que permita instituir formas apropriadas de planejamento e gestão de seu território. A necessidade legal de cartografias geotécnicas, estabelecendo diretrizes de ocupação do solo, além de atender a exigência para novos parcelamentos do solo, ficou registrada a partir da Lei Federal no. 12.608/12 (da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil). Consequentemente, novos procedimentos relacionados a Planos Diretores foram instituídos na legislação, principalmente nas Leis Federais nos 10.257/01 (Estatuto da Cidade), 6.766/79 (Lei Lehmann) e 11.673/08 (diretrizes gerais da política urbana, para prorrogar o prazo para elaboração dos planos diretores municipais), dentre outras (BRASIL, 1979; 2001; 2008; 2012). De acordo com a legislação atual e com o intuito de auxiliar o planejamento e gestão municipal, estão sendo preparadas as cartografias de Suscetibilidade (envolvendo todo o Município), de Aptidão à Urbanização (das áreas urbanas e aptas à expansão) e de risco (locais predeterminados). Envolve um conjunto de metas e ações que farão parte do Plano Diretor, além de, posteriormente, orientar alterações de legislação municipal do uso do solo/obras e, também, de fundamentar o monitoramento da gestão territorial de Monteiro Lobato... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (4) . , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Carlos Geraldo Luz de Freitas - Coordenador / Antonio Gimenez Filho - Integrante / Sergio Gouvea de Azevedo - Integrante / Ana Candida Melo Cavani Monteiro - Integrante / Luiz Antonio Gomes - Integrante / Alessandra Cristina Corsi - Integrante / Fausto Luis Stefani - Integrante / Nivaldo Paulon - Integrante / Edna Baptista dos Santos Gubitoso - Integrante / Ana Maria de Azevedo Dantas Marins - Integrante / Priscila Ikematsu - Integrante / Sofia Julia Alves Macedo Campos - Integrante / Benedito Nachbal - Integrante / André Luiz Ferreira - Integrante / Alvaro Camargo Kopezynsnki - Integrante / Fernando Fernandez - Integrante / Marcelo Fischer Gramani - Integrante / Luiz Gustavo Faccini - Integrante / Priscila P. M. Argentin - Integrante / Guilherme de Paula S. C. Cortez - Integrante / Mauri Fujinami Hirata - Integrante / Diego Gregorio Pezonaga de Queiroz - Integrante / Cynthia Cardoso - Integrante / Fernando Razska - Integrante.Financiador(es): Prefeitura do Município de Monteiro Lobato - Cooperação / Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - Atual

    Projeto Financiado Fapesp - Processo 2010/51233-7 - Recuperação de áreas degradadas de mineração associando técnicas de bioengenharia de solos com geração e manutenção de serviços ambientais, Descrição: Projeto de pesquisa em desenvolvimento sob coordenação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em atendimento à Chamada de Proposta de Pesquisa nº 1/2010 FAPEMIG/FAPESP/FAPESPA/VALE S.A. A motivação da pesquisa é a ocorrência de extensas áreas associadas à mineração de agregados, que alteram a paisagem, modificam a dinâmica dos processos de dinâmica superficial e de circulação das águas superficiais, causando significativos impactos ambientais. Realizar a recuperação adequada dessas áreas, garantindo a manutenção dos serviços ambientais afetados consiste em desafio atual e relevante. O entendimento e a solução do problema deve ser subsidiada pela integração de áreas tecnológicas diversas. A insuficiência de estudos detalhados e aplicados de técnicas de bioengenharia de solos na recuperação de áreas degradadas que associem serviços ambientais a atividades minerárias demonstram a existência de lacunas no conhecimento, cujo desenvolvimento permite gerar inovação e disseminação. Para tanto está prevista a identificação, análise, seleção e aprimoramento de técnicas de bioengenharia de solos passíveis de serem aplicadas nesse contexto, bem como o desenvolvimento de indicadores ambientais e parâmetros de avaliação de serviços ambientais que também serão valorados. A pesquisa, além de vasta revisão do estado da arte atual da bioengenharia e da recuperação de áreas degradadas, será realizada por meio de experimento de campo, de longo prazo de acompanhamento avaliação contínua.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2015 - 2016

    Subsídios para o Plano Diretor Municipal de Monteiro Lobato, SP, e análise de risco geológico-geotécnico do Bairro do Souza, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Geraldo Luz de Freitas em 22/08/2016., Descrição: Apresenta estudos e análises preliminares dos trabalhos para elaboração de um Plano Diretor Municipal participativo de Monteiro Lobato, que permita instituir formas apropriadas de planejamento e gestão de seu território. A necessidade legal de cartografias geotécnicas, estabelecendo diretrizes de ocupação do solo, além de atender a exigência para novos parcelamentos do solo, ficou registrada a partir da Lei Federal no. 12.608/12 (da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil). Consequentemente, novos procedimentos relacionados a Planos Diretores foram instituídos na legislação, principalmente nas Leis Federais nos 10.257/01 (Estatuto da Cidade), 6.766/79 (Lei Lehmann) e 11.673/08 (diretrizes gerais da política urbana, para prorrogar o prazo para elaboração dos planos diretores municipais), dentre outras (BRASIL, 1979; 2001; 2008; 2012). De acordo com a legislação atual e com o intuito de auxiliar o planejamento e gestão municipal, estão sendo preparadas as cartografias de Suscetibilidade (envolvendo todo o Município), de Aptidão à Urbanização (das áreas urbanas e aptas à expansão) e de risco (locais predeterminados). Envolve um conjunto de metas e ações que farão parte do Plano Diretor, além de, posteriormente, orientar alterações de legislação municipal do uso do solo/obras e, também, de fundamentar o monitoramento da gestão territorial de Monteiro Lobato... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (4) . , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Carlos Geraldo Luz de Freitas - Coordenador / Antonio Gimenez Filho - Integrante / Sergio Gouvea de Azevedo - Integrante / Ana Candida Melo Cavani Monteiro - Integrante / Luiz Antonio Gomes - Integrante / Alessandra Cristina Corsi - Integrante / Fausto Luis Stefani - Integrante / Nivaldo Paulon - Integrante / Edna Baptista dos Santos Gubitoso - Integrante / Ana Maria de Azevedo Dantas Marins - Integrante / Priscila Ikematsu - Integrante / Sofia Julia Alves Macedo Campos - Integrante / Benedito Nachbal - Integrante / André Luiz Ferreira - Integrante / Alvaro Camargo Kopezynsnki - Integrante / Fernando Fernandez - Integrante / Marcelo Fischer Gramani - Integrante / Luiz Gustavo Faccini - Integrante / Priscila P. M. Argentin - Integrante / Guilherme de Paula S. C. Cortez - Integrante / Mauri Fujinami Hirata - Integrante / Diego Gregorio Pezonaga de Queiroz - Integrante / Cynthia Cardoso - Integrante / Fernando Razska - Integrante., Financiador(es): Prefeitura do Município de Monteiro Lobato - Cooperação / Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - Atual

    Projeto Financiado Fapesp - Processo 2010/51233-7 - Recuperação de áreas degradadas de mineração associando técnicas de bioengenharia de solos com geração e manutenção de serviços ambientais, Descrição: Projeto de pesquisa em desenvolvimento sob coordenação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em atendimento à Chamada de Proposta de Pesquisa nº 1/2010 FAPEMIG/FAPESP/FAPESPA/VALE S.A. A motivação da pesquisa é a ocorrência de extensas áreas associadas à mineração de agregados, que alteram a paisagem, modificam a dinâmica dos processos de dinâmica superficial e de circulação das águas superficiais, causando significativos impactos ambientais. Realizar a recuperação adequada dessas áreas, garantindo a manutenção dos serviços ambientais afetados consiste em desafio atual e relevante. O entendimento e a solução do problema deve ser subsidiada pela integração de áreas tecnológicas diversas. A insuficiência de estudos detalhados e aplicados de técnicas de bioengenharia de solos na recuperação de áreas degradadas que associem serviços ambientais a atividades minerárias demonstram a existência de lacunas no conhecimento, cujo desenvolvimento permite gerar inovação e disseminação. Para tanto está prevista a identificação, análise, seleção e aprimoramento de técnicas de bioengenharia de solos passíveis de serem aplicadas nesse contexto, bem como o desenvolvimento de indicadores ambientais e parâmetros de avaliação de serviços ambientais que também serão valorados. A pesquisa, além de vasta revisão do estado da arte atual da bioengenharia e da recuperação de áreas degradadas, será realizada por meio de experimento de campo, de longo prazo de acompanhamento avaliação contínua.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Marcio Augusto Rabelo Nahuz - Coordenador / Mariana Hortelani Carneseca - Integrante / Maria Lúcia Solera - Integrante / Priscila Ikematsu - Integrante / Sofia Julia Alves Macedo Campos - Integrante / Caio Pompeu Cavalhieri - Integrante / Caroline Almeida Souza - Integrante., Financiador(es): Vale S.A. - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2016

    Subsídios para o Plano Diretor Municipal de Monteiro Lobato, SP, e análise de risco geológico-geotécnico do Bairro do Souza, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Geraldo Luz de Freitas em 22/08/2016., Descrição: Apresenta estudos e análises preliminares dos trabalhos para elaboração de um Plano Diretor Municipal participativo de Monteiro Lobato, que permita instituir formas apropriadas de planejamento e gestão de seu território. A necessidade legal de cartografias geotécnicas, estabelecendo diretrizes de ocupação do solo, além de atender a exigência para novos parcelamentos do solo, ficou registrada a partir da Lei Federal no. 12.608/12 (da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil). Consequentemente, novos procedimentos relacionados a Planos Diretores foram instituídos na legislação, principalmente nas Leis Federais nos 10.257/01 (Estatuto da Cidade), 6.766/79 (Lei Lehmann) e 11.673/08 (diretrizes gerais da política urbana, para prorrogar o prazo para elaboração dos planos diretores municipais), dentre outras (BRASIL, 1979; 2001; 2008; 2012). De acordo com a legislação atual e com o intuito de auxiliar o planejamento e gestão municipal, estão sendo preparadas as cartografias de Suscetibilidade (envolvendo todo o Município), de Aptidão à Urbanização (das áreas urbanas e aptas à expansão) e de risco (locais predeterminados). Envolve um conjunto de metas e ações que farão parte do Plano Diretor, além de, posteriormente, orientar alterações de legislação municipal do uso do solo/obras e, também, de fundamentar o monitoramento da gestão territorial de Monteiro Lobato... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (4) . , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Carlos Geraldo Luz de Freitas - Coordenador / Antonio Gimenez Filho - Integrante / Sergio Gouvea de Azevedo - Integrante / Ana Candida Melo Cavani Monteiro - Integrante / Luiz Antonio Gomes - Integrante / Alessandra Cristina Corsi - Integrante / Fausto Luis Stefani - Integrante / Nivaldo Paulon - Integrante / Edna Baptista dos Santos Gubitoso - Integrante / Ana Maria de Azevedo Dantas Marins - Integrante / Priscila Ikematsu - Integrante / Sofia Julia Alves Macedo Campos - Integrante / Benedito Nachbal - Integrante / André Luiz Ferreira - Integrante / Alvaro Camargo Kopezynsnki - Integrante / Fernando Fernandez - Integrante / Marcelo Fischer Gramani - Integrante / Luiz Gustavo Faccini - Integrante / Priscila P. M. Argentin - Integrante / Guilherme de Paula S. C. Cortez - Integrante / Mauri Fujinami Hirata - Integrante / Diego Gregorio Pezonaga de Queiroz - Integrante / Cynthia Cardoso - Integrante / Fernando Razska - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do - Auxílio financeiro / Prefeitura do Município de Monteiro Lobato - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - Atual

    Projeto Financiado Fapesp - Processo 2010/51233-7 - Recuperação de áreas degradadas de mineração associando técnicas de bioengenharia de solos com geração e manutenção de serviços ambientais, Descrição: Projeto de pesquisa em desenvolvimento sob coordenação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em atendimento à Chamada de Proposta de Pesquisa nº 1/2010 FAPEMIG/FAPESP/FAPESPA/VALE S.A. A motivação da pesquisa é a ocorrência de extensas áreas associadas à mineração de agregados, que alteram a paisagem, modificam a dinâmica dos processos de dinâmica superficial e de circulação das águas superficiais, causando significativos impactos ambientais. Realizar a recuperação adequada dessas áreas, garantindo a manutenção dos serviços ambientais afetados consiste em desafio atual e relevante. O entendimento e a solução do problema deve ser subsidiada pela integração de áreas tecnológicas diversas. A insuficiência de estudos detalhados e aplicados de técnicas de bioengenharia de solos na recuperação de áreas degradadas que associem serviços ambientais a atividades minerárias demonstram a existência de lacunas no conhecimento, cujo desenvolvimento permite gerar inovação e disseminação. Para tanto está prevista a identificação, análise, seleção e aprimoramento de técnicas de bioengenharia de solos passíveis de serem aplicadas nesse contexto, bem como o desenvolvimento de indicadores ambientais e parâmetros de avaliação de serviços ambientais que também serão valorados. A pesquisa, além de vasta revisão do estado da arte atual da bioengenharia e da recuperação de áreas degradadas, será realizada por meio de experimento de campo, de longo prazo de acompanhamento avaliação contínua.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: José Luiz Albuquerque Filho - Integrante / Marcio Augusto Rabelo Nahuz - Coordenador / Mariana Hortelani Carneseca - Integrante / Maria Lúcia Solera - Integrante / Priscila Ikematsu - Integrante / Sofia Julia Alves Macedo Campos - Integrante / Caio Pompeu Cavalhieri - Integrante / Caroline Almeida Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Vale S.A. - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Programa IPT Valoriza - 3a. Edição - Categoria Mais Presença - Maior Numero de Publicações (Individual) no ano de 2017, Instituto de Pesquisas Tecnológicas e apoio Fundação IPT.

2017

Prêmio de Reconhecimento pelos 35 anos de Contribuição ao IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

2017

Programa IPT Valoriza - 2a. Edição - Categoria Atuação Mais Interdisciplinar em 2016 - Equipe (Responsável pelo Labgeo), Instituto de Pesquisas Tecnológicas e apoio Fundação IPT.

2015

Programa de estímulo à Inovação e a Produtividade Tecnológica - Categoria Crescimento do Resultado-Equipe (Responsável) - 4o. Lugar, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT/Fundação de Apoio ao IPT - FIPT.

2015

Programa de estímulo à Inovação e a Produtividade Tecnológica - Categoria Produtividade Tecnológica - Equipe (Responsável) - 3o. Lugar, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT/Fundação de Apoio ao IPT - FIPT.

2013

Programa de estímulo à Inovação e a Produtividade Tecnológica - Categoria Individual - 3o. Lugar, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT/Fundação de Apoio ao IPT - FIPT.

2013

Homenagem representando o trabalho em equipe e o desenvovimento no apoio tecnológico para a concepção e implementação de políticas públicas, Câmara Municipal de São Paulo.

2013

Programa de estímulo à Inovação e a Produtividade Tecnológica - Categoria Crescimento do Resultado- 1º lugar, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT/Fundação de Apoio ao IPT - FIPT.

2012

Programa de estímulo à Inovação e a Produtividade Tecnológica - Categoria Individual - 1o. Lugar, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT/Fundação de Apoio ao IPT - FIPT.

2011

Prêmio de Reconhecimento pelos 30 anos de Contribuição ao IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

2003

Menção IPT de Inovação em Ciência e Tecnologia 2003, IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

2002

Voto de louvor pela coordenação de equipe de realização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande, Comitê da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande - CBH-TG.

2002

Menção Distinção e Louvor ao Doutorado defendido, Instituto de Geociências da Universidade Estadual Paulista - UNESP, UNESP - Universidade Estadual Paulista - Campus de Rio Claro.

1997

Homenagem pela contribuição à Profissâo Geólogo, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo - CREA-SP.

1980

Estudante Laureado da Turma de Geólogos de 1980, Universidade Federal de Pernambuco e Banco Nacional do Norte.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, Diretoria de Operações e Negócios, Centro de Tecnologias Geoambientais. , Av. Prof. Almeida Prado, 532 - Prédio 59, Butantã, 05508901 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 376744362, Fax: (11) 37674083, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal de São Paulo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2015 - 2015

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2005 - 2008

    Fortgeo - Geociências e Meio Ambiente

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultoria Técnica

    Atividades

    • 05/2006 - 04/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento Técnico, .,Cargo ou função, Consultor em Hidrogeologia.

    • 05/2005 - 11/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento Técnico, .,Cargo ou função, Consultor em Hidrogeologia.

  • 2004 - Atual

    Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Integrante de Comitê

    Atividades

    • 07/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Técnico de Avaliação das Propostas dos Canditados, .,Cargo ou função, Integrante do Comitê.

  • 2004 - Atual

    fundo estadual de recursos hídricos

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador ad hoc

    Atividades

    • 01/2004

      Direção e administração, Conselho de Orientação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos - COFEHIDRO, .,Cargo ou função, Agente Técnico interlocutor do IPT junto ao FEHIDRO.

    • 01/2004

      Serviços técnicos especializados , Conselho de Orientação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos - COFEHIDRO, .,Serviço realizado, Avaliador de 21 pareceres, até a presente data 17/09/2009.

  • 1979 - 1979

    Tungstênio do Brasil Minérios e Metais Ltda

    Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estagiário

    Atividades

    • 01/1979 - 02/1979

      Estágios .,Estágio realizado, aperfeiçoamento das teorias em sala de aula.

  • 1978 - 1979

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: monitoria

    Atividades

    • 04/1978 - 12/1979

      Ensino, Monitoria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, monitoria

  • 2013 - Atual

    Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe Lab Rec Hid e Aval Geoambiental-Labgeo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1996 - Atual

    Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord Convênio IPT/Comp Energética S. Paulo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1981 - Atual

    Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Hidrogeólogo Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Até os dias atuais

  • 2004 - 2006

    Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor da Divisão de Geologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1996 - 2000

    Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe Agrup Geol Aplicada ao Meio Ambiente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1994 - 1996

    Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe Subst Agrup Geol Aplic Meio Ambiente, Carga horária: 40

  • 1989 - 1996

    Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe Subst do Agrupamento de Hidrogeologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1989 - 1992

    Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Laboratório de Hidrogoeologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2014

      Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Operações e Negócios, Diretoria de Operações e Negócios.,Atividade realizada, Integrante do Grupo de trabalho/Projeto: Soluções Integradoras, do Planejamento Estratégico do IPT 2014-2018.

    • 09/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Operações e Negócios, Centro de Tecnologias Geoambientais.,Cargo ou função, Representante do IPT na Secretaria Executiva da FEHIDRO.

    • 07/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Operações e Negócios, Centro de Tecnologias Geoambientais.,Cargo ou função, Representante do IPT na Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CTAS).

    • 07/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Operações e Negócios, Centro de Tecnologias Geoambientais.,Cargo ou função, Representante do IPT na Câmara Técnica de Planejamento (CTPLAN).

    • 01/2013

      Direção e administração, Diretoria de Operações e Negócios, Centro de Tecnologias Geoambientais.,Cargo ou função, Chefe do Laboratório de Recursos Hídricos e Avaliação Geoambiental.

    • 02/2006

      Ensino, Gestão Estratégica em Meio Ambiente, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Uso Sustentável dos Recursos Naturais

    • 09/2004

      Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Operações e Negócios, Diretoria de Operações e Negócios.,Atividade realizada, Vice-Lider do Grupo de Pesquisa Águas Subterrâneas, no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, no CNPq.

    • 06/2004

      Ensino, Auditoria e Pericia Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Instrumentos de Geociências em Pericia Ambiental

    • 01/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Operações e Negócios, Centro de Tecnologias Ambientais e Energéticas.,Cargo ou função, Membro permanente da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

    • 02/2003

      Ensino, Tecnologia Ambiental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Uso Sustentável dos Recursos Hídricos e Minerais

    • 04/1996

      Direção e administração, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT, .,Cargo ou função, Coordenador de Convenio IPT/Companhia Energética de São Paulo.

    • 07/1981

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT, .,Linhas de pesquisa

    • 07/1981

      Serviços técnicos especializados , Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, .,Serviço realizado, Estudos de impactos hidrogeológicos de reservatórios.

    • 04/2006 - 10/2014

      Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Operações e Negócios, Diretoria de Operações e Negócios.,Atividade realizada, Integrante do Grupo de Pesquisa Tecnologia Ambiental, no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, no CNPq.

    • 01/2006 - 12/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Operações e Negócios, Centro de Tecnologias Ambientais e Energéticas.,Cargo ou função, Integrante do Grupo de Acompanhamento do Plano de Bacias.

    • 12/2004 - 01/2006

      Direção e administração, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT, .,Cargo ou função, Diretor de Unidade (Divisão de Geologia).

    • 06/1994 - 12/1996

      Direção e administração, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT, .,Cargo ou função, Chefe Substituto do Agrupamento de Geologia Aplicada ao Meio Ambiente.

    • 10/1992 - 12/1996

      Direção e administração, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT, .,Cargo ou função, Chefe da Seção de Águas Subterrâneas.

    • 07/1989 - 10/1992

      Direção e administração, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT, .,Cargo ou função, Chefe do Laboratório de Hidrogeologia.

    • 07/1989 - 10/1992

      Direção e administração, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT, .,Cargo ou função, Chefe Substituto do Agrupamento de Hidrogeologia.

  • 1999 - 2007

    Escola de Engenharia Mauá

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 4

    Atividades

    • 02/1999 - 02/2007

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia

  • 1980 - 1980

    Departamento Nacional de Produção Mineral

    Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estagiário

    Atividades

    • 04/1979 - 05/1979

      Estágios .,Estágio realizado, estágio.

  • 2016 - Atual

    Instituto Geológico do Estado de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Integrante em Grupo de Pesquisa

    Atividades

    • 10/2016

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Geologia e Meio Ambiente, Centro de Geologia e Meio Ambiente.,Atividade realizada, Integrante no Grupo de pesquisa Gestão dos Aquíferos do Estado de São Paulo, no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.