Paula Yone Stroh
Possui graduação em História (1976) e em Ciências Sociais (1978) pela Universidade de São Paulo, mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1998), com doutorado sanduíche no Centre des Recherches sur le Brésil Contemporain, da École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Professora associada da Universidade Federal de Alagoas -UFAL, Instituto de Geografia e Meio Ambiente -IGDEMA. Pesquisa nos campos temáticos do desenvolvimento sustentável e sociologia ambiental com ênfase nos domínios das relações entre riscos ambientais e sustentabilidade urbana e da inclusão produtiva de grupos sociais em situação de vulnerabilidade.
Informações coletadas do Lattes em 15/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Sociologia
1994 - 1998
Universidade de Brasília, UnB
Título: Fitzcarraldo e a Agenda 21: desafios da sustentabilidade amazônica
Prof. Dr. Elimar Pinheiro do Nascimento. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Amazonia; Desenvolvimento Sustentavel; Gestao Socioambiental; Gestao de Conflitos Sociais; Pensamento Complexo; Planejamento Participativo. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Outros Setores.
Mestrado em Ciências Sociais
1985 - 1989
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Vai Trabalhar Vagabundo - A exclusão social e o protesto político dos desempregados em São Paulo,Ano de Obtenção: 1989
Orientador: Dr Renato Ortiz
Palavras-chave: Desemprego; Cotidiano do desempregado; Movimentos Sociais Urbanos.Grande área: Ciências Humanas
Pós-doutorado
2012 - 2013
Pós-Doutorado. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas
Formação complementar
2007 - 2007
Análises quantitativas de dados de Survey com o us. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira de Sociologia, SBS, Brasil.
2002 - 2002
Université Européene d'été. (Carga horária: 40h). , Université de Nantes, SEM, França.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: sociologia ambiental.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Desenvolvimento.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Desenvolvimento Sustentável.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas/Especialidade: metodologia participativa.
Organização de eventos
STROH, P. Y. ; Cecíia Lustosa . INTERLIGANDO SABERES NA UFAL: DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE. 2006. (Outro).
Participação em eventos
Encontro Nacional Conhecimento e Tecnologia: Inclusão Socioeconômica de Catadores(as) de Materiais Rexcicláveis.Cooperativismo, Tecnologia Social e Inclusão Produtiva de Catadores de Materiais Recicláveis. 2014. (Encontro).
XXIX Congresso ALAS Chile. Reciclagem do Plástico e Cooperativismo de Catadores de Materiais Recicláveis: combinações entre high tech industrial c trabalho precário no Brasil. 2013. (Congresso).
XXIX Congresso da Associación Latino Americana de Sociologia. Restruturación Productiva, Trabajo y Dominación Social. 2013. (Congresso).
XV Congresso Brasileiro de Sociologia. Cooperativismo e Inclusão Social de Catadores de Materiais Recicláveis em Maceió-AL. 2011. (Congresso).
XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. Sociedade de Consumidores e Recombinações Ocupacionais: catador de materiais recicláveis. 2011. (Congresso).
Conferência Internacional 2009 Instituto Ethos e Uniethos. 2009. (Outra).
Encontro Alagoano de Geografia.Territorialidades culturais e reafirmação das identidades no mundo atual. 2009. (Encontro).
Encontro Alagoano de Geografia.Amazônia: mercado global, geopolítica internacional e desenvolvimento regional. 2009. (Encontro).
VIII Encontro Nacional e I Encontro Internacional com o Pensamento de Milton Santos.Gestão pública e subdesenvolvimento: uma análise a partir do uso do território alagoano. 2009. (Encontro).
XIX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. 2009. (Seminário).
X Semana de Geografia: Redes, Território e Poder na Dinâmica Espacial.Contaminação das praias urbans de Maceió. 2009. (Encontro).
III Semana Integrada do Meio Ambiente.Cidade, Lixo e Cidadania. 2008. (Simpósio).
IV Seminario Bienal Internacional Acerca de las Implicaciones Filosóficas, Epistemológicas y Metodológicas de la Teoria de la Complejidad.Patrimonio Cultural Inmaterial: complejo lenguaje de tensiones local-global.. 2008. (Seminário).
Seminário Gestão de Resíduos Sólidos.Cidade, Lixo e Cidadania. 2008. (Seminário).
V Congresso Acadêmico da UFAL. Mapeamento da Exclusão Social em Território de Catadores de Resíduos Sólidos. 2008. (Congresso).
V Congresso Acadêmico da UFAL. Uso do território no estado deAlagoas: pontamentos de uma leitura geográfica. 2008. (Congresso).
V Congresso Acadêmico da UFAL. Diagnóstico sócioambiental das "Linguas Negras" nas praias urbanas de Maceió-AL. 2008. (Congresso).
V Congresso Acadêmico UFAL. Uso do Território no Estado de Alagoas: apontamentos de uma leitura geográfica. 2008. (Congresso).
XC Encontro Nacional de Geógrafos.Mapeando a exclusão social em território de catadores de resíduos sólidos. 2008. (Encontro).
XV Encontro Nacional de Geógrafos.Inserção dos catadores de lixo do território do Lixão Municipal de Maceió na cadeia produtiva, no contexto da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. 2008. (Encontro).
XV Encontro Nacional de Geógrafos.Uso do Território no estado de Alagoas: Apontamentos de uma leitura geográfica. 2008. (Encontro).
Conferencia Internacional Aspectos Culturales de las Geografias Económicas, Sociales y Políticas. Paisagem da Exclusão em território do Lixão Municipal de Maceió-AL, Brasil. 2007. (Congresso).
Fórum Técnico ELETROBRAS e Universidade Federal do Pará.Processos Participativos na Implantação de Grandes Empreendimentos. 2007. (Encontro).
XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. Trabalho, lixo e cidadania. 2007. (Congresso).
Seminário de Pós-graduação e Pesquisa na Sub-região do Xingó. 2006. (Seminário).
XI Seminário Integrador "Bacia Hidrográfica: unidade, sustentabilidade e desenvolvimento do NE".avaliação de trabalhos apresentados por mestrandos da Rede PRODEMA. 2006. (Seminário).
?O Fim do Emprego e o Futuro do Trabalho?.Novos Paradigmas de Desenvolvimento. 2005. (Seminário).
III Encontro Alagoano de Geografia.A Geografia e o Ciberespaço. 2005. (Encontro).
III Encontro Alagoano de Geografia.Meio Ambiente, Movimentos Sociais e Cidadania. 2005. (Encontro).
Maestria en Política, Gestión y Derecho Ambientales.Gestión de la Biodiversidad. 2005. (Oficina).
X Seminário Integrador e VI Encontro de Mestres.avaliação de trabalhos apresentados em sessão temática oral. 2005. (Seminário).
curso de capacitação.Percepções de risco ambiental. 2004. (Oficina).
I Congresso Acadêmico da UFAL. Diagnóstico Socioambiental do Território do Lixão Municipal de Maceió. 2004. (Congresso).
Interdisciplinaridade, ambiente e desenvolvimento humano.Interdisciplinaridade: ambiente e desenvolvimento humano. 2004. (Oficina).
Reforma Universitária: A Universidade Pública em questão.Mesa Redonda: Autonomia Universitária: a experiência da USP e a proposta das IFES. 2004. (Seminário).
V Semana do Geógrafo UFAL.Palestra: Reforma Curricular na Geografia. 2004. (Outra).
XXI Encontro Regional dos Estudantes de Geografia do Nordeste.Pragmatismo, Percepção e Crítica na Construção do Conhecimento Geográfico no Nordeste. 2004. (Encontro).
XXI EREGENE -Encontro Regional dos Estudantes de Geografia do Nordeste.Pragmatismo, Percepção e Crítica na Construção do Conhecimento Geográfico no Nordeste. 2004. (Encontro).
55 Reunião anual da SBPC.Articulação dos Saberes para o Desenvolvimento Humano. 2003. (Encontro).
Interdisciplinaridade: ambiente e desenvolvimento humano.Sustentabilidade do desenvolvimento humano. 2003. (Simpósio).
Laboratório de Ensino e Pesquisa em Complexidade, Interdisciplinaridade e Desenvolvimento Humano.Oficina pedagógica sobre o ensino da interdisciplinaridade. 2003. (Simpósio).
Maestria en Política, Gestión y Derecho Ambientales.Gestión de la Biodiversidad. 2003. (Oficina).
Seminário Universidade: Por que e como reformar?.Reforma da Universidade para o século XXI. 2003. (Seminário).
Ciclo de Conferencias: Desafios del Derecho Ambiental.Desafios des Derecho Ambiental: la ecologización de las bases del derecho. 2002. (Encontro).
Maestria en Política, Gestión y Derecho Ambientales.Gestión de la Biodiversidad. 2002. (Encontro).
VI Jornada Turística: Planejamento Urbano e Turismo- uma conexão necessária.Os Elementos de Sustentabilidade da Atividade Turística - cultura. 2002. (Encontro).
II Encontro de Avaliação dos Trabalhos de Construção de Cenários para a Região de Influência da futura UHE VBelo Monte e Plano de Desenvolvimento Sustentavel para a microrregião do entorno da UHE Tucuruí.Avaliação dos Trabalhos de Construção de Cenários para a Região de Influência da futura UHE Belo Monte e Plano de Desenvolvimento Sustentavel para a microrregião da UHE Tucuruí. 2001. (Oficina).
IV Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica.IV Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecologica. 2001. (Encontro).
Simposio Internacional.Pensar las Complejidades del Sur. 2001. (Simpósio).
Crise e Racionalidade no mundo atual: O papel das Ciências Sociais.IVSemana de Ciências Sociais. 2000. (Encontro).
Clonagem e Transgênicos.Clonagem e Transgênicos. 1999. (Seminário).
Avaliação de Impacto Ambiental: Situação Atual e Perspectivas.Avaliação de Impacto Ambiental: Situação Atual e Perspectivas. 1991. (Simpósio).
Seminário Nacional para uma Gestão democrática.gestão Municipal Democrática. 1989. (Seminário).
Seminario para Jornalistas sobre População e Meio Ambiente.Seminario para Jornalistas sobre População e Meio Ambiente. 1989. (Seminário).
II Congresso Paulista de Saúde Pública e I Congresso Nacional da Abrasco. II Congresso Paulista de Saúde Pública e I Congresso Nacional da Abrasco. 1983. (Congresso).
Participação em bancas
Alice Anabuki Plancherel; BERTOLDO, E.;STROH, P. Y.. Mais Rápido, Mais Alto, Mais Forte - a superxploração e a saúde dos atletas aolímpicos dos canaviais alagoanos. 2013. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas.
Alice Anabuki Plancherel; OBAM;STROH, P. Y.. Dominação e Resistência no Núcleo Fabril de Fernão Velho (1953-1962). 2012. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas.
STROH, P. Y.; Alice Anabuki Plancherel; PEIXOTO, A. C. B.. Cooperativismo e Inclusão Social de Catadores de Materiais Recicláveis em Maceió- AL. 2012. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas.
MAYER, R.;STROH, P. Y.; MILANI, A. M. R.. Cooperativismo de baixa renda em Alagoas: desafios na constituição de espaços públicos associativos. 2011. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas.
STROH, P. Y.; CPC; GL; Lindemberg Medeiros de Araújo. O Estado é meu: desafios à modernização político-administrativa de Alagoas. 2010. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas.
STROH, P. Y.; FERREIRA JUNIOR, R. R.; SANTARITA, L.. Diagnóstico da cadeia produtiva de reciclagem em Maceió-AL. 2010. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas.
STROH, P. Y.; Cecília Lustosa; E.P. de Almeida; TRINDADE, R. F. C.. Diagnóstico do Gerenciamento de Resíduos de Unidades de Saúde da Família de Maceió-AL. 2010. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas.
STROH, P. Y.; DRUMMOND, J. A.; SANTANA, M. M.; DECIO, P.. S. Correia. Mito e Territorialidade: Zumbi dos Palmares e a Serra da Barriga. 2005. Dissertação (Mestrado em Prodema) - Universidade Federal de Alagoas.
STROH, P. Y.; AUGUSTO, L. G. S.; FERNANDES, M.. Percepções de risco socioambiental no entorno do Lixão Municipal de Cruz das Almas -Maceió. 2005. Dissertação (Mestrado em Prodema) - Universidade Federal de Alagoas.
PEIXOTO, A. C. B.;STROH, P. Y.; CRIVELLARI, H. M. T.; FERREIRA JUNIOR, R. R.. Escuta Brasil: Desafios da Inclusão Social dos deficientes auditivos no mercado de trabalho em Maceió. 2003. Dissertação (Mestrado em Prodema) - Universidade Federal de Alagoas.
RAMALHO, G. B.;STROH, P. Y.; MENEZES, J. L. M.; TENÓRIO, O. A.. Re)valorização do Patrimônio Cultural: um caminho para a sustentabilidade do desenvolvimento de Pilar. 2003. Dissertação (Mestrado em Prodema) - Universidade Federal de Alagoas.
GHILARDI JR, R.;STROH, P. Y.; RIBEIRO, M. C. L. B.; MACHADO, J. A. S.; ROVERE, E. L. L.; WAICHMAN, A. V.. Sustentabilidade de Grandes Barragens. 2002. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Ciências do Ambiente) - Universidade da Amazônia.
ANDRADE, U. O.;STROH, P. Y.. A Baixada Sul de Maceió-AL, sob a influência da indústria Triken: a questão do espaço sustentavel. 2000. Dissertação (Mestrado em Prodema) - Universidade Federal de Alagoas.
Alice Anabuki Plancherel; BERTOLDO, E.;STROH, P. Y.. Mais rápido, mais alto e mais fortte - a superexploração e a reprodução social dos "atletas olímpicos" dos canaviais alagoanos. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas.
Alice Anabuki Plancherel;STROH, P. Y.. Mercado de Trabalho Formal para Pessoas com Deficiência. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas.
Alice Anabuki Plancherel;STROH, P. Y.. A Terceirização como estratégia política do capital: como a classe trabalhadora deve enfrentar essa dominação?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas.
E.P. de Almeida; SANTOS, M. F. P.;STROH, P. Y.. As novas tecnologias da informação e da comunicação e a educação brasileira: o caso do programa "um computador por aluno". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
STROH, P. Y.; Luciene Marisco; Sinval Autran. Mapeamento do Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
Luciene Marisco; Alfredo de Carvalho;STROH, P. Y.. Barros; Jôsefa Conceição; Júlio C.O. Souza.Arapiraca, um espaço em transição: restruturação urbana e a dinâmica socieconômica na cidade média do agreste de Alagoas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
STROH, P. Y.; Alice Anabuki Plancherel; Lindemberg Medeiros de Araújo. Cooperativismo de Agentes Ambientais: um estudo socioambiental para a gestão integrada de resíduos sólidos em Maceió-AL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
STROH, P. Y.; MARQUES, R. C. C.. O artesanato da renda de filé no bairro do Pontal da Barra, Maceió: estudo de caso de um patrimônio. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
STROH, P. Y.; Lindemberg Medeiros de Araújo; Henrique W.. Concurso para Professor Adjunto. 2008. Universidade Federal de Alagoas.
STROH, P. Y.. Concurso Professor Adjunto - PRODEMA /UFAL. 2002. Universidade Federal de Alagoas.
STROH, P. Y.. Banca de correção vde provas discursivas do Mestrado de Sociologia. 2011. Universidade Federal de Alagoas.
W.M.L;STROH, P. Y.; L Fortes. Banca de Seleção Processo Seletivo 2009. 2009. Universidade Federal de Alagoas.
STROH, P. Y.; E.P. de Almeida; TRINDADE, R. F. C.; Cecília Lustosa. Banca Examinadora de Qualificação de mestrado. 2009. Universidade Federal de Alagoas.
Orientou
Os desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos ao setor industrial brasileiro; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Educação popular e trabalho associativo para a inclusão social produtiva; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo a Pesquisa de Alagoas; (Orientador);
COLETA SELETIVA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS, ESPACIALIDADE URBANA E COOPERATIVISMO DE CATADORES; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Aspectos da mercantilização do ensino em Maceió; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
Capital urbano e espacialização da cidade de Maceió-AL; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS E GESTÃO DE ATERROS SANITÁRIOS; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo a Pesquisa de Alagoas; (Orientador);
PODER PÚBLICO E GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS NO CONTEXTO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS: IMPLANTAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA DO PLÁSTICO; 2015; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paula Yone Stroh;
Diagóstico da Cadeia Produtiva da Reciclagem de Resíduos Sólidos em Maceió-AL; 2010; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Paula Yone Stroh;
Diagnóstico do Gerenciamento de Resíduos de Unidades de Saúde da Família de Maceió; 2010; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Paula Yone Stroh;
O estado é meu: desafios à modernização político-administrativa de Alagoas; 2010; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Paula Yone Stroh;
Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento em Alagoas; 2009; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Paula Yone Stroh;
Mito e Territorialidade - Zumbi dos Palmares e a Serra da Barriga; 2005; Dissertação (Mestrado em Prodema) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paula Yone Stroh;
Percepções de risco socioambiental no entorno do lixão municipal de Cruz das Almas - Maceió; 2005; Dissertação (Mestrado em Prodema) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo a Pesquisa de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
A (re)valorização do patrimônio cultural de Pilar-AL, como caminho para a sustentabilidade do desenvolvimento local; 2003; 182 f; Dissertação (Mestrado em Prodema) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Paula Yone Stroh;
Escuta Brasil! Desafios à inclusão social dos deficientes físicos em Maceió; 2003; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paula Yone Stroh;
Coleta seletiva de resíduos comopolítica de indução do cooperativismo em Maceió, Alagoas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paula Yone Stroh;
Mapeamento do Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
O ensino de geografia e TCIs: apontamentos para a educação cidadã; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
Cooperativismo de Agentes Ambientais: um estudo socioambiental para a gestão integrada de resíduos sólidos em Maceió-AL; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
A cultura produzida no ecossistema da Lagoa Mundaú-Maceió; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
A cultura produzida no ecossistema da Lagoa Mundaú-Maceió; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
O Guerreiro em Alagoas; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
Maceió e a laguna Mundaú: território e conflitos socioambientais; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
; Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos e Gestão dos Aterros Sanitários; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo a Pesquisa de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
COOPERATIVISMO E AUTOGESTÃO DA COOPREL ? estudo de caso; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paula Yone Stroh;
FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO POPULAR PARA O COOPERATIVISMO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paula Yone Stroh;
PODER PÚBLICO MUNICIPAL E COOPERATIVISMO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM MACEIÓ-AL; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo a Pesquisa de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
CONTRIBUIÇÕES PARA A IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICA PÚBLICA MUNICIPAL DE COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM MACEIÓ-AL; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério da Educação; Orientador: Paula Yone Stroh;
Território, catação e cooperativismo de materiais recicláveis; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paula Yone Stroh;
Trabalho, relações sociais e cooperativismo de catadores de matweriais recicláveis; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, PROEX-UFAL; Orientador: Paula Yone Stroh;
Catadores de materiais recicláveis nas ruas da cidade de Maceió; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
Catadores de materiais recicláveis nas ruas da cidade de Maceió; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
Diagnóstico socioambiental das linguas negras nas praias urbanas de Maceió; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paula Yone Stroh;
Silva; Linguas negras nas praias de Maceió-AL: aspectos institucionais; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paula Yone Stroh;
Cooperativismo de catadores de resíduos sólidos; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
Diagnóstico Socioambiental do Lixão Municipal de Maceió: trajetórias, trabalho e renda dos catadores; ; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paula Yone Stroh;
TRAJETÓRIAS, TRABALHO E RENDA DOS CATADORES DO LIXÃO MUNICIPAL DE MACEIÓ; ; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paula Yone Stroh;
HABITABILIDADE E VIDA COTIDIANA DOS CATADORES DO LIXÃO MUNICIPAL DE MACEIÓ; ; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paula Yone Stroh;
Patrimônio Cultural- Restituição da Memória Local e Recuperação Informacional do Patrimônio Ecológico do Município de Pilar; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paula Yone Stroh;
monitoria; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
monitoria; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
monitoria; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
monitoria; 2010; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
monitoria; 2010; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
Monitoria disciplina Introdução à Sociologia; 2008; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Pro-reitoria de Graduação; Orientador: Paula Yone Stroh;
Monitoria disciplinaIntrodução à Sociologia; 2008; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
Monitoria disciplina Itrodução à Sociologia; 2008; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
Monitoria disciplina Introdução à Sociologia; 2008; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
Monitoria disciplina Introdução à Sociologia; 2008; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
Disciplinas: Ciências Sociais Aplicadas à Geografia e Introdução à Sociologia; 2006; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
Disciplinas: Ciências Sociais Aplicadas à Geografia e Introdução à Sociologia; 2006; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Pró-reitoria de Graduação, UFAL; Orientador: Paula Yone Stroh;
Disciplinas Ciências Sociais Aplicadas à Geografia e Introdução à Sociologia; 2006; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
Disciplinas: Ciências Sociais Aplicadas à Geografia e Introdução `Sociologia; 2006; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
Disciplina Ciências Sociais Aplicadas `Geografia; 2005; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
Disciplina Ciências Sociais Aplicadas à Geografia; 2004; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Pró-reitoria de Graduação, UFAL; Orientador: Paula Yone Stroh;
Disciplina Ciências Sociais Aplicadas à Geografia; 2004; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
Disciplina Ciências Sociais Aplicadas à Geografia; 2004; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
Disciplina Ciências Sociais Aplicadas à Geografia; 2003; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
Disciplina Ciências Sociais Aplicadas à Geografia; 2003; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Paula Yone Stroh;
Produções bibliográficas
-
CORREIA, R. L. L. S. ; STROH, P. Y. . Mito e Territorialidade: o monumento nacional e a comunidade rural da Serra da Barriga. Democracia Viva , v. 34, p. 88-95, 2007.
-
STROH, P. Y. ; SANTOS, M. A. . Trabalho, Lixo e Cidadania. Latitude , v. 1 Nº 2, p. xxxxx-xxxxx, 2007.
-
STROH, P. Y. . Recriar a Educação: a busca de novos caminhos. Economia e Sociedade (UNICAMP) , São Paulo, v. 3, n.7, p. 11-26, 1985.
-
STROH, P. Y. . Saques e Desemprego. Barreira, Irlys;Stroh Paula, Sao Paulo, 1984.
-
STROH, P. Y. ; BARREIRO, I. A. F. . O Movimento dos Desempregados nas Ruas: Uma prática fora de tempo e de lugar?. Espaço & Debates , São Paulo, v. 10, p. 42-60, 1983.
-
STROH, P. Y. . Fitzcarraldo e a Agenda 21: desfaios à sustentabilidade da Amazônia. 948. ed. Saarbruten, Deutscland: kabriceno, 2016. v. 1. 237p .
-
Cecília Lustosa (Org.) ; STROH, P. Y. (Org.) . Veredas Interdisciplinares. Maceió: EDUFAL, 2010. v. 600. 110p .
-
STROH, P. Y. . Cidade, Lixo e Cidadania. Maceió: Editora da Universidade Federal de Alagoas, 2009. 139p .
-
STROH, P. Y. . Edgar Morin: saberes globais e saberes locais, o olhar interdisciplinar. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2000. v. 01. 73p .
-
STROH, P. Y. . Ignacy Sachs: caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2000. v. 01. 95p .
-
STROH, P. Y. . Relações sociais de gênero nas cooperativas de reciclagem. In: Eva Alterman Blay; Lucia Avelar. (Org.). 50 anos de feminismo, Brasil Argentina e Chie. 305ed.São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017, v. 1, p. 139-172.
-
STROH, P. Y. . COOPERATIVISMO, TECNOLOGIA SOCIAL E INCLUSÃO PRODUTIVA DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS. In: Bruna Cristina Jaquetto Pereira; Fernanda Lira Goes. (Org.). Catadores de Materiais Recicláveis: Um encontro nacional. 33ed.Rio de Janeiro: IPEA, 2016, v. 1, p. 247-266.
-
STROH, P. Y. . La salud humana y medio ambiente: conciliaciones esenciales para el desarrollo sostenible. In: Rodrigues J.F.G; Bethencourt J.A.B; Alvares F.M.. (Org.). La transdisciplina y el desarrollo humano. 1ªed.Villahermosa, Tabasco: Editorial Dirección de Calidad y Enseñanza en Salud, 2011, v. , p. 300-315.
-
STROH, P. Y. . Reconfigurações profissionais na sociedade de consumidores: o catador de materiais recicláveis. In: Alice Anabuki Plancherel; Edna Bertoldo. (Org.). Trabalho e Capitalismo Contemporâneo. 1ªed.Maceió-Al: EDUFAL Editora da Universidade Federal de Alagoas, 2011, v. 1, p. 183-198.
-
STROH, P. Y. . Desenvolvimento, meio Ambiente e Interdisciplinaridade: apontamentos metodológicos. In: Maria Cecília Lustosa; Paula Yone Stroh. (Org.). Veredas Interdisciplinares. Maceió -AL: EDUFAL, 2010, v. , p. 35-53.
-
STROH, P. Y. . Sociedade e lixo no século XXI. In: Paula Yone Stroh. (Org.). Cidade, Lixo e Cidadania. Maceió: Editora da Universidade Federal de Alagoas, 2009, v. , p. 31-40.
-
MELO, E. ; STROH, P. Y. ; FERREIRA JUNIOR, R. R. . Lixo, cadeias produtivas de reciclagem e responsabilidade social. In: Paula Yone Stroh. (Org.). Cidade, Lixo e Cidadania. Maceió: Editora da Universidade Federal de Alagoas, 2009, v. , p. 41-54.
-
STROH, P. Y. ; FERREIRA, J. ; FERREIRA, E. M. . Cidade e Lixo em Maceio. In: Paula Yone Stroh. (Org.). Cidade, Lixo e Cidadania. Maceió: Editora da Universidade Federal de Alagoas, 2009, v. , p. 55-78.
-
FARIAS, R. B. ; STROH, P. Y. . Lixo e Saúde : a gestão pública dos resíduos de serviço de saúde. In: Paula Yone Stroh. (Org.). Cidade, Lixo e Cidadania. Maceió: Editora da Universidade Federal de Alagoas, 2009, v. , p. 101-116.
-
SANTOS, M. A. ; STROH, P. Y. . Lixo e cidadania: catadores e cooperativismo. In: Paula Yone Stroh. (Org.). Cidade, Lixo e Cidadania. Maceió: Editara da Universidade Federal de Alagoas, 2009, v. , p. 117-136.
-
STROH, P. Y. . Diagnóstico socioambiental do território do lixão municipal de Maceió: cidadania em vidas do lixo. In: Instituto Ethos. (Org.). Responsabilidade Social das Empresas: a contribuição das universidades,. São Paulo: Editora Peirópolis, 2009, v. 7, p. 231-256.
-
STROH, P. Y. . Não há sociedade humana, fora do espaço geográfico. In: Lindemberg Medeiros de Araujo. (Org.). Geografia - Espaço, tempo e Planejamento. G35ed.Maceió: EDUFAL, 2004, v. 1, p. 69-90.
-
STROH, P. Y. . Ciência, Mercado, OGMs, Fome e a Ética do Princípio da Precaução. In: George Sarmento. (Org.). Direitos Humanos e Bioética. Maceió: EDUFAL, 2002, v. D598, p. 131-155.
-
STROH, P. Y. . Ciência Tecnologia para o desenvolvimento sustentável. In: Maria do Carmo de Lima Bezerra; Marcel Bursztyn. (Org.). Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento sustentável. : , 2000, v. , p. -.
-
STROH, P. Y. . Viver, compreender e amar. In: Alfredo Pena-Vega;Elimar Pinheiro do Nascimento. (Org.). O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 1999, v. 01, p. 179-198.
-
STROH, P. Y. . As Ciencias Sociais na Relaçao Interdisciplinar do Planejamento Ambiental. In: Clovis Cavalcanti. (Org.). Desenvolvimento e Natureza:Estudos para uma sociedade sustentavel. 1ed.Sao Paulo: Cortez Editora, 1995, v. , p. 276-292.
-
STROH, P. Y. . Especialistas avaliam politização das redes sociais. Jornal Gazeta de Alagoas, Alagoas, p. 10 - 10, 13 mar. 2011.
-
STROH, P. Y. . Reciclagem do Plástico e Cooperativismo de Catadores de Materiais Recicláveis: combinações entre high tech industrial c trabalho precário no Brasil. In: Crisis y Emergencias Sociales en America Latina, 2013, Santiago, Chile. Acta Cientifica XXIX Congresso de la Associación Latino Americana de Sociologia 2013. Santiago: FACSO;Sxciored;Alas, 2013. v. 1. p. yoneStroh.
-
NOBRE, C. E. ; STROH, P. Y. . Inserção dos catadores de lixo do território do Lixão Municipal de Maceió na cadeia produtiva, no contexto da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. In: XV Encontro Nacional de Geógrafos, 2008, São Paulo. O espaço não pára: por uma AGB em movimento, 2008.
-
FERREIRA, J. ; STROH, P. Y. ; FERREIRA, E. M. ; Silvana Quintella Calheiros Cavalcanti . Mapeando a exclusão Social em Território de Catadores de Resíduos Sólidos. In: XV Encontro Nacional de Geógrafos, 2008, São Paulo. O espaço não pára: por uma AGB em movimento, 2008.
-
STROH, P. Y. . Apontamentos de Historicidade na Leitura do Usiodo território Alagoano. In: XV Encontro Nacional de Geógrafos, 2008, São Paulo. Uso do Território no Estado de Alagoas: apontamentos de uma leitura geográfica, 2008.
-
STROH, P. Y. ; SANTOS, M. A. . Trabalho, lixo e cidadania. In: XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007, Recife. XIII congresso Brasileiro de Sociologia, 2007.
-
STROH, P. Y. ; FERREIRA, J. . Paisagem da Exclusão em território do Lixão Municipal de Maceió-AL, Brasil. In: Conferencia Internacional Aspectos Culturales de las Geografias Económicas, Sociales y Políticas, 2007, Buenos Aires. Anales de la Conferencia Internacional Espectos culturales en las Geografias Económicas, Sociales y Políticas. Buenos Aires: UGI;UBA; UFF, 2007.
-
STROH, P. Y. ; RAMALHO, G. B. . História e Patrimônio Cultural de Pilar-AL: perspectivas para a sustentabilidade do desenvovimento local. In: III Encontro da ANPPAS, 2006, Brasília. III Encontro da ANPPAS, 2006.
-
STROH, P. Y. ; CORREIA, R. L. L. S. . Mito e Territorialidade: o monumento nacional e a comunidade rural da Serra da Barriga -AL. In: III Encontro da ANPPAS, 2006, Brasília. III Encontro da ANPPAS, 2006.
-
STROH, P. Y. ; WAISSMANN, W. ; AUGUSTO, L. G. S. ; MARTINS, P. H. . Bases de Fundação do LAPIDEH - Laboratório de Ensino e Pesquisa em Complexidade, Interdisciplinaridade e Desenvolvimento Humano.. In: Encontro: A articulação dos Saberes para o Desenvolvimento Humano, 2003, Recife-PE. 55ª Reunião Anual da SBPC, 2003.
-
STROH, P. Y. ; WAISMAN, W. ; AUGUSTO, L. G. S. . Articulação dos Saberes para o Desenvolvimento Humano. In: 55 Reunião anual da SBPC, 2003. Anais 55 Reunião naual da SBPC, 2003.
-
STROH, P. Y. . Sustentabilidade da Biodiversidade Florestal da Amazonia: um desafio complexo de construção da democracia participativa. In: IV Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica, 2001, Belém. IV Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecologica, 2001.
-
STROH, P. Y. . Patrimonio Cultural Inmaterial: complejo lenguaje de tensiones local-global.. In: IV Seminario Bienal Internacional Acerca de las Implicaciones Filosóficas, Epistemológicas y Metodológicas de la Teoria de la Complejidad, 2008, La Habana. la Habana 2008, 2008.
-
STROH, P. Y. . A Interdisciplinaridade: um caminho para a reconciliação do saber.. In: IV Simpósio em Filosofia e Ciência, 2005, Marília. Anais do VI Simpósio de Filosofia e Ciências -UNESP, 2005.
-
ROCHA, N. W. ; STROH, P. Y. . Patrimônio Cultural - Restituição da memória Local e Recuperação Informacional do Patrimônio Ecológico do Município de Pilar -AL. In: XIII Encontro de Inciação Científica: Ciência e Educação, 2003, Maceió. XIII Encontro de Iniciação Científica da Universidade federal de Alagoas, 2003. v. 1. p. 179-179.
-
STROH, P. Y. ; LIMA, V. P. . Saneamento Básico em Maceió: Percepções Sociais de Riscos Ambientais. In: Rio + 10 Aqui - a educação ambiental para a sustentabilidade, 2002, Porto Alegre. Um mundo sustentável é possivel, 2002.
-
STROH, P. Y. . Cooperativismo, Tecnologia Social e Inclusão Produtiva de Catadores de Materiais Recicláveis. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
STROH, P. Y. . Reciclagem do Plástico e Cooperativismo de Catadores de Materiais Recicláveis: combinações entre high tech industrial c trabalho precário no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
STROH, P. Y. ; NASCIMENTO, M. M. G. . Cooperativismo e Inclusão Social de Catadores de Materiais Recicláveis em Maceió-AL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
STROH, P. Y. . Sociedade de Consumidores e Recombinações Ocupacionais: catador de mayeriais recicláveis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
V.B. T. ; STROH, P. Y. . Gestão Pública e subdesenvolvimento: uma análise a partir do uso do território alagoano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
STROH, P. Y. . Patrimonio Cultural Inmaterial: complejo lenguaje de tensiones local-global.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERREIRA, J. ; STROH, P. Y. ; FERREIRA, E. M. ; CALHEIROS, S. Q. C. . Mapeamento da Exclusão Social em Território de Catadores de Resíduos Sólidos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
STROH, P. Y. ; Antonio Almeida ; Bruno Timóteo Rodrigues ; Roberta Julliany Maurício dos Santos ; Silvana Quintella Calheiros Cavalcanti ; Tatiana Maria Limeira Lima . Diagnóstico sócioambiental das " Linguas Negras" nas praias urbanas de Maceió-AL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NOBRE, C. E. ; STROH, P. Y. . Inserção dos catadores de lixo do território do lixão municipal de Maceió na cadeia produtiva e no contexto da gestão integrada de resíduos sólidos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, J. ; STROH, P. Y. . Paisagem da Exclusão no Território do Lixão de Macei´-AL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
STROH, P. Y. ; FERREIRA, J. . Paisagem da Exclusão em território do Lixão Municipal de Maceió-AL, Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
STROH, P. Y. ; SANTOS, M. A. . Trabalho, Lixo e Cidadania. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
STROH, P. Y. . OGM e ética. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
STROH, P. Y. . Projeto de participação da UNEMAT no Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável desenvolvido junto aos catadores de resíduos sólidos do aterro sanitário de Tangará da Serra - MT 2006 (Parecer Ad Hoc).
Outras produções
STROH, P. Y. ; NASCIMENTO, E. P. ; PENAVEGA, A. . Reforma da Educação Superior Brasileira. 2003.
STROH, P. Y. . Supervisão Estudos socieconômicos UHE Belo Monte. 2001.
STROH, P. Y. . Supervisão Estudos socieconômicos UHE Belo Monte. 2001.
STROH, P. Y. . Estudos Ambientais do Complexo Hidrelétrico de Altamira, Meio socioeconomico. 2001.
STROH, P. Y. ; PARA, O. P. P. N. U. . Memoria da Cooperaçao Tecnica Ao Planafloro. 1998.
STROH, P. Y. . Gestao Ambiental de Terras Indigenas. 1995.
STROH, P. Y. ; VIDA, U. S. I. C. ; PROTECTION, E. . Principios de Avaliaçao de Impacto Ambiental. 1994.
STROH, P. Y. ; IBAMA- ; AMBIENTE, I. B. M. ; RENOVAVEIS, R. N. . Instrumentos de Gestao Ambiental Para A Amazonia, Pantanal e Cerrado. 1994.
DOCE, C. V. R. ; STROH, P. Y. . Programa de Desenvolvimento Agro-Silvopastoril da Área de Influencia da Estrada de Ferro Carajas. 1993.
BRASILEIRAS, C. E. ; STROH, P. Y. . Estudo de Caso da Usina Hidreletrica de Tucurui. 1992.
STROH, P. Y. ; ELETRONORTE- ; BRASIL, C. E. N. . Plano de Dinamizaçao da Regiao Geoeconomica da Uhe Tucurui. 1991.
STROH, P. Y. . Metodologia de Avaliaçao de Impactos Socioeconômicos e Culturais Em Empreendimentos Hidrelétricos Na Amazonia. 1991.
STROH, P. Y. . Patrimônio Histórico Cultural da microrregião de Altamira. 2001.
STROH, P. Y. . Inserção Regional da UHE Belo Monte. 2001.
STROH, P. Y. . Lixo e cidadania. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
STROH, P. Y. . Lixo e cidadania. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CAGO ; STROH, P. Y. . Cooperativismo, Tecnologia Social e Inclusão Produtiva de Catadores de Materiais Recicláveis. 2012. (Relatório de pesquisa).
STROH, P. Y. . Amazônia: mercado global, geopolítica internacional e desenvolvimento regional. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
STROH, P. Y. ; CAVALCANTI, B. C. ; ROCHA, R. ; RAMALHO, G. B. ; BRANDAO, C. . Mapeamento do Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas. 2008. (Relatório de pesquisa).
STROH, P. Y. ; FERREIRA, E. M. ; FERREIRA, J. ; SANTOS, M. A. . Diagnóstico Socioambiental do Lixão Municipal de Maceió. 2006. (Relatório de pesquisa).
STROH, P. Y. . Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável junto aos catadores de resíduos sólidos do aterro sanitário de Tangará de Serra-MT. 2006. (Parecer Had Hoc).
STROH, P. Y. ; SOUZA, A. J. F. ; SETTE, S. S. ; ANGEIRAS, M. F. D. ; ALMEIDA, A. ; MAYER, M. ; SETTE, J. S. A. . Curso de Especialização em Telemática na Educação. 2003 (Curso de Especialização à Distância) .
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2017
GESTÃO PÚBLICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS E INCLUSÃO SOCIECONÔMICA DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS, Descrição: Estudar, nos âmbitos do estado de Alagoas e com ênfase no município de Maceió, o processo de execução da Lei 12.305 que dispõe sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, buscando elucidar as interdependências da capacidade instalada no interior do aparato administrativo do poder público para efetivar os planos estaduais e municiais de resíduos sólidos, com as possibilidades de desempenho em favor da inclusão socioeconômica de cooperativas de catadores de materiais recicláveis, conforme determina a referida Lei e o Decreto 7405, que a acompanha e dispõe sobre a criação do Programa Pró-Catador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Paula Yone Stroh - Coordenador / João Alex Dias da Silva - Integrante / Debra Isadora Dantas de Oliveira de Lucena Zaidan - Integrante / Karine Tavares de Morais - Integrante., Número de orientações: 3
-
2013 - 2017
50 anos de feminismo (1965-2015): novos paradigmas, desafios futuros Argentina, Brasil e Chile, Descrição: o objetivo desta pesquisa é avaliar e comparar os processos de transformação da condição de gênero no Brasil, na Argentina e no Chile, países que atravessaram etapas sociopolíticas paralelas e que iniciaram o século XXI elegendo mulheres para a Presidência da República. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paula Yone Stroh - Coordenador / Eva Alterman Blay - Integrante / Lucia Avelar - Integrante / Patrícia Duarte Rangel - Integrante / Paula Licursi Prates - Integrante / Luis Felipe Pereira Mendonça Cruz - Integrante / Maira Teixeira de Macedo Neves - Integrante / Sergio Flávio Barbosa - Integrante.
-
2010 - 2013
Cooperativismo, Tecnologia Social e Inclusão Produtiva de Catadres de Materiais Recicláveis, Descrição: construção de conhecimentos capazes de subsidiar e orientar processo participativo de apropriação de tecnologias sociais voltadas ao cooperativismo solidário de catadores de materiais recicláveis, tendo em vista a inclusão produtiva em sistema municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, notadamente no subsistema da coleta seletiva, como também a melhoria das atuais condições de inclusão na cadeia produtiva local da reciclagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Paula Yone Stroh - Coordenador / Mônica Melo Gomes do Nascimento - Integrante / Gesyca Patrícia da Silva Santos - Integrante / Carlos Antonio Gregório de Oliveira Junior - Integrante / Iris Lisie Gomes Neto - Integrante / Rose Meyre - Integrante., Número de orientações: 3
-
2008 - 2010
Diagnóstico Socioambiental das praias urbanas de Maceió-AL, Descrição: Estudo socioambiental das ?línguas negras? existentes nas praias do perímetro urbano de Maceió que procura captar os impactos socioambientais da poluição na qualidade/balneabilidade do mar e à saúde de freqüentadores das praias e habitantes das áreas de influência, as percepções sociais destes aos riscos ambientais. Por prolongamento, conhecer os principais obstáculos fixados no interior das instituições responsáveis por políticas públicas de saneamento do problema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Paula Yone Stroh - Coordenador / Renise Bastos Farias - Integrante / Antonio Almeida - Integrante / Bruno Timóteo Rodrigues - Integrante / Tatiana Maria Limeira Lima - Integrante / kelly Carina S. Santos - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Alagoas - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2007 - 2008
Mapeamento do Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas, Descrição: identificar e sistematizar os registros documentais das expressões do patrimônio cultural imaterial produzido, transmitido e recriado no estado de Alagoas,através de gerações, mediante características históricas e culturais peculiares de ocupação e uso do território. Notadamente, quanto às expressões de saberes, fazeres e ofícios tradicionais, formas de expressão, festas e celebrações e representações de locais de práticas culturais coletivas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Paula Yone Stroh - Coordenador / Geysa Brainner Ramalho - Integrante / Emerson Mamede Ferreira - Integrante / Rachel Rocha - Integrante / Bruno Cesar Cavalcanti - Integrante / Celso Brandão - Integrante / Thyago Anthony Soares Lima - Integrante / Osvaldo dos Reis Mendonça - Integrante / Breno Matias de Albuquerque - Integrante / Larissa Lisboa da Fonseca Tavares - Integrante / Lizandra Pereira dos Santos - Integrante / Maíra Abrantes Henrique Paiva - Integrante., Financiador(es): Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 3
-
2004 - 2009
Diagnóstico Socioambiental do Território do Lixão Municipal de Maceió, Descrição: A pesquisa socioambiental busca captar: i) as dinâmicas socioambientais constituintes da produção e reprodução da exclusão sócio-espacial de um território dependente do descarte do consumo da sociedade urbana e do crescimento exponencial dos resíduos sólidos na sociedade moderno industrial, ii) as percepções sociais de risco ambiental do território, no interior da comunidade submetida a agudas urgências à sobrevivência física e à reprodução da vida, além de ao agudo déficit de direitos de cidadania; iii) as possibilidades de inclusão cidadã dos catadores nas cadeias comerciais e industriais locais de reciclagem de resíduos sólidos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Paula Yone Stroh - Coordenador / Reynaldo Rubem Ferreira Junior - Integrante / Jorge Ferreira - Integrante / Emerson Mamede Ferreira - Integrante / Sinval Autran Mendes Guimaraes - Integrante / Thyago Anthony Soares Lima - Integrante / Priscylla Crys Dias da Silva - Integrante / Paulo Celson Cândido de Alapenha - Integrante / Elias dos Santos - Integrante / Jordanna Maria Delmiro Pereira de Lima - Integrante / Andersson Pontes Barbosa - Integrante / Renise Bastos Farias - Integrante / Elaine Melo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 6
-
2001 - 2002
Caminhos para o Turismo Sustentável em Pilar- AL, com base nas percepções da sociedade local em relação ao patrimônio ecológico e cultural., Descrição: apresenta uma reflexão a respeito das possibilidades de incremento do turismo sustentável no município de Pilar, a partir da avaliação integrada do patrimônio ecológico e cultural local, com base na identificação das percepções de significados e usos atribuídos pelos segmentos de atores sociais da sociedade local, em relação aos recursos patrimoniais existentes no lugar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Paula Yone Stroh - Coordenador / Nadja Waleska da Rocha - Integrante / Geysa Brainner Ramalho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2
Projetos de desenvolvimento
-
2010 - 2011
Panorama da Indústria da Reciclagem de Plástico em Maceió-AL, Descrição: estudo das etapas e o perfil socioeconômico dos agentes e atores envolvidos na cadeia produtiva local da reciclagem, tendo em vista a identificação de oportunidades locais de inovação e agregação de valor aos diferentes materiais reciclados, com enfoque nos materiais plásticos e a criação de políticas que estimulem o desenvolvimento sustentável do setor.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Paula Yone Stroh - Integrante / Luciana Santarita - Coordenador., Financiador(es): Federação das Indústrias do Estado de Alagoas - Bolsa.Número de orientações: 1
-
2010 - 2011
Panorama da Indústria da Reciclagem de Plástico em Maceió-AL, Descrição: estudo das etapas e o perfil socioeconômico dos agentes e atores envolvidos na cadeia produtiva local da reciclagem, tendo em vista a identificação de oportunidades locais de inovação e agregação de valor aos diferentes materiais reciclados, com enfoque nos materiais plásticos e a criação de políticas que estimulem o desenvolvimento sustentável do setor.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Paula Yone Stroh - Integrante / Luciana Santarita - Coordenador., Financiador(es): Federação das Indústrias do Estado de Alagoas - Bolsa.Número de orientações: 1
-
2010 - 2011
Panorama da Indústria da Reciclagem de Plástico em Maceió-AL, Descrição: estudo das etapas e o perfil socioeconômico dos agentes e atores envolvidos na cadeia produtiva local da reciclagem, tendo em vista a identificação de oportunidades locais de inovação e agregação de valor aos diferentes materiais reciclados, com enfoque nos materiais plásticos e a criação de políticas que estimulem o desenvolvimento sustentável do setor.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Paula Yone Stroh - Integrante / Luciana Santarita - Coordenador., Financiador(es): Federação das Indústrias do Estado de Alagoas - Bolsa.Número de orientações: 1
-
2010 - 2011
Panorama da Indústria da Reciclagem de Plástico em Maceió-AL, Descrição: estudo das etapas e o perfil socioeconômico dos agentes e atores envolvidos na cadeia produtiva local da reciclagem, tendo em vista a identificação de oportunidades locais de inovação e agregação de valor aos diferentes materiais reciclados, com enfoque nos materiais plásticos e a criação de políticas que estimulem o desenvolvimento sustentável do setor.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Paula Yone Stroh - Integrante / Luciana Santarita - Coordenador., Financiador(es): Federação das Indústrias do Estado de Alagoas - Bolsa.Número de orientações: 1
-
2010 - 2011
Panorama da Indústria da Reciclagem de Plástico em Maceió-AL, Descrição: estudo das etapas e o perfil socioeconômico dos agentes e atores envolvidos na cadeia produtiva local da reciclagem, tendo em vista a identificação de oportunidades locais de inovação e agregação de valor aos diferentes materiais reciclados, com enfoque nos materiais plásticos e a criação de políticas que estimulem o desenvolvimento sustentável do setor.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Paula Yone Stroh - Integrante / Luciana Santarita - Coordenador., Financiador(es): Federação das Indústrias do Estado de Alagoas - Bolsa.Número de orientações: 1
Prêmios
2013
Excelência Acadêmica XXIII Encontro de Iniciação Científica UFAL, Universidade Federal de Alagoas.
2011
Excelência Acadêmica - VIII Congresso Acadêmico, Universidade Federal de Alagoas.
2008
Finalista Prêmio Ethos-Valor 8ª edição - categoria Professores, ao trabalho Diagnóstico Socioambiental do Lixão Municipal de Maceió, Instituto Ethos, UniEthos e jornal Valor Econômico.
2008
Excelência Acadêmica - V Congresso Acadêmico da UFAL, Universidade Federal de Alagoas.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Alagoas, Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente. , Rua Campos AC. Simões Km.97 BR.104, Tabuleiro dos Martins, 57072970 - Maceió, AL - Brasil, Telefone: (82) 32141441, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - Atual
Universidade de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisadora colaboradora, Carga horária: 8
2000 - Atual
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora associada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2014
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia do Meio Ambiente
-
08/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pósgraduação em Sociologia, .,Linhas de pesquisa
-
09/2006
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Sociologia
-
01/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, .,Linhas de pesquisa
-
03/2011 - 06/2011
Ensino, Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, sociologia ambiental
-
09/2006 - 12/2009
Ensino, Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia do Desenvolvimento
-
03/2008 - 07/2008
Ensino, Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Projeto de Pesquisa
-
06/2005 - 12/2007
Ensino, Prodema, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sociedade, Cultura e Natureza
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais II - seminários de interdisciplinaridade
-
03/2001 - 11/2005
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências Sociais Aplicadas à Geografia
-
11/2003 - 06/2005
Serviços técnicos especializados , Reitoria, .,Serviço realizado, Grupo de Estudos em Resíduos Sólidos e Recuperação de Áreas Degradadas.
-
06/2003 - 04/2004
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia do Desenvolvimento
-
03/2000 - 08/2003
Ensino, Prodema, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Natureza, Cultura e Sociedade
-
03/2000 - 12/2000
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Humana e Econômica
-
02/2000 - 12/2000
Ensino, Prodema, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Civilização e Cultura Local para a Sustentabilidade do Desenvolvimento, Cultura, Sociedade e Natureza, Metodologia de Pesquisa
2009 - 2009
Universidad Anáhuac de XalapaVínculo: Professora visitante, Enquadramento Funcional: Profesora visitante, Carga horária: 20
2008 - 2008
Universidad Anáhuac de XalapaVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora Visitante, Carga horária: 20
Outras informações:
participação como professora convidada da MAESTRÍA EN POLÍTICA, GESTIÓN Y DERECHO AMBIENTALES, partilhada entre a Universidad Anáhuac de Xalapa- México e a Universidade de Alcalá -Espanha, ministrando aulas sobre "Proteção da Biodiversidade", entre os dias 05 a 13 de setembro de 2008.
2007 - 2007
Universidad Anáhuac de XalapaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora visitante, Carga horária: 10
Outras informações:
participação como professora convidada da MAESTRÍA EN POLÍTICA, GESTIÓN Y DERECHO AMBIENTALES, partilhada entre a Universidad Anáhuac de Xalapa- México e a Universidade de Alcalá -Espanha, ministrando aulas sobre "Proteção da Biodiversidade", entre 06 e 14 /07/2007
2006 - 2006
Universidad Anáhuac de XalapaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora visitante, Carga horária: 10
Outras informações:
participação como professora convidada da MAESTRÍA EN POLÍTICA, GESTIÓN Y DERECHO AMBIENTALES, partilhada entre a Universidad Anáhuac de Xalapa- México e a Universidade de Alcalá -Espanha, ministrando aulas sobre "Proteção da Biodiversidade", entre os dias 26 de maio a 3 de junho de 2006.
2005 - 2005
Universidad Anáhuac de XalapaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora visitante
Outras informações:
participação como professora convidada da MAESTRÍA EN POLÍTICA, GESTIÓN Y DERECHO AMBIENTALES, partilhada entre a Universidad Anáhuac de Xalapa- México e a Universidade de Alcalá -Espanha, ministrando aulas sobre "Proteção da Biodiversidade", entre os dias 29 de abril e 8 de maio de 2005.
2003 - 2003
Universidad Anáhuac de XalapaVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora Visitante, Carga horária: 20
2002 - 2002
Universidad Anáhuac de XalapaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora visitante
Outras informações:
participação como professora convidada da MAESTRÍA EN POLÍTICA, GESTIÓN Y DERECHO AMBIENTALES, partilhada entre a Universidad Anáhuac de Xalapa- México e a Universidade de Alcalá -Espanha, ministrando aulas sobre "Proteção da Biodiversidade", entre os dias 03 e 20 de maio de 2002.
Atividades
-
01/2005
Ensino, Maestria En Politica Gestión y Derecho Ambientales, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Proteción de la Biodiversidad
-
01/2002
Ensino, Maestria En Politica Gestión y Derecho Ambientales, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestión de la Biodiversidad
2000 - 2000
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: pesquisador associado
Outras informações:
Professora visitante, pesquisadora associada do CDS- Centro de Desenvolvimento Sustentável.
1999 - 2000
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 30
Atividades
-
08/2002 - 08/2002
Extensão universitária , Programa de Pós Graduação Em Ciências da Saúde, Núcleo de Estudos Em Educação e Promoção da Saúde.,Atividade de extensão realizada, Conferências no curso de Extensão "Edgar Morin e a Crise da Modernidade".
-
06/1999 - 05/2001
Pesquisa e desenvolvimento , CDS- Centro de Desenvolvimento Sustentavel, .,Linhas de pesquisa
-
07/2000 - 09/2000
Treinamentos ministrados , CDS- Centro de Desenvolvimento Sustentavel, .,Treinamentos ministrados, Estratégias de Negociação de Conflitos Socioambientais
-
08/2000 - 08/2000
Extensão universitária , CDS- Centro de Desenvolvimento Sustentavel, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação Curso Biogeografia: Conceitos e Métodos, ministrado pela prof. Marianne Cohen, Université Paris VII.
-
04/2000 - 04/2000
Ensino, Desenvolvimento Sustentável, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Historia Social da Ciência e da Tecnologuia
-
12/1999 - 02/2000
Extensão universitária , Centro de Desenvolvimento Sustentavel, Coordenadoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora de Extensão.
-
08/1999 - 12/1999
Ensino, Desenvolvimento Sustentável, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Historia Social da Ciência e Tecnologia
-
12/1998 - 08/1999
Serviços técnicos especializados , CDS- Centro de Desenvolvimento Sustentavel, .,Serviço realizado, Consultoria Minstério do Meio Ambiente / Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Projeto PNUD BRA 94, Agenda 21 Brasileira - C&T para o Desenvolvimento Sustentável.
-
06/1999 - 06/1999
Serviços técnicos especializados , CDS- Centro de Desenvolvimento Sustentavel, .,Serviço realizado, Membro Grupo de Trabalho Biotecnologia: Educação, Ciência e Tecnologia, Seminário Clonagem e Transgênicos, Senado Federal, 08 a 10.06.1999.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Paula Yone Stroh e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?