Cláudio Messias

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2011) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é docente da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Interfaces Socais da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: educomunicação, metodologia da pesquisa, gestão da comunicação, media training e educação.

Informações coletadas do Lattes em 15/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Comunicação

2014 - 2017

Universidade de São Paulo
Título: A epistemologia da educomunicação em aferição: pela configuração do habitus no Paradigma Educomunicativo
, Ano de obtenção: 2017. Ismar de Oliveira Soares. Palavras-chave: Epistemologia da Educomunicação; Paradigma Educomunicativo; Habitus; Inter-relação Comunicação>Educação; Escola Latino-americana de Comunicação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Ciências da Comunicação

2009 - 2011

Universidade de São Paulo
Título: Duas décadas de Educomunicação: da crítica ao espetáculo
, Ano de Obtenção: 2011.Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Educomunicação; Comunicação; Educação; Epistemologia; Senso comum.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Educação; Informação e comunicação.

Especialização em andamento em Comunicação Popular e Comunitária

2008 - Atual

Universidade Estadual de Londrina
Título: Comunicação ?Educomunitária?: a Relação Educação/Comunidade no Contexto da Comunicação Social
Orientador: Luzia Mitsue Yamashita Deliberador

Graduação em História

2004 - 2007

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Produção de Jornal na Escola: Uma Ferramenta Pedagógica
Orientador: Sidinei Galli
Bolsista do(a): Pró-reitoria de Extensão Universitária, PROEX - UNESP, Brasil.

Formação complementar

2021 - 2021

ACESSO À INFORMAÇÃO E OUVIDORIAS DO MINISTÉRIO PÚBLICO. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2020 - 2020

Temos que dar aulas remotas. E agora?. (Carga horária: 10h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2018 - 2018

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - CONCEITOS BÁSICOS EM GESTÃO DOCUMENTA. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2017 - 2017

SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES - SEI! USAR. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2017 - 2017

Planejamento Estratégico para Organizações Públicas. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2016 - 2016

Introdução à Gestão de Projetos. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2015 - 2015

Seminário Epistemología de la comunicación y mediaciones de lo local. (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2010 - 2010

Epistemologia da Ciência e o Desenvolvimento. (Carga horária: 10h). , Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Preparação Pedagógica do Estágio de Docência. (Carga horária: 15h). , Faculdade de Educação daa Universidade de São Paulo, FE-USP, Brasil.

2009 - 2009

Seminário de Preparação Pedagógica. (Carga horária: 15h). , Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FE-USP, Brasil.

2007 - 2007

Educação Matemática de Jovens e Adultos. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2007 - 2007

Leitura e Contação de Histórias em EJA. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Educação Para o Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 32h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2005 - 2005

Normalização para Referência Bibliográfica. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Educomunicação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Organização de eventos

MESSIAS, C. . XXIII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste. 2023. (Congresso).

MESSIAS, C. . Simpósio Nordestino de Educomunicação. 2018. (Outro).

Participação em eventos

47.o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Educação midiática e o combate contínuo à desinformação capitaneado pela Intercom: um estudo de monitoramento sobre o emprego do verbete ?notícia falsa? por grupos de mídia no estado da Paraíba. 2024. (Congresso).

46.o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Amostragem de consumo midiático por ouvintes de web rádio universitária: diretrizes para nova programação da UFCG Conecta, na Paraíba. 2023. (Congresso).

45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Web rádio como canal de comunicação institucional na pandemia: uma experiência no âmbito de uma comunidade acadêmica. 2022. (Congresso).

XIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.IMPLANTAÇÃO DA WEB RÁDIO UFCG CONECTA: DAS ATIVIDADES PRÁTICAS EM ENSINO REMOTO À ESTRUTURAÇÃO DE PLATAFORMA DE PESQUISA. 2022. (Outra).

42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O paradigma educomunicativo no mundo do trabalho da comunicação: parâmetros de um bacharelado em Educomunicação. 2019. (Congresso).

Pensacom: A Desinformação na Era da Informação. 2019. (Congresso).

XXI Congresso Regional Intercom Nordeste. 2019. (Congresso).

41º Congresso Nacional de Ciências da Comunicação. Paradigma educomunicativo e o lugar do sujeito que educa a si próprio: repensando o conceito em suas perspectivas epistemológicas. 2018. (Congresso).

Pensacom. Do pensamento comunicacional latino-americano a um curso de graduação em Educomunicação: renovações e avanços na perspectiva do paradigma educomunicativo. 2018. (Congresso).

XIII Seminário Internacional Obitel. 2018. (Seminário).

XX Congresso Regional Intercom Nordeste. O sujeito que educa a si próprio: perspectivas epistemológicas da educomunicação em tempos de midiatização. 2018. (Congresso).

XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A educomunicação concebida nas quatro décadas de Intercom: um paradigma, novas acepções de visão de mundo. 2017. (Congresso).

Global MIL Week UNESCO 2016.Innovation in MIL Education: transforming learning in multimedia environment: best practices and pedagogical models for MIL and teacher's education. 2016. (Outra).

I Fórum Possibilidades e Complexidades na Formação de Educadores: discutindo as multiplicidades de ações educativas da relação universidade-comunidade. 2016. (Outra).

II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação.Projetos de Extensão Universitária, gestão da comunicação e protagonismo dos acadêmicos. 2016. (Outra).

Pensacom 2016.A identidade latino-americana do conceito educomunicação: Do pensamento de Paulo Freire e Luis Ramiro Beltrán à tentativa de apropriação epistemológica pelas escolas europeias. 2016. (Outra).

Seminário Educomunicação na Práxis Social: perspectivas epistemólogas em debate, na Europa e no Brasil. 2016. (Seminário).

XI Seminário Internacional OBITEL (Re)Invenção de gêneros e formatos na ficção televisiva. 2016. (Seminário).

XXXIX Congresso Nacional Intercom. A audiência protagonista e os pressupostos da Educomunicação: reflexões epistemológicas. 2016. (Congresso).

XXXIX Congresso Nacional Intercom. 2016. (Congresso).

23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP.Mostra Destaques de 2015. 2015. (Simpósio).

II Seminário Anhembi Morumbi de Comunicação e Educação.O jornal impresso escolar enquanto parâmetro acerca da hierarquização de poder nas instituições públicas de ensino: os casos Jornal D?Escola, no estado de São Paulo, e Educampus, na Paraíba. 2015. (Seminário).

V Encontro Obitel Brasil. 2015. (Encontro).

VI Jornada Acadêmica Discente PPGCOM/ECA/USP.O ?discurso intermediário? no construto epistemológico da Educomunicação. 2015. (Outra).

XVII Congresso Regional Intercom Nordeste. Expocom. 2015. (Congresso).

XVII Congresso Regional Intercom Nordeste. 2015. (Congresso).

I Seminário Anhembi Morumbi de Comunicação e Educação.A comunidade Pedregal, em Campina Grande-PB, e a expectativa de intervenção do bacharelado em Educomunicação da UFCG em conflitos entre facções: um desafio para a gestão.. 2014. (Seminário).

IX Seminário Internacional Obitel. 2014. (Seminário).

Pens@com Brasil.O desafio da(s) graduação(ões) em Educomunicação, sem Diretriz Curricular. 2014. (Simpósio).

V Jornada Acadêmica Discente PPGCOM/ECA/USP.A suficiência epistemológica da Educomunicação: uma análise sobre as produções científicas internacionais norteadas a partir do NCE-ECA-USP e o reconhecimento do novo campo. 2014. (Outra).

XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Expocom Nacional. 2014. (Congresso).

XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Expocom Nacional. 2014. (Congresso).

XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A suficiência epistemológica do campo da Educomunicação nos países ibero-americanos: por uma unificação conceitual da inter-relação comunicação/educação. 2014. (Congresso).

Seminário e Oficina Nacional de Indicação de Políticas Públicas para Cultura e Comunicação. 2012. (Seminário).

VI Seminário Temático Globo Intercom: "Esportes na Idade Mídia: diversão, informação e educação". 2012. (Seminário).

X Congresso Lusocom. Um estudo sobre as duas décadas de pesquisas que constituíram o campo da Educomunicação no Brasil. 2012. (Congresso).

X Congresso Lusocom. Um estudo sobre as duas décadas de pesquisas que constituíram o campo da Educomunicação no Brasil. 2012. (Congresso).

XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2012. Por uma epistemologia da Educomunicação na Era da Idade Mídia: Um olhar sobre a constituição do campo da inter-relação Comunicação/Educação". 2012. (Congresso).

XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2012. 2012. (Congresso).

I Colóquio de Professores, Pesquisadores e Estudantes de Educomunicação. 2011. (Encontro).

XVI Intercom Sudeste. Produção de Jornal Impresso Escolar. 2011. (Congresso).

XVI Intercom Sudeste. Expocom. 2011. (Congresso).

XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Conhecimento, mídias interativas e docência. 2011. (Congresso).

XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O espaço da Educomunicação nas Ciências da Comunicação: um olhar a partir de práticas, reflexões e olhares. 2011. (Congresso).

3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.Da rede ao muro, a transposição da escola: a Educomunicação e seus desafios na contemporaneidade. 2010. (Simpósio).

II Encontro Brasileiro de Educomunicação. 2010. (Encontro).

III Simpósio Internacional de Comunicação e Cultura na América Latina.Escola, comunicação hegemônica e poder: há espaço para a reflexão crítica?. 2010. (Simpósio).

XII Intercom Nordeste. Produção de Jornal na Escola: Uma Ferramenta Pedagógica. 2010. (Congresso).

XIV Celacom (Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação).A Educomunicação enquanto licenciatura: uma proposta além da formação de educadores. 2010. (Outra).

XXXIII Congresso Nacional da Intercom. A Legitimação da Educomunicação e o Surgimento do Seu Senso-Comum. 2010. (Congresso).

9º Tec-ES Seminário Nacional de Tecnologia para o Desenvolvimento da Educação. 2009. (Seminário).

II Colóquio Brasil México de Ciências da Comunicação. Um olhar sobre a Educomunicação enquanto prática em expansão. 2009. (Congresso).

III Encontro de Direitos Humanos da Unesp."A educomunicação na legitimação da cidadania: desafios e responsabilidades". 2009. (Encontro).

XII Celacom. Novas tecnologias, culturas, comunicação e educação. Nova Educomunicação?. 2009. (Congresso).

XXXII Intercom. Educomunicação, étimo e interfaces: muitos olhares, um só campo. 2009. (Congresso).

II Simpósio Lutas Sociais na América Latina.Reflexão distorcida da mídia na sala de aula. 2008. (Simpósio).

VI Frepop III Internacional. 2008. (Outra).

XII Jornada Pedagógica - Tecnologia e Educação: um Olhar Crítico.Questionamentos acerca da produção de jornal na escola mediante capacitação de educomunicadores. 2008. (Outra).

4º Congresso de Extensão Universitária da Unesp - Violência: Educação, Desigualdade e Diretois Humanos; Por uma Cultura de Paz. Exclusão entre excluídos: muma nova realidade na educação de jovens e adultos. 2007. (Congresso).

55º Seminário do Gel - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.A inter-relação educação e comunicação na produção de jornal na escola. 2007. (Seminário).

II Ciclo de Histórias de Professores.Dos boletins escolares aos boletins de ocorrência: notícia ou ficção?. 2007. (Outra).

Leitura de Imagem em Todas as Áreas do Conhecimento". 2007. (Oficina).

V Curso de Capacitação de Educadores do Peja/Unesp. 2007. (Encontro).

V Encontro do Peja III Seminário Regional do Peja.Avaliação: atendendo, ou não, expectativas de educandos jovens e aduiltos. 2007. (Encontro).

I Ciclo de Histórias de Professores - Experiências Vividas em Sala de Aula.Recuperação paralela: um caso questionável. 2006. (Encontro).

I Ciclo de Histórias de Professores - Experiências Vividas em Sala de Aula. 2006. (Encontro).

II Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais. 2006. (Encontro).

IV Encontro de Educação do Oeste Paulista.Produção de Jornal na Escola: Uma Ferramenta Pedagógica. 2006. (Encontro).

VII EDICIB - Encuentro Asociación de Educadores e Investigadores de Bibliotecología, Archivología, Ciencias de la Información y Documentación de Iberoamérica y el Caribe. 2006. (Encontro).

VII ENANCIB Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2006. (Encontro).

VIII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais. 2006. (Encontro).

XVIII Encontro Regional de História - Anpuh São Paulo.XVIII Encontro Regional de História, Anpuh São Paulo - O Historiador e Seu Tempo. 2006. (Encontro).

I Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais. 2005. (Encontro).

VII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais. 2005. (Encontro).

XVII Congresso de Iniciação Científica. 2005. (Congresso).

XXIII Semana de História - História e Imagem; Imagem da História.Conceito de imprensa: imagem construída ou deturpada?. 2005. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Mariza Ferrazza

POMPEU, D.; GATTAI, L. A.;MESSIAS, C.. Um estudo de leitura com os alunos do 2.o ano do ensino médio. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Sandra Regina de Souza

MESSIAS, C.; GATTAI, L. A.; ATHAYDE, R. F.. Um olhar sobre as representações textuais do professor reflexivo. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Leandro Rodrigues Martins

MESSIAS, C.; GATTAI, L. A.; PEREIRA, M. R.. Aquisição da autonomia de leitura de textos em língua inglesa por meio de temas atuais diversificados. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Marinilce Doné

MESSIAS, C.; GATTAI, L. A.; POMPEU, D.. As letras de música como função cognitiva na prática de leitura do ensino fundamental de uma escola pública no estado de São Paulo. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Maria de Fátima Q

MESSIAS, C.; GATTAI, L. A.; MURAD, L. H. L.. Félix Aidar. A poesia como incentivo à leitura em língua inglesa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Rodrigo Diglio Pires

MESSIAS, C.; GATTAI, L. A.; PEREIRA, M. R.. Como tornar o ensino aprendizagem de língua inglesa mais atrativo para os alunos do 6.o ano do ensino fundamental?. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Cláudia Ferreira Ramos Pinto

MESSIAS, C.; GATTAI, L. A.; MURAD, L. H. L.. Práticas pedagógicas: o uso das TICs para ensinar inglês. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Margareth Alves Leite

MESSIAS, C.; GATTAI, L. A.; CONCARIO, M.. Reconhecendo marcas de gêneros textuais em língua inglesa em seção do Caderno do Aluno no ensino médio: um estudo de caso. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Silvana Aparecida G

MESSIAS, C.; GATTAI, L. A.; POMPEU, D.. Foratto. Conscientização sobre estratégias de leitura em língua estrangeira. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Márcia Aparecida Cássia Ribeiro Camargo

MESSIAS, C.; GATTAI, L. A.; TEIXEIRA FILHO, F. S.. Ensino aprendizagem de língua inglesa: à luz da tecnologia da informação e da comunicação. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Cecilia Alves Galdino

MESSIAS, C.; GATTAI, L. A.; OLIVEIRA, S. T.. Leitura e compreensão de textos em inglês: perspectivas de novos caminhos em sala de aula. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Ana Maria Borges

MESSIAS, C.; GATTAI, L. A.; GARCIA, D. N. M.. As novas tecnologias como importantes ferramentas transformadoras das práticas de ensino de língua inglesa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Valdirene Aparecida Leal dos Santos

MESSIAS, C.; GATTAI, L. A.; MURAD, L. H. L.. O ensino das estratégias de leitura na língua inglesa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Letícia Regina Betiol dos Santos

MESSIAS, C.; GATTAI, L. A.; SANTOS, S.. Estratégias de leitura e compreensão de língua inglesa no ensino fundamental da rede pública do estado de São Paulo. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Bernardino Jr

MESSIAS, C.; GATTAI, L. A.; CONCARIO, M.. Barreto de Oliveira. Desenvolvendo a oralidade na escola pública por meio de atividades divertidas. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Leila Aparecida Nunes Barbosa

MESSIAS, C.; GATTAI, L. A.; GARCIA, D. N. M.. Teoria e prática de língua inglesa: a ponte dos PCNs e do Currículo do estado de São Paulo. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Rosa Maria Moeraes de Mattos

MESSIAS, C.; GATTAI, L. A.; ANNIBAL, S. F.. O ensino da língua inglesa associado às TICs e o perfil docente. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: João Luiz Lopes

MESSIAS, C.; GATTAI, L. A.; CURADO, C. S. F.. Aprendendo inglês com música no ensino médio: uma realidade possível. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Marcio Jean Fialho de Sousa

MESSIAS, C.; GATTAI, L. A.; MESSIAS, R. A. L.. O ensino de língua inglesa através de práticas teatrais. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Paula Cristina Correa Francisco

MESSIAS, C.; GATTAI, L. A.; GARCIA, D. N. M.. O uso das estratégias de leitura no processo de ensino aprendizagem em língua inglesa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Magali Cristiane Catoia

MESSIAS, C.; BATISTELA, M. R.; PEREIRA, J. B. N.. O ensino da gramática de inglês na abordagem sócio-interacionista no estado de São Paulo na década de 90 até os diias atuais: uma pesquisa etnográfica. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Leila Cristina Celestino Smith

MESSIAS, C.; BATISTELA, M. R.; GARCIA, D. N. M.. A língua inglesa e os temas transversais: a formação do cidadão global. 2013.

Aluno: Violeta Pascual Astácio Dias

MESSIAS, C.; BATISTELA, M. R.; GARCIA, D. N. M.. Os gêneros discursivos e o ensino de língua inglesa no contexto da escola pública. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Lidiane Aparecida Siva

MESSIAS, C.; BATISTELA, M. R.; GARCIA, D. N. M.. Flexibilizando a língua inglesa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Denise Hanashiro

MESSIAS, C.; BATISTELA, M. R.; OLIVEIRA, S. T.. A prática docente no ensino de língua inglesa: um desafio pela qualidade. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Patrícias Lemes Grava

MESSIAS, C.; BATISTELA, M. R.; ANDRADE, A. C. N. B.. O uso de mídias tecnológicas no desenvolvimento da competência leitora nas aulas de língua inglesa e a formação digital do professor. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Cláudia Elisângela Terribile Amaral

MESSIAS, C.; BATISTELA, M. R.; MESSIAS, R. A. L.. Pen Pal no ensino de língua inglesa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Paula Rodrigues Nunes

MESSIAS, C.; BATISTELA, M. R.; DANIEL, F. G.. Língua inglesa e as tecnologias: o ensino no Brasil diante dos grandes eventos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Adriana Hitomi Deguchi

MESSIAS, C.; BATISTELA, M. R.; SILVA, M. R. G. L.. O ensino das TICs nas aulas de língua inglesa: crença, realidade e possibilidade. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Lélia Nakamura Niemeier

MESSIAS, C.; BATISTELA, M. R.; SILVA, M. R. G. L.. Formação continuada do professor de Língua Estrangeira Moderna. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Vanessa Aparecida Bonassa Oliveira

MESSIAS, C.; BATISTELA, M. R.; POMPEU, D.. O uso do blog no ensino aprendizagem de inglês como língua estrangeira: um estudo de caso com alunos do ensino fundamental da rede pública do estado de São Paulo. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Adriana Andrade Mello

MESSIAS, C.; BATISTELA, M. R.; TEIXEIRA FILHO, F. S.. O professor de inglês suposto pelo Currículo do estado de São Paulo. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Jaqueline Borsato

MESSIAS, C.; BATISTELA, M. R.; SANTOS, S.. Ensino da língua estrangeira para jovens e adultos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Rita de Cássia Barros

MESSIAS, C.; BATISTELA, M. R.; ANNIBAL, S. F.. Yes, we can... read. Ferramentas para leitura em língua inglesa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Deise Lúcia da Silva

MESSIAS, C.; BATISTELA, M. R.; CASARIN, S. J.. O ensino da língua inglesa: uma pesquisa voltada para o uso da internet. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Wesser Degrande

MESSIAS, C.; BATISTELA, M. R.; LOPES, J. A. S.. A teoria do curso de especialização Unesp/Redefor para docentes em língua inglesa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Eloiza Silva Guerreiro

MESSIAS, C.; BATISTELA, M. R.; GARCIA, D. N. M.. Ensino de inglês para adultos em escolas de idiomas. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Vânia Santos da Silva

MESSIAS, C.; BATISTELA, M. R.. O ensino do letramento em Língua Estrangeira pelo processo da leitura: Um estudo de caso sobre a metodologia dos professores de 5º e 6º anos do ensino fundamental. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Sophia Rossi Barbosa

MESSIAS, C.; BATISTELA, M. R.; SANTOS, S.. Inclusão de alunos deficientes auditivos nas atividades de comunicação oral em libras. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Diane Scapin Rosa

MESSIAS, C.; BATISTELA, M. R.; CURADO, C. S. F.. TICs - Influências e colaborações no ensino de língua estrangeira. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Agda Aparecida Milare dos Santos

MESSIAS, C.; BATISTELA, M. R.; PEREIRA, J. B. N.. As TICs e o ensino de língua inglesa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Rosângela Júlia de Matos Monteiro

MESSIAS, C.; BATISTELA, M. R.; MESSIAS, R. A. L.. Dificuldade em aprendizagem de uma segunda língua por alunos de EJA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: MARLENE ROCHA VIANA DE ANDRADE

MESSIAS, C.; BATISTELA, M. R.; MESSIAS, R. A. L.. O ensino de língua inglesa no contexto das novas tecnologias. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Maria Izabel Donizete Moreira Bellini

MESSIAS, C.; DIAS, F. A. S.; SALOMAO, A. C. B.. O papel social da leitura na aprendizagem de Língua Estrangeira Moderna. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Alessandra Goncalves Mendes

MESSIAS, C.; DIAS, F. A. S.; SILVA, M. R. G. L.. O uso das TICs nas aulas de inglês. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Leia Oliveira Dos Santos

MESSIAS, C.; DIAS, F. A. S.; SILVA, M. R. G. L.. Desenvolvimento da autonomia nas aulas de inglês. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Giselma :Pinheiro de Godoy

MESSIAS, C.; DIAS, F. A. S.; ATHAYDE, R. F.. A influência das TICs no ensino de língua inglesa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Maria Aparecida di Serra Finotti

MESSIAS, C.; DIAS, F. A. S.; PEREIRA, M. R.. O uso do gênero textual carta conselho no ensino de língua inglesa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Karina V

MESSIAS, C.; DIAS, F. A. S.. Martins Antunes. As TICs como método de ensino de língua inglesa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Rosa Maria Carraro Pereira

FERNANDEZ, Rogério;MESSIAS, C.. A utilização do software Muan como recurso didático para o currículo escolar na disciplina de Ciências do ensino fundamental. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Aluno: Laura Heloísa Ferreira dos Santos

MESSIAS, C.; MORAIS, M. M.; NUNES, M. F. M.. DESAFIOS E POTENCIAIS: VULNERABILIDADE SOCIAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES E UMA MENSURAÇÃO SOBRE O IMPACTO DO PROGRAMA RUANDA EM CAMPINA GRANDE - PB. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Fernanda Carla Ferreira de Araújo

MESSIAS, C.; BEZERRA, E. P.; MORAIS, M. M.. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO DO USO DO CHAT GPT NO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UFCG. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Josandra Menezes de Melo

MESSIAS, C.; BEZERRA, E. P.; MORAIS, M. M.. A REPRESENTAÇÃO DO CRIME ORGANIZADO NA TELEVISÃO: UMA ANÁLISE ESTÉTICA DO PROGRAMA PATRULHA DA CIDADE, NA TV BORBOREMA/SBT. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Jacilene Nascimento de Assis

MESSIAS, C.; BEZERRA, E. P.; SILVEIRA, K. S. D.. INCLUSÃO E CIDADANIA NA TERCEIRA IDADE: PROTAGONISMO NA PERSPECTIVA EDUCOMUNICATIVA ATRAVÉS DO PROJETO UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE (UAMA), EM CAMPINA GRANDE. 2024.

Aluno: Victor de Siqueira Barbosa

MESSIAS, C.; BEZERRA, E. P.; MORAIS, M. M.. SUBVERSÃO DOS ESTEREÓTIPOS TRADICIONAIS DA MULHER-PESADELO NO FILME "LILITH" DE NAYANE NAYSE. 2024.

Aluno: Luiza Antônia Hipólito Ferreira

MESSIAS, C.; BEZERRA, E. P.; MORAIS, M. M.. O educomunicador no marketing digital de influência: integração de conceitos do projeto Web Rádio UFCG Conecta. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: José Cacildo Araújo de Arruda

MESSIAS, C.; MESSIAS, R. A. L.; MORAIS, M. M.. Interculturalidade na música brega regional do Brasil: uma análise, na perspectiva educomunicativa, do movimento musical determinado pela sociedade do consumo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: JOSÉ VINÍCIUS SILVA DE MACEDO E MARQUES GUERRA

MESSIAS, C.; BEZERRA, E. P.; MORAIS, M. M.. MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA DIGITAL: INTERVENÇÕES EDUCOMUNICATIVAS EM MÍDIAS E/OU REDES SOCIAIS REALIZADAS PELA JUVENTUDE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Renato Cesar Piovan

MESSIAS, C.; SERODIO, M.. UTILIZAÇÃO DE CHARGES NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Fundação Educacional do Município de Assis.

Aluno: Nestário Luiz de Oliveira Santos

MESSIAS, C.; PAIVA, S.. RÁDIO FEMA FM: UMA ANÁLISE DE COMPORTAMENTO DE AUDIÊNCIA NO PROGRAMA CIRCUITO ESPORTIVO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Fundação Educacional do Município de Assis.

Aluno: Patrícia Dias e Bruce Monteiro

MESSIAS, C.; VALVERDE, D. L.. Memória sobre os trilhos: Estrada de ferro Sorocabana e sua Passagem por Assis. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Fundação Educacional do Município de Assis.

Aluno: Ana Paula Fioramonte e Pedro Granato Neto

MESSIAS, C.; NASCIMENTO, B.; SANTOS, José Roberto. O Rádio Como Instrumento Educomunicativo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdade de Presidente Prudente.

Aluno: Wesley Bratifich

MESSIAS, C.; SILVA, N. C.; ARENALES, F.. A Utilização do Twitter por Jornalistas de Presidente Prudente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdade de Presidente Prudente.

Aluno: Lúcia Regina Tosta e Mariana Farias Gomes

GONCALVES, J. C.;MESSIAS, C.; ARENALES, F.. Parada Gay: Um Estudo da Homossexualidade no Jornalismo Impresso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdade de Presidente Prudente.

Aluno: VIEIRA, Carina de Castro, e DOMINGUES, Evandro José

MESSIAS, C.; MESSIAS, R. A. L.; RAMOS, K. A. H. P.. As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no Ambiente Escolar como Ferramentas de Construção do Conhecimento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Paulista.

MESSIAS, C.. 1º Concurso Literário Prêmio Carcará. 2020. Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente.

MESSIAS, C.. 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. 2015. Universidade de São Paulo.

MESSIAS, C.. XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2014. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

MESSIAS, C.. II Seminário Anhembi Morumbi de Comunicação e Educação. 2014. Universidade Anhembi Morumbi.

MESSIAS, C.. XIX Expocom, no XXXV Congresso Nacional da Intercom. 2012. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

MESSIAS, C.. Expocom. 2011. Intercom Sudeste.

Orientou

Adriana Alves

Task Based Learning ? Tarefa e motivação lado a lado no aprendizado do aluno de língua inglesa; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Alessandra Martins Parreira De Castro

O encanto dos jogos pedagógicos; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Alessandra Silva Costa

O componente afetivo no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa em uma sala de 2º ano do Ensino Médio na Escola Pública; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Ana Claudia Bussaneli

Aprender Inglês brincando; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Claudia Almeida Fornaciari

Os benefícios das TICs para o ensino da Língua Inglesa: um estudo de caso; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Danielly De Souza Duarte

As dificuldades encontradas no desenvolvimento da fala da Língua Inglesa; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Edenilce Souza Gomes Fonseca

LE e TIC: Da minha apropriação à ação em sala de aula; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Erica Do Espirito Santo

Leitura em Língua Inglesa e as estratégias metacognitivas; Um estudo sobre as influências que incidem sobre a compreensão de textos; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Jaqueline Dias Serralheiro Garcia

A música norte-americana como reforço no ensino-aprendizagem de pronúncia da Língua Inglesa no sexto ano do ensino fundamental II; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Liana Maura Antunes Silva Barreto

A utilização das TICs no ensino de LE: Alunos são tão informatizados e ao mesmo tempo tão distantes do letramento digita; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotogrametria) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Luciana Ferreira

Recursos Tecnológicos nas aulas de Língua Inglesa; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Luciana Paolini

Uma análise sobre a utilização das ferramentas tecnológicas, em especial o computador, no ensino de Lingua Inglesa; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Marli Simoni

A competência comunicativa intercultural em uma sala de aula de Língua Inglesa; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Marta Cristina Dos Santos Bispo Nunes

Formação e empenho do professor reflexivo: consequências e resultados no aprendizado; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Michele Ambrosio Nogueira

Metodologias de Ensino de Língua Inglesa utilizando as novas tecnologias: Música; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Mônica Cristina Iung Conceição

O gênero música no desenvolvimento da Língua Inglesa com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Vânia Santos da Silva

O ensino do letramento em Língua Estrangeira pelo processo da leitura: Um estudo de caso sobre a metodologia dos professores de 5º e 6º anos do ensino fundamental; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Eva Maria Testa Teles

A importância da mediação na utilização das mídias em sala de aula na perspectiva da metodologia construtivista; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; Orientador: Cláudio Messias;

Josi Maria de Souza Silva

O blog e as práticas de leitura e produção de textos na recuperação paralela; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; Orientador: Cláudio Messias;

Rose Marie Rodrigues Martinelli Viscaino

O Uso das TICs nos Cadernos dos Alunos do Primeiro Ano do Ensino Médio da SEE de São Paulo; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Fabiano Kazuo Matsura

COMO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ? TIC PODEM INTERFERIR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Adriana Tantin Calestine

?O professor de Língua Inglesa no século XXI: A importância da reflexão/formação em serviço?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Aline Hansen

?Um estudo sobre abordagens, métodos e técnicas utilizados no ensino de língua inglesa em escolas públicas no Estado de São Paulo?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Andréa Almeida Rodrigues Pígoli

?Uma análise sobre o uso das TICs no ensino de Língua Inglesa: o caso de uma escola pública no interior paulista?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Claudete de Oliveira Buzzo

?Mídias nas aulas de Língua Inglesa:Um estudo sobre as concepções de professores e alunos de uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Dalva Vieira Rascassi

?O ensino e a aprendizagem da língua inglesa em séries iniciais (5ªs séries ? ensino fundamental II?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Efigênia Aparecida dos Santos

?O papel do vocabulário na produção escrita em Língua Inglesa?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Gisele de Sá Braga Faccio

?Uma proposta de reconstrução do ensino de Língua Inglesa a partir de projetos interdisciplinares?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Maria Lúcia de Fátima Yada

?Um estudo sobre o uso da música nas aulas de Língua Inglesa: método e olhares?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Maria Solange Goulart

?O contexto sociocultural e o ensino de Língua Estrangeira: implicações para o ensino?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Miriam do Rosário Ferrari

?O poder da música envolvendo o aluno no aprendizado de Língua Inglesa: um estudo de caso?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Sandra Picchi Bellini

?Uma análise qualitativa sobre o uso de música no ensino de Língua Inglesa?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Ticiana Mendes de Souza

?Mídias nas aulas de Língua Inglesa: Um estudo sobre as concepções de professores e alunos de uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Lidia Maria Batista Bomfim

O Ensino de Língua Estrangeira (LE) na rede pública estadual: habilidades e competências dos professores; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Sarah Maria Realti

A família e o processo de ensino-aprendizagem; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Messias;

Ketilyn Natiele Pereira da Silva

Mensuração sobre impacto social das mídias na saúde de jovens; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

Laura Heloísa Ferreira dos Santos

DESAFIOS E POTENCIAIS: VULNERABILIDADE SOCIAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES E UMA MENSURAÇÃO SOBRE O IMPACTO DO PROGRAMA RUANDA EM CAMPINA GRANDE - PB; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

Jacilene Nascimento de Assis

Inclusão e cidadania na terceira idade: protagonismo na perspectiva educomunicativa através do projeto Universidade Aberta à Terceira Idade (UAMA), em Campina Grande; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

Josandra Menezes de Melo

A representação do crime organizado na televisão: uma análise estética do programa Patrulha da Cidade, na TV Borborema/SBT; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

Victor de Siqueira Barbosa

Subversão dos estereótipos tradicionais da mulher-pesadelo no filme "Lilith" de Nayane Nayse; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

Carlos Henrique Delgado Martinelli

ESTUDO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE DAS VOZES FEMININAS NAS MÚSICAS BRASILEIRAS (1970-1980); 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

José Cacildo Araújo de Arruda

Interculturalidade na música brega regional do Brasil: uma análise, na perspectiva educomunicativa, do movimento musical determinado pela sociedade do consumo; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

Luiza Antônia Hipólito Ferreira

O educomunicador no marketing digital de influência: integração de conceitos do projeto Web Rádio UFCG Conecta; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

Renato Douglas Silva de Souza

UM TRAJETO DA EDUCOMUNICAÇÃO: DA SUA INSERÇÃO NO ENSINO SUPERIOR À FORMAÇÃO DO SEU PROFISSIONAL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

João Batista e Ruty de Lima e Silva

Uma análise acerca do incentivo à leitura em biblioteca da Assorac, em Campina Grande; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

Filipe Tomaz Silva

FUTEBOL DE BAIRRO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO NO BAIRRO TAMBOR, EM CAMPINA GRANDE, PB; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

Ana Sibelle Cabral de Moura

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NA PERSPECTIVA EDUCOMUNICATIVA: UMA ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO INTERNA EM SUPERMERCADO NO MUNICÍPIO DE RIACHÃO DO BACAMARTE, PB; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

Janaine Cardoso Gomes

ESTEREÓTIPOS COM DEFICIENTES FÍSICOS NAS RELAÇÕES DE TRABALHO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

Jéssica Stephanne da Silva Costa

REPRESENTATIVIDADE FEMININA NO JORNALISMO ESPORTIVO: UMA ANÁLISE SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DE MULHERES NA PARAÍBA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

Jéssica Stephanne da Silva Costa

Representatividade feminina em jornalismo esportivo: uma análise sobre as condições de trabalho de mulheres na Paraíba; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

Yagor Domingos de Freitas Queiroz

O uso de podcast como recurso educacional: análise das potencialidades na prática escolar; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

Paloma Leal Pequeno

Análise, na perspectiva da estética, do empoderamento feminino na prática de blogueiras; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

Vívian de Sousa Lima

Processos de aprendizagem como base para a prática educomunicativa: do levantamento bibliográfico à ação concreta; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

Hesley Travassos

Ela não sou eu: a (re)constução midiática de Madonna na perspectiva do paradigma educomunicativo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

Aline Lisboa Bezerra; Nielly Stefanny Rodrigues Vasconcelos

TIC?S E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE EDUCOMUNICATIVA SOBRE O USO DAS NOVAS MÍDIAS NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

Nestário Luiz de Oliveira Santos

RÁDIO FEMA FM: UMA ANÁLISE DE COMPORTAMENTO DE AUDIÊNCIA NO PROGRAMA CIRCUITO ESPORTIVO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Fundação Educacional do Município de Assis; Orientador: Cláudio Messias;

Renato Cesar Piovan

UTILIZAÇÃO DE CHARGES NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Fundação Educacional do Município de Assis; Orientador: Cláudio Messias;

Ana Paula Fioramonte e Pedro Granato Neto

O Rádio Como Instrumento Educomunicativo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdade de Presidente Prudente; Orientador: Cláudio Messias;

Wesley Bratifich

A Utilização do Twitter por Jornalistas de Presidente Prudente; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdade de Presidente Prudente; Orientador: Cláudio Messias;

Geovania Araújo

Amostragem acerca do perfil consumidor de mídia da comunidade acadêmica da UFCG: abordagens qualitativa e qualiquantitativa na aplicação de questionário online; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

Paloma Leal Pequeno

Estudos para implantação de rádio universitária online: o caso UFCG Conecta; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

Brendon Gomes Araújo

Monitoria; 2025; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

Maria Beatrizda Costa Silva Cruz

Monitoria; 2025; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

Sebastião Barbosa da Silva

Estágio supervisionado obrigatório II; 2025; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

SANARA DE FÁTIMA FLORÊNCIO

Estágio supervisionado obrigatório II; 2024; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

JOSÉ THOMÁS DA SILVA FÉLIX

Estágio supervisionado obrigatório II; 2024; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

ANDRENNIA SONALLY MACIEL DA SILVA

Estágio supervisionado obrigatório II; 2024; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

AMANDA MARIA SILVA FRANÇA

Estágio supervisionado obrigatório II; 2024; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

Marciana Galdino dos Santos

Estágio supervisionado obrigatório I; 2024; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

João Jorge Ferreira de Oliveira

Estágio supervisionado obrigatório I; 2024; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

Jacilene Nascimento de Assis

Estágio supervisionado obrigatório II; 2023; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

Laura Heloísa Ferreira dos Santos

Estágio supervisionado obrigatório II; 2023; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

Luiza Antônia Hipólito Ferreira

Estágio supervisionado obrigatório II; 2022; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cláudio Messias;

Produções bibliográficas

  • MESSIAS, C. . Teletandem, TDIC e capítal cultural: assertivas acerca de práticas educomunicativas em tandem. Teletandem news , v. 2, p. 19-23, 2011.

  • MESSIAS, C. . A educomunicação concebida nas 4 décadas de Intercom: um paradigma, novas acepções de visão de mundo. In: Iluska Coutinho; Ariane Pereira. (Org.). Intercom 40 Anos: Comunicação, Memória e Historicidades. 1ed.São Paulo: Intercom, 2018, v. , p. 87-102.

  • MESSIAS, C. . A audiência protagonista e os pressupostos da Educomunicação: reflexões epistemológicas. In: Eliana Nagamini e Ana Luisa Zaniboni Gomes. (Org.). Dinâmicas e suportes para conhecer, reconhecer e integrar saberes em Comunicação e Educação. 4ed.Ilhéus, BA: Editus, 2017, v. 4, p. 87-101.

  • MESSIAS, C. . Educomunicação e transmidiação: considerações sobre audiência, protagonismo e ressignificações. In: Eliana Nagamini. (Org.). Comunicação e Educação - Questões teóricas e formação profissional. 1ªed.Ilhéus-BA: Editus, 2016, v. 1, p. 109-127.

  • MESSIAS, C. . Trânsito tenso entre comunicação e educação: a escola enquanto veículo nos dois campos e objeto da ciência. In: STESSUK, Sílvio e LEAL, Luciana Ferreira.. (Org.). Da última flor do Lácio. 1ªed.Petrópolis, RJ: Portal Literário, 2009, v. I, p. 95-120.

  • MESSIAS, C. . Três Assis. In: Zélia Lopes da Silva. (Org.). O Centenário de Assis e a Unesp. 01ed.Assis: Gráfica Unesp, 2005, v. , p. 151-151.

  • MESSIAS, C. . A quem tinha medo de Celso Camilo Costa.... Jornal da Segunda, Assis, SP, p. 2 - 2, 08 jun. 2009.

  • MESSIAS, C. . Um réquiem para Bentinho. Jornal da Segunda, Assis/SP, p. 2 - 2, 29 ago. 2007.

  • MESSIAS, C. . 'O paradigma educomunicativo no mundo do trabalho da comunicação: parâmetros de um bacharelado em Educomunicação. In: 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019, Belém, PA. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (42. : 2019 : Belém).. São Paulo: Intercom, 2019.

  • MESSIAS, C. . O sujeito que educa a si próprio: perspectivas epistemológicas da educomunicação em tempos de midiatização. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste, 2018, Juazeiro, BA. Intercom Nordeste 2018. São Paulo: Intercom, 2018.

  • MESSIAS, C. . Paradigma educomunicativo e o lugar do sujeito que educa a si próprio: repensando o conceito em suas perspectivas epistemológicas. In: 41.o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville, SC. 41.o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2018.

  • MESSIAS, C. . A educomunicação concebida nas quatro décadas de Intercom: um paradigma, novas acepções de visão de mundo. In: XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba, PR. XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2017.

  • MESSIAS, C. . A audiência protagonista e os pressupostos da educomunicação: reflexões epistemológicas. In: XXXIX Congresso Intercom, 2016, São Paulo. XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2016. v. 1.

  • MESSIAS, C. . A identidade latino-americana do conceito de educomunicação: do pensamento de Paulo Freire e Luis Ramiro Beltrán à tentativa de apropriação epistemológica pelas escolas europeias. In: III Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro, 2016, São Paulo. Pens@com De Volta ao Futuro. São Paulo: Intercom, 2016.

  • MESSIAS, C. . Educomunicação e transmidiação: considerações sobre audiência, protagonismo e ressignificações. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2015.

  • MESSIAS, C. . A suficiência epistemológica do campo da Educomunicação nos países ibero-americanos: por uma unificação conceitual da inter-relação comunicação/educação. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014, Foz do Iguaçu, PR. XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2014.

  • MESSIAS, C. . Por uma epistemologia da Educomunicação na era da Idade Mídia: Um olhar sobre a constituição do campo da inter-relação Comunicação/Educação. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza/CE. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Fortaleza: Intercom/Unifor, 2012.

  • MESSIAS, C. . Um estudo sobre as duas décadas de pesquisas que constituíram o campo da Educomunicação no Brasil. In: X Congresso da LUSOCOM ? Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, 2012, Lisboa. X Congresso da LUSOCOM ? Comunicação, Cultura e Desenvolvimento. Lisboa: CAPP ISCSP, 2012.

  • MESSIAS, C. . O espaço da Educomunicação nas Ciências da Comunicação: um conceito a partir de práticas, reflexões e olhares. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife/PE. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Recife: Intercom/FECAP, 2011.

  • MESSIAS, C. . A Legitimação da Educomunicação e o Surgimento do Seu Senso-Comum. In: XXXIII Congresso Nacional da Intercom, 2010, Caxias do Sul, RS. http://intercom2.tecnologia.ws/images/stories/Congresso_Nacional/dt6-cd.pdf. São Paulo: Intercom, 2010. p. 228.

  • MESSIAS, C. . Da rede ao muro, a transposição da escola: a Educomunicação e seus desafios na adequação à sociedade contemporânea. In: 3.o Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2010, Recife. Anais Eletrônicos. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2010. p. 01-34.

  • MESSIAS, C. . Novas tecnologias, culturas, comunicação e educação. Nova Educomunicação?. In: XII Celacom, 2009, Marília, SP. Celacom ... Endicom (UMESP), 2009.

  • MESSIAS, C. . Um olhar sobre a Educomunicação enquanto prática em expansão. In: II Colóquio Brasil-México de Ciências da Comunicação, 2009, São Paulo, SP. Comunicação nas culturas locais e globais. São Paulo: ESPM, 2009.

  • MESSIAS, C. . Educomunicação, étimo e interfaces: muitos olhares, um só campo. In: Intercom 2009, 2009, Curitiba. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2009.

  • MESSIAS, C. . Dos boletins escolares aos boletins de ocorrência: notícia ou ficção?. In: II Ciclo de Histórias de Professores, 2007, Assis. II Ciclo de Histórias de Professores. Marília/SP: Fundepe, 2007.

  • MESSIAS, C. ; DINIZ, M. I. P. . Educação midiática e o combate contínuo à desinformação capitaneado pela Intercom: um estudo de monitoramento sobre o emprego do verbete ?notícia falsa? por grupos de mídia no estado da Paraíba. In: 47.o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2024, Balenário Camboriú/SC. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (47. : 2024 : Balneário Camboriú).. São Paulo: Intercom, 2024.

  • MESSIAS, C. . Questionamentos acerca da produção de jornal na escola mediante capacitação de educomunicadores. In: XII Jornada Pedagógica, 2008, Marília/SP. Tecnologia e Educação - Um Olhar Crítico. Marília/SP: Oficina Universitária Unesp, 2008.

  • MESSIAS, C. . Reflexão distorcida da mídia na sala de aula. In: III Simpósio Lutas Sociais na América Latina, 2008, Londrina/PR. Trabalhadores em Movimento: constituição de um novo proletariado?. Londrina/PR: Editora UEL, 2008. p. 61-61.

  • MESSIAS, C. . Produção de jornal na escola: uma ferramenta pedagógica. In: IV Encontro de Educação do Oeste Paulista, 2006, Assis. Anais do IV Encontro de Educação do Oeste Paulista. Marília: Fundunepe, 2006. v. 1. p. 321-321.

  • MESSIAS, C. . Conceito de imprensa: imagem construída ou deturpada?. In: XXIII Semana de História, 2005, Assis. Caderno de Resumos, 2005.

  • MESSIAS, C. ; DINIZ, M. I. P. . Uma análise estética da relação informação x desinformação à luz dos postulados de Eliséo Verón sobre teoria da midiatização. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MESSIAS, C. . Políticas públicas brasileñas en el contexto de la polarización y de gigantes de la tecnologia: un panorama pospandemia sobre la soberanía nacional y el Estado democrático de derecho. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MESSIAS, C. ; BEZERRA, E. P. ; MARTINELLI, C. H. D. . Amostragem de consumo midiático por ouvintes de web rádio universitária: diretrizes para nova programação da UFCG Conecta, na Paraíba. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MESSIAS, C. ; BEZERRA, E. P. ; MARTINELLI, C. H. D. ; FERREIRA, L. A. H. ; ARRUDA, J. C. A. . Web rádio como canal de comunicação institucional na pandemia: uma experiência no âmbito de uma comunidade acadêmica. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MESSIAS, C. . O paradigma educomunicativo no mundo do trabalho da comunicação: parâmetros de um bacharelado em Educomunicação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MESSIAS, C. . O sujeito que educa a si próprio: perspectivas epistemológicas da educomunicação em tempos de midiatização. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MESSIAS, C. . Paradigma educomunicativo e o lugar do sujeito que educa a si próprio: repensando o copnceito em suas perspectivas epistemológicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MESSIAS, C. . O jornal impresso escolar enquanto parâmetro acerca da hierarquização de poder nas instituições públicas de ensino: os casos Jornal D´'Escola, no estado de São Paulo, e Educampus, na Paraíba. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MESSIAS, C. . O discurso intermediário no construto epistemológico da educomunicação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MESSIAS, C. . O construto epistemológico da Educomunicação na perspectiva da cultura: reflexões complementares ao trânsito senso comum-saber científico na constituição do novo campo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MESSIAS, C. . Um olhar sobre a suficiência epistemológica da Educomunicação: as produções científicas internacionais norteadas a partir do NCE-ECA-USP e o reconhecimento do novo campo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MESSIAS, C. . A comunidade Pedregal, em Campina Grande-PB, e a expectativa de intervenção do bacharelado em Educomunicação da UFCG em conflitos entre facções: um desafio para a gestão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MESSIAS, C. . A suficiência epistemológica da Educomunicação: uma análise sobre as produções científicas internacionais norteadas a partir do NCE-ECA-USP e o reconhecimento do novo campo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MESSIAS, C. . A suficiência epistemológica da Educomunicação: uma análise sobre as produções científicas internacionais norteadas a partir do NCE-ECA-USP e o reconhecimento do novo campo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MESSIAS, C. . O desafio da(s) graduação(ões) em Educomunicação, sem Diretriz Curricular. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MESSIAS, C. . O espaço da Educomunicação nas Ciências da Comunicação: um olhar a partir de práticas, reflexões e olhares. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MESSIAS, C. . Escola, comunicação hegemônica e poder: há espaço para a reflexão crítica?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MESSIAS, C. . A Educomunicação enquanto licenciatura: uma proposta além da formação de educadores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MESSIAS, C. . Um olhar sobre a Educomunicação enquanto prática em expansão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MESSIAS, C. . A educomunicação na legitimação da cidadania: desafios e responsabilidades. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MESSIAS, C. . Educomunicação, étimo e interfaces: muitos olhares, um só campo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MESSIAS, C. . Questionamentos acerca da produção de jornal na escola mediante capacitação de educomunicadores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MESSIAS, C. . Reflexão distorcida da mídia na sala de aula. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MESSIAS, C. . Reflexão distorcida da mídia na sala de aula. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MESSIAS, C. . Dos boletins escolares aos boletins de ocorrência: notícia ou ficção?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MESSIAS, C. . Avaliação: atendendo, ou não, expectativas de educandos jovens e adultos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MESSIAS, C. . Exclusão entre excluídos: uma nova realidade na educação de jovens e adultos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MESSIAS, C. . Revista Mediterránea de Comunicación. Zaragoza, Espanha: Editorial Universitas S.A., 2018 (Parecer de revisão).

  • MESSIAS, C. . Revista Mediterránea de Comunicación. Zaragoza, Espanha: Editorial Universitas S.A., 2018 (Parecer de revisão).

Outras produções

MESSIAS, C. . Trabalhos Expocom XIX Intercom Sul. 2018.

MESSIAS, C. ; ARAUJO, G. R. . Amostragem acerca do perfil consumidor de mídia da comunidade acadêmica da UFCG: abordagens qualitativa e qualiquantitativa na aplicação de questionário online. 2023. (Relatório de pesquisa).

MESSIAS, C. . Produção de Jornal Impresso Escolar. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MESSIAS, C. . Produção de Jornal na Escola: Uma Ferramenta Pedagógica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MESSIAS, C. . Experimentando a Educomunicação: conceitos, práticas e horizontes. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MESSIAS, C. . Teletandem News. 2010. (Editoração/Periódico).

MESSIAS, C. . Logo do Centro de Línguas e Formação de Professores. 2010. (Criação).

MESSIAS, C. . Técnicas de Oratória I. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MESSIAS, C. . Técnicas de Oratória II. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MESSIAS, C. . O Jornal na Sala de Aula. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MESSIAS, C. . Capacitação para Produção de Jornal na Escola. 2007. .

MESSIAS, C. . O caminho das borboletas: entre o vôo e a clausura. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MESSIAS, C. . Produção de jornal na escola: uma ferramenta pedagógica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MESSIAS, C. . Projeto Jornal D´Escola - Etapa de implantação. 2007. (Relatório de pesquisa).

MESSIAS, C. . Produção de jornal na escola. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MESSIAS, C. . Logo do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores de Assis. 2010 (Criação e arte).

MESSIAS, C. . II Ciclo de Histórias de Professores. 2007 (Criação e arte).

MESSIAS, C. . I Ciclo de História de Professores. 2006 (Criação e arte).

MESSIAS, C. . 3 Assis. 2005 (Concurso de Contos).

MESSIAS, C. . Projeto Jornal D'Escola. 2006.

MESSIAS, C. . Projeto Ver Pra Crer. 2005 (Projeto) .

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    NOTÍCIA FALSA OU DESINFORMAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE COMO EMPRESAS DE MÍDIA COM RETRANSMISSÃO NA PARAÍBA ABORDAM PAUTAS RELACIONADAS A CIRCULAÇÃO DE CONTEÚDOS COM AUSÊNCIA DE VERDADE, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cláudio Messias - Coordenador.

  • 2023 - Atual

    TELECOLABORAÇÃO E TELETANDEM NA UNIVERSIDADE: UMA REDE DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO, Descrição: Descrição: No contexto acadêmico, especificamente na UNESP, as ações de ensino e aprendizagem de línguas/culturas, as interações de Teletandem, instauradas nos campi de Assis, Araraquara e São José do Rio Preto, desde 2006, promovem intercâmbios virtuais entre universitários brasileiros e estrangeiros, por meio de parcerias com universidades de países diversos onde há ensino de português como língua estrangeira. Nesse caso, os alunos brasileiros ensinam português e aprendem a língua de proficiência de seus parceiros estrangeiros, com o acompanhamento e mediação de professores do Brasil e das universidades estrangeiras. Tais práticas têm se ampliado para outras universidades brasileiras que também desejam proceder ao processo de internacionalização oportunizado por essa ação telecolaborativa. A presente investigação será desenvolvida em parceria com três universidades brasileiras (URCA - CE, UFCG - PB e UEPB - PB) e, inicialmente, com três universidades estrangeiras (Georgetown University - EUA, UNAM - México e UNISALENTO - Itália). O escopo investigativo é promover a ampliação e o mapeamento dos estudos desenvolvidos no contexto de práticas telecolaborativas e de Teletandem que envolvem parcerias entre essas universidades, bem como a ampliação das ações para atividades voltadas para práticas de intercompreensão linguística entre línguas próximas (português x espanhol e português x italiano). Tal fato poderá agregar aos estudos com foco em contextos de ensino e aprendizagem de línguas/culturas, investigações sobre a troca de conhecimentos acerca de conteúdos variados dos diversos cursos de graduação dos campi em questão. A metodologia basilar para o desenvolvimento no estudo proposto é a qualitativa crítica (CARSPECKEN, 2011). Dentre as ações que serão desenvolvidas, objetivamos (a) mapear, divulgar e ampliar os estudos de ensino e aprendizagem de línguas/culturas materializados no âmbito das práticas de telecolaboração das universidades brasileiras envolvidas no estudo (UNESP, UFCG, URCA e UEPB); (b) construir novos contextos de ensino e aprendizagem de conteúdos diversos dos cursos de graduação da universidades envolvidas, por meio de ações de telecolaborativas e (c) edificar e ampliar a rede colaborativa de investigação sobre ensino e aprendizagem entre as universidades envolvidas (brasileiras e estrangeiras). Os resultados da presente proposta investigativa servirão como esteio para ampliar o repertório dos estudos sobre telecolaboração, bem como para dar visibilidade, junto às universidades brasileiras, de possíveis processos de internacionalização em casa (SALOMÃO, 2020). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Cláudio Messias - Integrante / Rozana Ap. Lopes Messias - Coordenador / Karin Adriane H. P. Ramos - Integrante / Kelly C. H. P. de Carvalho - Integrante / Solange Aranha - Integrante / Anelly Mendoza - Integrante / Micheli Gomes de Souza - Integrante / Ana Luzia Videira Parisotto - Integrante / Michael Jhones Ferreira - Integrante / Fábio Marques de Souza - Integrante / Maisa de Alcântara Zakir - Integrante / na Cristina Biondo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2022 - 2023

    AMOSTRAGEM ACERCA DO PERFIL CONSUMIDOR DE MÍDIA DA COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFCG: ABORDAGENS QUALITATIVA E QUALIQUANTITATIVA NA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO ONLINE, Descrição: Projeto de pesquisa no âmbito da iniciação científica, desenvolvida na demanda do Edital CGP-PRPG N 003/2022/2022 PIVIC 2022-2023, iniciado no semestre 2022.1, do calendário civil. Em abordagem de natureza qualitativa e quantitativa, mediante o método de análise de conteúdo a partir de consulta online, realizada no mês de julho de 2023, teve como objetivo mensurar parâmetros acerca do perfil consumidor de mídia da comunidade acadêmica envolvida nos ecossistemas que compõem a complexidade dos 7 campi da Universidade Federal de Campina Grande, no estado da Paraíba. A coleta de respostas foi feita na plataforma online Forms, da Microsoft, com perguntas relacionadas à programação da web rádio UFCG Conecta, serviço mantido no ar, em plataforma streaming, desde o mês de agosto de 2020, pelo Grupo de Pesquisa sobre o Paradigma Educomunicativo. Com base na consulta, além da conclusão dessa investigação no âmbito da iniciação científica, integrantes do grupo de pesquisa irão traçar diretrizes para a nova programação da web rádio pesquisada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cláudio Messias - Coordenador / Geovania Ribeiro de Araújo - Integrante.

  • 2020 - Atual

    UFCG Conecta: web rádio e web TV universitárias em plataforma streaming, Descrição: O projeto resgata ações de escopo de projeto anterior, de 2017, que mensurava sobre implantação de rádio universitária online na Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba. No escopo presente encontra-se, por objeto, a migração de rádio online para web rádio, mediante uso de plataforma streaming. Tal alteração deveu-se ao fato de o cotidiano acadêmico da UFCG ter sido impactado, de forma abrupta, com a pandemia da Covid-19 e a suspensão repentina das atividades acadêmicas presenciais, substituídas por ensino remoto. Com ações de planejamento estratégico do Grupo de Pesquisa Paradigma Educom o presente projeto foi elaborado em adequação à versão anterior e teve ações práticas a partir de agosto de 2020, no início do denominado Regime Acadêmico Extraordinário (RAE), quando a web rádio universitária entra em operação. A web rádio UFCG Conecta, então, passa a figurar como canal suplementar de diálogo IES/comunidade acadêmica, prenunciando a etapa posterior, de implantação de serviço streaming de web TV, sendo, essa, finalidade de escopo visando suporte a atividades acadêmicas à distância. O fenômeno observado em pesquisa versa sobre, a partir dos pressupostos do paradigma educomunicativo, praticar a gestão de processos comunicativos contornando o elevado custo de implantação de rádio e TV universitárias com transmissão digital nos moldes preconizados pela Agência Nacional de Telecomunicações e sua política de concessões, morosa para a urgência de ações como a presente nesse projeto presente. Docentes e discentes pesquisadores/as, pois, arquitetam, viabilizam e iniciam produção midiática de múltiplas plataformas, contemplando necessidade emergencial de uma IES.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Cláudio Messias - Coordenador / Emy Pôrto Bezerra - Integrante / Carlos Henrique Delgado Martinelli - Integrante / José Cacildo Araújo de Arruda - Integrante / Rafael Lucas da Silva Oliveira - Integrante / Luiza Antônia Hipólito Ferreira - Integrante / Micaelly Dantas da Silva Monteiro - Integrante.

  • 2018 - 2018

    Discurso midiático e persuasão política: monitoramento das Eleições Presidenciais no Brasil (2014-2018), com ênfase à região Nordeste, Descrição: O estudo pretende compreender de que forma, em um cenário atual caracterizado por amplo (o que não quer dizer total) acesso às tecnologias digitais e suas múltiplas plataformas, os sujeitos sociais que compõem a audiência nos processos comunicativos mediados aceitam ou rompem com o discurso persuasivo estabelecido pelos veículos de comunicação no que concerne a posições políticas. Nesse cenário, destaca-se a condição protagonista desse sujeito social, preconizada pelos estudos de Soares (1999) que dão escopo à área do conhecimento denominada Educomunicação. Sujeitos, outrossim, que, confirmando o que propunha Martín-Barbero (1998), participam de tais processos comunicativos, de linguagem, ressignificando conteúdos mas, em uma perspectiva mais recente, contextualizando o que Aguaded (2016) pressupõe como competência midiática, qual seja, a suficiência que a audiência eventualmente tem, ao produzir conteúdos na interação com os media, de tornar-se igualmente parte da hegemonia determinadora de consumo mediante a protolocos políticos.O cenário escolhido são as eleições 2014, que elegeram uma Presidência da República, no Brasil, cindida por um processo de impeachment pouco mais de um ano depois, enquanto o território definido são as plataformas digitais situadas na internet. As investigações presentes nesse projeto monitoram dados estatísticos, formais, provenientes de apuração em primeiro e segundo turnos pelo Tribunal Superior Eleitoral, cruzados com discurso midiático da emissora de televisão Rede Globo. Estudos, por conseguinte, com abordagem de mídia comparando o discurso relacionado à importância que o eleitor, por vez audiência, atribuiu ao processo eleitoral em 2014 e o cenário, quatro anos depois, decorrente de conflituosa rotina que envolveu política, Justiça e o erário. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cláudio Messias - Coordenador / Manoel Silveira David - Integrante.

  • 2017 - 2020

    Estudos para implantação de rádio universitária online: o caso UFCG Conecta, Descrição: Ações de estudo teórico e prática fundamentada acerca da radiodifusão universitária de cunho público no município de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Objetiva mensurar a viabilidade de implantação da rádio UFCG Conecta, online, na perspectiva epistemológica do Paradigma Educomunicativo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cláudio Messias - Coordenador / Manoel Silveira David - Integrante / Paloma Leal Pequeno - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Duas Décadas de Educomunicação: Da Crítica ao Espetáculo, Descrição: Refletir epistemologicamente o uso das interfaces da comunicação e da educação enquanto campos científicos implica, a nosso ver, em modos distintos de entender o emprego das novas tecnologias no ecossistema educativo. Modernidade e pós-modernidade transitam entre a maneira pela qual surge, nas décadas de 1960/70, a neologia Educomunicação, e o processo em que, atualmente, é decidida a criação do primeiro curso superior de licenciatura neste novo campo, na Universidade de São Paulo. Em suma, o uso dos meios modernos jornal, rádio e vídeo em ambiente educacional culmina em resultados díspares quando comparado à presença natural das novas tecnologias, levadas pelo consumo pessoal do estudante ao espaço físico das escolas. Tal reflexão é objeto de pesquisa que desenvolvemos na condição de investigador que acumula, na prática, experiências enquanto jornalista e educador. Observamos que a prática da Educomunicação pode ser conceituada de uma maneira quando os educandos são submetidos a processos de produção mediática na forma de rádio, vídeo e/ou jornal escolares, e de outra no momento em que estes mesmos sujeitos sociais recorrem ao emprego dos recursos cada vez mais acessíveis de, por exemplo, aparelhos de telefonia celular na rotina de sala de aula. Pode-se, pois, ver determinado resultado na produção/recepção crítica dos media, mas é inegável que fora da formalidade o processo educomunicativo ocorre com igual poder transformador. O diálogo antes não imaginado entre partes da estrutura de poder que envolve o ensino acaba ocorrendo à margem da burocracia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cláudio Messias - Coordenador.

  • 2006 - 2007

    Implantação do Projeto Jornal D'Escola, na EE Maria Aparecida Galharini dos Santos", em Maracaí/SP, Descrição: Implantação de informativo impresso, mediante aos pressupostos da relação educação/comunicação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cláudio Messias - Coordenador.

Prêmios

2012

Aprovação em concurso público de título e provas - Professor Substituto - 4º colocado, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - Unesp/Bauru.

2005

Concurso de Conto "Assis em 100 Palavras", 2ª Colocação, Unesp.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Arte e Mídia. , Universidade Federal de Campina Grande, Universitário, 58429900 - Campina Grande, PB - Brasil, Telefone: (83) 21011000, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Federal de Campina Grande

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Docente nas disciplinas Pré-projeto (6.o período), Metodologia da Pesquisa em Comunicação (4.o período) e Práticas Educomunicativas em Editoração (2.o período).

Atividades

  • 06/2021

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte, Estética e Comunicação - Diurno, Arte, Estética e Comunicação - Noturno, Comunicação, Ética e Cidadania

  • 09/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, Unidade Acadêmica de Arte e Mídia.,Linhas de pesquisa

  • 07/2019 - 07/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara Superior de Ensino.,Cargo ou função, Conselheiro representante do Centro de Humanidades-CH.

  • 05/2021 - 06/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara Superior de Ensino.,Cargo ou função, Membro da Comissão Relatora da Resolução que normatiza o período letivo, de ensino remoto, 2020.2e.

  • 12/2020 - 03/2021

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas Educomunicativas em Rádio, Políticas Culturais e de Comunicação, Estágio Sujpervisionado I, Estágio Supervisionado II

  • 09/2018 - 03/2021

    Direção e administração, Unidade Acadêmica de Arte e Mídia.,Cargo ou função, Coordenador de Estágio Supervisionado I.

  • 09/2018 - 03/2021

    Direção e administração, Unidade Acadêmica de Arte e Mídia.,Cargo ou função, Coordenação de Estágio Supervisionado II.

  • 08/2018 - 03/2021

    Direção e administração, Unidade Acadêmica de Arte e Mídia.,Cargo ou função, Coordenação de Graduação do turno Diurno/Comunicação Social-Educomunicação.

  • 08/2020 - 12/2020

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II, Práticas Educomunicativas em Rádio

  • 07/2020 - 08/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara Superior de Ensino.,Cargo ou função, Membro da Comissão Relatora do Regime Acadêmico Extraordinário (RAE) do período letivo suplementar 2020.3.

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte, Estética e Comunicação - Diurno, Arte, Estética e Comunicação - Noturno, TECS Assessoria de Imprensa em Educomunicação, Políticas Culturais e de Comunicação, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II, Práticas Educomunicativas em Editoração - Diurno, Práticas Educomunicativas em Editoração - Noturno, TECS Assessoria de Imprensa em Educomunicação

  • 04/2019 - 04/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Educação, Pesquisa e Extensão.,Cargo ou função, Consultor ad-hoc.

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte, Estética e Comunicação - Diurno, Arte, Estética e Comunicação - Noturno, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TECS Assessoria de Imprensa em Educomunicação - Noturno, TECS Assessoria de Imprensaem Educomunicação - Diurno

  • 03/2017 - 06/2017

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão da Comunicação I, Gestão da Comunicação II, Práticas Educomunicativas em Editoração - Diurno, Práticas Educomunicativas em Editoração - Noturno

  • 07/2016 - 12/2016

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte, Estética e Comunicação - Diurno, Arte, Estética e Comunicação - Noturno, Gestão da Comuniucação I, Teorias da Comunicação

  • 07/2015 - 12/2015

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte, Estética e Comunicação, Políticas Culturais e de Comunicação

  • 05/2015 - 06/2015

    Extensão universitária , Unidade Acadêmica de Arte e Mídia.,Atividade de extensão realizada, Práticas de media training.

2019 - 2019

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 45

Outras informações:
Ministrante da disciplina condensada Tópico Especial "A cultura de aprendizagem dentro e fora da escola: considerações sobre senso comum e saber científico nas práticas educativas", com total de 3 créditos, a discentes mestrandos, doutorandos e alunos especiais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente/SP (FCT-Unesp), no período de 10 a 12 de setembro de 2019, das 9h00 às 17h00.

2012 - 2013

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Orientador online, Enquadramento Funcional: Temporário

2011 - 2012

Fundação Educacional do Município de Assis

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

2011 - 2013

Ministério da Educação

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientador online no curso Mídias na Educação

2009 - 2010

UNIESP

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador do curso de Jornalismo, Carga horária: 4

Outras informações:
- Elaboração do Regulamento de Atividades Complementares do curso de Jornalismo, em outubro de 2009; - Elaboração do Regulamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso, em Jornalismo, em fevereiro de 2010; - Adequação do Projeto Pedagógico do curso, com vistas ao processo de Recredenciamento junto ao MEC em abril de 2010 (processo com revisão de resultado atendida a pedido da instituição); - Elaboração do Regulamento de Estágio Acadêmico em Jornalismo, em agosto de 2010.

2008 - 2010

UNIESP

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 14

Outras informações:
Disciplinas ministradas: - Oficina de Rádio I e II; - Produção Eletrônica I e II; - Jornalismo Impresso I e II; - Técnicas de Reportagem; - Pesquisa em Comunicação; - Monografia; - Agência de Notícias; - Jornalismo Online I e II; - Monografia.

2007 - 2007

unesp

Vínculo: Discente Bolsista, Enquadramento Funcional: educador, Carga horária: 6

2008 - 2008

Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Projeto de pesquisa em nível de Especialização, lato sensu, desenvolvido como parte de conclusão do curso de Comunicação Popular e Comunitária, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), visando à implantação de assessoria de imprensa e de rádio de pátio com estudantes da Escola Estadual "Prof. Léo Pizzato", em Assis/SP, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino.

2009 - 2009

Universidade Paulista

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 3

Atividades

  • 03/2009

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Homem e Sociedade

  • 02/2009

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Pensamento Antropológico

2009 - 2009

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Vínculo: Estágio de Docência, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência, Carga horária: 6

Outras informações:
Estágio de docência na disciplina Psicologia da Comunicação, ministrada pelos professores Ismar de Oliveira Soares (supervisor) e Ricardo Alexino da Silva.

2005 - 2008

Secretaria de Estado da Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Executor de projeto pedagógico, Carga horária: 2

Atividades

  • 01/2006

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ensino Religioso, Sociologia, Filosofia, Geografia, História

  • 03/2005

    Estágios , Secretaria de Estado da Educação - EE Mª Aparecida Galharini dos Santos.,Estágio realizado, Estágio de observação em duas salas de 8ª série.

2001 - 2003

Jornal da Manhã

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 30

2005 - 2005

Rede Tem Peças

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Assessor de imprensa

2005 - 2005

Rede Super Marca

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Assessor de imprensa

1997 - 1997

Diocese de Assis

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Editor

1995 - 1995

ExpoPardo - Exposição Agropecuária de Santa Cruz do Rio Pardo/SP

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Assessor de imprensa

1991 - 1991

FAC - Fundação Assisense de Cultura

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Assessor de imprensa, Carga horária: 40

1993 - 1995

Jornal Gazeta do Vale - Assis/SP

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 40

1995 - 1997

Jornal Oeste Notícias - Presidente Prudente/SP

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Supervisor administrativo de sucursal, Carga horária: 48

1997 - 2000

Jornal Voz da Terra - Assis/SP

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 40

1988 - 1988

Rádio Antena Jovem

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Redator, Carga horária: 48

1990 - 1991

Rádio Antena Jovem - Assis/SP

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 48

1991 - 1991

Rádio Clube de Ourinhos/SP

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 48

1988 - 1989

Rádio Cultura - Assis/SP

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 48

1985 - 1988

Rádio Cultura Assis/SP

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Auxiliar de redação, Carga horária: 48

2004 - 2004

Rádio Cultura de Assis

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 36

1993 - 1993

Rádio Cultura de Assis/SP

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 30

1995 - 1995

VIII Ficar - Feira Industrial, Comercial e Agropecuária de Assis e Região

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Assessor de imprensa

1999 - 2003

SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente de Ressocialização, Carga horária: 48

Outras informações:
Agente de ressocialização e segurança, com concurso prestado em 1997 e ingresso em 1999, na Penitenciária de Marília, atividade com vínculo somente durante o estágio probatório.

Atividades

  • 01/2002

    Serviços técnicos especializados , Penitenciária de Marília.,Serviço realizado, Edição do informativo Se Ligue, desenvolvido pela seção de Assistência Social como ferramenta de reeducação e reinserção social de sentenciados.