Renato Jorge Brown Ribeiro

Tem interesse em linhas de pesquisa correlacionadas com Administração Pública, Ciência Política e Economia do Setor Público, em específico, Orçamento Público, Avaliação de Políticas Públicas, Controle da Administrção Pública e Relações entre os Poderes Executivo e Legislativo. Exerce e exerceu várias funções executivas na Administração Pública e atuou profissionalmente em Consultoria de Governo.

Informações coletadas do Lattes em 06/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Educación

2011 - 2015

Universidad Nacional de Rosario
Título: Uma Análise dos Currículos de Formação dos Gestores Federais para o Controle
Orientador: Gerardo Kahan
Coorientador: Eleci Nunes Pires. Palavras-chave: Curriculo; Escola de Governo; Gestão Pública.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública. Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social; Educação.

Doutorado interrompido em 2008 em Administração

2003 - Atual

Fundação Getúlio Vargas
Título: Modelo de Controle na Administração Pública- uma Análise
Orientador: Vicente Riccio
Ano de interrupção: 2008Palavras-chave: Controle; Administração pública.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.

Mestrado em Administração

1999 - 2000

Fundação Getúlio Vargas
Título: O CONTROLE EXTERNO FEDERAL NO BRASIL-UMA ANÁLISE DO MODELO DE GESTÃO FRENTE ÀS DEMANDAS DO SISTEMA SÓCIO POLÍTICO, Ano de Obtenção: 2001
PAULO EMÍLIO MARTINS.Palavras-chave: Controle; Gestão Pública; GESTÃO DE PESSOAS.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública / Especialidade: Organizações Públicas. Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.

Especialização em Diplomado de Inovação e Governança

2022 - 2022

Comissão Andina de Fomento
Título: Projeto de Plataforma de Inovação Municipal em Saúde

Especialização em Política e Economia de Defesa

2008 - 2008

National Defense University
Título: Análise da Política Nacional de Defesa sob a ótica das Capacidades a serem Desenvolvidas

Especialização em Políticas Públicas

1998 - 1999

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Especialização em Administracao Financeira

1992 - 1993

Fundação Getúlio Vargas

Aperfeiçoamento em Gestão de Recursos de Defesa

2005 - 2005

Escola Superior de Guerra
Ano de finalização: 2005;

Aperfeiçoamento em Intensivo de Mobilização Nacional

2000 - 2000

Escola Superior de Guerra
Ano de finalização: 2000;

Aperfeiçoamento em ESPECIALIZAÇÃO EM FISCALIZAÇÃO BASNCÁRIA

2000 - 2000

INSTITUTO BRASILEIRO DE MERCADO DE CAPITAIS DISTRITO FEDERAL
Título: FISCALIZAÇÃO EXERCIDA PELO TCU NAS INSTITUIÇÕES OFICIAIS DE FOMENTO. Ano de finalização: 2000

Aperfeiçoamento em Fiscalização e Gestão Financeira

1999 - 1999

Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais
Título: Artigo Fiscalização de Instituições Financeiras Públicas pelo TCU. Ano de finalização: 1999

Graduação em aDMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

1990 - 1993

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Administração de Sistemas Públicos

1986 - 1989

Escola Naval

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

Participação em eventos

VIII Congresso do parlamento do MPLA. Comparação do Processo de Prestação de Contas no Brasil e em Angola. 2013. (Congresso).

Congresso Nacional do Ministério Público. Como Proceder o Acompanhamento da Execução Física e Orçamentária das Obras da Copa. 2012. (Congresso).

Seminário Sobre Responsabilidade Fiscal.Orçamento Público e a Lei de Responsabilidade Fiscal- Limites e Peças orçamentárias. 2012. (Seminário).

Encontro Regional dos Prefeitos- INTERLEGIS Região Nordeste.A Lei de Responsabilidade Fiscal e o Município. 2011. (Encontro).

Encontro Regional dos Prefeitos- INTERLEGIS Região Sul.A Lei de Responsabilidade Fiscal e o Município. 2011. (Encontro).

Brasa. UM MODELO DE AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS INTEGRADO - O CASO DO PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA COM CIDADANIA- PRONASCI/ SIMAP. 2010. (Congresso).

Congresso Contratações Públicas Sustentáveis. Licitação Pública Sustentáveis, a Experiência Brasileira. 2010. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Ana Paula Teixeira de Souza

RIBEIRO, R. J. B.. Modelagem de Fluxo de Desembolso para Passsivos sem Maturidade Definida_Depósitos a vista e poupança. 2006. Dissertação (Mestrado em Gestão Economica de Negócios) - Associação de Apoio à Pesquisa - UnB.

Aluno: Júnio Cesar Gonçalves Queiroz

RIBEIRO, R. J. B.. Detecção e Apuração de Fraudes nos Convênios Federais. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Controle Externo) - Instituto Serzedello Corrêa.

RIBEIRO, R. J. B.; CARDOZO, F. N.. Concurso para Analista a ANAC. 2016. ESAF-ESCOLA DE ADMINISTRACAO FAZENDARIA.

RIBEIRO, R. J. B.. Administrador SUDAM. 2013. INSTITUTO AMERICANO DE DESENVOLVIMENTO.

RIBEIRO, R. J. B.. Analista Administrativo. 2013. INSTITUTO AMERICANO DE DESENVOLVIMENTO.

RIBEIRO, R. J. B.. Concurso Público para o Cargo de AUDITOR CONAB. 2012. INSTITUTO AMERICANO DE DESENVOLVIMENTO.

RIBEIRO, R. J. B.. Concurso para o Cargo de Administrador da Empresa brasileira de serviços Hospitalares. 2012. INSTITUTO AMERICANO DE DESENVOLVIMENTO.

RIBEIRO, R. J. B.. Concurso Público para a Secretaria de Planejamento do Df. 2011. INSTITUTO AMERICANO DE DESENVOLVIMENTO.

RIBEIRO, R. J. B.. concuso para provimento de vagas de fiscal do icms-df. 2009. Fundação Universa.

RIBEIRO, R. J. B.. Concurso Público para provimento do Cargo de Auditor do TECE-RJ. 2008. Fundação Getúlio Vargas.

RIBEIRO, R. J. B.. Concurso Público para provimento de vagas de auditor do TCE-PA. 2008. Fundação Getúlio Vargas.

RIBEIRO, R. J. B.. Concurso Público para provimento do Cargo de Auditor do ICMS-RJ. 2008. Fundação Getúlio Vargas.

Orientou

Alessandro de Almeida Santos Carvalho

Aplicabilidade da Instrução Normativa nº 4 SLCT/MF no âmito da Administração Pública do Distrito Federal; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Controladoria no Setor) - Faculdade Omni; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

Alexsandro Barreto Gois

O controle social da informação: análise comparativa do quantitativo das solicitações de informações no TCU antes e depois da vigência da Lei de acesso á informação; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Controladoria no Setor) - Faculdade Omni; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

ALINE HISAKO VICENTE HIDAKA

Análise do número de servidores estatutários expulsos entre os anos de 2003 e 2012, a partir do relatório da Controladoria Geral da União; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Controladoria no Setor) - Faculdade Omni; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

Alisson Robert Gomes Peixoto

Regras de política monetária para a Economia Brasileira; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Controladoria no Setor) - Faculdade Omni; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

Andrey Mota Cantanhede

A nova contabilidade pública brasileira: mudanças e desafios; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Controladoria no Setor) - Faculdade Omni; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

ANDRé CRISTINO JABORANDY RODRIGUES

A inexigibilidade de licitação - o caso do programa ciência em foco; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Controladoria no Setor) - Faculdade Omni; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

ANTONIO DONIZETE BRAGA

Estudo das características e efeitos da aplicação da Nova Administração Pública e da Gestão por Metas; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Controladoria no Setor) - Faculdade Omni; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

BÁRBARA FERREIRA DE OLIVEIRA

O impacto em programas governamentais: o caso do programa de microcrédito produtivo orientado PROSPERA - DF; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Controladoria no Setor) - Faculdade Omni; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

BELIZIA BRITO DE ALMEIDA

Gastos Sociais com Educação Superior: acompanhamento e revisão analítica; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Controladoria no Setor) - Faculdade Omni; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

Eduardo Fernandes Melo

O Tribunal de Contas da União e as Auditorias Ambientais: Gestão em florestas Públicas da União; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Controladoria no Setor) - Faculdade Omni; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

EUNICE MARIA MACHADO MALVAR

Principios Administrativos e Constitucionais ligados ás licitaçõse públicas; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Controladoria no Setor) - Faculdade Omni; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

FABRICIO DAIREL de Campos Lacerda

Auditoria e Controle Interno; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Controladoria no Setor) - Faculdade Omni; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

Fadua Helou Netto

O uso da internet pelos Tribunais Regionais do Trabalho como forma de aumentar a publicidade das Contas Públicas - Uma análise do ato nº 8 do CSJT; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Controladoria no Setor) - Faculdade Omni; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

FERNANDA DE PAIVA QUEIROZ MACHADO

Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal: Implantação e benefícios alcançados; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Controladoria no Setor) - Faculdade Omni; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

HELEN CRISTINA CARNEIRO ROSA

Análise da Instrução Normativa/SEDAP nº 205/1988 - Controle de entrada e saída dos materiais de consumo; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Controladoria no Setor) - Faculdade Omni; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

Myrian Violeta Carvalho

Extra, Extra, Extra! O Orçamento Está na Capa do Jornal; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ORÇAMENTO pÚBLICO) - Universidade do Legislativo do senado Federal; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

Roberto jardim Cavalcante

Transparência do orçamento Público brasileiro; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ORÇAMENTO pÚBLICO) - Universidade do Legislativo do senado Federal; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

Eduardo Nery Machado Filho

Fiscalização de Obras Públicas: Estudo das Relações do TCU e do Congresso Nacional; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ORÇAMENTO pÚBLICO) - Universidade do Legislativo do senado Federal; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

Paulo Horn

A Importância do Sistema de Controle Interno para a Administração Pública; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Pública Municipal) - Faculdade da Fronteira; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

Neiva Fátima Carnette

As Etapas do Planejamento e a Execução Orçamentária no âmbito da Administração Pública Municipal; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Pública Municipal) - Faculdade da Fronteira; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

MARCELO APARECIDO MORENO

O SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS SOB O ENFOQUE GERENCIAL; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - UDF Centro Universitário; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

Valériq Simas Schultz

A Fiscalização dos Contratos Administrativos- Ato Discricionário ou vinculado ?; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - UDF Centro Universitário; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

AROLDO ANTONIO DE O NETO

Análise das mudanças do planejamento público brasileiro sob a ótica do plnejamento tradicional até o plnejamento estratégico situacional; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - UDF Centro Universitário; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

EDJANE MOTA MONTARROYOS ZIMMER

Avaliação de Desempenho Profissional-Percepção do Agente de Polícia no Distrito Federal; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - UDF Centro Universitário; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

EDUARDO JOSÉ FERNANDES PRATA

A EXCLUSÃO ELÉTRICA NO MEIO RURAL BRASILEIRO- UMA PROBLEMÁTICA DE POLÍTICA PÚBLICA; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - UDF Centro Universitário; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

ELIZABETH FONSECA DE O PUCCI

PATRIMONIALISMO X MERITOCRACIA, PARADOXOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - UDF Centro Universitário; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

FRANCISCA RODRIGUES DE SOUSA

ABORDAGEM DO ALCOOLISMO NO TRABALHO - O CASO DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - UDF Centro Universitário; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

Francisco Sales de Medeiros

Comparatrivo entre os instrumentos de intervenção do Governo na Comercialização de Produtos Agrícolas; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - UDF Centro Universitário; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

Gilda Fleury Bernardes Curado

Exame Médico periódico como Ferramenta de Melhoria da Qualidade de Vida e Produtividade nas Organizações; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - UDF Centro Universitário; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

Heloiza Laurentino de Souza

Proposta de Modelo de Avaliação do Programa Luz para Todos; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - UDF Centro Universitário; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

Morgana de Assis Pinheiro

A Situação Fiscal dos Entes Federados após a promulgação da LRF; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - UDF Centro Universitário; Orientador: Renato Jorge Brown Ribeiro;

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, R. J. B. ; LEMOS, L. S. . Três Ideias Força Para uma Transição de Sucesso. Revista DOM , v. 1, p. 35-37, 2022.

  • BLIANCHERIENE, A. C. ; RIBEIRO, R. J. B. ; FUNARI, M. H. . Governança pública, eficiência e transparência na administração pública. Biblioteca Digital Fórum de Contratação e Gestão Pública (Online) , v. 133, p. 12-25, 2013.

  • RIBEIRO, R. J. B. . ?Análise das recomendações do TCU sobre despesas em Saúde?. Boletim Governet de Administração Pública e Gestão Municipal , v. 1, p. 18-31, 2013.

  • BLIANCHERIENE, A. C. ; RIBEIRO, R. J. B. . Natureza Jurídica do Fundo Soberano e do Fundo Fiscal de Investimentos e Estabilização. Revista Fórum de Direito Financeiro e Econômico , v. 1, p. 175-198, 2012.

  • RIBEIRO, R. J. B. ; BLIANCHERIENE, A. C. . A Questão do Endividamento Público dez anos após a publicação da LRF. Revista de Informação Legislativa , v. 1, p. 159, 2012.

  • RIBEIRO, R. J. B. . Licitações Sustentáveis- Busca de Boas Práticas no Brasil. Consultor Jurídico (São Paulo. Online) , v. 3, p. 6-16, 2010.

  • RIBEIRO, R. J. B. . Possibilidades de atuação do Poder Legislativo frente à questão das obras inacabadas. Revista do Tribunal de Contas da Uniao , v. 1, p. 95-102, 2006.

  • RIBEIRO, R. J. B. . ?Ralos da LRF, 5 anos depois?. Revista de Informação Legislativa , v. 159, p. 355-366, 2003.

  • RIBEIRO, R. J. B. ; OLIVEIRA, J A P . A Inserção da Questão Ambiental no Âmbito. Revista do Tribunal de Contas da União , v. 96, p. 26-38, 2003.

  • RIBEIRO, R. J. B. . O Problema Central do Controle da Administração Pública pode ser Resumido ao Debate sobre Modelos. Revista do Tribunal de Contas da União , v. 33, p. 55-73, 2002.

  • RIBEIRO, R. J. B. . Possibilidades de Combate a Corrupção pelo Estado Burocrático Patrimonialista no Contexto da Sociedade Informacional. Revista do Tribunal de Contas da União , v. 32, p. 75-85, 2001.

  • BLIANCHERIENE, A. C. ; RIBEIRO, R. J. B. . Transição de Governo em Estados e Municípios. 1. ed. São Paulo: Matriska, 2020. v. 01. 120p .

  • BLIANCHERIENE, A. C. ; BRAGA, M. V. A. ; RIBEIRO, R. J. B. . Controladoria no Setor Público. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2016. v. 1. 420p .

  • BLIANCHERIENE, A. C. ; RIBEIRO, R. J. B. . Direito Financeiro Atual. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2014. v. 1. 202p .

  • RIBEIRO, R. J. B. ; BLIANCHERIENE, A. C. . CONSTRUINDO O PLANEJAMENTO PÚBLICO: buscando da integração entre política, gestão e participação popular. 1ª. ed. São Paulo: Atlas, 2013. v. 1. 376p .

  • RIBEIRO, R. J. B. ; BLIANCHERIENE, A. C. ; SANTANA, J. L. . Direito Financeiro. 1ª. ed. São Paulo: Campus, 2012. v. 1. 275p .

  • RIBEIRO, R. J. B. . O processo legislativo orçamentário na União. 1. ed. Rio de Janeiro: Publit, 2008. v. 1. 166p .

  • RIBEIRO, R. J. B. . Administração Financeira e Orçamentária. 2ª. ed. Brasília: Vestcon, 2003. v. 6000. 375p .

  • RIBEIRO, R. J. B. . CONTROLE EXTERNO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL NO BRASIL. RIO DE JANEIRO: AMÉRICA JURÍDICA, 2002. v. 01. 292p .

  • RIBEIRO, R. J. B. ; FERNANDES, J. U. J. . Responsabilidade fiscal. 1. ed. Rio de Janeiro: América Jurídica, 2002. v. 01. 297p .

  • RIBEIRO, R. J. B. ; LEMOS, L. S. . O Distrito Federal e a Crise da Década: A Anamnese do Ornitorrinco. In: Fabio Giambiagi ; Guilherme Tinoco; Victor Pina Dias. (Org.). O Destino dos Estados Brasileiros: Liderança, Responsabilidade Fiscal e Políticas Públicas. 1ed.São Paulo: Lux, 2021, v. 01, p. 221-243.

  • BLIANCHERIENE, A. C. ; RIBEIRO, R. J. B. . Considerações sobre formas, processos e isoformismo nas estruturas de controle interno da federação brasileira. In: RIBEIRO, Renato Jorge Brown e BLIACHERIENE, Ana Carla e SANTANA, José Lima. (Org.). Controladoria no Setor Público. 1ed.São Paulo: Fórum, 2016, v. 01, p. 23-35.

  • RIBEIRO, R. J. B. ; BLIANCHERIENE, A. C. . Fiscalização Financeira e Orçamentária: controle interno, externo e social do orçamento. In: CONTI, José Maurício e SCAFF, Fernado Facury. (Org.). Orçamentos Públicos e Direito Financeiro. 1ªed.São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011, v. , p. 1209-1235.

  • RIBEIRO, R. J. B. . Direito à Saúde e o Orçamento Público: Busca de um equilíbrio estável. In: ANA CARLA BLIANCHERIENE; JOSÉ SEBASTIÃO DOS SANTOS. (Org.). DIREITO à VIDA E À SAÚDE- IMPACTOS ORÇAMENTÁRIOS E JUDICIAL. 1ed.SÃO PAULO: ATLAS, 2010, v. 1, p. 288-297.

  • RIBEIRO, R. J. B. . O COARIDE como Espaço de Integração e Construção de Soluções Interfederativas. Revista do CODESE- Especial EXPORIDE, Brasília, p. 22 - 29, 12 maio 2024.

  • RIBEIRO, R. J. B. . Orçamento Público e a Constituição. Jornal do Senado, p. 3 - 4, 05 ago. 2011.

  • RIBEIRO, R. J. B. . Uma questão central: equacionar orçamento e dívida. MOMENTO IOB.

  • RIBEIRO, R. J. B. . ?Pela construção de um novo modelo de indicadores no orçamento?. In: clad, 2003, PANAMÁ. CLAD 2003. CARACAS: CLAD, 2003.

  • RIBEIRO, R. J. B. . ?Uma Proposta de Funcionamento para as Escolas de Governo?. In: cladea, 2003, LIMA. CLADEA 2003. LIMA: CLADEA, 2003.

  • RIBEIRO, R. J. B. . ?Uma Análise das Aplicações do Ministério do Meio Ambiente frente as prioridades declaradas?. In: ENGEMA, 2003, SÃO PAULO. ENGEMA 2003. SÃO PAULO: ENGEMA, 2003.

  • RIBEIRO, R. J. B. . ?O Controle Externo Federal Frente às Demandas do Sistema Sociopolítico?. In: anpad, 2002, SALVADOR. ANAIS DO ANPAD 2002. CURITIBA: ANPAD, 2002.

  • RIBEIRO, R. J. B. . ?O Problema do Controle da Administração Pública Federal é uma Questão de Modelo ??. In: ENANPAD 2002, 2002, Salvador. ENANPAD 2002, 2002.

  • RIBEIRO, R. J. B. . "O Controle Externo e a Questão Ambiental",. In: ENGEMA, 2001, SÃO PAULO. ENGEMA 2001, 2001.

  • RIBEIRO, R. J. B. . ?Possibilidades de Combate à Corrupção pelo Estado Burocrático/ Patrimonialista Na América Latina no Contexto do Cenário da Sociedade Informacional?,. In: CLAD, 2000, Santo Domingo. CLAD 2000, 2000.

  • RIBEIRO, R. J. B. . ?Desenvolvimento de Estrutura De Treinamento E Produção De Conhecimento Em Órgãos Da Administração Pública? O Caso Do Tribunal De Contas Da União.?. In: ENANPAD, 2000, Florianópolis. ENANPAD 2000, 2000.

  • RIBEIRO, R. J. B. . ?O Enfoque do Controle da Administração Pública no Brasil Deve Ser a Dicotomia entre Avaliação de Desempenho ou Controle da Legalidade??. In: ENANPAD, 2000, Florianópolis. ENANPAD 2000, 2000.

  • RIBEIRO, R. J. B. . Responsabilidade Fiscal para Municípios. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, R. J. B. . Responsabilidade Fiscal para Municípios. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, R. J. B. . O Controle Externo do Poder Legislativo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

RIBEIRO, R. J. B. . APOIO A IMPLEMENTAÇÃO DO MARCO DE REFORMAS ADMINISTRATIVAS EM ESTADOS. 2019.

RIBEIRO, R. J. B. . Apoio a elaboração do PPA de Roraima. 2015.

RIBEIRO, R. J. B. . Apoio à Elaboração do Plano Plurianual da Prefeitura de Macapá. 2013.

RIBEIRO, R. J. B. . APOIO A ELABORAÇÃO DO PPA PREFEITURA DE MACEIÓ. 2013.

RIBEIRO, R. J. B. . Marco Metodológico para Avaliação de Política Pública e Planejamento do RS. 2012.

RIBEIRO, R. J. B. . Reforma Administrativa do Governo do estado do Amapá. 2012.

RIBEIRO, R. J. B. . Estruturação da Escola de Governo do Estado do Rio grande do Sul. 2011.

RIBEIRO, R. J. B. . Apoio ao Monitoramento das Ações Estratégicas do Gov do Estado do RS. 2011.

RIBEIRO, R. J. B. . Coordenação-Geral do processo legislativo de elaboração do PPA da União de 2012-2015. 2011.

RIBEIRO, R. J. B. . Revisão dos Vetos do Orçamento de 2010 do Gov do estado do Amapá. 2010.

RIBEIRO, R. J. B. . Elaboração dos subsídios para o Orçamento de 2011 do GEA. 2010.

RIBEIRO, R. J. B. . Estrutruaçãoda Agência Gaúcha de Desenvolvimento. 2010.

RIBEIRO, R. J. B. . Estudo sobre a estrutura Orçamentária e Financeira do Rio Grande do Sul. 2009.

RIBEIRO, R. J. B. ; DUARTE, J. L. D. . Elaboração dos Manuais de Prestação de Contas de Recursos Recebidos e de Formação de Estagiários. 2009.

RIBEIRO, R. J. B. . Apoio a Renegociação da Dívida de Estados. 2009.

RIBEIRO, R. J. B. . Coordenação da LOA 2009. 2008.

RIBEIRO, R. J. B. . Desenvovlimento do Modelo de Acompanhamento Orçamentário do PRONASCI. 2008.

RIBEIRO, R. J. B. . Revisão do PPA 2004-2007, para o ano 2007. 2006.

RIBEIRO, R. J. B. . Cartilha sobre a Lei de Consórcios Públicos. 2007.

RIBEIRO, R. J. B. . Coordenação da LDO 2007. 2006.

BLIANCHERIENE, A. C. ; RIBEIRO, R. J. B. . Planejamento Estratégico na Administração Pública. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BLIANCHERIENE, A. C. ; RIBEIRO, R. J. B. . Transição de Governo em Estados e Municípios. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, R. J. B. . Fundação Getúlio Vargas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RIBEIRO, R. J. B. . Controle Externo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RIBEIRO, R. J. B. . Controle Externo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RIBEIRO, R. J. B. . Planejamento e Orçamento Público. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RIBEIRO, R. J. B. . Controle Externo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RIBEIRO, R. J. B. . Controle Externo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RIBEIRO, R. J. B. . Assembléia Legislativa do Estado do Mato Grosso- AFO. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

RIBEIRO, R. J. B. . Operação do Portal Copa Transparente 2014. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

RIBEIRO, R. J. B. . Administração Pública Contemporânea. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RIBEIRO, R. J. B. . Controle Externo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RIBEIRO, R. J. B. . Controle Externo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RIBEIRO, R. J. B. . Administração Pública Contemporânea. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RIBEIRO, R. J. B. . Controle Externo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RIBEIRO, R. J. B. . Controle Externo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RIBEIRO, R. J. B. . Orçamento Público. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RIBEIRO, R. J. B. . Administração Pública Contemporânea. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RIBEIRO, R. J. B. . Planejamento e Orçamento- Analista Legislativo Senado Federal. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

RIBEIRO, R. J. B. . Administração Financeira e orçamentária- ATRFB. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

RIBEIRO, R. J. B. . Administração Financeira e Orçamentária- TCE AC. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

RIBEIRO, R. J. B. . Planejamento e Orçamento Público- PGE-RJ. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

RIBEIRO, R. J. B. . AFC- Secretaria do Tesouro Nacional- administração Financeira e Orçamento. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

RIBEIRO, R. J. B. . Analista legislativo- Planejamento e Orçamento. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2010

    Desenvolvimento Institucional de Instituições Legislativas, Descrição: Desenvolvimento Institucional do Poder Legislativo Brasileiro, focado nas suas estruturas organizacionais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renato Jorge Brown Ribeiro - Coordenador.

  • 1999 - 2001

    Projeto de Pesquisa sobre o Levantamento do Ambiente de Controle Externo, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renato Jorge Brown Ribeiro - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento de Metodologia de avaliação do Pronasci, Descrição: Desenvolvimento de modelo de avaliação de política pública para Segurança implementado pelo Ministério da mJustiça no Brasil, com dimensões de acompanhamento do orçamento descentralizado, verificação física e acompanhemento da população alvo do programa. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renato Jorge Brown Ribeiro - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento de Metodologia de avaliação do Pronasci, Descrição: Desenvolvimento de modelo de avaliação de política pública para Segurança implementado pelo Ministério da mJustiça no Brasil, com dimensões de acompanhamento do orçamento descentralizado, verificação física e acompanhemento da população alvo do programa. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renato Jorge Brown Ribeiro - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento de Metodologia de avaliação do Pronasci, Descrição: Desenvolvimento de modelo de avaliação de política pública para Segurança implementado pelo Ministério da mJustiça no Brasil, com dimensões de acompanhamento do orçamento descentralizado, verificação física e acompanhemento da população alvo do programa. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renato Jorge Brown Ribeiro - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento de Metodologia de avaliação do Pronasci, Descrição: Desenvolvimento de modelo de avaliação de política pública para Segurança implementado pelo Ministério da mJustiça no Brasil, com dimensões de acompanhamento do orçamento descentralizado, verificação física e acompanhemento da população alvo do programa. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renato Jorge Brown Ribeiro - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento de Metodologia de avaliação do Pronasci, Descrição: Desenvolvimento de modelo de avaliação de política pública para Segurança implementado pelo Ministério da mJustiça no Brasil, com dimensões de acompanhamento do orçamento descentralizado, verificação física e acompanhemento da população alvo do programa. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renato Jorge Brown Ribeiro - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento de Metodologia de avaliação do Pronasci, Descrição: Desenvolvimento de modelo de avaliação de política pública para Segurança implementado pelo Ministério da mJustiça no Brasil, com dimensões de acompanhamento do orçamento descentralizado, verificação física e acompanhemento da população alvo do programa. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento de Metodologia de avaliação do Pronasci, Descrição: Desenvolvimento de modelo de avaliação de política pública para Segurança implementado pelo Ministério da mJustiça no Brasil, com dimensões de acompanhamento do orçamento descentralizado, verificação física e acompanhemento da população alvo do programa. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renato Jorge Brown Ribeiro - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento de Metodologia de avaliação do Pronasci, Descrição: Desenvolvimento de modelo de avaliação de política pública para Segurança implementado pelo Ministério da mJustiça no Brasil, com dimensões de acompanhamento do orçamento descentralizado, verificação física e acompanhemento da população alvo do programa. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renato Jorge Brown Ribeiro - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento de Metodologia de avaliação do Pronasci, Descrição: Desenvolvimento de modelo de avaliação de política pública para Segurança implementado pelo Ministério da mJustiça no Brasil, com dimensões de acompanhamento do orçamento descentralizado, verificação física e acompanhemento da população alvo do programa. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renato Jorge Brown Ribeiro - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento de Metodologia de avaliação do Pronasci, Descrição: Desenvolvimento de modelo de avaliação de política pública para Segurança implementado pelo Ministério da mJustiça no Brasil, com dimensões de acompanhamento do orçamento descentralizado, verificação física e acompanhemento da população alvo do programa. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Renato Jorge Brown Ribeiro - Coordenador.

Prêmios

2018

Medalha do Buriti, Governo do Distrito Federal.

2018

Medalha Alvorada, Governo do Distrito Federal.

2016

Medalha Dom Pedro II- Grau de Oficial, Corpo de Bombeiros do DF.

2014

Medalha Mérito Tamandaré, Ministério da Defesa.

2012

Medalha do Pacificador- Grau de Oficial, Exército Brasileiro.

2000

Menção Honrosa na Área de Artigos de Gestão Pública, ENANPAD.

1995

Medalha do Mérito Marinheiro, Ministério da Marinha.

1994

Medalha do Mérito Militar com passador de Bronze, Ministério da Marinha.

1992

Sócio Honorário do Grêmio Gastão Motta, Escola Naval- Marinha do Brasil.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Senado Federal, Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle. , Praça dos Três Poderes, Senado Federal, Anexo I, 25 º andar, Esplanada dos Ministérios, 71741706 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (061) 33115184, URL da Homepage:

Experiência profissional

2003 - Atual

Senado Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessoramento, Carga horária: 40

Outras informações:
Cargo de Consultor Legislativo, área de Orçamento e Fiscalização

2013 - 2014

Senado Federal

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor de Recursos Humanos, Carga horária: 40

2013 - 2013

Senado Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Consultor Geral de Orcamentos Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle.,Cargo ou função, Coordenação da LDO.

  • 01/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle.,Cargo ou função, Membro de Comissão de Prestação de Contas.

  • 02/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle.,Cargo ou função, Presidente de Comissão de Tomada de Contas Especial.

  • 01/2003

    Direção e administração, Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle.,Cargo ou função, Consultor de Orçamentos, Fiscalização e Controle.

  • 01/2005 - 01/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Presidência do Senado federal.,Cargo ou função, Assessor da Secretaria de Coordenação Técnica da Presidência do Senado.

2018 - 2018

Governo do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestã, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2016

Governo do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretário Adjunto de Planejamento Orçamento, Carga horária: 40

Outras informações:
cedido do cargo de Consultor de Orçamentos do Senado

1995 - 2002

Tribunal de Contas da União

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Controle Externo, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1998 - 12/2002

    Ensino, Formação de Analistas de Controle Externo, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Controle Externo da Administração Pública

  • 01/1998 - 12/2002

    Treinamentos ministrados , Instituto Serzedello Correa.,Treinamentos ministrados, Administração de Materiais no Serviço Público, Tomada de Contas Especial, Consultas, Denúncias e Representações

  • 01/1997 - 12/2002

    Direção e administração, Instituto Serzedello Correa.,Cargo ou função, Analista de Controle Externo- exerceu as funções de Diretor de Pesquisa e Planejamento; Diretor de Recrutamento e Formação; Chefe do Serviço de Pós Graduação e Chefe do Serviço de Aperfeiçoamento Profissional.

  • 01/1997 - 12/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Serzedello Correa.,Cargo ou função, Membro/ Encarregado de Comissão de Elaboraçãod e Normas Sobre Educação e RH no TCU.

  • 01/1999 - 12/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Serzedello Correa.,Cargo ou função, Coordenador do Projeto de Implementação da Escola Internacional de Controle Externo.

  • 06/1995 - 12/1996

    Direção e administração, Secretaria de COntrole Externo no Amapá.,Cargo ou função, Analista de Controle Externo, foi Assessor do Secretário de Controle Externo e Diretor de Fiscalização no Estado.

2016 - 2018

Companhia Imobiliária de Brasília

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor Administrativo e Financeiro, Carga horária: 44

2013 - 2016

Fundação Getúlio Vargas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10

2008 - 2009

Fundação Getúlio Vargas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, FGV Diretoria de Políticas Públicas.,Linhas de pesquisa

2021 - 2022

banco regional de desenvolvimento do extremo sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor da Presidência, Carga horária: 40

1989 - 1995

Ministério da Defesa - Comando da Marinha

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Oficial Intendente, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/1993 - 06/1995

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Marinha do Brasil- Esquadra.,Cargo ou função, Presidente de Comissão de Licitação.

  • 06/1993 - 06/1995

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Marinha do Brasil- Esquadra.,Cargo ou função, Presidente de Comissão de Sindicância.

  • 03/1993 - 06/1995

    Direção e administração, Marinha do Brasil- Esquadra.,Cargo ou função, Cargo administrativo.

  • 01/1992 - 03/1993

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Hidrografia e Navegação - Rio de Janeiro.,Cargo ou função, Encarregado de Sindicância.

  • 11/1990 - 03/1993

    Direção e administração, Diretoria de Hidrografia e Navegação - Rio de Janeiro.,Cargo ou função, Cargo administrativo.

  • 01/1990 - 02/1993

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Hidrografia e Navegação - Rio de Janeiro.,Cargo ou função, Encarregado de lic Modalidade Convite e Presidente de Comissão de Licitação.

  • 01/1989 - 01/1992

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Marinha do Brasil- Esquadra.,Cargo ou função, Oficial de Ligação com Marinhas Amigas.

2000 - 2008

S B I

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso de Especialização

Atividades

  • 01/2003

    Ensino, Administração Pública Municipal, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orçamento Municipal

  • 01/2002

    Treinamentos ministrados , Universidade Candido Mendes - Campus Centro.,Treinamentos ministrados, Orçamento Público

  • 01/2000

    Ensino, Gestão Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Cenário Contemporânio da Administração, Administrção Financeira e Orçamentária, Responsabilidade Fiscal

  • 01/2000 - 12/2005

    Treinamentos ministrados , Universidade Candido Mendes - Campus Centro.,Treinamentos ministrados, Responsabilidade Fiscal

2004 - 2006

Centro de Estudos Superiores Planalto

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

  • 06/2004 - 12/2006

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Pública e Terceiro Setor, Direito Financeiro, Políticas Públicas, Teoria Geral da Administração

2005 - 2009

Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Outras informações:
professor das disciplinas de Políticas Públicas e Políticas Públicas Urbanas

Atividades

  • 07/2005

    Ensino, Políticas Públicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas Urbanas

2008 - 2009

UDF Centro Universitário

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Outras informações:
Disciplinas voltadas para Orçamento público

2004 - 2008

UDF Centro Universitário

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso de Especialização, Carga horária: 8

Atividades

  • 01/2004

    Ensino, Logística na Administrção Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, O Papel do COnhecimento nas Organizações Públicas, Gestão Pública Contemporânea, Administração Financeira e Orçamentária

2000 - 2001

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

  • 02/2000 - 06/2001

    Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Sistemas de Informação, Teoria Geral da Administração

2003 - 2004

Universidade Paulista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

2015 - 2017

Banco de Brasília

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Conselheiro Fiscal, Carga horária: 10

2018 - Atual

BSB Ativos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Conselheiro Fiscal, Carga horária: 10

2017 - 2018

SAB SOC DE ABASTECIMENTO DE BRASILIA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Conselheiro DE ADMINISTRAÇÃO, Carga horária: 10

2020 - 2020

Prefeitura Municipal de Niterói

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretário de Finanças, Carga horária: 40

2023 - Atual

Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Planejamento e Avaliação, Carga horária: 40

Outras informações:
Diretoria Responsável por Pesquisa, Planejamento, Avaliação