Lara Nassar Scalise

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), Graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1996), Especialista em Arteterapia pela Universidade para o Desenvolvimento e da Região do Pantanal (2008), Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001). Doutorado em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Pós-doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018).

Informações coletadas do Lattes em 30/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em educação

2005 - 2009

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: A constituição do ser professor: os sentidos subjetivos e seus espaços formativos
Orientador: Alda Maria do Nascimento Osório
, Ano de obtenção: 2009. Palavras-chave: subjetividade; formação profissional.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Saúde Coletiva

1999 - 2001

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: UM ESTUDO SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DAS CRIANÇAS EXPLORADAS NO/PELO TRABALHO, Ano de Obtenção: 2001
Orientador: Alexandra Ayache Anache

Especialização em Arteterapia

2006 - 2008

unversidade para o desenvolvimento do estado e da região do pantanal
Título: Formação Profissional: do trabalho ao trabalho criativo
Orientador: Ana Lúcia Ferra Finocchio

Especialização em Programa de fomação básica em dinâmica de grupos

2001 - 2003

Sociedade Brasileira de Dinâmicas dos Grupos

Graduação em Psicologia

1992 - 1996

Universidade Católica Dom Bosco

Graduação em Pedagogia

1992 - 1995

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós-doutorado

2014

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política, Planejamento e Avaliação Educacional.

Organização de eventos

ANACHE, A. A. ; SANTOS, M. A ; SCALISE, L. N. . I CICLO DE DIÁLOGOS SOBRE AS PRÁTICAS EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: A EDUCAÇÃO ESPECIAL EM FOCO. 2015. (Outro).

SCALISE, L. N. . I Encontro de Experiências profissionais e universitárias de Psicologia organizacional e áreas afins. 2004. (Outro).

Participação em eventos

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE ARTETERAPIA. A DEIENSÃO SUBMETINA DA APRENDIZAGEM NA DIECUESÃO DE UM NOVO CONTEXTO PEDAGÔGICO EM ARTETERAPIA. 2024. (Congresso).

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE ARTETERAPIA. OLHARES PARA O COTIDIANO: UMA EXPERIMENTAÇÃO ARTÍSTICO-FORMATTVA ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA. 2024. (Congresso).

22º CONGRESSO PORTUGUÊS DE ARTE-TERAPIA. PSICOTERAPIA E ARTETERAPIA: INTERSECÇÃO ENTRE PROCESSOS PSICOLÓGICOS E MODOS DE APRENDER EM ATELIÊ DE ARTETERAPIA. 2021. (Congresso).

III Simpósio Nacional e I Simpósio Ibero-americano de Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade.A Dimensão Subjetiva da Aprendizagem Pautado na Construção do Portfólio Acadêmico. 2021. (Simpósio).

17 simposio de pesquisa e intercambio cientifico da ANPEPP. 2018. (Simpósio).

I SIMPOSIO NACIONAL DE EPISTEMOLOGIA QUALITATIVA E SUBJETIVIDADE.A PSICOTERAPIA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL. 2017. (Simpósio).

I SIMPOSIO NACIONAL DE EPISTEMOLOGIA QUALITATIVA E SUBJETIVIDADE.ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA SUBJETIVIDADE. 2017. (Simpósio).

12 CONGRESSO INTERNACIONAL DA REDE UNIDA. HUMANIZAÇÃO COMO PROCESSO CRIATIVO DIALÓGICO DE INCLUSÃO DA PLURALIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAUDE. 2016. (Congresso).

ENCONTRO SUL-MATOGROSSENSE DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO.A CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR: OS SENTIDOS SUBJETIVOS E SEUS ESPAÇOS FORMATIVOS. 2016. (Encontro).

37th ISPA CONFERENCE of the Internacional School Psychology Association e XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. TÉCNICAS CRIATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA O ENSINO SUPERIOR. 2015. (Congresso).

37th ISPA CONFERENCE of the Internacional School Psychology Association e XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. A PSICOTERAPIA POR MEIO DA ARTETERAPIA: APROXIMAÇÕES COM A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. 2015. (Congresso).

37th ISPA CONFERENCE of the Internacional School Psychology Association e XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. TÉCNICAS CRIATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA O ENSINO SUPERIOR. 2015. (Congresso).

JORNADA ACADêMICA DE FISIOTERAPIA.INTERVENÇÕES ARTES TERAPEUTICAS NA PRÁTICA PROFISSIONAL. 2015. (Oficina).

1º Encontro Pedagógico do Senac/MS.O processo criativo no uso de imagens e vídeos em sala de aula. 2014. (Outra).

9º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED- Centro Oeste. 2008. (Encontro).

A felicidade na clínica de Jacques Lacan. 2008. (Outra).

Contar História para encantar ou encantoar. 2008. (Outra).

Por que a genática provoca o avanço da Psicanálise?. 2008. (Outra).

Dialogos sobre a Docência em Psicologia. 2007. (Seminário).

I Encontro de Arteterapia. 2007. (Encontro).

O MÉTODO DE PESQUISA NA PERSPECTIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO. 2006. (Outra).

I encontro de experiências profissionais e universitárias de psicologia organizacional e áreas afins.I Encontro de experiências profissionais e universitárias de psicologia organizacional e áreas afins. 2004. (Encontro).

encontro de pesquisa e iniciação científica da UNIDERP.Reflexões sobre um ensino de qualidade. 2003. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Fernanda Ferreira Chaves

SCALISE, L. N.; LEAO, I. B.; SOUZA, M. P. R.; ANACHE, A. A.. Analise das dimensões subjetivas dos piscólogos implicadas no processo de avaliação psicológica do aluno com deficiência intelectual. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: JANICE DE CAMPOS FERRA

SCALISE, L. N.; GHIZZI, E. B.; MENEGAZZO, M. A.. GUSTAVO ROSA E A FIGURA HUMANA FEMININA: DA LAVADEIRA À MULHER PERA. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Sandra Letícia Romano Insfran

ANACHE, A. A.;SCALISE, L. N.. ?Análise das tendências das produções acadêmicas brasileiras sobre a esquizofrenia e suas abordagens terapêuticas?.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Daniel Ventura Damaceno

ANACHE, A. A.;SCALISE, L. N.. NOTAS CONTEMPORANEAS SOBRE A FAMILIA NA PERSPECTIVA HISTÓRICA CULTURAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Karoline Vieira Mincarone

ANACHE, A. A.; SANTOS, M. A;SCALISE, L. N.. ALEITAMENTO MATERNO E OS POSSIVEIS FATORES ASSOCIADOS AO DESMAME PRECOCE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: BARBARA CRISTINA MARANIM TEIXEIRA

ANACHE, A. A.; REIS. M.A.;SCALISE, L. N.. O EXAME PRE-NATAL EM MULHERES GESTANTES: AS PRODUÇÕES ACADEMICAS NO PERIODO DE 2000 A 2014. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Katiane Mesquita Fialho

SCALISE, L. N.. TRABALHO,EDUACAÇÃO E PROFISSÃO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL.

Aluno: Mirian Elenice Valadares Marques

SCALISE, L. N.. ENVELHECER: O EXERCÍCIO DE VIVER. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL.

Aluno: Maria Fernanda Cerqueiro Roca

SCALISE, L. N.. A IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS DE AMIGOS NA ADOLESCÊNCIA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL.

Aluno: Fernanda Mazza Anache

SCALISE, L. N.. A CONCEPÇÃO DA RELIGIÃO PARA FREUD EM TOTEM E TABU. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL.

Aluno: Rerison Rodrigues de Oliveira

SCALISE, L. N.. ESPIRITUALIDADE E FÉ: UM NOVO PARADIGMA DA NOVA ERA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL.

Aluno: Elton da Cunha Lima

SCALISE, L. N.. CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA PBL: A PROBLEMÁTICA EXISTENTE ENTRE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO BRASILEIRO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL.

Aluno: Marialba e Andrade Ramos

SCALISE, L. N.. ADESÃO FAMILIAR NO TRATAMENTO DA ESQUIXOFRENIA: REALTO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UM AMBULATÓRIO PSIQUIÁTRICO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL.

Aluno: Lsiane C

SCALISE, L. N.. Medeiros.A PSICOSE E AS FUNÇÕES MATERNA E PATERNA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL.

Aluno: Anna Carolia A

SCALISE, L. N.. M. L. Q. Batalha.AS RELAÇÕES OBJETAIS E A CONSTRUÇÃO DO CARÁTER PSICOPÁTICO: ALGUMAS REFLEXÕES. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL.

Aluno: Jamile Messias Andrade Pondaco

SCALISE, L. N.. FABRICANDO EMBALAGENS - O IPACTO DO AMBIENTE NA OFRMAÇÃO DA PERSONALIDADE DO SUJIETO COM TRANSTORNO ALIMENTAR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL.

Aluno: Lucia Lemos Monteiro Conceição

BARBIER, C. P.;SCALISE, L. N.. Um estudo da Psicologia Organizacional no Município de Campo Grande - Mato Grosso do Sul. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Anhanguera - Uniderp.

Aluno: Juliana de Brito Machado

SCALISE, L. N.; PEREIRA, G. C. S.. Uma Reflexão sobre a Responsabilidade Social nas Organizações. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Anhanguera - Uniderp.

Aluno: Elen Rezende Pereira

SCALISE, L. N.; BARBIER, C. P.. A influência do trabalho na formação da Identidade dos jovens aprendizes da Cidade dos Meninos, ONG profissionalizante de Campo Grande-MS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Anhanguera - Uniderp.

Aluno: Renata Cox de Moura Leite

LEITE, R. C. M.;SCALISE, L. N.. A ESCOLHA PROFISSIONAL NA ADOLESCÊNCIA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL.

Aluno: Maristela Lemes de Souza de Olindo

SCALISE, L. N.. Câncer da mama: vínculo e relações objetais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Anhanguera - Uniderp.

Aluno: Yvana Balthazar Vasconcelos

SCALISE, L. N.. Relação entre abandodo e crianças institucionalizadas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Anhanguera - Uniderp.

Aluno: Angela Maria Marini Ferreira

SCALISE, L. N.. O psicólogo e o terceiro setor. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Anhanguera - Uniderp.

Aluno: MArli Aparecida Cotrin Ferro

SCALISE, L. N.. A representação social da inserção da mulhar no mercado de trabalho tipicamente masculino. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Anhanguera - Uniderp.

Aluno: Francieli Deola Pimentel

SCALISE, L. N.. A influência do Líder na Cultura Organizacional. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Anhanguera - Uniderp.

Aluno: Helenrose Aparecida da Silva Pedroso Coelho

SCALISE, L. N.. O serviço de psicologia na rede pública de saúde em Campo Grande. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Anhanguera - Uniderp.

Aluno: Kátia Mello Cezar Corazza

SCALISE, L. N.. Estresse na adolescência. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Anhanguera - Uniderp.

Aluno: Caren Nascimento Gomes

SCALISE, L. N.. Síndome de Burnout em agentes comunitários de saúde do município de Campo Grande-MS. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Anhanguera - Uniderp.

Aluno: Alessandra Maciel Gonçalves

SCALISE, L. N.. A influência dos papéis no processo decisório. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Anhanguera - Uniderp.

Orientou

Ivan Fernandes

Responsabilidade Social no século XXI; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Humanos) - Universidade Anhanguera - Uniderp; Orientador: Lara Nassar Scalise;

Grabriela Andrade

Responsabilidade Social no século XXI; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Humanos) - Universidade Anhanguera - Uniderp; Orientador: Lara Nassar Scalise;

Gabriela M

Stefanello e Kasla F; Cardoso; ATENDIMENTO DOMICILIAR TERAPEUTICO - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL; Orientador: Lara Nassar Scalise;

Paula Centeno de Souza

OS CONTOS DE FADAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO MORAL NAI NFÂNCIA: TRAZENDO UM SENTIDO PARA A VIA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL; Orientador: Lara Nassar Scalise;

Claudia Terezinha S

de Pinho; A TRÍADE CRIANÇA-BRINCAR-PALHAÇO NO AMBIENTE HOSPITALAR A PARTIR DE UMA SESSÃO DOS PALHAMÉDICO DE PALNTÃO EM CAMPO GRANDE-MS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL; Orientador: Lara Nassar Scalise;

Viviane de Moraes Cândido Cunha

uma discussão sobre o porcesso de construção da identidade feminina; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL; Orientador: Lara Nassar Scalise;

Taisy Mariscal

A SAÚDE MENTAL E CRIATIVIDADE NO TRABALHO DOCENTE; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL; Orientador: Lara Nassar Scalise;

Watusi Carvalho Derzi

UMA DISCUSSÃO SOBRE O RELAIONAMETO FAMILIAR DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL; Orientador: Lara Nassar Scalise;

Alessandra Rios Sanches e Cleonice Medeiros

EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA APRENDIZAGEM PARA TODA A VIDA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL; Orientador: Lara Nassar Scalise;

Andréa Dibo

O professor: sua escolha, formação e prática; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em psicologia) - Universidade Anhanguera - Uniderp; Orientador: Lara Nassar Scalise;

Antonielle Brito Ferreira

A internalização do conceito de criança para o professor da educação infantil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em psicologia) - Universidade Anhanguera - Uniderp; Orientador: Lara Nassar Scalise;

Dirce Eulália Tavares Gomes Castro

Arteterapia: ArteXPsicologia, sob a ótica de três escolas psicológicas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em psicologia) - Universidade Anhanguera - Uniderp; Orientador: Lara Nassar Scalise;

Eleni Pacheco Varjão Soares

A música como instrumento a serviço do desenvolvimento da criança; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em psicologia) - Universidade Anhanguera - Uniderp; Orientador: Lara Nassar Scalise;

Dalva Maria Pacheco Rocha

Psicomotricidade x o manejp de aquisição da leitura e da escrita; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em psicologia) - Universidade Anhanguera - Uniderp; Orientador: Lara Nassar Scalise;

Francineide da Silva

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL; Orientador: Lara Nassar Scalise;

Maria Elisa C

ALLEGRETTI; FAMÍLIA E A DEFICIÊNCIA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL; Orientador: Lara Nassar Scalise;

Cristiane Nascimento Kazmirczak

A COSNTRUÇÃO DO JULGAMENTO MORAL NA CRIANÇA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL; Orientador: Lara Nassar Scalise;

ELISA BIANCHINI LANZARINI

A FIGURA DO PROFESSOR NO PROCESSO DE COSNTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO ADOLESCENTE E PASSAGEM PARA A VIDA ADULTA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - UNVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL; Orientador: Lara Nassar Scalise;

Edylaine Cesco Litwin

O papel do brincar na visão dos pais; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em psicologia) - Universidade Anhanguera - Uniderp; Orientador: Lara Nassar Scalise;

Francine Damin

Um estudo sobre a utilização dos conteúdos da condição humana na prática docente; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em psicologia) - Universidade Anhanguera - Uniderp; Orientador: Lara Nassar Scalise;

Iara Luiza Prado Pato Peres Molina

Escola x diagnótico x TDAH: na visão dos profissionais de saúde; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em psicologia) - Universidade Anhanguera - Uniderp; Orientador: Lara Nassar Scalise;

Rosana Fátima Noguira de Jesus Santos

Estudo sobre o professor e sua identidade enquanto agente histórico de transformação; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em psicologia) - Universidade Anhanguera - Uniderp; Orientador: Lara Nassar Scalise;

Rosana Fátima Noguira de Jesus Santos

Estudo sobre o professor e sua identidade enquanto agente histórico de transformação; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em psicologia) - Universidade Anhanguera - Uniderp; Orientador: Lara Nassar Scalise;

Rosana Fátima Noguira de Jesus Santos

Estudo sobre o professor e sua identidade enquanto agente histórico de transformação; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em psicologia) - Universidade Anhanguera - Uniderp; Orientador: Lara Nassar Scalise;

Michele Joanny Zompero

Separação de irmãos no porecsso de adoção; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em psicologia) - Universidade Anhanguera - Uniderp; Orientador: Lara Nassar Scalise;

Produções bibliográficas

  • SCALISE, LARA NASSAR ; ANACHE, ALEXANDRA AYACH ; ROSSATO, MARISTELA . Child Psychotherapy in a cultural-historical perspective: The movement of subjectivity in Art Therapy. ESTUDOS DE PSICOLOGIA , v. 36, p. 36, 2019.

  • SCALISE, LARA NASSAR ; ANACHE, ALEXANDRA AYACH . A ação docente na pós-graduação sob a perspectiva cultural histórica. Revista Obutchénie , v. 3, p. 135-157, 2019.

  • SCALISE, L. N. . Do trabalho para o trabalho criativo: discutindo a formação profissional.. REVISTA DE ARTETERAPIA DA AATESP , v. 10, p. 40-61, 2019.

  • SCALISE, L. N. . A Psicologia Sócio-Histórica como possibilidade da compreensão do sujeito. Ensaios e Ciência (Campo Grande) , Campo Grande-MS, v. 9, n.1, p. 1-259, 2005.

  • SCALISE, L. N. . Estudo sobre a constituição da subjetividade de crianças exploradas no/pelo trabalho. Intermeio (UFMS) , Campo Grande, v. 11, n.21, p. 1-108, 2005.

  • ANACHE, A. A. ; NUNES, C. B. ; SCALISE, L. N. . A dimensão subjetiva da aprendizagem: a trajetória da formação profissional em um curso Arteterapia pautado na construção do portfólio acadêmico. In: Ana Lucia Gomes da Silva; Telma Teixeira de Oliveira Almeida. (Org.). Interdisciplinariedade e Metodologias ativas. Como fazer?. 1ed.São Paulo: Cortez Editora, 2023, v. , p. 45-55.

  • MARCHETI, P.M ; SCALISE, L. N. . Tecendo com as fissuras, caminhos para a superação da clínica da patologia. In: Denise Mesquita de Melo Almeida; Regina Basso Zanon; Ligia Rocha Cavalcante Feitosa; Alexandra Ayache Anache. (Org.). Psicologia, Educação e Trabalho. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2021, v. 1, p. 11-22.

  • SCALISE, L. N. . artigos de psicologia e pedagogia. jornal O Clarim, Campo Grande, 01 jan. 1997.

  • SCALISE, L. N. . Estado da arte sobre a constituição do professor da educação infantil. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, 2006, Cuiabá. Estado da arte sobre a constituição do Professor da educação infantil, 2006. p. 1-262.

  • SCALISE, L. N. . Um estudo sobre a constituição da subjetividade das crianças que são exploradas no/pelo trabalho. In: III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2005, Santa Catarina. Um estudo sobre a constituição da subjetividade das crianças que são exploradas no/pelo trabalho, 2005. v. 10.

  • SCALISE, L. N. . Relações interpessoais no ambiente de trabalho. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCALISE, L. N. . Criatividade no ensino superior. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCALISE, L. N. . III curso de formação inicial de professores e I curso de formação continuada: práticas pedagógicas inovadoras na educação superior. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SCALISE, L. N. ; ANACHE, A. A. . Psicoterapia infantil na perspectiva cultural histórica: o movimento da subjetividade em arteterapia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCALISE, L. N. . Psicoterapia infantil na perspectiva cultural histórica: o movimento da subjetividade em arteterapia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCALISE, L. N. . pesquisa em psicologia tendências e perpectivas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCALISE, L. N. . Laboratório de CRIATIVIDADE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SCALISE, L. N. ; ANACHE, A. A. . A PSICOTERAPIA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ANACHE, A. A. ; SCALISE, L. N. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA SUBJETIVIDADE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SCALISE, L. N. ; OSORIO, A. M. N. . A CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR: OS SENTIDOS SUBJETIVOS E SEUS ESPAÇOS FORMATIVOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCALISE, L. N. . TÉCNICAS CRIATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA O ENSINO SUPERIOR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SCALISE, L. N. . O processo criativo nas relações interpessoais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCALISE, L. N. . O processo criativo no uso de imagens e vídeos em sala de aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCALISE, L. N. . O processo criativo nas relações interpessoais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCALISE, L. N. . Criatividade no Processo de Vendas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCALISE, L. N. . Metodologia de pesquisa um processo de investigação/formação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOSENA, L. C. M. M. ; Moraes, Sara ; SCALISE, L. N. . Experiência no estágio de psicologia organizacional utilizando-se instrumentos da arteterapai. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SCALISE, L. N. ; OSORIO, A. M. N. . As histórias de vida e memórias como proposta metodológica para pesuisa sobre a formação de professores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCALISE, L. N. ; VALLE, R. C. S. . Discussão da prática desenvolvida apartir das memórias e histórias escolares de acadêmicos de Psicologia em formação para professores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VALLE, R. C. S. ; SCALISE, L. N. . Reflexão: rede de significações e o processo social do cooperativismo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCALISE, L. N. . Uma discussão sobre a subjetividade do educador a partir da perspectiva histórico-cultural. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCALISE, L. N. . A historicidade desvelando a realidade social, através das práticas educativas, na proposta de compreensão de novas metodologias educacionais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCALISE, L. N. . A criatividade na vida pessoal e profissional. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCALISE, L. N. ; OSORIO, A. M. N. . ESTADO DA ARTE SOBRE A CONSTITUIÇÃO DOPROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCALISE, L. N. ; OSORIO, A. M. N. . As memórias e histórias escolares de acadêmicos de psicologia em formação para professores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCALISE, L. N. ; OSORIO, A. M. N. . AS HISTÓRIAS DE VIDA E MEMÓRIAS COMOPROPOSTA METODOLÓGICA PARA PESQUISA SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DOPROFESSORE DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCALISE, L. N. ; OSORIO, A. M. N. . UM NOVO TIPO DE HOMEM PARA UMA NOVA FORMAÇÃO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SCALISE, L. N. . OS DIFERENTE TIPOS DE SABERES E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SCALISE, L. N. . FORMAÇÃO E PRÁTICA: RUMO À NOVA PEDAGOGIA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, R. (Rosana Santos) ; SCALISE, L. N. . ESTUDO SOBRE OPROFESSOR E SUA IDENTIDADE ENQUANTO AGENTE HISTÓRICO DE TANSFORMAÇÃO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SCALISE, L. N. . DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DO INDIVÍDUO EM GRUPO -OPERATIVO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCALISE, L. N. . ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOPROFISSINAL FARMACEUTICO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCALISE, L. N. . COMPETÊNCIAS EMERGENTES NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCALISE, L. N. . TENDÊNCIA À CISÃO EMOCIONAL DIANTE DA DIFICULDADE DE INTROJEÇÃO POSITIVA DO MEIO E DE UM PROBLEMA DE VISÃO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCALISE, L. N. . EDUCAÇÃO E AFETO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCALISE, L. N. . ANÁLISE DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFISSIONAL FARMACEUTICO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCALISE, L. N. . A FORMAÇÃO DO EDUCADOR E SO DIFERENTES TIPOS DE SABERES. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCALISE, L. N. . O ENSINO MUDOU E VOCÊ?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCALISE, L. N. . OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCALISE, L. N. . CONTEÚDOS TRABALHADOS E CONTEÚDOS ESQUECIDOS DA ESCOLA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCALISE, L. N. . A REALÇÃO PROFESSOR-ALUNO: A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCALISE, L. N. . UMA DISCUSSÃO SOBRE A SUBJETIVIDADE DO EDUCADOR A PARTIR DA PERSPCETIVA HISTÓRICO-CULTURAL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

SCALISE, L. N. . CURSO DE SAUDE MENTAL. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SCALISE, L. N. . CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO A DISTÂNCIA EM ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA.. 2014. .

SCALISE, L. N. . LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SCALISE, L. N. . questões didático-pedagógicas na psicologia: manual do tutor e adêmico. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ensino).

SCALISE, L. N. . questões didático-pedagógicas na psicologia: manual do tutor e acadêmico. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ensino).

SCALISE, L. N. . INFORME INTRODUTÓRIO SORE O TESTE PMK. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SCALISE, L. N. . ESTRESSE E COSNCIÊNCIA CORPORAL: INTERFACE ENTRE A PSICOLOGIA E A FISIOTERAPIA. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SCALISE, L. N. . questões didátido-pedagógicas na psicologia: manual do tutor e acadêmico. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ensino).

SCALISE, L. N. . A Adolescência e suas implicações no desenvolvimento do indivíduo.. 2005 (palestra) .

Prêmios

2008

Menção Honrosa pelo trabalho EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL UTILIZANDO-SE INSTRUMENTOS DA ARTETERAPIA, FAMEMA.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - 2011

Fundação Oswaldo Cruz Unidade Mato Grosso do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor especialista

2002 - 2010

Universidade Anhanguera - Uniderp

Vínculo: docente, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

1998 - 1998

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: DOCENTE, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 24

Outras informações:
DISCIPLINAS: PSICOLOGIA SA EDUCAÇÃO II - 68H/A DESENVOLVIMENTO AFETIVO E EMOCIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL - 68H/A PRÁTICA DE ENSINO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 51H/A PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM - 68H/A PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM - 68H/A