Sheila Dain
Possui graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971) e mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor adjunto, quadro complementar da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Artística, atuando principalmente nos seguintes temas: artes plásticas, linguagem visual.
Informações coletadas do Lattes em 16/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado interrompido em 2009 em Design
2006 - interrompida
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Título: A presença de objetos definindo uma experiência de cidade,
Orientador: Prof Dr Otávio Leonídio Ribeiro e Dra Edna Lúcia Cunha Lima
Ano de interrupção: 2009
Mestrado em Design
1995 - 1999
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Escultura Interativa e Usuário,Ano de Obtenção: 1999
Orientador: José Luiz Mendes Ripper
Graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
1967 - 1971
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: projeto final
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Design.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arquitetura.
Participação em eventos
Encontro de Arte-Educação.O professor como autor. 2004. (Encontro).
Workshop Brasil-Alemanha para Intercâmbio em Ciência e Tecnologia não convencionais.Exposição de esculturas de bambu. 1999. (Outra).
3X4 Retrato da Arte-Educação.Ensino de Arte no Segundo Grau. 1995. (Encontro).
A Prática da Arte no Sistema Escola.Artes plásticas no ensino médio do Colégio São Vicente de Paulo. 1995. (Encontro).
2º Congresso de Literatura Infantil e Juvenil. Oficina de Literatura e Artes Plásticas. 1987. (Congresso).
Participação em bancas
OLIVEIRA, I.; VALLADARES, S.;DAIN, Sheila. Álbum de Família. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
MARCIER, L.; LEITE, A. S.; SOUZA, W.;DAIN, Sheila. Ato. Uma história sobre o corpo, a pintura e a roupa.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, I.; LOPEZ, F.;DAIN, Sheila. Delimitações Espaciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, I.;DAIN, Sheila; PORTAS, R.. 1/4 de mulher. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ANASTASSAKIS, Z.; NIZIA, F.;DAIN, Sheila. TECNAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
GRUMACH, Evelyn; LINS, G.;DAIN, Sheila. Sentidos Poéticos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
GAMBA JR., N.; NOVAES, P. L.;DAIN, Sheila. Entre Nós. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
LIMA, Edna Lúcia Cunha;DAIN, Sheila. Mural. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, I.;DAIN, Sheila. Despudor. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
GRUMACH, Evelyn; LIMA, Edna Lúcia Cunha;DAIN, Sheila. Söhne + Strafen: Capas de Kafka. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
SOUZA LEITE, João; SÁ CAVALCANTE, Nathalia;DAIN, Sheila. Desconstrução. Um método experimental.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
GRANDMASSON, E.; OLIVEIRA, I.;DAIN, Sheila. Os sete pecados da capital. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
NOVAES, P. L.;DAIN, Sheila. Design em Movimento - Uma abordagem experimental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
GRANDMASSON, E.;DAIN, Sheila. Graffiti e Quadrinhos em Colecionáveis. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
BRASILEIRO, A.;DAIN, Sheila; JONHSON, S.. Roça de Candomblé. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BRASILEIRO, A.;DAIN, Sheila; JONHSON, S.. Centro de Cultura Ecumenica da Gávea. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BRASILEIRO, A.;DAIN, Sheila; JONHSON, S.. Centro de Cultura Negra da Praça Onze. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DAIN, Sheila. Centro de Estudos Musicais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BACON, B.; GRANDMASSON, E.; BOLSHAW, C.;DAIN, Sheila. Ilustração de Selos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
BOLSHAW, C.; GRANDMASSON, E.;DAIN, Sheila. Projeto Gráfico para o grupo "Nós no Morro". 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, I.; BACON, B.;DAIN, Sheila. A Sinestesia entre Imagem e Som. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
LIMA, Edna Lúcia Cunha;DAIN, Sheila. Multiplicidade - Unidade. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
LIMA, Edna Lúcia Cunha;DAIN, Sheila. DEFRAG - Fragmentação na Indústria Cultural. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
LIMA, Edna Lúcia Cunha;DAIN, Sheila. Processo Projeto. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
NOGUEIRA, C.;DAIN, Sheila. Ceglia e Ricardo Hiromi Miura.Imagens do Rio de Janeiro: Interferências Experimentais. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
LIMA, Edna Lúcia Cunha;DAIN, Sheila. Santa Teresa das Artes. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
LIMA, Edna Lúcia Cunha;DAIN, Sheila. Pop Art, Uma Visão em Multimídea. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
PERROTA, I.;DAIN, Sheila. Skateboard na idéia!. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Estácio de Sá.
LIMA, Edna Lúcia Cunha;DAIN, Sheila. Copacabana Art-Deco. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
DAMAZIO, V.; NOGUEIRA, C.;DAIN, Sheila. Resgate da memória do compositor Sidney Miller. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
COUTO, R.;DAIN, Sheila. de Oliveira e Cecy Mendes G. Rangel.Divulgação do Museu de Arte Naif do Brasil. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
DAIN, Sheila. Magistério 1º e 2º graus em Educação Artística da Secretaria de Estado e Cultura do Est. de Mato Grosso do Sul. 1986. Federação Escola de Serviço Público.
DAIN, Sheila. Magistério de 1º e 2º graus da Secretaria de Estado e Cultura do Estado do Amazonas. 1985. Federação Escola de Serviço Público.
Orientou
Vídeo-instalação sobre o aquecimento global; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Sheila Dain;
Editoração Palpável; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Sheila Dain;
Design Foto (+) Gráfico; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Sheila Dain;
Espaço: Estudo Concentrado; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Sheila Dain;
Série de cartazes experimentais; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Sheila Dain;
Reflexos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Sheila Dain;
Contornos; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Sheila Dain;
Cidade de Imagens; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Sheila Dain;
Impressões e Expressões das Crianças do São Francisco; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Sheila Dain;
Ponto de Ônibus Grafitável; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Sheila Dain;
Uma História do Esvaziar; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Sheila Dain;
Almeida (Quito); -0+; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Sheila Dain;
Manual de Sobrevivência de Tímidos; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Sheila Dain;
Flutuante; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Sheila Dain;
O Efeito OH!; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Sheila Dain;
A Careta do Cazumba pelo Designer Abel Teixeira; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Sheila Dain;
Mais e Menos; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Sheila Dain;
Produções bibliográficas
-
DAIN, Sheila ; LIMA, Edna Lúcia Cunha . Consumo. In: Luiz Antônio L. Coelho. (Org.). Conceitos-chave em Design. 1ªed.Rio de Janeiro e Teresópolis: PUC-Rio e Editora Novas Idéias, 2008, v. , p. 56-59.
-
DAIN, Sheila . Sucata. Cartilha de Artes e Ciências do Projeto Recriança. Rio de Janeiro: Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, LBA, Fundo das Nações Unidas para a Infância, 1988, v. , p. -.
-
DAIN, Sheila . A Presença dos Objetos: A Vespa. Revista Virtual Gambiarra - nº 0001 - Ano 1, Niteroi - Rio de Janeiro, 08 ago. 2008.
-
DAIN, Sheila . A casa portátil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROCHA, R. ; DAIN, Sheila . A Flor Mal-humorada. São Paulo: Peirópolis, 2009 (Ilustrações de livro).
-
DAIN, Sheila . Manual de Apicultura. Rio de Janeiro: Federação de Orgãos Para Assistência Social e Educacional ? F.A.S.E., 1986 (Ilustrações de livro).
Outras produções
DAIN, Sheila ; FRAGA, M. . O Espaço Poético. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DAIN, Sheila . 2º Curso de Atualização de Educadores Sociais. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DAIN, Sheila . 1º Curso de Atualização de Educadores Socias. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DAIN, Sheila . Vertebrados. 1998. Escultura.
DAIN, Sheila . S/ título. 1998. Desenho.
DAIN, Sheila . S/ título. 1988. Gravura.
DAIN, Sheila . S/ Título. 1988. Gravura.
DAIN, Sheila ; D'Angelo, Martha . A Cores. 1986. Desenho.
DAIN, Sheila . Texto de apresentação da exposição: Mario Fraga . Pinturas 1998-2003. 2003 (Texto de parede para apresentação de artista) .
DAIN, Sheila . Aproximadamente 9. 2002 (Curadoria de Exposição) .
DAIN, Sheila . Coletiva na Fundição. 2000 (Curadoria de Exposição) .
DAIN, Sheila . Oficina Infantil do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. 1983 (Ensino) .
ALMEIDA, A. C. P. ; PESSOA, J. ; SADDI, M. L. S. ; TORNAGUI, M. ; COUTINHO, S. R. ; DAIN, Sheila . Armação Oficinas de Arte. 1980 (Criação de espaço de estudos em Artes Plásticas) .
DAIN, Sheila . Escolinha de Arte do Brasil. 1976 (Ensino) .
DAIN, Sheila ; SILVA, M. P. . Reforma da residência do casal Maria Luiza e Marcílio Marques Moreira. 1973 (Projeto de arquitetura) .
DAIN, Sheila . Centro Social e Recreativo do SESC da Tijuca. 1972 (Arquiteta colaboradora) .
DAIN, Sheila . Estágio no Escritório Julio Graber. 1971 (Estágio em arquitetura) .
DAIN, Sheila . Estágio no Escritório Roberto Burlemarx. 1970 (Estágio) .
DAIN, Sheila . Pesquisa Urbanística na Favela de Vigário Geral. 1969 (Estagiária em Pesquisa Urbanística) .
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Centro de Teologia e Ciências Humanas, Departamento de Artes & Design. , Rua Marquês de São Vicente 225, Gávea, 22453-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 35271828, URL da Homepage:
Experiência profissional
1996 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, quadro complementar, Carga horária: 11
Outras informações:
Professora da Pós-graduação Lato Sensu em Design de Jóias e Ourivesaria do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio na cadeira: Plástica e Expressão ? de 2007 a 2013
1988 - 1995
Universidade Santa ÚrsulaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor auxiliar, Carga horária: 12
Atividades
-
07/1988 - 07/1995
Ensino, Centro de Arquitetura e Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Plástica na Arquitetura 3, Plástica na Arquitetura 2, Plástica na Arquitetura 1, Desenho de Observação 2, Desenho de Observação 1
1977 - 2002
Colégio São Vicente de PauloVínculo: , Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 12
Atividades
-
03/1977 - 02/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, Artes Plásticas
-
03/1988 - 12/1998
Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenadora da equipe de Artes Plásticas.
1999 - 2000
Universidade Estácio de SáVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 4
Atividades
-
01/1999 - 12/2000
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem Visual II
2015 - 2015
Instituto Europeu de Design - Rio de JaneiroVínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 3
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sheila Dain e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?