Márcia Lúcia de Mário Marin
Farmacêutica Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Qualificação em Organização, Administração e Controle de Hospitais, pela Associação de Ensinos Intensivos em Organização Hospitalar, em convênio com a Academia Brasileira de Medicina Militar. Especialista em Terapia Nutricional pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral- SBNPE. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar - SBRAFH. Doutorado em Fármacos e Medicamentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Coordenadora da Área de Pesquisa e Desenvolvimento da Divisão de Farmácia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Farmacêutica da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP. Membro do Comitê de Terapia Nutricional da Diretoria Clínica do HCFMUSP.
Informações coletadas do Lattes em 25/05/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Fármaco e Medicamentos
1998 - 2004
Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo
Título: Modelagem e implantação de sistema de informações para monitorar custo de produção dos produtos fabricados pela farmácia hospitalar do HCFMUSP
Antonio Carlos Zanini. Palavras-chave: custo de produção; farmácia hospitalar; produção de medicamentos; custeio por absorção; custeio baseado em atividades.
Especialização em Terapia Nutricional
1997 - 1997
Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral
Título: Realização de Prova Escrita
Especialização em Qualificação em organização, administração e contr
1981 - 1981
Formação complementar
2012 - 2012
Formação de Professor Tutor em EAD- Plataforma Moo. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário São Camilo- Ipiranga, CUSC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição Clínica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacotécnica e tecnologia farmacêutica.
Organização de eventos
MARIN, M. L. M. . Membro da Comissão Organizadora do II Simpósio de Ciências Farmacêuticas. 2013. (Outro).
MARIN, M. L. M. . I Simpósio Brasileiro de Farmácia Hospitalar. 2010. (Outro).
MARIN, M. L. M. . I Simpósio de Farmacoténica Hospitalar: inovações e sustentablidade. 2010. (Outro).
MARIN, M. L. M. . VII Jornada Brasileira de Ciências Farmacêuticas na Área Hospitalar. 2009. (Outro).
MARIN, M. L. M. . VI Jornada Brasileira de Ciências Farmacêuticas na Área Hospitalar. 2008. (Outro).
MARIN, M. L. M. . V Jornada Brasileira de Ciências Farmacêuticas na Área Hospiltalar. 2007. (Outro).
MARIN, M. L. M. . IV Jornada Brasileira de Ciências Farmacêuticas na Área Hospitalar. 2006. (Outro).
MARIN, M. L. M. . III Jornada Brasileira de Ciências Farmacêuticas na Área Hospitalar. 2005. (Outro).
CIPRIANO, S. L. ; GOES, M. C. M. ; MARIN, M. L. M. . 1º Simpósio de Educação Continuada em Farmacovigilância. 2004. (Outro).
MARIN, M. L. M. . II Jornada Brasileira de Ciências Farmacêuticas na Área Hospitalar. 2004. (Outro).
Participação em eventos
Atualização em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral em UTI: O que Fazer em 2015?. 2015. (Simpósio).
Gastrão 2015. 2015. (Outra).
Reuniões Técnicas Farmacêuticas - Módulo IV. 2015. (Outra).
XVII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental no VI Congresso Bras de Nutrição Integrada e Ganepão 2015. Secretária no Experts Forum: Síndrome do Intestino Curto Hoje e no Futuro: desafios. 2015. (Congresso).
XVII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental no VI Congresso Bras de Nutrição Integrada e Ganepão 2015. Interações Fármaco-Alimento/Nutriente em Pacientes Internados em uso de Terapia de Nutrição Enteral. 2015. (Congresso).
XVII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental no VI Congresso Bras de Nutrição Integrada e Ganepão 2015. Perfil das nutrições parenterais manipuladas prescritas em unidades de internação. 2015. (Congresso).
XVII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental no VI Congresso Bras de Nutrição Integrada e Ganepão 2015. Alanilglutamina: Qual a Melhor Solução Carreadora?. 2015. (Congresso).
XVII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental no VI Congresso Bras de Nutrição Integrada e Ganepão 2015. Debatedora -Caso Clínico Interativo: EMTN HC em Ação - Hemodiálise e Falência Intestinal. 2015. (Congresso).
XVII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental no VI Congresso Bras de Nutrição Integrada e Ganepão 2015. 2015. (Congresso).
5° Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos. Avaliação dos custos de diferentes processos de unitarização de doses de formas farmacêuticas sólidas no âmbito hospitalar. 2014. (Congresso).
5º Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos. Uso racional de medicamentos na administração de medicamentos via sonda de nutrição enteral. 2014. (Congresso).
5º Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos. Uso racional de medicamentos na administração de medicamentos via sonda de nutrição enteral. 2014. (Congresso).
5º Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos. Avaliação dos custos de diferentes processos de unitarização de doses de formas farmacêuticas sólidas no âmbito hospitalar. 2014. (Congresso).
Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde. Avaliação da qualidade de vida dos colaboradores com foco em humanização. 2014. (Congresso).
I Congresso Internacional sobre Segurança do Paciente- ISMP. V Fórum Internacional sobre Segurança do paciente- Erros de Medicação. Programa atitude Certa: Uma ferramenta para identificar Reação Adversa a Medicamento. 2014. (Congresso).
I Congresso Internacional sobre Segurança do Paciente- ISMP. V Fórum Internacional sobre Segurança do paciente- Erros de Medicação. Prêmio Vigilante em Ação: Estratégia para incentivar a notificação de Reação Adversa a Medicamento. 2014. (Congresso).
II Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia. Avaliação Econômica da Unitarização de Doses de Formas Farmacêuticas Sólidas no Âmbito Hospitalar. 2014. (Congresso).
II Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia.Assistência Farmacêutica Ambulatorial:O impacto da devolução de medicamentos. 2014. (Outra).
II Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia.Avaliação econômica na aquisição da enoxaparina em uma instituição pública. 2014. (Outra).
III Simpósio de Ciências Farmacêuticas do Centro Universitário São Camilo.Membro da Comissão Científica. 2014. (Simpósio).
II Simpósio de Assistência Farmacêutica.Membro da Comissão Científica. 2014. (Simpósio).
Simpósio de Ciências Farmacêuticas Do Centro Universitário São Camilo.Administração de Medicamentos via Sonda de Nutrição Enteral na Prática Clínica. 2014. (Simpósio).
VI Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer (CBNC), Ganepão 2014 e IV international. 2014. (Congresso).
VII Encontro Internacional de Hepatologia- USP -Universitat Barcelona. 2014. (Encontro).
XVIII Jornada Científica do Centro Universitário São Camilo.Avaliador de trabalhos On-Line. 2014. (Outra).
20 th International Congress of Nutrition. Determination of total nitrogen in parenteral nutrition solutions for Micro-kjeldahl Method. 2013. (Congresso).
40º Curso de atualização em cirugia do aparelho digestivo, coloproctologia e, ´r. 2013. (Outra).
Curso de Educação Continuada em Avaliação de Tecnologias em Saúde. 2013. (Outra).
Curso de Educação Continuada em Avaliação de Tecnologias em Saúde. 2013. (Outra).
Fórum de EMTN: Principais desafios das equipes. 2013. (Outra).
II Encontro Internacional de Gastroenterologia da USP e Universitat de Barcelona. 2013. (Encontro).
II Fórum de Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica. 2013. (Outra).
II Simpósio de Ciências Farmacêuticas Centro Universitário São Camilo.Prevalência de psicotrópicos potencialmente inadequados prescritos a idosos na prática clínica. 2013. (Simpósio).
II Simpósio de Ciências Farmacêuticas do Centro Universitário São Camilo.Perfil Farmacoterapêutico do paciente com Síndrome do Intestino Curto. 2013. (Simpósio).
II Simpósio de Ciências Farmacêuticas do Centro Universitário São Camilo.Membro da Comissão Científica. 2013. (Simpósio).
IX Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar: IX Brasileiro e II Sulamericano. Ensaios Clínicos : Desenvolvimento de produtos e segurança do paciente. 2013. (Congresso).
IX Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar e II Sulamericano. 2013. (Congresso).
IX Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar e II Sulamericano. Avaliação da Qualidade de Vida dos Colaboradores de uma Farmácia Hospitalar. 2013. (Congresso).
IX Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar e II Sulamericano. Comissão Científica de Avaliação de Trabalhos- Resumos e pôsteres. 2013. (Congresso).
Reuniões Técnicas Farmacêuticas Módulo II. 2013. (Outra).
Simpósio de Assistência Farmacêutica Centro Universitário São Camilo.Uso da análise custo-efetividade da avaliação de tecnologias em saúde. 2013. (Simpósio).
V Congresso Bras. Nutrição Integrada, Ganepão 2013, XV Ff Fórum Paulista. EStudo de Caso EMTN. 2013. (Congresso).
V Congresso Bras. Nutrição Integrada, Ganepão 2013, XV Fórum Paulistasta. 2013. (Congresso).
Workshop Internacional de Reabilitação Intestinal e Terapia Nutricional. 2013. (Outra).
XI Curso de Educação Continuada em Farmacovigilância. 2013. (Outra).
XV Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental no V Congresso Bras. Nutrição Integr. Comissão Julgadora de Temas Livres. 2013. (Congresso).
XVII Congresso Paulista de Farmacêuticos. Terapia Nutricional: o papel do farmacêutico. 2013. (Congresso).
XVII Congresso Paulista de Farmacêuticos e IX Seminário Internacional de Farmacêuticos. Off label drugs in short bowel syndrome. 2013. (Congresso).
XVII Jornada Científica do Centro Universitário São Camilo.Membro de Comissão Avaliadora. 2013. (Outra).
XVII Jornada Científica do Centro Universitário São Camilo.Membro de Comissão Avaliadora. 2013. (Outra).
XX Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral. 2013. (Congresso).
XX Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral. Contribuições da EMTN no acompanhamento do paciente com síndrome do intestino curto. 2013. (Congresso).
XX Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral. Interações medicamento-nutriente em nutrição enteral: como a EMTN pode contribuir para evitá-las- Visão do Farmacêutico. 2013. (Congresso).
XX Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral. Coordenadora do Curso Pré- Congresso: Atividades clínicas do farmacêutico com foco na segurança do paciente em uso de nutrição parenteral. 2013. (Congresso).
XX Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral. Secretária da Mesa Redonda: Tendências e desafios da prática farmacêutica em terapia nutricional. 2013. (Congresso).
XX Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral. Síndrome do Intestino Curto: O impacto da Atenção Farmacêutica. 2013. (Congresso).
XX Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral. Conhecendo o paciente e a prescrição de nutrição parenteral. 2013. (Congresso).
XX Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral Enteral. Perfil de utilização da glutamina via enteral e parenteral em pacientes com síndrome do intestino curto. 2013. (Congresso).
3° Safety Symposium 2012- Qualidade do cuidado: segurança do paciente. 2012. (Simpósio).
47th ASHP MidyearClinical Meeting & Exhibition. Critical analysis of the pharmacist interventions not accepted. 2012. (Congresso).
47th ASHP Midyear Clinical Meeting & Exhibition. Pharmacist interventions in infections diseases ward: dose adjustments. 2012. (Congresso).
9º Encontro da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional.Administração de medicamentos via sonda enteral: uma abordagem prática. 2012. (Encontro).
Curso de Educação continuada ICHCFMUSP em Avaliação Tecnologica em Saúde. 2012. (Outra).
Curso E.M.T.N.- Como evitar as complicações da cirurgia bariátrica?. 2012. (Outra).
FF12- Famacoterápica Fórum Ano V. 2012. (Outra).
Reuniões Técnicas Farmacêuticas- Módulo I. 2012. (Outra).
Seminário de apresentação do edital do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde- PPSUS 2012-2013. 2012. (Seminário).
Simpósio de Ciências Farmacêutica Centro Universitário São Camilo.Diagnóstico das formulações de polivitamínicos de uso parenteral disponíveis no mercado. 2012. (Simpósio).
Simpósio de Ciências Farmacêuticas Centro Universitário São Camilo.Avaliador de Trabalhos. 2012. (Simpósio).
VI Encontro Internacional de Hepatologia. 2012. (Encontro).
XIV Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental no V Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer, III International Conference of Nutrition Oncology, XXXIV Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral e GANEPÃo 2012. Membro da Comissão Julgadora de Trabalhos Clínicos. 2012. (Congresso).
XIV Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental no V Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer, III International Conference of Nutrition Oncology, XXXIV Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral e GANEPÃo 2012. 2012. (Congresso).
XI Workshop de Integração Docente. 2012. (Outra).
XVI Jornada Científica.Avaliador de Trabalhos Científicos On-Line. 2012. (Outra).
2°Safety Symposium- Qualidade do cuidado: segurança do paciente. 2011. (Simpósio).
Fórum Farmoterápica: Acertar é Humano. 2011. (Outra).
I Curso de Educação Continuada em Nutrição Parenteral.Manipulaçao de Nutrição Parentera l- como evitarcomplicações.. 2011. (Outra).
I Fórum de Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. 2011. (Outra).
III Curso de Educação Contínua em Farmacoeconomia. 2011. (Outra).
Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional-EMTN Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. 2011. (Outra).
IV Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada, XXXIV Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral, Ganepão 2011 e XIII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental. 2011. (Congresso).
IV Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada, XXXIV Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral, Ganepão 2011 e XIII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimenta l. Reality Show- A verdade em terapia nutricional. 2011. (Congresso).
Semana da Farmácia da Universidade Cruzeiro do Sul.Farmacotécnica Hospitalar. 2011. (Outra).
Treinamento EndNote Web. 2011. (Outra).
XIX Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, VII Congresso Brasileiro de Nutriçao Clínica, II Congresso de Gatronomia Hospitalar. 2011. (Congresso).
X Workshop de Integração de Docente do Centro Universitário São camilo. 2011. (Outra).
I Curso de Educação Permanente em Atenção Farmacêutica. 2010. (Outra).
III Fórum Internacional sobre segurança do paciente:erros de medicação.Uso de capilar de histamina na segurança do paciente, para diagnóstico precoce da moléstia de Hansen. 2010. (Outra).
I Simpósio Brasileiro de Farmácia Hospitalar Adh2010.Farmácia Hospitalar:Promoção da Saúde e Sustentabilidade. 2010. (Simpósio).
I Simpósio de Farmacotécnica Hospitalar:Inovações e Sustentabilidade.Monitoramento de custos na farmacotécnica hospitalar. 2010. (Simpósio).
IV Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer. Avaliação da administração de medicamentos via sonda em pacientes em terapia nutricional enteral no âmbito hospitalar. 2010. (Congresso).
IV Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer,XXXIII Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral, Ganepão 2010 e XII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental. Como adicionar oligoelementos na solução de Nutrição Parenteral. 2010. (Congresso).
IX Workshop de integração do docente. 2010. (Outra).
Safety Symposium " Qualidade do cuidado:segurança do paciente. 2010. (Simpósio).
XIV Congresso Brasileiro de Qualidade em Serviços de Saúde. Proposta de desenvolvimento de um modelo de capacitação em habilidades computacionais no setor de Logística da Unidade de Farmacotécnica da Divisão de Farmácia de um hospital terciário em São Paulo. 2010. (Congresso).
Farmoterápica Forum 2009- Reflexão, Discussão e Desafios Profissionais. 2009. (Outra).
Guideline de Nutrição Parenteral: o que irá mudar?.Caso Clínico: discussão multiprofissional. 2009. (Outra).
Guidelines de nutrição enteral:o que há de novo?. 2009. (Outra).
Guidelines de Nutrição Parenteral: o que há de novo?. 2009. (Outra).
III Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada, XXXII Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral - Ganepão 2009 e XI Forum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental. Presidente do Simpósio: Quando, como e por que usar vitaminas parenterais na UTI.. 2009. (Congresso).
Palestra de sensibilização de lideranças. 2009. (Outra).
VII Jornada Brasileira de Ciências Farmacêuticas na Área Hospitalar.Estudo de caso: Assistência farmacêutica ao paciente em terapia nutricional enteral. 2009. (Outra).
Como Falar em Público: técnicas e habilidades de comunicação. 2008. (Outra).
Curso Básico de Terapia Nutricional EMTN HC:Manejo de terapia nutricional parenteral domiciliar. 2008. (Outra).
Curso Básico de Terapia Nutricional EMTN HC:Manejo de terapia nutricional parenteral domiciliar.Comentadora do caso clínico: Sindrome do intestino curto. 2008. (Outra).
Curso de Terapia Nutricional Enteral no Paciente Crítico-Visão Multiprofissional. 2008. (Outra).
II Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer, XXXI Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral-Ganepão 2008 e X Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental. Presidente da conferência: Terapia Nutrição Parenteral - O retorno.. 2008. (Congresso).
III Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer, XXXI Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral-Ganepão 2008 e X Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental. Comentadora do tema Complicações da terapia nutricional parenteral. 2008. (Congresso).
Simpósio Internacional-Medicamentos:conhecimento, mercado e direito. 2008. (Simpósio).
VI Jornada Brasileira de Ciências Farmacêuticas na Área Hospitalar-= ADH.Seleção e padronização de medicamentos na área hospitalar. 2008. (Outra).
XII Jornada Científica do Centro Universitário São Camilo.Participante do Comitê de avaliação dos trabalhos apresentados na XII Jornada Científica. 2008. (Outra).
Curso : Paciente criticamente enfermo e terapia nutricional: conceitos atuais.A importância do farmacêutico na Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricinal (EMTN). 2007. (Outra).
Curso Básico de Terapia Nutricional.O papel do farmacêutico na Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN). 2007. (Outra).
Curso Básico de Terapia Nutricional : Triagem Nutricional. 2007. (Outra).
Curso Básico de Terapia Nutricional-Disfagia. 2007. (Outra).
Curso Básico de Terapia Nutricional-Disfagia.Discussão de Caso Clínico: Disfagia. 2007. (Outra).
Curso Básico de Terapia Nutricional- Triagem Nutricional.Mesa redonda: Vantagens da triagem Nutricional na sua área. 2007. (Outra).
Curso de Auto Avaliação 2007. 2007. (Outra).
II Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada/ -CBNI/ Ganepão 2007.XXX Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral e IX Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental. Comentadora da Mesa Redonda. 2007. (Congresso).
II Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada- CBNI/ Ganepâo 2007, XXX Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral e IX Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental. Presidente do Simpósio Interativo:. 2007. (Congresso).
II Encontro Farmacoclínico e Cirúrgico em Cardiologia TEMA : Problemas Relacionados a Medicação. 2007. (Encontro).
IV Congresso Paulista de Nutrição Humana, V Congresso Paulista de Nurição Clínica e II Encontro Nacional sobre Saudabilidade Alimentar. 2007. (Congresso).
Modelo de Excelência da Gestão- Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). 2007. (Outra).
V Jornada Brasileira de Ciências Farmacêuticas na Área Hospitalar.Gestão em Farmácia Hospitalar: Liderança, Gestão Operacional e Administrativa, e Auditoria Farmacêutica. 2007. (Outra).
XI Jornada Científica do Centro Universitário São Camilo.Comitê de Avaliação dos resumos inscritos na XI Jornada Científica do Centro Universitário São Camilo. 2007. (Outra).
XI Jornada Científica do Centro Universitário São Camilo.Comitê de Avaliação dos trabalhos apresentados durante a XI Jornada Científica do Centro Universitário São Camilo. 2007. (Outra).
XVII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral e V Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica. Atenção Domiciliar Caso Clínico: Nutrição Psrenteral Domiciliar. 2007. (Congresso).
XVII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral e V Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica. 2007. (Congresso).
XVII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral e V Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica. Atenção farmacêutica no domicílio: como fazer para dar certo?. 2007. (Congresso).
XVII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral e V Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica. Debatedora - Caso Clínico- Nutrição AMULSIC (Ambulatório Multidisciplinar de Intestino Curto). 2007. (Congresso).
Congresso Nacional de Administração Hospitalar- Adh' 2006 - IV Jornada Brasileira de Ciências Farmacêuticas na Área Hospitalar.O farmacêutico na Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional - EMTN. 2006. (Outra).
Curso Básico de Terapia Nutricional. 2006. (Outra).
Curso Básico de Terapia Nutricional do Instituto Central do HCFMUSP.O Papel do Farmacêutico na EMTN. 2006. (Outra).
Curso de Especialização em Economia da Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP.Modelagem e Implantação de Sistema de Informações para Monitorar Custo de Produção dos Produtos Fabricados pela Farmácia Hospitalar do HCFMUSP. 2006. (Outra).
Gerência de Risco: progressos,desafios e experiências. 2006. (Outra).
II Congresso Brasileiro de Nutrição e Cancêr (CBNC), XXIX Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral - GANEPÃO 2006 e VIII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental. Comissão Julgadora de Trabalhos Clínicos. 2006. (Congresso).
II Congresso Brasileiro de Nutrição e Cancêr (CBNC), XXIX Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral - GANEPÃO 2006 e VIII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental. Nutrição Parenteral Industrializada: Vantagens. 2006. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada- GANEPÃO 2005, XXVIII Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral e VII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental. 2005. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada- GANEPÃO 2005, XXVIII Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral e VII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental. Comissão Julgadora de Trabalhos Clínicos. 2005. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada- Ganepão 2005- XXVIII Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral e VII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental. Comissão julgadora de trabalhos clínicos do VII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental. 2005. (Congresso).
Curso de cálculos em Farmácia.Cálculos em Farmácia. 2005. (Outra).
Formatura do Curso de Farmácia do Centro Universitário São Camilo.Paraninfa da turma de Farmácia de 2005/2. 2005. (Outra).
I Encontro de Fornecedores de Medicamentos e Insumos Farmacêuticos da Divisão de Farmácia do Instituto Central do HCFMUSP.Apresentação da Unidade de Farmacotécnica Hospitalar. 2005. (Encontro).
I Encontro Farmacoclínico em Cardiologia. 2005. (Encontro).
II Fórum de Reformulação Curricular- Avaliação de Aprendizagem. 2005. (Outra).
I Simpósio de Pesquisa Clínica. 2005. (Simpósio).
V Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar. 2005. (Congresso).
V Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar. A integração da farmacotécnica hospitalar na equipe multidisciplinar na investigação de alergia alimentar. 2005. (Congresso).
V Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar. Contribuição da farmacotécnica hospitalar de um hospital de grande porte, no estudo do custo do processo de unitarização automatizado de produtos sólidos em blister. 2005. (Congresso).
V Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar. Avaliação da implementação de programa de ginástica laboral na Farmacotécnica Hospitalar de um Hospital Público Geral de Grande Porte. 2005. (Congresso).
V Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar. 2005. (Congresso).
XVI Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, IV Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica e I Simpósio Luso-Brasileiro de Nutrição Clínica. 2005. (Congresso).
XVI Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, IV Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica e I Simpósio Luso-Brasileiro de Nutrição Clínica. Terapia Nutricional Parenteral- Como o farmacêutico pode evitar as complicações da Nutrição Parenteral Total?. 2005. (Congresso).
XVI Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, IV Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica e I Simpósio Luso-Brasileiro de Nutrição Clínica. Monitoramento do paciente sob o ponto de vista da melhoria da qualidade.. 2005. (Congresso).
XVI Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, IV Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica e I Simpósio Luso-Brasileiro de Nutrição Clínica. Questões Relevsntes durante terapia nutricional. 2005. (Congresso).
3º Congresso Interdisciplinar de Assistência Domiciliar. 3º Congresso Interdisciplinar de Assistência Domiciliar. 2004. (Congresso).
Congresso Nacional de Administração Hospitalar- Adh' 2004 - IV Jornada Brasileira de Ciências Farmacêuticas na Área Hospitalar.Preparo de Nutrições Parenterais. 2004. (Outra).
Curso Básico de Terapia Nutricional. 2004. (Outra).
Curso Básico de Terapia Nutricional do Instituto Central do HCFMUSP.Cuidados na formulação e manipulação da solução de nutrição parenteral. 2004. (Outra).
I Curso de Terapia Nutricional da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.Preparo de Nutrição Parenteral / Participação do Profissional Farmacêutico na Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional. 2004. (Outra).
II Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia. Avaliação Econômica da Unitarização de Doses de Formas Farmacêuticas Sólidas no Âmbito Hospitalar. 2004. (Congresso).
III Curso de Especialização e III Curso de Aperfeiçoamento em Infecção Hospitalar do Instituto Central do HCFMUSP.Nutrição Parenteral. 2004. (Outra).
VI Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental no Congresso Brasileir 2004o de Nutrição e Cancêr e Ganepão. Membro da comissão julgadora de trabalhos clínicos. 2004. (Congresso).
Curso Interdisciplinar de Nutrição Clínica-CINC. 2002. (Outra).
II Curso de Especialização e II Curso de Aperfeiçoamento em Infecção Hospitalar do Instituto Central do HCFMUSP.Nurtição Parenteral. 2002. (Outra).
II Curso de Especialização e II Curso de Aperfeiçoamento em Infecção Hospitalar do Instituto Central do HCFMUSP.Nurtição Parenteral. 2002. (Outra).
I Congresso Brasileiro de Medicamentos em Dose Unitária, II Congresso Mundial sobre el Envasados de Medicamentos em Dosis Unitarias, II World Congress on Unit Dose Drug Packaging. Processo de unitarização automatizada. 2001. (Congresso).
XIV Congreso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, VIII Congresso Latino Americano de Nutrição Parenteral e Enteral e II Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica. 2001. (Congresso).
Participação em bancas
MARIN, M. L. M.; Eliza D.T.Mendes; Maria B. G. de souza. Avaliação dos programas de uso racional de antimicrobianos em hospitais do estado de São Paulo.. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da FMUSP) - Faculdade de Medicina da USP.
MARIN, M. L. M.. A atenção farmacêutica nas farmácias de comunidade como ferramenta de acesso a atenção primária de saúde no Brasil.. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade da FGV EAESP) - Fundação Getúlio Vargas (SP).
WAITZBERG, D. L.; RODRIGUEZ, T. N.;MARIN, M. L. M.. Diarreia e constipação intestinal em terapia nutricional enteral. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências em Gastroenterologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
MARIN, M. L. M.; MALUF FILHO, F.; OLIVEIRA, C. P. M. S.;FAINTUCH, J.. Qualificação- Correlação entre dados demográficos, nutricionais e bioquímicos e consumo de serviços hospitalares em pacientes submetidos à cirurgia da obesidade. 2011. Dissertação (Mestrado em Cirurgia do Aparelho Digestivo) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
MARIN, M. L. M.; ZANINI, A. C.; LAURINDO, I. M. M.. Análise de custo do tratamento medicamentoso da artrite reumatóide. 2007. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação (Mestrado)) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.
MARIN, M. L. M.; ROSSI, F.; CORRÊA, L.. Análise do perfil de consumo de antimicrobianos em um hospital universitário do oeste do Paraná. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de São Paulo.
MARIN, M. L. M.; WAITZBERG, D. L.. Impacto farmacoeconômico da implantação do método de dispensação de drogas em forma de kits em procedimentod cirúrgicos e anestésicos. 2005. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Cirugia do Aparelho Digestivo).
MARIN, M. L. M.. Produto Seguro e a Segurança do Produto Farmacêutico na Cadeia de Suprimentos da Saúde: O desafio de Garantir a Segurança do Paciente.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Administração de Empresas) - Fundação Getúlio Vargas.
MARIN, M. L. M.. Comparação da eficácia terapêutica entre o ácido ursodesoxicólico manipulação e sua apresentação comercial: avaliação dos eventos adversos e custos do tratamento.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós- Graduação em Ciências em Gastroenterologia) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
MARIN, M. L. M.; ARAUJO, S. E. A.; RODRIGUEZ, T. N.. Distúrbios da motilidade intestinal em terapia nutricional enteral: medicamentos são fatores de risco?. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ciências em Gastroenterologia) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
MARIN, M. L. M.. Tradução para língua portuguesa/Brasil,adaptação e validação transcultural do Questionário específico de Avaliação da Qualidade de Vida de adultos tratados com nutrição parenteral domiciliar Home Parenteral Nutrition - Quality of life (HPN-QOL). 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Residência área profissional da saúde: nutrição clinica gastro) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
MARIN, M. L. M.. Taxa de adequação de indicação de medicamentos anti-MRSA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência em Assistência Farmacêutica Hospitalar e Cl´nica) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
MARIN, M. L. M.. Avaliação econômica no tratamento da esclerose múltipla sob a perspectiva do Sistema Único de Saúde no Brasil. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência em Assistência Farmacêutica Hospitalar e Clínica) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
MARIN, M. L. M.. Implantação da rastreabilidade de medicamentos em um hospital público: um processo possível.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência em Assistência Farmacêutica Hospitalar e Clínica) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
MARIN, M. L. M.. Centro de informações sobre medicamentos de um hospital público: estruturação e resultados.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência em Assistência Farmacêutica Hospitalar e Clínica) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
DIAS, M. A.;MARIN, M. L. M.. Análise farmacoepidemiológica e econômica das devoluções de medicamentos de um hospital escola de grane porte. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Farmácia Hospitalar/Farmácia Clínic) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
MARIN, M. L. M.; CHAVES, C. E.. Estudo do custo de unitarização manual em um hospital terciário de grande porte. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Farmácia Hospitalar/Farmácia Clínic) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
MARIN, M. L. M.; ABREU, R. M.. Impacto dos inibidores de protease no tratamento da hepatite cronica C: medicamentos e custo de tratamento. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Farmácia Hospitalar/Farmácia Clínic) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
MARIN, M. L. M.. Proposta de identificação diferenciada dos medicamentos unitarizados em um hospital público de grande porte:gerenciando riscos com foco na segurança do paciente. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Farmácia Hospitalar e Introdução à) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
MARIN, M. L. M.. Implantação da atenção farmacêutica no Ambulatório Mulidisciplinar da Síndrome do Intestino Curto-AMULSIC do Hospital das Clínicas da FMUSP. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Farmácia Hospitalar e Introdução à) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
MARIN, M. L. M.. Avaliação do uso de medicamentos off-label em pacientes com síndrome do intestino curto. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Farmácia Hospitalar e Introdução à) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
MARIN, M. L. M.. Perfil farmacoepidemiológico e avaliação econômica de medicamentos dispensados à pacientes tratados em um ambulatório de asma no ano de 2009. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Farmácia Hospitalar e Introdução à) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
MARIN, M. L. M.. Perfil das prescrições e dos gastos com medicamentos dispensados à pacientes de ambulatório público de especialidades. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Farmácia Hospitalar e Introdução à) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
MARIN, M. L. M.. Perfil de utilização e avaliação econômica dos medicamentos distribuídos para uma unidade de Hospital Dia de um hospital público terciário de grande porte. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Farmácia Hospitalar e Introdução à) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Soraya da Silva Santos;MARIN, M. L. M.. Análise do processo de unitarização automatizado de medicamentos sólidos de um hospital público terciário de grande porte. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Farmácia Hospitalar/Farmácia Clínic) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
SILVA, C. A. M.;MARIN, M. L. M.. Nutrições parenterais padronizadas : análise e adequação das formulações manipuladas em hospital público. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Farmácia Hospitalar/Farmácia Clínic) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
PEREIRA, M. R. G. A.;MARIN, M. L. M.. Banca examinadora para qualificação da monografia: Avaliação da utilização de medicamentos em uma unidade de Hospital Dia. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Farmácia Hospitalar e Introdução à) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
OLIVEIRA, L.;MARIN, M. L. M.. Banca examinadora para qualificação da monografia: Estudo de utilização de medicamentos em farmácia ambulatorial de hospital público de grande porte: considerando-se frequência de prescrições e gastos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Farmácia Hospitalar e Introdução à) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
MARIN, M. L. M.. Avaliação farmacêutica da administração de fármacos e nutrientes via sonda, em pacientes recebendo nutrição enteral, acompanhados pela Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Farmácia Hospitalar) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
MARIN, M. L. M.. Ribeiro. Estudo da estabilidade dos fósforos orgânico e inorgânico em nutrições parenterais produzidas pelo Hospital das Clínicas da USP. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Farmácia Hospitalar-Introdução à Farmácia Clínica) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
MARIN, M. L. M.; SOUZA, A. C. O.; WAITZBERG, D. L.. Perfil do paciente adulto acompanhado pela equipe multiprofissional de terapia nutricional e avaliação dos complementos nutricionais utilizados na dieta parenteral no Instituto Central do HCFMUSP. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Farmácia Hospitalar-Introdução à Farmácia Clínica) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
MARIN, M. L. M.; FERRARINI, M.. Avaliação microbiológica dos produtos manipulados na farmácia-escola do Centro Universitário São Camilo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga.
RIBEIRO NETO, L. M.;MARIN, M. L. M.. A interferência do uso de suplementos alimentares no controle antidopagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga.
FERRARINI, M.;MARIN, M. L. M.. Estabilidade de Álcool a 77% (V/V) em Almotolias e Borrifadores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga.
SILVA, Alexsandro Macedo;MARIN, M. L. M.. Produção de Fitoterápico: Terceirização do Setor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga.
MARIN, M. L. M.; RIBEIRO NETO, L. M.; CABRERA, A. E. L. L.. Estudo teórico da viabilidade do uso de sabonete líquido de ciclopirox olamina na dermatite seborréica: proposta de formulação e controle de qualidade físico- químico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga.
MARIN, M. L. M.. de Carvalho, Mayra A.Coelho,TatianeT.de Figueredo.Atenção Farmacêutica ao Paciente Portador de Epilepsia em Tratamento com Antiepilépticos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga.
MARIN, M. L. M.. Estudo Biofarmacognóstico do Inhame: Dioscorea villosa L.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga.
AVILES, J. R.; STEINSCHERER, J.; PIRES, G.; MACIEL, G.; GERARD, D.;MARIN, M. L. M.. Aspectos da dependência física e psíquica das anfetaminas e da cocaína. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga.
FERREIRA, B.; FERREIRA, J.; MARTINS, M.; MARTUSCELLI, N.; ROSAS, V.;MARIN, M. L. M.. Envelhecimento cutâneo e a opção do neurocosmético como prevenção. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga.
BAUTE, I.; FLAVIANO, C.; ORTOLAN, P.;MARIN, M. L. M.. Determinação da acrilamida em água por cromatografia a gas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga.
CALEFFI, C.; GATAZ, G.; VILELA, L.;MARIN, M. L. M.. Partição de comprimidos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga.
MARIN, M. L. M.. cannabis sativa L: Um interesse científico, político e econômico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga.
MARIN, M. L. M.. Avaliação de ocorrências de interações medicamentosas na UTI de um hospital particular no município de São Paulo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga.
MARIN, M. L. M.. Farias;Danielle A. C. Frias; Mariana de Jesus Rosa.Descarte de Medicamentos: impacto na saúde ambiental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga.
MARIN, M. L. M.. Gomes Ferreira; Shirley K. Asato,Thais Y. Rovari.Fitoterápico: Acesso e distribuição no SUS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga.
MARIN, M. L. M.. Monteiro; Daniela S. Souza e Simone A. Lopes.A importância da atenção farmacêutica aos portadores de HIV/AIDS no Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga.
MARIN, M. L. M.. S. Batista; Francisco P.M. Martins e Marta Rissi.Os principais fármacos utilizados no tratamento da dor oncológica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga.
MARIN, M. L. M.. A influência do ciclo circadiano no efeito dos medicamentos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga.
MARIN, M. L. M.. Gaspar; Juliana S. Pinto e Natália M. P. Santos.A implantação de medicamentos genéricos no Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga.
MARTINS, M. C.; MANIN, C. B.;MARIN, M. L. M.; TERUMI, C.. Processo Seletivo para Agente de Saúde- Auxiliar de Farmácia- Divisão de Farmácia da Diretoria Executiva do Instituto Central. 2014. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
MARTINS, M. C.;MARIN, M. L. M.; PINTO, V. B.; SFORSIN, A. C. P.; CHAVES, C. E.. Processo Seletivo para Agente Técnico de Assistência à Saúde - Farmacêutico. 2012. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
GOES, M. C. M.;MARIN, M. L. M.. Processo seletivo para a função atividade de auxiliar técnico de saúde. 2006. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
MARIN, M. L. M.. Membro da Comissão Científica do II Simpósio de Assistência Farmacêutica do Centro Universitário São Camilo. 2014. Centro Universitário São Camilo- Ipiranga.
MARIN, M. L. M.. Avaliador de Trabalhos On-Line da XVIII Jornada Científica do Centro Universitário São Camilo. 2014. Centro Universitário São Camilo- Ipiranga.
MARIN, M. L. M.. Membro da Comissão Organizadora do II Simpósio de Ciências Farmacêuticas. 2013. Centro Universitário São Camilo- Ipiranga.
MARIN, M. L. M.. Membro de Comissão Avaliadora da XVII Jornada Científica do Centro Universitário São Camilo. 2013. Centro Universitário São Camilo- Ipiranga.
MARIN, M. L. M.. Avaliador de trabalhos On Line da XVI Jornada Científica do Centro Universitário São Camilo. 2012. Centro Universitário São Camilo- Ipiranga.
MARIN, M. L. M.. Membro de Comissão Avaliadora da XV Jornada Científica do Centro Universitário São Camilo. 2011. Centro Universitário São Camilo- Ipiranga.
MARIN, M. L. M.. Comitê de avaliação dos trabalhos apresentados durante a XI Jornada Científica. 2007. Centro Universitário São Camilo.
MARIN, M. L. M.. Comitê de avaliação dos resumos inscritos na XI Jornada Científica. 2007. Centro Universitário São Camilo.
MARIN, M. L. M.. Membro da comissão julgadora de trabalhos clínicos apresentados no VIII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental no II Congresso Bras. de Nutrição e Cancêr. 2006.
Comissão julgadora das bancas
ZANINI, A. C.. Modelagem e implantação de sistema de informações para monitorar custo de produção dos produtos fabricados pela Farmácia Hospitalar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 2004. Tese (Doutorado em Fármaco e Medicamentos) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.
RIBEIRO, E.. Modelagem e implantação de sistema de informações para monitorar custo de produção dos produtos fabricados pela Farmácia Hospitalar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 2004. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas _USP - SP.
RIBEIRO, E.. Modelagem e implantação de sistema de informações para monitorar custo de produção dos produtos fabricados pela Farmácia Hospitalar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Farmacêuticas - SP) - Universidade de São Paulo.
SANTOS, S. R. C. J.; SECOLI, S. R.; RIBEIRO, E.; FAINTUCH, J.; ZANINI, A. C.. Modelagem e implantação de sistema de informações para monitorar custo de produção dos produtos fabricados pela Farmácia Hospitalar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 2004. Tese (Doutorado em Fármacos e Medicamentos) - Universidade de São Paulo.
SANTOS, S. R. C. J.; ZANINI, A. C.; FREZATTI, F.. Modelagem e implantação de sistema de informações para monitorar custo de produção de produtos fabricados pela Farmácia Hospitalar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Fármacos e Medicamentos) - Universidade de São Paulo.
SECOLI, S. R.; ZANINI, Antonio Carlos;RIBEIRO, Eliane; SANTOS, Silvia Regina Cavani Jorge; FAINTUCH, Joel. Modelagem e implantação de sistema de informações para monitorar custo de produção dos produtos fabricados pela Farmácia Hospitalar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Meicina da Universidade de São Paulo. 2004. Tese (Doutorado em Farmácia) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.
Orientou
Manejo das interações fármaco-nutriente/nutriente em pacientes internados em uso de terapia de nutrição enteral; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Farmácia Hospitalar e Introdução à) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; (Orientador);
Administração de medicamentos por cateter de nutrição enteral: alternativas para conversão de formas farmacêuticas sólidas para líquidas; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Farmácia Hospitalar/Farmácia Clínic) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Secretaria de Estado de Saúde; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Proposta de técnica de preparo de medicamentos de forma farmacêutica para administração via sonda de nutrição enteral; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Farmácia Hospitalar/Farmácia Clínic) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Secretaria de Estado de Saúde; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Avaliação econômica do custo de tratamento de paciente em terapia nutricional parenteral domiciliar; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Farmácia Hospitalar/Farmácia Clínic) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Secretaria de Estado de Saúde; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Alertas no manejo das interações fármaco--alimento/nutriente em pacientes internados em uso de terapia de nutrição enteral; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Farmácia Hospitalar/Farmácia Clínic) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Secretaria de Estado de Saúde; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Interações Fármaco-Alimento/Nutriente em Pacientes internados em uso de Terapia de Nutrição Enteral; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Farmácia Hospitalar e Introdução à) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Nutrição parenteral terceirizada: Diagnóstico e Utilização; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Farmácia Hospitalar/Farmácia Clínic) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Alanilglutamina: Qual o melhor carreador para administração parenteral; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Farmácia Hospitalar/Farmácia Clínic) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Perfil de utilização da glutamina via enteral e parenteral em pacientes com Síndrome do Intestino Curto; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Farmácia Hospitalar/Farmácia Clínic) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Consenso da prática clínca na prescrição de medicamentos off-label para pacientes com Síndrome do Intestino Curto; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Farmácia Hospitalar/Farmácia Clínic) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Utilização da enoxaparina em um hospital público: avaliação de perfil de consumo e econômico; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em administração hospitalar) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Implantação da atenção farmacêutica no Ambulatório Multidisciplinar da Sindrome do Intestino Curto-AMULSIC do Hospial das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Farmácia Hospitalar e Introdução à) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Avaliação do uso de medicamentos off label em pacientes com Sindrome do Intestino Curto; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Farmácia Hospitalar/Farmácia Clínic) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Perfil farmacoterapêutico do paciente com síndrome do intestino curto; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Diagnóstico e propoosta de formulações para administração de medicamentos por sonda de nutrição enteral; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Farmácia Hospitalar e Introdução à) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, FUNDAP; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Nutrições parenterais padronizadas: análise e adequação das formulações manipuladas em hospital público; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Farmácia Hospitalar/Farmácia Clínic) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Avaliação da administração de medicamentos via sonda em pacientes em Terapia Nutricional Enteral no âmbito hospitalar; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Farmácia Hospitalar/Farmácia Clínic) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Estudo das interações medicamentosas nos pacientes em terapia nutricional enteral, acompanhados pela EMTN do HCFMUSP; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Farmácia Hospitalar/Farmácia Clínic) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Avaliação farmacêutica da administração de fármacos e nutrientes via sonda, em pacientes recebendo nutrição enteral, acompanhados pela Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do HCFMUSP; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Farmácia Hospitalar) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Estudo de estabilidade do cálcio na presença de fósforos orgânico e inorgânico em nutrições parenterais fabricadas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Farmácia Hospitalar-Introdução à Farmácia Clínica) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Avaliação da glutamina utilizada na terapia nutricional aos pacientes acompanhados pela Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do Hospital das Clínicas da FMUSP; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Farmácia Hospitalar-Introdução à Farmácia Clínica) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, FUNDAP; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Perfil do paciente adulto acompanhado pela equipe multiprofissional de terapia nutricional e avaliação dos complementos nutricionais utilizados na dieta parenteral no Instituto Central do HCFMUSP; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Farmácia Hospitalar-Introdução à Farmácia Clínica) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, FUNDAP; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Alta hospitalar do paciente com sonda de nutrição enteral: o papel do farmacêutico na orientação da administração de medicamentos; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Administração de medicamentos via sonda de nutrição parenteral na prática clínica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Perfil Farmacoterapêutico do Paciente com Síndrome do Intestino Curto; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Andrea Vaz, Ingrid Zago Paes, Mayra Jamel Abdallah; Diagnóstico das formulações de polivitamínicos de uso parenteral disponíveis no mercado; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
microbiológica da água potável dos bebedouros de uma instituição de ensino universitário; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
R; Capuchinho; Estudo da viabilidade para determinação do nitrogênio total e proteínas de soluções de nutrição parenteral pelo método de Micro-kjeldahl; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Guerreiro; Karina L; dos Santos; Thais S; Takadachi; O farmacêutico na gestão da qualidade em empresas distribuidoras e fracionadoras de insumos farmacêuticos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Estudo comparativo do volume da gota de colírios genérico e de referência das classes de antibióticos e antiinflamatórios e impacto terapêutico; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Proposta de desenvolvimento de óvulos vaginais de misoprostol para uso na prática clínica obstétrica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Estudo de estabilidade de emulsão de óleo de peixe a ômega 3 10 % com elevada porcentagem de ácidos graxos òmega 3 em misturas 3 em 1, através de microscopia eletrônica; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
O uso de papaína no tratamento de lesões; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Aspectos técnicos, administrativos, biossegurança e garantia da qualidade na manipulação de agentes antineoplásicos; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo- Ipiranga; Orientador: Márcia Lúcia de Mário Marin;
Foi orientado por
Modelagem e implantação de sistema de informações para monitorar custo de produção dos produtos fabricados pela farmácia hospitalar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; ; 2004; 149 f; Tese (Doutorado em Fármaco e Medicamentos) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Zanini;
Produções bibliográficas
-
LEE, A.D.W. ; GALVAO, F.H.F. ; DIAS, M.C.G. ; CRUZ, M.E. ; MARIN, M. ; PEDROL, C.N. ; DAVID, A.I. ; PECORA, R.A.A. ; WAITZBERG, D.L. ; D'ALBUQUERQUE, L.A.C. . Home Parenteral Nutrition Program and Referral of Potential Candidates for Intestinal and Multivisceral Transplantation in a Single Brazilian Center. Transplantation Proceedings , v. 46, p. 1839-1841, 2014.
-
GODOY, B. Z. ; FAINTUCH, J. ; MARIN, M. L. M. ; NOGUEIRA, M. A. ; PINTO, V. B. ; POLLARA, W. . OFF LABEL PHARMACOLOGICAL THERAPY IN PATIENTS WITH SHORT BOWEL SYNDROME. European Review for Medical and Pharmacological Sciences , v. 24, p. 3285, 2013.
-
BITTENCOURT, A. F. ; MARIN, M. L. M. ; DIAS, M. C. G. ; WAITZBERG, D. L. ; CIPRIANO, S. L. . Segurança e compatibilidade de medicamentos ministrados via SNE em pacientes sob terapia nutricional enteral hospitalar. Revista Brasileira de Nutrição Clínica , v. 26, p. 158-162, 2011.
-
MARIN, M. L. M. ; OLIVEIRA, B.B.C. ; CIPRIANO, S. L. ; FAINTUCH, J. ; SUSLIK, C. A. . Oseltamivir compounding in the hospital pharmacy during the (H1N1) influenza pandemic. Clinics (USP. Impresso) , v. 65, p. 1081-1086, 2010.
-
MARIN, M. L. M. ; FREZATTI, F. ; CIPRIANO, S. L. . A relevância da farmacotécnica hospitalar no âmbito hospitalar. Cadernos - Faculdades Integradas Sao Camilo (Cessou em 1997. Cont. ISSN 1980-329X Cadernos - Centro Universitário São Camilo) , São Paulo, v. 11, n.4, p. 11-19, 2005.
-
MARIN, M. L. M. ; FAINTUCH, J. ; CHAVES, C. E. ; ZANINI, A. C. ; CIPRIANO, S. L. . Cost of drugs manufactured by the University Hospital - role of the Central Pharmacy. Revista do Hospital das Clínicas (USP. Impresso) (Cessou em 2004. Cont. ISSN 1807-5932 Clinics (São Paulo. Impresso)) , São Paulo, v. 56, n.2, p. 41-46, 2001.
-
MARIN, M. L. M. ; BONATTI, J. A. ; BECHARA, S. J. ; CALDEIRA, J. A. F. ; JOSE, N. K. . Técnica de preparação do meio de conservação de córneas de McCarey-Kaufman modificado. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia (Impresso) , v. 52, p. 167, 1989.
-
MARIN, M. L. M. ; MALUVAYSHI, C. H. ; WAITZBERG, D. L. . Manual de interações fármaco-alimento/nutriente na prática clínica. 1. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2018. v. 1. 87p .
-
LEE, A. D. W. ; SOUZA, A. C. O. ; WAITZBERG, D. L. ; EVAZIAN, D. ; MARIN, M. L. M. ; DIAS, M. C. G. ; CRUZ, M. E. L. F. ; MATSUFUGI, M. T. ; FUSCO, S. R. ; PUCCI, N. D. ; CATALANI, L. A. ; NOGUEIRA, M. A. . Guia Básico de Terapia Nutricional - Manual de Boas Práticas 2ª edição. 2ª. ed. São Paulo: Atheneu, 2007. v. 01. 196p .
-
WAITZBERG, D. L. ; DIAS, M. C. G. ; MARIN, M. L. M. ; SOUZA, A. C. O. ; LEE, A. D. W. ; EVAZIAN, D. ; CRUZ, M. E. L. F. ; MATSUFUGI, M. T. ; PUCCI, N. D. ; FUSCO, S. R. . Guia Básico de Terapia Nutricional- Manual de Boas Práticas. 1. ed. São Paulo: Atheneu, 2005. v. 1. 173p .
-
MARIN, M. L. M. ; MALUVAYSHI, C. H. . Qual é o papel do farmacêutico na implementação dos IQTN? 3ª edição. In: Dan L. Waitzberg. (Org.). Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional: 10 anos de IQTN no Brasil: resultados, desafios e propostas.. 3ed.São Paulo: ILSI Brasil, 2018, v. 1, p. 1-264.
-
MARIN, M. L. M. ; MALUVAYSHI, C. H. ; MYAMOTO, M. F. S. ; SOUZA, V. C. . Recomendações de eletrólitos, vitaminas e oligoelementos por via intravenosa. 2 edição. In: Dan Linetzky Waitzberg; Maria Carolina Gonçalves Dias; Mitsue Isosaki. (Org.). Manual de Boas Práticas em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. 2eded.São Paulo: Atheneu, 2015, v. 01, p. 365-368.
-
MARIN, M. L. M. ; MALUVAYSHI, C. H. ; MIYAMOTO, M. F. S. ; SOUZA, V. C. . Compatibilidade e Estabilidade na Nutrição Parenteral 2ªedição. In: Dan Linetzky Waitzberg; Maria Carolina Gonçalves Dias; Mitsue Isosaki. (Org.). Manual de Boas Práticas em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. 2ed.São Paulo: Atheneu, 2015, v. 1, p. 369-372.
-
MARIN, M. L. M. ; MALUVAYSHI, C. H. ; MYAMOTO, M. F. S. ; SOUZA, V. C. . Solicitação, Recebimento, Armazenamento e Distribuição de Nutrição Parenteral.2 edição. In: Dan Linetzky Waitzberg; Maria Carolina Gonçalves Dias; Mitsue Isosaki. (Org.). Manual de Boas Práticas em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. 2ed.São Paulo: Atheneu, 2015, v. 1, p. 373-377.
-
MARIN, M. L. M. ; MALUVAYSHI, C. H. ; MIYAMOTO, M. F. S. ; SOUZA, V. C. . Não Conformidades na Prescrição, Preparação, Distribuição, Adm. NP 2ªedição. In: Dan Linetzky Waitzberg; Maria Carolina Gonçalves Dias; Mitsue Isosaki. (Org.). Manual de Boas Práticas em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. 2ed.São Paulo: Atheneu, 2015, v. 1, p. 379-387.
-
MARIN, M. L. M. ; MALUVAYSHI, C. H. ; SILVA, M. F. B. ; SOUZA, V. C. . Avaliação Farmacêutica das Prescrições de Nutrição Parenteral (NP) 2ªedição. In: Dan L.Waitzberg; Maria CarolinaG.Dias; Mitsue Isosaki. (Org.). Manual de Boas Práticas em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral 2ª edição. 2ed.São Paulo: Atheneu, 2015, v. 1, p. 1-432.
-
MARIN, M. L. M. ; MALUVAYSHI, C. H. ; MIYAMOTO, M. F. S. ; SOUZA, V. C. . Avaliação Farmacêutica das Prescrições de Nutrição Parenteral (NP). Manual de Boas Práticas em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral 2ª edição. 2ed.São Paulo: Atheneu, 2014, v. 1, p. 358-365.
-
MARIN, M. L. M. ; MALUVAYSHI, C. H. ; SILVA, M. F. B. ; SOUZA, V. C. . Recomendações de eletrólitos, vitaminas e oligoelementos por via intravenosa. Manual de Boas Práticas em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2014, v. 1, p. 1-394.
-
MARIN, M. L. M. ; MALUVAYSHI, C. H. ; MIYAMOTO, M. F. S. ; SOUZA, V. C. . Compatibilidade e Estabilidade na Nutrição Parenteral. Manual de Boas Práticas em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2014, v. 1, p. 379-382.
-
MARIN, M. L. M. ; MALUVAYSHI, C. H. ; MYAMOTO, M. F. S. ; SOUZA, V. C. . Solicitação, Recebimento, Armazenamento, Distribuição de Nutrição Parenteral Industrializada e Personalizada. Manual de Boas Práticas em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2014, v. 1, p. 383-386.
-
MARIN, M. L. M. ; MALUVAYSHI, C. H. ; MYAMOTO, M. F. S. ; SOUZA, V. C. . Não conformidades na prescrição, preparação, distribuição e administração da nutrição parenteral. Manual de Boas Práticas em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2014, v. 1, p. 387-394.
-
AANHOLT, D. V. ; DIAS, M. C. G. ; MARIN, M. L. M. ; SILVA, M. F. B. ; CRUZ, M. E. L. F. ; FUSCO, S. R. ; SCHIEFERDECKER, M. ; REY, JSF . Terapia Nutricional Domiciliar. In: Fábio Biscegli Jatene; Wanderley Marques Bernardo. (Org.). Projeto Diretrizes. São Paulo; Brasília: AMB;CFM, 2011, v. IX, p. 71-79.
-
CIPRIANO, S. L. ; PINTO, V. B. ; CHAVES, C. E. ; MARIN, M. L. M. . Clientes. Gestão estratégica em farmácia hospitalar:aplicação prática de um modelo de gestão para qualidade. São Paulo: Atheneu, 2009, v. , p. 1-158.
-
CIPRIANO, S. L. ; PINTO, V. B. ; CHAVES, C. E. ; MARIN, M. L. M. . Sociedade. Gestão estratégica em farmácia hospitalar: aplicação prática de um modelo de gestão para qualidade. são Paulo: Atheneu, 2009, v. , p. 1-158.
-
CIPRIANO, S. L. ; PINTO, V. B. ; CHAVES, C. E. ; MARIN, M. L. M. . Pessoas. Gestão estratégica em farmácia hospitalar: aplicação prática de um modelo de gestão para qualidade. São Paulo: Atheneu, 2009, v. , p. 1-158.
-
CHAVES, C. E. ; CIPRIANO, S. L. ; GOES, M. C. M. ; MADEIRA, M. C. V. ; MARIN, M. L. M. ; MATSUFUGI, M. T. ; PINTO, V. B. ; SFORSIN, A. C. P. ; NADAI, M. C. C. ; BIRULIO, S. . Gestão de um Serviço de Farmácia Hospitalar. In: Haino Burmester. (Org.). Manual de Gestão Hospitalar do CQH :livro de casos práticos. 2ed.São Caetano do Sul-SP: Yendis, 2009, v. 1, p. 1-686.
-
WAITZBERG, D. L. ; FORTES, S. T. ; MARIN, M. L. M. . Produtos industrializados para nutrição parenteral. In: Dan Linetzky Waitzberg. (Org.). Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica.4ed.. 4ed.São Paulo: Atheneu, 2009, v. 02, p. 01-2487.
-
MARIN, M. L. M. ; CHAVES, C. E. ; SILVA, M. F. B. . Produtos fabricados pela Divisão de Farmácia- ICHC. In: Jose Otávio Costa Auler Jr;Sonia Lucena Cipriano;George Washington Bezerra da Cunha. (Org.). Guia Farmacoterapêutico 2008-2010 HC. 4.ed. São Paulo: Artes Médicas, 2008, v. 1, p. 0-532.
-
PINHEIRO, A. M. ; MARIN, M. L. M. . Pesquisa Clínica. In: Jose Otavio Costa Auler Jr. (Org.). Guia Farmacoterapêutico 2008-2010 HC. 4.ed. São Paulo: Artes Médicas, 2008, v. 1, p. 0-532.
-
MARIN, M. L. M. ; MOREIRA, R. P. P. ; CIPRIANO, S. L. . Construção do plano de gerenciamento de risco em farmácia hospitalar. In: Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas da Saúde, 2011, São Paulo. QualiHosp 2011. São Paulo: FGV, 2011. p. 24-26.
-
DIAS, M. A. ; FERREIRA, R. ; PINTO, V. B. ; CIPRIANO, S. L. ; MARIN, M. L. M. ; MOREIRA, R. P. P. ; SUSLIK, C. A. . Programa de Devolução Espontânea de Medicamentos. In: Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde, 2011, São Paulo. QualiHosp 2011, 2011. p. 384-386.
-
ROSA, J. R. M. ; FARIA, A. J. A. ; MARIN, M. L. M. ; MOREIRA, R. P. P. ; SFORSIN, ACP ; CIPRIANO, S. L. ; FERREIRA, R. . Análise do edital de compras de medicamentos: garantia da qualidade e segurança. In: Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saùde, 2011, São Paulo. QualiHosp 2011, 2011. p. 329-331.
-
SOUSA, M. B. ; ABREU, R. M. ; MARIN, M. L. M. ; GALEMBECK, P. ; SFORSIN, A. C. P. ; PINTO, V. B. . Sistematização do sistema coletivo de distribuição de medicamentos para unidades de atendimento ambulatorial. In: Congreso de Farmacia Hospitalaria-XII Argentino I Sudamericano, 2012, Mar del Plata- Buenos Aires. Congreso de Farmacia Hospitalaria-XII Argentino I Sudamericano- Comunicaciones Libres, 2012.
-
MARTINS, M. C. ; HONORIO, P. C. M. ; MARIN, M. L. M. ; SFORSIN, A. C. P. ; PINTO, V. B. ; POLLARA, W. . Avaliação do Programa de Capacitação e Desenvolvimento na Farmácia Hospitalar. In: Congreso de Farmacia Hospitalaria-XII Argentino I Sudamericano, 2012, Mar del Plata. Congreso de Farmacia Hospitalaria-XII Argentino I Sudamericano- Comunicaciones Libres, 2012.
-
MANIN, C. B. ; CORREA, B. C. ; MARTINS, M. C. ; MATSUFUGI, M. T. ; MARIN, M. L. M. ; PINTO, V. B. ; SFORSIN, A. C. P. . Análise dos Erros de Medicação no Sistema de Distribuição de medicamentos Dose Individualizada. In: Congreso de Farmacia Hospitalaria-XII Argentino I Sudamericano, 2012, Mar del Plata. Congreso de Farmacia Hospitalaria-XII Argentino I Sudamericano- Comunicaciones Libres, 2012.
-
MINARI, A. B. ; MARIN, M. L. M. ; ABREU, R. M. ; ROCHA, P. A. ; SFORSIN, A. C. P. ; HO, Y. ; PINTO, V. B. . A importância da atuação do farmacêutico clínico em terapia intensiva e suas intervenções com foco na prescrição. In: Congreso de Farmacia Hospitalaria-XII Argentino I Sudamericano, 2012, Mar del Plata. Congreso de Farmacia Hospitalaria-XII Argentino I Sudamericano- Comunicaciones Libres, 2012.
-
MINARI, A. B. ; RAMOS- NETO, R. L. ; ABREU, R. M. ; MARIN, M. L. M. ; ROCHA, P. A. ; SFORSIN, A. C. P. ; PINTO, V. B. . Análise Crítica das Intervenções Farmacêuticas Não Aceitas em uma Unidade de Cuidados Intensivos. In: Congreso de Farmacia Hospitalaria-XII Argentino I Sudamericano, 2012, Mar del Plata. Congreso de Farmacia Hospitalaria-XII Argentino I Sudamericano- Comunicaciones Libres, 2012.
-
GOMES, B. A. ; MARIN, M. L. M. ; SOUZA, V. C. ; PINTO, V. B. ; CRUZ, L. P. . Perfil das Nutrições Parenterais Manipuladas Prescritas em Unidades de Internação. In: XVII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental no VI Congresso Bras de Nutrição Integrada e Ganepão 2015, 2015, São Paulo. Nutrire. São Paulo: Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição-SBAN. v. 40. p. 45-45.
-
SILVA, E. R. ; MARIN, M. L. M. ; DEFACIO, F. A. ; PINTO, V. B. ; CRUZ, L. P. . Alanilglutamina: Qual a Melhor Solução Carreadora?. In: XVII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental no VI Congresso Bras de Nutrição Integrada e Ganepão 2015, 2015, São Paulo. Nutrire. São Paulo: Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição- SBAN, 2015. v. 40. p. 45-45.
-
FUCCIA, I. R. ; MARIN, M. L. M. ; RANA, T. C. ; PINTO, V. B. ; CRUZ, L. P. . Interações Fármaco-Alimento/Nutriente em Pacientes Internados em Uso de Terapia de Nutrição Enteral. In: XVII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental no VI Congresso Bras de Nutrição Integrada e Ganepão 2015, 2015, São Paulo. Nutrire. São Paulo: Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição- SBAN, 2015. v. 40. p. 46-46.
-
PINTO, E. M. ; PINTO, V. B. ; MARIN, M. L. M. ; SFORSIN, A. C. P. ; ROCHA, P. A. ; CRUZ, L. P. . Prêmio Vigilância em Ação: Estratégia para incentivar a notificação de RAM. In: I Congresso Internacional sobre Segurança do Paciente- ISMP. V Fórum Internacional sobre Segurança do paciente- Erros de Medicação, 2014, Ouro Preto- MG. Resumo dos Trabalhos Científicos- ANAIS, 2014.
-
DIAS, M. A. ; PINTO, E. M. ; FERREIRA, R. ; SFORSIN, A. C. P. ; PINTO, V. B. ; MARIN, M. L. M. . Programa Atitude Certa: Uma ferramenta para identificar RAM. In: I Congresso Internacional sobre Segurança do Paciente- ISMP. V Fórum Internacional sobre Segurança do paciente- Erros de Medicação, 2014, Ouro Preto- MG. Resumos dos Trabalhos Apresentados- ANAIS, 2014.
-
MARIN, M. L. M. ; MYAMOTO, M. F. S. ; PINTO, V. B. ; MEDEIROS, A. L. . Uso Racional de Medicamentos na Administração de Medicamentos via Sonda de Nutrição Enteral. In: 5º Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos, 2014, São Paulo-SP. Anais 5º Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos, 2014.
-
MARIN, M. L. M. . Assistência Farmacêutica Ambulatorial: O Impacto da Devolução de Medicamentos. In: II Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia, 2014, Salvador-BA. Anais II Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia, 2014.
-
MARIN, M. L. M. . Avaliação Econômica da Unitarização de Doses de Formas Farmacêuticas Sólidas no Âmbito Hospitalar. In: II Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia, 2014, Salvador-BA. Anais II Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia, 2014.
-
MARIN, M. L. M. . Avaliação Econômica na Aquisição da Enoxaparina em uma Instituição Pública. In: II Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia, 2014, Salvador- BA. Anais II Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia.
-
MARIN, M. L. M. ; CHAVES, C. E. ; BERNAL, A. S. ; TERUMI, C. ; PINTO, V. B. ; CRUZ, L. P. . Avaliação dos Custos de Diferentes Processos de Unitarização de Doses de Formas Farmacêuticas Sólidas no Âmbito Hospitalar. In: 5º Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos, 2014, São Paulo- SP. Anais 5º Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos, 2014.
-
MARTINS, M. C. ; REIS, E. E. ; HONORIO, P. C. M. ; MARIN, M. L. M. ; PINTO, V. B. ; CRUZ, L. P. . Avaliação da qualidade de vida dos colaboradores com foco em humanização. In: Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde, 2014, São Paulo. Blucher Medical Proceedings, 2014. v. 1. p. 97-97.
-
ROCHA, P. A. ; MARIN, MARCIA LUCIA M. ; MYAMOTO, M. F. S. ; PINTO, V. B. ; MARTINS, M. C. . Discovery Place: The pharmaceutical care on assistance. In: III Simpósio Internacional de Atenção Farmacêutica da UNIFAL-MG, 2013, Alfenas- MG. Anais III Simpósio Internacional da Atenção Farmcêutica, 2013.
-
GODOY, B. Z. ; ABREU, R. M. ; PINTO, V. B. ; MARIN, M. L. M. . Off-label drugs in short bowel syndrome. In: XVII Congresso Paulista de Farmacêuticos, 2013, São Paulo. Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences. São Paulo: Faculdade de Ciências Farmacêuticas -Universidade de São Paulo, 2013. v. 49. p. 68-68.
-
FREITAS, D. O. ; CAPUCHINHO, R. S. R. ; SANTOS, R. I. ; SILVA, Alexsandro Macedo ; MARIN, M. L. M. . Determination of total nitrogen in parenteral nutrition solutions for micro-kjeldahl method. In: 20th Internacional Congress of Nutrition, 2013, Granada, Spain. Annals of Nutrition & Metabolism, 2013. v. 63. p. 1820-1820.
-
SANTOS, F. S. ; GONCALVES, L. C. ; MARIN, M. L. M. . Perfil Farmacoterapêutico do paciente com síndrome do intestino curto. In: Simpósio de Ciências Farmacêuticas, 2013, São Paulo. Simpósio de Ciências Farmacêuticas, 2013. v. 2.
-
MARIN, M. L. M. ; VIZINI, C. O. S. ; PINTO, V. B. ; POLLARA, W. . Perfil de utilização da glutamina via enteral e parenteral em pacientes com síndrome do intestino curto. In: XX Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, 2013, Recife- PE. Revista Brasileira de Nutrição Clínica (Supl), 2013. p. 162-162.
-
MARIN, M. L. M. ; MYAMOTO, M. F. S. ; RESENDE, S. C. P. O. ; PINTO, V. B. ; POLLARA, W. . Síndrome do intestino curto: O impacto da atenção farmacêutica. In: XX Congresso Brasileiro de Nutriçao Parenteral e Enteral, 2013, Recife-PE. Revista Brasileira de Nutrição Clínica (Supl), 2013. p. 153-153.
-
PINTO, V. B. ; ALARCON, P. ; MARIN, M. L. M. ; SFORSIN, A. C. P. ; MADEIRA, M. C. V. ; POLLARA, W. . Modelo de avaliação de fornecedores em um complexo hospitalar público com assistência terciária. In: XV CONGRESO DE LA ORGANIZACIÓN DE FARMACÉUTICOS IBERO-LATINOAMERICANOS, 2012, Cádiz. Revista de la O.F.I.L.. Cádiz: O.F.I.L., 2012. v. 22. p. 50-50.
-
PINTO, V. B. ; MARTINS, M. C. ; REIS, E. ; MARIN, M. L. M. ; NADAI, M. C. C. ; POLLARA, W. . Qualidade de Vida na Farmácia Hospitalar. In: XV CONGRESO DE LA ORGANIZACIÓN DE FARMACÉUTICOS IBERO-LATINOAMERICANOS, 2012, Cádiz. Revista de la O.F.I.L.. Cádiz: O.F.I. L., 2012. v. 22. p. 39-39.
-
PINTO, E. M. ; PINTO, V. B. ; SFORSIN, A. C. P. ; MARIN, M. L. M. ; ROCHA, P. A. . Sistematização de alertas de farmacovigilância em hospital com foco na segurança do paciente. In: IVFórum Internacional sobre Segurança do Paciente- Erros de Medicação, 2012, Belo Horizonte-MG. IV Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente-Erros de Medicação- Programa Oficial &Anais, 2012. p. 118-118.
-
MANIN, C. B. ; CORREA, B. C. ; MARTINS, M. C. ; MARIN, M. L. M. ; MATSUFUGI, M. T. ; PINTO, V. B. ; SFORSIN, A. C. P. . Segurança na separação de medicamentos: o impacto dos processos de prescrição e triagem. In: IV Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente- Erros de Medicação, 2012, Belo Horizonte-MG. IV Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente- Erros de Medicação-Programa Oficial & Anais. p. 117-117.
-
RESENDE, S. C. P. O. ; MYAMOTO, M. F. S. ; MARIN, M. L. M. ; MINARI, A. B. ; WALCZAK, S. Z. ; PINTO, V. B. . Paciente com Distúrbio Hidroeletrolítico e Má Absorção Intestinal: Relato de Caso. In: PCare 2012 - 2º Congresso Brasileiro de Farmacêuticos Clínicos, 2012, São Paulo. FARMABR 2012, 2012.
-
PINHEIRO, C. ; SILVA, V. ; WALCZAK, S. Z. ; MARIN, M. L. M. ; PINTO, V. B. ; SFORSIN, A. C. P. . Elaboração de Documentação Clínica Farmacêutica para Registro em Prontuário. In: PCare 2012- 2º Congresso Brasileiro de Farmacêuticos Clínicos, 2012, São Paulo. FARMABR 2012, 2012.
-
MIYAMOTO, M. F. S. ; RESENDE, S. C. P. O. ; MARIN, M. L. M. ; NOGUEIRA, M. A. ; PINTO, V. B. ; POLLARA, W. . Implantação da atenção farmacêutica aos pacientes portadores da síndrome do intestino curto. In: XIV Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental no V Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer, III International Conference of Nutrition Oncology, XXXIV Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral e GANEPÃo 2012, 2012, São Paulo. Revista Brasileira de Medicina- XIV Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínca e Experimental. São Paulo: Moreira jr editora ltda, 2012. v. 69. p. 115-115.
-
MINARI, A. B. ; MARIN, M. L. M. ; ROCHA, P. A. ; PINTO, V. B. ; SFORSIN, A. C. P. ; HO, Y. . A Intervenção do Farmacêutico na Unidade de Terapia intensiva de Moléstias Infeccciosas. In: PCare 2012 - 2º Congresso Brasileiro de Farmacêuticos Clínicos, 2012, São Paulo. FARMABR 2012, 2012.
-
MINARI, A. B. ; PINTO, V. B. ; WALCZAK, S. Z. ; MARIN, M. L. M. ; SFORSIN, A. C. P. ; ROCHA, P. A. . Modelo de Seguimento Farmacoterapêuticopara Pacientes Hospitalizados. In: PCare 2012 - 2º Congresso Brasileiro de Farmacêuticos Clínicos, 2012, São Paulo. FARMABR 2012, 2012.
-
MINARI, A. B. ; SILVA, R. F. ; MARIN, M. L. M. ; PINTO, V. B. ; SFORSIN, A. C. P. . Análise de Interações Medicamento-Medicamento Monitorizadas em Unidade de Terapia Intensiva de Moléstias infecciosas e Parasitárias. In: IV Congresso Brasileiro Sobre o Uso Racional de Medicamentos, 2012, Salvador-BA. IV Congresso Brasileiro Sobre o Uso Racional de Medicamentos, 2012.
-
PINTO, E. M. ; PINTO, V. B. ; SFORSIN, A. C. P. ; ROCHA, P. A. ; ABREU, R. M. ; POLLARA, W. ; MARIN, M. L. M. . O Impacto da Implantação da Unidade de Farmacovigilância no Âmbito Hospitalar. In: IV Congresso Brasileiro Sobre o Uso Racional de Medicamentos, 2012, Salvador-BA. IV Congresso Brasileiro Sobre o Uso Racional de Medicamentos, 2012.
-
FERREIRA, R. ; DIAS, M. A. ; PINTO, V. B. ; SFORSIN, A. C. P. ; SANTOS, R. P. ; FERREIRA, E. F. ; GALIA, A. C. ; SANDOLI, C. ; MARIN, M. L. M. . Análise do desempenho do programa Atitude Certa na Farmácia Ambulatorial: Usar é necessário, devolver é compromisso. In: IV Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos, 2012, Salvador-BA. IV Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos, 2012.
-
MARIN, M. L. M. ; MOREIRA, R. P. P. ; PINTO, V. B. ; SILVA, Alexsandro Macedo ; CIPRIANO, S. L. ; POLLARA, W. . Segurança do paciente no diagnóstico precoce da hanseníase com uso do capilar de histamina. In: VIII Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Riscos e Segurança do Paciente, 2011, São Paulo. Saúde Brasil 2014: Desafios e Perspectivas, 2011.
-
ALEXANDRE, G. P. ; MARIN, M. L. M. ; MOREIRA, R. P. P. ; CIPRIANO, S. L. ; PINTO, V. B. . Gerenciamento de Riscos no Processo de Produção de Medicamento Estéreis- Uma Questão de Segurança do Paciente. In: VIII Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Riscos e Segurança do Paciente, 2011. Saúde Brasil 2014: Desafios e Perspectivas, 2011.
-
MEDEIROS, A. L. ; SILVA, M. F. B. ; MARIN, M. L. M. ; PINTO, V. B. . Diagnóstico e proposta de formulações para administraçãode medicamentos por sonda de nutrição enteral em ambiente hospitalar. In: XIII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental no IV Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada (CBNI), XXXIV Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral, GANEPÃO 2011, 2011, São Paulo. Revista Brasileira de Medicina-rbm. São Paulo: moreira jr. editora ltda, 2011. v. 68. p. 123-124.
-
SHIMADA, M. Y. ; SILVA, V. M. ; MARIN, M. L. M. . Avaliação da qualidade microbiológica da água potável dos bebedouros de uma institutição de ensino universitário. In: XV Jornada Científica do Centro Universitário São Camilo, 2011, São Paulo. XV Jornada Científica do Centro Universitário São Camilo. São Paulo: CUSC, 2011.
-
MARIN, M. L. M. ; MIYAMOTO, M. F. S. ; MEDEIROS, A. L. ; PINTO, V. B. ; POLLARA, W. . Análise Farmacêutica da Administração de Medicamentos via Sonda em Ambiente Hospitalar. In: XIX Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, VII Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica, II Congresso de Gastronomia Hospitalar, 2011, Curitiba-PR. Revista Brasileira de Nutrição Clínica. São Paulo: SBNPE, 2011. v. 26. p. 45-45.
-
MARIN, M. L. M. ; FAINTUCH, J. ; MIYAMOTO, M. F. S. ; PINTO, V. B. ; POLLARA, W. . Suplementação de Vitamina K3 na Nutrição Parenteral. In: XIX Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, VII Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica, II Congresso de Gastronomia Hospitalar, 2011, Curitiba -PR. Revista Brasileira de Nutrição Clínica. São Paulo: SBNPE, 2011. v. 26. p. 46-46.
-
MARIN, M. L. M. . Avaliação da administração de medicamentos via sonda em pacientes em terapia nutricional enteral no âmbito hospitalar. In: XII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental, IV Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer, II International Conference of Nutrition Oncology e XXXIII Curso Internacional de Nutrição P arenteral e enteral, 2010, são Paulo. Revista Brasileira de Medicina. São Paulo: Moreira Jr Editora Ltda, 2001.
-
SANTOS, R. I. ; OROSCO, D. ; CAPUCHINHO, R. S. R. ; MARIN, M. L. M. ; SILVA, Alexsandro Macedo . Estudo da viabidade para determinação do nitrogênio total em soluções de aminoácidos pelo método Micro-Kjeldahl. In: XIII Jornada Científica do Centro Universitário São Camilo, 2009, São Paulo. Estudo da viabidade para determinação do nitrogênio total em soluções de aminoácidos pelo método Micro-Kjeldahl, 2009.
-
TAKIUTI, V.O. ; OISHI, R. V. ; GOMES Jr., F.C. ; SANTOS, S. R. A. ; MARIN, M. L. M. ; BRANDAO, A. L.A. ; RIBEIRO NETO, L. M. . Importância da implantação de sistemas de gestão da qualidade: Relato de caso. In: XIII Jornada Científica do Centro Universitário São Camilo, 2009, São Paulo. Importância da implantação de sistemas de gestão da qualidade: Relato de caso, 2009.
-
MARIN, M. L. M. . Nutrição parenteral Industrializada-Vantagens. In: II Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer, XXIX Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral- Ganepão 2006 e VIII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental, 2006, São Paulo. Revista Brasileira de Medicina. São Paulo: Moreira Jr editora Ltda, 2006. v. 63. p. 68-69.
-
MARIN, M. L. M. . Contribuição da farmacotécnica hospitalar de um hospital de grande porte no estudo do custo do processo de unitarização automatizado de produtos sólidos em blíster. In: V Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar, 2005, São Paulo. Revista da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar, 2005. v. 6.
-
MARIN, M. L. M. . Ávaliação da implantação de ginástica laboral na farmacotécnica hospitalar de um hospital público geral de grande porte. In: V Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar, 2005, São Paulo. Revista da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar, 2005. v. 6.
-
MAFFEIS, L. C. ; MARIN, M. L. M. ; CIPRIANO, S. L. ; F.F., C. ; A.C., Y. . A integração da farmacotécnica hospitalar na equipe multidisciplinar na investigação de alergia alimentar. In: V Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar, 2005, São Paulo. Revista da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar, 2005. v. 6.
-
MARIN, M. L. M. . Preparo de misturas parenterais. In: II Jornada Brasileira de Ciências Farmacêuticas na área Hospitalar in Adh'2004 São Camilo Hospitalar, 2004, São Paulo. Anais do Adh'2004 São Camilo Hospitalar. São Paulo: Centro Universitário São Camilo, 2004.
-
MARIN, M. L. M. . Custo de produção de nutrições parenterais. In: XIV Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, 2001, Salvador. Revista Brasileira de Nutrição Clínica, 2001. v. 16.
-
IWAZAWA, A. T. ; MARIN, M. L. M. ; MADEIRA, M. C. V. ; CHAVES, C. E. ; MAFFEIS, L. C. . Estudo da viabilidade econômica da unitarização da emulsão lipídica MCT/LC 20% em ampolas de 10 mL para tratamento de neonatos. In: I Congresso Brasileiro de Medicamentos em Dose Unitária, II Congreso Mundial Sobre Envasado de Medicamentos en Dosis Unitarias e II World Congress On Unit Dose Drug Packaging, 2001, São Paulo. Revista do I Congresso Brasileiro de Medicamentos em Dose Unitária, II Congreso Mundial sobre Envasado de Medicamento en dosis unitarias e II World Congress on Unit Dose Drug Packaging Anais 2001, 2001.
-
MADEIRA, M. C. V. ; CHAVES, C. E. ; MARIN, M. L. M. ; IWAZAWA, A. T. . Estudo comparativo do consumo de suspensão de hidróxido de alumínio unitarizado nas apresentações de 10 e 15 mL e em frascos de 200 mL. In: I Congresso Brasileiro de Medicamentos em Dose Unitária, II Congreso Mundial Sobre Envasado de Medicamentos en Dosis Unitarias e II World Congress On Unit Dose Drug Packaging, 2001, São Paulo. Revista do I Congresso Brasileiro de Medicamentos em Dose Unitária, II Congreso Mundial Sobre Envasado de Medicamentos en Dosis Unitarias e II World Congress On Unit Dose Drug Packaging Anais 2001, 2001.
-
MADEIRA, M. C. V. ; CHAVES, C. E. ; MARIN, M. L. M. ; CIPRIANO, S. L. ; MAFFEIS, L. C. ; GOES, M. C. M. ; IWAZAWA, A. T. . Padronização de volumes de suspensão de hidróxido de alumínio para produção unitarizada. In: I Congresso Brasileiro de Medicamentos em Dose Unitária, II Congreso Mundial Sobre Envasado de Medicamentos en Dosis Unitarias e II World Congress On Unit Dose Drug Packaging, 2001, São Paulo. Revista do I Congresso Brasileiro de Medicamentos em Dose Unitária, II Congreso Mundial sobre Envasado de Medicamentos en Dosis Unitarias e II World Congress on Unit Dose Drug Packaging- Anais 2001, 2001.
-
YAMAMOTO, E. Y. ; CASTANHEIRA, M. F. ; MARIN, M. L. M. ; CIPRIANO, S. L. . A farmácia de manipulação na dose unitária. In: I Congresso Brasileiro de Medicamentos em Dose Unitária, II Congreso Mundial Sobre Envasado de Medicamentos en Dosis Unitarias e II World Congress On Unit Dose Drug Packaging, 2001, São Paulo. Revista do I Congresso Brasileiro de Medicamentos em Dose Unitária, II Congreso Mundial sobre Envasado de Medicamentos en Dosis Unitarias e II World Congress on Unit Dose Drug -Anais 2001, 2001.
-
MARIN, M. L. M. ; CHAVES, C. E. ; CIPRIANO, S. L. ; MADEIRA, M. C. V. ; ZANINI, A. C. ; FAINTUCH, J. . Estudo econômico do processo de unitarização automatizado de produtos sólidos em hospital de grande porte. In: I Congresso Brasileiro de Medicamentos em Dose Unitária, II Congreso Mundial sobre Envasado de Medicamentos en Dosis Unitarias e II World Congress on Unit Dose Drug Packaging, 2001, São Paulo. Revista do I Congresso Brasileiro de Medicamentos em Dose Unitária, II Congreso Mundial sobre Envasado de Medicamentos en Dosis Unitarias e II World Congress on Unit Dose Drug Packaging -Anais 2001, 2001.
-
MARIN, M. L. M. ; CHAVES, C. E. ; CIPRIANO, S. L. ; MADEIRA, M. C. V. ; ZANINI, A. C. ; IWAZAWA, A. T. . Estudo do custo de unitarização de produtos sólidos fabricados em farmácia hospitalar, por sistema automatizado. In: I Congresso Brasileiro de Medicamentos em Dose Unitária, II Congreso Mundial sobre Envasado de Medicamentos en Dosis Unitarias e II World Congress on Unit Dose Drug Packaging, 2001, São Paulo. Revista do I Congresso Brasileiro de Medicamentos em Dose Unitária, II Congreso Mundial sobre Envasado de Medicamentos en Dosis Unitarias e II World Congress on Unit Dose Drug Packaging- Anais 2001, 2001.
-
MARIN, M. L. M. ; FAINTUCH, J. . Interest of vitamin K3 supplementation during Parenteral Nutrition. In: 24 th Clinical Congress of American Society Parenteral and Enteral Nutrition, 2000, Thorofare. Journal of Parenteral and Enteral Nutrition, 2000. v. 24.
-
GODOY, B. Z. ; FAINTUCH, J. ; MARIN, M. L. M. ; NOGUEIRA, M. A. ; PINTO, V. B. ; POLLARA, W. . Off label pharmacological therapy in patients with short bowel syndrome. European Review for Medical and Pharmacological Sciences , 2013.
-
MARIN, M. L. M. . Interação droga -nutriente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARIN, M. L. M. . Interações medicamento-nutriente em nutrição enteral: Como a EMTN pode contribuir para evitá-las- Visão do Farmacêutico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARIN, M. L. M. . Coordenadora do curso Pré Congresso :Atividades clínicas do farmacêutico com foco na segurança do paciente em uso de nutrição parenteral: conhecendo o paciente e a prescrição de nutrição parenteral. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARIN, M. L. M. . Terapia Nutricional: O papel do farmacêutico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALARCON, P. ; MATSUFUGI, M. T. ; SOUZA, V. C. ; QUEIROZ, J. A. B. ; MARIN, M. L. M. ; SFORSIN, A. C. P. ; PINTO, V. B. ; POLLARA, W. . Projeto Piloto de Implantação de Kit de Medicamento Anestésico num Hospital Público de Grande Porte- Pôster. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARIN, M. L. M. ; MOREIRA, R. P. P. ; CIPRIANO, S. L. . Construção do Plano de Gerenciamento de Risco em Farmácia Hospitalar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARIN, M. L. M. ; OLIVEIRA, B.B.C. ; YAMAMOTO, E. Y. ; CIPRIANO, S. L. ; MARGARIDO, L. C. ; SUSLIK, C. A. . Uso de capilar de histamina na segurança do paciente, para diagnóstico precoce da moléstia de Hansen. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARIN, M. L. M. . Proposta de desenvolvimento de um modelo de capacitação em habilidades computacionais no setor de Logística da Unidade de Farmacotécnica da divisão de Farmácia de um hospital terciário em São Paulo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, R. I. ; OROSCO, D. ; CAPUCHINHO, R. S. R. ; MARIN, M. L. M. ; SILVA, Alexsandro Macedo . Estudo da viabilidade para determinação do nitrogênio total em soluções de aminoácidos pelo método de Micro-Hjeldahl. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
WAITZBERG, D. L. ; DIAS, M. C. G. ; ISOSAKI, M. ; MARIN, M. L. M. . Manual de boas práticas em terapia nutricional enteral e Parenteral 2 ed. 2015. (Editoração/Livro).
WAITZBERG, D. L. ; DIAS, M. C. G. ; ISOSAKI, M. ; MARIN, M. L. M. . Manual de boas práticas em terapia nutricional enteral e parenteral. 2014. (Editoração/Livro).
Projetos de pesquisa
-
2009 - 2010
Estudo da viabilidade para determinação do nitrogênio total e proteínas pelo método de micro-Kjeldahl, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Márcia Lúcia de Mário Marin - Coordenador / Alexsandro Macedo Silva - Integrante.
Prêmios
2014
Destaque 2014 pelo trabalho científico " Prêmio Vigilância em ação: estratégia para incentivar a notificação de Reação Adversa a Medicamento, Divisão de Farmácia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP.
2014
Menção Honrosa 2014 pela publicação do artigo " Home parenteral nutrition program and referral of pontential candidates of intestinal and multivisceral transplantation in a single brazilian center", Divisão de Farmácia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP.
2013
Prêmio São Camilo de Lellis, pelo Trabalho " Perfil farmacoterapêutico do paciente com síndrome do intestino curto", Centro Universitário São Camilo.
2013
Prêmio Jose Sylvio Cimino- Destaque 2013-Discovery place: The pharmaceutical care on assistance, research and quality teaching, Divisão de Farmácia do Instituto Central do HCFMUSP.
2013
Prêmio Jose Sylvio Cimino- Menção Honrosa 2013, Divisão de Farmácia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP.
2012
Prêmio Jose Sílvio Cimino- Destaque 2012 Trabalho científico "Segurança na separação de medicamentos: o impacto dos processos de prescrição e triagem, Divisão de Farmácia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
2011
Menção Honrosa na Categoria RESUMO no VIII Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar, Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde.
2009
5ª Edição Prêmio Governador Mário Covas, categoria em Excelência Gestão Pública, FUNDAP e Governo de São Paulo.
2005
Prêmio de Inovação da Gestão em Saúde- PIGS ciclo 2004-2005, com o trabalho" Implementação de Ginástica Laboral para os colaboradores da Farmacotécnica Hospitalar de um Hospital Público Geral", IX Congresso da Qualidade Hospitalar do CQH.
2001
Prêmio Dose Unitária 2º lugar, com o trabalho"Estudo econômico do processo de unitarização automatizado de produtos sólidos em hospital de grande porte, II Congresso Brasileiro de Medicamentos em Dose Unitária, II World Congress on Unit Dose Drug.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. , Av Dr Enéas de Carvalho Aguiar, 155 8ºandar Bloco 7, Cerqueira César, 05403000 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 26616619, Fax: (011) 26617634, URL da Homepage:
Experiência profissional
2010 - Atual
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USPVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Farmacêutico chefe, Carga horária: 40
1998 - Atual
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USPVínculo: , Enquadramento Funcional: Farmacêutico da EMTN, Carga horária: 2
Outras informações:
Farmacêutica da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN)
1997 - 2010
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USPVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor técnico de serviço de saúde, Carga horária: 40
1986 - 1997
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USPVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Farmacêutico chefe, Carga horária: 40
1982 - 1986
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USPVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Farmacêutico encarregado, Carga horária: 40
1980 - 1982
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USPVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Farmaceutica, Carga horária: 40
2001 - Atual
Centro Universitário São Camilo- IpirangaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Outras informações:
Disciplina/ Carga horária semanal Tecnologia Farmacêutica / 4h Controle de Qualidade Microbiológico de Medicamentos e Correlatos/ 2h
Atividades
-
08/2001
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Controle de Qualidade Microbiológico de Medicamentos e Correlatos, Tecnologia Farmacêutica
Você é Márcia Lúcia de Mário Marin?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Márcia Lúcia de Mário Marin e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?