Maria Lúcia de Araújo Gomes
Possui graduação em Curso de Graduação Em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1976). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Bioquímica da Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de qualidade, pesquisa dietética, qualidade nutricional, suplementação e resíduo de laranja.
Informações coletadas do Lattes em 13/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Especialização Em Saúde Desportiva
1996 - 1996
Especialização em Especialização Em Administração Hospitalar
1980 - 1980
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Bioquímica da Nutrição.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Análise Nutricional de População.
Organização de eventos
GOMES, M. L. A. . I Simpósio Acadêmico da Escola de Nutrição da UNIRIO. 2001. (Outro).
GOMES, M. L. A. . II Fórum Universidade, Fome e Cidadania. 2001. (Outro).
GOMES, M. L. A. . XXII Encontro de Nutrição da UNIRIO. 2000. (Outro).
GOMES, M. L. A. . VI Encontro e III Feira de Extensão da UNIRIO / Vice-Coordenadora de Oficina de Trabalho. 1999. (Outro).
GOMES, M. L. A. . Aula Inagural do Curso de Graduação em Nutrição. 1999. (Outro).
GOMES, M. L. A. . XXi Encontro de Nutrição da UNIRIO. 1999. (Outro).
Participação em eventos
PROJETO DE EXTENSÃO.AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA E NUTRICIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DA CIA. DE LIMPEZA SPAN, PRESTADORA DE SERVIÇOS DA UNIRIO. 2004. (Oficina).
COMEORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO.ENCONTRO DO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO. 2003. (Encontro).
PROJETO DE EXTENSÃO.AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA E NUTRICIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DA CIA. DE LIMPEZA SPAN, PRESTADORA DE SERVIÇOS DA UNIRIO. 2003. (Oficina).
Ii Fórum Universidade, Fome e Cidadania.Controle de qualidade no desenvolvimento de produto dietético alternativo. 2001. (Outra).
Ii Fórum Universidade, Fome e Cidadania.Prevenção das hiperlipidemias e hiperglicemia pela ação do resíduo da laranja pera. 2001. (Outra).
II Seminário.Prevenção das hiperlipidemias e hiperglicemia pela ação do resíduo da laranja pera. 2000. (Outra).
XIV Semana de Debates Científicos da UNIRIO. 2000. (Outra).
XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2000. (Congresso).
Curso "Repositores Hidro -eletrolíticos para praticantes de Atividade Física. 1998. (Outra).
II Congresso Estadual de Saúde Pública e Alimentos. 1998. (Congresso).
II Jornada de Educação Especial. 1998. (Outra).
Mini-curso "Longevidade com Saúde e Produtividade". 1998. (Outra).
Seminário Nacional da Alimentação do Trabalhador(PAT) - A Solução Nacional. 1998. (Seminário).
Simpósio "Diabetes in Rio". 1998. (Simpósio).
XVII Jornada Científica do HUGG. 1998. (Outra).
XXI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. 1998. (Simpósio).
I Curso de Dietética Oriental Baseada na Fitoterapia Chinesa. 1997. (Congresso).
Participação em bancas
GOMES, M. L. A.. ALIMENTOS FUNCIONAIS. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
GOMES, M. L. A.. Diagnóstico da Desnutrição Energético-Protéica na Assist~encia Clínico-Nutricional de Pacientes Institucionalizados, em Unidade da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
GOMES, M. L. A.. Atividade Física e Produção de Radicais Livres. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
GOMES, M. L. A.. Contribuição à elaboração do Programa de Reeducação Alimentar do ambulatório do Hospital Universitário Pedro Ernesto. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
GOMES, M. L. A.. Validação de testes diagnósticos clínico-nutricionais em crianças portadoras de fissuras lábio-palatais. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
GOMES, M. L. A.. Contribuição à prescrição dietética mediante análise crítica do teor glicídico das frutas. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
GOMES, M. L. A.. Participação da dieta hipocalórica e do exercício aeróbico no processo de emagrecimento do indivíduo adulto. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
GOMES, M. L. A.. Influência da suplementação de creatina na performance atlética. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
GOMES, M. L. A.. Consumo de suplementos nutricionais por atletas de remo. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
GOMES, M. L. A.. Influência da hidratação na performance atlética. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
GOMES, M. L. A.. Suplementação de aminoácidos de cadeia ramificada para atletas. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Orientou
PERFIL NUTRICIONAL DE FISICULTURISTAS; Início: 2004; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
Consequências para a saúde pelo uso de esteróides anabolizantes, na hipertrofia muscular; Início: 2002; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
HIDRATAÇÃO DE ATLETAS SUBMETIDOS AO CALOR; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Lúcia de Araújo Gomes;
A COENZIMA Q10 COMO UM AUXÍLIO ERGOGÊNICO: AÇÃO E EFICÁCIA NA MELHORA DO DESEMPENHO DE ATLETAS ADULTOS; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Lúcia de Araújo Gomes;
CARBOIDRATOS E DESEMPENHO ATLÉTICO; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Lúcia de Araújo Gomes;
ANÁLISE DO PERFIL NUTRICIONAL E DA NECESSIDADE DE SUPLEMENTAÇÃO DE UMA ATLETA DE PONTA LANÇADORA DE DARDO DA FEDERAÇÃO DE ATLETISMO DO RIO DE JANEIRO - FARJ - ESTUDO DE UM CASO; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Lúcia de Araújo Gomes;
Atividade Física e Produção de Radicais Livres; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Lúcia de Araújo Gomes;
Participação da Dieta Hipocalórica e do Exercício Aeróbico no Processo de Emagrecimento do Indivíduo Adulto; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Lúcia de Araújo Gomes;
A influência da suplementação de creatina na performance atlética; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Lúcia de Araújo Gomes;
Influência da hidratação na performance atlética; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Lúcia de Araújo Gomes;
Suplementação de aminocácidos de cadeia ramificada para atletas; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Lúcia de Araújo Gomes;
Consumo de suplementos nutricionais por atletas de remo; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Lúcia de Araújo Gomes;
Estágio Supervisionado em Nutrição em Saúde Pública; 2000; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Lúcia de Araújo Gomes;
Estágio Supervisionado em Nutrição em Saúde Pública; 2000; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Lúcia de Araújo Gomes;
Produções bibliográficas
-
GOMES, M. L. A. . O futuro é agora - saúde no prato - jovem ativo, adulto saudável. REVISTA " VIDA " - JORNAL DO BRASIL ( encarte ), BRASIL, p. 016 - 020, 31 jul. 2004.
-
GOMES, M. L. A. . Fome? Só de Bola. Jornal Lance, Rio de Janeiro, p. 13 - 13, 17 jul. 1999.
-
GOMES, M. L. A. . Muito Cuidado com o Cardápio. Jornal dos Sports, Rio de Janeiro, p. 7 - 7, 17 jul. 1999.
-
GOMES, M. L. A. . Nada de Morrer pela Boca. Jornal o Dia, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 23 jun. 1999.
-
GOMES, M. L. A. ; TURANO, W. . PREVEÇÃO DAS HIPERLIPIDEMIAS E HIPERGLICEMIA PELA AÇÃO DO RESÍDUO DA LARANJA PÊRA. In: XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2000, FORTALEZA. LIVRO DE RESUMOS. FORTALEZA: SBCTA, 2000. v. 3. p. 7.45-7.45.
-
GOMES, M. L. A. ; TURANO, W. . UTILIZAÇÃO DO RESÍDUO DA LARANJA COMO FONTE CÍTRICA DE FIBRA ALIMENTAR, CLASSIFICADO ( CNPq ) NA ÁREA DE SAÚDE COLETIVA ( 4.06.00.00-9 ). In: XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2000, FORTALEZA. LIVRO DE RESUMOS. FORTALEZA: SBCTA, 2000. v. 1. p. 3.113-3.113.
-
TURANO, W. ; GOMES, M. L. A. ; LOUZADA, S. R. N. . Controle de Qualidade no Desenvolvimento de Produto Dietético Alternativo. In: XII Congreso Latinoamericano de Nutrición, 2000, Buenos Aires. Libro de Resuménes de Trabajos Libres. Buenos Aires, 2000. p. 54-54.
-
LOUZADA, S. R. N. ; GOMES, M. L. A. ; TURANO, W. ; MENDES, W. L. ; FONSECA, L. M. da . Controle de Qualidade no Campo da Pesquisa Dietética. In: XVII Congresso Brasileiro e Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000, Fortaleza. Livro de Resumos do XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Fortaleza: Editora Expressão Gráfica Digital, 2000. v. 1. p. 3113-3113.
-
GOMES, M. L. A. ; TURANO, W. . CONTROLE DE QUALIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS DIETÉTICOS. In: XIV SEMANA DE DEBATE CIENTÍFICO DA UNIRIO, 2000, RJ. CADERNO DE RESUMOS. RJ: UNIRIO, 2000. p. P.111-P.111.
-
GOMES, M. L. A. ; TURANO, W. . PREVENÇÃO DAS HIPERLIPIDEMIAS E HIPERGLICEMIA PELA AÇÃO DA LARANJA PÊRA. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TURANO, W. ; GOMES, M. L. A. ; LOUZADA, S. R. N. . Controle de Qualidade no Desenvolvimento de Produto Dietético Alternativo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FONSECA, L. M. da ; GOMES, M. L. A. ; LOUZADA, S. R. N. ; TURANO, W. . Controle de Qualidade no Desenvolvimento de Novos Produtos Dietéticos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LOUZADA, S. R. N. ; GOMES, M. L. A. ; TURANO, W. ; MENDES, W. L. ; FONSECA, L. M. da . Controle de Qaulidade no Campo da Pesquisa Dietética. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TURANO, W. ; LOUZADA, S. R. N. ; CALDAS, L. G. A. ; GOMES, M. L. A. ; PEREIRA, S. M. M. R. ; MARQUES, S. S. B. A. ; MENDES, W. L. ; MARANGONI, L. M. . Prevenção das hiperlipidemias e hiperglicemia pela ação do resíduo da laranja pera. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, M. L. A. . Nutrição e Prevenção da Saúde Escolar. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOMES, M. L. A. . 'Acompanhamento e Controle Alimentar dos Treinamentos e Jogos'. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOMES, M. L. A. . ' Acompanhamento e controle dos Treinamentos e Jogo'. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOMES, M. L. A. . 'Nutrição do Atleta' palestra para a Comissão Técnica e atletas do futebol do Botafogo de Futebol e Regatas. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOMES, M. L. A. . ' O nutricionista na prevenção e controle da Diabetes'. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOMES, M. L. A. . ' O nutriciosta no controle e na prevenção da Diabetes'. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
GOMES, M. L. A. . Consultoria em Nutrição e Atividade Física junto aos Departamentos de Remo e Futebol do Clube Botafogo de Futebol e Regatas Botafogo. 1999.
GOMES, M. L. A. . Eu Quero Chocolate. 1999. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GOMES, M. L. A. . Acompanhamento e Controle dos Treinamentos e Jogos. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GOMES, M. L. A. . Orientação Nutricional para servidores da UNIRIO. 2001 (Assistência em Saúde) .
GOMES, M. L. A. . Assistência em Saúde no campo da Nutrição. 1999 (Assistência em Saúde) .
Projetos de pesquisa
-
1998 - 1998
Perfil Nutricional de Atletas de Futebol dos Principais Clubes do Brasil, Descrição: cadastrado na UNIRIO - código 4024/9407 -. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Lúcia de Araújo Gomes - Coordenador.
-
1998 - 1998
Modificações de preparações de dietas normais aplicadas a diversas patologias", Descrição: Estudo de novas preparações para dietas especiais a partir da modificação da dieta normal. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Lúcia de Araújo Gomes - Integrante / Lucília da Glória Afonso Caldas - Coordenador / Simone da Silveira van Boekel Alexandre Marques - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Nutrição Fundamental. , Av. Pasteur 296, prédio 2, terceiro andar, Urca, 22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25427287, Ramal: 7287
Experiência profissional
1999 - Atual
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1999 - 2004
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1998 - 2004
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefia de Departamento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1996 - 1998
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Chefia do Departamento de Nutrição Fundamental, da Universidade federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
1985 - 1987
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40
1983 - 1985
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2002
Ensino, Curso de Graduação Em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo Experimental dos Alimentos
-
01/2001
Outras atividades técnico-científicas , Conselho Universitário, Conselho Universitário.,Atividade realizada, Representante da categoria Professor Auxiliar pelo CCBS.
-
09/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Escola de Nutrição.,Cargo ou função, Membro Comissão de Revalidação de Diplomas de Curso de Graduação em Nutrição.
-
03/2000
Estágios , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Nutrição em Saúde Pública.,Estágio realizado, Estágio Supervisionado em Nutrição Social.
-
10/1999
Extensão universitária , Pró Reitoria Administrativa, Departamento de Recursos Huamnos.,Atividade de extensão realizada, Programa de Assistência a Atenção Integral à Saúde do Servidor (PAIS).
-
08/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Nutrição Fundamental.,Linhas de pesquisa
-
03/1999
Extensão universitária , DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO FUNDAMENTAL, .,Atividade de extensão realizada, Projeto.
-
01/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Nutrição Fundamental.,Cargo ou função, Consultor em Nutrição no Esporte junto ao Departamento de Remo do Clube Botafogo de Futebol e Regatas.
-
08/1997
Ensino, Curso de Graduação Em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição Fundamental
-
07/1997
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Nutrição Fundamental.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão Comendo Saúde - Orientação Nutricional da Comunidade da UNIRIO.
-
07/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Escola de Nutrição.,Cargo ou função, Membro Comissão de Matrícula Curso Graduação em Nutrição.
-
03/1996
Ensino, Curso de Graduação Em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição e Condicionamento Físico
-
02/1995
Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Nutrição Fundamental.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Departamento.
-
02/1995
Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Nutrição Fundamental.,Cargo ou função, Chefe do Departamento.
-
02/1995
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.,Atividade realizada, Conselho de Centro Universitário (CCBS).
-
03/1993
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.,Atividade realizada, Membro do Colegiado do Departamento.
-
03/1985
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.,Atividade realizada, Membro do Colegiado do Curso de Graduação em Nutrição.
-
03/1999 - 12/1999
Ensino, Curso de Graduação Em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica Aplicada a Nutrição
-
12/1996 - 12/1999
Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Ensino e Pesquisa, Conselho de Ensino e Pesquisa.,Atividade realizada, Representante Professores Auxiliares junto ao Conselho de Ensino e Pesquisa da UNIRIO.
-
06/1997 - 12/1997
Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Escola de Nutrição.,Cargo ou função, Direção da Escola de Nutrição (Substituição).
-
03/1993 - 12/1995
Ensino, Curso de Graduação Em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição e Atividade Física
-
11/1991 - 07/1992
Direção e administração, Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, Departamento de Pesquisa Divisão de Pesquisa.,Cargo ou função, Chefe da Divisão de Pesquisa.
-
01/1986 - 11/1991
Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Deopartamento de Tecnologia de Alimentos.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Departamento.
-
01/1986 - 11/1991
Ensino, Curso de Graduação Em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição de Alimentos, Tecnologia de Alimentos
-
03/1984 - 12/1985
Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Nutrição Aplicada.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Departamento.
-
03/1984 - 12/1985
Ensino, Curso de Graduação Em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dietoterapia
1982 - 1982
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20
Atividades
-
01/1982 - 12/1982
Ensino,,Disciplinas ministradas, Nutrição Normal
-
01/1982 - 12/1982
Estágios , Centro Biomédico, Departamento de Enfermagem de Saúde Pública.,Estágio realizado, Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica.
1996 - 2004
Escola de Nutrição da UNIRIOVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento de Nutrição Fundamental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/1996 - 12/1996
Ensino, graduação em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição e Atividade Física, Nutrição Normal
1997 - 2004
Escola de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: , Enquadramento Funcional: professor substituto eventual da Direção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2004 - 12/2004
Ensino, graduação em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Abordagens Especiais em Educação
-
03/2004 - 07/2004
Ensino, graduação em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição e Condicionamento Físico, Abordagens Especiais em Educação
-
08/1998 - 07/2004
Pesquisa e desenvolvimento , CCBS-Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIRIO, .,Linhas de pesquisa
-
08/1998 - 07/2004
Treinamentos ministrados , DNF - Departamento de Nutrição Fundamental, .,Treinamentos ministrados, "Manuseio e utilização de equipamentos de antropometria, usados para as avaliações
-
03/1998 - 07/2004
Direção e administração, CCBS-Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIRIO, .,Cargo ou função, Perfil nutricional de atletas de Futebol dos Principais Clubes do Brasil.
-
03/1998 - 07/2004
Pesquisa e desenvolvimento , CCBS-Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIRIO, .,Linhas de pesquisa
-
07/1997 - 07/2004
Extensão universitária , CCBS-Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIRIO, .,Atividade de extensão realizada, "Comendo Saúde - orientação nutricional da comunidade da Unirio".
-
08/2003 - 12/2003
Ensino, graduação em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição e Condicionamento Físico, Avaliação Nutricional
-
03/2003 - 12/2003
Ensino, graduação em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição e Condicionamento Físico
-
03/2003 - 07/2003
Ensino, graduação em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição e Condicionamento Físico
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, graduação em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição e condicionamento físico, Estudo Experimental dos Alimentos
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, graduação em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição e Condicionamento Físico, Estudo Experimental dos Alimentos
-
03/2002 - 12/2002
Ensino, graduação em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição e Atividade Física, Nutrição Normal
-
08/1996 - 05/2002
Direção e administração, DNF - Departamento de Nutrição Fundamental, .,Cargo ou função, Chefia do Departamento de Nutrição Fundamental.
-
08/1996 - 05/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, CCBS-Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIRIO, .,Cargo ou função, Conselheira do CCBS, pela chefia do DNF.
-
08/2001 - 12/2001
Ensino, graduação em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição e Atividade Física, Estudo Experimental dos Alimentos
-
03/2001 - 12/2001
Ensino, graduação em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição e Atividade Física, Estudo Experimental dos Alimentos
-
08/2000 - 12/2000
Ensino, graduação em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição e Atividade Física
-
03/2000 - 12/2000
Ensino, graduação em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição e Atividade Física
-
08/1998 - 07/2000
Treinamentos ministrados , DNF - Departamento de Nutrição Fundamental, .,Treinamentos ministrados, treinamento de práticas com utilização de equipamentos específicos de antropometria para quatro alunos do projeto de extensão "Comendo Saúde"
-
03/1999 - 12/1999
Ensino, graduação em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição e Atividade Física, Bioquímica Aplicada à Nutrição
-
03/1999 - 08/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Nutrição da UNIRIO, .,Cargo ou função, Membro da Comissão organizadora do XXI Encontro de Nutrição.
-
08/1998 - 12/1998
Ensino, graduação em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição e Atividade Física, Nutrição Normal
-
03/1998 - 12/1998
Ensino, graduação em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição e Atividade Física, Fisiologia da Nutrição
-
08/1997 - 12/1998
Ensino, graduação em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição e Atividade Física
-
05/1998 - 05/1998
Extensão universitária , CCBS-Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIRIO, .,Atividade de extensão realizada, Palestra sobre "Nutrição do Atleta" para a comissão técnica e atletas do Botafogo de Futebol e Regatas.
-
08/1996 - 03/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino e Pesquisa - representação da classe de Prof.Auxiliar, .,Cargo ou função, Conselheira.
-
03/1997 - 12/1997
Ensino, graduação em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição e Atividade Física
-
06/1997 - 07/1997
Direção e administração, Escola de Nutrição da UNIRIO, .,Cargo ou função, Substituta da Diretora.
-
03/1996 - 07/1996
Ensino, graduação em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição e Atividade Física, Nutrição Normal, Fisiologia da Nutrição
1998 - 1998
Conselho de Ensino e Pesquisa da UnirioVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: representante dos professores, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
representante eleito
1998 - 2000
UnirioVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Comissão de Avaliação para reingresso e transferência da Escola de Nutrição
1998 - 2000
Universidade Federal do Estado doRio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Membro da Comissão de Estruturação de Pós-graduação strictu sensu da Escola de Nutrição da Unirio
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Lúcia de Araújo Gomes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?