Sandra Memari Trava

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Ciências, Letras e Educação, Presidente Prudente (1983), Mestrado em Educação pela Universidade São Francisco, Itatiba (2006) e doutorado em Educação pela Universidade São Francisco, Itatiba (2015). Seus estudos se baseiam na perspectiva histórico cultural, com ênfase nos seguintes temas: práticas de leitura na escola, formação do professor e trabalho docente.

Informações coletadas do Lattes em 12/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em educação

2011 - 2015

Universidade São Francisco - USF
Título: o trabalho docente de uma professora: práticas de leitura em foco
Luzia Bueno. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: autoconfrontação simples; Interacionismo sociodiscursivo; Trabalho docente; práticas de leitura em sala de aula.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Mestrado em Mestrado em Educação

2004 - 2006

Universidade São Francisco- USF- Itatiba
Título: O processo de mudança do sujeito-professor no trabalho com práticas de leitura na escola,Ano de Obtenção: 2006
Elizabeth dos Santos Braga.Bolsista do(a): GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, SEE, Brasil. Palavras-chave: Perspectiva histórico-cultural; Ensino Fundamental; Leitura; Narrativa.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Grande área: Ciencias Humanas/ Área: Educação. Setores de atividade: Educação.

Especialização em andamento em Pós-graduação em Neurociências e Inteligência Emocional aplicado à Educação

2022 - Atual

Faculdade Cristã da Cidade

Especialização em Especialização em Currículo e Práticas Educativas

1999 - 2001

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Currículo e Práticas Educativas

Especialização em Leitura e Produção de textos

1996 - 1997

Universidade de Taubaté
Título: Leitura e Produção de textos

Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola

2009 - 2009

Universidade Federal de São Carlos
Título: Gênero e diversidade na escola. Ano de finalização: 2009

Graduação em Pedagogia

2015 - 2016

Faculdade da Aldeia de Carapicuiba

Graduação em Letras

1980 - 1983

Faculdade de Ciências, Letras e Educação

Formação complementar

2004 - 2006

Extensão universitária em Mestrado em Educação. , Universidade São Francisco- USF- Itatiba, USF, Brasil.

1999 - 2001

Extensão universitária em Currículo e Prática Educativa. , PUC - Rio de Janeiro, PUC, Brasil.

1996 - 1997

Leitura e Produção de textos. , Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Grande área: Línguística, Letras e Artes/ Área Letras/ Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Grande área: Ciencias Humanas/ Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Grande área: Linguística/ Área: Letras.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Grande área: Linguística/ Área: Letras/Especialidade: Grande área: Letras e Artes/ Área: línguística/ Subárea: Linguística aplicada.

Participação em eventos

VIII SIGET- Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.A complexidade do trabalho docente: prescrições seguidas pelo professor. 2015. (Simpósio).

V SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Lingua Portuguesa.O TRABALHO DOCENTE COM A LEITURA EM UMA ENTREVISTA DE AUTOCONFRONTAÇÃO SIMPLES: POSSIBILIDADES DE COMPREENSÃO E FORMAÇÃO DO AGIR DO PROFESSOR. 2015. (Simpósio).

19 INPLA- Intercâmbio de Pesquisa e Linguística Aplicada; 5 SIL- Seminário Internacional de Linguística.O trabalho docente: reflexão de uma professora sobre práticas de leitura nas aulas de matemática. 2013. (Seminário).

Colóquio Internacional Analisar o Trabalho Educacional.O trabalho docente de uma professora das séries iniciais. 2013. (Outra).

II Encontro do grupo ALTER/AGE- Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas de São Paulo (USP).O trabalho do professor alfabetizador: do prescrito ao realizado. 2013. (Encontro).

IV CLAFPL- Congresso Latino Americano de Formação de Professores de Línguas- Universidade de Brasília (UnB). O trabalho docente: o realizado e a distância do prescrito. 2013. (Congresso).

I Encontro do grupo ALTER-AGE.Trabalho docente: práticas de leitura entre o trabalho prescrito e realizado. 2012. (Encontro).

II Seminário Interno do Programa de Pós- Graduação ? Educação, Cultura Digital e os desafios da Educação.Trabalho docente: entre o prescrito e o que é possível de se realizar. 2012. (Seminário).

II - SIELP- Simpósio Internacional de Língua Portuguesa.O trabalho docente: reflexões sobre os modos de leitura. 2012. (Simpósio).

2ª Jornada de Neurociências em Educação. 2011. (Outra).

I SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.As representações de leitura dos professores de 1ª a 4ª série ciclo I - ensino fundamental. 2011. (Simpósio).

5 Seminário Nacional- O professor e a leitura do jornal.Como a construção de um jornal da escola pode contribuir para a interação e o envolvimento dos alunos do Ensino Fundamental e Médio. 2010. (Seminário).

Seminário: Como aumentar a audiência no Ensino Médio?. 2010. (Seminário).

Seminário Internacional. 2010. (Seminário).

COLE- 17 CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. Práticas de leitura na escola: uma reflexão sobre os processos interativos e discursivos em torno do texto. 2009. (Congresso).

16.Congresso de leitura do Brasil - UNICAMP. Uma reflexão sobre o trabalho do sujeito-professor com práticas de leitura na escola. 2007. (Congresso).

16o. INPLA- Intercâmbio de Pesquisas em Linguistica aplicada. O sujeito-professor no trabalho com práticas de leitura na escola: processo de (re) significação. 2007. (Congresso).

VIII- Encontro de pesquisa em Educação na região sudeste. Repensando o trabalho com práticas de leitura na escola: uma reflexão sobre o conceito de leitura interativa. 2007. (Congresso).

III- Jornada de Educação: Universidade São Francisco- Itatiba. O pensar sobre a própria prática no trabalho com leitura na escola. 2006. (Congresso).

IV Encontro de Pós-graduação Stricto Sensu.Práticas de leitura: uma perspectiva interativa e discursiva. 2005. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • TRAVA, Sandra Memari . As representações de leitura dos professores de 1ª a 4 ª série - CICLO I- Ensino Fundamental. Anais do SIELP , v. 1, p. 776-781, 2011.

  • TRAVA, Sandra Memari . Como a construção de um jornal da escola pode contribuir para a interação e o envolvimento dos alunos do Ensino Fundamental e Médio. Seminário Nacional O Professor e a Leitura do Jornal , v. único, p. CD-ROM-CD-ROM, 2010.

  • TRAVA, Sandra Memari . Práticas de leitura na escola: uma reflexão sobre os processos interativos e discursivos em torno do sentido do texto. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil , v. único, p. . CD-ROM-. CD-ROM, 2009.

  • BUENO, Luzia ; TRAVA, Sandra Memari . O professor e seu papel no manual do PNAIC. In: Rojo, Roxane Helena Rodrigues (Orgs.). (Org.). Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. 1ªed.Campinas: Pontes Editora, 2014, v. 1, p. 189-209.

  • TRAVA, Sandra Memari . Trabalho docente: entre o prescrito e o que é possível de se realizar. In: II- Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012, Itatiba- SP. Cultura Digital e os Desafios da Educação Contemporânea. Itatiba- SP: Editora EDUSF, 2012.

  • TRAVA, Sandra Memari ; Braga, Elizabeth . Uma reflexão sobre o trabalho do sujeito-professor com práticas de leitura na escola. In: 16o. COLE- Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas, SP. No mundo há muitas armadilhas e é preciso quebrá-las. Campinas, SP: ALB, 2007. v. único. p. 01-456.

  • TRAVA, Sandra Memari ; Braga, Elizabeth . Repensando o trabalho com práticas de leitura na escola: uma reflexão sobre o conceito de leitura interativa. In: VII encontro de pesquisa em educação da região sudeste, 2007, Vitória- Espírito Santo. VIII encontro de pesquisa em educação da região sudeste. Vitória: ANPED - CNPQ, 2007. v. Único. p. 01-571.

  • TRAVA, Sandra Memari ; BUENO, Luzia . A complexidade do trabalho docente: prescrições seguidas pelo professor. In: VIII SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2015, São Paulo. VIII SIGET- Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2015. v. único. p. 01-99.

  • TRAVA, Sandra Memari ; BUENO, Luzia . O trabalho docente: o realizado e a distância do prescrito. In: IV CLAFPL- Congresso Latino Americano de Formação de Professores de Línguas- Universidade de Brasília (UnB), 2013, Brasilia. IV CLAFPL- Congresso Latino Americano de Formação de Professores de Línguas, 2013.

  • TRAVA, Sandra Memari ; BUENO, Luzia . O trabalho do professor alfabetizador: do prescrito ao realizado. In: II Encontro do grupo ALTER/AGE- Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências da Universidade de São Paulo (USP), 2013, São Paulo. II Encontro do grupo ALTER/AGE- Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências da Universidade de São Paulo (USP), 2013.

  • TRAVA, Sandra Memari ; BUENO, Luzia . O trabalho docente: reflexão de uma professora sobre práticas de leitura nas aulas de matemática.. In: 19 INPLA- Intercâmbio de Pesquisa e Linguística aplicada; 5 SIL- Seminário internacional de Linguística Aplicada., 2013, São Paulo. 19 INPLA- Intercâmbio de Pesquisa e Linguística aplicada; 5 SIL- Seminário internacional de Linguística Aplicada., 2013.

  • TRAVA, Sandra Memari ; BUENO, Luzia . O trabalho docente: reflexão sobre os modos de leitura. In: II SIELP - Simpósio Internacional de Língua Portuguesa, 2012, Uberlãndia. Anais do SIELP, 2012. v. 1. p. 1-55.

  • TRAVA, Sandra Memari . Trabalho docente: práticas de leitura entre o trabalho prescrito e realizado. In: I Encontro do grupo ALTER-AGE - USP, 2012, São Paulo. I Encontro do grupo ALTER-AGE. São Paulo, 2012.

  • TRAVA, Sandra Memari . As representações de leitura dos professores de 1ª a 4ª série cilco I - ensino fundamental. In: I SILEP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2011, Uberlândia - MG. I - SIimpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa - caderno de resumos, 2011. v. único.

  • TRAVA, Sandra Memari . Práticas de leitura na escola: uma reflexão sobre os processos interativos e discursivos em torno do sentido do texto. In: 17 COLE- Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas- SP. Caderno de resumos e programação do Congresso de Leitura do Brasil. Campinas, SP: ALB - UNICAMP -FE, 2009. v. único. p. 136-137.

  • TRAVA, Sandra Memari . O sujeito-professor no trabalho com práticas de leitura na escola: processo de (re)significação. In: 16 INPLA- Intercâmbio de Pesquisas em Linguísitca Aplicada. Puc, 2007, São Paulo. 16o. Inpla- Intercâmbio de pesquisas em linguistica aplicada. São Paulo, 2007. v. único.

  • TRAVA, Sandra Memari ; Braga, Elizabeth . Práticas de leitura: uma perspectiva interativa e discursiva. In: IV- Encontro de Pós-graduação Stricto Sensu, 2005, Itatiba, SP.. IV- Encontro de Pós-graduação Stricto Sensu. Itatiba: Editoração eletrônica e revisão, 2005. v. Único.

  • TRAVA, Sandra Memari ; BUENO, Luzia . A complexidade do trabalho docente: prescrições seguidas pelo professor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRAVA, Sandra Memari ; BUENO, Luzia . O TRABALHO DOCENTE COM A LEITURA EM UMA ENTREVISTA DE AUTOCONFRONTAÇÃO SIMPLES: POSSIBILIDADES DE COMPREENSÃO E FORMAÇÃO DO AGIR DO PROFESSOR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TRAVA, Sandra Memari ; BUENO, Luzia . O trabalho docente: o realizado e a distância do prescrito. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRAVA, Sandra Memari ; BUENO, Luzia . O trabalho do professor alfabetizador: do prescrito ao realizado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRAVA, Sandra Memari ; BUENO, Luzia . O trabalho docente: reflexão de uma professora sobre práticas de leitura nas aulas de matemática.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRAVA, Sandra Memari ; BUENO, Luzia . O trabalho docente: reflexão sobre os modos de leitura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRAVA, Sandra Memari . Trabalho docente: entre o prescrito e o que é possível de se realizar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRAVA, Sandra Memari . As representações de leitura dos professores de 1ª a 4ª série ciclo I - ensino fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRAVA, Sandra Memari . Como a construção de um jornal da escola pode contribuir para a interação e o envolvimento dos alunos do Ensino Fundamental e Médio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRAVA, Sandra Memari . Práticas de leitura na escola: uma reflexão sobre os processos interativos e discursivos em torno do sentido do texto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRAVA, Sandra Memari ; TRAVA, Sandra Memari . Uma reflexão sobre o trabalho do sujeito-professor com práticas de leitura na escola. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRAVA, Sandra Memari ; Braga, Elizabeth . Práticas de leitura: uma perspectiva interativa e discursiva. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Colégio São Francisco de Assis, Colégio São Francisco de Assis. , Rua Marechal Rondon, Jardim Amália, 12280019 - Caçapava, SP - Brasil, Telefone: (12) 36522168

Experiência profissional

1983 - 2016

Governo do Estado de São Paulo

Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Professora efetiva- E.E. Profa. Ayr Picanço B, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1993 - 1995

Serviço Social da Indústria- Osasco

Vínculo: Professora de Inglês, Enquadramento Funcional: Professora

1997 - 2001

Instituto São josé

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

2001 - 2002

Escola Técnica Everardo Passos- são José dos Campos

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora -

2013 - 2014

Universidade de Taubaté

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 8

2017 - 2021

Colégio São Francisco de Assis

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 17