Elane Santos Souza
Doutoranda em Difusão do Conhecimento pelo Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento - DMMDC (2020). Mestre em Engenharia de Sistemas e Produtos pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA (2019). Possui pós-graduação em Formação Docente Ensino Superior:Abordagens Pedagógicas Contemporâneas pelo Centro Universitário Jorge Amado (2011) e Docência do Ensino Superior, Saberes e Práticas do Ensino Presencial e EaD pelo Centro Universitário Jorge Amado (2011), é graduada em Engenharia de Telecomunicações pelo Centro Universitário Jorge Amado (2007).
Informações coletadas do Lattes em 26/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Difusão do Conhecimento
2020 - Atual
Universidade Federal da Bahia
Título: Problemas de Consenso em Modelos Sociais
José Mário Araújo. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Mestrado profissional em Engenharia de Sistemas e Produtos
2017 - 2019
Instituto Federal da Bahia
Título: TRANSPORTADOR AUTOMÁTICO DE AUXÍLIO A IMERSÃO DE PACIENTES EM TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO EM PISCINAS FECHADAS, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: José Mário Araújo
Palavras-chave: Modelo de Utilidade; Transportador Automático; Piscinas Fechadas; Acessibilidade; Controle em Malha Fechada.Grande área: Engenharias
Especialização em Docência no Ensino Superior: Saberes e práticas no
2009 - 2011
Centro Universitário Jorge Amado
Título: PROJETO APLICADO: DISCIPLINA PLANEJAMENTO DE SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES
Orientador: Lenir Abreu
Especialização em Formação Docente Ensino Superior:Abordagens Pedagó
2009 - 2011
Centro Universitário Jorge Amado
Título: A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE ENGENHARIA
Orientador: Maria da Glória Gonçalves
Graduação em Engenharia de Telecomunicações
2002 - 2006
Centro Universitário Jorge Amado
Título: UMA SOLUÇÃO PARA TRANSPORTE DE INFORMAÇÕES DE AUTOMAÇÃO EM REDES MULTI-MESTRE
Orientador: Silvio Fernando Santana
Formação complementar
2018 - 2018
Uso Estratégico de Patentes em Projetos de P&D e Negócios. (Carga horária: 18h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
2017 - 2017
MS Project. (Carga horária: 30h). , TORCH Engenharia e Computação Gráfica Ltda, TORCH, Brasil.
2016 - 2016
Aprendizagem Eficaz, com Foco em Resultados. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Cultura da mobilidade e Educação: desvendando poss. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2012 - 2012
Programa de Formação Docente: Problematização e Ap. (Carga horária: 16h). , Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
2007 - 2008
CCNA. (Carga horária: 140h). , SENAI - Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Automação e controle industrial.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
Organização de eventos
SOUZA, E. S. . II Encontro de Ciência, tecnologia e Inovação. 2016. (Outro).
SOUZA, E. S. . I Encontro de Ciência, Tecnologia e Inovação. 2015. (Outro).
SOUZA, E. S. . Mostra de Projetos. 2015. (Exposição).
SOUZA, E. S. . Mostra de Projetos. 2014. (Exposição).
SOUZA, E. S. . Mostra de Projetos. 2013. (Exposição).
Participação em eventos
Interculte.Noções de MS-Projet para engenheiros. 2016. (Outra).
Participação em bancas
LAGO, P. H.;SOUZA, E. S.. O Cenário Energético Brasileiro e a Importância do Uso de Fontes Renováveis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Petróleo e Gás) - Centro Universitário Jorge Amado.
NASCIMENTO, A. C. F.;SOUZA, E. S.. A Importância dos Indicadores da Manufatura Enxuta no Setor de Pintura de Carroceria de uma Indústria Automobilística. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Jorge Amado.
FONSECA, M. J.;SOUZA, E. S.. Gerenciamento e melhoria da qualidade em obras públicas. Estudo de caso no município de Camaçari. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Jorge Amado.
CRUZ, C. B.;SOUZA, E. S.. A influência da mão de obra que atua na indústria da construção civil para execução dos serviços de fachadas.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Jorge Amado.
SOUZA, E. S.. A importância das ferramentas da qualidade como um item de controle dentro de uma organização. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Jorge Amado.
SOUZA, E. S.. Logística reversa como vantagem competitiva às empresas se tornando uma realidade do inter-relacionamento com o cliente do pós venda e pós consumo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Jorge Amado.
SOUZA, E. S.. Análise de riscos das caldeiras nas falhas de operação dos equipamentos de segurança: Estudo de caso na R&W Chemicals. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Jorge Amado.
SOUZA, E. S.. Benefícios da padronização do processo através do macanismo de gestão da qualidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Jorge Amado.
SOUZA, E. S.. Os impactos da gestão de estoques nos custos logísticos de uma empresa - Estudo de caso numa empresa de plásticos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Jorge Amado.
SILVA, E.; NEVES, B.;SOUZA, E. S.. SBTVD - Sistema Brasileito de TV Digital. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Telecomunicações) - Centro Universitário Jorge Amado.
CERQUEIRA, M.; DUARTE, G.;SOUZA, E. S.. Utilização de repetidor celular para cobertura da rede de telefonia móvel GSM no interior dos estados da Bahia e Sergipe. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Telecomunicações) - Centro Universitário Jorge Amado.
Orientou
MANUFATURA ENXUTA NA ELIMINAÇÃO DE DESPERDÍCIOS: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA M & T NO MUNICÍPIO DE LAURO DE FREITAS-BA; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Elane Santos Souza;
PREVISÃO DE DEMANDA: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE FERTILIZANTES; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Elane Santos Souza;
MELHORIA DAS INFORMAÇÕES NO CONTROLE DE PRODUÇÃO ATRAVÉS DO SISTEMA ERP; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Elane Santos Souza;
Aplicação da Teoria de Restrições para Melhor Produção em um Centro de Reparação Automotiva; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Elane Santos Souza;
Sistema de Gerenciamento de Alarme Utilizado em uma Indústria Petroquímica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Elane Santos Souza;
PCP NO FRIGORIFICO DE PEQUENO PORTE NO ESTADO DA BAHIA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Elane Santos Souza;
Licenciamento Ambiental para Torres de Telecomunicações - Telefonia Móvel; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Telecomunicações) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Elane Santos Souza;
Análise de Riscos das Caldeiras nas Falhas de Operação dos Equipamentos de Segurança: Estudo de Caso na R&W Chemicals; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Elane Santos Souza;
Protocolo IP Versão 6; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Telecomunicações) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Elane Santos Souza;
Estudo e implantação de solução de voz sobre IP baseadas em software livres; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Telecomunicações) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Elane Santos Souza;
Automação de Bancadas Experimentais de Escoamento de Fluídos; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Elane Santos Souza;
Automação de Bancadas Experimentais de Escoamento de Fluídos; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Elane Santos Souza;
Produções bibliográficas
-
2014 SOUSA, J. M. S. S. ; MENDES, P. C. S. ; SOUZA, E. S. . A CULTURA DA MOBILIDADE SOB O PRISMA DA CONTEMPORANEIDADE. Revista Olhares , v. 14, p. 28-33, 2014.
-
CARDOSO, Thais da Cruz ; SANTOS, T. R. ; SANTANA, Salomão José de ; SOUZA, E. S. . ANÁLISE DO PROCESSO PRODUTIVO PARA MELHORIAS NO PCP POR MEIO DA PREVISÃO DE DEMANDA: Estudo de Caso em um sistema produtivo de esquadrias padronizadas em PVC. AQUILA (RIO DE JANEIRO) , 2017.
-
SOUZA, E. S. . Noções Básicas de Ms Project para Engenheiros. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, E. S. ; SOUZA, E. S. . NOÇÕES BÁSICAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS UTILIZANDO O MSPROJET. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Alves, Jéssica M.C.S. ; SOUZA, E. S. . Telemedição: As Telecomunicações Impulsionando a Energia 2011 (Tutoriais).
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2015
Universidade SalvadorVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor N2, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora Curso Técnico
2025 - Atual
Centro Universitário Jorge AmadoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Interina, Carga horária: 30
Outras informações:
Coordenadora Interina dos cursos presencias de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Quimica, Engenharia Elétrica, dos cursos semipresenciais de Enganharia Mecânica, Engenharia Elétrica e cursos EAD de CST em Engenharia de Produção Industrial e Engenharia de Produção.
2024 - Atual
Centro Universitário Jorge AmadoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 9
Outras informações:
Atividades desenvolvidas: Professora dos cursos de Engenharia de Elétrica e Engenharia Mecânica das disciplinas Sistemas Automatizados, Instrumentação, Controle e Automação, Projeto Integrador e Criatividade, Inovação e Experiência; Planejamento e elaboração de material para aula; Plano de aula; Avaliações; Lista de exercícios e estudo dirigido.
2012 - 2020
Centro Universitário Jorge AmadoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações:
Atividades desenvolvidas: Professora do curso de Engenharia de Produção das disciplinas PCP - Planejamento e Controle da Produção e Modelagem Simulação nos Sistemas de Produção, do curso de Engenharia de Petróleo e Gás da disciplina Controle e Automação Industrial, do curso de Engenharia Mecânica da disciplina Automação Industrial; Planejamento e elaboração de material para aula; Plano de aula; Avaliações; Lista de exercícios e estudo dirigido.
2008 - 2012
Kofre TelecomunicaçõesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisor de Engenharia, Carga horária: 44
Outras informações:
Supervisão e coordenação de equipes; Acompanhamento na manutenção e gerenciamento de sistemas e redes de telecomunicações.
2007 - 2008
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da BahiaVínculo: Cooperativa, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividades desenvolvidas: Avaliações e estudos para implantações e melhorias nas unidades dos Centros Digitais de Cidadania.
2009 - 2010
SENAI - Departamento Regional da BahiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividades desenvolvidas: Instrutora para o curso de técnico em telecomunicações na disciplina: Tecnologias móveis; Planejamento e elaboração de material para aula; Plano de aula; Avaliações; Lista de exercícios e estudo dirigido.
2007 - 2007
SENAI - Departamento Regional da BahiaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividades desenvolvidas: Instrutora para o curso de técnico em telecomunicações na disciplina: Tecnologias móveis; Planejamento e elaboração de material para aula; Plano de aula; Avaliações; Lista de exercícios e estudo dirigido.
2013 - 2015
Instituto Federal da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino a Distância (EAD), Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Elane Santos Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?