Joel Luís Dumke

Empreendedor Individual desde 2014, atuando nos eixos sociais, educacionais e ambientais. Mestre em Educação pelo Centro Univesitário Unilasalle (2010-2012) com eixo de pesquisa Juventudes e trabalho associativo. Experiências com docência em cursos livres, cursos de extensão e pós-graduação, atuando nas disciplinas: Pesquisa Social; Cooperativismo e Associativismo; Economia Solidária e Relações Interpessoais; Direitos Humanos; Convivência Familiar e Comunitária; Juventudes; Geração de Trabalho e Renda. Atuação em pesquisa com coletivos sociais em vista da construção de projetos de vida, pessoais e profissionais. Experiência em mediação de conflitos em empreendimentos de geração de trabalho e renda na economia solidária. Consultor e assessor junto a OSCs, desenvolvendo estratégias de sustentabilidade nas esferas sociais, educacionais e ambientais, auxiliando no planejamento, articulação, monitoramento e execução de programas e projetos que visam o fortalecimento da gestão de OSCs.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em em Educação

2010 - 2012

Centro Univesitário Unilasalle
Título: JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NO TRABALHO COOPERATIVO APOIADO PELO TECNOSOCIAL/UNILASALLE,Ano de Obtenção: 2012
Cleber Gibbon Ratto.Palavras-chave: Juventudes; Identidades; Trabalho; Cooperativismo; Sociabilidade.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em A gestão do cuidado para uma escola que protege

2010 - 2011

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: POR UMA EDUCAÇÃO DO CUIDADO: JUVENTUDES E ESCOLAS CONSTRUINDO LAÇOS

Graduação em Teologia com Ênfase em Educação Cristã

2002 - 2007

Faculdade EST
Título: Pedagogia de Projetos: um convite à descoberta
Orientador: Remí Kleim
Bolsista do(a): Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, IECLB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Curso Prático do Portal dos Convênios/SICONV. (Carga horária: 32h). , Núcleo de Apoio à Pesquisa e Educação Continuada, NAPEC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Cooperativismo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Cooperativismo/Especialidade: Geração de Trabalho e Renda.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Juventudes/Especialidade: Juventudes.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Projetos/Especialidade: Projetos Socias.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Cooperativismo/Especialidade: Associativismo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DUMKE, Joel Luis . Elaboração e gestão de Projetos Sociais. 2012. (Outro).

DUMKE, Joel Luis ; CARGNIN, Tiago de Mello . Elaboração de Projetos: da teoria à prática. 2012. (Outro).

DUMKE, Joel Luis . Cooperação e Humanismo. 2012. (Outro).

DUMKE, Joel Luis . Cooperativismo e Sustentabilidade. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação na UNISINOS. A PRODUÇÃO DE SABERES E SENTIDOS NA FORMAÇÃO DE RECICLADORES/AS DE UM EMPREENDIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA. 2012. (Congresso).

II Jornadas Mercosul.APLICAÇÃO DE OFICINAS DE TRIAGEM, RECICLAGEM E CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS SÓLIDOS EM COOPERATIVAS DE CANOAS-RS. 2012. (Outra).

VII Congresso internacional de Educação. Construção democrática dos centros de artesanato: refletindo a organização participativa no projeto economia solidária como estratégia de desenvolvimento de canoas e região. 2011. (Congresso).

VII Semana de Iniciação Científica do UNILASALLE.A Construção de Identidades de Jovens Trabalhadores em Empreendimentos Coletivos de Geração de Trabalho e Renda Acompanhados pelo TECNOSOCIAL/UNILASALLE. 2011. (Outra).

VII Simpósio de Aconselhamento e Psicologia Pastoral. 2011. (Simpósio).

Seminário sobre prática de Transparência nas ONGs. 2010. (Seminário).

I Encontro Nacional de Adolescentes do Fórum Nacional DCA. 2009. (Encontro).

V Simpósio de Ensino Religioso.Pedagogia de projetos: um convite à descoberta a partir das aulas de Ensino Religioso. 2008. (Simpósio).

Princípios para Gestão Sustentável. 2007. (Oficina).

VI Salão de Pesquisa da EST.Pedagogia de Projetos no Currículo do Ensino Médio. 2007. (Outra).

V Seminário do Terceiro Setor do Rio Grande do Sul: gestão e terceiro setor. 2007. (Seminário).

8º Fórum de Leituras Paulo Freire.Diálogo com crianças na perspectiva de Freire. 2006. (Outra).

II Semana Científica do UNILASALLE.Paulo Freire: Por uma Pedagogia da Libertação. 2006. (Outra).

II Semana Científica do UNILASALLE.Cartilhas de alfabetização e o método Paulo Freire: 25 anos de história. 2006. (Outra).

V Salão de Pesquisa da EST.Fundação Luterana de Diaconia: projetos de vida. 2006. (Outra).

V Simpósio Internacional de Aconselhamento e Psicologia Pastoral.Diálogo com Crianças enlutadas na perspectiva de Freire. 2006. (Simpósio).

V Simpósio Internacional de Aconselhamento e Psicologia Pastoral. 2006. (Simpósio).

III Simpósio de Ensino Religioso. 2005. (Simpósio).

III Simpósio sobre Identidade Luterana e Ética. 2005. (Simpósio).

IV Salão de Pesquisa da EST.O des/respeito à cultura do diferentes na educação e/ou a des/valorização dos saberes. 2005. (Outra).

IV Simpósio de aconselhamento e psiclogia pastoral.Uma Abordagem bíblica, teológica e pedagógica referente as perdas na vida da cirança e suas respectivas consequencias. 2005. (Simpósio).

IV Simpósio de Aconselhamento e Psicologia Pastoral. 2005. (Simpósio).

Semana Acadêmica: Teologia e relações de poder. 2005. (Outra).

VII Edição do Seminário Internacional de Educação.A Valorização da Cultura doc Campo nas Escolas do meio Rural e na Formação de Professores para o meio Rural. 2005. (Seminário).

XVII Salão de Iniciação Científica da UFRGS.O des/respeito à cultura do diferente na educação e/ou a desvalorização dos saberes. 2005. (Outra).

III Salão de Pesquisa da EST.A valorização da cultura do campo na educação patoral. 2004. (Outra).

XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS.A valorização da Cultura do Campo para a educação no meio rural. 2004. (Outra).

XVI Salão de Iniciação Científica e XIII Feira de Iniciação Científica da UFRGS.XVI Salão de Iniciação Científica e XIII Feira de Iniciação Científica da UFRGS. 2004. (Outra).

II Simpósio de Aconselhamento e Psicologia Pastoral.II Simpósio de Aconselhamento e Psicologia Pastoral. 2003. (Simpósio).

Seminário de Atualização em Juventude.Seminário de Atualização em Juventude. 2003. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Balduino Antonio Andreola

ANDREOLA, B. A.; MOURA, E. P. G.; WONDRACEK, Karin Hellen Kepler; RATTO, C. G.. Juventudes contemporâneas e a construção de identidades no trabalho cooperativo apoiado pelo Tecnosocial/Unilasalle. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Karin Hellen Kepler Wondracek

WONDRACEK, Karin H. Kepler; ANDREOLA, Balduino Antonio; MOURA, Eliana Perez Gonçalves de; RATTO, Cleber Gibbon. JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NO TRABALHO APOIADO PELO TECNOSOCIAL/UNILASALLE. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Karin Hellen Kepler Wondracek

KARIN WONDRACEK; ANDREOLA, Balduino Antonio. Juventudes Contemporâneas e a Construção das Identidades no trabalho cooperativo apoiado pelo Tecnosocial/Unilasalle. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Eliana Perez Gonçalves de Moura

Androela, B.;MOURA, E. P. G.; WONDRACEK, K. H.; RATTO, Cleber Gibbon. Juventudes Contemporãneas e a Construção de Identidades no Trabalho Cooperado. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Centro Universitario La Salle.

Eliana Perez Gonçalves de Moura

RATTO, Cleber Gibbon;MOURA, E. P. G.; Androela, B.; WONDRACEK, K. H.. Juventudes Contemporãneas e a Construção de Identidades no Trabalho Cooperado. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Centro Universitario La Salle.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Cristina Graça do Nascimento

Mulheres Chefe de Família; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social e Projetos Sociais) - Centro Educacional Capacitar; Orientador: Joel Luis Dumke;

Rosicler Lopes

O TRABALHO DO ASSITENTE SOCIAL JUNTO AOS PROJETOS SOCIAS NO FORTALECIMENTO DAS RELAÇÕES FAMILIARES; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social e Projetos Sociais) - Centro Educacional Capacitar; Orientador: Joel Luis Dumke;

JULIANA WERBERICH

O IMPACTO DOS PROJETOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NA VIDA DAS MULHERES VITIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: UMA FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social e Projetos Sociais) - Centro Educacional Capacitar; Orientador: Joel Luis Dumke;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Gisela Beulke

Uma abordagem bíblica, teológica e pedagógica referente às perdas cotidianas na vida do ser humano e suas respectivas conseqüências; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Teologia) - Escola Superior de Teologia; Orientador: Gisela Beulke;

Elize Huegel Pires

Por uma educação do cuidado: juventudes e escolas construindo laços de afetividade; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Elize Huegel Pires;

Remi Klein

A relevância da pedagogia de projetos nas aulas de Ensino Religioso; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Teologia) - Faculdade EST; Orientador: Remi Klein;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DUMKE, Joel Luis ; RATTO, Cleber Gibbon . Juventudes, trabalho e modos de cooperação: por uma ética da hospitalidade. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental , v. 30, p. 320-334, 2013.

  • DUMKE, Joel Luis . A formação das identidades das juventudes contemporâneas. Educação (Rio Claro. Online) , v. 23, p. 62-75, 2013.

  • RATTO, Cleber Gibbon ; DUMKE, Joel Luis . Inclusión juvenil, educación y trabajo cooperativo. Desicio: educacion de adultos en reclusion , v. 1, p. 55-59, 2013.

  • DUMKE, Joel Luis ; FLORES, C. ; BALESTRIN, P. A. ; STIEDEL, N. . Projeto sujeitos em ação: desafios contemporâneos em duas cooperativas de reciclagem apoiadas pelo TECNOSOCIAL/UNILASALLE.. Revista Desenvolve , v. 01, p. 63-76-76, 2012.

  • DUMKE, Joel Luis ; PIRES, E. H. . Juventudes: territórios de sentido em espaços contemporâneos. La Salle (Canoas) , v. 17, p. 115, 2012.

  • CARGNIN, Tiago de Mello ; DUMKE, Joel Luis ; BECKER, Tainá Michele . Os centros de capacitação e produção em economia solidária pensados a partir da educação popular. La Salle (Canoas) , v. 16, p. 109-116, 2011.

  • DUMKE, Joel Luis ; FERREIRA, L. R. (Org.) . Ações Integradas de Economia Solidária e Desenvolvimento Humano. 1. ed. Caxias: Editora e Gráfica Caxias, 2016. v. 1. 261p .

  • DUMKE, Joel Luis . Ações Integradas - avanços e desafios. In: Joel Luis Dumke; Luciane Rocha ferreira. (Org.). Ações Integradas de Economia Solidária e Desenvolvimento Humano. 1ed.Caxias: Editora e Gráfica Caxias, 2016, v. 1, p. 33-48.

  • DUMKE, Joel Luis ; DIAS, G. R. ; EVANGELLIO, P. R. ; SILVA, V. J. . Economia Solidária na cidade de São Leopoldo - RS. In: Joel Luis Dumke; Luciane Rocha Ferreira. (Org.). Ações Integradas de Economia Solidária e Desenvolvimento Humano. 1ed.Caxias: Editora e Grafica Caxias, 2016, v. 1, p. 77-90.

  • DUMKE, Joel Luis . Juventudes construíndo geração de trabalho e renda em Cooperativas de reciclagem. In: Joel Luis Dumke; Luciane Rocha Ferreira. (Org.). Ações Integradas de Economia Solidária e Desenvolvimento Humano. 1ed.Caxias: Editora e Gráfica Caxias, 2016, v. 1, p. 125-138.

  • DUMKE, Joel Luis . Resultados Alcançados - Projeto de Ações Integradas de EcoSol. In: Joel Luis Dumke; Luciane Rocha Ferreira. (Org.). Ações integradas de Economia Solidária e Desenvolvimento Humano.. 1ed.Caxias do Sul: Editora e Gráfica Caxias, 2016, v. 1, p. 183-242.

  • DUMKE, Joel Luis ; FERREIRA, L. R. . Projeto Ações Integradas de EcoSol - Depoimentos e Avaliações. In: Joel Luis Dumke; Luciane Rocha Ferreira. (Org.). Ações Integradas de Economia Solidária e Desenvolvimento Humano. 1ed.Caxias do Sul: Editora e Gráfica Caxias, 2016, v. 1, p. 243-257.

  • NUNES, M. ; FERREIRA, L. R. ; DUMKE, Joel Luis . Economia Slolidária e Geração de Trabalho e Renda: fomentando outras economias em tempos de crise. In: Joel Luis Dumke; Luciane Rocha Ferreira. (Org.). Ações Integradas de EcoSol e Desenvolvimento Humano. 1ed.Caxias do Sul: Edictora e Gráfica Caxias, 2016, v. 1, p. 107-117.

  • CEVERO, C. ; DUMKE, Joel Luis . A dimensão educativa no trabalho com grupos de economia solidária. In: Joel Luis Dumke; Luciane Rocha Ferreira. (Org.). Ações Integradas de EcoSol e Desenvolvimento Humano. 1ed.Caxias do Sul: Editora e Gráfica Caxias, 2016, v. 1, p. 169-180.

  • DUMKE, Joel Luis . Projeto de Ações Integradas de Economia Solidária e Desenvolvimento Humano. Economia Solidária e o mundo do trabalho: aprender e ensinar. 1ed.Novo Hamburgo: , 2015, v. , p. 11-30.

  • BALESTRIN, P. A. ; DUMKE, Joel Luis ; STIEDEL, N. . A sustentabilidade de um empreendimento de economia solidária: desafios do cooperativismo contemporâneo. In: II Jornadas Mercosul, 2012, Canoas. Revista Mouseion, 2012.

  • DUMKE, Joel Luis . Construção Democrática dos centros de artesanato: refletindo a organização participativa no projeto econimia solidária como estratégia de desenvolvimento de Canoas e região. In: VII Congresso internacional de Educação, 2011, São Leopoldo. VII Congresso Internacional de Educação, 2011.

  • DUMKE, Joel Luis . Pedagogia de projetos: um convite à ação a partir das aulas de Ensino religioso. In: V Simpósio de Ensino Religioso, 2008, São Leopoldo. Ensino Religioso: Diversidade e Identidade. São Leopoldo: Sinodal, 2008. v. 1.

  • DUMKE, Joel Luis . Diálogo com crianças na perspectiva de freire. In: 8º Fórum de Leituras Paulo Freire, 2006, Passo Fundo. 8º Fórum de estudos: Leituras de Paulo Freire. Passo Fundo, 2006.

  • DUMKE, Joel Luis . Uma abordagem bíblica, teológica e pedagógica referente as perdas na vida da criança e suas respectivas consequencias. In: Simpósio de Aconselhamento e Psicologia Pastoral, 2005, São Leopoldo. Bioética: avanços e dilemas numa ótica interdisciplinar, 2005.

  • SALGADO, T. ; DUMKE, Joel Luis . A PRODUÇÃO DE SABERES E SENTIDOS NA FORMAÇÃO DE RECICLADORES/AS DE UM EMPREENDIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA. In: Congresso de IC e Pós-Graduação na UNISINOS, 2012, São Leopoldo. Congresso de IC e Pós-Graduação na UNISINOS, 2012.

  • STIEDEL, N. ; DUMKE, Joel Luis ; BALESTRIN, P. A. ; AMADEO, V. . HISTÓRIAS DE VIDA: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA E A PRODUÇÃO DE SABERES. In: Congresso de IC e Pós-Graduação na UNISINOS, 2012, São Leopoldo. Congresso de IC e Pós-Graduação na UNISINOS, 2012.

  • TREIN, A. ; FARIA, C. ; DUMKE, Joel Luis . JOGOS DE VISIBILIDADE ACERCA DO LUGAR DO CATADOR. In: Congresso de IC e Pós-Graduação na UNISINOS, 2012, São Leopoldo. Congresso de IC e Pós-Graduação na UNISINOS, 2012.

  • SALGADO, T. ; DUMKE, Joel Luis . APLICAÇÃO DE OFICINAS DE TRIAGEM, RECICLAGEM E CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS SÓLIDOS EM COOPERATIVAS DE CANOAS-RS. In: II Jornadas Mercosul, 2012, Canoas. Revista Mouseion, 2012.

  • DUMKE, Joel Luis . A Construção de Identidades de Jovens Trabalhadores em Empreendimentos Coletivos de Geração de Trabalho e Renda Acompanhados pelo TECNOSOCIAL/UNILASALLE. In: VII Semana de Iniciação Científica do UNILASALLE, 2011, Canoas. Centro Universitário La Salle. Semana Científica (7. : 2011 : Canoas, RS) VII SEFIC: Semana Científica Unilasalle. - Canoas, RS : Unilasalle, 2011. 1. Canoas: Unilasalle, 2011. v. 1. p. 1-1.

  • DUMKE, Joel Luis ; CARGNIN, Tiago de Mello ; BECKER, Tainá Michele ; SILVEIRA, Elton . Reflexão sobre a organização democrática do centro de artesanato do projeto Economia Solidária como Estratégia de Desenvolvimento em Canoas e Região. In: Semana de Iniciação Científica do UNILASALLE, 2011, Canoas. Centro Universitário La Salle. Semana Científica (7. : 2011 : Canoas, RS) VII SEFIC: Semana Científica Unilasalle. - Canoas, RS : Unilasalle, 2011. 1. Canoas: Unilasalle, 2011. v. 1. p. 1-1.

  • DUMKE, Joel Luis ; BECKER, Tainá Michele ; LOSS, Bruna Fernanda ; RAMOS, Karine Flores . Mobilização de recursos enquanto ação política para a transformação social de empreendimentos coletivos assessorados pelo TECNOSOCIAL/UNILASALLE. In: Semana de Iniciação Científica do UNILASALLE, 2011, Canoas. Centro Universitário La Salle. Semana Científica (7. : 2011 : Canoas, RS) VII SEFIC: Semana Científica Unilasalle. - Canoas, RS : Unilasalle, 2011. 1. Canoas: Unilasalle, 2011. v. 1. p. 1-1.

  • DUMKE, Joel Luis . Paulo Freire: Por uma Pedagogia da Libertação. In: II Semana Científica do UNILASALLE, 2006, Canoas. II Semana Científica do UNILASALLE. Canoas: UNILASALLE, 2006.

  • ANDREOLA, Balduino Antonio ; DUMKE, Joel Luis . Cartilhas de alfabetização e o método Paulo Freire: 25 anos de história. In: II Semana Científica do UNILASALLE, 2006, Canoas. II Semana de Iniciação Científica do UNILASALLE. Canoas: UNILASALLE, 2006.

  • DUMKE, Joel Luis ; BARDEN, Mônica . O des/respeito à cultura do diferente na educação e/ou na desvalorização dos saberes. In: XVII Salão de Iniciação Cientíca, 2005, Porto Alegre. XVII Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre, 2005.

  • DUMKE, Joel Luis . O des/respeito à cultura do diferente na educação e/ou a desvalorização dos saberes. In: IV Salão de Pesquisa da EST, 2005, São Leopoldo. IV Salão de Pesquisa da EST e I Salão de Pesquisa do ISM, 2005.

  • DUMKE, Joel Luis ; FRIES Marcos Henrique . A valorização da Cultura do Campo para a educação no meio rural. In: XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2004, Porto Algre. XVI Salão de iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre, 2004.

  • DUMKE, Joel Luis . Construção democrática dos centros de artesanato: refletindo a organização participativa no projeto economia solidária como estratégia de desenvolvimento de canoas e região. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DUMKE, Joel Luis . Pedagogia de Projetos: um convite a ação a partir das aulas de Ensino Religioso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUMKE, Joel Luis . Diálogo com crianças na perspectiva de Freire. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUMKE, Joel Luis . Paulo Freire: Por uma Pedagogia da Libertação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUMKE, Joel Luis . O método Paulo Freire e as cartilhas de alfabetização. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUMKE, Joel Luis . O des/respeito à cultura do diferente na educação e/ou a desvalorização dos saberes. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUMKE, Joel Luis . Uma Abordagem bíblica, teológica e pedagógica referente as perdas na vida da cirança e suas respectivas consequencias. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUMKE, Joel Luis ; BARDEN, Mônica . O des/respeito à cultura do diferente na educação e/ou na desvalorização dos saberes. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUMKE, Joel Luis . A valorização da cultura do campo para a educação no meio rural. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DUMKE, Joel Luis . Assessoria em Economia Solidária. 2016.

DUMKE, Joel Luis . Relações Interpessoais e Economia Solidária. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DUMKE, Joel Luis . Elaboração de Projetos: Teoria e prática. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DUMKE, Joel Luis . Pedagogia de Projetos: um convite à descoberta. 2007 (Trabalho de Concluso de Curso) .

DUMKE, Joel Luis . Uma abordagem bíblica, teológica e pedagógica sobre as perdas cotidianas na vida de crianças e suas respectivas conseqüências. 2004 (Trabalho Semestral) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2012

    JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NO TRABALHO COOPERATIVO APOIADO PELO TECNOSOCIAL/UNILASALLE, Descrição: O presente estudo investiga a construção das identidades de cinco jovens trabalhadores na Cooperativa de Coleta Seletiva e Reciclagem União Faz a Força de Canoas (COOPERMAG), localizada no bairro Mato Grande, na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul. Trata-se de um empreendimento de economia solidária apoiado pelo Tecnosocial/Unilasalle, no qual buscamos compreender trajetórias/projetos de vida e de mundo dos jovens trabalhadores. Para o desenvolvimento da pesquisa usamos uma metodologia capaz de sentir a face interna da experiência humana. Foram ouvidos cinco jovens da COOPERMAG, sendo as conversas gravadas e posteriormente degravadas e utilizadas no estudo. Não são apenas entrevistas, mas histórias de vida de quatro meninas e um menino, podendo sentir em suas falas a conexão entre o passado, presente e futuro. Compreendemos que para discutir o tema da formação das identidades de jovens trabalhadores, é necessário levarmos em conta as histórias de vida desses jovens, e nesse sentido adotamos como suporte para nosso estudo a abordagem etnometodológica. Consideramos nessa pesquisa que as juventudes são formadas social, cultural e politicamente por meio de relações de vida com outras pessoas, em diferentes contextos. Para tanto, não há um modelo de ser jovem com uma identidade concluída, terminada e padronizada, mas, sim, um modelo em construção que se dá na vida, na relação, muitas vezes, cheia de indefinições, incerteza e constantes dúvidas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Joel Luis Dumke - Coordenador.

  • 2006 - 2009

    As relações entre teoria e a prática na formação de educadores nas universidades, nos movimentos sociais e em eventos científicos, Descrição: O dualismo entre a teoria e a prática é tão antigo quanto a história da humanidade. Na sua forma socialmente mais injusta e desumana, o problema concretizou-se na divisão social do trabalho, como dignificação do trabalho intelectual e inferiorização do manual. Marx, na famosa tese Nº 11 ad Feuerbach, declarou que os filósofos sempre se preocuparam de explicar o mundo, mas que agora se trata de transformá-lo. Ou seja, denunciou a dicotomia entre a teoria e a prática, o pensamento e a ação, a filosofia e o compromisso político. No campo da formação de professores, esta divisão entre a teoria e a prática sempre foi um problema muito discutido, mas pouco ou mal resolvido. O objetivo principal deste projeto de pesquisa não é o de discutir e investigar teoricamente o problema, mas sim o de pesquisar experiências que representam buscas relevantes de solução para o mesmo. Evidente que a teoria não será deixada de lado. A metodologia escolhida inclui a busca de suporte teórico nos melhores pensadores da educação e em outras pesquisas relacionadas com este problema. Para a pesquisa empírica, escolhemos três Universidades que vêm realizando há muito tempo experiências inovadoras na formação de professores. Outra referência importante para a pesquisa é o trabalho de formação de professores para os assentamentos realizado pelo MST na Escola Josué de Castro, junto ao ITERRA, em Veranópolis ? RS. Considerando que muitos eventos científicos se destinam à formação continuada de professores, a pesquisa não poderá desconhecê-los. Partindo da hipótese de que na maioria dos mesmos predomina o excesso de teoria e a superintelectualização, sem contemplar a discussão da prática docente dos participantes, buscar-se-á trazer na pesquisa experiências que procuram superar esta hipertrofia. Nas experiências pesquisadas, em universidades, em eventos científicos e no MST, não se pretende encontrar receitas mágicas, mas sim contribuições para avanços sempre mais relevantes na unidade dialética en. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Joel Luis Dumke - Integrante / Balduino Antonio Androela - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2003 - 2006

    A Valorização da Cultura do campo na escola do meio rural e na formação de professores para o meio rural do Prof. Dr. Balduino A. Andreola, pesquisador do CNPq., Descrição: O projeto visa um estudo sobre a valorização (ou não) da cultura do meio rural, nas escolas do meio rural, bem como a formação de professores/as para o respectivo meio. O projeto quer investigar está temática em duas perspectivas: Como pesquisa teórica: realizar uma releitura da obra de Freire na ótica de suas contribuições para a cultura e a educação do campo. Enquanto pesquisa empírica: investigar a valorização ou não da cultura popular do campo em algumas instituições formadoras de professores. O problema central que preocupa todos/as os/as que discutem a educação no meio rural, é o do transplante e imposição de modelos urbanos para a educação no meio rural. Objetivo Geral: Pesquisar e discutir os problemas relacionados com a desvalorização da cultura do campo nos processos educativos no meio rural. Objetivos específicos: Analisar as formas de desvalorização da cultura do campo nas escolas do meio rural e na formação de professores para o meio rural. Identificar os preconceitos sofridos por alunos do neio rural. Pesquisar experiências relevantes na formação de professores condizente com as necessidades do mundo rural. Na dimensão teórica, estudar as contribuições de Paulo Freire para a cultura e a educação do meio rural. Quanto à metodologia da pesquisa, não há um modelo pronto para se aplicar. Trata-se, evidentemente de pesquisa qualitativa, caracterizando-se sobretudo pelo diálogo respeitoso rigoroso, no qual se supere o dualismo pesquisador(es) e atores sociais que atuam nas práticas pedagógicas pesquisadas. O diálogo estabelecido é uma exigência para não se reduzir pessoas e grupos sociais a simples objetos de pesquisa. As pessoas comparecem como sujeitos do diálogo, da discussão, da pesquisa e da construção do novo conhecimento e, particularmente, como agentes principais da transformação que tal conhecimento poderá desencadear.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Joel Luis Dumke - Integrante / Mônica Barden - Integrante / Balduino Antonio Andreola - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - Atual

Associação Educacional Vale do Sinos

Vínculo: Assessor, Enquadramento Funcional: Assessor

2016 - Atual

Associação de Apoio à Criança e Ao Adolescente

Vínculo: Assessor, Enquadramento Funcional: Assessor

2018 - Atual

Faculdades EST

Vínculo: Docente convidado, Enquadramento Funcional: Professor

2014 - Atual

Cooperativa de Trabalho de Catadores e Recicladores Mãos Dadas

Vínculo: Assesssor, Enquadramento Funcional: Assessor

2015 - Atual

Associação RURALVALE

Vínculo: Assessor, Enquadramento Funcional: Assessor

2013 - 2016

Centro Educacional Capacitar

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 06/2014 - 07/2014

    Ensino, Serviço Social e Projetos Sociais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sociometria

  • 08/2013 - 10/2013

    Ensino, Serviço Social e Projetos Sociais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Planejamento e elaboração de projetos sociais

  • 08/2013 - 08/2013

    Ensino, Serviço Social e Projetos Sociais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Pesquisa Social

  • 07/2013 - 07/2013

    Ensino, Serviço Social e Projetos Sociais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sociologia dos Direitos Fundamentais

2014 - 2016

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico

Vínculo: Assessor de Projeto, Enquadramento Funcional: Assessor de Projeto, Carga horária: 40

2015 - 2016

Evidência Recursos Humanos

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 14

Atividades

  • 01/2015

    Ensino, Relações Humanas e Interpessoais, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Relações humanas; Liderança; Cooperativismo; Associativismo; Empreendedorismo; Economia solidária.

2015 - 2015

SENAI - Lindolfo Collor

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2015 - 04/2015

    Ensino, Relações Humanas e Economia Solidária, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Identidades; Relações humanas; Liderança; Ética; Cooperativismo; Associativismo; Empreendedorismo; Economia solidária.

2011 - 2013

Cooperativa dos Educadores COOPSE LTDA

Vínculo: Professor - coordenador, Enquadramento Funcional: Cooperado, Carga horária: 40

2011 - 2012

Universidade La Salle - Canoas

Vínculo: Analista de Projetos, Enquadramento Funcional: Analista de Projetos, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação no projeto Sujeitos em Ação: geração de renda e cidadania, finaciado pela Caixa Econômica Federal. O projeto se propõe a atuar no fortalecimento dos empreendimentos de economia solidária na área de reciclagem na cidade de Canoas-RS, que são: Cooperativa de Coleta Seletiva e Reciclagem União Faz a Força de Canoas- COOPERMAG e Associação de Recicladores de Resíduos Sólidos Sol Nascente a partir da melhoria da qualidade de vida dos seus associados. Os sujeitos que compõem os empreendimentos possuem baixa escolaridade e sem perspectivas de inclusão no mercado formal de trabalho, possuem como única alternativa de renda a venda dos produtos oriundos da triagem de materiais recicláveis. As comunidades onde os empreendimentos estão inseridos são de alta vulnerabilidade social, com carências em aspectos econômicos e sociais, e alto índice de drogadição.

2007 - 2010

AMENCAR-Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente

Vínculo: Administrativo, Enquadramento Funcional: Administração / projetos sociais, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2006

Centro Univesitário Unilasalle

Vínculo: Bolsista de IC, Enquadramento Funcional: Bolsista de IC, Carga horária: 20

Outras informações:
Trabalho na pesquisa do Prof. Dr. Balduino A. Andreola. Tarefas: Leitura e fichamento de textos; Preenchimento de formulário e pareceres na Web; Participação em Eventos, Fóruns, Seminários, Simpósios ect. Digitação de artigos e capítulos de livro; Elaboração de textos; Participação em Feiras e Salões de Pesquisa Apresentaçao de trabalhos em Feiras e Salões de IC

2006 - 2006

Faculdade EST

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Trabalho no Banco de Dados da Fundação Luterana de Diaconia em POA/RS. Visita à projetos sociais apoiados pela entidade. Análise de projetos sociais.

2004 - 2006

Faculdade EST

Vínculo: Bolsita de Apoio Téc do CNPq, Enquadramento Funcional: Bolsista de Apoio Técnico, Carga horária: 20

Outras informações:
Trabalhos técnicos junto à área educacional. Análise de questionários. Digitação de capítulos de livros. Digitação de artigos. Digitação de pareceres. Gigtação de textos em geral. Transcrição de fitas de vídeo.

2003 - 2004

Faculdade EST

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12

Outras informações:
A comunidade de General Câmara faz parte do Sínodo Rio dos Sinos ligado a IECLB. A comunidade surgiu em 1975, graças a uma iniciativa missionária do Sínodo. Grande parte dos moradores da cidade são pobres. Estes residem em casas precárias, muitas delas de papelão. Em algumas casas visitadas, viu-se que as mesmas não tinham janelas, outras não tinham fora nem piso - eram de chão batido - não tinha energia elétrica, nem água, muito menos escoamento de esgoto. O "Projeto Legal" ocorre quinzenalmente, aos domingos. A proposta de levar sempre algo que pudesse descontrair e ao mesmo tempo fixar a atenção das crianças, foi e continua sendo um desafio para os integrantes do grupo. O Projeto Legal faz o possível para demonstrar às crianças que o Trino Deus se importa com elas e que Ele quer uma vida mais digna e justa para todas as pessoas. Deslocamo-nos até lá não para impor nossa crença, nossa cultura, nossas idéias, nossos saberes. Pelo contrário, partimos com a idéia de compartilhar experiências, saberes, costumes, vivências. Claro, partindo do cotidiano das crianças, pois educar não significa apenas o ato de ensinar. Educar é "dar um gostinho" do que está sendo compartilhado, além de abranger dimensões fundamentais, como a afetividade, a comunicação, a corporeidade, a sociabilidade e o aspecto lúdico, que só tem a colaborar no desenvolvimento social e cultural, como também na saúde mental, na comunicação e na construção do conhecimento, pois educar não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho pelo qual se deva andar. Tendo em vista o Projeto Legal como um modo de educação para a vida, as atividades lúdicas têm a cooperar para o crescimento e desenvolvimento social, cultural e também espiritual, pois até para aprender e meditar cenas e parábolas do Evangelho, as crianças gostam de representar, como se fosse um jogo.

Atividades

  • 04/2006 - 12/2006

    Estágios , Estágio Curricular, .,Estágio realizado, Estágio na Fundação Luterana de Diaconia.

  • 08/2004 - 02/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , Iepg Instituto Ecumênico de Pós Graduação, Ensino.,Linhas de pesquisa

  • 07/2003 - 07/2005

    Estágios , Estágio no Projeto Legal Comunidade de General Câmara, Ensino.,Estágio realizado, Estágio realizado com crianças de 4 a 12 anos de idade/contexto popular.