Magali Pagnoncelli

Atualmente é aluna do doutorado no curso de pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS, possui mestrado em Lingüística pela Universidade de Passo Fundo, especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Regional Integrada URI, graduação em Letras Licenciatura de 2º Grau pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1992) e graduação em Letras Licenciatura de 1º Grau pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1988). Atualmente é professor titular da FACULDADE ANGLICANA DE ERECHIM FAE-BARÃO e professor titular do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco. Atuando, em pesquisa, principalmente nos seguintes temas: o processo de construçao de sentido do texto; produção textual, função e o gênero textual e a construção de sentido no texto. Atuando profissionalmente nas disciplinas de Metodologia Científica e Português Empresarial.

Informações coletadas do Lattes em 22/09/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2004 - 2007

Universidade de Passo Fundo
Cláudia Stumpf Toldo.Bolsista do(a): Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil. Palavras-chave: Operador; Operadores Argumentativos; Redaçoes de Vestibular.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Procedimentos e Constituição do Texto Falado e Escrito. Setores de atividade: Educação superior.

Especialização em Estudos Lingüísticos e Literários

2002 - 2004

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Orientador: Ana Maria Dal Zott Mokva

Graduação em Letras Licenciatura de 2º Grau

1991 - 1992

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Graduação em Letras Licenciatura de 1º Grau

1986 - 1988

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Formação complementar

2009 - 0000

Extensão universitária em Seminário de Análises Textuais e Discursivas. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Teorias da Enunciação. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Fundamentos em Teorias da Enunciação. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2004 - 2004

Que Gramática Tratar na Escola Norma E Uso da Líng. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Histórica.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

Participação em eventos

CELSUL CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL. A IMPORTÃNCIA DO GÊNERO NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DO TEXTO. 2008. (Congresso).

JORNADA PEDAGÓGICA PELA EXCELÊNCIA NA PRÁTICA DO ENSINO DOCENTE. 2008. (Encontro).

I ENCONTRO SOBRE A PROVA DE REDAÇÃO DO VESTIBULAR. 2007. (Encontro).

Simpósio Intenacional de Estudos de gêneros Textuais.Simpósio Internacional de EstudosdeGêneros Textuais II Simpósio Internacional Linguagem Cultura e Sociedade. 2005. (Simpósio).

II CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LINGUAGENS, VI SENELP. II CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LINGUAGENS, VI SENELP. 2004. (Congresso).

I SEMINÁRIO NACIONAL DE LÍNGUA E LITERATURA: TEORIA E ENSINO - O TEXTO E AS MÚLTIPLAS VOZES.I SEMINÁRIO NACIONAL DE LÍNGUA E LITERATURA: TEORIA E ENSINO - O TEXTO E AS MÚLTIPLAS VOZES. 2004. (Seminário).

PROJETO DE IMPLATAÇAO EXPOENTE. 2004. (Encontro).

EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LEITURA EM LÍNGUA INGLESA. 2004. (Outra).

I SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇAO EM LINGÜÍSTICA. 2003. (Seminário).

QUE GRAMÁTICA TRATAR NA ESCOLA? NORMA E USO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2003. (Encontro).

V FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO - O SENTIDO DOS SABERES NO PROCESSO DE CONTRUÇÃO DA CIDADE. 2003. (Outra).

I SEMINÁRIO ESTADUAL DA PEDAGOGIA FREINET.I SEMINÁRIO ESTADUAL DA PEDAGOGIA FREINET. 1990. (Seminário).

SEMANA UNIVERSITÁRIA DE LETRAS.SEMANA UNIVERSITÁRIA DE LETRAS. 1990. (Seminário).

METODOLOGIA DO ENSINO DE REDAÇÃO.METODOLOGIA DE ENSINO DE REDAÇAO. 1989. (Oficina).

XV SEMANA UNIVERSITÁRIA DE LETRAS.SEMANA UNIVERSITÁRIA DE LETRAS. 1988. (Seminário).

PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE LITERATURA INFANTIL.PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE LITERATURA INFANTIL . 1988. (Oficina).

SEMANA UNIVERSITÁRIA DE LETRAS.SEMANA UNIVERSITÁRIA DE LETRAS. 1987. (Seminário).

XIII SEMANA UNIVERSITÁRIA DE LETRAS.SEMANA UNIVERSITÁRIA DE LETRAS . 1986. (Seminário).

Participação em bancas

PAGNONCELLI, Magali. Banca de avaliação de redações de vestibular. 2007. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PAGNONCELLI, Magali. Banca de avaliação de redação de vestibular. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Produções bibliográficas

  • PAGNONCELLI, Magali . A IMPORTÃNCIA DO GÊNERO NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DA PRODUÇÃO TEXTUAL. In: CELSUL - CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL, 2008, PORTO ALEGRE. VIII ENCONTRO DO CELSUL. PELOTAS: EDUCAT, 2008. v. 8. p. 106-107.

  • PAGNONCELLI, Magali . O GÊNERO TEXTUAL E A CONTRUÇÃO DE SENTIDO DO TEXO. In: III SIGET Simpósio Internacional de Estudosde gêneros Textuai, 2005, Santa Maria. O Gênero Textual e a Construção de Sentido do Texto. SANTA MARIA: LETRAS ESTRANGEIRAS MODERNAS, 2005. v. I.

  • PAGNONCELLI, Magali . O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DO TEXTO. In: I SEMINÁRIO NACIONAL DELÍNGUA E LITERATURA, 2005, PASSO FUNDO. O TEXTO E AS MÚLTIPLAS VOZES. PASSO FUNDO: UPF, 2005.

  • PAGNONCELLI, Magali . O CONHECIMENTO NECESSÁRIO PARA A PRODUÇÃO DE SENTIDO NA PRODUÇÃO TEXTUAL. In: II Congresso Internacional das Linguagens, 2004, Erechim. Mídia e Educação. ERECHIM: EDIFAPES, 2004. v. II.

  • PAGNONCELLI, Magali . A IMPORTÂNCIA DO GÊNERO NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DA PRODUÇÃO TEXTUAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAGNONCELLI, Magali . GÊNERO TEXTUAL E A CONTRUÇÃO DE SENTIDO DO TEXTO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PAGNONCELLI, Magali . O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DO TEXTO. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PAGNONCELLI, Magali . O CONHECIMENTO NECESSÁRIO PARA A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NA PRODUÇÃO TEXTUAL. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

PAGNONCELLI, Magali . O processo de construção de sentido do texto. 2004.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Anglicano Barão do Rio Branco. , Avenida Sete de setembro 44, Centro, 99700-000 - Erechim, RS - Brasil, Telefone: (54) 5222666, URL da Homepage:

Experiência profissional

2008 - Atual

FAE Faculdade Anglicana de Erechim

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora do curso de pós graduação em Tecnologia de Informação. Professora do curso de pós graduação em Recursos Humanos

2004 - Atual

Instituto Anglicano Barão do Rio Branco

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 14, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2004

    Ensino,,Disciplinas ministradas, português

2004 - Atual

FACULDADE ANGLICANA DE ERECHIM FAE-BARÃO

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6

Atividades

  • 02/2004

    Ensino, Administração de Serviços, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica Aplicada

1988 - 1992

Fundação Alto Uruguai para Pesquisa e Ensino Superior

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/1988 - 06/1992

    Ensino,,Disciplinas ministradas, português