Fabíola Onhatte Denti

Possui graduação em Letras Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (2006). Atualmente, é professora de inglês da Escola de Educação Infantil Pedacinho do Céu, professora literatura do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco e professora língua portuguesa e literatura do Instituto Educacional Dom Bosco. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa

Informações coletadas do Lattes em 13/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Letras Licenciatura Plena

2002 - 2006

Universidade de Passo Fundo
Título: Memorial do estágio

Formação complementar

2004 -

Língua Inglesa. (Carga horária: 8h). , Escola de Língua Estrangeira, WIZARD, Brasil.

2007 - 2008

LEITURA, ANÁLISE, PRODUÇÃO E REESCRITURA TEXTUAL. , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.

2005 - 2006

Curso de Letras. , Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.

2004 - 2005

Curso de Letras. , Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.

2003 - 2003

L. P. Novas Perspectivas Para a Formação de Leitor. (Carga horária: 85h). , Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.

2000 - 2002

Basic I Basic II e Intermediário I. (Carga horária: 146h). , Fisk, FISK, Brasil.

1998 - 1998

Informática. (Carga horária: 45h). , Compudoctor, COMPUDOCTOR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Participação em eventos

V SEMINÁRIO DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS - SELES, I SEMINÁRIO DE LÍNGUA MATERNA - SELM.AS VARIEDADES LINGÜÍSTICAS NÃO-PADRÃO EM DISSERTAÇÕES DE VESTIBULAR: USO MARCADO OU LAPSO?. 2006. (Seminário).

11ª JORNADA NACIONAL DE LITERATURA.11ª JORNADA NACIONAL DE LITERATURA. 2005. (Outra).

CURSO DE LÍNGUA PORTUGUES: NOVAS PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES.CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA: NOVAS PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES. 2005. (Oficina).

ENCONTRO NACIONAL DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.ENCONTRO NACIONAL DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. 2005. (Encontro).

ENCONTRO REGIONAL DE PRÉ-JORNADA.ENCONTRO REGIONAL DE PRÉ-JORNADA. 2005. (Encontro).

10 ª Jornada Nacional de Literatura.10 ª Jornada Nacional de Literatura. 2003. (Outra).

IV Semana Acadêmica de Letras.IV Semana Acadêmica de Letras. 2002. (Outra).

Produções bibliográficas

  • GRAEFF, Telisa Furlanetto ; ONHATTE, Fabíola . O domínio do código escrito em redações de vestibular. Desenredo, Universidade de Passo Fundo, p. 153 - 308, 01 jul. 2006.

  • ONHATTE, Fabíola . O DOMÍNIO DO CÓDIGO ESCRITO EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR. In: XV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2005, PASSO FUNDO. XV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2005.

  • ONHATTE, Fabíola . O DOMÍNIO DO DIALETO PADRÃO EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR. In: XI SEMINÁRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E X JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2005, SANTA CRUZ DO SUL. O DOMÍNIO DO DIALETO PADRÃO EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR, 2005.

  • ONHATTE, Fabíola ; GRAEFF, Telisa Furlanetto . O uso de expressões próprias do dialeto popular, do registro coloquial e de gírias em redações de vestibular. In: XIV Mostra de Iniciação Científica: A iniciação científica e a formação profissional, 2004, Passo Fundo - RS. Anais da XIV Mostra de Iniciação Científica: A iniciação científica e a formação profissional, 2004.

  • GRAEFF, Telisa Furlanetto ; ONHATTE, Fabíola . O domínio do código escrito em redações de vestibular. Desenredo (PPGL/UPF) , 2007.

  • ONHATTE, Fabíola . O uso de expressões próprias do dialeto popular, do registro coloquial e de gírias em redações de vestibular. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2005 - 2006

    O domínio do código escrito em redações de vestibulares, Descrição: O objetivo deste trabalho foi verificar se, após onze anos de estudo sistemático da língua portuguesa, os alunos conseguem usar adequadamente as variedades do português. Sabe-se que a função da escola é ampliar a competência de recepção e de produção textual do aluno, nas modalidades falada e escrita. É função, também, da escola aumentar os recursos lingüísticos dos alunos, pondo-os em contato com formas e estruturas de diferentes variedades lingüísticas, especialmente as da forma padrão culto, na modalidade escrita. Pretende-se neste trabalho, verificar se os alunos dominam o código escrito do dialeto padrão e, em caso de ocorrer o uso de expressões próprias de outras variedades, se essas estruturas são mantidas a distância, pelo uso das aspas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Fabíola Onhatte Denti - Integrante / Prof Dr Telisa Furlanetto Graeff - Coordenador.

  • 2004 - 2006

    Análise da argumentação em redações do vestibular, Descrição: Esta pesquisa tem o objetivo de explicitar como argumentam os textos produzidos por vestibulandos. Considerando-se a existência de dois tipos básicos de argumentação - causal e concessiva -, pretende-se identificar os blocos semânticos constituídos no texto e registrar a ocorrência dos encadeamentos argumentativos em DONC e em POURTANT a eles associados, para verificar sua distribuição com o total das cem (100) redações que constituem o corpus desta pesquisa. Em última análise, pretende-se obter dados sobre a competência de produção textual dos alunos, relativamente ao uso da argumentação e da contra-argumentação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Fabíola Onhatte Denti - Integrante / Andréia Hanel - Integrante / Prof Dr Telisa Furlanetto Graeff - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

Histórico profissional

Experiência profissional

2008 - Atual

Instituto Anglicano Barão do Rio Branco

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora Literatura, Carga horária: 20

2007 - Atual

Instituto Educacional Dom Bosco

Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professora Língua Portuguesa e Literatura

Atividades

  • 03/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora de português e literatura

2006 - Atual

Escola de Educação Infantil Pedacinho do Céu

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês

Atividades

  • 03/2006

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora de Inglês para alunos do Jardim e Pré

2005 - 2006

Universidade de Passo Fundo

Vínculo: Bolsista de Iniciação Científi, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 0

Outras informações:
Bolsista CNPQ

2004 - 2006

Universidade de Passo Fundo

Vínculo: Voluntária de Iniciação Cientí, Enquadramento Funcional: Voluntária de Iniciação Científica, Carga horária: 0

Outras informações:
Voluntária de Iniciação Científica

2004 - 2006

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Erechim

Vínculo: Estágio pela ACCIEE, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária contratada pela Secretaria Municipal de Educação de Erechim, através da ACCIEE.

Atividades

  • 04/2004 - 09/2006

    Estágios , Prefeitura Municipal de Erechim, Estágios.,Estágio realizado, Professora de Língua Inglesa e Secretária.

2018 - Atual

Colégio Franciscano São José Erechim

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Língua Portuguesa, Carga horária: 10