Fernanda Leite Barbosa

Advogada, Especialista em Meio Ambiente (MBE-COPPE/UFRJ) e Direito Ambiental (PUC-RJ), Mestre em Planejamento Ambiental (PPE-COPPE/UFRJ) e Doutoranda em Planejamento Ambiental (PPE-COPPE/UFRJ), com experiência profissional em pesquisa e projetos ambientais, incluindo a coordenação de equipes, consultoria jurídica ambiental para licenciamento, estudos de impacto ambiental (coordenação), procedimentos administrativos, pareceres jurídicos, análise e comparação de legislação local, treinamento de equipe para projetos sociais, identificação e análise de impacto ambiental e due dilligences. Participou de projetos ambientais para diversas empresas/instituições tais como: International Fund for Agricultural Development (IFAD), Equinor, Schlumberger/Westerngeco, Spectrum, Claro, TE SubCom, Alcatel, Argo, IDB, Light Energia, Global Participações em Energia, PGS, BP, TGS, EPE, Furnas, ENI, Brasil PCH, CIMY, Petrobras, Mitsui/KPMG, Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), PUC-RJ, FIRJAN, ALERJ, COPPE/UFRJ, Borgerth, Miranda, Santana, Leite e Espírito Santo Advogados, ICF ? Consulting e Camargo, Guimarães & Carvalho Advogados Associados. Na Ecology Brasil foi Gerente de Operações e coordenou o núcleo de petróleo da empresa por 18 meses, sendo responsável por projetos de pesquisa sísmica (projetos classe 1, 2 e 3 licenciados nas Bacias Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, potiguar, Pernambuco-Paraíba, Sergipe-Alagoas, Espírito Santo, Campos, Santos e Pelotas), atividades de exploração e produção de petróleo (projetos licenciados nas Bacias de Campos e Santos) e cabos de fibra óptica (sistemas licenciados ao longo da costa brasileira: Fortaleza - Rio de Janeiro - Praia Grande). Gerenciou também a Área de Negócios de energia da empresa, quando atuou na gerencia de contratos e projetos ambientais de usinas hidrelétricas, termoelétricas e de etanol, centrais eólicas e linhas de transmissão. Participou da elaboração de estudos ambientais, análise de impactos, auditorias ambientais/due dilligences, realização de audiências públicas e gestão ambiental de obras e implantação de programas ambientais. E ainda, coordenou o departamento jurídico ambiental e a parte legal dos estudos ambientais e o setor de propostas. Atualmente é Consultora em Clima e Sustentabilidade, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno (JUMA) - NIMA/PUC-Rio, em Justiça Climática e Sustentabilidade e Consultora em licenciamento ambiental e sustentabilidade para a empresa TECNOIL Consultoria Empresarial.

Informações coletadas do Lattes em 11/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Planejamento Energético

2020 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Alexandre S. Szklo
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Planejamento Energético

2004 - 2007

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Regulamentação do Reúso da Água em Refinarias ? Análise do Modelo Americano e Perspectivas para o Cenário Nacional,Ano de Obtenção: 2007
Alexandre S. Szklo.Coorientador: Alessandra Magrini. Bolsista do(a): Agência Nacional de Petróleo, ANP, Brasil. Palavras-chave: recursos hídricos; gestão ambiental; petróleo; energia.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.

Especialização em Especialização em Direito Ambiental

2008 - 2009

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Viabilidade Ambiental de Usinas Hidrelétricas: Aspectos Jurídicos
Orientador: Fernando C. Walcacer

Especialização em Pós-Graduação Executiva em Meio Ambiente ? MBE/COPPE

2003 - 2003

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Aspectos do Sistema de Abastecimento de Água do Estado do Rio de Janeiro ? O Rio Guandu e a Gestão dos Recursos Hídricos
Orientador: Fernando C. Walcacer

Graduação em Direito

1997 - 2002

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: ICMS no setor de Petróleo e Gás
Orientador: Marcos Tavolari

Formação complementar

2001 - 2001

Introdução à Gestão de Negócios no Setor de Petróleo e Gás. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Planejamento Energético.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Especiais.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Organização de eventos

BARBOSA, F. L. . Seminário "Crise climática e desafios jurídicos". 2019. (Outro).

Participação em eventos

12o Seminário de Meio Ambiente Marinho e Eficiência Energética.Gestão de Resíduos e a Questão do Lixo em Ambiente Marinho. 2019. (Seminário).

1 Congresso de Direito Ambiental do Instituto o Direito por um Planeta Verde do Rio de Janeiro. 2019. (Congresso).

Offshore Technology Conference ? OTC Brasil. 2019. (Outra).

Retrocessos socioambientais no Brasil (Painel de Debates e Workshop. 2019. (Oficina).

Simpósio Estado de Direito Ambiental no Brasil e na Alemanha: Teoria e Prática. 2019. (Simpósio).

14ª edição do Prêmio Brasil Ambiental. 2018. (Outra).

14 Brazil Energy and Power. 2018. (Simpósio).

1 Fórum Brasileiro de Transição Energética. 2018. (Simpósio).

E&E Annual Shareholders' Meeting.Licenciamento Ambiental da LT 500kV Bacabeira-Pecém II. 2018. (Encontro).

I Seminário Internacional de Licenciamento Ambiental Offshore. 2018. (Seminário).

Rio Oil & Gas.Integração dos Monitoramentos de Biota Marinha e Acústico Passivo em Atividade Sísmica 2d ao Longo do Litoral do Brasil. 2018. (Simpósio).

VIII Seminário sobre Matriz e Segurança Energética Brasileira. 2018. (Seminário).

XI Congresso Brasileiro de Energia. Regulamentação do Reuso da Água em Refinarias ? Análise dos Modelos Americano e Europeu e Perspectivas para o Cenário Nacional. 2006. (Congresso).

3 Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás. Regulamentação do Reuso da Água em Refinarias ? Análise do Modelo Americano e Perspectivas para o Cenário Nacional. 2005. (Congresso).

Seminário sobre Recursos Hídricos.Análise Jurídica da Gestão dos Recursos Hídricos no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro. 2005. (Seminário).

1 Congresso Acadêmico sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Aspectos do Sistema de Abastecimento de Água do Estado do Rio de Janeiro ? O Rio Guandu e a Gestão dos Recursos Hídricos. 2004. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • BARBOSA, F. L. . Regulamentação do Reuso da Água em Refinarias ? Análise do Modelo Americano e Perspectivas para o Cenário Nacional. Revista Petro & Química, Rio de Janeiro, 04 abr. 2006.

  • WALCACER, F. C. ; CARVALHO, L. E. ; BARBOSA, F. L. ; CAMARGO, M. C. . Nota sobre a Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro. Jornal do Meio Ambiente.

  • CASCAES, C. A. ; PIZZORNO, J. L. ; MANDARINO, C. ; BARBOSA, F. L. . Integração dos Monitoramentos de Biota Marinha e Acústico Passivo em Atividade Sísmica 2d ao Longo do Litoral do Brasil. In: Rio Oil & Gas Expo and Conference, 2018, Rio de Janeiro. Anais da Rio Oil & Gas Expo and Conference, 2018.

  • BARBOSA, Fernanda L. ; BARBOSA, F. L. . Regulamentação do Reuso da Água em Refinarias ? Análise dos Modelos Americano e Europeu e Perspectivas para o Cenário Nacional. In: XI Congresso Brasileiro de Energia, 2006, Rio de Janeiro. Anais do XI Congresso Brasileiro de Energia ? PPE/COPPE/UFRJ/Rio de janeiro, 2006.

  • BARBOSA, F. L. . Regulamentação do Reuso da Água em Refinarias ? Análise do Modelo Americano e Perspectivas para o Cenário Nacional. In: 3 Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, 2005, Salvador. Anais do 3 Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás ? IBP/Salvador, 2005.

  • BARBOSA, F. L. . Aspectos do Sistema de Abastecimento de Água do Estado do Rio de Janeiro ? O Rio Guandu e a Gestão dos Recursos Hídricos. In: 1 Congresso Acadêmico sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, 2004, Rio de Janeiro. Anais do 1 Congresso Acadêmico sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento ? FGV, 2004.

Outras produções

BARBOSA, F. L. ; LIBERATO, M. G. K. . Realização de Audiência Pública. 2019.

BARBOSA, F. L. ; CASCAES, C. A. . Revisão do Programa de Monitoramento de Praias. 2019.

BARBOSA, F. L. ; FREITAS, A. C. . Elaboração e Gestão de Estudo Ambiental; Implementação de Programas Ambientais condicionantes de Licença de Instalação; Gestão de autorizações e outros documentos pertinentes para a instalação do cabo no território brasileiro. 2019.

CASCAES, C. A. ; BARBOSA, F. L. . Elaboração e Implantação do Programas de Compensação das Atividades Pesqueiras (PCAP). 2018.

OLIVEIRA, L. V. ; FERREIRA, R. ; BARBOSA, F. L. . Elaboração de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental. 2018.

PIZZORNO, J. L. ; CASCAES, C. A. ; BARBOSA, F. L. . Diagnóstico de cetáceos para Relatório de Informações Complementares. 2018.

MANDARINO, C. ; BARBOSA, F. L. . Implantação de programas ambientais (PEAT, PCS, PCP, PMBM, PAE e PAM). 2018.

MANDARINO, C. ; BARBOSA, F. L. . Elaboração de FCA e RIC, atividades de pré-operação, implantação dos programas ambientais (PEAT, PCS, PCP, PMBM, PAE e PAM). 2018.

CASCAES, C. A. ; MANDARINO, C. ; BARBOSA, F. L. ; PIZZORNO, J. L. . Elaboração de Estudo Ambiental de Sísmica e Relatório. 2018.

MANDARINO, C. ; CASCAES, C. A. ; BARBOSA, F. L. . Elaboração de FCA para atividade de pesquisa sísmica e elaboração de Relatório de Informações Complementares ao Plano de Controle Ambiental de Sísmica. 2018.

MANDARINO, C. ; BARBOSA, F. L. . Implantação de Programas Ambientais durante a operação (PEAT, PCS, PCP, PMBM, PAE e PAM) e elaboração de Relatório Ambiental de Atividade Sísmica. 2018.

MANDARINO, C. ; BARBOSA, F. L. . Elaboração de FCA para atividade de pesquisa sísmica, elaboração de Relatório de Informações Complementares ao Plano de Controle Ambiental de Sísmica, implantação de Programas Ambientais durante a operação (PEAT, PCS, PCP, PMBM, PAE e PAM) e elaboração de Relatório Ambiental de Atividade Sísmica. 2018.

PIZZORNO, J. L. ; MANDARINO, C. ; BARBOSA, F. L. . Elaboração de EAS/RIAS Classe 2 e Implantação dos Programas Ambientais. 2018.

FREITAS, A. C. ; PIZZORNO, J. L. ; BARBOSA, F. L. . Elaboração e Gestão de Estudo Ambiental; Implementação de Programas Ambientais condicionantes de Licença de Instalação. 2018.

FREITAS, A. C. ; PIZZORNO, J. L. ; BARBOSA, F. L. . Realização de Estudo de Viabilidade de Licenciamento, Elaboração de Estudos Ambientais. 2018.

FREITAS, A. C. ; PIZZORNO, J. L. ; BARBOSA, F. L. . Implantação de Programas Ambientais. 2018.

PIZZORNO, J. L. ; FREITAS, A. C. ; BARBOSA, F. L. . Levantamento de necessidades e Relatório de Monitoramento Anual (atendimento à condicionante específica da LO) - esclarecimentos das ações que comporão as medidas de controle e monitoramento estabelecidas na Licença. 2018.

PIZZORNO, J. L. ; FREITAS, A. C. ; BARBOSA, F. L. . Elaboração de Estudo Ambiental e Implantação de Programas Ambientais. 2018.

PIZZORNO, J. L. ; FREITAS, A. C. ; BARBOSA, F. L. . Elaboração de Estudo Ambiental e Programas Ambientais. 2018.

BARBOSA, F. L. . Elaboração de Projeto Básico Ambiental, Inventário Florestal, Estudo do Componente Quilombola e Projeto, Estudo do Potencial Malarígeno. 2016.

NASCIMENTO, C. ; BARBOSA, F. L. . Implantação dos Programas Ambientais. 2015.

FERREIRA, R. ; BARBOSA, F. L. . Implantação dos Programas Ambientais. 2011.

MATHIAS, M. ; BARBOSA, F. L. . Revisão do Inventário Hidrelétrico e da AAI. 2011.

FERREIRA, R. ; BARBOSA, F. L. . Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). 2011.

FERREIRA, R. ; BARBOSA, F. L. . Estudos ambientais. 2011.

BARBOSA, F. L. . Execução do Programa de Gerenciamento Ambiental na Etapa de Construção e Monitoramento Ambiental das Obras e Execução de Programas Ambientais da Etapa de Construção. 2009.

BARBOSA, F. L. . Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). 2009.

BARBOSA, F. L. . Licenciamento Ambiental: Aspectos práticos. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Projetos de pesquisa

  • 2006 - 2006

    Análise Jurídica da Compensação Ambiental ? Natureza Jurídica, Constitucionalidade, Cobrança, Aplicações e Metodologia de Cálculo, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Leite Barbosa - Integrante / Fernando Cavalcanti Walcacer - Coordenador / Lidiane Eluizete de Carvalho - Integrante / Mariza Camilher camargo - Integrante / Danielle de Andrade Moreira - Integrante.

  • 2005 - 2005

    Análise Jurídica da Área de Proteção Ambiental (APA) de Marapendi, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Leite Barbosa - Coordenador / Fernando Cavalcanti Walcacer - Integrante.

  • 2004 - 2005

    Análise do Projeto de Lei que institui o Código Estadual de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Leite Barbosa - Coordenador / Fernando Cavalcanti Walcacer - Integrante / Lidiane Eluizete de Carvalho - Integrante / Mariza Camilher camargo - Integrante / Danielle de Andrade Moreira - Integrante / Virgínia Totti Guimarães - Integrante / Joana Chiavari - Integrante / Cristina Leme Lopes - Integrante / Adriana Bocaiuva - Integrante.

  • 2004 - 2004

    Análise da Lei n. 4.247/03, que dispõe sobre a cobrança pela utilização dos recursos hídricos de domínio do Estado do Rio de Janeiro, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Leite Barbosa - Coordenador / Fernando Cavalcanti Walcacer - Integrante / Lidiane Eluizete de Carvalho - Integrante / Mariza Camilher camargo - Integrante.

  • 2003 - 2003

    Estatuto da Cidade, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Leite Barbosa - Coordenador / Fernando Cavalcanti Walcacer - Integrante / Lidiane Eluizete de Carvalho - Integrante / Mariza Camilher camargo - Integrante / Virgínia Totti Guimarães - Integrante.

  • 2003 - 2003

    Recursos Hídricos ? Rio Guandu, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Leite Barbosa - Coordenador / Fernando Cavalcanti Walcacer - Integrante.

Prêmios

2006

Moção de Congratulações e Aplausos, Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Integrar Consultoria em Sustentabilidade. , Rua Jardim Botânico, 674/307, Jardim Botânico, 22460000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22394719

Experiência profissional

2019 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora em Justiça Climática e Sustentab, Carga horária: 16

Outras informações:
Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno (JUMA) - NIMA/PUC-Rio Pesquisadora em Justiça Climática e Sustentabilidade

2003 - 2007

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora em Direito Ambiental, Carga horária: 8

2019 - Atual

TECNOIL Consultoria Empresarial On & Offshore e Shipping

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora em licenciamento ambiental e suste, Carga horária: 16

2019 - 2019

International Fund for Agricultural Development

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40

Outras informações:
Revisão do Social, Environmental, and Climate Assessment Procedures (SECAP) para Planting Climate Resilience (PCR) em comunidades rurais do nordeste brasileiro

2006 - 2019

Ecology and Environment Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Operações, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Consultora em direito ambiental de 2006 a 2008 Gerente de Projetos de 2008 a 2009 Gerente de Negócios de Energia de 2009 a 2012 Gerente de Bids and Proposals de 2012 a 2017 Gerente de Operações de Petróleo e Offshore de 2017 a 2019

2005 - 2005

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria da disciplina de Gestão Ambiental, Carga horária: 16

Outras informações:
Monitoria da disciplina de Gestão Ambiental no Programa de Planejamento Energético ? PPE/COPPE-UFRJ Sob coordenação da Profa. Alessandra Magrini.

2005 - 2005

Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Consultoria na área de meio ambiente, Carga horária: 16

Outras informações:
Consultoria na área de meio ambiente ? ?Análise do Processo de Licenciamento Ambiental no Estado do Rio de Janeiro e Análise Comparativa com os Modelos adotados nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul.? Sob Coordenação da Profa. Alessandra Magrini ? COPPE/UFRJ

2005 - 2005

Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultoria jurídica na área de meio ambiente, Carga horária: 10

Outras informações:
Consultoria jurídica na área de meio ambiente ? Elaboração do Código Ambiental do Estado do Rio de Janeiro Sob coordenação do Prof. Fernando Walcacer ? PUC-RJ

2004 - 2006

Camargo, Guimarães & Carvalho Advogados Associados

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora jurídica ambiental, Carga horária: 16