Sandro Gouvea Cardoso Sousa e Silva
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Goiás (2003/02) e Física pela UFG (Universidade Federal de Goiás). no ano de 1999. Atualmente é Gestor de Projetos da ISGC e presidente da UBA (União Brasileira de Astronomia).Foi professor da Instituto Federal de Goiás, campus Inhumas para as áreas de matérias de ciências Exatas e da Natureza, estudante de especialista em Especialização - Segurança e Gestão em Tecnologia da Informação campus Ueg-Trindade, Filosofo para a área de clínica, pelo Instituto Packter de Porto Alegre, Docência em Educação , MBA em Administração , Gestão e Finanças e Mestrado em Engenharia de Software.Possui experiência em desenvolvimento e analise de sistemas em 3 camadas em ambiente Asp, dot.net, asp.net e Java usando HTML e JavaScript ,realiza consultoria autônoma na área de empreendedorismo focado em tecnologia de precisão, comércio eletrônico e TI .E especialista em sistemas na área de saúde , e sistemas educacionais, coordenação de ensino médio e superior.
Informações coletadas do Lattes em 03/12/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em educação
2022 - Atual
Universidad Europea del Atlántico
Orientador: Leonardo Guedes
com
Mestrado em Engenharia de software
2017 - 2019
Universidade Católica de Pelotas
Título: Sistemas web em três camadas voltados para saúde, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Dr, Atonio Shanches
com Coorientador: a, Sanches. Bolsista do(a): Funiber, FUNIBER, Brasil.
Especialização em andamento em PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ? SEGURANÇA E GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
2018 - Atual
Especialização em andamento em MBA ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E NEGOCIOS
2010 - Atual
Escola Superior Aberta do Brasil
Título: Estimulos no ambiente de ensino para Ead
Orientador: Carlos Silveira
Especialização em Pos graduação em Direito Civil
2022 - 2023
Instituto Brasil de Ensino e Consultoria
Título: A competência no direito militar e as pensões
Especialização em FORMAÇÃO EM PRÁTICA PROCEDIMENTOS FILOSÓFICOS CLINICOS
2018 - 2019
INSTITUTO PAKTER
Título: Prática em Fílosofia Clinica
Orientador: Will Eduardo Goya
Especialização em Filosofia Clínica com enfase em pesquisa
2011 - 2014
INSTITUTO PAKTER
Título: As Estruturas de pensamento do apaixonado
Orientador: Will Goya
Especialização em Docência do Ensino Superior
2011 - 2011
faculdade brasileira de educação e cultura
Título: Educar Soberano
Especialização em MBA Profissional em Sistemas de Informação
2011 - 2011
Escola Superior Aberta do Brasil
Título: Sistemas Legados e de Proteção
Orientador: Edymar Lyrio Temporim
Graduação em Ciência da Computação
1997 - 2004
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: Empreendedorismo para web
Orientador: Pierro Martelli
Formação complementar
2020 - 2020
power bi - microsoft básico. (Carga horária: 20h). , Digi Lover, DLOVER, Brasil.
2018 - 2018
Interpretação e Auditoria Interna NBR iso 9001:2015. (Carga horária: 24h). , Instituto Euvaldo Lodi - GO, IEL/GO, Brasil.
2017 - 2017
Oleicultura. (Carga horária: 8h). , EMATER-GO, EMATER-GO, Brasil.
2016 - 2016
Formação de tutores. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2014 - 2014
Marketing Político e Mídias Sociais. (Carga horária: 20h). , fundação Milton Campos, FMC, Brasil.
2010 - 2010
Formação de Tutores para Plataforma Moodle. (Carga horária: 62h). , Moderna Educacional, MD, Brasil.
2010 - 2010
Blender. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
2010 - 2010
Planejamento Administrativo. (Carga horária: 40h). , Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2010 - 2010
EI - Empreendedor Individual. (Carga horária: 3h). , Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Goiás, SEBRAE/GO, Brasil.
2010 - 2010
Ambientar - Empreendedorismo. (Carga horária: 3h). , Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Goiás, SEBRAE/GO, Brasil.
2008 - 2008
Desenvolvimento Orientado a Objeto - Web. (Carga horária: 40h). , Vega computadores e perifericos ltda, VEGACP, Brasil.
2005 - 2005
Empretec - Brasil Empreender. (Carga horária: 20h). , Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Goiás, SEBRAE/GO, Brasil.
2002 - 2002
Empretec. (Carga horária: 80h). , Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Goiás, SEBRAE/GO, Brasil.
1994 - 1995
Word, excel, access. (Carga horária: 120h). , Control Data Corporation, CONTROL DATA, Estados Unidos.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Japonês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Hardware.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
Organização de eventos
SILV, S. S. . II Simpósio de Educação , Tecnologia e Sociedade. 2011. (Exposição).
SILV, S. S. . SEMANA DE EDUCAÇÃO , CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFG. 2010. (Exposição).
Participação em eventos
1º Encontrol de Gestão, Tecnologia e produção.Gestão, implementação e gerenciamento e-commerce. 2022. (Encontro).
1º WorkShop Insdustria 4.0 e HardSkills.Instrumentação e Iot. 2022. (Encontro).
99º Edição do Café Filosófico com Will Goya - A Psicologia Rudimentar em em Platão. 2018. (Seminário).
88º Café Filosófico com Will Goya. 2017. (Outra).
80º Café Filosófico com Will Goya. 2016. (Outra).
O Uso das Máscaras . Dos Gregos aos Indígenas Brasileiros. 2016. (Exposição).
1 Encontro de Filósofia Clínica.ENCONTRO GOIANO DE FILOSOFIA CLÍNICA. 2013. (Encontro).
CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS:INTERPRETAÇÕES E PERPECTICITVAS.CRIMINALIZACAO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS. 2013. (Encontro).
II congresso de administracao.administração de processos sustentáveis. 2013. (Seminário).
Café Filosófico com Will Goya.A Linguagem cinematográfica e o olhar da filosofia clínica. 2012. (Encontro).
Flisol - Festival latino - americano de Instalação de Software Livre.Instalação de Software Livre. 2011. (Simpósio).
Flisol Festival Latino americano de Instalação de software livre.Festival Latino americano de Instalação de Software Libre. 2010. (Oficina).
II jornada academica do IFG - Campus Inhumas.Empreendedorismo aplicado a Web. 2010. (Seminário).
II jornada academica do IFG - Campus Inhumas.Comissão científica. 2010. (Oficina).
Semana de Educação, Ciência e Tecnologo.Empreendedorismo em prol do desenvolvimento sustentável. 2010. (Seminário).
Semana de Educação, Ciência e Tecnologo.Comissão de Eixo temático: Códigos, linguagens e suas tecnologias(informática). 2010. (Simpósio).
PMI (Seminario de Gerenciamento de Projetos). Seminario de Gerenciamento de Projetos Reais. 2006. (Congresso).
III semana da computação.III Ucg comp. 2002. (Oficina).
II semana da Computação.II UCG Comp. 2001. (Encontro).
Orientou
Montagem de Indústria de Polpa de Frutas Mista In Natura; 2010; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Sandro Gouvea Cardoso Sousa e Silva;
Frutas e Hortaliças Minimamente Processadas: Alternativa de Crescimento Econômico para Inhumas; 2010; Orientação de outra natureza; (Tecnico de Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Sandro Gouvea Cardoso Sousa e Silva;
Musica para quem tem ouvidor de ouvir; 2010; Orientação de outra natureza; (Tecnico de Ìnformatica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Sandro Gouvea Cardoso Sousa e Silva;
Criação de Alimentos Nutritivos da Terra com base na cana-de-açucar e seus derivados, para complemento nutricional; 2010; Orientação de outra natureza; (Tecnico de Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Sandro Gouvea Cardoso Sousa e Silva;
Produções bibliográficas
-
SILV, S. S. . Ficha limpa: Valido somente em 2012. Folha do Rio - Brasil, http://www.folhadoestadodoriob, 24 mar. 2011.
-
SILV, S. S. . Desenvolvimento de soluções para adsl. Soluções tecnicas de aproveitamento da Internet Rápida, Abusar.org, p. 1 - 1, 12 mar. 2004.
-
SILV, S. S. . Desenvolvimento de Rede Partilhada. Partilhando a Internet para o meio Popular, Diario da Manha, p. 7 - 7, 15 jul. 1997.
-
SILVA, SANDRO GOUVEA CARDOSO SOUSA E ; FERREIRA, SILVANA DO SOCORRO SILVA . CICLO EM CASCATA PARA PRODUÇAO DE CONTEUDO ACADEMICO EM POS GRADUAÇÃO. In: I Congresso Brasileiro Online de Pesquisas e Inovação em Educação, 2022. Anais do I Congresso Brasileiro On-line de Pesquisas e Inovação em Educação, 2022.
-
SILV, S. S. ; Aloisio Garcia de Sousa ; Lucas FRANCISCO DA SILVA ; Marco Aurélio SIQUEIRA . PRONTUÁRIO ELETRONICO MEDICO WEB MULTIESPECIALISTA PARA OS MUNICIPIOS DO ESTADO DE GOIAS E CENTRO OESTE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILV, S. S. . Empreendedorismo em prol do desenvolvimento sustentável. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILV, S. S. . Empreendedorismo Aplicado a Web. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
SILV, S. S. . Aplicativo web para Imobiliária. 2009.
SILV, S. S. ; OLIVEIRA FILHO, R. . Sistema Medico de Saude, Orientado a Objeto para Internet. 2008.
SILV, S. S. . SISTEMA DE GESTAO IMOBILIARIA. 2004.
SILV, S. S. . SISTEMA DE GESTAO COMERCIAL. 2004.
SILV, S. S. . SISTEMA DE FACTORING. 2001.
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2010
Desenvolvimento de tecnologia para armazenamento de conteudo em ambiente digital, Descrição: Utilização como ferramenta de propagação de conhecimento atravês da construção de ambiente digital de armazenamento de conteúdo. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sandro Gouvea Cardoso Sousa e Silva - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2013
COLEGIO VILA BOAVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor para as máterias de Física e Comput, Carga horária: 30
Outras informações:
Professor para a àrea de física e computação, com apoio a coordenação academica em desenvolvimento de diáirios eletronicos
2005 - 2008
Companhia de Processamento de Dados de GoiâniaVínculo: Projeto Vinculado, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento de aplicativos itnernet, Carga horária: 40
Outras informações:
Desenvolvimento de sistema para a saude municipal do municipio de Goiania, com orientação a objeto em 3 camadas, usando como banco de dados db2.
Atividades
-
09/2005
Pesquisa e desenvolvimento, comdata.,Linhas de pesquisa
2012 - 2013
CPMG -ARYTON SENNAVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR PARA A MATERIA DE FÍSICA E APOIO CP, Carga horária: 18
Outras informações:
PROFESSOR PARA A ÁREA DE FÍSICA, COM APOIO E SUPORTE OPERACIONAL COMPUTACIONAL
1999 - 2011
FormaDay SpaVínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Analista de Sistema-Gestor de Projetos, Carga horária: 4
Outras informações:
- treinamento, desenvolvimento e desenvolvimento de projetos
1997 - 1998
Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de GoiásVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista de Suporte, Carga horária: 30
Outras informações:
Atividades referente a sistemas Bull, mainframe e Atividades
2007 - 2008
Inédita PropagandaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gestor de projetos/programador, Carga horária: 40
Outras informações:
Programação, Gestão de projetos web, atendimento ao cliente
2010 - 2011
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de GoiásVínculo: Professor Informatica, Enquadramento Funcional: Publico, Carga horária: 40
Outras informações:
Aulas nas areas de :
- Webdesigner e projeto de sistemas
- Fundamentos de Sistema de Informação
- Sistema de Apoio a Descisão
- Comercio e Marketing Exterior (Gestão de Negócios)
- Redes, Internet e Sistemas Distribuidos
- Sistemas Distribuidos
- Qualidade de Software
- Introdução a metodos computacionais
- Noções de Programação
- Organização e metodos computacionais.
2010 - 2011
Instituto Federal de Goias - E-tecVínculo: E-tec Bolsa, Enquadramento Funcional: Professor - Tutor a distância, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor a distância para a disciplina de informática básica para o curso de tecnico subsequente açucar e alcool
2014 - 2014
Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos, IF GoianoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor para a Área de Ciências da Computação no ensino do curso tecnico modular (2º Grau profissionalizante) e Proeja e TSI
2008 - Atual
Libra Soluções DigitaisVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista, Consultor em Tecnlogia de Precisão, Carga horária: 4
Outras informações:
Consultor, Analista e programador em tecnloogia de precisão focado a desenvolvimento para atender as necessidades adversas oriundas de cada empresa
2017 - 2018
Secretaria da Educação de GoiásVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso Tecnico de Informática, Carga horária: 20
2012 - 2013
Secretaria da Educação de GoiásVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contrato Simplificado, Carga horária: 14
Outras informações:
Professor para a área de Física e Ciencias da Computação para junto dos Sectecs
2005 - 2007
Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de GoiásVínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20
Outras informações:
- Consutor para Recursos humanos
- Consultor para Tecnologia
1997 - 1999
Universidade Federal de GoiásVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor de informatica p/ Agronomia e Veterin, Carga horária: 20
Outras informações:
Orientação ao aluno, ensino básico de uso de planilha eletrônica focado para Veterinaria e Agronomia, aplicação de prova e definição de metodologia de ensino
2003 - 2005
Vega computadores e perifericos ltdaVínculo: Direção administrativa, Enquadramento Funcional: Direção, Carga horária: 4
Outras informações:
Atividade de analise, devenvolvimento de projetos em visual basic 5, gestão de clientes
2014 - 2016
Instituto Tecnologico do Estado de Goias - Sebastião SiqueiraVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PRONATEC, Carga horária: 40
Outras informações:
SUPERVISOR DE EIXO TECNOLÓGICO - CURSO TECNICO DE INFORMÁTICA
2015 - 2016
Instituto Federal de Goiás - Câmpus AnápolisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ETEC - TUTOR PRESENCIAL, Carga horária: 20
Outras informações:
TUTOR PRESENCIAL - CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA , CAMPUS DE SENADOR CANEDO
2016 - 2018
CREDEQ - PROFESSOR JAMIL ISSY (AP DE GOIANIA)Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40
2018 - 2019
Indra Brasil Soluções e Servi~çosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistema, Carga horária: 40
2019 - 2020
Centro de Gestão de Educação continuadaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Nível Técnico, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor para a área de tecnologia de informação, em nível básico
2021 - 2022
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DE GOIASVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: colaborador
Outras informações:
Colaborador no projeto Mentores de Startup
2020 - 2022
Organização dos voluntários do estado de GoiasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista administrativo Junior, Carga horária: 40
2020 - 2022
Universidade Aberta, UAbVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor presencial, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor presencial para o curso de Especialização em Docência para educação profissional e tecnológica. Lotado no Instituto Federal de Goiás - Campus Senador Canedo
2024 - Atual
SENAI - NUCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor tecnico, Carga horária: 30
Outras informações:
Professor de ensino tecnico, qualificação para a área de Tecnologia da informação.
2022 - 2024
SENAI - NUCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR / INSTRUTOR DE INFORMÁTICA, Carga horária: 40
Outras informações:
Função de tutor / Instrutor de informatica . Atuando atualmente na pos graduação, graduação, cursos tecnicos e de qualificação.
2023 - Atual
UNIÃO BRASILEIRA DE ASTRONOMIAVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: DIREITOR PRESIDENTE, Carga horária: 10
Outras informações:
Direcionamento da Unidade, gestão de processos, implantação de diretivas, organização administrativa, controle de associados
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sandro Gouvea Cardoso Sousa e Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?