Josiane Silva Delfino

Jornalista por formação, especialista em Comunicação Empresarial Institucional e Docência do Ensino Superior. Palestrante em diversas instituições do Ensino Superior, publicações e premiações na área comunicacional, inclusive o segundo lugar no Concurso de Jornalismo da CNN International. Atualmente é responsável pelo desenvolvimento das estratégias comunicacionais da Associação Antipirataria Cinema e Música (APCM), Motion Picture Association Latin America (MPA-AL), entidades privadas que representam os direitos autorais das maiores gravadoras e estúdios cinematográficos do mundo e Diretora de Comunicação da Equilibrium Comunicação e Pesquisa, com sede em São Paulo, Capital.

Informações coletadas do Lattes em 10/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Docência em Ensino Superior

2009 - Atual

Instituto Pró- Minas
Orientador: Nauplia

Especialização em Comunicação Empresarial e Institucional

2008 - 2008

Universidade Nove de Julho
Orientador: Nilton Pavin

Graduação em Jornalismo

2004 - 2007

Centro Universitário de Votuporanga
Orientador: Silvia Brandão Cuenca Stipp

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: Comunicação Empresarial.

Participação em eventos

Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2011. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2010. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2009. (Congresso).

Intercom. Agência de Notícias. 2007. (Congresso).

Estratégia em Atendimento de Assessoria de Imprensa. 2005. (Oficina).

Intercom. 2004. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • DELFINO, J. S. . Gerenciamento de Crises. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DELFINO, J. S. . Agência de Notícas Artefato. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2009

    A ANÁLISE DO PROFISSIONAL DE DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR NO COTIDIANO ACADÊMICO E SOCIAL, Descrição: O processo de aprendizagem está diretamente ligado a atuação e integração mútua entre aluno e professor, cabe ao docente facilitar a comunicação entre as partes com um único objetivo: troca de informações e conhecimentos. O gestor de informação tem como objetivo, além das características supracitadas, basear-se em ações empíricas e teóricas, inclusive com a participação da própria instituição formadora, pois é por meio da troca de experiências com os demais docentes que também é possível estruturar um repertório de conhecimento. O estímulo ao discente e desenvolvimento profissional do docente, tende a ser uma busca de aperfeiçoamento da práxis pedagógica e progresso dos conhecimentos profissionais, por isso o estudo desse trabalho. Para conseguir frutos positivos na interação e necessidade da troca de conhecimento entre aluno e professor é necessário que o profissional de educação tenha estrutura e capacitação para tal, uma vez que é por meio de seu repertório, adquirido ao longo da carreira acadêmica e profissional, que é possível a desenvoltura e classificação necessária para o desenvolvimento de alunos críticos, participativos, pró-ativos e acima de tudo cidadãos. Para o desenvolvimento desse trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas, entre elas Paulo Freire, que cita a educação nada mais é do que uma tomada de decisão e responsabilidade social, por isso, cabe ao docente fazer um intercâmbio entre ele e o aluno, para que seu objetivo se construa de fato .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Josiane Silva Delfino - Coordenador.

  • 2008 - 2008

    O MANUAL DE CRISE EM UM PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO, Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como exigência parcial para a obtenção do grau de especialista no curso de Comunicação Empresarial e Institucional, do Centro Universitário Nove de Julho (UNINOVE), sob a orientação do Prof. M. Sc. Nilton Pavin. O trabalho de conclusão de curso intitulado como O Manual de Crise em um Planejamento de Comunicação tem como objetivo principal a pesquisa na área de comunicação social especificamente na sua ferramenta de assessoria de imprensa, gerenciamento de crise. A pesquisa realizada com estudantes de pós-graduação (lato sensu), de comunicação empresarial das Universidades Uninove e Metodista pretende identificar quais são as principais deficiências e também a importância na confecção de um manual de crise.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Josiane Silva Delfino - Coordenador.

  • 2006 - 2007

    O PAPEL DA ASSESSORIA DE IMPRENSA NO GERENCIAMENTO DE CRISE., Descrição: Monografia apresentada à Unifev - Centro Universitário de Votuporanga - para a obtenção do grau de bacharel do curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, sob a orientação da professora Sílvia Brandão Cuenca Stipp. O trabalho de conclusão de curso intitulado como O papel da assessoria de imprensa no gerenciamento de crise. Case: acidente ambiental na Usina Itapagipe tem como objetivo principal a pesquisa na área de comunicação social a partir de um fato verídico, o acidente ambiental ocorrido no município de Itapagipe, interior de Minas Gerais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Josiane Silva Delfino - Coordenador.

Prêmios

2006

Concurso de Jornalismo para Universitários, CNN International.

2006

Melhor Agência de Notícias, Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Equilibrium Comunicação. , Rua Deputado Lacerda Franco, 86. Sl. 103, Pinheiros, 05418-000 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 38542428, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - 2009

Instituto Pró-Minas

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante

2008 - 2008

Universidade Nove de Julho

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante

2010 - Atual

Equilibrium Comunicação

Vínculo: Sócia proprietária, Enquadramento Funcional: Diretora de Comunicão, Carga horária: 40

Outras informações:
Sócia proprietária da instituição e responsável pelo desenvolvimento das ações estratégicas da Associação Antipirataria Cinema e Música (APCM), Motion Picture Association (MPA), Intelectual Property Consultant (IPC) e Frente Parlamentar Mista de Combate à Pirataria.

2007 - 2010

Associação Antipirataria Cinema e Música

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Comunicação, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atendimento excluso da instituição na área comunicacional, produção de pautas para a grande imprensa nacional e internacional, comunicados internos bilíngües (house organs), confecção de networkings, relatórios mensais, semestrais e anuais das atividades. Coordenação das ações estratégicas em geral da imagem da associação.

2006 - 2006

Centro Universitário de Votuporanga

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária em Comunicação, Carga horária: 40

Outras informações:
Assessoria em comunicação da instituição, produção de releases, agendamento de entrevistas (rádio e T.V.), alimentação do site (www.unifev.edu.br), além de elaboração de notas específicas para rádio.

2007 - 2007

Sinfor Assessoria e Marketing

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora de imprensa, Carga horária: 44

Outras informações:
Assessoria em comunicação em geral, atendimentos aos setores públicos e privados. Ações voltadas ao Marketing one to one, direto e político.

2005 - 2005

Rádio Pontal AM

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Locutora, Carga horária: 44

Outras informações:
Apresentadora e locutora, responsável pela produção, reportagem e apresentação do Noticiário No Mundo da Notícia - segunda a sexta- além de locução de programa musical diário.