Silvana Camilo

Professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II e Médio do Colégio Evangélico, professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II do Colégio São Francisco Xavier, todas situadas em Maringá. Mestranda em Literatura - Campo Literário e Formação do Leitor - da Universidade Estadual de Maringá (UEM), sob orientação da Professora Doutora Alice Aurea Penteado Martha. Graduada em Letras por essa mesma instituição, com licenciatura plena em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, assim como Literaturas correspondentes, no ano de 2007. Monografia em Literatura - Teoria e Crítica Literária e Literatura Comparada, analisando aspectos da obra do poeta português Fernando Pessoa, sob orientação da Professora Dra. Clarice Zamonaro Cortez.

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Letras

2016 - Atual

Universidade Estadual de Maringá
Orientador:Alice Aurea Penteado Martha.

Graduação em Letras Português Inglês Matutino

2003 - 2007

Universidade Estadual de Maringá
Título: Uma leitura do saudosismo em "Chuva Oblíqua", de Fernando Pessoa
Orientador: Clarice Zamonaro Cortez

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CAMILO, Silvana ; Lorenson, Edmar . I Semana cultural do projeto educacional Machado de Assis. 2005. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Cielli.COMO LEEM OS JOVENS? UMA ANÁLISE DO CONTO OS OBJETOS, DE LYGIA FAGUNDES TELLES, À LUZ DOS LUGARES VAZIOS DE ISER. 2016. (Simpósio).

XIII Seminário de Estudos Literários: Literatura Comparada e Estudos Culturais: Intersecções.A (DES)CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES EM "AS PEDRAS NÃO MORREM. 2016. (Seminário).

XVIII Congresso de Educação e Cidadania. 2015. (Congresso).

I Congresso Nacional de Linguagem em Interação. A Preservação de Face na Linguagem Oral e Escrita. 2006. (Congresso).

O teatro no Ensino de Língua Portuguesa. 2006. (Oficina).

III Semana de Pedagogia.O Bilhete nosso de Cada Dia. 2005. (Encontro).

I Semana cultural do projeto educacional Machado de Assis.Arte e educação: correspondentes na formação humana. 2005. (Simpósio).

IV Fórum de Extensão e Cultura da UEM: Perspectivas da Extensão Universitária e da Prestação deServiços.O Bilhete nosso de Cada Dia. 2005. (Simpósio).

Leitura Estratégica em Língua Inglesa: Uma Proposta Interdisciplinar. 2005. (Encontro).

XII Semana de Pedagogia: socializando sabeers, constrindo identidades. 2005. (Seminário).

I Simpósio Internacional de Lingüística Contrastiva e Gêneros Textuais -SILIC & GET. 2004. (Simpósio).

Outras Palavras - XV Semana de Letras. 2004. (Congresso).

Da Alfabetização ao Letramento. 2003. (Encontro).

O Ensino de Português na França. 2003. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Thiago Alves Valente

MARTHA, A. A. P.; CORTEZ, C. Z.;VALENTE, T. A.. Poesia e violência: O rapaz do metrô, de Sérgio Capparelli. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos Literários) - Universidade Estadual de Maringá.

Thiago Alves Valente

MARTHA, A. A. P.; CORTEZ, C. Z.;VALENTE, T. A.. Poesia e violência: O rapaz do metrô, de Sérgio Capparelli. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos Literários) - Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

ANA CRISTINA JAEGER HINTZE

A preservação de face na linguagem oral e escrita; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Língua e Literatura Inglesas) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Ana Cristina Jaeger Hintze;

Alice Áurea Penteado Martha

POESIA E VIOLÊNCIA: O RAPAZ DO METRÔ, DE SÉRGIO CAPPARELLI; 2019; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá,; Orientador: Alice Aurea Penteado Martha;

Clarice Zamonaro Cortez

Uma leitura do saudosismo em "Chuva Oblíqua", de Fernando Pessoa; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Clarice Zamonaro Cortez;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CAMILO, Silvana . COMO LEEM OS JOVENS? UMA ANÁLISE DO CONTO OS OBJETOS, DE LYGIA FAGUNDES TELLES, À LUZ DOS LUGARES VAZIOS DE ISER. In: CIELLI, 2016, Maringá. Anais Cielli 2016, 2016. v. 1. p. 3436-3446.

  • CAMILO, Silvana ; MESTI, Paula Camila. . O Bilhete nosso de Cada Dia. In: III Semana de Pedagogia, 2005, Mandaguari. III Semana de Pedagogia - Anais, 2005.

  • CAMILO, Silvana ; MESTI, Paula Camila. . O Bilherte nosso de Cada Dia. In: IV Fórum de Extensão e Cultura da UEM: Perspectivas da Extensão Universitária e da Prestação deServiços, 2005, Maringá. IVForum extensao, 2005.

  • CAMILO, Silvana ; SANTOS, Danielle Brancalhão. . A Preservação de Face na Linguagem Oral e Escrita. In: I Congresso Nacional de Linguagem em Interação, 2006, Maringá. I CONALI - I Congresso Nacional de Linguagem em Interação. Maringá: Clichetec, 2006. v. 1. p. 101-101.

  • CAMILO, Silvana ; FURTADO, João Carlos Dias. . A ironia em O enfermentiro, de Machado de Assis. In: I Congresso Nacional de Linguagem em Interação, 2006, Maringá. I CONALI - I Congresso Nacional de Linguagem em Uso. Maringá: Clichetec, 2006. v. 1. p. 227-227.

  • CAMILO, Silvana . COMO LEEM OS JOVENS? UMA ANÁLISE DO CONTO OS OBJETOS, DE LYGIA FAGUNDES TELLES, À LUZ DOS LUGARES VAZIOS DE ISER. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2005 - 2006

    Linguagem e Identidade Cultural, Descrição: O objetivo dessa pesquisa é apresentar os resultados do projeto Linguagem e Identidade Cultural, sobre estratégias de preservação de face em processos de retextualização da linguagem falada pelos membros do Conselho de Administração da Universidade Estadual de Maringá. Para a construção do dispositivo teórico-analítico, usou-se as orientações de parte de um modelo teórico de linha sócio-interacional de compreensão, com processos de natureza lingüística, textual e discursiva, norteados por três tipos de operações: idealização, reformulação e adaptação. À cada uma dessas operações, estão agregadas, respectivamente: a) estratégias de eliminação, de completude; b) de regularização; acréscimo, substituição e reordenação, e c) tratamento da seqüência de turnos. O resultado da pesquisa respalda o entendimento de que oralidade e escrita são práticas sociais que, embora com ordens lingüística, textual e discursivas diferentes, não são habilidades dicotômicas, mas têm a sua legitimidade assentada em demandas socioculturalmente impostas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Silvana Camilo - Integrante / Danielle Brancalhão dos Santos - Integrante / Maria Angela de Souza Boer - Coordenador / Ana Cristina Jaeger Hintze - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Colégio Evangélico de Maringá

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

2015 - Atual

Escola São Francisco Xavier

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

2015 - 2016

Escola Criarte

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 16

2004 - 2007

Educare

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 44

2012 - 2014

Sirona

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Assistente da Diretoria, Carga horária: 44

2010 - 2011

Tupperware

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Assistente da Presidencia, Carga horária: 44

2006 - 2006

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Professor estagiário, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Atividades

  • 03/2006 - 12/2006

    Estágios , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .,Estágio realizado, sob orientação da professora Dra. Regina Lúcia Mesti no Programa de Educação para Jovens e Adultos..

2008 - 2010

Zebra TEchnologies International, LLC

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Secretária Executiva Bilingue, Carga horária: 40