Edenilson de Almeida
Bacharel em Comunicação Social - hab. jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (1992) e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001), além de especialização em Administração de Marketing e Propaganda pela Universidade Estadual de Londrina. Possui experiência em televisão, com atuação em todas as funções do departamento de jornalismo: repórter, produtor/pauteiro, editor, editor executivo, editor-chefe, apresentador e roteirista. Realizou diversos trabalhos em assessoria de imprensa. Atuou como editor de economia, veículos, imóveis e caderno de variedades de jornal impresso. Exerce função de roteirista, editor e diretor de vídeos institucionais e corporativos, programas de TV Corporativa, além de prospectar novos negócios em comunicação em vídeo.
Informações coletadas do Lattes em 13/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências da Comunicação
1999 - 2001
Universidade de São Paulo
Título: A notícia nacional - Como o Jornal Nacional decide o que o telespectador assiste em casa,Ano de Obtenção: 2001
Laurindo Leal Filho.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: jornalismo; notícia; produção em telejornalismo; reportagem de televisão; telejornalismo.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
Especialização em Gestão de Eventos Especiais
2012 - 2013
Universidade Positivo
Título: Ramona, a domingueira
Orientador: André Portes Berberi
Especialização em Especialização em Adm. de Marketing e Propaganda
1996 - 1996
Graduação em Bacharel em Comunicação Social - hab. jornalismo
1988 - 1992
Formação complementar
2008 - 2009
Projeto Ficção Viva. (Carga horária: 198h). , Projeto Olho Vivo, OLHO VIVO, Brasil.
2008 - 2008
Workshop de roteiro cinematográfico com Jorge Gold. (Carga horária: 18h). , Projeto Olho Vivo, OLHO VIVO, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de Formação em Roteiro para Cinema. (Carga horária: 60h). , Projeto Olho Vivo, OLHO VIVO, Brasil.
2008 - 2008
Workshop de direção para cinema com Carlos Sorin. (Carga horária: 12h). , Projeto Olho Vivo, OLHO VIVO, Brasil.
2005 - 2005
Oficina de Roteiro. (Carga horária: 40h). , Instituto de Cinema e Video de Londrina, KINOARTE, Brasil.
1999 - 1999
Workshop de direção de Cinema e Vídeo. (Carga horária: 12h). , Artcine Academia de Artes Cinematográficas, ARTCINE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
Organização de eventos
ALMEIDA, E. . II Mostra de Telejornalismo da Unopar. 2007. (Outro).
ALMEIDA, E. . Noções Básicas de Áudio e Vídeo. 2006. (Outro).
ALMEIDA, E. . Mostra de Telejornalismo da Unopar. 2006. (Outro).
Participação em eventos
Palestra Jornalismo e Cinema.Jornalismo e Cinema. 2006. (Encontro).
1º ENCONTRO IMPRENSA & AIDS. 2002. (Encontro).
I ENCONTRO PEDAGÓGICO. 2002. (Encontro).
1º WORKSHOP DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL.APRESENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE JORNALISTA. 2001. (Outra).
XX APERP - APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL EM RELAÇÕES PÚBLICAS.AS INTERFACES DA COMUNICAÇÃO: PERSPECTIVAS PARA ATUAÇÃO NO PRÓXIMO MILÊNIO. 2001. (Encontro).
XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. 1988. (Congresso).
Participação em bancas
PAULA, F.;ALMEIDA, E.. Antonio de Paula, um pioneiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - jornalismo) - Universidade Norte do Paraná.
ALMEIDA, E.; Campanucci, V.. Vozes anônimas: dor e solidariedade nas ondas do rádio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - jornalismo) - Universidade Norte do Paraná.
ALMEIDA, E.; Morales, D.. Documentário: as mãos que levam a moda à passarela. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - jornalismo) - Universidade Norte do Paraná.
ALMEIDA, E.; Laureano, I.. No estilo da moda: produção em telejornalismo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - jornalismo) - Universidade Norte do Paraná.
ALMEIDA, E.; Zanon, L.. Colunismo Social Televisivo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - jornalismo) - Universidade Norte do Paraná.
Ferreira, E. A. L.; SOUZA, F. C.;ALMEIDA, E.. Notícias em Telejornalismo: uma análise dos critérios de valorização da notícia na produção de reportagem locais para GPP Notícias. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - jornalismo) - Universidade Norte do Paraná.
ALMEIDA, E.; LUCAS, L. D.. Videorreportagem: modalidade bem-vinda ao telejornalismo brasileiro. 2005 - Metropolitana/Iesb.
ALMEIDA, E.; CASTRO, L. R.; LISBOA NETO, L.. Jornalismo Local e Espaço Público. 2004 - Metropolitana/Iesb.
ALMEIDA, E.; PENNABEL, A. F.. Jornalismo Público no Brasil: o modelo da TV Cultura. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Comunicação Social - hab. jornalismo) - Universidade Estadual de Londrina.
ALMEIDA, E.; COSTA, G. C. M.. M. Costa.Videorreportagem - Parque de Itatiaia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Comunicação Social - hab. jornalismo) - Universidade Estadual de Londrina.
ALMEIDA, E.. JURADO DO 8º PRÊMIO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO E JUSTIÇA. 2010.
ALMEIDA, E.. Jurado do 5º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. 2007. Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça.
ALMEIDA, E.. 8º Encontro de Atividades Científicas da Unopar. 2005. Universidade Norte do Paraná.
ALMEIDA, E.. 7º Encontro de Atividades Científicas. 2004. Universidade Norte do Paraná.
ALMEIDA, E.. Seleção Pública de Docentes Edital 03/01. 2001. Fundação Educacional do Município de Assis.
Orientou
A cobertura jornalística na campanha eleitoral presidencial 2006: acompanhando o Jornal Nacional e o Jornal da Band; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - jornalismo) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edenilson de Almeida;
Entre baques e batuques: uma viagem ao maracatu pernambuco; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - jornalismo) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edenilson de Almeida;
Paiquerê AM - a história da Rádio do Paraná que o Brasil inteiro conhece; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - jornalismo) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edenilson de Almeida;
Participação e responsabilidade; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - jornalismo) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edenilson de Almeida;
A interpretação da notícia - como o jornal hoje se faz notícia; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - jornalismo) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edenilson de Almeida;
Telejornal Rural - um estudo de caso; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - jornalismo) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edenilson de Almeida;
Aplicações dos conceitos de assessoria de imprensa na produção de moda; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - jornalismo) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edenilson de Almeida;
Documentário: 70 anos de Londrina; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - jornalismo) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edenilson de Almeida;
Comunicação audiovisual de alta estimulação direcionada ao público jovem; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - jornalismo) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edenilson de Almeida;
Projeto Vídeo Cidadão - a informação a serviço da cidadania; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - jornalismo) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Edenilson de Almeida;
Adolescência violenta - o perfil do adolescente infrator de Londrina em uma grande reportagem; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Metropolitana/Iesb; Orientador: Edenilson de Almeida;
Produções bibliográficas
-
ARAÚJO, Eli ; ALMEIDA, E. . Pastoral da Criança - A força da solidariedade. Londrina - Paraná: Livre Iniciativa, 2001 (Livro).
Outras produções
ALMEIDA, E. . Plano Geral. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ALMEIDA, E. . Marca Paraná. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ALMEIDA, E. . Urbanidades. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ALMEIDA, E. . Ciranda Cultural. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ALMEIDA, E. . Conexão Federal. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ALMEIDA, E. . Mix Cidadania. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ALMEIDA, E. . Estratégias da Comunicação - Educação e Instrução. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ALMEIDA, E. . Desenredo. 2014. Teatral.
ALMEIDA, E. . Contratempo. 2009. Audiovisual.
ALMEIDA, E. . As pessoas e as Coisas. 2009. Audiovisual.
ALMEIDA, E. . Um Vestido e um Amor. 2009. Audiovisual.
ALMEIDA, E. . Dinheiro na Cueca. 2007. Audiovisual.
ALMEIDA, E. . ROTEIRO ADAPTADO, BASEADO NO CONTO DINHEIRO NA CUECA, DE DOMINGOS PELLEGRINI. 2007. Composição (estréia).
ALMEIDA, E. . Programa Viking TV. 2014. Vídeo.
ALMEIDA, E. . Programa Consórcio Volvo On Line. 2014. Outra.
ALMEIDA, E. . Ritos - Um panorama das Principais Religiões Brasileiras. 2013 (Roteiro Televisão).
ALMEIDA, E. . Bom, Bombom, Muito Bom. 2009 (Roteiro).
ALMEIDA, E. . INVISÍVEIS. 2008.
ALMEIDA, E. . O fim é nada. 2005 (Roteiro).
ALMEIDA, E. . Ficção Viva. 2008 (Participação de projeto multidisciplinar de produção cinematográfica) .
Projetos de pesquisa
-
2004 - 2004
A TV e a Educação da Criança, Descrição: Colaborador em projeto que pesquisou a influência da televisão na educação das crianças.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Edenilson de Almeida - Coordenador.
-
2002 - 2002
A cobertura das Eleições Presidenciais na Televisão Aberta, Descrição: Projeto para identificação do tempo de cobertura que cada candidato à presidência da República obteve em todos os telejornais das emissoras de televisão aberta.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Edenilson de Almeida - Coordenador.
Prêmios
2005
10º Prêmio Sangue Nofo no Jornalismo Paranaense, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná.
2004
9º Prêmio Sangue Novo no Jornalismo Paranaense, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Edenilson de Almeida Vídeos, Edenilson de Almeida Vídeos. , Avenida Sete de Setembro 4884 sala 107, Batel, 80240000 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 41011430, URL da Homepage:
Experiência profissional
2003 - 2004
NOSSA SERVIÇO TEMPORÁRIOVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Pauteiro, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuou como pauteiro na TV Coroados, afiliada da Rede Globo, em Londrina, Paraná.
2003 - 2003
NOSSA SERVIÇO TEMPORÁRIOVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 35
Outras informações:
Atuou como editor de texto na TV Paranaense, afliada da Rede Globo em Curitiba, Paraná.
2002 - 2003
NOSSA SERVIÇO TEMPORÁRIOVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 35
Outras informações:
Atuou como editor de texto na TV Coroados, afliada da Rede Globo em Londrina, Paraná.
1997 - 1998
Cooperativa Agropecuária de RolândiaVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Consultor/assessor de marketing
Outras informações:
Como consultor, realizou trabalhos para o Café Corol, quando da participação na 10ª Oktoberfest de Rolândia, assessoria para a inauguração da nova sede do Supermercado Corol, planejamento/execução da festa de fim de ano da Diretoria e desenvolvimento de campanhas promocionais para os Supermercados Corol.
1985 - 1998
Banco do Brasil - Direção GeralVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Expediente, Carga horária: 30
Outras informações:
Ingressou no Banco do Brasil como Menor Auxiliar de Serviços Gerais e, após aprovação em concurso público, tornou-se escriturário tão logo atingiu a maioridade. Em setembro de 1993 foi nomeado assistente de equipe, cargo de gerência média, que depois adquiriu a denominação de gerente de expediente.
2008 - Atual
Edenilson de Almeida VídeosVínculo: Proprietário da empresa, Enquadramento Funcional: Produtora vídeos e ass. comunicação, Carga horária: 50, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Fundador da empresa Edenilson de Almeida Vídeos, para prestar serviços de roteirização e edição de vídeos de comunicação corporativa e também como atendimento para a GW Paraná Comunicação S. A. Cria, roteiriza e dirige vídeos para O Boticário, Volvo do Brasil, GVT, Jtekt, Grupo Positivo, Brazilian Pet Foods Nutriara, todas via GW Paraná Comunicação.
2008 - 2016
GW Paraná Comunicação S.AVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Edição, roteiro, atendimento e chefia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2008 - 2008
GW Paraná Comunicação S.AVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Editor Chefe de Programa, Carga horária: 35
Outras informações:
Editor chefe dos programas de debate: Plano Geral, Marca Paraná, Ciranda Cultural, Urbanidades e Assembléia em Debate. Roteirizou e dirigiu o documentário sobre os 100 anos da Imigração Japonesa.
2004 - 2007
Universidade Norte do ParanaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 44
Outras informações:
Professor das disciplinas de História do Jornalismo, Telejornalismo I e II, Laboratório de Telejornalismo, Assessoria de Imprensa, Comunicação Comunitária. Coordenou o laboratório de rádio e televisão. Respondeu pela edição do jornal laboratório Na Íntegra
2001 - 2003
Universidade Norte do ParanaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor das disciplinas Fundamentos do Jornalismo, Técnica de Entrevista e Reportagem.
1994 - 2001
Televisão Cidade Ltda.Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 30
Outras informações:
Na emissora, afiliada do SBT em Londrina, no Paraná, desempenhou as funções de repórter, pauteiro/produtor, editor de texto e roteirista de programas especiais, como o Paraná Repórter.
2005 - 2006
Mix Television TV Cabo Londrina S/C Ltda.Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Apresentador, Carga horária: 30
Outras informações:
Ocupou o cargo de apresentador do programa Mix Cidadania e foi produtor e editor dos programas Factual, Viver Bem e Espaço Unopar. Mediador do programa especial sobre as eleições.
2000 - 2002
Editora Jornal de Londrina S/AVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Sub-editor, Carga horária: 30
Outras informações:
Sub-editor do caderno de economia, veículos e imobiliária. Editor do caderno Viver Bem e titular da coluna de crítica de televisão Na Sua TV?!
2003 - 2004
Metropolitana/IesbVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor das disciplinas de telejornalismo e redação jornalística.
2002 - 2003
Metropolitana/IesbVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor das disciplinas de técnica de entrevsita e reportagem, assessoria de imprensa.
2005 - 2007
Âncora ComunicaçãoVínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Assessor de imprensa free lance
Outras informações:
Produziu releases e atuou na cobertura institucional de diversos eventos/empresas, como a Metronorte, concessionária Chevrolet em Londrina, Congressos Brasileiro e Paranaense de Criminologia, cobertura da Metamorfose 2006, a maior festa à fantasia do Brasil, entre outros trabalhos.
1999 - 2000
Fundação Educacional do Município de AssisVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor da disciplina fundamentos e o texto jornalístico
2003 - 2003
Centro Universitario Campos de AndradeVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor das disciplinas de telejornalismo.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Edenilson de Almeida e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?