Thiago Bastos de Souza

Doutorando em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017), com bolsa CAPES-DS, realizando estágio doutoral na Espanha, na área de História da América Colonial e História Moderna, junto à Universidad Pablo de Olavide, com bolsa Capes-PDSE. É Mestre em História Política (2016) pela UERJ (bolsa CAPES-DS) e Magister en Historia de América Latina: Mundos Indígenas pela Universidad Pablo de Olavide/Espanha (2016). Bacharel e Licenciado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), com bolsa de mobilidade internacional concedida pela Universidad de Jaén/Espanha (2010-11). Ao longo da graduação foi bolsista Pibic-UERJ e Pibic-CNPq, atuando como pesquisador junto ao ?Projeto de Pesquisas Arqueológicas Serra do Cabra - Fase III?. Atualmente, desenvolve pesquisas relativas à Colonização Espanhola no Novo Mundo, tendo como foco a produção e circulação de documentos e informações no eixo Novo Reino de Granada - Espanha, no século XVI, privilegiando a documentação confeccionada por religiosos e os diferentes tipos de controle político exercidos pela Coroa Espanhola em relação às informações provenientes das Índias.

Informações coletadas do Lattes em 26/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em História

2017 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Vassalos escritores e informações oficializadas: a interferência política da coroa espanhola na escrita de Índias no século XVI (Novo Reino de Granada).,
Orientador: em Universidad Pablo de Olavide ( Bartolomé Yun Casalilla)
com Eliane Garcindo de Sá. Coorientador: Francismar Alex Lopes de Carvalho. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Política.

Mestrado em Historia de América Latina. Mundos Indígenas

2015 - 2016

Universidad Pablo de Olavide
Título: Hegemonia na Conquista. Mecanismos de imposição cultural na invasão da América: A Historia de Santa Marta y Nuevo Reino de Granada do Fray Pedro Aguado,Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Justo Cuño Bonito

Mestrado em História

2014 - 2016

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A "Escrita Franciscana" dos Novos Mundos. Crônicas e Historiografia no século XVI (Nova Granada),Ano de Obtenção: 2016
Eliane Garcindo de Sá.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Historiografia Indiana; Crônicas; Franciscanos.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Política.

Graduação em História de Arte

2010 - 2011

Universidad de Jaén
Bolsista do(a): Universidad de Jaén, UJA, Espanha.

Graduação em História

2008 - 2011

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A Virada do Século XV para o XVI: Encontros Socioculturais
Orientador: Paulo Roberto Gomes Seda
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação interrompida em 2008 em História

2006 - Interrompido

Universidade Católica de Petrópolis
Ano de interrupção: 2008

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2019

Français Langue Étrangère.. (Carga horária: 195h). , Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.

2010 - 2011

Extensão universitária em Inglés como Lenua Extranjera. (Carga horária: 120h). , Universidad de Jaén, UJA, Espanha.

2010 - 2011

Extensão universitária em Español como Lengua Extranjera. (Carga horária: 200h). , Universidad de Jaén, UJA, Espanha.

2006 - 2006

Extensão universitária em Arqueologia e Pré - História. (Carga horária: 14h). , Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Origem do Brasil Cultura Iberica. (Carga horária: 9h). , Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Política.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Política e Sociedade.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Arqueologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FARIA, P. S. ; SA, E. G. ; SOUZA, T. B. . Colóquio "Diálogos em Mundos Ibéricos". 2017. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas - América Latina e o Mundo Globalizado: Crise, Perspectivas e Alternativas.. Conquistadores e Naturales: uma relaçao ambígua na crônica Recopilación de frei Pedro de Aguado, séc. XVI:. 2018. (Congresso).

VII EIHC - Encontro Internacional de História Colonial. Espaços coloniais: domínios, poderes e representações.Informações e papéis circulantes. Como se censura politicamente um texto: o caso da Recopilación historial.. 2018. (Encontro).

XIII Encontro Internacional da ANPHLAC. Escrita e Controle da Informação no Século XVI: O caso da Recopilación Historial (Nova Granada). 2018. (Congresso).

XIII Semana de História Política. X Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade:. Recopilación Historial / Historia de Santa Marta: notícias de uma ficção política.. 2018. (Congresso).

XIII Semana de História Política. X Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade:. Sociedades mestiças, dinâmicas sociais e poder. 2018. (Congresso).

Colóquio "Diálogos em Mundos Ibéricos". 2017. (Seminário).

Semana dos Cursos Técnicos Profissionalizantes da Escola Estadual São José."Carreira e Sociedade". 2017. (Encontro).

VI EPHIS - Encontro de Pesquisa em História: Tempo, permanências, rupturas e transições na história. A conquista do vicereino da Nova Granada: um cotejo entre a recopilación historial de Frei Pedro de Aguado e os papéis da Audiencia de Santa Fe. 2017. (Congresso).

VII Encontro Internacional de História Colonial (EIHC).Informações e papéis circulantes. Como se censura politicamente um texto: o caso da Recopilación historial.. 2017. (Encontro).

XII Semana de História Política. IX Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade: Conflitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas..Uma Evangelização Duvidosa: o caso do frei Gaspar e do pueblo de Turuana. 2017. (Seminário).

XII Semana de História Política. IX Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade: Conflitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas..Simpósio Temático: Sociedades mestiças, dinâmicas sociais e poder. 2017. (Seminário).

XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os Preconceitos: História e Democracia. Recopilación Historial / Historia de Marta y Nuevo Reino de Granada. Sinais da censura: O veto de uma história. 2017. (Congresso).

V Congresso Internacional do NUCLEAS - Américas: Processos Civilizatórios e Crises do Capitalismo Contemporâneo. Mudanças Globais - Política - Economia - Sociedade -Imigração. Naturals Censurados: A Recopilación Historial e o caso dos Índios Moxcas. 2016. (Congresso).

V EPHIS. Encontro de Pesquisa em História. ?Recopilación Historial e os papéis da Audiência de Santa Fé: Algumas reflexões sobre a Historiografia Indiana?. 2016. (Congresso).

VI Encontro Internacional de História Colonial. Mundos coloniais comparados: poder, fronteiras e identidades.. Historia de Santa Marta y Nuevo Reino de Granada e os Papéis de Religiosos da Audiência de Santa Fé: Algumas Reflexões sobre o campo historiográfico Indiano. 2016. (Congresso).

XI Semana de História Política/VII Seminario Nacional de História: Relações de poder: crise, democracia e possibilidades.Coordenação mesa de iniciação cientifica. 2016. (Seminário).

Colóquio Mundos Indígenas na América. Séculos XV-XVIII. 2015. (Seminário).

IV Seminario sobre Transformaciones en la Esclavitud en el Mundo Hispánico. 2015. (Seminário).

X SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA. Minorias Étnicas, de Gênero e Religiosas Política, Cultura e Sociedade VII SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIa. Aspectos de uma presença Religiosa, Nova Granada no século XVI. 2015. (Congresso).

X SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA. Minorias Étnicas, de Gênero e Religiosas Política, Cultura e Sociedade VII SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA. Coordenação Mesa de Iniciação Cientifica 07. 2015. (Congresso).

X SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA. Minorias Étnicas, de Gênero e Religiosas Política, Cultura e Sociedade VII SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA. Coordenação mesa de iniciação cientifica 02. 2015. (Congresso).

5º Encontro Internacional de História Colonial. Cultura, Escravidão e Poder na Expansão Ultramarina (Séc. XVI ao XIX).A escrita da História da História Indiana por meio da crônica franciscana. 2014. (Encontro).

EPHIS- III Encontro de Pesquisa em História.A Crônica Franciscana na Nova Galícia e na Nova Granada (século XVI): Fragmentos de uma Historiografia Indiana. 2014. (Encontro).

IV Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas. Permanências e Entrelaçamentos na Conquista/Colonização, o olhar pela crônica franciscana.. 2014. (Congresso).

IX Semana e História Política/VI Seminário Nacional de História: Política Cultura e Sociedade.. Coordenação - Mesa de Iniciação Científica. 2014. (Congresso).

IX Semana e História Política/VI Seminário Nacional de História: Política Cultura e Sociedade.. Aproximaçoes acerca da Historiografia Iniana. 2014. (Congresso).

VII Forum de Debates. Povos e Culturas das Américas. Cidades em debate: Economia - Meio Ambiente e Sustentabilidade. 2013. (Outra).

"Seminário Internacional Espanha-Brasil - Processos e Experiências de e-imigração". 2012. (Seminário).

21ª Semana de Iniciação Científica da UERJ.Caçadores-Pintores e a Arte Rupestre da Serra do Cabral. 2012. (Seminário).

2nd ISA Forum of Sociology. Social Justice & Democratization. "Age-grade gap, a serious Brazilian educational problem". 2012. (Congresso).

III Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas. América Latina: processos civilizatórios e crises do capitalismo contemporâneo.. "Encontro e Ocidentalização". 2012. (Congresso).

Achegamento á sociedade do Brasil contemporáneo."Achegamento á sociedade do Brasil contemporáneo". 2011. (Encontro).

II Congresso Internacional do Núcleo de Estudo das Américas.. "A Virada do Século XV para o XVI. O Início de Um Tempo". 2010. (Congresso).

Circulo de Palestras do IAB. 2009. (Seminário).

Semana de Iniciação Científica da Uerj."Pinturas Rupestres na Serra do Cabral". 2009. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Laura Moutinho Nery

NERY, L. M.; SA, E. G.; FARIA, P. S.. A 'escrita franciscana' dos novos mundos: crônicas e historiografia no século XVI (Nova Granada). 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Laura Moutinho Nery

SA, E. G.;NERY, L. M.. A Escrita Franciscana dos Novos Mundos. Crônicas, Retórica e Historiografia no século XVI (Nova Galícia e Nova Granada). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Eliane Garcindo de Sá

SÁ, Eliane Garcindo de; FARIA, P. S.; NERY, L. M.. A "Escrita Franciscana" dos novos mundos: crônicas e historiografia do século XVI (Nova Granada). 2016. Dissertação (Mestrado em História Política) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Francismar Alex Lopes de Carvalho

CARVALHO, Francismar; SA, E. G.; BASTOS, L.; KALIL, L. G.. Vassalos escritores e informações oficializadas: a interferência política da Coroa espanhola na escrita das Índias no século XVI (Novo Reino de Granada). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História Política) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Luis Guilherme Assis Kalil

SA, E. G.; CARVALHO, F. A. L.;KALIL, L. G. A.; NEVES, L. M. B. P.. Vassalos escritores e informações oficializadas: a interferência política da coroa espanhola na escrita de Índias no século XVI (Novo Reino de Granada). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Patricia Souza de Faria

SA, Eliane Garcindo; NERY, L. M.;Faria, Patricia de Souza. A escritura franciscana dos novos mundos: crônicas e historiografia no século XVI ( Nova Granada). 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Patricia Souza de Faria

SA, Eliane Garcindo;Faria, Patricia de Souza. A escritura franciscana dos novos mundos: crônicas e historiografia no século XVI (Nova Espanha e Nova Granada). 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Paulo Roberto Gomes Seda

O processo de colonização na América Hispânica, um problema teórico; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Gomes Seda;

Paulo Roberto Gomes Seda

Projeto de Pesquisas Arqueológicas Serra do Cabral, Minas Gerais; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pibic Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Gomes Seda;

Paulo Roberto Gomes Seda

Projeto de Pesquisas Arqueológicas Serra do Cabral, Minas Gerais; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Gomes Seda;

Eliane Garcindo de Sá

Vassalos escritores e informações oficializadas: a interferência política da coroa espanhola na escrita de Índias no século XVI (Nova Granada e Nova Espanha); Início: 2016; Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Eliane Garcindo de Sá

"A Escrita Franciscana" dos novos mundo: crônicas e historiografia no século XVI (Nova Granada); 2016; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eliane Garcindo de Sá;

Francismar Alex Lopes de Carvalho

Vassalos escritores e informações oficializadas: a interferência política da coroa espanhola na escrita de índias no século XVI (Nova Granada); Início: 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História Política) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, T. B. . A Escrita como Instrumento de Coesão Política para uma Monarquia Composta: solicitação e censura de informações no Novo Reino de Granada no século XVI. REVISTA ELETRÔNICA DA ANPHLAC , v. 1, p. 103-141, 2019.

  • SOUZA, T. B. . Uma evangelização duvidosa: o caso do frei Gaspar.. REVISTA TRANSVERSOS , v. 0, p. 93-116, 2017.

  • SOUZA, T. B. . Recopilación Historial / Historia de Santa Marta: notícias de uma ficção política. REVISTA MARACANAN , v. 0, p. 210-224, 2017.

  • SOUZA, T. B. . A Crônica Franciscana na Nova Galícia e na Nova Granada (Século XVI): Fragmentos de uma Historiografia Indiana. Temporalidades , v. 6, p. 549-558, 2014.

  • SOUZA, T. B. . A Conquista da América em Tzvetan Todorov - notas para reflexão. Latinidade (Rio de Janeiro) , v. 5, p. 27-33, 2013.

  • SOUZA, T. B. . O pensamento Mestiço em Serge Gruzinski- Notas para Reflexão. Latinidade (Rio de Janeiro) , v. 4, p. 203-210, 2012.

  • SOUZA, T. B. ; Seda, P. . O Encontro de Culturas: o conhecer de uma nova realidade ou autoconhecimento?. Latinidade (Rio de Janeiro) , v. 1, p. 145-157, 2009.

  • SOUZA, T. B. . Historia de Santa Marta y Nuevo Reino de Granada e os Papéis de Religiosos da Audiência de Santa Fé: Algumas reflexões sobre o campo historiográfico Indiano.. In: VI Encontro Internacional de Hisória Colonial. Mundos Coloniais Comparados: Poder, Fronteiras e Identidades, 2017, Salvador. Anais Eletrônicos [do] 6. Encontro Internacional de História Colonial: mundos coloniais comparados: poder, fronteiras e identidades.. Salvador: Editora da Universidade do Estado da Bahia - EDUNEB, 2017. p. 1891-1904.

  • SOUZA, T. B. . Recopilación Historial / Historia de Marta y Nuevo Reino de Granada. Sinais da censura: O veto de uma história. In: XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia, 2017, Brasília - D.F.. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia. Brasília - D.F.: Associação Nacional de História ? ANPUH-Brasil, 2017. p. 1-16.

  • SOUZA, T. B. . Permanências e Entrelaçamentos na Conquista/Colonização, o olhar pela crônica franciscana.. In: IV Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas, 2014, Rio Janeiro. IV Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas. Rio de Janeiro: UERJ/NUCLEAS/FCE/Faculdade de Direito, 2014. p. 1-14.

  • SOUZA, T. B. . A escrita da História Indiana por meio da crônica franciscana. In: 5º Encontro Internacional de História Colonial. Cultura, Escravidão e Poder na Expansão Ultramarina (Séc. XVI ao XIX), 2014, Maceió. 5º Encontro Internacional de História Colonial. Cultura, Escravidão e Poder na Expansão Ultramarina (Séc. XVI ao XIX). Maceió: EDUFAL, 2014. p. 1192-1199.

  • SOUZA, T. B. . Encontro e Ocidentalização. In: III Congresso Internacional do Núcleo de Estudo das Américas. América Latina: processos civilizatórios e crises do capitalismo contemporâneo, 2012, Rio de Janeiro. III Congresso Internacional do Núcleo de Estudo das Américas. América Latina: processos civilizatórios e crises do capitalismo contemporâneo, 2012.

  • SOUZA, T. B. . A virada dos séculos XV e XVI: O Início de um Tempo. In: II Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas: Sistemas de Poder, Integração e Pluriculturalidade., 2010, Rio de Janeiro. II Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas: Sistemas de Poder, Integração e Pluriculturalidade., 2010.

  • SOUZA, T. B. . Recopilación Historial e os papéis da Audiência de Santa Fé: Algumas reflexões sobre a Historiografia Indiana. In: V EPHIS ? Encontro de Pesquisa em História, 2017, Belo Horizonte. Caderno de Resumos V EPHIS ? Encontro de Pesquisa em História. Belo Horizonte: FAFICH/UFMG, 2016. v. 5. p. 329-329.

  • SOUZA, T. B. . Recopilación Historial / Historia de Santa Marta y Nuevo Reino de Granada. Sinais da censura: O veto de uma história.. In: XXIX SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA Contra os preconceitos: História e Democracia., 2017, Brasília - DF. CADERNO DE RESUMOS DO XXIX SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA Contra os preconceitos: História e Democracia.. Brasília - DF: Associação Nacional de História ? ANPUH-Brasil, 2017. p. 489-490.

  • SOUZA, T. B. . Historia de Santa Marta y Nuevo Reino e Granada e os Papéis de Religiosos da Audiência de Santa Fé: Algumas reflexões o campo historiográfico Indiano.. In: VI Encontro Internacional de História Colonial. Mundos coloniais comparados: poder, fronteiras e identidades., 2016, Salvador. Carderno de Resumos. Salvador: EDUNEB, 2016. p. 209-210.

  • SOUZA, T. B. . Fray Pedro de Aguado, História de Santa Marta e Nuevo Reino de Granada: um ângulo na Historiografia indiana. In: XXVIII Simpósio Nacional de História: Lugares dos Historiadores: Velhos e Novos Desafios, 2015, Florianópolis. XXVIII Simpósio Nacional de História: Lugares dos Historiadores: Velhos e Novos Desafios, 2015. p. 154-155.

  • SOUZA, T. B. . A escrita da História Indiana por meio da crônica franciscana. In: 5º Encontro Internacional de de História Colonial, 2014, Maceió. 5º Encontro Internacional de História Colonial. Cultura, Escravidão e Poder na Expansão Ultramarina (Séc. XVI ao XIX). Maceió: EDUFAL, 2014. p. 98-98.

  • SOUZA, T. B. . Conquistadores e Naturales: uma relaçao ambígua na crônica Recopilación de frei Pedro de Aguado, séc. XVI.. In: VI Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas - América Latina e o Mundo Globalizado: Crise, Perspectivas e Alternativas., 2018, Rio de Janeiro. VI Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas - América Latina e o Mundo Globalizado: Crise, Perspectivas e Alternativas - Rio de Janeiro: UERJ. IFCH. Nucleas, 2018.. Rio de Janeiro: UERJ. IFCH. NUCLEAS, 2018. p. 269-270.

  • SOUZA, T. B. . Informações e papéis circulantes. Como se censura politicamente um texto: o caso da Recopilación historial.. In: VII EIHC - Encontro Internacional de História Colonial. Espaços coloniais: domínios, poderes e representações, 2018, Natal. Caderno de Resumos do VII Encontro Internacional de História Colonial. Espaços coloniais: domínios, poderes e representações.. Mossoró ? RN: EDUERN, 2018. p. 111-111.

  • SOUZA, T. B. . Recopilación Historial / Historia de Santa Marta: notícias de uma ficção política.. In: XIII Semana de História Política. X Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade: 'Quando a imaginação toma o poder', 2018, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da XIII Semana de História Política: Quando ?a imaginação toma o poder?: democracias e representatividades / X Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade.. Rio de Janeiro: PPGH UERJ, 2018. p. 253-253.

  • SOUZA, T. B. . Escrita e Controle da Informação no Século XVI: O caso da Recopilación Historial (Nova Granada). In: XIII Encontro Internacional da ANPHLAC., 2018, Mariana. XIII Encontro Internacional da ANPHLAC., 2018. p. 149-149.

  • SOUZA, T. B. . Uma Evangelização Duvidosa: o caso do frei Gaspar e do pueblo de Turuana. In: XII Semana de HIstória Política / IX Seminário Nacional e História Política, Cultura e Sociedade: COnflitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas., 2017, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da XII Semana de História Política: Conflitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas / IX Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade.. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em História, 2017. p. 366-367.

  • SOUZA, T. B. . Naturales Censurados: A Recopilación Historial e o caso dos Índios Moxcas. In: V Congresso Internacional do NUCLEAS - Américas: Processos Civilizatórios e Crises do Capitalismo Contemporâneo. Mudanças Globais - Política - Economia - Sociedade -Imigração, 2016, Rio de Janeiro. Caderno de resumo/V Congresso Internacional do NUCLEAS - Américas: Processos Civilizatórios e Crises do Capitalismo Contemporâneo. Mudanças Globais - Política - Economia - Sociedade -Imigração. Rio de Janeiro: UERJ/NUCLEAS/FCE/Faculdade de Direito, 2016., 2016. p. 173-173.

  • SOUZA, T. B. . Aspectos de uma presença Religiosa, Nova Granada no século XVI. In: X SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA. Minorias Étnicas, de Gênero e Religiosas Política, Cultura e Sociedade VII SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2015, Rio de Janeiro. Anais X Semana de História Política, 2015. p. 191-192.

  • SOUZA, T. B. . A Crônica Franciscana na Nova Galícia e na Nova Granada (século XVI): Fragmentos de uma Historiografia Indiana. In: EPHIS - III Encontro de Pesquisa em História. UFMG, 2014, Belo Horizonte. Encontro de Pesquisa em História da UFMG (2014: Belo Horizonte), 2014. p. 86-86.

  • SOUZA, T. B. . A Historiografia Indiana no século XVI, Nova Galícia e Nova Granada. In: XVI Simpósio Regional de História. ANPUH-RIO. Saberes e Práticas Científicas, 2014, Rio de Janeiro. CADERNO DE RESUMOS XVI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO: SABERES E PRÁTICAS CIENTÍFICAS, 2014. p. 517-518.

  • SOUZA, T. B. . Permanências e Entrelaçamentos na Conquista/Colonização, o olhar pela crônica franciscana.. In: IV Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas, 2014, Rio de Janeiro. IV Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas. Rio de Janeiro: UERJ/NUCLEAS/FCE/Faculdade de Direito,, 2014. p. 179-180.

  • SOUZA, T. B. . Aproximações acerca da Historiografia Iniana. Séc XVI. In: IX Semana de História Política /VI Seminário Nacional e História. POlítica, Cultura e Sociedade., 2014, Rio de Janeiro. Semana de História Política /Seminário Nacional e História: política, cultura e socieade.. Rio de Janeiro: UERJ/ PPGH, 2014. p. 420-421.

  • SOUZA, T. B. . Encontro e Ocidentalização. In: III Congresso Internacional do Núcleo de Estudo das Américas. América Latina: processos civilizatórios e crises do capitalismo contemporâneo, 2012, Rio de Janeiro. III Congresso Internacional do Núcleo de Estudo das Américas. América Latina: processos civilizatórios e crises do capitalismo contemporâneo, 2012. p. 119-119.

  • BASTOS, S. R. T. ; SOUZA, T. B. . Age-grade gap, a serious brazilian educacional problem. In: 2nd ISA Forum of Sociology. Social Justice & Democratization., 2012, Buenos Aires. 2nd ISA Forum of Sociology. Social Justice & Democratization., 2012.

  • SOUZA, T. B. . A virada dos séculos XV e XVI: O Início de um Tempo. In: II Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas: Sistemas de Poder, Integração e Pluriculturalidade, 2010, Rio de Janeiro. II Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas: Sistemas de Poder, Integração e Pluriculturalidade., 2010.

  • SOUZA, T. B. . Escrita e Controle da Informação no Século XVI: O caso da Recopilación Historial (Nova Granada). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, T. B. . Conquistadores e Naturales: uma relação na crônica Recopilación de frei Pedro de Aguado, séc. XVI.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, T. B. . Informações e papéis circulantes. Como se censura politicamente um texto: o caso da Recopilación historial.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, T. B. . Recopilación Historial / Historia de Santa Marta: notícias de uma ficção política.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, T. B. . A conquista do vice-reino da Nova Granada: um cotejo entre a recopilación historial de Frei Pedro de Aguado e os papéis da Audiencia de Santa Fe. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, T. B. . Recopilación Historial / Historia de Marta y Nuevo Reino de Granada. Sinais da censura: O veto de uma história. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, T. B. . Uma Evangelização Duvidosa: o caso do frei Gaspar e do pueblo de Turuana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, T. B. . 'Alteridade e Diferença: a escola como um local de encontro'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, T. B. . Naturales Censurados: A Recopilación Historial e o caso dos Índios Moxcas. 2016. (Congresso).. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, T. B. . A Recopilación Historial e os papéis da Audiência de Santa Fé: Algumas reflexões sobre a Historiografia Indiana.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, T. B. . Historia de Santa Marta y Nuevo Reino de Granada e os Papéis de Religiosos da Audiência de Santa Fé: Algumas Reflexões sobre o campo historiográfico Indiano.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, T. B. . Aspectos de uma presença Religiosa, Nova Granada no século XVI.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, T. B. . A escrita da História da História Indiana por meio da crônica franciscana.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, T. B. . A Crônica Franciscana na Nova Galícia e na Nova Granada (século XVI): Fragmentos de uma Historiografia Indiana.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, T. B. . Permanências e Entrelaçamentos na Conquista/Colonização, o olhar pela crônica franciscana.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, T. B. . Aproximações acerca da Historiografia Indiana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, T. B. . A Colonização como um Fenômeno Planetário, A ocidentalização em Serge Gruzinski. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, T. B. . A Colonização como um Fenômeno Planetário. A ocidentalização em Serge Gruzinski. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, T. B. . Caçadores-Pintores e a Arte Rupestre da Serra do Cabral.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASTOS, S. R. T. ; SOUZA, T. B. . 'Age-grade gap, a serious Brazilian educational problem'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, T. B. . 'Encontro e Ocidentalização'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, T. B. . A Conquista e a Colonização Espanhola do Novo Mundo: discussões Historiográficas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, T. B. . A Colonização Espanhola do Novo Mundo: as diferentes visões acerca do processo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, T. B. . A Conquista no Novo Mundo: discussões historiográficas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, T. B. ; GONCALVES, L. P. . 'Achegamento á sociedade do Brasil contemporáneo'.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, T. B. . 'A Virada do Século XV para o XVI. O Início de Um Tempo'.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, T. B. . 'Pinturas Rupestres na Serra do Cabral'.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, T. B. . Caçadores-Pintores e a Arte Rupestre da Serra do Cabral 2012 (Resumo - 21ª Semana de Iniciação Cientifica da UERJ).

  • SOUZA, T. B. . A Arte Rupestre dos 2011 (Resumo-20ª Semana de Iniciação Cientifíca da UERJ).

  • SOUZA, T. B. . A Pintura Rupestre e os Caçadores-Pintores da Serra do Cabral um Evento Comun 2010 (Resumo-19ª Semana de Iniciação Cientifíca da UERJ).

  • SOUZA, T. B. . Pinturas Rupestres na Serra do Cabral 2009 (Resumo-18ª Semana de Iniciação Cientifíca da UERJ).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOUZA, T. B. . 'Nas Redes da História: um jogo de sociabilidade'. 2018. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Escrita da história indiana- universo mestiço, discursos dissidentes/integradores: O caso do vice-reino do Peru., Descrição: Descrição: O presente projeto dá continuidade a estudos anteriores, incluindo as reflexões que se publicaram em 2014 no livro ?Mestiço, entre o mito, a utopia e a História - reflexões sobre a mestiçagem? (FAPERJ/Quartet) em que se considerou a escrita colonial, a crônica, como um lugar e espaço de disputa e poder no processo de conquista das sociedades originárias da América, espaço privilegiado da construção de uma cultura e representação mestiças. Com relação ao universo andino privilegiou-se a produção do Inca Garcilaso de La Vega e de Felipe Guaman Poma de Ayala. Esses autores são retomados, num cotejo que se amplia para as obras de Diego de Castro Titu Cusi Yupanqui e Joan de Santa Cruz Pachacuti Yamqui Salcamaygua. Visa-se aprofundar as análises sobre essas produções, entendidas como discursos afirmativos de representações próprias dissidentes e integradores a um só tempo ou entre tempos... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Thiago Bastos de Souza - Integrante / Eliane Garcindo de Sá - Coordenador.

  • 2008 - 2012

    Projeto de Pesquisas Arqueológicas Serra do Cabral, Minas Gerais, Descrição: Descrição: Projeto de prospecção e escavações arqueológicas e levantamento etnohistórico em região do médio vale do São Francisco (Serra do Cabral), entre os rios das Velhas e Jequitaí, desenvolvido desde 1990 no IAB e a partir 1998 na UERJ, tendo resultado na localização de 95 sítios arqueológicos, todos com pinturas rupestres e dois deles com solo arqueológico (escavados), evidenciando, sobretudo, uma significativa indústria lítica sobre plaquetas de quartzito, estudando-se, fundamentalmente, a população de caçadores-coletores que ocupou o local entre 1650 +/-60 e 310 +/- 50 anos Antes do Presente. A partir de 2006, inciou-se uma nova fase do Projeto (Fase III), com pesquisas na vertente ocidental da Serra, através de convênio com a SCAI - Serra do Cabral Agro-Indústria S.A. e auxílio financeiro do CNPq, através do Edital Universal. Das três etapas de campo já realizadas na vertente ocidental nesta fase, resultou a localização de 32 novos sítios, totalizando 95 sítios arqueológicos em toda a Serra do Cabral.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Thiago Bastos de Souza - Coordenador / Paulo Roberto Gomes Seda - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Serra do Cabral Agro-Indústria S.A. - Cooperação / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa / Prefeitura Municipal deBuenópolis - Cooperação.

  • 2008 - 2010

    Projeto GASDUC III - Salvamento, Monitoramento Arqueológico e Educação Patrimonial na faixa do Gasoduto GASDUC III, Descrição: Descrição: Estudos arqueológicos na área de implantação do gasoduto GASDUC III, compreendido entre o Terminal de Cabiúnas (Macaé) e a ECOMP - Estação de Compressão de Campos Elíseos (REDUC, Duque de Caxias), Estado do Rio de Janeiro, atravessando, além destes Municípios, os Municípios de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Magé, perfazendo um total aproximando de 179 km de extensão.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 2) . Integrantes: Denise Chamun - Integrante / Juber Decco - Integrante / Ayala dos Santos Pessôa - Integrante / Marcos Henrique Inácio - Integrante / Thiago Bastos de Souza - Integrante / Elis Candido de Vasconcelos - Integrante / Paulo Roberto Gomes Seda - Coordenador. Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Auxílio financeiro... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thiago Bastos de Souza - Integrante / Paulo Seda - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

1º Lugar Processo Seletivo - Doutorado em História, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / IFCH.

2016

7º Lugar Processo Seletivo - Doutorado em História, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2013

1° Lugar Concurso para Professor Substituto de História, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira CAp/UERJ.

2013

1º Lugar Processo Seletivo - Mestrado em História, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / IFCH.

2011

DELE - Diploma de Español como Lengua Extranjera - Nivel C2, Instituto Cervantes.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro. , Rua São Francisco Xavier - de 280 a 530 - lado par, Maracanã, 20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25877162

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - 2012

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Universitário, Enquadramento Funcional: Estudante de Graduação

    Outras informações:
    Foi bolsista PIBIC/Uerj entre Julho de 2009 e Agosto de 2010 e bolsista PIBIC/CNPq entre Setembro de 2010 e Março de 2012. Concluiu a graduaçao com Coeficiente de Rendimento Acadêmico: 9.22

  • 2010 - 2011

    Universidad de Jaén

    Vínculo: Aluno Mobilidade internacional, Enquadramento Funcional: Estudante de Graduação

    Outras informações:
    Foi aluno bolsista de Mobilidade Internacional da Universidad de Jaén - ES entre 15 de Setembro de 2010 e 31 Julho de 2011. Obteve Matricula de Honra ao cursar a disciplina Historia Contemporânea.

  • 2008 - 2012

    Instituto de Arqueologia Brasileira

    Vínculo: Pesquisador Auxiliar, Enquadramento Funcional: Pesquisador Auxiliar, Carga horária: 20

  • 2012 - 2017

    Instituto Brasileiro de Pesquisas Arqueológicas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Auxiliar, Carga horária: 20

  • 2009 - 2009

    Diretoria de Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha

    Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário - Departamento de História, Carga horária: 20

    Outras informações:
    totalizou 120h 10min

  • 2015 - 2015

    Archivo General de Indias

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador/Bolsista de Mestrado

  • 2018 - 2018

    Escola Estadual São José

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado PEB D - 1 A, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Professor Contratado PEB D - 1 A - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, SEE-MG Ensino, História, Nível: Fundamental

  • 2017 - 2017

    Escola Estadual São José

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado PEB D - 1 A, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Professor Contratado PEB D - 1 A - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, SEE-MG Ensino, História, Nível: Fundamental e Médio