ROSEMARY SANTOS SOUZA

Graduação em Pedagogia (2004) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (2007) pela Faculdade de Engenharia e Agrimensura da Bahia (FEAB). Atuou como Docente no Centro de Formação Teológica (2005-2010). Desde julho de 2006, é Servidora Pública Municipal de Jequié (PMJ), na função de Agente Administrativo pela Secretaria de Saúde (SMS), no Centro de Saúde Sebastião Azevedo (CSSA), onde desenvolve suas atividades junto à Coordenação da Unidade de Saúde, nas ações administrativas. Trabalhou com Grupos de Convivência com Pessoas Idosas. Atuou como Docente no Instituto de Educação de Jequié (Instituto Educar), nas disciplinas Metodologia da Pesquisa Científica e Pedagogia de 2013 à 2017. Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC), com área de concentração em Relações Étnicas, Gênero e Sociedade, Linha de Pesquisa 1: Etnicidade, Memória e Educação, turma 2019.1, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB),oferecido pelo Órgão de Educação e Relações Étnicas (ODEERE). Atuou como Docente no Curso de Extensão de Educação e Cultura Afro-brasileira, pelo Órgão de Educação e Relações Étnicas (ODEERE). nos dias 15 e 16 de junho de 2019, num total de 20 horas. Título do projeto de pesquisa: Etnicidades da mulher que procura o SUS na cidade de Jequié/BA: identidade em processo. Orientadora: Proª Drª Ana Angélica Leal Barbosa.

Informações coletadas do Lattes em 13/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Relações Étnicas e Contemporaneidade

2019 - Atual

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: Etnicidades da mulher que procura o SUS na cidade de Jequié/BA: Identidade em processo,Orientador: Ana Angélica Leal Barbosa
Palavras-chave: Identidade; Etnicidade; Cultura; Raça; Gênero.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Especialização em Psicopedaggogia Institucional e Clínica

2006 - 2007

Faculdade de Engenharia e Agrimensura da Bahia
Título: DIVERSIDADE CULTURAL: UMA REFLEXÃO SOBRE A PLURICULTURALIDADE EM SALA DE AULA
Orientador: Ms. Tânia Tosta

Graduação em PEDAGOGIA

2001 - 2004

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: Escola, homogeneidade e diversidade cultural: uma reflexão sobre a multiculturalidade em sala de aula
Orientador: Dra. Marise de Santana

Formação complementar

2007 - 2007

Treinmtº de Líderes p/ Gps de Convivência. (Carga horária: 80h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2006 - 2006

Capacitação em Vigilância Sanitária e Ambiental. (Carga horária: 16h). , Prefeitura Municipal de Jequié, PMJ/BA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: PSICOPEDAGOGIA/Especialidade: INSTITUCIONAL E CLÍNICA.

Participação em eventos

Curso de Treinamento de Líderes para Grupos de Convivência. 2007. (Outra).

Curso Mulher, Trabalho, Sofrimento e Adoecimento Psíquico. 2007. (Outra).

Seminário de Implantação do Comitê Municipal de Mortalidade Materna e Infantil de Jequié. 2007. (Seminário).

I Encontro Nacional de Leitura e Literatura Infanto-juvenil (ENLLIJ). 2005. (Encontro).

Da fábula ao teatro. 2003. (Oficina).

Discutindo Constance Kamii. 2003. (Seminário).

Educação de Jovens e Adultos. 2003. (Oficina).

Empreendedorismo Social - comunidade sustentável. 2003. (Outra).

I Semana de Pedagogia. 2003. (Encontro).

Jornada de Pedagogia para Escola Normal. 2003. (Congresso).

O computador e a instrumentalização da prática docente. 2003. (Oficina).

Parâmetros Curriculares Nacionais - Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2003. (Oficina).

Vendendo o meu peixe. 2003. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • SOUZA, R. S. . Escola, homogeneidade e diversidade cultural: uma reflexão sobre a pluralidade em sala de aula.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, R. S. ; BARROS, Paula. ; ALMEIDA, Marília Silva . Professor: arquiteto dos sonhos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, R. S. ; BARROS, Paula. . Educação no Meio Rural. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

SOUZA, R. S. . DSTs: prevenção e cuidados. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, R. S. ; BARROS, Paula. ; ALMEIDA, Marília Silva . Professor: arquiteto dos sonhos. 2004. .

SOUZA, R. S. ; BARROS, Paula. ; ALMEIDA, Marília Silva . Educação no Meio Rural. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Etnicidades da mulher que procura o SUS na cidade de Jequié/BA: identidade em processo, Descrição: O projeto tem o objetivo de identificar como se deu o processo de formação da identidade étnica da mulher usuária do SUS, do Programa Hiperdia, do Centro de Saúde Sebastião Azevedo (CSSA) e as relações de etnicidades com os profissionais que as acompanham.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rosemary Santos Souza - Coordenador / Ana Angélica Leal Barbosa - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria Municipal de Saúde - BA. , Avenida Governador Otávio Mangabeira - até 699 - lado ímpar, Mandacaru, 45210144 - Jequié, BA - Brasil, Telefone: (73) 35272246, URL da Homepage:

Experiência profissional

2005 - 2010

CENTRO DE REFERÊNCIA TEOLÓGICA TEMPLO DA BÊNÇÃO

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Ensino, Carga horária: 4

Atividades

  • 02/2005 - 12/2006

    Ensino, MÉDIO EM TEOLOGIA, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, PEDAGOGIA, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

2013 - 2016

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE JEQUIÉ

Vínculo: Professor Contrato, Enquadramento Funcional: Livre docente, Carga horária: 8

Outras informações:
Docente no Curso de Graduação em Teologia, na disciplina Pedagogia e Metodologia da Pesquisa Científica.

2019 - 2019

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Extensão Universitária-ODEERE, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Docência no Curso de Extensão na disciplina Antropologia das populações Afro-brasileiras, UESB/ODEERE (Órgão de Educação e Relações Étnicas). CH: 20h.

2006 - Atual

Prefeitura Municipal de Jequié

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente Administrativo, Carga horária: 30

Outras informações:
Atua das atividades administrativas no Centro de Saúde Sebastião Azevedo (CSSA).

2017 - Atual

Orgão de Educação e Relações Étnicas

Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 5

Outras informações:
Integrante do Grupo de Pesquisa (GP) Antropologia das populações afro-brasileiras, coordenado pela Professora Drª Marise de Santana, no Órgão de Educação e Relações Étnicas (ODEERE).