Kelly Cristina Alves

Especialista em Juventude e Adolescência no Mundo Contemporâneo pela Faculdade dos Jesuítas/FAJE/MG (2008). Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal de Goiás (2004). Trabalhei pelo PNUD e UNESCO na área de Primeira Infância e Gestão Pública no ano de 2021, 2020, 2019 e 2018 no monitoramento e acompanhamento ao Programa Criança Feliz/Primeira Infância no SUAS; como mobilizadora de recursos e equipe de gestão da Cáritas Brasileira na área de Migração, Incidência Política, Economia Solidária e Empreendimentos Solidários no ano de 2019; como articuladora de políticas públicas em cultura e educação no Ministério a Cultura no ano de 2014 a 2016; como analista pedagógica na Fundação Joaquim Nabuco/FUNDAJ em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco/UFPE no projeto de pesquisa sobre redes de cultura e educação em 2017; como coordenação de projetos formativos, equipe gestora, educadora social, arte educadora nas áreas de cultura, adolescência, juventude, metodologias participativas na Casa da Juventude Pe. Burnier de Goiânia/CAJU de 1997 a 2012, no Circo Laheto de 2011 a 2014 e na Rede de Educação Cidadã/RECID em 2011 e 2012. Também participei da articulação em educação popular e saúde pela Articulação Nacional de Educação Popular e Saúde/ANEPS em Goiás no ano de 2011 a 2014. Minha área de estudo e atuação é planejamento, gestão social, primeira infância, adolescência, juventude, metodologias participativas, politicas sociais, arte-educação, cultura, migração e refúgio, educação popular e saúde.

Informações coletadas do Lattes em 13/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Adolescencia e Juventude no Mundo Contemporaneo

2006 - 2008

Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia
Título: A presença das jovens mulheres negras no movimento hip-hop
Orientador: Janira Sodré Miranda

Graduação em HIstória

2000 - 2004

Universidade Federal de Goiás
Título: A trajetória da Casa da Juventude Pe. Burnier (1984 a 2000): A Juventude como uma opção da Igreja do Brasil
Orientador: Prof. Dra. Libertad Borges Bittencourt

Formação complementar

2020 - 2020

Integrando a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável e os ODS. (Carga horária: 12h). , Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil, PNUD BRASIL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Primeira Infância.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Juventude.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Adolescência.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Arte Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Cultura.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Metodologia de educação popular crítica.

Participação em eventos

Guia de Visita Domiciliar - Programa Criança Feliz. 2020. (Oficina).

Seminário: ?Indicadores sociais: potencialidades, riscos e vulnerabilidades no SUAS". 2019. (Seminário).

Seminário interdisciplinar: Primeira Infância em foco na UNB.. 2019. (Seminário).

VII Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância. 2019. (Seminário).

Conferência Internacional ?O Poder do Investimento na Primeira Infância para o Desenvolvimento com Equidade?. 2018. (Outra).

Encontro Nacional do Programa Criança Feliz. 2018. (Encontro).

Estratégia de Redes de Inclusão como metodologia para atenção integral às crianças com deficiência no ambiente domiciliar e escolar.. 2018. (Oficina).

Formação inicial para Monitores/Supervisores dos Programas Primeira Infância Melhor/PIM e Programa Criança Feliz/PCF. 2018. (Oficina).

Método de Cuidados para o Desenvolvimento da Criança/CDC ? Programa Criança Feliz. 2018. (Oficina).

Seminário Justiça começa na Infância: Relação dos microssistemas jurídicos da Infância com o Direito Internacional. 2018. (Seminário).

IV Fórum de Educação Integral: Educação Integral e Educação Popular ? Articulando Comunidades Educativas.Redes de cultura e educação. 2017. (Outra).

Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2016. (Outra).

Curso de Elaboração de relatórios e pareceres. 2015. (Oficina).

Encontro Arte e Cultura no Currículo.Programa Mais Cultura nas Escolas. 2015. (Encontro).

III Fórum de Educação Integral.Programa Mais Cultura nas Escolas. 2015. (Outra).

I Seminário Nacional de Formação Artística e Cultural.Programa Mais Cultura nas Escolas. 2015. (Seminário).

Conferencia Nacional de Educação. 2014. (Outra).

Curso de gestão cultural e elaboração de projetos pelo Ministério da Cultura e Senac/DF. 2014. (Outra).

Seminário Nacional de Educação Popular em Saúde. 2014. (Seminário).

Festival Latino Americano de Captação de Recurso ? FLAC. 2011. (Outra).

III Encontro da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde e I Encontro Nacional de Práticas Populares de Saúde. 2010. (Encontro).

Congresso de Psicologia de Goiás e Tocantins. Políticas Públicas e Direitos Humanos. 2008. (Congresso).

V Semana de História - História: Historiografia e Poder.Simposio Tematico: história e memória. 2004. (Simpósio).

Fórum Social Mundial. 2002. (Outra).

Viagem cultural a Ouro Preto, Mariana e Congonhas. 2000. (Outra).

Produções bibliográficas

  • ALVES, K. C. . A presença das rappers negras no movimento hip hop no Brasil e em Goiás. In: Hilario Dick; Lourival Rodrigues da Silva. (Org.). Visibilidades Juvenis. 1aed.Goiania: Casa da Juventude Padre Burnier, 2010, v. 01, p. 51-67.

  • ALVES, K. C. . Conexoes: educação, cultura e arte. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALVES, K. C. . ?Danzas, misticismo y espiritualidad?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AVELAR, R. B. ; ALVES, K. C. . Politicas Publicas e Direitos Humanos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

ALVES, K. C. . Desenvolvimento de Metodologias de Articulação e Gestão de Políticas Públicas para Promoção da Democracia Participativa. 2015.

ALVES, K. C. . III Forum de Educação Integral. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Silva, Lourival Rodrigues da ; ALVES, K. C. . Escola de Educadores de Adolescentes e Jovens. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AVELAR, R. B. ; ALVES, K. C. . ?Educação e Juventude? do curso de extensão ?Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos?. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALVES, K. C. . Mostra Cultural A Juventude Quer Viver. 2009 (Mostra Cultural).

ALVES, K. C. . Mostra cultural a juventude quer viver. 2008 (Mostra Cultural).

ALVES, K. C. . Mostra Cultural A Juventude quer viver. 2007 (Mostra Cultural).

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

PROGRAMA DAS NAÇõES UNIDAS

Vínculo: Service Contract, Enquadramento Funcional: Assessora de Capacitação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Assessora de Capacitação vinculada a Coordenação Geral de Formação e Disseminação da Informação do Programa Criança Feliz, programa nacional de atenção a primeira infância do Ministério da Cidadania.

2019 - 2020

Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura

Vínculo: CONSULTORIA, Enquadramento Funcional: CONSULTORIA

Outras informações:
Consultora técnica responsável por acompanhar, analisar e fortalecer a implementação do Programa Criança Feliz, com estratégias de acompanhamento técnico e recomendações para seu aprimoramento e monitoramento das suas ações, levando em consideração o tamanho do município (pequeno, médio e grande) nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Como resultado foram elaboradas recomendações técnicas para a gestão do Programa Criança Feliz nos 18 municípios visitados, para a coordenação do Departamento de Primeira Infância/DAPI, em vista do aprimoramento do programa.

2018 - 2018

Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura

Vínculo: CONSULTORA, Enquadramento Funcional: CONSULTORA

Outras informações:
Consultora técnica responsável pelo desenvolvimento de estudos subsidiários ao processo de acompanhamento, análise e fortalecimento das ações de implementação do Programa Criança Feliz no estado do Rio Grande do Sul, Paraná e Espirito Santo, incluindo planejamento, gestão da implementação e monitoramento; Elaboração de propostas de metodológicas para o acompanhamento de metas e indicadores de gestão da implementação do Programa; Elaboração de propostas de orientações técnicas para gestão do Programa Criança Feliz. Elaboração de estudos para o aprimoramento da gestão do programa, bem como, elaboração de proposta de modelo de acompanhamento de programas de desenvolvimento na primeira infância coordenado pela Secretaria Nacional de Promoção e Desenvolvimento Humano ? SNPDH/MDS

2019 - 2019

Cáritas Brasileira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ASSESSOR TÉCNICO, Carga horária: 40

Outras informações:
Elaboração de projetos nas áreas de Migração e Refúgio, Política Social, Economia Solidária, Incidência Política e Comunicação Digital, Cooperativas para editais da União Europeia, Fundação Inter Americana, Fundo Julia Taft/EUA, Misereor, Cáritas Alemã, Secours Catholique; estudo de implementação para plataforma de CRM; orientação institucional para prestação de contas de projetos e relatórios analíticos de impactos sociais para Fundação Banco do Brasil; acompanhamento ao Comitê de Sustentabilidade Nacional da Rede Cáritas; articulação com parceiros nacionais e internacionais; planejamento de ações junto ao Setor de Fortalecimento Institucional. Destaques para os resultados: a utilização da plataforma CRM; o fortalecimento de parcerias; alcance de arrecadação de bens e recursos; fortalecimento do comitê de sustentabilidade; assessoria para captação de recursos com pessoa física.

2017 - 2018

Fundação Joaquim Nabuco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ANALISTA TÉCNICA PEDAGOGICA, Carga horária: 40

Outras informações:
Analista técnica pedagógica e responsável pela articulação de rodas de conversa em Recife/PE, Santarém/PA e Brasília/DF sobre redes formativas em educação e cultura; articulação e estudos com mestres de cultura popular, educadores, professores, ativistas culturais sobre o tema de educação e cultura; elaboração de documento técnico no projeto de pesquisa ?Processo de Articulação e qualificação de ações de pesquisa, difusão e inovação tecnológica e gestão para promoção de políticas públicas de educação integral no âmbito da interface entre educação e práticas artísticas e culturais nos territórios brasileiros? realizado entre Universidade Federal do Pernambuco/UFPE, Fundação Joaquim Nabuco/FUNDAJ e Ministério da Cultura. Como resultado foram mapeadas experiencias de cultura e educação nos 03 territórios pesquisados, realizados debates com os coletivos culturais, e estruturado categorias de análise sobre práticas artísticas e culturais e sua interface com a educação.

Atividades

  • 07/2017 - 01/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Pesquisas Sociais.,Linhas de pesquisa

2014 - 2016

Ministério da Cultura, MinC

Vínculo: cargo comissionado, Enquadramento Funcional: coord. de articulação de politicas publicas, Carga horária: 40

2013 - 2014

Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil

Vínculo: CONSULTORA, Enquadramento Funcional: CONSULTORA

Outras informações:
Mapeamento, análise de práticas governamentais e articulação de propostas relacionadas à construção da política de educação popular; análise de relatórios de gestão, documentos técnicos, entrevistas, e outros materiais produzidos pelos 15 ministérios e 06 órgãos vinculados, 03 secretarias especiais vinculadas à presidência da república e 02 empresas mistas vinculadas à pesquisa sobre políticas sociais, políticas culturais, políticas educacionais, politicas de ATER, políticas sobre economia solidária, políticas de vigilância sanitária, políticas de saúde, com interface sobre educação popular; acompanhamento do GT sobre educação popular coordenado pela Secretaria Geral da Presidência da República/SG/PR; elaboração de documento técnico com a sistematização das ações mapeadas, análise conceitual e metodológica.

2011 - 2012

Rede de Educação Cidadã

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: EDUCADORA SOCIAL, Carga horária: 20

Outras informações:
Articulação e estudo sobre as políticas sociais, mobilização cultural e social, formação política com movimentos sociais, culturais, coletivos, em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; acompanhamento de oficinas sobre as políticas sociais, politicas públicas, metodologias participativas; planejamento de ações sociais das organizações presentes na rede; coordenação e articulação de escolas de formação da RECID.

2011 - 2014

Circo Laheto

Vínculo: PRESTADORA DE SERVIÇO, Enquadramento Funcional: MOBILIZADORA DE RECURSO, Carga horária: 20

Outras informações:
Mobilização de recurso e prestação de contas com foco em cultura e infância, pontinhos de cultura, educação, artes circenses, incentivo à leitura, fomento, formação de público, acesso e direito a cultura, por meio de editais junto a Funarte (Edital Bibliotecas Comunitárias), Ministério da Cultura (Edital Cultural da Copa), Fundo Estadual de Cultura de Goiás (Circulação de espetáculo e Manutenção da Escola de Circo); Prêmio Itaú/Unicef Criança, Fundo Criança Esperança, Prêmio Carequinha/Funarte, Lei de Incentivo Cultural Municipal e Estadual, Patrocínio Cultural Banco do Brasil, Fundo Municipal da Criança e Adolescente/GO.

1997 - 2012

Associação Jesuita de Educação e Assistência Social

Vínculo: Coordenadora de projeto, Enquadramento Funcional: Coord. de projetos sociais e arte educadora, Carga horária: 40

Outras informações:
2011 a 2012 - Mobilizadora de recursos, responsável pela elaboração de projetos e prestação de contas, acompanhamento do setor financeiro da Casa da Juventude Pe. Burnier, de janeiro/2011 à outubro/2012, com projetos vinculados a Caritas, DKA/Áustria, Adveniat/Alemanha, Secretaria de Direitos Humanos, Fundo Brasil de Direitos Humanos, Fundo Luterano de Diaconia, Ponto de Cultura, Pontinho de Leitura, Estação Digital; 2003 a 2010 ? assessoramento sobre metodologias participativas, articulação de grupos e movimentos culturais e sociais; participação em ações nas área de cultura, metodologias comunitárias e de educação popular em Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais; acompanhamento das equipes voluntárias nos projetos na CAJU; coordenação do projeto de intercâmbio com a DKA/Áustria; planejamento, acompanhamento, avaliação de ações formativas na área de arte e de metodologia: oficinas de arte e cultura popular, seminários, debates, mostras culturais, ciclos de cultura, escola de educadores de adolescentes e jovens, rodas de conversa, tardes de formação. 1997 a 2003 ? elaboração de atas de reunião do Conselho Diretor, organização do banco de dados virtual, organização dos arquivos materiais correntes e permanentes, elaboração do boletim mensal de comunicação, organização do banco de imagens das atividades, atendimento ao público/recepção.

Atividades

  • 05/1997 - 10/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Escola de Educadores de Adolescentes e Jovens, Introdução a Biodança, Metodologia da Educação Popular, Oficina de danças circulares, Oficina de máscaras, Oficina de teatro, Oficina de técnicas e dinâmicas de grupo, Oficinas de danças brasileiras populares, Projeto de Vida e as dimensões da pessoa humana

  • 05/1997 - 07/2002

    Direção e administração, Casa da Juventude Pe. Burnier.,Cargo ou função, Elaboração de Ata.