Valéria de Oliveira Monteiro

Possui Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atuou como Pesquisadora do Instituto de Medicina Social-UERJ. Atualmente é Diretora de Enfermagem da Policlínica Piquet Carneiro - PPC/UERJ, Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na Faculdade de Enfermagem no Departamento de Saúde Pública e Supervisora de enfermagem da Universidade Aberta do SUS- UNA-SUS/UERJ. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Família, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, educação, saúde da família, saúde do idoso e alcoolismo.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Enfermagem

2000 - 2003

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Um diálogo com crianças sobre o alcoolismo: a abordagem freiriana no trabalho educativo da enfermeira no Labocriase
Ivone Evangelista Cabral. Palavras-chave: criança; alcoolismo; saúde da família; educação; enfermagem.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Mestrado em Enfermagem

1997 - 1999

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A imagem social do álcool no mundo dos adolescentes:sua relação com a prática educativa de enfermeira,Ano de Obtenção: 1999
Ivone Evangelista Cabral.Palavras-chave: enfermagem; adolescente; educação.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Especialização em Atualização Em Recursos Humanos

1990 - 1990

Escola Nacional de Saúde Pública

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Oficina UnA-SUS/UERJ: Tutoria. (Carga horária: 17h). , UnA-SUS/UERJ, UNA-SUS/UERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva/Especialidade: Saúde da Família.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MONTEIRO, V. O. ; Nunes, Alessandra Sant'Anna ; DIAS, C. S. ; PORCIUNCULA, C. B. . 77ª Semana Brasileira de Enfermagem - Policlínica Piquet Carneiro/UERJ. 2016. (Outro).

MONTEIRO, V. O. ; Nunes, Alessandra Sant'Anna ; SILVAFernanda Henriques da Silva, F. H. ; DIAS, C. S. . 76ª Semana Brasileira de Enfermagem - Policlínica Piquet Carneiro/UERJ. 2015. (Outro).

MONTEIRO, V. O. ; Nunes, Alessandra Sant'Anna ; DIAS, C. S. ; PORCIUNCULA, C. B. ; SILVA, F. H. . I Mostra Científica da Enfermagem - Policlínica Piquet Carneiro/UERJ. 2015. (Outro).

MONTEIRO, V. O. ; SILVA, F. H. ; ROSA, M. Q. M. . Curso de Preceptoria. 2015. (Outro).

MONTEIRO, V. O. . 52º Congresso Científico do HUPE: Fronteiras da Dermatologia. 2014. (Congresso).

MONTEIRO, V. O. ; SILVAFernanda Henriques da Silva, F. H. ; DIAS, C. S. . I FORUM DE SAUDE DO HOMEM DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2014. (Outro).

MONTEIRO, V. O. ; Nunes, Alessandra Sant'Anna ; PORCIUNCULA, C. B. ; DIAS, C. S. . 75ª Semana Brasileira de Enfermagem - Policlínica Piquet Carneiro/UERJ. 2014. (Outro).

Nunes, Alessandra Sant'Anna ; MONTEIRO, V. O. ; BESSA, J. H. N. ; DIAS, C. S. . I Simpósio de Enfermagem na Atenção Secundária - Policlínica Piquet Carneiro/UERJ. 2014. (Outro).

MONTEIRO, V. O. . Debate: Tabaco como fator de risco para Doenças Cardiovasculares e Oncológicas. 2010. (Outro).

MONTEIRO, V. O. . IV Encontro 3ª idade. 2005. (Outro).

MONTEIRO, V. O. . Oficina Acolhimento no Programa Médico de Família. 2005. (Outro).

MONTEIRO, V. O. . Oficinas de Planejamento de grupos educativos em saúde da mulher. 2005. (Outro).

MONTEIRO, V. O. . Projeto PREFERE- prevenção febre reumática. 2005. (Outro).

MONTEIRO, V. O. . III Encontro com a 3ª Idade. 2004. (Outro).

MONTEIRO, V. O. . Oficinas de trabalhos educativosvoltados para o adulto. 2003. (Outro).

MONTEIRO, V. O. . Capacitação Pedagógica da Região Metropolitana I do estado do Rio de Janeiro. 2003. (Outro).

MONTEIRO, V. O. . Dia Internacional da Mulher. 2003. (Outro).

MONTEIRO, V. O. . Encontro da Melhor Idade. 2002. (Outro).

MONTEIRO, V. O. . 1º Seminário de Saúde da Criança e Adolecente. 2000. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

27º UERJ sem Muros. Namorar com Saúde. 2017. (Exposição).

27º UERJ sem Muros. Respirar Melhor. 2017. (Exposição).

I Mostra Científica Multiprofissional da ABEn/RJ e 2ª Jornada de Sistematização da Assistência de Enfermagem.Deficiência Alfa1-Antitripsina: A Enfermagem no Cuidado Multidisciplinar ao Binômio Paciente e Familiar. 2017. (Outra).

International Conference - American Thoracic Society. SF-36 Questionnaire in Patients with Interstitial Lung Disease. 2016. (Congresso).

26º UERJ Sem Muros. Namorar com Saúde. 2015. (Exposição).

26º UERJ Sem Muros. Respirar Melhor. 2015. (Exposição).

25º UERJ sem Muros. Respirar Melhor. 2014. (Exposição).

25º UERJ Sem Muros. Namorar com Saúde. 2014. (Exposição).

24º UERJ Sem Muros. Namorar com Saúde. 2013. (Exposição).

65º Congresso Brasileiro de Enfermagem. "Enfermagem e o cuidado com a Vida. 2013. (Congresso).

23ª UERJ Sem Muros. Namorar com Saúde. 2012. (Exposição).

22º UERJ Sem Muros. Namorar com Saúde. 2011. (Exposição).

Oficina UnA-SUS/UERJ. 2011. (Oficina).

21º UERJ Sem Muros. Namorar com Saúde. 2010. (Exposição).

Conferência Internacional sobre Pesquisas em Recursos Humanos em Saúde. 2010. (Outra).

IV Congresso Ibero-americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. inovação tecnológica para a gestão em saúde: análise de modelos de avaliação de desempenho de RH. 2010. (Congresso).

20º UERJ Sem Muros. Namorar com Saúde. 2009. (Exposição).

I Encontro do Estágio Curricular I de 2009.Rede de Saúde e o acesso ao Serviço de Saúde da Disciplina Estágio Curricular I. 2009. (Encontro).

IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Desenvolvimento de Tecnologias para Planejamento de RH: de avaliação a gestão do desempenho de RH em saúde. 2009. (Congresso).

IX Semana de Enfermagem - Enfermagem contemplando trabalho, experiência e vida. 2009. (Outra).

19ª UERJ Sem Muros.Namorar com Saúde. 2008. (Oficina).

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família e do IV Seminário Internacional de Atenção Primária/Saúde da Família.Avaliação de Cursos de Especialização em Saúde da Família. 2008. (Seminário).

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família e IV Seminário Internacional de Atenção Primária/Saúde da Família.Núcleo de Educação Permanente - PMF/Niterói-RJ. 2008. (Seminário).

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família e IV Seminário Internacional de Atenção Primária/Saúde da Família.Mesa Redonda: Especialização em Saúde da Família. 2008. (Seminário).

Oficina de Integração Curricular.Curriculo vivo docentes em movimento. 2008. (Oficina).

Programa de Residência - Enfermagem em Saúde Coletiva.Interdisciplinariedade e Saúde Coletiva. 2008. (Outra).

18º UERJ sem Muros. Namorar com Saúde. 2007. (Exposição).

II Encontro de Medicina da Família e Comunidade do Munícipio de Niterói.Refletindo sobre o cuidado em saúde. 2007. (Oficina).

Seminário Internacional de Análise das Unidades de Recursos Humanos dos Ministérios da Saúde. 2007. (Seminário).

X Congresso Latinoamericano de Medicina Social, IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde e XIV Congress of the International Association of Health Policy. Abordagens Metodológicas para Pesquisas em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde. 2007. (Congresso).

Mesa Redonda Direitos da Mulher.Direitos da Mulher. 2005. (Outra).

2] Seminário de Saúde da Criança e do Adolescente/1º Encontro de Grupos de pesquisa.O diálogo com crianças escolares sobre o alcoolismo. 2002. (Seminário).

2º Seminário de Saúde da Criança e Adolescente - 1º Grupo de Pesquisa.O cuidado à criança no modelo saúde da família. 2002. (Seminário).

54º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Reflexão sobre a atuação e planejamento de ações da equipe de supervisão do programa médico de família de Niterói-RJ. 2002. (Congresso).

9º Pesquisando em Enfermagem, 5ª Jornada Nacional de História da Enfermagem, 2º Encontro Nacional de Fundamentos do Cuidado de Enfermagem.Prêmio Saúde da Criança e do Adolescente. 2002. (Encontro).

Ciclo de Debates "A Inserção dos Programas de Saúde da Mulher e da Criança no Programa de Saúde da Família".Abordagem Técnica como Enfermeira do Programa de Saúde da Família. 2002. (Outra).

1º Seminário de Bases Epistemológicas: Linguagem e Subjetividade. 2001. (Seminário).

4º Congresso Nacional da Rede Unida. Formação do agente de desenvolvimento comunitário do programa vida nova - Uma proposta de currículo integrado de capacitação profissional. 2001. (Congresso).

XVII Conférence Mondiale de Promotion de la Santé et d Éducation pour la Santé. Creativity and sensitivity laboratory - LABOCRIASE: the dialogical-education inthe action of nurse-educator about alcoholism. 2001. (Congresso).

1º Seminário de Saúde da Criança e do Adolescente."Os modelos de atenção à criança e ao adolescente: enfoque na criança, na família e na comunidade". 2000. (Seminário).

Ciclo de Debates: Desafios e Tendências na assistência a criança e ao adolescente nos 10 anos pós ECA. 2000. (Outra).

13º Congresso Brasileiro de Alcoolismo e Outras Dependências. A imagem social do álcool no mundo dos adolescentes: sua relação com a prática educativa da Enfermeira. 1999. (Congresso).

1ª Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família. 1999. (Outra).

51º Congresso Brasileiro de Enfermagem / 10º Congresso Panamericano de Enfermería. A imagem concreta do álcool na vida dos adolescentes da comunidade Engenho do Mato: intermediando os saberes na prática educativa da Enfermeira. 1999. (Congresso).

8ª Feira Cultural do CLA. A imagem social do álcool no mundo dos adolescentes: sua relação com a prática educativa da Enfermeira. 1999. (Feira).

II Workshop Nacional sobre a Problemática do Álcool e Drogas para o Ensino de Enfermagem.A imagem social do álcool no mundo dos adolescentes: sua relação com a prática educativa da Enfermeira. 1999. (Outra).

1º Congresso Internacional de Segurança na Infância e Adolescência. A imagem social do álcool no mundo dos adolescentes: sua relação com a prática educativa da Enfermeira. 1998. (Congresso).

III Encontro de Profissionais e Instituições de Tratamento em Dependência Química no Rio de Janeiro.A imagem social do álcool no mundo dos adolescentes: sua relação com a prática educativa da Enfermeira. 1998. (Encontro).

Prevenção Começa Cedo e Nunca é Tarde Demais para Começar. 1998. (Oficina).

Seminário Experiências Internacionais em Saúde da Família. 1998. (Seminário).

II Ciclo de Debates.A Enfermagem nos Serviços Básicos de Saúde. 1997. (Outra).

Mostra Científica da EEAN.Alcoolismo na comunidade: uma abordagem de intervenção. 1997. (Outra).

Seminário Comemorativo: 25 anos de Mestrado em Enfermagem.Seminário Comemorativo: 25 anos de Mestrado em Enfermagem. 1997. (Seminário).

Projeto Saúde.Projeto de Tratamento e Prevenção da Pediculose: desenvolvido nas comunidades do Engenho do Mato e Viradouro em Niteroí. 1996. (Outra).

I Conferência Internacional de Médico de Família. 1995. (Outra).

II Conferência de Saúde Brasil-Cuba. 1994. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Helaine Silva da Silveira

SILVEIRA, H. S.; ZEITOUNE, R. C. G.;MONTEIRO, V. O.. O cuidado do familiar na percepção do cliente renal cronico em tratamento conservador: subsídios para a assistência de enfermagem na atenção primária. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ.

Aluno: Juliana R

MONTEIRO, V. O.. F. de Oliveira. Saberes e práticas de mulheres no cuidado de si: contribuições ao cuidado de enfermagem em uma perspectiva educativa. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ.

Aluno: Martha Tinoco Amaral Gomes Barreto

Leoni, Miriam Garcia;MONTEIRO, V. O.; ANDRADE, Lucia de Fátima Silva de. O enfermeiro e a inserção de indivíduos com transtornos mentais na comunidade: intercâmbio entre o Programa Saúde da Família (PSF) e os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS). 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Wagner Luis Natario Pereira

CORDEIRO, H. A.; BEZERRA, R. J. A. C.;MONTEIRO, V. O.. A educação continuada e permanente como estratégia de formação e desenvolvimento do profissional enfermeiro na Estratégia Saúde da Família. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Magda Guimarães de Araujo Faria

OLIVEIRA, S. A.; DAVID, H. M. S. L.; BARILLI, E. C. V. C.; SEIXAS, C. T.;MONTEIRO, V. O.; MARTELETO, R. M.; VARELLA, Thereza. Interação em processos de construção compartilhada do conhecimento: uma experiência de educação a distância com enfermeiros da saúde da família. 2015. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Nunes Moraes Partelli

PARTELLI, A. N. M.;CABRAL, I. E.MONTEIRO, V. O.; MORAES, J. R. M. M.; LIBERAL, E. F.; ALVIM, N. A. T.. PRODUÇÃO E VALIDAÇÃO DE ALMANAQUE MEDIADO PELOS SABERES DE ADOLESCENTES QUILOMBOLAS E SABERES CIENTIFICOS SOBRE O ALCOOL. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Dayse Mary da Silva Correia

MONTEIRO, V. O.. "Abordadem da insuficiência cardíaca na atenção primária: o uso de diagnósticos de enfermagem prioritários como estratégia para o cuidado". 2014. Tese (Doutorado em Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alessandra Sant'anna Nunes

MONTEIRO, V. O.; DAVID, H. M. S. L.; SILVA, A. L. A.; SOUZA, N. V. D. O.; CAMPOS, J. F.. Gestão integrada de enfermagem na assistência ao paciente crônico em terapia biológica: caracterizando a qualidade do atendimento na atenção secundária. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Dayse Mary Silva Correia

MONTEIRO, V. O.. Perspectiva para uma prática fundamentada de enfermagem aos indivíduos adultos na atenção primária de Niterói: o caso da insuficiência cardíaca no Programa Médico de Família. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cintia Araujo Duarte

BERARDINELLI, L. M. M.;MONTEIRO, V. O.; SABOIA, V. M.. Autocuidado de pessoas com diabetes mellitus tipo 2: contribuição para um programa de telemonitoramento em enfermagem. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Claudia da Silva medeiros

MONTEIRO, V. O.; ARAUJO, E. F. S.; ROMANO, V. F.. O processo ensino-aprendizagem do agente comunitário de saúde: a interface entre teoria e prática. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Saúde da Família) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Jessica Teixeira Carvalho e Juliana da Silva Lima

Nunes, Alessandra Sant'Anna; CONCEICAO, I. R. S.;MONTEIRO, V. O.. "Diagnósticos e Intervenções de Enfermagem em idosos assistidos no Núcleo de Atenção ao idoso". 2013 - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Ana Carolina Tavares e Nathália Marques

MONTEIRO, V. O.. Percepções dos usuários da Estratégia de Saúde da Família em relação ao enfermeiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lorena Lopes da Silva

MATSUMOTO, Karen dos Santos;MONTEIRO, V. O.; VARELLA, Thereza; SANTOS, Maria Ruth dos. "Perfil das publicações sobre dimensionamento de efetivos em enfermagem: uma revisão de literatura". 2010 - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Ingrid Cristine Paes Gonzalez e outros

MONTEIRO, V. O.. "Produção científica de enfermagem sobre a doença de Alzheimer: uma pesquisa bibliográfica". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Danilo Jardim Pancotte e Allan Paulo Ferreira

MONTEIRO, V. O.. "O desejo sexual e a mulher idosa'. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudia da Silva medeiros

Leoni, Miriam Garcia;MONTEIRO, V. O.; Santos, Elaine Franco dos Santos. O processo ensino-aprendizagem do agente comunitário de saúde: a interface entre teoria e prática.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Simone Santos de Azevedo

MONTEIRO, V. O.. Suicídio em adolescentes e o enfermeiro do PSF. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Ivone da Silva Tavares

MONTEIRO, V. O.. Orientação e o cuidar do enfermeiro ao cliente portador de diabetes mellitus. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Marcus Vinicius Salgado Bastos

MONTEIRO, V. O.. Medicina tradicional chinesa: um enfoque diferenciado para o enfermeiro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Rubens Batista Chaves

MONTEIRO, V. O.. As orientações do enfermeiro ao cliente com pé diabético. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Nalmyr dos Nascimento

MONTEIRO, V. O.. Atuação do enfermeiro na prevenção do agravamento em lesão de pé diabético. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estácio de Sá.

MONTEIRO, V. O.. Banca de Seleçao Pública para Magistério Superior no Concurso Público na Área de Conhecimento em Enfermagem em Saúde Coletiva com ênfase na saúde do adulto,criança e adolescente. 2009. Universidade Federal Fluminense.

ZEITOUNE, R. C. G.; PAZ, E. P. A.; CUNHA, F. Fátima teresinha Sacrparo CunhaT. S.; AMORIM, W. M.;MONTEIRO, V. O.; SOUSA, A. I.. Concurso para Professor Adjunto A-Enfermagem em Saúde Coletiva. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SILVA, M. T. N.; Teresa Tonini; ARAUJO, E. F. S.;MONTEIRO, V. O.; PASSOS, J. P.. Concurso Publico de títulos e Provas para Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem de Saúde pública da Faculdade de Enfermagem- UERJ. 2015. Faculdade de Enfermagem da UERJ.

MONTEIRO, V. O.. Concurso Público para a Classe de Professor Adjunto, área: Saúde coletiva com ênfase em enfermagem em atenção à saúde do adulto e idoso, mental e saúde do trabalhador. 2013. Universidade Federal Fluminense.

MONTEIRO, V. O.. Concurso Público para a Classe de Professor Adjunto, área: Enfermagem em saúde coletiva com ênfase na saúde do adulto, criança e do adolescente. 2013.

MONTEIRO, V. O.. Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso. 2013. Hospital Universitário Pedro Ernesto - UERJ.

MONTEIRO, V. O.; VARELLA, Thereza; ZEITOUNE, R. C. G.; PASSOS, J. P.; SOUSA, A. I.. Concurso Público de títulos e prova para professor Adjunto. 2013. Faculdade de Enfermagem da UERJ.

LEAO, A. M. M.; CALDAS, C. P.; SILVA, D.; CARVALHO, E. C.; MUZZI, M. C. F. R.; SILVA, M. T. N.; SANTOS, P. R.;MONTEIRO, V. O.. Concurso para Professor Substituto do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LEAO, A. M. M.; CALDAS, C. P.; SILVA, D.; CARVALHO, E. C.; MUZZI, M. C. F. R.; SILVA, M. T. N.; SANTOS, P. R.;MONTEIRO, V. O.. Concurso Público de Titulo e Provas para reserva para o cargo de Professor Substituto do Departamento de Saúde Público. 2013. Faculdade de Enfermagem da UERJ.

MONTEIRO, V. O.; SOARES, L. S.; ZEITOUNE, R. C. G.. Concurso Público para a Classe de Professor Assistente 40h DE, para área de conhecimento de Saúde Coletiva com ênfase em Enfermagem em Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, Mental e Saúde do Trabalhador. 2009. Universidade Federal Fluminense.

MONTEIRO, V. O.. Concurso Público para os cargos Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Auxiliar em Enfermagem. 1990. Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

MONTEIRO, V. O.. Concurso Público para os cargos Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Auxiliar em Enfermagem e Auxiliar Operacional de Saúde. 1989. Secretaria do Estado de Saúde do Amazonas.

MONTEIRO, V. O.. 6º ENFCUIDAR - Comissão de avaliação de Trabalhos Científicos prêmio "Maria Therezinha Nobrega da Silva". 2015. Faculdade de Enfermagem da UERJ.

MONTEIRO, V. O.; Rufino, Rogerio Lopes; Filho, Mario Bernardo; Carneiro, Sulei Coelho da Silva. 52º Congresso Científico do HUPE- Temas Livres. 2014. Hospital Universitário Pedro Ernesto - UERJ.

MONTEIRO, V. O.. Encontro Presencial Final da turma I- Curso de especialização em Saúde da família. 2012. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

MONTEIRO, V. O.. 6º Simpósio Nacional-Ocuidado em saúde na Perspectiva Interdisciplinar-EnfCuidar. 2012. Faculdade de Enfermagem da UERJ.

VARELLA, T. C. M. Y. M. L.;MONTEIRO, V. O.; SANTOS, Maria Ruth dos. Seminário de Pesquisa do Internato de Enfermagem. 2010. Faculdade de Enfermagem da UERJ.

MONTEIRO, V. O.; CONCEIÇÃO, I. R. da S.; APRATTO, P. C. Jr. Produção Científica de Enfermagem sobre a Doença de Alzheimer: uma pesquisa bibliográfica. 2010. Faculdade de Enfermagem da UERJ.

MONTEIRO, V. O.; SOARES, L. S.; CHAVES, S. M. do A.; PAZ, E. P. A.; PEREIRA, A. L.. Enfermagem em Saúde Coletiva com Ênfase na Saúde do Adulto, Criança e Adolescente. 2009. Faculdade Federal de Rio das Ostras.

MONTEIRO, V. O.. O Desejo Sexual e a Mulher Idosa. 2008. Faculdade de Enfermagem da UERJ.

MONTEIRO, V. O.. Processo seletivo para provimento do cargo auxiliar de enfermagem. 2005. Fundação Municipal de Saúde de Niteroi.

MONTEIRO, V. O.. Provimento cargo médico de família. 2005. Fundação Municipal de Saúde de Niteroi.

MONTEIRO, V. O.. Provimento do Cargo de Médico de Família - PMF Comunidade Morro do Céu. 2005. Fundação Municipal de Saúde de Niteroi.

MONTEIRO, V. O.. Provimento cargo Assistente Social. 2004. Fundação Municipal de Saúde de Niteroi.

MONTEIRO, V. O.. Provimento cargo de enfermeiro. 2004. Fundação Municipal de Saúde de Niteroi.

MONTEIRO, V. O.. Prêmio Saúde da Criança e do Adolescente. 2002. Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Neide Aparecida Titonelli Alvim

ALVIM, N. A. T.. . Um diálogo com crianças sobre o alcoolismo: a abordagem freiriana no trabalho educativo da enfermeira no LABOCRIASE.. 2003. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rosângela da Silva Santos

Santos, Rosângela da Silva. Participou na Qualidade de Suplente da Banca de Projeto de Tese de Doutorado intitulada - A Educação-dialógica no laboratório de criatividade e sensibilidade (Labocrise): Ação da Enfermeira-educadora nas questões do alcoolismo junto aos escolares.. 2001 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rosângela da Silva Santos

Cabral, Ivone Evangelista;Santos, Rosângela da Silva. A educação-dialógica no laboratório de criatividade e sensibilidade (LABOCRIASE): ação da enfermeira-educadora nas questões do alcoolismo junto aos escolares. 2001. Tese (Doutorado em Doutorado) - Escola de Enfermagem Anna Nery.

Ivone Evangelista CABRAL

Cabral I E.ROMÃO, José Eustáquio; SILVA, Conceição Vieira da; LIMA, José Mauro Braz de;ALVIM, Neide Aparecida Titonelli; VIANA, Ligia de Oliveira;CHRISTOFFEL, Marialda. Um diálogo com crianças sobre o alcoolismo: a abordagem freiriana no trabalho educativo da enfermeira no Labocriase. 2003. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ivone Evangelista CABRAL

Cabral I E.; TAVARES, C. M. M.; LIMA, José Mauro Braz de; CUNHA, Sueli Resende;ALVIM, Neide Aparecida Titonelli. O diálogo com crianças escolares sobre o alcoolismo. 2002. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

José Eustáquio Romão

ROMAO, J. E.CABRAL, I. E.; ALVIM, N. A. T.; BRAZ, J. M.; SILVA, C. V.. Um Diálogo com Crianças em Alcoolismo: A Abordagem Freireana(sic) no Trabalho Educativo da Enfermeira Labocriase. 2003. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marialda Moreira Christoffel

Christoffel, M. M.CABRAL, Ivone Evangelista. Um diálogo com crianças sobre o alcoolismo: a abordagem freireana no trabalho educativo da enfermeira no labocriase. 2003. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cláudia Mara de Melo TAVARES

TAVARES, C. M. M.; MONTEIRO, V. O.. A educação - dialógica no laboratório de criatividade e sensibilidade (LABOCRIASE): ação enfermeira - educadora nas questões do alcoolismo junto aos escolares. 2001. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Izabel Cristina Torezani

Contribuição para detecção precoce do câncer de próstata pelas equipes de Atenção Primária, no Município de Colatina; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Luciana Falçoni Albino Candeia

A importância do apoio familiar no tratamento do hipertenso; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Lucineia Holtz

Capacitação complementar para agentes comunitários de saúde: Um programa de atualização para Santa Maria de Jetibá-ES; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Rafaela Werner Silva

Projeto de intervenção para melhoria da qualidade de vida das famílias distrito de Criciúma zona rural de Ibatiba-ES; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Alice Potratz Gonçalves

Ações de promoção para baixa adesão das mães em manter o aleitamento materno exclusivo; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Helio José Pereira Rodrigues

Intervenções para pacientes hipertensos em consulta ambulatorial na ESF Pedro Vieira Netto em Guaçuí-ES; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Kátia Regina Silva Santos

O desconhecimento dos idosos sobre doenças sexualmente transmissíveis; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Larissa Nunes de Oliveira Lobo Lyra

A atuação da equipe multidisciplinar no tratamento e controle da obesidade infanto-juvenil; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Marcela Sarmento Vilarius

A importância do aleitamento materno exclusivo para a saúde das mulheres e dos recém-nascidos; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Mirela Rodrigues Carnelli

A importância da educação em saúde na promoção do aleitamento materno exclusivo (AME); ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Moabe Ferreira Coelho

Implementação do programa de Hipertensão Arterial na ESF do bairro Nova carapina I, no município da Serra (ES); 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Roberta Lellis Souza

Implementação da sistematização da assistência de enfermagem na estratégia de saúde da família do Município de Piúma - ES; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Marielley Rodrigues Lamas Bitencourt

Baixa adesão ao exame Papanicolau no município de Castelo-Espírito Santo; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Roberta de Araújo Lima

Proposta de intervenção aos escolares sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Maria Edna Teixeira

O diagnóstico precoce da sífilis nas gestantes da estratégia saúde da família (ESF) de Belford Roxo e suas implicações; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Aline Cerqueira Cavalcanti Amorim

Práticas de alimentação saudável e atividade física na fase pré escolar: um projeto de intervenção; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Carine Alves Nascimento

Saúde e sexualiade na adolescência: um projeto de intervenção com escolares; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Fernanda Dolores Pinto

Humanização do cuidado aos pacientes no centro cirúrgico; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Cristiane Costa Ferreira

Formação de grupo de educação em saúde sexual na escola; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Glaudston Silva de Paula

Plano de intervenção para a elaboração de diretrizes para o aumento do quantitativo de cadernetas de vacinação em situação regular; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Francislene de Jesus Lopes

Deficit de informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência entre escolares; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Marcelo de Mattos Marçal

Prevenção da obesidade infantil: um plano de intervenção; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Igor Muniz de Mendonça

A prevenção contra verminose em escolas do município de Nova Iguaçu; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Adriana Muller de Sá

HIV/Aids em pessoas acime de 50 anos: estratégias de prevenção na atenção primária; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Andressa Morelato Citele

Projeto de Intervenção: programa de segurança do paciente direcionado para a aplicação nas unidades de saúde do município de Colatina ES; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Claudia Roberta Santos

Projeto de intervenção: programa de segurança do paciente direcionado para a aplicação nas unidades de saúde do município de Colatina ES; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Raphael Dias de Mello Pereira

Práticas integrativas e complementares de saúde nos núcleos de apoio à saúde da família: uma proposta para matriciamento; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Sheila Cristina de Souza Cruz

Apoio matricial das especialidades médicas no município da serra ES: um modo de fazer saúde fortalecendo a atenção básica; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Marllus Robson Fernandes Cavalcanti

Implantação do serviço de referência regional de hepatites B e C para atendimento às demandas da região norte de saúde do ES; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - UnA-SUS/UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Selma Jeronimo da Silva

Acolhimento na Estratégia Saúde da Família: um relato de experiência; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - UnA-SUS/UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Adriana Müller Saleme de Sá

HIV/Aids em pessoas acima de 50 anos: estratégias de prevenção na atenção primária; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - UnA-SUS/UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Andressa Morelato Citele

Projeto de intervenção: programa de segurança do paciente direcionada para a aplicação nas unidades de saúde do município de Colatina/ES; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - UnA-SUS/UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Claudia Roberta Santos

Promoção do aleitamento materno através das práticas educativas na atenção primária; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - UnA-SUS/UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Marllus Robson Fernandes Cavalcanti

Implantação do serviço de referência regional de hepatites B e C, para atendimento às demandas da região norte de saúde do ES; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - UnA-SUS/UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Raphael Dias de Mello Pereira

Práticas integrativas e complementares de saúde nos núcleos de apoio à saúde da família: uma proposta para matriciamento; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - UnA-SUS/UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Sheila Cristina de Souza Cruz

Apoio matricial das especialidades médicas no município da Serra ? ES: Um modo de fazer saúde fortalecendo a atenção básica; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - UnA-SUS/UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Jessica Teixeira Carvalho e Juliana da Silva Lima

Diagnósticos e Intervenções de Enfermagem em idosos assistidos no Núcleo de Atenção ao Idoso; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem da UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Ana Carolina Tavares e Nathália Marques

Percepções dos usuários da Estratégia de Saúde da Família em relação ao enfermeiro; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem da UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Lorena Lopes da Silva

Perfil das publicações sobre dimensionamento de efetivos em enfermagem: uma revisão de literatura; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem da UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Ingrid Cristine Paes Gonzalez

Produção científica de enfermagem sobre a doença de Alzheimer: uma pesquisa bibliográfica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem da UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Danilo Jardim Pancotte e Allan Paulo Ferreira

O desejo sexual e a mulher idosa; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem da UERJ; Orientador: Valeria de Oliveira Monteiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jamille Oliveira Carvalho

Gestão de Pessoas: Empresa x Colaborador rumo ao novo milênio; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Agronegócio) - Faculdades Integradas de Rondonopolis; Orientador: Jamille Oliveira Carvalho;

Ivone Evangelista CABRAL

A imagem do álcool na vida dos adolescentes: sua relação com a prática educativa dialógica da enfermeira; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Ivone Evangelista Cabral;

Ivone Evangelista CABRAL

O diálogo com crianças sobre o alcoolismo : a abordagem freiriana no trabalho educativo da enfermeira no Labocriase; 2003; 170 f; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Ivone Evangelista Cabral;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TORRES, K. D. P. ; MONTEIRO, V. O. ; COSTA, C. H. ; NORONHA FILHO, A. ; ALVES, R. R. . INVESTIGANDO UMA DAS CAUSAS DE DPOC: DEFICIÊNCIA DE A1AT. Suplemento Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação , v. 3, p. 1, 2014.

  • VARELLA, Thereza ; MATSUMOTO, Karen dos Santos ; OLIVEIRA, S. A. ; MONTEIRO, V. O. . FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PARA ATENÇÃO BÁSICA: CONTEXTO E PERSPECTIVA. Programa de Atualização em Enfermagem , v. 3, p. 77-97, 2013.

  • PIERANTONI, Celia Regina ; FRANÇA, Tania ; NEY, M. S. ; MONTEIRO, V. O. ; VARELLA, Thereza ; SANTOS, Maria Ruth dos . AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: DISCUTINDO TECNOLOGIAS PARA O PLANEJAMENTO E GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 45, p. 1627-1631, 2011.

  • MONTEIRO, V. O. ; CABRAL, I. E. . A imagem concreta do álcool na vida dos adolescentes da Comunidade Engenho do Mato: intermediando os saberes na prática educativa da enfermeira. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem , Rio de Janeiro, v. 2, 2000.

  • MONTEIRO, V. O. . Programa Médico da Família de Niteroí. Revista Estudos Avançados, São Paulo, v. 13, n.35, 1999.

  • VARELLA, Thereza ; MONTEIRO, V. O. ; FARIA, M. G. A. . Formação do Enfermeiro para Intervenções em Atenção Primária à Saúde: Potencialidades da Educação Mediada por Tecnologia. In: Paulo Roberto Volpato Dias; Márcia Maria Pereira Rendeiro; Marcelo Henrique da Costa. (Org.). Intervenções Possíveis no Território. 1ed.Rio de Janeiro: Editora UERJ, 2015, v. , p. 31-52.

  • MONTEIRO, V. O. ; VARELLA, Thereza ; KOOPMANS, F. F. ; SILVESTRINI, C. N. ; FARIA, M. G. A. . Construindo diagnóstico de saúde de uma comunidade: um relato de experiência. In: Fabiana Ferreira Koopmans; Giannina do Espírito-Santo. (Org.). (Org.). Saúde da Família: experiências e diversidade no território. 1ed.Rio de Janeiro: SUAM, 2014, v. 1, p. 22-39.

  • MONTEIRO, V. O. ; VARELLA, Thereza ; KOOPMANS, F. F. ; MIRANDA, A. S. S. ; FARIA, M. G. A. . Gestantes faltosas nas reuniões educativas do pré-natal: proposta de um plano de intervenção.. In: Fabiana Ferreira Koopmans; Giannina do Espírito-Santo. (Org.). (Org.). Saúde da Família: experiências e diversidade no território. 1ed.Rio de Janeiro: SUAM, 2014, v. 1, p. 40-51.

  • MONTEIRO, V. O. ; VABO, A. S. R. ; FARIA, M. G. A. ; VARELLA, T. C. M. Y. M. L. ; KOOPMANS, F. F. . Relato de Experiência no Desenvolvimento de Estratégias de Prevenção ao Pé Diabético na Saúde da Família. In: Fabiana Ferreira Koopmans; Giannina do Espírito-Santo. (Org.). Saúde da Família: Experiências e diversidade no território. 1ed.Rio de Janeiro: SUAM, 2014, v. , p. 10-20.

  • MIRANDA, V. A. ; MONTEIRO, V. O. ; TEIXEIRA, S. C. S. . Gestão, supervisão e educação permanente em territórios de aprendizagem em saúde da família. In: João José Neves Marins; Sergio Rego. (Org.). Educação Médica: gestão, cuidado, avaliação. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2011, v. 1, p. 203-222.

  • PIERANTONI, Celia Regina ; VARELLA, Thereza ; MONTEIRO, V. O. ; SANTOS, Maria Ruth dos ; FRANÇA, Tania . Reconfigurando Perfis Profissionais: a especialização em saúde da família. In: Celia Regina Pierantoni; Ana Luiza d'Àvila Vianna. (Org.). Educação e Saúde. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2010, v. 1, p. 224-239.

  • MONTEIRO, V. O. . Vigilancia em saúde:perspectiva para educação permanente. In: Celia Regina Pierantoni. (Org.). Educação permanente em vigilancia da saúde: dimensão crítica da pratica educativa. : , 2006, v. , p. -.

  • MONTEIRO, V. O. . O cuidado à criança no modelo de saúde do programa médico de família (PMF) de Niterói/RJ. Revista Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras, Brasil, p. 101 - 111, 02 dez. 2002.

  • FRANÇA, Tania ; MONTEIRO, V. O. ; PIERANTONI, Celia Regina ; CUNHA, J. J. . Inovação tecnológica para gestão em saúde: análise de modelos de avaliação de desempenho de RH. In: IV Congresso Ibero-americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde, 2010, Fortaleza. Revista Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Saúde Coletiva/Abrasco, 2010. v. 15.

  • MONTEIRO, V. O. ; CABRAL, I. E. . A imagem social do álcool no mundo dos adolescentes:sua relação com a prática educativa de enfermeira. In: XVII Conférence Mondiale de Promotion de la Santé et de Education pour la Santé, 2001, Paris. Conférence Mondiale de Promotion de la Santé et de Education pour la Santé. Paris, 2001. v. 1. p. 23-24.

  • MONTEIRO, V. O. ; CABRAL, I. E. . Laboratório de Criatividade e Sensibilidade (LABOCRIASE): a educação dialógica na ação da enfermeira-educadora na questão do alcoolismo. In: XVII Conférence Mondiale de Promotion de la Santé et de Education pour la Santé, 2001, Paris. XVII Conférence Mondiale de la Santé et de Educacion pour la Santé. PAris, 2001. v. 1.

  • MONTEIRO, V. O. ; CABRAL, I. E. . A imagem social do àlcool no mundo dos adolescentes: sua relação com a prática educativa de enfermeira. In: 1º Congresso Internacional de Segurança na Infância e adolescencia (CONSIA), 2001, Niteroí. Anais do 1º Congresso Internacional de Segurança na Infancia e adolescencia. Niteroí, 2001.

  • MONTEIRO, V. O. ; CABRAL, I. E. . A imagem concreta do álcool na vida do adolescente da comunidade do Engenho do Mato: intermediando os saberes na prática educativa do enfermeira. In: VII Coloquio Panamericano de Investigación en enfermeria, 2000, Bogotá. VII Coloquio Panamericano de Investigación en enfermeira. Bogotá, 2000. v. 1. p. 34.

  • MONTEIRO, V. O. . A imagem concreta do álcool na vida do adolescente da comunidade do Engenho do MAto: intermediando os saberes na prática educativa da enfermeira. In: 1ª Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família, 2000, Brasilia. Anais da 1ª Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família. Brasilia, 1999.

  • MONTEIRO, V. O. ; MIRANDA, M. C. . A enfermeira no programa médico da família: sua atuação no processo de desenvolvimento dos auxiliares de enfermagem. In: VI Seminário Internacional de Atención Primaria de Salud, 1997, Havana-Cuba. Anais do VI Seminário Internacional de Atencion Primaria de SAlud. Havana, 1997.

  • Bruna Vidal Jordaim ; SILVA, R. M. F. M. E. ; MONTEIRO, V. O. ; COSTA, C. H. ; Rufino, Rogerio Lopes . SF-36 Questionnaire in Patients with Interstitial Lung Disease.. In: International Conference - American Thoracic Society, 2016, San Francisco. American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine. New York: American Thoracic Society, 2016. v. 193. p. A6523.

  • SILVA, R. M. F. M. E. ; SCHUMACKER, M. P. ; PEREIRA, W. D. ; ANTUNES, L. R. ; MONTEIRO, V. O. ; FARIA, A. C. . RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DO PROTOCOLO MULTIDISCIPLINAR PARA UM SERVIÇO PÚBLICO REFERÊNCIA EM POLISSONOGRAFIA. In: 10 anos do GESAE_UFF Conquistas e Desafios, 2018, Niterói. Livro de Resumos 10 anos do GESAE_UFF Conquistas e Desafios da SAE. Rio de Janeiro, 2018. p. 240-243.

  • FRANÇA, Tania ; MONTEIRO, V. O. ; PIERANTONI, Celia Regina . Inovação tecnológica para a gestão em saúde: análise de modelos de avaliação de desempenho de RH. In: IV Congresso Íbero-americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde, 2010, Fortaleza. Anais do Congresso em núnero suplementar da Revista Ciência e Saúde Coletiva, 2010.

  • PIERANTONI, Celia Regina ; FRANÇA, Tania ; MONTEIRO, V. O. ; BENICÁ, Camila . Desenvolvimento de Tecnologias para Planejamento de RH: de avaliação a gestão do desempenho de RH em saúde. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). Rio de Janeiro: ABRASCO, 2009.

  • SANTOS, Maria Ruth dos ; PIERANTONI, Celia Regina ; MATSUMOTO, Karen dos Santos ; MONTEIRO, V. O. . Agentes Comunitários de Saúde: a visão dos usuários do PSF da região de saúde de Juiz de Fora. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). Rio de Janeiro: ABRASCO, 2009.

  • SANTOS, Maria Ruth dos ; PIERANTONI, Celia Regina ; MATSUMOTO, Karen dos Santos ; MONTEIRO, V. O. . Perfil de um Trabalhador da Atenção Básica do Sistema de Saúde Brasileiro: os agentes comunitários de saúde. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). Rio de Janeiro: ABRASCO, 2009.

  • MONTEIRO, V. O. ; CABRAL, I. E. . Laboratório de criatividade e Sensibilidade (LABOCRIASE): a relação dialógica na ação da enfermeira-educadora nas questões do alcoolismo- Projeto Tese Doutorado. In: 1ª Seminário de Saúde da criança e do Adoloescente/ UFRJ/EEAN/NUPESC, 2000, Rio de Janeiro. Anais 1º Seminário de Saúde da criança e Adolescente. Rio de Janeiro: EEAN/UFRJ, 2000.

  • MONTEIRO, V. O. ; CABRAL, I. E. . Alcoolismo na comunidade: uma proposta de intervenção. In: 5º Pesquisando em Enfermagem - 1ª Jornada de História da Enfermagem Brasileira, 1998, Rio de Janeiro. 5º Pesquisando em Enfermagem - 1ª Jornada de História da Enfermagem Brasileira, 1998.

  • MONTEIRO, V. O. ; LOURENCO, F. M. ; Xavier, Maria Lelita ; MONTEIRO, V. O. . Atualização sobre dengue. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANÇA, Tania ; MONTEIRO, V. O. ; PIERANTONI, Celia Regina . Inovação tecnológica para a gestão em saúde: análise de modelos de avaliação de desempenho de RH. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MONTEIRO, V. O. ; PIERANTONI, Celia Regina ; VARELLA, Thereza . Cursos de Especialização em Saúde da Família - avaliação de políticas de educação de recursos humanos para a atenção básica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIERANTONI, Celia Regina ; FRANÇA, Tania ; MONTEIRO, V. O. . Desenvolvimento de Tecnologias para Planejamento de RH: de avaliação a gestão do desempenho de RH em saúde. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIERANTONI, Celia Regina ; MATSUMOTO, Karen dos Santos ; MONTEIRO, V. O. . Agentes Comunitários de Saúde: a visão dos usuários do PSF da região de saúde de Juiz de Fora. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, Maria Ruth dos ; PIERANTONI, Celia Regina ; MATSUMOTO, Karen dos Santos ; MONTEIRO, V. O. . Perfil de um trabalhador da atenção básica do sistema de saúde brasileiro: os agentes comunitários de saúde. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MONTEIRO, V. O. ; PIERANTONI, Celia Regina ; VARELLA, Thereza . CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A ATENÇÃO BÁSICA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MONTEIRO, V. O. . Namorar com Saúde. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PIERANTONI, Celia Regina ; VARELLA, Thereza ; CAMPOS, A. M. S. M. ; MONTEIRO, V. O. ; FORMIGA, C. ; MATTOS, V. D. ; FRANÇA, Tania ; FILHO, S. ; CASTRO, M. D. ; MATSUMOTO, Karen dos Santos ; SILVA, L. ; GARCIA, A. C. P. ; SANTOS, Maria Ruth dos . Sistema de Informação e Gestão de Recursos Humanos em Saúde. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MONTEIRO, V. O. . Avaliação de Cursos de Especialização em Saúde da Família. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PIERANTONI, Celia Regina ; CAMPOS, A. M. S. M. ; VARELLA, Thereza ; FRANÇA, Tania ; FORMIGA, C. ; MONTEIRO, V. O. ; MATTOS, V. D. ; FILHO, S. ; CASTRO, M. D. ; MATSUMOTO, Karen dos Santos ; SILVA, L. ; SANTOS, Maria Ruth dos ; SANTOS, T. T. . Rede Observatório de Recursos Humanos na Reforma Setorial de Saúde. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MONTEIRO, V. O. . Abordagens Metodológicas para Pesquisas em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIERANTONI, Celia Regina ; VARELLA, Thereza ; MONTEIRO, V. O. . Financiamento do Setor Saúde: formação e qualificação para o trabalho em saúde. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MONTEIRO, V. O. . Namorar com Saúde. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PIERANTONI, Celia Regina ; VARELLA, Thereza ; MONTEIRO, V. O. . FINANCIAMENTO DO SETOR SAÚDE: FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PARA O TRABALHO EM SAÚDE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MONTEIRO, V. O. . Direitos da Mulher. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MONTEIRO, V. O. . Procedimento Operacional Padrão dos Ambulatórios da Policlínica Piquet Carneiro. 2015.

MONTEIRO, V. O. ; NUNES, A. S. . Curso de Atualização de Suporte Básico e Avançado de Vida - Reanimação Cardiopulmonar. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MONTEIRO, V. O. ; Dias, Paulo Roberto Volpato . Curso de Especialização em Saúde da Família - SESA/Espírito Santo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MONTEIRO, V. O. ; Dias, Paulo Roberto Volpato . Curso de Especialização em Saúde da Família - SESA/Espírito Santo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VARELLA, Thereza ; MONTEIRO, V. O. ; OLIVEIRA, S. A. . Curso de Especialização em Saúde da Família UNASUS/UERJ. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação à Distância).

MONTEIRO, V. O. . Curso de Atualização Técnica no Atendimento ao suspeito/doente de DENGUE. 2010. .

MONTEIRO, V. O. . IX Semana de Enfermagem - enfermagem contemplando trabalho, experiência e vida. 2009. (Mesa Redonda).

MONTEIRO, V. O. . Curso de Especialização em Enfermagem em Promoção da Saúde. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MONTEIRO, V. O. . Interdisciplinaridade e Saúde Coletiva. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MONTEIRO, V. O. . III Oficina A organização do processo de trabalho na atenção primária. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MONTEIRO, V. O. . O acolhimento no processo de trabalho em saúde. 2007. .

MONTEIRO, V. O. . A Organização no Processo de Trabalho na Atenção Primária. 2007. .

MONTEIRO, V. O. . II oficina de modelos tecnoassistenciais em saúde. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MONTEIRO, V. O. . O Acolhimento no Processo de Trabalho em Saúde. 2006. .

MONTEIRO, V. O. . IIª Oficina de Modelos Tecnoassistenciais em Saúde. 2006. (Oficina).

MONTEIRO, V. O. . Saúde da Familia. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MONTEIRO, V. O. . Produção do Cuidado Integral a Família. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MONTEIRO, V. O. . Projeto PREFERE (Prevenção da Febre Reumática) - Profilaxia Primária e Secundária. 2005. .

MONTEIRO, V. O. . Saúde do adolescente e adulto jovem. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MONTEIRO, V. O. . Capacitação pedagógica para instrutores/supervisores do setor saúde. 2003. .

MONTEIRO, V. O. . Capacitação de médicos e enfermeiros das equipes de saúde da família em vigilância em saúde. 2003. .

MONTEIRO, V. O. . Educação em Saúde: O profissional de enfermagem e a saúde coletiva. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MONTEIRO, V. O. . Capacitação em Dengue para médicos multiplicadores. 2002. .

MONTEIRO, V. O. . Curso de preparação pedagógica e técnica de multiplicadores do programa de 'Treinamento Introdutório para Equipe de Saúde da Família'. 2001. .

MONTEIRO, V. O. . Capacitação Introdutória para Equipes do Programa de Saúde da Família - Nível Superior. 2000. .

MONTEIRO, V. O. . Didática do Ensino Superior - Especialização em Saúde da Família. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MONTEIRO, V. O. . Curso para Multiplicadores no Diagnóstico e Tratamento de Dengue Hemorrágico. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MONTEIRO, V. O. . Uso de bebidas alcoólicas: educação em saúde aplicada ao adolescente. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MONTEIRO, V. O. . Uso indevido do álcool na adolescência: aspectos preventivos. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MONTEIRO, V. O. . Curso de Especialização em Educação e Saúde Pública - com ênfase em supervisão e preceptoria de graduação. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MONTEIRO, V. O. . Treinamento Introdutório para Equipe de Supervisores do PACS-RJ. 1999. .

MONTEIRO, V. O. . Treinamento de Supervisão e Gerência do Programa de Saúde da Família. 1999. .

MONTEIRO, V. O. . Curso de atualização para o pessoal do Programa de Saúde da Família. 1998. .

MONTEIRO, V. O. . Uso indevido do álcool na adolescência: aspectos preventivos. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MONTEIRO, V. O. . IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde/ XiV Congress of the International Association of health Policy. 2007 (qualidade participante de curso) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    ASSISTÊNCIA, GESTÃO E ENSINO NA PERSPECTIVA DOS CUIDADOS INOVADORES DE ENFERMAGEM AO PORTADOR DE DOENÇAS CRÔNICAS, Descrição: Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa de natureza descritiva exploratória. O presente estudo será realizado em uma unidade de saúde de Atenção Secundária vinculada a uma Universidade Estadual e localizada no município do Rio de Janeiro. A unidade corresponde a um dos componentes ambulatoriais especializados do serviço de atenção especializada da "Rede de Atenção a Saúde das Pessoas Portadoras de Condições Crônicas? e presta atendimentos ambulatoriais em 27 especialidades distintas, além de serviços diagnósticos, terapêuticos e de uma unidade cirúrgica ambulatorial. Devido aos diferentes espaços de formação profissional por meio da articulação entre ensino-treinamento-serviço, o cenário do estudo se configura num campo propício para o desenvolvimento de modelos inovadores na assistência. Os participantes desta pesquisa serão profissionais de enfermagem, acadêmicos de enfermagem, usuários, com idade igual ou maior que 18 anos, atendidos nos ambulatórios especializados da unidade e seus familiares A coleta de dados acontecerá por meio de formulários, contendo perguntas fechadas, e de uma breve entrevista, com perguntas semi-estruturada, revisões de prontuários e aplicação de escalas validadas Objetivo primário: Analisar a assistência, a gestão e o ensino na perspectiva dos cuidados inovadores de enfermagem ao portador de doenças crônicas em uma instituição universitária de atenção secundária à saúde. Objetivos secundários: Descrever o perfil socioeconômico e demográfico dos usuários portadores de doença crônica; Avaliar a qualidade de vida do usuário portador de doença crônica; Identificar o conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem; Implementar a Sistematização da Assistência de Enfermagem como instrumento de prática assistencial na atenção secundária; Avaliar a satisfação do usuário e família com a assistência prestada pela enfermagem no âmbito da atenção secundária; Identificar estratégias de adesão e acompanhamento ao usuário portador de doença crônica; Avaliar o impacto da estratégia de telemonitoramento na adesão, no absenteísmo e redução de complicações; Avaliar o nível de Autocuidado do usuário portador de doença crônica; Implementar a estratégia de Autocuidado Apoiado como ferramenta assistencial ao portador de doença crônica; Compreender como se organiza o processo de trabalho em saúde; Avaliar a satisfação dos profissionais de saúde com o processo de gestão e educação permanente; Avaliar a satisfação e qualidade dos serviços para o processo de formação dos estudantes de enfermagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2010 - 2012

    Avaliação de metodologia e integração do componente de avaliação de desempenho ao SIHRHS web, Descrição: Disseminar metodologia e componente de avaliação de desempenho dos trabalhadores do SUS, com vistas a apoiar o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos processos de trabalho e auxiliar a gestão na produção de indicadores na busca por resultados satisfatórios para os sistemas de saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2006 - 2008

    Avaliação dos Cursos de Especialização em Saúde da Família, Descrição: A pesquisa pretende aferir os cursos de especialização em Saúde da Família em seus aspectos metodológicos e operacionais a fim de traçar recomendações para o aperfeiçoamento dos mesmos e produzir conhecimento sobre a proposta pedagógica e os processos de implantação de cursos de capacitação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Valeria de Oliveira Monteiro - Integrante / Celia Regina Pierantoni - Coordenador / Tania França - Integrante / Maria Ruth dos Santos - Integrante / Karen dos Santos Matsumoto - Integrante / Thereza Varella - Integrante / Ana Claudia Pinheiro Garcia - Integrante / Ravini Fernandes - Integrante.

  • 2006 - 2008

    Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde:análise da década atual, Descrição: O estudo buscou avaliar em que medida os processos gerenciais e a estrutura organizacional recomendados pelo Ministério da Saúde (MS) para a área de recursos humanos (RH) vêm sendo incorporados na configuração da gestão do trabalho e da educação nas secretarias estaduais e municipais de saúde, em especial nos grandes centros urbanos a partir da criação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) em 2003. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Valeria de Oliveira Monteiro - Integrante / Celia Regina Pierantoni - Coordenador / Tania França - Integrante / Maria Ruth dos Santos - Integrante / Karen dos Santos Matsumoto - Integrante / Thereza Varella - Integrante / Ana Claudia Pinheiro Garcia - Integrante / Ravini Fernandes - Integrante / Valéria Dias Mattos - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2015 - Atual

    Inserção Da Equipe De Enfermagem Da Policlínica Piquet Carneiro Nas Tecnologias Diagnósticas: Inovação Em Atenção Secundária, Descrição: Apresenta-se como objeto de estudo desse PROATEC a implementação de ações de enfermagem de caráter tecnológico, formador e organizacional que permitam mais mobilidade assistencial por meio das novas tecnologias diagnósticas na Policlínica Piquet Carneiro (PPC). Inserida no nível secundário da rede de atenção a saúde do município do Rio de Janeiro, PPC, antigo PAM São Francisco Xavier, se configura como uma unidade importante que tem buscado atender a todas as políticas do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma a oferecer um atendimento integral e de qualidade a todos os seus usuários. A equipe de enfermagem está inserida em 16 setores (ambulatórios especializados da PPC) e tem realizado um trabalho inovador neste nível de atenção. Trabalhando com a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) conseguiu inserir na maioria dos ambulatórios a Consulta de Enfermagem, que é agendada individualmente através do sistema ESUS utilizado pela Unidade ou por indicação clínica. Com a chegada de novos ambulatórios à unidade, novas tecnologias diagnósticas também foram inseridas, algumas sob responsabilidade da enfermagem tendo como norteador os avanços das áreas de assistência e pesquisa da medicina. Até o momento temos como demanda de implementação: Espirometria, Clinica de Polissonografia, Exame de Retinografia, Teste do Hidrogênio Expirado e Teste de contato. A proposta é que se crie um modelo assistencial baseado nas diretrizes político- pedagógicas da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Neste sentido, o modelo de atenção de enfermagem é centrado no usuário, e deve garantir assistência de enfermagem integral e de qualidade a todos os usuários da PPC. Os atuais desafios no enfrentamento do objeto apresentado nesse estudo justificam sua elaboração por se propor a elucidar tecnologias e estabelecer práticas de enfermagem na atenção secundária, voltadas para as condições crônicas, no âmbito das tecnologias diagnósticas, podendo ser utilizado como referência para demais estudos. Dessa forma as lacunas no conhecimento da enfermagem, neste nível de atenção, estariam sendo reduzidas, construindo assim um novo fazer e agir no âmbito desse segmento de recursos humanos da saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Valeria de Oliveira Monteiro - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Implantação de uma Clínica de Enfermagem em Estomaterapia na Policlínica Piquet Carneiro/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Descrição: Projeto de pesquisa cujo objeto é a implantação da Clínica de Enfermagem em Estomaterapia na Policlínica Piquet Carneiro, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma abordagem de enfermagem especializada, voltada para o cuidado a pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e ainda com problemas de incontinência anal e urinária. A demanda pelo cuidado nessa área tem aumentado na população, em função de fatores que incluem maior sobrevida, aumento relativo da população idosa e expressiva incidência e prevalência de agravos como cânceres, diabetes e problemas vasculares periféricos, entre outros. No Rio de Janeiro, a Faculdade de Enfermagem da UERJ é a única instituição acadêmica que oferece Curso de Especialização de Enfermagem em Estomaterapia, e vem apoiando as mudanças e a qualificação do perfil de atuação da Policlínica Piquet Carneiro. Os objetivos são: 1) estruturar o espaço físico da Clínica de Estomaterapia em termos de recursos materiais permanentes e equipamentos; 2) desenvolver processos de qualificação da equipe de enfermagem para atuação na clínica de Estomaterapia; e 3) produzir, testar e validar um software baseado na sistematização da assistência de enfermagem ao cliente com feridas, estomas e incontinências. O referencial teórico se baseia tanto na teoria do autocuidado de Dorothea Orem quanto no campo da Estomaterapia com ênfase no cuidado especializado, englobando feridas, estomas e incontinências. A proposta metodológica é a da Pesquisa Convergente-Assistencial, desenho de pesquisa que permite ao pesquisador identificar um objeto de estudo a partir da prática assistencial, desenvolvendo propostas de intervenção com vistas à produção de um produto final, que, nesse caso, é a implantação de um serviço de referência de Enfermagem em Estomaterapia. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Valeria de Oliveira Monteiro - Coordenador / Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza - Integrante / Lucia Helena Garcia Penna - Integrante / Antonio Marcos Tosoli gomes - Integrante / Elias de Oliveira Barbosa - Integrante / Adriana Lenho de Figueiredo Pereira - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Inserção Da Equipe De Enfermagem Da Policlínica Piquet Carneiro Nas Tecnologias Diagnósticas: Inovação Em Atenção Secundária, Descrição: Apresenta-se como objeto de estudo desse PROATEC a implementação de ações de enfermagem de caráter tecnológico, formador e organizacional que permitam mais mobilidade assistencial por meio das novas tecnologias diagnósticas na Policlínica Piquet Carneiro (PPC). Inserida no nível secundário da rede de atenção a saúde do município do Rio de Janeiro, PPC, antigo PAM São Francisco Xavier, se configura como uma unidade importante que tem buscado atender a todas as políticas do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma a oferecer um atendimento integral e de qualidade a todos os seus usuários. A equipe de enfermagem está inserida em 16 setores (ambulatórios especializados da PPC) e tem realizado um trabalho inovador neste nível de atenção. Trabalhando com a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) conseguiu inserir na maioria dos ambulatórios a Consulta de Enfermagem, que é agendada individualmente através do sistema ESUS utilizado pela Unidade ou por indicação clínica. Com a chegada de novos ambulatórios à unidade, novas tecnologias diagnósticas também foram inseridas, algumas sob responsabilidade da enfermagem tendo como norteador os avanços das áreas de assistência e pesquisa da medicina. Até o momento temos como demanda de implementação: Espirometria, Clinica de Polissonografia, Exame de Retinografia, Teste do Hidrogênio Expirado e Teste de contato. A proposta é que se crie um modelo assistencial baseado nas diretrizes político- pedagógicas da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Neste sentido, o modelo de atenção de enfermagem é centrado no usuário, e deve garantir assistência de enfermagem integral e de qualidade a todos os usuários da PPC. Os atuais desafios no enfrentamento do objeto apresentado nesse estudo justificam sua elaboração por se propor a elucidar tecnologias e estabelecer práticas de enfermagem na atenção secundária, voltadas para as condições crônicas, no âmbito das tecnologias diagnósticas, podendo ser utilizado como referência para demais estudos. Dessa forma as lacunas no conhecimento da enfermagem, neste nível de atenção, estariam sendo reduzidas, construindo assim um novo fazer e agir no âmbito desse segmento de recursos humanos da saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Valeria de Oliveira Monteiro - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Implantação de uma Clínica de Enfermagem em Estomaterapia na Policlínica Piquet Carneiro/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Descrição: Projeto de pesquisa cujo objeto é a implantação da Clínica de Enfermagem em Estomaterapia na Policlínica Piquet Carneiro, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma abordagem de enfermagem especializada, voltada para o cuidado a pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e ainda com problemas de incontinência anal e urinária. A demanda pelo cuidado nessa área tem aumentado na população, em função de fatores que incluem maior sobrevida, aumento relativo da população idosa e expressiva incidência e prevalência de agravos como cânceres, diabetes e problemas vasculares periféricos, entre outros. No Rio de Janeiro, a Faculdade de Enfermagem da UERJ é a única instituição acadêmica que oferece Curso de Especialização de Enfermagem em Estomaterapia, e vem apoiando as mudanças e a qualificação do perfil de atuação da Policlínica Piquet Carneiro. Os objetivos são: 1) estruturar o espaço físico da Clínica de Estomaterapia em termos de recursos materiais permanentes e equipamentos; 2) desenvolver processos de qualificação da equipe de enfermagem para atuação na clínica de Estomaterapia; e 3) produzir, testar e validar um software baseado na sistematização da assistência de enfermagem ao cliente com feridas, estomas e incontinências. O referencial teórico se baseia tanto na teoria do autocuidado de Dorothea Orem quanto no campo da Estomaterapia com ênfase no cuidado especializado, englobando feridas, estomas e incontinências. A proposta metodológica é a da Pesquisa Convergente-Assistencial, desenho de pesquisa que permite ao pesquisador identificar um objeto de estudo a partir da prática assistencial, desenvolvendo propostas de intervenção com vistas à produção de um produto final, que, nesse caso, é a implantação de um serviço de referência de Enfermagem em Estomaterapia. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Valeria de Oliveira Monteiro - Coordenador / Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza - Integrante / Lucia Helena Garcia Penna - Integrante / Antonio Marcos Tosoli gomes - Integrante / Elias de Oliveira Barbosa - Integrante / Adriana Lenho de Figueiredo Pereira - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Inserção Da Equipe De Enfermagem Da Policlínica Piquet Carneiro Nas Tecnologias Diagnósticas: Inovação Em Atenção Secundária, Descrição: Apresenta-se como objeto de estudo desse PROATEC a implementação de ações de enfermagem de caráter tecnológico, formador e organizacional que permitam mais mobilidade assistencial por meio das novas tecnologias diagnósticas na Policlínica Piquet Carneiro (PPC). Inserida no nível secundário da rede de atenção a saúde do município do Rio de Janeiro, PPC, antigo PAM São Francisco Xavier, se configura como uma unidade importante que tem buscado atender a todas as políticas do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma a oferecer um atendimento integral e de qualidade a todos os seus usuários. A equipe de enfermagem está inserida em 16 setores (ambulatórios especializados da PPC) e tem realizado um trabalho inovador neste nível de atenção. Trabalhando com a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) conseguiu inserir na maioria dos ambulatórios a Consulta de Enfermagem, que é agendada individualmente através do sistema ESUS utilizado pela Unidade ou por indicação clínica. Com a chegada de novos ambulatórios à unidade, novas tecnologias diagnósticas também foram inseridas, algumas sob responsabilidade da enfermagem tendo como norteador os avanços das áreas de assistência e pesquisa da medicina. Até o momento temos como demanda de implementação: Espirometria, Clinica de Polissonografia, Exame de Retinografia, Teste do Hidrogênio Expirado e Teste de contato. A proposta é que se crie um modelo assistencial baseado nas diretrizes político- pedagógicas da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Neste sentido, o modelo de atenção de enfermagem é centrado no usuário, e deve garantir assistência de enfermagem integral e de qualidade a todos os usuários da PPC. Os atuais desafios no enfrentamento do objeto apresentado nesse estudo justificam sua elaboração por se propor a elucidar tecnologias e estabelecer práticas de enfermagem na atenção secundária, voltadas para as condições crônicas, no âmbito das tecnologias diagnósticas, podendo ser utilizado como referência para demais estudos. Dessa forma as lacunas no conhecimento da enfermagem, neste nível de atenção, estariam sendo reduzidas, construindo assim um novo fazer e agir no âmbito desse segmento de recursos humanos da saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Valeria de Oliveira Monteiro - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Implantação de uma Clínica de Enfermagem em Estomaterapia na Policlínica Piquet Carneiro/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Descrição: Projeto de pesquisa cujo objeto é a implantação da Clínica de Enfermagem em Estomaterapia na Policlínica Piquet Carneiro, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma abordagem de enfermagem especializada, voltada para o cuidado a pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e ainda com problemas de incontinência anal e urinária. A demanda pelo cuidado nessa área tem aumentado na população, em função de fatores que incluem maior sobrevida, aumento relativo da população idosa e expressiva incidência e prevalência de agravos como cânceres, diabetes e problemas vasculares periféricos, entre outros. No Rio de Janeiro, a Faculdade de Enfermagem da UERJ é a única instituição acadêmica que oferece Curso de Especialização de Enfermagem em Estomaterapia, e vem apoiando as mudanças e a qualificação do perfil de atuação da Policlínica Piquet Carneiro. Os objetivos são: 1) estruturar o espaço físico da Clínica de Estomaterapia em termos de recursos materiais permanentes e equipamentos; 2) desenvolver processos de qualificação da equipe de enfermagem para atuação na clínica de Estomaterapia; e 3) produzir, testar e validar um software baseado na sistematização da assistência de enfermagem ao cliente com feridas, estomas e incontinências. O referencial teórico se baseia tanto na teoria do autocuidado de Dorothea Orem quanto no campo da Estomaterapia com ênfase no cuidado especializado, englobando feridas, estomas e incontinências. A proposta metodológica é a da Pesquisa Convergente-Assistencial, desenho de pesquisa que permite ao pesquisador identificar um objeto de estudo a partir da prática assistencial, desenvolvendo propostas de intervenção com vistas à produção de um produto final, que, nesse caso, é a implantação de um serviço de referência de Enfermagem em Estomaterapia. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Valeria de Oliveira Monteiro - Coordenador / Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza - Integrante / Lucia Helena Garcia Penna - Integrante / Antonio Marcos Tosoli gomes - Integrante / Elias de Oliveira Barbosa - Integrante / Adriana Lenho de Figueiredo Pereira - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Inserção Da Equipe De Enfermagem Da Policlínica Piquet Carneiro Nas Tecnologias Diagnósticas: Inovação Em Atenção Secundária, Descrição: Apresenta-se como objeto de estudo desse PROATEC a implementação de ações de enfermagem de caráter tecnológico, formador e organizacional que permitam mais mobilidade assistencial por meio das novas tecnologias diagnósticas na Policlínica Piquet Carneiro (PPC). Inserida no nível secundário da rede de atenção a saúde do município do Rio de Janeiro, PPC, antigo PAM São Francisco Xavier, se configura como uma unidade importante que tem buscado atender a todas as políticas do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma a oferecer um atendimento integral e de qualidade a todos os seus usuários. A equipe de enfermagem está inserida em 16 setores (ambulatórios especializados da PPC) e tem realizado um trabalho inovador neste nível de atenção. Trabalhando com a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) conseguiu inserir na maioria dos ambulatórios a Consulta de Enfermagem, que é agendada individualmente através do sistema ESUS utilizado pela Unidade ou por indicação clínica. Com a chegada de novos ambulatórios à unidade, novas tecnologias diagnósticas também foram inseridas, algumas sob responsabilidade da enfermagem tendo como norteador os avanços das áreas de assistência e pesquisa da medicina. Até o momento temos como demanda de implementação: Espirometria, Clinica de Polissonografia, Exame de Retinografia, Teste do Hidrogênio Expirado e Teste de contato. A proposta é que se crie um modelo assistencial baseado nas diretrizes político- pedagógicas da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Neste sentido, o modelo de atenção de enfermagem é centrado no usuário, e deve garantir assistência de enfermagem integral e de qualidade a todos os usuários da PPC. Os atuais desafios no enfrentamento do objeto apresentado nesse estudo justificam sua elaboração por se propor a elucidar tecnologias e estabelecer práticas de enfermagem na atenção secundária, voltadas para as condições crônicas, no âmbito das tecnologias diagnósticas, podendo ser utilizado como referência para demais estudos. Dessa forma as lacunas no conhecimento da enfermagem, neste nível de atenção, estariam sendo reduzidas, construindo assim um novo fazer e agir no âmbito desse segmento de recursos humanos da saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Valeria de Oliveira Monteiro - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Implantação de uma Clínica de Enfermagem em Estomaterapia na Policlínica Piquet Carneiro/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Descrição: Projeto de pesquisa cujo objeto é a implantação da Clínica de Enfermagem em Estomaterapia na Policlínica Piquet Carneiro, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma abordagem de enfermagem especializada, voltada para o cuidado a pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e ainda com problemas de incontinência anal e urinária. A demanda pelo cuidado nessa área tem aumentado na população, em função de fatores que incluem maior sobrevida, aumento relativo da população idosa e expressiva incidência e prevalência de agravos como cânceres, diabetes e problemas vasculares periféricos, entre outros. No Rio de Janeiro, a Faculdade de Enfermagem da UERJ é a única instituição acadêmica que oferece Curso de Especialização de Enfermagem em Estomaterapia, e vem apoiando as mudanças e a qualificação do perfil de atuação da Policlínica Piquet Carneiro. Os objetivos são: 1) estruturar o espaço físico da Clínica de Estomaterapia em termos de recursos materiais permanentes e equipamentos; 2) desenvolver processos de qualificação da equipe de enfermagem para atuação na clínica de Estomaterapia; e 3) produzir, testar e validar um software baseado na sistematização da assistência de enfermagem ao cliente com feridas, estomas e incontinências. O referencial teórico se baseia tanto na teoria do autocuidado de Dorothea Orem quanto no campo da Estomaterapia com ênfase no cuidado especializado, englobando feridas, estomas e incontinências. A proposta metodológica é a da Pesquisa Convergente-Assistencial, desenho de pesquisa que permite ao pesquisador identificar um objeto de estudo a partir da prática assistencial, desenvolvendo propostas de intervenção com vistas à produção de um produto final, que, nesse caso, é a implantação de um serviço de referência de Enfermagem em Estomaterapia. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Valeria de Oliveira Monteiro - Coordenador / Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza - Integrante / Lucia Helena Garcia Penna - Integrante / Antonio Marcos Tosoli gomes - Integrante / Elias de Oliveira Barbosa - Integrante / Adriana Lenho de Figueiredo Pereira - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Inserção Da Equipe De Enfermagem Da Policlínica Piquet Carneiro Nas Tecnologias Diagnósticas: Inovação Em Atenção Secundária, Descrição: Apresenta-se como objeto de estudo desse PROATEC a implementação de ações de enfermagem de caráter tecnológico, formador e organizacional que permitam mais mobilidade assistencial por meio das novas tecnologias diagnósticas na Policlínica Piquet Carneiro (PPC). Inserida no nível secundário da rede de atenção a saúde do município do Rio de Janeiro, PPC, antigo PAM São Francisco Xavier, se configura como uma unidade importante que tem buscado atender a todas as políticas do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma a oferecer um atendimento integral e de qualidade a todos os seus usuários. A equipe de enfermagem está inserida em 16 setores (ambulatórios especializados da PPC) e tem realizado um trabalho inovador neste nível de atenção. Trabalhando com a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) conseguiu inserir na maioria dos ambulatórios a Consulta de Enfermagem, que é agendada individualmente através do sistema ESUS utilizado pela Unidade ou por indicação clínica. Com a chegada de novos ambulatórios à unidade, novas tecnologias diagnósticas também foram inseridas, algumas sob responsabilidade da enfermagem tendo como norteador os avanços das áreas de assistência e pesquisa da medicina. Até o momento temos como demanda de implementação: Espirometria, Clinica de Polissonografia, Exame de Retinografia, Teste do Hidrogênio Expirado e Teste de contato. A proposta é que se crie um modelo assistencial baseado nas diretrizes político- pedagógicas da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Neste sentido, o modelo de atenção de enfermagem é centrado no usuário, e deve garantir assistência de enfermagem integral e de qualidade a todos os usuários da PPC. Os atuais desafios no enfrentamento do objeto apresentado nesse estudo justificam sua elaboração por se propor a elucidar tecnologias e estabelecer práticas de enfermagem na atenção secundária, voltadas para as condições crônicas, no âmbito das tecnologias diagnósticas, podendo ser utilizado como referência para demais estudos. Dessa forma as lacunas no conhecimento da enfermagem, neste nível de atenção, estariam sendo reduzidas, construindo assim um novo fazer e agir no âmbito desse segmento de recursos humanos da saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Valeria de Oliveira Monteiro - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Implantação de uma Clínica de Enfermagem em Estomaterapia na Policlínica Piquet Carneiro/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Descrição: Projeto de pesquisa cujo objeto é a implantação da Clínica de Enfermagem em Estomaterapia na Policlínica Piquet Carneiro, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma abordagem de enfermagem especializada, voltada para o cuidado a pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e ainda com problemas de incontinência anal e urinária. A demanda pelo cuidado nessa área tem aumentado na população, em função de fatores que incluem maior sobrevida, aumento relativo da população idosa e expressiva incidência e prevalência de agravos como cânceres, diabetes e problemas vasculares periféricos, entre outros. No Rio de Janeiro, a Faculdade de Enfermagem da UERJ é a única instituição acadêmica que oferece Curso de Especialização de Enfermagem em Estomaterapia, e vem apoiando as mudanças e a qualificação do perfil de atuação da Policlínica Piquet Carneiro. Os objetivos são: 1) estruturar o espaço físico da Clínica de Estomaterapia em termos de recursos materiais permanentes e equipamentos; 2) desenvolver processos de qualificação da equipe de enfermagem para atuação na clínica de Estomaterapia; e 3) produzir, testar e validar um software baseado na sistematização da assistência de enfermagem ao cliente com feridas, estomas e incontinências. O referencial teórico se baseia tanto na teoria do autocuidado de Dorothea Orem quanto no campo da Estomaterapia com ênfase no cuidado especializado, englobando feridas, estomas e incontinências. A proposta metodológica é a da Pesquisa Convergente-Assistencial, desenho de pesquisa que permite ao pesquisador identificar um objeto de estudo a partir da prática assistencial, desenvolvendo propostas de intervenção com vistas à produção de um produto final, que, nesse caso, é a implantação de um serviço de referência de Enfermagem em Estomaterapia. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Valeria de Oliveira Monteiro - Coordenador / Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza - Integrante / Lucia Helena Garcia Penna - Integrante / Antonio Marcos Tosoli gomes - Integrante / Elias de Oliveira Barbosa - Integrante / Adriana Lenho de Figueiredo Pereira - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Inserção Da Equipe De Enfermagem Da Policlínica Piquet Carneiro Nas Tecnologias Diagnósticas: Inovação Em Atenção Secundária, Descrição: Apresenta-se como objeto de estudo desse PROATEC a implementação de ações de enfermagem de caráter tecnológico, formador e organizacional que permitam mais mobilidade assistencial por meio das novas tecnologias diagnósticas na Policlínica Piquet Carneiro (PPC). Inserida no nível secundário da rede de atenção a saúde do município do Rio de Janeiro, PPC, antigo PAM São Francisco Xavier, se configura como uma unidade importante que tem buscado atender a todas as políticas do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma a oferecer um atendimento integral e de qualidade a todos os seus usuários. A equipe de enfermagem está inserida em 16 setores (ambulatórios especializados da PPC) e tem realizado um trabalho inovador neste nível de atenção. Trabalhando com a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) conseguiu inserir na maioria dos ambulatórios a Consulta de Enfermagem, que é agendada individualmente através do sistema ESUS utilizado pela Unidade ou por indicação clínica. Com a chegada de novos ambulatórios à unidade, novas tecnologias diagnósticas também foram inseridas, algumas sob responsabilidade da enfermagem tendo como norteador os avanços das áreas de assistência e pesquisa da medicina. Até o momento temos como demanda de implementação: Espirometria, Clinica de Polissonografia, Exame de Retinografia, Teste do Hidrogênio Expirado e Teste de contato. A proposta é que se crie um modelo assistencial baseado nas diretrizes político- pedagógicas da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Neste sentido, o modelo de atenção de enfermagem é centrado no usuário, e deve garantir assistência de enfermagem integral e de qualidade a todos os usuários da PPC. Os atuais desafios no enfrentamento do objeto apresentado nesse estudo justificam sua elaboração por se propor a elucidar tecnologias e estabelecer práticas de enfermagem na atenção secundária, voltadas para as condições crônicas, no âmbito das tecnologias diagnósticas, podendo ser utilizado como referência para demais estudos. Dessa forma as lacunas no conhecimento da enfermagem, neste nível de atenção, estariam sendo reduzidas, construindo assim um novo fazer e agir no âmbito desse segmento de recursos humanos da saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2014 - Atual

    Implantação de uma Clínica de Enfermagem em Estomaterapia na Policlínica Piquet Carneiro/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Descrição: Projeto de pesquisa cujo objeto é a implantação da Clínica de Enfermagem em Estomaterapia na Policlínica Piquet Carneiro, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma abordagem de enfermagem especializada, voltada para o cuidado a pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e ainda com problemas de incontinência anal e urinária. A demanda pelo cuidado nessa área tem aumentado na população, em função de fatores que incluem maior sobrevida, aumento relativo da população idosa e expressiva incidência e prevalência de agravos como cânceres, diabetes e problemas vasculares periféricos, entre outros. No Rio de Janeiro, a Faculdade de Enfermagem da UERJ é a única instituição acadêmica que oferece Curso de Especialização de Enfermagem em Estomaterapia, e vem apoiando as mudanças e a qualificação do perfil de atuação da Policlínica Piquet Carneiro. Os objetivos são: 1) estruturar o espaço físico da Clínica de Estomaterapia em termos de recursos materiais permanentes e equipamentos; 2) desenvolver processos de qualificação da equipe de enfermagem para atuação na clínica de Estomaterapia; e 3) produzir, testar e validar um software baseado na sistematização da assistência de enfermagem ao cliente com feridas, estomas e incontinências. O referencial teórico se baseia tanto na teoria do autocuidado de Dorothea Orem quanto no campo da Estomaterapia com ênfase no cuidado especializado, englobando feridas, estomas e incontinências. A proposta metodológica é a da Pesquisa Convergente-Assistencial, desenho de pesquisa que permite ao pesquisador identificar um objeto de estudo a partir da prática assistencial, desenvolvendo propostas de intervenção com vistas à produção de um produto final, que, nesse caso, é a implantação de um serviço de referência de Enfermagem em Estomaterapia. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem. , 28 de Setembro ,157, Vila Isabel, 20211110 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 28688236, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto

    Outras informações:
    Aprovada em concurso público de provas e títulos, lotada no Departamento de Enfermagem Saúde Pública.

    Atividades

    • 01/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Policlínica Piquet Carneiro, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2015

      Extensão universitária , Policlínica Piquet Carneiro, .,Atividade de extensão realizada, Namorar com Saúde.

    • 01/2014

      Extensão universitária , Policlínica Piquet Carneiro, .,Atividade de extensão realizada, CUIDADOS INOVADORES DE ENFERMAGEM NA POLICÍNICA PIQUET CARNEIRO.

    • 03/2013

      Direção e administração, Policlínica Piquet Carneiro, .,Cargo ou função, Diretora do Departamento de Enfermagem/PPC.

    • 03/2013

      Serviços técnicos especializados , Policlínica Piquet Carneiro, .,Serviço realizado, Supervisão do Estágio/Prática (internato) de Enfermagem com alunos do 8º período da Graduação de Enfermagem da FENF/UERJ.

    • 01/2014

      Direção e administração, Una/SUS - UERJ, .,Cargo ou função, Supervisora de Enfermagem.

    • 01/2015

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde do Adolescente, do Adulto, do Idoso e o Mundo do Trabalho IV - Estágio Supervisionado

    • 01/2007

      Direção e administração, Universidade Aberta da Terceira Idade, .,Cargo ou função, Coordenação da Oficina "Namorar com Saúde" - UnATI/UERJ.

    • 01/2007

      Extensão universitária , Universidade Aberta da Terceira Idade, .,Atividade de extensão realizada, Namorar com Saúde.

    • 01/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Medicina Social, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2006

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde do Adolescente, Adulto, Idoso e o Mundo do Trabalho I

    • 01/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Medicina Social, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2006

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde, Trabalho e Meio Ambiente IV (Estágio Supervisionado)

    • 01/2006

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde, Trabalho e Meio Ambiente II

  • 2003 - 2006

    Universidade Estácio de Sá

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Enfermagem, Carga horária: 10

  • 1993 - 2006

    Ministério da Saúde

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisora de Enfermagem, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Grupo Básico de Trabalho do Programa Médico de Família de Niterói.

    Atividades

    • 01/1980

      Serviços técnicos especializados , Saude, Programa Médico da Família de Niteroí.,Serviço realizado, Supervisão de Enfermagem.