Edil Ferreira da Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1988), Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde (PPGPS/UEPB), em nível de Mestrado e professor Adjunto da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde do Trabalhador, Análise da atividade, Prazer e Sofrimento no Trabalho, Subjetividade e Trabalho, Divisão Sexual do Trabalho.

Informações coletadas do Lattes em 05/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Pública

1999 - 2003

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Trabalhadores/as de Escola e Construção de uma ´Comunidade Ampliada de Pesquisa´: A busca da Promoção da Saúde a partir dos locais de trabalho
Jussara Cruz de Brito. Bolsista do(a): Capes, CAPES/PICDT, Brasil. Palavras-chave: Promoção da Saúde; Experiência da atividade; Saúde Pública; Ação Sindical e Saúde; Saúde e Trabalho na Escola; SAÚDE DO TRABALHADOR. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional / Especialidade: Processos de Subjetivação e Saúde. Setores de atividade: Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.

Mestrado em Serviço Social

1996 - 1998

Universidade Federal da Paraíba
Título: Análise do Processo de Discussão/Construção de uma Política de Saúde do Trabalhador na Paraíba,Ano de Obtenção: 1998
Milton Raimundo Cidreira de Athayde.Palavras-chave: SAÚDE DO TRABALHADOR.

Graduação em Psicologia

1983 - 1988

Universidade Federal da Paraíba

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Saúde do Trabalhador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, E. F. ; RIBEIRO, W. R. B. ; Silva, E ; Nascimento, E. ; Moraes, V. . I EXPO-TRABALHO: Cenas Fatos e Sons no Mundo do trabalho. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário: Enfrentamento ao Trabalho Infantil na Paraíba.Trabalho Precoce: o trabalho de crianças e adolescentes no lixão de Campina Grande. 2011. (Seminário).

62ª Reunião Anual da SBPC. O trabalho de Crianças e Adolescentes nas feiras livres e mercados públicos de Campina Grande. 2010. (Congresso).

II Congresso de Pós-graduação e Pesquisa e XVII Encontro de Iniciação Científica. Acidentes de acidentados do trabalho: o caso dos mototaxistas em Campina Grande. 2010. (Congresso).

Curso sobre Desastres e Riscos Ocupacionais.Estratégias da Rede Nacional de Atenção Integral a Saúde do Trabalhador. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jose Ulisses do Nascimento

MAXIMO, T. A. C. O.;Silva, E.F.; PESSOA, M. C. B.. ANÁLISE DA ATIVIDADE DE TRABALHADORES DE SERVIÇOS DE ATENÇÃO À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Márcia Swênia Brito da Silva

SANTIAGO, I. M. F. L.;Silva, E.F.; RABAY, G. L. F.. A experiência de mulheres em situação de rua: uma análise interseccional. 2019. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Poliana Dantas da Nóbrega

MAXIMO, T. A. C. O.;Silva, E.F.Souza, P. C. Z.. A rede de Saúde do Trabalhador sob a perspectiva do usuário: análise das trajetórias e das implicações do adoecimento para o trabalhador. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Ana Verônica de Alencar

SILVA, E. F.; ARAÚJO, A. S.; ARAUJO, P. C. A.. Marcas da negritude: estudo sobre as relações intersubjetivas do trabalho de professoras negras. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Daniel Rangel Curvo

PINTO, F. M.; ARAÚJO, A. J. S.;SILVA, E. F.. O que pode o consultório na rua? Considerações a partir da Clinica da atividade. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Luiza Almeida Porcaro

SILVA, E. F.; PINTO, F. M.; ARAÚJO, A. J. S.. O PRESENTEÍSMO ENTRE TRABALHADORES DE CENTRAIS DE TELECOMUNICAÇÃO. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Poliana Dantas da Nóbrega

SILVA, E. F.; MAXIMO, T. A. C. O.;Souza, P. C. Z.. A rede de Saúde do Trabalhador sob a perspectiva do usuário: análise das trajetórias e das implicações do adoecimento para o trabalhador. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Maria Tereza de Ávila Melo

SILVA, E. F.; ROCHA, E. K. G. T.; SANTIAGO, I. M. L. F.. A DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO NA PRODUÇÃO DA SULANCA EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE-PE. 2016. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-graduação em Serviço Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Mary Help Ibiapina Alves

SANTIAGO, I. M. F. L.;Silva, E.F.; RABAY, G. L. F.. Humanização na Atenção à saúde das mulheres em processo de abortamento no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida em Campina Grande/PB. 2015. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Pamela de Sousa Gonzaga

Souza, P. C. Z.; ARAÚJO, A. J. S.;SILVA, E. F.. Análise da atividade em um Centro de Atenção Psicossocial. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-gradução em Psicologia Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Ana Martins Tomaz

Silva, E.F.; Conserva, M. S.; Tavares, F. B.. A atividade dos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS): do prescrito ao real do trabalho. 2012. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Francecirly Alexandre dos Santos

Souza, P. C. Z.; Saldanha, A. A. W.;SILVA, E. F.. Relações entre o trabalho e a saúde das professores de escolas públicas do município de João Pessoa-PB. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Liliane da Rosa Tubino

SILVA, E. F.; ARAÚJO, A. J. S.;NEVES, M. Y. R.. "Cheguei a sentir prazer, hoje sei o que isso me custou": A atividade de trabalho e a saúde de mulheres em uma indústria de calçados. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Daniel Augusto de Moura Pereira

SILVA, E. F.; Coutinho, A. S.; Silva, L. B.. "Análise da capacidade de trabalho e das condições de conforto térmico e acústico às quais estão submetidos professores de escolas públicas municipais de João Pessoa". 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Thaís Augusta Cunha de Oliveira Máximo

SILVA, E. F.Souza, P. C. Z.; Maria de Fátima Alberto; ARAÚJO, A. J. S.. "Super-Homem Moderno: Análise da relação trabalho-saúde de gerentes de bancos públicos e privados. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Consuelena Lopes Leitão

Vieira. S. B.;SILVA, E. F.; ARAÚJO, A. J. S.. Análise da assistência terapêutica a portadores de ostomia: estudo de caso da polclínica Codajás, Manaus. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Olívia Maria Costa Grangeiro de Sousa

SILVA, E. F.; ALBERTO, M. F. P.. A relação do trabalho precoce com o processo de escolarização de crianças e adolescentes. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Sandra Helena C

SILVA, E. F.; ARAÚJO, A. S.; Maria de Fátima Alberto. Reis. Vivência subjetiva de profissionais de recursos humanos desligados de uma distribuidora de enérgia elétrica privatizada. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Wilma Raquel Barbosa Ribeiro

SILVA, E. F.; RIBEIRO, W. R. B.;NEVES, M. Y. R.; ARAÚJO, A. J. S.. A situação de trabalho e a saúde mental das merendeiras e auxiliares de serviço de escolas públicas municipais de João Pessoa-Pb. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Luiz Augusto Bezerra Galvão de Araújo

SILVA, E. F.; ARAÚJO, L. A. B. G.; BRASILEIRO, M. C. E.; LÉON, A. A. G.. A morte e suas representações sociais construídas por médicos intensivistas. 2003. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Interdisciplinar Em Saúde Coleti) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Nadir de Fatima Borges Bittencourt

ALBERTO, M. F. P.; COUTINHO, M. P. L.; PICHELLI, A. A. W. S.;SILVA, E. F.; LIMA, S. M.. Significado da formação e inserção no mundo do trabalho para os jovens do PROEJZA DO IFMT. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-gradução em Psicologia Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Jaqueline Brito Vidal Batista

Coutinho, S. A.;SILVA, E. F.; Brito, A. M.; Araújo Junior, J. L. A. C.; Augusto, L. G. S.. Sindrome de Burnout em professores do Ensino Fundamental: Um problema de Saúde Pública não percebido. 2010. Tese (Doutorado em CURSO DE DOUTORADO EM SAÚDE PÚBLICA) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - CPqAM / Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Gabriela Fernandes Rocha

ALBERTO, M. F. P.; PICHELLI, A. A. W. S.;SILVA, E. F.. A Política de Saúde no enfrentamento ao trabalho infantil. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia (Psicologia Social)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Nadir de Fatima Borges Bittencourt

ALBERTO, M. F. P.; COUTINHO, M. P. L.;Silva, E.F.. Significado da formação e inserção no mundo do trabalho para os jovens do PROEJZA DO IFMT. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-gradução em Psicologia Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Stalen Hualans Menezes Felinto

SILVA, E. F.; PESSOA, M. C. B.; MAXIMO, T. A. C. O.. TRANSPORTANDO VALORES, DESEJOS E TENSÕES: O TRABALHO DE VIGILANTES NUMA PERSPECTIVA PSICODINÂMICA. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia da Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Luis Filipe de Brito Santos

Silva, E.F.; PINTO, F. M.; PESSOA, M. C. B.. O TRABALHO VIVO: ATIVIDADE DOS COVEIROS DOS CEMITÉRIOS PÚBLICOS. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia da Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Patrícia Aurília Breckenfeld Alexandre de Oliveira

PINTO, F. M.;Silva, E.F.; PESSOA, M. C. B.. ANÁLISE DA RELAÇÃO TRABALHO-SAÚDE DE MAQUEIROS ATUANTES EM HOSPITAL DE EMERGÊNCIA E TRAUMA. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia da Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Márcia Swênia Brito da Silva

SANTIAGO, I. M. F. L.; RABAY, G. L. F.;SILVA, E. F.. Mulher na Rua: Uma análise interseccional acerca da experiência de mulheres em situação de rua. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Curso de Pós-graduação em Serviço Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Salomé Margot Melo Ferreira

Souza, M. A. S. L.; Silva, A. S.;SILVA, E. F.. A Organização de Mulheres para a ação política no movimento Brasil Livre. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Jose Ulisses do Nascimento

MAXIMO, T. A. C. O.;Silva, E.F.; MORAIS, M. M.. A atividade de trabalho nos serviços de atenção integral à população em situação de rua usuária de drogas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia da Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Nataly Barros Pereira

Silva, E.F.; ARAUJO, P. C. A.; Nascimento, U. A.. A ?BATALHA? DA ATIVIDADE PROSTITUCIONAL FEMININA: UMA ANÁLISE SOBRE ESTE OFÍCIO NO BAR DE NEIDE, EM CAMPINA GRANDE ? PB.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Salomé Margot Melo Ferreira

Silva, E.F.; Souza, M. A. S. L.; Silva, A. S.. MULHERES NAS TRINCHEIRAS?: A ORGANIZAÇÃO DE MULHERES PARA A AÇÃO POLÍTICA NO MOVIMENTO BRASIL LIVRE. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Nataly Barros Pereira

Nascimento, J. B.; Nascimento, U. A.;SILVA, E. F.. A TEIA DAS TROCAS SEXUAIS E ECONÔMICAS NA ?BATALHA? DA PROSTITUIÇÃO FEMININA EM CAMPINA GRANDE-PB.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Poliana Dantas Nóbrega

SILVA, E. F.; MAXIMO, T. A. C. O.;Souza, P. C. Z.. Análise das vivências dos trabalhadores acerca da rede de saúde dos trabalhadores. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Nicodemus de Oliveira Sobrinho

SILVA, E. F.; PINTO, F. M.; MAXIMO, T. A. C. O.. A Precarização do trabalho dos profissionais da Atenção Básica de Saúde de um Distrito Sanitário de Campina de Grande/PB. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Ana Verônica de Alencar

SILVA, E. F.; ARAÚJO, A. J. S.; PINTO, F. M.. RACISMO E TRABALHO: O SOFRIMENTO PSIQUICO DO PROFESSOR NEGRO. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Aponira Maria de Farias

SILVA, E. F.; PINTO, F. M.; MAXIMO, T. A. C. O.. SOFRIMENTO E PRAZER NO TRABALHO: Estratégias defensivas adotadas pelo agente comunitário de saúde. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Luiza Almeida Porcaro

SILVA, E. F.; PINTO, F. M.; ARAÚJO, A. J. S.. O PRESENTEÍSMO NO CALL CENTER: ANÁLISE DO TRABALHO EM CENTRAIS DE TELECOMUNICAÇÃO EM CAMPINA GRANDE ? PARAÍBA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: VALÉRIA MORAIS DA SILVEIRA SOUSA

SILVA, E. F.; PINTO, F. M.; MAXIMO, T. A. C. O.. Reabilitação profissional e saúde mental: o caminho de volta do trabalhador reabilitado. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Gabriella Cézar dos Santos

SILVA, E. F.; ALVES, R. S. F.; SILVEIRA, M. F.. Cuidados paliativos e morte digna: concepções dos profissionais de saúde atuantes em unidades de terapia intensiva pediátrica em Campina Grande. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Elizabete Gomes da Silva

COSTA, A. R. F.;Silva, E.F.; MENEZES, M. S. S.. Impacto psicológico do acidente de trânsito nas vitimas e familiares. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Segurança Pública) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Geórgia Dantas de Macêdo

SILVA, E. F.; Silveira, S. A. S.; Melo, M. R. A.. "Os loucos estão soltos": Um estudo sobre a cotidianidade de egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos de Campina Grande-PB. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Mental) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Andre de Lima Gomes

SILVA, E. F.. "O elo entre o processo e a organização do trabalho e a saúde mental do agente comunitário de saúde na estratégia saúde da família no município de João Pessoa-PB". 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Pedro Joaquim de Lima Neto

SILVA, E. F.. "Controle do processo de trabalho do Agente Comunitário de Saúde: com a palavra este trabalhador". 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Maria Aparecida de Menezes Maciel

SILVA, E. F.; MACIEL, M. A. M.; KULESZA, T. M.; BARBOSA, C.. Da beleza dos bordados aos traçados da dor: o caso das labirinteiras de Juarez Távora, na Paraíba. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Saúde da Familia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Jardel Wandson Queiroz da Cruz

SILVA, E. F.; MEDEIROS, L. G. R.; Nelson Aleixo Junior. Relato de Experiência de uma Ação de Valorização do sujeito em sofrimento psíquico no CAPS III na cidade de Campina Grande. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Ayza Luzia Vieira Lins

Silva, E.F.; MEDEIROS, L. G. R.; SILVA, M. V. E.. Saúde mental dos agentes de segurança penitenciária: Uma revisão integrativa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Thayslan da Costa Campos de Oliveira

Silva, E.F.; PINTO, F. M.; SILVA, J. P.. Relato de experiência da implantação do Programa de Preparação para Aposentadoria da Gerência Executiva do INSS em Campina Grande. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Luiza Almeida Porcaro

SILVA, E. F.; PINTO, F. M.; Nascimento, E.. A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DOS CAPS: Estudo a partir dos tipos de vínculos empregatícios. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Jéssica Sonaly Vascconcelos Barbosa

Máximo, T. A.;Silva, E.F.; Nelson Aleixo Junior. "Somos os pés e as mãos dos médicos e enfermeiros": Uma análise da atividade de Agentes Comunitários de Saúde.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Denise de Figueirêdo Araújo

Silva, E.F.; Lima, A. P.; Máximo, T. A.. Somos a segunda vitrine: Análise da atividade dos vendedores de shopping center. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Rebeca Moura Ribeiro

Silva, E.F.; Nelson Aleixo Junior; Máximo, T. A.. Concepções acerca da psicologia organizacional e do trabalho entre estudantes de psicologia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Luann Glauber Rocha Medeiros

SILVA, E. F.; Nelson Aleixo Junior; PINTO, F. M.. A formação da competência na atividade de gerente de hotéis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Ana Elizabeth de Araújo Luna

SILVA, E. F.; Leal, F. L. A.; Velôso, T. M. G.. "Ser" agricultor: identidades em depoimentos orais de assentados do MST. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Euristenes de Araújo Cirne

Máximo, T. A.; Lima, A. P.;SILVA, E. F.. Assédio Moral e Trabalho bancário. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Gilmara de Lucena Leite

SILVA, E. F.; SILVA, J. P.; RIBEIRO, W. R. B.. "Se você não correr, você não produz: a produção de sofrimento em trabalhadores tecelões". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Debora Barbosa Guedes

SILVA, E. F.; GUEDES, D. B.; BARBOSA, S. C.; PINTO, F. M.. Síndrome de burnout: um estudo com os docentes do Departamento de Psicologia da UEPB. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba.

SILVA, E. F.; VIEIRA, R. S.; SILVA, K. S. Q.. Membro titular da banca examinadora da matéria Fisioterapia Preventiva. 2003. Universidade Estadual da Paraíba.

BARBOSA, S. C.; BRASILEIRO, M. C. E.;Silva, E.F.. Progressão funcional. 2019. Universidade Estadual da Paraíba.

Velôso, T. M. G.; PINTO, F. M.;SILVA, E. F.. Banca de Progressão funcional. 2018. Universidade Estadual da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Brani Rozemberg

BRITO, Jussara Cruz de; BARROS, M. E. B.; ROCHA, Marisa Lopes da; GOMEZ, Carlos Minayo; NEVES, M. Y. R.;ROZEMBERG, B.; SOARES, V. D. A.. Suplência- Trabalhadores de EScola e a Cosntrução de uma Comunidade Ampliada de Pesquisa: a busca da promoção da Saúde a partir dos locais de trabalho. 2003. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Vanda D'Acri

D'ACRI, V.; MINAYO, Carlos; BARROS, Maria Elizabeth Barros de; BARROS, Regina Benevides; NEVES, Mary Yale Rodrigues; ORIENTADORA, Jussara Brito; ORIENTADOR, Milton Raimundo Cidreira de Athayde. Trabalhadores/as de Escola e Construção de uma Comunidade Ampliada de Pesquisa: a busca da Promoção da Saúde a partir dos Locais de Trabalho. 2003. Tese (Doutorado em Saúde Trabalho e Ambiente) - Fundação Oswaldo Cruz.

Carlos Minayo Gomez

GOMEZ, CMBARROS, Maria Elizabeth Barros de; SOARES, Vanda D'acri; ROCHA, Marisa Lopes da; NEVES, Mary Yale Rodrigues. Trabalhadores/as de Escola e a Construção de uma Comunidade ampliada de pesquisa: a busca da promoção da saúde a partir dos locais de trabalho. 2003. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Jussara Cruz de Brito

BRITO, JBARROS, Maria Elizabeth Barros deATHAYDE, MiltonNEVES, Mary Yale. Programa de Formação em Saúde, Gênero e trabalho nas escolas: experiência da promoção da saúde. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Mary Yale Rodrigues Neves

NEVES, M. Y.SILVA, Edil Ferreira daBRITO, JussaraBARROS, Maria Elizabeth. Formação em saúde, gênero e trabalho nas escolas: construção de um dispositivo de promoção da saúde nos ambientes de trabalho.. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Priscilla Brandao de Medeiros

Divisão sexual do trabalho: o caso das mototaxistas da cidade de Caicó/RN; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-graduação em Serviço Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Sara REgina Pessoa Dias de Oliveira

A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL EM CAMPINA GRANDE; Início: 2013; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Luiza Almeida Porcaro

A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL EM CAMPINA GRANDE; Início: 2013; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Eduardo Breno Nascimento Bezerra

ANÁLISE DA RELAÇÃO TRABALHO-SAÚDE DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE MENTAL; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba; (Orientador);

Morgana Bezerra Bispo

O trabalho vivo dos profissionais que realizam exame cadavérico no Núcleo de Medicina Legal da cidade de Campina Grande-PB; Início: 2010; Iniciação científica (Graduando em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba; (Orientador);

Ana Verônica de Alencar

Marcas da negritude: estudo sobre as relações intersubjetivas do trabalho de professoras negras; 2018; Dissertação (Mestrado em Psicologia da Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba,; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Luiza Almeida Porcaro

O PRESENTEÍSMO ENTRE TRABALHADORES DE CENTRAIS DE TELECOMUNICAÇÃO; 2018; Dissertação (Mestrado em Psicologia da Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Nicodemus de Oliveira Sobrinho

A Precarização do trabalho dos profissionais da Atenção Básica de Saúde de um Distrito Sanitário de Campina de Grande/PB; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba,; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Maria Tereza de Ávila Melo

A DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO NA PRODUÇÃO DA SULANCA EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE-PE; 2016; Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-graduação em Serviço Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba,; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Priscilla Brandao de Medeiros

A inserção de mulheres em postos de trabalho marcados pela lógica masculinizante: uma análise com as mototaxistas de Caicó/RN; 2015; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Ana Martins Tomaz

A Atividade dos Profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em João Pessoa: Do prescrito ao real do trabalho; 2012; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Yldry Souza Ramos

Processo de trabalho na produção de verduras no alvinho em Lagoa Seca/PB: a atividade dos trabalhadores rurais e sua relação com o processo saúde-doença; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual da Paraíba,; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Sandro Mangueira Bezerra

As voltas que o ônibus dá: uma avaliação sobre as condições e organização de trabalho dos motoristas de micro-ônibus; 2006; Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Interdisciplinar Em Saúde Coleti) - Universidade Estadual da Paraíba,; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Laryssa Ayanne Batista dos Santos

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO V; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Dimas Soares Sousa

RELATO DE EXPERIÊCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE ESTAGIO SUPERVISIONADO NO HOSPITAL DE EMERGÊNCIA E TRAUMA DOM LUIZ GONZAGA FERNANDES; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Thayslan da Costa Campos de Oliveira

Relato de experiência da implantação do Programa de Preparação para Aposentadoria da Gerência Executiva do INSS em Campina Grande; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Edil Ferreira da Silva

ASSÉDIO MORAL NO SERVIÇO PÚBLICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO V; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Vanessa Silva de Oliveira

PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NA ATIVIDADE DE PROFESSORES SUBSTITUTOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Luiza Almeida Porcaro

A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DOS CAPS: Estudo a partir dos tipos de vínculos empregatícios; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Eduardo Breno Nascimento Bezerra

O trabalhar em CAPS: a dimensão do trabalho coletivo nos CAPS em Campina Grande; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Morgana Bezerra Bispo

A dinâmica coletiva dos profissionais que realizam a necropsia no NUMOL de Campina Grande/PB; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Helyssa Luana Lopes

O trabalho vivo de profissionais que lidam com a morte: atividade e mobilização em busa da saúdeca; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Ariana Joice de Araujo Rêgo

"Para uns o fim, para eles o começo": uma análise da atividade dos necrotomistas e suas implicações para a saúde; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Ana Carolina Lucena de Souza

A dor invisível: o sofrimento psiquíco dos trabalhadores acometidos por LER/DORT; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Daysse Beserra Costa

Uma análise da atividade de trabalho das profissionais do sexo de Campina Grande; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Jose Ulisses do Nascimento

Acidentes Motociclisticos em Campina Grande: uma realidade preocupante; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Talitha Eleonora Borges Pereira

Os caminhos da profissionalização: a difícil busca do estágio obrigatório; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Ismaela Macêdo Coelho

A INVISIBILIDADE DO TRABALHO: UM ESTUDO COM OS CATADORES DE LIXO DE SÃO PAULO-SP; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Kalyana Cristina Fernandes de Queiroz

Agentes Comunitários de Saúde: estratégias defensivas suscitadas pela atividade a ceu aberto; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Fernanda Almeida de Souza

Modelo de gestão por competência; Estudo de caso da implantação de gestão de pessoas em uma indústria alimentícia em Campina Grande; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

VANESSA THAYSA DE FRANÇA GONDIM

A CONSTITUIÇÃO DE COLETIVO DE TRABALHO EM UMA EMPRESA CALÇADISTA DE CAMPINA GRANDE; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Yldry Souza Ramos

Os desafios da atividade e a vivência subjetiva: uma análise a partir da ergonomia; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Gilmara de Lucena Leite

"Se você não corre, você não produz": a produção do sofrimento em trabalhadores tecelões; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Haline Mineiro Costa

Comunicação e Linguagem no Mundo do Trabalho; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Thalita Tammy Langbehn Farias

Sofrimento psíquico no trabalho bancário; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Maraclécia Dantas Matías

Assédio moral: humilhação e covardia no mundo do trabalho; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Stefano Sousa Farias

Da Utopia ao real: a implementação do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador em Campina Grande; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Ana Laura Câmara Marques

TRABALHO PRECOCE NO SETOR INFORMAL URBANO: As Crianças e Adolescentes que Trabalham nas Feiras Livres e Mercados Públicos de Campina Grande; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Daysse Beserra Costa

DESVENDANDO O TRABALHO DAS PROFISSIONAIS DO SEXO: PELAS ESQUINAS, RUAS E BARES DA CIDADE; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Jose Ulisses do Nascimento

ACIDENTES E ACIDENTADOS DO TRÂNSITO: O CASO DOS MOTOTAXISTAS EM CAMPINA GRANDE; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Daysse Beserra Costa

DESVENDANDO O TRABALHO DAS PROFISSIONAIS DO SEXO: PELAS ESQUINAS, RUAS E BARES DA CIDADE; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Ana Laura Câmara Marques

TRABALHO PRECOCE NO SETOR INFORMAL URBANO: As Crianças e Adolescentes que Trabalham nas Feiras Livres e Mercados Públicos de Campina Grande; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Natércia Janine Dantas da Silveira

ERA UMA VEZ": A HISTÓRIA DA SAÚDE-DOENÇA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO LIXÃO DE CAMPINA GRANDE-PB; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Keila Kaionara Medeiros de Oliveira

ASSÉDIO MORAL ? A IMPOSIÇÃO DE PODER E O SOFRIMENTO PSICOLÓGICO COMO MEIO DE AGRAVAMENTO DAS LER/DORT NA INDÚSTRIA DO CALÇADO EM CAMPINA GRANDE-PB; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Angélica Maria Ferreira de Melo Silva

PELAS RUAS DA CIDADE: A ATIVIDADE DOS MOTOTAXISTAS DE CAMPINA GRANDE; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Natércia Janine Dantas da Silveira

A vida no lixo e o lixo na vida: os fatores de riscos existentes no trabalho dos catadores precoces de lixo na cidade de Campina Grande - PB; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Kalyana Cristina Fernandes de Queiroz

"À ceu aberto": fatores de risco do trabalho dos agentes comunitários de saúde (ACS) em Campina Grande; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Keila Kaionara Medeiros de Oliveira

O sofrimento psiquico em portadores de lesões por esforços repetitivos relacionados ao trabalho (LER/DORT) na indústria do calçado em Campina Grande-PB; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Keila Kaionara Medeiros de Oliveira

Um estudo sobre a situação do trabalho e a saúde dos/as professores/as de escolas públicas de Campina Grande; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Departamento de Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Claudio Sergio Reis Maffioletti

O Radialista e Prática do Rádio; 1981; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Claudio Sergio Reis Maffioletti;

Jussara Cruz de Brito

Trabalhadores/as de escolas e construção de uma comunidade ampliada de pesquisa; 2003; 0 f; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jussara Cruz de Brito;

MILTON RAIMUNDO CIDREIRA DE ATHAYDE

Análise do processo de construção de uma Política de saúde do Trabalhador na Paraíbe; 1998; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Milton Raimundo Cidreira de Athayde;

MILTON RAIMUNDO CIDREIRA DE ATHAYDE

Trabalhadores/as de escolas e construção de uma comunidade ampliada de pesquisa; 2003; 0 f; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Milton Raimundo Cidreira de Athayde;

Edil Ferreira da Silva

ASSÉDIO MORAL NO SERVIÇO PÚBLICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO V; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edil Ferreira da Silva;

Mary Yale Rodrigues Neves

Trabalhadores/as de escola e a Construção de uma Comunidade Ampliada de Pesquisa; 2003; 0 f; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola nacional de Sáude Pública/FIOCRUZ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Mary Yale Rodrigues Neves;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BEZERRA, E. B. N. ; SILVA, E. F. ; MAXIMO, T. A. C. O. ; Jéssica Sonaly Vasconcelos Barbosa de Melo . O trabalho de equipes interdisciplinares nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA (ONLINE) , v. 18, p. 169-188-188, 2018.

  • Silva, E.F. ; ARAÚJO, A. S. ; PINTO, F. M. ; Souza, P. C. Z. ; ROCHA, E. K. G. T. ; Máximo, T. A. . OS INGREDIENTES DA COMPETÊNCIA DE GERENTES DE HOTÉIS. Laboreal (Porto. Online) , v. 11, p. 84-94, 2015.

  • SILVA, E. F. ; LOPES, L. L. ; Lima, A. P. . O trabalho vivo de profissionais que lidam com a morte. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho , v. 18, p. 61-76, 2015.

  • NEVES, M. Y. ; MUNIZ, H. P. ; SILVA, E. F. ; COSTA, J. D. ; BRITO, J. ; ATHAYDE, Milton . Saúde, gênero e trabalho nas escolas públicas: potencialidades e desafios de uma experiência com o dispositivo 'Comunidade Ampliada de Pesquisa e Intervenção'. Laboreal (Porto. Online) , v. 11, p. 53-68, 2015.

  • BRITO, J. ; NEVES, M. Y. R. ; HYPPOLITO, A. ; Alvarez, D. ; SILVA, E. F. ; MUNIZ, H. ; SOUZA, K. R. ; França, M. ; ATHAYDE, M. . The use of a website as an interaction and training device in health, gender and work in schools. Work (Reading, MA) , v. 41, p. 4661-4668, 2012.

  • SILVA, E. F. ; Oliveira, K. K. M ; Souza, P. C. Z. . Saúde mental do trabalhador: o assédio moral praticado contra trabalhadores com LER/DORT. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional , v. 36, p. 56-70, 2011.

  • Gomes, L.G ; Lima Neto, P. J ; Silva, V. L. A ; SILVA, E. F. . O ELO ENTRE O PROCESSO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E A SAÚDE MENTAL DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA - PB. Revista Brasileira de Ciências da Saúde (IMES) , v. 15, p. 265-276, 2011.

  • SILVA, E. F. ; Costa, D. B. ; Nascimento, J. U. . O trabalho das profissionais do sexo em diferentes lócus de prostituição da cidade. Psicologia: Teoria e Prática (Impresso) , v. 12, p. 109-122, 2010.

  • SILVA, E. F. ; BRITO, J. C. ; ATHAYDE, M. R. C. ; NEVES, M. Y. R. . A Promoção da Saúde a partir das situações de trabalho: considerações referenciadas em uma experimentação com trabalhadores de escolas públicas. Interface (Botucatu. Impresso) , v. 13, p. 1808-5762, 2009.

  • SILVA, E. F. ; RAMOS, Y. S. . Processo de trabalho na produção de verduras no Alvinho, em Lagoa Seca/PB: a atividade dos trabalhadores e sua relação com o processo saúde?doença. Aletheia (ULBRA) , v. 28, p. 159-173, 2008.

  • NEVES, M. Y. R. ; MUNIZ, H. P. ; SILVA, E. F. ; COSTA, Joana D'arc da ; BRITO, J. C. ; ATHAYDE, M. R. C. . COMUNIDADE AMPLIADA DE PESQUISA:TRABALHADORES/AS DE ESCOLAS PÚBLICAS COMPARTILHAM SABERES NA BUSCA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE NOS LOCAIS DE TRABALHO. Extensão Cidadã (UFPB) , v. 2, p. 11, 2006.

  • SILVA, E. F. ; BRITO, J. ; ATHAYDE, M. ; SOUZA, K. ; MARQUES, B. ; SILVA, A. C. B. ; NUNES, B. ; HYPPOLITO, A. . La faz oculta de la escuela pública em Brasil. Salud de Los Trabajadores, Venezuela, v. 7, n.nº 2, p. 89-99, 1999.

  • SILVA, E. F. ; MUNIZ, H. P. ; BRITO, J. ; NEVES, M. Y. ; ATHAYDE, M. . Caderno de Método e Procedimentos - Programa de Formação em Saúde< Gênero e Trabalho nas Escolas. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2003. v. 1000. 92p .

  • SILVA, E. F. ; BRITO, J. ; ATHAYDE, M. ; NEVES, M. Y. ; MUNIZ, H. P. ; SOUZA, K. R. ; BARROS, M. E. B. . Caderno de Textos - Programa de Formação em Saúde, Gênero e Trabalho nas Escolas. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2003. v. 1500. 125p .

  • MAXIMO, T. A. C. O. ; Cirne, A. E. ; SILVA, E. F. ; ARAÚJO, A. S. . Assédio Moral e Trabalho Bancário: uma relação invisibilizada. In: Silvânia da Cruz Barbosa; Thaís Augusta Cunha de Oliveira Máximo. (Org.). O que o trabalho provoca? Estudos sobre as repercussões do trabalho na saúde dos trabalhadores. 1ªed.Campina Grande: EDUEPB, 2016, v. 01, p. 126-159.

  • SILVA, E. F. ; PINTO, F. M. ; PORDEUS, T. L. C. R. . Tecendo astúcias e engenhosidades: a inteligência da prática de trabalhadores tecelões. In: Silvânia da Cruz Barbosa; Thaís Augusta Cunha de Oliveira Máximo. (Org.). O que o trabalho provoca? Estudos sobre as repercussões do trabalho na saúde dos trabalhadores. 1ªed.Campina Grande: EDUEPB, 2016, v. 01, p. 288-321.

  • SILVA, E. F. ; MAXIMO, T. A. C. O. ; BEZERRA, E. B. N. ; LIRA, P. G. R. ; OLIVEIRA, S. R. P. D. ; PERÔNICO, M. N. . O TRABALHAR NO CAPS: SAÚDE, REINVENÇÃO E MOBILIZAÇÃO. In: Th elma Maria Grisi Velôso e Maria do Carmo Eulálio (organizadoras). (Org.). Saúde mental: Saberes e Fazeres. 1ªed.Campina Grande: EDITORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - EDUEPB, 2016, v. 1, p. 301-339.

  • SILVA, E. F. ; OLIVEIRA, P. A. B. A. ; HENRIQUE, J. R. . COMPREENDER-TRANSFORMAR A SITUAÇÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO DOS MOTOTAXISTAS DE CAMPINA GRANDE: UMA TAREFA COLETIVA. In: Eduardo Grande ; Silvia Raggi ; Bertran, Gustavo Fernando ; Alberto Trimboli. (Org.). Salud mental: interdisciplina e inclusión social como ejes de intervención. 1ªed.Buenos Aires: Associação Argentina de Profesionales de Salud Mental - AASM, 2013, v. II, p. 562-564.

  • NEVES, M. Y. ; BRITO, J. ; ARAÚJO, A. J. S. ; SILVA, E. F. . Relações Sociais de Gênero e Divisão Sexual do Trabalho: uma convocação teórico-analítica para estudos sobre a saúde das trabalhadoras da educação. In: Carlos Minayo Gomes, Jorge Mesquita Huet Machado e Paulo Gilvane Lopes Pena. (Org.). Saúde do Trabalhador na Sociedade Brasileira Contemporânea. 1ªed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2011, v. Único, p. 495-516.

  • SILVA, E. F. ; Costa, D. B. . Desvendando o trabalho das profissionais do sexo: pelas esquinas, ruas e bares da cidade. In: Antonio de Pádua Dias da Silva. (Org.). Sexualidade, Identidade e Gênero em Debate. 1ed.Olinda- PE: Livro Rápido, 2009, v. Único, p. 169-185.

  • NEVES, M. Y. R. ; MUNIZ, H. P. ; SILVA, E. F. ; BRITO, J. C. ; ATHAYDE, M. R. C. ; COSTA, J. . Comunidade Ampliada de Pesquisa: pesquisadores e trabalhadores/as de escolas públicas colocam seus saberes em sinergia na busca da promoção a partir dos locais de trabalho. In: Eugênia Correia Krutzen e Sarita Brazão Vieira. (Org.). Psicologia Social, Clínica e Saúde Mental. 1ªed.João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2007, v. , p. 448-474.

  • OLIVEIRA, M. J. B. ; SANTOS, M. G. ; SILVA, E. F. . "Vai um carrego ai"? A dura lida dos fretistas em Mangabeira. In: Maria de Fátima Pereira Alberto. (Org.). Crianças e adolescentes trabalhando? Uma estratégia de sobrevivência que atravessa gerações. 1ªed.João Pessoa: Editora Universitária - UFPB, 2007, v. , p. 89-103.

  • SILVA, E. F. ; NEVES, M. Y. R. ; ATHAYDE, M. R. C. ; BRITO, J. C. ; COSTA, Joana D'arc da . Lutar pela saúde e afirmar a vida nas escolas públicas. In: Zimmermann, Neusa de Castro; Moreira, Tereza (Fundo de Igualdade de Gênero FIG). (Org.). Reflexões sobre a diversidade no mundo do trabalho. Goiania - Goiás: Grafonel, 2005, v. 1, p. 137-145.

  • SILVA, E. F. ; Glaucia Ieno ; Nilma Uchôa Medeiros . Trabalho e Saúde: Produção dos Sujeitos. In: Maria Carmela Buonfiglio. (Org.). Políticas públicas em questão: o plano de qualificação do trabalhador. João Pessoa: Manufatura, 2004, v. , p. 111-122.

  • SILVA, E. F. ; ARAÚJO, A. J. S. . A questão da demanda no PNQ/PlanteQ (Grupo 2). In: Maria Carmela Bounfiglio. (Org.). Políticas públicas em questão: o plano de qualificação do trabalhador. João Pessoa: Manufatura, 2004, v. , p. 137-140.

  • SILVA, E. F. ; BRITO, J. ; ATHAYDE, M. . Trabalho de merendeiras: relações entre atividade de trabalho nas escolas e produção de saúde/doença. Cenários do Trabalho - Subjetividade, movimento e enigma. 1ªed.João Pessoa: DP&A, 2004, v. , p. 89-110.

  • SILVA, E. F. ; BRITO, J. ; ATHAYDE, M. ; HYPPOLITO, A. ; NUNES, B. ; SANTOS, M. B. ; SILVA FILHO, A. . Readaptação profissional: a ponta do iceberg?. In: Milton Athayde; Maria Elizabeth Barros; Jussara Brito; Mary Yale. (Org.). Trabalhar na Escola? Só inventando o prazer. 1ªed.Rio de Janeiro: Edições IPUB - CUCA, 2001, v. 1, p. 163-183.

  • SILVA, E. F. ; ATHAYDE, M. . Saúde? O mestre faltou! Questionando a (não) participação dos sindicatos de trabalhadores de educação na luta pela saúde do trabalhador na Paraíba. In: Milton Athayde; Maria Elizabeth Barros; Jussara Brito; Mary Yale. (Org.). Trabalhar na Escola? Só inventando o prazer. 1ªed.Rio de Janeiro: Edições IPUB - CUCA, 2001, v. 1, p. 279-303.

  • SILVA, E. F. ; LINS, M. H. S. F. . Saúde do Trabalhador e Direitos Humanos - A ação sindical como conquista da cidadania. In: Maria Nazaré Tavares Zenaide. (Org.). Experiências de Educação de Direitos Humanos na Paraíba. João Pessoa: Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão, 1999, v. , p. 69-72.

  • NEVES, M. Y. ; SILVA, E. F. ; SANTOS, Francecirly Alexandre ; ALMEIDA, M. R. ; MEIRA, M. A. . Observatório nas Escolas Municipais de João Pessoa: uma formação a partir dos locais de trabalho. In: Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: Novas perspectivas da sociologia da Educação, 2008, João Pessoa. Anais daConferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: Novas perspectivas da sociologia da Educação. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2008.

  • NEVES, M. Y. ; MELO FILHA, H. R. ; SILVA, E. F. ; ALMEIDA, M. R. ; SANTOS, Francecirly Alexandre ; SANTOS, C. L ; Silva, J. P. L. ; RODRIGUES, C. A. ; SANTANA, N. L. ; CUNHA, W. A. C. ; FREITAS, E. S. ; LEITE, F. K. O. ; OLIVEIRA, L. E. C. . A luta pela saúde nas escolas: o observatório como dispositivo de promoção da saúde a partir dos locais de trabalho. In: X Encontro de Extensão e XI Encontro de Iniciação à Docência, 2008, João Pessoa. Anais do X Encontro de Extensão e XI Encontro de Iniciação à Docência. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2008.

  • SANTOS, Francecirly Alexandre ; NEVES, M. Y. ; SILVA, E. F. . A atividade de trabalho e as condições de saúde de auxiliares de serviços de escolas públicas municipais de João Pessoa. In: VIII CCHLA Conhecimento em Debate, 2008, João Pessoa. Anais VIII CCHLA Conhecimento em Debate, 2008.

  • SILVA, E. F. ; NEVES, M. Y. R. ; ALMEIDA, M. R. ; SANTOS, Francecirly Alexandre ; SANTOS, C. L ; MELO FILHA, H. R. ; SILVA, J. P. L. ; TUBINO, L. R. . CONSTRUINDO UMA NOVA REALIDADE NOS AMBIENTES DE TRABALHO DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE JOÃO PESSOA-PB.. In: IX ENCONTRO DE EXTENSÃO E X ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UFPB: DESAFIOS DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO E EXTENSÃO, 2007, JOÃO PESSOA. Anais do IX ENCONTRO DE EXTENSÃO E X ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UFPB: DESAFIOS DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO E EXTENSÃO, 2007.

  • SILVA, E. F. ; NEVES, M. Y. R. ; Tubino, L. R. ; Silva, L. S. ; ALMEIDA, M. R. ; Amaral, M. M. ; Silva, J. P. L. ; Ribeiro, A. K. C. P. . Monitorando as situações de trabalho para promover a mudança nas escolas públicas municipais de João Pessoa-Pb. In: XVI Encontro Nacional da Abrapso - Diálogos em Psicologia social, 2007, Rio de Janeiro. Anais de resumos e de trabalhos completos do XVI Encontro Nacional da Abrapso, 2007. v. Único.

  • SILVA, E. F. ; SIQUEIRA, A. B. ; NEVES, M. Y. R. ; SILVA, J. G. B. ; CAMPOS, S. A. G. ; MEIRA, M. A. . Observatório em Saúde, Gênero e Trabalho nas Escolas: Compreender para transformar. In: II Congresso Internacional e VII Semana de Psicologia, 2005, Maringá. Anais do II Congresso Internacional e VII Semana de Psicologia. Maringá, 2005.

  • SILVA, E. F. ; NEVES, M. Y. R. ; MEIRA, M. A. ; SILVA, J. G. B. ; OLIVEIRA, V. R. . A Luta pela Vida: observatório em Saúde, gênero e trabalho nas escolas municipais de João Pessoa - PB. In: VIII Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária, 2005, Rio de Janeiro. Anais do VIII Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária, 2005.

  • SILVA, E. F. ; NEVES, M. Y. R. ; CAMPOS, S. A. G. ; SIQUEIRA, A. B. ; SILVA, J. G. B. ; TEIXEIRA, J. C. . Vulnerabilidade Social no mundo do trabalho - O caso dos trabalhadores das escolas públicas municipais de João Pessoa - PB. In: VII CCHLA - Conhecimento em Debate, 2005, João Pessoa. Anais do VII CCHLA - Conhecimento em Debate, 2005.

  • SILVA, E. F. ; BRITO, J. C. ; ATHAYDE, M. ; NEVES, M. Y. ; MUNIZ, H. . Questions relatives à la prescription du travail dans les écoles.. In: Congrès de la Société d'Ergonomie de Langue Française, 2002, Aix-en-Provence. Actes du XXXVIII Congrès de la SELF, 2002. p. 242-247.

  • SILVA, E. F. ; BRITO, J. ; ATHAYDE, M. . Saúde? O drama cotidiano das merendeiras das escolas públicas. In: 7º Encontro Nacional de Estudos do Trabalho, 2001, Salvador. Anais do 7º Encontro Nacional de Estudos do Trabalho, 2001.

  • SILVA, E. F. ; BRITO, J. ; ATHAYDE, M. ; GOMES, L. ; GONÇLAVES, M. . Perspectivas de compreensão da Sobrecarga de trabalho entre os professores da rede pública do estado do Rio de Janeiro. In: XI Congresso Brasileiro de Ergonomia, 2001, Gramado. Anais do XI Congresso Brasileiro de Ergonomia, 2001.

  • SILVA, E. F. ; ATHAYDE, M. ; BRITO, J. ; BARROS, M. E. ; NUNES, B. ; NEVES, M. . Subjectivité et genre dans le travail en école. In: 3º Collouqe International de Psychodynamique e Psychopathologie du Travail, 2001, Paris. Document de Travail - CIPPT/3, 2001.

  • BRITO, J. C. ; NUNES, B. ; SILVA, E. F. ; ATHAYDE, M. ; OLIVEIRA, R. R. . Ergonomia e Saúde das Merendeiras e serventes das Escolas Públicas.. In: IX Congresso Brasileiro de Ergonomia - V Congresso Latino-Americano de Ergonomia, 1999, SALVADOR. ANAIS DO CONGRESSO DA ABERGO 99, 1999.

  • ATHAYDE, M. R. C. ; NUNES, B. ; SILVA, E. F. . SAUDE, TRABALHO E SEGURANCA: RELATO DE UMA EXPERIENCIA EDUCATIVA NA CONSTRUCAO CIVIL. In: IV ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DO TRABALHO, 1997, SAO PAULO, SP. ANAIS DO IV ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DO TRABALHO, 1995. v. I. p. 35-38.

  • SILVA, E. F. ; ATHAYDE, M. R. C. . FÓRUM ESTADUAL DA SAÚDE DO TRABALHADOR: UMA EXPERIÊNCIA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL. In: IV ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DO TRABALHO, 1997, SÃO PAULO. ANAIS DO IV ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DO TRABALHO, 1997. p. 45-50.

  • SILVA, E. F. ; ATHAYDE, M. R. C. . ANALISE DO PROCESSO DE CONSTRUCAO DA POLITICA DE SAUDE DO TRABALHADOR NA PARAIBA. In: I JORNADA INTEGRADA DE POS-GRADUACAO DA UFPB, 1996, JOAO PESSOA, PARAIBA. ANAIS DA I JORNADA INTEGRADA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFPB.

  • Silva, E.F. ; PEQUENO, V. ; RASIA, P. ; Lima, R. H. A. ; LIMA, S. ; BEZERRA, E. B. N. ; VASCONCELOS, J. . Construindo Parcerias para Erradicação do Trabalho Precoce: conexões entre a universidade e o lixão de Campina Grande. In: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, 2012, São Paulo. Anais da 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, 2012.

  • SILVA, E. F. ; Silveira, N. J. D . O trabalho precoce no lixão de Campina Grande-PB. In: XVI Encontro Nacional da Abrapso - Diálogos em Psicologia social, 2007, Rio de Janeiro. Anais de resumos e de trabalhos completos do XVI Encontro Nacional da Abrapso. Rio de Janeiro, 2007.

  • SILVA, E. F. ; RAMOS, Y. S. . A atividade dos agricultores que aplicam agrotóxicos no município de Lagoa Seca-PB. In: XVI Encontro Nacional da Abrapso - Diálogos em Psicologia social, 2007, Rio de Janeiro. Anais de resumos e de trabalhos completos do XVI Encontro Nacional da Abrapso. Rio de Janeiro, 2007.

  • SILVA, E. F. ; NEVES, M. Y. R. ; SANTOS, Francecirly Alexandre ; ALMEIDA, M. R. ; Amaral, M. M. ; Santos, C. L. ; MELO FILHA, H. R. ; Ribeiro, A. K. C. P. . Trabalho e saúde: revelando a atividade das merendeiras e auxiliares das escolas de joão pessoa. In: XVI Encontro Nacional da Abrapso - Diálogos em Psicologia social, 2007, Rio de Janeiro. Anais de resumos e de trabalhos completos do XVI Encontro Nacional da Abrapso. Rio de Janeiro, 2007.

  • SILVA, E. F. ; Melo Silva, A. M. F. ; Oliveira, K. K. M ; Silveira, N. J. D . Pelas ruas e avenidas da cidade: a atividade dos mototaxistas em Campina Grande-PB. In: XVI Encontro Nacional da Abrapso - Diálogos em Psicologia social, 2007, Rio de Janeiro. Anais de resumos e de trabalhos completos do XVI Encontro Nacional da Abrapso. Rio de Janeiro, 2007.

  • SILVA, E. F. ; NEVES, M. Y. R. ; SANTOS, Francecirly Alexandre ; ALMEIDA, M. R. ; Amaral, M. M. ; Santos, C. L. ; MELO FILHA, H. R. . O observatório como uma ferramenta de luta pela saúde dos trabalhadores das escolas públicas municipais de João Pessoa-PB. In: XVI Encontro Nacional da Abrapso - Diálogos em Psicologia social, 2007, Rio de Janeiro. Anais de resumos e de trabalhos completos do XVI Encontro Nacional da Abrapso. Rio de Janeiro, 2007.

  • SILVA, E. F. ; Oliveira, K. K. M ; Melo Silva, A. M. F. ; Silveira, N. J. D . Assédio moral entre operários acometidos com LER/DORT. In: XVI Encontro Nacional da Abrapso - Diálogos em Psicologia social, 2007, Rio de Janeiro. Anais de resumos e de trabalhos completos do XVI Encontro Nacional da Abrapso. Rio de Janeiro, 2007.

  • Silva, E.F. ; PEQUENO, V. ; LIRA, P. . Construindo Parcerias para Erradicação do Trabalho Precoce no lixão de Campina Grande. In: I Seminário Nacional sobre Infância,Juventude e Políticas Públicas, 2011, Joao Pessoa. Anais I Seminário Nacional sobre Infância,Juventude e Políticas Públicas, 2011.

  • Oliveira, K. K. M ; SILVA, E. F. . Um estudo sobre a situação do trabalho e a saúde dos/as professores/as de escolas públicas de Campina Grande-PB. In: XI Congresso Mundial de Saúde Coletiva e VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006, Rio de Janeiro. XI Congresso Mundial de Saúde Coletiva e VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006.

  • Silveira, N. J. D ; SILVA, E. F. ; Oliveira, K. K. M ; QUEIROZ, K. C. F. . A vida no lixo e o lixo na vida: os fatores de riscos existentes no trabalho dos catadores precoces de lixo na cidade de Campina Grande - PB. In: 58 Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2006, Florianópolis. Anais do 58 Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2006.

  • Oliveira, K. K. M ; SILVA, E. F. ; QUEIROZ, K. C. F. ; Silveira, N. J. D . O sofrimento psiquico em portadores de lesões por esforços repetitivos relacionados ao trabalho (LER/DORT) na indústria do calçado em Campina Grande-PB. In: 58 Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2006, Florianópolis. Anais do 58 Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2006.

  • QUEIROZ, K. C. F. ; SILVA, E. F. ; Oliveira, K. K. M ; Silveira, N. J. D . "À ceu aberto": fatores de risco do trabalho dos agentes comunitários de saúde (ACS) em Campina Grande. In: 58 Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2006, Florianópolis. Anais do 58 Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2006.

  • SILVA, E. F. . A sobrecarga dos(as) trabalhadores(as) de escolas municipais de João Pessoa - PB. In: VII CCHLA - Conhecimento em Debate, 2005, João Pessoa. ANAIS DO VII CCHLA - Conhecimento em Debate.

  • SILVA, E. F. ; Vieira. S. B. ; ARAUJO, A. . Vulnerabilidade social no mundo do trabalho. In: VII CCHLA - Conhecimento em debate, 2005, João Pessoa. ANAIS DO VII CCHLA - Conhecimento em debate, 2005.

  • SILVA, E. F. ; NEVES, M. Y. R. ; OLIVEIRA, V. R. ; TEIXEIRA, J. C. ; FONTES, K. S. ; SILVA, F. S. L. E. ; MEIRA, M. A. . A luta pela saúde: construindo mudanças nas escolas públicas fundamentais em João Pessoa. In: II Congresso Internacional e VII Semana de Psicologia, 2005, Maringá. Anais do II Congresso Internacional e VII Semana de Psicologia. Maringá, 2005.

  • SILVA, E. F. . A construção de uma comunidade ampliada de pesquisa sobre saúde e trabalho na escola pública. In: II Conferência da Saúde Ocupacional e Ambienta: Integrando as Américasl, 2002, Salvador. Livro de resumos da II Conferência da Saúde Ocupacional e Ambienta: Integrando as Américasl, 2002. p. 13-13.

  • SILVA, E. F. ; BRITO, J. ; ATHAYDE, M. ; SOUZA, K. ; MARQUES, B. ; SILVA, A. C. B. ; MASSON, L. ; GOMES, L. ; GONÇALVES, M. ; LOSEKAN, S. . Uma experiência de ampliação da comunidade de pesquisa: O programa de formação em saúde, gênero e trabalho em escolas. In: 53ª Reunião Anual da SBPC, 2001, Salvador. Anais da 53ª Reunião Anual da SBPC, 2001.

  • SILVA, E. F. ; ATHAYDE, M. ; BRITO, J. ; SILVA, A. C. B. ; MASSON, L. ; LOSEJANN, S. . Subjetividade, saúde e trabalho nas escolas: considerações necessárias. In: 53ª Reunião Anual da SBPC, 2001, Salvador. Anais da 53ª Reunião da SBPC, 2001. v. Cdroom.

  • SILVA, E. F. ; BRITO, J. ; ATHAYDE, M. ; HYPPOLITO, A. ; SILVA, A. C. B. . Saúde-Doença, readaptação profissional e trabalho nas escolas públicas. In: 53ª Reunião Anual da SBPC, 2001, Salvador. Anais da 53ª Reunião da SBPC, 2001. v. CD Roo.

  • SILVA, E. F. . O Programa de Formação em Saúde, Gênero e Trabalho nas Escolas: Dispositivo metodológico de promoção da saúde. In: VII Jornada Científica da Pós-graduação, 2001, Rio de Janeiro. Anais da VII Jornada Científica da Pós-graduação. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2001.

  • SILVA, E. F. ; BRITO, J. ; ATHAYDE, M. ; MASSON, L. ; SILVA, A. C. B. . Imbricações das relações de gênero com a produção de subjetividades e os processos de saúde-doença e trabalho nas escolas públicas do Rio de Janeiro. In: XI Encontro Nacional de Psicologia Social, 2001, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Psicologia Social, 2001.

  • SILVA, E. F. ; GOMES, L. ; GONÇALVES, M. ; BRITO, J. C. ; ATHAYDE, M. . Perspectivas de compreensão da sobrecarga de trabalho entre as/os professoras/es da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. In: XI Congresso Brasileiro de Ergonomia, 2001, Porto. Anais do XI Congresso Brasileiro de Ergonomia, 2001.

  • SILVA, E. F. . A luta dos trabalhadores das escolas públicas pela saúde: as ações sindicais e micropolíticas. In: VI Jornada Científica de Pós-graduação, 2000, Rio de Janeiro. Anais da VI Jornada Científica de Pós-graduação. Rio de Janeiro: Editora da Fiocruz, 2000.

  • SILVA, E. F. ; BRITO, J. ; ATHAYDE, M. ; MARQUES, B. ; NUNES, B. ; OLIVEIRA, R. ; REIS, K. ; HYPPOLITO, A. ; GOMES, L. ; BARBOSA, A. C. . A complexa questão da readaptação profissional entre trabalhadores em Educação. In: VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2000, Salvador. Anais do VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Salvador, 2000.

  • SILVA, E. F. ; HYPPOLITO, A. ; SILVA, A. C. B. ; BRITO, J. ; MARQUES, B. ; ATHAYDE, M. ; NUNES, B. . Saúde e o espaço-tempo do trabalho de merendeiras e serventes de escolas públicas. In: 52ª Reunião Anual da SBPC, 2000, Brasília. Anais da 52ª Reunião Anual da SBPC, 2000.

  • BRITO, J. C. ; ATHAYDE, M. ; SILVA, E. F. ; MARQUES, M. B. ; NUNES, B. ; HYPPOLITO, A. ; BARBOSA, A. C. ; GOMES, L. G. . Estudo da readaptação dos(as) profissionais de educação da rede estadual de ensino do estado do Rio de Janeiro. In: 51ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1999, Porto Alegre. Anais da 51ª SBPC, 1999.

  • BRITO, J. C. ; ATHAYDE, M. ; REIS, K. ; MARQUES, M. B. ; NUNES, B. ; SILVA, E. F. ; HYPPOLITO, A. ; OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, L. G. ; BARBOSA, A. C. . Health and Work Education: Cooks and Caretakers in Public Schools. In: II Congresso Internacional Mulher, Trabalho, Saúde, 1999, Rio de Janeiro. II International Congress Women Work Health - Program - Abstracts, 1999. p. 245-245.

  • BRITO, J. C. ; ATHAYDE, M. ; SILVA, E. F. ; REIS, K. ; SANTOS, M. B. M. ; NUNES, B. ; HYPPOLITO, A. ; GOMES, L. G. . As condições de trabalho e saúde das merendeiras e serventes das escolas públicas. In: 51ª Reunião da SBPC, 1999, Porto Alegre. Anais da 51ª Reunião da SBPC, 1999.

  • ATHAYDE, M. R. C. ; BRITO, J. ; FIGUEIREDO, M. ; ARAÚJO, A. S. ; SILVA, E. F. ; MUNIZ, H. P. ; NEVES, M. Y. R. ; BARROS, M. E. B. . SAÚDE DO TRABALHADOR, PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO, PRODUTIVIDADE E QUALIDADE: QUESTÕES PARA DISCUSSÃO. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS EM SAÚDE DA ABRASCO, 1999, SÃO PAULO. ANAIS DO II CONGRESSO BRASILEIRO D CIÊNCIA SOCIAIS EM SAÚDE, 1999. p. 61-61.

  • SILVA, E. F. . A Saúde do Trabalhador na Secretaria Estadual de Saúde: o modo de fazer sem implementar. In: Encontro Nacional de Saúde do Trabalhador: Desafios da Construção de um Modelo Estratégico, 1999, Brasilia. Caderno de Resumos do Encontro Nacional de Saúde do Trabalhador, 1999. v. 1.

  • SILVA, E. F. . A luta dos profissionais de educação pela saúde: navegando contra a corrente. In: V Jornada Científica de Pós-graduação da FIOCRUZ, 1999, Rio de Janeiro. Anais da V Jornada Científica de Pós-graduação da FIOCRUZ. Rio de Janeiro: Editora da Fiocruz, 1999. v. 1. p. 158-158.

  • SILVA, E. F. ; ATHAYDE, M. R. C. . TENDÊNCIAS DA AÇÃO SINDICAL NO CAMPO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA PARAÍBA. In: 50ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 1998, NATAL. ANAIS DA 50ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 1998.

  • SILVA, E. F. ; NUNES, B. ; ATHAYDE, M. R. C. . UMA EXPERIÊNCIA EM SAÚDE E SEGURANÇA NA CONSTRUÇAÕ CIVIL. In: 48ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 1996, SÃO PAULO. ANAIS DA 48ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 1996.

  • ALENCAR, A. V. ; Silva, E.F. . Revisão Sistemática sobre Trabalho, Racismo e Sofrimento Psíquico no Contexto Brasileiro. Psicologia Ciência e Profissão , 2019.

  • BEZERRA, E. B. N. ; Silva, E.F. ; MAXIMO, T. A. C. O. ; BARBOSA, J. S. V. . O trabalho de equipes interdisciplinares nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA (ONLINE) , 2018.

  • PESSOA, M. C. B. ; SILVA, E. F. ; ALBERTO, M. F. P. ; MAXIMO, T. A. C. O. . ENTRE O PRESCRITO E O REAL DA ATIVIDADE DO JOVEM TRABALHADOR: UM ESTUDO DE CASO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PESSOA, M. C. B. ; SILVA, E. F. ; ALBERTO, M. F. P. ; MAXIMO, T. A. C. O. . ENTRE O PRESCRITO E O REAL DA ATIVIDADE DO JOVEM TRABALHADOR: UM ESTUDO DE CASO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Pequeno, V. C. ; LIRA, P. G. R. ; Lima, R. H. A. ; SILVA, E. F. . Construindo parcerias para erradicação do trabalho precoce no lixão de Campina Grande. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Silva, E.F. ; Bispo, M. B. ; Lima, A. P. ; REGO, A. J. A. ; LOPES, L. L. ; ARAÚJO, D. F. ; MELO, H. A. . O trabalho vivo dos profissionais que realizam exame cadavérico no Núcleo de Medicina Legal da cidade de Campina Grande. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, E. F. ; Nascimento, J. U. ; Cirne, A. E. ; Bispo, M. B. ; Andrade, S. F. O. . Acidentes de acidentados do trabalho: o caso dos mototaxistas em Campina Grande. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Barbosa, M. S. B. ; BARBOSA, C. ; SILVA, E. F. . Participação social em Saúde do Trabalhador: os caminhos trilhados pelo controle social na Paraíba. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, E. F. ; Cirne, A. E. ; Marques, A. L. C. . O trabalho de Crianças e Adolescentes nas feiras livres e mercados públicos de Campina Grande. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, E. F. ; Costa, D. B. . Desvendando o trabalho das profissionais do sexo: pelas esquinas, ruas e bares da cidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. F. ; RAMOS, Y. S. . Compreender a atividade e os fatores de riscoem uma indústriade bebidasna cidade Campina Grande. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, E. F. ; RAMOS, Y. S. . O Campo Da Vida O Campo Da Morte: Uma Análise da Atividade dos Agricultores do Município de Lagoa Seca-PB. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, E. F. ; RAMOS, Y. S. . Trabalho e Saúde: A Atividade dos Agricultores que aplicam agrotóxicos no município de Lagoa Seca-PB. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Mangueira, S. ; SILVA, E. F. ; Maribondo, J. . Influência das condições termofísicas sobre a saúde de motoristas de micro-ônibus urbanos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Melo Silva, A. M. F. ; SILVA, E. F. . Pelas ruas da cidade: a atividade dos mototaxistas em Campina Grande. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Melo Silva, A. M. F. ; SILVA, E. F. ; Silveira, N. J. D ; Oliveira, K. K. M . Sobre duas rodas: A análise da atividade dos mototaxistas em Campina Grande. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Oliveira, K. K. M ; SILVA, E. F. ; Silveira, N. J. D ; Melo Silva, A. M. F. . Assédio moral - A imposição de poder e o sofrimento psicológico como meio de agravamento das LER/DORT na indústria do calçado em Campina Grande. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Silveira, N. J. D ; SILVA, E. F. ; Oliveira, K. K. M ; Melo Silva, A. M. F. . "Era uma vez": o processo saúde-doença dos trabalhadores precoces do lixão em Campina Grande-PB. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, E. F. ; Silveira, N. J. D . O Trabalho precoce no lixão de Campina Grande. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. F. ; NEVES, M. Y. R. ; SANTOS, Francecirly Alexandre ; Tubino, L. R. ; Silva, L. S. ; ALMEIDA, M. R. ; Silva, J. P. L. ; Amaral, M. M. ; Ribeiro, A. K. C. P. . Monitorando as situações de trabalho para promover a mudança nas escolas públicas municipais de João Pessoa-PB. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. F. ; RAMOS, Y. S. . A atividade dos agricultores que aplicam agrotóxicos no município de Lagoa Seca-PB. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. F. ; Oliveira, K. K. M ; Melo Silva, A. M. F. ; Silveira, N. J. D . Assédio moral entre operários acometidos com LER/DORT. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, E. F. ; NEVES, M. Y. R. ; SANTOS, Francecirly Alexandre ; ALMEIDA, M. R. ; Amaral, M. M. ; Santos, C. L. ; MELO FILHA, H. R. ; Ribeiro, A. K. C. P. . Trabalho e saúde: revelando a atividade das merendeiras e auxiliares das escolas de João Pessoa-PB. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, E. F. ; Melo Silva, A. M. F. ; Oliveira, K. K. M ; Silveira, N. J. D . Pelas ruas e avenidas da cidade: a atividade dos mototaxistas em Campina Grande. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ATHAYDE, M. ; BRITO, J. C. ; NUNES, B. ; GOMES, L. G. ; BARBOSA, A. C. ; SANTOS, M. B. M. ; HYPPOLITO, A. ; SILVA, E. F. . Estudo da readaptação dos(as) profissionais de educação da rede estadual de ensino do estado do Rio de Janeiro. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITO, J. C. ; ATHAYDE, M. ; FIGUEREDO, M. ; ARAUJO, A. ; SILVA, E. F. ; MUNIZ, H. ; BARROS, M. E. B. . SAÚDE DO TRABALHADOR, PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO, PRODUTIVIDADE E QUALIDADE: QUESTÕES PARA DISCUSSÃO. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITO, J. C. ; ATHAYDE, M. ; REIS, K. ; SANTOS, M. B. M. ; NUNES, B. ; SILVA, E. F. ; HYPPOLITO, A. ; OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, L. G. ; BARBOSA, A. C. . Health and Work Education: Cooks and Caretakers in Public Schools. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITO, J. C. ; NUNES, B. ; SILVA, E. F. ; ATHAYDE, M. ; OLIVEIRA, R. R. . Ergonomia e Saúde das Merendeiras e serventes das Escolas Públicas.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITO, J. C. ; ATHAYDE, M. ; SILVA, E. F. ; REIS, K. ; SANTOS, M. B. M. ; NUNES, B. ; HYPPOLITO, A. ; GOMES, L. G. . As condições de trabalho e saúde das merendeiras e serventes das escolas públicas. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, E. F. . O movimento sindical e a luta pela saúde dos trabalhadores: impasses e desafios. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, E. F. . Saúde do Trabalhador e Direitos Humanos: a ação sindical como conquista da cidadania. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, E. F. ; Costa, D. B. . DESVENDANDO O TRABALHO DAS PROFISSIONAIS DO SEXO: PELAS ESQUINAS, RUAS E BARES DA CIDADE. 2009. (Relatório de pesquisa).

SILVA, E. F. ; Marques, A. L. C. . TRABALHO PRECOCE NO SETOR INFORMAL URBANO: As Crianças e Adolescentes que Trabalham nas Feiras Livres e Mercados Públicos de Campina Grande. 2009. (Relatório de pesquisa).

SILVA, E. F. ; Melo Silva, A. M. F. . PELAS RUAS DA CIDADE: A ATIVIDADE DOS MOTOTAXISTAS DE CAMPINA GRANDE. 2007. (Relatório de pesquisa).

SILVA, E. F. ; Oliveira, K. K. M . ASSÉDIO MORAL ? A IMPOSIÇÃO DE PODER E O SOFRIMENTO PSICOLÓGICO COMO MEIO DE AGRAVAMENTO DAS LER/DORT NA INDÚSTRIA DO CALÇADO EM CAMPINA GRANDE-PB. 2007. (Relatório de pesquisa).

SILVA, E. F. ; RIBEIRO, W. R. B. ; Silva, E ; Nascimento, E. . Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde e Subjetividade. 2007 (Coordenador de Grupo de Pesquisa) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Saúde do Trabalhador: compreender para transformar, Descrição: Este projeto de pesquisa estruturante abrigará todas as pesquisas desenvolvidas no âmbito da graduação e da pós-graduação e terá como objetivo analisar a situação de trabalho e a saúde de trabalhadores/as de diversos setores da nossa economia, dando ênfase ao setor terciário onde tem crescido o número de emprego e cujo contexto laboral de mudanças nas formas de organização do trabalho tem provocado agravos à saúde fisíca e mental dos/as trabalhadores/as. As pesquisas realizadas no âmbito deste projeto estruturante buscam compreender e mostrar a realidade dos trabalhadores da nossa região na perspectiva de, em conjunto com os trabalhadores, encontrar formas de transformar a situação encontrada. Pretendemos abordar a situação de trabalho dos trabalhadores do telemarketing, mototaxistas, das escolas públicas e privadas, das universidades, da saúde de forma em geral, entre outros. Este projeto estruturante tem interesse nas temáticas da saúde mental e trabalho, gênero e trabalho, atividade de trabalho, racismo e trabalho, sofrimento e prazer no trabalho, precarização do trabalho e suas consequências sobre a saúde, fatores de risco no trabalho, gestão do trabalho, saberes e competências. Utiliza uma caixa de ferramentas teóricas composta por referenciais da psicodinâmica do trabalho, ergologia, clinica da atividade, ergonomia da atividade, psicologia ergonômica francofônica e psicologia do trabalho e organizacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Edil Ferreira da Silva - Coordenador / Luiza Almeida Porcaro - Integrante / Jaquelane Lorrani Maia Lourenço - Integrante.

  • 2013 - 2014

    A Precarização do Trabalho dos Profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial em Campina Grande, Descrição: Este projeto baseia-se em uma concepção dinâmica de saúde e nas abordagens clínicas do trabalho. Atualmente os profissionais da saúde mental têm vivido um contexto de profundas transformações, o que tem repercutido em mudanças nos modos de saber-fazer desses trabalhadores, exigindo adequações e uma atuação interdisciplinar que, por muito tempo, não tinha espaço nessa área. A pesquisa teve como objetivo geral analisar como a precarização do trabalho se configura no trabalho dos CAPS e como tem afetado a saúde dos trabalhadores. Utilizou abordagem quali-quantitativa a partir de entrevistas individuais semiestruturada e dados secundários sobre os profissionais ativos dos CAPS de Campina Grande. Os resultados mostram que ocorreu uma redução significativa no número de profissionais de cada CAPS. Os dados mostram uma situação de predominância do contrato de trabalho por tempo determinado em relação aos servidores estatutários, ou seja, que entraram no serviço público por concurso. No total de 67 profissionais ativos, dez eram efetivos e 57 contratados temporariamente. Com relação aos fatores de risco a se destacaram os biossanitários, os psicológicos e os de segurança. Os fatores de risco psicológico se destacaram dos demais, já que os profissionais lidam diretamente com usuários com comprometimento mental, o que requer um envolvimento pessoal muito grande nas histórias de vida de cada um e com as variabilidades da atividade. Os fatores de risco psicológicos estão diretamente relacionados com a organização do trabalho, como a referencia que os trabalhadores fazem ao excesso de responsabilidade e acúmulo de tarefas, que tem relação com o exercício das atividades, com o trabalhar. Conclui-se que a precarização do trabalho dos profissionais dos CAPS em Campina Grande é uma realidade. Sejam pelas formas de vínculo contratual e/ou pelo conjunto sinérgico dos fatores de risco encontrados no trabalho dos CAPS. Estes dois aspectos afetam direta e indiretamente a saúde e o bem-estar destes trabalhadores como foi referido pelos entrevistados. Foi possível compreender que os profissionais necessitam de um suporte de supervisão psicológica que discuta a atividade e o uso de si. Projeto com bolsas de iniciação cientifica, participação de duas bolsistas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Edil Ferreira da Silva - Coordenador / Sara Regina Pessoa Dias de Oliveira - Integrante / Luiza Almeida Porcaro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2012 - Atual

    Análise da atividade do psicólogo na equipe de saúde mental dos CAPS de Campina Grande., Descrição: Este projeto tem como pano de fundo o ambiente de trabalho dos profissionais da saúde mental, neles incluído o psicólogo, com profundas transformações, o que tem repercutido em mudanças nos modos de saber-fazer desses trabalhadores. O projeto baseia-se em uma concepção dinâmica de saúde e nas abordagens clínicas do trabalho. O intuito é analisar a atividade do psicólogo dos CAPS buscando identificar em seu engendramento as fontes de sofrimento, de prazer, de reconhecimento, as estratégias coletivas e individuais de defesa desses trabalhadores da saúde, e a partir daí, construir e potencializar conjuntamente com os trabalhadores, estratégias de intervenção para garantir sua saúde e bem estar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Edil Ferreira da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2012 - Atual

    Análise da Relação Trabalho-Saúde dos Médicos na Saúde Mental: Processo e Organização do Trabalho dos Profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial em Campina Grande., Descrição: Este projeto faz parte de um conjunto de pesquisa que busca compreender a relação trabalho-saúde de profissionais de saúde mental na Cidade de Campina Grande/PB, que vem se realizando desde 2011. Tem como objetivos: fazer um levantamento das condições de trabalho dos médicos que trabalham no CAPS em suas diferentes especialidades; Compreender de que forma os trabalhadores avaliam as condições e organização do trabalho; Conhecer que tipos de relações são estabelecidas entre a sua saúde e o seu trabalho; Facilitar a expressão do vivido no trabalho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Edil Ferreira da Silva - Coordenador., Número de orientações: 1

  • 2011 - 2012

    ANÁLISE DA RELAÇÃO TRABALHO-SAÚDE DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE MENTAL, Descrição: Este projeto baseia-se em uma concepção dinâmica de saúde e nas abordagens clínicas do trabalho. Atualmente, os profissionais da saúde mental têm vivido um contexto de profundas transformações, o que tem repercutido em mudanças nos modos de saber-fazer desses trabalhadores, exigindo adequações e uma atuação interdisciplinar, que, por muito tempo, não tinha espaço nessa área. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a relação trabalho ? saúde de profissionais que atuam em equipes multiprofissionais de saúde mental. Utiliza a abordagem qualitativa e usará as técnicas de entrevistas individuais semi estruturada, observação direta do trabalho e encontros sobre o trabalho. A pesquisa, então, tem um caráter interventivo na medida em que busca compreender a realidade dos trabalhadores, mas também, e, sobretudo, construir, em conjunto com os trabalhadores, formas de transformar a realidade encontrada. Podendo, ainda, potencializar o ?poder de agir? dos trabalhadores em seu meio de trabalho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Edil Ferreira da Silva - Coordenador / Thaís Augusta Máximo - Integrante / Eduardo Breno Nascimento Bezerra - Integrante / Paula Gabrielly Rasia Lira - Integrante / ROSSANA COSTA E SILVA - Integrante / Melina do Nasimento Perônico - Integrante / Valéria Bezerra da Silva - Integrante / Sara Regina Pessoa Dias de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    O trabalho vivo dos profissionais que realizam exame cadavérico no Núcleo de Medicina Legal da cidade de Campina Grande-PB, Descrição: Esta pesquisa objetiva compreender a relação trabalho-saúde dos profissionais da equipe (médicos, odontólogos e necrotomistas) que realiza o exame cadavérico no Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (NUMOL) da cidade de Campina Grande/PB. Sua realização justifica-se pela demanda apresentada pelos profissionais do NUMOL/CG e pela escassez de produção científica com esta população, cujo trabalho é invisível mesmo sendo sua atuação de relevância social. Os pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa se baseiam nas abordagens da ergonomia situada e psicodinâmica do trabalho. Adotar-se-á uma metodologia de cunho quali-quantitativa. Para a coleta de dados, serão utilizadas as técnicas de observação participante, levantamento documental, questionário sócio-demográfico e as entrevistas individuais e coletivas do tipo semi-estruturada. Para análise dos dados das entrevistas será empregada a análise de conteúdo; os dados sócio-demográficos serão coletados, processados e tabulados eletronicamente, utilizando-se o programa SPSS. A coleta dos dados ocorrerá no período de agosto de 2010 a julho de 2011. Com a realização do estudo pretende-se contribuir com os profissionais e a direção do NUMOL na adoção de medidas de segurança e saúde dos profissionais deste órgão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Edil Ferreira da Silva - Coordenador / Ana Paula Lima - Integrante / Morgana Bezerra Bispo - Integrante / Helyssa Luana Lopes - Integrante / Ariana Joyce de Araújo Rego - Integrante / Denise de Figueiredo Araújo - Integrante / HEDIANY ANDRADE MELO - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2009 - 2010

    ACIDENTES E ACIDENTADOS DO TRÂNSITO: O CASO DOS MOTOTAXISTAS EM CAMPINA GRANDE, Descrição: Os dados demonstram que a realidade do trabalho dos condutores de motos (motoboys ou mototaxistas) é bastante preocupante, principalmente devido à ocorrência de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas que se verifica em todas as regiões do país. Em face do exposto, a presente pesquisa tem como objeto os acidentes de trânsito que envolve os mototaxistas, na cidade de Campina Grande/PB. Tem como objetivo geral analisar a morbi-mortalidade na categoria dos mototaxistas por acidentes de trânsito na cidade Campina Grande. Será utilizada a técnica de pesquisa denominada de observação indireta, já que se analisarão os dados secundários existentes nos arquivos dos órgãos que sediarão o estudo. O levantamento dos dados abrangerá o período de 2006 a 2009. Os dados serão levantados em dois hospitais de urgência e emergência, no Núcleo de Medicina e Odontologia Legal e na Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos. As principais contribuições do estudo envolvem compreender a realidade dos acidentes de trânsito que envolve condutores de motos, especificamente os mototaxistas, na cidade de Campina Grande e verificar os fluxos que se estabelecem com o atendimento dos acidentes de trabalho que abrange os mototaxistas, por exemplo, se os acidentes são notificados e comunicados aos órgãos competentes (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Superintendência de Transportes e Trânsito Público, Delegacia Regional do Trabalho, etc.).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Edil Ferreira da Silva - Coordenador / José Ulisses do Nascimento - Integrante / Euristenes de Araujo Cirne - Integrante / Morgana Bezerra Bispo - Integrante / Samkya Fernandes de Oliveira Andrade - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2009

    TRABALHO PRECOCE NO SETOR INFORMAL URBANO: As Crianças e Adolescentes que Trabalham nas Feiras Livres e Mercados Públicos de Campina Grande, Descrição: A ocupação informal urbana representa a degradação das condições de vida de crianças e adolescentes por serem precocemente inseridas nesse ambiente, dificultando sua perspectiva de futuro. São atividades que possuem vários riscos que podem trazer conseqüências a saúde física e mental, bem como para a vida social das crianças e adolescentes. Atualmente, existe uma naturalização da situação de trabalho de crianças e adolescentes no meio urbano. Esta pesquisa se propôs a traçar um diagnóstico das atividades dos trabalhadores precoces no setor informal urbano em espaços como mercados públicos e feiras livres da cidade de Campina Grande ? PB. Utilizou-se a metodologia de cunho quanti-qualitativo e as técnicas de entrevistas semi-estruturadas, questionários, observação geral e sistemática do trabalho. Participaram da pesquisa 38 trabalhadores com idade até 16 anos. Os dados mostram que as causas da inserção precoce no trabalho abrangem desde a indispensabilidade da contribuição do trabalho para o sustento familiar, a satisfação das necessidades pessoais, como a vontade de ganhar o próprio dinheiro e ter uma ocupação, além do que o mercado possibilita oportunidades de se fazer alguma coisa. A forma de inserção no trabalho ocorre num sistema de redes de solidariedade que oportuniza as atividades de trabalho informais: amizade e parentesco. Em relação à renda semanal a maioria recebe entre um e dez reais. Chama-se atenção que 18% das crianças e adolescentes feirantes têm entre sete e nove anos de trabalho, e 71,1% das crianças e adolescentes terem uma carga horária que variava de 5 a 12 horas diária de trabalho. Possuem defasagem escolar e referiram cansaço depois de um dia de trabalho. Detectou-se que 71,1% das famílias dos trabalhadores precoces recebem algum tipo de assistência social do Governo. Os fretistas e feirantes precoces estão submetidos a um conjunto vasto de riscos que podem levar a problemas de saúde, notadamente doenças e acidentes, tais como exposição prolo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Edil Ferreira da Silva - Coordenador / Marques, Ana Laura Câmara - Integrante / Euristenes de Araujo Cirne - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2009

    DESVENDANDO O TRABALHO DAS PROFISSIONAIS DO SEXO: PELAS ESQUINAS, RUAS E BARES DA CIDADE, Descrição: A prostituição enquanto modalidade de trabalho ainda permanece na clandestinidade somando-se às várias atividades que compõem o chamado setor informal do trabalho, onde muitas vezes é nesse setor que os trabalhadores encontram-se desprotegidos e sem o esclarecimento dos riscos a saúde que estão expostos. No caso das PS há ainda um agravante, as condições de trabalho precárias, o não reconhecimento e a discriminação social são elementos que podem representar perigos ao corpo e a saúde mental dos indivíduos. No tocante, este estudo objetiva apresentar a situação de trabalho das profissionais do sexo (PS) da cidade de Campina Grande-PB, e as conseqüências para sua saúde física e mental. A pesquisa é de tipo transversal e etnográfica e utilizou técnicas de entrevistas coletivas, observação geral e sistemática do trabalho. Participaram da pesquisa 24 PS do gênero feminino com idade média de 32 anos que trabalham nos principais pontos da feira central e em três bares que funcionam em diferentes bairros da cidade de Campina Grande-PB. Em relação ao tempo de profissão, este variou de 04 meses a 40 anos. As PS exercem suas atividades em locais abertos e em bares e bordéis fechados. O valor do programa varia de cinco a sessenta reais, esse valor varia também de acordo com o local em que a atividade está sendo exercida. As PS que atuam na feira central trabalham em locais em situação precária de higiene e de segurança, seu cotidiano é marcado pela busca de clientes nas ruas, para realização do programa como meio de sobrevivência, sendo comum levarem os filhos aos bares. Já as PS que atendem em bordéis possuem condições de segurança, higiene e remuneração superiores. Quando não estão fazendo programa elas permanecem no ambiente, pois é uma forma de dar lucro a casa, de atrair clientes, mesmo que seja para consumir bebidas e comidas que são oferecidos pelo estabelecimento. A prostituição na feira tem início durante a manhã e finda por volta das 17h, enquanto nos bordéis, o horá. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Edil Ferreira da Silva - Coordenador / Daysse Beserra Costa - Integrante / José Ulisses do Nascimento - Integrante / Morgana Bezerra Bispo - Integrante / Samkya Fernandes de Oliveira Andrade - Integrante / RENALLY XAVIER DE MELO - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Bolsa.Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Prêmio UEPB de Iniciação Científica, Universidade Estadual da Paraíba/Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual da Paraíba, Departamento de Psicologia. , Rua Juvêncio Arruda, S/N, Campus Universitário/Bodocongó, 58109-790 - Campina Grande, PB - Brasil, Telefone: (83) 33153477, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Universidade Estadual da Paraíba

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Mestrado Psicologia da Saúde, Carga horária: 20

    Outras informações:
    O Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde foi criado pela CAPES em 2014 e o Mestrado teve sua primeira turma selecionada em 2015.

  • 2002 - Atual

    Universidade Estadual da Paraíba

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

    Atividades

    • 06/2011

      Direção e administração, Departamento de Psicologia, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 02/2011

      Ensino, Departamento de Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Extensão II (Psicologia do Trabalho e Organizacional)

    • 06/2009

      Serviços técnicos especializados , Departamento de Psicologia, .,Serviço realizado, Elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Psicologia da UEPB.

    • 02/2006

      Ensino, Departamento de Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado V (2 componentes)

    • 06/2009 - 06/2011

      Direção e administração, Departamento de Psicologia, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 03/2006 - 08/2006

      Ensino, Mestrado em Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho e Saúde

    • 02/2005 - 12/2005

      Ensino, Departamento de Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Trabalho Organização, Procedicmentos de Pesquisa e Estatistica II

    • 03/2005 - 08/2005

      Ensino, Mestrado em Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Promoção da Saúde

    • 06/2002 - 12/2004

      Ensino, Departamento de Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfoque Psicológico na Organização, Extensão II, Pesquisa e Procedimentos Estatísticos II

  • 1984 - 2015

    Universidade Federal da Paraíba

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Aposentado das atividades na UFPB.

    Atividades

    • 01/1984

      Pesquisa e desenvolvimento , Setor de Estudos e Assessoria a Movimentos Sociais, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.,Linhas de pesquisa