Rafaela de Oliveira Pinto
Atualmente estuda na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema.
Informações coletadas do Lattes em 12/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2021 - 2021
Extensão universitária em Autores Brasileiros na França, Autores Franceses no Brasil: Tradução e Rece. (Carga horária: 12h). , Instituto de Estudos Avançados, IEAv, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.
Participação em eventos
Boas-vindas aos alunos de Iniciação Científica e Tecnológica". 2021. (Exposição).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Guia e cartografia analítica de fontes audiovisuais no Brasil, Descrição: Projeto vinculado ao Programa Unificado de Bolsas (PUB) da Universidade de São Paulo (USP). Orientado por Eduardo Victorio Morettin, o projeto integra o IRP Archives-Médias-Images-Sociétés (AMIS). Com o apoio financeiro do CNRS, o projeto do IRP Archives-Médias-Images-Société (AMIS) centra-se em arquivos audiovisuais e seu percurso midiático para contribuir com as reflexão sobre a identidade e natureza dos documentos, de sua produção à sua recepção social na França e no Brasil. O projeto possui ao mesmo tempo uma dimensão de pesquisa conduzida em perspectiva transdisciplinar e uma dimensão de desenvolvimento de instrumentos de pesquisa. Ele reúne pesquisadores vindos de instituições francesas e brasileiras, especialista em história do audiovisual, história cultural e de das Ciências da Informação e Comunicação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rafaela de Oliveira Pinto - Integrante / Eduardo Victorio Morettin - Coordenador.
-
2021 - Atual
As três versões de Gabriela: um estudo comparativo., Descrição: A pesquisa tem como foco o livro de Jorge Amado Gabriela, cravo e canela e suas duas adaptações audiovisuais: a telenovela Gabriela de 1975, dirigida por Walter Avancini e Gonzaga Blota e o filme de 1983 com mesmo nome, feito sob a direção de Bruno Barreto. O objetivo do projeto é comparar essas três obras em suas diferentes mídias (escrita, cinematográfica e televisa) para investigar o processo das adaptações audiovisuais. Dessa forma, avaliar as semelhanças e diferenças entre as três versões, e os motivos por trás dessas, permite que sejam tratadas diversas questões que cercam as adaptações audiovisuais, desde a discussão sobre a pretendida ?fidelidade? e as especificidades de cada meio. Para isso, será feito um levantamento bibliográfico e uma filmografia que envolvam aspectos históricos, sociais e culturais semelhantes aos presentes em Gabriela, cravo e canela e suas adaptações, com o intuito de averiguar a repercussão dessas obras e a sua significância para o cinema e a televisão brasileiros. Iniciação científica sem bolsa cadastrada no sistema Atena número: 2021-2834. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rafaela de Oliveira Pinto - Integrante / Eduardo Victorio Morettin - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rafaela de Oliveira Pinto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?