Mario Pimentel Mota

Bacharel em Informática pela Universidade Católica do Salvador (2005). Especialista em Redes e Telecomunicações pela UNIFACS (2007). Domínio em administração de redes utilizando Windows 2k/2k3 Server, Linux, DNS, DHCP, WINS, IIS, TS, Banco de dados SQL Server 2k/2k5 e segurança de redes corporativas de um modo geral, VoIP, redes hibridas e multiplataforma, Wi-fi, roteamento, projetos e análise. Vasta experiência com ambiente de virtualização utilizando VMWare, Blade Center (IBM) e SAN. Professor do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Centro Universitário da Bahia - FIB. Espírito de liderança, bom relacionamento inter-pessoal e trabalho em equipe, sempre visando a funcionalidade dos procedimentos relacionados à função desempenhada de forma eficiente e eficaz.

Informações coletadas do Lattes em 13/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Redes e Telecomunicações

2006 - 2007

Universidade Salvador
Orientador: Milton Correia Sampaio Filho

Graduação em Bacharelado em Informática

2001 - 2005

Universidade Católica do Salvador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Lógicas e Semântica de Programas.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

Participação em bancas

Silva, W;MOTA, M. P.. Monitoramento de redes de computdaores na base aérea de Salvador através do Nagios Network. 2008. Centro Universitário da Bahia.

Soares, T;MOTA, M. P.. Implantação da Ferramenta Software Livre Cacti na Empresa ITS Brasil. 2008. Centro Universitário da Bahia.

Pitanga, E;MOTA, M. P.. Redes WIMAX: Uma Solução sem fio para Longas Distâncias a serviço da Inclusão Digital. 2008. Centro Universitário da Bahia.

MOTA, M. P.; Santos, S. ANÁLISE DOS PROCESSOS DE SEGURANÇA EM UM SISTEMA DE REDES DE SENSORES SEM FIO. 2008. Centro Universitário da Bahia.

Orientou

Marcus Ferreira

Os paradigmas da mudança de um sistema computacional legado para um sistema computacional contemporâneo; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Universitário da Bahia; Orientador: Mario Pimentel Mota;

Ueslei Lopes

Virtualização de servidores; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Redes de Computadores) - Centro Universitário da Bahia; Orientador: Mario Pimentel Mota;

George Ribeiro

Redes de sensores sem fio para estacionamento; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Redes de Computadores) - Centro Universitário da Bahia; Orientador: Mario Pimentel Mota;

Emilio Santana e Claudionor Borges

Redes de Computadores da Nova Geração: Um laboratório de redes convergentes; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Universitário da Bahia; Orientador: Mario Pimentel Mota;

Pedro Mutti e Marcio Garcia

Gerenciamento e segurança de redes de computadores em pequenas e médias empresas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Universitário da Bahia; Orientador: Mario Pimentel Mota;

Elvis Pitanga

Redes WIMAX: Uma Solução sem fio para Longas Distâncias a serviço da Inclusão Digital; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Universitário da Bahia; Orientador: Mario Pimentel Mota;

Sidney dos Santos

ANÁLISE DOS PROCESSOS DE SEGURANÇA EM UM SISTEMA DE REDES DE SENSORES SEM FIO; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Universitário da Bahia; Orientador: Mario Pimentel Mota;

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade de Tecnologia e Ciências, TI. , Av. Luis Viana Filho, Paralela, 41741-590 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 92529111, URL da Homepage:

Experiência profissional

2008 - Atual

Centro Universitário da Bahia

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Outras informações:
Professor das matérias Redes I / II do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação e Desenvolvimento para Sistemas Operacionais no curso de Redes de Computadores.

Atividades

  • 08/2008

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento para Sistemas Operacionais, Redes II, Redes I

2008 - Atual

Faculdade de Tecnologia e Ciências

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor de Tecnologia, Carga horária: 40

Outras informações:
Projeto, implantação e suporte na migração da virtualizaão de servidores utilizando VMWare. Suporte ao ambiente BladeCenter, administração dos firewalls (IPFW, CheckPoint), servidores de correio e suporte a todo o ambiente Linux da rede FTC.

2007 - 2008

Andromeda Communications

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Suporte, Carga horária: 44

Outras informações:
Projeto e implantação de infraestrutura de redes com VoIP, wifi, compartilhamento de internet. Coordenação de equipe técnica Projetos implantados: Salvador Shopping (BA), Floripa Shopping (SC), Office Leblon (RJ)

2004 - 2007

Lebre Tecnologia e Informatica

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Suporte, Carga horária: 44

Outras informações:
Coordenador da equipe de TI na Superintendencia Regional da Policia Federal no Estado da Bahia