Ronilton Santos Santana

Meu nome é Ronilton Santos Santana, tenho 23 anos e sou discente do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de estudos, ciência e tecnologia da Bahia com previsão de termino no segundo semestre de 2025. Neste resumo apresento de uma forma sucinta os principais aspectos referentes a minha carreira acadêmica, irei pontuar os projetos e grupos que participo, trabalhos da minha autoria e algumas características sobre mim.Em primeiro lugar irei apresentar um pouco sobre o subprojeto da capes que atualmente tenho vínculo. O referente subprojeto é Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sou integrante do mesmo desde 2022 e com previsão de finalização do contrato em abril do ano vigente. Neste programa atuo numa escola da rede estadual de Vitória da Conquista-BA, e desenvolvo as seguintes atividades: elaboro planos de aula, ministro aulas (teóricas e práticas), desenvolvo atividades interativas como jogos, planejo listas de exercícios e atividades que auxiliem os alunos no aprendizado da disciplina, presto monitoria e momento especial para esclarecimento de dúvidas e demais atividades. Em síntese neste programa atuo como docente auxiliar.O segundo ponto que apresento é o grupo de pesquisa que sou membro na mesma instituição que faço a graduação. O referente grupo tem como nomenclatura (Núcleo Pós-humanista em Saberes e Direitos Animais, Ambientais e Cibernéticos) o grupo visa desenvolver pesquisas e estudos e submeter em eventos nacionais e internacionais e é liderado pelo docente Dr. Fernando Alves de Azevedo Brito. Ao que se refere aos trabalhos publicados, no ano de 2023 fui autor principal do trabalho O CHATGPT COMO INSTRUMENTO PARA A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE QUIMICA NO ENSINO MEDIO REFLEXÕES A PARTIR DA QUÍMICA VERDE (QV), bem como, coautor nos trabalhos1) A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFBA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA, PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE TEÓRICA E NORMATIVA; 2) O IMPACTO DAS QUEIMADAS PRÉ-PLANTIO PARA A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM TEÓRICA E NORMATIVA. Todos esses trabalhos foram apresentados no IX ENALIC e publicados nos anais do evento. Por fim, considero-me uma pessoa ativa e sempre busco por novas experiências, tanto ao que se refere à minha carreira acadêmica/profissional, quanto minha vida pessoal.

Informações coletadas do Lattes em 13/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Licenciatura em Quimica

2020 - Atual

IFBA Campus Vitória da Conquista

Ensino Médio (2º grau)

2017 - 2019

Colegio Estadual Jose Palles Sobrinho

Formação complementar

2023 - 2023

Introdução a Administração. (Carga horária: 90h). , Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.

2020 - 2020

Excel intermediário. (Carga horária: 15h). , Fundação Bradesco, EV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

I ENCONTRO PIBID E RP.USO DO SIMULADOR PHET PARA AULAS DE BALANCEAMENTO QUIMICO. 2023. (Seminário).

SECITEC. 2023. (Seminário).

SHOW DA QUÍMICA. EXPERIMENTO: REAÇÃO DE NETRALIZAÇÃO. 2023. (Exposição).

VI SEMAT. 2017. (Exposição).

Produções bibliográficas

  • SANTANA, R. S. ; SILVA, B. L. ; SILVA, J. V. S. ; SEPULVIDA, K. A. ; BRITO, F. A. A. . O CHATGPT COMO INSTRUMENTO PARA A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES A PARTIR DA QUÍMICA VERDE (QV). In: Congresso Nacional das Licenciaturas, 2023, Lajeado-RS. Anais do Congresso Nacional das Licenciaturas. Campina Grande-PB: Editora Realize, 2023. v. 9. p. 1-5.

  • ANDRADE, A. A. ; VIEIRA, J. B. ; SANTANA, R. S. ; SANTOS, D. R. S. ; BRITO, F. A. A. . A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFBA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA, PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE TEÓRICA E NORMATIVA. In: Congresso Nacional das Licenciaturas, 2023, Lajeado-RS. Anais do Congresso Nacional das Licenciaturas. Campina Grande-PB: Editora Realize, 2023. v. 9. p. 1-5.

  • SEPULVIDA, K. A. ; COELHO, R. S. ; SANTANA, R. S. ; SANTOS, D. R. S. ; BRITO, F. A. A. . O IMPACTO DAS QUEIMADAS PRÉ-PLANTIO PARA A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM TEÓRICA E NORMATIVA. In: Congresso Nacional das Licenciaturas, 2023, Lajeado-RS. Anais do Congresso Nacional das Licenciaturas. Campina Grande-PB: Editora Realize, 2023. v. 9. p. 1-5.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

IFBA Campus Vitória da Conquista

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2020 - Atual

Digoret cosmeticos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: GESTOR DO DEPARTAMENTO DE LOGISTICA