Elcio Silvério Klosowski
possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Maringá (1991), mestrado em Agronomia (Física do Ambiente Agrícola) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agrometeorologia, atuando principalmente na seguinte área temática: efeito do ambiente térmico na produção animal e vegetal.
Informações coletadas do Lattes em 10/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura)
1997 - 2001
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Determinação do consumo de água em cultura de pimentão (Capsicum annuum L.) em ambiente protegido
Orientador: Dalva Martinelli Cury Lunardi
, Ano de obtenção: 2001. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Previsão do Tempo e Prospecção Climática.
Mestrado em Agronomia (Física do Ambiente Agrícola)
1992 - 1994
Universidade de São Paulo
Título: Utilização do modelo Soygro para estimar a produtividade da soja para a região de Londrina, Estado do Paraná
, Ano de Obtenção: 1994.Valter Barbieri.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Previsão do Tempo e Prospecção Climática.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agrometeorologia.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Ecologia dos Animais Domésticos e Etologia/Especialidade: Bioclimatologia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia/Especialidade: Meteorologia Aplicada.
Organização de eventos
KLOSOWSKI, E.S. . VIII EAGRO - Encontro de Agronomia. 2019. (Outro).
Participação em eventos
XX Seminário de Extensão da Unioeste. 2021. (Seminário).
2 Workshop do Centro de Ciências Agrárias.Participação. 2020. (Outra).
6 Encontro Anual de Iniciação Científica e Tecnológica.Desempenho produtivo de rúcula em cultivo de inverno e primavera sob telas de sombreamento. 2020. (Encontro).
VIII EAGRO - Encontro de Agronomia.Participação. 2019. (Encontro).
IX SECIAGRA. 2018. (Congresso).
Design Inteligente dos Vegetais e Animais: A Ciência e a Origem do Universo e da Vida a a. 2016. (Outra).
VIII Congresso de Ciências Agrárias da Unioeste - VIII Seciagra. 2016. (Congresso).
Dia do Zootecnista 2014.Dia do Zootecnista 2014. 2014. (Outra).
Workshop Clima 100.Efeito das mudanças climáticas sobre a pecuária. 2013. (Simpósio).
I Semana de Ciências Agrárias. 2004. (Outra).
Conforto Térmico.Palestra sobre Conforto Térmico. 2003. (Outra).
II Encontro Paranaense do Leite.II Encontro Paranaense do Leite. 2003. (Encontro).
Seminário.A camada de ozônio. 2003. (Seminário).
Seminários sobre o processo de ensino aprendizagem.Seminários sobre o processo de ensino aprendizagem. 2003. (Seminário).
Participação em bancas
KLOSOSWKI, ELCIO SILVÉRIO; VASCONCELOS, E. S.; Lana, M. C.. Desenvolvimento de mudas de maracujazeiro (Passiflora spp.) em função de doses de silício. 2023.
KLOSOSWKI, ELCIO SILVÉRIO; Melo, PAR;Echer, M. M.. Produção de mudas de Cichorium endivia L. sob diferentes ambientes de crescimento. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Villa, F.; Fogaça, L. A.;KLOSOWSKI, E.S.; SILVA, D. F.. Cultivo de copo-de-leite sob telas de sombreamento e espaçamento de plantio. 2022. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Villa, F.;KLOSOSWKI, ELCIO SILVÉRIO; ARAUJO, J. R. G.; SILVA, D. F.. Fungos micorrízicos arbusculares e ácido giberélico no desenvolvimento inicial de genótipos de helicônia. 2022. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Villa, F.;KLOSOWSKI, ELCIO SILVERIO; Reis, M. V.. Inoculação de Azospirillum brasiliense no incremento ao crescimento e produção de hastes de rosa. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Virgens Filho, J. S.;KLOSOWSKI, E.S.; BERUSKI, G. C.. Dimensionamento de sistemas de aproveitamento de água pluvial utilizando energia fotovoltaica para edificações no Estado do Paraná, considerando futuros cenários de mudanças climáticas. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental - Unicentro) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
MARENGONI, Nilton GarciaKLOSOWSKI, ELCIO SILVERIO; Albuquerque, D.M.. Avaliação e caracterização do mexilhão-dourado incrustado em diferentes telas de tanques-rede. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério; STANGARLIN, José Renato; Viecelli, C. A.. Desempenho agronômico de cultivares de rúcula em cultivo de primavera e inverno sob sombreamento. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Villa, F.; SILVA, D. F.;KLOSOWSKI, Elcio Silvério; Fogaça, L. A.. Podocarpo, uma planta de interesse ornamental: propagação assexuada. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SATO, A. J.; SILVA, D. F.; Villa, F.;KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Qualidade de frutos e ocorrência de míldio em Niagara Rosada cultivada sob cobertura plástica e desfolha. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Freitas, P. S. L. de;Klosowski, Elcio Silvério; Rezende, Roberto. Melão rendilhado fertirrigado por sistema de gotejamento e doses de silício em ambiente protegido. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.
Klosowski, Elcio Silvério; Rezende, Roberto; TSUTSUMI, Cláudio Yuji. Crescimento de cultivares de salsa (Petroselinum crispum) em condições de sombreamento e a pleno sol. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
MARENGONI, Nilton GarciaKLOSOWSKI, ELCIO SILVERIO; Genovez, L. W.. Parâmetros físico-químicos da água e bioacumulação de metais em peixes de tanques-rede em Entre Rios do Oeste- PR.. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério; Zambom, M. A.; Oliveira, A. C.; TAFFAREL, L. E.. Microclima e parâmetros fisiológicos de novilhas da raça Holandês. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Fogaça, L. A.;KLOSOWSKI, ÉLCIO SILVÉRIO; Villa, F.. Avaliação inicial de videiras sob enxertia de mesa. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
MESQUITA, Eduardo Eustaquio;Klosowski, Elcio Silvério; ALVES, F. V.; ALMEIDA, R. G.. Microclima em sistemas de integração e características quali-quantitativas da sombra de espécies arbóreas nativas e cultivada, no Cerrado. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Hora, Rerison Catarino da;Echer, M. M.; GONÇALVES JÚNIOR, Affonso Celso; VASCONCELOS, E. S.;KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Crescimento e produção de alface em diferentes ambientes e níveis de adubação mineral e orgânica. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Pio, Rafael; Vilas Boas, E. V. B.;KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Utilização de malhas de sombreamento coloridas na produção de mudas e frutos de espécies do gênero Physalis L.. 2014. Dissertação (Mestrado em Botânica Aplicada) - Universidade Federal de Lavras.
Vilela de Resende, J.T.;Klosowski, Elcio Silvério; TSUTSUMI, Claudio Yuji;Echer, M. M.. Níveis de sombreamento no crescimento e produtividade da alface romana. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Freitas, P. S. L. de; Gonçalves, A. C. A.; Rezende, Roberto;Klosowski, Elcio Silvério. Determinação dos coeficientes cultural (kc) do trigo (Triticum aestivum) e coeficiente de evaporação da água do solo (Ke). 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia/UEM) - Universidade Estadual de Maringá.
Rezende, Roberto; GUIMARÃES, Vandeir Francisco;Echer, M. M.KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Crescimento e produção de rúcula (Eruca sativa L.) em função dos espaçamentos e da época de cultivo. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
FRANCO, F. A.; TSUTSUMI, Claudio Yuji; COSTA, A. C. T.;KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Acúmulo de graus-dia e duração do ciclo para cultivares de trigo em diferentes épocas de semeadura. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SEABRA JUNIOR, S.; COSTA, N. V.;Echer, M. M.Klosowski, Elcio Silvério. Crescimento e produção de cultivares de alface americana, em função de ambientes de cultivo e das estações do ano. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Freitas, P. S. L. de; GUIMARÃES, Vandeir Francisco;Echer, M. M.KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Crescimento e produção de alface mimosa em ambiente protegido, com e sem uso de tela termo-refletora na primavera, verão e outono. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério; TSUTSUMI, Claudio Yuji; Fernandes, J. I. M.. Balanço eletrolíitico da ração de suinos em fase inicial submetidos à condição de conforto e estresse térmico. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio SilvérioNUNES, Ricardo Vianna; TSUTSUMI, Claudio Yuji. Redução de proteína bruta em suínos machos castrados na fase inicial submetidos a diferentes condições térmicas (Exame de qualificação). 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Malavasi, M. de M.;KLOSOWSKI, Elcio Silvério; Malavasi, U. C.; Bortolini, M. F.. Propagação vegetativa de mini estacas de Cordia trichotoma em função de auxinas e épocas de coleta. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio SilvérioPOZZA, Paulo Cesar; TSUTSUMI, Cláudio Yuji;GASPARINO, Eliane. Redução de proteína bruta em rações para suínos machos castrados na fase inicial, submetidos a diferentes condições térmicas. 2012. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Echer, M. M.; Moreira, G. C.;KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Efeito do sombreamento no crescimento e produtividade de alface romana, nas quatro estações do ano (Projeto de Dissertação). 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Echer, M. M.; TSUTSUMI, Claudio Yuji;KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Qualidade da rúcula Bella cultivada em diferentes épocas de cultivo e espaçamentos (Exame de Qualificação Geral). 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Rezende, Roberto; Gonçalves, A. C. A.;Klosowski, Elcio Silvério. Infiltração de água em três solos da região noroeste do Estado do Paraná. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério; STANGARLIN, José Renato;Dias Arieira, C. R.. Efeito do cultivo de plantas leguminosas sobre a população de nematóides em solos naturalmente infestados. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Moreira, G. C.;Klosowski, Elcio Silvério; TSUTSUMI, Claudio Yuji; de Grandi, Adriana Maria. Qualidade fisiológica de sementes de soja resfriadas com diferentes tamanhos durante o armazenamento. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
MARENGONI, Nilton GarciaKlosowski, Elcio Silvério; GONÇALVES JÚNIOR, Affonso Celso; Fukumoto, N. M.. Bioindicadores para determinação de metais pesados no Reservatório da Itaipu Binacional, Paraná, Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
de Grandi, Adriana Maria; TSUTSUMI, Cláudio Yuji;Klosowski, Elcio Silvério. Temperatura e umidade em ambiente de armazenamento de sementes de soja submetidas a resfriamento: efeito sobre a viabilidade (exame de qualificação geral). 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
BRAGA, Gilberto Costa; de Grandi, Adriana Maria;Klosowski, Elcio Silvério. Variações de cor, compostos fenólicos totais, ácido ascóribico, licopeno, betacaroteno e análise sensorial de tomate após secagem em diferentes temperaturas (Exame de qualificação geral). 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
de Grandi, Adriana Maria; TSUTSUMI, Claudio Yuji;Klosowski, Elcio Silvério. Temperatura e umidade em ambiente de armazenamento de sementes de soja submetidas a resfriamento: efeito sobre a viabilidade (exame de qualificação geral). 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio SilvérioEcher, M. M.; Villa, F.. Efeito do ambiente térmico, espaçamento e número de hastes nas características qualitativas do tomate cereja (Projeto de dissertação). 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio SilvérioEcher, M. M.; TSUTSUMI, Claudio Yuji. Desempenho das características produtivas de rúcula (Eruca sativa Mill) em função do espaçamento e da época de implantação da cultura (Projeto de dissertação). 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério; TSUTSUMI, Claudio Yuji; Villa, F.. Acúmulo de graus-dia e produtividade de cultivares de trigo cultivados em sistema de semeadura direta (Projeto de dissertação). 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Echer, M. M.Klosowski, Elcio Silvério; TSUTSUMI, Claudio Yuji. Características produtivas do tomate cerja em função do espaçamento, número de haste e do sombreamento (Projeto de dissertação). 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério; Oliveira, Newton Tavares Escocard de;NUNES, Ricardo Vianna. Efeito do balanço eletrolítico da ração de suinos na fase inicial em condições de alta temperatura (Exame geral de qualificação). 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério; TSUTSUMI, Claudio Yuji; Signor, A.. Desempenho zootécnico de Tilápia do Nilo na região oeste do Paraná durante dois ciclos seguindo o modelo Emater de produção (Exame geral de qualificação). 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio SilvérioFeiden, Aldi; PEDRON, F. A.. Temperatura da água em cultivo de tilápia em viveiros escavados. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Rezende, Roberto; Freitas, P. S. L. de;Klosowski, Elcio Silvério. Produtividade de duas cultivares e cafeeiro utilizando sistema de irrigação localizada na região noroeste do Estado do Paraná. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.
GARCIA, Regina Conceição;Klosowski, Elcio Silvério; Ruvolo-Takasusuki, Maria Claudia Colla. Polinização em genótipos de girassol (Heliantus annuus L.). 2010. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Echer, M. M.; Hora, Rerison Catarino da;Klosowski, Elcio Silvério; GUIMARÂES, Vandeir Francisco. Influência do espaçamento e da poda apical no tomateiro cultivado no sistema orgânico, em ambiente protegido. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
STANGARLIN, José Renato; TSUTSUMI, Cláudio Yuji;Klosowski, Elcio Silvério. Efeito do cultivo de plantas leguminosas sobre a população de Pratylenchus zeae em solos naturalmente infestados (Exame de qualificação geral). 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério; TSUTSUMI, Cláudio Yuji;Echer, M. M.. Efeito do espaçamento e da poda no cultivo de hortaliça fruto. Efeito da utilização de polietileno de baixa densidade sobre a temperatura e umidade do ar e evapotranspiração em ambientes protegidos cultivados com tomateiro. Cultivo de tomate para mesa. (Exame de qualificação geral). 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
FURLANETTO, Cleber; Bonett, Lucimar Pereira;KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Efeito da manipueira no controle do nematóide de cisto da soja Heteorodera glycines Ichinohe. 2009. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério; BRUNO, Luiz Daniel Giusti; Barbosa, O. R.. Níveis de proteína bruta e balanço eletrolítico para frangos de corte. 2009. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio SilvérioFeiden, AldiFEIDEN, Armin; Reidel, Adilson. Influência da temperatura sobre plantas aquáticas em pós-tratamento de efluente da suinocultura. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério; Bonett, Lucimar Pereira;FEIDEN, Armin. Mapeamento de áreas infestadas pelo nematóide Tubixaba tuxaua em propriedades situadas na região oeste do Paraná, flutuação populacional e caracterização físico-química de alguns solos infestados. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio SilvérioEcher, M. M.; GUIMARÂES, Vandeir Francisco; Rezende, Roberto. Ambiência no crescimento e produção de alface, em ambiente protegido, com e sem tela termorrefletora. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério; Schuelter, A. R.; STANGARLIN, José Renato. Avaliação de métodos de inoculação de Gibberella zea em espigas de milho. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
FURLANETTO, Cleber; Bonett, Lucimar Pereira;Klosowski, Elcio Silvério. Efeito de manipueira no controle do nematóide de cisto da soja Heterodera glycines Ichinohe. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Barbosa, O. R.; Murakami, Alice Eiko;KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Eficiência de sistemas evaporativos e dos níveis de energia na ração no desempenho de frangos de corte em crescimento. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Zootecnia-UEM) - Universidade Estadual de Maringá.
GARCIA, Regina Conceição;Klosowski, Elcio Silvério; Oliveira, Newton Tavares Escocard de. Polinização de genótipos de girassol por abelhas africanizadas (exame de qualificação mestrado). 2009. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GARCIA, Regina Conceição;Klosowski, Elcio Silvério; Oliveira, Newton Tavares Escocard de. Polinização de genótipos de girassol por abelhas africanizadas (Exame de qualificação). 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Barbosa, O. R.;GASPARINO, ElianeKLOSOWSKI, Elcio Silvério. Fotoperíodo e condição corporal nas respostas fisiológicas, hormonais e sangüíneas de ovelhas. 2008. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Estadual de Maringá.
Rezende, Roberto; Freitas, P. S. L. de;KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Fungigação utilizando gotejamento na cultura do tomateiro para o controle da pinta preta. 2008. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.
FURLANETTO, Cleber; Schuelter, A. R.;KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Parasitismo de Meloidogyne spp. em plantas nativas do oeste paranaense e variabilidade genética de populações de Meloidogyne incógnita Raça 3. 2008. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GONÇALVES JÚNIOR, Affonso Celso; SILVA, MARCOS RIVAIL DA; LINDINO, Cleber Antônio;KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Produtividade da soja em função da aplicação de fertilizantes comerciais formulados com diferentes fontes de zinco e fitodisponibilidade dos metais pesados tóxicos cádmio, chumbo e cromo. 2008. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério; Seidel, Edleusa Pereira; GONÇLAVES JR, A. C.. Composição química da soja (Glycine max (L) Merril) em conversão para agricultura orgânica considerando as condições climáticas no oeste do Paraná. 2007. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério; BRAGA, Gilberto Costa; de Grandi, Adriana Maria. Avaliação de algumas propriedades físicas de grãos de café (Coffea arabica) orgânico e convencional. 2007. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
CAMPOS, Alessandro Torres; CARDOSO SOBRINHO, José;KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Avaliação de diferentes combinações de tempo de revolvimento em secador de camada fixa para café. 2006. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério; Rezende, Roberto; MACEDO JÚNIOR, Eurides Kuster. Avaliação de desempenho de modelos para estimativas de evapotranspiração de referência para a região de Palotina, Paraná. 2006. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SAGLIETTI, José Roberto Correa; CATANEO, Angelo;CAMPOS, Alessandro Torres; MARTINEZ, José Carlos;KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Determinação da eficiência de um coletor solar plano do aletas de vidro. 2005. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
MARTINS, Dinival; CRUZ, Raimundo Leite;GALVANI, EmersonKLOSOWSKI, Elcio Silvério; LUNARDI, Dalva Martinelli Cury. Avaliação da eficência do amendoim (Arachis Hypogaea L.) na utilização da radiação fotossintéticamente ativa para produção de matéria seca. 2005. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
CAMPOS, Alessandro TorresKLOSOWSKI, Elcio Silvério; CARDOSO SOBRINHO, José. Análise térmica de diferentes armazéns (convencional, climatizado e com forro de alumínio) na armazenabilidade de semente de soja (Glycine max (L) Merril). 2005. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
CAMPOS, Alessandro TorresKLOSOWSKI, Elcio SilvérioGASPARINO, Eliane. Análise ambiental de instalações para suínos em propriedade na região de Marechal Cândido Rondon - PR. 2005. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Duarte Júnior, J.B.; TSUTSUMI, Cláudio Yuji;KLOSOWSKI, E.S.; Borsoi, A.; ARRUA, M. A. M.. Adubações crescentes, teores nutricionais e caracteres agronômicos das culturas de girassol e trigo. 2024. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
TSUTSUMI, Claudio Yuji;KLOSOSWKI, ELCIO SILVÉRIO; Martins Silva, S.; Krohling C A; Campostrini E. Efeito do caulim sobre a morfologia, anatomia e trocas gasosas do cafeeiro (Coffea arabica L.). 2023. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério; Villa, F.; Rorato, D. G.; Doll Hojo, E. T.; Abade. M. T. R.. Eficiência do uso de água na produção de mudas de pitaieira. 2023. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério; Villa, F.; Rorato, D. G.; Lima, M. E.; Conceição H E O. Alterações morfológicas em mudas de Eugenia uniflora L. e Gallesia integrifolia (Spreng.) Harms após a rutificação quimica. 2023. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Villa, F.; Rorato, D. G.;KLOSOWSKI, E.S.; Silva, G. J.; Doll Hojo, E. T.; SILVA, D. F.. Bioestimulantes em oliveira, do viveiro ao campo: jardim clonal, produção de mudas e óleo essencial. 2022. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Malavasi, U. C.; Villa, F.; Rocha Faria, J. M.;KLOSOWSKI, E.S.; Ferreira, R. A.. Respostas morfofisiológicas e bioquimicas em mudas de Eucalyptus urograndis e Hymenaea courbaril após rustificação. 2022. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Costa, N. V. da;KLOSOWSKI, E.S.; Teixeira Fialho, C. M.; Martins Silva, S.; Zucareli, V.. Respostas de crescimento, fisiológicas, anatômicas e nutricionais de Maranta sobolifera L. Anderson a luminosidade e a textura do solo. 2022. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Villa, F.; Simonetti, A.P. M. M.;KLOSOWSKI, ÉLCIO SILVÉRIO; Martins Silva, S.; Gazim, Z. C.. Estudo histológico e propagação assexuada de genótipos de lavanda. 2021. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, E.S.Echer, M. M.; TSUTSUMI, Claudio Yuji; Coutinho, P. R. W.; Viecelli, C. A.. Crescimento e desempenho agronômico de cultivares de rúcula sob pleno sol e sombreamento. 2021. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, E.S.; Villa, F.; BRAGA, Gilberto Costa; PEIXOTO, N.; Mendonça, V.; SILVA, D. F.. Annona sylvatica A. St. - Hill Mart.: biometria de frutos, desempenho fisiológico de sementes e potencial de uso para porta-enxerto. 2021. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
CAMPOS, Alessandro TorresYANAGI JUNIOR, T.; Schiassi, L.;KLOSOWSKI, E.S.; Fernandes, A. A.. THERMAL ENVIRONMENT IN DIFFERENT TYPES OF COVERING, LINING AND UNDERCOVERING WITH RECYCLED AND LOW-COST MATERIALS IN REDUCED-SCALE MODELS. 2021. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Lavras.
Villa, F.;KLOSOWSKI, Elcio Silvério; SILVA, D. F.; Marchese, A.; SATO, A. J.. Caracterização fenológica e potencial agronômico de cultivares e híbridos de amoreira-preta. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
TSUTSUMI, Cláudio Yuji; Duarte Júnior, J.B.; FRANCO, F. A.; Borsoi, A.;KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Temperatura mínima basal, acúmulo de graus dia, duração do ciclo, componentes de rendimento e estimativa de produtividade para cultivares de trigo. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
TSUTSUMI, Cláudio Yuji;Klosowski, Elcio Silvério; PAULUS, D.; Nava, G. A.; Villa, F.. Produção e qualidade de frutos de morangueiro cultivados sobre coberturas plásticas de solo. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério; BRAGA, Gilberto Costa; Fogaça, L. A.; Magalhães, H. M.; Villa, F.. Silício e ácido giberélico na produção de gladíolos em ambiente protegido. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Vilela de Resende, J.T.;KLOSOWSKI, ÉLCIO SILVÉRIO; GUIMARÂES, Vandeir Francisco; VASCONCELOS, E. S.;Echer, M. M.. Efeito dos substratos e ambientes de cultivo nas características fisiológicas, físico-químicas e produtivas de mini melancia no sistema de produção orgânico. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério; TSUTSUMI, Claudio Yuji; SATO, A. J.; Nava, G. A.; Villa, F.. Emergência e desenvolvimento de fisális produzidas em sombreamento. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Villa, F.; GUIMARÂES, Vandeir Francisco; SATO, A. J.; Missio, R. F.;Klosowski, Elcio Silvério. Crescimento, desenvolvimento e produção de espécies de fisális com mudas propagadas sob telas de sombreamento. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Moreira, G. C.; Oliveira, P. S. R.; TSUTSUMI, Cláudio Yuji; KLEIN, Jefferson;KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Produção de mudas de Schinus terbinthifolius RADDI provenientes de semente coletadas em diferentes locais e submetidas a níveis de luminosidade. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
COTTICA, S. M.; STANGARLIN, José Renato; PALACIO, S. M.; Nacke, H.;KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Processos oxidativos avançados no tratamento de água contaminada pelo herbicida atrazina. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Freitas, P. S. L. de; BERTONHA, A.; ANDRADE, C. A. B.;KLOSOWSKI, Elcio Silvério; GONCALVES, M. B.. Ponto de murcha permanente do feijoeiro, soja e milho em Latossolo Vermelho distrófico e Nitossolo Vermelho distroférrico. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.
COSTA, A. C. P. R.;Klosowski, Elcio Silvério; Villa, F.. Propagação assexuada de espécies de fisális (Projeto de Tese). 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério; TSUTSUMI, Claudio Yuji; Oliveira, P. S. R.. Avaliação fisiológica de mudas de Cedrela fissilis e Schinus terebinthifolius com sementes produzidas sob condições ambientais diferentes (Projeto de tese). 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério; Costa, N. V. da; Moreno, S.. Influência da radiação solar na redução da atrazina por meio de processos oxidativos avançados (POA) (Projeto de doutorado). 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Rezende, Roberto; Freitas, P. S. L. de; Gonçalves, A. C. A.;KLOSOWSKI, Elcio Silvério; Faria, R. T. de. Crescimento inicial de duas cultivares de cafeeiro em conformidade com regimes hídricos e fertirrigação. 2008. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.
KLOSOWSKI, ELCIO S; GONÇALVES JÚNIOR, Affonso Celso; SCHWANTES, D.. Modelagem da dinâmica de molécula de herbicida em Latossolo: calibração e teste do modelo Macro 5.2. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, E.S.; Rorato, D. G.; SILVA, D. F.. Alterações morfofisiológicas em mudas de Eugenia uniflora L. após a rustificação química. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, E.S.; Villa, F.; Rorato, D. G.; SILVA, D. F.. Determinação da lâmina ótima de água para produção de mudas de pitaia em cultivo protegido. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GUIMARÂES, Vandeir Francisco;KLOSOSWKI, ELCIO SILVÉRIO; Oliveira, P. S. R.. Trocas gasosas de plantas de soja expostas ao encharcamento do solo e restrição luminosa. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Villa, F.; Rorato, D. G.;Klosowski, Elcio Silvério. Comportamento fenológico e adubação mineral e orgânica em espécies de pitaieira. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GUIMARÂES, Vandeir Francisco; TSUTSUMI, Cláudio Yuji;KLOSOWSKI, E.S.. Mitigação de estresse abiótico durante o desenvolvimento inicial do cafeeiro, associado ao emprego de caulim e óleo mineral. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, E.S.Echer, M. M.; TSUTSUMI, Claudio Yuji. Desempenho agronômico de rúcula em cultivo de inverno sob pleno sol e telas sombrite vermelha, prata e preta. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Villa, F.;Klosowski, Elcio Silvério; Malavasi, M. de M.. Comportamento fenológico e agronômico de cultivares e híbridos de amoreira-preta. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
COSTA, A. C. T.; Duarte Júnior, J.B.;KLOSOWSKI, ELCIO S. Temperatura mínima basal, acúmulo de graus-dia e duração do ciclo para cultivares de trigo, em diferentes épocas de semeadura. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, ÉLCIO SILVÉRIO; SATO, A. J.; Villa, F.. Produção de gladíolo em ambiente protegido sumetido a modos de aplicação e concentrações de ácido giberélico. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério; ECHER, MÁRCIA DE MORAES; TSUTSUMI, Claudio Yuji. Tomateiro cultivado sem a haste principal facilita manejo sem reduzir a produtividade e qualidade dos frutos. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
TSUTSUMI, Claudio Yuji; Villa, F.;Klosowski, Elcio Silvério. Características agronômicas de cultivares de morangueiro de dias neutros sobre mulchings. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
TSUTSUMI, Claudio Yuji;Echer, M. M.KLOSOWSKI, ÉLCIO SILVÉRIO. Mudas de fisális produzidas em ambientes com diferentes colorações: desenvolvimento, produção e qualidade dos frutos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GUIMARÃES, Vandeir Francisco;KLOSOWSKI, Elcio SilvérioEcher, M. M.. Desempenho de mini melancia no sistema de produção orgânico em diferentes substratos, ambientes e épocas de cultivo: característica fisiológicas, físicas e químicas. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
PALACIO, S. M.; GONÇALVES JÚNIOR, Affonso Celso;KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Redução do herbicida atrazina utilizando os processos oxidativos avançados uma alternativa para as empresas recicladoras. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
VASCONCELOS, E. S.; Oliveira, P. S. R.;KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Germinação e desenvolvimento inicial de mudas de aroeira vermelha originadas de sementes produzidas em condições ambientais diferentes. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério; TSUTSUMI, Claudio Yuji; SATO, A. J.. Produção de mudas de cultivares de maracujazeiro (Passiflora spp.) em função de fontes e doses de silício. 2023.
KLOSOSWKI, ELCIO SILVÉRIOEcher, M. M.; TSUTSUMI, Cláudio Yuji. Produção de mudas de chicória sob telas de sombreamento. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GUIMARÂES, Vandeir Francisco; DALASTRA, GRACIELA MAIARA;KLOSOWSKI, ÉLCIO SILVÉRIO. Bactérias promotoras de crescimento vegetal. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Villa, F.; Alberton, O.;KLOSOWSKI, E.S.. Fugos micorrízicos arbusculares na brotação de rizomas e crescimento de genóitpos de helicônias. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Villa, F.;KLOSOWSKI, E.S.; BRAGA, Gilberto Costa. CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA E QUALIDADE DE HASTES FLORAIS DE ESTÁTICE. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Villa, F.; Reis, M. V.;KLOSOWSKI, E.S.. Níveis de sombreamento e espaçamento de plantio no crescimento e desenvolvimento de plantas de copo-de-leite. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Yamamoto, L. Y.; Villa, F.;KLOSOWSKI, E.S.. Inoculação de Azospirillum brasiliense no crescimento e produção de hastes de roseira. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Echer, M. M.; MACEDO JÚNIOR, Eurides Kuster;KLOSOWSKI, ELCIO SILVERIO. Desempenho produtivo da couve (Brassica oleracea var. acephala) consorciada com quiabeiro, em sistema orgânico. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GONÇALVES JUNIOR, AFFONSO CELSO; SCHWANTES, D.;KLOSOWSKI, ELCIO SILVERIO. Desenvolvimento de adsorventes renováveis a partir de cigarros para remoção de chumbo de águas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio SilvérioEcher, M. M.; TSUTSUMI, Cláudio Yuji. Crescimento de cultivares de salsa em condições de sombreamento e a pleno sol. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério; Zambom, M. A.; TSUTSUMI, Cláudio Yuji; Oliveira, A. C.. Influência do microclima e índices de conforto térmico sobre parâmetros fisiológicos de novilhas da raça Holandes. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
MARENGONI, Nilton Garcia; Oliveira, Newton Tavares Escocard de;Klosowski, Elcio Silvério. Avaliação físico-química, ambiental e bioacumulação de metais em peixes cultivados no reservatório da Itaipu Binacional em Entre Rios do Oeste-PR. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Villa, F.;Klosowski, Elcio Silvério; SILVA, D. F.. Cobertura plástica e desfolha no cultivo de videira Niágara Rosada visando a melhoria na qualidade dos frutos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério; STANGARLIN, José Renato; TSUTSUMI, Claudio Yuji. Definindo características químicas para cultivares de rúcula em diferentes ambientes de cultivo no inverno. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GUIMARÃES, Vandeir Francisco; TSUTSUMI, Cláudio Yuji;KLOSOWSKI, Elcio SilvérioEcher, M. M.. Efeito do sombreamento no crescimento e produtividade de alface romana, no cultivo de primavera. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
NUNES, Ricardo ViannaKLOSOWSKI, Elcio SilvérioEyng, C.. Avaliação nutricional do farelo de girassol na alimentação de frangos de corte. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
NUNES, Ricardo Vianna; SILVA, Y. L.;KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Desempenho de suínos machos castrados dos 15 aos 30 kg, alimentados com diferentes níveis de farinha de resíduos industriais de filetagem de tilápia. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
TSUTSUMI, Claudio Yuji; KLEIN, Jefferson;Klosowski, Elcio Silvério. Trocas gasosas de genótipos de alface mimosa em cultivo orgânico, diferentes ambientes e estações do ano. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
VASCONCELOS, E. S.; GONÇALVES JÚNIOR, Affonso Celso;KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Produção de alface (Lactuca sativa L.) cv. Vanda, cultivada sob diferentes ambientes e níveis de adubação mineral e orgânica. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
MESQUITA, Eduardo Eustaquio;KLOSOWSKI, Elcio Silvério; TSUTSUMI, Cláudio Yuji. Características qualiquantitativas da sombra de espécies arbóreas nativas e cultivadas em sistemas de integração no Cerrado. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
BRUNO, Luiz Daniel Giusti;KLOSOWSKI, Elcio Silvério; TSUTSUMI, Cláudio Yuji. Avaliação do método de digestibilidade através da mensuração de sílica (cinza insolúvel em ácido) como marcador interno em substituição ao método de coleta total. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
MACEDO JÚNIOR, Eurides Kuster; STANGARLIN, José Renato;KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Efeito da utilização de doses de adubo fósforo potássio e de uma aplicação de fungicida na produtividade da soja. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Manejo e Fertilidade do Solo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LUCHESE, Eduardo Bernardi; FAVERO, Luzia Otilia Bortoli;KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Considerações sobre o boro na cultura do milho. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Manejo e Fertilidade do Solo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
BRACCINI, Maria Do Carmo Lana;KLOSOWSKI, Elcio Silvério; MACEDO JÚNIOR, Eurides Kuster. Dinâmica do potássio no sistema solo-planta. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Manejo e Fertilidade do Solo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LUCHESE, Eduardo Bernardi; PIGOZO, Ana Jordão;KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Considerações sobre o zinco na cultura da soja. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Manejo e Fertilidade do Solo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Rorato, D. G.;Klosowski, Elcio Silvério; Mattei, E.. Defesa de Relatório de Estágio Supervisionado II. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Rorato, D. G.;Klosowski, Elcio Silvério; Mattei, E.. Defesa de Relatório de Estágio Supervisionado II. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Rorato, D. G.;Klosowski, Elcio Silvério; Mattei, E.. Defesa de Relatório de Estágio Supervisionado II. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
PIETROWSKI, V.; Lana, M. C.;Klosowski, Elcio Silvério. Estágio Supervisionado II - Profissionalizante. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Lana, M. C.; PIETROWSKI, V.;KLOSOSWKI, ELCIO SILVÉRIO. Estágio Supervisionado II - Profissionalizante. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Neres, M .A.; Costa, Patrícia Barcellos; HOPPEN, S. M.;KLOSOWSKI, E.S.. Composição bromatológica e microbiológica de sobras de capim Tifton 85 em diferentes granulometrias fornecido a ovinos meio sangue Dorper X Santa Inês. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Hornes, K. L.; Limberger, L.;Klosowski, Elcio Silvério. Caracterização do nível de destruição da atuação do tornado ocorrido em 19 de novembro de 2015 em Marechal Candido Rondon e Quatro Pontes - PR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GUIMARÂES, Vandeir Francisco;Klosowski, Elcio Silvério; INAGAKI, A. M.. Trocas gasosas e eficiência agronômica de milho inoculado com Azospirillum brasilense. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério; MACEDO JÚNIOR, Eurides Kuster; TSUTSUMI, Cláudio Yuji. Balanço hídrico climatógico e de cultura para a região de Palotina-PR utilizando diferentes modelos de estimativa de evapotranspiração de referência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Villa, F.; SILVA, D. F.;KLOSOWSKI, ELCIO SILVERIO. Germinação e caracterização fenológica de espécies de Fisális. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
PEDRON, Isabel Tamara; MACEDO JÚNIOR, Eurides Kuster;KLOSOWSKI, ÉLCIO SILVÉRIO. Estudo de extremos no oeste e sudoeste do Paraná. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Offemann, L. C.;KLOSOWSKI, ELCIO S; KLEIN, D. K.. Crescimento de cultivares de PETROSELINUM CRISPUM L. sob diferentes ambientes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, ELCIO SILVERIO; Zambom, M. A.. Caracterização de sistemas leiteiros em Nova Santa Rosa-Paraná. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério; BRUNO, LUÍS DANIEL GIUSTI; TSUTSUMI, Cláudio Yuji. Predição do crescimento de frnagos de corte patra o município de Umuarama em função do aquecimento global. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério; Zambom, M. A.; Neres, M .A.. Estágio supervisionado em bovinocultura de leite na Primato Cooperativa Agroindustrial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Villa, F.;KLOSOWSKI, Elcio Silvério; Rotili, M. C.. Propagação assexuada e fenologia de doviális em região subtropical do Paraná. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Villa, F.; TSUTSUMI, Claudio Yuji;KLOSOWSKI, ELCIO SILVERIO. Produtvidade e qualidade de Lima Ácida Tahiti em Marechal Candido Rondon, Paraná. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério; Villa, F.; SILVA, D. F.. Germinação e qualidade de mudas de espécies não convencionais de Fisális sob diferentes ambientes e substratos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
ZONIN, W. J.; de Grandi, Adriana Maria;Klosowski, Elcio Silvério. Banca Avaliadora do Estágio Supervisionado II - Profissionalizante. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
ZONIN, W. J.; de Grandi, Adriana Maria;Klosowski, Elcio Silvério. Banca Avaliadora do Estágio Supervisionado II - Profissionalizante. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
ZONIN, W. J.;Klosowski, Elcio Silvério. Banca Avaliadora do Estágio Supervisionado II - Profissionalizante. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério. Estágio Supervisionado II - Profissionalizante. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério. Estágio Supervisionado II - Profissionalizante. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério. Estágio Supervisionado II - Profissionalizante. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério. Estágio Supervisionado II - Profissionalizante. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério; BRUNO, Luiz Daniel Giusti; CERUTTI, W. G.. Estágio de conclusão de curso em Bovinocultura de leite na fazenda Iguaçú. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
PEDRON, Isabel TamaraKlosowski, Elcio Silvério; de Grandi, Adriana Maria. Correlação e persistência em séries temporais de evapotranspiração de referência na região Oeste do Paraná. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério; TSUTSUMI, Cláudio Yuji; Sangali, C. P.. Parâmetros fisiológicos de suínos machos castrados em fase inicial submetidos a diferentes condições de ambiente térmico, com redução de proteína bruta na ração. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Estágio Supervisionado V (Estágio Profissionalizante). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Estágio Supervisionado V (Estágio Profissionalizante). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Estágio Supervisionado V (Estágio Profissionalizante). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério; TSUTSUMI, Cláudio Yuji; Sangali, C. P.. Frequencia respiratória e temperaturas retal e corporal de suínos machos em fase inicial, alimentados com diferentes níveis de proteína bruta na ração sob duas condições de temperatura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério; TSUTSUMI, Cláudio Yuji; Oliveira, A. C.. Impacto das mudanças climáticas sobre a produção de ovos na região Oeste do Paraná. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério; TSUTSUMI, Cláudio Yuji; Freitag, D. c.. Impacto das mudanças climáticas globais sobre o declínio da produção de leite na região Oeste do Paraná. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério; TSUTSUMI, Claudio Yuji; Costa, Patrícia Barcellos. Efeito do tempo de permanência em sala de espera para ordenha sobre as condições fisiológicas, de conforto térmico e composição do leite de primíparas em lactação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério; TSUTSUMI, Cláudio Yuji; Costa, Patrícia Barcellos. Contagem de células somáticas e parâmetros fisiológicos de primíparas em lactação submetidas a diferentes períodos em sala de espera para ordenha. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério; TSUTSUMI, Cláudio Yuji; Costa, Patrícia Barcellos. Influência do tempo de permanência em sala de espera para ordenha sobre temperatura retal, frequência respiratória e produção de leite de primíparas em lactação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério. Estágio Supervisionado V (Estágio Profissionalizante). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério. Estágio Supervisionado V (Estágio Profissionalizante). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério. Estágio Supervisionado V (Estágio Profissionalizante). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério. Estágio Supervisionado V (Estágio Profissionalizante). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
POZZA, Paulo CesarNUNES, Ricardo ViannaKlosowski, Elcio Silvério. Prebiótico e probiótico sobre a digestibilidade dos nutrientes, parâmetros sanguíneos e metabolismo do nitrogênio em leitões. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
BRUNO, Luiz Daniel Giusti; SCHERER, C.;Klosowski, Elcio Silvério. Perda de massa em carcaças suínas após o abate. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério; Nunes, Cristiane Vilela;POZZA, Paulo Cesar. Avaliação das condições térmicas sobre a temperatura retal de porcas multíparas e primiparas durante a gestação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério; Nunes, Cristiane Vilela;PEDRON, Isabel Tamara. Utilização de um modelo pré-definido para estimativa da produção de ovos para a região Oeste do Estado do Paraná. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio SilvérioNUNES, Ricardo Vianna; BRUNO, Luiz Daniel Giusti. Proteína bruta e balanço eletrolítico na ração de frangos de corte sobre o desenvolvimento de ossos longos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio SilvérioPOZZA, Paulo Cesar; TSUTSUMI, Cláudio Yuji. Efeito do ambiente térmico sobre parâmetros produtivos de porcas primíparas e multíparas em gestação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério; Costa, Patrícia Barcellos; TSUTSUMI, Cláudio Yuji. Avaliação do ambiente térmico a pasto para ovinos submetidos a diferentes tratamentos com vermífugos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério; de Grandi, Adriana Maria;NUNES, Ricardo Vianna. Avaliação de três tipos de telhas utilizando índices de conforto térmico no período de verão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
POZZA, Paulo CesarKLOSOWSKI, Elcio SilvérioNUNES, Ricardo Vianna. Uso de modelos para predizer os valores energéticos do milho para suínos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
TSUTSUMI, Cláudio Yuji;KLOSOWSKI, Elcio Silvério; ABUCARMA, Vania Márcia. Comportamento de quatro híbridos de milho em três épocas de semeadura na safrinha no município de Toledo - PR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério; SILVA, Wagner Thiago Mozer da; NAVARINI, Franciele Clenice. Efeito do resfriamento adiabático evaporativo sobre a qualidade de órgãos de frango de corte da linhagem Cobb no período de verão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio SilvérioPEDRON, Isabel Tamara; TSUTSUMI, Cláudio Yuji. Estimativa do declínio na produção de leite utilizando um modelo pré-definido para condições climáticas de Londrina - PR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério; de Grandi, Adriana Maria;POZZA, Paulo Cesar. Condições de conforto térmico em galpão avícola com diferentes mantas térmicas sob a cobertura em período de verão e inverno. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério; de Grandi, Adriana Maria; TSUTSUMI, Cláudio Yuji. Avaliação das condições de conforto térmico sob galpões em escala reduzida e deformada utilizando diferentes tipos de telha cerâmica na cobertura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio SilvérioPEDRON, Isabel Tamara; TSUTSUMI, Cláudio Yuji. Avaliação do ambiente térmico no município de Laranjeiras do Sul visando a produção de frangos de corte. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério; BRUNO, Luiz Daniel Giusti; NAVARINI, Franciele Clenice. Estimativa do declínio na produção de leite por meio de um modelo matemático pré-definido baseado em índices de conforto térmico para a região de Clevelândia - PR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério. Estágio Supervisionado V (Estágio Profissionalizante). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério. Estágio Supervisionado V (Estágio Profissionalizante). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério. Estágio Supervisionado V (Estágio Profissionalizante). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério. Estágio Supervisionado V (Estágio Profissionalizante). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio SilvérioPEDRON, Isabel Tamara; TSUTSUMI, Cláudio Yuji. Balanço hídrico climatológico normal para a região de Cascavel - PR, utilizando diferentes modelos para estimativa da evapotranspiração de referência. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério; FURLANETTO, Cleber; MACEDO JÚNIOR, Eurides Kuster. Avaliação dos elementos meteorológicos sobre o desenvolvimento da alface cultivada sob ambiente sombreado e externo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério; TSUTSUMI, Claudio Yuji; MACEDO JÚNIOR, Eurides Kuster. Efeito do ambiente de cultivo na produção de alface no inverno em Marechal Candido Rondon - PR. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério; MESQUITA, Eduardo Eustaquio; Teixeira, Rodrigo de Almeida. Conforto térmico de bovinos da raça Nelore criados a pasto sob diferentes condições de sombreamento e a pleno sol. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio SilvérioNUNES, Ricardo Vianna; Teixeira, Rodrigo de Almeida. Condições de conforto térmico no perfil horizontal em galpão avícola com orientação leste-oeste. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
FURLANETTO, Cleber;KLOSOWSKI, Elcio Silvério; Ulkoski, Everton. Flutuação populacional de Meloidogyne spp. em áreas produtoras de soja no município de Guaíra-PR. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GONÇALVES JÚNIOR, Affonso Celso;KLOSOWSKI, Elcio Silvério; FURLANETTO, Cleber. Uso da biomassa seca de aguapé (Eichornia crassipes) visando à remoção de metais pesados de soluções contaminadas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
FURLANETTO, Cleber;KLOSOWSKI, Elcio Silvério; Franzener, Gilmar. Hospedabilidade de adubos verdes, utilizados em rotação de verão com culturas econômicas no Oeste do Paraná, ao nematóide Tubixaba tuxaua. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
PEDRON, Isabel TamaraKLOSOWSKI, Elcio Silvério; MACEDO JÚNIOR, Eurides Kuster. Investigação de correlações em séries temporais de umidade relativa do ar na região oeste do Paraná. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
FURLANETTO, Cleber; STANGARLIN, José Renato;KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Perdas de produção ocasionadas pelo nematóide Tubixaba tuxaua em lavouras de milho no oeste do Paraná. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Fiorio, P. R.; Nanni, M. R.;KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Comparação pontual entre receptores GPS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Fiorio, P. R.; Nanni, M. R.;KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Uso do geoprocessamento no levantamento de um área agrícola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
OLIVEIRA, Vladimir de;KLOSOWSKI, Elcio Silvério; Dreyer, M.. Utilização do grão de soja em substituição a métodos tradicionais de determinação do tempo ótimo de mistura em misturadores verticais de rações. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio SilvérioNUNES, Ricardo Vianna; TSUTSUMI, Cláudio Yuji. Eficiência de sistema de aquecimento solar auxiliar para aviários com base nos índices de conforto térmico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio SilvérioNUNES, Ricardo Vianna; TSUTSUMI, Cláudio Yuji. Eficiência da utilização de sombrite evaporativo para redução de temperatura do ar em galpão de frangos de corte. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
CAMPOS, Alessandro TorresKLOSOWSKI, Elcio Silvério; MESQUITA, Eduardo Eustaquio. Análise ambiental de instalações para confinamento modelo free-stall na região dos comedouros. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio SilvérioPOZZA, Paulo Cesar; MESQUITA, Eduardo Eustaquio. Estimativa da produção de leite utilizando um modelo pré-definido com base em dados meteorológicos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GUIMARÂES, Vandeir Francisco; FEY, Emerson;KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Produtividade e germinação de sementes de soja em função de estágios de dessecação e herbicidas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério; MACEDO JÚNIOR, Eurides Kuster; TSUTSUMI, Cláudio Yuji. Estimativa da evapotranspiração potencial pelo método de Thornthwaite para a região de Palotina - PR. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio SilvérioCAMPOS, Alessandro Torres; OLIVEIRA, Vladimir de. Estimativa do declínio na produção de leite por meio de modelo para as condições climáticas de Francisco Beltrão - PR. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério; TSUTSUMI, Cláudio Yuji; MACEDO JÚNIOR, Eurides Kuster. Estimativa da evapotranspiração potencial pelo método de Thornthwaite para a região de Planalto-PR. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
MACEDO JÚNIOR, Eurides Kuster;KLOSOWSKI, Elcio Silvério; FEY, Emerson. Eficiência de aplicação do herbicida trifluralina no controle de plantas daninhas na cultura da alface via sistema de irrigação por gotejamento. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GONÇALVES JÚNIOR, Affonso Celso;KLOSOWSKI, Elcio Silvério; FURLANETTO, Cleber. Capacidade dos métodos extratores e fitodisponibilidade de zinco para cultura do milho cultivado em diferentes solos do oeste do Paraná. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
ARRUDA, Alex Martins Varela de; MUNIZ, Elaine Barbosa;KLOSOWSKI, Elcio Silvério; PEREIRA, Elzania Sales; GARCIA, Regina Conceição. Alimentos e alimentação de coelhos (Oryctolagus cuniculus) - Revisão de Literatura. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio SilvérioCAMPOS, Alessandro TorresPOZZA, Paulo Cesar; TSUTSUMI, Claudio Yuji; ARAUJO, Jocélio Santos. Avaliação de diferentes diâmetros e materiais para confecção de globos negros e do índice de conforto térmico para ovinos em Marechal Cândido Rondon. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
CAMPOS, Alessandro Torres; CARNEIRO, Antônio Policarpo Souza;KLOSOWSKI, Elcio SilvérioMARENGONI, Nilton Garcia; PEIXOTO, Erika Consendey Toledo de Mello. Influência da temperatura corpórea na taxa de concepção em fêmeas bovinas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
TSUTSUMI, Claudio Yuji;NUNES, Ricardo ViannaPOZZA, Paulo CesarKLOSOWSKI, Elcio Silvério; POZZA, Magali Soares dos Santos. Adição de vitaminas e ácido lipóico na dieta de leitões desmamados aos 21 dias de idade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
ARRUDA, Alex Martins Varela de;KLOSOWSKI, Elcio Silvério; MUNIZ, Elaine Barbosa; PEREIRA, Elzania Sales; GARCIA, Regina Conceição. Importância da fibra na nutrição de coelhos (Oryctolagus cuniculus) - Revisão de literatura. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
CAMPOS, Alessandro TorresKLOSOWSKI, Elcio Silvério; SANTOS, Elenara Pinto dos; ANGONESE, André Ricardo; KLEIN, Jefferson. Fluxos de nutrientes e energia em sistema de tratamento de dejetos suínos com biodigestores. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
MACEDO JÚNIOR, Eurides Kuster;KLOSOWSKI, Elcio Silvério; SAMPAIO, S. C.. Manejo de irrigação utilizando tanque Classe A na cultura de milho doce sob diferentes índices de correção da irrigação. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
CAMPOS, Alessandro TorresKLOSOWSKI, Elcio Silvério; ARAUJO, Jocélio Santos; OLIVEIRA, Vladimir de; SILVA, Nardel Luiz Soares da. Estimativa dos índices de temperatura efetiva e de temperatura equivalente para localidades do sudoeste e oeste do Paraná. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
CAMPOS, Alessandro TorresKLOSOWSKI, Elcio Silvério; OLIVEIRA, Vladimir de; ARAUJO, Jocélio Santos; SILVA, Nardel Luiz Soares da. Instalações e ambiência para confinamento de bovinos leiteiros (revisão de literatura). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio SilvérioCAMPOS, Alessandro TorresFEIDEN, ArminPOZZA, Paulo Cesar; OLIVEIRA, Vladimir de. Efeito da disposição de gaiolas em galpão de gestação para suinos sobre as condições de conforto térmico no período de verão em Marechal Cândido Rondon - PR. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério; ARAUJO, Jocélio Santos;POZZA, Paulo CesarCAMPOS, Alessandro TorresNUNES, Ricardo Vianna. Energia na dieta para frangos de corte submetidos a altas temperaturas ambientais (Revisão de Literatura). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio SilvérioCAMPOS, Alessandro TorresFEIDEN, Armin; SILVA, Nardel Luiz Soares da; OLIVEIRA, Vladimir de. Efeito do microclima do ambiente de criaçâo sobre o desempenho de suinos criados em confinamento (Revisão de Literatura). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
CAMPOS, Alessandro TorresKLOSOWSKI, Elcio Silvério; MUNIZ, Elaine Barbosa. Determinação de índices de conforto térmico em galpão de poedeiras e a influência na produção de ovos para a região de Marechal Cândido Rondon - PR. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOSWKI, ELCIO SILVÉRIO; VASCONCELOS, E. S.;Feiden, Aldi. 1 Processo seletivo simplificado para professor da Unioeste (1PSS/2024) na área/disciplina Estensão Rural e Agronegócio do campus de Marechal Candido Rondon (Edital 030/2024-COGEPS de 29/02/2024 e Edital 039/2024-COGEPS de 10/04/2024). 2024. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, E.S.; TSUTSUMI, Claudio Yuji; CORREIA, A. F.. 2º PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO-2019/DOCENTES, na área de conhecimento/matéria de Geoprocessamento, Cartografia e Legislação Ambiental. 2020.
Klosowski, Elcio Silvério; SILVA, Nardel Luiz Soares da; Hayakawa, E.H>. 3º Processo Seletivo Simplificado - Contratação temporária de professor de ensino superior da Unioeste (Disciplina: Geoprocessamento, Cartografia e Legislação Ambiental). 2018. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
de Grandi, Adriana Maria;KLOSOWSKI, Elcio Silvério; MACEDO JÚNIOR, Eurides Kuster. 2º Processo Seletivo para Contratação de Docentes da Unioeste-área/matéria Física. 2013. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
COSTA, Mônica Saroli Silva de Mendonça;NUNES, Ricardo ViannaKLOSOWSKI, Elcio Silvério. 1º Teste Seletivo para a área/matéria de Construções Rurais e Desenho Técnico. 2008. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério. 28º Concurso Público - Área / Matéria de Construções Rurais. 2007. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério; Fiorio, P. R.;NUNES, Ricardo Vianna. 1 Teste Seletivo 2006 da Unioeste na área/matéria de Construções Rurais e Sensoriamento Remoto. 2006. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério. Seleção de Professor Adjunto na área de Engenharia Rural. 2005. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
KLOSOWSKI, E.S.; VASCONCELOS, E. S.; Rorato, D. G.; Mattei, E.. Comissão de seleção para processo seletivo das vagas remanescentes do Curso de Agronomia. 2021. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Martins, E. N.; Rigolon, L. P.;Klosowski, Elcio Silvério. Banca Examinadora à Classe de Professor Associado - Professora Eliane Gasparino (Portaria número 012/2011-DZO de 27 de outubro de 2011). 2012. Universidade Estadual de Maringá.
Klosowski, Elcio Silvério; Zara, R. A.; Mendes, R. S.. Banca Examinadora à Classe de Professor Associado - Professora Isabel Tamara Pedron. 2011. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GONÇALVES JÚNIOR, Affonso Celso;Klosowski, Elcio Silvério; Fukumoto, N. M.. Banca Examinadora à Classe de Professor Associado - Professor Nilton Garcia Marengoni. 2011. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Klosowski, Elcio Silvério. Ascensão de nível para professor associado. 2009. Universidade Estadual de Ponta Grossa.
KLOSOWSKI, Elcio SilvérioCAMPOS, Alessandro TorresPEDRON, Isabel Tamara. Seleção para monitoria acadêmica da disciplina de climatologia do curso de agronomia. 2003. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio SilvérioPEDRON, Isabel Tamara. Seleção para monitoria acadêmica da disciplina de agrometeorologia. 2003. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
CAMPOS, Alessandro TorresKLOSOWSKI, Elcio SilvérioFEIDEN, Armin. Seleção para monitoria acadêmica da disciplina de Construções Rurais. 2003. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
CAMPOS, Alessandro TorresKLOSOWSKI, Elcio Silvério; FERNANDEZ, O. V. Q.. Banca examinadora do 1º Teste Seletivo. 2002. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLOSOWSKI, Elcio SilvérioCAMPOS, Alessandro Torres; STANGARLIN, M. J.. Seleção de monitoria acadêmica para a disciplina de Climatologia. 2001. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
CAMPOS, Alessandro TorresKLOSOWSKI, Elcio Silvério; STANGARLIN, M. J.. Seleção para monitoria acadêmica da disciplina de Desenho Técnico. 2001. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Orientou
Quantificação da lignina e da rigidez caulinar após a rustificação em mudas de duas espécies lenhosas; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);
Aplicação e avaliação de modelos agro-hidrológicos na dinâmica de molécula herbicida na cultura do milho (Zea mays L; ); Início: 2021; Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; (Orientador);
Efeito da Inclusão de Taninos em Rações Para Frangos de Corte Desafiados Sobre O Desempenho e Parâmetros Bioquímicos do Sangue; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Fundação Araucaria; (Orientador);
Inclusão de Taninos e Blend de Óleos Essenciais em Ração Para Frangos de Corte Desafiados por Oocistos de Eimeria Maxima Sobre Parâmetros Fisiológicos; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Fundação Araucaria; (Orientador);
Desenvolvimento de mudas de maracujazeiro (Passiflora spp; ) em função de doses de silício; 2023; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Produção de mudas de Cichorium endivia L; sob diferentes ambientes de crescimento; 2023; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Desempenho agronômico de cultivares de rúcula em cultivo de primavera e inverno sob sombreamento; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Avaliação de respostas bioquímicas e fisiológicas de plantas de soja submetidas ao estresse por encharcameno e sombreamento; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Coorientador: Elcio Silvério Klosowski;
Crescimento de cultivares de salsa (Petroselinum crispum) em condições de sombreamento e a pleno sol; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Microclima e parâmetros fisiológicos de novilhas da raça Holandês; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Crescimento e produção de alface em diferentes ambientes e níveis de adubação mineral e orgânica; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Crescimento e produção de rúcula (Eruca sativa L; ) em função dos espaçamentos e da época de cultivo; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Acúmulo de graus-dia e duração do ciclo para cultivares de trigo em diferentes épocas de semeadura; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Crescimento e produção de alface mimosa em ambiente protegido, com e sem uso de tela termo-refletora na primavera, verão e outono; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Balanço eletrolíitico da ração de suinos em fase inicial submetidos à condição de conforto e estresse térmico; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Redução de proteína bruta em rações para suínos machos castrados na fase inicial, submetidos a diferentes condições térmicas; 2012; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Caracterização do déficit hídrico em mudas de espécies lenhosas nativas utilizando termometria foliar; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Coorientador: Elcio Silvério Klosowski;
Efeito do cultivo de plantas leguminosas sobre a população de nematóides em solos naturalmente infestados; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Bioindicadores para determinação de metais pesados no Reservatório da Itaipu Binacional, Paraná, Brasil; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Coorientador: Elcio Silvério Klosowski;
Qualidade fisiológica de sementes de soja resfriadas com diferentes tamanhos durante o armazenamento; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Temperatura da água em cultivo de tilápia em viveiros escavados; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Níveis de proteína bruta e balanço eletrolítico para frangos de corte; 2009; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Influência da temperatura sobre plantas aquáticas em pós-tratamento de efluente da suinocultura; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Mapeamento de áreas infestadas pelo nematóide Tubixaba tuxaua em propriedades situadas na região oeste do Paraná, flutuação populacional e caracterização físico-química de alguns solos infestados; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Ambiência no crescimento e produção de alface, em ambiente protegido, com e sem tela termorrefletora; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Eficiência de sistemas evaporativos e dos níveis de energia na ração no desempenho de frangos de corte em crescimento; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Zootecnia-UEM) - Universidade Estadual de Maringá, ; Coorientador: Elcio Silvério Klosowski;
Avaliação de métodos de inoculação de Gibberella zea em espigas de milho; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Avaliação do sombreamento natural sobre a germinação e desenvolvimento inicial da leucena (Leucaena leucocephala (Lam) de Wit); 2008; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Composição química da soja (Glycine max (L) Merril) em conversão para agricultura orgânica considerando as condições climáticas no oeste do Paraná; 2007; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Avaliação de algumas propriedades físicas de grãos de café (Coffea arabica) orgânico e convencional; 2007; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Coorientador: Elcio Silvério Klosowski;
Avaliação do desempenho de modelos para estimativas de evapotranspiração de referência para a região de Palotina, Paraná; 2006; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Eficiência do uso de água na produção de mudas de pitaieira; 2023; Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Alterações morfológicas em mudas de Eugenia uniflora L; e Gallesia integrifolia (Spreng; ) Harms após a rutificação quimica; 2023; Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Crescimento e desempenho agronômico de cultivares de rúcula sob pleno sol e sombreamento; 2021; Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Temperatura mínima basal, acúmulo de graus dia, duração do ciclo, componentes de rendimento e estimativa de produtividade para cultivares de trigo; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Características agronômicas e índices de trocas gasosas de cultivares de tomateiro com diferentes números de hastes por planta; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Elcio Silvério Klosowski;
Crescimento, desenvolvimento e produção de espécies de fisális com mudas propagadas sob telas de sombreamento; 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Eficiência do uso da água em mudas de espécies lenhosas florestais com alteração no teor de lignina; 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Coorientador: Elcio Silvério Klosowski;
Produção de mudas de Schinus terbinthifolius RADDI provenientes de semente coletadas em diferentes locais e submetidas a níveis de luminosidade; 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Processos oxidativos avançados no tratamento de água contaminada pelo herbicida atrazina; 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Influência das condições climáticas na eficiência de POA na redução de atrazina; 2011; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Germinação e desenvolvimento inicial de mudas de ipê roxo, aroeira e cedro com sementes produzidas sob condições ambientais diferentes; 2011; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Balanço hídrico climatológico e de cultura para a região de Palotina-PR utilizando diferentes modelos de estimativa da evapotranspiração de referência; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Crescimento de cultivares de PETROSELINUM CRISPUM L; sob diferentes ambientes; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Predição do crescimento de frangos de corte para o município de Umuarama em função do aquecimento global; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Caracterização de sistemas leiteiros em Nova Santa Rosa-Paraná; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Estágio supervisionado em bovinocultura de leite na Primato Cooperativa Agroindustrial; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Germinação e qualidade de mudas de espécies não convencionais de Fisális sob diferentes ambientes e substratos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Estágio de conclusão de curso em Bovinocultura de Leite na fazenda Iguaçú; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Frequencia respiratória e temperaturas retal e corporal de suínos machos em fase inicial, alimentados com diferentes níveis de proteína bruta na ração sob duas condições de temperatura; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Impacto das mudanças climáticas sobre a produção de ovos na região Oeste do Paraná; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Financiadora de Estudos e Projetos; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Impacto das mudanças climáticas globais sobre o declínio da produção de leite na região Oeste do Paraná; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Financiadora de Estudos e Projetos; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Efeito do tempo de permanência em sala de espera para ordenha sobre as condições fisiológicas, de conforto térmico e composição do leite de primíparas em lactação; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Contagem de células somáticas e parâmetros fisiológicos de primíparas em lactação submetidas a diferentes períodos em sala de espera para ordenha; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Influência do tempo de permanência em sala de espera para ordenha sobre temperatura retal, frequência respiratória e produção de leite de primíparas em lactação; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Avaliação das condições térmicas sobre a temperatura retal de porcas multíparas e primiparas durante a gestação; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Utilização de um modelo pré-definido para estimativa da produção de ovos para a região Oeste do Estado do Paraná; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Proteína bruta e balanço eletrolítico na ração de frangos de corte sobre o desenvolvimento de ossos longos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Efeito do ambiente térmico sobre parâmetros produtivos de porcas primíparas e multíparas em gestação; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Avaliação do ambiente térmico a pasto para ovinos submetidos a diferentes tratamentos com vermífugos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Avaliação de três tipos de telhas utilizando índices de conforto térmico no período de verão; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Efeito do resfriamento adiabático evaporativo sobre a qualidade de órgãos de frango de corte da linhagem Cobb no período de verão; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Estimativa do declínio na produção de leite utilizando um modelo pré-definido para condições climáticas de Londrina - PR; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Condições de conforto térmico em galpão avícola com diferentes mantas térmicas sob a cobertura em período de verão e inverno; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Avaliação das condições de conforto térmico sob galpões em escala reduzida e deformada utilizando diferentes tipos de telha cerâmica na cobertura; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Avaliação do ambiente térmico no município de Laranjeiras do Sul visando a produção de frangos de corte; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Estimativa do declínio na produção de leite por meio de um modelo matemático pré-definido baseado em índices de conforto térmico para a região de Clevelândia - PR; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Balanço hídrico climatológico normal para a região de Cascavel - PR, utilizando diferentes modelos para estimativa da evapotranspiração de referência; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Avaliação dos elementos meteorológicos sobre o desenvolvimento da alface cultivada sob ambiente sombreado e externo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Efeito do ambiente de cultivo na produção de alface no inverno em Marechal Candido Rondon - PR; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Conforto térmico de bovinos da raça Nelore criados a pasto sob diferentes condições de sombreamento e a pleno sol; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Condições de conforto térmico no perfil horizontal em galpão avícola com orientação leste-oeste; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Eficiência da utilização de sombrite evaporativo para redução de temperatura do ar em galpão de frangos de corte; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Eficiência de sistema de aquecimento auxiliar para aviários, com base nos índices de conforto térmico; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Fundação Araucaria; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Estimativa da produção de leite utilizando modelo pré-definido com base em dados meteorológicos; 2005; 20 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Estimativa do declínio na produção de leite por meio de modelo para as condições de Francisco Beltrão - PR; 2004; 28 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Avaliação de diferentes diâmetros e materiais para confecção de globos negros e do índice de conforto térmico para ovinos em Marechal Cândido Rondon; 2004; 38 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Estimativas da evapotranspiração potencial pelo Método de Thornthwate para a região de Palotina - PR; 2004; 20 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Estimativa da evapotranspiração potencial para a cidade de Planalto - PR; 2004; 19 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Efeito da disposição de gaiolas sobre as condições de conforto térmico em galpão de gestação para suínos em Marechal Cândido Rondon - PR; 2003; 25 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Condições ambiente no período de verão e seu efeito sobre aspectos produtivos em aves de corte submetidas a diferentes fontes de energia na alimentação em Marechal Cândido Rondon -PR; 2003; 19 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Efeito do enriquecimento ambiental no comportamento e performance de suínos criados em confinamento na fase de creche em Marechal Cândido Rondon - PR; 2003; 21 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Produção de Chicória cv; Gigante Barbarella submetida a déficit hídrico; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Fundação Araucaria; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Substratos no enraizamento de estacas de genótipos de pitaieira; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Fundação Araucaria; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Análise morfológica de raizes de oliveiras submetidas a tratamentos com substância húmica e Azospirillum brasiliense; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Fundação Araucaria; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Desempenho produtivo de alface cv; Romanela submetida a déficit hídrico; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Fundação Araucaria; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Desempenho produtivo e análise morfométrica de rúcula em cultivo de inverno e primavera sob telas de sombreamento; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Fundação Araucaria; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Seleção de Genótipos de Acerola Para O Oeste do Paraná Baseado nas Características do Fruto e Potencial Propagativo; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Fundação Araucaria; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Crescimento e Desenvolvimento de Plantas de Tango Submetidas Às Condições Luminosas; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Fundação Araucaria; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Desempenho produtivo de alface Frisée Roxa em cultivo sob sombreamento e pleno sol; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Fundação Araucaria; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Crescimento, desenvolvimento e produtividade de rúcula (Eruca sativa Muller) inoculadas com Albugo Candida, cultivadas sob sombreamento; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Crescimento, Desenvolvimento e Produtividade de Rúcula (Eruca Sativa Miller) Inoculadas Com Albugo Cândida, Cultivadas Sob Sombreamento; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Fundação Araucaria; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Crescimento de cultivares de PETROSELINUM CRISPUM L; sob diferentes ambientes; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Fundação Araucaria; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Desempenho produtivo de salsa em semeadura via bandeja e semeadura direta a campo; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Fundação Araucaria; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Crescimento e Teor de Clorofila em Cultivares de Alface do Tipo Americana Produzida Sob Diferentes Ambientes; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Desempenho Produtivo de Cultivares de Alfaces do Tipo Americana Cultivadas Sob Diferentes Ambientes; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Efeito de laminas de irrigação nos parametros fisiológicos e no desempenho produtivo de Brassica campestris var; chinensis cultivada em ambiente protegido; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Efeito do sombreamento natural das laterais de galpões avícolas no desempenho de aves da linhagem Cobb Slow de 1 a 46 dias de idade; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Impacto das mudanças climáticas globais sobre a taxa de crescimento individual de frangos de corte em Palotina; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Fundação Araucaria; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Impacto das mudanças climática globais sobre a produção de ovos em Apucarana e Londrina; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Fundação Araucaria; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA AMBIENTE NA PRODUÇÃO E QUALIDADE DE SÊMEN DE SUÍNOS DAS RAÇAS AGROCERES E HI SADIA ALOJADOS EM CENTRAL DE INSEMINAÇÃO; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Fundação Araucaria; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Correlação e persistência em séries temporais de evapotranspiração de referência da região oeste do Paraná; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Fundação Araucaria; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Efeito do tempo de permanência na sala de espera para ordenha sobre as condições fisiológicas, de produção e composição do leite de vacas em lactação; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Fundação Araucaria; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Estimativa do declínio na produção de leite por meio de modelo para as regiões oeste e sudoeste do Paraná; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Utilização de um modelo pré-definido para estimativa da produção de ovos para o Estado do Paraná; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Fundação Araucaria; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da Disciplina de Meteorologia Agrícola; 2023; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da disciplina de Meteorologia Agrícola; 2019; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da disciplina de Agrometeorologia; 2019; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da disciplina de Agrometeorologia; 2018; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da disciplina de Meteorologia Agrícola; 2018; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da disciplina de Meteorologia Agrícola; 2018; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da disciplina Agrometeorologia; 2017; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da disciplina Agrometeorologia; 2017; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da disciplina Meteorologia Agrícola; 2017; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Estágio Supervisionado; 2017; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da disciplina de Meteorologia Agrícola; 2016; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da disciplina de Agrometeorologia; 2016; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Estagio Supervisionado II; 2016; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da Disciplina de Meteorologia Agrícola; 2015; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da Disciplina de Agrometerologia; 2015; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Estágio Supervisionado II - Profissionalizante; 2014; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Estágio Supervisionado II - Profissionalizante; 2014; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Atividades de monitoria da disciplina Agrometeorologia; 2014; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da disciplina de Meteorologia Agrícola; 2014; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da disciplina de Bioclimatologia; 2013; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da disciplina de Meteorologia Agrícola; 2013; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da disciplina de Agrometeorologia; 2013; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria na disciplina de Meteorologia Agrícola; 2012; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da disciplina de Agrometeorologia; 2012; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da disciplina de Bioclimatologia; 2012; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Estágio Supervisionado I; 2012; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Estágio Supervisionado II; 2012; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da disciplina de Bioclimatologia; 2011; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da disciplina de Agrometeorologia; 2011; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da disciplina de Meteorologia Agrícola; 2011; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da Disciplina de Bioclimatologia; 2010; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da disciplina de Agrometeorologia; 2010; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da disciplina de Meteorologia Agrícola; 2010; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Estágio Supervisionado I; 2010; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Estágio Supervisionado I; 2010; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Estágio Supervisionado I; 2010; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da Disciplina de Meteorologia Agrícola; 2009; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da Disciplina de Bioclimatologia; 2009; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da Disciplina de Agrometeorologia; 2009; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Estágio Supervisionado I; 2008; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Estágio Supervisionado I; 2008; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Estágio Supervisionado V (Estágio Profissionalizante; 2008; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Estágio Supervisionado V (Estágio Profissionalizante); 2008; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da disciplina de Bioclimatologia; 2007; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da disciplina de Agrometeorologia; 2007; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Estágio Supervisionado I; 2007; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Estágio Supervisionado I; 2007; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Estágio Supervisionado I; 2007; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Estágio Supervisionado I; 2007; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria voluntária na disciplina de Agrometeorologia do Curso de Zootecnia; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Monitoria da disciplina de Climatologia do Curso de Graduação em Agronomia; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Elcio Silvério Klosowski;
Produções bibliográficas
-
CRUZ, M. S. F. V. ; KLOSOSWKI, ELCIO SILVÉRIO ; Barbosa de Souza, F.L. ; ROCHA, M. E. L. ; RISTAU, A. C. P. ; Malavasi, U. C. . MORPHOPHYSIOLOGICAL CHANGES IN SEEDLINGS OF Eugenia uniflora L. AFTER CHEMICAL HARDENING. FLORESTA (ONLINE) (CURITIBA) , v. 54, p. 1, 2024.
-
DE SOUZA, FERNANDA LUDMYLA BARBOSA ; KLOSOWSKI, ÉLCIO SILVÉRIO ; CRUZ, MARIA SORAIA FORTADO VERA ; ROCHA, MARIA EUNICE LIMA ; DE ALMEIDA, KARLENE FERNANDES ; ABADE, MAYRA TANIELY RIBEIRO ; DA SILVA, DANIEL FERNANDES . Turnos de irrigação na produção de mudas de genótipos de pitaia cultivadas em ambiente protegido. Brazilian Journal of Health Review , v. 6, p. 11980-11998, 2023.
-
Weirich, Carlos Eduardo ; Feiden, Aldi ; SOUZA, CAMILA SILVEIRA ; MARCHETTI, CLARICE ROSSATO ; ALEIXO, VALDEMIR ; KLOSOWSKI, ÉLCIO SILVÉRIO . Temperature influences swine wastewater treatment by aquatic plants. SCIENTIA AGRICOLA , v. 78, p. 1-7, 2021.
-
Abade, M. T. R. ; KLOSOWSKI, E.S. ; RAFAELI, A. A. ; Souza, F. L. B. ; CRUZ, M. S. F. V. ; Almeida, K. F. ; Ribeiro, L. L. O. . Desempenho agronômico de rúcula em cultivo de inverno sob pleno sol e telas sombrite vermelha, prata e preta. brazilian journal of develpment , v. 7, p. 100100-100117, 2021.
-
Barbado, N. ; Remor, M. B. ; Gomes, P. P. ; Rúbio, F. ; Oliveira, R. ; KLOSOWSKI, E.S. . EFFECTS OF ALTITUDE ON SEEDS GERMINATION AND LUMINOSITY LEVELS ON THE VEGETATIVE DEVELOPMENT OF Schinus terebinthifolius Raddi. FLORESTA (ONLINE) (CURITIBA) , v. 51, p. 830-839, 2021.
-
Abade, M. T. R. ; KLOSOWSKI, E.S. ; Lima, M. E. ; Coutinho, P. R. W. ; Barbosa de Souza, F.L. ; Barabasz, R. F. . Morfometria de cultivares de rúcula sob telas de sombreamento e pleno sol na primavera. Agrometeoros , v. 27, p. 217-226, 2020.
-
DA SILVA, DANIEL FERNANDES ; VILLA, FABIOLA ; PIVA, ANDRÉ LUIZ ; KLOSOSWKI, ELCIO SILVÉRIO ; MEZZALIRA, EDER JUNIOR . Emergência e desenvolvimento de mudas de fisális sob telas de sombreamento coloridas e pleno sol. REVISTA DE CIÊNCIAS AGROVETERINÁRIAS , v. 19, p. 139-148, 2020.
-
ALVES, THATIANE NEPOMUCENO ; ECHER, MÁRCIA DE MORAES ; COUTINHO, PABLO WENDERSON RIBEIRO ; MACEDO JÚNIOR, Eurides Kuster ; KLOSOWSKI, ÉLCIO SILVÉRIO ; SACKSER, GUILHERME AUGUSTO BOES ; BLACK, ALISSON VINÍCIUS ; INAGAKI, ADRIANO MITIO . EFEITOS DOS CONSÓRCIOS COM QUIABEIRO NAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DA COUVE DE FOLHA SOB MANEJO ORGÂNICO / EFFECTS OF CONSORTIUMS WITH OKRA ON THE PHYSICAL AND CHEMICAL CHARACTERISTICS OF THE KALE UNDER ORGANIC MANAGEMENT. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 79987-80001, 2020.
-
ALVES, THATIANE NEPOMUCENO ; ECHER, MÁRCIA DE MORAES ; SACKSER, GUILHERME AUGUSTO BOES ; BLACK, ALISSON VINÍCIUS ; KLOSOWSKI, ÉLCIO SILVÉRIO ; MACEDO JÚNIOR, EURIDES KÜSTER ; COUTINHO, PABLO WENDERSON RIBEIRO . Desempenho produtivo da couve (Brassica oleracea L. var. acephala) consorciada com quiabeiro sob manejo orgânico. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. e34891210943, 2020.
-
CECCO, RAFAEL MACHADO DE ; Klosowski, Elcio Silvério ; SILVA, DANIEL FERNANDES DA ; VILLA, FABÍOLA . Germinação e crescimento inicial de mudas de espécies não convencionais de fisális em diferentes substratos e ambientes. REVISTA DE CIÊNCIAS AGROVETERINÁRIAS , v. 17, p. 45-53, 2018.
-
Villa, F. ; Faria, F. B. ; Klosowski, Elcio Silvério ; TSUTSUMI, Claudio Yuji . Produtividade e fenologia de lima ácida Tahiti em região subtropical de baixa altitude do Paraná. SCIENTIA AGRARIA PARANAENSIS , v. 16, p. 171-178, 2017.
-
Gonçalves, Edilaine Della Valentina ; Dartora, J. ; Mendonça, H. F. C. ; Rissato, B.B. ; DILDEY, O. D. F. ; COLTRO-RONCATO, S. ; Santana, J.C. ; Klosowski, Elcio Silvério ; Echer, M. M. ; TSUTSUMI, Claudio Yuji . CRESCIMENTO E PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE ALFACE EM AMBIENTE PROTEGIDO COM E SEM TELA TERMORREFLETORA. SCIENTIA AGRARIA PARANAENSIS , v. 16, p. 193, 2017.
-
Gonçalves, Edilaine Della Valentina ; Mendonça, H. F. C. ; DILDEY, O. D. F. ; Dartora, J. ; Rissato, B.B. ; COLTRO-RONCATO, S. ; Klosowski, Elcio Silvério ; TSUTSUMI, Cláudio Yuji ; Echer, M. M. . AMBIÊNCIA E DESEMPENHO PRODUTIVO DE RÚCULA CULTIVADA EM DIFERENTES ESPAÇAMENTOS. SCIENTIA AGRARIA PARANAENSIS , v. 16, p. 230, 2017.
-
KARVATTE, NIVALDO ; Klosowski, Elcio Silvério ; DE ALMEIDA, ROBERTO GIOLO ; MESQUITA, EDUARDO EUSTÁQUIO ; DE OLIVEIRA, CAROLINE CARVALHO ; ALVES, FABIANA VILLA . Shading effect on microclimate and thermal comfort indexes in integrated crop-livestock-forest systems in the Brazilian Midwest. International Journal of Biometeorology (Print) , v. 60, p. 1-7, 2016.
-
DALASTRA, GRACIELA MAIARA ; ECHER, MÁRCIA DE MORAES ; KLOSOWSKI, ÉLCIO SILVÉRIO ; HACHMANN, TIAGO LUAN . Produção e qualidade de três tipos de melão, variando o número de frutos por planta 1. Revista Ceres , v. 63, p. 523-531, 2016.
-
NORETO, L. M. ; Klosowski, Elcio Silvério ; TSUTSUMI, Claudio Yuji ; COSTA, A. C. T. ; FRANCO, F. A. . Growing degree-day sum and crop growth cycle duration for wheat cultivars at different sowing dates. African Journal of Agricultural Research , v. 10, p. 119, 2015.
-
ECHER, MÁRCIA M ; DALASTRA, GRACIELA M ; HACHMANN, TIAGO L ; KLOSOWSKI, ELCIO S ; GUIMARÃES, VANDEIR F . Agronomic performances of Pak Choi grown with different soil cover. Horticultura Brasileira (Impresso) , v. 33, p. 261-266, 2015.
-
SANGALI, C.P. ; KLOSOWSKI, E.S. ; TSUTSUMI, C.Y. ; OLIVEIRA, A.C. ; FREITAG, D.C. ; OLIVEIRA, T.M.M. ; BRUNO, L.D.G. . Utilização de Sistema de Resfriamento Adiabático Evaporativo Visando à Produção de Leite no Estado do Paraná. Scientia Agraria Paranaensis , v. 14, p. 112-118, 2015.
-
TAFFAREL, LORENO EGIDIO ; COSTA, PATRICIA BARCELLOS ; TSUTSUMI, Claudio Yuji ; Klosowski, Elcio Silvério ; PORTUGAL, EDUARDO FONSECA ; LINS, ANTONIO CARLOS . Variação da composição e qualidade do leite em função do volume de produção, período do ano e sistemas de ordenha e de resfriamento. Semina. Ciências Agrárias (Online) , v. 36, p. 2287, 2015.
-
Cavalheiro, D. B. ; KLOSOWSKI, ELCIO S ; HENKEMEIER, N. P. ; GONÇALVES JÚNIOR, Affonso Celso ; VASCONCELOS, E. S. ; Chibiaqui, E. . Produção de alface (Lactuca sativa L.) cv. Vanda, cultivada sob diferentes ambientes e níveis de adubação mineral e orgânica. Revista Cultivando o Saber , v. 8, p. 109-124, 2015.
-
GIACOBBO, FRANCIELE CLENICE NAVARINI ; Klosowski, Elcio Silvério ; NUNES, Ricardo Vianna ; SANGALI, CLEITON PAGLIARI ; BRUNO, LUÍS DANIEL GIUSTI ; YOSHIHARA, CRISTIANE REGINA FOLTZ ; OLIVEIRA, APARECIDA DA COSTA ; FREITAG, DÉBORA CRISTIANE . Efeito de diferentes níveis de proteína bruta e balanço eletrolítico sobre o desempenho, parâmetros sanguíneos e características ósseas de frangos de corte na fase de 36 a 42 dias de idade. Semina. Ciências Agrárias (Impresso) , v. 35, p. 2175-2184, 2014.
-
Sangali, C. P. ; Klosowski, Elcio Silvério ; BRUNO, Luiz Daniel Giusti ; TSUTSUMI, Claudio Yuji ; Freitag, D. c. . UTILIZAÇÃO DE SISTEMA DE RESFRIAMENTO ADIABÁTICO EVAPORATIVO VISANDO À PRODUÇÃO DE OVOS NO ESTADO DO PARANÁ. Scientia Agraria Paranaensis , v. 13, p. 290, 2014.
-
FREITAG, DEBORA CRISTIANE ; KLOSOWSKI, ÉLCIO SILVÉRIO ; POZZA, Paulo Cesar ; OLIVEIRA, APARECIDA DA COSTA ; TSUTSUMI, Claudio Yuji ; NUNES, Ricardo Vianna ; SANGALI, CLEITON PAGLIARI . Redução da proteína bruta em rações sobre os balanços metabólicos de suínos mantidos em diferentes condições térmicas. Semina. Ciências Biológicas e da Saúde (Online) , v. 35, p. 61, 2014.
-
GIACOBO, F.N. ; SANGALI, C.P. ; KLOSOWSKI, É.S. ; BRUNO, L.D.G. ; NUNES, R.V. ; TSUTSUMI, C.Y. . Níveis de proteína bruta e balanço eletrolítico para frangos de corte em fase inicial. Agrária (Recife. Online) , v. 9, p. 626-632, 2014.
-
MARENGONI, Nilton Garcia ; Klosowski, Elcio Silvério ; OLIVEIRA, KATIANE PIMENTA DE ; CHAMBO, ANA PAULA SARTORIO ; GONÇALVES JUNIOR, AFFONSO CELSO . Bioacumulação de metais pesados e nutrientes no mexilhão dourado do reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional. Química Nova (Impresso) , v. 36, p. 359-363, 2013.
-
CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; SOUSA, F. A. ; PONCIANO, P. F. ; NAVARINI, Franciele Clenice ; YANAGI JUNIOR, T. . Eficiência de sistema de aquecimento auxiliar para aviários, com base nos índices de conforto térmico. Bioscience Journal (Online) , v. 29, p. 703-711, 2013.
-
BARBOSA, ORLANDO RUS ; LIMA, Mariusa de ; KLOSOWSKI, ELCIO SILVERIO ; LEITE, MEIBY CARNEIRO DE P ; CASTAGNARA, DEISE DALAZEN ; CAPOSSI, CAROLINE . Eficiência de sistemas evaporativos e dos níveis de energia na ração no desempenho de frangos de corte em crescimento. Semina. Ciências Agrárias (Online) , v. 33, p. 1589-1598, 2012.
-
CAMPOS, Alessandro Torres ; VELOSO, A. V. ; SILVA, E. B. ; YANAGI JUNIOR, T. ; Klosowski, Elcio Silvério . Nitrogen fertilization by deep-beeding swine production and its effects on the properties of quartazarenic neosol. Revista engenharia agrícola , v. 32, p. 756, 2012.
-
CASTILHA, L. D. ; POZZA, Paulo Cesar ; Klosowski, Elcio Silvério ; NUNES, Ricardo Vianna ; Lazzeri, Doglas Batista ; POZZA, Magali Soares dos Santos ; Richart, Edson . Modelos matemáticos para predição dos valores energéticos do milho para suínos. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal , v. 12, p. 456-467, 2011.
-
Obici, L. V. ; Dias Arieira, C. R. ; Klosowski, Elcio Silvério ; Fontana, L. F. ; Loeiro da Cunha, T. P. ; Santana, S. M. ; Biela, F. . Efeito de plantas leguminosas sobre Pratylenchus zeae e Helicotylenchus dihystera em solos naturalmente infestados. Nematropica , v. 41, p. 215-222, 2011.
-
Decker, V. ; Klosowski, Elcio Silvério ; Malavasi, U. C. ; Nunes, A. . Avaliação da intensidade luminosa no desenvolvimento inicial de leucena (Leucaena leucocephala (Lam.) de Wit.). Ciência Florestal (UFSM. Impresso) , v. 21, p. 609-618, 2011.
-
GRECO, Marcelo ; CAMPOS, Alessandro Torres ; Klosowski, Elcio Silvério . Perdas térmicas em secador de café. Acta Scientiarum. Agronomy (Online) , v. 32, p. 209-212, 2010.
-
GRECO, Marcelo ; CAMPOS, Alessandro Torres ; Klosowski, Elcio Silvério . Variação de diferentes tempos de revolvimento em secador de camada fixa para café. Acta Scientiarum. Agronomy (Online) , v. 32, p. 577-583, 2010.
-
Klosowski, Elcio Silvério ; NUNES, Ricardo Vianna ; NAVARINI, Franciele Clenice ; POZZA, Paulo Cesar ; Nunes, Cristiane Vilela ; Orlando, Crisitiane ; Eyng, C. ; Richart, Silvano . Bebedouros para poedeiras semipesadas no verão. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal , v. 10, p. 379-389, 2009.
-
CAMPOS, Alessandro Torres ; Klosowski, Elcio Silvério ; Souza, Cássio Vinícius ; ZANINI, Agostinho ; PRESTES, Tânia Maria Vicentini . Análise energética da produção de soja em sistema plantio direto. Global Science and Technology , v. 2, p. 38-44, 2009.
-
Weirich, Carlos Eduardo ; Costa, Juliane Mara ; Klosowski, Elcio Silvério ; Feiden, Aldi ; Boscolo, Wilson Rogério . Produção Sazonal de Biomassa de duas Espécies de Macrófitas Aquáticas Flutuantes (Eichhornia crassipes e Pistia stratiotes) em Sistema de Tratamento de efluentes. Revista Brasileira de Agroecologia , v. 9, p. 2970-2973, 2009.
-
NAVARINI, Franciele Clenice ; Klosowski, Elcio Silvério ; CAMPOS, Alessandro Torres ; Teixeira, Rodrigo de Almeida ; Almeida, C. P. . Conforto térmico de bovinos da raça nelore a pasto sob diferentes condições de sombreamento e a pleno sol. Engenharia Agrícola (Impresso) , v. 29, p. 508-517, 2009.
-
Syperreck, Vera Lucia Greco ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; GRECO, Marcelo ; FURLANETTO, Cleber . Avaliação de desempenho de métodos para estimativas de evapotranspiração de referência para a região de Palotina, Estado do Paraná. Acta Scientiarum. Agronomy (Online) , v. 30, p. 603, 2008.
-
PEDRON, Isabel Tamara ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Distribuição de freqüência de chuvas diárias no Estado do Paraná. Scientia Agrária Paranaensis , v. 7, p. 55-63, 2008.
-
DAGA, Jacir ; CAMPOS, Alessandro Torres ; FEIDEN, Armin ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; Câmara, Roberto J. . Análise da adequação ambiental e manejo dos dejetos de instalações para suinocultura em propriedades na região oeste do Paraná. Engenharia Agrícola , v. 27, p. 587-595, 2007.
-
KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; CAMPOS, Alessandro Torres ; CARAMORI, Paulo Henrique ; GASPARINO, Eliane ; CAMPOS, Aloísio Torres de . Freqüência de ocorrência de valores horários do índice de temperatura e umidade na escala mensal para o Estado do Paraná. Revista Brasileira de Agrometeorologia , v. 14, p. 140-148, 2006.
-
CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; GASPARINO, Eliane ; CAMPOS, Aloísio Torres de ; SANTOS, Wallacy Barbacena Rosa . Análise térmica de abrigos individuais móveis e sombrite para bezerros. Acta Scientiarum (UEM) , v. 27, p. 153-161, 2005.
-
CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; SANTOS, Wallacy Barbacena Rosa ; GASPARINO, Eliane ; CAMPOS, Aloísio Torres de . Caracterização do microambiente em secção transversal de um galpão do tipo free - stall orientado na direção norte sul. Engenharia Agrícola , Jaboticabal, v. 24, n.1, p. 1-8, 2004.
-
CAMPOS, Alessandro Torres ; SAGLIETTI, José Roberto Correa ; BUENO, O. C. ; CAMPOS, Aloísio Torres de ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; GASPARINO, Eliane . Balanço energético na produção de feno de alfafa em sistema intensivo de produção de leite.. Ciência Rural , Santa Maria, v. 34, n.1, p. 245-251, 2004.
-
KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; CAMPOS, Alessandro Torres ; GASPARINO, Eliane ; CAMPOS, Aloísio Torres de ; AMARAL, Daniele Francine . Temperatura da água em bebedouros utilizados em instalações para aves de postura. Engenharia Agrícola , Jaboticabal, v. 24, n.3, p. 493-500, 2004.
-
ZANINI, Agostinho ; CAMPOS, Alessandro Torres ; PRESTES, Tânia Maria Vicentini ; DALMOLIN, Maria Fátima da Silva ; CAMPOS, Aloísio Torres de ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Análise do consumo de energia na produção de silagem de milho em plantio direto. Acta Scientiarum (UEM) , Maringá, v. 25, n.02, p. 249-253, 2003.
-
CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; GASPARINO, Eliane ; CAMPOS, Aloísio Torres de . Estudo do potencial de redução da temperatura do ar por meio doo sistema de resfriamento adiabático evaporativo na região de Maringá - PR. Acta Scientiarum (UEM) , Maringá, v. 24, n.05, p. 1575-1581, 2002.
-
KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; LUNARDI, Dalva Martinelli Cury . Determinação do coeficiente de cultura de pimentão (Capsicum annuum L.) cultivado em ambiente protegido. Energia na Agricultura , Botucatu, v. 17, n.4, p. 33-42, 2002.
-
CAMPOS, Alessandro Torres ; SAGLIETTI, José Roberto Correa ; CAMPOS, Aloísio Torres de ; BUENO, O. C. ; RESENDE, H. ; GASPARINO, Eliane ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Custo energético de construção de uma instalação para armazenagem de feno. Ciência Rural , Santa Maria, v. 33, n.4, p. 667-672, 2002.
-
CUNHA, Antonio Ribeiro da ; ESCOBEDO, J. F. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Estimativa do fluxo de calor latente pelo balanço de energia em cultivo protegido de pimentão. Pesquisa Agropecuária Brasileira , Brasília, v. 37, n.6, p. 735-743, 2002.
-
KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; CAMPOS, Alessandro Torres ; CAMPOS, Aloísio Torres de ; GASPARINO, Eliane . Estimativa do Declínio na Produção de Leite, em período de verão, para Maringá-PR. Revista Brasileira de Agrometeorologia , Santa Maria, v. 10, n.2, p. 283-288, 2002.
-
CAMPOS, Alessandro Torres ; BUENO, O. C. ; SAGLIETTI, José Roberto Correa ; CAMPOS, Aloísio Torres de ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Balanços energéticos agropecuários: uma importante ferramenta como indicativo de sustentabilidade de processos agrícolas (no prelo). Ciência Rural , Santa Maria, 2002.
-
CUNHA, Antonio Ribeiro da ; ESCOBEDO, J. F. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Balanço de energia em pimenteiro sob cultivo protegido e a campo. Revista Brasileira de Agrometeorologia , Santa Maria, v. 9, n.2, p. 159-167, 2001.
-
GALVANI, Emerson ; ESCOBEDO, J. F. ; CUNHA, Antonio Ribeiro da ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Estimativa do índice de área foliar e da produtividade de pepino em meio protegido- cultivos de inverno e de verão. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental , Campina Grande, v. 4, n.1, p. 08-13, 2000.
-
GALVANI, Emerson ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; ESCOBEDO, J. F. ; CUNHA, Antonio Ribeiro da . Modelo de estimativa de temperatura mínima do ar para a região de Maringá - PR. Revista Brasileira de Agrometeorologia , Santa Maria, v. 8, n.1, p. 105-110, 2000.
-
GALVANI, Emerson ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; CUNHA, Antonio Ribeiro da ; MARTINS, Dinival . Caracterização da direção predominante do vento em Maringá - PR. Revista Brasileira de Agrometeorologia , Santa Maria, v. 7, n.1, p. 81-90, 1999.
-
KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; LUNARDI, Dalva Martinelli Cury ; SANDANIELO, A. . Determinação do consumo de água e do coeficiente de cultura da abóbora na região de Botucatu - SP. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental , Campina Grande, v. 3, n.3, p. 409-412, 1999.
-
GALVANI, Emerson ; PEREIRA, A. R. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Relações entre o índice de oscilação sul (IOS) e o total mensal de chuva em Maringá - PR. Acta Scientiarum (UEM) , Maringá, v. 20, n.4, p. 531-535, 1998.
-
GALVANI, Emerson ; ESCOBEDO, J. F. ; DANTAS, R. T. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Parâmetros meteorológicos em cultura de alface (Lactuca sativa, L.) cultivada em casas de vegetação com orientação leste-oeste, norte-sul e condições externas. Revista Brasileira de Agrometeorologia , Santa Maria, v. 6, n.2, p. 157-163, 1998.
-
KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Estimativa da produtividade de cultivares de soja por meio do modelo Soygro para Londrina, Estado do Paraná. Revista Unimar , Maringá, v. 19, n.3, p. 751-765, 1997.
-
KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; GALVANI, Emerson . Estimativa de evapotranspiração potencial para a região de Maringá: estudo comparativo entre os métodos do tanque Classe A, Thornthwaite, Camargo e Penman simplificado. Revista Unimar , Maringá, v. 19, n.4, p. 1113-1124, 1997.
-
DEFFUNE, G. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Relação dinâmica entre os quadrimestres friose quentes secos e úmidos e as classes de amplitudes térmicas de Maringá - PR. Revista Unimar , Maringá, v. 19, n.4, p. 1133-1148, 1997.
-
NERY, J. T. ; BALDO, M. C. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Aplicação do coeficiente de variação na precipitação pluviométrica no estado do Paraná. Revista Unimar , Maringá, v. 19, n.4, p. 1125-1131, 1997.
-
DEFFUNE, G. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Variabilidade mensal e interanual das precipitações pluviométricas de Maringá, 1976-1994. Revista Unimar , Maringá, v. 19, n.4, p. 501-510, 1995.
-
DEFFUNE, G. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; SILVA, S. M. . Concentração e intensidade pluviométrica de Maringá, 1976-1994. Revista Unimar , Maringá, v. 19, n.4, p. 489-499, 1995.
-
CAMPOS, Aloísio Torres de ; CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; PIRES, Maria de Fátima Ávila ; CAMPOS, Diogo Santos . Balanço Hídrico. In: Aloísio Torres de Campos. (Org.). Meteorologia e sua aplicação na atividade leiteira. 01ed.Juiz de Fora: Embrapa, 2003, v. 1, p. 91-101.
-
CAMPOS, Aloísio Torres de ; PIRES, Maria de Fátima Ávila ; CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; CAMPOS, Diogo Santos . Instrumentos de Meteorologia. In: Aloísio Torres de Campos. (Org.). Meteorologia e sua aplicação na atividade leitiera. 01ed.Juiz de Fora: Embrapa, 2003, v. 1, p. 11-31.
-
CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; DIAS, G. B. . Instalações para cultivo protegido. Jornal Nossa Terra, Marechal Cândido Rondon, 01 out. 2002.
-
CAMPOS, Alessandro Torres ; CAMPOS, Aloísio Torres de ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Especialistas alertam sobre perigos de descargas elétricas. O Presente, Marechal Cândido Rondon, p. 07 - 07, 22 jan. 2002.
-
CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Armazenagem: Sistemas de secagem. Nossa Terra, Marechal Cândido Rondon, p. 12 - 14, 01 jan. 2002.
-
GASPARINO, Eliane ; CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Tilápia do Nilo: Estudo de parametros corporais para maior rentabilidade. Nossa Terra, Marechal Cândido Rondon.
-
CAMPOS, Alessandro Torres ; CAMPOS, Aloísio Torres de ; GASPARINO, Eliane ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Água - importância e consumo na produção de gado de leite. Nossa Terra, Marechal Cândido Rondon.
-
Dias, V. H. ; KLOSOWSKI, ÉLCIO SILVÉRIO ; GONÇALVES JÚNIOR, Affonso Celso ; Kaufmann, V. ; SCHWANTES, D. . Modelagem da Dinâmica da Molécula de Atrazina em Latossolo: Calibração e Teste do Modelo MACRO 5.2. In: 21º Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2024, Poços de Caldas. Anais. Poços de Caldas, 2024.
-
Vera Cruz. M. S. F. ; RISTAU, A. C. P. ; Malavasi, M. de M. ; KLOSOWSKI, E.S. . Biometria e Potencial Fisiológico de Sementes de Anadenanthera colubrina (Vell.) Brenan em Função do Estádio de Desenvolvimento do Fruto. In: 1º Congresso Online Internacional de Sementes Crioulas e Agrobiodiversidade, 2020, Dourados. Anais. Dourados: UFGD, 2020. v. 15. p. 1-15.
-
Souza, F. L. B. ; KLOSOWSKI, E.S. ; ROCHA, M. E. L. ; SILVA, D. F. ; CRUZ, M. S. F. V. ; Villa, F. . Modificações morfofisiológicas em mudas de pitaya vermelha de polpa branca e pitaya vermelha de polpa vermelha submetidas ao déficit hídrico. In: Simpósio de Agronomía y Sustentabilidad, 2020, São Paulo. Anais. São Paulo: UNASP, 2020. p. 1-12.
-
Masterlaro, A. P. ; KARVATTE JUNIOR, N. ; ALVES, F. V. ; ALMEIDA, R. G. ; Klosowski, Elcio Silvério ; Ajala, N. ; Oliveira, C. C. . Indice de temperatura e umidade em sistemas em integração no Centro-Oeste. In: XXiV Congresso Brasileiro de Zootecnia, 2014, Vitória. Anais. Vitória: SBZ, 2014. v. 1. p. 1-3.
-
KARVATTE JUNIOR, N. ; ALVES, F. V. ; ALMEIDA, R. G. ; LAURA, V. A. ; Klosowski, Elcio Silvério ; Ajala, N. ; Oliveira, C. C. ; Pereira, S. R. . Microclima em sistemas em integração com árvores nativas e cultivada no Cerrado. In: XXiV Congresso Brasileiro de Zootecnia, 2014, Vitória. Anais. Vitória: SBZ, 2014. v. 1. p. 1-3.
-
KARVATTE JUNIOR, N. ; ALVES, F. V. ; ALMEIDA, R. G. ; Klosowski, Elcio Silvério ; Ajala, N. ; Oliveira, C. C. ; Pereira, S. R. . Predição da configuração da sombra de espécies arbóreas nativas e cultivada no Cerrado. In: XXiV Congresso Brasileiro de Zootecnia, 2014, Vitória. Anais. Vitória: SBZ, 2014. v. 1. p. 1-3.
-
KARVATTE JUNIOR, N. ; ALVES, F. V. ; ALMEIDA, R. G. ; LAURA, V. A. ; Klosowski, Elcio Silvério ; Ajala, N. ; Oliveira, C. C. ; Echeverria, J. R. . Interceptação da radiação fotossintéticamente ativa por árvores em sistemas em integração no Cerrado. In: XXiV Congresso Brasileiro de Zootecnia, 2014, Vitória. Anais. Vitória: SBZ, 2014. v. 1. p. 1-3.
-
MARQUES, M. F. G. ; TSUTSUMI, Claudio Yuji ; Stahlhofer, M. ; Silva, I. M. da ; Klosowski, Elcio Silvério . IMPACTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS SOBRE A TAXA DE CRESCIMENTO INDIVIDUAL DE FRANGO DE CORTE EM PALOTINA. In: XXIII EAIC, 2014, Londrina. Anais. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2014. v. 1. p. 1-4.
-
Stahlhofer, M. ; TSUTSUMI, Claudio Yuji ; MARQUES, M. F. G. ; Klosowski, Elcio Silvério . EFEITO DO SOMBREAMENTO NATURAL DAS LATERAIS DE GALPÕES AVÍCOLAS NO DESEMPENHO DE AVES DA LINHAGEM COBB SLOW DE 1 A 46 DIAS DE IDADE. In: XXIII EAIC, 2014, Londrina. Anais. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2014. v. 1. p. 1-4.
-
Gonçalves, C. M. ; Offemann, L. C. ; Echer, M. M. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . EFEITO DE LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO NO DESEMPENHO PRODUTIVO DE BRASSICA CAMPESTRIS VAR. CHINENSIS CULTIVADA EM AMBIENTE PROTEGIDO. In: XXIII EAIC, 2014, Londrina. Anais. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2014. v. 1. p. 1-4.
-
Oliveira, A. C. ; Freitag, D. c. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; TSUTSUMI, Cláudio Yuji ; POZZA, Paulo Cesar ; Sangali, C. P. ; KAPPES, D. E. . Balanço de nitrogênio em suínos em fase inicial submetidos a rações com níveis crescentes de balanço eletrolítico, em condições de conforto térmico e estresse térmico. In: Zootec 2013, 2013, Foz do Iguaçu. Anais. São Paulo: Tec Art Editora, 2013. v. 1. p. 2604-2606.
-
WOBETO, J. R. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; SUNAHARA, S. M. M. ; Freitag, D. c. ; TSUTSUMI, Cláudio Yuji ; POZZA, Paulo Cesar ; KARVATTE JUNIOR, N. ; Oliveira, A. C. . Parâmetros fisiológicos de suínos machos castrados em fase inicial submetidos a diferentes condições de ambiente térmico, com redução de proteína bruta na ração. In: Zootec 2013, 2013, Foz do Iguaçu. Anais. São Paulo: Tec Art Editora, 2013. v. 1. p. 2649-2651.
-
MARQUES, M. F. G. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; Tsukahara, R. Y. ; CARAMORI, Paulo Henrique ; Virgens Filho, J. S. ; RICCE, W. S. . Impacto das mudanças climáticas globais sobre a produção de ovos em Apucarana e Londrina. In: 22 Encontro Anual de Iniciação Científica, 2013, Foz do Iguaçu. Anais. Foz do Iguaçu: Unioeste, 2013. v. 1. p. 1-4.
-
ROHLOFF JUNIOR, N. ; Sangali, C. P. ; Klosowski, Elcio Silvério ; Oliveira, A. C. ; Freitag, D. c. ; Richart, Edson ; BERWANGER, E. ; Oliveira, Taciana Maria Moraes de . Utilização de sistema de resfriamento adiabático evaporativo visando a produção de frangos de corte na região Oeste do Estado do Paraná. In: Zootec 2012, 2012, Cuiabá. Anais. Cuiabá: UFMT-SBZ, 2012. v. 1. p. 1-3.
-
Oliveira, Taciana Maria Moraes de ; Klosowski, Elcio Silvério ; BUSNELLO, A. ; TSUTSUMI, Claudio Yuji ; CARAMORI, Paulo Henrique ; Virgens Filho, J. S. ; Tsukahara, R. Y. ; Sangali, C. P. . Impacto das mudanças climáticas globais sobre o declínio da produção de leite no município de Cascavel - PR. In: Zootec 2012, 2012, Cuiabá. Anais. Cuiabá: UFMT-SBZ, 2012. v. 1. p. 1-3.
-
Freitag, D. c. ; Oliveira, A. C. ; Klosowski, Elcio Silvério ; POZZA, Paulo Cesar ; TSUTSUMI, Claudio Yuji ; NUNES, Ricardo Vianna ; Sangali, C. P. ; ROHLOFF JUNIOR, N. . Redução da proteína bruta e balanço de nitrogênio de suínos em fase inicial submetidos à condições de conforto e estresse térmico. In: Zootec 2012, 2012, Cuiabá. Anais. Cuiabá: UFMT-SBZ, 2012. v. 1. p. 1-3.
-
Freitag, D. c. ; Oliveira, A. C. ; Klosowski, Elcio Silvério ; POZZA, Paulo Cesar ; Sangali, C. P. ; NUNES, Ricardo Vianna ; TSUTSUMI, Claudio Yuji ; ROHLOFF JUNIOR, N. . Efeito do balanço eletrolítico da ração sobre os parâmetros fisiológicos de suínos em fase inicial submetidos a condições de estresse térmico. In: Zootec 2012, 2012, Cuiabá. Anais. Cuiabá: UFMT-SBZ, 2012. v. 1. p. 1-3.
-
Freitag, D. c. ; Oliveira, A. C. ; Klosowski, Elcio Silvério ; POZZA, Paulo Cesar ; TSUTSUMI, Claudio Yuji ; NUNES, Ricardo Vianna ; Sangali, C. P. ; ROHLOFF JUNIOR, N. . Redução de proteína bruta e parâmetros sanguineos de suínos em fase inicial submetidos a condições de conforto e estresse térmico. In: Zootec 2012, 2012, Cuiabá. Anais. Cuiabá: UFMT-SBZ, 2012. v. 1. p. 1-3.
-
SILVA, M. B. ; Klosowski, Elcio Silvério ; DIAMANTE, M. S. ; INAGAKI, A. M. ; RODRIGUES, L. F. O. S. ; MATTIELLO, V. D. . Incidência de tip burn em cultivares de alface americana sob cultivo protegido. In: 52 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2012, Salvador. Anais. Salvador: ABH - UESB, 2012. v. 1. p. 1-8.
-
SILVA, M. B. ; Echer, M. M. ; MATTIELLO, V. D. ; Klosowski, Elcio Silvério ; RODRIGUES, L. F. O. S. ; PINTO JUNIOR, A. S. ; GUIMARÃES, Vandeir Francisco . Trocas gasosas em cultivares de alface americana sob cultivo protegido, com e sem tela termo-refletora, em sistema orgânico. In: 52 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2012, Salvador. Anais. Salvador: ABH - UESB, 2012. v. 1. p. 1-8.
-
SILVA, M. B. ; Echer, M. M. ; MATTIELLO, V. D. ; Klosowski, Elcio Silvério ; RODRIGUES, L. F. O. S. ; HACHMANN, T. L. ; Gonçalves, Edilaine Della Valentina . Desempenho de cultivares de alface americana sob ambiente protegido com e sem o uso de tela termorefletora. In: 52 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2012, Salvador. Anais. Salvador: ABH - UESB, 2012. v. 1. p. 1-8.
-
Gonçalves, Edilaine Della Valentina ; Dartora, J. ; RODRIGUES, L. F. O. S. ; Pizzato, M. ; SILVA, M. B. ; MATTIELLO, V. D. ; Klosowski, Elcio Silvério . Desempenho das características produtivas de rúcula sob diferentes espaçamentos. In: 52 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2012, Salvador. Anais. Salvador: ABH - UESB, 2012. v. 1. p. 1-8.
-
Oliveira, Taciana Maria Moraes de ; Klosowski, Elcio Silvério ; BUSNELLO, A. ; TSUTSUMI, Cláudio Yuji ; CARAMORI, Paulo Henrique ; Virgens Filho, J. S. ; Tsukahara, R. Y. ; Sangali, C. P. . Estimativas para o declínio da produção de leite no município de Palotina-PR frente as mudanças climáticas globais. In: II Congresso Brasileiro de Produção Animal Sustentável, 2012, Chapecó. Anais. Chapecó: Embrapa, 2012. v. 1. p. 203-206.
-
GISH, J. K. ; KLOSOWSKI, ELCIO SILVERIO ; VASCONCELOS, E. S. ; COLOMBARI, L. F. . Influência da temperatura ambiente na produção e qualidade de sêmen de suínos das raças Agroceres e HI Sadia alojados em central de inseminação. In: 21º Encontro Anual de Iniciação Científica, 2012, Maringá. Anais. Maringá: UEM, 2012. v. 1. p. 1-4.
-
Oliveira, Taciana Maria Moraes de ; Klosowski, Elcio Silvério ; CAMPOS, Alessandro Torres ; Teixeira, Rodrigo de Almeida ; Oliveira, A. C. ; Freitag, D. c. ; Sangali, C. P. . Potencial de redução do índice de temperatura e umidade por meio de resfriamento adiabático evaporativo visando a produção de frangos de corte na região de Palotina-PR. In: Zootec 2011, 2011, Maceió. Anais. Maceió: ABZ/UFAL, 2011. v. 1. p. 1-3.
-
Oliveira, Taciana Maria Moraes de ; Klosowski, Elcio Silvério ; Deimling, Jaciara Fátima ; Gaffuri, Kamyla ; TSUTSUMI, Claudio Yuji ; Richart, Edson ; Oliveira, A. C. ; Freitag, D. c. . Contagem de células somáticas, parâmetros fisiológicos e produção de leite de primiparas da raça holandesa submetidas a diferentes períodos de permanência em sala de espera. In: Zootec 2011, 2011, Maceió. Anais. Maceió: ABZ/UFAL, 2011. v. 1. p. 1-3.
-
Freitag, D. c. ; Oliveira, A. C. ; BARUSSO, I. ; Klosowski, Elcio Silvério ; Eckstein, Ilson Isandro ; Oliveira, Taciana Maria Moraes de ; Sangali, C. P. . Avaliação do ambiente térmico a pasto para ovinos submetidos a diferentes tipos de tratamentos de vermífugos: carga térmica de radiação. In: Zootec 2011, 2011, Maceió. Anais. Maceió: ABZ/UFAL, 2011. v. 1. p. 1-3.
-
Oliveira, A. C. ; Freitag, D. c. ; Sangali, C. P. ; Oliveira, Taciana Maria Moraes de ; Eckstein, Ilson Isandro ; Klosowski, Elcio Silvério ; BARUSSO, I. . Avaliação do ambiente térmico a pasto para ovinos submetidos a diferentes tipos de tratamentos de vermífugos: pelame preto e ITGU. In: Zootec 2011, 2011, Maceió. Anais. Maceió: ABZ/UFAL, 2011. v. 1. p. 1-3.
-
Oliveira, A. C. ; Sangali, C. P. ; Klosowski, Elcio Silvério ; BRUNO, Luiz Daniel Giusti ; Freitag, D. c. ; Richart, Edson ; Oliveira, Taciana Maria Moraes de ; Oro, Juliana de Souza . Estimativa do declínio na produção de leite por meio de modelo para o municipio de Palotina no Estado do Paraná. In: Zootec 2011, 2011, Maceió. Anais. Maceió: ABZ/UFAL, 2011. v. 1. p. 1-3.
-
Freitag, D. c. ; Oliveira, A. C. ; Sangali, C. P. ; Oliveira, Taciana Maria Moraes de ; Klosowski, Elcio Silvério . Variação temporal do índice de temperatura equivalente para bovinos na região de Palotina. In: 48 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2011, Belém. Anais. Belém: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2011. v. 1. p. 1-3.
-
MARCOLIN, B. V. ; Klosowski, Elcio Silvério . Impacto das mudanças climáticas sobre a produção de ovos na região Oeste do Paraná. In: XX Encontro anual de iniciação científica, 2011, Ponta Grossa. Anais. Ponta Grossa: UEPG, 2011. v. 1. p. 1-4.
-
GISH, J. K. ; Klosowski, Elcio Silvério ; PEDRON, Isabel Tamara . Correlação e persistência em séries temporais de evapotranspiração de referência na região Oeste do Paraná. In: XX Encontro anual de iniciação científica, 2011, Ponta Grossa. Anais. Ponta Grossa: UEPG, 2011. v. 1. p. 1-3.
-
CASTILHA, L. D. ; POZZA, Paulo Cesar ; Klosowski, Elcio Silvério ; NUNES, Ricardo Vianna ; Lazzeri, Doglas Batista ; Richart, Edson . Uso de modelos para predizer valores energéticos do milho para suínos. In: 46 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2009, Maringá. Anais (CD ROM). Maringá: Universidade Estadual de Maringa, 2009. v. 1. p. 1-3.
-
Oliveira, Taciana Maria Moraes de ; Wild, Monique Bayer ; Chambó, Ana Paula Sartório ; Klosowski, Elcio Silvério ; Sangali, C. P. ; NAVARINI, Franciele Clenice . Avaliação da eficiência de diferentes tipos de telhados cerâmicos por meio da carga térmica radiante. In: ZOOTEC 2009, 2009, Aguas de Lindóia. Anais (CD ROM). Águas de Lindóia: FZEA - USP, 2009. v. 1. p. 1-4.
-
Sangali, C. P. ; Klosowski, Elcio Silvério ; Oliveira, A. C. ; Freitag, D. c. ; Henz, Jeffersson Rafael ; Jardim, Júlia Gazzoni ; Oliveira, Taciana Maria Moraes de ; NAVARINI, Franciele Clenice . Utilização de um modelo pré-definido para estimativa da produção de ovos para a região Oeste do Estado do Paraná. In: ZOOTEC 2009, 2009, Águas de Lindóia. Anais (CD ROM). Águas de Lindóia: FZEA - USP, 2009. v. 1. p. 1-4.
-
Freitag, D. c. ; Klosowski, Elcio Silvério ; Oliveira, A. C. ; Sangali, C. P. ; TSUTSUMI, Cláudio Yuji . Efeito das condições do ambiente térmico sobre parâmetros produtivos de porcas primíparas e multíparas em gestação. In: ZOOTEC 2009, 2009, Águas de Lindóia. Anais (CD ROM). Águas de Lindóia: FZEA - USP, 2009. v. 1. p. 1-4.
-
Oliveira, A. C. ; Klosowski, Elcio Silvério ; Freitag, D. c. ; Sangali, C. P. ; TSUTSUMI, Cláudio Yuji . Avaliação do efeito das condições térmicas sobre a temperatura retal de porcas multíparas e primíparas em gestação. In: ZOOTEC 2009, 2009, Águas de Lindóia. Anais (CD ROM). Águas de Lindóia: FZEA - USP, 2009. v. 1. p. 1-4.
-
Sangali, C. P. ; TSUTSUMI, Cláudio Yuji ; Oliveira, A. C. ; Jardim, Júlia Gazzoni ; Freitag, D. c. ; Klosowski, Elcio Silvério . Estimativa do declínio na produção de leite por meio de modelo para as regiões oeste e sudoeste do Paraná. In: XVIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2009, Londrina. Anais. Londrina: UEL, 2009. v. 1. p. 1-4.
-
Weirich, Carlos Eduardo ; Costa, Juliane Mara ; Klosowski, Elcio Silvério ; Feiden, Aldi ; Boscolo, Wilson Rogério . Produção Sazonal de Biomassa de duas Espécies de Macrófitas Aquáticas Flutuantes (Eichhornia crassipes e Pistia stratiotes) em Sistema de tratamento de Efluentes. In: II Congresso Latinoamericano de Agroecologia, 2009, Curitiba. Anais. Curitiba, 2009. v. 1. p. 3321-3324.
-
Sangali, C. P. ; Klosowski, Elcio Silvério . Utilização de um modelo pré-definido para esti ativa da produção de ovos para localidades do Estado do Paraná. In: XVII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2008, Foz do Iguaçu. Anais (CD ROM). Cascavel: Unioeste, 2008. v. 1. p. 1-5.
-
Freitag, D. c. ; Klosowski, Elcio Silvério ; Oliveira, A. C. ; Sangali, C. P. . Índice de Temperatura e Umidade (ITU) após resfriamento adiabático do ar para o período mais quente do dia na região de Nova Cantu, Paraná. In: XVII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2008, Foz do Iguaçu. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom). Cascavel: Unioeste, 2008. v. 1. p. 1-5.
-
Santana, J. C. ; Klosowski, Elcio Silvério ; Echer, M. M. ; GUIMARÃES, Vandeir Francisco . Desempenho de quatro cultivares de alface em ambiente protegido, com e sem uso de malha termorefletora. In: 48 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2008, Maringá. Anais (CD ROM). Maringá: Associação Brasileira de Horticultura, 2008. v. 1. p. S3391-s3397.
-
Decker, V. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; Malavasi, U. C. ; Lang, A. . Avaliação da intensidade luminosa presente na área de proteção ambiental do SAAE em Marechal Cândido Rondon. In: Vi Simpósio Regional de Mata Ciliar, 2007, Marechal Cândido Rondon. Anais, 2007. v. 1. p. 139-142.
-
Almeida, C. P. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; NAVARINI, Franciele Clenice ; Bueno, G. W. . Conforto térmico de bovinos submetidos a diferentes condições de sombreamento na região oeste do Paraná. In: IV Congresso Internacional de Zootecnia, 2007, Londrina. Anais, 2007. v. 1. p. 1-6.
-
NAVARINI, Franciele Clenice ; CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; NUNES, Ricardo Vianna ; TSUTSUMI, Cláudio Yuji ; Priesnitz, R. ; Eyng, C. ; LIMA, Mariusa de . Eficiência de aquecimento auxiliar para aviários com base na Carga Térmica Radiante (CTR). In: IV Congresso Internacional de Zootecnia, 2007, Londrina. Anais (CD ROM), 2007. v. 1. p. 1-6.
-
NAVARINI, Franciele Clenice ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; CAMPOS, Alessandro Torres ; ARAÚJO, Felipe Antônio Martinello ; Eyng, C. ; LIMA, Mariusa de ; Almeida, C. P. . Estimativa da produção de leite com base em informações meteorológicas utilizando um modelo pré-definido. In: IV Congresso Internacional de Zootecnia, 2007, Londrina. Anais (CD ROM), 2007. v. 1. p. 1-6.
-
NAVARINI, Franciele Clenice ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; CAMPOS, Alessandro Torres ; ROCHENBACK, Elisandra Karvatte ; Eyng, C. ; LIMA, Mariusa de . Avaliação de diferentes diâmetros e materiais para confecção de globos negros para estimativa de índice de conforto térmico em condições de pasto. In: IV Congresso Internacional de Zootecnia, 2007, Londrina. Anais (CD ROM), 2007. v. a. p. 1-6.
-
LIMA, Mariusa de ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; NUNES, Ricardo Vianna ; TSUTSUMI, Cláudio Yuji ; Barbosa, O. R. ; Godinho, E. I. ; Lohmann, A. C. ; CASTAGNARA, D. D. ; NAVARINI, Franciele Clenice ; Faria, L. A. N. . Eficiência da utilização de sombrite evaporativo na produção de frangos de corte. 1.Temperatura do ar, umidade relativa do ar e índice de temperatura e umidade. In: IV Congresso Internacional de Zootecnia, 2007, Londrina. Anais (CD ROM), 2007. v. 1. p. 1-5.
-
LIMA, Mariusa de ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; NUNES, Ricardo Vianna ; TSUTSUMI, Cláudio Yuji ; Barbosa, O. R. ; Godinho, E. I. ; Lohmann, A. C. ; CASTAGNARA, D. D. ; NAVARINI, Franciele Clenice ; Faria, L. A. N. . Eficiência da utilização de sombrite evaporativo na produção de frangos de corte. 2.Desempenho e mortalidade. In: IV Congresso Internacional de Zootecnia, 2007, Londrina. Anais (CD ROM), 2007. v. 1. p. 1-5.
-
Sousa, F. A. ; CAMPOS, Alessandro Torres ; Ferreira, T. C. ; Massad, M. D. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Estudo do efeito do ambiente térmico sobre a produção de leite na região do vale do Jequitinhonha-MG, por meio de modelo. In: IV Congresso Internacional de Zootecnia, 2007, Londrina. Anais (CD ROM), 2007. v. 1. p. 1-7.
-
KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; CAMPOS, Alessandro Torres ; CARAMORI, Paulo Henrique ; AMARAL, Daniele Francine ; CAMPOS, Aloísio Torres de . Freqüência de ocorrência de valores horários do índice de temperatura e umidade na escala mensal para Palmas-PR. In: IV Congresso Brasileiro de Biometeorologia, 2006, Ribeirão Preto. Anais, 2006. v. 1. p. 1-5.
-
KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; CAMPOS, Alessandro Torres ; AMARAL, Daniele Francine ; CARAMORI, Paulo Henrique ; CAMPOS, Aloísio Torres de . Indice de temperatura e umidade para a região de Palotina no período de verão. In: IV Congresso Brasileiro de Biometeorologia, 2006, Ribeirão Preto. Anais, 2006. v. 1. p. 1-5.
-
MATSUO, Melissa Souza ; CAMPOS, Alessandro Torres ; CAMPOS, Aloísio Torres de ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; GRECO, Marcelo . Separador mecânico de sólidos no tratamento de dejetos de bovinos. In: III Jornada Científica da Unioeste, 2005, Marechal Cândido Rondon. Anais, 2005. v. III. p. 1-5.
-
MATSUO, Melissa Souza ; CAMPOS, Alessandro Torres ; CAMPOS, Aloísio Torres de ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; SANTOS, Elenara Pinto dos . Análise da demanda bioquímica em sistema aerobio de tratamento de resíduos bovinos. In: III Jornada Científica da Unioeste, 2005, Marechal Cândido Rondon. Anais, 2005. v. III. p. 1-5.
-
MATSUO, Melissa Souza ; CAMPOS, Alessandro Torres ; CAMPOS, Aloísio Torres de ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; NAVARINI, Franciele Clenice . Avaliação de um sistema de tratamento de resíduos bovinos pela análise da concentração de sólidos. In: III Jornada Científica da Unioeste, 2005, Marechal Cândido Rondon. Anais, 2005. v. III. p. 1-6.
-
GRECO, Marcelo ; CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; KLEIN, Jefferson ; SYPERRECK, Vera Lúcia Greco . Desenvolvimento e avaliação de terreiros suspensos com cobertura plástica para café. In: III Jornada Científica da Unioeste, 2005, Marechal Cândido Rondon. Anais, 2005. v. III. p. 1-7.
-
GRECO, Marcelo ; CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; MATSUO, Melissa Souza . Perdas térmicas em secador de café. In: III Jornada Científica da Unioeste, 2005, Marechal Cândido Rondon. Anais, 2005. v. III. p. 1-6.
-
NAVARINI, Franciele Clenice ; CAMPOS, Alessandro Torres ; SANTOS, Wallacy Barbacena Rosa ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; PIANO, Liliane Maria ; GUERREIRO, Paola Kiara . Projeto e teste ambiental de uma cobertura ecológica, desenvolvida a partir de lixo reciclado. In: III Jornada Científica da Unioeste, 2005, Marechal Cândido Rondon. Anais, 2005. v. III. p. 1-6.
-
DAGA, Jacir ; CAMPOS, Alessandro Torres ; FEIDEN, Armin ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; OLIVEIRA, Vladimir de . Perfil dos suinocultores e manejo das instalações, na microbacia do Córrego Ajuricaba, no Município de Marechal Cândido Rondon. In: III Jornada Científica da Unioeste, 2005, Marechal Cândido Rondon. Anais, 2005. v. III. p. 1-5.
-
NAVARINI, Franciele Clenice ; CAMPOS, Alessandro Torres ; SANTOS, Wallacy Barbacena Rosa ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; PIANO, Liliane Maria ; GUERREIRO, Paola Kiara . Avaliação do índice de temperatura do globo e umidade na utilização de telha recoberta com material reflexivo reciclado. In: III Jornada Científica da Unioeste, 2005, Marechal Cândido Rondon. Anais, 2005. v. III. p. 1-6.
-
DAGA, Jacir ; CAMPOS, Alessandro Torres ; FEIDEN, Armin ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; OLIVEIRA, Vladimir de . Passivos ambientais de reserva legal e área de preservação permanente das propriedade rurais que margeiam o Córrego Ajuricaba em Marechal Cândido Rondon. In: III Jornada Científica da Unioeste, 2005, Marechal Cândido Rondon. Anais, 2005. v. III. p. 1-5.
-
CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; DIAS, Luciana Fátima Lopes ; SUGUIY, Mary M Tateiwa . Sistema de resfriamento do ar na armazenagem de milho em silos. In: III Jornada Científica da Unioeste, 2005, Marechal Cândido Rondon. Anais, 2005. v. III. p. 1-6.
-
KLOSOWSKI, Luzia Hitomi Makiyama ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; CAMPOS, Alessandro Torres . Aspectos jurídicos da função social e ambiental da propridade rural. In: III Jornada Científica da Unioeste, 2005, Marechal Cândido Rondon. Anais, 2005. v. III. p. 1-6.
-
KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; CAMPOS, Alessandro Torres ; CARAMORI, Paulo Henrique ; GASPARINO, Eliane ; CAMPOS, Aloísio Torres de ; CUNHA, Antonio Ribeiro da . Índice de temperatura e umidade para a região de Umuarama - PR. In: XIV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2005, Campinas. Anais, 2005. v. XIV. p. 1-2.
-
CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; CAMPOS, Aloísio Torres de ; CAMPOS, Diogo Santos ; CUNHA, Antonio Ribeiro da . Estimativa da produção de ovos para as diversas regiões do Paraná. In: XIV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2005, Campinas. Anais, 2005. v. XIV. p. 1-2.
-
DAGA, Jacir ; CAMPOS, Alessandro Torres ; OLIVEIRA, Vladimir de ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Readequação de mata ciliar e reserva legal da propriedades que margeiam o córrego Ajuricaba, no Município de Marechal Cândido Rondon - PR. In: III Semana do Meio Ambiente, 2005, Toledo. Anais, 2005. v. 1. p. 1-4.
-
PEDROSO, Andréia Aparecida ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; CAMPOS, Aloísio Torres de ; KLOSOWSKI, Luzia Hitomi Makiyama . Atividades físicas da mão-de-obra em trabalhos agrícolas: análise energética visando à sustentabilidade de agroecossistemas. In: III Semana do Meio Ambiente, 2005, Toledo. Anais, 2005. v. 1. p. 1-4.
-
Silva, D. C. ; SANTOS, Wallacy Barbacena Rosa ; CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; GASPARINO, Eliane ; CAMPOS, Aloísio Torres de . Conforto térmico em diferentes abrigos individuais para bezerros, no período de verão. In: 42 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2005, Goiânia. Anais. Goiânia, 2005. v. 42. p. 1-3.
-
KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; CAMPOS, Alessandro Torres ; CAMPOS, Aloísio Torres de ; CUNHA, Antonio Ribeiro da . Estimativa da redução na produção de leite a partir de informações meteorológicas para a região de Maringá - PR. In: XIII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2004, Fortaleza. Anais, 2004. v. xiii. p. 1-6.
-
CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; CUNHA, Antonio Ribeiro da . Estimativas de redução da temperatura do ar através de resfriamento evaporativo, utilizando dados climáticos, para a região de Maringá - PR. In: XIII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2004, Fortaleza. Anais, 2004. v. xiii. p. 1-6.
-
CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; SANTOS, Wallacy Barbacena Rosa ; GASPARINO, Eliane ; CAMPOS, Aloísio Torres de . Distribuição de temperaturas no sentido transversal em um galpão de confinamento free-stall orientado na direção norte-sul. In: XXXI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2002, Salvador. Anais, 2002.
-
GALVANI, Emerson ; ESCOBEDO, J. F. ; CUNHA, Antonio Ribeiro da ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; ASSUNÇÃO, H. F. . Transmissividade do polietileno de baixa densidade à componente da radiação solar global. In: IV Congresso Internacional de Ingenieria Agrícola, 2001, Chillán. Anais, 2001.
-
KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; LUNARDI, Dalva Martinelli Cury ; CUNHA, Antonio Ribeiro da ; GALVANI, Emerson ; CAMPOS, Alessandro Torres . Determinação do coeficiente de Priestley-Taylor para a cultura de pimentão em ambiente protegido. In: XXX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2001, Foz do Iguaçu. Anais, 2001.
-
KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; LUNARDI, Dalva Martinelli Cury ; GALVANI, Emerson ; CUNHA, Antonio Ribeiro da ; CAMPOS, Alessandro Torres . Determinação do coeficiente de cultura do pepino para a condição de cultivo em ambiente protegido. In: XXX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2001, Foz do Iguaçu. Anais, 2001.
-
CUNHA, Antonio Ribeiro da ; ESCOBEDO, J. F. ; GALVANI, Emerson ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Comportamento da temperatura do ar e do solo em ambiente protegido cultivado com pimentão. In: XXX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2001, Foz do Iguaçu. Anais, 2001.
-
KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; LUNARDI, Dalva Martinelli Cury ; GALVANI, Emerson ; CUNHA, Antonio Ribeiro da . Consumo hídrico e coeficiente de cultura do pepino cultivado em amibente protegido. In: XII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2001, Fortaleza. Anais, 2001. v. 2. p. 425-426.
-
GALVANI, Emerson ; PEREIRA, A. B. ; ESCOBEDO, J. F. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Equations for estimation of solar irradiation on a lettuce crop in greenhouses with polyethylene. In: Agribuilding, 2001, Campinas. Anais, 2001.
-
GALVANI, Emerson ; ESCOBEDO, J. F. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; CUNHA, Antonio Ribeiro da . Avaliação da temperatura do ar e do solo e umidade reltiva do ar am ambiente protegido e a campo cultivado com cultura de pepino. In: III Congresso Brasileiro de Bioclimatologia, 2001, Maringá. Anais, 2001.
-
CUNHA, Antonio Ribeiro da ; ESCOBEDO, J. F. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; GALVANI, Emerson . Saldo de radiação e protuvidade da cultura de pimentão em ambiente protegido e campo. In: III Congresso Brasileiro de Bioclimatologia, 2001, Maringá. Anais, 2001.
-
ORTOLAN, M. L. ; CAMPOS, Alessandro Torres ; BURIN, A. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Influência de variáveis climáticas na produção de ovos, em condições de inverno, para Marechal Cândido Rondon - PR. In: 1ª Jornada científica da Unioeste, 2001, Cascavel. Anais, 2001.
-
GALVANI, Emerson ; ESCOBEDO, J. F. ; CUNHA, Antonio Ribeiro da ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Modelagem do índice de área foliar e da produtividade em cutlura de pepino em meio protegido. In: 8 Reunion Argentina de Agrometorologia, 2000, Lújna, Mendoza. Anais, 2000.
-
GALVANI, Emerson ; ESCOBEDO, J. F. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; CUNHA, Antonio Ribeiro da . Índice de área foliar da cultura de pepino em meio protegido. In: 40 Congresso Brasileiro de olericultura, 2000, São Pedro. Anais, 2000.
-
KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; BALDO, M. C. ; GALVANI, Emerson . Freqüência de ocorrência do número de dias com chuva para a região de Maringá. In: XI Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2000, Rio de Janeiro. Anais, 2000.
-
KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; LUNARDI, Dalva Martinelli Cury ; GALVANI, Emerson ; CUNHA, Antonio Ribeiro da ; CAMPOS, Alessandro Torres . Estimativa da evapotranspiração potencial em cultura de pepino sob condição de ambiente protegido e condição de campo. In: II Simpósio em energia na agricultura, 2000, Botucatu. Anais, 2000. v. 2. p. 556-563.
-
GALVANI, Emerson ; ESCOBEDO, J. F. ; CUNHA, Antonio Ribeiro da ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Índice de Área Foliar em cultura de pepino dentro e fora de casa de vegetação. In: XXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2000, Fortaleza - Ceará. Anais, 2000.
-
CUNHA, Antonio Ribeiro da ; ESCOBEDO, J. F. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; GALVANI, Emerson . Balanço de energia em cultivo protegido de pimentão. In: XI CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 2000, Rio de Janeiro. Anais, 2000.
-
CAMPOS, Alessandro Torres ; MELO, E. C. ; SILVA, J. S. E. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Desempenho energético de secador de camada fixa para café. In: II SIMPÓSIO EM ENERGIA NA AGRICULTURA, 2000, botucatu. Anais, 2000. v. 2. p. 452-457.
-
CUNHA, Antonio Ribeiro da ; ESCOBEDO, J. F. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; GALVANI, Emerson . Estimativa do fluxo de calor latente em culivo protegido de pimentão. In: Nutau, 2000, São Paulo. Anais, 2000.
-
GALVANI, Emerson ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; ESCOBEDO, J. F. ; CUNHA, Antonio Ribeiro da . Modelo de estimativa da temperatura mínima do ar para a região de Maringá - PR, Brasil. In: III Congresso Chileno de Ingenieria Agricola, 1999, Chillan. Memorias, 1999. v. 1.
-
KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; LUNARDI, Dalva Martinelli Cury ; GALVANI, Emerson ; CUNHA, Antonio Ribeiro da . Modelo de estimativa da insolação diária para Maringá - PR. In: XI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 1999, Florianópolis. Anais. São Paulo: Sonopress-rimo, 1999.
-
LUNARDI, Dalva Martinelli Cury ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; SANDANIELO, A. . Evapotranspiração máxima e coeficiente de cultura da abóbora italiana (Cucurbita pepo L.). In: XI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 1999, Florianópolis. Anais, 1999.
-
CUNHA, Antonio Ribeiro da ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; GALVANI, Emerson . Comportamento do regime pluviométrico mensal para o mucicípio de Maringá, PR. In: XI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 1999, Florianópolis. Anais, 1999.
-
GALVANI, Emerson ; ESCOBEDO, J. F. ; SILVA, M. A. A. E. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Balanço de energia em cultura de pepino (Cucumis sativus l.) em meio protegido por polietileno. In: XI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 1999, Florianópolis. Anais, 1999.
-
GALVANI, Emerson ; ESCOBEDO, J. F. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; CUNHA, Antonio Ribeiro da . Balanço de radiação de ondas curtas e albedo em cultura de pepino (Cucumis sativus L.) em meio protegido por polietileno. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 1999, Pelotas. Anais, 1999.
-
KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; LUNARDI, Dalva Martinelli Cury ; SANDANIELO, A. ; GALVANI, Emerson . Consumo de água pela cultura de abóbora (Cucurbita pepo L.). In: XXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 1999, Pelotas. Anais, 1999.
-
GALVANI, Emerson ; ESCOBEDO, J. F. ; CUNHA, Antonio Ribeiro da ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Estimativa do índice de área foliar em cultura de pepino (Cucumis sativus L.) dentro e fora de casa de vegetação em cultivos de inverno e verão. In: 44 Reunião anual da região Brasileira da sociedade internacional de biometria, 1999, Botucatu. Anais, 1999.
-
KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; BARBIERI, V. . Aplicação do modelo Soygro para estimar a produtividade de cultivares de soja. In: I Simpósio em energia na Agricultura, 1999, Botucatu. Anais, 1999. v. 1. p. 43-48.
-
GALVANI, Emerson ; PEREIRA, A. R. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Relações entre o ïndice de oscilação sul (IOS) e o total mensal de chuva em Maringá - PR. In: International Symposium Hydrological and Geochemical Processes in large Scale river Basins, 1999, Manaus. Anais, 1999.
-
GALVANI, Emerson ; PEREIRA, A. B. ; ESCOBEDO, J. F. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Estimate Models for Solar Global Irradiance, Net radiation and short waves balance on lettuce crop at greenhouses orientated to east-west and north-south directions and under external conditions. In: International congress of biometeorology and international conference on urban climatology, 1999, Sydney. Anais, 1999.
-
GALVANI, Emerson ; ESCOBEDO, J. F. ; CUNHA, Antonio Ribeiro da ; PEREIRA, A. B. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; NOVA, N. A. V. . Modelo de estimativa de evapotranspiração potencial (eto) a partir de lâmina d'água evaporado em tanque classe A. In: I Simpósio em energia na agricultura, 1999, Botucatu. Anais, 1999. v. 1. p. 127-132.
-
CUNHA, Antonio Ribeiro da ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; GALVANI, Emerson ; ESCOBEDO, J. F. ; MARTINS, Dinival . Classificação climática para o município de Botucatu, SP, segundo Köppen. In: I Simpósio em energia na agricultura, 1999, Botucatu. Anais, 1999. v. 2. p. 487-491.
-
NERY, J. T. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; BALDO, M. C. . Variabilidade das precipitações pluviométricas no Estado do Paraná. In: XII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 1997, Vitória. Anais, 1997. v. 1. p. 517-522.
-
DEFFUNE, G. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; SILVA, S. M. . Concentração e intensidade pluviométrica de Maringá-PR. In: VI Simpósio de Geografia Física Aplicada, 1995, Goiânia. Anais, 1995.
-
DEFFUNE, G. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Variabilidade mensal e interanual das precipitações pluviométricas de Maringá-PR, 1976 - 1994. In: VI Simpósio de Geografia Física Aplicada, 1995, Goiânia. Anais, 1995.
-
Barbosa, VCS ; KLOSOSWKI, ELCIO SILVÉRIO ; Almeida, K. F. . Produção de Chicória cv. Gigante Barbarella submetida a déficit hídrico. In: 9 EAICTI, 2023, CASCAVEL. Anais. Cascavel: Unioeste, 2023. v. 1.
-
Centurião, KAL ; KLOSOSWKI, ELCIO SILVÉRIO ; Villa, F. ; DA SILVA, DANIEL FERNANDES ; Graffunder, MA . Substratos no enraizamento de estacas de genótipos de pitaieira. In: 9 EAICTI, 2023, CASCAVEL. Anais. Cascavel: Unioeste, 2023. v. 1.
-
RAFAELI, A. A. ; KLOSOWSKI, E.S. . Desempenho produtivo de alface cv. Romanela submetida a déficit hídrico. In: 7 ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO DA UNIOESTE, promo, 2021, Cascavel. Anais. Cascaveç: Unioeste, 2021. v. 1. p. 1-3.
-
RAFAELI, A. A. ; KLOSOWSKI, E.S. ; Abade. M. T. R. . Desempenho produtivo de rúcula em cultivo de inverno e primavera sob telas de sombreamento. In: 6 EAICTI Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação, 2020, Cascavel. Anais. Cascavel: Unioeste, 2020. v. 1. p. 1-5.
-
SCHUBERT, D. ; Klosowski, Elcio Silvério ; Villa, F. ; SILVA, D. F. ; SILVA, G. M. ; KIAHARA, L. H. . Seleção inicial de genótipos de acerola para o oeste do Paraná, baseado em algumas características físicas do fruto. In: XIV Simpósio em Biotecnologia aplicada à Agricultura, 2019, Umuarama. Anais. Umuarama: UNIPAR, 2019. v. 1. p. 1-3.
-
VEIGA, J. F. ; Klosowski, Elcio Silvério ; SILVA, D. F. ; Villa, F. . Adubos e misturas de substratos no desenvolvimento de mudas de tango. In: XIV Simpósio em Biotecnologia aplicada à Agricultura, 2019, Umuarama. Anais. Umuarama: UNIPAR, 2019. v. 1. p. 4-6.
-
Abade. M. T. R. ; KLOSOWSKI, E.S. ; Lima, M. E. ; Coutinho, P. R. W. ; Barabasz, R. F. ; Souza, F. L. B. . MORFOMETRIA DE CULTIVARES DE RÚCULA SOB TELAS DE SOMBREAMENTO E PLENO SOL NA PRIMAVERA. In: XXI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2019, Catalão. Anais. Catalão: Universidade Federal de Goiás, 2019. v. 1.
-
Abade, M. T. R. ; KLOSOWSKI, E.S. ; CARAMORI, Paulo Henrique ; Virgens Filho, J. S. ; RICCE, W. S. ; Tsukahara, R. Y. . ESTIMATIVA DA PRODUÇÃO DE OVOS NOS CENÁRIOS DE EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA. In: XXI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2019, Catalão. Anais. Catalão: Universidade Federal de Goiás, 2019. v. 1. p. 4-6.
-
ROTILI, M. C. C. ; Villa, F. ; Klosowski, Elcio Silvério ; SILVA, D. F. ; MENEGUSSO, F. J. ; CURI, P. N. . Comportamento fenológico de cultivares de amoreira-preta. In: III CICA ? CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 2018, Toledo. Anais. Toledo: Pontificia Universidade Católica - PUC, 2018. v. 1. p. 1-3.
-
Rosanelli, S. ; Villa, F. ; SILVA, D. F. ; ROTILI, M. C. C. ; KLOSOWSKI, ELCIO SILVERIO ; Ritter, G. . QUALIDADE E OCORRÊNCIA DE MÍLDIO EM NIAGARA ROSADA CULTIVADA SOB COBERTURA PLÁSTICA E DESFOLHA. In: III CICA ? CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 2018, Toledo. Anais. Toledo: Pontificia Universidade Católica - PUC, 2018. v. 1. p. 1-3.
-
Barabasz, R. F. ; KLOSOWSKI, ELCIO SILVERIO ; Nascimento, A. S. ; Sustakowski, M. C. ; Ritt, A. L. . Crescimento e desenvolvimento de alface cv. Atalaia Frisée Roxa em sistema hidropônico no verão. In: IV Encontro anual de inciação científica, tecnológica e inovação, 2018, Cascavel. Anais. Cascavel: Unioeste, 2018. v. 1. p. 1-3.
-
Barabasz, R. F. ; KLOSOWSKI, ELCIO SILVERIO ; Abade, M. T. R. ; Kohler, T. R. ; Sustakowski, M. C. ; SILVA, G. M. . DESENVOLVIMENTO DE RÚCULA CULTIVADAS SOB TELAS DE SOMBREAMENTO E A PLENO SOL NO INVERNO. In: IX SECIAGRA, 2018, Marechal Candido Rondon. Anais. Marechal Candido Rondon: Unioeste, 2018. v. 1. p. 1-3.
-
Datsch, K. D. W. ; KLOSOWSKI, ELCIO SILVERIO ; Neres, M .A. ; Scherer, T. L. ; Nath, C. D. ; Markman, R. C. ; Costa, G. W. . Índice de Temperatura de Globo e Umidade (ITGU) para cordeiros meio sangue das raças Dorper e Santa Inês em confinamento na Região Sul. In: XXXIX Congresso Paranaense dos Estudantes de Zootecnia, 2018, Maringá. Anais. Maringá: UEM, 2018. v. 1. p. 1-3.
-
Datsch, K. D. W. ; KLOSOWSKI, ELCIO SILVERIO ; Neres, M .A. ; Costa, Patrícia Barcellos ; Markman, R. C. ; SUNAHARA, S. M. M. ; Giacomini, A. . Índice de temperatura e umidade (ITU) em ambiente de confinamento para cordeiros meio sangue das raças Dorper x Santa Inês. In: XXXIX Congresso Paranaense dos Estudantes de Zootecnia, 2018, Maringá. Anais. Maringá: UEM, 2018. v. 1. p. 1-3.
-
Datsch, K. D. W. ; Neres, M .A. ; Costa, Patrícia Barcellos ; KLOSOWSKI, ELCIO SILVERIO ; Souza, A. C. ; SILVA, S. S. . Consumo de feno de capim Tifton 85 (Cynodon spp.) inteiro ou picado para cordeiros Santa Inês x Dorper. In: IX SECIAGRA CONGRESSO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UNIOESTE, 2018, Marechal Candido Rondon. Anais. Marechal Candido Rondon: Unioeste, 2018. v. 1. p. 1-3.
-
Abade, M. T. R. ; Lima, M. E. ; Rinaldi, L. K. ; Barabasz, R. F. ; STANGARLIN, José Renato ; Klosowski, Elcio Silvério . Germinação in vitro de esporos de Albugo cândida (Pers.) Kuntz sob diferentes temperaturas. In: XXX Congresso Brasileiro de Agronomia, 2017, Fortaleza. Anais. Fortaleza, 2017. v. 1. p. 1-4.
-
Abade, M. T. R. ; Lima, M. E. ; Coutinho, P. R. W. ; Chiapetti, T. P. ; STANGARLIN, José Renato ; Klosowski, Elcio Silvério . Caracterização dos pigmentos fotossintetizantes em rúcula em ambiente sombreado e pleno sol na primavera. In: XXX Congresso Brasileiro de Agronomia, 2017, Fortaleza. Anais. Fortaleza, 2017. v. 1. p. 1-4.
-
Abade, M. T. R. ; Klosowski, Elcio Silvério ; Lima, M. E. ; Coutinho, P. R. W. ; Chiapetti, T. P. ; Cordeiro, N. K. . Caracterização dos pigmentos fotossintetizantes em cultivares de rúcula cultivada em ambiente protegido no verão. In: II Congresso Internacional de Ciências Agrárias, 2017, Toledo. Anais. Toledo: PUC-PR, 2017. v. 1. p. 1-3.
-
Barabasz, R. F. ; KLOSOWSKI, ELCIO S ; Abade, M. T. R. ; Sustakowski, M. C. ; Nascimento, A. S. . Desenvolvimento de cultivares de rúcula cultivadas sob telas de sombreamento e pleno sol no inverno. In: 3 Encontro Anual de Iniciação Científica e Tecnológica, 2017, Cascavel. anais. Cascavel: Unioeste, 2017. v. 1. p. 1-1.
-
Grunevald, D.G. ; Klosowski, Elcio Silvério ; Zambom, M. A. ; Werle, C.H. ; MARINHO, M. L. ; SILVA, S. S. . Carga Térmica de Radiação do piquete e free stall sob diferentes tipos de cobertura de céu no inverno. In: XXXVIII CONGRESSO PARANAENSE DOS ESTUDANTES DE ZOOTECNIA, 2017, Maringá. Anais. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2017. v. 1. p. 1-3.
-
Gonçalves, C. M. ; Lemos Hoepers. L. M. ; Klosowski, Elcio Silvério . Crescimento de cultivares de PETROSELINUM CRISPUM L. sob diferentes ambientes. In: II EAICTI, 2016, Cascavel. anais. Cascavel, 2011. v. 1. p. 1-3.
-
Barabasz, R. F. ; Klosowski, Elcio Silvério . Desempenho produtivo de salsa em semeadura via bandeja e semeadura direta a campo. In: II EAICTI, 2016, Cascavel. anais. Cascavel, 2016. v. 1. p. 1-3.
-
Lourenço, E. S O. ; KLOSOWSKI, ELCIO SILVERIO ; PALACIO, S. M. ; MANENTI, D. R. ; Nacke, H. ; ALMEIDA, J. C. B. . Study of the toxicity of atrazine solution treated by fenton process on seed germination of Lactuca sativa L.. In: VII Meeting on environmental applications of advanced oxidation processes, 2015, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: UFMG, 2015. v. 1. p. 1-3.
-
Lourenço, E. S O. ; KLOSOWSKI, ELCIO SILVERIO ; PALACIO, S. M. ; MANENTI, D. R. ; MENDOZA, A. A. S. ; BAES, L. . Use the reactions of fenton, artificial photo-fenton, artificial photolysis and H2O2 photolysis/UV on removal of dissolved organic carbon in water o herbicide atrazine. In: VII Meeting on environmental applications of advanced oxidation processes, 2015, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: UFMG, 2015. v. 1. p. 1-3.
-
Gonçalves, C. M. ; Barabasz, R. F. ; KLOSOWSKI, ELCIO SILVERIO . Crescimento de cultivares de alface do tipo americana produzida sob diferentes ambientes. In: I Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação - EAICTI, 2015, Cascavel. Anais. Cascavel: UNIOESTE, 2015. v. 1. p. 1-1.
-
NORETO, L. M. ; KLOSOWSKI, ELCIO SILVERIO ; COSTA, A. C. T. ; TSUTSUMI, Claudio Yuji ; FRANCO, F. A. ; Marechioro, V. S, . Acúmulo de graus-dia para cultivares de trigo cultivados em diferentes épocas de semeadura. In: XXIX Congresso Brasileiro de Agronomia, 2015, Foz do Iguaçu. Anais. Foz do Iguaçu: CONFAEAB, 2015. v. 1. p. 1-3.
-
Barabasz, R. F. ; Gonçalves, C. M. ; KLOSOWSKI, ÉLCIO SILVÉRIO . Desempenho produtivo de cultivares de alfaces do tipo americana cultivadas sob diferentes ambientes. In: I Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação - EAICTI, 2015, Cascavel. Anais. Cascavel: UNIOESTE, 2015. v. 1. p. 1-3.
-
Gonçalves, Edilaine Della Valentina ; Mendonça, H. F. C. ; Dartora, J. ; DILDEY, O. D. F. ; COLTRO-RONCATO, S. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Crescimento de plantas de rúcula 'Bella' em diferentes espaçamentos no cultivo de outono. In: VII SECIAGRA, 2014, Marechal Candido Rondon. Anais. Marechal Candido Rondon: UNIOESTE, 2014. v. 1. p. 1-3.
-
Cavalheiro, D. B. ; Chibiaqui, E. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; Echer, M. M. ; HENKEMEIER, N. P. ; Gonçalves, Edilaine Della Valentina . Produtividade da alface cv. Vanda sob diferentes doses de adubação mineral. In: VII SECIAGRA, 2014, Marechal Candido Rondon. Anais. Marechal Candido Rondon: UNIOESTE, 2014. v. 1. p. 1-3.
-
SILVA, D. F. ; Cecco, R. M. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; Villa, F. . Germinação e qualidade de mudas de espécies não convencionais de Fisális em diferentes substratos. In: IX Encontro Nacional de Substratos para Plantas, 2014, Vitória. Anais. Vitória: INCAPER, 2014. v. 1. p. 1-3.
-
GISH, J. K. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; VASCONCELOS, E. S. ; COLOMBARI, L. F. . Influência da temperatura ambiente na produção e qualidade de sêmen de suínos das raças Agroceres e HI Sadia alojados em central de inseminação. In: VI Fórum Internacional de Suinocultura, 2012, Curitiba. Anais. Concórdia: Embrapa Suínos e Aves, 2012. v. 1. p. 187-188.
-
Oliveira, Taciana Maria Moraes de ; Deimling, Jaciara Fátima ; Gaffuri, Kamyla ; TSUTSUMI, Cláudio Yuji ; Klosowski, Elcio Silvério . EFEITO DO TEMPO DE PERMANÊNCIA NA SALA DE ESPERA PARA ORDENHA SOBRE AS CONDIÇÕES FISIOLÓGICAS, DE PRODUÇÃO E COMPOSIÇÃO DO LEITE DE VACAS EM LACTAÇÃO. In: XIX EAIC, 2010, Guarapuava. Anais do XIX EAIC. GUARAPUAVA: UNICENTRO, 2010. v. 1. p. 1-4.
-
Almeida, K. F. ; KLOSOWSKI, ÉLCIO SILVÉRIO ; Abade, M. T. R. . Morfometria de mudas de chicória sob diferentes telas de sombreamento e em casa de vegetação no inverno. In: 57º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2024, Campinas. Anais. Campinas: Instituto Agronômico, 2024. v. 1. p. 1.
-
Almeida, K. F. ; Abade, M. T. R. ; KLOSOWSKI, ÉLCIO SILVÉRIO . Morfometria de mudas de chicória sob diferentes telas de sombreamento e em casa de vegetação no outono. In: 57º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2024, Campinas. Anais. Campinas: Instituto Agronômico, 2024.
-
Abade, M. T. R. ; KLOSOWSKI, ELCIO SILVERIO ; STANGARLIN, José Renato ; Barbosa de Souza, F.L. ; Lima, M. E. ; Cezário Galdino, I. L. . TEORES DE ÁCIDO ASCÓRBICO E COMPOSTOS FENÓLICOS EM RÚCULA SOB DIFERENTES AMBIENTES DE CULTIVO NO INVERNO. In: XV Seminário Anual de Iniciação Científica da UFRA, 2017, Capitão Poço. Anais. Capitão Poço: Universidade Federal Rural da Amazônia, 2017. v. 1. p. 1-2.
-
Oliveira, A. C. ; Klosowski, Elcio Silvério ; POZZA, Paulo Cesar ; Freitag, D. c. ; TSUTSUMI, Claudio Yuji ; Busanello, M. . Effect of thermal environment on physuilogical parameters of pigs. In: 34 Congresso Argentino de Producción Animal, 2011, Buenos Aires. Revista Argentina de Producción Animal. Buenos Aires: Associación Argentina de Producción Animal, 2011. v. 31. p. 181-181.
-
Oliveira, A. C. ; Klosowski, Elcio Silvério ; POZZA, Paulo Cesar ; Freitag, D. c. ; Sangali, C. P. ; Somensi, M. L. . Body temperatures and humidity and temperature index for pigs. In: 34 Congresso Argentino de Producción Animal, 2011, Buenos Aires. Revista Argentina de Producción Animal. Buenos Aires: Associación Argentina de Producción Animal, 2011. v. 31. p. 180-0180.
-
Oliveira, A. C. ; Klosowski, Elcio Silvério ; POZZA, Paulo Cesar ; Freitag, D. c. ; CASTILHA, L. D. ; Castilho, R. A. . Dietary electrolyte balances on physiological parameters of swine. In: 34 Congresso Argentino de Producción Animal, 2011, Buenos Aires. Revista Argentina de Producción Animal. Buenos Aires: Associación Argentina de Producción Animal, 2011. v. 31. p. 380-380.
-
Weirich, Carlos Eduardo ; Feiden, Aldi ; Boscolo, Wilson Rogério ; Klosowski, Elcio Silvério ; Gonçalves, Edilaine Della Valentina ; Costa, Juliane Mara . Produção de biomassa no tratamento terciário de efluente agroindustrial utilizando diferentes plantas aquáticas flutuantes. In: Congresso de Aquaciência, 2008, Maringá. Anais (CD ROM). Maringá, 2008. v. 1. p. 1-1.
-
PIANO, Liliane Maria ; SANTOS, Wallacy Barbacena Rosa ; CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; GASPARINO, Eliane ; PEIXOTO, Erika Cosendey Toledo de Mello ; CAMPOS, Aloísio Torres de . Influência do ITGu na ocupação de Stalls na bovinocultura leiteira. In: XIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2004, Londrina. Anais do XIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2004. v. xiii. p. 1-2.
-
SANTOS, Wallacy Barbacena Rosa ; PIANO, Liliane Maria ; CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; GASPARINO, Eliane . Caracterização de dois sistemas de criação de Bezerros quanto ao conforto térmico, durante o período de verão. In: XIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2004, Londrina. Anais, 2004. v. xiii. p. 1-2.
-
SANTOS, Wallacy Barbacena Rosa ; PIANO, Liliane Maria ; CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; GASPARINO, Eliane . Determinação do Índice de Temperatura de Globo e Umidade em um sistema agrosilvipastoril na região de Marechal Cândido Rondon - PR. In: XIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2004, Londrina. Anais, 2004. v. xiii. p. 1-2.
-
SANTOS, Wallacy Barbacena Rosa ; PIANO, Liliane Maria ; CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; GASPARINO, Eliane . Influência da carga térmica radiante (CTR) sobre a freqüência respiratória de bezerros holandeses, durante o período de verão. In: XIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2004, Londrina. Anais (CD ROM), 2004. v. xiii. p. 1-2.
-
COMARELLA, Camila Georgia ; CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; CARAMORI, Paulo Henrique . Estimativa da produção de ovos (PO) e do índice de temperatura e umidade (ITU) a partir de dados meteorológicos para cidades da região oeste e sudoeste do Paraná. In: XIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2004, Londrina. Anais, 2004. v. xiii. p. 1-2.
-
COMARELLA, Camila Georgia ; CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; CARAMORI, Paulo Henrique . Estimativa do declínio na produção de leite (DPL) e do índice de temperatura e umidade (ITU) a partir de dados meteorológicos para cidades da região oeste e sudoeste do Paraná. In: XIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2004, Londrina. Anais, 2004. v. xiii. p. 1-2.
-
COMARELLA, Camila Georgia ; CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; SANTOS, Wallacy Barbacena Rosa . Desempenho térmico de telhas de zinco com e sem revestimento inferior em aviários com resfriamento adiabático evaporativo. In: XII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2003, Foz do Iguaçu. Anais, 2003.
-
SANTOS, Wallacy Barbacena Rosa ; CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; GASPARINO, Eliane . Determinação da carga térmica de radiação em diferentes tipos de bezerreiros. In: XII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2003, Foz do Iguaçu. Anais, 2003.
-
AMARAL, Daniele Francine ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; CAMPOS, Alessandro Torres ; SCHERER, C. ; ROCHA, L. D. ; FULBER, Vanice Marli ; GASPARINO, Eliane . Estimativa da carga térmica de radiação em galpão para poedeiras. In: XII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2003, Foz do Iguaçu. Anais, 2003.
-
SANTOS, Wallacy Barbacena Rosa ; CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; GASPARINO, Eliane ; CAMPOS, Aloísio Torres de . Avaliação do conforto térmico em diferentes baias de um galpão de confinamento para bovinos. In: XII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2003, Foz do Iguaçu. Anais, 2003.
-
SOUZA, Nara Gracieli de ; AMARAL, Daniele Francine ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; POZZA, Paulo Cesar ; CAMPOS, Alessandro Torres ; LUCHESE, Augusto Vaghetti ; GASPARINO, Eliane . Avaliação do microambiente em galpão de gestação para suínos com baixo pé direito. In: XII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2003, Foz do Iguaçu. Anais, 2003.
-
SANTOS, Wallacy Barbacena Rosa ; NAVARINI, Franciele Clenice ; COMARELLA, Camila Georgia ; CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; GASPARINO, Eliane ; CAMPOS, Aloísio Torres de . Nível de ocupação de Stalls em função do ITGU em sistema de confinamento. In: XI Seminário de Iniciação Científica, 2003, Ouro Preto. Anais (CD ROM), 2003.
-
SANTOS, Wallacy Barbacena Rosa ; CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; GASPARINO, Eliane . Determinação da carga térmica de radiação (CTR) rm diferentes tipos de bezerreiros, para o período de inverno, na região de Marechal Cândido Rondon. In: II Encontro de Inciciação Científica - Fórum de Pesquisa da Unipar, 2003, Umuarama. Anais, 2003.
-
SANTOS, Wallacy Barbacena Rosa ; CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; GASPARINO, Eliane ; PIANO, Liliane Maria . Influência do índice de temperatura de globo e umidade (ITGU) sobre a freqüência respiratória (FR) de bezerros da raça holandesa, durante o período de verão, na região de Marechal Cândido Rondon - PR. In: II Encontro de Inciciação Científica - Fórum de Pesquisa da Unipar, 2003, Umuarama. Anais, 2003.
-
SANTOS, Wallacy Barbacena Rosa ; CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; GASPARINO, Eliane . Análise de diferentes tipos de bezerreiros quanto à carga térmica de radiação para o período de verão na região de Marechal Cândido Rondon. In: II Encontro de Inciciação Científica - Fórum de Pesquisa da Unipar, 2003, Umuarama. Anais, 2003.
-
SANTOS, Wallacy Barbacena Rosa ; CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; GASPARINO, Eliane ; CAMPOS, Diogo Santos ; PIANO, Liliane Maria . Avaliação da influência do micro ambiente térmico em uma instalação de confinamento na temperatura corpórea. In: III Encontro de Produção Científica do Cesumar, 2003, Maringá. Anais (CD ROM), 2003.
-
SANTOS, Wallacy Barbacena Rosa ; CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; GASPARINO, Eliane ; CAMPOS, Aloísio Torres de ; COMARELLA, Camila Georgia ; PIANO, Liliane Maria . Efeito do ambiente térmico em sala de ordenha modelo espinha de peixe, na produção de vacas holandesas. In: III Encontro de Produção Científica do Cesumar, 2003, Maringá. Anais (CD ROM), 2003.
-
AMARAL, Daniele Francine ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; CAMPOS, Alessandro Torres ; POZZA, Paulo Cesar ; GASPARINO, Eliane . Comparação do índice de temperatura de globo e umidade para diferentes posicionamentos em galpão de gestação para suínos. In: XI Seminário de Iniciação Científica, 2003, Ouro Preto. Anais, 2003. v. XI. p. 1-2.
-
SCHERER, C. ; AMARAL, Daniele Francine ; ROCHA, L. D. ; MALLAMANN, P. ; BEBICE, A. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; GASPARINO, Eliane . Avaliação da temperatura da água em dois sistemas de bebedouros para aves poedeiras em Marechal Cândido Rondon-PR. In: XI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2002, Maringá. Anais, 2002.
-
COMARELLA, Camila Georgia ; SANTOS, Wallacy Barbacena Rosa ; GUERREIRO, Paola Kiara ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; CAMPOS, Aloísio Torres de ; CAMPOS, Alessandro Torres ; GASPARINO, Eliane . Avaliação térmica de telhas de barro e cimento amianto em modelos de aviário em escala reduzida na região de Marechal Cândido Rondon-PR. In: XI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2002, Maringá. Anais, 2002.
-
COMARELLA, Camila Georgia ; ZANELLA, A. ; SANTOS, Wallacy Barbacena Rosa ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; CAMPOS, Aloísio Torres de ; GASPARINO, Eliane . Avaliação da homogeneidade térmica em aviário climatizado. In: XI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2002, Maringá. Anais, 2002.
-
SANTOS, A. L. ; GRANZOTTO, F. ; GASPARINO, Eliane ; MAFFEI, E. M. D. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; CAMPOS, Alessandro Torres ; SOUZA, I. ; GASPARINO, D. . Determinação do número cromossômico meiótico de duas espécies de coleópteros: coccinellinae na região de Marechal Cândido Rondon -PR. In: 48 Congresso Nacional de Genética, 2002, Águas de Lindóia. Anais, 2002.
-
MACHADO, M. R. F. ; GASPARINO, Eliane ; TEIXEIRA, N. M. ; CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; SOARES, M. A. M. ; SOUZA, I. ; GASPARINO, D. ; GUERREIRO, Paola Kiara . Estudo de fatores genéticos e de ambiente que influenciam o período de lactação de vacas mestiças à primeira cria. In: 48 Congresso Nacional de Genética, 2002, Águas de Lindóia. Anais, 2002.
-
GASPARINO, Eliane ; EUCLYDES, R. F. ; ATTORRES, R. ; LOPES, P. S. ; CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; SOARES, M. A. M. ; SOUZA, I. . Uso de fatores de ponderação para características em diferentes métodos de seleção. In: 48 Congresso Nacional de Genética, 2002, Águas de Lindóia. Anais, 2002.
-
SOARES, M. A. M. ; GASPARINO, Eliane ; MILAGRES, N. T. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; CAMPOS, Alessandro Torres ; GASPARINO, D. ; GUERREIRO, Paola Kiara . Estimativas de parâmetros genéticos em vacas mestiças (EZ) de pimeiria cria. In: 48 Congresso Nacional de Genética, 2002, Águas de Lindóia. Anais, 2002.
-
GASPARINO, Eliane ; MAFFEI, E. M. D. ; PIETROWSKI, V. ; SANTOS, A. L. ; GRANZOTTO, F. ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; CAMPOS, Alessandro Torres ; GASPARINO, D. . Avaliação citogenética de duas espécies de coleópteros: coccinellinea ocorrentes em Marechal Cândido Rondon _ PR. In: VI Encontro Paranaense de genética, 2002, Curitiba. Anais, 2002.
-
MACHADO, M. R. F. ; GASPARINO, Eliane ; TEIXEIRA, N. M. ; CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; SOARES, M. A. M. ; SOUZA, I. ; GASPARINO, D. . Efeito dos fatores de ambiente e genético sobre o período de serviço e período seco em vacas metiças à primeira cria. In: VI Encontro Paranaense de genética, 2002, Curitiba. Anais, 2002.
-
LEAL, Dolores Maria Valentini ; GUERREIRO, Paola Kiara ; FULBER, Vanice Marli ; GASPARINO, Eliane ; CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Levantamento do método de filetagem e destino do couro de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) na região de Marechal Cândido Rondon -Oeste do Paraná. In: 2º Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2002, São Carlos. Anais, 2002. v. 1. p. 47-47.
-
FULBER, Vanice Marli ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; CAMPOS, Alessandro Torres ; GASPARINO, D. ; GUERREIRO, Paola Kiara ; MACHADO, M. R. F. ; GASPARINO, Eliane . Avaliação da herdabilidade, correlações genéticas, fenotípicas e de ambiente para produção de leite, idade ao primeiro parto e período de lactação em vacas mestiças de primeira cria. In: 2º Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2002, São Carlos. Anais, 2002. v. 01. p. 92-92.
-
SAGLIETTI, José Roberto Correa ; CAMPOS, Alessandro Torres ; BUENO, O. C. ; CAMPOS, Aloísio Torres de ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Impacto da utilização de fertilizante orgânico no consumo de energia direta para o estabelecimento da cultura da alfafa. In: Encontro Internacional sobre agroecologia e desenvolvimento sustentável, 2001, Botucatu. Anais, 2001.
-
SILVA, Nardel Luiz Soares da ; ZONIN, W. J. ; LOPES, M. C. ; CAMPOS, Alessandro Torres ; KLOSOWSKI, Elcio Silvério ; GONÇLAVES JR, A. C. ; LUCHESE, Eduardo Bernardi ; STANGARLIN, M. J. ; STANGARLIN, José Renato ; BECKER, G. ; BRUNETTO, P. . Conversão de sistemas de produção de hortaliças convencionais em sistemas de produção orgânicos. In: Seminário de Extensão universitária da região sul, 2000, Santa Maria. Anais, 2000.
Outras produções
KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Revisor de artigos científicos VI Encontro Regional de Agronomia: Inovações agronômicas para a sustentabilidade. 2013.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Patrimônio natural dos Campos Gerais do Paraná - Alguns aspectos do clima dos Campos Gerais. 2007.
KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Estimativa da produtividade da soja na fazenda experimental Gralha Azul da PUC/PR utilizando totais acumulados de chuva, trabalho de autoria de Roberto Fendrich submetido à Scientia Agraria Paranaensis. 2002.
KARVATTE JUNIOR, N. ; ALVES, F. V. ; Klosowski, Elcio Silvério ; ALMEIDA, R. G. ; TSUTSUMI, Claudio Yuji ; Oliveira, C. C. . Microclima e índices de conforto térmico em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. 2016. (Documentos).
KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Curso de atualização na área de formação básica e geral e área profissional de agronomia. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Tecnologia na Agricultura Orgânica. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Tecnologia de produção em ambiente protegido. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Atualização na área de formação básica e geral e área de formação profissional de agronomia - Agrometeorologia. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Determinação do Consumo de água em cultura de pimentão) Capsicum annuum L.) em ambiente protegido. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Atualização na área de formação básica e geral e área profissional de agronomia - Agrometeorologia. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Precipitação: formas, estágios de desenvolvimento, tipos, instrumentos de medida, medidas e variabilidade. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Precipitação: princípios físicos e medidas. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Precipitação: formas, estágios de desenvolvimento, tipos, instrumentos de medida, medidas e variabilidade. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
KLOSOWSKI, Elcio Silvério . Precipitação: princípios físicos e tipos. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2008 - Atual
SIMULAÇÃO DOS IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS SOBRE OS SETORES DE AGROPECUÁRIA, FLORESTA E ENERGIA, Descrição: O ambiente climático exerce efeitos diretos e indiretos sobre a produção animal. Portanto, o objetivo deste projeto será estimar e simular variações decorrentes de mudanças climáticas no Índice de Temperatura e Umidade, bem como no índice de temperatura equivalente empregado na bovinocultura de leite. A partir de dados climatológicos é possível, também, estimar: a redução na produção de leite e a produção de ovos individual por ave. Estes índices, assim como os parâmetros de produção animal podem ser estimados a partir de dados pontuais ou de valores de normais climatológicas. Neste trabalho, os valores horários de temperatura do ar, umidade relativa do ar e de velocidade do vento serão utilizados para estimativa e projeções de alteração no Índice de Temperatura e Umidade e no Índice de Temperatura Equivalente para bovinocultura de leite. Os valores mensais serão utilizados para a estimativa e projeções para redução na produção de leite e na produção de ovos. Desta forma, pretende-se utilizar o banco de dados climáticos de temperatura e umidade relativa do ar e velocidade do vento gerado pela rede de Estações Climatológicas do IAPAR, instaladas no Estado do Paraná.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elcio Silvério Klosowski - Coordenador / Leocadio Grodzki - Integrante / Flávio André Cecchini Deppe - Integrante / Jorim Sousa das Virgens Filho - Integrante / Rodrigo Yoiti Tsukahara - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2006 - Atual
Ambiência e conforto térmico na produção vegetal e animal na região Oeste do Paraná, Descrição: A Região Oeste do Paraná se destaca pela utilização de instalações para produção vegetal (ambiente protegido) e de confinamento para animais, possuindo, em sua maioria, pequenas e médias propriedades, apresentando, porém, enorme deficiência de informações e estudos dirigidos à caracterização ambiental e ao conforto térmico destas construções. Desta forma o projeto visa desenvolver e promover a formação de pesquisadores, nos níveis de graduação e pós-graduação, com o engajamento de acadêmicos em pesquisas e divulgar nos meios de comunicação e publicações técnicas, recomendações visando à maximização do conforto ambiental. O objetivo principal do projeto é o de pesquisar a interação entre o ambiente climático e instalações, caracterizando as condições ambientais e propondo soluções viáveis, buscando, principalmente, ao acondicionamento térmico natural e máximo aproveitamento de recursos e do uso de energia em instalações climatizadas. Portanto, se busca metodologias, técnicas e equipamentos específicos, que venham a proporcionar máximo conforto térmico sem expressivas alterações no custo de produção. Bem como o estudo térmico e de eficiência de instalações e equipamentos para secagem e armazenagem de forma a conservar adequadamente produtos agrícolas. Caracterização da produção de resíduos e proposição de sistemas para tratamento, disposição e reutilização destes. Desta forma alertando a sociedade sobre os problemas e riscos envolvidos no uso indiscriminado de recursos naturais na produção vegetal e criação animal, com vistas à redução do impacto ambiental e buscando a sustentabilidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Elcio Silvério Klosowski - Coordenador / Alessandro Torres Campos - Integrante / Paulo Cesar Pozza - Integrante / Armin Feiden - Integrante / Isabel Tamara Pedron - Integrante / Ricardo Vianna Nunes - Integrante / Cleber Furlanetto - Integrante / Franciele Clenice Navarini - Integrante / Vera Lúcia Greco Syperreck - Integrante / Cláudio Yuji Tsutsumi - Integrante / Vandeir Francisco Guimarâes - Integrante / Ubirajara Contro Malavasi - Integrante / Adriana Maria de Grandi - Integrante / Luiz Daniel Giusti Bruno - Integrante / Cleiton Pagliari Sangali - Integrante / Débora Cristiane Freitag - Integrante / Aparecida da Costa Oliveira - Integrante / Márcia de Moraes Echer - Integrante / Taciana Maria Moraes de Oliveira - Integrante / Aldi Feiden - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 34
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Ciências Agrárias, Marechal Cândido Rondon. , RUA PERNMANBUCO, 1777, CENTRO, 85960000 - Marechal Cândido Rondon, PR - Brasil, Telefone: (45) 32847871, Fax: (45) 32847878, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - Atual
Universidade Estadual do Oeste do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado C, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor Associado Nível C conforme Portaria número 2706/2013-GRE
2000 - Atual
Universidade Estadual do Oeste do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2013
Universidade Estadual do Oeste do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Centro de Ciências Agrárias, Campus de Marechal Candido Rondon
Atividades
-
06/2022
Direção e administração, Reitoria, Campus Universitário de Marechal Candido Rondon.,Cargo ou função, Coordenador de Estágio Supervisionado I - Vivência do Curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias, Portaria 064/2022-CCA de 03 de junho de 2022.
-
09/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Extensão do CCA (Portaria número 28/2019-CCa de 16 de setembro de 2019).
-
08/2018
Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Suplente da Coordenação do Curso de Agronomia - CCA, Portaria número 3659/2018-GRE de 07 de agosto de 2018..
-
02/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Membro do Conselho do Centro (Portaria número 02/2016-CCA de 17 de fevereiro de 2016)..
-
04/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação e Seleção de Bolsas do Programa de Pós-graduação em Agronomia conforme Portaria número 20/2013-CCA de 30 de abril de 2013.
-
04/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Membro ca Comissão Pedagógica, de Seleção e de Bolsas do Programa de Pós-graduação em Agronomia - Portaria número 20/2013-CCA de 30 de abril de 2013.
-
01/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Curso de Agonomia (Portaria número 11/2013-CCA de 07 de março de 2013).
-
01/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Agronomia ( Portaria número 18/2013-CCA de 22 de abril de 2013).
-
02/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Membro da comissão de recebimento de equipamentos - Convênio Pró-equipamentos 056/2010-CAPES.
-
10/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Membro do Comitê Assessor Especial para Avaliação Interna das propostas de cursos novos - APCNs - CAPES - Representante do Programa de Zootecnia.
-
03/2001
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Agrárias.,Linhas de pesquisa
-
05/2000
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Climatologia, Bioclimatologia, Agrometeorologia, Biologia geral
-
02/2021 - 12/2021
Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Coordenador Especial do Curso de Agronomia - Portaria 0440/2021 - GRE de 22 de fevereiro de 2021.
-
10/2018 - 09/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Extensão do Centro de Ciências Agrárias - CCA, Portaria número 74/2018-CCA de 03 de outubro de 2018.
-
09/2017 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Extensão do Centro de Ciências Agrárias do Campus de Marechal Candido Rondon (Portaria n. 4202/2017-GRE de 12 de setembro de 2017).
-
10/2015 - 09/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Extensão do Centro de Ciências Agrárias do Campus de Marechal Candido Rondon (Portaria número 3826/2015-GRE de 12/09/2015).
-
03/2017 - 03/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Comissão para revisão de avaliação escrita.
-
02/2015 - 02/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Comissão de avaliação de desempenho do Centro de Ciências Agrárias - Unioeste (Portaria n. 58/2014-CCA de 11 de dezembro de 2014).
-
01/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do curso de Agronomia (Portaria número 84/2012-CCA de 22 de agosto de 2012).
-
01/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Agronomia (Portaria número 75/2012-CCA de 06 de fevereiro de 2012).
-
01/2011 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Membro ca Comissão de Avaliação e Seleção de Bolsas do Programa de Pós-graduação em Agronomia conforme Portaria número 08/2011-CCA de 23 de fevereiro de 2011.
-
06/2011 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Membro da Comissão Pedagógica, de Seleção e de Bolsas do Programa de Pós-graduação em Agronomia - Mestrado e Doutorado (Portaria número 29/2011-CCA de 16 de junho de 2011.
-
03/2011 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Membro do colegiado do Programa de Pós-graduação em Agronomia (Portaria 11/2011-CCA de 14 de fevereiro de 2011).
-
02/2011 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Membro da comissão para elaboração do Regulamento deo Tabalho de Conclusão de Curso do Curso de Agronomia - Portaria 25/2011-CCA de 20 de fevereiro de 2011.
-
02/2011 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Graduação em Agronomia (Portaria 09/2011-CCA de 17 de março de 2011).
-
04/2009 - 03/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Pesquisa do Centro de Ciências Agrárias.
-
07/2010 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Portaria 46/2010-CCA de 05 de julho de 2010).
-
03/2010 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Zootecnia (Portaria 49/2010-CCA de 03 de agosto de 2010).
-
02/2010 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação e Seleção de Bolsas do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Agronomia.
-
02/2010 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Membro do colegiado do Curso de Graduação em Agronomia (Portaria 51/2010-CCA de 14 de setembro de 2010).
-
08/2009 - 08/2010
Extensão universitária , Centro de Ciências Agrárias.,Atividade de extensão realizada, Projeto de extensão: Estratégias de produtividade e qualidade na cadeia produtiva do leite na agricultura familiar nas regiões oeste e sudoeste do Paraná.
-
06/2009 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Membro da Comissão para elaboração do Planejamento Estratégico do Centro de Ciências Agrárias.
-
05/2009 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Membro da comissão de avaliação e seleção de bolsas do Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Mestrado e Doutorado.
-
11/2009 - 11/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção de Candidatos ao Programa de Pós-graduação stricto sensu em Zootecnia.
-
08/2007 - 07/2009
Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Suplente de coordenação do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia.
-
05/2009 - 05/2009
Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.
-
02/2008 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Membro da Comissão para Elaboração do Projeto do Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Nível Doutorado.
-
05/2007 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Portaria 015/2007-CCA).
-
04/2007 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Membro efetivo do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Agronomia (Portaria 014/2007-CCA).
-
03/2004 - 12/2006
Ensino, Programa de Pós-graduação em Agronomia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pré-Processamento de grãos
1995 - 2000
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro agrônomo, Carga horária: 40
1994 - 1997
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador da Estação Climatológica Principa, Carga horária: 20
1991 - 1995
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Plotador de dados meteorológicos, Carga horária: 40
1986 - 1991
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Observador meteorológico, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Elcio Silvério Klosowski e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?