Tereza Maria Pacheco Forato

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Lingua e Literatura Francesa pela Universidade de Brasília(1976), especialização em Especialização Em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Toledo Ata(1996), aperfeicoamento em Cours de Vocabulaire Conversation Civilisation Étu pela Azurlingua Organisme de Linguistique Appliquée(1991), aperfeicoamento em Stage de Formation Des Professeurs de Français Lan pelo Associação de Cultura Franco Brasileira(1976), aperfeicoamento em Nancy I pelo Associação de Cultura Franco Brasileira(1979), aperfeicoamento em Dalf Diplôme Approfondi de Langue Française pela Aliança Francesa(1996), aperfeicoamento em Certificat Pratique Du Français Commercial Et Econ pela Aliança Francesa(1992), aperfeicoamento em A Tradução Vivida pelo Associação de Cultura Franco Brasileira(1976), aperfeicoamento em Traduction Portugais Français Français Portugais pelo Associação de Cultura Franco Brasileira(1975) e aperfeicoamento em Monitoria Em Língua Portuguesa pela Universidade de Brasília(1973). Atualmente é professor da Faculdades Thathi e administração e ensino do francês da Connexion Française. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada.

Informações coletadas do Lattes em 13/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa

1995 - 1996

Centro Universitário Toledo Ata

Aperfeiçoamento em Dalf Diplôme Approfondi de Langue Française

1996 - 1996

Aliança Francesa
Ano de finalização: 1996;

Aperfeiçoamento em Certificat Pratique Du Français Commercial Et Econ

1992 - 1992

Aliança Francesa
Ano de finalização: 1992;

Aperfeiçoamento em Cours de Vocabulaire Conversation Civilisation Étu

1991 - 1991

Azurlingua Organisme de Linguistique Appliquée
Ano de finalização: 1991;

Aperfeiçoamento em Nancy I

1979 - 1979

Associação de Cultura Franco Brasileira
Ano de finalização: 1979;

Aperfeiçoamento em Stage de Formation Des Professeurs de Français Lan

1976 - 1976

Associação de Cultura Franco Brasileira
Ano de finalização: 1976;

Aperfeiçoamento em A Tradução Vivida

1976 - 1976

Associação de Cultura Franco Brasileira
Ano de finalização: 1976;

Aperfeiçoamento em Traduction Portugais Français Français Portugais

1975 - 1975

Associação de Cultura Franco Brasileira
Ano de finalização: 1975;

Aperfeiçoamento em Monitoria Em Língua Portuguesa

1973 - 1973

Universidade de Brasília
Ano de finalização: 1973;

Graduação em Licenciatura Plena Em Lingua e Literatura Francesa

1972 - 1976

Universidade de Brasília

Formação complementar

1977 - 1977

Extensão universitária em Semana André Malraux. (Carga horária: 15h). , Universidade de Brasília, UNB, Brasil.

1974 - 1975

Aperfeiçoamento Em Metodologias Específicas de Iº. (Carga horária: 530h). , Centro de Ensino Unificado de Brasília Faculdade de Educação do Distrito Fe, CEUB, Brasil.

1974 - 1974

Extensão universitária em Panorama das Artes Visuais. (Carga horária: 12h). , Universidade de Brasília, UNB, Brasil.

1974 - 1974

Extensão universitária em Semana de Estudos Kantianos. , Universidade de Brasília, UNB, Brasil.

1971 - 1971

Extensão universitária em Seminário de Comunicação. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Ensino de Línguas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Participação em eventos

Le Français et les Amériques. VIII Congresso Nacional dos professores de Francês - Le Français et les Amériques. 1987. (Congresso).

Curso de Metodologia - Língua Francesa.Participação com instrutota do Curso de Metodologia e uso da língua francesa . 1978. (Outra).

Metodologia e uso da Língua francesa.Palestra sobre a utilização dos Exercícios Estruturais em classe de língua estrangeira. 1977. (Encontro).

Histórico profissional

Experiência profissional

2005 - Atual

Faculdades Thathi

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 5

Atividades

  • 08/2005

    Ensino, Administraçao, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Língua francesa

1980 - 1980

Abdo S Raal S C Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora de língua francesa

1980 - Atual

Connexion Française

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: administração e ensino do francês, Carga horária: 18

Atividades

  • 03/1980

    Direção e administração, Connexion Française, Connexion Française.,Cargo ou função, coordenador de curso.

  • 03/1980

    Direção e administração, Connexion Française, Connexion Française.,Cargo ou função, professora de francês e português.

  • 03/1980

    Ensino, Língua Francesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua francesa

  • 03/1980

    Serviços técnicos especializados , Connexion Française, Connexion Française.,Serviço realizado, Traducões.

1979 - 1979

Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora de francês para os engenheiros integrantes da construção de hidroelétrica com a colaboração técnica da França

Atividades

  • 04/1979 - 08/1979

    Ensino, Língua francesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Francesa

1974 - 1979

Fundação Educacional do Distrito Federal

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor classe "C", Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de IºGrau, ensinando Língua Portuguesa, no Centro de Ensino de Sobradinho - DF Professora de Francês, no Centro Interescolar de Línguas, no Plano Piloto - DF Coordenação de estágios, treinamento de professores, aresentação de trabalhos - Centro Interescolar de Línguas- DF.

Atividades

  • 02/1979 - 02/1979

    Estágios , Centro Interescolar de Línguas, Elefante Branco.,Estágio realizado, Fevereiro de 1979 - Metodologia de ensino, fonética e civilização francesa.

  • 02/1978 - 02/1978

    Estágios , Centro Interescolar de Línguas, Elefante Branco.,Estágio realizado, Novos Métodos de Ensino da Língua Francesa.

  • 02/1978 - 02/1978

    Treinamentos ministrados , Centro Interescolar de Línguas, Elefante Branco.,Treinamentos ministrados, Metodologia e uso da língua francesa

  • 02/1976 - 02/1976

    Estágios , Centro Interescolar de Línguas, Elefante Branco.,Estágio realizado, Metodologia de Ensino, fonética e civilização Francesa.

1974 - 1979

Associação de Cultura Franco Brasileira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor celetista, Carga horária: 10

Atividades

  • 03/1974 - 07/1979

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua francesa