juliana Horta de Assis Pinto

Coordenadora do curso de graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora do Programa de Extensão CBGCom. Colíder do #FOLKCoLAB - Colaboratório de pesquisas e práticas sobre Folksonomia e Sistemas Híbridos de Organização do Conhecimento. Membro do Grupo de Pesquisa Organização do Conhecimento para Recuperação da Informação (GPOCRI) da UNIRIO. Atuou como membro da International Network for Social Network Analysis (INSNA) e da International Society for Knowledge Organization (ISKO). Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em Biblioteconomia/Gestão da Informação pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG. Possui interesses em: Organização da Informação e do conhecimento; Análise de Redes Sociais (SNA); Representação e recuperação da informação em contextos dinâmicos; Semiótica e Filosofia da linguagem; Web inferencial e Tecnologias educativas.

Informações coletadas do Lattes em 30/05/2022

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Informação

2011 - 2015

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A interoperabilidade a partir de consensos e semânticas emergentes: um modelo para elaboração e atualização de sistemas de organização do conhecimento
Maria Aparecida Moura. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Consenso; Interoperabilidade semântica; ISO 25964; Folksonomias; Redes sociais; Semiótica. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Ciências da Informação

2009 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Indicadores de qualidade da informação em sistemas baseados em folksonomia: uma abordagem semiótica.,Ano de Obtenção: 2011
Maria Aparecida Moura.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Qualidade da informação; Semiótica; Colaboração; Redes sociais digitais; Folksonomias; Metadados. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Biblioteconomia

2003 - 2008

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2021 -

Francês. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2013 - 2013

Desenho instrucional e Educação a Distância. (Carga horária: 3h). , Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG, CAED, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Formação técnico-pedagógica para tutores. (Carga horária: 90h). , Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG, CAED, Brasil.

2012 - 2012

Treinamento Scopus e ScienceDirect. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2012 - 2012

Building meaningful ontologies and other KOS. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2012 - 2012

Treinamento Avançado Scopus: Dados bibliométricos. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2011 - 2011

Treinamento portal de periódicos da CAPES. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2011 - 2011

Formação em Docência do Ensino Superior. (Carga horária: 60h). , Faculdade de Educação da UFMG, FAE, Brasil.

2008 - 2009

Inglês Intermediário. (Carga horária: 180h). , Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG, CENEX/FALE, Brasil.

2008 - 2008

Catalogação bibliográfica em formato MARC. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.

2006 - 2007

Inglês Básico. (Carga horária: 180h). , Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG, CENEX/FALE, Brasil.

2006 - 2006

Treinamento plataforma Moodle. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia/Especialidade: Organização da informação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ASSIS, JULIANA DE ; SANTOS, R. F. ; CARVALHO, A. M. F. . Concurso para Professor Adjunto da área de Informação, Gestão e Tecnologias. 2020. (Concurso).

ASSIS, Juliana de. ; SANTOS, R. F. . I Ciclo de debates e palestras sobre folksonomias e sistemas colaborativos. 2020. (Outro).

ASSIS, Juliana de. ; SANTOS, R. F. ; FREIRE, G. H. A. . Evento de comemoração dos 10 anos do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da UFRJ - Campus Cidade Universitária. 2020. (Outro).

MIRANDA, M. L. C. ; ASSIS, JULIANA DE . III Fórum de Organização do Conhecimento (FOCO) + V Colóquio de Organização do Conhecimento (COC). 2019. (Congresso).

ASSIS, Juliana de. ; Fidalgo, Lúcia. . Evento de comemoração dos 10 anos do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da UFRJ - Campus Praia Vermelha. 2016. (Outro).

DA ; ASSIS, Juliana de. ; MENDES, K. I. . VIII EREBD (Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação Ciência e Gestão da Informação).. 2007. (Outro).

Programa Conexões de Saberes ; ASSIS, Juliana de. . I Seminário Regional do Programa Conexões de Saberes na Universidade Federal de Minas Gerais.. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

9 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU). Ciência em rede: práticas de extensão universitária em prol da comunicação e divulgação científica no ciberespaço. 2021. (Congresso).

Seminário de Organização do Conhecimento (SEMOC). 2021. (Seminário).

III Fórum de Organização do Conhecimento (FOCO) + V Colóquio de Organização do Conhecimento (COC).Contribuições da Análise de Redes Semânticas para a Organização do Conhecimento face às suas questões éticas. 2019. (Encontro).

X Semana de Integração Acadêmica (SIAC).Evasão e retenção no curso de graduação em Biblioteconomia da UFRJ. 2019. (Seminário).

II Fórum de Organização do Conhecimento.Dimensões socioculturais da Organização do Conhecimento: desafios e possibilidades. 2018. (Seminário).

VII Semana de Integração Acadêmica.O Grafitti como Fonte de Informação e como Elemento de Construção da Identidade Cultural no Contexto Urbano. 2016. (Seminário).

VII Semana de Integração Acadêmica.O Potencial das Comunidades Virtuais de Prática na Indexação de Filmes. 2016. (Seminário).

X EDICIC (Encontro da Associação de Educação e Pesquisa em Ciência da Informação da Iberoamérica e Caribe). Patrimônio, mediações sociais e tecnologia: diálogos interdisciplinares. 2016. (Congresso).

XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias.A Biblioteca Universitária como Agente de Sustentabilidade Institucional. 2016. (Seminário).

XVII ENANCIB (Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação).Modelos de Mapeamento Propostos na Norma ISO 25964: Desafios para a Consolidação de Redes Metaconceituais. 2016. (Encontro).

II Semana de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação.Fontes e representações alternativas. 2015. (Encontro).

XVI ENANCIB (Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação).Consenso e garantia em contexto digital: entre as interoperabilidades efetivas e possíveis. 2015. (Encontro).

13th International ISKO Conference : Knowledge Organization in the 21st Century: Between Historical Patterns and Future Prospects.. Consensus analysis on the development of meta-languages: study of biotechnologys semantic domain. 2014. (Congresso).

XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU).Bibliotecas universitárias e o acesso público à informação: articulando leis, tecnologias, práticas e gestão. 2014. (Seminário).

II ISKO Brasil (Congresso Brasileiro em Representação e Organização do Conhecimento). A norma ISO 25964 e a semântica latente das folksonomias: a interoperabilidade semântica em questão. 2013. (Congresso).

V Seminário Internacional de Educação a Distância: Meios, Atores e Processos. 2013. (Seminário).

XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB). 2013. (Encontro).

XXXV ENEBD Encontro Nacional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação.Parecerista/Avaliador. 2012. (Encontro).

Ciclo de palestras "Análise de redes sociais: uma sociologia neoestrutural" proferidas pelo Prof. Emmanuel Lazega. 2011. (Outra).

XII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB).Indicadores de Qualidade da Informação em Sistemas Baseados em Folksonomia: uma abordagem semiótica. 2011. (Encontro).

Seminário sobre redes sociais contemporâneas. 2010. (Seminário).

XVII Semana de Iniciação científica da Universidade Federal de Minas Gerais.Informação, Redes sociais e Folksonomias: metodologias de organização e recuperação das informações audiovisuais em ambientes digitais. 2008. (Encontro).

III Seminário Conexões de Saberes na UFMG.Dois anos de diálogo entre a universidade e as comunidades populares: uma balanço.. 2007. (Seminário).

XI Semana da graduação da UFMG.Estruturação e apoio às atividades curriculares do ensino acadêmico da área de organização da informação em contextos digitais.. 2007. (Outra).

Encontro de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais.Programa Conexões de Saberes: Diálogos entre a universidade e as comunidades populares.. 2006. (Encontro).

II Seminário Nacional do Programa Conexões de Saberes..Programa Conexões de Saberes na UFMG.. 2006. (Seminário).

XXIX ENEBD Encontro Nacional de estudantes de Biblioteconomia, Ciência da Informação e Documentação.. 2006. (Encontro).

I Seminário Nacional do Programa Conexões de Saberes..Projeto: Juventude de Contagem em Movimento.. 2005. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Maria da Glória Galembeck

SILVA, M. C. R. B.; GALINDO, F.; SILVA, A. C.; SANTOS, P. P.;ASSIS, Juliana de.. O discurso da Força Aérea Brasileira como construção de poder: grandes eventos de 2012 a 2016. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais) - Universidade da Força Aérea.

Aluno: Mardochée Ogecime

MOURA, M. A.; FROTA, M. G. C.; MARQUES, R. M.; SALDANHA, G. S.;ASSIS, Juliana de.. (Re)Pensando a sociedade da informação e do conhecimento na periferia: um estudo de caso do Haiti. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lorena Tavares de Paula

MOURA, M. A.ASSIS, Juliana de.; ALVARENGA, Lídia; VENANCIO, L. S.; SOUZA, T. F. C.. Nanopublicação e indexação: interlocuções semânticas, pragmáticas e discursivas em aplicações metodológicas. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rosana Matos da Silva Trivelato

MOURA, M. A.; SILVEIRA, F. J.; GUEDES, R. M.;ASSIS, Juliana de.. A luta das mulheres tem muitos nomes: os sistemas de organização do conhecimento frente a uma emergência conceitual. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Danielle Carvalho de Oliveira

SALDANHA, G. S.; CALIL JUNIOR, A.;ASSIS, Juliana de.. A construção da identidade negra na biblioteca escolar do Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus São Gonçalo: potencialidades abertas pela pesquisa bibliográfica em ação cultural na contemporaneidade. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Biblioteconomia (PPGB)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Pedrosa Martiniano Nascimento

OLIVEIRA, Elânia de.;ASSIS, Juliana de.. A literatura afro-brasileira na escola: propostas para o uso na biblioteca escolar. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Básica) - Faculdade de Educação da UFMG.

Aluno: Rita Miranda Soares

PINTO, Maria José.;ASSIS, Juliana de.. Oficina literária étnico-racial no espaço da biblioteca escolar. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Básica) - Faculdade de Educação da UFMG.

Aluno: Gustavo Pessoa

SAMPAIO, D. B.; FELIPE, C. B. M.;ASSIS, JULIANA DE. Mapa conceitual: a representação da cultura queer aplicada. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabiana Guimarães Coutinho

SANTOS, R. F.;ASSIS, JULIANA DE; FELIPE, C. B. M.. Práticas biblioteconômicas em plataformas de streaming: perspectivas para a atuação do(a) profissional da informação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Anna Clara Bezerra Barbosa

FELIPE, C. B. M.;ASSIS, Juliana de.; SANTOS, R. F.. Uma proposta de política de indexação de imagens em movimento para plataformas de streaming. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Tamires Fonseca Carvalho

SANTOS, R. F.;ASSIS, Juliana de.; FELIPE, C. B. M.. Folksonomia e Representação Colaborativa da Informação em Plataformas de Jogos Digitais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe da Silva Torres

SANTOS, R. F.;ASSIS, Juliana de.; FREITAS, D. P.. Contributos da Organização e Representação da Informação e do Conhecimento em ambientes web: um estudo de caso no Memória Globo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciano Gonçalves de Souza Filho

FREIRE, G. H. A.; SANTOS, R. F.;ASSIS, Juliana de.. Divulgação científica nas redes sociais: Informação a um tweet de distância. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Kaísa de Souza Morgado

FREITAS, D. P.; SANTOS, R. F.;ASSIS, Juliana de.; CARVALHO, A. M. F.. Aplicações da Inteligência Artificial na Recuperação da Informação em plataformas de streaming: um estudo de caso na Netflix. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Dacia Ramos da Rocha

ASSIS, Juliana de.; MALLMANN, Patrícia.. Representação da mulher bruxa no Instagram: uma análise por meio da Folksonomia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcia Farias Lopes Silva

FREIRE, G. H. A.; SANTOS, M. J. V. C.;ASSIS, Juliana de.. Gestão de informação em bibliotecas virtuais: o caso da biblioteca virtual em saúde (BVS) - FIOCRUZ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jocilene dos Santos Ricardo

COSTA, R. S.; PHILYPPIS JUNIOR, N. J.;ASSIS, Juliana de.. Webcomics ou História em Quadrinhos: uma análise da Aces Weekly. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana da Silveira Machado Pereira

COSTA, R. S.; SENNA, A.;ASSIS, Juliana de.. A preservação da informação e a construção de memória nas redes sociais: o caso do Arquivo de comunidades do Orkut. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: MIchele Cristina da Silva

Fidalgo, Lúcia.;ASSIS, Juliana de.; Zattar, Marianna. A relação entre bibliotecas escolares e a escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ASSIS, Juliana de.; MALLMANN, Patrícia.; MIRANDA, M. F. B. G.. Concurso professor substituto: organização da informação - área: representação descritiva. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MIRANDA, M.;ASSIS, Juliana de.. XLI Encontro Nacional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação. 2018. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

ASSIS, Juliana de.; PIQUET, R.. VIII Semana de integração acadêmica - Coordenação de sessão. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ASSIS, Juliana de.. XXXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ASSIS, Juliana de.. XXXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PORTO, R. M. A. B.;ASSIS, Juliana de.; OLIVEIRA, Josmária.. Comissão de Avaliação e Seleção da bolsa PDSE/CAPES - Programa Institucional de bolsas de Doutorado Sanduiche no Exterior pelo PPGCI/UFMG. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

JORGE, M. L. S.;ASSIS, Juliana de.. Seleção do Curso de Formação Pré-Acadêmica Afirmação na Pós-Graduação. 2013. Faculdade de Educação da UFMG.

ASSIS, Juliana de.; JESUS, R. E.. Seleção do Curso de Formação Pré-Acadêmica Afirmação na Pós-Graduação. 2013. Faculdade de Educação da UFMG.

JESUS, R. E.;ASSIS, Juliana de.. Seleção do Curso de Formação Pré-Acadêmica Afirmação na Pós-Graduação. 2013. Faculdade de Educação da UFMG.

LIMA, Gercina; NASSIF, Mônica;ASSIS, Juliana de.. Comissão de Avaliação e Seleção da bolsa PDSE/CAPES - Programa Institucional de bolsas de Doutorado Sanduiche no Exterior pelo PPGCI/UFMG. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

BORGES, Larissa Amorim.; OLIVEIRA, Elânia de.;ASSIS, Juliana de.. Seleção do Curso de Formação Pré-Acadêmica Afirmação na Pós-Graduação. 2012. Faculdade de Educação da UFMG.

BRITO, José Eustáquio de.; MIRANDA, S.A.;ASSIS, Juliana de.. Seleção do Curso de Formação Pré-Acadêmica Afirmação na Pós-Graduação. 2012. Consórcio Fundação Ford, UFMG e UEMG.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Lídia Alvarenga

Moura; SOUZA; PRATES; JOSEPHSON;ALVARENGA, L.. Indicadores de Qualidade da informação em sistemas baseados em folksonomia; uma abordagem semiótica.. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG.

Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda

MOURA, M. A.;MIRANDA, M. L. C.; VENANCIO, L. S.; LIMA, M. C. P. B.; JOSEPHSON, J. Z. A.. A interoperabilidade a partir de consensos e semânticas emergentes: um modelo para elaboração e atualização de sistemasde organização do conhecimento. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria Aparecida Moura

Moura, Maria Aparecida. Indicadores de qualidade da Informação em sistemas baseados em folksonomia: uma abordagem semiótica. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação - ECI/UFMG.

Maria Aparecida Moura

MOURA, M. A.. Indicadores de qualidade da informação em sistemas baseados em folksonomia: uma abordagem semiótica - qualificação. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação - ECI/UFMG.

Joana Ziller de Araújo Josephson

MOURA, Maria AparecidaZILLER, Joana; ALVARENGA, Lídia; PRATES, Raquel; SOUZA, Terezinha F. C.. Indicadores de qualidade da informação em sistemas baseados em folksonomia: uma abordagem semiótica. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Raquel Oliveira Prates

Moura, M. A.PRATES, R. O.; ZILLER, J.; Alvarenga, L.; Carvalho, T.. Indicadores de Qualidade da Informação em Sistemas Baseados em Folksonomia: Uma Abordagem Semiótica. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Cristina Dotta Ortega

MOURA, M. A.MONTEIRO, S. D.ARAUJO, J. Z.ORTEGA, C. D.. A interoperabilidade semântica a partir de semânticas emergentes: um modelo para elaboração e avaliação de metalinguagens. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em PPGCI) - Escola de Ciência da Informação/UFMG.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maria Eduarda Imamura de Abreu

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Joyce Borges Cosmo da Silva

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Fernanda de Carvalho Martins

Programa de extensão CBGCom; Início: 2021; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Larissa Lourenço Lima

Programa de extensão CBGCom; Início: 2021; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Millena Ferreira Lyra

Programa de extensão CBGCom; Início: 2021; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Stéphanie Pereira Scribel da Silva

As práticas informacionais nas mídias sociais através dos memes; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Horta de Assis Pinto;

Alice Ribeiro de Andrade Silva

Relações entre ativismo digital e pichação política; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Horta de Assis Pinto;

Adília Batista de Araújo

Proposta de Modelo de Indexação de Documentos Audiovisuais no Contexto da Dança Contemporânea; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Horta de Assis Pinto;

Nara Campos de Oliveira Moraes da Conceição

A indexação do corpo negro na sociedade brasileira: uma análise a partir das mídias sociais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Horta de Assis Pinto;

Francielly Domingues Quintas Pereira

A recuperação da informação em sites de comércio eletrônico; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Horta de Assis Pinto;

Bruna Teresa Camargo dos Santos

O impacto da indexação social na recuperação da informação: a disseminação de fake news na plataforma Twitter durante o período das eleições presidenciais brasileiras de 2018; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Horta de Assis Pinto;

Julliana Figueiredo Rocha

Comunidades virtuais de prática: o papel das ferramentas colaborativas como instrumentos de mediação de informação e leitura; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Horta de Assis Pinto;

Gustavo Saba

No domínio do rock: da antologia à ontologia de um gênero musical; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Horta de Assis Pinto;

Erica Silva dos Santos

Transição capilar: identidade e empoderamento nas mídias sociais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Horta de Assis Pinto;

Lorrane Saluzi

Recuperação da informação musical e memória; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Horta de Assis Pinto;

Gisele de Sousa Duarte

O Grafitti como Fonte de Informação e como Elemento de Construção da Identidade Cultural no Contexto Urbano; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Horta de Assis Pinto;

José Luiz Costa Sousa Gonçalves

A indexação social enquanto prática de representação colaborativa da informação imagética: a construção da memória na plataforma Flickr; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Horta de Assis Pinto;

Francini Rodrigues da Silva

Fontes de informação e a construção de tendências no âmbito da moda; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Horta de Assis Pinto;

Maiara Hoffman Oliveira Alves

O potencial das Comunidades Virtuais de Prática na Indexação de Obras Cinematográficas; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Horta de Assis Pinto;

Monara de Almeida Barreto

Indexação imagética: um olhar sobre a preservação e organização do acervo de fotografias da agência imagens do povo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Horta de Assis Pinto;

Mariana Fernandez dos Reis

Evasão e retenção no Curso de Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da UFRJ: uma análise de 2010-1 a 2018-1; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juliana Horta de Assis Pinto;

ANELI BELONI SILVEIRA LEITE

Contribuições da Análise de Redes Semânticas à Organização do Conhecimento na Web Inferencial; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Horta de Assis Pinto;

Beatriz Barros de Azevedo

Contribuições da Análise de Redes Semânticas à Organização do Conhecimento na Web Inferencial; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Horta de Assis Pinto;

Cristiane Antunes Souza

Contribuições da Análise de Redes Semânticas à Organização do Conhecimento na Web Inferencial; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Horta de Assis Pinto;

Marcia Farias Lopes Silva

Contribuições da Análise de Redes Semânticas à Organização do Conhecimento na Web Inferencial; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Horta de Assis Pinto;

Felipe da Silva Torres

Programa de extensão CBGCom; 2021; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Horta de Assis Pinto;

Beatriz Marques de Souza Rios

Programa de extensão CBGCom; 2020; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Horta de Assis Pinto;

Fernanda de Sousa Silva

Programa de extensão CBGCom; 2020; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Horta de Assis Pinto;

Fernanda Silva de Menezes

Programa de extensão CBGCom; 2020; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Horta de Assis Pinto;

Marcus Vinícius de Albuquerque Guimarães

Programa de extensão CBGCom; 2020; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Horta de Assis Pinto;

Karina ortiz Rodrigues

Programa de extensão CBGCom; 2020; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Horta de Assis Pinto;

Amanda Rayol

Programa de extensão CBGCom; 2020; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Horta de Assis Pinto;

Wilimar Junio Ruas

O processo de busca informacional no uso do benchmarking para estímulo à inovação no saneamento brasileiro; 2013; Orientação de outra natureza - Consórcio Fundação Ford, UFMG e UEMG; Orientador: Juliana Horta de Assis Pinto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eduardo Jose Wense Dias

Procedimentos para a inserção e o gerenciamento de conteúdos através do CMS Joomla; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Eduardo Jose Wense Dias;

Júlio Rodrigo Freira da Silva

PROPOSTA DE CRIAÇÃO DO SITE DE REFERÊNCIA EM INFORMAÇÃO JURÍDICA: UMA ABORDAGEM DE COMPARTILHAMENTO DA INFORMAÇÃO; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Júlio Rodrigo Freira da Silva;

Gercina Ângela de Lima

2699 - PEG9-ESTRUTURAÇÃO E APOIO ÀS ATIVIDADES CURRICULARES DO ENSINO ACADÊMICO DA ÁREA DE ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM CONTEXTOS DIGITAIS; 2007; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Gercina Ângela de Lima;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ASSIS, Juliana de. . Folksonomias e pós-verdade: desafios para a organização do conhecimento. LIINC EM REVISTA , v. 17, p. 1-15, 2021.

  • FERRARI, E. S. ; ASSIS, Juliana de. . A dimensão informacional da transição capilar: identidade e empoderamento nas mídias sociais. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO , v. 4, p. 74-95, 2017.

  • GONCALVES, J. L. C. S. ; ASSIS, Juliana de. . A Indexação Social enquanto Prática de Representação Colaborativa da Informação Imagética: a Construção da Memória na Plataforma Flickr. REVISTA CONHECIMENTO EM AÇÃO , v. 1, p. 34-51, 2016.

  • ASSIS, Juliana de. ; MOURA, M. A. . Análise de consenso aplicada à elaboração de metalinguagens: estudo do campo semântico da biotecnologia. Datagramazero (Rio de Janeiro) , v. 16, p. 1-15, 2015.

  • ASSIS, JULIANA DE ; MOURA, MARIA APARECIDA . Folksonomia: a linguagem das tags. Encontros Bibli , v. 18, p. 85-106, 2013.

  • DE ASSIS, JULIANA ; MOURA, MARIA APARECIDA . A Qualidade da Informação na Web: uma abordagem semiótica; La Calidad de la Información en la Web: un enfoque semiótico. Informação & Informação (UEL. Online) , v. 16, p. 96-117, 2012.

  • FREIRE, G. H. A. (Org.) ; ASSIS, Juliana de. (Org.) ; BARBOSA, M. F. S. O. (Org.) . Informação e gestão: ensino, pesquisa e extensão. 1. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2016. 240p .

  • ASSIS, Juliana de. . Folksonomias e a organização do conhecimento na era da pós-verdade. In: Rosali Fernandez de Souza; Luana Sales; Gustavo Saldanha. (Org.). Teorias e domínios emergentes em organização do conhecimento. 1ed.Rio de Janeiro: IBICT, 2021, v. , p. 85-102.

  • ASSIS, Juliana de. ; MOURA, M. A. . Uma triangulação de métodos e teorias aplicada ao estudo da qualidade da informação na web. In: Gustavo Henrique de Araújo Freire; Juliana de Assis; Maria de Fátima Barbosa. (Org.). Informação e Gestão: ensino, pesquisa e extensão. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2016, v. , p. 149-162.

  • ASSIS, Juliana de. ; VIEIRA, L. A. . Aspectos fundamentais da produção e da divulgação científica. In: MOURA, Maria Aparecida. (Org.). Educação científica e cidadania: abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis. 1ed.Belo Horizonte: PROEX/UFMG, 2012, v. , p. 111-124.

  • ASSIS, Juliana de. ; LIMAS, R. F. . Vídeos na rede: os canais de distribuição de vídeos na web. In: MOURA, Maria Aparecida. (Org.). Cultura informacional e liderança comunitária: concepções e práticas. 1ed.Belo Horizonte: PROEX/UFMG, 2011, v. , p. 111-114.

  • ASSIS, Juliana de. . Trajetória acadêmica: a reconstrução de uma história.. In: SOUZA e SILVA, Jailson de. (Org.). Caminhadas de universitários de origem popular.. Rio de Janeiro: SECAD/MEC, 2006, v. , p. 118-123.

  • ASSIS, Juliana de. . Resumo: Indicadores de qualidade da informação em sistemas baseados em Folksonomia: uma abordagem semiótica. PERSPECT CIENC INF, Belo Horizonte, p. 238 - 239, 14 out. 2012.

  • RIGUEIRA JR., I. ; ASSIS, Juliana de. . Colaboração + linguagem = RELEVÂNCIA: dissertação mostra que ambientes colaborativos na web mudam a forma de se conceber a qualidade da informação. Boletim da UFMG, Belo Horizonte, p. 08 - 08, 22 ago. 2011.

  • ASSIS, Juliana de. ; MOURA, M. A. . Modelos de Mapeamento Propostos na Norma ISO 25964: Desafios para a Consolidação de Redes Metaconceituais. In: XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), 2016, Salvador. Anais do XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Salvador: UFBA, 2016. p. 1146-1159.

  • ASSIS, Juliana de. ; MOURA, M. A. . Consenso e garantia em contexto digital: entre as interoperabilidades efetivas e possíveis. In: XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação: Informação, Memória e Patrimônio: do documento às redes, 2015, João Pessoa. Anais do XVI ENANCIB: Informação, Memória e Patrimônio: do documento às redes. João Pessoa: UFPB, 2015. v. I. p. 130-150.

  • ASSIS, Juliana de. ; MOURA, M. A. . Consensus Analysis on the development of meta-languages: a study of the semantic domain of Biotechnology. In: 13th International ISKO Conference, 2014, Cracóvia. Knowledge Organization in the 21st Century: Between Historical Patterns and Future Prospects. Würzburg: Ergon, 2014. v. 14. p. 359-366.

  • ASSIS, Juliana de. ; MOURA, M. A. . A norma ISO 25964 e a semântica latente das folksonomias: a interoperabilidade semântica em questão. In: II Congresso ISKO Brasil, 2013, Rio de Janeiro. Desafios e perspectivas científicas para a organização e representação do conhecimento na atualidade. Rio de Janeiro, 2013. v. 2. p. 212-217.

  • ASSIS, Juliana de. ; MOURA, M. A. . Indicadores de Qualidade da Informação em Sistemas Baseados em Folksonomia: uma abordagem semiótica. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), 2011, Brasília. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação: Políticas de Informação para a Sociedade. Brasília: Thesaurus, 2011. p. 389-405.

  • MOURA, M. A. ; ASSIS, Juliana de. . Social networks, indexing languages and organization of knowledge: a semiotic approach. In: 11th International ISKO Conference, 2010, Roma. Proceedings of the Eleventh International ISKO Conference. Rome: Festeinband, 2010. v. 12. p. 291-298.

  • MACULAN, Benildes. ; ASSIS, Juliana de. ; ALVES, Alan Vasconcelos. ; PEREIRA, Fernanda. . Taxonomia, Folksonomias, Acessibilidade: proposta de interseção na área de organização do conhecimento, com foco na recuperação de informação.. In: III SECIN - Seminário em Ciência da Informação, 2009, Londrina. Anais do III Seminário em Ciência da Informação. Londrina, 2009.

  • MOURA, M. A. ; ASSIS, Juliana de. ; SANTOS, T. R. . A abordagem semiótica no processo de formação de bibliotecários.. In: VIII Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Ciência da Informação., 2008, Salvador. Anais do VIII CINFORM 2008. Salvador, 2008.

  • GUIMARAES, M. V. A. ; RIOS, B. M. S. ; FREIRE, G. H. A. ; SANTOS, R. F. ; ASSIS, Juliana de. . Ciência em rede: práticas de extensão universitária em prol da comunicação e divulgação científica no ciberespaço. In: IX Congresso brasileiro de extensão universitária, 2021, Belo Horizonte. Anais do IX Congresso brasileiro de extensão universitária, 2021.

  • SILVA, A. R. A. ; SILVA, C. M. X. ; MARCELINO, L. S. ; ROSARIO, M. G. ; ASSIS, Juliana de. . Aplicativos de relacionamento e a virtualização do afeto. In: VIII Semana de Integração Acadêmica, 2017, Rio de Janeiro. Anais da VIII Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2017.

  • ASSIS, Juliana de. ; LEITE, A. B. S. ; SOUZA, C. A. ; SILVA, M. F. L. ; AZEVEDO, B. B. . Contribuições da análise de redes semânticas à organização do conhecimento na web das inferências. In: VIII Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2017, Rio de Janeiro. Anais da VIII Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. Rio de Janeiro, 2017.

  • DUARTE, G. S. ; ASSIS, Juliana de. . O Grafitti como Fonte de Informação e como Elemento de Construção da Identidade Cultural no Contexto Urbano. In: VII Semana de Integração Acadêmica, 2016, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da VII SIAC, 2016.

  • ALVES, M. H. O. ; ASSIS, Juliana de. . O Potencial das Comunidades Virtuais de Prática na Indexação de Filmes. In: VII Semana de Integração Acadêmica, 2016, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da VII SIAC, 2016.

  • BARRETO, M. A. ; ASSIS, Juliana de. . Indexação de Imagens: um olhar sobre a organização e preservação dos acervos das agências de fotografia. In: VII Semana de Integração Acadêmica, 2016, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da VII SIAC, 2016.

  • MOURA, M. A. ; ASSIS, Juliana de. ; LIMAS, R. F. ; SANTOS, T. R. . Informação, Redes sociais e Folksonomias: metodologias de organização e recuperação das informações audiovisuais em ambientes digitais. In: XVI semana de Iniciação científica da Universidade Federal de Minas Gerais, 2008, Belo Horizonte. Semana do conhecimento e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

  • ASSIS, Juliana de. . A interoperabilidade a partir de consensos e semânticas emergentes: um modelo para a elaboração e atualização de Sistemas de Organização do Conhecimento. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ASSIS, Juliana de. . Modelos de mapeamento propostos na norma ISO 25964: desafios para a consolidação de redes metaconceituais. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ASSIS, Juliana de. . A Análise de Redes Sociais no contexto da Sociedade da Informação e do Conhecimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ASSIS, Juliana de. ; MOURA, M. A. . Modelos de Mapeamento Propostos na Norma ISO 25964: Desafios para a Consolidação de Redes Metaconceituais.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ASSIS, Juliana de. ; MOURA, M. A. . Consenso e garantia no contexto digital: entre as interoperabilidades efetivas e possíveis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSIS, Juliana de. ; MOURA, M. A. . A norma ISO 25964 e a semântica latente das folksonomias: a interoperabilidade semântica em questão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSIS, Juliana de. ; MOURA, M. A. . Indicadores de Qualidade da Informação em Sistemas Baseados em Folksonomia.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSIS, Juliana de. . Folksonomias e a organização do conhecimento na era da pós-verdade. Rio de Janeiro: IBICT, 2020 (Livro:"Teorias e Domínios Emergentes em Organização do Conhecimento" (50 anos PPGCI/IBICT)- No prelo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ASSIS, Juliana de. . Ontologia do vinho (Wine ontology). 2017.

ASSIS, Juliana de. . Monitoria em Informática Médica. 2005.

ASSIS, Juliana de. ; SANTOS, R. F. ; RODRIGUES, K. O. . Debate: Folksonomia: 'radiografia' de um conceito. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

ASSIS, Juliana de. ; SANTOS, R. F. ; FREIRE, G. H. A. . 'Por onde você anda?'. 2020.

ASSIS, Juliana de. ; GUIMARAES, M. V. A. . Palestra: 'Folksonomias e a organização da informação no contexto da pós-verdade'. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

ASSIS, Juliana de. ; SANTOS, R. F. ; FREIRE, G. H. A. . Canal CBGCom. 2020; Tema: Canal do Departamento de Biblioteconomia da UFRJ. (Site).

ASSIS, Juliana de. . Parecerista do Guia da Faculdade - Jornal O Estado de S. Paulo (Estadão). 2021. (Parecer técnico).

ASSIS, Juliana de. . Parecerista do Guia da Faculdade - Jornal O Estado de S. Paulo (Estadão). 2020. (Parecer técnico).

ASSIS, Juliana de. . Construção de uma ontologia com o software Protégé: passo a passo. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

ASSIS, Juliana de. . Formação em Análise de Redes Sociais (Social Network Analysis). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ASSIS, Juliana de. . Formalização e Visualização de Redes Sociais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ASSIS, Juliana de. . Manual de utilização do CMS Joomla. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

MOURA, M. A. ; ASSIS, Juliana de. ; LIMAS, R. F. ; SANTOS, T. R. . Informação, Redes sociais e Folksonomias: metodologias de organização e recuperação das informações audiovisuais em ambientes digitais. 2008. (Pôster).

ASSIS, Juliana de. ; COSTA, Mateus Uérlei Pereira da. . Estruturação e apoio às atividades curriculares do ensino acadêmico da área de organização da informação em contextos digitais.. 2007. (Pôster).

ASSIS, Juliana de. ; COSTA, Vanderlúcia Ferreira da Costa. . Projeto de Memória resgata história do Aglomerado Santa Lucia: aglomerado abriga um dos imóveis mais antigos de Belo Horizonte que remonta ao século XIX.. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fanzine).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Folksonomias e a Organização da Informação na Era da Pós-verdade, Descrição: A pesquisa aborda as Folksonomias como classificações distribuídas que propiciam a organização da informação em contextos digitais. Viabilizadas a partir de estruturas sociais e relacionais que conectam indivíduos pelo uso da linguagem natural e promovem a recuperação personalizada da informação. Atualmente inseridas num contexto histórico da comunicação mediada por computador em que tem ocorrido um fenômeno denominado ?Era da Pós-verdade?, caracterizado pela relativização e desconfiguração do conceito de verdade e pela intensa disseminação da desinformação por meio de construtos socio relacionais e algorítmicos, com forte presença de inteligências artificiais. A pesquisa tem como objetivo principal investigar o status conceitual e metodológico das folksonomias para a organização da informação na chamada "Era da Pós-verdade". Considera que o efeito das estruturas relacionais no contexto digital e colaborativo é um elemento que constitui a indexação social, que dá origem às folksonomias. Porém, na Era da Pós-verdade, esse mesmo efeito pode estabelecer problemas e limites a essa estrutura classificatória resultante. Identificar e mapear quais são esses limites são ações fundamentais para garantir o papel das folksonomias na organização e na gestão da informação em contextos digitais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Juliana Horta de Assis Pinto - Coordenador / Joyce Borges Cosmo da Silva - Integrante / Maria Eduarda Imamura de Abreu - Integrante.

  • 2018 - 2020

    Evasão e retenção no Curso de Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da UFRJ: uma análise de 2010-1 a 2018-1, Descrição: A evasão e a retenção são fenômenos que ocorrem no âmbito do ensino, seja ele em quaisquer níveis de formação. A pesquisa aborda tais fenômenos no contexto do ensino superior público, apresentando como questionamento norteador quais fatores contribuem para a evasão e a retenção dos discentes do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da UFRJ. Tem-se como objetivo geral promover uma melhor compreensão da evasão e da retenção no ensino da graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação na UFRJ no recorte temporal 2010/1-2018/1. A fim de atingir tal objetivo, foram definidos como objetivos específicos: a) analisar e caracterizar o perfil socioeconômico dos discentes e a percepção que estes possuem em relação ao curso; b) identificar qualitativamente e quantitativamente os alunos desistentes e retidos neste curso; c) identificar e analisar fatores internos e externos à universidade relacionados a evasão dos discentes e d) identificar e analisar fatores internos e externos à universidade relacionados a retenção dos discentes. Trata-se de uma pesquisa de natureza explicativa, de cunho qualitativo e quantitativo, que se utilizará do questionário e da entrevista enquanto instrumentos de coleta de dados. A partir de estudos realizados anteriormente na área sobre o assunto e com base em dados empíricos, pretende-se realizar uma investigação inédita no referido curso visando, em uma dimensão mais ampla, contribuir para um melhor entendimento dos problemas inerentes ao ensino da Biblioteconomia no contexto social, econômico e político no qual este está inserido. Tem-se como propósito maior encontrar alternativas para que a universidade pública brasileira cumpra de fato o que se estabeleceu no artigo 205 da Constituição Federal de 1988, a saber, o acesso à educação como direito de todos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Juliana Horta de Assis Pinto - Coordenador / Robson dos Santos Costa - Integrante / Mariana Fernandez dos Reis - Integrante / RAFAEL DA SILVA FIGUEIREDO - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2016 - 2018

    Contribuições da análise de redes semânticas à organização do conhecimento na web das inferências, Descrição: O projeto de iniciação científica teve por objetivo investigar o potencial da análise de redes semânticas ao campo da Organização do Conhecimento com foco nas metodologias de elaboração dos Sistemas de Organização do Conhecimento. A metodologia da pesquisa foi composta pela pesquisa bibliográfica, pela Análise de Conteúdo e pela modelagem de redes semânticas em um domínio interdisciplinar com o propósito de, ao promover a sistematização conceitual, apontar as contribuições do estudo das redes semânticas à elaboração de Sistemas de Organização do Conhecimento aptos a atuarem em uma web de inferências.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Juliana Horta de Assis Pinto - Coordenador / Aneli Beloni Silveira Leite - Integrante / Beatriz Barros de Azevedo - Integrante / Cristiane Antunes Souza - Integrante / MARCIA FARIAS LOPES SILVA - Integrante.

  • 2007 - 2008

    Semiótica, informação audiovisual e percurso interpretativo: bases teóricas para organização da informação em contextos digitais, Descrição: A pesquisa teve como principal objetivo identificar e analisar quais as contribuições oriundas da teoria semiótica podem oferecer suporte, para o estudo da adequação de determinadas ferramentas de representação e organização da informação, com ênfase no tratamento da informação audiovisual.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Juliana Horta de Assis Pinto - Integrante / Maria Aparecida Moura - Coordenador / Tânia Renata Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2020

Profissional da Informação Homenageada pelo VI do Fórum de Competência em Informação, Rede de Competência em Informação do estado do Rio de Janeiro.

2017

Professora Homenageada. Turma 2014.2 - Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2016

Professora Homenageada. Turma 2012.2 - Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2015

Moção de Louvor e Reconhecimento pela atuação no Magistério Superior, desempenhando papel de honra e destaque junto à FACC/UFRJ., Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

2013

1 lugar - Professor Assistente A - Concurso Público na área: Organização da Informação: análise, indexação e recuperação da informação., Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

2012

2 lugar - Professor Assistente - Concurso Público do Departamento de Organização e Tratamento da Informação (DOTI) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

2011

2 lugar geral - Processo seletivo do doutorado em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFMG).

2011

2 melhor trabalho da categoria Pesquisador Junior do GT 2 (Organização e Representação do Conhecimento), XII ENANCIB (Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC). , Avenida Pasteur - 250, Botafogo, 22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25429839

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de curso de graduação

2016 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente A, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 10/2017

    Direção e administração, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC).,Cargo ou função, Coordenadora do curso de graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação.

  • 03/2014

    Ensino, Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise da Informação, Fundamentos de Bibliometria, Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Indexação e Resumo, Introdução à Análise de Redes Sociais, Sistemas de Recuperação da Informação

2013 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista CNPq, Enquadramento Funcional: Bolsista de doutorado

2012 - 2013

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio docente, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora da disciplina "Linguagens de indexação" Orientadora Maria Aparecida Moura

2011 - 2013

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: Bolsista de doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2009

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio docente, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Planejamento e ensino da disciplina "Organização da Informação em Ambientes Colaborativos". Professoras Débora Carvalho Juliana de Assis Orientadora Maria Aparecida Moura

Atividades

  • 04/2012 - 02/2013

    Extensão universitária , Faculdade de Educação.,Atividade de extensão realizada, Integrante da equipe docente do Curso de Formação Pré-acadêmica: Afirmação na Pós-Graduação. Disciplina: "Cultura informacional e pesquisa acadêmica em ambientes digitais". Docentes: Maria Aparecida Moura/Juliana de Assis.

2012 - 2013

Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente/Tutor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação no Curso de Aperfeiçoamento em Educação a Distância Disciplinas: -Moodle II -Tecnologias e Mídias Educativas -Ferramentas tecnológicas: uso em processos administrativos e para o aprendizado

2008 - 2009

Centro Universitário UNA

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente de biblioteca, Carga horária: 36

Outras informações:
Atividades de catalogação, indexação e gestão da base bibliográfica através do sistema Pergamum. Transferência de acervos para novas unidades. Serviço de referência e orientação aos usuários.

2006 - 2007

Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: ., Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2006 - 08/2007

    Estágios , Fundação Municipal de Cultura.,Estágio realizado, Atendimento aos usuários do Centro de Documentação e Informação Cultural (CEDIC), tratamento do acervo e atualização do banco de dados bibliográficos.

2005 - 2006

Faculdade de Medicina da UFMG

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: ., Carga horária: 20

Atividades

  • 10/2005 - 03/2006

    Estágios , Centro de Informática Médica - CIM.,Estágio realizado, Atendimento ao público, elaboração de relatórios gerenciais, participação na elaboração de projetos do Programa de Melhoria Contínua Apoiada por Tecnologia da Informação. Monitoria em informática médica.

2006 - 2006

Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio supervisionado A, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividades de catalogação, indexação e referência na Biblioteca Cássio Mendonça Pinto. Supervisora: Cláudia Grossi de Faria - Bibliotecária chefe

2004 - 2005

Escola de Engenharia da UFMG

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

Outras informações:
Secretaria do colegiado de Pós-graduação em Engenharia de Produção Atividades: Atendimento ao público, criação e organização do arquivo físico. Digitação e manipulação de ofícios.