Daniel dos Santos Barbosa

Possui Mestrado pelo PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS ? PPG-IELT (2022). Título da Dissertação: DESAFIOS DE [ATU]AÇÃO DOCENTE ENVOLVENDO MODELOS OUTROS DE FAMÍLIA, DE GÊNERO E DE SEXUALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS. Pós-graduado em Docência de Língua Portuguesa e Literatura, pela Universidade Estadual de Goiás (2009). Possui graduação em Letras pela Universidade Evangélica de Goiás (2005). Atualmente trabalha como Tutor Educacional pela Coordenação Regional de Educação de Anápolis. É professor de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Educação de Goiás. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Pesquisa na área linguagem e práticas sociais.

Informações coletadas do Lattes em 13/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Educação, Linguagem e Tecnologias

2020 - Atual

Universidade Estadual de Goiás
Título: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: A RESISTÊNCIA DE PROFESSORES/AS COMO FORMA DE ENFRENTAMENTO AO DISCURSO CIS-HETERONORMATIVO
SÓSTENES CEZAR DE LIMA.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História do Campus Sudeste

2020 - 2022

Universidade Estadual de Goiás
Título: DESAFIOS DE [ATU]AÇÃO DOCENTE ENVOLVENDO MODELOS OUTROS DE FAMÍLIA, DE GÊNERO E DE SEXUALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS, Ano de Obtenção: 2022
Orientador: Ariovaldo Lopes Pereira
Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Especialização em Docência De Língua Portuguesa e Literatura

2007 - 2009

Universidade Estadual de Goiás
Título: A HOMOFOBIA EM ?AQUELES DOIS? Ficção e realidade
Orientador: Ms Euda Fátima de Castro

Aperfeiçoamento em andamento em Educação tecnológica

2010 - Atual

Núcleo Tecnológico de Educação
Título: A educação digital nas escolas públicas
Orientador: Ms Christiane

Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos

2007 - 2008

FUNDAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO
Título: nf. Ano de finalização: 2008

Aperfeiçoamento em Planejamento educacional

2007 - 2008

FUNDAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO
Título: nf. Ano de finalização: 2008

Aperfeiçoamento em Psicologia para quem ensina

2007 - 2007

FUNDAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO
Título: n. Ano de finalização: 2007

Graduação em andamento em ARQUITETURA E URBANISMO

2011 - Atual

Centro Universitário de Anápolis

Graduação em Letras

2003 - 2005

Universidade Evangélica de Goiás, UniEVANGELICA
Título: A figura feminina na obra Desmundo de Ana Miranda
Orientador: Dra Débora Christina e Silva
Bolsista do(a): Organização das voluntárias de Goiás, OVG, Brasil.

Formação complementar

2020 - 2020

Liderança e Gestão em Tempos de Crise. (Carga horária: 45h). , Instituto Superior de Educação de São Paulo, ISESP/Singularid, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PARA APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS DO SAEGO 2017. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em A INCLUSÃO DO ALUNO NO CONTEXTO ESCOLAR. (Carga horária: 120h). , CENTRO DE ENSINO TECNOLÓGICO DE BRASÍLIA, CETEB, Brasil.

2016 - 2016

O TRABALHO EM GRUPOS DIVERSIFICADOS. (Carga horária: 300h). , CENTRO DE ENSINO TECNOLÓGICO DE BRASÍLIA, CETEB, Brasil.

2014 - 2014

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS ESCOLARES. (Carga horária: 18h). , ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE GOIÁS, MPGO, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em PLANEJAMENTO DO MEIO AMBIENTE URBANO. (Carga horária: 120h). , FACULDADE APOGEU, ACIE_PPROV, Brasil.

2006 - 2008

Inglês conversação. (Carga horária: 200h). , Wizard Centro de Línguas, WIZARD, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em A COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA. (Carga horária: 300h). , CENTRO DE ENSINO TECNOLÓGICO DE BRASÍLIA, CETEB, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em A PRÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. (Carga horária: 300h). , CENTRO DE ENSINO TECNOLÓGICO DE BRASÍLIA, CETEB, Brasil.

2006 - 2006

PSICOLOGIA PRA QUEM ENSINA. (Carga horária: 180h). , CENTRO DE ENSINO TECNOLÓGICO DE BRASÍLIA, CETEB, Brasil.

2005 - 2005

CURSO DE LÍNGUA INGLESA - NÍVEL BÁSICO. (Carga horária: 15h). , Universidade Evangélica de Goiás, UniEVANGELICA, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em II SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO. (Carga horária: 16h). , Universidade Evangélica de Goiás, UniEVANGELICA, Brasil.

2004 - 2004

A SOCIOLOGIA DE NORBET ELIAS. (Carga horária: 16h). , CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS, UNIEVANGÉLICA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Participação em eventos

XXI Semana de Letras e IV Seminário de Estudos Linguísticos e Literários e Ensino de Línguas.DIVERSIDADE DE GÊNERO EM GÊNEROS DIVERSOS: O LIVRO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO DE VEICULAÇÃO DE DISCURSOS HEGEMÔNICOS E/OU TRANSGRESSIVOS. 2021. (Seminário).

XX Semana de Letras e III Seminário de Estudos Linguísticos e Literários e Ensino de Línguas.Corpos e Subjetividades: as identidades subalternizadas nos livros e materiais didáticos.. 2021. (Seminário).

Congresso de Educação do Sintego. 2007. (Congresso).

ENGLBTTTS. 2005. (Congresso).

Semana de LETRAS da UCG. 2003. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • BARBOSA, D. S. . DIVERSIDADE DE GÊNERO EM GÊNEROS DIVERSOS: O LIVRO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO DE VEICULAÇÃO DE DISCURSOS HEGEMÔNICOS E/OU TRANSGRESSIVOS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARBOSA, D. S. . Corpos e Subjetividades: as identidades subalternizadas nos livros e materiais didáticos.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARBOSA, D. S. ; OLIVEIRA JUNIOR, P. A. . Geni e o Zepelim: Uma análise Crítica na Perspectiva da Linguística Queer.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

BARBOSA, D. S. . Michelângelo. 2010. Composição (estréia).

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2009

    A HOMOFOBIA EM ?AQUELES DOIS?, Descrição: Resumo Este artigo analisa a homofobia no conto do escritor gaúcho Caio Fernando de Abreu, ?Aqueles dois?. Procura investigar indícios de homossexualidade nas personagens Raul e Saul, retratados indiretamente em seus sentimentos para destacar um outro sentimento, esse, partindo dos colegas da repartição, que são contrários ao relacionamento homoafetivo dos protagonistas. Trata-se de um ódio que gera violência e crimes bárbaros, e está presente na narrativa, da mesma forma que acontece na realidade, discreta e astuta. Essa temática é muito abrangente e pode ser inserida no planejamento curricular de Literatura, para que se faça uma reflexão da realidade cruel, que milhares de pessoas são vítimas, inclusive alunos. Dessa forma, conclui-se que esse preconceito é uma ignorância e não pode mais ser tratado com indiferença, precisa ser analisado literariamente e literalmente. PALAVRAS-CHAVE: Homofobia. Conto. Homossexualidade. Literatura. Realidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel dos Santos Barbosa - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Colégio Estadual Violeta Pitaluga. , Av Nair Xavier Correia, Vila Goiás, 75115-320 - Anapolis, GO - Brasil, Telefone: (62) 33154790

Experiência profissional

2007 - 2009

Universidade Estadual de Goiás

Vínculo: Outro (especifique) aluno, Enquadramento Funcional: aluno, Carga horária: 460

2007 - Atual

Colegio Estadual Violeta Pitaluga

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa e Literatura, Carga horária: 40

Outras informações:
Dinamizador do Laboratório de Informática Coordenador da Escola Estadual De Tempo Integral