Rosely Cabral de Carvalho

Possui graduação em Enfermagem Obstétrica pela Escola Paulista de Medicina (1978), mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (1998) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2003). Estágio Pós Doutoral na UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR- UCSal (2016-2017 ), no Programa de Pós- graduação em Família na Sociedade Contemporânea , com a proposta de trabalho interdisciplinar cooperativo e compartilhado de dois núcleos de pesquisa da pós graduação na área de enfermagem NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS SOBRE VULNERABILIDADE E SAÜDE (NIEVS) e SALA DE SITUAÇÃO E ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA E ESTATÍSTICA (SSAEE) da Universidade Estadual de Feira de Santana -UEFS, sob a supervisão de Profa. Dra Ana Cecília Sousa Bittencourt e Profa. Dra. Isabel Maria Sampaio Oliveira Lima dos Bastos dos grupos de pesquisa Família e Desenvolvimento Humano e Direito à Saúde e Família. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS. Atualmente docente do Mestrado Acadêmico de Saúde Coletiva e Mestrado Profissional da UEFS. Pesquisadora na área de Saúde Coletiva , Epidemiologia, Práticas de Ensino-Serviço e Comunidade, com enfâse em vigilância a saúde e estudos de prevalência, atuando principalmente nos seguintes temas: família , infância, adolescência, juventude, violências, álcool e drogas, estilos parentais, distúrbios psicomenores, hipertensão, estudo das populações em risco e vulnerabilidade e sistema de informação. Pesquisadora da Sala de Situação e Análise Epidemiológica e Estatística (SSAEE) e Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Vulnerabilidade e Saúde (NIEVS). Coordena o Projeto ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE RISCOS E FATORES DE PROTEÇÃO DO USO ABUSIVO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Pública

1999 - 2003

Universidade de São Paulo
Título: Princesa do sertão, 21 anos de violência: Feira de Santana-Bahia, 1979-1999 (A transição epidemiológica e a mudança do perfil de mortalidade)
Orientador: Marcia Furquim de Almeida
Palavras-chave: Violência; Mortalidade.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana.

Mestrado em Saúde Coletiva

1996 - 1998

Universidade Federal da Bahia
Título: Participação popular no Conselho Muncipal de Saúde em Feira de Santana,Ano de Obtenção: 1999
Carmen Fontes Teixeira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Participação popular; Movimentos sociais.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana.

Especialização em Licenciatura Para Graduados Em Enfermagem

1981 - 1981

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Especialização em Residência Em Medicina Social Para Profissionais d

1980 - 1980

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Especialização em Habilitação de Enfermagem Saúde Pública

1979 - 1979

Escola Paulista de Medicina
Título: Habilitação em Saúde Pública

Graduação em Enfermagem Obstétrica

1976 - 1978

Escola Paulista de Medicina

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2015

Pós-Doutorado. , Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Especiais. , Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública / Especialidade: Saúde do Adolescente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Gestão da Inovação Tecnológica: Modelo e Ferrament. (Carga horária: 16h). , Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, ANPEI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CRUZ, N. L. A. ; CARVALHO, R. C. . IX Curso de Capacitação Docente em Aprendizagem Baseado em Problemas - ABP. 2006. (Outro).

COSTA, M.C. O. ; CARVALHO, R. C. . Seminário de Integração de grupos sociais para implementar ações de combate e prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes em Feira de Santana - BA.. 2005. (Outro).

COSTA, M.C. O. ; CARVALHO, R. C. . Curso de Capacitação em Gestão de Políticas Públicas e Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, Feira de Santana. 2005. (Outro).

CARVALHO, R. C. ; COSTA, M.C. O. . Projeto OIT - UEFS "Programa de Ação Integrado de Fortalecimento Institucional para o Enfrentamento da exploração Sexual Comercial e Tráfico de Crianças e Adolescentes em Feira de Santana - Bahia. 2005. (Outro).

COSTA, M.C. O. ; CARVALHO, R. C. . III Curso de Capacitação em Banco de Dados para Técnicos em Atendimento dos Institutos e Instituições envolvidas com a Violência Sexual em Feira de Santana. Etapa I.. 2005. (Outro).

COSTA, M.C. O. ; CARVALHO, R. C. . Curso de Capacitação de Equipes de Instâncias e Instituições envolvidas com a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em Feira de Santana. 2004. (Outro).

COSTA, M.C. O. ; CARVALHO, R. C. . Seminário de Gestores de Atendimento dos Institutos e Instituições envolvidas com a Violência Sexual em Feira de Santana.. 2004. (Outro).

COSTA, M.C. O. ; CARVALHO, R. C. . Curso de Capacitação em Metodologias Participativas de Equipes de Instâncias e Instituições envolvidas com a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Feira de Santana. 2004. (Outro).

COSTA, M.C. O. ; CARVALHO, R. C. . Curso de Capacitação Ética nas Relações Interpessoais e Profissionais, Feira de Santana. 2004. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIV Congreso de la Federación Panamericana de Profesionales de Enfermería XVI Congreso de la Sociedad Cubana de Enfermería .I Simposio de Alianza Neonatal III Simposio de Docencia en Enfermería .III Reunión de Redes de Enfermería, Cuba. Vías de mujeres en situación crítica de la violencia: Un estudio de caso, Feira de Santana, Bahia, Brasil. 2015. (Congresso).

XIV Congreso de la Federación Panamericana de Profesionales de Enfermería XVI Congreso de la Sociedad Cubana de Enfermería . I Simposio de Alianza Neonatal III Simposio de Docencia en Enfermería .III Reunión de Redes de Enfermería, Cuba. Violencia de género: decisión y denuncia para que enfrentan las mujeres en su red de seguridad social.. 2015. (Congresso).

XIX Seminário de Iniciação Científica da UEFS.Projeto Terapêutico Familiar: relato de experiência na comunidade Gabriela I em Feira de Santana. 2015. (Seminário).

XIX Seminário de Iniciação Científica da UEFS.Riscos Ocupacionais dos catadores de material reciclável que atuam no Conjunto habitacional Feira VI, Feira de Santana-Ba. 2015. (Seminário).

XI Conferência ANPEI de Inovação Tecnológica "Redes de Inovação e Cadeias Produtivas. 2011. (Congresso).

11º Congresso Brasileiro de Adolescência. Características de Iniciação e Padrão de Consumo de Substâncias Psicoativas -SPAs entre adolescentes e jovens de um Centro de Atenção Psicossocial /CAPs ad (2003-2008). 2010. (Congresso).

11º Congresso Brasileiro de Adolescência. Avaliação para o Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes /PAIR, em Feira de Santana, Bahia. 2010. (Congresso).

do Grupo Técnico Gestor para a Cooperação Internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação,.Coopera'~ao Internacional Instituto Franhoufer -Alemanha e Governo do Estado da Bahia. 2010. (Outra).

Encontro Interdisciplinar: múltiplos olhares para a construção de uma política de fomento à pesquisa. 2010. (Encontro).

Encontro Interdisciplinar: múltiplos olhares para a construção de uma politica de fomento a pesquisa. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.Política de CT&I na Bahia - projetos e agenda. 2010. (Encontro).

II Congresso Nordestino de Extensão UNiversitária. Inclusão Social em Tempos de Violência Doméstica: O Lugar da Escola. 2010. (Congresso).

II Encontro a pesquisa, o Conhecimento e sua Utilização pela Rede Pública de Educação Básica da Bahia. Secretaria da Educação da Bahia, Secretaria de Ciência , Tecnologia e Inovação, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.Projeto Inclusão social em tempos de violência : o lugar da Escola. 2010. (Encontro).

Seminário Prioridades de Pesquisa para o SUS ? Bahia. ?PP/SUS 2008/2009. FAPESB.Projetos na área de violência : agenda e desafios. 2010. (Seminário).

XIV Seminário Iniciação Científica da Universidade Estadual de Feira de Santana ? UEFS, 2010..Avaliação dos Projetos na área de Saúde - PIBIC - CAPES. 2010. (Seminário).

XVI Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Feira de Santana.Avaliação de Trabalhos Orais. 2010. (Seminário).

I Encontro Brasileiro de Docentes de Odontologia Legal, VIII Jornada de Odontologia Legal do Nordeste ,I Encontro de Peritos Odontolegistas da Bahia, I Simpósio : Temas de Medicina Legal.Perfil de Vitimização Sexual de Crinaças e Adolescentes segundo descrição de casos por alunos e professores de escolas públicas. 2009. (Encontro).

II Encontro A Pesquisa , o Conhecimento e sua Utilização pela Rede Pública de Educação Básica.Projeto Inclusão Social em tempos de violência o lugar da Escola. 2009. (Encontro).

XIII Seminário de Iniciação Cientifica da Universidade Estadual de Feira de Santana.Avaliadora Ad hoc dos Trabalhos Cientificos do Seminário. 2009. (Seminário).

69ª Semana Brasileira de Enfermagem e 30ª Semana de Enfermagem de Feira de Santana.Fatores associados ao consumo frequente/pesado de bebidas alcoólicas por adolescentes, Feira de Santana, BA. 2008. (Outra).

69ª Semana Brasileira de Enfermagem e 30ª Semana de Enfermagem de Feira de Santana.Avaliação da implementação do PAIR no município de Feira de Santana. 2008. (Outra).

69ª Semana Brasileira de Enfermagem e 30ª Semana de Enfermagem de Feira de Santana.O perfil da violência contra crianças e adolescentes segundo registros dos Conselhos Tutelares: vítimas, agressores e manifestações de violência. 2008. (Outra).

Colóquio Internacional ?A Medicina na Era da Informação".Perspectivas da Ciência da Informação na Bahia no século XXI. 2008. (Outra).

Coloquio Internacional " A Medicina na Era da Informaçao".Perspectivas da Ciência da Informação na Bahia, no século XXI. 2008. (Outra).

Comissão Intersetorial de Acompanhamento do Manejo e Prevenção dos Impactos à Saúde e ao Meio Ambiente Decorrentes da Exploração e Uso do Amianto e de Outros Minerais no Estado da Saúde.Projetos de Tecnologia Social voltados a àreas contaminadas na Bahia. 2008. (Outra).

Curso de Gestão da Inovação Tecnológica : Modelo e Ferramentas. 2008. (Outra).

Seminário Prioridades de Pesquisa Para o SUS-Bahia - PP/SUS - 2008/2009. 2008. (Seminário).

V Semana Nacional de Ciencia e Tecnologia.Popularização da Ciencia. 2008. (Outra).

V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Popularização da Ciência. 2008. (Outra).

Comitê de Educação Corporativa da Universidade do Serviço Público do Estado da Bahia?UCS, Superintendência de Recursos Humanos e Coordenação da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração do Estado da Bahia..Projetos de Capacitação do Servidor Publico dahia em CT&I. 2007. (Outra).

III Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana.Fatores Associados ao Consumo de Bebidas Alcoólicas por Adolescentes, Feira de Santana, BA. 2007. (Seminário).

IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Desafios prioritários para o fortalecimento da base cientifica e tecnológica da UEFS. 2007. (Outra).

Seminário Inquéritos Populacionais :aspecto metodológicos,operacionais e éticos. 2007. (Seminário).

X Congresso Brasileiro de Adolescência. Nascidos Vivos de Adolescentes segundo o Sistema Nacional de Informação de Nascidos Vivos - SINASC. 2007. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Adolescência. Experimentação e uso regular de bebidas alcoólicas, cigarros e outras substãncias psicoativas/SPA na adolescência. 2007. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Adolescência. Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes segundo os Conselhos Tutelares (CT) e Programa Sentinela (PS) de Feira de Santana e Centre Jeunesse de Montréal (CJM) - Québec - Canadá. 2007. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Adolescência. O Perfil da Violência contra Crianças e Adolescentes, Segundo Registros de Conselhos Tutelares: vítimas, agressores e manifestações de violência. 2007. (Congresso).

X Congresso Latinoamericano de Medicina Social IV Congresso Brasileiro de Ciencias Sociais e Humanas em Saúde XIV Congress of the International Association of Health Policy - Equidade , Ética e Direito à Saúde: desafios à Saúde Coletiva na mundialização. Dimensões da Violência e seus impactos na Saúde. 2007. (Congresso).

XIX Congresso Brasileiro de Perinatologia. Causas e Fatores associados à mortalidade fetal em um hospital público, Feira de Santana, Bahia, 2004. 2007. (Congresso).

XIX Congresso Brasileiro de Perinatologia. Evolução do Baixo Peso ao Nascer em Recem Nascidos de Mães Adolescentes , Feira de Santana, SINASC, 1996-2005. 2007. (Congresso).

67 Semana Brasileira de Enfermagem/ 28 Semana de Enfermagem de Feira de Santana.Ativadores de Mudança em Ação: a reunião. 2006. (Encontro).

8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública. Uso de bebidas alcoólicas entre adolescentes: perfil de experimentação, uso regular e fatores de risco. Feira de Santana - Bahia. 2006. (Congresso).

8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública. Evolução da Mortalidade por Causas Violentas em Crianças e Adolescentes, Feira de Santana, Brasil. 2006. (Congresso).

8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública. Acidentes de Trânsito envolvendo Adolescentes: o registro da situação de Feira de Santana, Bahia, em 2001. 2006. (Congresso).

I Fórum Feirense Multidisciplinar de Atenção a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência.Violência contra crianças e adolescentes : ações de pesquisa e extensão do NNEPA- UEFS. 2006. (Outra).

IX Curso de Capacitação Docente em Aprendizagem Baseada em Problemas ?ABP.Práticas Integradas de Ensino Serviço e Comunidade : novos desafios. 2006. (Outra).

XI Congresso Mundial de Saúde Pública/ VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Acidentes de trânsito envolvendo adolescentes: o registro da situação de Feira de Santana, Bahia, 2001. 2006. (Congresso).

I Encontro Estadual de Saúde da Família - Re-visões do PSF: Os olhares baianos. 2005. (Encontro).

III Congresso Brasileiro de Ciencias Sociais e Humanas em Saúde- Desafios da fragilidade da vida na sociedade contemporânea. 2005. (Congresso).

Seminário Avançado sobre Violência.A Violência denunciada contra crianças e adolescentes nos conselhos tutelares do município de Feira de Santana, no período de 2003-2004. 2005. (Seminário).

Formação continuada de Tutores do Profae - Projeto Seiva. 2004. (Outra).

IX Congresso Brasileiro de Adolescência, IV Congresso da ASBRA e X Fórum Paraibano de Adolescência. Tema Livre: Perfil dos acidentes de trânsito envolvendo adolescentes como condutores e vítimas em Feira de Santana - Bahia. 2004. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2003. (Congresso).

A Epidemiologia na Promoção da Saúde. 2002. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Leilane Lacerda Anunciação

SOUZA, S. L.; ALVES, A. B. L.; AGUIAR, M. G. G.;CARVALHO, ROSELY CABRAL DE. Estratégias de Prevenção e Enfrentamento da Violência escolar contra Adolescente. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Maria Margarete Brito Martins

SOUZA, S. L.; ALVES, A. B. L.;CARVALHO, ROSELY CABRAL DE. Consumo de Álcool e Outras Drogas por Adolescentes da Zona Rural. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Givanildo da Silva Nery

SANTOS, J. E. F.; SILVA, C. A. L.;CARVALHO, ROSELY CABRAL DE. Fatores de Risco ao uso e Abuso de Substâncias psicoativas em adolescentes em situação de rua , Feira de Santana,Bahia. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva (Mestrado e Doutorado)) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: PRICILA LIMA DE OLIVEIRA

CAMARGO, C. L.; Mirela F. Santos Iriart; LACERDA, R. S.;CARVALHO, ROSELY CABRAL DE. Modos de Cuidar da Pessoa com Transtorno Mental no Cotidiano de Famílias Quilombolas. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Deise dos Santos Silva Nascimento

ROSA, D. O. S.;CARVALHO, ROSELY CABRAL DE; FREITAS, K. S.; SOBRINHO, C. L. N.. Disturbios Psiquicos Menores em Enfermeiras Trabalhadoras em Unidades de Terapia Intensiva de uma grande cidade da Bahia. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Pascoal Sacramento Araújo Júnior

SILVA, E. H. B. C.; ORRICO, S. R. M.; SILVA, C. A. L. E.; ANDRADE NETO, C. O.;CARVALHO, R. C.. Uso da Água de Chuva e a Incidência de Diarreias em Crianças. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Liliane Vidal de Oliveira

SOBRINHO, C. L. N.; CAMARA, E. J. N.;CARVALHO, R. C.. Hipertensão Arterial e Fatores Associados em usuários do Programa de Saúde da Família de São Francisco do Conde, Bahia, Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Jéssica Silva da Paixão

LIMA, I. M. S. O.; SPOSATO, K. B.; CARRERA, G. O.; ALCANTARA, M. A. R.;CARVALHO, R. C.. Familia e Justiça Juvenil Restaurativa : regiões Norte e Nordeste. 2016. Dissertação (Mestrado em Familia) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Illyane Alencar Carvalho

ROSA, D. O. S.; SOBRINHO, C. L. N.;CARVALHO, R. C.. Trabalho e Saúde Mental de Professores Enfermeiros de Três Universidades Públicas do Nordeste. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Rosana Alves Melo

SILVA, L. M. P.; SOUZA, S. L.; NASCIMENTO, M. A. A.;CARVALHO, R. C.. Assistência de Enfermagem à Criança e Adolescente em Situação de Violência doméstica na compreensão de Graduandos de Enfermagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Neyandra dos Santos Souza

SOUZA, S. L.; OLIVEIRA, J. F.;CARVALHO, R. C.; NASCIMENTO, M. A. A.. Situações de Vulnerabilidade para Estudantes envolvidos com álcool e outras drogas. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Daniela Oliveira Passos

CARVALHO, R. C.; MATOS, S. M. A.; Vieira, G.; VIEIRA, T. O.. Prática Alimentar de Crianças aos 4 meses e Trabalho materno fora do lar. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Javan Corsini Souza Almeida

ALMEIDA, M. M. G.; DINIZ, N. M. F.;CARVALHO, R. C.. Violência Doméstica (física e sexual) no Recôncavo Baiano. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: PRISCILLA SOUSA SILVA

CARVALHO, R. C.; MENEZES, T. M. O.;SANTOS, Carlos Antônio de Souza Teles; FONTOURA, E. G.. CARACTERÍSTICAS SÓCIODEMOGRÁFICAS, CAPACIDADE FUNCIONAL E COGNITIVA DE IDOSOS ACOMPANHADOS POR UM PROGRAMA DE REFERÊNCIA. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Émilin Nogueira Silva e Souza Freitas

SERVO, M. L. S.; SILVA, L. M. P.; NASCIMENTO, M. A. A.;CARVALHO, R. C.. SIGNIFICADO DO ABUSO SEXUAL NO OLHAR DE MENINAS ADOLESCENTES DE UM ESCOLA PÚBLICA EM FEIRA DE SANTANA. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Itayany de Santana Jesus Souza

SOUZA, S. L.; DINIZ, N. M. F.; NASCIMENTO, M. A. A.;CARVALHO, R. C.. Significados da Violência para Mulheres internadas em um Hospital Público do interior da Bahia. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Yvana Karina Esmeralda e Silva

ARAÚJO, E. M.; ANDRADE, M. M.;CARVALHO, R. C.; SOUZA, S. L.. População em Situação de Rua : cacterização e ana'lise da situação de saúde no municipio Teixeira de Freitas , Bahia. 2015. Dissertação (Mestrado em SAÚDE COLETIVA) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Itana Pimenta de Oliveira

NASCIMENTO, M. A. A.; PAIVA, M.; SANTOS, S. S. B. S.;CARVALHO, R. C.. Produção do Cuidado nos Serviços de Imunização : o processo de trabalho da equipe de enfermagem na atenção à saúde da familia. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Gléssia Carneiro Guimarães

CARVALHO, R. C.; PAIVA, M.; SOUZA, S. L.; Mirela Figueiredo Santos Iriart. Rotas Criticas de Mulheres em Situação de Violência : um estudo de caso. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Felipe Souza Nery

COSTA, M. C. N.;CARVALHO, R. C.; ARAÚJO, E. M.. Mortalidade no Estado da Bahia: Análise de Diferenciais segundo a Raça/Cor entre 2000 a 2010. 2014. Dissertação (Mestrado em SAÚDE COLETIVA) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: LUCIANE ALVES RIBEIRO

PAIVA, M.; OLIVEIRA, N. F.;CARVALHO, R. C.. Morbimortalidade Materna no Estado da Bahia : Diferenciais segundo Raça/Cor da Pele. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Luciana Souza de Freitas

SOBRINHO, C. L. N.;CARVALHO, R. C.; SANTA ROSA, D.O.. Agravos à saúde referidos pelos trabalhadores de Enfermagem em um Hospital Público de Feira de Santana, Bahia. 2012.

Aluno: Nélia de Medeiros Sampaio

NAKAMAE, Atlas Edson Moleros;CARVALHO, R. C.; ALVES, Técia Daltro Borges. Prevalência da Disfunção Temporomandibular e Fatores Associados em Idosos Institucionalizados e Não Institucionalizados em Feira de Santana-Bahia, 2010. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Fernanda de Brito Ribeiro

PEREIRA, Maria Josë Bistafa;CARVALHO, R. C.; NASCIMENTO, M. A. A.. Processo de Implantação dos Conselhos Locais de Saúde no município de Feira de Santana -BA : a construção de uma nova práxis. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Brena Carneiro Santos

LIMA, Bruno Gil de Carvalho; Vieira, G.;CARVALHO, R. C.. Fatores de Risco, Exposição e Aspectos Sorológicos para HIV/AIDS e Sifilis entre gestantes Adolescentes atendidas em um Programa de Referência no Período de 2004-2008. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Kleize Araújo de Oliveira Souza

Lima, I.M.S.O.; NASCIMENTO, M. A. A.;CARVALHO, R. C.. Processo de Trabalho do Ministério Público em Defesa da Saúde: quando novos atores entram em cena. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Kaio Vinicius Freitas de Andrade

VIANA, M. N.; Nascimento,O.C.; SOBRINHO, C. L. N.;CARVALHO, R. C.. Indicadores do Uso de Medicamentos na Atenção Pediátrica em Feira de Santana< Bahia. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Rita de Cássia Braz Neres

Bavia, Maria Emilia; ARAÚJO, E. M.;CARVALHO, R. C.. Análise Espacial da Morbidade por Esquistossomose na Cidade de Feira de Santana-Bahia, no período de 2003 a 2006. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Carolina Carvalho Silva Santana

JACOBINA , R.R.; ARAUJO , T. M. de;CARVALHO, R. C.. Perfil sociodemográfico e do Consumo de Substancias Psicoativas dos Adolescentes e Adultos Jovens Atendidos no CAPSAD , Feira de Santana, Bahia. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Mariluce Karla Bonfim de Souza

CARVALHO, R. C.; Ferriani, M. G.; Santana, J. S. S.. Atenção ao Adolescente Vítima de Violência: participação de gestores municipais de saúde. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Caroline Barreto Freire

CARVALHO, R. C.; SOBRINHO, C. L. N.; TORRES, C. L. X.. Avaliação da qualidade dos registros de enfermagem no atendimento de adolescentes em um serviço de DST em Feira de Santana. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Josele de Farias Rodrigues Santa Barbara

CARVALHO, R. C.; ESPINHEIRA, C. G. D.; NORONHA, C. V.. Violência denunciada contra crianças e adolescentes nos Conselhos Tutelares do município de Feira de Santana, no período 2003- 2004. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Andre Almeida Uzeda

CARVALHO, R. C.. Movimento Água é Vida: Cidadania e Saúde em Feira de Santana. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Aline Vieira Simôes

PENNA, L. H. G.; ROCHA, R. M.; SOUZA, S. L.;CARVALHO, ROSELY CABRAL DE; OLIVEIRA, S. A.. Vulnerabilidade de Jovens Universitários as violências nas relações afetivas íntimas sob o olhar da Enfermagem. 2019. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Márcio Pereira Lôbo

PENNA, L. H. G.;CARVALHO, ROSELY CABRAL DE; VILELA, A. B. A.; YARID, S. D.; PROGIANTI, J. M.. Vulnerabilidade para IST/AIDS em mulheres encarceradas. 2019. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alane Fagundes Viana

LIMA, I. M. S. O.; ALCANTARA, M. A. R.; MILANI, C. R. S.; CARVALHO, A. B.;CARVALHO, R. C.. A Família monoparental na contemporaneidade :aspectos juridicos e interdisciplinares. 2016. Tese (Doutorado em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Eduardo José Sande e Oliveira dos Santos Souza

MUNIZ, D. M. S.; GALEFFI, D. A.; SANTOS, E. T. F.; Fróes. T.B;CARVALHO, R. C.. Escola para furacões : a proposição do criaísmo e a elaboração de um educar para a adolescencia. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Deise dos Santos Silva Nascimento

SOBRINHO, C. L. N.; ROSA, D. O. S.;CARVALHO, R. C.; FREITAS, K. S.. Trabalho, qualidade de vida e distúrbios psiquicos menores entre enfermeiras atuantes em unidades de terapia intensiva de uma grande cidade do interior da Bahia. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Mestrado Profiissional de Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: CLEIDE LUCILLA CARNEIRO SANTOS

SOBRINHO, C. L. N.; ROSA, D. O. S.;CARVALHO, R. C.. Prevalência da Sindrome da estafa profissional em fisioterapeutas trabalhadores de Unidade de Terapia Intensiva de uma grande cidade da Bahia. 2016.

Aluno: Luciana Maia Santos

DINIZ, N. M. F.; SILVA, C. A. L. E.;CARVALHO, R. C.. Fatores associados à violência doméstica na gestação em adolescentes e adultas jovens em Feira de Santana, Bahia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Leilane Lacerda Anunciação

SOUZA, S. L.; ALVES, A. B. L.; AGUIAR, M. G. G.;CARVALHO, R. C.. Estratégias de prevenção e enfrentamento da violência escolar contra o adolescente. 2016 - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Maria Margarete Brito Martins

SOUZA, S. L.; ALVES, A. B. L.; AGUIAR, M. G. G.;CARVALHO, R. C.. Consumo de álcool e outras drogas entre adolescentes da zona rural : proposta de intervenção. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional de Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Pascoal do Sacramento Araújo Júnior

SILVA, E. H. B. C.; ORRICO, S. R. M.;CARVALHO, R. C.. Uso de água de chuva e a incidência de diarreia em crianças. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Daniela de Oliveira Passos

CARVALHO, R. C.; SILVA, L. W. S.; Vieira, G.; VIEIRA, T. O.. Interrupção do Aleitamento Materno Exclusivo (AME) e desmame precoce associado ao trabalho materno fora do lar , em Feira de santna -Bahia, 2014. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional de Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Javan Corsini Souza Almeida

ALMEIDA, M. M. G.; DINIZ, N. M. F.; ARAÚJO, E. M.;CARVALHO, R. C.. O perfil da Violência Física e Sexual contra a mulher no interior da Bahia. 2014.

Aluno: Priscilla Souza Silva

CARVALHO, R. C.; VILELA, A. B. A.; SANTANA, E. S.; FONTOURA, E. G.. Perfil sociodemográfico, capacidade funcional e cognitiva de idosos acompanhados por um programa de referência. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional de Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Neyandra dos Santos de Souza

SOUZA, S. L.; OLIVEIRA, J. F.;CARVALHO, R. C.; NASCIMENTO, M. A. A.. A interface entre envolvimento com álcool e outras drogas e situações de vulnerabilidade para estudantes de uma escola pública. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional de Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Illyane Alencar Carvalho

SOBRINHO, C. L. N.; SANTOS, V. E. P.;CARVALHO, R. C.. Trabalho e Saúde Mental de Professores Enfermeiros de Três Universidades Públicas do Nordeste. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Kariane Barbosa Almeida Freire

Santana, J. S. S.; ALVES, A. B. L.; SOUZA, S. L.;CARVALHO, R. C.. Violência esvcolar sofrida por adolescentes em Feira de Santana -BA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional de Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Christiaen Almeida de Macedo Alves

Santos,D.B dos;SANTOS, Carlos Antônio de Souza TelesCARVALHO, R. C.. Fatores que potencializam a polifarmácia em idosso do município de Feira de Santana. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional de Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Gléssia Carneiro Guimarães

CARVALHO, R. C.; PAIVA, M.; SOUZA, S. L.. Rotas Críticas de Mulheres em Situação de Violência : um estudo de caso. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional de Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Daniela Caffé de Oliveira

BIONDI, I.; ROCHA, W.;CARVALHO, R. C.. Análise em Nível Subnacional da Política de Desenvolvimento da Biotecnologia do Brasil: Inovação tecnológica e Saúde Humana no Estado da Bahia, 2012. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos Graduação de Gestão Tecnológica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Talita dos Santos Dias

SILVA, C. A. L. E.; ROSA, M. R.;CARVALHO, R. C.. Comportamento Epidemiológico da Coqueluche no município de Feira de Santana- Bahia. 2016.

Aluno: Edberig Almeida de Araujo

SOBRINHO, C. L. N.; MARTINS, A. L. L.;CARVALHO, R. C.. Prevalência de suspeitos de Hipertensão Arterial Sistêmico em São Francisco do Conde -Ba. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Luís Eduardo Macedo West

SOBRINHO, C. L. N.; MARTINS, A. L. L.;CARVALHO, R. C.. Excesso de peso e Hipertensão Arterial em adultos de um municipio do Estado da Bahia- Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Rafael dos Santos Brito

SOBRINHO, C. L. N.; MARTINS, A. L. L.;CARVALHO, R. C.. Síndrome de Burnout e queixas de saúde de médicos que trabalham em Unidade de TRatamento Intensivo de Salvador -Bahia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Rafael Alves de OliveiraU

SOBRINHO, C. L. N.; SILVA, A. B.;CARVALHO, R. C.. HIPERTENSÃO ARTERIAL; PREVALÊNCIA e fatores associados,FEIRA DE SANTANA- BAHIA. 2012. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Estefânio Neto A

ABREU, Washington de Jesus;CARVALHO, R. C.; PEIXOTO, Marcelo Torres. de Oliveira.O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NOS CURSOS DE MEDICINA NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Karina de Paula Bastos Santos

VILASBOAS, A. L. Q.; ANDRADE, D. M. de;CARVALHO, R. C.. Utilização do Projeto Terapeutico Integral no ensino das práticas de atenção básica de saúde na graduação de Medicina : a experrencia das PIESC IV em Feira de Santana- BA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

COUTINHO, M. A. R.; JACOBINA, R. R.;CARVALHO, ROSELY CABRAL DE. Progressão de Carreira Professor Titular /Defesa Publica do Trabalho. 2017. Universidade Estadual de Feira de Santana.

CARVALHO, R. C.; CARNEIRO, A. O.; PENA, P. G. L.. Concurso Público para Professor Assistente da Área/Matéria Saúde Coletiva. 2005. Universidade Estadual de Feira de Santana.

CARVALHO, R. C.. Coordenação do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Saúde coletiva. 2006. Universidade Estadual de Feira de Santana.

SA, S. M. P.; ARAUJO, E. T.;CARVALHO, ROSELY CABRAL DE; LIMA, I. M. S. O.. Crianças com Síndrome de Down e suas famílias: efetividade de direitos. 2017. Universidade Católica do Salvador.

NERY, A. A.;CARVALHO, ROSELY CABRAL DE; PAULA, R. P.. Fatores Associados aos casos de violência notificados em unidade de emergência. 2017. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SOBRINHO, C. L. N.; MIRANDA, J. O. F.;CARVALHO, R. C.. Projeto Saúde e Comunidade : práticas de vigilância à Saúde. 2016. Universidade Estadual de Feira de Santana.

CARVALHO, R. C.. Atenção à Saúde da Mulher nos Serviços públicos do municipio de Feira de Santana. 2015.

SCIPPA, A. M. A. M.; ALMEIDA, A.C.G;CARVALHO, R. C.. Progressão de Carreira de Assistente para Adjunto. 2013. Universidade Estadual de Feira de Santana.

SCIPPA, A. M. A. M.; ALMEIDA, A.C.G;CARVALHO, R. C.. Progressão de Carreira de Auxiliar para Assistente. 2013.

CARVALHO, R. C.; CORREA,Antonio Pitta; SILVA, Ricardo Araújo da. Concessão de Incentivo Funcional por Produção Científica. 2009. Universidade Estadual de Feira de Santana.

CARVALHO, R. C.; SOBRINHO, C. L. N.; VIANA, M. N.. Indicadores do Uso de Medicamentos na Atenção Pediátrica em Feira de Santana, Bahia. 2008. Universidade Estadual de Feira de Santana.

CARVALHO, R. C.. Escola para furações : a proposição do criaísmo e a elaboração de um educar para a adolescencia. 2008. Universidade Federal da Bahia.

CARVALHO, R. C.; NORONHA, C. V.. Processo de Construção dos Conselhos Locais de Saúde na defesa das politicas públicas de saúde no municipio de Feira de Santana. 2008. Universidade Estadual de Feira de Santana.

BIGRAS, Marc;CARVALHO, R. C.; SOBRINHO, C. L. N.; NORONHA, C. V.. Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: conhecimentos e formas de enfrentamento na ótica de adolescentes escolares de Feira de Santana. 2007. Universidade Estadual de Feira de Santana.

MENDES, João Barberino;CARVALHO, R. C.; MARTINS JÚNIOR, Davi Félix. Leishmaniose Visceral: Progressão Espacial no Estado da Bahia, 1996-2006. 2007. Universidade Estadual de Feira de Santana.

CARVALHO, R. C.; MENDES, João Barberino; SOBRINHO, C. L. N.. Fatores Prognósticos em Crianças com Leishmanioses Visceral. 2007. Universidade Estadual de Feira de Santana.

CARVALHO, R. C.CRUZ, N. L. A.; MARTINS, Adenilda Lima Lopes. Efeito do Desmame sobre o hábito alimentar e o crescimento infantil. 2007. Universidade Estadual de Feira de Santana.

CARVALHO, R. C.. Banca Examinadora responsável pela entrevista do mestrado do Programa de Pós-graduação em Saúde coletiva. 2006. Universidade Estadual de Feira de Santana.

CARVALHO, R. C.. Atenção ao Adolescente Vítima de Violência: participação de gestores municipais de saúde. 2006. Universidade Estadual de Feira de Santana.

CARVALHO, R. C.. Avaliação da Qualidade das Prescrições de Antibióticos, na Enfermaria de Pediatria do Hospital Geral Clériston Andrade, Feira de Santana, Bahia. 2005. Universidade Estadual de Feira de Santana.

CARVALHO, R. C.. Movimentos Sociais e políticas de saúde em Feira de Santana - Bahia. 2004. Universidade Estadual de Feira de Santana.

CARVALHO, R. C.. Banca Examinadora para Promoção de Carreira do Magistério Superior da Professora Maridalva de Souza Penteado da Classe de Professor Assistente para Professor Adjunto. 2004. Universidade Estadual de Santa Cruz.

CARVALHO, R. C.. Banca Examinadora para Promoção de Carreira do Magistério Superior da Professora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro da Classe de Professor Assistente para Professor Adjunto. 2004. Universidade Estadual de Santa Cruz.

CARVALHO, R. C.; CAMARGO,Climene Laura de; HIRATA, Marisa Correia. Parecer sobre a Concessão de Incnetivo Funcional por Produção Cientifica. 2001.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antonio Benedito Marangone Camargo

CAMARGO, A. B. M.; ALMEIDA, M. F.; JORGE, M. H. P. M.; PAIM, J. S.; BARATA, R. C. B.. Princesa do sertão Vinte anos de violência: Feira de santana Bahia1979 a 1999. 2003 - Universidade de São Paulo - Faculdade de Saúde Pública.

Maria Helena Prado de Mello Jorge

CAMARGO, A. B. M.; BARATA, R. C. B.; PAIM, J. S.;MELLO JORGE, Maria Helena Prado deALMEIDA, M. F.; FLORES, L. P. O.. Princesa do Sertão: 21 Anos de Violencia: Feira de Santana Bahia, 1979-1999 (A Transição Epidemiologica e a Mudança do Perfil de Mortalidade. 2003. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública Usp.

Jairnilson Silva Paim

PAIM, J. S.; CAMARGO, Antônio Benedito Marangone; BARATA, R. C. B.; ALMEIDA, Márcia Furquim de; JORGE, Maria Helena Prado de Mello. Princesa do Sertão: 21 anos de violência, Feira de Santana-Bahia, 1979-1999 (A transição epidemiológica e mudança do perfil de mortalidade). 2003. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Luzimara Gomes Melo

ESTILOS PARENTAIS E CYBERBULLYING EM ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FEIRA DE SANTANA; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Lívia Caroline Leite Silva

Estilos Parentais associados a automutilação em adolescentes de escolas Públicas de Feira de Santana; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva (Mestrado e Doutorado)) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Camila Cerqueira Rios

PERFIL DE EXPERIMENTAÇÃO E USO DE ÁLCOOL EM JOVENS UNIVERSITÁRIOS NO INTERIOR DA BAHIA [CURSOS DE MEDICINA E ENFERMAGEM]; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Givanildo da Silva Nery

Uso e abuso de substâncias psicoativas e processos de vulnerabilidade: um estudo com adolescentes em situação de rua em Feira de Santana- BA; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Luciana Maia Santos

Fatores associados da violência doméstica na gestação em adolescentes e adultas jovens em Feira de Santana , Bahia; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Priscila Lima de Oliveira

Vulnerabilidades e modos de cuidar da pessoa com trantorno mental no cotidiano de famílias quilombolas; Início: 2015; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional de Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);

Gléssia Carneiro Guimarães

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA: significados da experiência; ; Início: 2011; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional de Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);

Carolina Carvalho Silva Santana

Fatores Associados ao Uso Progressivo de Substãncias Psicoativas Ilícitas por Adolescentes Atendidos no CAPS ad, Feira de Santana/Bahia; Início: 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);

Nilma Lázara de Almeida Cruz Santos

A (IN) Visibilidade da Violência Sexual Intra familiar contra a Criança na Educação Médica"; Início: 2017; Tese (Doutorado em Família na Sociedade Contemporãnea) - Universidade Católica do Salvador; (Coorientador);

Jordyr Matheus Magalhães Rocha

Trabalhando a inclusão social de adolescentes em situação de rua: vulnerabilidades sociais e as condições de saúde dessa população; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Sidney Sheldon Oliveira Bessa

A inclusão social de adolescentes em situação de rua: vulnerabilidades e práticas de saúde; ; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Benvinda Matias Dantas Neta

Fatores associados à violência doméstica na gestação em adolescentes e adultas, em Feira de Santana, Bahia; ; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Roan da Silva Gomes Sampaio

Trabalho, Saúde e Qualidade de Vida dos Intensivistas, Brasileiro; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Matemática) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Gabriel Silva Rocha

Distúrbios Psiquicos Menores em Trabalhadores de UTI Cadastrados na Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

KELMA LARISSA DE OLIVEIRA SILVA

Perfil Epidemiológico e possíveis co-morbidades associadas à Infecção pelo Papillomavírus Humano - HPV de adolescentes e adultos jovens atendidos em Unidade de Referência da Rede Publica de Serviços de Saúde Feira de Santana ? Bahia; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);

Rafael dos Santos Brito

Distúrbios Psíquicos Menores e Síndrome da Estafa Profissional (Síndrome de Burnout) em trabalhadores de Unidade de Terapia Intensiva -UTI cadastrados na Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB); Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Helen Oliveira Costa

Violência Doméstica: Identificação, Intervenção e Rede Interinstitucional de Proteção a Criança e ao Adolescente; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Cheyene Moreira Anjos

Proposta de Vigilância à saúde para a detecção de disturbios psíquicos menores e hipertensão arterial em São Francisco do Conde , Bahia; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Joselita Santos Lima

Mapeamento das competências de pesquisas da UEFS com potencial inovador na área de saúde; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Odontologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Luís Eduardo Macedo West

PREVALÊNCIA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL EM SÃO FRANCISCO DO CONDE; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Luciana Maia Santos

Perfil da Mortalidade Neonatal e a vinculação entre diferentes sistemas de informação em Feira de Santana-Bahia, 2005; ; Início: 2007; Iniciação científica (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);

Aurino dos Santos Araújo Júnior

Violência contra crianças e adolescentes em Feira de Santana: a realidade, o enfrentamento e a prevenção - Subprojeto VI: O papel da escola, na compreensão de professores e alunos, quanto os aspectos que envolvem o desenvolvimento psicossocial, sexualidade e a violência sexual contra crianças e adolescentes; Início: 2006; Iniciação científica (Graduando em Odontologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);

Thayná Oliveira Militão

Cidadania do Adolescente/ Implantação do Programa de Saúde do Adolescente; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual de Feira de Santana; Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);

Maria Eduarda Pereira Santos

Inclusão Social em Tempos de Violência Doméstica: o papel da escola; Início: 2015; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual de Feira de Santana; Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);

Maria Eduarda Pereira Santos

O Estudo da Violência Doméstica com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, considerando o ambiente familiar e socioeconômico da vitima e o papel da escola na identificação de casos e no trato do ofendido; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual de Feira de Santana; Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);

Priscila Lima de Oliveira

MODOS DE CUIDAR DA PESSOA COM TRANSTORNO MENTAL NO COTIDIANO DE FAMÍLIAS QUILOMBOLAS; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana,; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Daniela de Oliveira Passos

Prática alimentar de crianças aos quatro meses e fatores associados, Feira de Santana-BA; ; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana,; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

PRISCILLA SOUSA SILVA

CARACTERÍSTICAS SÓCIODEMOGRÁFICAS, CAPACIDADE FUNCIONAL E COGNITIVA DE IDOSOS ACOMPANHADOS POR UM PROGRAMA DE REFERÊNCIA; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana,; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Gléssia Carneiro Guimarães

ROTAS CRÍTICAS DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA: estudo de casos; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana,; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Camila dos Santos Souza

Notificação da Violência Infanto-Juvenil nas Unidades de Emergência em Saúde : atuação e dificuldades de profissionais e serviços; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Brena Carneiro Santos

Exposição a fatores de risco e prevalência de HIV/AIDS e sifílis entre gestantes adolescentes e adultas jovens atendidas em programas de referência para DST/HIV/AIDS Bahia- Brasil; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Carolina Carvalho Silva Santana

Perfil Sociodemografico e do Consumo de Substancias Psicoativas dos Adolescentes e Adultos jovens atendidos no CAPSAD , Feira de Santana, Bahia; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana,; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Analy Marquardt de Matos

Fatores Associados ao Consumo frequente/pesado de bebidas alcoólicas por adolescentes, Feira de Santana, BA; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana,; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Marcos Antonio Oliveira de Santana

A Violência Sexual na Perspectiva de Alunos Adolescentes e Professores das Escolas Públicas de Feira de Santana; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana,; Coorientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Karine Emanuelle Peixoto de Souza

Maternidade na Adolescência em Feira de Santana - BA, 1998-2004; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana,; Coorientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Josele de Farias Rodrigues

Violência contra crianças e adolescentes em Feira de Santana, 2000-2004; ; 2006; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana,; Coorientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Nilma Lázara de Almeida Cruz

Evolução da Mortalidade Infantil e seus componentes neonatal e pós-neonatal em Feira de Santana - Bahia, 1979-2002; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana,; Coorientador: Rosely Cabral de Carvalho;

José Jorge Moreno da Silva

Acidentes de trâsito envolvendo adolescentes e características dos acidentes, Feira de Santana - Bahia, 2001; ; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana,; Coorientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Lívia Regina Moura Pinheiro

Exploração sexual comercial de crianças e adolescentes em Feira de Santana; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Gloria Maria Pinto Coelho

A atuação dos conselheiros municipais de saúde de Juazeiro: uma análise do processo de sua formação e desempenho; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Pública) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Cleuma Sueli Santos Suto

Atenção integral à saúde da mulher: avaliando a qualidade dos serviços sobre o olhar da usuária; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Pública) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Leila Faria de Medeiros

Instrumentos legais para a implantação de um banco de leite humano - do arcabouço jurídico a uma proposta de ação para o município de Salvador - Bahia, o direito à criança à saúde; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Sanitário) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Ione Rosa Casais e Silva

As maternidades do SUS - Salvador - Bahia cumprem o Estatuto da Criança e do Adolescente, na questão do alojamento conjunto?; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Sanitário) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Rosana Martins de freitas

Ações e Estratégias para o enfrentamento dos problemas identificados no município de Itapicuru - Bahia, no ano de 1999; ; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Maria Laura Rebouças Zatti

O significado dos maus tratos na visão do usuário hospitalizado em Feira de Santana; 1996; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Direito Sanitário) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Graça Maria Ramos Moreira

Conhecimento do usuário do hospital geral Clériston de Andrade acerca de seus direitos à Saúde; 1996; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Direito Sanitário) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Laudicéia Gomes da Silva Sena

O direito constitucional e a orientação sexual: ocorrência da gravidez no município de Santo Estevão-Ba (1991/1993); 1996; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Direito Sanitário) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Gabriel Silva Rocha

DISTÚRBIOS PSÍQUICOS MENORES EM TRABALHADORES DE UTI CADASTRADOS NA ASSOCIAÇÃO DE MEDICINA INTENSIVA BRASILEIRA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Monaliza Cardozo Rebouças

Acidentes de Trânsito envolvendo adolescentes em Feira de Santana, Bahia, 2003; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Valney Pedreira Jesus

Recém Nascido: relação entre peso ao nascer e idade materna - Hospital da Mulher, Feira de Santana - Bahia, 2000; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Elisângela Mascarenhas Silva

Perfil da Clientela que abandonou o tratamento de tuberculose no município de Feira de Santana - Bahia, no ano 2000; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Ana Claúdia de Azevedo Bião Silva

Situação de imunização de pré-escolares: fatores que interferem para um cartão vacinal adequado de Feira de Santana - Bahia; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Alessandra Rabelo Gonçalves

VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A REALIDADE, O ENFRENTAMENTO E A PREVENÇÃO ? O PAPEL DA ESCOLA, NA COMPREENSÃO DE PROFESSORES E ALUNOS, QUANTO OS ASPECTOS QUE ENVOLVEM O DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL, SEXUALIDADE E A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES; 2008; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Poliana Evangelista Lima

Evolução da Mortalidade Infantil e seus componentes neonatal e pós-neonatal em Feira de Santana - BA, 1979 - 2002; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Lívia Regina Moura Pinheiro

Disseminação e Avaliação da Metodologia do PAIR no Município de Feira de Santana - BA; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Heloisa Lima de Sousa

Negligência familiar contra crianças e adolescentes em Feira de Santana-Bahia,2003-2004; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Luciana Maia Santos

Mortalidade Neonatal em Feira de Santana - BA, 1979-2002: Riscos e Tendências; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Flávia Letícia Rabelo Gonçalves

Perfil epidemiológico, situação de risco, condições de saúde e vida de mães adolescentes e adultas jovens, filhos e co-responsáveis em Feira de Santana - Bahia; ; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Isabela Maria Alves de Almeida Oliva

Violência Sexual contra crianças e adolescentes: o papel da escola quanto ao conhecimento, compreensão e prevenção entre alunos; Rede pública de ensino de Feira de Santana, Bahia; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Caroline Silva Cardoso

Projeto integral de extensão e pesquisa: Saúde integral e prevenção de riscos na adolescência e juventude, Feira de Santana; ; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Monaliza Cardozo Rebouças

Características clínicas e nutricionais de gestantes adolescentes e adultas jovens acompanhadas no pré-natal em Feira de Santana - Bahia; ; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Daniela Rozatto de Assis

Saúde integral e prevenção de riscos na adolescência - Sub projeto I: Uso e abuso de álcool, fumo e substâncias psicoativas; ; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Fernando Augusto Valverde da Silva

Fatores de risco de acidentes de trânsito na adolescência em Feira de Santana - Bahia; ; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Leandro de Oliveira Barreto

Desenvolvimento de Ações de Suporte à Implantação e Gestaõ do TECNOVIA - Parque Tecnológico de Salvador - Bahia; 2010; Orientação de outra natureza - Secretaria de Ciencia, Tecnologia e de Inovação da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

João Rocha Sobrinho

Participação dos Moradores dos Bairros da Paz, de Mussurunga e Vila Verde no Parque Tecnológico de Salvador ?Bahia; 2010; Orientação de outra natureza - Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Mariana Brasil Nogueira Lima

Desenvolvimento e Gestão Aplicativa do Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica -INOVATEC; 2009; Orientação de outra natureza - Secretaria da Ciencia, Tecnologia er Inovação da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Mariana Brasil Nogueira Lima

Desenvolvimento e Gestão Aplicativa do Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica -INOVATEC; 2009; Orientação de outra natureza - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Leandro de Oliveira Barreto

Desenvolvimento de Ações de Suporte à Implantação e Gestão do Tecnovia Parque Tecnológico de Salvador Bahia; 2009; Orientação de outra natureza - Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

João Rocha Sobrinho

Participação dos Moradores dos Bairros da Paz, de Mussurunga e Vila Verde no Parque Tecnológico de Salvador ?Bahia; 2009; Orientação de outra natureza - Secretaria de Ciencia, Tecnologia e de Inovação da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Horácio Nelson Hastenreiter Filho

ARTICULAÇÃO DA REDE INTERINSTITUCIONAL RELATIVA AO CONTEÚDO DO PROJETO PARQUE TECNOLÓGICO TECNOVIA; 2008; Orientação de outra natureza - Secretaria de Ciencia, Tecnologia e de Inovação da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Camilo Teles Pereira Santos

Articulação da área estratégica de Tecnologia da Informação / Empreendedorismo Parque Tecnológico da Bahia; 2008; Orientação de outra natureza - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Nicolás Honorato Cavadas

Consolidação e Ampliação do Conteúdo da área de Energia e Meio Ambiente do Projeto TECNOVIA; 2008; Orientação de outra natureza - Secretaria de Ciencia, Tecnologia e de Inovação da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

André Pinho Joazeiro

Parque Tecnológico e Desenvolvimento Urbano na Bahia; 2008; Orientação de outra natureza - Secretaria de Ciencia, Tecnologia e de Inovação da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Horácio Nelson Hastenreiter Filho

ARTICULAÇÃO DA REDE INTERINSTITUCIONAL RELATIVA AO CONTEÚDO DO PROJETO PARQUE TECNOLÓGICO TECNOVIA; 2007; Orientação de outra natureza - Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Rosely Cabral de Carvalho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria da Luz Silva

Projeto de Seleção do Mestrado do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA; 1996; 0 f; Orientação de outra natureza - Instituto de Saúde Coletiva da Ufba; Orientador: Maria da Luz Silva;

Ildes Ferreira de Oliveira

A Participação Popular no Conslho Municipal de Saúde de Feira de Santana; 1988; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Ildes Ferreira de Oliveira;

Tania Maria Costa

Avaliação dos Dados de Registros de Óbitos por Causas Externas e Mal Definidas, Feira de Santana-Bahia (1979-1995); ; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Tania Maria Costa;

Marcia Furquim de Almeida

Princesa do Sertão Vinte Anos de Violencia: Feira de Santana Bahia 1979 a 1999; 2003; 0 f; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública Usp,; Orientador: Marcia Furquim de Almeida;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PEIXOTO, M. T. ; JESUS, W. L. A. ; CARVALHO, ROSELY CABRAL DE ; Assis, M.M.A. . Formação médica na Atenção Primária à Saúde: experiência com múltiplas abordagens nas práticas de integração ensino, serviço e comunidade.. Interface (Botucatu. Online) , v. 23, p. 1-14, 2019.

  • FREIRE, KARIANE BARBOSA ALMEIDA ; SANTANA, JUDITH SENA DA SILVA ; SOUZA, SINARA DE LIMA ; CARVALHO, ROSELY CABRAL DE ; JESUS, MARIEDNA SANTOS DE . SENTIMENTOS DE ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA ESCOLAR. REVISTA DE SAÚDE COLETIVA DA UEFS , v. 8, p. 89-94, 2018.

  • PEIXOTO, Marcelo Torres ; CARVALHO, ROSELY CABRAL DE ; VILASBOAS, ANA LUIZA QUEIROZ . PROJETO TERAPÊUTICO FAMILIAR: UMA TECNOLOGIA DE GESTÃO DO CUIDADO NA SAÚDE DA FAMÍLIA. REVISTA DE SAÚDE COLETIVA DA UEFS , v. 7, p. 35-43, 2017.

  • CARVALHO, ROSELY CABRAL DE ; BASTOS, A. C. S. B. . FAMÍLIAS E VULNERABILIDADES EM SAÚDE: QUESTÕES TEÓRICAS, ÉTICAS E METODOLOGIAS PARA INTERVENÇÃO. REVISTA DE SAÚDE COLETIVA DA UEFS , v. 7, p. 72, 2017.

  • SOUZA, C. S. ; COSTA, M.C. O. ; CARVALHO, R. C. ; ARAUJO, T. M. ; AMARAL, M. T. R. . Notificação da violência infanto-juvenil em Serviços de Emergência do Sistema Único de Saúde em Feira de Santana, Bahia, Brasil.. REVISTA BRASILEIRA DE EPIDEMIOLOGIA , v. 18, p. 80-93, 2015.

  • MARTINS, A. L. L. ; PEIXOTO, M. T. ; CARVALHO, R. C. ; SILVA, K. L. O. ; SILVA, M. O. . Projeto Terapêutico Familiar: uma tecnologia para a Gestão do Cuidado.. ACTAS CALASS 2015 , v. 1, p. Session 17, 2015.

  • PEIXOTO, M. T. ; OLIVEIRA, M. S. ; ROSA, K. G. ; MONTEIRO, D. A. ; CARVALHO, R. C. . CATADORES DE LIXO DO CONJUNTO HABITACIONAL FEIRA VI: CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS E RISCOS À SAÚDE. Revista de Saúde Coletiva da UEFS , v. 5, p. 46-50, 2015.

  • COSTA, M.C.O ; MATOS, A. M. ; CARVALHO, R. C. ; AMARAL, M. T. R. ; CRUZ, N. L. A. ; LOPES, T. C. . Uso freqüente e precoce de bebidas alcoólicas na adolescência: análise de fatores associados.. Adolescência & Saúde , v. 10, p. 25-32, 2014.

  • CARDOSO, Caroline Silva ; COSTA, M.C. O. ; CARVALHO, R. C. ; AMARAL, M. T. R. ; CRUZ, N. L. A. ; SILVA, M. R. . Iniciação e consumo de substâncias psicoativas entre adolescentes e adultos jovens de Centro de Atenção Psicossocial Antidrogas/CAPS-AD. Ciencia & Saude Coletiva , v. 19, p. 737-745, 2014.

  • COSTA,Helen de Oliveira ; CARVALHO, R. C. . Promoção de Saúde pelo enfrentamento da violência : o papel da escola. Revista Extensão , v. 26, p. 256-266, 2014.

  • CARVALHO, R. C. ; Meire Jane de Oliveira ; NASCIMENTO, S. S. ; AQUINO, Mirtes Cavalcante . Investimentos das Universidades Públicas estaduais da Bahia em ciência,tecnologia e inovação-2002-2010. Panorama das Contas Públicas , v. 3, p. 7, 2012.

  • Meire Jane de Oliveira ; AQUINO, Mirtes Cavalcante ; CARVALHO, R. C. . Investimentos do governo do estado da Bahia em Ciencia e Tecnologia e Inovação :2000-2009. Panorama das Contas Públicas , v. 2, p. 117-125, 2011.

  • COSTA, M.C. O. ; CARVALHO, R. C. ; SANTANA, Marcos Antônio Oliveira ; SILVA, L. M. S. ; Silva, M.R. . Avaliação do Programa Nacional de Ações Integradas e Referenciais (PAIR) para o Enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, em Feira de Santana-Bahia. Ciência & Saúde Coletiva , v. 15, p. 563-574, 2010.

  • MATOS, A. M. ; CARVALHO, R. C. ; COSTA, M.C. O. ; GOMES, K.E.P.S. ; SANTOS, Luciana Maia . Consumo frequente de bebidas alcoólicas por adolescentes escolares:estudo de fatores associados. Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso) , v. 13, p. 302-313, 2010.

  • COSTA, M.C. O. ; SANTANA, Marcos Antônio Oliveira ; SANTOS, Carlos Antônio de Souza Teles ; CARVALHO, R. C. ; CRUZ, N. L. A. ; Silva, M.R. ; Boaventura,L.M . Perfil da vitimização sexual de crianças e adolescentes,segundo descrição de casos por Alunos e Professores de Escolas Publicas. Revista Baiana de Saúde Pública , v. 34, p. x-xx, 2010.

  • SOUZA, Karine Emanuelle Peixoto de ; COSTA, M.C. O. ; CARVALHO, R. C. ; CRUZ, N. L. A. . Maternidade na adolescência e nascidos vivos: análise temporal (2000 a 2004) segundo o SINASC de um município do Nordeste do Brasil. Adolescência & Saúde (UERJ) , v. 5, p. 14-22, 2008.

  • COSTA, M.C. O. ; BIGRAS, Marc ; SOUZA, Karine Emanuelle Peixoto de ; CARVALHO, R. C. ; SANTOS, Carlos Antônio de Souza Teles . Violência e abuso contra crianças e adolescentes, segundo os conselhos tutelares, o Programa Sentinela de Feira de Santana (BA) e o Centre Jeunesse de Montreal. Adolescência & Saúde (UERJ) , v. 5, p. 15-22, 2008.

  • COSTA, M.C. O. ; ALVES, M. V. Q. M. ; SANTOS, Carlos Antônio de Souza Teles ; CARVALHO, R. C. ; SOUZA, Karine Emanuelle Peixoto de ; SOUSA, H. L. . Experimentação e uso regular de bebidas alcoólicas, cigarros e outras substâncias psicoativas/SPA na adolescência. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 12, p. 1143-1154, 2007.

  • COSTA, M.C. O. ; CARVALHO, R. C. ; BARBARA, J. F. R. S. ; SANTOS, Carlos Antônio de Souza Teles ; GOMES, Waldelene Araújo ; SOUSA, H. L. . O perfil da violência contra crianças e adolescentes, segundo registros de Conselhos Tutelares: vítimas, agressores e manifestações de violência. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 12, p. 1129-1142, 2007.

  • CARVALHO, R. C. ; COSTA, M.C. O. ; SILVA, J. J. M. ; REBOUÇAS, M.C. . Acidentes de Trânsito envolvendo adolescentes: o registro da situação de Feira de Santana, Bahia, em 2001.. Revista Baiana de Saúde Pública , Salvador, v. 29, n.1, p. 22-34, 2005.

  • CARVALHO, R. C. ; COSTA, M.C. O. ; ALMEIDA, M. F. ; REBOUÇAS, M.C. . Evolução da Mortalidade Por Causas Violentas em Crianças e Adolescentes, Feira de Santana, Brasil. Revista Baiana de Saúde Pública , Salvador, v. 29, n.1, p. 80-90, 2005.

  • CRUZ, N. L. A. ; COSTA, M.C. O. ; CARVALHO, R. C. ; REBOUÇAS, M.C. . Evolução da Mortalidade Infantil e Componentes Neonatal e Pós-Neonatal, 1979-2002, em Feira de Santana, Bahia. Revista Baiana de Saúde Pública , Salvador, v. 29, n.2, p. 286-299, 2005.

  • CARVALHO, R. C. . Sistematização da assistência de enfermagem em creche: reflexões de uma prática. Nursing (São Paulo) , São Paulo, v. 3, p. 24-29, 2000.

  • CARVALHO, R. C. . 3 Boletim do Programa de Agentes Comunitários de Feira de Santana. Coorperação Técnica. Boletim do Programa de Agentes Comunitários de Feira de Santana , Feira de Santana, v. 3, p. 1-70, 2000.

  • CARVALHO, R. C. . 2 Boletim do Programa de Agentes Comunitários de Feira de Santana. Cooperação Técnica. Boletim do Programa de Agentes Comunitários de Feira de Santana , Feira de Santana-Ba, v. 2, p. 1-40, 1999.

  • CARVALHO, R. C. . 1 Boletim do Programa de Agentes Comunitários de Feira de Santana. Coorperação Técnica. Boletim do Programa de Agentes Comunitários de Feira de Santana , Feira de Santana-Ba, v. 1, p. 1-17, 1998.

  • CARVALHO, ROSELY CABRAL DE ; Neto, Paulo Amaro dos Santos (Org.) . Violência nas escolas: do diagnóstico à intervenção. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2019. 412p .

  • CARVALHO, R. C. ; Mirela F. Santos Iriart (Org.) ; BESNOSIK, M. H. R. (Org.) ; Laranjeira, D.H.P. (Org.) . INCLUSÃO SOCIAL EM TEMPOS DE VIOLÊNCIA: O LUGAR DA ESCOLA E DA FAMÍLIA. 1ª. ed. Feira de Santana: UEFS Editora, 2016. v. 1. 226p .

  • COSTA, M.C. O. (Org.) ; CARVALHO, R. C. (Org.) . Manual Organização Internacional do Trabalho - NNEPA/UEFS - Diga Não a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em seu Município. Brasília: Editora OIT, 2006. v. 1. 52p .

  • CARVALHO, ROSELY CABRAL ; ROCHA, J. M. M. ; BESSA, S. S. O. ; AMARANTE, C. N. ; NERY, G. S. . Violências no Cotidiano Escolar :trabalhando os dados e as estratégias para a construção de territórios de paz. Violências nas Escolas: do diagnóstico à intervenção. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2019, v. , p. 55-74.

  • FREITAS, E. N. S. E. S. ; SERVO, M. L. S. ; SANTANA, L. M. R. ; NASCIMENTO, M. A. A. ; CARVALHO, ROSELY CABRAL DE . Significados do Abuso Sexual no olhar de meninas adolescentes de uma escola pública municipal de Feira de Santana. In: Rosely Cabral de Carvalho; Sinara de Lima Souza; Paulo Amaro dos Santos Neto. (Org.). Violências nas Escolas: do diagnóstico à intervenção. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2019, v. 1, p. 75-93.

  • NERY, G. S. ; MILITAO, T. O. ; FERREIRA, I. S. ; CARVALHO, R. C. . (Re)conhecendo os agressores. In: Rosely Cabral de Carvalho; Sinara de Lima Souza; Paulo Amaro dos Santos Neto. (Org.). Violências nas Escolas: do diagnóstico à intervenção. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2019, v. 1, p. 179-195.

  • SOUZA, S. L. ; CARVALHO, ROSELY CABRAL . Um novo recomeço. In: Rosely Cabral de Carvalho; Sinara de Lima Souza; Paulo Amaro dos Santos Neto. (Org.). Um novo começo. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2019, v. 1, p. 219-224.

  • BASTOS, A. C. S. B. ; REIS, W. ; CARVALHO, ROSELY CABRAL ; MOREIRA, L. V. C. . Family Life Education: Brazilian Realities and Dreams. In: Mihaela Robila and Alan C. Taylor. (Org.). Global Perspectives on Family Life Education. 1ed.Nova Iorque: Springer International Publishing, 2018, v. 1, p. 249-262.

  • GUIMARAES, G. C. ; CARVALHO, R. C. . Violência de gênero: decisão e denúncia para o enfrentamento de mulheres na sua rede de proteção social. In: Tânia Maria de Araújo; Edna Maria de Araújo. (Org.). Análises de problemas sociais e de saúde. 1aed.Feira de Santana: UEFS Editora, 2016, v. 1, p. 133-159.

  • BESNOSIK, M. H. R. ; CARVALHO, R. C. ; Reis, S.M. . O papel da extensão e da pesquisa :vivências,conhecimentos e transformação da realidade: O Lugar da Universidade. In: Rosely Cabral de Carvalho ; Mirela Figueiredo Santos Iriart; Maria Helena da Rocha Besnosik; Denise Helena Pereira Laranjeira. (Org.). INCLUSÃO SOCIAL EM TEMPOS DE VIOLÊNCIA: O LUGAR DA ESCOLA E DA FAMÍLIA. 1ªed.Feira de Santana: UEFS Editora, 2016, v. 1, p. 29-38.

  • CARVALHO, R. C. . Inclusão social em tempos de violência : o lugar da escola e da família. In: Rosely Cabral de Carvalho; Mirela Figueiredo Santos Iriart; Maria Helena da Rocha Besnosik; Denise Helena Pereira Laranjeira. (Org.). INCLUSÃO SOCIAL EM TEMPOS DE VIOLÊNCIA: O LUGAR DA ESCOLA E DA FAMÍLIA. 1ªed.Feira de Santana: UEFS Editora, 2016, v. 1, p. 103-115.

  • COSTA,Helen de Oliveira ; SANTOS, N. ; CARVALHO, R. C. . Interações Dialógicas Comunidade e Escola: ressignificando a Violência. In: Rosely Cabral de Carvalho; Mirela Figueiredo Santos Iriart; Maria Helena da Rocha Besnosik; Denise Helena Pereira Laranjeira. (Org.). INCLUSÃO SOCIAL EM TEMPOS DE VIOLÊNCIA: O LUGAR DA ESCOLA E DA FAMÍLIA. 1ªed.Feira de Santana: UEFS Editora, 2016, v. 1, p. 145-171.

  • COSTA, M.C. O. ; CARVALHO, R. C. ; CRUZ, N. L. A. . Mecanismos Pessoais e Sociais de Promoção e Proteção à saúde e Qualidade de Vida. In: Maria Conceição Oliveira Costa; Rosely Cabral de Carvalho,; Nilma Lázara de Almeida Cruz Santos; Marcos Antonio de Oliveira Santana; Nilton Cesar Nogueira dos Santos. (Org.). Violêncoia e vitimização na infância e adolescência : a inclusão da escola no reconhecimento e prevenção. 1ªed.Feira de Santana: UEFS Editora, 2013, v. , p. 49-58.

  • CARVALHO, R. C. ; Meire Jane de Oliveira . Perspectivas da Ciência da Informação na Bahia aplicada à àrea sa Saúde. In: Zeny Duarte; Lucio Farias. (Org.). A Medicina na Era da Informação. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2009, v. , p. 239-244.

  • COSTA, M.C. O. ; CARVALHO, R. C. ; Nilton César Nogueira dos Santos ; ALVES, M. V. Q. M. ; GOMES, Waldelene de Araújo ; ARAÚJO JÚNIOR, A. S. . Avaliação da metodologia PAIR em Feira de Santana-BA. In: AMORIM, S.M.F; CONTINI, M.L.J.; MEZA, E.R.. (Org.). Avaliação do Processo de Implantação do PAIR. Campo Grande/MS: Editora UFMS, 2008, v. , p. 92-115.

  • CARVALHO, R. C. ; PINHEIRO, Adélia Maria Carvalho de Melo . Indicadores de saúde para a infância e adolescência.. In: Maria Conceição Oliveira Costa; Ronald Pagnoncelli Souza. (Org.). Semiologia e Atençäo Primária à Crinça e ao Adolescente. 2ed.Porto Alegre: Revinter, 2005, v. , p. 1-16.

  • OLIVEIRA, P. L. ; SOUZA, S. L. ; BONFIM, L. G. S. ; CARVALHO, ROSELY CABRAL DE . Modos de cuidar da pessoa com transtorno mental no cotidiano de famílias quilombolas. In: 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 6º Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde e 5º Colóquio Latino Americano de História da Enfermagem, 2018, Curitiba. 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 6º Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde e 5º Colóquio Latino Americano de História da Enfermagem, 2018. v. 1.

  • GUIMARAES, G. C. ; CARVALHO, R. C. . Violencia de género: decisión y denuncia para que enfrentan las mujeres en su red de seguridad social.. In: XIV Congreso de la Federación Panamericana de Profesionales de Enfermería XVI Congreso de la Sociedad Cubana de Enfermería . I Simposio de Alianza Neonatal III Simposio de Docencia en Enfermería .III Reunión de Redes de Enfermería, Cuba , 2015., 2015, Cuba. XIV Congreso de la Federación Panamericana de Profesionales de Enfermería XVI Congreso de la Sociedad Cubana de Enfermería . I Simposio de Alianza Neonatal III Simposio de Docencia en Enfermería .III Reunión de Redes de Enfermería, Cuba , 2015., 2015. v. 1.

  • GUIMARAES, G. C. ; CARVALHO, R. C. . Vías de mujeres en situación crítica de la violencia: Un estudio de caso, Feira de Santana, Bahia, Brasil. In: XIV Congreso de la Federación Panamericana de Profesionales de Enfermería XVI Congreso de la Sociedad Cubana de Enfermería . I Simposio de Alianza Neonatal III Simposio de Docencia en Enfermería .III Reunión de Redes de Enfermería, Cuba , 2015., 2015, Havana. Vías de mujeres en situación crítica de la violencia: Un estudio de caso, Feira de Santana, Bahia, Brasil. Havana, 2015. v. 1.

  • GUIMARAES, G. C. ; CARVALHO, R. C. . ROTAS CRÍTICAS DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA: ESTUDO DE CASO. In: IX Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal - COBEON e III Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal - CIEON, 2015, Belém do Pará. IX Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal - COBEON e III Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal - CIEON, 2015. v. 1. p. 1-4.

  • SILVA, K. L. O. ; CARVALHO, R. C. ; MARTINS, A. L. L. ; MARTINS JÚNIOR, Davi Félix . PREVALÊNCIA E FATORES DE RISCO PARA INFECÇÃO PELO HPV EM ADOLESCENTES E ADULTAS JOVENS ATENDIDAS EM UNIDADE DE REFERÊNCIA DE FEIRA SANTANA, BA. In: Seminário de Iniciação Cientifica, 2014, Feira de Santana. XVII Seminário de Iniciação Cientifica -Ciência,Saúde e Esporte, 2014.

  • SILVA, M. L. ; MACEDO, E. L. N. ; CARVALHO, R. C. ; MOREIRA, V. D. ; SOUZA, E. L. ; ALMEIDA, J. C. S. ; SOUZA, R. S. . O Medo na Mídia Impressa: A Banalização da Violência nas Manchetes do Jornal Feira Hoje, Feira de Santana - Ba (1989-1991). In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasilia, 2003.

  • CARVALHO, R. C. . Participação popular no Conselho Muncipal de Saúde de Feira de Santana. In: 5 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2000, Salvador. Anais do Congresso, 2000.

  • CARVALHO, R. C. . O papel da universidade na formação dos atores na reforma sanitária: a experiência da UEFS. In: Congresso Brasileiro de Ciências Sociais, 1995, Curitiba. Anais do Congresso, 1995.

  • CARVALHO, ROSELY CABRAL ; OLIVEIRA, P. L. ; SOUZA, S. L. ; MORAES, .. A. C. ; CAMARGO, C. L. . FAMÍLIA QUILOMBOLA E ADOECIMENTO MENTAL: A LUZ DA TEORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO. In: 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2019, Lisboa. Atas - Investigação Qualitativa em Saúde/Investigación Cualitativa en Salud. Lisboa: Atas CIAIQ 2019, 2019. v. 2. p. 1131-1138.

  • CARVALHO, ROSELY CABRAL ; NERY, G. S. ; SOUZA, S. L. ; MELO, L. G. ; SILVA, L. C. L. ; SANTOS, J. E. F. . ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA E USO DO RESPONDENT DRIVEN SAMPLING (RDS): LIMITES E POSSIBILIDADES. In: 8º Congresso Ibero- Americano em Investigação Qualitativa,, 2019, Lisboa. Atas CIAIQ 2019 Investigação Qualitativa em Ciências Sociais, 2019. v. 3. p. 387-395.

  • PEIXOTO, M. T. ; CARVALHO, R. C. ; MARTINS, A. L. L. ; SILVA, K. L. O. ; SILVA, M. O. . Projeto Terapêutico Familiar: uma tecnologia para a Gestão do Cuidado.. In: XXVI CONGRESSO DELL'ALASS, ANCONA, 2015, ANCONA. Tecnologia e Saúde ? tecnologia, organização e formação., 2015. v. 1.

  • GUIMARAES, G. C. ; CARVALHO, R. C. . VIOLÊNCIA DE GÊNERO: DECISÃO E DENÚNCIA PARA O ENFRENTAMENTO DE MULHERES NA SUA REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL. In: IX Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal - COBEON e III Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal - CIEON, 2015, Belem do Pará. IX Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal - COBEON e III Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal - CIEON,, 2015. v. 1. p. 31-31.

  • AMORIM, H. P. L. ; SOUZA, C. S. ; COSTA, M.C. O. ; CARVALHO, R. C. ; AMARAL, M. T. R. ; MUSSE, J. O. ; MARQUES, J. A. M. . Notificação da violência infanto-juvenil em serviços de emergência do Sistema Único de Saúde/SUS: atuação dos profissionais de saúde. In: I Fórum Internacional de Perícias em Marcas de Mordidas, I Congresso Brasileiro de Imaginologia Forense, VI, VI Jornada Baiana de Medicina e Odontologia Legal, Curso Internacional de Antropologia Forense Digital e Projeto Virtopsy, 2013, Salvador. . Notificação da violência infanto-juvenil em serviços de emergência do Sistema Único de Saúde/SUS: atuação dos profissionais de saúde, 2013.

  • SILVA, K. L. O. ; CARVALHO, R. C. ; MARTINS, A. L. L. ; SOBRINHO, C. L. N. ; MARTINS JÚNIOR, Davi Félix . Perfil da Infecção pelo HPV em Adolescentes e adultos jovens atendidos em uma Unidade de Referência da Rede Pública de Saúde, Feira de Santana, BA:2008-2011. In: XVII Seminário de Iniciação Cientifica -Ciência,Saúde e Esporte, 2013, Feira de Santana. XVII Seminário de Iniciação Cientifica -Ciência,Saúde e Esporte, 2013.

  • BRITO, R. S. ; SANTOS, E. N. ; CARVALHO, R. C. . Síndrome de Burnout e Queixas de Saúde de Médicos que Trabalham em UTI de Salvador, Bahia, Brasil. In: XVII Seminário de Iniciação Cientifica -Ciência,Saúde e Esporte, 2013, Feira de Santana. XVII Seminário de Iniciação Cientifica -Ciência,Saúde e Esporte, 2013.

  • WEST, L. ; CARVALHO, R. C. ; BRITO, J. S. ; ALMEIDA, E. A. . Prevalência de Hipertensão Arterial em São Francisco do Conde. In: XVII Seminário de Iniciação Cientifica -Ciência,Saúde e Esporte, 2013, Feira de Santana. XVII Seminário de Iniciação Cientifica -Ciência,Saúde e Esporte, 2013.

  • SILVA, M.E.P.O ; CARVALHO, R. C. ; Reis, S.M. ; Oliveira, J. L. . Inclusão Social em Tempos de Violência Doméstica: O Lugar da Escola. In: II Congresso Nordestino de Extensão UNiversitária, 2010, Recife. II Congresso Nordestino de Extensão UNiversitária, 2010.

  • OLIVEIRA, P. L. ; CARVALHO, ROSELY CABRAL DE ; BONFIM, L. G. S. ; SOUZA, S. L. . MODOS DE CUIDAR DA PESSOA COM TRANSTORNO MENTAL NO COTIDIANO DE FAMÍLIAS QUILOMBOLAS,. In: II Mostra Científica do Hospital Especializado Lopes Rodrigues: ?Transpondo os muros do hospital psiquiátrico: novos desafios para consolidação da Reforma Psiquiátrica?, 2018, Feira de Santana. II Mostra Científica do Hospital Especializado Lopes Rodrigues: ?Transpondo os muros do hospital psiquiátrico: novos desafios para consolidação da Reforma Psiquiátrica?. Feira de Santana: UEFS, 2018. v. 1.

  • MILITAO, T. O. ; SOUZA, S. L. ; CARVALHO, ROSELY CABRAL DE ; MARTINS, M. M. B. ; NERY, G. S. ; SANTOS NETO, P. A. ; VELOSO, A. T. S. ; SOUZA, G. K. O. . OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE SOBRE ADOLESCÊNCIA E DROGAS. In: II Mostra Científica do Hospital Especializado Lopes Rodrigues: ?Transpondo os muros do hospital psiquiátrico: novos desafios para consolidação da Reforma Psiquiátrica?, 2018, Feira de Santana. II Mostra Científica do Hospital Especializado Lopes Rodrigues: ?Transpondo os muros do hospital psiquiátrico: novos desafios para consolidação da Reforma Psiquiátrica?. Feira de Santana: UEFS, 2018. v. 1.

  • BATISTA, C. P. S. ; NERY, G. S. ; CARVALHO, ROSELY CABRAL DE ; SOUZA, S. L. ; ROCHA, J. M. M. ; LIMA, L. C. ; CRUZ, M. L. S. ; BESSA, S. S. O. . FATORES DE RISCO AO USO E ABUSO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA NA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA-BAHIA. In: 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018, Rio de Janeiro. 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2018. v. 1.

  • SILVA, L. C. L. ; CARVALHO, ROSELY CABRAL DE ; CARVALHO, V. C. B. . Para Além do Setembro Amarelo : Saúde da Família e Escola sobre Automutilação em Adolescentes. In: I Congresso em Defesa do SUS: 30 anos de lutas,avanços e desafios, 2018, Feira de Santana. I Congresso em Defesa do SUS: 30 anos de lutas,avanços e desafios. Feira de Santana: UEFS, 2018. v. 1.

  • VELOSO, R. B. P. ; AGUIAR, M. G. G. ; FERREIRA, M. P. S. ; LOPES, L. L. ; CARVALHO, R. C. . . Estágio docência em saúde coletiva: reflexões sobre a prática docente. In: 68º Congresso Brasileiro Enfermagem ? CBEn, 2016, Brasilia. A Construção Histórica da Enfermagem no Cuidado em Saúde: Saberes e Prática na Defesa do SUS, 2016. v. 1. p. 491-491.

  • COSTA, M.C. O. ; MATOS, A. M. ; Silva, M.R. ; CARVALHO, R. C. ; HORA,V.F. ; SANTANA, M.C. . Consumo Freqüente de Bebidas Alcoólicas por Adolescentes Escolares: Estudo de Fatores Associados... In: 11º Congresso Brasileiro de Adolescência, 2010, Salvador. 11º Congresso Brasileiro de Adolescência, 2010.

  • COSTA, M.C. O. ; MATOS, A. M. ; CARVALHO, R. C. ; Nascimento,O.C. ; SANTANA, M.C. . Hábitos Familiares e Consumo de Bebidas Alcoólicas na Adolescência: Modelo de Análise com Múltiplos Fatores. In: 11º Congresso Brasileiro de Adolescência,, 2010, Salvador. 11º Congresso Brasileiro de Adolescência,, 2010.

  • COSTA, M.C. O. ; CARVALHO, R. C. ; SANTANA, C. C. S. ; HORA,V.F. ; LOPES, T. C. . Características de iniciação e padrão de consumo de substâncias psicoativas-SPAs entre adolescentes e jovens de um Centro de Atenção Psicossocial /CAPS ad (2003-2008). In: 11º Congresso Barsileiro de Adolescência, 2010, Salvador. 11º Congresso Barsileiro de Adolescência, 2011.

  • COSTA, M.C. O. ; CARVALHO, R. C. ; Boaventura,L.M ; OLIVEIRA, M. N. D. ; Oliveira,J.R. ; Silva, M.L.C.A. . Avaliação para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes/PAIR, em Feira de Santana, Bahia. In: 11º Congresso Brasileiro de Adolescência, 2010, Salvador. 11º Congresso Brasileiro de Adolescência, 2010.

  • Silva, M.L.C.A. ; SANTANA, Marcos Antônio Oliveira ; COSTA, M.C. O. ; CARVALHO, R. C. ; SANTOS, Carlos Antônio de Souza Teles ; CRUZ, N. L. A. ; Silva, M.R. . Perfil de Vitimização Sexual de Crianças e Adolescentes segundo descrição de casos por alunos e professores de escolas públicas. In: I Encontro Brasileiro de Docentes de Odontologia Legal, VII Jornada de Odontologia Legal do Nordeste ,I Encontro de Peritos Odontolegistas da Bahia, I Simpósio : Temas de Medicina Legal, 2009, Salvador. I Encontro Brasileiro de Docentes de Odontologia Legal, VII Jornada de Odontologia Legal do Nordeste ,I Encontro de Peritos Odontolegistas da Bahia, I Simpósio : Temas de Medicina Legal, 2009.

  • CARVALHO, R. C. ; COSTA, M.C. O. ; BIGRAS, Marc ; SANTOS, Carlos Antônio de Souza Teles ; Nascimento,O.C. ; Silva, M.R. . VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES SEGUNDO CONSELHOS TUTELARES (CT) e PROGRAMA SENTINELA (PS) e CENTRE JEUNESSE DE MONTREAL INSTITUT UNIVERSITAIRE -CANADA(CJM-IU). In: Congresso Mundial de Epidemiologia e Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. Congresso Mundial de Epidemiologia e Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008.

  • MATOS, A. M. ; CARVALHO, R. C. ; COSTA, M.C. O. ; GOMES, K.E.P.S. ; SANTOS, Luciana Maia ; Carvalho, A.C.F. . FATORES ASSOCIADOS AO CONSUMO FREQUENTE/PESADO DE BEBIDAS ALCOOLICAS POR ADOLESCENTES ,FEIRA DE SANTANA, BA. In: Congresso Mundial de Epidemiologia e Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. ConCongresso Mundial de Epidemiologia e Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008.

  • CARVALHO, R. C. ; COSTA, M.C. O. ; SILVA, L. M. S. ; PINHEIRO, I. D. G. ; ARAÚJO JÚNIOR, A. S. ; PINHEIRO, L.R.M. . AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PAIR NO MUNICIPIO DE FEIRA DE SANTANA-BA. In: Congresso Mundial de Epidemiologia e Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008. Congresso Mundial de Epidemiologia e Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008.

  • CRUZ, N. L. A. ; BARBOSA, M. R. ; COSTA, M.C. O. ; CARVALHO, R. C. ; SOUZA, Karine Emanuelle Peixoto de . Causas e fatores associados à mortalidade fetal em um hospital público, Feira de Santana, BA. In: XIX Congresso Brasileiro de Perinatologia, 2007, Fortaleza/CE. XIX Congresso Brasileiro de Perinatologia, 2007.

  • CRUZ, N. L. A. ; AMORIM, A. V. S. ; COSTA, M.C. O. ; CARVALHO, R. C. ; SOUZA, Karine Emanuelle Peixoto de . Evolução do Baixo Peso ao nascer em récem-Nascidos de Mães Adolescentes, Feira de Santana-BA: SINASC, 1996-2005. In: XIX Congresso Brasileiro de Perinatologia; XVI Reunião de Enfermagem Perinatal; I Reunião Multidisciplinar Perinatal, 2007, Fortaleza/CE. XIX Congresso Brasileiro de Perinatologia; XVI Reunião de Enfermagem Perinatal; I Reunião Multidisciplinar Perinatal, 2007.

  • COSTA, M.C. O. ; ALVES, M. V. Q. M. ; SANTOS, Carlos Antônio de Souza Teles ; CARVALHO, R. C. ; SOUZA, Karine Emanuelle Peixoto de ; SOUSA, H. L. . Experimentação e uso regular de bebidas alcoólicas, cigarros e outras substãncias psicoativas/SPA na adolescência. In: X Congresso Brasileiro de Adolescência, 2007, Foz do iguaçu/PR. Anais do X Congresso Brasileiro de Adolescência, 2007.

  • SOUZA, Karine Emanuelle Peixoto de ; COSTA, M.C. O. ; CARVALHO, R. C. ; CRUZ, N. L. A. ; OLIVA, I. M. A. A. . Nascidos Vivos de Adolescentes segundo o Sistema Nacional de Informações de Nascidos vivos - SINASC. In: X Congresso Brasileiro de Adolescência, 2007, Foz do iguaçu/PR. Anais do X Congresso Brasileiro de Adolescência, 2007.

  • COSTA, M.C. O. ; CARVALHO, R. C. ; BARBARA, J. F. R. S. ; SANTOS, Carlos Antônio de Souza Teles ; SOUZA, Karine Emanuelle Peixoto de ; CARDOSO, R. P. L. . O Perfil da Violência Contra Crianças e Adolescentes, Segundo Registros de Conselhos Tutelares: Vítimas, Agressores e Manifestações de Violência. In: X Congresso Brasileiro de Adolescência, 2007, Foz do iguaçu/PR. Anais do X Congresso Brasileiro de Adolescência, 2007.

  • COSTA, M.C. O. ; BIGRAS, Marc ; CARVALHO, R. C. ; SANTOS, Luciana Maia ; GONÇALVES, Alessandra Rabelo . Violência Sexual Contra Criança e Adolescente segundo os Conselhos Tutelares (CT) e Programa Sentinela (PS) de Feira de Santana e Centre Jeunesse de Montréal (CJM) - Québec-Canadá. In: X Congresso Brasileiro de Adolescência, 2007, Foz do iguaçu/PR. Anais do X Congresso Brasileiro de Adolescência, 2007.

  • MATOS, A. M. ; CARVALHO, R. C. ; COSTA, M.C. O. . Fatores Associados ao Consumo de Bebidas Alcoólicas por Adolescentes, Feira de Santana, BA. In: III Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana, 2007, Feira de Santana/BA. Anais do III Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana/BA: Imprensa Gráfica da UEFS, 2007.

  • CRUZ, N. L. A. ; AMORIM, A. V. S. ; COSTA, M.C. O. ; CARVALHO, R. C. ; SOUZA, Karine Emanuelle Peixoto de . Evolução do baixo peso ao nascer em recém-nascidos de mães adolescentes, Feira de Santana-BA: SINASC, 1996-2005. In: XIX Congresso Brasileiro de Perinatologia, 2007, Fortaleza/CE. XIX Congresso Brasileiro de Perinatologia, 2007.

  • CARVALHO, R. C. ; COSTA, M.C. O. ; SOUZA, Karine Emanuelle Peixoto de ; GONCALVES, F. L. R. ; DEUS, J. A. ; SANTOS, Luciana Maia . Acidentes de trânsito envolvendo adolescentes: o registro da situação de Feira de Santana-Bahia em 2001. In: 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro/RJ. Saúde Coletiva em um Mundo Globalizado: rompendo barreiras sociais, econômicas e políticas, 2006.

  • CARVALHO, R. C. ; COSTA, M.C. O. ; ALVES, M. V. Q. M. ; CRUZ, N. L. A. ; LIMA, Poliana Evangelista ; SOUSA, H. L. . Uso de bebidas alcoólicas entre adolescentes: perfil de experimentação, uso regular e fatores de risco. Feira de Santana - Bahia. In: 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro/RJ. Saúde Coletiva em um Mundo Globalizado: rompendo barreiras sociais, econômicas e políticas, 2006.

  • CARVALHO, R. C. ; COSTA, M.C. O. ; ALMEIDA, M. F. ; CRUZ, N. L. A. ; GONCALVES, F. L. R. ; REBOUÇAS, Monica Cardozo . Evolução da Mortalidade por Causas Violentas em Crianças e Adolescentes, Feira de Santana, Brasil. In: 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro/RJ. Saúde Coletiva em um Mundo Globalizado: rompendo barreiras sociais, econômicas e políticas, 2006.

  • SOUZA, Karine Emanuelle Peixoto de ; COSTA, M.C. O. ; CARVALHO, R. C. . Gravidez na Adolescência e Condições dos Recém-Nascidos em feira de Santana-Ba, 2000-2004. In: II Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação / X Seminário de Iniciação Científica / VI Seminário do Programa Institucional Bolsa Extensão, 2006, Feira de Santana/Ba. II Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação / X Seminário de Iniciação Científica / VI Seminário do Programa Institucional Bolsa Extensão. Feira de Santana/BA': Imprensa Gráfica da UEFS, 2006. v. 1. p. 89.

  • COSTA, M.C. O. ; SILVA, J. J. M. ; CARVALHO, R. C. ; REBOUÇAS, M.C. ; SILVA, F. A. V. . Perfil dos acidentes de trâsito envolvendo adolescentes como condutores e vítimas em Feira de Santana - Bahia. In: IX Congresso Brasileiro de Adolescência, IV Congresso da ASBRA e X Fórum Paraibano de Adolescência, 2004, João Pessoa/PB. Anais do IX Congresso Brasileiro de Adolescência, IV Congresso da ASBRA e X Fórum Paraibano de Adolescência, 2004.

  • CARVALHO, R. C. ; ALMEIDA, M. F. ; COSTA, M.C. O. ; MELO, B. O. ; ARAÚJO, F. P. O. . Tendência de mortalidade por causas violentas em crianças e adolescentes em Feira de Santana - Bahia.. In: IX Congresso Brasileiro de Adolescência, IV Congresso da ASBRA e X Fórum Paraibano de Adolescência, 2004, João Pessoa/PB. Anais do IX Congresso Brasileiro de Adolescência, IV Congresso da ASBRA e X Fórum Paraibano de Adolescência, 2004.

  • COSTA, M.C. O. ; SILVA, J. J. M. ; CARVALHO, R. C. ; ASSIS, D. R. ; SILVA, F. A. V. . Perfil dos acidentes de trânsito envolvendo adolescentes como condutores e vítimas em Feira de Santana - Bahia. In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife/PE. Revista Brasileira de Epidemiologia. VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia (Livro de Resumos), 2004. v. Esp.

  • SILVA, M. L. ; MACEDO, E. L. N. ; CARVALHO, R. C. ; MOREIRA, V. D. ; SOUZA, E. L. ; ALMEIDA, J. C. S. ; SOUZA, R. S. . Do Estigma Histórico de Cidade Violenta aos Mapas de Homicídios, Feira de Santana- Séc. XVIII-XX. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília, 2003.

  • CARVALHO, R. C. ; SILVA, M. L. ; MACEDO, E. L. N. ; MOREIRA, V. D. ; SOUZA, E. L. ; ALMEIDA, J. C. S. ; SOUZA, R. S. . Violência Contra a Mulher: Perfil do Agressor - Feira de Santana - Ba, 2001. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasilia, 2003.

  • SOUZA, R. S. ; CARVALHO, R. C. ; SILVA, M. L. . As Vítimas de Homicídio em Feira de Santana: o risco de morrer segundo a mídia. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica, 2001, São Paulo, 2001.

  • CARVALHO, R. C. ; SILVA, M. L. ; MOREIRA, V. D. . Transitoriedade do conceito de saúde na perspectiva da qualidade de vida e território. In: 4 Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 1998, Rio de Janeiro. Anais, 1998.

  • CARVALHO, R. C. ; SILVA, M. L. ; MOREIRA, V. D. . Situação de saúde e condições de vida, a partir do território: experiência desenvolvida no bairro de Campo Limpo, Feira de Santana-Ba, 1997. In: 4 Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 1998, Rio de Janeiro. Anais, 1998.

  • CARVALHO, R. C. . Análise de uma prática institucional em saúde a nível local: estratégia de ação contribuição na construção da cidadania. In: 5 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 1997, Águas de Lindóia - São Paulo. Anais, 1997.

  • CARVALHO, R. C. ; SILVA, M. L. ; MOREIRA, V. D. . Formação do sanitarista na Bahia. In: Formação do sanitarista na Bahia, 1997, Águas de Lindóia. Anais, 1997.

  • CARVALHO, R. C. ; ORRICO, A. C. P. ; SILVA, M. L. ; MARTINS, P. F. ; LEAL, R. ; MOREIRA, V. D. . Informação geografica de saúde no município de Feira de Santana: Projeto Piloto. In: Congresso, 1997, Salvador. Anais, 1997.

  • CARVALHO, R. C. . Compreensão de uma comunidade universitária sobre o profissional enfermeiro: uma perspectiva de trabalho educativo. In: Encontro Internacional - Pesquisa em Enfermagem uma questão de saúde, 1992, Ribeirão Preto. Anais, 1992.

  • CARVALHO, R. C. . Implantação de um programa de saúde materno infantil: uma experiência docente assistencial. In: Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1983, São Paulo. Anais, 1983. p. 35.

  • CARVALHO, ROSELY CABRAL DE ; SOUZA, S. L. ; SANTOS NETO, P. A. ; NERY, G. S. ; MILITAO, T. O. . Trajectories of experiences with parents with alcohol abuse: a look at new directions and meanings. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, ROSELY CABRAL . ?Pesquisa em Saúde Coletiva no interior da Bahia: realidades e desafios?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NERY, G. S. ; CARVALHO, ROSELY CABRAL ; SILVA, C. A. L. E. . A CONTRIBUIÇÃO TEÓRICO ? METODOLÓGICA DO RESPONDENT- DRIVEN SAMPLING (RDS) EM PESQUISA COM ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA EM FEIRA DE SANTANA, BAHIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, ROSELY CABRAL ; SILVA, C. A. L. E. ; DANTAS NETA, B. M. ; VIDAL, L. M. S. . FATORES ASSOCIADOS À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA, FEIRA DE SANTANA, BA.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VIDAL, L. M. S. ; CARVALHO, ROSELY CABRAL ; SAMPAIO, R. S. G. ; ROCHA, G. S. . PERFIL DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NA GESTAÇÃO EM MULHERES EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA, BA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, G. S. ; CARVALHO, R. C. . Disturbios Psiquicos Menores em Trabalhadores de UTI Cadastrados na Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARVALHO, R. C. . Seminário de Prioirdades de Pesquisa em Saúde para o Estado da Bahia 2013/2014. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Silva, M.R. ; MATOS, A. M. ; COSTA. Maria da Conceição Nascimento ; COSTA, M.C. O. ; CARVALHO, R. C. ; Santana, Milena Cajaseira ; DA HORA, Vanessa Camila . Consumo Frequente de Bebidas Alóólicas por Adolescentes Escolares : Estudo de Fatores Associados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DA HORA, Vanessa Camila ; SILVA, Carolina Carvalho ; COSTA, M.C. O. ; CARVALHO, R. C. ; LOPES, T. C. . Características de Iniciação e Padrão de Consumo de Substâncias Psicoativas-SPAs entre adolescentes e jovens de um Centro de Atenção Psicossocial/CAPsad (2003-2008). 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, R. C. . Projeto de Pesquisa Inclusão social em tempos de violência o lugar da escola. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, R. C. ; CRUZ, N. L. A. . Aprendizagem Baseada em Problemas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NASCIMENTO, L. F. ; CARVALHO, R. C. . Violência e saúde. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Vieira, G. ; CARVALHO, R. C. . Desmame Natural ou Programado?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, R. C. ; Fonseca, M. G. . Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, R. C. ; COSTA, M.C. O. ; MORAIS, Valterney de Oliveira . Violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, A. L. L. ; SOBRINHO, C. L. N. ; CARVALHO, R. C. ; MARTINS JÚNIOR, Davi Félix ; NASCIMENTO, E. A. . Perfil da Infecção pelo HPV em Adolescentes e adultos jovens atendidos em uma Unidade de Referência da Rede Pública de Saúde, Feira de Santana, BA:2008-2011. 50º Congresso Brasileiro de Educação Médica,São Paulo, 2012., 2012 (Pôster).

  • MARTINS, A. L. L. ; SOBRINHO, C. L. N. ; CARVALHO, R. C. ; MARTINS FILHO, C. . Acesso a vacina para papilomavirus humano do Sistema Único de Saúde, Brasil 2012 (Artigo sem ISSN).

  • COSTA,Helen de Oliveira ; CARVALHO, R. C. ; IRIART, M. F. ; SANTOS, N. . O papel da escola no enfrentamento da violência: a cultura da paz e a promoção de saúde 2012 (Pôster).

  • MARTINS, A. L. L. ; SOBRINHO, C. L. N. ; CARVALHO, R. C. ; MARTINS JÚNIOR, Davi Félix ; MENDES, J. L. B. ; SILVA, K. L. O. ; WEST, L. ; BATISTA, L. V. . Perfil da Infecção pelo HPV em Adolescentes e Adultos Jovens Atendidos em uma Unidade de Referencia da Rede Pública de Saúde, Feira de Santana 2012 (Pôster).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CARVALHO, R. C. ; COSTA, M.C. O. ; MORAIS, Valterney de Oliveira . Violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes: Contexto nacional e local. In: Eisenstein, E; Lidchi, V. Abusos e Proteção de Crianças e Adolescentes. Seminário Abusos e Violência contra Crianças e Adolescentes, Rio de Janeiro, ISPCAN, 2004. CD para Profissionais da Rede de Atendimento, set/2004. 2004.

CARVALHO, R. C. . Atenção à Saúde da Mulher nos Serviços públicos do municipio de Feira de Santana. 2015.

CARVALHO, R. C. . GAMES IN THE (RE) CONSTRUCTION OF THE COLLABORATIVE EXPERIENCES FOR PEACE SCHOOL IN THE LIGHT OF ACTION RESEARCH. 2015.

CARVALHO, R. C. . diagnóstico preliminar sobre contextos e cenários do desenvolvimento econômico, social, científico e tecnológico do Estado da Bahia para subsidiar a Política Estadual de CT&I. 2013.

CARVALHO, R. C. . Pesquisa de plantas medicinais e fitoterápicos Universidade do Estado da Bahia (Campus Salvador e Caetité) UNEB. 2013.

CARVALHO, R. C. . Pesquisa e Desenvolvimento de equipamentos para o diagnóstico clínico de Doenç a Falciforme e outras Hemoglobinopatias (EXA-M Instrumentação do Nordeste Ltda). 2013.

CARVALHO, R. C. . Pesquisa e Desenvolvimento do método de controle biológico do mosquito aedes aegypty. 2013.

CARVALHO, R. C. ; BIONDI, I. . Laboratórios Compartilhados para Pesquisa, fracionamento e purificação de moléculas , biodiversidade do Estado da Bahia. 2013.

CARVALHO, R. C. ; COSTA, M.C. O. ; Nilton César Nogueira dos Santos . Disseminação da Metodologia do PAIR através das Universidades ". 2007.

CARVALHO, R. C. ; COSTA, M.C. O. ; GOMES, Waldelene Araújo . Programa de ação integrado para combater o tráfico e a exploração sexual de meninos e meninas no Brasil.. 2004.

COSTA, M.C. O. ; GOMES, Waldelene de Aaraújo ; CARVALHO, R. C. ; PATEL, Balmukund Niljay ; SOBRINHO, C. L. N. ; SANTOS, Carlos Antônio Suoza Teles . Projeto integrado de extensão e pesquisa: Saúde integral e prevençao de riscos na adolescência e juventude.. 2004.

CARVALHO, R. C. . Educação Ambiental e sanitário 1999/2000. 2000.

CARVALHO, R. C. . Plano gestor ano 2000 da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador-Ba. 2000.

CARVALHO, R. C. ; SILVA, M. L. ; MOREIRA, V. D. ; ORRICO, A. C. P. ; ARAÚJO, E. M. ; SANTOS, R. L. . Violência e saúde: construção de mapas de risco, 1999. 1999.

BASTOS, A. C. S. B. ; RISTUM, M. ; CARVALHO, ROSELY CABRAL DE . Disciplina Psicologia Cultural e Práticas Sociais: dinâmicas inter- contextuais entre família e escola. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, ROSELY CABRAL DE ; SOUZA, S. L. ; IRIART, M. F. . ?Intervenções socio educativas junto a crianças, adolescentes e famílias vivendo em situação de vulnerabilidade: a experiência da Dinamarca e as potencialidades teóricas em outros contextos culturais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, ROSELY CABRAL DE ; SOUZA, S. L. ; Mirela F. Santos Iriart ; JENSEN, M. . A atuação de educadores sociais junto a crianças e adolescentes vivendo em situação de risco e vulnerabilidade em Feira de Santana-Bahia?.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, ROSELY CABRAL DE ; SOUZA, S. L. ; NERY, G. S. ; ANUNCIACAO, L. L. ; MARTINS, M. M. B. ; JENSEN, M. . Como a sociopedagogia pode inspirar o trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade: aplicando modelos e conceitos para desenvolver agency e resiliência?.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, R. C. ; PEIXOTO, M. T. . Pedagogias Ativas de Aprendizagem : relato de experiência. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. L. ; CARVALHO, R. C. ; JESUS, M. S. ; MILITAO, T. O. ; HAMBURGO, V. . Gênero e violência : OFICINA: ?Meu corpo é de quem??. 2016. (Coordenadora).

CARVALHO, R. C. ; SOUZA, S. L. ; JESUS, M. S. ; MILITAO, T. O. ; HAMBURGO, V. ; NERY, G. S. . Drogas Tô Fora. 2016. (Coordenadora).

SOUZA, S. L. ; CARVALHO, R. C. ; NERY, G. S. ; HAMBURGO, V. ; MILITAO, T. O. ; JESUS, M. S. ; SANTOS NETO, P. A. ; VELOSO, A. T. S. ; SOUZA, G. K. O. ; MARTINS, M. M. B. . Oficina de sensibilização dos agentes comunitários de saúde do Centro Social Urbano ( CSU )sobre álcool e outras drogas na adolescência. 2016. (Coordenadora).

CARVALHO, R. C. . II Curso de Introdução à metodologia Científica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, R. C. . I Curso sobre Vulnerabilidade e Prevenção de Riscos na Adolescência em Feira de Santana. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Riscos e vulnerabilidades em contextos familiares e escolares: estratégias de intervenção na promoção da saúde de adolescentes, Descrição: Estudos sobre contextos familiares e escolares impõem um olhar sensível de pesquisadores que reconheçam a vulnerabilidade humana, intrínseca na condição do existir. Os contextos de vida dos adolescentes são permeados por conflitos, confrontos e mediações com uma dinâmica processual, nas quais as estratégias de enfrentamento dos riscos e problemas promovem respostas novas diante da realidade, orientada para um futuro incerto. o projeto apresentado é composto de 03 subprojetos que têm como objetivo principal analisar as situações de riscos e vulnerabilidades em contextos familiares e escolares dos adolescentes para a proposição de estratégias de intervenção. Desta forma, visando alcançar tal objetivo, o subprojeto I trata das representações sociais dos adolescentes e jovens acerca da violência nas relações de intimidade. Estas situações de violência podem ser interpretadas como prova de amor e/ou tolerada por medo de perder o parceiro (a) entre os jovens, devido sua imaturidade em relações amorosas. Contraditoriamente, apesar da relevância da sua ocorrência, existe no imaginário social a ideia de que namoro não é lugar de violência, sendo necessário levar essa discussão para o contexto escolar e assim desmistificar tais pensamentos errôneos. O subprojeto II trabalha o tema do consumo abusivo de álcool na adolescência. Destacando a importância do núcleo familiar como fator de proteção, com o estabelecimento de regras e limites coerentes, apoio e comunicação, enquanto que relações familiares conflituosas e a ausência de limites podem contribuir para a iniciação precoce no álcool. E, por fim, o subprojeto III estuda a automutilação enquanto prática predominante entre os adolescentes e que vem se intensificando no decorrer dos anos. Definida como comportamento que envolve agressão direta ao próprio corpo sem intenção consciente de suicídio, caracteriza-se pela busca de alívio imediato a uma situação que desperta sofrimento. Um tipo de violência que tem crescido entre os adolescentes e que precisa ser estudada, principalmente entre a comunidade escolar e os profissionais de saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Integrante / Luciana Maia Santos - Integrante / Maria das Graças Ferriani - Integrante / Sinara de Lima Souza - Coordenador / Marcelo Torres Peixoto - Integrante / Carlos Alberto Lima e Silva - Integrante / . Aisiane Cedraz Moraes - Integrante / Givanildo da Silva Nery - Integrante / Thayná Oliveira Militão - Integrante / Mariedna Santos de Jesus - Integrante / Valéria Hamburgo - Integrante / Asláni Tainã de Souza Veloso - Integrante / Jordyr Matheus Magalhães Rocha - Integrante / Sidney Sheldon Oliveira Bessa - Integrante / Ana Cecília de Sousa Bittencourt Bastos - Integrante / Ana Clara Oliveira da Silva Gomes - Integrante / Maria Aparecida Beserra - Integrante / Diene Monique Carlos - Integrante / Rosana Alves Melo - Integrante / Greice Kelly Oliveira de Souza - Integrante / Lívia Caroline Leite Silva - Integrante / Luzimara Gomes Melo - Integrante / Iandra Sara Ferreira - Integrante / Caroline Nunes Amarante - Integrante / Vanessa Cedraz dos Santos - Integrante / Racyane Santos Suzart - Integrante.

  • 2016 - Atual

    ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE RISCOS E FATORES DE PROTEÇÃO DO USO ABUSIVO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS, Descrição: O consumo de substâncias psicoativas (SPA) tem ultrapassado as fronteiras políticas, econômicas, educativas e familiares, como um problema de saúde pública que envolve as dimensões biológica, psicológica e social. Serão analisados nessa linha de pesquisa a problemática em contextos sociais diferenciados os riscos e as vulnerabilidades da adolescência e juventude com o uso e abuso de álcool e outras drogas subdividos em três projetos. Sub Projeto 1 Estilos Parentais de adolescentes com problemas relacionados ao uso abusivo de álcool.Tem como objeto adolescentes que frequentam espaços escolares e de saúde retratando a fase marcada por conflitos familiares, sociais e interpessoais, que fazem parte do ciclo do desenvolvimento humano. Objetivo compreender a relação entre fatores ambientais e sociais para experimentação e uso regular de bebidas alcoólicas destacando estilos parentais de pais e familiares de forma a auxiliar o planejamento e a implementação de estratégias de prevenção e redução de danos. Sub Projeto 2 Fatores associados ao uso e abuso de substâncias psicoativas em adolescentes em situação de rua na cidade de Feira de Santana-BA. Tem como tema adolescentes e jovens em situação de rua sob risco pessoal e social com direitos violados, cujos vínculos familiares foram quebrados e/ou interrompidos, tendo assim na rua sua referência de moradia, sobrevivência e sustento, descrevendo as relações familiares e ambiente social no uso e abuso de drogas. Objetivo analisar possíveis associações entre o consumo de substâncias psicoativas em adolescentes em situação de rua e fatores pessoais, sociais, ambientais e familiares.Sub Projeto 3 Consumo de álcool e outras drogas entre adolescentes da zona rural. Trata de uma pesquisa intervenção com objetivo de retratar a percepção de adolescentes que vivem em zona rural de um programa voltado à saúde do adolescente, em um município baiano sobre o consumo de álcool e outras drogas e comportamentos de familiares etilistas e tabagistas. Metas capacitar os profissionais da equipe de saúde e professores para identificar e captar precocemente os adolescentes que fazem uso de álcool e outras drogas; garantir o acesso e qualidade no atendimento aos adolescentes na Unidade de Saúde; incorporar as ações do PROSAD(Programa de Saúde do Adolescente)na agenda dos profissionais que atuam na unidade de saúde e no PSE (Programa Saúde na Escola).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Sinara de Lima Souza - Integrante / Givanildo da Silva Nery - Integrante / Irene Nascimento Milcent - Integrante / Laila Selis Santos Porto - Integrante / Thayná Oliveira Militão - Integrante / Mariedna Santos de Jesus - Integrante / Valéria Hamburgo - Integrante / Paulo Amaro dos Santos Neto - Integrante / Jordyr Matheus Magalhães Rocha - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2014 - Atual

    ROTAS CRÍTICAS DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO, Descrição: A violência viola os direitos humanos nas mulheres carrega relações de gênero e naturalização dos seus atos da violência pela sociedade. O processo de construção psicológica e social que culminam com a decisão da mulher em denunciar a violência sofrida, pode resultar na construção de uma ?rota crítica? que aproxima a mulher de diversos serviços e profissionais, na tentativa de superar sua situação de vítima (SAGOT, 2000). Com isso, encontra resposta positivas/resolutivas e, principalmente, adversas. Desta maneira, a avaliação do trajeto feito por essas mulheres possibilita uma reflexão acerca das necessidades e dos entraves presentes no atendimento /acolhimento dessas mulheres em situação de violência nos serviços na tentativa de resolução para o problema da violência. OBJETIVO compreender a rota percorrida pelas mulheres, que, em situação de violência, são atendidas na rede de proteção e social do município de Feira de Santana (família, saúde, jurídico, ação social e ONG) na ótica das mulheres atendidas em Feira de Santana, Bahia. METODOLOGIA trata-se de uma investigação exploratória na perspectiva qualitativa e quantitativa, a ser realizada em três fases. Fase I pretende apreender a rota percorrida pelas mulheres atendidas, tendo como campo de estudo o Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ), localizado na cidade de Feira de Santana. Nessa fase, o CRMQ tornou-se um local privilegiado para o desvelamento da violência doméstica, no entendimento de que as mulheres atendidas reconhecem sua situação e iniciaram uma rota de superação e construção de uma trajetória sem violência. O instrumento de coleta dos dados será composto de entrevista semiestruturadas das rotas críticas dessas mulheres (mães e filhas adolescentes) no momento de sua decisão em denunciar a violência. O projeto de pesquisa (Fase I) foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UEFS, com parecer de n° 397.679/2013 Fase II estimar a prevalência e identificar os fatores associados à violência doméstica em mulheres atendidas num hospital de referência. Estudo de corte transversal realizado no Hospital da Mulher, referência em urgências e emergências obstétricas em Feira de Santana. Participaram do estudo puérperas após 24 horas pós-parto atendidas nesta Instituição tendo como critérios de exclusão mulheres no pós-parto imediato, óbitos fetais e as que tinham problemas psiquiátricos. Trabalhou-se com uma amostra de 324 mulheres calculada a partir do total de 5.888 partos no ano de 2015, com frequência esperada de 24,3% da violência doméstica na gestação, erro amostral de 5% e intervalo de confiança de 95%. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UEFS, com CAAE 51273915.0.0000.0053 e n. de protocolo 1.524.705. Fase I e II os dados estão sendo analisados e finalizados para a apresentação de artigos em revistas indexadas. Atualmente, o projeto encontra-se nas Fases I e II ( análise de dados e artigos) . Na Fase III o projeto encontra-se na etapa de revisão bibliográfica e envio para o Comitê de Pesquisa da UEFS . Tem como objetivo de avaliar a associação entre ocorrência de parto prematuro e/ou mulheres que tiveram crianças com baixo peso ao nascer e a exposição a violência doméstica na gestação em uma maternidade publica, Feira de Santana, BA. Será realizado um estudo epidemiológico do tipo caso e controle. As mulheres serão caracterizadas conforme a presença ou não de parto prematuro e/ou que tiveram crianças com baixo peso ao nascer, e a partir disso foram estabelecidos dois grupos, nas quais mulheres com história de parto prematuro e/ou que tiveram crianças com baixo peso ao nascer foram comparadas àquelas sem história de parto prematuro e/ou que não tiveram crianças com baixo peso ao nascer (grupo controle) e e as mulheres em exposição à violência doméstica na gestação, serão classificadas quanto à presença ou não desse agravo (grupo casos).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (91) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Luciana Maia Santos - Integrante / Mirela F. Santos Iriart - Integrante / Sinara de Lima Souza - Integrante / Gléssia Carneiro Guimarães - Integrante / Maria Eduarda Pereira Santos - Integrante / Adélia Santos Abreu e Silva - Integrante / Maria Luiza da Silva Coelho - Integrante / Ariane Costa de Oliveira - Integrante / Dayana Lima Dantas Valverde - Integrante / Katia Suely Pires Adorno - Integrante / Karine Mascarenhas Silveira - Integrante / Tânia Cristina Coelho Oliveira - Integrante / Carlos Alberto Lima e Silva - Integrante / Maria Goret Gomes Silva - Integrante / . Aisiane Cedraz Moraes - Integrante / Rita de Cássia Rocha Moreira - Integrante / Givanildo da Silva Nery - Integrante / Aisiane Cedraz Moraes - Integrante / Irene Nascimento Milcent - Integrante / Isamara de Souza Lima - Integrante / Laila Selis Santos Porto - Integrante / Renata Sampaio Santana - Integrante / Thayná Oliveira Militão - Integrante / Suzane Pereira de Souza - Integrante / Benvinda Matias Dantas Neta - Integrante / Ana Clara Oliveira da Silva Gomes - Integrante / Thaíse Varjão Caitano - Integrante / Caroline Oliveira Amarante - Integrante / Camilla Cabral de Carvalho - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2012 - 2014

    PREVALÊNCIA DO HPV EM ADOLESCENTES E ADULTOS JOVENS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE REFERENCIA DA REDE PÚBLICA DE SERVIÇOS DE SAÚDE, FEIRA DE SANTANA, BA, Descrição: O inicio precoce da vida sexual pode ser considerado um comportamento de risco para as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Os adolescentes e adultos jovens de uma maneira geral necessitam ter conhecimentos e habilidades que os auxiliem na adoção de comportamentos que previnam as infecções das DSTs/HIV e uso indevido de drogas.As DSTs são doenças causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas (BRETAS, JRS, e colaboradores, 2009).Infecção por papilomavírus humano oncogênico (HPV) é um fator determinante na carcinogênese cervical, o segundo câncer mais freqüente em mulheres em todo o mundo-depois do câncer de mama. Taxas de aquisição de HPV são elevados, particularmente entre adolescentes e adultos jovens sexualmente ativos. Estimativas de infecção incidente HPV em as mulheres inicialmente negativas chegaram tão alto quanto 60% ao longo de um período de 5 anos de seguimento. (BASEMAN, JG; KOUTSKY, LA. In J.clin viral nº 32., 2005).OBJETIVO:Estimar a prevalência e as possíveis co-morbidades associadas do Papilomavírus Humano (HPV) em adolescentes e adultos jovens atendidos em uma unidade de referência na rede pública de serviços de saúde Feira de Santana ? Bahia.METODOLOGIA Trata-se de estudo Descritivo em duas etapas . A 1ª Etapa com o banco de dados dos prontuários, fontes primárias de informações e registros dos pacientes, para investigação dos dados sócio-demográficos provenientes dos prontuários médicos de adolescentes e adultos jovens atendidos em uma unidade de referência da rede pública do município de Feira de Santana, no período de 2005-2010. A 2ª Etapa Aplicação de questionários padronizados individuais para adolescentes e adultos jovens presentes em sala de espera de uma unidade de referência, no período 2011-2012. Os dados serão analisados no programa estatístico ?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Carlito Lopes Nascimento Sobrinho - Integrante / Davi Félix martins Júnior - Integrante / Monica Andrade Nascimento - Integrante / Adenilda Lima Lopes Martins - Integrante / Luis West - Integrante / João Luiz Barberino Mendes - Integrante / Jim Davis Oliveira - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Trabalho, Saúde e Qualidade de Vida dos Trabalhadores de UTI, Brasil, Descrição: A Síndrome da Estafa Profissional constitui um quadro bem definido, caracterizado por exaustão emocional, despersonalização e ineficácia. A exaustão emocional representa o esgotamento dos recursos emocionais do indivíduo. É considerado o traço inicial da síndrome e decorre principalmente da sobrecarga e do conflito pessoal nas relações interpessoais. A despersonalização é caracterizada pela instabilidade emocional do profissional, que passa a tratar pacientes e colegas como objetos. Trata-se de um aspecto fundamental para caracterizar a síndrome de estafa (burnout), já que suas outras características podem ser encontradas nos quadros depressivos em geral. Por fim, a ineficácia (ou sentimento de incompetência) revela uma auto-avaliação negativa associada à insatisfação e infelicidade com o trabalho. A definição mais divulgada de burnout compreende este fenômeno como uma síndrome psicológica, decorrente da tensão emocional crônica, vivenciada pelos profissionais cujo trabalho envolve o relacionamento intenso e freqüente com pessoas que necessitam cuidados e/ou assistência. Existe um consenso entre os autores sobre a importância do papel desempenhado pelo trabalho, assim como da dimensão social, relacional da síndrome. Também concordam que os profissionais que trabalham diretamente com outras pessoas, assistindo-as, ou como responsáveis pelo seu desenvolvimento e bem-estar, encontram-se mais susceptíveis ao desenvolvimento do burnout. A estafa profissional pode ser observada em todas as profissões, principalmente naquelas que envolvem altos níveis de estresse, tais como controladores de tráfego aéreo, bombeiros e, particuarmente profissionais da área de saúde, como os médicos, enfermeiros. A terapia intensiva é uma especialidade particularmente estressante por diversas razões, dentre elas a maior exposição à morte e o conflito entre o objetivo de cura, para o qual os profissionais são treinados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Integrante / Carlito Lopes Nascimento Sobrinho - Coordenador / Davi Félix martins Júnior - Integrante / Dante Augusto Galeffi - Integrante / Adenilda Lima Lopes Martins - Integrante / João Luiz Barberino Mendes - Integrante.

  • 2012 - Atual

    INCLUSÃO SOCIAL EM TEMPOS DE VIOLÊNCIA: O LUGAR DA ESCOLA, Descrição: analisar a violência doméstica contra crianças e adolescentes, articulando o conhecimento do problema com as propostas de enfrentamento, e fortalecimento de Redes Interinstitucionais, visando à melhoria da notificação de casos e a elaboração de propostas de intervenção, diante da realidade de um bairro periférico de Feira de Santana, Bahia. A identificação a partir dos relatos e testemunhos de casos dos professores, estudantes e familiares de uma escola pública; a elaboração de uma agenda de propostas e ações de intervenção para o enfrentamento do problema, no Bairro de Santo Antônio dos Prazeres; a sensibilização/capacitação de professores, estudantes e familiares para a identificação do problema e as formas de acesso e participação na Rede de Atendimento e Proteção à Criança e o Adolescente . Atualmente o Projeto encontra-se cadastrado e em execução no PROGRAMA NOVOS TALENTOS 2012(PROEX/PÖs Graduação e Pesquisa da UEFS). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Maria Helena da Rocha Besnosik - Integrante / Saviana Matos Reis - Integrante / Mirela Figueiredo Santos Iriart - Integrante / Denise Helena Pereira Laranjeira - Integrante / Givanildo da Silva Nery - Integrante / Jordyr Matheus Magalhães Rocha - Integrante / Sidney Sheldon Oliveira Bessa - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2012 - Atual

    DISTÚRBIOS PSÍQUICOS MENORES (DPM) EM TRABALHADORES DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE FEIRA DE SANTANA - BA, Descrição: Trata-se de um estudo epidemiológico de corte transversal com o objetivo de descrever a prevalência de Distúrbios Psíquicos Menores (DPM) entre profissionais de saúde que trabalham no Programa de Saúde da Família (PSF) de Feira de Santana, Bahia. A coleta de dados será realizada nos meses de agosto a novembro de 2008. Será aplicado um questionário individual auto-aplicável contendo o Job Content Questionnaire (JCQ), para avaliar aspectos psicossocias do trabalho e o Self-Report Questionnaire (SRQ-20), que avaliará a presença de Distúrbio Psíquico Menor (DPM) nesses trabalhadores. A população elegível para o estudo serão todos os Médicos, Enfermeiros, Cirurgiões Dentistas e Agentes Comunitários de Saúde que trabalham no Programa de Saúde da Família de Feira de Santana, que consentirem em participar do estudo, após a leitura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os dados serão analisados utilizando-se o programa SPSS for Windows 9.0.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Integrante / Carlito Lopes Nascimento Sobrinho - Coordenador / Davi Félix martins Júnior - Integrante / Gabriella Bené Barbosa - Integrante / Mônica de Andrade Nascimento - Integrante / Gabriel Silva Rocha - Integrante / Roan da Silva Gomes Sampaio - Integrante.

  • 2011 - 2016

    PROPOSTA DE VIGILÂNCIA Á SAÚDE PARA A DETECÇÃO DE DISTÚRBIOS PSÍQUICOS MENORES E HIPERTENSÃO ARTERIAL EM SÃO FRANCISCO DO CONDE, BA., Descrição: Estudo epidemiológico de corte transversal que visa estimar a prevalência dos Distúrbios Psíquicos Menores (DPM) e da Hipertensão Arterial Sistêmica (HA) em sujeitos com idade igual ou superior a 18 anos em São Francisco do Conde, Bahia. Será selecionada uma amostra aleatória de 450 indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos, residentes e cadastrados ao Programa de Saúde da Família do município, que consentirem em participar do estudo após a leitura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Esses responderão a um questionário estruturado e terão a sua Pressão Arterial, peso, estatura e perímetro abdominal medidos. A coleta de dados será realizada nos meses de julho a dezembro de 2010. Serão considerados portadores de DPM os indivíduos positivos ao SRQ-20 e suspeitos de HA, os indivíduos que apresentarem Pressão Arterial Sistólica igual ou superior a 140 mmHg (PAS ≥140 mmHg) e/ou Pressão Arterial Diastólica igual ou superior a 90 mmHg (PAD ≥ 90 mmHg). Após a identificação dos indivíduos com DPM e HA, os mesmos serão cadastrados e encaminhados á Unidade de Saúde da Família, para acompanhamento pelas Equipes de Saúde da Família. A coleta de dados será realizada por estudantes de Medicina, bolsistas da Sala de Situação e Análise Epidemiológica e Estatística do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana, acompanhados por Professores do Curso de Medicina e Agentes Comunitários de Saúde do PSF do município. Os dados serão analisados no programa SPSS for Windows 9.0.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Carlito Lopes Nascimento Sobrinho - Integrante / Davi Félix martins Júnior - Integrante / Monica Andrade Nascimento - Integrante.

  • 2011 - Atual

    SALA DE SITUAÇÃO E ANÁLISES EPIDEMIOLÓGICAS, Descrição: Salas de situação devem ser desenvolvidas no sentido de organizar sistemas de informações em saúde que viabilizem o planejamento e a gestão, além de subsidiar estudos e pesquisas nesse setor. Apesar das limitações, as informações existentes têm sua utilidade e devem criticamente ser utilizadas como forma de construir, utilizando-se a metodologia epidemiológica, um quadro diagnóstico do município que evidencie os principais problemas de doenças e agravos à saúde, identifique os grupos populacionais e áreas de maiores riscos, possibilitando assim uma maior efetividade nas intervenções realizadas. Deve-se destacar que a deflagração desse processo pode retroalimentar o próprio momento da produção da informação, colocando-o em um novo nível de qualidade capaz de fornecer um diagnóstico mais próximo da realidade objetiva e consequentemente otimizar as intervenções até então realizadas e, além disso, provocar novos procedimentos no setor, que gerem uma espiral de ação-reflexão-ação. É portanto fundamental para os profissionais envolvidos direta ou indiretamente com a prestação dos serviços de saúde (universidade/instituições de pesquisa/ serviços de saúde), utilizar, da maneira mais apropriada possível, as informações epidemiológicas existentes, processá-las, analisá-las e interpreta-las, apropriando-se de modernas e poderosas técnicas de análise, geradas especialmente a partir do desenvolvimento da informática, para que possam servir como fonte indispensável para o planejamento das ações e para definição das políticas de saúde de base municipal. Portanto, a construção de sistemas complexos de alimentação de dados, análise e sistematização sintonizados com os aspectos financeiros e contábeis direcionam-se, predominantemente, à contabilização de procedimentos e ações para fins de remuneração dos serviços e dizem respeito a aferição de custos da utilização da rede ambulatorial e hospitalar, operando exclusivamente como instrumento administrativo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Carlito Lopes Nascimento Sobrinho - Integrante.

  • 2008 - 2016

    Catadores de Lixo do Conjunto Habitacional Feira VI : Educação em Saúde na Prevenção de Agravos e Riscos, Descrição: Os catadores de lixo do Conjunto Habitacional Feira VI na qual estão expostos a resíduos sólidos e eventualmente liquidos. Nas práticas de ensino-serviço e comunidade do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana, professores e alunos constataram uma lacuna no enfrentamento desses problemas , fazendo necessário um Programa de Apoio, de Assistência e Educação em Saúde direcionado aos catadores de lixo e seus agregados. O objetivo desse projeto é desenvolver uma proposta de intervenção em aprceria com a Unidade de Saúde da Família do Conjunto Feira VI , para a melhoria das condições de saúde e de organização social dos catadores de lixo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / ANDRADE, Dalva Monteiro de - Integrante / PEIXOTO, Marcelo Torres - Integrante / CARVALHO, Camilla Cabral de - Integrante.

  • 2004 - 2016

    Saúde Reprodutiva e Materno-Infantil na Adolescência e Juventude: gravidez, maternidade, paternidade, nascimentos, mortalidade infantil em Feira de Santana, Bahia., Descrição: Desenvolver projeto de pesquisa articulado com as Instâncias responsáveis pelas políticas e práticas voltado à Saúde Reprodutiva e Materno Infantil em Feira de Santana, bem como incrementar esta linha de pesquisa e a formação de novos pesquisadores. Sub-projeto 1 - Evolução da Mortalidade Infantil e seus componentes Neonatal e Pós Neonatal em Feira de Santana -Ba, 1979-2002. Objetivo: Descrever a evolução da mortalidade infantil e seus componentes neonatal e pós-neonatal, no periodo 1979-2002, a partir das informações do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) e dados populacionais do IBGE, estimadas para menores de um ano. Sub-projeto 2 - Perfil da mortalidade neonatal e a vinculação dos diferentes Sistemas de Informação em Feira de Santana-Bahia, 2002. Objetivo : Descrever o perfil da mortalidade neonatal a partir das informações do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) e vinculação com outras fontes de dados e dados populacionais, do IBGE, estimadas para menores de um ano, em 2002. Sub-projeto 3 - Maternidade na adolescência e resultado neonatal: associação entre variáveis maternas e do recém-nascido em Feira de Santana, 2005/2006. Objetivo:Avaliar as possíveis associações entre variáveis maternas (biológicas, clínicas, nutricionais, sócio-demográficas) e do recém-nascido (peso e idade gestacional) entre puérperas adolescentes e adultas jovens atendidas nas maternidades públicas de Feira de Santana, em um período de 12 meses (2005/2006). Sub- projeto 4 - Evolução Temporal da Maternidade na Adolescência em Feira de Santana 1994 - 2004. Objetivo: Analisar a evolução temporal de indicadores de saúde materno-infantil na adolescencia, nascidos vivos de adolescentes, assim como, as possíveis associações de variáveis maternas e dos recém-nascidos, a partir de dados do Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SINASC) em Feira de Santana, no período 2000 a 2004. Sub-projeto 5 - Paternidade na Adolescência: Perfil sócio-econômico, Sexualidade e Saúde Reprodutiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Integrante / Maria Conceição Oliveira Costa - Coordenador / Nilma Lázara de Almeida Cruz - Integrante / Karine Emanuelle Peixoto de Souza - Integrante / Luciana Maia Santos - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Universidade Estadual de Feira de Santana - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 5

  • 2003 - 2016

    Saúde Integral e Prevenção de Riscos na Adolescência e Juventude, Descrição: Desenvolver Projetos de Pesquisa integrados aos Sistemas de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, com vistas a subsidiar práticas e políticas nesta área do conhecimento. Sub - projeto 1 ? Acidentes de trânsito com adolescentes em Feira de Santana - Bahia. Objetivo: 1. Determinar a prevalência dos acidentes no período 2000 - 2003, considerando vítimas, condutores, acidentes e fatores de risco e mapear os acidentes de trânsito segundo local de ocorrência, veículo, vítima, condutor. Sub ? projeto 2 ? Uso/Abuso de álcool, fumo e SPA's entre adolescentes das escolas públicas municipais. Objetivo:1. Descrever o perfil de consumo de álcool, fumo e substâncias psicoativas na adolescência e condições de risco associado. Sub-projeto 3 ? Fatores de risco associados ao consumo freqüente/pesado de bebidas alcoólicas por adolescentes. Objetivos: 1. Analisar fatores (pessoais, familiares, interpessoais e sócio-ambientais) associados ao consumo freqüente/pesado de bebidas alcoólicas e estimar a prevalência da experimentação e do consumo pesado/freqüente segundo informações sobre SPAs, tipo de bebida consumida, motivações e comportamentos após o uso/abuso. Sub-projeto 4 ? Fatores associados ao uso progressivo de substâncias psicoativas ilícitas por adolescentes atendidos no CAPS ad. Objetivos: 1. Analisar os fatores associados a progressão ao uso de SPAs lícitas para ilícitas e descrever o padrão de consumo de SPAs ilícitas em adolescentes atendidos. Sub-projeto 5 - Fatores de prevenção associados ao consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes. Objetivo: 1.Analisar fatores de prevenção (pessoais, familiares, interpessoais e sócio-ambientais) associados ao consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes; 2. Estimar a prevalência da experimentação e do consumo de bebidas alcoólicas entre os adolescentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Integrante / Maria Conceição Oliveira Costa - Coordenador / Monaliza Cardozo Rebouças - Integrante / José Jorge Moreno da Silva - Integrante / Daniela Rozatto de Assis - Integrante / Waldelene Araújo Gomes - Integrante / Carlito Lopes Nascimento Sobrinho - Integrante / Carlos Antônio de Souza Teles Santos - Integrante / Alessandra Rabelo Gonçalves - Integrante / Karine Emanuelle Peixoto de Souza - Integrante / Monica Cardozo rebouças - Integrante / Flávia Letícia Rabelo Gonçalves - Integrante / Maria Vilma de Queiroz Moura Alves - Integrante / Analy Marquardt de Matos - Integrante / Carolina Carvalho Silva Santana - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Universidade Estadual de Feira de Santana - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 6

  • 2003 - Atual

    Violência contra Crianças e Adolescentes: A Realidade, o Enfrentamento e A Prevenção, Descrição: Desenvolver projetos de pesquisa articulados com outras Universidades e Rede de Instâncias responsáveis pelo enfrentamento da violência em Feira de Santana e região do semi-árido da Bahia, com vistas a fomentar a formação de pesquisadores, no nosso meio e incrementar a pós-graduação strictu-sensu da UEFS. Sub-projeto 1 ? Implementar as ações de enfrentamento da violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. Objetivo: Analisar o perfil técnico, operacional e estrutural das Instâncias de atendimento às vítimas de violência. Sub-projeto 2 ? Avaliar a disseminação da metodologia do PAIR no município. Objetivo:Avaliar os resultados das ações desenvolvidas pelo Programa de Articulação e Enfrentamento da Violência Sexual (PAIR), no período de 2003-2006. Sub-projeto 3 - Violência Sexual contra crianças e adolescentes: na rede de instância. Objetivo: Analisar características da violência sexual registrada nos Conselhos Tutelares (CT), Programa Sentinela (PS) (Brasil) e Centre Jeunesse de Montréal (Canadá) e realizar associações entre variáveis de vítimas, agressores e da violência. Sub-Projeto 4 - O papel da escola, segundo professores e alunos, quanto às características da violência sexual contra crianças e adolescentes e o testemunho de casos de vitimização. Objetivos. Descrever o conhecimento de professores e alunos, bem como o testemunho dos casos de vitimização. Sub-projeto 5: Atitudes e atuação dos profissionais de saúde da Atenção Básica frente à violência contra crianças e adolescentes, Feira de Santana-Ba, 2008. Objetivo: Caracterizar as atitudes dos profissionais de saúde da Atenção Básica frente a situações de crianças e adolescentes vitimizados pela violência.Sub- Projeto 6 - Inclusão social em tempos de violência doméstica :o lugar da escola. Objetivo : Analisar a violência doméstica contra crianças e adolescentes, visando a melhoria de notificação de casos e construção de propostas de intervenção efetivas .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Integrante / Maria Conceição Oliveira Costa - Coordenador / Carlito Lopes Nascimento Sobrinho - Integrante / Carlos Antônio de Souza Teles Santos - Integrante / Marc Bigras - Integrante / Waldelene de Araújo Gomes - Integrante / Alessandra Rabelo Gonçalves - Integrante / Karine Emanuelle Peixoto de Souza - Integrante / Marcos Antônio Oliveira Santana - Integrante / Isabela Maria Alves de Almeida Oliva - Integrante / Aurino Araújo dos Santos Júnior - Integrante / Iuri Darlan Guerreiro Pinheiro - Integrante / Flávia Letícia Rabelo Gonçalves - Integrante / Luciano Macêdo Santos da Silva - Integrante / Maria do Carmo Campos dos Santos - Integrante / Marluce Maria Araujo Assis - Integrante / Maria Helena da Rocha Besnosik - Integrante / Acácia Batista Dias - Integrante / Nacelice Barbosa Freitas - Integrante / Nilton Cesar Nogueira Santos - Integrante / Maria Elisa Pacheco de Oliviera Medeiros - Integrante / Saviana Matos Reis - Integrante / Ana Rita da Costa Oliveira - Integrante / Denise Helena Pereira Laranjeira - Integrante / Mirela F.S. Iriart - Integrante / Janio Lopes Oliveira - Integrante / Rodrigo Santos Silva - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro / Ministério da Educação - Auxílio financeiro / Organização Internacional do Trabalho - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 6

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2011 - Atual

    PREVALÊNCIA DO HPV EM ADOLESCENTES E ADULTOS JOVENS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE REFERENCIA DA REDE PÚBLICA DE SERVIÇOS DE SAÚDE, FEIRA DE SANTANA, BA, Descrição: A Infecção por Papilomavírus Humano (HPV) acontece de forma diferenciada, na dependência da região estudada e de fatores sócios econômicos e culturais. O HPV é causa necessária, mas não suficiente para a ocorrência do câncer do colo do útero, segundo mais frequente nas mulheres do Brasil (20/100mil habitantes). OBJETIVO: descrever características sociodemográficas, fatores de risco, tratamento, local das lesões e evolução por HPV em adolescentes e adultos jovens no município de Feira de Santana. METODOLOGIA: Estudo descritivo, com dados dos prontuários dos pacientes adolescentes e adultos jovens atendidos em uma Unidade de Referência, de um município baiano, no ano de 2011. Foram investigados dados sociodemográficos, situação conjugal, diagnóstico (lesão de vulva, lesão de colo), tratamento (químico, cauterização, Cirurgia de Alta Freqüência - CAF) e evolução (cura, abandono) da infecção por HPV. Foram estimadas as freqüências das variáveis e fatores de risco associados para infecção por HPV. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana (CAAE 0135.0.059.000-11).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Carlito Lopes Nascimento Sobrinho - Integrante / Davi Félix martins Júnior - Integrante / MARTINS, Adenilda Lima Lopes - Integrante / Luis West - Integrante / João Luiz Barberino Mendes - Integrante / Kelma Larissa Oliveira Silva - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento e Gestão Aplicativa do Programa Estadual de Incentivo à I novação Tecnológica, Descrição: O Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica Inovatec é um importante instrumento de estímulo para o Sistema Estadual de CT&I. Com recursos do Fundo de Investimentos Econômico e Social (FIES). O NOVATEC permite que o Governo da Bahia conceda R$ 15 milhões a projetos que contribuam para o desenvolvimento do Estado, além de benefícios fiscais. O programa tem como objetivos promover o desenvolvimento da economia baiana através do conteúdo de ciência, tecnologia e inovação, incentivar os investimentos de base tecnológica e apoiar as atividades de pesquisa, desenvolvimento, produção e disseminação do conteúdo científico e tecnológico que venham a gerar impacto no mercado. Instituído em 2005 e regulamentado em 2007, o Inovatec aceita projetos de Pesquisa & Desenvolvimento de entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que poderão aplicar os recursos em diversas vertentes:. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (10) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Mariana Brasil Nogueira Lima - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia - Outra.

  • 2009 - 2010

    Parque Tecnológico da Bahia, Descrição: Projeto coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, implantado em 2012 , tem como objetivo o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado . O empreendimento tem como áreas prioritárias Biotecnologia e Saúde, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Energia e Engenharias.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (5) Doutorado: (18) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Leandro de Oliveira Barreto - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia - Outra.Número de orientações: 1

  • 2011 - Atual

    PREVALÊNCIA DO HPV EM ADOLESCENTES E ADULTOS JOVENS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE REFERENCIA DA REDE PÚBLICA DE SERVIÇOS DE SAÚDE, FEIRA DE SANTANA, BA, Descrição: A Infecção por Papilomavírus Humano (HPV) acontece de forma diferenciada, na dependência da região estudada e de fatores sócios econômicos e culturais. O HPV é causa necessária, mas não suficiente para a ocorrência do câncer do colo do útero, segundo mais frequente nas mulheres do Brasil (20/100mil habitantes). OBJETIVO: descrever características sociodemográficas, fatores de risco, tratamento, local das lesões e evolução por HPV em adolescentes e adultos jovens no município de Feira de Santana. METODOLOGIA: Estudo descritivo, com dados dos prontuários dos pacientes adolescentes e adultos jovens atendidos em uma Unidade de Referência, de um município baiano, no ano de 2011. Foram investigados dados sociodemográficos, situação conjugal, diagnóstico (lesão de vulva, lesão de colo), tratamento (químico, cauterização, Cirurgia de Alta Freqüência - CAF) e evolução (cura, abandono) da infecção por HPV. Foram estimadas as freqüências das variáveis e fatores de risco associados para infecção por HPV. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana (CAAE 0135.0.059.000-11).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Carlito Lopes Nascimento Sobrinho - Integrante / Davi Félix martins Júnior - Integrante / MARTINS, Adenilda Lima Lopes - Integrante / Luis West - Integrante / João Luiz Barberino Mendes - Integrante / Kelma Larissa Oliveira Silva - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento e Gestão Aplicativa do Programa Estadual de Incentivo à I novação Tecnológica, Descrição: O Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica Inovatec é um importante instrumento de estímulo para o Sistema Estadual de CT&I. Com recursos do Fundo de Investimentos Econômico e Social (FIES). O NOVATEC permite que o Governo da Bahia conceda R$ 15 milhões a projetos que contribuam para o desenvolvimento do Estado, além de benefícios fiscais. O programa tem como objetivos promover o desenvolvimento da economia baiana através do conteúdo de ciência, tecnologia e inovação, incentivar os investimentos de base tecnológica e apoiar as atividades de pesquisa, desenvolvimento, produção e disseminação do conteúdo científico e tecnológico que venham a gerar impacto no mercado. Instituído em 2005 e regulamentado em 2007, o Inovatec aceita projetos de Pesquisa & Desenvolvimento de entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que poderão aplicar os recursos em diversas vertentes:. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (10) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Mariana Brasil Nogueira Lima - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia - Outra.

  • 2009 - 2010

    Parque Tecnológico da Bahia, Descrição: Projeto coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, implantado em 2012 , tem como objetivo o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado . O empreendimento tem como áreas prioritárias Biotecnologia e Saúde, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Energia e Engenharias.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (5) Doutorado: (18) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Leandro de Oliveira Barreto - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia - Outra.Número de orientações: 1

  • 2011 - Atual

    PREVALÊNCIA DO HPV EM ADOLESCENTES E ADULTOS JOVENS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE REFERENCIA DA REDE PÚBLICA DE SERVIÇOS DE SAÚDE, FEIRA DE SANTANA, BA, Descrição: A Infecção por Papilomavírus Humano (HPV) acontece de forma diferenciada, na dependência da região estudada e de fatores sócios econômicos e culturais. O HPV é causa necessária, mas não suficiente para a ocorrência do câncer do colo do útero, segundo mais frequente nas mulheres do Brasil (20/100mil habitantes). OBJETIVO: descrever características sociodemográficas, fatores de risco, tratamento, local das lesões e evolução por HPV em adolescentes e adultos jovens no município de Feira de Santana. METODOLOGIA: Estudo descritivo, com dados dos prontuários dos pacientes adolescentes e adultos jovens atendidos em uma Unidade de Referência, de um município baiano, no ano de 2011. Foram investigados dados sociodemográficos, situação conjugal, diagnóstico (lesão de vulva, lesão de colo), tratamento (químico, cauterização, Cirurgia de Alta Freqüência - CAF) e evolução (cura, abandono) da infecção por HPV. Foram estimadas as freqüências das variáveis e fatores de risco associados para infecção por HPV. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana (CAAE 0135.0.059.000-11).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Carlito Lopes Nascimento Sobrinho - Integrante / Davi Félix martins Júnior - Integrante / MARTINS, Adenilda Lima Lopes - Integrante / Luis West - Integrante / João Luiz Barberino Mendes - Integrante / Kelma Larissa Oliveira Silva - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento e Gestão Aplicativa do Programa Estadual de Incentivo à I novação Tecnológica, Descrição: O Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica Inovatec é um importante instrumento de estímulo para o Sistema Estadual de CT&I. Com recursos do Fundo de Investimentos Econômico e Social (FIES). O NOVATEC permite que o Governo da Bahia conceda R$ 15 milhões a projetos que contribuam para o desenvolvimento do Estado, além de benefícios fiscais. O programa tem como objetivos promover o desenvolvimento da economia baiana através do conteúdo de ciência, tecnologia e inovação, incentivar os investimentos de base tecnológica e apoiar as atividades de pesquisa, desenvolvimento, produção e disseminação do conteúdo científico e tecnológico que venham a gerar impacto no mercado. Instituído em 2005 e regulamentado em 2007, o Inovatec aceita projetos de Pesquisa & Desenvolvimento de entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que poderão aplicar os recursos em diversas vertentes:. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (10) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Mariana Brasil Nogueira Lima - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia - Outra.

  • 2009 - 2010

    Parque Tecnológico da Bahia, Descrição: Projeto coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, implantado em 2012 , tem como objetivo o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado . O empreendimento tem como áreas prioritárias Biotecnologia e Saúde, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Energia e Engenharias.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (5) Doutorado: (18) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Leandro de Oliveira Barreto - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia - Outra.Número de orientações: 1

  • 2011 - Atual

    PREVALÊNCIA DO HPV EM ADOLESCENTES E ADULTOS JOVENS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE REFERENCIA DA REDE PÚBLICA DE SERVIÇOS DE SAÚDE, FEIRA DE SANTANA, BA, Descrição: A Infecção por Papilomavírus Humano (HPV) acontece de forma diferenciada, na dependência da região estudada e de fatores sócios econômicos e culturais. O HPV é causa necessária, mas não suficiente para a ocorrência do câncer do colo do útero, segundo mais frequente nas mulheres do Brasil (20/100mil habitantes). OBJETIVO: descrever características sociodemográficas, fatores de risco, tratamento, local das lesões e evolução por HPV em adolescentes e adultos jovens no município de Feira de Santana. METODOLOGIA: Estudo descritivo, com dados dos prontuários dos pacientes adolescentes e adultos jovens atendidos em uma Unidade de Referência, de um município baiano, no ano de 2011. Foram investigados dados sociodemográficos, situação conjugal, diagnóstico (lesão de vulva, lesão de colo), tratamento (químico, cauterização, Cirurgia de Alta Freqüência - CAF) e evolução (cura, abandono) da infecção por HPV. Foram estimadas as freqüências das variáveis e fatores de risco associados para infecção por HPV. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana (CAAE 0135.0.059.000-11).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Carlito Lopes Nascimento Sobrinho - Integrante / Davi Félix martins Júnior - Integrante / MARTINS, Adenilda Lima Lopes - Integrante / Luis West - Integrante / João Luiz Barberino Mendes - Integrante / Kelma Larissa Oliveira Silva - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento e Gestão Aplicativa do Programa Estadual de Incentivo à I novação Tecnológica, Descrição: O Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica ? Inovatec é um importante instrumento de estímulo para o Sistema Estadual de CT&I. Com recursos do Fundo de Investimentos Econômico e Social (FIES). O NOVATEC permite que o Governo da Bahia conceda R$ 15 milhões a projetos que contribuam para o desenvolvimento do Estado, além de benefícios fiscais. O programa tem como objetivos promover o desenvolvimento da economia baiana através do conteúdo de ciência, tecnologia e inovação, incentivar os investimentos de base tecnológica e apoiar as atividades de pesquisa, desenvolvimento, produção e disseminação do conteúdo científico e tecnológico que venham a gerar impacto no mercado. Instituído em 2005 e regulamentado em 2007, o Inovatec aceita projetos de Pesquisa & Desenvolvimento de entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que poderão aplicar os recursos em diversas vertentes:. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (10) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Mariana Brasil Nogueira Lima - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia - Outra.

  • 2009 - 2010

    Parque Tecnológico da Bahia, Descrição: Projeto coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, implantado em 2012 , tem como objetivo o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado . O empreendimento tem como áreas prioritárias Biotecnologia e Saúde, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Energia e Engenharias.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (5) Doutorado: (18) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Leandro de Oliveira Barreto - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia - Outra.Número de orientações: 1

  • 2011 - Atual

    PREVALÊNCIA DO HPV EM ADOLESCENTES E ADULTOS JOVENS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE REFERENCIA DA REDE PÚBLICA DE SERVIÇOS DE SAÚDE, FEIRA DE SANTANA, BA, Descrição: A Infecção por Papilomavírus Humano (HPV) acontece de forma diferenciada, na dependência da região estudada e de fatores sócios econômicos e culturais. O HPV é causa necessária, mas não suficiente para a ocorrência do câncer do colo do útero, segundo mais frequente nas mulheres do Brasil (20/100mil habitantes). OBJETIVO: descrever características sociodemográficas, fatores de risco, tratamento, local das lesões e evolução por HPV em adolescentes e adultos jovens no município de Feira de Santana. METODOLOGIA: Estudo descritivo, com dados dos prontuários dos pacientes adolescentes e adultos jovens atendidos em uma Unidade de Referência, de um município baiano, no ano de 2011. Foram investigados dados sociodemográficos, situação conjugal, diagnóstico (lesão de vulva, lesão de colo), tratamento (químico, cauterização, Cirurgia de Alta Freqüência - CAF) e evolução (cura, abandono) da infecção por HPV. Foram estimadas as freqüências das variáveis e fatores de risco associados para infecção por HPV. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana (CAAE 0135.0.059.000-11).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Carlito Lopes Nascimento Sobrinho - Integrante / Davi Félix martins Júnior - Integrante / MARTINS, Adenilda Lima Lopes - Integrante / Luis West - Integrante / João Luiz Barberino Mendes - Integrante / Kelma Larissa Oliveira Silva - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento e Gestão Aplicativa do Programa Estadual de Incentivo à I novação Tecnológica, Descrição: O Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica ? Inovatec é um importante instrumento de estímulo para o Sistema Estadual de CT&I. Com recursos do Fundo de Investimentos Econômico e Social (FIES). O NOVATEC permite que o Governo da Bahia conceda R$ 15 milhões a projetos que contribuam para o desenvolvimento do Estado, além de benefícios fiscais. O programa tem como objetivos promover o desenvolvimento da economia baiana através do conteúdo de ciência, tecnologia e inovação, incentivar os investimentos de base tecnológica e apoiar as atividades de pesquisa, desenvolvimento, produção e disseminação do conteúdo científico e tecnológico que venham a gerar impacto no mercado. Instituído em 2005 e regulamentado em 2007, o Inovatec aceita projetos de Pesquisa & Desenvolvimento de entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que poderão aplicar os recursos em diversas vertentes:. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (10) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Mariana Brasil Nogueira Lima - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia - Outra.

  • 2009 - 2010

    Parque Tecnológico da Bahia, Descrição: Projeto coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, implantado em 2012 , tem como objetivo o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado . O empreendimento tem como áreas prioritárias Biotecnologia e Saúde, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Energia e Engenharias.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (5) Doutorado: (18) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Leandro de Oliveira Barreto - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia - Outra.Número de orientações: 1

  • 2011 - Atual

    PREVALÊNCIA DO HPV EM ADOLESCENTES E ADULTOS JOVENS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE REFERENCIA DA REDE PÚBLICA DE SERVIÇOS DE SAÚDE, FEIRA DE SANTANA, BA, Descrição: A Infecção por Papilomavírus Humano (HPV) acontece de forma diferenciada, na dependência da região estudada e de fatores sócios econômicos e culturais. O HPV é causa necessária, mas não suficiente para a ocorrência do câncer do colo do útero, segundo mais frequente nas mulheres do Brasil (20/100mil habitantes). OBJETIVO: descrever características sociodemográficas, fatores de risco, tratamento, local das lesões e evolução por HPV em adolescentes e adultos jovens no município de Feira de Santana. METODOLOGIA: Estudo descritivo, com dados dos prontuários dos pacientes adolescentes e adultos jovens atendidos em uma Unidade de Referência, de um município baiano, no ano de 2011. Foram investigados dados sociodemográficos, situação conjugal, diagnóstico (lesão de vulva, lesão de colo), tratamento (químico, cauterização, Cirurgia de Alta Freqüência - CAF) e evolução (cura, abandono) da infecção por HPV. Foram estimadas as freqüências das variáveis e fatores de risco associados para infecção por HPV. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana (CAAE 0135.0.059.000-11).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Carlito Lopes Nascimento Sobrinho - Integrante / Davi Félix martins Júnior - Integrante / MARTINS, Adenilda Lima Lopes - Integrante / Luis West - Integrante / João Luiz Barberino Mendes - Integrante / Kelma Larissa Oliveira Silva - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento e Gestão Aplicativa do Programa Estadual de Incentivo à I novação Tecnológica, Descrição: O Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica ? Inovatec é um importante instrumento de estímulo para o Sistema Estadual de CT&I. Com recursos do Fundo de Investimentos Econômico e Social (FIES). O NOVATEC permite que o Governo da Bahia conceda R$ 15 milhões a projetos que contribuam para o desenvolvimento do Estado, além de benefícios fiscais. O programa tem como objetivos promover o desenvolvimento da economia baiana através do conteúdo de ciência, tecnologia e inovação, incentivar os investimentos de base tecnológica e apoiar as atividades de pesquisa, desenvolvimento, produção e disseminação do conteúdo científico e tecnológico que venham a gerar impacto no mercado. Instituído em 2005 e regulamentado em 2007, o Inovatec aceita projetos de Pesquisa & Desenvolvimento de entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que poderão aplicar os recursos em diversas vertentes:. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (10) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Mariana Brasil Nogueira Lima - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia - Outra.

  • 2009 - 2010

    Parque Tecnológico da Bahia, Descrição: Projeto coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, implantado em 2012 , tem como objetivo o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado . O empreendimento tem como áreas prioritárias Biotecnologia e Saúde, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Energia e Engenharias.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (5) Doutorado: (18) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Leandro de Oliveira Barreto - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia - Outra.Número de orientações: 1

  • 2011 - Atual

    PREVALÊNCIA DO HPV EM ADOLESCENTES E ADULTOS JOVENS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE REFERENCIA DA REDE PÚBLICA DE SERVIÇOS DE SAÚDE, FEIRA DE SANTANA, BA, Descrição: A Infecção por Papilomavírus Humano (HPV) acontece de forma diferenciada, na dependência da região estudada e de fatores sócios econômicos e culturais. O HPV é causa necessária, mas não suficiente para a ocorrência do câncer do colo do útero, segundo mais frequente nas mulheres do Brasil (20/100mil habitantes). OBJETIVO: descrever características sociodemográficas, fatores de risco, tratamento, local das lesões e evolução por HPV em adolescentes e adultos jovens no município de Feira de Santana. METODOLOGIA: Estudo descritivo, com dados dos prontuários dos pacientes adolescentes e adultos jovens atendidos em uma Unidade de Referência, de um município baiano, no ano de 2011. Foram investigados dados sociodemográficos, situação conjugal, diagnóstico (lesão de vulva, lesão de colo), tratamento (químico, cauterização, Cirurgia de Alta Freqüência - CAF) e evolução (cura, abandono) da infecção por HPV. Foram estimadas as freqüências das variáveis e fatores de risco associados para infecção por HPV. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana (CAAE 0135.0.059.000-11).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Carlito Lopes Nascimento Sobrinho - Integrante / Davi Félix martins Júnior - Integrante / MARTINS, Adenilda Lima Lopes - Integrante / Luis West - Integrante / João Luiz Barberino Mendes - Integrante / Kelma Larissa Oliveira Silva - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento e Gestão Aplicativa do Programa Estadual de Incentivo à I novação Tecnológica, Descrição: O Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica ? Inovatec é um importante instrumento de estímulo para o Sistema Estadual de CT&I. Com recursos do Fundo de Investimentos Econômico e Social (FIES). O NOVATEC permite que o Governo da Bahia conceda R$ 15 milhões a projetos que contribuam para o desenvolvimento do Estado, além de benefícios fiscais. O programa tem como objetivos promover o desenvolvimento da economia baiana através do conteúdo de ciência, tecnologia e inovação, incentivar os investimentos de base tecnológica e apoiar as atividades de pesquisa, desenvolvimento, produção e disseminação do conteúdo científico e tecnológico que venham a gerar impacto no mercado. Instituído em 2005 e regulamentado em 2007, o Inovatec aceita projetos de Pesquisa & Desenvolvimento de entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que poderão aplicar os recursos em diversas vertentes:. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (10) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Mariana Brasil Nogueira Lima - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia - Outra.

  • 2009 - 2010

    Parque Tecnológico da Bahia, Descrição: Projeto coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, implantado em 2012 , tem como objetivo o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado . O empreendimento tem como áreas prioritárias Biotecnologia e Saúde, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Energia e Engenharias.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (5) Doutorado: (18) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Leandro de Oliveira Barreto - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia - Outra.Número de orientações: 1

  • 2011 - Atual

    PREVALÊNCIA DO HPV EM ADOLESCENTES E ADULTOS JOVENS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE REFERENCIA DA REDE PÚBLICA DE SERVIÇOS DE SAÚDE, FEIRA DE SANTANA, BA, Descrição: A Infecção por Papilomavírus Humano (HPV) acontece de forma diferenciada, na dependência da região estudada e de fatores sócios econômicos e culturais. O HPV é causa necessária, mas não suficiente para a ocorrência do câncer do colo do útero, segundo mais frequente nas mulheres do Brasil (20/100mil habitantes). OBJETIVO: descrever características sociodemográficas, fatores de risco, tratamento, local das lesões e evolução por HPV em adolescentes e adultos jovens no município de Feira de Santana. METODOLOGIA: Estudo descritivo, com dados dos prontuários dos pacientes adolescentes e adultos jovens atendidos em uma Unidade de Referência, de um município baiano, no ano de 2011. Foram investigados dados sociodemográficos, situação conjugal, diagnóstico (lesão de vulva, lesão de colo), tratamento (químico, cauterização, Cirurgia de Alta Freqüência - CAF) e evolução (cura, abandono) da infecção por HPV. Foram estimadas as freqüências das variáveis e fatores de risco associados para infecção por HPV. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana (CAAE 0135.0.059.000-11).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Carlito Lopes Nascimento Sobrinho - Integrante / Davi Félix martins Júnior - Integrante / MARTINS, Adenilda Lima Lopes - Integrante / Luis West - Integrante / João Luiz Barberino Mendes - Integrante / Kelma Larissa Oliveira Silva - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento e Gestão Aplicativa do Programa Estadual de Incentivo à I novação Tecnológica, Descrição: O Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica ? Inovatec é um importante instrumento de estímulo para o Sistema Estadual de CT&I. Com recursos do Fundo de Investimentos Econômico e Social (FIES). O NOVATEC permite que o Governo da Bahia conceda R$ 15 milhões a projetos que contribuam para o desenvolvimento do Estado, além de benefícios fiscais. O programa tem como objetivos promover o desenvolvimento da economia baiana através do conteúdo de ciência, tecnologia e inovação, incentivar os investimentos de base tecnológica e apoiar as atividades de pesquisa, desenvolvimento, produção e disseminação do conteúdo científico e tecnológico que venham a gerar impacto no mercado. Instituído em 2005 e regulamentado em 2007, o Inovatec aceita projetos de Pesquisa & Desenvolvimento de entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que poderão aplicar os recursos em diversas vertentes:. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (10) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Mariana Brasil Nogueira Lima - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia - Outra.

  • 2009 - 2010

    Parque Tecnológico da Bahia, Descrição: Projeto coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, implantado em 2012 , tem como objetivo o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado . O empreendimento tem como áreas prioritárias Biotecnologia e Saúde, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Energia e Engenharias.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (5) Doutorado: (18) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Leandro de Oliveira Barreto - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia - Outra.Número de orientações: 1

  • 2011 - Atual

    PREVALÊNCIA DO HPV EM ADOLESCENTES E ADULTOS JOVENS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE REFERENCIA DA REDE PÚBLICA DE SERVIÇOS DE SAÚDE, FEIRA DE SANTANA, BA, Descrição: A Infecção por Papilomavírus Humano (HPV) acontece de forma diferenciada, na dependência da região estudada e de fatores sócios econômicos e culturais. O HPV é causa necessária, mas não suficiente para a ocorrência do câncer do colo do útero, segundo mais frequente nas mulheres do Brasil (20/100mil habitantes). OBJETIVO: descrever características sociodemográficas, fatores de risco, tratamento, local das lesões e evolução por HPV em adolescentes e adultos jovens no município de Feira de Santana. METODOLOGIA: Estudo descritivo, com dados dos prontuários dos pacientes adolescentes e adultos jovens atendidos em uma Unidade de Referência, de um município baiano, no ano de 2011. Foram investigados dados sociodemográficos, situação conjugal, diagnóstico (lesão de vulva, lesão de colo), tratamento (químico, cauterização, Cirurgia de Alta Freqüência - CAF) e evolução (cura, abandono) da infecção por HPV. Foram estimadas as freqüências das variáveis e fatores de risco associados para infecção por HPV. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana (CAAE 0135.0.059.000-11).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Carlito Lopes Nascimento Sobrinho - Integrante / Davi Félix martins Júnior - Integrante / MARTINS, Adenilda Lima Lopes - Integrante / Luis West - Integrante / João Luiz Barberino Mendes - Integrante / Kelma Larissa Oliveira Silva - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento e Gestão Aplicativa do Programa Estadual de Incentivo à I novação Tecnológica, Descrição: O Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica ? Inovatec é um importante instrumento de estímulo para o Sistema Estadual de CT&I. Com recursos do Fundo de Investimentos Econômico e Social (FIES). O NOVATEC permite que o Governo da Bahia conceda R$ 15 milhões a projetos que contribuam para o desenvolvimento do Estado, além de benefícios fiscais. O programa tem como objetivos promover o desenvolvimento da economia baiana através do conteúdo de ciência, tecnologia e inovação, incentivar os investimentos de base tecnológica e apoiar as atividades de pesquisa, desenvolvimento, produção e disseminação do conteúdo científico e tecnológico que venham a gerar impacto no mercado. Instituído em 2005 e regulamentado em 2007, o Inovatec aceita projetos de Pesquisa & Desenvolvimento de entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que poderão aplicar os recursos em diversas vertentes:. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (10) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Mariana Brasil Nogueira Lima - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia - Outra.

  • 2009 - 2010

    Parque Tecnológico da Bahia, Descrição: Projeto coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, implantado em 2012 , tem como objetivo o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado . O empreendimento tem como áreas prioritárias Biotecnologia e Saúde, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Energia e Engenharias.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (5) Doutorado: (18) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Leandro de Oliveira Barreto - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia - Outra.Número de orientações: 1

  • 2011 - Atual

    PREVALÊNCIA DO HPV EM ADOLESCENTES E ADULTOS JOVENS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE REFERENCIA DA REDE PÚBLICA DE SERVIÇOS DE SAÚDE, FEIRA DE SANTANA, BA, Descrição: A Infecção por Papilomavírus Humano (HPV) acontece de forma diferenciada, na dependência da região estudada e de fatores sócios econômicos e culturais. O HPV é causa necessária, mas não suficiente para a ocorrência do câncer do colo do útero, segundo mais frequente nas mulheres do Brasil (20/100mil habitantes). OBJETIVO: descrever características sociodemográficas, fatores de risco, tratamento, local das lesões e evolução por HPV em adolescentes e adultos jovens no município de Feira de Santana. METODOLOGIA: Estudo descritivo, com dados dos prontuários dos pacientes adolescentes e adultos jovens atendidos em uma Unidade de Referência, de um município baiano, no ano de 2011. Foram investigados dados sociodemográficos, situação conjugal, diagnóstico (lesão de vulva, lesão de colo), tratamento (químico, cauterização, Cirurgia de Alta Freqüência - CAF) e evolução (cura, abandono) da infecção por HPV. Foram estimadas as freqüências das variáveis e fatores de risco associados para infecção por HPV. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana (CAAE 0135.0.059.000-11).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Carlito Lopes Nascimento Sobrinho - Integrante / Davi Félix martins Júnior - Integrante / MARTINS, Adenilda Lima Lopes - Integrante / Luis West - Integrante / João Luiz Barberino Mendes - Integrante / Kelma Larissa Oliveira Silva - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento e Gestão Aplicativa do Programa Estadual de Incentivo à I novação Tecnológica, Descrição: O Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica ? Inovatec é um importante instrumento de estímulo para o Sistema Estadual de CT&I. Com recursos do Fundo de Investimentos Econômico e Social (FIES). O NOVATEC permite que o Governo da Bahia conceda R$ 15 milhões a projetos que contribuam para o desenvolvimento do Estado, além de benefícios fiscais. O programa tem como objetivos promover o desenvolvimento da economia baiana através do conteúdo de ciência, tecnologia e inovação, incentivar os investimentos de base tecnológica e apoiar as atividades de pesquisa, desenvolvimento, produção e disseminação do conteúdo científico e tecnológico que venham a gerar impacto no mercado. Instituído em 2005 e regulamentado em 2007, o Inovatec aceita projetos de Pesquisa & Desenvolvimento de entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que poderão aplicar os recursos em diversas vertentes:. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (10) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Mariana Brasil Nogueira Lima - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia - Outra.

  • 2009 - 2010

    Parque Tecnológico da Bahia, Descrição: Projeto coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, implantado em 2012 , tem como objetivo o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado . O empreendimento tem como áreas prioritárias Biotecnologia e Saúde, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Energia e Engenharias.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (5) Doutorado: (18) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Leandro de Oliveira Barreto - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia - Outra.Número de orientações: 1

  • 2011 - Atual

    PREVALÊNCIA DO HPV EM ADOLESCENTES E ADULTOS JOVENS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE REFERENCIA DA REDE PÚBLICA DE SERVIÇOS DE SAÚDE, FEIRA DE SANTANA, BA, Descrição: A Infecção por Papilomavírus Humano (HPV) acontece de forma diferenciada, na dependência da região estudada e de fatores sócios econômicos e culturais. O HPV é causa necessária, mas não suficiente para a ocorrência do câncer do colo do útero, segundo mais frequente nas mulheres do Brasil (20/100mil habitantes). OBJETIVO: descrever características sociodemográficas, fatores de risco, tratamento, local das lesões e evolução por HPV em adolescentes e adultos jovens no município de Feira de Santana. METODOLOGIA: Estudo descritivo, com dados dos prontuários dos pacientes adolescentes e adultos jovens atendidos em uma Unidade de Referência, de um município baiano, no ano de 2011. Foram investigados dados sociodemográficos, situação conjugal, diagnóstico (lesão de vulva, lesão de colo), tratamento (químico, cauterização, Cirurgia de Alta Freqüência - CAF) e evolução (cura, abandono) da infecção por HPV. Foram estimadas as freqüências das variáveis e fatores de risco associados para infecção por HPV. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana (CAAE 0135.0.059.000-11).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Carlito Lopes Nascimento Sobrinho - Integrante / Davi Félix martins Júnior - Integrante / MARTINS, Adenilda Lima Lopes - Integrante / Luis West - Integrante / João Luiz Barberino Mendes - Integrante / Kelma Larissa Oliveira Silva - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento e Gestão Aplicativa do Programa Estadual de Incentivo à I novação Tecnológica, Descrição: O Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica ? Inovatec é um importante instrumento de estímulo para o Sistema Estadual de CT&I. Com recursos do Fundo de Investimentos Econômico e Social (FIES). O NOVATEC permite que o Governo da Bahia conceda R$ 15 milhões a projetos que contribuam para o desenvolvimento do Estado, além de benefícios fiscais. O programa tem como objetivos promover o desenvolvimento da economia baiana através do conteúdo de ciência, tecnologia e inovação, incentivar os investimentos de base tecnológica e apoiar as atividades de pesquisa, desenvolvimento, produção e disseminação do conteúdo científico e tecnológico que venham a gerar impacto no mercado. Instituído em 2005 e regulamentado em 2007, o Inovatec aceita projetos de Pesquisa & Desenvolvimento de entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que poderão aplicar os recursos em diversas vertentes:. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (10) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Mariana Brasil Nogueira Lima - Integrante.Financiador(es): Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia - Outra.

  • 2009 - 2010

    Parque Tecnológico da Bahia, Descrição: Projeto coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, implantado em 2012 , tem como objetivo o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado . O empreendimento tem como áreas prioritárias Biotecnologia e Saúde, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Energia e Engenharias.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (5) Doutorado: (18) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Leandro de Oliveira Barreto - Integrante.Financiador(es): Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia - Outra.Número de orientações: 1

  • 2011 - Atual

    PREVALÊNCIA DO HPV EM ADOLESCENTES E ADULTOS JOVENS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE REFERENCIA DA REDE PÚBLICA DE SERVIÇOS DE SAÚDE, FEIRA DE SANTANA, BA, Descrição: A Infecção por Papilomavírus Humano (HPV) acontece de forma diferenciada, na dependência da região estudada e de fatores sócios econômicos e culturais. O HPV é causa necessária, mas não suficiente para a ocorrência do câncer do colo do útero, segundo mais frequente nas mulheres do Brasil (20/100mil habitantes). OBJETIVO: descrever características sociodemográficas, fatores de risco, tratamento, local das lesões e evolução por HPV em adolescentes e adultos jovens no município de Feira de Santana. METODOLOGIA: Estudo descritivo, com dados dos prontuários dos pacientes adolescentes e adultos jovens atendidos em uma Unidade de Referência, de um município baiano, no ano de 2011. Foram investigados dados sociodemográficos, situação conjugal, diagnóstico (lesão de vulva, lesão de colo), tratamento (químico, cauterização, Cirurgia de Alta Freqüência - CAF) e evolução (cura, abandono) da infecção por HPV. Foram estimadas as freqüências das variáveis e fatores de risco associados para infecção por HPV. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana (CAAE 0135.0.059.000-11).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Carlito Lopes Nascimento Sobrinho - Integrante / Davi Félix martins Júnior - Integrante / MARTINS, Adenilda Lima Lopes - Integrante / Luis West - Integrante / João Luiz Barberino Mendes - Integrante / Kelma Larissa Oliveira Silva - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento e Gestão Aplicativa do Programa Estadual de Incentivo à I novação Tecnológica, Descrição: O Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica ? Inovatec é um importante instrumento de estímulo para o Sistema Estadual de CT&I. Com recursos do Fundo de Investimentos Econômico e Social (FIES). O NOVATEC permite que o Governo da Bahia conceda R$ 15 milhões a projetos que contribuam para o desenvolvimento do Estado, além de benefícios fiscais. O programa tem como objetivos promover o desenvolvimento da economia baiana através do conteúdo de ciência, tecnologia e inovação, incentivar os investimentos de base tecnológica e apoiar as atividades de pesquisa, desenvolvimento, produção e disseminação do conteúdo científico e tecnológico que venham a gerar impacto no mercado. Instituído em 2005 e regulamentado em 2007, o Inovatec aceita projetos de Pesquisa & Desenvolvimento de entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que poderão aplicar os recursos em diversas vertentes:. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (10) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Mariana Brasil Nogueira Lima - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia - Outra.

  • 2009 - 2010

    Parque Tecnológico da Bahia, Descrição: Projeto coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, implantado em 2012 , tem como objetivo o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado . O empreendimento tem como áreas prioritárias Biotecnologia e Saúde, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Energia e Engenharias.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (5) Doutorado: (18) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Leandro de Oliveira Barreto - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia - Outra.Número de orientações: 1

  • 2011 - Atual

    PREVALÊNCIA DO HPV EM ADOLESCENTES E ADULTOS JOVENS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE REFERENCIA DA REDE PÚBLICA DE SERVIÇOS DE SAÚDE, FEIRA DE SANTANA, BA, Descrição: A Infecção por Papilomavírus Humano (HPV) acontece de forma diferenciada, na dependência da região estudada e de fatores sócios econômicos e culturais. O HPV é causa necessária, mas não suficiente para a ocorrência do câncer do colo do útero, segundo mais frequente nas mulheres do Brasil (20/100mil habitantes). OBJETIVO: descrever características sociodemográficas, fatores de risco, tratamento, local das lesões e evolução por HPV em adolescentes e adultos jovens no município de Feira de Santana. METODOLOGIA: Estudo descritivo, com dados dos prontuários dos pacientes adolescentes e adultos jovens atendidos em uma Unidade de Referência, de um município baiano, no ano de 2011. Foram investigados dados sociodemográficos, situação conjugal, diagnóstico (lesão de vulva, lesão de colo), tratamento (químico, cauterização, Cirurgia de Alta Freqüência - CAF) e evolução (cura, abandono) da infecção por HPV. Foram estimadas as freqüências das variáveis e fatores de risco associados para infecção por HPV. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana (CAAE 0135.0.059.000-11).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Carlito Lopes Nascimento Sobrinho - Integrante / Davi Félix martins Júnior - Integrante / MARTINS, Adenilda Lima Lopes - Integrante / Luis West - Integrante / João Luiz Barberino Mendes - Integrante / Kelma Larissa Oliveira Silva - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento e Gestão Aplicativa do Programa Estadual de Incentivo à I novação Tecnológica, Descrição: O Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica ? Inovatec é um importante instrumento de estímulo para o Sistema Estadual de CT&I. Com recursos do Fundo de Investimentos Econômico e Social (FIES). O NOVATEC permite que o Governo da Bahia conceda R$ 15 milhões a projetos que contribuam para o desenvolvimento do Estado, além de benefícios fiscais. O programa tem como objetivos promover o desenvolvimento da economia baiana através do conteúdo de ciência, tecnologia e inovação, incentivar os investimentos de base tecnológica e apoiar as atividades de pesquisa, desenvolvimento, produção e disseminação do conteúdo científico e tecnológico que venham a gerar impacto no mercado. Instituído em 2005 e regulamentado em 2007, o Inovatec aceita projetos de Pesquisa & Desenvolvimento de entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que poderão aplicar os recursos em diversas vertentes:. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (10) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Mariana Brasil Nogueira Lima - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia - Outra.

  • 2009 - 2010

    Parque Tecnológico da Bahia, Descrição: Projeto coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, implantado em 2012 , tem como objetivo o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado . O empreendimento tem como áreas prioritárias Biotecnologia e Saúde, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Energia e Engenharias.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (5) Doutorado: (18) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Leandro de Oliveira Barreto - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia - Outra.Número de orientações: 1

  • 2011 - Atual

    PREVALÊNCIA DO HPV EM ADOLESCENTES E ADULTOS JOVENS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE REFERENCIA DA REDE PÚBLICA DE SERVIÇOS DE SAÚDE, FEIRA DE SANTANA, BA, Descrição: A Infecção por Papilomavírus Humano (HPV) acontece de forma diferenciada, na dependência da região estudada e de fatores sócios econômicos e culturais. O HPV é causa necessária, mas não suficiente para a ocorrência do câncer do colo do útero, segundo mais frequente nas mulheres do Brasil (20/100mil habitantes). OBJETIVO: descrever características sociodemográficas, fatores de risco, tratamento, local das lesões e evolução por HPV em adolescentes e adultos jovens no município de Feira de Santana. METODOLOGIA: Estudo descritivo, com dados dos prontuários dos pacientes adolescentes e adultos jovens atendidos em uma Unidade de Referência, de um município baiano, no ano de 2011. Foram investigados dados sociodemográficos, situação conjugal, diagnóstico (lesão de vulva, lesão de colo), tratamento (químico, cauterização, Cirurgia de Alta Freqüência - CAF) e evolução (cura, abandono) da infecção por HPV. Foram estimadas as freqüências das variáveis e fatores de risco associados para infecção por HPV. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana (CAAE 0135.0.059.000-11).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Carlito Lopes Nascimento Sobrinho - Integrante / Davi Félix martins Júnior - Integrante / MARTINS, Adenilda Lima Lopes - Integrante / Luis West - Integrante / João Luiz Barberino Mendes - Integrante / Kelma Larissa Oliveira Silva - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento e Gestão Aplicativa do Programa Estadual de Incentivo à I novação Tecnológica, Descrição: O Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica ? Inovatec é um importante instrumento de estímulo para o Sistema Estadual de CT&I. Com recursos do Fundo de Investimentos Econômico e Social (FIES). O NOVATEC permite que o Governo da Bahia conceda R$ 15 milhões a projetos que contribuam para o desenvolvimento do Estado, além de benefícios fiscais. O programa tem como objetivos promover o desenvolvimento da economia baiana através do conteúdo de ciência, tecnologia e inovação, incentivar os investimentos de base tecnológica e apoiar as atividades de pesquisa, desenvolvimento, produção e disseminação do conteúdo científico e tecnológico que venham a gerar impacto no mercado. Instituído em 2005 e regulamentado em 2007, o Inovatec aceita projetos de Pesquisa & Desenvolvimento de entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que poderão aplicar os recursos em diversas vertentes:. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (10) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Mariana Brasil Nogueira Lima - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia - Outra.

  • 2009 - 2010

    Parque Tecnológico da Bahia, Descrição: Projeto coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, implantado em 2012 , tem como objetivo o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado . O empreendimento tem como áreas prioritárias Biotecnologia e Saúde, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Energia e Engenharias.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (5) Doutorado: (18) . , Integrantes: Rosely Cabral de Carvalho - Coordenador / Leandro de Oliveira Barreto - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciencia , Tecnologia e de Inovação da Bahia - Outra.Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2007

Menção Honrosa - Trabalho: "Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes Segundo os Conselhos Tutelares e Programa Sentinela de Feira de Santana e Centre Jeunesse de Montréal - Québec - Canadá, X Congresso Brasileiro de Adolescência - SBP/SPP - Foz do iguaçu/PR.

2006

Honra ao Mérito - Contribuição no processo de formação de enfermeiras(os) em Feira de Santana e microrregião, Universidade Estadual de Feira de Santana/Departamento de Saúde/Colegiado de Enfermagem.

2002

Ato de Gratidão - Agradecimento pela dedicação e participação no processo de construção acadêmica do Curso de Enfermagem, Universidade estadual de Feira de Santana/Departamento de Saúde.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Saúde. , Km 03 - Br 116 - Campus Universitário, 44031460 - Feira de Santana, BA - Brasil, Telefone: (75) 32248135, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2007 - 2014

    Secretaria da Ciencia,Tecnologia e Inovação

    Vínculo: Cargo, Enquadramento Funcional: Diretora de Fortalecimento Da Base Cientifica, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Diretoria de Fortalecimento da Base Cientica -Superintendencia de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico

  • 2007 - 2014

    Secretaria da Administração da Bahia

    Vínculo: Membro de Comitê de Educação, Enquadramento Funcional: Membro de Comitê

    Outras informações:
    Membro de Comitê de Educação Coroporativa da Universidade Corporativa do Serviço Público do Estado da Bahia (Portaria 641 de 25 de setembro de 2007)

  • 2014 - Atual

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2007 - 2014

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

  • 1986 - 2007

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Titular, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    08/1986 a 02/2007 Regime Dedicação Exclusiva

    Atividades

    • 10/1999

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Saúde, .,Linhas de pesquisa

    • 01/1999

      Direção e administração, Departamento de Saúde, Núcleo de Estudos e Pesquisas na Infância e na Adolescência Nnepa.,Cargo ou função, Vice-coordenadora.

    • 10/1992

      Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Saúde, Pedagogia e didática em Saúde, Estágio Supervisionado em Saúde Pública, Comunicação Social em Saúde, Metodologia do Ensino Superior, Epidemiologia em Saúde Coletiva, Política de Saúde, Recursos Humanos em Saúde, Saúde da Criança e do Adolescente

    • 01/1986

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática Aplicada à Enfermagem, Enfermagem na Saúde da Mulher Criança e Adolescente I, Enfermagem Pediátria

    • 04/2008 - 05/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Saúde, .,Cargo ou função, Membro da comissão relatora sobre o Projeto de Pesquisa: "Distúrbios Psíquicos menores (DPM) no bairro de Novo Horizonte, Feira de Santana - Ba".

    • 04/2008 - 05/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Saúde, .,Cargo ou função, Membro da Comissão relatora sobre o Projeto de Pesquisa: "Hipertensão Arterial no Bairro do Novo Horizonte, Feira de Santana - Ba".

    • 12/2006 - 12/2006

      Direção e administração, Departamento de Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.,Cargo ou função, Coordenação do Processo Seletivo 2007 do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.

    • 05/2006 - 07/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Coordenação de Pesquisa.,Cargo ou função, Assessoria Ad Hoc da FAPESB.

    • 05/2006 - 07/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Coordenação de Pesquisa.,Cargo ou função, Assessora Ad hoc do PIBIC/ CNPq.

    • 10/2005 - 12/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Coordenação de Pesquisa.,Cargo ou função, Assessora Ad hoc do PROBIC/UEFS.

    • 11/2005 - 11/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Saúde, .,Cargo ou função, Presidente da comissão relatora sobre o Projeto de Pesquisa: "Avaliação da qualidade das prescrições de antibióticos da Clínica Pediátrica do HGCA, Feira de Santana, Bahia".

    • 05/2005 - 05/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Coordenação de Pesquisa.,Cargo ou função, Assessoria Ad Hoc do PIBIC/CNPq/UEFS.

    • 02/2002 - 09/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Saúde, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para Elaboração do Ante-Projeto da Política Municipal do Idoso de Feira de Santana.

    • 08/1998 - 01/2000

      Serviços técnicos especializados , Departamento de Saúde, .,Serviço realizado, Consultoria ao Centro de Estudos Sócio Ambientais (PANGEA).

    • 01/1998

      Extensão universitária , Departamento de Saúde, .,Atividade de extensão realizada, Coordenadora de convênios de Cooperação Técnica com a Secretaria Municipal de Saúde da UEFS.

    • 06/1998 - 12/1999

      Extensão universitária , Departamento de Saúde, .,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Laboratório Vivencial em Saúde Coletiva (Sala de Situação Maria da Luz Silva).

    • 01/1999 - 06/1999

      Serviços técnicos especializados , Departamento de Saúde, .,Serviço realizado, Consultoria ao Centro Federal de Tecnológico da Bahia (CEFET).

    • 01/1999

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Saúde, Núcleo de Estudos e Pesquisas na Infância e na Adolescência Nnepa.,Linhas de pesquisa

    • 01/1995

      Direção e administração, Departamento de Saúde, .,Cargo ou função, Coordenadora do Laboratório Vivencial em Saúde Coletiva.

    • 01/1994

      Direção e administração, Departamento de Saúde, .,Cargo ou função, Coordenadora do Estagio Supervisionado do Curso de Especialização de Saúde Pública.

    • 01/1992

      Direção e administração, Departamento de Saúde, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Especialização em Direito Sanitário.

    • 01/1990

      Direção e administração, Departamento de Saúde, .,Cargo ou função, Coordenadora do Colegiado do Curso de Graduação.

    • 10/1987 - 01/1989

      Direção e administração, Departamento de Saúde, .,Cargo ou função, Coordenadora dos Colegiado de Pós-Graduação.

  • 1982 - 1984

    Escola Paulista de Medicina

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Auxilar de Ensino

    Atividades

    • 01/1982

      Direção e administração, Enfermagem, .,Cargo ou função, Coordenação do Curso de Habilitação de Saúde Pública.

    • 01/1982

      Direção e administração, Enfermagem, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Habilitação de Saúde Pública.

    • 01/1982

      Direção e administração, Enfermagem, .,Cargo ou função, Representante Docente da Comissão Permanente de Professores e Docentes.

    • 01/1982

      Pesquisa e desenvolvimento , Enfermagem, .,Linhas de pesquisa

    • 01/1982

      Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem em Saúde Pública, Enfermagem Comunitária, Ciências Sociais, Estatística e Epidemiologia

    • 01/1982

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saneamento, Saúde Materno Infantil

    • 01/1982

      Extensão universitária , Enfermagem, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Posto de Puericultura da Secretaria de Saúde e Higiene do Município de Diadema.