André de Freitas Simões

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Mestre em Letras, pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Graduado em Comunicação Social ? Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Concluiu o curso de especialização em Canção Popular, pela Faculdade Santa Marcelina (2016). Concluiu o Programa Especial de Formação Pedagógica em Letras ? Língua Portuguesa ? equivalente a Licenciatura, pelo Centro Universitário Claretiano (2011). Trabalha atualmente como Técnico em Educação (Assessoria de Comunicação) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Desde 2007, atua como jornalista, tendo colaborado com reportagens, artigos e crônicas para veículos como Gazeta do Povo, O Diário do Norte do Paraná, Jornal de Londrina, Portal Nova Cana, Folha de Londrina, Revista do FILO e Portal Livros e Afins, entre outros veículos. É autor dos livros "A arte de Tomar um Café" (Atrito Art/Promic - 2010), de contos e crônicas, e "23 minutos contados no relógio" (Editora Patuá - 2018), com contos. Prepara um livro sobre o músico Francis Hime ? o volume será lançado pela editora 34. Grande parte de sua produção de crônicas está compilada na página www.andresimoes.wordpress.com.

Informações coletadas do Lattes em 07/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação e Semiótica

2019 - 2022

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: O eu feminino na canção brasileira: desenvolvimento cultural entre 1901 e 1985
José Amálio de Branco Pinheiro. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Letras

2007 - 2009

Universidade Estadual de Londrina
Título: O ato e o fato: a crônica política de Carlos Heitor Cony
, Ano de Obtenção: 2009.Luiz Carlos Santos Simon.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Canção Popular

2015 - 2016

Faculdades Santa Marcelina
Título: A canção de eu lírico feminino dos anos 1930 no Brasil e nos Estados Unidos: influência do contexto dramático como elemento motivador
Orientador: Ricardo Indig Teperman

Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo

2003 - 2006

Universidade Estadual de Londrina
Título: Dos folhetins aos weblogs: transformações e novas possibilidades para a crônica
Orientador: Karen Sílvia Debértolis

Formação complementar

2010 - 2011

Programa Especial de Formação Pedagógica em Letras. , Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.

2004 - 2004

Teacher Training Course. (Carga horária: 52h). , Cultura Inglesa de Londrina, CUL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação.

Participação em eventos

Mesa Redonda: reflexões sobre a ensinagem. 2010. (Encontro).

IX Seminário de Estudos Literários: Literatura e Imprensa.O ato e o fato: a crônica política de Carlos Heitor Cony. 2008. (Seminário).

V EPPEL - Encontro Paranaense Pós-graduado em Estudos Literários. A ditadura militar na obra de Carlos Heitor Cony. 2008. (Congresso).

EPPEL. 2007. (Congresso).

Comunicação Didática: Habilidades de Ensino - Microensino. 2005. (Oficina).

IV Semana de Letras da Universidade Estadual de Londrina.A linguagem neurótica em Woody Allen. 2005. (Encontro).

Relações Interpessoais: Qualidade no atendimento ao público. 2005. (Oficina).

Oficina de Realização em Cinema dos INVASORES DA TELA.Filme curta-metragem: Pandora. 2004. (Oficina).

XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2004. (Congresso).

1 Simpósio Maringaense de Jornalismo. 2003. (Simpósio).

Iniciação à linguagem cinematográfica. 2003. (Oficina).

XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2003. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • SIMÕES, ANDRÉ DE FREITAS . Chico e Caetano cantam -BÁRBARA-: marco na canção de eu lírico feminino. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento , v. 3, p. 52-68, 2021.

  • SIMÕES, A. F. . A CANÇÃO DE EU LÍRICO FEMININO DOS ANOS 1930 NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS: INFLUÊNCIA DO CONTEXTO DRAMÁTICO COMO ELEMENTO MOTIVADOR. Revista Refletir , v. 2, p. 1-59, 2016.

  • SIMÕES, A. F. . A evolução da crônica como gênero nacional. ESTAÇÃO LITERÁRIA , v. 4, p. 49-52, 2009.

  • SIMÕES, A. F. . 23 minutos contados no relógio. 1. ed. São Paulo: Patuá, 2018.

  • SIMÕES, A. F. . A arte de tomar um café. 1. ed. Londrina: AtritoArt, 2010. 116p .

  • SIMÕES, ANDRÉ DE FREITAS . PAU BRASIL: EXEMPLO DE MESTIÇAGEM NA CANÇÃO BRASILEIRA. In: SILVEIRA, Isabel Orestes; BRITO, Antônio Iraildo de. (ORGs).. (Org.). Cartografias Mestiças e outros Processos.. 1ed.São Paulo: Editora Paulus, 2021, v. , p. 22-32.

  • SIMÕES, A. F. . PAU BRASIL: EXEMPLO DE MESTIÇAGEM NA CANÇÃO BRASILEIRA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SIMÕES, A. F. . A canção de eu lírico feminino dos anos 1930 no Brasil e nos Estados Unidos: influência do contexto dramático como elemento motivador. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SIMÕES, A. F. . O letrista Vinicius de Moraes e a Estética Bossa Nova. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SIMÕES, A. F. . A ditadura militar na obra de Carlos Heitor Cony. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SIMÕES, A. F. . O ato e o fato: a crônica política de Carlos Heitor Cony. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SIMÕES, ANDRÉ DE FREITAS . A linnguagem neurótica em Woody Allen. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

SIMÕES, ANDRÉ DE FREITAS . Encontro com Francis Hime ? mediação de bate-papo com o compositor Francis Hime para o curso de Canção Popular da Faculdade Santa Marcelina, em 24 de março de 2021.. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SIMÕES, A. F. . 'Poéticas de Moraes' ? mediação de bate-papo com o compositor Moraes Moreira para a edição de 2019 (6ª edição) da Festa Literária Internacional de Maringá. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SIMÕES, A. F. . Elaborador de questões de Língua Portuguesa para o Processo Seletivo do IFSP. 2018. (Cursos e Concursos).

SIMÕES, A. F. . Elaborador de questões de Língua Portuguesa para o Processo Seletivo do IFSP. 2016. (Cursos e Concursos).

SIMÕES, A. F. . Comunicação Clara e Eficaz em Língua Portuguesa. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático de Língua Portuguesa).

SIMÕES, A. F. . 'O tempo, a viola e a amada'. 2013 (Canção composta originalmente para o filme "O Violeiro de Lerrovile").

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de São Paulo, Gabinete da Reitoria. , Rua Pedro Vicente, 625, Luz, 01109010 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 37754513

Experiência profissional

2013 - Atual

Instituto Federal de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Revisor de textos, Carga horária: 40

2014 - 2015

Prefeitura Municipal de São Paulo

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Tutor de mediadores de leitura e informação, Carga horária: 6

Outras informações:
Contratado como tutor de mediadores de leitura e informação do programa "Quem lê sabe por quê", da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

2012 - 2012

Centro de Estudos e Monitoria Educativo

Vínculo: Professor autônomo, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa

2016 - 2016

Capcursos Comunicação

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Português