Tereza Cristina Silva
Possui graduação em Ciências Biológica pela Universidade Federal do Maranhão (1987),mestrado em Agroecologia pela Universidade Estadual do Maranhão (2005) e doutorado em Saúde Coletiva (2014) pela Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é professor associado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. Tem experiência na área de biologia geral, epidemiologia e educação.
Informações coletadas do Lattes em 17/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em programa de pos graduação em saúde coletiva
2010 - 2014
Universidade Federal do Maranhão
Título: TUBERCULOSE NOS MUNICÍPIOS PRIORITÁRIOS DO MARANHÃO: DIAGNÓSTICO E RETRATAMENTO
, Ano de obtenção: 2014. Arlene de Jesus Mendes Caldas. Palavras-chave: Tuberculose; Diagnóstico.; Retratamento.Grande área: Ciências da Saúde
Mestrado em Agroecologia
1992 - 2005
Universidade Estadual do Maranhão
Título: Parasitóides associados a Spodoptera frugiperda (Smith,1797) em cultivos de milho (Zea mays) no Estado do Maranhão., Ano de Obtenção: 2005
Raimunda Nonata Lemos.Palavras-chave: parasitoides; controle biologico; Biologia Geral; entomologia; zoologia geral.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia. Setores de atividade: Produção Vegetal.
Especialização em GESTÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E INOVAÇ
2009 - 2010
Faculdade Veris IBTA
Título: AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE SELEÇÃO DE PROFESSORES NA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Graduação em Ciências Biológica
1983 - 1987
Universidade Federal do Maranhão
Título: Biologia Reprodutiva de Sphyrna tibyro (Pisces, Elasmobranchii) da Costa Ocidental do Maranhâo
Orientador: Dra. Rosângela Paula Lessa
Formação complementar
2022 - 2022
Entomologia Aplicada à Saúde Pública. (Carga horária: 40h). , Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo, PROEPI, Brasil.
2021 - 2021
Revisão integrativa: os passos para a sua construção. (Carga horária: 10h). , Instituto Produzir, INSTITUTO PRODUZ, Brasil.
2020 - 2020
Ferramentas Informática para Aprendizagem Remota. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.
2020 - 2020
DESVENDANDO A REDAÇÃO CIENTÍFICA. (Carga horária: 10h). , Instituto Gilson Volpato de Educação Científica, IGVEC, Brasil.
2012 - 2012
Publicase Comunicação Científica. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação em publicação Científica na área das ciências biológicas. (Carga horária: 16h). , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, IFMA, Brasil.
2009 - 2009
Fundamentação teórica e prática em paleontologia. (Carga horária: 32h). , Vale - Parque Botânico, VALE, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação de professores para uso de laboratório. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação do Estado do Maranhão, SEEDUC, Brasil.
2004 - 2004
Adolescência e escola: interesses divergentes. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Biologia e Controle de Formigas Cortadeiras. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Plantas Toxicas e Plantas Medicinais. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
1997 - 1998
PRÓ-CIÊNCIAS- Capacitação de professores do EM.. (Carga horária: 360h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em Oceanografia Biológica. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
1988 - 1988
Extensão universitária em Introdução ao Cultivo de Camarão Marinho. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
1987 - 1987
Extensão universitária em Biodigestores. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
1986 - 1986
Extensão universitária em Princípios Genéticos Aplicados ao melhoramento Veg. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia.
Organização de eventos
MENDONCA, I. V. S. ; SILVA, T. C. ; FARIAS, F. A. C. ; MAGALHAES, Y. N. O. ; COSTA, C. L. . III Ciclo de Ensino de Ciências e Biologia. 2021. (Congresso).
SILVA, T. C. . IX Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação - CONNEPI. 2014. (Congresso).
SILVA, T. C. . Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - SEPPI 2013/2014. 2014. (Congresso).
Participação em eventos
I Feira Maranhense de Agricultura Familiar - FEMAF. DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS NEGLIGENCIADAS: PREVENÇÃO E CONTROLE. 2023. (Feira).
UNIVERSO IFMA.DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS NEGLIGENCIADAS: PREVENÇÃO E CONTROLE. 2023. (Seminário).
Universo IFMA 2023.DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DOS CASOS DE SÍFILIS GESTACIONAL NO ESTADO DO MARANHÃO. 2023. (Seminário).
19 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFMA.19 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFMA. 2022. (Seminário).
Encontro de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Iniciação a Docência e a Extensão e.Relatos de experiências de Projetos de Extensão. 2022. (Seminário).
Encontro de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Iniciação a Docência e a Extensão e.EPIDE. 2022. (Encontro).
I Seminário Integrador do Estágio Supervisionado dos cursos de Licenciatura do IFMA e Instituições Educacionais campos de estágio,.I Seminário Integrador do Estágio Supervisionado dos cursos de Licenciatura do IFMA e Instituições Educacionais campos de estágio,. 2022. (Seminário).
UNIVERSO IFMA 2022.A AUDIODESCRIÇÃO COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ESTUDO DO MANGUEZAL MARANHENSE: incluindo alunos com deficiência visual no ensino de Botânica. 2022. (Seminário).
UNIVERSO IFMA 2022.PERCEPÇÃO DE PACIENTES EM TRATAMENTO DE HANSENÍASE SOBRE A DOENÇA. 2022. (Seminário).
V Seminário do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).V Seminário do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). 2022. (Seminário).
I Congresso Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde. I Congresso Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde. 2021. (Congresso).
III Ciclo de Ensino de Ciências e Biologia: Adaptação-Tecnologia-Aprendizagem.III Ciclo de Ensino de Ciências e Biologia: Adaptação-Tecnologia-Aprendizagem. 2021. (Seminário).
Seminário de Escrita Científica - IFMA.Seminário de Escrita Científica - IFMA. 2021. (Seminário).
Seminário Nacional de Curricularização da Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (SENCE Rede Federal).Seminário Nacional de Curricularização da Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (SENCE Rede Federal). 2021. (Seminário).
Tuberculose em Debate: perspectivas para proteção e cuidado de populações vulneráveis à tuberculose e coinfecção TB/HIV.Tuberculose em Debate: perspectivas para proteção e cuidado de populações vulneráveis à tuberculose e coinfecção TB/HIV. 2021. (Seminário).
VII Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial em formato virtual. VII Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial em formato virtual. 2021. (Congresso).
V Seminário do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).MINICURSO: Organização de Monografia. 2021. (Seminário).
51 CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. Comorbidades associadas a casos de tuberculose. 2015. (Congresso).
IX CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA. FREQUÊNCIA DE TUBERCULOSE ENTRE SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE EM SÃO LUIS-MA. 2014. (Congresso).
IX CONGRESSO NORTE E NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO - IX CONNEPI. FREQUÊNCIA DE TUBERCULOSE ENTRE SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE EM SÃO LUIS-MA. 2014. (Congresso).
10 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. TUBERCULOSE: CONHECIMENTO DO PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL EM SÃO LUÍS-MA. 2012. (Congresso).
10 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. FREQUÊNCIA DE TUBERCULOSE ENTRE SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE EM SÃO LUIS-MA. 2012. (Congresso).
I Jornada biológica pelo conhecimento. 2010. (Seminário).
Seminário de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Exten,cão do Instituto Federal do Maranhão.Bioecologia de anofelinos (Diptera, Culicidae) do município de Buriticupu, Maranhão. 2010. (Seminário).
Seminário de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extenção do Instituto Federal do Maranhão.Bioecologia de flebotomineos (Diptera, Psychiodidae) no município de buriticupu -MA. 2010. (Seminário).
Seminário de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extenção do Instituto Federal do Maranhão.Espécies de barbeiros (Hemiptera, Triatominae) de área rural do município de Raposa, Maranhão. 2010. (Seminário).
Reunião de Implantação do Núcleo de Pesquisa Aplicada à Pesca e Aquicultura - Nordeste 4, Maranhão e Piauí.Criação do Núcleo de Pesquisa Aplicada à Pesca e Aquicultura - Nordeste 04 (Maranhão e Piauì). 2008. (Encontro).
I Seminário Regional de Gestão Compartilhada das Bacias Hidrográficas do Estado do Maranhão. 2007. (Seminário).
Reunião Regional da SBPC-MA. 2004. (Congresso).
Fórum Internacional de Meio Ambiente. 2003. (Seminário).
Seminário Internacional de Direito Agrário e II Encontro Nacional de Professores de Direito Agrário. 2003. (Encontro).
Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar. 2002. (Seminário).
47° reunião anual da sociedade brasileira para progresso da ciência.. 1995. (Congresso).
III Ciclo de Estudos Biológicos. 1988. (Seminário).
38° Reunião Anual da SBPC. 1986. (Seminário).
II Ciclo de Estudos Biológicos. 1986. (Seminário).
II reunião do Grupo de Trabalho Sobre Pesca e Pesquisa de Tubarões e Arraias no Brasil. 1986. (Seminário).
IReunião Regional da SBPC e I Semana da pesquisa da UFMA. 1983. (Seminário).
Participação em bancas
CALDAS, A.J.M.;SOEIRO, V. M. S.; FURTADO, T. F.;SILVA, T. C.; COUTINHO, N. P. S.; SILVA, E. L.. ANÁLISE ESPACIAL DOS CASOS E ÓBITOS DA COVID-19 E SUA RELAÇÃO COM INDICADORES SOCIOECONÔMICOS E DE SAÚDE NO ESTADO DO MARANHÃO. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.
CALDAS, A.J.M.;SOEIRO, V. M. S.SILVA, T. C.; FURTADO, T. F.; COUTINHO, N. P. S.. DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA LEISHMANIOSE VISCERAL NO BRASIL NO PERÍODO DE 2007 A 2020. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.
CALDAS, A.J.M.;SILVA, T. C.; FONSECA, L. M. B.. Epidemia da Aids no Estado do Maranhão: análise espaço-temporal. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Universidade Federal do Maranhão.
CALDAS, A.J.M.; SANTOS, A. M.; BRANCO, M. R. C.;SILVA, T. C.. Análise espacial dos óbitos por Tuberculose no Estado do Maranhão. 2018. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Maranhão.
CALDAS, A. J. M.; SILVA, E. L.;SILVA, T. C.. Tuberculose em idosos no Maranhão: contribuição para o programa de controle. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.
CALDAS, A. J. M.SILVA, T. C.; AQUINO, D. M. C.. Distribuição espacial e temporal da tuberculose em povos indígenas no Estado do Maranhão. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.
CALDAS, A.J.M.;SILVA, T. C.; AQUINO, D.M.C.; BARROS, L. M.; COIMBRA, L. C.. Tuberculose drogarresistente: taxa de detecção e de prevalência no Estado do Maranhão. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.
CALDAS, A. J. M.SILVA, T. C.; LOPES, M. L. H.; SANTOS, A. M.; BRANCO, M. R. C.. Acidentes de trabalho com exposição a material biológico em profissionais de saúde no Brasil: tendência, padrões espaciais e fatores associados ao uso de equipamento de proteção individual.. 2020. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Maranhão.
CALDAS, A. J. M.; SANTOS, A. M.;SILVA, T. C.; SANTOS NETO, M.; BRANCO, M. R. C.; ALVES, B. L. C.. ANÁLISE ESPAÇO TEMPORAL DA TUBERCULOSE EM INDÍGENAS NO BRASIL. 2019. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA) - UFMA - Universidade Federal do Maranhão.
CALDAS, A.J.M.;SILVA, T. C.; SANTOS, A. M.. Acidentes de trabalho com exposição a material biológico em profissionais de saúde no Brasil: tendência, padrões espaciais e fatores associados ao uso de equipamento de proteção individual. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Maranhão.
CALDAS, A. J. M.; SIMOES, V. M. F.;SILVA, T. C.; SANTOS, A. M.. ANÁLISE ESPAÇO TEMPORAL DA TUBERCULOSE EM INDÍGENAS NO BRASIL. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA) - UFMA - Universidade Federal do Maranhão.
CALDAS, A. J. M.; FURTADO, T. F.; RABELO, P. P. C.;SILVA, T. C.; COUTINHO, N. P. S.. DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA LEISHMANIOSE VISCERAL NO BRASIL NO PERÍODO DE 2007 A 2020. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.
FEITOSA, A. C.; FREITAS, F. L. C.;SILVA, T. C.. IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA CIDADE DE ALCÂNTARA - ESTADO DO MARANHÃO: 1988 - 2018. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE) - UFMA - Universidade Federal do Maranhão.
CALDAS, A.J.M.;SILVA, T. C.; BARROS, L. M.. Leishmaniose visceral na região nordeste: distribuição espaço-temporal de casos e óbitos. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.
SILVA, T. C.CALDAS, A. J. M.; BRANCO, M. R. C.. ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DOS ÓBITOS POR TUBERCULOSE NO ESTADO DO MARANHÃO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Maranhão.
AQUINO, D.M.C.;SILVA, T. C.; COIMBRA, L. C.. Tuberculose entre contatos domiciliares no município de Caxias, MA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Universidade Federal do Maranhão.
SILVA, T. C.; NOGUEIRA, N. M. C.; BOTELHO, Q. R. L.. Práticas pedagógicas inclusivas para o ensino de Ciências e Biologia para alunos com surdez. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
SILVA, T. C.; NOGUEIRA, N. M. C.;MAGALHAES, Y. N. O.MENDONCA, I. V. S.. Distribuição Espaço Temporal da Sífilis Gestacional e Congênita no Estado do Maranhão. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
FARIAS, F. A. C.SILVA, T. C.; NOGUEIRA, N. M. C.. Produção de açaí em terra firme: um estudo de caso no município de Axixá-MA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
MENDONCA, I. V. S.MAGALHAES, Y. N. O.SILVA, T. C.. Biotestando: Podcastcomo Ferramenta para o Ensino de Zoologia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
SILVA, T. C.MENDONCA, I. V. S.; FREIRE, F. M. L.. ADAPTAÇÃO ESTRUTURAL DOMICILIAR DE PROFESSORES PARA O ENSINO REMOTO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
SILVA, R. S.;SILVA, T. C.; CARVALHO, M. P.. Educação Inclusiva: Concepções e Práticas dos Professores de Ciências da Rede Regular de Ensino Público do Município de Itapecuru-Mirim (MA). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
MAGALHAES, Y. N. O.SILVA, T. C.; SILVA, M. C. S.. CONSUMO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS ENTRE ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO DO IFMA CAMPUS SÃO LUÍS MONTE CASTELO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
COSTA, C. L.; LOURENCO, C. B.;SILVA, T. C.. O PERFIL DA PRÁTICA DE PESCA ARTESANAL: estudo de caso de pescadores (as) artesanais sindicalizados, na Ilha do Maranhão (município de São Luís), Brasil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
FREIRE, P. C.;SILVA, T. C.; NOGUEIRA, N. M. C.;FARIAS, F. A. C.. Educação Sexual: Conhecimentos, Percepções e Comportamentos de Adolescentes e Jovens Matriculados no IFMA - Campus São Luís - Monte Castelo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
NOGUEIRA, N. M. C.;SILVA, T. C.; NASCIMENTO, J. P.. Qualidade e Uso da Água na Percepção dos Moradores do Residencial Ribeira, São luís. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
NOGUEIRA, N. M. C.;SILVA, T. C.MENDONCA, I. V. S.. DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS USADAS (PÓS-CONSUMO): análise do comportamento dos discentes de uma Instituição de ensino em São Luís-MA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
FREIRE, P. C.;SILVA, T. C.MENDONCA, I. V. S.. "EDUCAÇÃO SEXUAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO BÁSICO EM SÃO LUIS-MA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
SILVA, T. C.; NOGUEIRA, N. M. C.;MAGALHAES, Y. N. O.. CARACTERIZAÇÃO DE ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO COM DIFERENTES INDICADORES DE NÍVEL SOCIOECONOMICO (INSE) EM SÃO LUÍS-MA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.; NOGUEIRA, N. M. C.;MAGALHAES, Y. N. O.. USO DE APARELHOS ELETRÔNICOS E PADRÃO DE SONO EM ADOLESCENTES ESCOLARES DE ENSINO MÉDIO EM SÃO LUIS- MA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
MENDONCA, I. V. S.SILVA, T. C.; VALLE, .. M. G.. A DISCIPLINA DE BIOLOGIA E O ENSINO REMOTO: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
NOGUEIRA, N. M. C.; SANTOS, A. L. S.;LIMA, T.C.M.; VIEGAS, A. M.;SILVA, T. C.. ANÁLISE MULTIFATORIAL DAS MUDANÇAS AMBIENTAIS OCORRIDAS NO MANGUEZAL DA ILHA DO MARANHÃO COM A UTILIZAÇÃO DE SIG E TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.; NOGUEIRA, N. M. C.;MAGALHAES, Y. N. O.. HANSENÍASE: caracterização, percepção e conhecimento de pacientes de uma Unidade de Saúde em São Luís-MA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
MENDONCA, I. V. S.SILVA, T. C.; MELO, N. S.. OLHAR REFLEXIVO SOBRE UMA AÇÃO EXTENSIONISTA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM CONTEXTO DE VULNERABILIDADE SOCIAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
FREIRE, P. C.;SILVA, T. C.COSTA, C. L.. AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL DOS ADOLESCENTES DO IFMA - MONTE CASTELO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
FARIAS, F. A. C.SILVA, T. C.; CARVALHO, C. S.. O USO DE OBJETOS DIGITAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
FARIAS, F. A. C.SILVA, T. C.; MONTEIRO, C.A.; FREIRE, P. C.. REFLEXOS E IMPACTOS DA PANDEMIA DO SARS-CoV-2 NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DURANTE RETORNO GRADUAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
FREIRE, P. C.; SANTOS, A. L. S.;SILVA, T. C.COSTA, C. L.. Evolução de áreas de manguezais na Ilha do Maranhão com dados de Sensoriamento remoto de 1974 e 2015.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
MENDONCA, I. V. S.FARIAS, F. A. C.SILVA, T. C.. O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
MENDONCA, I. V. S.FARIAS, F. A. C.SILVA, T. C.. ENSINO REMOTO E A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
MAGALHAES, Y. N. O.; SILVA, M. C. S.;SILVA, T. C.. A SAÚDE DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19 EM UNIDADES DE SAÚDE, MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS-MA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
MAGALHAES, Y. N. O.; SILVA, M. C. S.;SILVA, T. C.. IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA VIDA ACADÊMICA DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS SÃO LUÍS MONTE CASTELO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
SILVA, T. C.; NOGUEIRA, N. M. C.;MAGALHAES, Y. N. O.. AGENTES DO BATALHÃO DE POLÍCIA AMBIENTAL DO MARANHÃO: perfil sociodemográfico, de formação e atuação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
SILVA, T. C.; NOGUEIRA, N. M. C.;MENDONCA, I. V. S.. PERFIL DOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA ANTITABAGISMO EM UM POSTO DE SAÚDE EM SÃO LUÍS-MA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
SILVA, T. C.; NOGUEIRA, N. M. C.;COSTA, C. L.. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO MARANHÃO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
SILVA, T. C.; NOGUEIRA, N. M. C.;MAGALHAES, Y. N. O.. HÁBITO ALIMENTAR E ATIVIDADE FÍSICA: comportamentos de risco a saúde em adolescentes estudantes do ensino médio em São Luís-MA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
MAGALHAES, Y. N. O.SILVA, T. C.; SILVA, M. C. S.. "Impactos do Ensino Remoto na Vida Acadêmica dos Discentes do Curso de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal do Maranhão Campus São Luís Monte Castelo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
FARIAS, F. A. C.; MONTEIRO, D. J. S.;SILVA, T. C.. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E PREVENÇÃO DE DISTÚRBIOS NUTRICIONAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO LUÍS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
PINTO, F. A. P.;SILVA, T. C.; OLIVEIRA, E. R.. O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS DO CAMPO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
NOGUEIRA, N. M. C.; PEREIRA, Y. N. O.;SILVA, T. C.. MPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO AGRONEGÓCIO NO POVOADO P1V4 (QUARTA VICINAL) NO MUNICÍPIO DE BURITICUPU (MA).. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
PEREIRA, Y. N. O.;SILVA, T. C.; ROCHA, A. C.. Percepção de pais sobre a alimentação dos filhos no Ensino Fundamental menor Unidade da escola Unidade Integrada Antonio Joaquim da Silva, povoado Segundo Núcléo, municipio de Buriticupu-ma. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
PEREIRA, Y. N. O.;SILVA, T. C.; ROCHA, A. C.. Alcoolismo entre adolescentes: concepções dos alunos do ensino médio, do povoado Faisa, Santa Luzia-MA.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
PEREIRA, Y. N. O.;SILVA, T. C.; ROCHA, A. C.. Os desafios do ensino de ciências em uma escola pública no municipio de Buriticupu-MA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
GOMES, L. F.SILVA, T. C.LIMA, T.C.M.. ANÁLISE DE CONTEÚDOS DE ALIMENTAÇÃO E NUTRICÃO EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO (PNLD 2017-2019). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
SILVA, T. C.; NOGUEIRA, N. M. C.;FARIAS, F. A. C.. PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE PEDICULOSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
SILVA, T. C.MAGALHAES, Y. N. O.; NOGUEIRA, N. M. C.. DESAFIOS ENFRENTADOS POR EDUCADORES DE ENSINO MULTISSERIADO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
SILVA, T. C.; NOGUEIRA, N. M. C.;MAGALHAES, Y. N. O.. USO DE AGROTÓXICOS EM CULTIVOS NO POVOADO VILA DO AEROPORTO - BOM JARDIM-MA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
MENDONCA, I. S.;COSTA, C. L.SILVA, T. C.. LOGÍSTICA REVERSA DE PILHAS E BATERIAS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS: a importância do descarte correto. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
MENDONCA, I. S.; GUELERO, M.;SILVA, T. C.. A ludicidade como ferramenta do processo de ensino aprendizagem em aulas de ciências.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
NOGUEIRA, N. M. C.; SILVA, M. C. S.;SILVA, T. C.. Análise da qualidade da água através de parâmetros físicos e químicos em dois rios do Maranhão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
PEREIRA, Y. N. O.;SILVA, T. C.; SILVA, M. C. S.. Jogo "parasitus": uma estratégia didática para o ensino de parasitologia.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
SILVA, T. C.; NOGUEIRA, N. M. C.;MAGALHAES, Y. N. O.. TUBERCULOSE DROGARRESISTENTE E COMORBIDADES. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
NASCIMENTO, A. F.; ALMEIDA, S. M. C.;SILVA, T. C.. A internacionalização do ensino superior: uma análise da proposta pedagógica e a infraestrutura das Instituições frequentadas pelos estudantes de Biologia IFMA Campus Monte Castelo participantes do Programa Ciências sem Fronteira.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
FREIRE, P. C.; NOGUEIRA, N. M. C.;SILVA, T. C.FARIAS, F. A. C.. Conhecimentos e atitudes relacionadas ao comportamento sexual e a gravidez precoce de adolescentes de escolas públicas de São Luis-MA.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
FREIRE, P. C.; NOGUEIRA, N. M. C.;SILVA, T. C.. A influência da cultura religiosa no desenvolvimento da sexualidade de adolescentes de uma comunidade estudantil de São Luis-MA.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
NOGUEIRA, N. M. C.;SILVA, T. C.FARIAS, F. A. C.. Caracterização de quarenta quintais da comunidade Igaraú, município de São Luis, Maranhão.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
FREIRE, P. C.;SILVA, T. C.FARIAS, F. A. C.. Gravidez na adolescência em Escolas de São Luis-MA.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
FREIRE, P. C.;SILVA, T. C.FARIAS, F. A. C.. Riscos e doenças relacionadas a sexualidade em adolescentes de São Luis-MA.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
NOGUEIRA, N. M. C.; SILVA, M. C. M.;SILVA, T. C.. A importância da atividade física e alimentação no controle da obesidade.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
SILVA, T. C.; MARTINS, J. S. C.; SOUSA, E. S.. CARACTERIZAÇÃO DOS PORTADORES DE DIABETES NA COMUNIDADE DE 6a VICINAL ? BURITICUPU-MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
SILVA, T. C.; MARTINS, J. S. C.; SOUSA, E. S.. IMPACTOS SOCIOAMBIENTAL: DUPLICAÇÃO DE LINHA FÉRREA NA COMUNIDADE VILA PINDARÉ EM BURITICUPU-MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
SILVA, T. C.; MARTINS, J. S. C.; SOUSA, E. S.. CONHECIMENTO DOS MORADORES DA COMUNIDADE TRILHA 405 ? BURITICUPU (MA) SOBRE PLANTAS MEDICINAIS EDILMA LIMA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
SILVA, T. C.; MARTINS, J. S. C.; SOUSA, E. S.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UNIDADE INTEGRADA JUVENÍLIA SOUSA SOARES. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
SILVA, T. C.; PEREIRA, Y. N. O.. OS DESAFIOS DO ENSINO DE CNC NA MODALIDADE EJA NO MUNICIPIO DE ALDEIAS ALTAS.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.; PEREIRA, Y. N. O.; MENDONCA, I. S.. DIAGNÓSTICO DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS COLETADOS NOS ECOPONTOS DO MUNICÍPIO DE SÃO LUIS -. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.; PEREIRA, Y. N. O.. ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: RECURSOS DIDATICOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
PEREIRA, Y. N. O.;SILVA, T. C.. SEXUALIDADE E COMPORTAMENTOS DE RISCO ENTRE OS ALUNOS DO 6 E 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE COELHO NETO-MA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
PEREIRA, Y. N. O.;SILVA, T. C.. CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE ALDEIAS ALTAS EM 2016. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.; PEREIRA, Y. N. O.. OS RECURSOS DIDATICOS NO ENSINO DE CNC EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE ALDEIAS ALTAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
PEREIRA, Y. N. O.;SILVA, T. C.. SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS E PROFESSORES DE ESCOLAS PUBLICAS DE SÃO LUIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.; PEREIRA, Y. N. O.. TUBERCULOSE SEGUNDO O SEXO NO ESTADO DO MARANHÃAO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
MARQUES, G.; NOGUEIRA, N. M. C.;SILVA, T. C.. A Agroecologia na Educação do campo - uma investigação curricular e pedagógica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
NOGUEIRA, N. M. C.;SILVA, T. C.; SOUZA, R. C.. Comunidade perifítica em sistemas de rizipiscicultura no povoado de Estirão Grande, Arari-MA.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
NOGUEIRA, N. M. C.; PEREIRA, Y. N. O.;SILVA, T. C.. MEIO AMBIENTE COMO TEMA TRANSVERSAL NAS ESCOLAS DE SÃO LUIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
NASCIMENTO, A. F.; PEREIRA, Y. N. O.;SILVA, T. C.. As Contribuições dos Recursos Didaticos no Ensinode Ciências. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.; NOGUEIRA, N. M. C.; NASCIMENTO, A. F.. Contribuição do PIBID na formação dos licenciados do IFMA - Campus São Luís/Monte Castelo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.; NOGUEIRA, N. M. C.;MENDONCA, I. V. S.. Abordagem do professor de Ciências sobre Deficiência Física. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
MENDONCA, I. V. S.; NOGUEIRA, N. M. C.;SILVA, T. C.. A problemática do óleo residual utilizado em frituras: uma reflexão ambiental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.; NOGUEIRA, N. M. C.; SOUZA, R. C.. A pesca de subsistência da comunidade do Jararai, São José de Ribamar-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
NOGUEIRA, N. M. C.;SILVA, T. C.; SOUZA, R. C.. Comunidade perifítica em sistemas de rizipiscicultura no Povoado de Estirão Grande, Arari - MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
MENDONCA, I. V. S.; NOGUEIRA, N. M. C.;SILVA, T. C.. VALORIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR PARA O ENSINO PRATICO DE CIENCIAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.; NOGUEIRA, N. M. C.;MENDONCA, I. V. S.. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA TUBERCULOSE DROGARRESISTENTE NO ESTADO DO MARANHÃO, 2011-2013. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
MENDONCA, I. V. S.; NOGUEIRA, N. M. C.;SILVA, T. C.. A UTILIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS COMO IMPORTANTE FERRAMENTA NO ENSINO DE CIENCIAS.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
NOGUEIRA, N. M. C.;SILVA, T. C.; PEREIRA, Y. N. O.. Impactos Ambientais e Socioeconômicos em Empreendimentos Rodoviários: um estudo de caso da Via Expressa em São Luís-MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
MENDONCA, I. V. S.; COSTA, C.L.;SILVA, T. C.. A comunidade marisqueira de Pau-Deitado: benefícios e dificuldades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.; NOGUEIRA, N. M. C.;MENDONCA, I. V. S.. Uso de plantas medicinais no cotidiano dos alunos do ensino fundamental de uma Escola municipal em São José de Ribamar-Maranhão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, M. C. M.; NOGUEIRA, N. M. C.;SILVA, T. C.. A educação ambiental: um estudo diagnóstico sobre seu modo de implementação em três Escolas particulares de São Luís-Maranhão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
MENDONCA, I. V. S.; COSTA, C.L.;SILVA, T. C.. Educação Ambiental e Cidadania: educar para conservar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, M. C. M.; PEREIRA, Y. N. O.;SILVA, T. C.. Perfil do docente de ensino fundamental maior na disciplina ciências naturais em Escolas públicas municipais de São José de Ribamar-MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
NOGUEIRA, N. M. C.;SILVA, T. C.; PEREIRA, Y. N. O.. Percepção ambiental sobre a degradação de um braço do Rio Paciência em São Luís-MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, M. C. M.;SILVA, T. C.; NASCIMENTO, A. F.. O professor e o uso de recursos tecnológicos: uma análise do curso de Biologia do IFMA-Campos São Luís- Monte Castelo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.; NOGUEIRA, N. M. C.; PEREIRA, Y. N. O.. Descarte de resíduos sólidos em área urbana da cidade de São José de Ribamar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
NOGUEIRA, N. M. C.; PEREIRA, Y. N. O.;SILVA, T. C.. A importância da preservação dos manguezais no bairro Campina, município de São Jasé de Ribamar: um estudo de caso.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
PEREIRA, Y. N. O.; NASCIMENTO, A. F.;SILVA, T. C.. Produção e reaproveitamento dos resíduos sólidos na escola municipal Gonçalves Dias, São José de Ribamar-MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.MENDONCA, I. V. S.; NOGUEIRA, N. M. C.. Formação de professores e a escola inclusiva. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
MENDONCA, I. V. S.; COSTA, C.L.;SILVA, T. C.. A COMUNIDADE PESQUEIRA DE PAU-DEITADO: benefícios e dificuldades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
MENDONCA, I. V. S.; COSTA, C.L.;SILVA, T. C.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA: educar para conservar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.; MENDONCA, I. S.; SILVA, P. F.. EVOLUÇÀO DO DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE NOS MUNICÍPIOS PRIORITARIOS DO MARANHÃO, 2005- 2010. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.; NOGUEIRA, N. M. C.; PEREIRA, Y. N. O.. Desperdício de alimentos em uma Escola da rede pública municipal de São José de Rimamar- Maranhão, no ano de 2012. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
PEREIRA, Y. N. O.; NOGUEIRA, N. M. C.;SILVA, T. C.. Perfil epidemiológico da dengue no município de São José de Ribamar-MA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
PEREIRA, Y. N. O.; NOGUEIRA, N. M. C.;SILVA, T. C.. Contribuições socieconômicas dos açaizais para os moradores do bairro do Maracanã e Maioba, município de São Luís-MA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
MONTEIRO, C.A.;GOMES, L. F.SILVA, T. C.. Adesão de isolados de Candida parapsilosis proveniente de lesões cutâneas de paciente com aids.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.MENDONCA, I. V. S.; NOGUEIRA, N. M. C.. Comportamento de risco para a saúde entre estudantes do ensino técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
MENDONCA, I. V. S.; COSTA, C.L.;SILVA, T. C.. O ensino de ciências na educação infantil: contribuição para a educação cientifica das crianças. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
TELES, R. M.;SILVA, T. C.; SILVA, L. G.. Produção e uso de vídeos artesanais como facilitadores na aprendizagem de Biologia para o ensino médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
NOGUEIRA, N. M. C.;SILVA, T. C.; COSTA, C.L.. Caracterização Estrutural de Bosque do Manguezal do Município da Raposa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.MENDONCA, I. V. S.; SILVA, P. F.. AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE CONTROLE DA TUBERCULOSE EM TRÊS UNIDADES DE SAÚDE EM SÃO LUÍS-MA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.; MENDONCA, I. S.; NOGUEIRA, N. M. C.; COSTA, C.L.. Sintomáticos respiratórios na identificação de casos de tuberculose em uma Unidade de Saúde em São Luis-MA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
COSTA, C.L.;SILVA, T. C.; NOGUEIRA, N. M. C.; MENDONCA, I. S.. A importância da educação ambiental nos currículos escolares dos professores do ensino fundamental em duas escolas públicas de São Luis-MA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, R. S.;SILVA, T. C.; NOGUEIRA, N. M. C.; PEREIRA, Y. N. O.. Proposta metodológica para o ensino de educação ambiental para alunos com deficiência visual. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
LIMA, T.C.M.; NOGUEIRA, N. M. C.;SILVA, T. C.. Anatomia foliar de Calotropis procera (Asclepiadaceae) ocorrendo em área de restinga no Município de São Luís-MA. 2012. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
NOGUEIRA, N. M. C.; ROJAS, M. O. A. I.;SILVA, T. C.. Ocorrência de macrófitas aquáticas do Rio Preguiças sob a área de influência da cidade de Barrerinhas-MA, Brasil.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.; COSTA, E.F.L.; VIEIRA, R.O.. PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA ANIMAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
PEREIRA, Y. N. O.; COSTA, C.L.;SILVA, T. C.. ANÁLISE IN SILICO DA OCORRÊNCIA DE MICROSSATÉLITES NO GENOMA MITOCONDRIAL DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI (DIPTERA, CULICIDAE). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
BASTOS, ACSC; COSTA, C C;SILVA, T. C.. iNFECÇÃO HUMANA PELO Diphyllobothrium latum (TAENIA DO PEIXE): RELATO DE CASO NO MUNICIPÍO DE SÃO LUIS, MA, BRASIL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FARMACIA) - Universidade Federal do Maranhão.
NOGUEIRA, N. M. C.;SILVA, T. C.; MENDONCA, I. S.. QUALIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE LIXO MARINHO ENCONTRADO NA PRAIA DO CAÚRA, SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, MARANHÃO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
MONTEIRO, C.A.;SILVA, T. C.; FERRO, T. F.. USO DE MARCADORES ARDRA (AMPLIFIED RIBOSSOMAL DNA RESTRICTION ANALYSIS) PARA IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DO GÊNERO CANDIDA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
PEREIRA, Y. N. O.; NOGUEIRA, N. M. C.;SILVA, T. C.. Nível de conhecimento de alunos do 6 serie/ 7 ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de São Luís sobre dengue. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
NOGUEIRA, N. M. C.;LIMA, T.C.M.SILVA, T. C.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A UTILIZAÇÃO DE AULAS DE CAMPO COMO RECURSO FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA UNIDADE DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRIMAVERA, SÃO LUIS/MA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
SILVA, T. C.; MONTEIRO, C.A.; SILVA, M.. OCORRÊNCIA DE LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA NO MUNICIPIO DE BREJO DE AREIA - MA,BRASIL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
NOGUEIRA, N. M. C.; SILVA, R.A.;SILVA, T. C.. Caracterização da qualidade ambiental das principais praias de São Luis: Ponta da Areis, Olho d água, Calhau e Araçagi. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
ROJAS, M. O. A. I.; OLIVEIRA, M. M.;SILVA, T. C.. DROGAS NO ORGANISMO HUMANO: PERCEPÇÃO E ANÁLISE DE ALUNOS E PROFESSORES DA U.I. RAIMUNDO DE OLIVEIRA GOMES. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão.
ROJAS, M. O. A. I.;SILVA, T. C.; NOGUEIRA, N. M. C.. PERFIL DO RIO ITAPECURU NO MUNICÍPIO DE SANTA RITA, MARANHÃO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão.
NOGUEIRA, N. M. C.; SILVA, M.;SILVA, T. C.. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CI~ENCIAS EM ESCOLAS PUBLICAS MUNICIPAIS DE SANTA RITA, MARANHÃO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão.
SILVA, M.; NOGUEIRA, N. M. C.;SILVA, T. C.. OS HÁBITOS DE HIGIENE COTIDIANOS DOS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS DE SANTA RITA, MARANHÃO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão.
SILVA, M.; NOGUEIRA, N. M. C.;SILVA, T. C.. DOENÇA DE CHAGAS: O NÍVEL DE CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SANTA RITA, MARANHÃO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão.
VERAS, C. M. A.; NOGUEIRA, N. M. C.;SILVA, T. C.. A UTILIZAÇÃO E O DISPERDÍCIO DOS RECURSOS HÍDRICOS NA ESCOLA MUNICIPAL PRESIDENTE VARGAS E NO CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MONSENHOR DOURADO, MUNICÍPIO DE SANTA RITA, MARANHÃO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão.
SILVA, T. C.; NOGUEIRA, N. M. C.; SILVA, M.. ALEITAMENTO MATERNO NA CIDADE DE SANTA RITA, MARANHÃO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão.
SILVA, T. C.; NOGUEIRA, N. M. C.; SILVA, M.. OCORRENCIA DA DENGUE EM INDIVÍDUOS ATENDIDOS NO HOSPITAL MARIA HELENA FREIRE NO MUNICÍPIO DE SANTA RITA, MARANHÃO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão.
SILVA, T. C.; NOGUEIRA, N. M. C.; VERAS, C. M. A.. USO DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS COMO MEIO DE PREVENÇÃO DAS DST'S E GRAVIDEZ INDESEJADA EM ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE SANTA RITA, MA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão.
SILVA, T. C.; BRITO, F. L.; NOGUEIRA, N. M. C.. CASOS E CONSEQUENCIAS DO EXCESSO DE BEBIDAS ALCOOLICAS NOS BARES DE SANTA RITA, MA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão.
SILVA, T. C.; NOGUEIRA, N. M. C.; BRITO, F. L.. LIXO DOMÉSTICO: COLETA E DESTINO NO MNUNICÍPIO DE SANTA RITA, MA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão.
SILVA, T. C.; SILVA, M.; BRITO, F. L.. PARTICIPAÇÃO DA JUÇARA (EUTERPE OLERACEAE MART.) NA DIETA DOS MORADORES DO POVOADO DE SANTIAGAGO, MUNICÍPIO DE SANTA RITA, MA.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão.
SILVA, T. C.; PINTO, J. A.; VERAS, C. M. A.. O BABAÇU COMO FONTE DE RENDA PARA AS FAMÍLIAS DO POVOADO DE SANTIAGO, MUNICÍPIO DE SANTA RITA, MA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão.
SILVA, T. C.. Pavimento de Vagas de cargo efetivo da carreira de magistério do ensino básico , técnico e tecnológico-EBTT do IFMA.. 2018. Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA.
SILVA, T. C.. Pavimento de Vagas de cargo efetivo da carreira de magistério do ensino básico , técnico e tecnológico-EBTT do IFMA.. 2016. Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA.
SILVA, T. C.LIMA, T.C.M.. Correções das redações e análise de Histórico no Seletivo Simplificado para admissão de graduados e transferidos. 2015. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.. PROFESSOR DE ENSINO MEDIO - BIOLOGIA. 2007. Instituto Federal do Maranhão.
SILVA, T. C.. EDITAL DE FOMENTO DE AÇÕES DE EXTENSÃO N03/2023 ? PROEXT/IFMA. 2023. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
SILVA, T. C.. Avaliador Ad Hoc de projetos de extensão Edital de Fluxo Continuo N 43/2022 IFMA-MTC-DEPE. 2022. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.. AVALIADOR DE PROJETOS DE PESQUISA EDITAL PRPGI N 09/2022 - PIBIC ENSINO MÉDIO 2022/2023. 2022. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.. AVALIADOR DE PROJETOS DE PESQUISA EDITAL PRPGI N 10/2022 - PIBIC ENSINO SUPERIOR 2022/2023. 2022. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.. AVALIADOR DE PROJETOS DE PESQUISA EDITAL PRPGI N 21/2022 - PIBITI ENSINO SUPERIOR. 2022. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.. Avaliador ad hoc GERACAO CIENCIA-02964/19 do EDITAL FAPEMA N 010/2019 - GERAÇÃO CIÊNCIA- FAPEMA. 2022. Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA.
SILVA, T. C.. EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO N 43/2022 IFMA-MTC-DEPE (CAMPUS SÃO LUÍS - MONTE CASTELO),. 2022. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
SILVA, T. C.. AVALIADOR DE PROJETOS DE PESQUISA EDITAL PRPGI N 25/2021 - PIBIC ENSINO SUPERIOR 2021/2022. 2021. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.; RODRIGUES, L. H. C.. Comissão Avaliadora do Encontro de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação, Iniciação à Docência e Extensão (EPIDE) 2020,. 2021. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.. AVALIADOR DE PROJETOS DE PESQUISAEDITAL PRPGI N 05/2019 - PIBIC SUPERIOR 2019/2020. 2019. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.. AVALIADOR DE PROJETOS DE PESQUISAEDITAL PRPGI N 03/2018 - PIBIC ENSINO MÉDIO 2018/2019. 2018. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.. AVALIADOR DE PROJETOS DE PESQUISAEDITAL PRPGI N 04/2018 - PIBIC SUPERIOR 2018/2019. 2018. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.. AVALIADOR DE PROJETOS DE PESQUISA EDITAL PRPGI N 05/2017 - PIBIC ENSINO MÉDIO 2017/2018. 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.. Avaliador no IX Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica. 2014. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.. Avaliador de trabalhos apresentados no Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão. 2012. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
SILVA, T. C.. PROCESSO SELETIVO PARA A ADMISSÃO DE GRADUADOS E TRANSFERIDOS. 2008. Instituto Federal do Maranhão.
Orientou
DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DE ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS NO ESTADO DO MARANHÃO; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia; (Orientador);
DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS NEGLIGENCIADAS: PREVENÇÃO E CONTROLE; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia; (Orientador);
DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS NEGLIGENCIADAS: PREVENÇÃO E CONTROLE; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia; (Orientador);
AÇÃO PARTICIPATIVA NA PREVENÇÃO E NO CONTROLE DE Aedes aegypti EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SÃO LUIS-MA, aprovado no EDITAL TODOS CONTRA; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia; (Orientador);
DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS NEGLIGENCIADAS: PREVENÇÃO E CONTROLE; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia; (Orientador);
DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS NEGLIGENCIADAS: PREVENÇÃO E CONTROLE; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia; (Orientador);
Práticas pedagógicas inclusivas para o ensino de Ciências e Biologia para alunos com surdez; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia; Orientador: Tereza Cristina Silva;
Distribuição Espaço Temporal da Sífilis Gestacional e Congênita no Estado do Maranhão; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Tereza Cristina Silva;
"USO DE APARELHOS ELETRÔNICOS E PADRÃO DE SONO EM ADOLESCENTES ESCOLARES DE ENSINO MÉDIO EM SÃO LUIS- MA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
CARACTERIZAÇÃO DE ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO COM DIFERENTES INDICADORES DE NÍVEL SOCIOECONOMICO (INSE) EM SÃO LUÍS-MA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia; Orientador: Tereza Cristina Silva;
HANSENÍASE: caracterização, percepção e conhecimento de pacientes de uma Unidade de Saúde em São Luís-MA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
ADAPTAÇÃO ESTRUTURAL DOMICILIAR DE PROFESSORES PARA O ENSINO REMOTO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
AGENTES DO BATALHÃO DE POLÍCIA AMBIENTAL DO MARANHÃO: perfil sociodemográfico, de formação e atuação; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia; Orientador: Tereza Cristina Silva;
PERFIL DOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA ANTITABAGISMO EM UM POSTO DE SAÚDE EM SÃO LUÍS-MA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia; Orientador: Tereza Cristina Silva;
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO MARANHÃO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia; Orientador: Tereza Cristina Silva;
HÁBITO ALIMENTAR E ATIVIDADE FÍSICA: comportamentos de risco à saúde em adolescentes estudantes do ensino médio em São Luís (MA); ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia; Orientador: Tereza Cristina Silva;
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE PEDICULOSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
DESAFIOS ENFRENTADOS POR EDUCADORES DE ENSINO MULTISSERIADO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
USO DE AGROTÓXICOS EM CULTIVOS NO POVOADO VILA DO AEROPORTO - BOM JARDIM-MA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
TUBERCULOSE DROGARRESISTENTE E COMORBIDADES; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia; Orientador: Tereza Cristina Silva;
CARACTERIZAÇÃO DOS PORTADORES DE DIABETES NA COMUNIDADE DE 6a VICINAL ? BURITICUPU-MA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia; Orientador: Tereza Cristina Silva;
IMPACTOS SOCIOAMBIENTAL: DUPLICAÇÃO DE LINHA FÉRREA NA COMUNIDADE VILA PINDARÉ EM BURITICUPU-MA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia; Orientador: Tereza Cristina Silva;
CONHECIMENTO DOS MORADORES DA COMUNIDADE TRILHA 405 ? BURITICUPU (MA) SOBRE PLANTAS MEDICINAIS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia; Orientador: Tereza Cristina Silva;
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UNIDADE INTEGRADA JUVENÍLIA SOUSA SOARES; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia; Orientador: Tereza Cristina Silva;
Perfil do Batalhão de Polícia Ambiental do Maranhão (BPA); ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia; Orientador: Tereza Cristina Silva;
Comparação entre um laboratório de bancada e um laboratório virtual no ensino de biologia; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia; Orientador: Tereza Cristina Silva;
OS DESAFIOS DO ENSINO DE CNC NA MODALIDADE EJA NO MUNICIPIO DE ALDEIAS ALTAS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
DIAGNÓSTICO DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS COLETADOS NOS ECOPONTOS DO MUNICÍPIO DE SÃO LUIS - MA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: RECURSOS DIDATICOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
OS RECURSOS DIDATICOS NO ENSINO DE CNC EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE ALDEIAS ALTAS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
TUBERCULOSE SEGUNDO O SEXO NO ESTADO DO MARANHÃAO; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
Contribuição do PIBID na formação dos licenciados do IFMA - Campus São Luís/Monte Castelo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
Abordagem do professor de Ciências sobre Deficiência Física; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
A PESCA DE SUBSISTÊNCIA DA COMUNIDADE DO JARARAÍ, SÃO JOSÉ DE RIBAMAR; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA TUBERCULOSE DROGARRESISTENTE NO ESTADO DO MARANHÃO, 2011-2013; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
Uso de plantas medicinais no cotidiano dos alunos do ensino fundamental de uma escola municipal em São José de Ribamar-MA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
Descarte de resíduos sólidos em área urbana da cidade de São josé de Ribamar-MA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
Formação de professores e a escola inclusiva; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
EVOLUÇÀO DO DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE NOS MUNICÍPIOS PRIORITARIOS DO MARANHÃO, 2005- 2010; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
Desperdício de alimentos em uma escola pública municipal de São José de Ribamar- Maranhão, no ano de 2012; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
Comportamento de risco para a saúde entre estudantes do ensino técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE CONTROLE DA TUBERCULOSE EM TRÊS UNIDADES DE SAÚDE EM SÃO LUÍS-MA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
SINTOMÁTICOS RESPIRTÓRIOS NA IDENTIFICAÇÃO DE CASOS DE TUBERCULOSE EM UMA UNIDADE DE SAÚDE EM SÃO LUIS-MA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
Produção de recursos didáticos digitais para o ensino de fisiologia animal; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
Ocorrência de Leishmaniose Tegumentar Americana no municipio de Brejo de Areia - MA, Brasil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
Ocorrência de Leishmaniose Tegumentar Americana no municipio de Brejo de Areia - MA, Brasil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
Aleitamento materno na cidade de Santa Rita_MA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
Ocorrência de dengue em indivíduos atendidos no hospital Maria Helena Freire no município de Santa Rita - MA no período de 2002 A 2007; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
Uso de métodos contraceptivos como meio de prevenção das DSTs e gravidez indesejada em adolescentes no município de Santa Rita - MA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
Casos e consequências do excesso de bebidas alcoólicas nos bares do município de Santa Rita - MA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
Lixo doméstico: coleta e destino no município de Santa Rita - MA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
Participação da juçara (euterpe oleraceae Mart; ) na dieta dos moradores do povoado de Santiago município de Santa Rita - MA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
O BABAÇU COMO FONTE DE RENDA PARA AS FAMÍLIAS DO POVOADO SANTIAGO NO MUNICÍPIO DE SANTA RITA - MA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO TEMPORAL DA SÍFILIS GESTACIONAL E CONGÊNITA NO ESTADO DO MARANHÃO; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DE ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS NO ESTADO DO MARANHÃO; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Tereza Cristina Silva;
DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO TEMPORAL DA SÍFILIS GESTACIONAL E CONGÊNITA NO ESTADO DO MARANHÃO; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tereza Cristina Silva;
COMPORTAMENTO DE RISCO A SAÚDE: USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS ENTRE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO IFMA CAMPUS SÃO LUÍS MONTE CASTELO; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em ENSINO MÉDIO) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Tereza Cristina Silva;
DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS: A SITUAÇÃO DA HANSENÍASE E SÍFILIS EM UNIDADES PÚBLICAS DE SAÚDE EM SÃO LUÍS- MA 2021; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Tereza Cristina Silva;
PERFIL DOS PARTICIPANTES DO BATALHÃO DE POLÍCIA AMBIENTAL DO MARANHÃO (BPA); 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Tereza Cristina Silva;
TUBERCULOSE: ANÁLISE SEGUNDO A RAÇA/COR NO ESTADO DO MARANHÃO; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Tereza Cristina Silva;
TUBERCULOSE: ANALISE SEGUNDO O SEXO NO ESTADO DO MARANHÃO; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Tereza Cristina Silva;
TUBERCULOSE: ANÁLISE SEGUNDO A RAÇA/COR NO ESTADO DO MARANHÃO; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Tereza Cristina Silva;
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE COINFECÇÃO TUBERCULOSE/HIV NO ESTADO DO MARANHÃO, NO PERÍODO DE 2001 A 2012; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
COMORBIDADES ASSOCIADAS A CASOS DE TUBERCULOSE EM SÃO LUIS-MA; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA TUBERCULOSE DROGARRESISTENTE NO ESTADO DO MARANHÃO, NO PERÍODO DE 2001 A 2012; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Tereza Cristina Silva;
Controle de contatos de tuberculose em unidades básicas de saúde em São Luis-MA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Tereza Cristina Silva;
AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE CONTROLE DA TUBERCULOSE EM UM DISTRITO SANITÁRIO EM SÃO LUÍS-MA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Tereza Cristina Silva;
COMORBIDADES ASSOCIADAS A CASOS DE TUBERCULOSE EM SÃO LUIS-MA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
Doenças Transmissíveis Negligenciadas: prevenção e controle; ; 2022; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
Doenças Transmissíveis Negligenciadas: prevenção e controle; ; 2022; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
Doenças Transmissíveis Negligenciadas: prevenção e controle; ; 2022; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
Doenças Transmissíveis Negligenciadas: prevenção e controle; ; 2022; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
Doenças Transmissíveis Negligenciadas: prevenção e controle; ; 2022; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
Doenças Transmissíveis Negligenciadas: prevenção e controle; ; 2022; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
Educação Sexual: Uma proposta educativa para a prevenção da gravidez precoce e ISTs; 2022; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Tereza Cristina Silva;
monitor da disciplina ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS; 2022; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia; Orientador: Tereza Cristina Silva;
Produções bibliográficas
-
ALENCAR, L. K. B. ; CALDAS, A.J.M. ; SILVA, T. C. ; NINA, L. N. S. ; COUTINHO, N. P. S. ; SOEIRO, V. M. S. . ANÁLISE ESPACIAL DA RELAÇÃO DOS CASOS E ÓBITOS DA COVID-19 COM INDICADORES SOCIOECONÔMICOS E DE SAÚDE NO MARANHÃO. Hygeia.Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde , v. 20, p. 1-13, 2024.
-
SOUSA, LIVIA CRISTINA ; CALDAS, ARLENE DE JESUS MENDES ; SILVA, TEREZA CRISTINA ; BARROS, LUÍS FILLYPE DA SILVA LAGO CUTRIM ; FERREIRA, THAÍS FURTADO ; MOREIRA DA SILVA SOEIRO, VANESSA ; COUTINHO, NAIR PORTELA SILVA ; PEDRA, RENATA PINHEIRO . Cuidado contínuo das pessoas que vivem com HIV/aids no estado do Maranhão: análise e construção da cascata. SCIENTIA PLENA , v. 20, p. 1-10, 2024.
-
NINA, LARISSA NEUZA DA SILVA ; CALDAS, ARLENE DE JESUS MENDES ; SOEIRO, VANESSA MOREIRA DA SILVA ; FERREIRA, THAIS FURTADO ; SILVA, TEREZA CRISTINA ; RABELO, POLIANA PEREIRA COSTA . Distribuição espaço-temporal da leishmaniose visceral no Brasil no período de 2007 a 2020. REVISTA PANAMERICANA DE SALUD PUBLICA-PAN AMERICAN JOURNAL OF PUBLIC HEALTH , v. 47, p. 1-10, 2023.
-
SOUSA, LIVIA CRISTINA ; SILVA, TEREZA CRISTINA ; FERREIRA, THAÍS FURTADO ; CALDAS, ARLENE DE JESUS MENDES . Spatial analysis of AIDS in the state of Maranhão: an ecological study 2011-2018. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 75, p. 01-07, 2022.
-
DA SILVA ARAÚJO, SÂMIA ; MOREIRA DA SILVA SOEIRO, VANESSA ; DA SILVA NINA, LARISSA NEUZA ; RAMALHO VIEIRA, VERÔNICA ; MENDES CALDAS, ARLENE DE JESUS ; SILVA, TEREZA CRISTINA . Análise espacial do abandono do tratamento da tuberculose em uma região de saúde do Maranhão. SAÚDE COLETIVA (BARUERI) , v. 12, p. 11085-11098, 2022.
-
MESQUITA, L. L. S. ; SOEIRO, V. M. S. ; GOMES, S. C. S. ; SILVA, T. C. ; NASCIMENTO, C. E. C. ; OLIVEIRA, C. A. S. ; CALDAS, A.J.M. . Fatores associados ao uso de equipamento de proteção individual por profissionais de saúde. Saude coletiva (barueri) , v. 12, p. 12100-12115, 2022.
-
DA SILVA, LETICIA FERREIRA ; DA SILVA, ELZA LIMA ; SILVA, TEREZA CRISTINA ; MENDES CALDAS, ARLENE DE JESUS . Tuberculosis in elderly people from the state of Maranhão: contribution to the control program / Tuberculose em idosos no Maranhão: contribuição para o programa de controle. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental , v. 11, p. 1088-1095, 2019.
-
SA, K. V. C. S. ; SILVA, T. C. ; FURTADO, T. F. ; SOEIRO, V. M. S. ; ERICEIRA, V. V. L. ; MESQUITA, L. L. S. ; CALDAS, A. J. M. . Distribuição espacial e temporal da tuberculose em povos indigenas no Estado do Maranhão.. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 09, p. 32245-32251, 2019.
-
PEREIRA, LUIS FERNANDO BOGÉA ; SOARES, DANIEL LEMOS ; SILVA, TEREZA CRISTINA ; SOUSA FREIRE, VANESSA EMILLE CARVALHO DE ; CALDAS, ARLENE DE JESUS MENDES . Tuberculosis/HIV coinfection associated factors regarding the 2001-2011 timeframe / Fatores associados à coinfecção tuberculose/HIV no período 2001-2011. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental , v. 10, p. 1026-1031, 2018.
-
RIBEIRO, A. C. S. ; SILVA, E. L. ; SILVA, T. C. ; SOEIRO, V. M. S. ; CALDAS, A.J.M. . Factors associated with drug-resistant tuberculosis in the state of maranhão, in the period from 2010 to 2015. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 8, p. 24821-24826, 2018.
-
MORAES, M. F. V. ; CORRÊA, R.G.C.F. ; COUTINHO, N. P. S. ; CALDAS, A.J.M. ; SILVA, T. C. ; SANTOS, K. C. B. ; SOARES, A. M. M. ; LIMA, M. E. S. ; AQUINO, D.M.C. . Perfil epidemiológico de casos de tuberculose em um município prioritário no Estado do Maranhão. Revista de Pesquisa em Saúde / Journal of Health Research , v. 18, p. 147-150, 2017.
-
SILVA, TEREZA CRISTINA ; MATSUOKA, POLLYANNA DA FONSECA SILVA ; AQUINO, DORLENE MARIA CARDOSO DE ; CALDAS, ARLENE DE JESUS MENDES . Fatores associados ao retratamento da tuberculose nos municípios prioritários do Maranhão, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva , v. 22, p. 4095-4104, 2017.
-
CALDAS, A. J. M. ; LISBOA, L. L. C. ; SILVA, P. F. ; COUTINHO, N. P. S. ; SILVA, T. C. . PERFIL DOS PACIENTES COM LEISHMANIOSE VISCERAL AMERICANA QUE EVOLUIRAM PARA ÓBITOS, FALHA TERAPÊUTICA E RECIDIVA EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA EM SÃO LUIS-MA. Revista de Pesquisa em Saúde / Journal of Health Research , v. 14, p. 91-95, 2013.
-
SILVA, T. C. ; LEMOS, R. N. S. ; MOREIRA, A. A. ; ARAUJO, J. R. G. ; MEDEIROS, F. R. ; CASTELLANI, M. A . Parasitoids associated with Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) in corn in the State of Maranhão, Brazi. Boletín de Sanidad Vegetal. Plagas , v. 34, p. 493-500, 2008.
-
LESSA, R. P. ; SILVA, T. C. . Fecundity and Reproductive cycleo of Sphyrna tiburo (pisces,Sphyrnidae) from Northern Brazil. Revista Brasileira de Biologia (Impresso) , v. 4, p. 533-545, 1992.
-
SILVA, T. C. ; LESSA, R. P. . Sexual Development of the Bonnethead Shark Sphyrna tiburo in Norten Brazil (Maranhão).. Revista Brasileira de Biologia (Impresso) , v. 51, p. 747-754, 1991.
-
REBELO, J. M. M. ; SILVA, T. C. ; PEREIRA, Y. N. O. . PANORAMA DA SAÚDE PÚBLICA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA BAIXADA MARANHENSE NOS ANOS DE 2000 A 2009.. 1. ed. São Luís: EDIFMA, 2019. v. 1. 91p .
-
NASCIMENTO, A. F. ; NOGUEIRA, N. M. C. ; SILVA, T. C. ; PEREIRA, Y. N. O. . EDUCAÇÃO, AMBIENTE E SAÚDE: O PERCURSO DA PESQUISA CIENTÍFICA NO PARFOR. 1. ed. SÃO LUÍS: EDITORA IFMA, 2017. v. 1. 95p .
-
SA, J. F. ; MENDONCA, I. V. S. ; SILVA, T. C. . Biotestando: explorando a Zoologia por meio de Podcast. In: Antonio Antunes Norberto de Oliveira; Déa Nunes Fernandes; Naiza Maria Castro Nogueira; Scheila Regina Gomes Alves Vale. (Org.). Práticas de Pesquisas no IFMA, Campus São Luís - Monte Castelo. 1ed.Ponta Grossa: AYA, 2024, v. 1, p. 30-42.
-
ROSA, H. R. S. ; SILVA, T. C. ; COSTA, C. L. . Comportamento ambiental sustentável de funcionários do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). In: Antonio Antunes Norberto de Oliveira; Déa Nunes Fernandes; Naiza Maria Castro Nogueira; Scheila Regina Gomes Alves Vale. (Org.). Práticas de Pesquisas no IFMA, Campus São Luís - Monte Castelo. 1ed.Ponta Grossa: AYA, 2024, v. 1, p. 59-70.
-
ALMEIDA, I. S. ; SILVA, T. C. ; NOGUEIRA, N. M. C. . Diagnóstico da gestão de resíduos sólidos coletados nos ecopontos do município de São Luís ? MA. In: Antonio Antunes Norberto de Oliveira; Déa Nunes Fernandes; Naiza Maria Castro Nogueira; Scheila Regina Gomes Alves Vale. (Org.). Diagnóstico da gestão de resíduos sólidos coletados nos ecopontos do município de São Luís ? MA. 1ed.Ponta Grossa: AYA, 2024, v. 1, p. 43-58.
-
ROCHA, C. M. M. ; NOGUEIRA, N. M. C. ; SILVA, T. C. . Caracterização dos quintais da comunidade Igaraú, município de São Luís, Maranhão. In: Antonio Antunes Norberto de Oliveira; Déa Nunes Fernandes; Naiza Maria Castro Nogueira; Scheila Regina Gomes Alves Vale. (Org.). Práticas de Pesquisas no IFMA, Campus São Luís - Monte Castelo. 1ed.Ponta Grossa: AYA, 2024, v. 1, p. 71-85.
-
ROSA, H. R. S. ; SILVA, T. C. ; NOGUEIRA, N. M. C. ; COSTA, C. L. ; MAGALHAES, Y. N. O. . Responsabilidade ambiental no Tribunal de Justiça do Maranhão. Trilhas de pesquisas no IFMA - Campus São Luís Monte Castelo - volume II. 1ed.São Luis: EDFIMA, 2023, v. II, p. 39-53.
-
COSTA, G. J. S. ; NOGUEIRA, N. M. C. ; SOUZA, R. C. ; NASCIMENTO, J. P. ; SILVA, T. C. . Ánálise da qualidade da água através de parâmetros físicos e químicos em dois rios do Maranhão. In: Déa Nunes Fernandes; Naiza Maria Castro Nogueira; Scheila Regina Gomes Alves Vale; Yrla Nívea Oliveira Magalhães. (Org.). Trilhas de pesquisas no IFMA - Campus São Luís Monte Castelo. 1ed.São Luis: EDFIMA, 2023, v. II, p. 11-26.
-
SALES, F. H. S. ; SILVA, P. R. J. ; NOGUEIRA, N. M. C. ; SILVA, T. C. . O PIBID SOB A ÓTICA DA COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL. In: Kiany Sirley Brandão Cavalcante; Déa Fernandes; Isabela Vieira dos Santos Mendonça. (Org.). Saberes e práticas docentes: o Pibid e a formação inicial de professores de Ciências e Matemática do IFMA, Campus São Luís Monte Castelo. 1ed.São Luis: EDFIMA, 2023, v. 1, p. 12-18.
-
FERREIRA, K. E. A. ; PINTO, J. A. ; SILVA, T. C. ; NOGUEIRA, N. M. C. . CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO IFMA-CAMPUS MONTE CASTELO. In: Kiany Sirley Brandão Cavalcante; Déa Fernandes; Isabela Vieira dos Santos Mendonça. (Org.). Saberes e práticas docentes: o Pibid e a formação inicial de professores de Ciências e Matemática do IFMA, Campus São Luís Monte Castelo. 1ed.São Luis: EDFIMA, 2023, v. 1, p. 71-95.
-
COSTA, C. L. ; BATISTA, R. P. ; SILVA, T. C. ; FERREIRA, O. M. C. . O impacto da pandemia da Covid-19 na pesca extrativista praticada pelas mulheres marisqueiras da comunidade de Iguaíba, Paço do Lumiar-Maranhão. In: Gionanni Seabra. (Org.). TERRA: objetivos do desenvolvimento sustentável no mundo pândemico. 1ed.Ituiutaba: Barlavento, 2023, v. 1, p. 855-863.
-
CALDAS, A.J.M. ; NINA, L. N. S. ; FURTADO, T. F. ; SOEIRO, V. M. S. ; SILVA, T. C. ; SILVA, E. L. . Tendência das taxas de incidência e letalidade da leishmaniose visceral na região nordeste do Brasil. In: Arlene de Jesus Mendes Caldas; Francisca Elisângela Teixeira Lima; Francisca Márcia Pereira Linhares.. (Org.). Produção científica de pós-graduações em enfermagem do nordeste brasileiro: promoção, educação e cuidado em saúde. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2023, v. 1, p. 151-166.
-
SILVA, J. G. ; AQUINO, D.M.C. ; SILVA, T. C. . Tuberculose entre contatos domiciliares no município de Caxias- MA. In: Déa Nunes Fernandes; Georgiana Eurides de Carvalho Marques; Naiza Maria Castro Nogueira; Yrla Nívea Oliveira Magalhães. (Org.). Trilhas de pesquisas no IFMA. 1ed.São Luis: EDFIMA, 2022, v. 1, p. 17-46.
-
COSTA, C. L. ; SILVA, T. C. ; FREIRE, N. S. ; PEREIRA, D. M. . Experiência em projetos de Iniciação Científica voltados para a Educação Ambiental no Ensino Médio e Superior. In: Gionanni Seabra. (Org.). Educação Ambiental: atitudes e ações resilientes para o equilibrio do planeta. 1ed.Ituiutaba: Barlavento, 2022, v. 1, p. 1060-1071.
-
AREAS, M. F. M. ; SILVA, T. C. ; NOGUEIRA, N. M. C. . Desempenho em leitura e matemática de um portador de deficiência intelectual: um estudo de caso. In: Déa Nunes Fernandes; Georgiana Eurides de Carvalho Marques; Naiza Maria Castro Nogueira; Yrla Nívea Oliveira Magalhães. (Org.). Trilhas de pesquisas no IFMA. 1ed.São Luis: EDFIMA, 2022, v. 1, p. 47-70.
-
COSTA, C. L. ; PEREIRA, D. C. S. ; SILVA, T. C. ; TSUJI, T. C. . A Educação Ambiental e o Projeto Político Pedagógico no Ensino Médio: teoria e prática nas escolas públicas. In: Iana Bárbara Oliveira Viana Lima; Leonardo Azevedo Serra; Wesley Leandro Melo Pereira; Marcelo Henrique Lopes Silva; Jacqueline Cunha de Vasconcelos Martins; Suedi Alves Meira. (Org.). Educação Ambiental e suas aplicabilidades. 1ed.São Luis: EDUFMA, 2021, v. 2, p. 461-469.
-
SILVA, T. C. ; FREIRE, N. S. ; COSTA, C. L. ; MAGALHAES, Y. N. O. . Educação Ambiental e o Ensino Superior: vivência dos discentes de um curso de Licenciatura em Biologia de São Luis-MA. In: José Eduardo de Melo Soeiro; Giovana Venâncio; Larissa Neres Barbosa; Leonardo Azevedo; Raimundo Araújo Arkley Marques Bandeira;erra;. (Org.). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS APLICABILIDADES. 1ed.São Luis: EDUFMA, 2021, v. 3, p. 45-49.
-
BOULLOSA, C. P. ; SILVA, T. C. ; COSTA, C. L. . CARACTERIZAÇÃO DA PESCA ARTESANAL NO PORTO DE MOCAJITUBA NO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR, MARANHÃO. In: Déa Nunes Fernandes; Georgiana Eurides de Carvalho Marques; Naiza Maria Castro Nogueira; Yrla Nivea Oliveira Pereira. (Org.). FACES DA PESQUISA DO IFMA CAMPUS SÃO LUIS MONTE CASTELO. 1ed.Curitiba: Editora Brazil Publishing, 2020, v. 1, p. 14-29.
-
VIEIRA, A. M. M. ; SILVA, T. C. ; MENDONCA, I. V. S. . ÓLEO RESIDUAL UTILIZADO EM FRITURAS: UMA REFLEXÃO AMBIENTAL. In: Déa Nunes Fernandes; Georgiana Eurides de Carvalho Marques; Naiza Maria Castro Nogueira; Yrla Nivea Oliveira Pereira. (Org.). FACES DA PESQUISA DO IFMA CAMPUS SÃO LUIS MONTE CASTELO. 1ed.Curitiba: Editora Brazil Publishing, 2020, v. 1, p. 30-43.
-
PEREIRA, E. W. A. ; SILVA, T. C. ; SOUZA, R. C. ; NASCIMENTO, J. P. ; NOGUEIRA, N. M. C. ; CALDAS, A. J. M. . ANÁLISE FISICO-QUÍMICA DAS ÁGUAS DO RIO ITAPECURU EM TRECHO URBANO DO MUNICÍPIO DE ITAPECURU MIRIM, MARANHÃO, BRASIL. In: Déa Nunes Fernandes; Georgiana Eurides de Carvalho Marques; Naiza Maria Castro Nogueira; Yrla Nivea Oliveira Pereira. (Org.). FACES DA PESQUISA DO IFMA CAMPUS SÃO LUIS MONTE CASTELO. 1ed.Curitiba: Editora Brazil Publishing, 2020, v. 1, p. 61-76.
-
PEREIRA, E. W. A. ; SILVA, T. C. ; SOUZA, R. C. ; NASCIMENTO, J. P. ; NOGUEIRA, N. M. C. . ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DAS ÁGUAS DO RIO ITAPECURU EM TRECHO URBANO DO MUNICÍPIO DE ITAPECURU MIRIM, MARANHÃO, BRASIL. In: Déa Nunes Fernandes; Georgiana Eurides de Carvalho Marques; Naiza Maria Castro Nogueira; Yrla Nivea Oliveira Pereira. (Org.). FACES DA PESQUISA DO IFMA CAMPUS SÃO LUIS MONTE CASTELO. 1ed.Curitiba: Editora Brazil Publishing, 2020, v. 1, p. 77-89.
-
OLIVEIRA, R. J. ; SILVA, T. C. ; PEREIRA, Y. N. O. ; SILVA, P. F. ; CALDAS, A.J.M. . TUBERCULOSE SEGUNDO O SEXO NO ESTADO DO MARANHÃO. In: Déa Nunes Fernandes; Georgiana Eurides de Carvalho Marques; Naiza Maria Castro Nogueira; Yrla Nivea Oliveira Pereira. (Org.). FACES DA PESQUISA DO IFMA CAMPUS SÃO LUIS MONTE CASTELO. 1ed.Curitiba: Editora Brazil Publishing, 2020, v. 1, p. 90-103.
-
SILVA, T. C. ; COSTA, A. R. C. ; PEREIRA, Y. N. O. ; SILVA, P. F. ; SOUSA, M. E. L. . TUBERCULOSE DROGARRESISTENTE E COMORBIDADES. In: Déa Nunes Fernandes; Georgiana Eurides de Carvalho Marques; Naiza Maria Castro Nogueira; Yrla Nivea Oliveira Pereira. (Org.). FACES DA PESQUISA DO IFMA CAMPUS SÃO LUIS MONTE CASTELO. 1ed.Curitiba: Editora Brazil Publishing, 2020, v. 1, p. 104-115.
-
ROCHA, G. P. ; SILVA, T. C. ; PEREIRA, Y. N. O. . JOGO ?PARASITUS?: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PARASITOLOGIA. In: Déa Nunes Fernandes; Georgiana Eurides de Carvalho Marques; Naiza Maria Castro Nogueira; Yrla Nivea Oliveira Pereira. (Org.). FACES DA PESQUISA DO IFMA CAMPUS SÃO LUIS MONTE CASTELO. 1ed.Curitiba: Editora Brazil Publishing, 2020, v. 1, p. 116-126.
-
FERREIRA, C. S. ; FARIAS, F. A. C. ; MAGALHAES, Y. N. O. ; NOGUEIRA, N. M. C. ; SILVA, T. C. . A educação ambiental no cotidiano dos alunos dos anos finais do ensino fundamental em uma escola pública do município de Buriticupu-MA. Os caminhos da pesquisa no PAFOR IFMA. 1ed.São Luis: EDFIMA, 2020, v. 3, p. 35-57.
-
SOUZA, M. S. C. ; FARIAS, F. A. C. ; SILVA, T. C. ; NOGUEIRA, N. M. C. ; MAGALHAES, Y. N. O. . A horta como instrumento para o ensino da educação ambiental na escola técnica rural do assentamento Alancarina em Bom Jesus das Selvas-MA. In: Ana Patricia Silva de Freitas Choairy; Eliane Maria Pinto Pedrosa; Gilmar Silvério da Silva; Ivesmary Loureiro Ribeiro Magalhães; Luciano Gomes Neto; Yrla Nívea Oliveira Magalhães.. (Org.). Os caminhos da pesquisa no PAFOR IFMA. 1ed.São Luis: EDFIMA, 2020, v. 3, p. 59-79.
-
LIMA, L. S. ; SILVA, T. C. ; MAGALHAES, Y. N. O. ; NOGUEIRA, N. M. C. . Desafios enfrentados por professores de ensino multisseriado. In: Ana Patricia Silva de Freitas Choairy; Eliane Maria Pinto Pedrosa; Gilmar Silvério da Silva; Ivesmary Loureiro Ribeiro Magalhães; Luciano Gomes Neto; Yrla Nívea Oliveira Magalhães.. (Org.). Os caminhos da pesquisa no PAFOR IFMA. 1ed.São Luis: EDFIMA, 2020, v. 3, p. 81-111.
-
LIMA, A. J. A. ; SILVA, T. C. ; NOGUEIRA, N. M. C. ; FARIAS, F. A. C. . Ocorrência de pediculose em crianças e adolescentes do Ensino Fundamental. In: Ana Patricia Silva de Freitas Choairy; Eliane Maria Pinto Pedrosa; Gilmar Silvério da Silva; Ivesmary Loureiro Ribeiro Magalhães; Luciano Gomes Neto; Yrla Nívea Oliveira Magalhães.. (Org.). Os caminhos da pesquisa no PAFOR IFMA. 1ed.São Luis: EDFIMA, 2020, v. 3, p. 183-208.
-
SILVA, F. I. ; FARIAS, F. A. C. ; NOGUEIRA, N. M. C. ; SILVA, T. C. ; MAGALHAES, Y. N. O. . Percepção da comunidade escolar em relação à alimentação saudável: um estudo com foco na merenda escolar. In: Ana Patricia Silva de Freitas Choairy; Eliane Maria Pinto Pedrosa; Gilmar Silvério da Silva; Ivesmary Loureiro Ribeiro Magalhães; Luciano Gomes Neto; Yrla Nívea Oliveira Magalhães.. (Org.). Os caminhos da pesquisa no PAFOR IFMA. 1ed.São Luis: EDFIMA, 2020, v. 3, p. 257-280.
-
NEVES, P. O. ; NOGUEIRA, N. M. C. ; SILVA, T. C. ; PEREIRA, Y. N. O. . Uso de agrotóxicos em cultivos no povoado vila do aeroporto, Bom Jardim - MA. In: Ana Patricia Silva de Freitas Choairy; Eliane Maria Pinto Pedrosa; Gilmar Silvério da Silva; Ivesmary Loureiro Ribeiro Magalhães; Luciano Gomes Neto; Yrla Nívea Oliveira Magalhães.. (Org.). Os caminhos da pesquisa no PAFOR IFMA. 1ed.São Luis: EDFIMA, 2020, v. 3, p. 307-332.
-
RIBEIRO, J. J. A. ; REBELO, J.M.M. ; LOBATO, L. C. ; PEREIRA, N. L. O. ; RIBEIRO, R. L. ; PEDREIRA, R. N. B. ; SILVA, T. C. ; ALMEIDA, V. ; PEREIRA, Y. N. O. . Saúde pública na baixada maranhense nos anos de 2000 a 2009. In: José Manuel Macário Rebêlo; Tereza Cristina Silva; Yrla Nivea Oliveira Pereira. (Org.). PANORAMA DA SAÚDE PÚBLICA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA BAIXADA MARANHENSE NOS ANOS DE 2000 A 2009.. 1ed.São Luís: Editora IFMA, 2019, v. 1, p. 21-94.
-
RIBEIRO, J. J. A. ; REBELO, J. M. M. ; LOBATO, L. C. ; PEREIRA, N. L. O. ; RIBEIRO, R. L. ; PEDREIRA, R. N. B. ; SILVA, T. C. ; ALMEIDA, V. ; PEREIRA, Y. N. O. . Problemas ambientais e educação ambiental na Baixada Maranhense. In: José Manuel Macário Rebêlo; Tereza Cristina Silva; Yrla Nivea Oliveira Pereira. (Org.). PANORAMA DA SAÚDE PÚBLICA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA BAIXADA MARANHENSE NOS ANOS DE 2000 A 2009.. 1ed.São Luís: Editora IFMA, 2019, v. 1, p. 93-172.
-
CARMO, W. F. S. ; SILVA, T. C. . OS DESAFIOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA MODALIDADE EJA NO MUNICÍPIO DA ALDEIAS ALTAS-MA. In: Eliane Maria Pinto Pedrosa; Yrla Nívea Oliveira Pereira Magalhães; Ana Patrícia Silva de Freitas Choaury; Gilmar Silvério da Silva; Ivesmary Loureiro Pinheiro Magalhães; Luciano Gomes Neto.. (Org.). Os caminhos da pesquisa no PARFOR - IFMA. 1ed.São Luís: EDIFMA, 2019, v. 1, p. 43-59.
-
SANTOS, Z. A. ; SILVA, T. C. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA ESCOLA MUNICIPAL RURAL NO MUNICÍPIO DE BURITICUPU-MA. In: Eliane Maria Pinto Pedrosa; Yrla Nívea Oliveira Pereira Magalhães; Ana Patrícia Silva de Freitas Choaury; Gilmar Silvério da Silva; Ivesmary Loureiro Pinheiro Magalhães; Luciano Gomes Neto.. (Org.). Os caminhos da pesquisa no PARFOR - IFMA. 1ed.São Luís: EDIFMA, 2019, v. 1, p. 83-100.
-
DAMASCENO, D. M. S. ; SILVA, T. C. . RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE ALDEIAS ALTAS-MA. In: Eliane Maria Pinto Pedrosa; Yrla Nívea Oliveira Pereira Magalhães; Ana Patrícia Silva de Freitas Choaury; Gilmar Silvério da Silva; Ivesmary Loureiro Pinheiro Magalhães; Luciano Gomes Neto.. (Org.). Os caminhos da pesquisa no PARFOR - IFMA. 1ed.São Luís: EDIFIMA, 2019, v. 1, p. 121-138.
-
CLAUDINO, R. S. ; SILVA, T. C. . OS IMPACTOS SOCIAMBIENTAIS: DUPLICAÇÃO DA LINHA FÉRREA NA COMUNIDADE VILA PINDARÉ EM BURITICUPU - MA. In: Eliane Maria Pinto Pedrosa; Yrla Nívea Oliveira Pereira Magalhães; Ana Patrícia Silva de Freitas Choaury; Gilmar Silvério da Silva; Ivesmary Loureiro Pinheiro Magalhães; Luciano Gomes Neto.. (Org.). Os caminhos da pesquisa no PARFOR - IFMA. 1ed.São Luís: EDIFIMA, 2019, v. 1, p. 231-248.
-
FREIRE, J. C. ; SILVA, T. C. . CARACTERIZAÇÃO DOS PORTADORES DE DIABETES NA COMUNIDADE 6ª VICINAL- BURITICUPU-MA. In: Eliane Maria Pinto Pedrosa; Yrla Nívea Oliveira Pereira Magalhães; Ana Patrícia Silva de Freitas Choaury; Gilmar Silvério da Silva; Ivesmary Loureiro Pinheiro Magalhães; Luciano Gomes Neto.. (Org.). Os caminhos da pesquisa no PARFOR - IFMA. 1ed.São Luís: EDIFMA, 2019, v. 1, p. 293-312.
-
SILVA, E. L. ; SILVA, T. C. . CONHECIMENTO DOS MORADORES DA COMUNIDADE TRILHA 405 - BURITICUPU (MA). In: Eliane Maria Pinto Pedrosa; Yrla Nívea Oliveira Pereira Magalhães; Ana Patrícia Silva de Freitas Choaury; Gilmar Silvério da Silva; Ivesmary Loureiro Pinheiro Magalhães; Luciano Gomes Neto.. (Org.). Os caminhos da pesquisa no PARFOR - IFMA. 1ed.São Luís: EDIFMA, 2019, v. 1, p. 313-330.
-
NOGUEIRA, N. M. C. ; SILVA, T. C. ; PEREIRA, Y. N. O. ; MARQUES, A. M. ; GOMES, C. M. C. S. ; LEAL, F. M. ; CHAGAS, H. ; SILVA, J. N. M. ; MELO, R. N. M. . UM RETRATO AMBIENTAL A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS COMUNIDADES DE MUNICÍPIOS DA ILHA DE SÃO LUÍS. In: ALBERICO FRANCISCO DO NASCIMENTO; NAIZA MARIA CASTRO NOGUEIRA; TEREZA CRISTINA SILVA; YRLA NÍVEA OLIVEIRA PEREIRA. (Org.). EDUCAÇÃO, AMBIENTE E SAÚDE: O PERCURSO DA PESQUISA CIENTÍFICA NO PARFOR. 1ed.SÃO LUÍS: EDITORA IFMA, 2017, v. 1, p. 37-76.
-
SILVA, T. C. ; PEREIRA, Y. N. O. ; DUTRA, M. L. R. ; MACHADO, M. L. S. . SAÚDE: PARTICULARIDADES DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR. In: ALBERICO FRANCISCO DO NASCIMENTO; NAIZA MARIA CASTRO NOGUEIRA; TEREZA CRISTINA SILVA; YRLA NÍVEA OLIVEIRA PEREIRA. (Org.). EDUCAÇÃO, AMBIENTE E SAÚDE: O PERCURSO DA PESQUISA CIENTÍFICA NO PARFOR. 1ed.SAO LUIS: EDITORA IFMA, 2017, v. 1, p. 77-92.
-
CALDAS, A. J. M. ; FRAZÃO, R.G.C. ; AQUINO, D. M. C. ; MATSUOKA, P. F. S. ; SILVA, T. C. . FATORES ASSOCIADOS AO ÓBITO POR TUBERCULOSE NO ESTADO DO MARANHÃO NO PERÍODO DE 2007 A 2011. In: LIBERATA CAMPOS COIMBRA; ARLENE DE JESUS MENDES CALDAS; VANESSA MOREIRA DA SILVA SOEIRO. (Org.). INDICADORES DA ATENÇÃO BÁSICA NO MARANHÃO. 1ed.SAO LUIS: EDUFMA, 2017, v. 1, p. 139-152.
-
SILVA, T. C. ; MATSUOKA, P. F. S. ; AQUINO, D. M. C. ; CALDAS, A. J. M. . FATORES ASSOCIADOS AO DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE PULMONAR NOS MUNICÍPIOS PRIORITÁRIOS DO MARANHÃO. In: LIBERATA CAMPOS COIMBRA; ARLENE DE JESUS MENDES CALDAS; VANESSA MOREIRA DA SILVA SOEIRO. (Org.). INDICADORES DA ATENÇÃO BÁSICA NO MARANHÃO. 1ed.: EDUFMA, 2017, v. 1, p. 155-173.
-
SILVA, T. C. ; FREIRE, N. S. ; COSTA, C. L. ; PEREIRA, Y. N. O. . Educação Ambiental no Ensino Superior: Vivência dos discentes de um curso de Licenciatura em Biologia de São Luís - Maranhão. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial, 2021, Fortaleza. Educação Ambiental em múltiplos cenários. São Luis: EDUFMA, 2021. v. 3. p. 45-54.
-
COSTA, C. L. ; PEREIRA, D. C. S. ; SILVA, T. C. ; TSUJI, T. C. . Educação Ambiental e o Projeto Político Pedagógico no Ensino Médio: Teoria e Prática nas Escolas Públicas. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial, 2021, Fortaleza. Educação Ambiental no contexto curricular e interdisciplinar. São Luis: EDUFMA, 2021. v. 2. p. 461-469.
-
COSTA, C. L. ; SILVA, T. C. ; FREIRE, N. S. ; PEREIRA, D. M. . Experiências em Projetos de Iniciação Científica voltados para Educação Ambiental no Ensino Médio e no Ensino Superior. In: Congresso Nacional de Educação Ambiental e o IX Encontro Nordestino de Biogeografia, 2021, Ituiutaba. Educação Ambiental: atitudes e ações resilientes para o equilíbrio do planeta. Ituiutaba: Barlavento, 2021. v. 1. p. 1060-1072.
-
MACIEL, GABRIEL PEREIRA ; NASCIMENTO, CARLOS VICTOR DOS SANTOS ; LICA, LEYCIANE BARBOSA ; MAGALHAES, YRLA NIVEA OLIVEIRA ; SILVA, TEREZA CRISTINA . DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DOS CASOS DE SÍFILIS GESTACIONAL NO ESTADO DO MARANHÃO. In: Anais Universo IFMA 2023, 2024, IFMA Campus São Luís Monte Cas. Anais do(a) Anais Universo IFMA 2023. Recife: Even3, 2023. v. 1.
-
BRAGA, C. S. S. ; SOUZA, N. L. A. ; CARVALHO, R. S. ; SILVA, T. C. . Recursos didáticos para o ensino de biologia a alunos com deficiência visual. In: V CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2018, Olinda - PE. ANAIS V CONEDU, 2018. v. 1.
-
PEREIRA, A. D. ; SOUSA, M. E. L. ; SILVA, T. C. ; CALDAS, A.J.M. . Perfil clinico-epidemiologico dos pacientes com tuberculose drogarresistente (TBDR). In: 51 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropica, 2015, Fortaleza-CE. MEDTROP 2015, 2015.
-
CALDAS, A.J.M. ; SOUSA, M. E. L. ; SILVA, T. C. ; PEREIRA, L. F. B. ; VIVEIROS, M. T. M. ; AQUINO, D.M.C. . Tuberculose drogarresistente: taxa de detecção e de prevalência no Estado do Maranhão, 2000 a 2013. In: 51 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2015, Fortaleza-CE. METROP 2015, 2015.
-
AQUINO, D.M.C. ; CORRÊA, R.G.C.F. ; CALDAS, A.J.M. ; FIGUEREDO, A. R. ; SILVA, T. C. . Aspectos clínicos e demográficos dos contatos de casos de tuberculose em duas Unidades de Saúde em São Luís-Maranhão. In: XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2013, 2013, Campo Grande-MS. XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2013, 2013.
-
SILVA, T. C. ; FERREIRA, A. F. G. ; SILVA, P. F. ; AQUINO, D. M. C. ; CALDAS, A. J. M. . FREQUÊNCIA DE TUBERCULOSE ENTRE SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE EM SÃO LUIS-MA. In: 10 CONGRESSO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA, 2012, Porto Alegre. 10 CONGRESSO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA, 2012.
-
SILVA, T. C. ; PEREIRA, Y. N. O. ; MENDONCA, I. V. S. ; ARAUJO, A. E. R. A. ; SENA, L. B. ; SOUZA NETO, R. A. . TUBERCULOSE: CONHECIMENTO DO PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL EM SÃO LUÍS-MA. In: 10 CONGRESSO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA, 2012, Porto Alegre. 10 CONGRESSO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA, 2012.
-
SILVA, P. F. ; LISBOA, L. ; SILVA, T. C. ; AQUINO, D. M. C. ; CALDAS, A.J.M. . PERFIL DOS PACIENTES COM LEISHMANIOSE VISCERAL AMERICANA QUE EVOLUIRAM PARA ÓBITOS, FALHA TERAPÊUTICA E RECIDIVA EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA EM SÃO LUIS-MA. In: 10 CONGRESSO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA, 2012, Porto Alegre. 10 CONGRESSO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA, 2012.
-
ARAUJO, A. E. R. A. ; SILVA, T. C. ; MENDONCA, I. V. S. ; ALMEIDA, F. J. F. ; ARAUJO, A. C. R. A. E. . ÓBITOS EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO EM SÃO LUIS-MA. In: 10O CONGRESSO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA, 2012, Porto Alegre. 10 CONGRESSO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA, 2012.
-
SILVA, T. C. ; GOMES, L.M.P.R. ; PEREIRA, Y. N. O. ; MORENO, M.C. ; REBELO, J.M.M. . PERFIL EPIDEMIOLOGICO DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA (LTA) EM MUNIC;IPIOS DO INTERIOR DO ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL. In: V congresso da sociedade paulista de parasitologia, 2010, Sào Paulo. Saúde. São Paulo, 2010. v. 4. p. 88-88.
-
PEREIRA, Y. N. O. ; VELOSO. C.A. ; COSTA, P.A. ; MINEIRO, M.J.C. ; SILVA, T. C. . PARASITOIDES DA BAIXADA OCIDENTAL MARANHENSE. In: V congresso da sociedade paulista de parasitologia, 2010, Sò Paulo. Revista Saude - resumo do V congresso da sociedade paulista de parasitologia. São Paulo, 2010. v. 4. p. 89-89.
-
PEREIRA, Y. N. O. ; MORAES, J.L.P. ; SILVA, T. C. ; REBELO, J.M.M. ; NASCIMENTO, F.R.F. . ATIVIDADE LARVICIDA DE EXTRATO BRUTO E FRAÇÕES DE PLANTAS CONTRA AEDES AEGYPTI (DIPTERA, CULICIDAE). In: V congresso da sociedade paulista de parasitologia, 2010, São Paulo. Revista Saude - resumo do V congresso da sociedade paulista de parasitologia. Sào Luis, 2010. v. 4. p. 103-103.
-
SILVA, T. C. ; LEMOS, R. N. S. ; MOREIRA, A. A. ; ARAUJO, J. R. G. ; MEDEIROS, F. R. . Parasitóides Associados A Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) Em Cultivos De Milho No Estado Do Maranhão. In: XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2006, 2006, Recife. XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2006, 2006.
-
SILVA, T. C. ; MATSUOKA, P. F. ; SILVA, F. M. C. ; FIGUEREDO, A. R. ; AQUINO, D.M.C. ; CALDAS, A.J.M. . Controle de contatos de tuberculose em unidades básicas de saúde em São Luis-MA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, T. C. ; MATSUOKA, P. F. ; SOUSA, D. E. S. ; AQUINO, D.M.C. ; CALDAS, A.J.M. . EVOLUÇÀO DO DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE NOS MUNICÍPIOS PRIORITARIOS DO MARANHÃO, 2005- 2010. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATSUOKA, P. F. ; SILVA, T. C. ; COSTA, A. R. C. ; AQUINO, D.M.C. ; CALDAS, A.J.M. . Comorbidades associadas a casos de tuberculose em São Luis-MA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CALDAS, A.J.M. ; SOUSA, M. E. L. ; SILVA, T. C. ; PEREIRA, L. F. B. ; VIVEIROS, M. T. M. ; AQUINO, D.M.C. . Tuberculose drogarresistente: taxa de detecção e de prevalência no Estado do Maranhão, 2000 a 2013. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AQUINO, D.M.C. ; PEREIRA, A. D. ; CALDAS, A.J.M. ; CORRÊA, R.G.C.F. ; SILVA, T. C. ; SEREJA, W. C. . Perfil clínico e epidemiológico dos casos de tuberculose notificados no município de Timon-MA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AQUINO, D.M.C. ; CARDOSO, L. S. P. ; PEREIRA, A. D. ; CALDAS, A.J.M. ; CORRÊA, R.G.C.F. ; SILVA, T. C. . Casos de tuberculose no município de Caxias-MA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, T. C. ; AQUINO, D.M.C. ; CALDAS, A.J.M. . Fatores associados ao retratamento da tuberculose nos municípios prioritários do Maranhão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, T. C. ; SILVA, P. F. ; AQUINO, D.M.C. ; CALDAS, A.J.M. . Fatores associados ao diagnóstico da tuberculose pulmonar nos municípios prioritários do Maranhão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIBEIRO, R. P. ; FERREIRA, A. F. G. ; SILVA, T. C. ; SILVA, P. F. ; AQUINO, D.M.C. ; CALDAS, A.J.M. . Busca ativa de sintomáticos respiratórios no controle de tuberculose. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BITTENCOURT, C. R. ; TEIXEIRA, R. M. ; SILVA, T. C. ; AQUINO, D.M.C. ; CALDAS, A.J.M. . Atividade de controle da tuberculose em São Luis-MA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NASCIMENTO, J. P. ; SILVA, T. C. ; SILVA, P. F. ; AQUINO, D.M.C. ; CALDAS, A.J.M. . Atividades de controle da tuberculose em São Luis-MA: perfil sociodemográficos do caso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, T. C. ; FERREIRA, A. F. G. ; SILVA, P. F. ; AQUINO, D. M. C. ; CALDAS, A.J.M. . FREQUÊNCIA DE TUBERCULOSE ENTRE SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE EM SÃO LUIS-MA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, T. C. ; PEREIRA, Y. N. O. ; MENDONCA, I. V. S. ; ARAUJO, A. E. R. A. ; SENA, L. B. ; SOUZA NETO, R. A. . TUBERCULOSE: CONHECIMENTO DO PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL EM SÃO LUÍS-MA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, P. F. ; LISBOA, L. ; SILVA, T. C. ; AQUINO, D. M. C. ; CALDAS, A.J.M. . PERFIL DOS PACIENTES COM LEISHMANIOSE VISCERAL AMERICANA QUE EVOLUIRAM PARA ÓBITOS, FALHA TERAPÊUTICA E RECIDIVA EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA EM SÃO LUIS-MA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, A. E. R. A. ; SILVA, T. C. ; MENDONCA, I. S. ; ALMEIDA, F. J. F. ; ARAUJO, A. C. R. A. . . ÓBITOS EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO EM SÃO LUIS-MA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Railson Saraiva da Silva ; PEREIRA, Y. N. O. ; SILVA, T. C. . Bioecologia de Flebotomineos (Diptera, Psychodidae) NO município de Buriticupu-MA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
COELHO, L.R.O. ; PEREIRA, Y. N. O. ; SILVA, T. C. . Espécies de Barbeiros (Hemiptera, Triatominae) de área rural do municipio de Raposa, Maranhão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, T. C. . Biologia Reprodutiva de Sphyrna tiburo (Pisces, Elasmobranchii) da Costa Ocidental do Maranhão. 1987. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, T. C. . Comissão para reformulação dos projetos políticos pedagógicos dos cursos de Licenciatura do IFMA. 2015 (Comissão Específica) .
-
SILVA, T. C. . Diretora de modalidade- área Ciências Biológicas, IX CONNEPI. 2014 (Diretora de modalidade- área Ciências Biológicas) .
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DE ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS NO ESTADO DO MARANHÃO, Descrição: Acidentes com animais peçonhentos representam um importante problema de saúde pública no Brasil, com tendência crescente no número de notificações de casos. Este estudo tem o objetivo de verificar a distribuição espacial e temporal dos casos de acidentes com animais peçonhentos no estado do Maranhão.Trata-se de um estudo ecológico, de análise exploratória dos casos notificadas no estado do Maranhão entre janeiro de 2010 e dezembro de 2022, tendo como unidade de estudo os municípios maranhenses. Os dados serão coletados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan, disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde - Datasus, e analisados a partir do cálculo das incidências do agravo nos municípios maranhenses, da verificação de autocorrelação espacial entre os municípios de ocorrência utilizando o cálculo do Índice de Moran Global, da determinação de clusters de Alto e Baixo Risco para a infecção a partir do cálculo do Índice de Moran Local e da construção de mapas temáticos para melhor visualização e entendimento da dinâmica da doença. Espera-se contribuir com o conhecimento sobre a distribuição dos acidentes com animais peçonhentos, identificando áreas mais vulneráveis que necessitam de maior atenção e produzindo informações que poderão ser utilizadas para o melhor direcionamento de ações para prevenção e controle desse agravo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Tereza Cristina Silva - Coordenador / NAIZA MARIA CASTRO NOGUEIRA - Integrante / Clarissa Lobato da Costa - Integrante / Yrla Nivea Oliveira Magalhães - Integrante / Epitacio Alves Barros Filho - Integrante.
-
2022 - Atual
DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO TEMPORAL DA SÍFILIS GESTACIONAL E CONGÊNITA NO ESTADO DO MARANHÃO, Descrição: A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível, com incidência crescente no Brasil, apesar de apresentar diagnóstico fácil e tratamento acessível. A doença apresenta alta taxa de transmissão vertical podendo desencadear aborto espontâneo, malformações congênitas e morte perinatal em cerca de 40% das crianças infectadas. Este estudo tem o objetivo de verificar a distribuição espacial e temporal dos casos de sífilis gestacional e congênita no estado do Maranhão.Trata-se de um estudo ecológico, de análise exploratória dos casos sífilis notificadas no estado do Maranhão entre janeiro de 2012 a dezembro de 2021, tendo como unidade de estudo os municípios maranhenses. Os dados serão coletados doSistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan, disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde - Datasus, e analisados a partir do cálculo das incidências da doença nos municípios maranhenses, da verificação de autocorrelação espacial entre os casos, da determinação de clusters de Alto e Baixo Risco para a infecção e construção de mapas temáticos para melhor visualização e entendimento da dinâmica da doença. Espera-se contribuir com o conhecimento sobre a distribuição do agravo, identificando áreas mais vulneráveis que necessitam de maior atenção, produzindo informações que poderão ser utilizadas para o melhor direcionamento de ações para prevenção e controle dessa infecção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Tereza Cristina Silva - Coordenador / Yrla Nivea Oliveira Magalhães - Integrante / Carlos Victor dos Santos Nascimento - Integrante / Gabriel Pereira Maciel - Integrante / Leyciane Barbosa Lica - Integrante.
-
2021 - 2022
COMPORTAMENTO DE RISCO A SAÚDE: USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS ENTRE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO IFMA CAMPUS SÃO LUÍS MONTE CASTELO, Descrição: A população jovem ao adotar comportamentos de risco deixa sua saúde vulnerável o que implica em danos futuros tanto individuais quanto coletivo. Nesse sentido, o levantamento, o monitoramento e a intervenção sobre comportamentos de risco à saúde (CRS) têm sido considerados por diversos órgãos de saúde como prioridades de saúde pública. O levantamento de informações sobre CRS em adolescentes e jovens possibilita a identificação dos comportamentos de risco, identificação de grupos vulneráveis e fornece informações que podem ser utilizados para a criação e implementação de programas de promoção da saúde nas escolas e avaliar possíveis ações de intervenção que venham a ser desenvolvidas no ambiente estudado. Este estudo tem como objetivo investigar comportamentos de riscos à saúde de jovens estudantes do Ensino Médio do IFMA Campus São Luís Monte Castelo relacionados ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Para coletas dos dados será utilizado um questionário fechado, anônimo, autoaplicável e padronizado. Sendo esses mesurados e tabulados pela ferramenta Microsoft Office Excel e pelo programa estatístico Stata. Os resultados serão apresentados em frequência e números absolutos. Espera-se identificar grupos de risco e produzir dados que possam ser utilizados para o desenvolvimento de políticas de controle e prevenção do comportamento de risco a saúde entre jovens.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tereza Cristina Silva - Integrante / Yrla Nivea Oliveira Magalhães - Coordenador.
-
2021 - 2022
A AUDIODESCRIÇÃO COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ESTUDO DO MANGUEZAL MARANHENSE: INCLUINDO ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO DE BOTÂNICA, Descrição: O presente projeto visa produzir material audiovisual sobre Ecossistema Manguezal de espécies vegetais da ilha de São Luís - MA, utilizando a audiodescrição como recurso didático-pedagógico no ensino de Botânica, para alunos com deficiência visual (DV). A metodologia consiste na produção de fotografias e filmagens e posterior seleção de imagens e eventos sobre a vegetação do manguezal; produção do roteiro da audiodescrição, seguindo padrões e técnicas determinadas na bibliografia pertinente; produção e edição do recurso audiovisual e avaliação/validação do mesmo por alunos com DV de uma escola especial e alunos de sala de aula regular da Educação Básica, incluindo o aluno com DV. O recurso produzido será avaliado a partir da aplicação de questionário e realização de entrevista semiestruturada. O resultado desse projeto consiste na disponibilização para a comunidade educativa de um recurso audiovisual utilizando a audiodescrição, de caráter inédito e original, devidamente validado, que favoreça a aprendizagem de alunos com DV e o processo de inclusão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tereza Cristina Silva - Coordenador / NAIZA MARIA CASTRO NOGUEIRA - Integrante / Regiana Sousa Silva - Integrante.
-
2021 - Atual
DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS: A SITUAÇÃO DA HANSENÍASE E SÍFILIS EM UNIDADES PÚBLICAS DE SAÚDE EM SÃO LUÍS- MA, Descrição: sífilis e a hanseníase são doenças transmissíveis com alta carga endêmica no estado do Maranhão, representando um grave problema de saúde pública que tem se apesentado de difícil controle. Neste contexto, este estudo tem o objetivo de descrever o perfil de pacientes tratados ou em tratamento de sífilis e hanseníase no período de janeiro de 2018 a dezembro de 2021 e investigar a percepção, conhecimento e o comportamento dos pacientes em tratamento dessas enfermidades, em duas Unidades de Saúde em São Luís-MA. Os dados sociodemográficos e epidemiológicos dos pacientes serão coletados a partir dos prontuários, através de um instrumento de coleta construído baseado nas informações solicitadas pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação, e os dados sobre a percepção, conhecimento e o comportamento dos pacientes em relação a doença serão coletados através de um questionário anônimo, autoaplicável, construído baseado na literatura. As coletas serão realizadas no período de setembro de 2021 a março de 2022. Espera-se conhecer a realidade dos portadores dessas enfermidades, verificar o comportamento deles nesse momento de pandemia da covid-19 e produzir informações que possam ser utilizadas para melhoria dos programas de atendimento e acompanhamento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tereza Cristina Silva - Coordenador / Yrla Nivea Oliveira Magalhães - Integrante.
-
2020 - 2022
INFLUÊNCIA DO SONO NAS FUNÇÕES COGNITIVAS EM ADOLESCENTES ESCOLARES DO IFMA CAMPUS SÃO LUIS MONTE CASTELO, Descrição: Antes, acreditava-se que eventos geofísicos, estações climáticas do ano e oscilações das marés seriam responsáveis pela ritmicidade das expressões fisiológicas ou comportamentais de um organismo. No entanto, foi observado que os organismos se comportava de maneira rítmica, indicando a presença de mecanismos marcadores de tempo. Um modelo muito utilizado para determinar o padrão do sono é o estudo do Ciclo Vigília-Sono (CVS), que acontece em um intervalo de 24 horas (ciclo circadiano), sendo a vigília na fase clara do dia e o sono na fase escura, geralmente. Na adolescência que se constroem as bases sólidas para um adulto saudável. Trata-se de uma etapa onde muito dos hábitos e estilo de vida são consolidados. Assim, o levantamento de informações sobre padrão de sono de adolescentes é de suma importância, dessa maneira busca-se investigar a influência do sono nas funções cognitivas entre adolescentes escolares do IFMA Campus São Luís Monte Castelo, através da aplicação de questionários distribuídos utilizando-se formulários Google. Os dados obtidos serão importantes para avaliar de que maneira o padrão de sono pode influenciar na qualidade do sono, cujo reflexo pode impactar seu dia a dia no desenvolvimento das atividades escolares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Tereza Cristina Silva - Integrante / Yrla Nivea Oliveira Magalhães - Coordenador.
-
2020 - 2021
O PREPARO DO PROFESSOR RESPONSÁVEL PELA EDUCAÇÃO SEXUAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO LUÍS - MA, Descrição: É na adolescência que as questões relacionadas à sexualidade surgem intensamente em função da identidade sexual e da orientação sexual, pois o adolescente está procurando se descobrir e, consequentemente, muitas dúvidas e curiosidades surgem naturalmente. O presente projeto tem como objetivo analisar o papel do professor na educação sexual de adolescentes de escolas públicas de São Luís do Maranhão visando conhecer as dificuldades dos docentes quanto a sexualidade, analisar o grau de informação que têm sobre a temática, como e se as escolas trabalham com projetos sobre Educação Sexual, investigando as necessidades de capacitação e propondo, se este for o caso, uma novas metodologias de educação sexual. Trata- se de um estudo quali-quantitativo, do tipo descritivo. Será utilizado como ferramenta de pesquisa um questionário. O estudo será feito com professores de escolas públicas de São Luís, localizadas em áreas diferentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Tereza Cristina Silva - Coordenador / Pedro Carvalho Freire - Integrante.
-
2020 - Atual
DINÂMICA ESPACIAL DACOVID-19: ANÁLISE DOS CASOS, ÓBITOS E DA OFERTA DE LEITOS NO MARANHÃO, Descrição: ma doença de alta infectividade e um grande número de profissionais de saúde que estão na linha de frente da assistência tem sido infectados. O desenvolvimento do projeto vai contribuir para uma maior compreensão da análise espacial e temporal da COVID-19 no Maranhão. Os resultados do estudo permitirão elaborar um diagnóstico situacional amplo e com especificidades por municípios. Até o presente momento não foram encontrados estudos de análise espacial avaliando a pandemia da Covid-19 no estado do Maranhão. Dessa forma, compreender a disseminação espacial do surto da Covid-19 no Estado é fundamental para prever surtos locais e desenvolver políticas de saúde pública durante os estágios da doença. Objetivo: Analisar a distribuição espacial dos casos e óbitos de Covid-19 e a expansão de leitos para Covid-19 tanto de enfermaria como de UTI no estado do Maranhão Método: Realizar-se-á um estudo ecológico, de análise exploratória da distribuição espacial de casos (incidência) e óbitos (letalidade e mortalidade) de Covid-19 no estado do Maranhão e da expansão geográfica da oferta de leitos de enfermaria e de UTI exclusivos para Covid-19, referentes ao período entre 20 de março de 2020 (primeiro caso notificado no Maranhão) a 19 de março de 2021. Para apresentação espacial, análise de dependência e correlação espacial utilizar-se-á técnicas de geoestatistica e geoepidemiologia. Para as análises descritivas, cálculo de taxas, tendência e de fatores associados serão realizadas no software Stata versão 16.0, e para análise de estatística espacial o software ArcGis 10.9. Para o georreferenciamento será usada a malha digital cartográfica dos municípios do IBGE. Resultados/contribuições/soluções esperados: Os produtos serão: produções de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, TCC, IC), artigos científicos para publicação em periódicos nacionais e internacionais de impacto; Divulgação dos resultados da pesquisa em eventos científicos; Produção de dados que contribuirão para o planejamento e gestão de estratégias no âmbito do SUS no enfretamento de pandemias; Produção de dados para elaboração de políticas públicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tereza Cristina Silva - Integrante / Arelene de Jesus Mendes Caldas - Coordenador / Lena Maria Barros - Integrante / Elza Lima da Silva - Integrante / Thais ferreira Furtado - Integrante / Vanessa Moreira da Silva Soeiro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
-
2020 - Atual
CUIDADO CONTÍNUO DAS PESSOAS QUE VIVEM COM HIV/AIDS NO ESTADO DO MARANHÃO: ANÁLISE E CONSTRUÇÃO DA CASCATA, Descrição: A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e sua manifestação clínica em fase avançada, ainda representam um problema de saúde pública de grande relevância na atualidade. O Brasil preconiza o tratamento para todas as pessoas com diagnóstico positivo para o HIV desde 2013. As pessoas que vivem com HIV (PVHIV) em terapia antirretroviral, além de terem uma melhor qualidade de vida, apresentam menor quantidade de vírus circulantes no organismo, ou seja, carga viral baixa ou mesmo indetectável, o que impacta na redução da transmissão do HIV na comunidade. O cuidado contínuo do HIV inclui diagnóstico precoce; vinculação da pessoa com HIV a um serviço de saúde; sua retenção no cuidado, por meio do acompanhamento periódico; adesão ao tratamento antirretroviral, com vistas a alcançar a supressão da carga viral e ter uma qualidade de vida comparável à de pessoas que não possuem o HIV. A cascata de cuidado contínuo tem se tornando uma ferramenta importante para monitoramento e avaliação do cuidado do HIV. O objetivo do estudo é analisar as etapas do cuidado contínuo das pessoas que vivem com HIV/Aids no Estado do Maranhão. Trata-se de um estudo de delineamento misto, composto de uma avaliação longitudinal das etapas da cascata de cuidado contínuo em uma série temporal. A população será constituída por todas as pessoas que vivem com HIV/Aids, residentes no Estado Maranhão, cadastrados no SINAN, SICLOM, SISCEL. Os dados serão coletados através dos sistemas de informação SINAN, SICLOM, SISCEL, referentes ao período de 2013 a 2017. As análises estatísticas serão realizadas no programa STATA, versão 11.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tereza Cristina Silva - Integrante / Arelene de Jesus Mendes Caldas - Coordenador / Lena Maria Barros - Integrante / Elza Lima da Silva - Integrante / Thais ferreira Furtado - Integrante / Vanessa Moreira da Silva Soeiro - Integrante / Vanessa Virgínia Lopes Ericeira - Integrante / Livia Cristina Sousa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
-
2017 - Atual
INTEGRAHANS MARANHÃO: abordagem integrada de aspectos clínicos, epidemiológicos (espaço-temporais), operacionais e psicossociais da hanseníase em município hiperendêmico do Maranhão, Descrição: A hanseníase constitui-se um sério e importante problema de saúde pública no Brasil. O Maranhão ocupa o 3 lugar do País e o 1 da Região Nordeste com taxa de detecção da doença. O objetivo geral é avaliar os aspectos operacionais, epidemiológicos (espaço-temporais), clínicos e psicossociais que influenciam a atenção à saúde para o controle da hanseníase em município de alta endemicidade no estado do Maranhão, no período de 2010 a 2017. Trata-se de um estudo que utilizará vários desenhos de estudo: transversal, avaliativo, descritivo e ecológico. Será desenvolvido no município de São Luís, de junho de 2017 a junho de 2019, com coleta de dados de agosto de 2017 a abril de 2019. A população compreenderá todos os casos novos de hanseníase (casos referência) residentes no município de São Luís, notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, no período de 2010 a 2017. Serão incluídos ainda, contatos domiciliares dos casos de hanseníase. Também farão parte do estudo os profissionais da ESF do município. Serão aplicados formulários para identificação das variáveis sociodemográficas, epidemiológicas e clínicas dos casos e seus contatos. Para os casos referências, também será realizada a avaliação neurológica simplificada e a avaliação do estigma e a restrição à participação social. Os profissionais da ESF serão investigados quanto ao seu desempenho em relação à vigilância de contatos de hanseníase e os determinantes de baixa cobertura. A estrutura das unidades básica de saúde para a atenção à hanseníase será avaliada a partir da investigação dos profissionais. A avaliação da qualidade da atenção à hanseníase na rede pública de saúde será realizada considerando a estrutura, processo e resultado. A distribuição geoespacial dos casos de hanseníase se dará por meio de estudo ecológico sobre tendências espaciais, observacional e descritivo com análise multitemporal e variáveis agregadas por Distritos Sanitários (DSs). Para a análise dos padrões espaço-temporais de transmissibilidade e diagnóstico de casos de hanseníase, por detecção de agrupamentos e Risco Relativo (RR), será estruturado Banco de Dados Geográfico (BDG) com a definição da coordenadas geográficas do centróide de cada unidade de análise, a partir do Sistema de Informação Geográfica (SIG). O estudo obedecerá às diretrizes da pesquisa envolvendo seres humanos descritas na Resolução CNS/MS n 466/2012.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tereza Cristina Silva - Integrante / DORLENE MARIA CARDOSO DE AQUINO - Coordenador / Ivan Abreu Figueiredo - Integrante / Maria de Fátima Lires Paiva - Integrante / Rita da Graça Carvalhal Frazão - Integrante / Mauricio Eduardo Salgado Rangel - Integrante / Valéria da Silva Ribeiro - Integrante / Léa Márcia Melo da Costa - Integrante / Francisco de Jesus Silva de Sousa - Integrante / Maria Raimunda Mendonça - Integrante / Aurelice Cristina de A. Alves Carneiro - Integrante / Delma Brito de Sousa - Integrante / Shirley Priscila Martins Chagas - Integrante / Williane Maria Coutinho Menezes - Integrante / Gisella Pachêco Costa - Integrante / Deborah do Nascimento Santos - Integrante.
-
2017 - Atual
Dinâmica da distribuição espaço-temporal dos agravos na saúde no Brasil, Descrição: Os Sistemas Informação Geográficas (SIG) são utilizados para o entendimento dos fatos e fenômenos que ocorrem no espaço geográfico, ou seja, ferramentas utilizadas para a manipulação de informações aplicadas a saúde coletiva, permitindo o mapeamento das doenças, a avaliação de riscos e ainda contribuem na estruturação, análise de riscos sócios ambientais e no planejamento das ações de saúde. Para estas análises é necessária a localização geográfica dos eventos, associando informações gráficas (mapas) às bases de dados de saúde.A utilização das ferramentas de geoprocessamento permitirá a obtenção de informações importantes relativas à vigilância para uma melhor compreensão sobre a epidemia de aids no Estado do Maranhão. Entender como se dá a distribuição espacial dos agravos em saúde, através do sistema de informação geográfica, permitirá aos gestores e profissionais identificarem as áreas geográficas sob maior pressão epidemiológica, além de contribuir no desenvolvimento de estratégias de prevenção que impacte diretamente na cadeia de transmissão, controlando surtos e possibilitando medidas de intervenções mais efetivas. A presente pesquisa tem como objeto de estudo, a distribuição espaço-temporal dos agravos de saúde no Brasil. Propõe-se a responder às seguintes perguntas: Como se distribuem no tempo e no espaço os agravos no Brasil? Existem autocorrelação espacial entre os casos estudados? Quais áreas de maior risco estão concentradas os casos? Diante de tais questionamentos, temos como hipóteses que os agravos em saúde apresentam um aumento de casos ao longo do tempo e que espacialmente sua distribuição é heterogênea no País.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tereza Cristina Silva - Integrante / Arelene de Jesus Mendes Caldas - Coordenador / Thais ferreira Furtado - Integrante / Alcione Miranda dos Santos - Integrante.
-
2016 - 2017
TUBERCULOSE: ANALISE SEGUNDO O SEXO NO ESTADO DO MARANHÃO, Descrição: A tuberculose no Brasil, assim como em outros países, está atrelada às precárias condições de vida, com marcada desigualdade na distribuição da doença, sendo mais prevalente em homens do que em mulheres. As diferenças de ocorrência da tuberculose entre os sexos podem ser causadas por fatores econômicos, culturais e sociais relacionados à exposição e podem levar a pouco acesso à saúde e ao atraso no diagnóstico e no tratamento da doença. O presente estudo teve como objetivo descrever o perfil sociodemográfico e epidemiológico dos casos de tuberculose segundo o sexo, notificados no Estado do Maranhão no período de 2005 a 2014. Trata-se de um estudo epidemiológico, do tipo descritivo, retrospectivo e seccional, de série histórica. A população do estudo incluiu a totalidade dos casos de tuberculose segundo o sexo, notificados no Estado do Maranhão, no período definido para realização do estudo. Os dados foram coletados utilizando-se uma ficha tipo protocolo construída com base na ficha de notificação de casos do SINAN, a qual contém informações referentes aos dados sociodemográficos, clínicos e epidemiológicos dos casos. As análises estatísticas foram realizadas no programa STATA na versão 11.0. Foi realizada a análise descritiva, as variáveis foram representadas por números absolutos e por frequência e porcentagem. Foram encontradas diferenças na ocorrência de tuberculose entre mulheres com idade igual ou superior a 60 anos e maior frequência de abandono de tratamento entre os homens.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Tereza Cristina Silva - Coordenador / RODRIGO DE JESUS OLIVEIRA - Integrante.
-
2015 - 2019
Aspectos epidemiológicos da tuberculose em indígenas e não indígenas no Estado do Maranhão, Descrição: A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa que se mantém como importante causa de morbimortalidade. Os avanços alcançados no que diz respeito ao conhecimento da doença e seu controle não têm sido suficientes para impactar significativamente em sua morbimortalidade, principalmente em países em desenvolvimento, constituindo-se ainda como importante problema de saúde pública. Mundialmente, a TB tem sido considerada a segunda causa de morte entre as doenças infecciosas depois da Aids. O Brasil é um dos 22 países priorizados pela OMS por representarem 80% do total de casos de TB no mundo. Atualmente, a TB é a quinta causa de mortalidade no Estado do Maranhão. Considerando que as manifestações clínicas da tuberculose pulmonar são bastante inespecíficas, o diagnóstico da doença deve ser realizado levando-se em consideração, além da sintomatologia, o histórico pessoal do paciente e os resultados dos exames complementares. Na população indígena o impacto socioeconômico da TB é relevante e agravado pelas peculiaridades socioculturais de suas comunidades podendo gerar, além do aumento do número de casos, consequências como: isolamento, dificuldade na compreensão do tratamento, abandono e óbito. A TB é uma doença curável em praticamente 100% dos casos sensíveis aos medicamentos anti-TB, desde que obedecidos os princípios básicos da terapia medicamentosa e a adequada operacionalização do tratamento. Este estudo destaca-se em sua relevância científica por analisar os casos de tuberculose em indígenas e não indígenas no Estado do Maranhão. Trata-se de um estudo ecológico de dados agregados por área, tendo como unidades de análise as unidades regionais de saúde (URS) e os polos base de localização dos povos indígenas no Estado do Maranhão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tereza Cristina Silva - Integrante / ARLENE DE JESUS MENDES CALDAS - Coordenador / Elza Lima da Silva - Integrante / Thais ferreira Furtado - Integrante / Pollyanna da Fonseca Silva - Integrante / Flávia Baluz Bezerra de Farias - Integrante.
-
2015 - 2017
TUBERCULOSE: ANÁLISE SEGUNDO A RAÇA/COR NO ESTADO DO MARANHÃO, Descrição: A distribuição espacial da tuberculose no Brasil é heterogênea, apresentando maior concentração de casos em regiões mais pobres e em alguns grupos mais vulneráveis. O País apresenta uma grande diversidade racial em sua população, porém estudos sobre características étnico-raciais em saúde pública, em especial sobre a incidência e morbidade de tuberculose, têm sido pouco realizados no país. Caracterizar as condições sociodemográficas e clínico-epidemiológicas dos casos de tuberculose drogarresistente segundo a raça/cor notificados no Estado do Maranhão, no período de 2005 a 2014. ? Analisar o desfecho do tratamento (cura, abandono, falência de tratamento, tratamento completo, transferência e óbito) dos casos de tuberculose drogarresistente segundo a raça/cor notificados no Estado do Maranhão, no período de 2005 a 2014. ? Identificar os fatores associados à tuberculose drogarresistente segundo a raça/cor de acordo com os casos notificados no Estado do Maranhão, no período de 2005 a 2012.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Tereza Cristina Silva - Coordenador / Antônia dos Remédios Correa Costa - Integrante.
-
2015 - 2016
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE COINFECÇÃO TUBERCULOSE/HIV NO ESTADO DO MARANHÃO, NO PERÍODO DE 2001 A 2012, Descrição: A tuberculose é responsável por mais de um quarto das mortes entre pessoas que vivem com o HIV, e a doença é um dos critérios de definição de aids. A elevação das taxas de coinfecção TB/HIV determina desafios que impedem a redução da incidência de ambos os agravos e o aumento da prevalência da coinfecção tuberculose/HIV.Caracterizar as condições sociodemográficas e clínico-epidemiológicas dos casos de coinfecção tuberculose/HIV notificados no Estado do Maranhão, no período de 2010 a 2014. ? Determinar a taxa de coinfecção tuberculose/HIV no Estado do Maranhão, no período de 2010 a 2014. ? Analisar o desfecho do tratamento (cura, abandono, falência de tratamento, tratamento completo, transferência e óbito) dos casos de coinfecção tuberculose/HIV notificados no Estado do Maranhão, no período de 2010 a 2014.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Tereza Cristina Silva - Coordenador / RODRIGO DE JESUS OLIVEIRA - Integrante.
-
2014 - 2016
Aspectos epidemiológicos da tuberculose multirresistente no Maranhão, Descrição: A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa que se mantém como importante causa de morbimortalidade. Os avanços alcançados no que diz respeito ao conhecimento da doença e seu controle não têm sido suficientes para impactar significativamente em sua morbidade e mortalidade, principalmente em países em desenvolvimento, constituindo-se ainda como importante problema de saúde pública. O Brasil é um dos 22 países priorizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que representam 80% do total de casos de TB no mundo. Atualmente, a TB é a quinta causa de mortalidade no Estado do Maranhão (BRASIL, 2011). De acordo com os dados da Secretaria do Estado do Maranhão, de janeiro de 2010 a setembro de 2011 foram notificados 4261 casos, destes 1184 no município de São Luís-MA . A TB é uma doença curável em praticamente 100% dos casos sensíveis aos medicamentos anti-TB, desde que obedecidos os princípios básicos da terapia medicamentosa e a adequada operacionalização do tratamento. Tais princípios consistem na administração da associação medicamentosa adequada, em doses corretas e por tempo suficiente evitando o desenvolvimento de resistência aos fármacos, garantindo assim, a cura do paciente. Os casos de resistência a isoniazida e rifampicina, com ou sem resistência a outra droga anti-TB são definidos, como tuberculose multirresistente (TBMR). Tem-se como objetivo geral Analisar o perfil epidemiológico dos casos de tuberculose multirresistente no Estado do Maranhão. Trata-se de um estudo epidemiológico, do tipo analítico, retrospectivo e seccional, de série histórica dos casos de tuberculose multirressistentes (TBMR) ocorridos no período de 2002 a 2012 no Estado do Maranhão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tereza Cristina Silva - Integrante / Arelene de Jesus Mendes Caldas - Coordenador / Dorlene Maria Cardoso de Aquino - Integrante / Pollyanna Fonseca Matsuoka - Integrante / Maria Elza Lima Sousa - Integrante / Luis Fernando Bogéa Pereira - Integrante / Elza Lima da Silva - Integrante / Thais ferreira Furtado - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
-
2013 - 2015
COMORBIDADES ASSOCIADAS A CASOS DE TUBERCULOSES EM SÃO LUIS- MA, Descrição: As comorbidades são, reconhecidamente, fatores de risco para a ocorrência de formas clínicas mais graves e de difícil diagnóstico. A presença de comorbidades associadas como o etilismo, a diabetes mellitus, enfisema pulmonares, hanseníase e aids, tem comprometido os casos de alguns pacientes, deixando-os mais vulneráveis a ação da multirresistência ao bacilo tuberculoso e dificultando o processo de cura.O presente estudo teve o objetivo de descrever os casos de tuberculose drogarresistente associados à comorbidades no Estado do Maranhão, registrados no Sistema de Informação de Tratamentos Especiais da Tuberculose (SITETB) e no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) no período de 2001 a 2011.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Tereza Cristina Silva - Coordenador / Antônia dos Remédios Correa Costa - Integrante.
-
2011 - 2014
Avaliação dos Programas de controle da tuberculose nos Municípios prioritários do Maranhão, Descrição: A tuberculose é uma doença endêmica no Brasil, com grande associação as condições sociais da população. Apesar de apresentar diagnóstico fácil e ser curável, é hoje a maior causa de morbidade e mortalidade entre as doenças infecto-contagiosas no mundo, sendo responsável por um quarto das mortes evitáveis em adultos. No Brasil, o quadro de persistência da tuberculose, em vários municípios, determinou a reorientação das ações do Programa Nacional de Controle à Tuberculose (PNCT) visando atender as metas da OMS para 2015. O Maranhão possui 08 municípios prioritários, com uma cobertura de 29% de Unidades de Saúde com o Programa de Controle da Tuberculose (PCT) implantado. A avaliação das medidas de controle da tuberculose permite estimar a extensão do alcance das metas e objetivos planejados. O objetivo deste estudo é avaliar os programas de tuberculose nos municípios prioritários no estado do Maranhão. O estudo será realizado em oito municípios do Estado do Maranhão, determinados pelo Ministério da Saúde como prioritários para o controle da tuberculose: Açailândia, Caxias, Codó, Imperatriz, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, São Luis e Timon. O estudo será realizado de abril de 2011 a abril de 2013. Os dados serão coletados no período de julho de 2011 a julho de 2012, a partir do prontuário, do livro de registro e acompanhamento de casos de tuberculose e do livro de registro dos sintomáticos respiratórios utilizando-se como instrumento, uma ficha tipo formulário constituído de questões abertas e fechadas sobre dados de identificação, forma clínica da doença, o motivo da alta, tipo de tratamento, a realização e o resultado da baciloscopia. Serão incluídos no estudo todos os casos de tuberculose notificados pelos Municípios prioritários no ano de 2010.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tereza Cristina Silva - Integrante / Arelene de Jesus Mendes Caldas - Integrante / Rita da Graça Carvalhal Frazão Corrêa - Integrante / Dorlene Maria Cardoso de Aquino - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2014
ASPECTOS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICOS E OPERACIONAIS DA TUBERCULOSE EM SÃO LUÍS-MA, Descrição: O diagnóstico e o tratamento precoces da infecção latente, evitando sua evolução para a doença, são desafios a serem conquistados para o controle mundial da TB. Novos métodos diagnósticos serão bem-vindos, especialmente quando direcionados a facilitar o diagnóstico de TB em grupos especiais, como crianças e pacientes imunossuprimidos. Para o ano de 2015, a OMS espera ter reduzido a prevalência e a taxa de mortalidade da doença para menos de 50% dos valores encontrados em 1990. E embora existam estudos sobre o controle da tuberculose no Brasil e no mundo, há carências de informações sobre o desempenho das atividades baseadas no PNCT nos municípios prioritários.Objetivos: analisar os aspectos clínicos e epidemiológicos da co-infecção tuberculose/HIV e avaliar as atividades de controle da tuberculose em São Luís-MA. Metodologia: no estudo sobre a co-infecção TB/HIV, realizar-se-á um estudo transversal analítico nas Unidades de Básicas de Saúde de Referência para Tuberculose em São Luís-MA; no estudo sobre a infecção latente pelo M. Tuberculosis em pacientes HIV positivos, realizar-se-á um estudo transversal analítico nos Serviços de Atendimento Especializados (SAE) em São Luís-MA; no estudo de avaliação das atividades de controle da tuberculose, realizar-se-á uma pesquisa avaliativa nas Unidades de Básicas de Saúde de Referência para Tuberculose em São Luís-MA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tereza Cristina Silva - Integrante / Arelene de Jesus Mendes Caldas - Coordenador / Rita da Graça Carvalhal Frazão Corrêa - Integrante / Dorlene Maria Cardoso de Aquino - Integrante / Pollyanna Fonseca Matsuoka - Integrante / Thais ferreira Furtado - Integrante / Alcione Miranda dos Santos - Integrante.
-
2011 - 2012
Conhecimento do professor de ensino fundamental de escolas públicas de São Luís-MA, Brasil, sobre tuberculose, Descrição: A tuberculose (TB) representa um grave problema de saúde pública mundial, com número elevado de casos no Brasil e no Maranhão. É uma doença associada a fatores sociais, onde as condições precárias de saneamento, moradia, educação, econômicas e nutricionais contribuem para sua disseminação e permanência. Os dados epidemiológicos sobre tuberculose infantil indicam que 15% dos casos devem ocorrer na faixa etária de zero a 14 anos. Os professores que atuam diretamente, por no mínimo quatro horas diárias, com essas crianças, podem atuar como colaboradores na identificação de sintomáticos respiratórios, casos suspeitos de TB e na orientação das famílias para que procurem as Unidades de Saúde para diagnostico e tratamento. O presente trabalho pretende avaliar o conhecimento de professores sobre tuberculose, orientar quanto ao diagnóstico, tratamento e encaminhamentos e produzir dados para o planejamento de programas de treinamento de docentes relacionados à avaliação e encaminhamento de casos suspeitos de TB.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Tereza Cristina Silva - Coordenador / Yrla Nívea Oliveira Pereira - Integrante / Luciana Batalha Sena - Integrante / Raimundo de Assunção Souza Neto - Integrante.
-
2010 - 2011
ESPÉCIES DE BARBEIROS (HEMIPTERA, TRIATOMINAE) DE ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE RAPOSA, MARANHÃO, Descrição: Estabelecer as frequências de barbeiros relacionando-os aos ambientes intradomiciliar e peridomiciliar do município de Raposa, Maranhão. Específicos Realizar capturas de barbeiros. Caracterizar o perfil da população dos locais positivos para os barbeiros. Conscientizar a população dos riscos que o barbeiro pode acarretar. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tereza Cristina Silva - Coordenador / Yrla Nívea Oliveira Pereira - Integrante / Lorena Rúbria de Oliveira Coelho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.
Projetos de desenvolvimento
-
2022 - Atual
Composto majoritário do óleo essencial de cominho (Cuminum cyminum) como candidato à formulação de produtos naturais com propriedades antimicrobianas, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tereza Cristina Silva - Integrante / Cristina de Andrade Monteiro - Coordenador / Flavia de Aquino Cutrim Farias - Integrante / Yrla Nivea Oliveira Magalhães - Integrante / Iven Neylla Farias Vale Mendes - Integrante.
-
2022 - Atual
Propriedades antimicrobiana, antioxidante e antivirulência do cuminaldeído e suas interações com fármacos tradicionais para formulação de produtos naturais, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tereza Cristina Silva - Coordenador / Flavia de Aquino Cutrim Farias - Integrante / Yrla Nivea Oliveira Magalhães - Integrante / Cristina de Andrade Monteiro - Integrante.
Prêmios
2014
Primeiro lugar na categoria painel, área Ciências Agrárias, Biológica e Saúde., Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal do Maranhão, DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE BIOLOGIA. , Av. Getúlio Vargas, n°04, Monte Castelo, 65030-000 - Sao Luis, MA - Brasil, Telefone: (98) 32189000, URL da Homepage:
Experiência profissional
2017 - 2017
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLÓGIA DO MARANHÃOVínculo: , Enquadramento Funcional:
2010 - Atual
Instituto Federal de Educação Ciência e TecnologiaVínculo: professor, Enquadramento Funcional: FUNCIONARIO PUBLICO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1983 - 1983
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Bolsista Cnpq, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1983 - 11/1983
Pesquisa e desenvolvimento, Laborotório de Hidrobiologia-UFMA.,Linhas de pesquisa
2006 - Atual
Instituto Federal do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSOCIADO, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante- NDE do Curso de Licenciatura em Biologia.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante de Licenciatura em Biologia.
-
03/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal do Maranhão.,Cargo ou função, Comitê de Pesquisa e Inovação do IFMA.
-
01/2015
Ensino, Licenciatura em Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Zoologia de Vertebrados
-
05/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE BIOLOGIA.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante -NDE do Curso de Licencitura em Biologia do Campus São Luis/Monte Castelo.
-
12/2006
Pesquisa e desenvolvimento, DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE BIOLOGIA.,Linhas de pesquisa
-
11/2006
Ensino, Licenciatura em Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EMBRIOLOGIA, PARASITOLOGIA, ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS, ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS
-
03/2009 - 04/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE BIOLOGIA.,Cargo ou função, COMPONENTE DA COMISSÃO DA ELABORAÇÃO DO PLANO INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE QUADRO DE PROFESSORES.
-
05/2008 - 12/2008
Extensão universitária , DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE BIOLOGIA.,Atividade de extensão realizada, ESTUDO DE DOENÇAS INFECCIOSAS TÍPICAS DA INFÂNCIA QUE AFASTAM DA ESCOLA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
1992 - 2006
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO-MAVínculo: estatutário, Enquadramento Funcional: Professor de ensino medio, Carga horária: 20
Outras informações:
atividades: ensino de zoologia, citologia, ecologia.
1992 - 2000
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO-MAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor ensino medio, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividades: professor de ensino médio- zoologia, genética, citologia, ecologia
1992 - 2006
Secretaria de Educação Municipal- São Luis-MAVínculo: Estatutário, Enquadramento Funcional: professor ensino fundamental, Carga horária: 20
1992 - 2001
COLÉGIO OBJETIVO DE SÃO LUIS-MAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ENSINO MÉDIO, Carga horária: 20
1987 - 1987
Companhia Vale do Rio DoceVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividades: avaliação ambiental e ecologia
Atividades
-
01/1987 - 12/1987
Pesquisa e desenvolvimento, Divisão de meio ambiente.,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Tereza Cristina Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?