Getulio Borges da Silveira Filho
Possui graduação em Estatística pela Escola Nacional de Ciencias Estatisticas 1979), mestrado em Estatística pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1982) e doutorado em Estatistica pela London School of Economics and Political Sciences (1991). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Informações coletadas do Lattes em 20/04/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Estatistica
1987 - 1991
London School of Economics and Political Sciences
Título: On Some Strong Approximation Theorems in Time Series with Applications in Nonparametrics and Functional Limit Theorems
Orientador: Peter M Robinson
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Mestrado em Estatística
1980 - 1982
Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Título: Sobre a Convergência de Processos Estocasticamente Monótonos,Ano de Obtenção: 1982
Orientador: Barry R James
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Educação Superior.
Participação em bancas
SILVEIRA FILHO, G. B.. VAR (Value at Risk) para banco centrais: uma avaliação da metodologia de exposição ao risco financeiro para um caso brasileiro - swaps cambiais. 2005. Dissertação (Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVEIRA FILHO, G. B.. Mobilidade intergeracional de renda e desigualdade de oportunidades no Brasil. 2005. Dissertação (Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVEIRA FILHO, G. B.. Risco macroeconômico: uma análise comparativa entre Brasil e Argentina. 2001. Dissertação (Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVEIRA FILHO, G. B.. Comportamento de manada em mercados financeiros: uma análise teórica. 2001. Dissertação (Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVEIRA FILHO, G. B.. Sistemas dinâmicos: introdução para economistas. 2000. Dissertação (Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVEIRA FILHO, G. B.. A demanda por ativos de curto prazo: uma análise de portfólio aplicada à indústria de transformação brasileira. 2000. Dissertação (Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVEIRA FILHO, G. B.. O gasto público e o crescimento no Brasil: 1947-1995. 2000 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVEIRA FILHO, G. B.. Ensaios sobre economia brasileira 1960 e 2005. 2006. Tese (Doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVEIRA FILHO, G. B.. ATAQUES ESPECULATIVOS SOBRE DÍVIDAS E REGIMES MONETÁRIOS. 2002. Tese (Doutorado em Economia) - Fundação Getúlio Vargas.
SILVEIRA FILHO, G. B.. UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE GASTOS EM P&D E PATENTES COMO INDICADOR DE EFICIÊNCIA INOVADORA NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação) - Instituto de Economia da UFRJ.
SILVEIRA FILHO, G. B.. VIABILIDADE DE REGRAS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES USANDO MODELOS UNIVARIADOS: O CASO BRASILEIRO - PERÍODO 07/2003 -. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação) - Instituto de Economia da UFRJ.
SILVEIRA FILHO, G. B.. A TRANSMISSÃO DA POLÍTICA MONETÁRIA: UMA ANÁLISE DO CASO BRASILEIRO DE 1999 A 2006. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação) - Instituto de Economia da UFRJ.
Oliveira, Adilson;SILVEIRA FILHO, G. B.. VALORIZAÇÃO DA ÁGUA COMO CRITÉRIO DE SEGURANÇA NO ABASTECIMENTO ENERGÉTICO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação) - Instituto de Economia da UFRJ.
SILVEIRA FILHO, G. B.. Uma abordagem de séries de tempo para a demanda de fertiizantes no Brasil: 1990-2005. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVEIRA FILHO, G. B.. ENDOGENEIDADE E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA ESTIMAÇÃO DE MODELOS DE REGRESSÃO - UMA APLICAÇÃO. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação) - Instituto de Economia da UFRJ.
SILVEIRA FILHO, G. B.. Endogeneidade e suas conseqüências na estimação de modelos de regressão: uma aplicação. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVEIRA FILHO, G. B.. O mercado varejista de batata inglesa: estimação da curva de oferta e análise de risco. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVEIRA FILHO, G. B.. A metodoogia VAR apliada à análise dinâmica: uma investigação das relações entre os mercados cambial, monetário e acionário do Brasil e do México. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVEIRA FILHO, G. B.. Teste da Hipótese da Renda permanente: o caso brasileiro. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVEIRA FILHO, G. B.. UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A TEORIA DA CARTEIRA DE MARKOWITZ E O MODELO DO ÍNDICE ÚNICO DE SHARPE. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação) - Instituto de Economia da UFRJ.
SILVEIRA FILHO, G. B.. Um estudo comparativo entre a teoria da carteira de markowitz e o modelo do índice único de Sharpe. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVEIRA FILHO, G. B.. O impacto inicial do Plano Real no consumo de eletricidade. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVEIRA FILHO, G. B.. O modelo CAPM e a análise de risco para o mercado acionário brasileiro. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Orientou
Raízes Unitárias em Séries Macroeconômicas Sazonais; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Economia da UFRJ,; Orientador: Getulio Borges da Silveira Filho;
ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS DINÂMICAS APLICADAS A ESTRUTURA TERMO DE TAXA DE JUROS; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Economia da UFRJ,; Orientador: Getulio Borges da Silveira Filho;
CRESCIMENTO ECONÔMICO, DINÃMICA DEMOGRÁFICA E CONVERGÊNCIA; UMA ANÁLISE EM PAINEL; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Sociedade Científica da Escola Nacional de Ciências Estatísticas,; Orientador: Getulio Borges da Silveira Filho;
Modelos de volatilidade aplicados no Brasil: uma análise comparativa; 2007; Dissertação (Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Getulio Borges da Silveira Filho;
Estrutura a termo de taxas de juros no Brasil; 2002; Dissertação (Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Getulio Borges da Silveira Filho;
Avaliação comparativa de metodologia de dessazonalização para séries econômicas brasileiras; 2001; Dissertação (Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Getulio Borges da Silveira Filho;
RISCO MACROECONÔMICO : UMA ANALISE COMPARATIVA ENTRE BRASIL E ARGENTINA; 2001; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Economia da UFRJ,; Coorientador: Getulio Borges da Silveira Filho;
A modelagem da demanda residencial de energia elétrica no Brasil; 2001; Dissertação (Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Getulio Borges da Silveira Filho;
Modelos de equilíbrio geral e precificação de risco de crédito; 2000; Dissertação (Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Getulio Borges da Silveira Filho;
Três Ensaios sobre Pobreza Multidimensional; 2010; Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Economia da UFRJ,; Coorientador: Getulio Borges da Silveira Filho;
ANÁLISE DE MÉTODOS DE MENSURAÇÃO E GERENCIAMENTO DE RISCO: VALUE AT RISK PARA UMA CARTEIRA CONTENDO ATIVOS NÃO LINEARES; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação) - Instituto de Economia da UFRJ; Orientador: Getulio Borges da Silveira Filho;
ESTRATEGIAS EMPRESARIAIS DE SUSTENTABILIDADE E ESTRUTURA INTERNA DA FIRMA EM MERCADOS COMPETITIVOS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação) - Instituto de Economia da UFRJ; Orientador: Getulio Borges da Silveira Filho;
Metodologias de estimação dos ciclos econômicos: o filtro Hodrick-Prescott aplicado aos dados brasileiros; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Getulio Borges da Silveira Filho;
Ciclos econômicos brasileiros: uma cronologia das recessões no preíodo 1980-2006; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Getulio Borges da Silveira Filho;
O impacto do racionamento de 2001/2002 no consumo residencial de energia elétrica no Brasil; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Getulio Borges da Silveira Filho;
ESTUDO DE MERCADO DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO: UMA ABORDAGEM ECONOMÉTRICA PARA ANÁLISE DAS INFLUÊNCIAS DO RACIONAMENTO NO CONSUMO INDUSTRIAL; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação) - Instituto de Economia da UFRJ; Orientador: Getulio Borges da Silveira Filho;
Alguns métodos de identificação de modelos arima univariados; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Getulio Borges da Silveira Filho;
Modelos bilineares e Garch: algumas aplicações a séries brasileiras; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Getulio Borges da Silveira Filho;
Ruído e volatilidade: uma abordagem não paramétrica de estimação de curvas de variância com aplicação ao mercado di-futuro; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Getulio Borges da Silveira Filho;
Produções bibliográficas
-
SILVEIRA FILHO, G. B. ; Batista, Jorge Chami . Trade Costs and Deviations from the Law of One Price. American Journal of Agricultural Economics , v. 1, p. 1-13, 2010.
-
Oliveira, Adilson ; Braga, J.M. ; SILVEIRA FILHO, G. B. . An econometric model for the electricity consumption in the Brazilian residential sector. Pesquisa e Planejamento Econômico (Rio de Janeiro) , v. 30, p. 211-258, 2000.
-
Losekann, Luciano Dias ; Oliveira, Adilson ; SILVEIRA FILHO, G. B. . Security of Supply in large Hydropower systems. In: Joanne Evans, Lester Hunt. (Org.). International Handbook on Economics of Energy. Cheltenham: Edward Elgar, 2009, v. , p. -.
-
Pires de Souza, Francisco Eduardo ; SILVEIRA FILHO, G. B. ; Cardim, Fernando . International Financial Architecture, Macro Volatility and Institutions: The Developing World Experience; Country study: Brazil.. In: João Mria Fanelli. (Org.). Macroeconomic Volatility, Institutions and Financial Architecture: The Developing World Experience. 1ed.London: Palgrave MacMillan, 2008, v. 1, p. 253-282.
-
SILVEIRA FILHO, G. B. ; Bessada, Octavio . Análise de Componentes Principais de dados funcionais: uma aplicação às estruturas a termo das taxas de juros.. Brasília: Banco Central do Brasil, 2003 (Artigo acadêmico).
-
Araújo, Carlos Hamilton ; SILVEIRA FILHO, G. B. . Mudanças de Regime no Câmbio Brasileiro. Brasília: Banco Central do Brasil, 2002 (Artigo acadêmico).
Outras produções
SILVEIRA FILHO, G. B. . Curso de Formação para as carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e Planejamento e Orçamento do Estado do Rio de Janeiro. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ccje, Instituto de Economia. , Av. Pasteur, 250 - sala 119, Urca, 22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25625272, Fax: (21) 25418148, URL da Homepage:
Experiência profissional
2001 - 2001
Banco CentralVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
01/2001 - 12/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Banco Central, .,Cargo ou função, Consultor externo.
1997 - 2000
Núcleo de Excelência Nemesis Pronex MctVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
01/1997 - 12/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Excelência Nemesis Pronex Mct, .,Linhas de pesquisa
1996 - 1998
Boletim de Conjuntura EconomicaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
01/1996 - 12/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Boletim de Conjuntura Economica, .,Cargo ou função, Assessoramento Estatístico/Econométrico.
1993 - Atual
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações:
Pesquisa e ensino em Econometria/Estatística no IE/UFRJ
Atividades
-
01/1993
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Economia, Instituto de Economia.,Linhas de pesquisa
-
01/1993
Ensino, Economia da Indústria e da Tecnologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Economia
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Getulio Borges da Silveira Filho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?