Jurema Fonseca Rattes
Graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Ciências Agrárias de Rio Verde - Universidade de Rio Verde (1985) , Mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Goias-UFG (1999) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2004). Professora Titular da disciplina Entomologia Agrícola e pesquisadora da Faculdade de Agronomia da Universidade de Rio Verde, Uni-RV (2021), atualmente Professora colaboradora . Pesquisadora e Responsável Téçnica da Agro Rattes - Estação de Pesquisa especializada em Entomologia. Experiência profissional na área de Entomologia Agrícola com ênfase em Bioecologia das principais pragas de ocorrência no cerrado , Manejo de pragas de grandes culturas, e métodos de controle de pragas
Informações coletadas do Lattes em 02/02/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Agronomia
2001 - 2004
Universidade Federal de Goiás
Título: Sobrevivência do percevejo marrom Euschistus heros no período de entressafra da cultura da soja na região Sudoeste do Estado de Goiás
Paulo Marçal Fernandes. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Euschistus heros; percevejo; soja; sobrevivência.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade / Especialidade: Entomologia Agrícola. Setores de atividade: Educação Superior.
Mestrado profissional em Agronomia
1997 - 1999
Universidade Federal de Goiás
Título: Levantamento de parasitoides de ovos de percevejos na Região Sudoeste do Estado de Goiás., Ano de Obtenção: 1999
Orientador: Paulo Marçal Fernandes
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Euschistus heros; percevejo; soja; parasitismo.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade / Especialidade: Entomologia Agrícola. Setores de atividade: Educação Superior.
Graduação em Engenharia Agronomica
1981 - 1985
Universidade de Rio Verde
Título: Controle de qualidade de sementes de soja
Orientador: Paulo Martins
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Entomologia Agrícola.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Defesa Fitossanitária.
Participação em eventos
VI Congresso Brasileiro de Soja.. Eficácia de inseticidas aplicados em tratamento de sementes no controle do coró Phyllophaga cuyabana na cultura da soja. 2012.. 2012. (Congresso).
XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia.. Eficácia de chlorantraniliprole em tratamento de sementes no controle de Liogenys fuscus na cultura da soja.. 2012. (Congresso).
8 Simpósio de Grãos Armazenados do Centro de Goiás.8 Simpósio. 2007. (Simpósio).
VI Congresso Brasileiro do Algodão. o algodão como oportunidade dos negócios. 2007. (Congresso).
XV Encontro de Técnicos de Indústria e de canais de Distribuição.Encontro. 2006. (Encontro).
XXI Congresso Brasileiro de Entomologia. XXI Congresso. 2006. (Congresso).
8 Encontro de Plantio Direto no Cerrado.Encontro de Plantio Direto. 2005. (Encontro).
8 Encontro de Plantio Direto no Cerrado.8 Encontro. 2005. (Encontro).
Agrisow 2005.Laboratório de entomologia da fesurv. 2005. (Encontro).
XVII Semana de Ciências Agrárias de Rio Verde. XVII Semana de Ciências Agrárias de Rio Verde. 2005. (Congresso).
XXVII Reunião de Pesquisa de Soja.Cornélio Procópio. 2005. (Outra).
51 DEFTARA.Palestrante: Manejo Integrado de pragas no Sudoeste Goiano. 2004. (Seminário).
Congresso Brasileiro de Entomologia. CONGRESSO. 2004. (Congresso).
Encontro de Consultores.Palestrante: Atualização em Inseticidas. 2004. (Encontro).
I AGRISHOW COMIGO.Palestrante: Percevejos: Desequilíbrio x Manejo. 2004. (Seminário).
IV Encontro ANDEF/CETUS com professores Universitários.IV Encontro ANDEF/CETUS com Professores Universitários. 2004. (Encontro).
Manejo de Pragas na cultura da Soja.XVII SEMANA DE CIENCIAS AGRARIAS. 2004. (Seminário).
Seag. EFICACIA DO TIAMETHOXAM ASSOCIADO COM LAMBDACYALOTHINA. 2004. (Congresso).
VII Seminário de Tecnologia Rural de Guaíra.eficiência no controle de percevejos na cultura da soja. 2004. (Seminário).
XLI SIMPAS Sistemas Integrados de manejo da Produção Agrícola Sustentável.XLI SIMPAS. 2004. (Outra).
XVII Semana de Ciências Agrárias de Rio Verde.Manejo de Pragas na Cultura da Soja. 2004. (Seminário).
XVII Semana de Ciências Agrárias de Rio Verde. Manejo de Pragas na Cultura da Soja. 2004. (Congresso).
XXCongresso Brasileiro de Entomologia. XX CONGRESSO. 2004. (Congresso).
IV Congresso Brasileiro de Algodão. IV Congresso Brasileiro de Algodão. 2003. (Congresso).
Percevejos- Situal Atual.Palestrante: Situação atual dos percevejos da soja no Estado de Goiás. 2003. (Encontro).
VI Encontro de Plantio Direto de Rio Verde-GO.Palestrante:Manejo Integrado de Pragas de Solo em Sistema de Plantio Direto. 2003. (Encontro).
XVIII Jornada Agronômica do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara.Manejo Integrado de pragas em Grandes Culturas. 2003. (Seminário).
XXV Reunião de Pesquisa de Soja na Região Central do Brasil.XXV Reunião de Pesquisa de Soja na Região Central do Brasil. 2003. (Encontro).
XXXVII SIMPAS.XXXVII. 2003. (Simpósio).
XXXVII SIMPAS- Sistemas Integrados de Manejo na Produção Agrícola Sustentável.Palestrante: Manejo Integrado de Pragas em Grandes Culturas. 2003. (Simpósio).
II Congresso Brasileiro de Soja e Mercosoja. II Congresso Brasileiro de Soja e Mercosoja. 2002. (Congresso).
XIX Congresso Brasileiro de Entomologia. XIX Congresso Brasileiro de Entomologia. 2002. (Congresso).
Curso Formação Docente- Fundação Ensino Superior Rio Verde.Formação de Docente. 2001. (Oficina).
GOIÁSFIBRA.GOIÁSFIBRA. 2001. (Seminário).
I Congresso dos Eng Agrônomos de Goiás- O Eng Agr e o Desenvolvimento Sustentável. I congresso dos Eng. Agrônomos de Goiás. 2001. (Congresso).
III Congresso Brasileiro de Algodão. III Congresso Brasileiro de Algodão. 2001. (Congresso).
III Congresso Brasileiro de Algodão.MIni-curso: Manejo Integrado de Pragas e Doenças. 2001. (Oficina).
II Simpósio Nacional sobre a cultura do Girassol.Debatedora: Pras na cultura do Girassol. 2001. (Simpósio).
Reunião Técnica de Manejo de Bacias hidrográficas e plantio Direto (Rotação de culturas e cobertura).Palestrante: Manejo de Pragas em Rotação de Cultura em Sistema de Plantio Direto. 2001. (Encontro).
Tecnologia de Aplicação de Defensivos.Coordenadora: Tecnologia Aplicação de Defensivos. 2001. (Encontro).
V Encontro de Plantio Direto.Debatedora: Pragas de solo. 2001. (Encontro).
XIV Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol e II Simpósio Nacional sobre a cultura do Girassol.XIV Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol e II Simpósio Nacional sobre a cultura do Girassol. 2001. (Simpósio).
XXX SIMPAS.Coordenadora: XXX SIMPAS- Sistema Integrado de Manejo na Produção Agrícol- Atualização. 2001. (Simpósio).
. XX International Congress of Entomology. 2000. (Congresso).
I Congresso Brasileiro de Soja e Mercosoja. I Congresso Brasileiro de Soja e Mercosoja. 2000. (Congresso).
II Encontro ANDEF/LACPA de Regulamentação e III Encontro ANDEF/CETUS com Professores Universitários.II Encontro ANDEF/LACPA de Regulamentação e III Encontro ANDEF/CETUS com Professores Universitários. 2000. (Encontro).
Jornada Tecnológica.jornada. 2000. (Outra).
VI Curso de Resistência de Pragas a Inseticidas.Curso; Resistência de Pragas a Inseticidas. 2000. (Oficina).
XI Reunião Centro Brasileira de Pesquisa de Trigo.Coordenadora: XI Reunião Centro Brasileira de Pesquisa de Trigo. 2000. (Encontro).
XXIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo. XXIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo. 2000. (Congresso).
XXIX SIMPAS - Sistemas Integrados de Manejo da Produção Agrícola Sustentável.Debatedora: Manejo de Pragas de Solo. 2000. (Simpósio).
.Workshop sobre Percevejo Castanho. 1999. (Oficina).
.VII Encontro Latinoamericano e do Caribe sobre Moscas Brancas e Geminivírus. 1999. (Encontro).
Congresso Brasileiro de Soja. Congresso Brasileiro de Soja. 1999. (Congresso).
I Encontro ANDEF/LACPA de Regulamentação e II Encontro com Professores Universitários.I Encontro ANDEF/LACPA de Regulamentação e II Encontro ANDEF/CETUS com professores Universitários. 1999. (Encontro).
XIII Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol e I Simpósio Nacional sobre a cultura do Girassol.XIII Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol e I Simpósio Nacional sobre a cultura do Girassol. 1999. (Simpósio).
XII SECARV- Semana de Ciências Agrárias.PRAGAS E DOENÇAS DAS PRINCIPAIS CULTURAS. 1999. (Encontro).
XI Semana de Ciências Agrárias de Rio Verde.Palestrante: Manejo Integrado de pragas na cultura da Soja. 1999. (Seminário).
16 Congresso Brasileiro de Entomologia. VII ENCONTRO NACIONAL DE FITOSSANITARISTAS. 1997. (Congresso).
X Semana de Ciências Agrárias de Rio Verde.Palestrante: Manejo Integrado de Pragas. 1997. (Seminário).
V Semana da Biologia.Palestrante: Controle Biológico de Pragas. 1996. (Seminário).
. XVI Congresso Brasileiro de Entomologia, VI Encontro Nacional de Fitossanitarista, II Simpósio Integrado de manejo de pragas. 1995. (Congresso).
xiv SIMPAS- Sistemas Integrado de Produção Agricola.XIV SIMPAS. 1995. (Simpósio).
XV SIMPAS.Coordenadora: XV SIMPAS- Sistema Integrado de Manejo na Produção Agrícola- Atualização. 1995. (Simpósio).
iv SICOBIOL- Simpósio de Controle Biológico.IV SICOBIOL. 1994. (Simpósio).
Atributos do Engenheiro Agrônomo e Receituário Agronômico.Coordenadora: Atributos do Engenheiro Agrônomo e Receituário Agronômico. 1993. (Encontro).
Plantio Direto.Coordenadora: Plantio Direto. 1993. (Encontro).
I Simpósio sobre Mercosul e sua Influência na Região Centro-Oeste.I simpósio sobre o Mercosul e sua Influência na Região Centro-Oeste. 1992. (Simpósio).
Simpósio sobre Mercosul.Simpósio sobre Mercosul. 1992. (Simpósio).
Treinamento para Levantamento r Monitoramento de áreas infestadas pelo Nematoide de Cisto da soja no Estado de Goiás.treinamento para levantamento e Monitoramento de áreas Infestadas pelo Nematoide de cisto da soja no Estado de Goiás. 1992. (Oficina).
VI Semana de Ciências Agrárias de Rio verde.Palestrante: Manejo Integrado de Pragas e Métodos de Controles. 1992. (Seminário).
. Congresso Brasileiro de Entomologia. 1991. (Congresso).
Curso sobre Insumos Agrícolas e Receituário Agronômico.Curso sobre Insumos Agrícolas e Receituári Agronômico. 1990. (Oficina).
Curso de Relações Interpessoais na EMGOPA.Relações Interpessoais na Empresa Goiana de Pesquisa Agropecuária. 1988. (Oficina).
III Semana de Ciências Agrárias de Goiânia.Palestrante: Manejo Integrado de pragas na cultura da Soja. 1988. (Seminário).
XVII Congresso Brasileiro de Entomologia, VIII Encontro Nacional de Fitossanitarista. XVII Congresso Brasileiro de Entomologia, VIII Encontro Nacional de Fitossanitarista. 1988. (Congresso).
Curso Básico da Agricultura Irrigada.Agricultura Irrigada. 1987. (Oficina).
II Curso sobre Defensivos Agrícolas para Engenheiros Agrônomos no Estado de Goiás.II Curso sobre Defensivos Agrícolas para Engenheiros Agrônomos no Estado de Goiás. 1987. (Oficina).
X Reunião de Pesquisa de Soja na Região Central do Brasil.X Reunião de Pesquisa de Soja na Região Central do Brasil. 1987. (Encontro).
A construção do Conhecimento Científico.A construção do Conhecimento Científico. 1986. (Oficina).
Curso de Estatística Experimental.Estatística Experimental. 1986. (Oficina).
Curso de Redação Técnico-Científica.Redação Técnico-Científica. 1986. (Oficina).
Participação em bancas
RATTES, J. F.. Banca julgadora do Concurso Público Federal para docentes do Magistério Superior da FESURV. 1992. Universidade de Rio Verde.
Orientou
Eficiência de Inseticidas aplicado em tratamento de sementes no controle de corós (Lyogenis suturalis) na cultura do milho safrinha no município de Rio Verde_GO; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Agronomica) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Jurema Fonseca Rattes;
Eficiência de inseticidas aplicado em tratamento de sementes no controle do percevejo castanho (Scaptocoris castanea) na cultura do milho em plantio safrinha no município de Rio Verde; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronomica) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Jurema Fonseca Rattes;
Eficiência de inseticidas aplicado em tratamento de sementes no controle do percevejo castanho (Scaptocoris castanea) na cultura da soja no município de Rio Verde_GO; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronomica) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Jurema Fonseca Rattes;
Eficiência de inseticidas no controle de coros na cultura do milho na região Sudoeste do Estado de Foiás; ; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronomica) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Jurema Fonseca Rattes;
Levantamento de Pragas na cultura do Algodoeiro no município de Acreúna; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronomica) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Jurema Fonseca Rattes;
Avaliação de genótipo de Girassol em cultivo de safrinha no minicípio de Rio Verde-GO; 1996; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronomica) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Jurema Fonseca Rattes;
Relatório de Estágio curricular na área de Entomologia na cultura do Arroz de sequeiro na E,BRAPA/CNPAF; 1995; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronomica) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Jurema Fonseca Rattes;
Relatório de estágio curricular na àrea de fitotecnia de arroz irrigado realizado na EMBRAPA/CNPAF; 1994; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronomica) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Jurema Fonseca Rattes;
Relatório de Estágio curricular sobre tratos fitossanitários em Grandes culturas; 1994; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronomica) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Jurema Fonseca Rattes;
Comportamento do feijão as diferentes produtividades de aplicação de fertilizantes em sistema irrigado por aspersão; ; 1993; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronomica) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Jurema Fonseca Rattes;
Efeito do Baculovirus anticarsia associado a sub-dosagem de inseticidas no controle da lagarta da soja Anticarsia gemmatalis; 1992; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronomica) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Jurema Fonseca Rattes;
Efeito de seletividade da mistura de subdosagem de inseticidas com sal de cozinha sobre Inimigos Naturais das pragas da cultura da soja; 1992; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronomica) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Jurema Fonseca Rattes;
Principais ácaros da cultura do mamoeiro; 1991; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronomica) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Jurema Fonseca Rattes;
Efeito do Baculovirus anticarsia associado à baixa dosagem de inseticidas no controle da lagarta da soja Enticarsia gemmatalis; 1990; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronomica) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Jurema Fonseca Rattes;
principais pragas da cultura da soja no Sudoeste Goiano, prejuízos e controle; 1990; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronomica) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Jurema Fonseca Rattes;
Controle biológico da lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis) por Baculovirus anticarsia; 1989; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronomica) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Jurema Fonseca Rattes;
Técnicas de aplicação de defensivos via aérea; 1989; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronomica) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Jurema Fonseca Rattes;
Paiva; Ciclo biológico, danos e controle da cigarrinha verde Emposca kraemeri; 1989; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronomica) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Jurema Fonseca Rattes;
Mosaico dourado do feijoeiro comum e alguns métodos de controle; 1989; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronomica) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Jurema Fonseca Rattes;
Plantio Direto em Soja; 1989; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronomica) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Jurema Fonseca Rattes;
Técnicas de Plantio Direto na cultura da soja com ênfase ao uso de herbicidas; 1989; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronomica) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Jurema Fonseca Rattes;
Eficiência do fungicida Pyroquilon em tratamento de sementes no controle da Bruzone no arroz de sequeiro; 1988; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronomica) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Jurema Fonseca Rattes;
Métodos de aplicação de herbicidas; 1988; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronomica) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Jurema Fonseca Rattes;
maldaner; Alguns métodos de controle de pragas; 1987; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronomica) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Jurema Fonseca Rattes;
Produções bibliográficas
-
VANIN, Á. ; SILVA, A. G. ; FERNANDES, C. P. C. ; FERREIRA, W. S. ; RATTES, J. F. . Tratamento de sementes de sorgo com inseticidas. Revista Brasileira de Sementes (Impresso) , v. 33, p. 299-309, 2011.
-
RATTES, J. F. . Entressafra: Deafios Fitossanitários e Manejo Sustentável. 1. ed. Jaboticabal: Gráfica Mutipress, 2018. v. 2000. 215p .
-
RATTES, J. F. . Controle natural de ovos de percevejos da soja com a vespinha.. O popular -Suplemento do campo, 02 fev. 2001.
-
RATTES, J. F. . Percevejos na cultura da soja. Informe Agropecuário COMIGO, 10 dez. 1997.
-
RATTES, J. F. . Determinação de nívies de danos do percevejo castanho (Scaptocoris carvalhoi) ). In: IV Congresso Brasileiro de Algodão, 2003, Goiânia-GO. Resumos IV Congresso Brasileiro de Algodão, 2003. v. I.
-
RATTES, J. F. ; DINIZ, R. ; RIBEIRO NETO, M. . Eficiência do Thiamethoxam no controle de Euschistus heros e Piezodorus guildinii (Heteroptera:Pentatomidae) na cultura da soja e seletividade aos Inimigos Naturais. In: XIX Congresso Brasileiro de entomologia, 2002, Manaus- AM. Resumos XIX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2002. v. I.
-
RATTES, J. F. . Eficiência de Inseticidas e gesso no controle do percevejo castanho Scaptocoris castanea na cultura do milho, na região Sudoeste do Estado de Goiás.. In: XIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2000, Uberlândia-MG. Resumos XIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2000. v. I.
-
RATTES, J. F. ; ALBERTON, M.L ; DINIZ, R. . Eficiência do Cadusafós via sulco de plantio no controle de Phyllophaga spp. na cultura do milho na região Sudoeste do Estado de Goiás.. In: XIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2000, Uberlância- MG. Resumos XIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2000. v. I.
-
RATTES, J. F. . Efficiency of insecticides and gypsum in the control of Brown stink bugs (Scaptocoris castanea) in corn, in the Southeast of Goiás. In: XX International Congress of Entomology, 2000, Foz do Iguaçu- PR. Resumos XX International Congress of Entomology, 2000. v. I.
-
RATTES, J. F. . Eficácia de inseticidas aplicados em tratamento de sementes no controle do coró Phyllophaga cuyabana na cultura da soja.. In: VI Congresso Brasileiro de Soja,, 2012, Cuiabá.. Eficácia de inseticidas aplicados em tratamento de sementes no controle do coró Phyllophaga cuyabana na cultura da soja, 2012.
-
RATTES, J. F. . Avaliação da eficácia de inseticidas em tratamento de sementes no controle do coró Phyllophaga cuyabana na cultura da soja.. In: VI Congresso Brasileiro de Soja, 2012, cuiaba. Avaliação da eficácia de inseticidas em tratamento de sementes no controle do coró Phyllophaga cuyabana na cultura da soja., 2012.
-
RATTES, J. F. . Avaliação da eficiência de inseticidas, em tratamento de sementes, no controle de Bemisia tabaci biótipo B na cultura da soja. In: VI Congresso Brasileiro de Soja, 2012, cuiaba. Avaliação da eficiência de inseticidas, em tratamento de sementes, no controle de Bemisia tabaci biótipo B na cultura da soja, 2012.
-
RATTES, J. F. . Eficácia de inseticidas no controle de Heliothis virences na cultura da soja. In: Anais VI Congresso Brasileiro de Soja, 2012, cuiaba. Eficácia de inseticidas no controle de Heliothis virences na cultura da soja, 2012.
-
RATTES, J. F. . Eficácia de inseticidas no controle do percevejo marrom (Euschistus heros) na cultura da soja.. In: VI Congresso Brasileiro de Soja, 2012, cuiaba. Anais VI Congresso Brasileiro de Soja, 2012.
-
RATTES, J. F. . Eficácia de inseticidas no controle de Anticarsia gemmatalis na cultura d a soja. In: VI Congresso Brasileiro de Soja, 2012, cuiaba. Anais VI Congresso Brasileiro de Soja, 2012.
-
RATTES, J. F. . Eficácia de clorantraniliprole aplicado no sulco de plantio no controle da lagarta elasmo (Elasmopalpus lignosellus) na cultura da soja. In: VI Congresso Brasileiro de Soja, 2012, cuiaba. Anais VI Congresso Brasileiro de Soja, 2012.
-
RATTES, J. F. . Avaliação dos métodos de recomendação de Standak Top no controle da lagarta elasmo (Elasmopalpus lignosellus) na cultura da soja. In: VI Congresso Brasileiro de Soja, 2012, Cuiabá., 2012, cuiaba. Anais VI Congresso Brasileiro de Soja,, 2012.
-
RATTES, J. F. . Eficácia de inseticidas no controle do perceejo marrom (Euschistus heros) na cultura da soja.. In: VI Congresso Brasileiro de Soja, 2012, CUIABA. Anais VI Congresso Brasileiro de Soja, 2012.
-
RATTES, J. F. . Eficácia de inseticidas no controle de Anticarsia gemmatalis na cultura d a soja.. In: Congresso Brasileiro de Soja, 2012, CUIABA. Anais VI Congresso Brasileiro de Soja, 2012.
-
RATTES, J. F. . Eficácia de inseticidas aplicados em tratamento de sementes no controle da lagarta elasmo Elasmopalpus lignosellus (Lepidoptera: Pyralidae), na cultura do milho.. In: In: V Congresso de Iniciação Científica da Universidade de, 2011, Rio Verde. Anais V Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Rio Verde, 2011.
-
RATTES, J. F. . Efeito de inseticidas utilizados junto a dessecação no manejo de lagartas que atacam a base das plântulas na cultura do milho. In: V Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Rio Verde, 2011, Rio Verde.. In: V Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Rio Verde, 2011., 2011. Anais V Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Rio Verde, 2011., 2011.
-
RATTES, J. F. . Eficácia de inseticidas aplicados em tratamento de sementes associado a pulverização na parte aérea no controle de Euschistus heros e Dichelops melacanthus na fase inicial da cultura do milho. In: V Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Rio Verde, 2011, Rio Verde. .. In: Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Rio Verde, 2011, 2011, Rio Verde. Anais V Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Rio Verde,, 2011.
-
RATTES, J. F. ; MORAES, F ; DINIZ, R. ; RIBEIRO NETO, M. . Eficiência do Thiamethoxam no controle de Euschistus heros e Piezodorus guildinii (Het: Pentatomidae) na cultura da soja e Seletividade aos Inimigos Naturais. In: XIX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2002, Manaus-AM. Resumos XIX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2002. v. I.
-
RATTES, J. F. . Ocorrência natural de parasitismo de ovos de Euchistus heros e Piezodorus guildinii (Heter: Pentatomidae) na cultura da soja na região de cerrado do Sudoeste Goiano.. In: XIX Congresso Brasileiro de Entomologia., 2002, Manaus-AM. Resumos XIX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2002.
-
RATTES, J. F. ; QUINTELA, E. ; PAROM, M. ; FERNANDES, P.M. . Manejo Integrado de Pragas da Soja e controle de Anticarsia gemmatalis com Baculovirus anticarsia. In: XIX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2002, Manaus-AM. Resumos XIX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2002.
-
RATTES, J. F. . Eficiência de inseticidas e gesso no controle do percevejo castanho Scaptocoris castanea) na cultura do milho na região Sudoeste do Estado de Goiás.. In: XIII Congresso Brasileiro de Milho e Sorgo, 2000, Uberlândia- MG. Resumos do XIII Congresso Brasileiro de Milho e Sorgo, 2000. v. I.
-
RATTES, J. F. ; ALBERTON, M.L ; DINIZ, R. . Eficiência do Cadusafós via sulco de plantio no controle de Phyllophaga spp. na cultura do milho na região Sudoeste do Estado de Goiás. In: XIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2000, Uberlândia _MG. Resumos XIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2000. v. I.
-
RATTES, J. F. . Efficiency of insecticides and gypsum in the control of Brown stink bugs (Scaptocoris castanea) in corn, in the Southeast of Goiás.. In: XX International Congress of Entomology, 2000, Foz do Iguaçu. Resumos XX International Congress of Entomology, 2000. v. I.
-
RATTES, J. F. . Eficiência de Inseticidas no controle da lagarta do cartucho Spodoptera frugiperda na cultura do milho.. In: XVI Congresso Brasileiro de Entomologia. VII Encontro Nacional de Fitossanitarista, 1997, Salvador-BA. Resumos do XVI Congresso Brasileiro de Entomologia. VII Encontro Nacional de Fitossanidade, 1997. v. I.
-
RATTES, J. F. . Manejo Integrtado de Pragas na cultura da soja no município de Rio Verde-GO. In: Produção Técnico-científica EMGOPA, 1988, Goiãnia _GO. Resumos de Produção Técnico-científico da EMGOPA de 1974 a 1988. Goiânia-GO, 1988.
-
RATTES, J. F. . Levantamento da entomofauna da Cultura da Soja com utilização de armadilhas luminosas no município de Rio Verde. In: Produção Técnico-Científica da EMGOPA, 1988, Goiânia -GO. Resumos de Produção Técnico-científico da EMGOPA DE 1974 A 1988, 1988. v. i.
-
RATTES, J. F. . Manejo de Percevejo barriga verde( Diceraeus melacanthus) na cultura do milho. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
RATTES, J. F. . MANEJO DE PRAGAS NAS CULTURAS DE SOJA E MILHO. 2020.
RATTES, J. F. . 1. RATTES, J. F. ; JAKOBY, Gilvane Luis . Percevejos exigem atenção especial. Correio, São Paulo, p. 14 - 16, 10 jul. 2013.. 2013. (Editoração/Catálogo).
Prêmios
2020
Comanda Berenice Teixeira Artiaga, Assembléia Legislativa do Estado de Goias.
2019
Pesquisadora do Ano de 2019 categoria voto popular nível nacional, Aprosoja Brasil e Canal Rural.
2002
Prêmio Trabalho apresentado XIX Congresso Entomologia - Manaus, Syngenta.
1996
Título de Engenheira Agrônoma do Ano Município de Rio Verde-Go, Clube Engenheiros Agronomos de Rio Verde-GO.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Rio Verde, Escola Superior de Ciências Agrárias de Rio Verde-ESUCARV. , Fazenda Fontes do Saber- Campus Universitário da Fesurv, Morada do Sol, 75901970 - Rio Verde, GO - Brasil - Caixa-postal: 104, Telefone: (64) 36112271, Fax: (64) 36112200, URL da Homepage:
Experiência profissional
2010 - Atual
Rattes Consultoria e Pesquisa AgronômicaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: SOCIA PROPRIETARIA
2021 - Atual
Universidade de Rio VerdeVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR VISITANTE
1996 - Atual
Universidade de Rio VerdeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1987 - Atual
Universidade de Rio VerdeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 20
2004 - 2021
Universidade de Rio VerdeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular
Atividades
-
02/1990
Pesquisa e desenvolvimento, fesurv.,Linhas de pesquisa
-
04/1987
Ensino, Engenharia Agronomica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pragas das Principais culturas- PPC, Antomologia Geral, Agricultura III, Agricultura II, Agricultura I, Fitopatologia I
1986 - 1996
Empresa Goiana de Pesquisa AgropecuáriaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Atividades
-
02/1986 - 07/1996
Pesquisa e desenvolvimento, EMGOPA.,Linhas de pesquisa
2009 - Atual
ESTAÇÃO DE PESQUISA AGRO RATTESVínculo: PESQUISADOR, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jurema Fonseca Rattes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?