Eduarda Souza Costa

Estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande, matriculada no ensino médio integrado com o curso de Geoprocessamento. Formada no ensino fundamental na escola E.M.E.F. Cipriano Porto Alegre.

Informações coletadas do Lattes em 03/01/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Ensino Fundamental (1º grau)

2010 - 2018

E.M.E.F. Cipriano porto alegre

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

8º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS.Estudo do audiovisual indígena brasileiro diante a perspectiva decolonial. 2023. (Seminário).

MEPERG.ANÁLISE DE CURTAS-METRAGENS DO AUDIOVISUAL INDÍGENA BRASILEIRO DIANTE A PERSPECTIVA DECOLONIAL. 2023. (Seminário).

Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão - IFRS campus Rio Grande.Análise de curtas-metragens do audiovisual indígena brasileiro diante a perspectiva decolonial. 2023. (Seminário).

Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão - IFRS campus Rio Grande.A produção de curtas-metragens no audiovisual Latino-Americano sob a perspectiva decolonial, no século XXI, tendo como ponto de partida as produções realizadas no âmbito do Cone Sul.. 2021. (Seminário).

IV Semana Feminista.IV Semana Feminista. 2019. (Outra).

Semana Acadêmica 2019 - Nunca saberemos o quão forte somos, até que seja a única escolha.. 2019. (Outra).

Orientou

Raquel Andrade Ferreira

A produção de curtas-metragens no audiovisual Latino-Americano sob a perspectiva decolonial, no século XXI, tendo como ponto de partida as produções realizadas no âmbito do Cone Sul; ; 2021; Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Eduarda Souza Costa;

Projetos de pesquisa

  • 2023 - 2023

    A PRODUÇÃO DE CURTAS-METRAGENS NO AUDIOVISUAL LATINO-AMERICANO CONTEMPOR NEO SOB A PERSPECTIVA DECOLONIAL, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduarda Souza Costa - Integrante / Raquel Andrade Ferreira - Coordenador / Victor Pinheiro Ribeiro da Silva - Integrante / Amália da Silva Oliveira - Integrante / Gabriel Ribeiro Ferreira Cardozo - Integrante.

  • 2023 - 2023

    A produção de curtas-metragens no audiovisual latino-americano contemporâneo sob a perspectiva decolonial, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduarda Souza Costa - Coordenador / Raquel Andrade Ferreira - Integrante / Victor Pinheiro Ribeiro da Silva - Integrante.

  • 2021 - 2022

    A produção de curtas-metragens no audiovisual Latino-Americano sob a perspectiva decolonial, no século XXI, tendo como ponto de partida as produções realizadas no âmbito do Cone Sul., Descrição: A produção de curtas-metragens no contexto latino-americano vem se destacando nas últimas décadas, sobretudo, como resultado da disseminação de instituições educativas de formação na área e sendo ferramenta para o debate contra-hegemônico na linguagem audiovisual. Neste sentido, o presente projeto de pesquisa objetiva investigar a produção de curtas-metragens no audiovisual latino-americano ? começando por um foco na produção do Cone Sul: Brasil, Uruguai, Argentina e Chile ? nestas primeiras décadas do século XXI, pensando e analisando-os sob uma perspectiva decolonial. Parte-se da hipótese de que determinadas marcas indenitárias e culturais presentes nestas produções colocam em questão a hegemonização das produções audiovisuais no atual contexto geopolítico. A partir de uma metodologia ao mesmo tempo quantitativa e qualitativa, por meio da investigação exploratória e da análise de conteúdos, buscar-se-á analisar as presenças e as ausências de temáticas indenitárias e culturais latino-americanas de "raiz decolonial". No plano prático, objetiva-se a criação de um websig para a realização e documentação de uma da produção de curtas-metragens nos países em questão, podendo assim desenvolver uma escalde dados referentes aos repertórios dessas produções que nos permitam análises estéticas, temáticas e linguísticas, bem como o entrecruzamento desses dados, e sua disponibilização para outros trabalhos e pesquisas. (FAPERGS/IFRS).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduarda Souza Costa - Integrante / Raquel Andrade Ferreira - Coordenador / Ana Luiza Silveira de Souza - Integrante / Adriane Rodrigues Corrêia - Integrante / Gianluca Coelho Cozza - Integrante / Adryan Chavez Copello - Integrante / Victor Pinheiro Ribeiro da Silva - Integrante / Rosangela Fachel de Medeiros - Integrante / Angelita Fialho Silveira - Integrante / Dardo Lorenzo Bornia Júnior - Integrante / Valentina Ferreira Acosta - Integrante.