Clériston Willian Sousa de Arruda

Possui graduação em Redes de Computadores pelo Centro universitário Maurício de Nassau - Recife(2013) e especialização em Especialização em Segurança de Redes Computacionais pelo Centro universitário Maurício de Nassau - Recife(2015). Atualmente é Analista Devops Pleno do Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações.

Informações coletadas do Lattes em 03/01/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Especialização em Segurança de Redes Computacionais

2014 - 2015

Centro Universitário Maurício de Nassau - Recife
Título: BACKUP DE SEGURANÇA UTILIZANDO SOFTWARE BACULA NA REDUÇÃO DE CUSTO EM AMBIENTES CORPORATIVOS
Orientador: FREDERICO TIAGO TAVARES MADEIRA

Graduação em Redes de Computadores

2011 - 2013

Centro Universitário Maurício de Nassau - Recife
Título: Asterisk e sua solução para um call center livre
Orientador: Frederico Tiago Tavares Madeira

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, CPqD

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista Devops Pleno

2021 - 2022

Meta IT

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Devops Jr, Carga horária: 40

Outras informações:
Implementar e administrar plataformas DevOps (Docker, Kubernetes, Maven, OKD (OpenShift), NextCloud, Nexus, Rancher e SonarQube). Implementar e administrar plataformas de Monitoramento e APM com Zabbix, Grafana e Prometheus. Plataforma Cloud com Azure, OCI e AWS. Pipeline automatizadas com Azure Devops, Jenkins, Helm Chart e GitLab.

2014 - 2021

Telein Comercio, Importacao e Servicos Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Infraestrutura de redes, Carga horária: 40

Outras informações:
Administrar e gerenciar banco de dados de clientes utilizando a aplicação mysql. Atendimento de suporte técnico remoto e de campo. Utilização de ferramentas de monitoramento de hosts com o Zabbix. Administração e gerenciamento de servidores XEN e Clouds como o AWS Amazon, AZURE, DNS, WEB e e-mail. Suporte ao sistema operacional Windows e Linux server. Gerenciamento de equipamentos de rede Mikrotik, Gateways GSM, FXO e FXS e placas E1. Configuração, manutenção e programação de sistemas de telefonia IP baseado em Asterisk. Gerenciamento e instalação de conexões VPN's com OpenVpn. Produção de scripts de instalação de sistemas IPBX Inteligente. Produção de manuais técnicos e troubleshooting. Implantação e gerenciamento de servidor RTMP (Streaming).

2011 - 2013

Itautec - Grupo Itautec

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico IN, Carga horária: 40

Outras informações:
Suporte técnico em automação bancária (Caixas eletrônicos) e automação comercial (pdv). Instalação de ATMS e estações de trabalho. Suporte a microcomputadores com abrangência a sistemas corporativos em caixas eletrônicos e servidores. Suporte em impressoras e webway.

2010 - 2011

TODO SOLUCOES EM TECNOLOGIA SA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Service Desk, Carga horária: 40

Outras informações:
Manutenção na telefonia com tecnologia Voip e analógica. Manutenção do parque de máquinas e suporte de campo. Suporte remoto configuração e instalação de impressoras.