Lídia Silva dos Santos

Possui graduação em Serviço Social (2007) e Especialização em Políticas Sociais (2016), ambos pela Universidade do Grande Rio. No Centro Universitário Augusto Mota se especializou em Serviço Social e trabalho com as famílias (2010). Foi diretora de projetos da Associação de Moradores do Parque da Liberdade no município de Caxias/RJ participando na elaboração de projetos/ações que visavam à mobilização de líderes comunitários frente às demandas locais. Como Assistente Social, atua no atendimento a diferentes usuários residentes em territórios de vulnerabilidade social. Foi coordenadora de Direitos Humanos e Pessoas com Deficiências na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos no município de Duque de Caxias/ RJ (2017) e diretora da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social, no Município de São Gonçalo/RJ (2018). Atualmente coordena juntamente com representantes da sociedade civil organizada o 1 Fórum Popular de Promoção da Saúde da Fiocruz. Tem interesse nas áreas de Politicas públicas, participação popular, Pesquisa participativa, Direitos Humanos Promoção da Saúde e Dependência química.

Informações coletadas do Lattes em 12/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Políticas Sociais

2015 - 2016

Universidade do Grande Rio
Título: Políticas Publicas para negrosa no Brasil: Um debate necessário
Orientador: Marcio Eduardo Brotto

Especialização em Serviço social e o trabalho com famílias

2009 - 2010

Centro Universitário Augusto Motta
Título: Adolescente em situação de rua atendidos em programas sociais: Um olhar sobre a exclusão e inclusão social.
Orientador: Sandra Lima da Silva

Graduação em SERVIÇO SOCIAL

2003 - 2007

Universidade do Grande Rio
Título: VIOLENCIA DOMESTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: LIMITES E POSSIBILIDADES NO ATENDIMENTO DO 1 CONCELHO TUTELAR DE DUQUE DE CAXIAS
Orientador: AUREA DIAS DOS SANTOS

Formação complementar

2020 - 2020

Perito Judicial na Área do Serviço Social. (Carga horária: 21h). , Carmo social consultoria cursos e treinamentos, CARMO SOCIAL, Brasil.

2018 - 2018

Mediador Pacificador Social. (Carga horária: 8h). , Secretaria Nacional de Política de Promoção da Igualdade Racial, SEPPIR, Brasil.

2017 - 2017

LGBT/intolerância Religiosa: Legislação e desafios. (Carga horária: 3h). , Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias, SMASDH, Brasil.

2012 - 2012

Coordenador de Núcleo. (Carga horária: 24h). , Educação e Cidadania de afro-descendentes e carentes, EDUCAFRO, Brasil.

2011 - 2011

Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes DC. (Carga horária: 48h). , Programa de Ações Integradas e Referencias de Enfretamento à Violência, PAIR, Brasil.

2010 - 2010

IX CURSO VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE: A ABORDAGEM DO IFF. (Carga horária: 30h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2006 - 2006

Direito da Criança e do Adolescente. (Carga horária: 21h). , Unigranrio, NDH, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em A Violência Doméstica Contra a Mulher. (Carga horária: 40h). , Associação dos Magistrados do Esrado do Rio de Janeiro, EMERJ, Brasil.

2004 - 2004

Elaboração de Projetos Sociais. (Carga horária: 16h). , Unigranrio, NDH, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado/Especialidade: Serviço Social da Educação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Fundamentos do Serviço Social.

Organização de eventos

SANTOS, L. S. . 1 Fórum Popular de Promoção da Saúde. 2019. (Outro).

SANTOS, L. S. . 1 Fórum Popular de Promoção da Saúde. 2019. (Outro).

Participação em eventos

1 Fórum Popular de Promoção da Saúde. Mobilização Comunitária: Saúde, Sustentabilidade e Equidade Social. 2019. (Congresso).

VI CONDEDINEPIR. 2017. (Outra).

SEMINÁRIO ALUSIVO AO DIA 13 DE MAIO. 2016. (Seminário).

V CONFERENCIA DE ELEIÇÃO COMDEDINEPIR. 2015. (Outra).

VII FÓRUM DE AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. 2012. (Outra).

IX Conferência Municipal de Assistência Social: participação e controle no Sistema Único de Assistência Social- SUAS. 2009. (Outra).

Formação de multiplicadores em prevenção à dependência química.Curso de formação de multiplicadores em prevenção à dependência química. 2008. (Oficina).

"LANÇAMENTO DO CENTRO DE REFERENCIA DE ENFRENTAMENTO Á HOMOFOBIA". 2007. (Outra).

50 CONGRESSO DA UNE. 2007. (Congresso).

A METODOLOGIA UTILIZADA PELO DIRETÓRIO ACADÊMICO DE SERVIÇO SOCIAL NA UNIGRANRIO PARA GARANTIR SUA REPRESENTATIVA E PARTICIPAÇÃO NO MOVIMENTO. 2007. (Outra).

CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RUA:O ENFRENTAMENTO DO FENÔMENO NO PROJETO CIRCO BAIXADA. 2007. (Outra).

Enfrentamento à homofobia.Curso de enfrentamento à homofobia. 2007. (Oficina).

PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO.EDUCACIONAL E CULTURAL DOS ALUNOS IDOSOS DO PROJETO INTEGRAR. 2007. (Outra).

RESPONSAQBILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL:UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DA COMPANHIA MUNICIPAL DE LIMPEZA URBANA. 2007. (Outra).

SEMANA DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL- OFICINA:" A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MULHER: A CONTRIBUIÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO CD VIDA". 2007. (Outra).

SEMANA DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL-PALESTRA"70 ANOS DE SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL". 2007. (Outra).

SEMANA DO CURSO SOCIAL. 2007. (Outra).

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE E ABRIGAMENTO:UM ESTUDO DA CASA DE ABRIGO BEIJA-FLOR. 2007. (Outra).

40 anos da Reconceituação Avanços Limites Consequências ias. 2006. (Outra).

direito da criança e do adolescente.Curso de direito da Criança e do adolescente. 2006. (Oficina).

ESTÁGIO EXTRA- CURRICULAR"PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DA UNIGRANRIO". 2006. (Outra).

I SEMINÁRIO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA PRATICADA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE. 2006. (Seminário).

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIREITOS HUMANOS, VIOLÊNCIA E POBREZA. 2006. (Seminário).

SEMANA DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL-"A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL. 2006. (Outra).

6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. 2005. (Outra).

AÇÃO SOCIAL: ABOLIÇÃO SOCIAL. 2005. (Outra).

Curso de Extensão a violência doméstica contra mulher.Curso de Extensão a violência doméstica contra mulher. 2005. (Oficina).

EVENTO-PALESTRA-"ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL:UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO. 2005. (Outra).

III SEMINÁRIO DO SAMTI. 2005. (Seminário).

MUTIRÃO SOCIAL-LEVANTAMENTO DA SITUAÇÃO SÓCIO-JURIDICA DOS PRESOS DA 59 DP. 2005. (Outra).

PALESTRA" A VITIMOLOGIA E A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER". 2005. (Outra).

SEMANA DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL:MESA REDONDA- FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL E A IMPLEMENTAÇÃO DO PPP (ESS-CAMPUS-CAXIAS). 2005. (Outra).

SEMANA DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL- "DILEMAS E DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NO BRASIL". 2005. (Outra).

SEMINÁRIO BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA AO IDOSO E PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.. 2005. (Seminário).

Elaboração de Projetos Sociais.Curso Elaboração de Projetos Sociais. 2004. (Oficina).

ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. 2004. (Outra).

EVENTO: UNIGRANRIO:PASSADO,PRESENTE E FUTURO. 2004. (Outra).

I COLÓQUIO DO DO NUCLEO DE PESQUISA EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESIGUALDADES SOCIAIS: PENSANDO A QUESTÃO DE GÊNERO EM SERVIÇO SOCIAL (ESS-CAMPUS CAXIAS). 2004. (Outra).

SEMANA DE SERVIÇO SOCIAL- OFICINAS TEMÁTICAS: MOVIMENTO ESTUDANTIL E O PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL (ESS - CAMPUS-CAXIAS). 2004. (Outra).

SEMANA DE SERVIÇO SOCIAL- OFICINAS TEMÁTICAS: O SERVIÇO SOCIAL E SUAS ÁRES DE ATUAÇÃO (ESS - CAMPUS-CAXIAS). 2004. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SANTOS, L. S. . Mobilização Comunitária: Saúde, Sustentabilidade e Equidade Social. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, L. S. . Discriminação Racial e social contra as mulheres como verdadeiros símbolo de resistência de violência e Racismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, L. S. . Luta da discriminação racial e social contra as mulheres como verdadeiros simbolos de resistência para erradicação da violência e do racismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, L. S. . Depêndencia Química e Serviço Social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Subsecretaria de Política para a Mulher. , Rua Afonso Cavalcanti, 455 -Sala 570, Cidade Nova, 20211110 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 29761230

Experiência profissional

2013 - 2015

Secretaria Municipal de Assistência Social de São Gonçalo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora do COPIR, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2015

Secretaria Municipal de Assistência Social de São Gonçalo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora do COPIR, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2018

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de COMPIRD, Carga horária: 8

1994 - 2012

Colégio Estadual São Bento

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Turno, Carga horária: 30

2009 - 2009

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil -São Bento

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 4

2015 - 2017

ciep 201 aarão steinbruch

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Agente de Pessoal, Carga horária: 8

2016 - Atual

Associação dos Moradores do Parque da Liberdade

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretor Social, Carga horária: 8

2015 - 2017

Prefeitura Municipal de Duque de Caxias

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Conselheiro Municipal dos Direitos dos Negros, Carga horária: 8