Maria Lucimar Neves de Almeida

Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro (2008), segunda Graduação em Formação Pedagógica-FIC (2021). Especialização em: Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos Níveis Básicos e Técnico ? IFCE ? 2015 / MBA em Gestão e Liderança Avançada de Pessoas ? Fa7 ? 2012 / Consultoria Organizacional e Desenvolvimento Humano ? FIC ? 2010. Atualmente Professora EMI e Orientadora de estágio no curso Técnico em Secretariado na modalidade Ensino Médio Integral/Centec, ministrando as disciplinas: Técnicas Secretariais I (Documentação e Arquivo) e II (Reuniões, Eventos Protocolo e Cerimonial), Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano, Estágio Curricular. Experiência na área de Educação profissional desde 2013 até os dias de hoje, lotada na EEEP Maria Carmem Vieira Moreira. Instrutora no Senai (Aprendizagem/Jovem aprendiz), na Disciplina: Gestão de Pessoas, no período de Junho a Julho/2011.

Informações coletadas do Lattes em 12/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Especialização Aperfeiçoamento em Docência na Educ

2013 - 2015

IFCE
Título: PROCESSO DE INTERVENÇÃO NO CAMPO DE ESTÁGIO: PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE HABILIDADES NECESSÁRIAS À ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO TÉCNICO EM SECRETARIADO.
Orientador: Francisca Geny Lustosa

Especialização em MBA em Gestão e Liderança Avançada de Pessoas

2011 - 2012

Faculdade Sete de Setembro
Título: O Processo de Coaching Como Uma Ferramenta no Desenvolvimento das Lideranças
Orientador: Profª. Renata Guimarães

Especialização em Consultoria Organizacional e Desenvolvimento Human

2008 - 2010

Faculdade Integrada do Ceára
Título: Os Novos Desafios do Profissional de Recursos Humanos
Orientador: Profª. Sílvia Pires Bastos Costa

Graduação em Formação Pedagógica

2020 - 2021

Estácio Fic

Graduação em Gestão de Recursos Humanos

2006 - 2008

Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro

Formação complementar

2022 -

Extensão universitária em Programa de Produção Acadêmica. (Carga horária: 500h). , CAEduca, CAEDUCA, Brasil.

2022 -

Extensão universitária em Formação de Recrutadores e Consultores de recolocação. (Carga horária: 65h). , FACULDADE BRASÍLIA - FBr, FBr, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Pacto Nacional. (Carga horária: 280h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2012 - 2012

Self Coaching com Planejamento Estratégico de Vida. (Carga horária: 24h). , Instituto Gigantes do Coaching, IGC, Brasil.

2010 - 2010

Personal & Pofessional Coaching. (Carga horária: 80h). , Sociedade Brasileira de Coaching, SBC, Brasil.

2006 - 2006

Técnico em Secretariado Escolar. (Carga horária: 1125h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.

2000 - 2000

Técnico em Secretariado. (Carga horária: 1080h). , Cetrede, CETREDE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Recursos Humanos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administrativa Financeira.

Participação em eventos

Encontro com Michael Snadel. 2012. (Encontro).

VI Congresso de Recursos Humanos ABRH/CE. 2011. (Congresso).

Palestra PNL Coaching, Competências Profissionais. 2010. (Outra).

Seminário da Tecnologia - UVA. 2006. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • MLN ALMEIDA ; LUSTOSA, F. G. . PROCESSO DE INTERVENÇÃO NO CAMPO DE ESTÁGIO: PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE HABILIDADES NECESSÁRIAS À ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO TÉCNICO EM SECRETARIADO.. In: Ana Cláudia Uchôa Aráujo; Daniele Luciano Marques; Gina Maria Porto de Aguiar. (Org.). PROCESSO DE INTERVENÇÃO NO CAMPO DE ESTÁGIO: PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE HABILIDADES NECESSÁRIAS À ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO TÉCNICO EM SECRETARIADO.. 1ed.Fortaleza: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, 2015, v. 1, p. 92-106.

Histórico profissional

Experiência profissional

2002 - 2013

SENAI - Departamento Regional do Ceará

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Administrativo Financeiro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Empresa: Senai WDS Cargo: Coordenadora Administrativa Financeira Descrição das atividades: Coordenar, organizar e controlar a rotina de trabalho de serviços gerais, portaria, vigilância, transporte, tesouraria (contas a receber e a pagar), compras, logística, patrimônio e demais processos administrativos e financeiros do núcleo; Coordenar, organizar e controlar as atividades de Recursos Humanos, observando as políticas da Instituição; Tratar com gestores e demais colaboradores, a fim de deliberar sobre os diversos assuntos de sua responsabilidade; Emitir relatórios gerenciais e providenciar soluções dentro da sua função, observando metas e os resultados definidos pela organização. ? Assistente Administrativo/ Analista de Rh /Coordenadora Administrativa/Financeira (Promoções ocorridas no Plano de Carreira, Cargos e Salários). Cargo: Analista de Recursos Humanos Descrição das atividades Recrutamento e Seleção de pessoal: Avaliação de desempenho; Dar feedback aos colaboradores; Acompanhamento do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual); Integração de novos colaboradores; Quadro de dimensionamento anual (colaboradores e estagiários); Treinamento e Desenvolvimento dos colaboradores; Admissão e Desligamento de colaboradores: Exames médicos admissionais/demissionais; Recebimento e controle de documentos p/ admissão e demissão; Acompanhamento do período de experiência dos colaboradores. Cargo: Assistente Administrativo Administrativo/financeiro; Compras; Qualidade.

2013 - Atual

centec

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor EMI, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Orientadora de Estágio do curso do Técnico em Secretariado.integrado ao ensino médio. Disciplinas ministradas: Técnicas e Rotinas Secretariais I e II. Documentação e Arquivismo. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano. Estágio Curricular (Prática).

1992 - 1997

SUPER FRANGOLÂNDIA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Caixa Repositora / Auxiliar Administrativo, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Caixa Repositora e promoção para Auxiliar Administrativo.

1998 - 2000

AÇO CEARENSE COMERCIAL

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2001 - 2001

Mota e Advogados S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.