Débora Karoline Santos da Silva

Estudante de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina.

Informações coletadas do Lattes em 14/01/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Psicologia

2022 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Ensino Médio (2º grau)

2019 - 2021

EEB CORONEL LARA RIBAS

Formação complementar

2024 - 2024

Excel na Prática. (Carga horária: 16h). , Fundação Bradesco, FB, Brasil.

2023 - 2023

Extensão universitária em Introdução à Observação do Comportamento. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2023 - 2023

Extensão universitária em Curso Extra-Curricular de Inglês Avançado 1. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em A escrita de gêneros discursivos da esfera acadêmica. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Organização de eventos

SANTOS da SILVA, D.K. . Seminário Internacional Fazendo Gênero 13, contra o fim do mundo: anti-colonialismo, anti-fascismo e justiça climática. 2024. (Outro).

SANTOS da SILVA, D.K. . XIV Encontro Catarinense de Saúde Mental. 2023. (Outro).

Participação em eventos

I Jornada de Estudos em Psicologia.A medicalização em indivíduos com sofrimento psíquico: uma visão dos psicólogos do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago. 2023. (Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Intervenção baseada em jogos para promover e reabilitar habilidades socioemocionais em contextos de adversidade no Brasil: uma abordagem abrangente para crianças com desenvolvimento típico e com Transtorno do Espectro Autista, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Chrissie Ferreira de Carvalho em 24/05/2024., Descrição: As adversidades vivenciadas durante a infância podem ter influências significativas e duradouras sobre o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Crianças com transtornos do neurodesenvolvimento que vivem em contextos de pobreza são duplamente prejudicadas. Estudos indicam que essas crianças possuem maior risco de desenvolvimento de dificuldades socioemocionais e de aprendizagem do que crianças de famílias com mais recursos socioeconômicos. O projeto atual baseia-se em dois projetos anteriores. O presente projeto visa avaliar a intervenção baseada em jogos em habilidades sociais e emocionais em dois estudos. O primeiro estudo é uma intervenção em contexto escolar com crianças com desenvolvimento típico que vivem em contextos de vulnerabilidade socioeconômica. Para esta intervenção, iremos desenvolver dois novos jogos sociais e dois novos jogos matemáticos. O segundo estudo é uma intervenção baseada em jogos com crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Ele vai empregar jogos desenvolvidos na colaboração Harvard-Brasil anterior e previamente avaliado em crianças com desenvolvimento típico. Este estudo visa promover metodologias baseadas em evidências que possuam contribuir para promoção de resiliência em crianças com desenvolvimento típico e com transtornos de desenvolvimento que encontram-se em risco devido aos desafios socioeconômicos enfrentados por suas famílias. Os jogos são desenvolvidos para terem baixo custo e serem disponibilizados gratuitamente às escolas e famílias. Esse trabalho visa ainda contribuir com a formulação de políticas públicas que contribuam para redução das desigualdades sociais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Débora Karoline Santos da Silva - Integrante / Chrissie Ferreira de Carvalho - Coordenador.