Vanessa Lourenço Sant Ana
Nutricionista com foco em Educação Alimentar e Nutricional e Segurança e soberania Alimentar, Chef de Cozinha especializada em Gastronomia sustentável e aproveitamento integral dos alimentos. Formada em Qualificação em projetos socioculturais pela PUC RIO, em Qualificação em empreendimentos gastronômicos pela PAEG UFRJ, cadastrada no PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador).De 2020 à 2023 estive à frente de uma das Cozinhas Solidárias da Gastromotiva , tendo as operações apoiadas por instituições como BRF, CCI França-Brasil e Instituto Alok.Fui selecionada para desenvolver uma receita que foi vendida no Espaço Favela do Rock in Rio 2022.Consultora e Educadora Social através da Alecrim Gastronomia Saudável. Moderadora da Roda de Conversa Compartilhando Saberes da Rede Asplande. Idealizadora do Projeto A comida é o ELO: Oficinas de gastronomia sustentável que contribuem com o resgate à dignidade humana, geração de renda, o despertar de hábitos alimentares saudáveis e da consciência sustentável, de mulheres em situação de vulnerabilidade social, pois acredito que a comida é o elo de transformação social.Nutricionista da Casa Amarela, onde aprendo, me descubro, me reinvento e tenho a certeza da arte e da educação como potência e impacto positivo.
Informações coletadas do Lattes em 15/01/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Nutrição
2019 - 2023
Centro Universitário Augusto Motta
Título: A comida como elo de transformação social através de ações de educação alimentar e nutricional para dependentes químicos em recuperação
Orientador: Roberta dos Santos Silveira
Formação complementar
2021 - 2021
Extensão universitária em Qualificação em projetos sócioculturais. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em 1° Simpósio Online de Alimentação Vegetariana. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2021 - 2021
Reconhecendo Sobrepeso e Obesidade no Contexto da Atenção Primária à Saúde. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2021 - 2021
Promoção do Ganho de Peso Adequado na Gestação. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2021 - 2021
Amamenta e Alimenta Brasil: Recomendações baseadas no Guia Alimentar. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2020 - 2021
Cozinha Social. (Carga horária: 464h). , Associação Incubadora Social Gastromotiva, GASTROMOTIVA, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Comida um Direito de Todos - Potências Coletivas. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Comportamento Alimentar. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Brasil.
2020 - 2020
Abordagem do Sobrepeso e Obesidade na Atenção Primária em Saúde. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Participação em eventos
XIX Semana Internacional de Pesquisa, Extensão e Inovação. Comida como ELO de transformação social através de oficinas de gastronomia sustentável. 2022. (Exposição).
Comida e Cultura Afro-Americana Consulado Geral dos EUA. 2021. (Oficina).
Encontro Sabores e Saberes 13° edição - INJC. 2021. (Encontro).
Dia Mundial da Alimentação 2020 - USP. 2020. (Encontro).
Encontro Sabores e Saberes 12° edição - INJC. 2020. (Outra).
Outras produções
ANA, V. L. S. . Cardápio Sustentável Rádio Roquette Pinto. 2022.
ANA, V. L. S. . Semana Ânima de Empreendedorismo e Inovação: Conexões. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ANA, V. L. S. . Vamos falar Sobre isso? Tempos urgentes Museu do amanhã. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ANA, V. L. S. . Cozinha Solidária Gastromotiva. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ANA, V. L. S. . Oficina de fundamentos de aproveitamento integral dos alimentos. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ANA, V. L. S. . Oficinas de Gastronomia Sustentável para dependentes químicos em recuperação. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ANA, V. L. S. . Oficina sobre o Guia Alimentar para a população brasileira. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Prêmios
2023
Prêmio Tia Angélica, Asplande.
Histórico profissional
Experiência profissional
2023 - Atual
Casa Amarela ProvidênciaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 3
Outras informações:
Coordenação das atividades de compras, recebimento e armazenamento dos materiais utilizados na produção, elaboração e implantação de cardápio e de fichas técnicas das preparações. Supervisão das atividades de pré-preparo, preparo, e distribuição de refeições. Supervisão e orientações para o cumprimento das boas práticas, segundo a RDC n 216/2004. Treinamento da equipe, Ações e oficinas de Educação Alimentar e Nutricional para os viventes da casa.
2020 - 2023
Associação Incubadora GastromotivaVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Educadora e Cozinheira Social, Carga horária: 6
Outras informações:
Atuação como voluntária coordenando a Cozinha Solidária em meu território , produzindo e distribuindo marmitas solidárias e realizando ações de Educação Alimentar e Nutricional para pessoas em situação de vulnerabilidade insegurança alimentar, com a estrutura e insumos fornecidos pela Gastromotiva e seus apoiadores.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vanessa Lourenço Sant Ana e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?