Bárbara Oliveira Darsaut

Estudante de Medicina da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), atualmente no 7 período, com forte interesse na área de Ginecologia e Obstetrícia. Experiência prática adquirida através de atendimentos em diversas áreas hospitalares, incluindo ambulatório e o hospital da própria faculdade. Comprometida com a excelência acadêmica, pesquisa médica e desenvolvimento contínuo. Fluente em inglês e espanhol.

Informações coletadas do Lattes em 17/01/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Medicina

2021 - Atual

Fundação Educacional Lucas Machado

Ensino Médio (2º grau)

2018 - 2020

Colégio Loyola

Formação complementar

2024 - 2024

Alimentação e Nutrição na ELA. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2024 - 2024

RevELAndo o sono e as complicações gerais na ELA. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2023 - 2023

Avaliação Multidimensional da Saúde da Pessoa Idosa. (Carga horária: 16h). , Escola Fiocruz de Governo, EFG, Brasil.

2023 - 2023

Semiologia clínica 1. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

Participação em eventos

I Congresso Acadêmico Internacional do Coração (I CARDIO). THE PARADOXICAL RELATIONSHIP BETWEEN HIGH-PERFORMANCE ATHLETES AND THE PRESENCE OF ATHEROSCLEROTIC PLAQUES. 2023. (Congresso).

II Congresso acadêmico de endocrinologia e metabologia e I Congresso internacional de endocrinologia e metabologia. 2023. (Congresso).

II Congresso de Medicina e Saúde (CONAMES).. 2023. (Congresso).

SIMPÓSIO ACADÊMICO DE ANATOMIA APLICADA. 2023. (Simpósio).

1° Congresso Nacional de Trauma e Medicina de Emergência. 2022. (Congresso).

Mesa Redonda ?Desvendando a Hipertensão Arterial Sistêmica?.. 2022. (Simpósio).

VI MOSTRA DE SAÚDE COLETIVA E I MOSTRA COLETIVA INTERNACIONAL DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS. UMA NARRATIVA ACERCA DA IMPORTÂNCIA DE GRUPOS OPERATIVOS NA SAÚDE COLETIVA. 2022. (Congresso).

XXIII Jornada Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina Intensiva e Radiologia da Rede Mater Dei de Saúde. 2022. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • ANDRADE, ANA VICTORIA TANIGAKI DE ; DARSAUT, BÁRBARA OLIVEIRA ; CHAVES, BEATRIZ AMARAL ; ANDRADE, BEATRIZ NUNES PASSOS DE ; LEITE, JULIA MOREIRA ; SILVA, LUISA FERREIRA ; MILHOMENS, LUIZA GOMES ; RODRIGUES, PEDRO LUCAS ALVAREZ ; CORRÊA, VITÓRIA TEIXEIRA . Trauma mamilar na amamentação: conhecimento e papel dos profissionais de saúde na prevenção e suporte. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , 2024.

  • FERNANDES, ANA CAROLINA SHINKAWA ; ANDRADE, ANA VICTORIA TANIGAKI DE ; DARSAUT, BÁRBARA OLIVEIRA ; BARRETO, BÁRBARA TEIXEIRA ; RODRIGUES, PEDRO LUCAS ALVAREZ . O método canguru e seus impactos para recém nascidos prematuros: uma revisão integrativa. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , 2024.

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Os desafios da implementação da terapia hormonal no Sistema Único de Saúde: um relato de um ambulatório universitário, Descrição: É importante compreender as mudanças hormonais durante o climatério,destacando sintomas físicos e emocionais que podem afetar a qualidade de vida dasmulheres. Com base em artigos recentes, constata-se a falta de conhecimento sobremenopausa e terapia hormonal (TH) no Brasil, assim como a limitação de opçõesterapêuticas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta desteestudo é investigar a percepção, orientação e necessidades das mulheres namenopausa em relação às terapias hormonais e os fatores associados à não adesãoao tratamento. Será aplicado um questionário estruturado com mulheres de 45 a 65anos no Ambulatório Ciências Médicas, em Belo Horizonte, entre Setembro de 2024e Dezembro de 2024. Os dados serão analisados usando programas específicospara caracterizar a amostra e avaliar as respostas do questionário e suasassociações. O estudo visa melhorar o acesso a tratamentos eficazes durante oclimatério e disseminar informações relevantes sobre a TH na menopausa,contribuindo para melhor compreensão da distribuição sociodemográfica dasmulheres na menopausa e seus padrões de uso de TH.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Bárbara Oliveira Darsaut - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - Atual

Faculdade Ciências Médicas de Minas Geais

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2023 - 2024

Colégio Dona Clara

Vínculo: , Enquadramento Funcional: